BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM"

Transcrição

1 BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP) - A diferenciação de um estômago na evolução do trato digestivo dos vertebrados resultou de uma adaptação: a) a um tipo de alimentação em que o animal come somente em certos intervalos. b) a um tipo de alimentação continua. c) a um aparelho bucal com grande capacidade mastigadora. d) à ingestão de alimento de natureza vegetal. e) à diversificação dos hábitos alimentares. 2) (FATEC) - A gordura proveniente de uma dieta rica em carne de porco, manteiga, coco e banana, vai ser absorvida principalmente no: a) estômago. b) cólon. c) jejuno. d) reto. e) apêndice vermiforme. 3) (GV-93 JUL) Distúrbios na produção de bile interferem na digestão de a) carboidratos. b) proteínas. c) aminoácidos. d) gorduras. e) fibras. 4) (Santa Casa-83) Uma mistura de suco pancreático, proteína, gordura e celulose foi repartida por dois tubos de ensaio. Ao Tubo I acrescentou-se uma base e ao Tubo II, um ácido. Que letra da tabela abaixo indica corretamente os resultados esperados nessa experiência? (O sinal - significa ausência de digestão) a) Tubo I (ph 8) digestão de proteína gordura celulose Tubo II (ph 3) digestão de b) - proteína gordura celulose c) - proteína d) e) proteína gordura proteína gordura - proteína gordura -

2 5) (FUVEST 96) Enzimas que atuam em ph alcalino sobre gorduras, em ph neutro sobre carboidratos e em ph ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente, a) no pâncreas, na boca e no estômago. b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago. c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno. d) na boca, no pâncreas e no estômago. e) no pâncreas, na boca e no duodeno. 6) (FUVEST 77/1) No Egito muitos artefatos de pedra, vendidos como provenientes do tempo dos faraós, são falsificados. O processo de falsificação consiste em esculpir pequenas pedras e misturá-las com a comida oferecida às galinhas. As pedras atravessam o tubo digestivo da galinha, tendo depois o aspecto de objetos antigos e desgastados pelo uso. Este processo de envelhecimento mecânico deve-se à ação a) do bico. b) do papo. c) do estômago químico. d) da moela. e) do intestino. 7) (FUVEST 77/1) No Homem as proteínas começam a ser digeridas por enzimas produzidas a) pelo pâncreas b) pelo estômago c) pelo duodeno d) pelas glândulas salivares e) pelo fígado 8) (FUVEST 84) As enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos atuam: a) somente na boca. b) somente no intestino. c) somente no estômago. d) na boca e no intestino. e) no intestino e no estômago. 9) (FUVEST) - Na digestão, a atividade hepática se relaciona diretamente com o processo de: a) hidrólise do amido. b) hidrólise de proteínas. c) hidrólise da sacarose. d) emulsificação de gorduras. e) emulsificação de proteínas. 10) (FUVEST 97) Em qual das alternativas abaixo as três funções mencionadas são realizadas pelo fígado? a) Regular o nível de glicose no sangue, transformar amônia em uréia, produzir bile. b) Regular o nível de glicose no sangue, transformar amônia em uréia, secretar quimotripsina. c) Regular o nível de glicose no sangue, produzir ácido clorídrico, secretar quimotripsina. d) Produzir bile, transformar amônia em uréia, produzir ácido clorídrico. e) Produzir bile, produzir ácido clorídrico, e secretar quimotripsina. 11) (VUNESP) - As trocas gasosas durante a respiração dos invertebrados (coluna I) ocorrem ou não através de estruturas especializadas (coluna II).

3 Coluna I Coluna II 1 - Planária ( ) Brânquias 2 - Gafanhoto ( ) Traquéias 3 - Camarão ( ) Pulmão 4 - Caramujo-de-jardim ( ) Epiderme Relacione os animais às estruturas assinalando a alternativa correta: a) se a ordem correta for 3, 2, 4, 1. b) se a ordem correta for 3, 2, 1, 4. c) se a ordem correta for 2, 3, 4, 1. d) se a ordem correta for 3, 4, 2, 1. e) se a ordem correta for 4, 3, 1, 2. 12) (EU) Nos mamíferos, o controle dos movimentos respiratórios pelo diafragma pode ser voluntário ou involuntário. Neste segundo caso, o responsável pela retomada da inspiração após registrar uma alta taxa de acidez no sangue resultante da formação de íons H + e HCO 3 -, a partir da dissolução do CO 2 no plasma, é: a) o cérebro. b) a medula. c) o cerebelo. d) o bulbo. e) a hipófise. 13) (VUNESP) - O sistema circulatório dos insetos não permite rápida circulação do sangue, mas esses animais podem conseguir grandes quantidades de energia rapidamente, porque: a) são anaeróbicos. b) contêm pigmentos exclusivos para o transporte de oxigênio. c) só armazenam alimentos na forma de carboidratos. d) as lacunas do seu sistema circulatório armazenam ar. e) suas células não dependem do sangue para receber oxigênio. 14) (FATEC-93) A respiração é um fenômeno representado por uma constante troca de gases entre os seres vivos e o meio ambiente. A maioria dos seres vivos desenvolveu estruturas especiais para absorção de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono. Os vertebrados apresentam respiração a) cutânea, traqueal e pulmonar. b) traqueal e pulmonar. c) traqueal, branquial e pulmonar. d) cutânea, branquial e pulmonar. e) cutânea, branquial, traqueal e pulmonar. 15) (Santa Casa-83) A análise dos tipos de respiração e dos sistema circulatórios dos invertebrados mostra que os animais que apresentam respiração cutânea a) não têm sistema circulatório. b) têm sistema circulatório lacunoso. c) podem ter ou não sistema circulatório. d) e que têm sangue, possuem sistema circulatório reduzido. e) têm sangue, mas este não transporta oxigênio nem gás carbônico.

