Questionário aplicado aos alunos concluintes do Curso de Ciências Contábeis. Final do Segundo Semestre de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questionário aplicado aos alunos concluintes do Curso de Ciências Contábeis. Final do Segundo Semestre de 2009"

Transcrição

1 Questionário aplicado aos alunos concluintes do Curso de Ciências Contábeis Final do Segundo Semestre de ) O que esperava do Curso de Ciências Contábeis enquanto ingressante? - Estar mais preparada para o mercado de trabalho. - Mais prática e menos teoria. - Que o curso fosse voltado mais para a área contábil prática, só teoria básica não nos leva a nada. - Aprender contabilidade e fazer amigos. - Aprender diversas áreas em que consiste um contador. - Que preparasse para o mercado dando uma visão prática da contabilidade. - Que me fizesse 100% contadora. - Aprender contabilidade e estar preparado para o mercado de trabalho. - Maior conhecimento. - Esperava ver mais as matérias específicas, ter tido a prática e um laboratório já preparado. - Professores mais motivados e com mais conhecimento para que pudessem nos passar uma boa bagagem. - Adquirir conhecimentos para atingir meu objetivo. - Aprender contabilidade para ser um contador com um escritório profissional. - Uma formação acadêmica de qualidade me preparando para o mercado de trabalho. - Mais participativo maior conhecimento da contabilidade. - Esperava aprender um pouco mais do que aprendi. (Agora que estou saindo). - Esperava ter um conhecimento maior, e um currículo bom, para poder ter um ótimo espaço no mercado de trabalho. - Aprender tudo, ou praticamente tudo de contabilidade. - Ter uma base para atuar na área contábil.

2 - Esperava aulas práticas. - Esperava que houvesse mais aulas específicas, com conteúdos completos. - Que conseguiria sair da faculdade sabendo o básico. - Um curso que abrisse as portas para mim, e que por sinal conseguiu. - Tomar conhecimento no campo de ciências contábeis. - Já conhecia contabilidade, para mim me interessava uma contabilidade mais avançada. - Esperava obter conhecimento teórico e aprofundamento na prática. - Um maior conhecimento prático da área. - Esperava me aperfeiçoar, e conhecer outras áreas ainda desconhecidas. - Esperava que o curso desse suporte para o trabalho bancário, e que prevalecesse a matemática. - Conhecimento necessário para ser um profissional na área contábil. - Que tivesse mais matérias ligadas à contabilidade, um escritório modelo, que mostrasse a contabilidade mais perto da realidade. - Base no conhecimento contábil, a fim de exercer a profissão. - Esperava receber suporte e capacitação técnica profissional atualizada para o exercício da profissão. - Um curso que me fizesse entender os acontecimentos diários, dentro e fora da empresa, que fossem relacionados à contabilidade. 2) Já estava (enquanto ingressante) inserido no mercado de trabalho na área de contabilidade? ( ) Sim ( ) Não

3 3) Atualmente atua no mercado de trabalho na área contábil? ( ) Sim ( ) Não 4) Os conteúdos ministrados atingiram seus objetivos iniciais? ( ) Sim ( ) Não Em caso negativo, especifique o que na sua opinião deveria ter sido ministrado: - Acho que teria que ser mais próximo da realidade. Deveria verificar no meio empresarial, quais as necessidades da classe, para trabalhar em cima. - Vimos muita teoria mais quase nada de prática. (Ex: Modelo). - A contabilidade até o quarto período é meio fraca, a faculdade necessita de novos profissionais que estejam com força de vontade de ensinar e a cobrar mais dos alunos. - Deveríamos ter mais aulas práticas e menos teoria. - Deveria colocar mais em prática a parte contábil, não ficar só na teoria. - Devido à falta de preparo de alguns professores afetou o esclarecimento na maioria das matérias. - Faltaram aulas práticas de contabilidade, para sair um pouco da rotina, pois teoria é muito cansativo. - No começo teve teoria, porém, a mensagem que estava (ou foi) transmitida foi vaga não nos dando a base que de fato buscávamos e que precisamos.

4 - Não tivemos aulas de Legislação Trabalhista e a maioria das matérias dos primeiros períodos são empurradas com a barriga, exceto cálculo e Matemática Financeira, pois os professores não cobram o bastante. - Quanto a Tributária muita coisa foi passada por cima, as pressas, e a matéria de Lucro Real não foi ministrada, apesar de constar na grade curricular. - As aulas de Legislação Trabalhista, por exemplo, não foram aplicadas de forma correta e o uso de programas de contabilidade, também nunca foram utilizados por nossa turma. - Um escritório modelo para aprender o que vamos encontrar no mercado de trabalho. - Eu achava que teriam mais matérias relativas à contabilidade em si. Para melhor fixação e entendimento. - Deveria se aprofundar mais na área contábil, custos, demonstrativos e adicionar legislação trabalhista. - Deveria ter tido aula de pessoal, pois tive de parar nessa área e mudar para outra que ganho bem menos. - As matérias passadas pelo Lázaro, Tijuca, Marcelo, foram ótimas, eles realmente sabem passar, nos prendem a atenção. Já o restante não estão com a maior vontade de dar aula, aprendemos muito pouco. O Restante dos professores deveriam ser trocados ou chamados a atenção. - Há a necessidade da FACCACI inovar em áreas práticas da profissão, de forma a inserir o aluno na realidade profissional. 5) Agora que está prestes a se formar, em que área pretende atuar: ( ) ser funcionário de escritório contábil ( ) ser o proprietário de um escritório contábil ( ) dedicar-se a concursos públicos ( ) profissional autônomo (perito, consultor, atuário, outros) ( ) outra

