PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UFSM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UFSM"

Transcrição

1 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UFSM

2 Como transbordar a Universidade?

3 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. (FORPROEX)

4

5 DIRETRIZES DA EXTENSÃO Interação dialógica entre universidade e sociedade; Interdisciplinaridade e interprofissionalidade; Indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa; Impacto na formação do estudante; Impacto e transformação social; Comprometimento com as demandas da sociedade e com as exigências da realidade.

6 OBJETIVOS DA EXTENSÃO Ser reconhecida como uma dimensão fundamental da atuação da universidade; Contribuir na construção de soluções para os problemas da sociedade; Possibilitar o desenvolvimento de programas e projetos alinhados com a plano de desenvolvimento institucional, considerando as demandas da sociedade; Facilitar o processo de produção e difusão de conhecimentos; Promover a inserção junto aos segmentos sociais e interfaces com a educação básica; Propiciar a integração com a sociedade e o mercado.

7 ALINHAMENTO AO PDI DESAFIO 2 - Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica Apoiar, desenvolver e monitorar ações de extensão que promovam uma educação inovadora e transformadora visando qualificar a formação acadêmica pela sua inserção nos currículos da graduação. DESAFIO 3 - Inclusão social Qualificar o processo de inclusão social, considerando o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Direitos Humanos da UFSM, na parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Coordenadoria de Ações Educacionais.

8 ALINHAMENTO AO PDI DESAFIO 4 - Inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia Disponibilizar informações, induzir a inovação, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, visando ações de extensão com inserção social e a integração com a sociedade e o mercado. DESAFIO 6 - Desenvolvimento local, regional e nacional Promover a qualificação e a inserção das ações de extensão em consonância com as demandas da sociedade para fomentar o desenvolvimento local e regional.

9 EIXOS DA EXTENSÃO Territórios Grupos populacionais Áreas temáticas Comunicação Cultura Direitos Humanos e Justiça Educação Meio Ambiente Saúde Tecnologia e Produção Trabalho

10 AÇÕES DE EXTENSÃO Programas Projetos Cursos Eventos Prestação de serviços

11 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CÂMARA DE EXTENSÃO COMISSÕES DE EXTENSÃO

12 ESTRUTURA DA PRE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Secretaria Executiva Coordenadoria Ações Regionais e Inovação Coordenadoria Extensão Tecnológica e Social Coordenadoria Cultura e Eventos

13 COORDENADORIA DE AÇÕES REGIONAIS E INOVAÇÃO Fomentar, acompanhar e assessorar a condução de todos os processos que promovam o desenvolvimento local e regional em todas as áreas do conhecimento da Universidade.

14 COORDENADORIA DE AÇÕES REGIONAIS E INOVAÇÃO Fórum Regional Permanente de Extensão; Fundo de Incentivo à Extensão; Participação em Feiras do Setor Produtivo; SEURS e CBEU; PROEXT; RONDON; Feira de Produtores (Polifeira e Ana Primavesi); Projeto Zelo; Parceria Rede ODS.

15 PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS Expoagro Expodireto FEISMA Fenarroz Carijo Expofred

16 Rastros de Extensão Parceria - DAC

17 PARA SE TER UMA IDEIA, NO FIEX... Ações submetidas em 2017: 266 Ações submetidas em 2018: de R$ ,00 de recursos distribuídos TOTAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO NA UFSM

18 COORDENADORIA DE CULTURA E EVENTOS Cuidar do patrimônio artístico e cultural da Universidade, conduzir o processo de organização e gestão dos seguintes espaços: Centro de Convenções, Centro de Eventos, Espaço Multiuso, Salão Imembuí, Sala 218, Hall da Reitoria e outros espaços de uso comum pela UFSM.

19 COORDENADORIA DE CULTURA E EVENTOS Valorização, preservação e restauração do patrimônio artístico; Participação em Feiras do Livro, JAI, Descubra e Calourada; Orientação na realização de eventos de caráter científico, técnico, artístico e cultural; Gestão de espaços de uso comum; Planetário; Viva o Campus; Plano Institucional de Cultura.