4 16) (FUVEST-GV) - Nos mamíferos, pode-se encontrar sangue venoso. a) na aurícula direita, na artéria pulmonar e na veia cava. b) no ventrículo direito, na veia pulmonar e na veia cava. c) na aurícula direita, na veia pulmonar e na artéria aorta. d) na aurícula esquerda, na artéria pulmonar e na veia cava. e) no ventrículo esquerdo, na veia pulmonar e na artéria aorta. 17) (FATEC) - Considerando-se o sistema circulatório dos mamíferos, pode-se afirmar que: I. a circulação é dupla e completa. II. as hemácias são discoidais e nucleadas. III. o coração tem 4 cavidades e uma única crossa aórtica, voltada para o lado direito. IV. as veias pulmonares trazem sangue oxigenado dos pulmões e desembocam no átrio esquerdo. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se todas as afirmativas estiverem incorretas. c) se apenas uma afirmativa estiver incorreta. d) se apenas duas afirmativas estiverem incorretas. e) se apenas três afirmativas estiverem incorretas. 18) (GV-88 JUL) Chamamos artéria a todo vaso que: a) chega ao coração. b) conduz sangue venoso. c) parte do coração d) chega às aurículas. e) conduz sangue arterial. 19) (FUVEST 96) A figura representa diferentes padrões de coração de vertebrados. Qual seqüência indica a ordem crescente da eficiência circulatória, com relação ao transporte de gases, conferida pelos três corações? a) 1,2,3 b) 1,3,2 c) 3,2,1 d) 2,1,3 e) 3,1,2 20) (FUVEST 77/2) Mistura de sangue arterial e venoso ocorre, como regra geral, no coração de: a) peixes e anfíbios b) anfíbios e répteis c) répteis e aves d) aves e mamíferos e) mamíferos e peixes 21) (FUVEST 96) Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas à do nível do mar sofrem adaptações quando em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas, outras só ocorrem após uma permanência de pelo menos três semanas. Qual a alternativa inclui as reações imediatas e as que podem ocorrer a longo prazo?

5 imediatas a) aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial b) diminuem a freqüência respiratória e os batimentos cardíacos; aumenta a pressão arterial c) aumentam a freqüência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial d) aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial e) diminuem a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial a longo prazo diminui o número de hemácias aumenta o número de hemácias diminui o número de hemácias aumenta o número de hemácias aumenta o número de hemácias 22) (FEI) Os elementos do sangue que atuam no processo de coagulação e na defesa contra agentes estranhos são, respectivamente: a) plaquetas e hemácias. b) plaquetas e leucócitos. c) hemácias e leucócitos. d) leucócitos e plaquetas. e) hemácias e plaquetas. 23) (FUVEST 78) A figura abaixo é uma ilustração esquemática do coração de: a) ave b) peixe c) anfíbio d) réptil e) mamífero 24) (FUVEST 1982) O que ocorre numa pessoa transportada para região de grande altitude, onde a atmosfera é rarefeita? a) diminui a freqüência dos movimentos respiratórios. b) aumenta o número de hemácias. c) diminui a freqüência dos movimentos cardíacos. d) aumenta o número de leucócitos. e) diminui a pressão sangüínea. 25) (F.M Catanduva 97) O sangue recolhido na veia cava superior, ao nível de sua desembocadura na aurícula direita, é: a) rico em oxigênio e pobre em aminoácidos. b) rico em oxigênio e aminoácidos. c) pobre em oxigênio e aminoácidos. d) pobre em oxigênio e rico em aminoácidos. e) pobre em oxigênio e desprovido de aminoácidos.

6 26) (FM Catanduva 98) A circulação dos anfíbios é: a) fechada, simples completa. b) aberta, simples e incompleta. c) fechada, dupla e completa. d) aberta, simples e completa. e) fechada, dupla e incompleta. 27) (FUVEST 84) O esquema abaixo representa a estrutura interna do coração de um mamífero. Sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico é encontrado em: a) A e B. b) C e D. c) A e C. d) B e D. e) B e C. 28) (FUVEST 87) O esquema representa um corte longitudinal do coração de um mamífero. O sangue que deixa o ventrículo direito (VD) e o que deixa o ventrículo esquerdo (VE) seguirão, respectivamente, para: a) aurícula direita e aurícula esquerda. b) veia cava e artéria pulmonar. c) ventrículo esquerdo e pulmões. d) pulmões e artéria aorta. e) pulmões e ventrículo direito. 29) (VUNESP) - As células-flama são: a) os elementos constituintes dos órgãos luminescentes de certos coleópteros. b) os elementos constituintes dos omatídeos dos olhos compostos dos insetos. c) correspondentes aos coanócitos das esponjas. d) células pertencentes aos órgãos excretores das planárias. e) as assertivas c e d estão corretas. 30) (VUNESP) - Na fase adulta, excretam ácido úrico: a) répteis e aves. b) peixes e aves. c) répteis e mamíferos. d) anfíbios e répteis. e) aves e mamíferos. 31) (VUNESP) - Na formação da urina em mamíferos, a filtração do sangue ocorre: a) nos corpúsculos renais. b) no túbulo contorcido proximal. c) no túbulo contorcido distal. d) na alça de Henle. e) na bexiga urinária.

7 32) (GV-88 JUL) O sistema urinário dos mamíferos está constituído por rins, bexiga urinária, ureteres, bacinete e uretra. O produto de excreção segue o seguinte trajeto: a) rins, bexiga, ureteres, bacinete, uretra. b) rins, ureteres, bacinete, bexiga, uretra. c) rins, bacinete, ureteres, bexiga, uretra. d) rins, bacinete, bexiga, ureteres, uretra. e) rins, ureteres, bexiga, bacinete, uretra. 33) (PUC-96 CG) No homem, várias substâncias presentes no sangue chegam ao néfron, atravessam a cápsula de Bowman e atingem o túbulo renal. Várias dessas substâncias são, normalmente, reabsorvidas, isto é, do néfron elas são lançadas novamente no sangue, retornando as outras partes do corpo. Entre essas substâncias normalmente reabsorvidas, no nível do néfron, podem ser citadas: a) água e uréia. b) água e glicose. c) glicose e uréia. d) água e ácido úrico. e) aminoácidos e uréia. 34) (FUVEST-91) Recentemente descobriu-se que, quando aumenta a pressão nos átrios (aurículas) cardíacos, estes secretam um hormônio o fator atrial que tem ação direta sobre os néfrons, as unidades filtradoras dos rins. Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferente, combinada com a constrição da arteríola eferente (veja o esquema do néfron). Dessas informações, pode-se deduzir que a secreção de fator atrial provoca: a) maior filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sangüínea. b) menor filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sangüínea. c) maior filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sangüínea. d) menor filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sangüínea. e) menor filtração glomerular, formação de mais urina, elevação da pressão sangüínea. 35) (FUVEST-90) Uma pessoa excreta mais uréia quando come mais: a) amido. b) proteína. c) glicose. d) gordura. e) sacarose. 36) (FUVEST 77/2) Tubos de Malpighi constituem o aparelho excretor de: a) planárias b) minhocas c) insetos d) moluscos e) lombrigas 37) (FUVEST 79) Os vacúolos contráteis do protozoários são organelas que apresentam analogia com a) intestinos. b) pulmões. c) rins. d) músculos estriados. e) órgãos visuais.