5 6) Com base na resposta anterior, responda: - você se sente preparado para atuar na opção assinalada ( ) Sim ( ) Não Em caso negativo, justifique sua resposta. - Muita coisa que cai num concurso não foi visto na faculdade, precisa de muita dedicação para passar num concurso. - Ainda falta um pouco de prática. - A Faculdade não deu suporte para concursos, ficou a desejar. - Pois o ensino inicial foi muito superficial, dificultando o entendimento nos últimos períodos. Agora terei que relembrar a maioria dos conteúdos. - Não aprendi muito a contabilidade em si. - Tenho muita dúvida. - Sinto a necessidade de ver como ocorre de fato na prática, pois as aulas não no atenderam, e algumas se encontram desatualizadas. - Preciso aprender muito mais, pois sinceramente a contabilidade na FACCACI só foi aplicada a partir do 5º período, antes foi pouco o que aprendemos. - Preciso conhecer melhor como funciona o mercado de trabalho do qual vou atuar. - Por não ter conhecimento aprofundado das matérias. - Mas ainda assim só estudando muito. - Preciso de um maior conhecimento, pois concursos são complexos e muito concorridos. - Preciso estudar mais e ter mais segurança sobre assuntos.

6 - Pelo curso não ter se aprofundado mais na área contábil. - Com a mudança da Lei houve algumas alterações que não aprendi ainda. Preciso buscar mais conhecimento na área. - Tem muitos conteúdos que precisam de mais estudos, para conseguir meus objetivos, além da mudança da Lei que trouxe muitas novidades. - Não necessariamente por isso recorro mais que o normal a outros profissionais. - Não totalmente, mas pretendo buscar cada vez mais e aprender sobre a profissão. - A minha profissão não necessita de contábeis, mas não estou preparado para ser proprietário do escritório, e sim um funcionário. - Sou grato o suporte que a FACCACI me propiciou, porém ainda há a carência de inserção do aluno na realidade profissional. - Ainda é preciso tempo para ter autonomia. Por outro lado, já estou formando uma bagagem. 7) Na sua opinião, o curso de contábeis deve focar uma área especifica? ( ) Sim ( ) Não Qual? 1- Análise empresarial, consultoria. 2- Contabilidade Gerencial, Tributária e Avançada. 3- Como realmente funciona um escritório contábil. 4- (Não respondeu). 5- (Não respondeu). 6- (Não respondeu). 7- Contabilidade 8- (Não respondeu). 9- (Não respondeu). 10- (Não respondeu) 11- (Não respondeu)

7 12- Perícia e Auditoria Contábil. Legislação Trabalhista. 13- (Não respondeu) 14- (Não respondeu) 15- (Não respondeu) 16- Área Contábil. 17- Gerencial. 18- (Não respondeu) 19- Não 20- (Não respondeu) 21- Contabilidade 22- Contabilidade 23- (Não respondeu) Justifique 1- O empresário quer de nós contadores, que levemos soluções sobre as melhores formas de trabalhar e pagar menos impostos, licitamente. 2- Os períodos são muito curtos e as dúvidas acabam ficando para trás. 3- Na faculdade deveriam ensinar todas as áreas de um escritório 4- A contabilidade é uma área ampla e não pode ser especificar somente uma. 5- Na contabilidade existem várias áreas serem estudadas. 6-Deve focar a própria contabilidade.

8 7- O curso possui muitas matérias que não tem muito conteúdo e na verdade o que viemos aprender principalmente é contabilidade, deve-se diminuir a carga de algumas matérias inúteis e colocar outras. 8- Acredito que ele deve dar diversos parâmetros para o aluno se aprofundar. Mas a área de contabilização e tributação é primordial para o curso. 9- Deve nos preparar para diversas áreas uma vez que trata-se de uma faculdade muito ampla. 10- Deve abranger todas as área da contabilidade. 11- Deve abranger todas as áreas envolvendo contabilidade para ver em qual nos identificamos. 12- A Perícia e Auditoria é muito útil na vida do contador, e não teve base adequada em Legislação Trabalhista. 13- Deve focar em todas as áreas, mais com o grau de exigência maior. 14- O Curso tem que ser mais trabalhado em todas as áreas da contabilidade, principalmente no início que será o alicerce para o restante. 15- Deve haver um paralelo, tirar algumas disciplinas que professores não ensinam. 16- Onde se trabalha como escritório modelo exemplificando o dia-a-dia do contador. 17- Focar mais nas Demonstrações Contábeis como fonte administrativa e gerencial. 18- Acho que ela tem que oferecer várias áreas e ficar a par do aluno a escolher. 19- Poderia ser melhorado os recursos práticos que facilitariam o aprendizado (laboratório). 20- Deve focar em todas as áreas, porque para um profissional contábil, todas são importantes. 21- Não focar os 4 anos, mas aprofundar nos lançamentos na base para saber o que fazer em algumas situações de contabilidade, essa é a dificuldade dos formandos, lançamento. 22- Observa-se uma carência dos alunos concluintes em questões contábeis básicas, falta este foco na área contábil. 23- O Curso é abrangente demais, a contabilidade é abrangente.