20 CENTRO DE CONVENÇÕES lugares

21 ESPAÇO MULTIUSO SALÃO IMBEMBUÍ SALA 218 HALL DA REITORIA CENTRO DE EVENTOS

22 PLANETÁRIO 18 mil visitantes

23 VIVA O CAMPUS 02 edições/mês Chamada

24 PARTICIPAÇÃO EM FEIRA DO LIVRO 66 atividades 24 propostas SM/18 PRE, Editora e BC

25 COORDENADORIA DE EXTENSÃO SOCIAL E TECNOLÓGICA Fomentar, conduzir e avaliar de ações de extensão voltadas para o desenvolvimento social e tecnológico.

26 COORDENADORIA DE EXTENSÃO SOCIAL E TECNOLÓGICA Incubadora Social; Empresas Juniores; Convênios externos; Observatório de Direitos Humanos; Parceira com a FEICOOP; Incentivo à extensão tecnológica, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras, apoiando ações que envolvam projetos de prestação de serviços.

27 INCUBADORA SOCIAL 10 Empreendimentos Econômicos Solidários

28 OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS PRE/CAED AVTSM; MP-RS E FASE; HeForShe; Igualdade de Gênero; Iniciativas Anti-Racistas; PF-Inspira; Nome Social; Refugiados e Imigrantes; Engenheiros Sem Fronteiras; Together; Adote Ação Politécnico; Rádio; Indígenas

29

30 COMUNICAÇÃO EXPERIÊNCIA EXTENDA - ARCO - FACEBOOK

31 DESTAQUE EXTENSIONISTA Docente Técnico-administrativo em educação Extensionista, com trajetória de trabalho reconhecida pela comunidade, utilizando-se critérios elaborados pela Câmara de Extensão.

32 DESTAQUE EXTENSIONISTA Critérios: Impacto Social; Impacto Formativo; Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão; Interdisciplinaridade; Interação Dialógica; Longevidade e Qualidade das ações extensionistas desenvolvidas.

33 DESAFIOS Construção da Política de Extensão Curricularização da Extensão

34 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO I criar os mecanismos necessários para facilitar a identificação das ações de extensão; II disponibilizar informações das ações extensionistas às diferentes instâncias da estrutura administrativa da Universidade para facilitar o processo de flexibilização curricular; III elaborar instrumentos de avaliação das ações de extensão a partir de indicadores de desempenho e de frequência, quando for o caso, para que possam ser computadas e incluídas no histórico acadêmico.

35 A relação da universidade com a comunidade se fortalece pela Extensão Universitária, ao proporcionar diálogo entre as partes e a possibilidade de desenvolver ações sócio-educativas que priorizam a superação das condições de desigualdade e exclusão ainda existentes. E, na medida em que socializa e disponibiliza seu conhecimento, tem a oportunidade de exercer e efetivar o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos (SILVA, 2011). SILVA, Valéria. Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, novembro de 2011.

36 Bem à Pró-Reitoria de Extensão!

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA.

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. 2. O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA? A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. RESOLUÇÃO No XX, DE XX DE OUTUBRO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. RESOLUÇÃO No XX, DE XX DE OUTUBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO No XX, DE XX DE OUTUBRO DE 2018 Aprova a Política de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF.