8 38) (FUVEST 97) Em caso de hipertensão, recomenda-se uma dieta sem sal porque este atua a) diminuindo o volume do sangue circulante. b) aumentando o volume de sangue circulante. c) reduzindo o calibre dos vasos sangüíneos. d) dilatando o calibre dos vasos sangüíneos. e) obstruindo os capilares arteriais com placas de heteroma. 39) (FATEC) - Assinale a alternativa que apresenta de forma correra a condução do estímulo nervoso nos neurônios sensorial e motor. a) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor. b) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor. c) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial e no neurônio motor. d) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito, tanto no neurônio sensorial como no motor. e) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular ou do corpo celular para o dendrito no neurônio sensorial e do corpo celular para o axônio no neurônio motor. 40) (FUVEST) - Medidas da concentração de íons de sódio (Na + ) e de potássio (K + ), dentro e fora dos neurônios gigantes de lula, revelaram: Íon Concentração citoplasmática Concentração no meio extracelular Na K Se os neurônios são expostos a um bloqueador respiratório, como o cianeto, a concentração de sódio rapidamente se iguala dentro e fora da célula, o mesmo ocorrendo com o potássio. Em condições normais, qual o mecanismo responsável pela manutenção da diferença entre as concentrações iônicas dentro e fora do neurônio? a) Difusão, pelo qual íons podem atravessar a membrana espontaneamente. b) Osmose, pelo qual apenas a água atravessa a membrana espontaneamente. c) Transporte ativo, pelo qual íons atravessam a membrana com gasto de energia. d) Fagocitose, pelo qual a célula captura partículas sólidas. e) Pinocitose, pelo qual a célula captura gotículas. 41) (FUVEST 95) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso? a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa. b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente. c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto. d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente. e) Preencher uma ficha de identificação.

9 42) (FUVEST 97) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso: I II III IV V Neurotransmissores atingem os dendritos. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio. O impulso se propaga pelo axônio. O impulso se propaga pelos dendritos. O impulso chega ao corpo celular. Que alternativa apresenta a seqüência temporal correta desses eventos? a) V - III - I - IV - II. b) I - IV - V - III - II. c) I - IV - III - II - V. d) II - I - IV - III - V. e) II - III - I - IV - V. 43) (PUC-95 CG) Foi seccionada uma área do sistema nervoso de um mamífero. Em seguida, constatou-se que o referido animal não manteve seu equilíbrio corpóreo, permanecendo deitado no chão. A área seccionada em questão faz parte a) do bulbo. b) do cerebelo. c) do hipotálamo. d) das meninges. e) do sistema nervoso autônomo. 44) (Santa Casa-83) No esquema abaixo, os músculos I e II participam do movimento da pata de um animal. O inter-neurônio, ao receber um impulso nervoso resultante da contração de um desses músculos, inibe o neurônio motor com o qual está em sinapse. Qual das afirmações abaixo é a interpretação correta desses dados? a) Quando I contrai, II relaxa. b) Quando I contrai, II também contrai. c) Quando I contrai, II não se altera. d) Quando II contrai, I relaxa. e) Quando II contrai, I entra em fadiga. 45) (FUVEST 77/1) Nos vertebrados o centro responsável pela coordenação muscular situa-se no cerebelo. Esta parte do encéfalo é mais desenvolvida em animais que se locomovem muito bem nas três dimensões do espaço e que necessitam ter o sentido do equilíbrio bem desenvolvido. De acordo com estes dados, o animal cujo cerebelo é MENOS desenvolvido é a) o gavião. b) o tubarão. c) o sapo. d) o macaco. e) a sardinha.

10 46) (F.M Catanduva 97) Os nervos que chegam ao coração: a) são responsáveis pelos impulsos que levam o órgão a se contrair. b) são responsáveis pela freqüência das contrações adaptando-a às necessidades de cada momento. c) denominados simpáticos são responsáveis pelo automatismo do coração e os parassimpáticos por sua freqüência. d) denominados parassimpáticos são responsáveis pelo automatismo do coração e os simpáticos por sua freqüência. e) têm, como principal função, determinar a abertura e o fechamento das válvulas cardíacas. 47) (CESGRANRIO 97 modificado) Observando o esquema acima, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições: a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na + e K + dentro e fora da membrana se igualam. b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado. c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica. d) a quantidade de íons K + é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose. e) Após a passagem de um impulso nervoso, o retorno dos íons Na + para fora da célula e dos íons K + para dentro se faz sem gasto de energia. 48) (FM Catanduva 98) Assinale a afirmativa incorreta: a) no neurônio a membrana é positiva por fora e negativa por dentro, passando a negativa por fora e positiva por dentro no momento da passagem do impulso nervoso. b) a condução do impulso nervoso no neurônio sensorial se faz do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio. c) as sinapses são conexões funcionais entre os neurônios. d) as sinapses permitem o fluxo unidirecional do impulso nervoso entre um neurônio e outro. e) no neurônio motor a diferença do impulso nervoso se faz no sentido contrário ao do neurônio sensorial, ou seja, do axônio para o corpo celular. 49) (VUNESP) - As glândulas endócrinas produzem hormônios que são distribuídos pelo organismo através da corrente sangüínea. Assim caracterizam-se por: a) possuírem canais excretores que desembocam nos vasos sangüíneos. b) possuírem ou não canal excretor dependendo de estarem próximas ou distantes dos vasos sangüíneos. c) encontrarem-se estreitamente ligados, por canais, á circulação linfática. d) não possuírem canal excretor. e) possuírem ou não canal excretor dependendo do tipo de hormônio que produzem. 50) (FATEC) - O hormônio somatotrófico promove o crescimento geral do corpo. Assim, o excesso desse hormônio durante a infância conduz ao gigantismo e sua deficiência produz o nanismo. A glândula endócrina responsável pela sua produção é: a) a neurohipófise. b) a hipófise posterior. c) a adenohipófise. d) a tireóide. e) o pâncreas.