9 8) Durante o período do curso, você se dedicou: ( ) ótima dedicação ( ) boa dedicação ( ) parcial dedicação ( ) pouca dedicação 9) Durante o curso, ocorreram situações que o deixaram motivados e desmotivados a concluir o curso. Exemplifique: - Professores - Conhecimentos - Objetivos - Colaboradores - Estágio remunerado na área. Professores sem conhecimento do conteúdo - Conhecimento de IRPF ou falta de didática dos mesmos. - Amigos do curso. Cansaço. - Mercado de Trabalho - Direção da faculdade (Diretor) - Exemplo de outros alunos - Falta de aulas práticas. - Informações da área. - Os amigos que sempre ajudaram, a - Alguns professores que nunca pensavam em esperança de concluir uma faculdade promover a amizade. - Falta de humildade de alguns profissionais.

10 - Alguns professores deram o melhor de si - Extinção de algumas matérias importantes. para nos ensinar. Alguns professores deixaram a desejar em suas matérias. - Ter um reconhecimento depois da faculdade. Falta de dinheiro - Se formar em uma área que cresce cada vez - Falta de tempo. mais. A dificuldade de conciliar trabalho e faculdade. - Área bastante ampla. Professores (alguns) - Falta de laboratório de contabilidade. bastante conhecimento. (contato com o material) - Conheci o que é contabilidade realmente - Os 4 primeiros períodos são muitas teorias após o 5º período. desnecessárias. - Falta de um programa para mostrar a prática Contábil. - A partir do 6º período comecei a ver - Alguns professores não me motivaram, Contabilidade melhor e apesar da exigência e não passaram nada que somasse ao nosso dos professores e das dificuldades acumuladas. conhecimento. - Os professores dos últimos períodos são - A Maioria dos professores do 1º ao 5º períocompletos, conseguem passar a realidade do, não motivam, falta estímulo na própria área, do mercado. Faço uma ressalva ao professor Não aprendemos nada de contabilidade, e Ely, que é excelente. quando chegamos ao 7º as dificuldades acumulam, e fica quase insuportável. - As várias áreas de atuação que o curso oferece. - Professores (alguns) sem preparo para instruir e incentivar o aprendizado.

11 - Os amigos. - Alguns professores e assuntos que não foram - Assuntos atuais. bem explicados. - Alguns professores são fracos nos conteúdos ou não sabem transmiti-los. - Amigos construídos. - Professores estressados com mau humor - Professores alegres e com facilidade de e ignorantes - Passar seu conhecimento. - A vontade de se formar em uma área. - Nos primeiros períodos, pois quase não achamos a contabilidade em si. - Bons professores. - Professores ruins; Falta de meio de transporte. - Professores flexíveis. - Mercado de trabalho de muitas oportunidades - Falta de ensino prático na área. - Falta de importância da Faculdade para com o aluno. - Falta uma semana cultural. - Falta boa biblioteca. - A Faculdade adiantou a matéria do Lázaro. Sala de aula muito quente e com bichos, - Mercado de Trabalho. Professores antigos e fracos. - Possibilidade de um crescimento intelectual. Falta escritório modelo. - Professores que de fato vestiram a camisa - Aulas vagas, falta de informação, mais apoio e se doaram em nos passar conhecimentos. da Faculdade, algumas disciplinas que nos foram passadas vagamente (mal transmitidas). - Amigos. - Somente aulas teóricas.

12 - Algumas matérias. - Alguns professores e falta de ar condicionado. - Alguns professores. (calor está forte). - Turma. - Professores sem conteúdo didático, má - Professores Inteligentes. conduta de pessoas da administração da FACCACI. - 1º as palavras e a força das mesmas empregadas por alguns colaboradores da Faculdade. - Período Conhecimento. - Aulas Ely. - Lutar pelo ideal. - Não consegui atingir sem incentivo. - Crescimento. - Ser condenado? - Acreditar no meu ser. - Aulas interativas (grupos). - A sensação de vir à aula só para assinar a - Trabalho. chamada. - Motivação por alguns professores. Matérias sem necessidade na grade. - Teve momento que um professor parecia dar a aula do outro. - Alguns professores se empenharam muito - Alguns professores nada se empenharam em nos ensinar os conhecimentos com base em transmitir conhecimento, deixando as aulas no momento atual. cansativas. - Ótimas aulas, professores. Professores que esqueceram do seu papel. Ensinam para ferrar nas provas. - Busca pelo desconhecido. Ambiente sem estrutura adequada. - Realização pessoal e profissional. Direção muito rígida a nível de mensalidades.