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - DIPES Esplanada dos Ministérios Bloco L 3º Andar Anexo II - Sala 310 70047-900 Brasília DF Telefone:

Leia mais

A Extensão no IFRS. Concepções, Objetivos, Diretrizes, Dimensões, Ações, Áreas Temáticas

A Extensão no IFRS. Concepções, Objetivos, Diretrizes, Dimensões, Ações, Áreas Temáticas Concepções, Objetivos, Diretrizes, Dimensões, Ações, Áreas Temáticas Concepções A extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre

Leia mais

Prezadas coordenadoras e Prezados coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR

Prezadas coordenadoras e Prezados coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR Prezadas coordenadoras e Prezados coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR Estamos empenhados em viabilizar a implantação da creditação da Extensão na UFPR, conforme estabelecido no Plano Nacional

Leia mais

1.1.1 Política de Extensão

1.1.1 Política de Extensão 1.1.1 Política de Extensão Na FURB, a Extensão fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e realiza-se orientada para o favorecimento das condições

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Edital Extensão - 02/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público o presente Edital de Extensão na modalidade de fluxo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

REGULAMENTO GERAL DA EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINSTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO REGULAMENTO GERAL

Leia mais

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018 Política de Inovação 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho 16 de maio de 2018 Calendário Dia Mês Atividade do GT Política de Inovação (art. 14 decreto 9.283/2018) CONSU 18 Abril 2017 Extensão tecnológica e prestação

Leia mais

Conceito de Extensão

Conceito de Extensão Conceito de Extensão LEGISLAÇÃO Resolução nº 04/2009 CONSUN Março de 2009 Política Nacional de Extensão FORPROEX Maio de 2012 Política - FORPROEX A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional

Leia mais

1.1.1 Política de Extensão

1.1.1 Política de Extensão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1.1.1 Política de Extensão Na FURB, a Extensão fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre

Leia mais

DECANATO DE EXTENSÃO

DECANATO DE EXTENSÃO DECANATO DE EXTENSÃO Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira Decana de Extensão Prof. Alexandre Pilati Diretor Técnico de Extensão NATUREZA DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: Será sempre

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura Programa de Fortalecimento Acadêmico PFA. Edital PFA Extensão - 01/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura Programa de Fortalecimento Acadêmico PFA. Edital PFA Extensão - 01/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Programa de Fortalecimento Acadêmico PFA Edital PFA Extensão - 01/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão Cultura, torna público o presente

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de:

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de: Portaria nº 01/PREx, de 31 de maio de 2011. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de: 1- Regulamentar o Inciso IV do Art.3º,

Leia mais

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento.

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento. Código do Documento SG-P013 Nome da Política Programa de Extensão Universitaria Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Adriana Valese Diretoria de Suporte e Planejamento

Leia mais

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas 1. Perfil do

Leia mais

INCUBADORA DE TECNOLOGIA SOCIAL

INCUBADORA DE TECNOLOGIA SOCIAL 1 INCUBADORA DE TECNOLOGIA SOCIAL Programa Institucional Tem a finalidade de apoiar grupos de sujeitos em situação de vulnerabilidade social ou em fase de organização solidária. Linhas de atuação: a) Economia

Leia mais

Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica

Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica Valéria Poliana Silva Unimontes Lelapolly@hotmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016,

Leia mais

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 83, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 83, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016. RESOLUÇÃO UNESP Nº 83, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016. Institui a Política de Idiomas da Unesp. O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", no uso das

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Objetivos da Extensão Universitária A extensão universitária é entendida, portanto, como

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO N o 28/CEPE, DE 1 o DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ,

Leia mais

ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO

ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS AVANÇADO ARCOS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO A Extensão

Leia mais

1. O DIREITO A UMA CIDADE EDUCADORA

1. O DIREITO A UMA CIDADE EDUCADORA Apresentam-se 3 quadros, cada um deles integra um capítulo da Carta das Cidades Educadoras. As cruzes correspondem às ideias-chave/conceitos que os elementos de cada eixo deverão ter em atenção na sua

Leia mais

Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira

Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira

Leia mais

Diagnóstico Eixo Temático: Políticas de Extensão e Cultura

Diagnóstico Eixo Temático: Políticas de Extensão e Cultura Diagnóstico Eixo Temático: Políticas de Extensão e Cultura CONCEPÇÃO A Extensão Universitária na Unipampa é regulamentada pela Resolução nº 104, de 27 de agosto de 2015, que segue os princípios conceituais

Leia mais

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. contato@acessibilidade.ufrj.br Quem somos nós? Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva,

Leia mais

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC.