11 51) (FATEC) - Associe os hormônios citados na coluna I, com a ação principal desenvolvida por cada um deles na coluna II. Coluna I Coluna II 1- Insulina ( ) metabolismo geral do corpo, crescimento e desenvolvimento sexual. 2- Tiroxina ( ) estimular as contrações uterinas no parto. 3- Vasopressina ( ) promover a ovulação, o desenvolvimento do corpo amarelo e produção de progesterona. 4- Ocitocina ( ) metabolismo do açúcar no corpo dos mamíferos. 5- Luteinizante ( ) controle da excreção de água pela urina. A seqüência correta de cima para baixo é: a) 5, 3, 2, 4 e 1. b) 2, 4, 5, 1 e 3. c) 3, 5, 4, 1 e 2. d) 2, 5, 4, 3 e 1. e) 2, 4, 3, 1 e 5. 52) (FUVEST-GV) - No esquema abaixo, I indica a passagem de glicose do sangue para o fígado e II a passagem de glicose do fígado para o sangue. SANGUE I II FÍGADO Os hormônios que controlam as passagens I e II são, respectivamente: a) adrenalina; aldosterona. b) insulina; aldosterona. c) insulina; glucagon. d) glucagon; insulina. e) aldosterona; adrenalina. 53) (FUVEST) Considere as seguintes funções do sistema endócrino: 1. controle do metabolismo de açúcar; 2. preparação do corpo para situações de emergência; 3. controle de outras glândulas endócrinas; As glândulas que correspondem a essas funções são, respectivamente: a) salivar, tireóide, hipófise. b) pâncreas, hipófise, tireóide. c) tireóide, salivar, adrenal. d) salivar, pâncreas, adrenal. e) pâncreas, adrenal, hipófise. 54) (FUVEST) - Num ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação normalmente ocorre: a) no primeiro dia da menstruação. b) ao redor do 14 o dia após o início da menstruação. c) no último dia da menstruação. d) ao redor do 7 o dia após o início da menstruação. e) ao redor do 28 o dia após o início da menstruação.

12 55) (FUVEST) - O hormônio folículo-estimulante induz as células foliculares a liberar estrógeno, responsável pelo crescimento do endométrio. As estruturas relacionadas com a descrição acima são: a) hipófise, tireóide e testículo. b) hipófise, ovário e útero. c) tireóide, supra-renal e útero. d) pâncreas, ovário e supra-renal. e) pâncreas, tireóide e testículo. 56) (FUVEST-91) O gráfico representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher. Quais são, respectivamente, os hormônios A e B? a) Luteinizantes e folículo-estimulante. b) Folículo-estimulante e luteinizantes. c) Luteinizantes e progesterona. d) Progesterona e estrógeno. e) Estrógeno e progesterona. 57) (FUVEST 87) O gráfico representa as variações nos níveis de dois importantes hormônios relacionados com o ciclo menstrual na espécie humana. Qual das alternativas indica fenômenos que ocorrem, respectivamente, nos momentos 1 e 2 do ciclo? a) amadurecimento do óvulo e ovulação; b) menstruação e crescimento do endométrio; c) liberação do óvulo e menstruação; d) ovulação e formação do corpo amarelo ovariano; e) menstruação e formação do corpo amarelo ovariano. 58) (FM Catanduva 98) Diabetes insípido decorre de disfunção: a) dos rins. b) do pâncreas endócrino. c) da adeno-hipófise. d) das adrenais. e) da neuro-hipófise.

13 59) (Santa Casa-83) Qual dos seguintes hormônios NÃO é produzido pela hipófise? a) Tireotrófico. b) Adreno-córtico-trófico. c) Lactogênico. d) Folículo estimulante. e) Progesterona. 60) (FUVEST-91) - Cada uma das curvas do gráfico mostra a correlação entre a temperatura corporal de um vertebrado (A ou B) e a temperatura do ambiente. Os animais A e B podem ser, respectivamente: a) coelho e lagarto. b) pombo e cavalo. c) sapo e jacaré. d) lagartixa e gato. e) tartaruga e galinha. 61) (FATEC) - Considere os seguintes mecanismos, relativos à manutenção da temperatura corpórea nos animais homeotérmicos: I. Produção de suor. II. Contrações musculares involuntárias (tremor). III. Redução do volume de sangue circulante na pele. IV. Aumento das taxas metabólicas. V. Ofegação. Os mecanismos acima, que permitirão a manutenção da temperatura corporal de um homem nu e em repouso, submetido a uma temperatura ambiente de 20 o C, são: a) I, II, III, IV, V. b) I, III, IV, V. c) II, III, IV, V. d) II, III, IV. e) I, II, III. 62) (FUVEST 80) Todos sabem que o cavalo tem transpiração abundante; que o cão toma fôlego quando cansado, com a língua pendendo para fora da boca; que o porco deita na lama e depois seca ao ar. Estes mecanismos a) diminuem a temperatura do animal. b) destinam-se a produzir mais energia. c) melhoram a respiração do animal. d) favorecem a excreção do animal. e) não têm relação entre si.

BIOLOGIA ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM DIGESTÃO

BIOLOGIA ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM DIGESTÃO BIOLOGIA ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM CONTEÚDO: Digestão e Circulação DIGESTÃO O processo de digestão é um dos primordiais dos seres vivos por ser por meio dele que se adquire a matéria necessária

Leia mais

3ª Série / Vestibular

3ª Série / Vestibular 3ª Série / Vestibular 01. Uma característica típica de todo o tecido conjuntivo é: (A) apresentar células em camadas unidas; (B) apresentar poucas camadas de células; (C) apresentar muito material intersticial;

Leia mais

Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano

Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano 1. Na pirâmide alimentar, que alimentos precisam ser consumidos em maior quantidade? a) Carboidratos complexos, como alimentos integrais

Leia mais

APARELHO EXCRETOR HUMANO

APARELHO EXCRETOR HUMANO Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Aparelho Excretor Humano APARELHO EXCRETOR HUMANO O descarte dos produtos indesejáveis e a regulação hidrossalina

Leia mais

Aula 16 Sistema Circulatório

Aula 16 Sistema Circulatório Aula 16 Sistema Circulatório O sistema circulatório participa do transporte de gases respiratórios, de nutrientes, de resíduos metabólicos, de hormônios e componentes do sistema de defesa. Os animais de

Leia mais

Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução

Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução 1. No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E O que não é assimilado pelo organismo O que o organismo não assimila, isto é, os materiais inúteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, deve ser eliminado.