13 - Professores que querem ensinar. Professores que não querem ensinar. - Depois do 5º período começamos a ver - Os quatro primeiros períodos é muito fraco, Contabilidade de verdade, antes estaria e acaba faltando conteúdo quando chegamos longe de um curso de Contabilidade. para estudar com Lázaro, Tijuca e Marcelo. - Mercado de Trabalho. Pensar em sair sem saber exercer a profissão. - Alguns lecionadores. - Objetivo de aprendizagem. Desempenho de alguns professores. - Desempenho pessoal. Disciplinas aplicadas. - Incentivo de alguns professores. Organização docente. - Alguns conteúdos (Disciplinas) - Boas notas. - O preço. - Alguns professores. - A distância. - O esperado conhecimento. O horário. 10) De sugestões para a melhoria do curso de Ciências Contábeis. - As matérias de Luiz Cláudio e Lázaro deveriam ser nos primeiros períodos. Para que os alunos valorizassem o curso ainda mais. - Aprimorar a didática dos professores - Ter aulas práticas com programa de contabilidade. - Usar o sistema de programas para realmente conhecermos os resultados da contabilidade. - Um escritório modelo. - Os professores deveriam cobrar mais dos alunos desde o 1º período, e não somente nos 7º e 8º períodos. - Dar mais prioridade as matérias de contabilidade no início do curso.

14 - Refazer a grade dos dois primeiros anos. - Mudar professores. - Mostrar a teoria na prática. - Escritório modelo. - Laboratório. - Incentivo aos bons professores (Ely, Lázaro, Tijuca, Marcelo, Marone, entre outros desse nível). - Laboratório para aulas práticas (Urgente!). - Escritório modelo. - Incentivo aos professores. - Mudança na grade nos 1º períodos. - Dar mais prioridade nas matérias de contabilidade no início do curso. - Atualização dos professores e um escritório modelo. - Um escritório modelo. - Deve haver uma valorização do aluno. - Renovação da direção, e alguns docentes. - Melhor infra-estrutura. - Troca de algumas matérias - Ver o quadro de professores, existem muito que estão com uma dinâmica de ensino muito ruim que acabam atrapalhando o curso. - Professores cobrem um pouco mais dos alunos. - Que se monte um escritório modelo. - Uma boa noção de contabilidade com desenvolvimento em um software. - Introdução do sistema contábil informatizado desde o primeiro período. - A Faculdade precisa mudar alguns professores, excluir algumas matérias técnicas, colocar matérias ligadas à própria teoria da contabilidade. - Montar um escritório modelo. - Teria de rever primeiro o diretor e seus assessores para aí sim a faculdade começar a interagir. - Professores mais capacitados para dar aulas nos primeiros períodos. - Um escritório modelo.

15 - Mais aulas práticas. - Mais trabalhos e menos provas. - Prática - Sugerimos que no início do curso, coloquem professores que de fato transmitam a matéria, pois no final do curso, sentimo-nos despreparados e com dificuldades, devido à deficiência do início. - Renovando o quadro de professores já seria um ótimo começo. - Criar um escritório modelo. - Investir em estrutura. - Criar uma sala de informática, porque quase nunca se pode usar, porque tem aula. - Ter mais professores como o Luiz Cláudio e o Lázaro, pois com eles posso dizer que aprendi bastante. - Motivar alguns professores e principalmente os alunos. - Investir em um escritório modelo. - Investimento em um verdadeiro escritório modelo, e em professores atualizados, alguns já não eram para estar aqui. - Um escritório modelo - Maior interação com os alunos. - Rever a didática. - Criar um escritório modelo. 11) A FACCACI esta oferecendo MBA em Contabilidade Gerencial. Você tem conhecimento? ( ) Sim ( ) Não

16 Já está cursando? ( ) Sim ( ) Não Pretende matricular-se na nova que irá iniciar em abriu de 2010? ( ) Sim ( ) Não Em caso negativo, justifique: - Gostaria de fazer em outra área, tal como perícia ou tributação. - Estou analisando as possibilidades de me matricular (valor, dia, hora e local). - Esperar mais um pouco. - Quero descansar e curtir um pouco a vida. - Pois pretendo fazer uma pós em outra área. - Vou descansar a cabeça um pouco. - Pretendo esperar até o final do ano que vem. - Quero fazer MBA na área de contabilidade tributária. - Não tenho interesse em gerencial, mais sim tributária. - Pela disposição de horário.