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. O Reitor da Universidade Federal de São Paulo, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 13 de abril a 31 de dezembro de 2015 2015 SOLICITAÇÃO 03/fev a 16/mar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 42, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 42, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 42, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre o Regulamento da curricularização das atividades de extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL Nº 04/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL Nº 04/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À CULTURA E ARTE UNIVERSITÁRIA PROCULTURA SELEÇÃO PROCULTURA 2017 A Universidade

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional

5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 De forma geral, a atividade de planejamento se torna efetiva por meio de uma direção clara, acompanhamento das atividades

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE

A IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE A IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE João Batista da Silva Santos (UENF) joaosanto.92@gmail.com Jaqueline Maria de Almeida (UENF) jaquelinemalmeida@yahoo.com.br

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE.

RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE,

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO 1999-2001 (disponível em www.mec.gov.br/sesu/planonaex.shtm) Princípio Básico Eixos Temáticos Objetivos Metas Financiamento Avaliação PRINCÍPIO BÁSICO Tem-se hoje como princípio

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS

ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS 1. Transversalidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com vistas na articulação dos saberes acadêmicos e científicos. 2. Consolidação do processo de internacionalização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL Nº 002/2015 SELEÇÃO PIBEX 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL Nº 002/2015 SELEÇÃO PIBEX 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL Nº 002/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PIBEX / UFV SELEÇÃO PIBEX 2016 A Universidade

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP OS SENTIDOS DOS SERVIÇOS NA RELAÇÃO DA UNESP COM A SOCIEDADE Tema 1 - Os serviços no contexto da Extensão Universitária 1. Introdução

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-14, de 2-3-2016, publicada no DOE de 03/03/2016, pág. 57 e 58 e republicada no DOE de 09/03/2016, pág. 60 Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Coordenação: Profa. Carolina Angélica Barbosa Saliba Professoras: Cristiane Neri Nobre e Sandra Maria de Freitas Administração: Fabiana Aparecida Ferreira

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2015

PLANO DE TRABALHO 2015 PLANO DE TRABALHO 2015 1 A ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA FADBA A (ASPED) da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) se configura como uma área comprometida prioritariamente com a execução do Projeto Pedagógico

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS E,

O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS E, RESOLUÇÃO Nº. /2013 CONEPE O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS E, CONSIDERANDO: As deliberações da PROEC

Leia mais

EDITAL do Programa de Incentivo às Atividades Culturais (ProCult) - 01/2016 BOLSAS DE EXTENSÃO

EDITAL do Programa de Incentivo às Atividades Culturais (ProCult) - 01/2016 BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL do Programa de Incentivo às Atividades Culturais (ProCult) - 01/2016 BOLSAS DE EXTENSÃO A e a sua Coordenadoria Cultural tornam pública a abertura das inscrições destinadas a selecionar Programas

Leia mais

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Parte 2: Formação de docentes Profa. Me. Judith Terreiro Coordenadora de Projetos Grupo de Formulação e Análises Curriculares

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE INSTITUIR as seguintes NORMAS PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE INSTITUIR as seguintes NORMAS PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 32ª Reunião Ordinária, realizada no dia 30 de agosto de 2012, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio;

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio; RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 02 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes do Sub-Programa Cursinhos pré-universitários da UNESP do Programa de Extensão Universitária "Divulgação, Orientação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO,

Leia mais

Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016

Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016 2016-2026 Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016 Agenda Abertura (Prof. Burmann) PDI e Sistemática da Reunião(Frank) Plano de Comunicação (Andressa) Metodologia (Fernando) Encaminhamentos (Frank

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

PDI Políticas de extensão

PDI Políticas de extensão 6.5 Políticas de extensão A Extensão Universitária existe no Brasil sob duas formas que traduzem, em suma, a própria história do conceito de extensão: uma centrada na prestação de serviços, na promoção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 08 de maio a 31 de dezembro de 2017 2017 SOLICITAÇÃO 01/março a 05/abril UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGIMENTO DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERATIVIDADES GERAIS Art. 1º Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação,