Leia mais

3ºano-lista de exercícios-introdução à fisiologia animal

3ºano-lista de exercícios-introdução à fisiologia animal 1. (Udesc) Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam sobre órgãos-alvo à distância. A ação hormonal pode provocar o estímulo ou a inibição das funções orgânicas.

Leia mais

CURSINHO PRÉ VESTIBULAR DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFº EDUARDO

CURSINHO PRÉ VESTIBULAR DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFº EDUARDO Aula 16: Sistema circulatório CURSINHO PRÉ VESTIBULAR DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFº EDUARDO As funções realizadas pela circulação do sangue são indispensáveis para o equilíbrio de nosso corpo e vitais para

Leia mais

Respiração Comparada. Biologia Monitores: Bruna Maria e Thamirys Moraes 08, 09 e 10/07/2015. Material de Apoio para Monitoria

Respiração Comparada. Biologia Monitores: Bruna Maria e Thamirys Moraes 08, 09 e 10/07/2015. Material de Apoio para Monitoria Respiração Comparada 1. Observe os esquemas referentes a sistemas respiratórios animais. Com base nesses esquemas e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar-se que: a) 1 e 2 são comuns a vertebrados

Leia mais

Aula 23 Sistema endócrino

Aula 23 Sistema endócrino Aula 23 Sistema endócrino O sistema endócrino é formado por órgãos e tecidos que secretam hormônios. Os hormônios são lançados na corrente sangüínea e influenciam a atividade de células, órgãos ou sistemas.

Leia mais

Transporte nos animais

Transporte nos animais Transporte nos animais Tal como nas plantas, nem todos os animais possuem sistema de transporte, apesar de todos necessitarem de estabelecer trocas com o meio externo. As hidras têm somente duas camadas

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta Questão 1 Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com ph 8 e distribuída em seis tubos de ensaio. Nos tubos 2, 4 e 6, foi

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 13 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Vai e avisa a todo mundo que encontrar que ainda existe um sonho

Leia mais

Aula 12 Sistema respiratório

Aula 12 Sistema respiratório Aula 12 Sistema respiratório Respiração é o conjunto de mecanismos que permite as trocas gasosas (obtenção de O 2, e eliminação de CO 2 ) entre os animais e o meio ambiente. Através de trocas no interior

Leia mais

Biologia. Sistema circulatório

Biologia. Sistema circulatório Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 10R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia Sistema circulatório O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório.

Leia mais

29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas

29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas Biologia Tema: Módulo 01: Anatomia e fisiologia Marcos Vinícius Introdução É um sistema que juntamente com o sistema nervoso atua no controle das funções gerais do nosso organismo. É representado pelos

Leia mais

Prof Thiago Scaquetti de Souza

Prof Thiago Scaquetti de Souza Prof Thiago Scaquetti de Souza SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO Funções e anatomia O sistema respiratório humano possui a função de realizar as trocas gasosas (HEMATOSE). Esse sistema é composto pelas seguintes

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 14 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP ACREDITE EM VOCÊ Profª Elaine Terroso Esse material foi elaborado

Leia mais

CONTROLE E INTEGRAÇÂO

CONTROLE E INTEGRAÇÂO CONTROLE E INTEGRAÇÂO A homeostase é atingida através de uma série de mecanismos reguladores que envolve todos os órgãos do corpo. Dois sistemas, entretanto, são destinados exclusivamente para a regulação

Leia mais

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL 2º ANO - EM PROFª. MARCELLA BRAGA

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL 2º ANO - EM PROFª. MARCELLA BRAGA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL 2º ANO - EM PROFª. MARCELLA BRAGA 1) O diagrama abaixo representa uma das hipóteses sobre a evolução dos animais metazoários. Nele, os retângulos com os números

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas)

Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) É formado pelas glândulas endócrinas Essas tem origem no tecido epitelial

Leia mais

Tecido Hematopoiético, Muscular e Nervoso

Tecido Hematopoiético, Muscular e Nervoso Tecido Hematopoiético, Muscular e Nervoso 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 Os animais têm de realizar, ininterruptamente, trocas de substâncias com o ambiente, pois todas as células

Leia mais

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira Introdução O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená- la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina

Leia mais

PROFa. DEBORAH ELYANA IOST FORNI QUESTÕES PARA REVISÃO DE BIOLOGIA 8º.ANO III BIMESTRE 2013

PROFa. DEBORAH ELYANA IOST FORNI QUESTÕES PARA REVISÃO DE BIOLOGIA 8º.ANO III BIMESTRE 2013 PROFa. DEBORAH ELYANA IOST FORNI QUESTÕES PARA REVISÃO DE BIOLOGIA 8º.ANO III BIMESTRE 2013 1. (Fgv 2012) O epitélio respiratório humano é composto por células ciliadas e pelas células caliciformes produtoras

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Introdução Boa parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos que viajam pelos sangue. Conjunto de células produtoras de hormônios. Hormônios

Leia mais

Recuperação Final CFB 8º ano do EF

Recuperação Final CFB 8º ano do EF COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final CFB 8º ano do EF Aluno: Série: 8º ano Turma: Data: de dezembro de 2015 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Esta prova é um documento

Leia mais

Biologia. 8 o ano. Caderno 2

Biologia. 8 o ano. Caderno 2 Biologia 8 o ano Caderno 2 Módulos 7 e 8 1 A atividade das enzimas no organismo humano varia em função do grau de acidez do meio. Observe o gráfico e responda: Qual curva representa o local da ação da

Leia mais

3) (UFABC/2009) Leia a tirinha:

3) (UFABC/2009) Leia a tirinha: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 2 Ano Disciplina: Biologia 11) (Fuvest-1998) Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado

Leia mais

O nitrogênio é um dos elementos constituintes mais abundantes nos animais, junto com o Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Enxofre e Fósforo.