17 - Penso de como será essa pós avaliando o curso de graduação. Não estou desmerecendo, mas tomando em conta o que a FACCACI ofereceu. - Vou me especializar, em outras áreas da contabilidade. - Não é uma área na qual eu me identifico. Prefiro a área tributária. - No momento os recursos são pequenos. - Prefiro mudar de área. - Não sei em qual área quero me especificar. Mas quem sabe, se eu me decidir faço a da FACCACI. - Já tenho certo preconceito com o quadro de professores, e a FACCACI tem sido muito criticada no mercado. - Pretendo especializar-me na área pública. - Não é a pós que pretendo fazer. - Em 2011 irei cursar MBA em gestão de Recursos Humanos. - Preciso respirar financeiramente e passar um tempo me dedicando a mim mesmo. 12) Considerando que a missão da FACCACI consiste em: Formar profissionais para o mercado de trabalho com visão multidisciplinar, capazes de desenvolver o senso crítico e transformador na solução dos problemas econômicos, sociais, culturais e ambientais da comunidade, dando particular atenção aos problemas locais. Avalie se o curso de Ciências Contábeis atingiu os objetivos propostos. 1 Com alguns professores conseguimos aprender muitas coisas, mas o que a Faculdade oferece com todos os professores e com mais grade de matérias, está longe de formar profissionais completos para o mercado de trabalho. O que atrapalha muito são os quatro primeiros períodos que andam juntos com Administração, que atrasa muito o curso, colocando matérias não importantes, deixando de colocar matérias que ajudam na capacitação do aluno. 2 De certa forma sim. Foram várias matérias ministradas, abrangentes. E há de se confessar com o fato de que contabilidade é mais prática do que teoria. Se o aluno trabalhar com contabilidade poderá ter um aproveitamento melhor. Enfim, é uma questão de dedicação individual. 3 60% atingiu. Existem profissionais que querem, mas existem muitos que não querem ensinar infelizmente. Portanto, fica preparado para algumas áreas, mas fica a desejar em outras.

18 4 Como na maioria das instituições o curso por si só não é capaz de formar um profissional somente com os estudos presenciais, mas dá um suporte essencial, ou seja, quem se interessa por contabilidade tem condições suficientes para escrever uma profissão e se aperfeiçoando com o tempo. 5 Quando que a FACCACI mostrou problemas locais? Maneira de buscarmos a melhorar a classe contábil? Na frase ficou ótima, mais na prática, quase nada. 6 O curso de Ciências Contábeis atinge seus objetivos para aqueles que já estão ingressados na área e entram sabendo o que querem. Para aqueles que não trabalham com contabilidade e fazem a opção de iniciarem o curso, ao final da grade maioria não sai profissional e nem disposto a ser um. Pois aqueles que não estão na área geralmente estão interessados com recursos diversos. Essa é a realidade da minha turma. 7 Não, muitos sairão daqui sem saber nada. 8 Para quem já conhecia e tinha noção de contabilidade o curso vai reforçar os conhecimentos, no entanto, há colegas que não conseguem nem classificar contas, mas o curso não acrescentou muita coisa em contabilidade de grandes empresas e que torna os formandos apenas voltados para a contabilidade de escritório. A faculdade pode avançar mais nas contabilidades de sociedades anônimas e públicos, acho que os formandos teriam uma visão mais abrangente da contabilidade. Os professores (alguns) são muito técnicos precisam ser mais conceitual. A Faculdade precisa reciclar alguns professores. 9 É... Digamos que... Nem tudo é o que queríamos que fosse. 10 Nossos pensamentos de crescimento paravam na própria faculdade, que infelizmente é medieval em certos casos. 11 Não. 12 A FACCACI, tem em si uma linda missão, mas que ainda, não se sabe ao certo se a tem alcançado. Infelizmente em uma sala há alunos bons e ruins, assim como no grupo da FACCACI, há muitos profissionais excelentes, mas há outros que precisam ser também melhorados. O mercado será capaz de nos preparar e moldar-nos, para sermos aquilo que de fato buscamos. A FACCACI em sua meta tem formado profissionais, mas que ainda infelizmente ainda não se encontram preparados para encarar o mundo sozinho. No entanto, a missão da FACCACI foi concluída, no sentido de ampliar nossa visão para o mercado/mundo. O mercado é de fato extenso e obrigado pela contribuição (embora pouca ou muita). 13 Sim. Foi até mais além do que eu esperava.