Leia mais

EDITAL ESPECIAL DE BOLSA DE EXTENSÃO Nº 2

EDITAL ESPECIAL DE BOLSA DE EXTENSÃO Nº 2 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EDITAL ESPECIAL DE BOLSA DE EXTENSÃO 2016 - Nº 2 A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense - em consonância

Leia mais

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Chapecó-SC, Jun/2017 APRESENTAÇÃO Garantir a Extensão Universitária como um processo educativo, cultural e científico

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº. 65/2014-CONSUNI/UFAL, de 03 de novembro de 2014. ESTABELECE A ATUALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES GERAIS

Leia mais

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRODIN UNIDADE PROPONENTE: PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO DA UFSCAR

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRODIN UNIDADE PROPONENTE: PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO DA UFSCAR PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRODIN DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE UNIDADE PROPONENTE: PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO DA UFSCAR Telefone: 33518113 E_mail: proex@ufscar.br Nome da gestora: Luiz

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL 1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 1.1. Finalidades, objetivos e compromissos da instituição, explicitados claramente nos documentos oficiais da IES. 1.2. Concretização das práticas

Leia mais

O que são os Núcleos Temáticos?

O que são os Núcleos Temáticos? O que são os Núcleos Temáticos? Dispositivos acadêmicos grupais de natureza multidisciplinar e transdisciplinar voltados para a ampliação e aprofundamento de temas de relevância social, cultural e científica

Leia mais

Missão Pró-Reitoria de Extensão

Missão Pró-Reitoria de Extensão Missão Pró-Reitoria de Extensão Contribuir para a construção do conhecimento voltado ao desenvolvimento sustentável e para a formação dos alunos da UFC, por meio de ações de extensão, articuladas com o

Leia mais

CHAMADA PARA A JORNADA DE EXTENSÃO E CULTURA - PRÊMIO MARIA FILINA

CHAMADA PARA A JORNADA DE EXTENSÃO E CULTURA - PRÊMIO MARIA FILINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO JORNADA INTEGRADA DE EXTENSÃO E CULTURA CHAMADA PARA A JORNADA DE EXTENSÃO E CULTURA - PRÊMIO MARIA FILINA A Pró-Reitoria de Extensão da

Leia mais

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Frente Nacional de Prefeitos Mesa: Faces e Intersetorialidade da Economia Solidária

Leia mais

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Eixo Pesquisa Roteiro: elaboramos, para cada pergunta, uma lista de sugestões para motivar o grupo na elaboração de suas respostas,

Leia mais

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decreta: CAPÍTULO I DA POLÍTICA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEUS AGENTES

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decreta: CAPÍTULO I DA POLÍTICA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEUS AGENTES P R O J E T O D E L E I - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Institui a política de fomento à economia solidária, e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decreta: CAPÍTULO

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DE MINUTA PARA INSTITUIR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO IFES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DE MINUTA PARA INSTITUIR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO IFES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 PROPOSTA DE MINUTA PARA INSTITUIR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Aula de Paisagismo no campus de Cruz das Almas

APRESENTAÇÃO. Aula de Paisagismo no campus de Cruz das Almas P R O J E T O - P I L O T O UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB Pró-Reitoria de Extensão - Proext Rua Rui Barbosa, 710 - Centro - Cruz das Almas/BA - 44.380-000 Site: www.ufrb.edu.br/proext

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Eu Também Conto!