O nitrogênio é um dos elementos constituintes mais abundantes nos animais, junto com o Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Enxofre e Fósforo. SISTEMA EXCRETOR O nitrogênio é um dos elementos constituintes mais abundantes nos animais, junto com o Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Enxofre e Fósforo. O Nitrogênio do ar, não é fixado pelos animais,

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

BIOLOGIA SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO

BIOLOGIA SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO BIOLOGIA Prof. Helder SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO 1. Anatomia do Sistema Respiratório O oxigênio do ar deve chegar aos alvéolos e passar para o sangue, fazendo o gás carbônico o caminho inverso. O caminho

Leia mais

Fluxo sanguíneo - 21% do débito cardíaco.

Fluxo sanguíneo - 21% do débito cardíaco. Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Os rins situam-se na parte dorsal do

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA RENAL 01. A sudorese (produção de suor) é um processo fisiológico que ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor ou quando realizamos uma atividade

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO 2010 QUESTÃO 1 O bem-estar do organismo depende

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2015 Professor: Vagner Disciplina: ciências Nome: n o : Ano: 8º 3º bimestre ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO (CIÊNCIAS) Faça uma pesquisa com o seguinte tema: Patologias

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular O sistema cardiovascular é responsável pela circulação do sangue. O sangue transporta: nutrientes obtidos na digestão; Oxigênio; Gás carbônico; Resíduos; Hormônios. Vasos Sanguíneos

Leia mais

BIOLOGIA AULA 03. c) diabetes tipo II. d) hipertensão arterial.

BIOLOGIA AULA 03. c) diabetes tipo II. d) hipertensão arterial. BIOLOGIA Prof. Hélder Telles AULA 03 1. (Fgv 2015) O pâncreas é uma glândula anfícrina, ou seja, com dupla função, desempenhando um papel junto ao sistema digestório na produção de enzimas, tais como amilases

Leia mais

DIGESTÃO HUMANA. Sistema Digestório. Professor: Fernando Stuchi. Enzimas Caminho da digestão Etapas da digestão

DIGESTÃO HUMANA. Sistema Digestório. Professor: Fernando Stuchi. Enzimas Caminho da digestão Etapas da digestão DIGESTÃO HUMANA 1. 2. 3. Enzimas Caminho da digestão Etapas da digestão Sistema Digestório Professor: Fernando Stuchi Dúvidas sobre Digestão Afinal o que é digestão? Conjunto de transformações físico-químicas

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi Sistemas Excretores Definição Para manutenção da vida de um organismo animal, todo alimento e substancia que são digeridas, as células absorvem os nutrientes necessários para o fornecimento de energia.

Leia mais

BIOLOGIA SISTEMA EXCRETOR

BIOLOGIA SISTEMA EXCRETOR BIOLOGIA Prof. Helder SISTEMA EXCRETOR ANATOMIA O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo.

Leia mais

Sistema Respiratório Introdução

Sistema Respiratório Introdução Introdução Nesse caso, o termo respiração é empregado incluindo as trocas gasosas através do corpo e as trocas gasosas nas células dos diferentes tecidos. As trocas gasosas são realizadas através da superfície

Leia mais

Exercícios de Coordenação Endócrina

Exercícios de Coordenação Endócrina Exercícios de Coordenação Endócrina 1. (UFABC) Leia a tirinha: Material de apoio do Extensivo Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo

Leia mais

22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse.

22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse. BIO 8E aula 22 22.01. O tecido epitelial de revestimento é pobre em substância intercelular e avascular. Existe também o tecido epitelial glandular que é derivado do tecido epitelial de revestimento. O

Leia mais

BIOLOGIA. Questões de 27 a 34. 27. Os esquemas abaixo mostram separações cromossômicas que ocorrem em anáfases de divisões celulares.

BIOLOGIA. Questões de 27 a 34. 27. Os esquemas abaixo mostram separações cromossômicas que ocorrem em anáfases de divisões celulares. BIO. 12 BIOLOGIA Questões de 27 a 34 27. Os esquemas abaixo mostram separações cromossômicas que ocorrem em anáfases de divisões celulares. A B Sobre essas separações cromossômicas, pode-se afirmar: A)

Leia mais

RESPIRAÇÃO. Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos.

RESPIRAÇÃO. Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. RESPIRAÇÃO Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. A respiração intracelular pode ser: Aeróbica: Ser vivo que depende do gás carbônico para obter energia

Leia mais

Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.

Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms. Fisiologia humana 0 (parte IV) Hormônios e reprodução Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Sistema Endócrino Composto pelas glândulas endócrinas integra e regula

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO Rio de Janeiro, junho/2014.

COLÉGIO SÃO PAULO Rio de Janeiro, junho/2014. COLÉGIO SÃO PAULO Rio de Janeiro, junho/2014. ENSINO MÉDIO RECUPERAÇÃO PARALELA PARCIAL ORIENTAÇÃO DE ESTUDO DISCIPLINA: Biologia (2ª série) PROFESSOR: Priscila Temas/Capítulos - Cap 12 Núcleo, divisões

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 3º Ano do Ensino Médio Disciplina: Biologia 1. Para os estudiosos, a manifestação de "... vida..." deve-se a características, tais como: ( ) uma composição química

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as organelas descritas, respectivamente, em I, II, III e IV.

Assinale a alternativa que apresenta as organelas descritas, respectivamente, em I, II, III e IV. 37 d BIOLOGIA O citoplasma das células eucarióticas contém diversas organelas, cada qual desempenhando funções específicas na manutenção da vida da célula. Os itens I, II, III e IV relacionam as funções

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA III

FISIOLOGIA HUMANA III FISIOLOGIA HUMANA III UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Profª Drª Silvia Aparecida Pieta Interação dos sistemas nervoso e endócrino Os sistemas nervoso e

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo corresponde a um Estímulo que provoca uma resposta do sistema neurohormonal. Como funciona

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: SISTEMAS HUMANOS: EXCRETOR E CIRCULATÓRIO Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. Coloque C ou E e corrija se necessário: ( ) Os rins recebem sangue

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA. Observe o esquema, que representa o transporte de lipoproteína LDL para dentro da célula. Receptores de LDL.