19 14 (A) Nem todos os profissionais estarão formados para o mercado de trabalho. (B) O fato de não estar preparando não poderá desenvolver e identificar o problema. (C) Muitos alunos se empenhavam para atingir junto com a FACCACI os objetivos propostos. 15 A FACCCACI está caminhando para atingir sua missão proposta. Uma vez que muitas coisas devem ser mudadas. Os profissionais como alunos recebem a atenção merecida por parte da diretoria? Quando se forma alunos ou profissionais aqui nesta faculdade, levamos conosco a FACCACI como parte de nossa história e esta pode nos render frutos bons, ruins e não acredito que ocorra, uma vez que qualquer resultado depende principalmente de cada um de nós. Que a missão possa ser considerada com atenção desde o primeiro dia de aula. Que dure até o último. 16 Formar profissionais acho que não está sendo assim, pois sempre falaram que a faculdade só da o cheiro. Então acho que esta missão está vaga. 17- Quando entrei no curso esperava sair um profissional de contabilidade para enfrenta os problemas. Ainda tenho que aprender muito. A FACCACI possui ótimos (alguns) professores que fazem a diferença, (conhecimento amplo que sabem transmitir pelo aluno). Talvez não seja como um profissional de Contabilidade, mas agradeço à eles pela dedicação. Quanto a FACCACI, precisa melhorar no acesso a informações (mais livros na biblioteca, laboratório de informática mais computadores). 18 Os professores que somaram alguma coisa para os alunos foram: Tijuca, Lazaro, Marcelo, Cristina e Denise. Eles realmente mostraram o que é contabilidade. Em relação com outros professores deveriam rever seus métodos de ensino, reformular a grade diminuindo teorias e aplicando mais o contexto da contabilidade, pois eu paguei dois anos para não aprender nada de contabilidade. Devem rever todo o conselho administrativo da faculdade. 19 Tivemos muitos conteúdos teóricos importantes para o nosso crescimento profissional, mas para o mercado de trabalho isso não é o suficiente, muitas coisas que vimos não é realmente a realidade, pois sempre vimos coisas de grande empresa, sendo que hoje a maioria das empresas é pequena. 20 Conseguimos atingir uma boa parte desses objetivos, porém não me sinto preparada, formada para enfrentar um mercado de trabalho. 21 Ao iniciar o curso, todas as pessoas esperam muito, assim como eu. Como aconteceram algumas decepções de professores que foram embora antes de terminar o período ou aqueles que não sabiam transmitir seu conhecimento as expectativas foram diminuindo, as dificuldades para entender as matérias seguintes foram aumentadas. Enfim, hoje não me sinto preparada para ser um profissional contábil. 22- Muitos alunos não saem daqui sabendo contabilidade, por não trabalhar na área. Se na faculdade tivesse o escritório modelo ajudaria muito no aprendizado.

20 23 Não tenho hipocrisia ao responder-vos, e sim com sinceridade a fim de ajudar a instituição, pois houve sim uma renovação pessoal e profissional de minha vida, a faculdade busca e conseguiu com algumas disciplinas alcançar seus objetivos mestres. Contudo, há de frisar a necessidade deste corpo técnico acompanhar, exigir e avaliar tudo o que está sendo representado aos alunos pelo corpo docente. Esta avaliação é fundamental, importante, porque eu acredito nisso e apóio esta mudança. 24 O curso de Ciência Contábeis da FACCACI foi bem proveitoso, mas ela peca em alguns tópicos. Ela tem muito pouco a oferecer em questão de estrutura. Tirando algumas matérias, os professores são bastante esforçados. 25 Tenho muito a agradecer a matéria do Lazaro e Tijuca que nos deu uma base boa e um ótimo gás, pois são ótimos profissionais e professores. É uma pena que os primeiros períodos são muito fracos. Posso dizer que com meu esforço pude desenvolver uma boa visão mercadológica, mas essa visão deveria ser desenvolvida desde o primeiro período, mas não é isso que acontece. Tive certa facilidade porque trabalho na área, mas quem não trabalha sai vazio de conhecimento prático. 26 Deveria ter mais integração da faculdade com os alunos. Deveria capacitar e reciclar os professores, exceto Lázaro e Luiz Cláudio. Deve cobrar mais dos alunos. Ex: Todo trabalho cobrado depois da disciplina de Deuceny deveria ser exigido dentro das normas técnicas para que saíssemos daqui, sabendo fazer um trabalho acadêmico, como não é cobrado ninguém faz. Deveria ter mais integração entre as matérias. Ter aulas de campo. 27 Não atingiu os objetivos propostos, pois muito da proposta foi alcançado na nossa experiência profissional, seja na área contábil ou não. 28 Isso depende, pois alguns alunos atingiram algum desses objetivos e outros não. Acho que na maioria atingiu sim, mas não foi com todos, a instituição tem que ter melhoras. As leis estão mudando, principalmente contábil, a faculdade tem que crescer e se desenvolver para chegar lá junto e ter alunos satisfeitos e bem atualizados. Em minha opinião a faculdade tem que rever uma reforma nos primeiros períodos, para os alunos terem uma boa estrutura, não tentar socorrer no final como fizeram com a nossa turma, só a partir do 5º ou 6º período, que realmente começa-os a entender sobre contabilidade, aí já era tarde de mais.