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Eu Também Conto! ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL GAL Eu Também Conto! ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL 1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL) A EDL incide em traços gerais nas seguintes problemáticas: Acesso

Leia mais

RSU: Entre o discurso e a realidade. Liane N. Rotta ORSUB/ORSALC/IESALC/UNESCO

RSU: Entre o discurso e a realidade. Liane N. Rotta ORSUB/ORSALC/IESALC/UNESCO RSU: Entre o discurso e a realidade Liane N. Rotta ORSUB/ORSALC/IESALC/UNESCO RSU Primeira metade da década de 90: Documentos: La ensenança superior: leciones derivadas de la experiência (Banco Mundial,

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE ETENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE 2013/1 FORMULÁRIO PARA PROJETOS DAS AÇÕES

Leia mais

Realização: PROEC Creditação da Extensão

Realização: PROEC Creditação da Extensão PROEC- 2017 Creditação da Extensão Creditação da Extensão na UFPR Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 Lei Federal 13.005/2014 estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional

Leia mais

CONGRESSO INSTITUCIONAL 2017 DO IFG DOCUMENTO BASE

CONGRESSO INSTITUCIONAL 2017 DO IFG DOCUMENTO BASE CONGRESSO INSTITUCIONAL 2017 DO IFG DOCUMENTO BASE Por ocasião da construção coletiva da Metodologia que seria empregada no Congresso Institucional 2017, a Comissão Central de Elaboração concluiu que era

Leia mais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Capacitar o Montijo

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Capacitar o Montijo ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL GAL Capacitar o Montijo ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL 1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL) A EDL incide em traços gerais nas seguintes problemáticas: Acesso

Leia mais

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Pró-reitoria da Extensão da UFABC Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Maio de 2008 2 Universidade Federal do ABC Criada em 26/07/2005 - Lei Nº 11.145 Campus Santo André início do

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF. RESOLUÇÃO CONSUN 5/2014 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NEXT DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO EDITAL PROEX Nº 01/2016 - FLUXO CONTÍNUO 1. OBJETIVO GERAL O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), regulamenta,

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP Uberlândia MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP Uberlândia MG RESOLUÇÃO N o 04/2009 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 003, DE 16 DE ABRIL DE 2014 Regulamenta sobre atividades de Extensão

Leia mais

Resolução nº 025, de 17 de abril de 2018.

Resolução nº 025, de 17 de abril de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Resolução nº 025, de 17 de abril de 2018. O Presidente em exercício do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, considerando o que foi

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2015 DE SELEÇÃO INTERNA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO A SEREM ENCAMINHADAS AO EDITAL PROEXT MEC/SESu.

EDITAL Nº. 003/2015 DE SELEÇÃO INTERNA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO A SEREM ENCAMINHADAS AO EDITAL PROEXT MEC/SESu. EDITAL Nº. 003/2015 DE SELEÇÃO INTERNA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO A SEREM ENCAMINHADAS AO EDITAL PROEXT 2016- MEC/SESu. A Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por meio da

Leia mais

Coordenadoria de Graduação na Área da Saúde

Coordenadoria de Graduação na Área da Saúde Coordenadoria de Graduação na Área da Saúde Apresentação: A Coordenadoria da Saúde (CoorSaúde), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é resultado do movimento de implantação das Diretrizes Curriculares

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 NORMAS PARA A ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE ACC COMO COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE RETIFICAÇÃO PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET EDUCAÇÃO POPULAR A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CHAPA: HUMANIDADE TRABALHO E TRANSPARÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CHAPA: HUMANIDADE TRABALHO E TRANSPARÊNCIA CHAPA: HUMANIDADE TRABALHO E TRANSPARÊNCIA 1 APRESENTAÇÃO A Chapa Humanidade, Trabalho e Transparência é composta por integrantes de diferentes formações acadêmicas com visões que se complementam, e buscará,

Leia mais

Anexo a Resolução Consepe n.º 68/2009, de 30/09/2009

Anexo a Resolução Consepe n.º 68/2009, de 30/09/2009 Diretrizes para a Pesquisa da Universidade Católica de Brasília Setembro/2009 APRESENTAÇÃO... 3 INTRODUÇÃO... 3 I. DIRETRIZES PARA A ATUAÇÃO INSTITUCIONAL EM PESQUISA... 4 1.1. PREMISSAS GERAIS... 5 II.

Leia mais