PROVA DE BIOLOGIA. Observe o esquema, que representa o transporte de lipoproteína LDL para dentro da célula. Receptores de LDL. 11 PROVA DE BIOLOGIA Q U E S T Ã O 1 6 Observe o esquema, que representa o transporte de lipoproteína LDL para dentro da célula. Partícula de LDL (Lipoproteína de baixa densidade) Receptores de LDL Endossomo

Leia mais

ORIGEM EMBRIONÁRIA. A zigoto; B clivagem; C mórula; D blástula; E corte de blástula; F gástrula inicial; G - gástrula

ORIGEM EMBRIONÁRIA. A zigoto; B clivagem; C mórula; D blástula; E corte de blástula; F gástrula inicial; G - gástrula ORIGEM EMBRIONÁRIA A zigoto; B clivagem; C mórula; D blástula; E corte de blástula; F gástrula inicial; G - gástrula A- Radiata Mesoderme se forma a partir de células invasoras da endoderme (Equinodermatas)

Leia mais

HISTOFISIOLOGIA SISTEMA URINÁRIO

HISTOFISIOLOGIA SISTEMA URINÁRIO HISTOFISIOLOGIA SISTEMA URINÁRIO Daniela Brum Anatomia do Sistema Urinário Rins Ureteres Bexiga Uretra Sistema Urinário - Funções Filtrar o sangue removem, armazenam e transportam produtos residuais meio

Leia mais

CIÊNCIAS 2012 PREPARANDO A PROVA

CIÊNCIAS 2012 PREPARANDO A PROVA CIÊNCIAS 2012 PREPARANDO A PROVA ORGANIZAÇÃO DO C.H. Conceitos de: células, tecido, órgão e sistema. Célula: partes constituintes. organelas: nomes, função e identificação. Tecidos: tipos, localização,

Leia mais

FISIOLOGIA DO SANGUE HEMATÓCRITO ERITRÓCITOS OU HEMÁCIAS HEMATÓCRITO 07/10/2008 PLASMA: CELULAR:

FISIOLOGIA DO SANGUE HEMATÓCRITO ERITRÓCITOS OU HEMÁCIAS HEMATÓCRITO 07/10/2008 PLASMA: CELULAR: FISIOLOGIA DO SANGUE Sistema Circulatório PLASMA: semelhante ao líquido intersticial (2%) PROTEÍNAS PLASMÁTICAS (7%) Albumina pressão coloidosmótica Globulinas α e β transporte e substrato δ imunidade,

Leia mais

Disciplina de Biologia e Geologia 10º ANO Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nº: Turma:10ºB Data: 07/03/2008

Disciplina de Biologia e Geologia 10º ANO Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nº: Turma:10ºB Data: 07/03/2008 Disciplina de Biologia e Geologia 10º ANO Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nº: Turma:10ºB Data: 07/03/2008 Cotação (pontos) 5 Leia com atenção e responda sucintamente às questões que se seguem! I 1. Seleccione

Leia mais

Órgãos responsáveis pela manutenção do meio interno

Órgãos responsáveis pela manutenção do meio interno ntrodução à Anatomia e Fisiologia do Sistema Urinário Profa. Dra. Janaína Duarte Conceito Sistema responsável pela formação (rins) e eliminação (ureteres, bexiga urinária e uretra) a urina. Funções Órgãos

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO Excreção Mecanismo pelo qual os seres vivos recolhem seu lixo celular, como a amônia (NH 3 ), CO 2, água e sais. Desta forma, os seres vivos mantém a homeostase, isto

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2F CADERNO DE EXERCÍCIOS 2F Ensino Médio Ciências da Natureza Questão 1. 2. Conteúdo Extração do ferro a partir do minério, representações químicas das substâncias e reações químicas Habilidade da Matriz

Leia mais

Biologia Fascículo 02 Juvenal Carlos Schalch

Biologia Fascículo 02 Juvenal Carlos Schalch Biologia Fascículo 02 Juvenal Carlos Schalch Índice Fisiologia Animal II... 1 Sistema nervoso... 1 Sistema excretor... 5 Sistema endócrino... 8 Exercícios... 12 Gabarito... 15 Fisiologia Animal II Sistema

Leia mais

Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise):

Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise): Introdução Sistema Endócrino O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados (glândulas) cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substâncias chamadas Hormônios. Os

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 04 RESPIRAÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 04 RESPIRAÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 04 RESPIRAÇÃO Fixação 1) (UFRJ) Os peixes apresentam grande variedade de adaptações a modos de vida diferentes no ambiente marinho. Entre os peixes carnívoros existem aqueles

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL DAS AVES

FISIOLOGIA RENAL DAS AVES Disciplina de Fisiologia Veterinária FISIOLOGIA RENAL DAS AVES Prof. Fabio Otero Ascoli OBJETIVOS DA AULA Identificar principais semelhanças e diferenças com a fisiologia dos mamíferos Aprender sobre os

Leia mais

BIOLOGIA Nutrição e digestão

BIOLOGIA Nutrição e digestão Módulo 29 Página 29 à 41 MORFOFISIOLOGIA É o estudo da estrutura e do funcionamento do corpo humano Sobre os sistemas dos animais: Finalidade Importância Sobre os filos: As adaptações Aspectos gerais da

Leia mais

BIOLOGIA HUMANA TEMAS. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo.

BIOLOGIA HUMANA TEMAS. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. BIOLOGIA HUMANA TEMAS ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. 2. Homeostasia (1) Conceito de homeostasia; Importância

Leia mais

( ) A concentração intracelular de íons cálcio é o grande determinante da força de contração da musculatura cardíaca.