21 29 Muitos alunos não saem daqui sabendo contabilidade, por não trabalha na área. Se na faculdade tivesse o escritório modelo ajudaria muito no aprendizado. 30 Não tenho hipocrisia ao responder-vos, e sim com sinceridade a fim de ajudar a instituição, pois houve sim uma renovação pessoal e profissional de minha vida, a faculdade busca e conseguiu com algumas disciplinas alcançar seus objetivos mestres. Contudo, há de frisar a necessidade deste corpo técnico acompanhar, exigir e avaliar tudo o que está sendo representado aos alunos pelo corpo docente. Esta avaliação é fundamental, importante, por que eu acredito nisso e apóio esta mudança. 31 O curso de Ciência Contábeis da FACCACI foi bem proveitoso, mas ela peca em alguns tópicos. Ela tem muito pouco a oferecer em questão de estrutura. Tirando algumas matérias, os professores são bastante esforçados. 32 Tenho muito a agradecer a matéria do Lázaro e Tijuca que nos deu uma base boa e um ótimo gás, pois são ótimos profissionais e professores. É uma pena que os primeiro períodos são muito fracos. Posso dizer que com meu esforço pude desenvolver uma boa visão mercadológica, mas essa visão deveria ser desenvolvida desde o primeiro período, mas não é isso que acontece. Tive certa facilidade porque trabalho na área, mas quem não trabalha sai vazio de conhecimento prático. 33 Deveria ter mais integração da faculdade com os alunos. Deveria capacitar e reciclar os professores, exceto Lázaro e Luiz Cláudio que deve cobrar mais dos alunos. Ex: Todo trabalho cobrado depois da disciplina de Deuceny deveria ser exigido dentro das normas técnicas para que saíssemos daqui, sabendo fazer um trabalho acadêmico, como não é cobrado ninguém faz. Deveria ter mais integração entre as matérias. Ter aulas de campo. 34 Não atingiu os objetivos propostos, pois muito da proposta foi alcançado na nossa experiência profissional, seja na área contábil ou não. 35 Isso depende, pois alguns alunos atingiram algum desses objetivos e outros não. Acho que na maioria atingiu sim, mas não foi com todos, a instituição tem que melhorar.

22 As leis estão mudando, principalmente contábil, a faculdade tem que crescer e se desenvolver para chegar lá, junto e ter alunos satisfeitos e bem atualizados. Em minha opinião a faculdade tem que rever uma reforma nos primeiros períodos, para os alunos terem uma boa estrutura, não tentar socorrer no final como fizeram com a nossa turma, só a partir do 5º ou 6º período, que realmente começa-os a entender sobre contabilidade, aí já era tarde de mais.

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva Pela primeira vez, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Table of Contents Apresentação Qual a Vantagem de ter um Negócio Legítimo? Passo 1 - Dados Gerais Passo 2 - Documentos 3 4 5 6 2 Apresentação Se você chegou até aqui, é porque tem o desejo de liberdade

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás Ciências Contábeis 2º ano Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes ALUNO: Vinicius Oliveira de Siqueira Trabalho apresentado para avaliação

Leia mais

MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA:

MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA: MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA: Uma retomada da história do Curso de Geografia da UFU a partir de uma entrevista com a Profa. Dra. Suely Regina Del Grossi Revista OBSERVATORIUM: Qual (ais) a (s) razão (ões)

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO...

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO... EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO... O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre

Leia mais

Programa. Erro Zero Atraso Zero

Programa. Erro Zero Atraso Zero Programa Erro Zero Atraso Zero Introdução O caso de sucesso da Fatto Soluções Contábeis em parceria com o Nibo A Fatto iniciou suas atividades em 2012 e, desde o início, tinha como objetivo oferecer um

Leia mais

Se já dispõe dum contrato Platts, não perca a oportunidade de melhorá-lo

Se já dispõe dum contrato Platts, não perca a oportunidade de melhorá-lo Bem-vindo A Platts é a principal fonte líder mundial de avaliações de referência de preços nos mercados de energia e produtos petroquímicos no mundo, a Mundopetróleo é distribuidor oficial autorizado da

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Criação de Orçamentos

Criação de Orçamentos Criação de Orçamentos As pessoas primeiro, depois o as coisas. Suze Orman, Consultora financeira H á muitas maneiras de gastar seu dinheiro. Será que você deve comprar aquele livro que você está querendo

Leia mais

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA 14h - Início Das 14h às 14h15 - Abertura dos trabalhos com o Presidente do Conselho, Luiz Tadeu Pessutto e Secretária

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS

COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz e não nossa escuridão, que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DE PROFESSOR. Professor: Data / / Disciplina:

QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DE PROFESSOR. Professor: Data / / Disciplina: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA de São Paulo, Campus Avançado de Matão, base em Sertãozinho Relatório de Avaliação Interna RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INTERNA DO CAMPUS AVANÇADO DE MATÃO

Leia mais

O desafio de gerenciar o fluxo de caixa. Gilvânia Banker

O desafio de gerenciar o fluxo de caixa. Gilvânia Banker Gilvânia Banker Manter as contas em dia é um grande desafio para quase todos os empreendedores. O fluxo de caixa de uma empresa, de acordo com o consultor contábil Charles Tessmann, é praticamente o coração

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

GERAÇÃO DA CONECTIVIDADE

GERAÇÃO DA CONECTIVIDADE GERAÇÃO DA CONECTIVIDADE O Instituto Methodus, sendo especialista em Pesquisa, tomou a iniciativa de estudar a Geração da Conectividade, investigando como agem, pensam e se relacionam os jovens. Patrocínio

Leia mais

1ª PERGUNTA: Na sua opinião, como deve ser a formação do trabalhador para o atual mercado de trabalho?