( ) A concentração intracelular de íons cálcio é o grande determinante da força de contração da musculatura cardíaca. Grupo de Fisiologia Geral da Universidade de Caxias do Sul Exercícios: Fisiologia do Sistema Cardiovascular (parte III) 1. Leia as afirmativas abaixo e julgue-as verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A concentração

Leia mais

Profª Leticia Pedroso

Profª Leticia Pedroso Profª Leticia Pedroso Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são mensageiros químicos responsáveis

Leia mais

Bimestr e: Data: Nome : Disciplina Ciências Valor da Prova / Atividade: 7 ANO Nº Ângela. Professo r:

Bimestr e: Data: Nome : Disciplina Ciências Valor da Prova / Atividade: 7 ANO Nº Ângela. Professo r: Data: Bimestr e: 4 Nome : Disciplina Ciências : Valor da Prova / Atividade: Professo r: 7 ANO Nº Ângela Nota: Objetivo/ Instruções: Lista de Recuperação 1.Assinale a alternativa CORRETA: É encontrada apenas

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA. Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral)

MEMBRANA PLASMÁTICA. Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral) MEMBRANA PLASMÁTICA Modelo do mosaico fluido caráter dinâmico à estrutura da membrana (as proteínas estão em constante deslocamento lateral) ESTRUTURA DA MEMBRANA Formada por fosfolipídios e (nas animais

Leia mais

Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU

Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU SISTEMA ENDRÓCRINO Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU GLÂNDULAS DIFERENTES QUE SECRETAM HORMÔNIOS. OS HORMÔNIOS SÃO MENSAGEIROS QUÍMICOS,GERALMENTE TRANSPORTADOS

Leia mais

Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari

Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari Índice Fotossíntese e Respiração... 1 Fotossíntese... 1 Respiração... 4 Exercícios... 5 Gabarito... 8 Fotossíntese e Respiração Fotossíntese Definição

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Sistema Urinário Conceito As atividades metabólicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos.

Leia mais

Sistemas de Trocas Gasosas

Sistemas de Trocas Gasosas Sistemas de Trocas Gasosas 1 Generalidades os seres vivos habitam diversos tipos de ambientes, sendo fundamentalmente o terrestre, o aquático e o aéreo. As diferenças existentes entre os diversos ambientes,

Leia mais

Biologia. Móds. 41 ao 45 Setor 1423. Prof. Rafa

Biologia. Móds. 41 ao 45 Setor 1423. Prof. Rafa Biologia Móds. 41 ao 45 Setor 1423 Prof. Rafa SANGUE : tecido conjuntivo, que transporta nutrientes, gases, excretas, hormônios, atuando também na termorregulação e defesa Plasma (55%): água, íons, proteínas

Leia mais

4. Os anestésicos, largamente usados pela medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam:

4. Os anestésicos, largamente usados pela medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: MATÉRIA: Biologia PROFESSOR: Warley SÉRIE: 3º ano TIPO: Atividade de Recuperação - 2ª etapa 1. Quais os tipos de músculos encontrados no corpo humano? 2. As células do tecido muscular cardíaco apresentam

Leia mais

Estudo Morfofuncional do Sistema Urinário Unidade III Material de Apoio

Estudo Morfofuncional do Sistema Urinário Unidade III Material de Apoio Estudo Morfofuncional do Sistema Urinário Unidade III Material de Apoio 1 Generalidades As células corporais quando desempenham suas funções: Consome O 2 e nutrientes, Bem como produzem substâncias como

Leia mais

ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 Questão 1) Abaixo representa uma experiência com crisântemo, em que a planta foi iluminada, conforme mostra o esquema. Com base no esquema e seus conhecimentos,

Leia mais

ANATOMIA I Profª Ingrid Frederico Barreto ICA 1 ESTUDO DIRIGIDO: OSSOS. Objetivo: Ajudar o estudante a rever os conteúdos de forma aplicada.

ANATOMIA I Profª Ingrid Frederico Barreto ICA 1 ESTUDO DIRIGIDO: OSSOS. Objetivo: Ajudar o estudante a rever os conteúdos de forma aplicada. ANATOMIA I Profª Ingrid Frederico Barreto ICA 1 ESTUDO DIRIGIDO: OSSOS Objetivo: Ajudar o estudante a rever os conteúdos de forma aplicada. 1. Liste todos os ossos do esqueleto axial. 2. Liste todos os

Leia mais

Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa

Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa Biologia Aulas 33, 34 e 35 Setor B Prof. Rafa Tipos de glândulas: Exócrinas: com ducto de saída lacrimais, mamárias, salivares, sebáceas e sudoríparas Endócrinas: sem ducto de saída, secreções (hormônios)

Leia mais

Superlista Membrana plasmática

Superlista Membrana plasmática Superlista Membrana plasmática 1. (Unicamp 2015) O desenvolvimento da microscopia trouxe uma contribuição significativa para o estudo da Biologia. Microscópios ópticos que usam luz visível permitem ampliações

Leia mais

Histologia e Genética

Histologia e Genética Histologia e Genética Sangue Tecido Conjuntivo Sanguíneo Sistema ABO Sistema RH Sistema MN Sangue Tecido Conjuntivo Sanguíneo O sangue é o sistema de transporte interno de todos os vertebrados e de vários

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Exercícios de Biologia Fisiologia Animal Circulação

Exercícios de Biologia Fisiologia Animal Circulação Exercícios de Biologia Fisiologia Animal Circulação TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Pucrs) Na edição brasileira da revista "Scientific American" de abril de 2003, Richard Prum e Alan Brush publicaram o artigo

Leia mais

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Questão 1 (UFMA) Das estruturas abaixo relacionadas, qual a alternativa que não está presente na célula

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

SISTEMA URINÁRIO. Prof. Me. Leandro Parussolo

SISTEMA URINÁRIO. Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA URINÁRIO Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA URINÁRIO Conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela filtração do sangue e consequente formação da urina; É o principal responsável pela eliminação

Leia mais

O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV.

O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV. 1 PROVA DE BIOLOGIA I QUESTÃO 31 O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV. I II III IV a) Coluna vertebral

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 Paratireoides Tireoide Hipófise Timo Pâncreas Cápsulas suprarrenais ilhotas pancreáticas Testículos (no homem) Ovários (na mulher) glândula tireoide

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com 1- O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais. 1. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura 1.1. Apresentar um conceito de

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório O coração Localização: O coração está situado na cavidade torácica, entre a 2ª e 5ª costelas, entre os pulmões, com 2/3 para a esquerda, ápice para baixo e para esquerda e base para

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais)

Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) 1ª edição janeiro/2007 SISTEMA URINÁRIO SUMÁRIO Sobre a Bio Aulas... 03 Rins... 04 Localização... 04 Anatomia macroscópica...

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data!

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL

SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL HORMÔNIOS 1. MENSAGEIROS QUÍMICOS PRODUZIDOS PELAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS. 2. REGULADORES: - (ESTIMULANTES OU INIBIDORES) - (CRESCIMENTO, METABOLISMO, REPRODUÇÃO, ETC.)

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Leonardo Mariscal BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Assunto: Organelas citoplasmáticas

Leia mais