1ª PERGUNTA: Na sua opinião, como deve ser a formação do trabalhador para o atual mercado de trabalho? ANÁLISE DE CONTEÚDO ALUNOS 681 1ª PERGUNTA: Na sua opinião, como deve ser a formação do trabalhador para o atual mercado de trabalho? ANEXO 4 - ANÁLISE DE CONTEÚDO ALUNOS SUJEITO UNIDADE DE CONTEXTO UNIDADE

Leia mais

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO 15/04/15 PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Michael Fullan e Andy Hargreaves. Escolas que aprendem são as que

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 2012/13 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO

RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 2012/13 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO Estudantes à Saída do Secundário 12/13 RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 12/13 Código da Escola OTES1213 N.º de respostas 41658 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES

Leia mais

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos Pesquisa A participação dos pais na Educação de seus filhos 1 Objetivos do movimento Todos Pela Educação Ampliar os conhecimentos do Todos Pela Educação, da Fundação SM, de nossos parceiros e da sociedade

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UMANAS IFCH FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACED Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais Curso: Ciências Sociais

Leia mais

ENTREVISTA MARCOS MARINO 33º COLOCADO AFRFB / 2012

ENTREVISTA MARCOS MARINO 33º COLOCADO AFRFB / 2012 ENTREVISTA MARCOS MARINO 33º COLOCADO AFRFB / 2012 Olá, amigos do Estratégia! Como diz meu amigo Sérgio Mendes, como é bom estar aqui! Hoje irei entrevistar o Marcos Marino, aluno do Estratégia Concursos

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

ADVOCACIA CRIATIVA. Hotel Laghetto Viverone Moinhos Porto Alegre, 06 de Novembro de 2015 Leonardo Barém Leite

ADVOCACIA CRIATIVA. Hotel Laghetto Viverone Moinhos Porto Alegre, 06 de Novembro de 2015 Leonardo Barém Leite X CONGREJUR (2015) ADVOCACIA CRIATIVA Hotel Laghetto Viverone Moinhos Porto Alegre, 06 de Novembro de 2015 Leonardo Barém Leite Advocacia criativa de uma forma geral e global... Como posso ajudar mais

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 47 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 O Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 é um treinamento voltado para pessoals que estão no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação ou desejam

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

Como planejar a sua carreira profissional

Como planejar a sua carreira profissional 1 Como planejar a sua carreira profissional Normalmente, as crises e os momentos difíceis pelos quais todos nós vivenciamos, são excelentes momentos para repensarmos as nossas decisões e ações. Talvez

Leia mais

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Maria Rita Gramigna Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Que motivos levam as pessoas a adiar ações e decisões em seu cotidiano? No ambiente empresarial, é comum a presença de

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

PROJETO LÍNGUA DE FORA

PROJETO LÍNGUA DE FORA DESCRIÇÃO PROJETO LÍNGUA DE FORA O, de responsabilidade dos professores da disciplina de estágio supervisionado das línguas espanhola, francesa e inglesa, corresponde a 50 horas de estágio, das 200 horas

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

FACULDADE REDENTOR ITAPERUNA RJ

FACULDADE REDENTOR ITAPERUNA RJ RESULTADOS DA PESQUISA DE PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DOS CURSOS DE: MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS FACULDADE REDENTOR 2012 ITAPERUNA RJ MODELO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Leia mais

RELATORIO DA AVALIAÇÃO DO I ENCONTRO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA DO IFCE

RELATORIO DA AVALIAÇÃO DO I ENCONTRO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA DO IFCE RELATORIO DA AVALIAÇÃO DO I ENCONTRO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA DO IFCE I. CAMPUS DE JUAZEIRO DO NORTE O NÚMERO DE BOLSISTAS PARTICIPANTES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO: 17 ALUNOS

Leia mais

Após 41 anos de descontos e 65 de idade reformei-me. Fiquei com UMA SÓ reforma calculada a partir dos descontos que fiz nesses 41 anos.

Após 41 anos de descontos e 65 de idade reformei-me. Fiquei com UMA SÓ reforma calculada a partir dos descontos que fiz nesses 41 anos. Vamos lá entender!? Tenho sido questionado sobre a razão de terem terminado a nível do SNS as cirurgias de mudança de sexo que eram feitas por mim no CHLN/Hospital Santa Maria, em Lisboa. Decidi por isso

Leia mais

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto:

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto: Sérgio Salgado De: Sérgio Salgado Enviado em: segunda-feira, 21 de setembro de 2015 10:03 Para: ''pami@superig.com.br' (pami@superig.com.br)' Cc: 'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo

Leia mais