Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!"

Transcrição

1 Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! - Abra este caderno de prova somente quando for autorizado. - Esta é a Avaliação de Conhecimentos Específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Federal 8069/90. - Leia todas as orientações antes de iniciar a prova. - A duração da Prova será de 03 (três horas) das 14:00h às 17:00h. - Esta prova contém 20 (vinte) questões enumeradas, de múltipla escolha, com 04 alternativas para cada uma das questões. - A avaliação é individual, sem consulta a qualquer material, livro, texto, etc. Os celulares devem ser desligados, bem como quaisquer outros equipamentos eletrônicos, sob pena de desclassificação em caso de tocar, vibrar ou despertar, e deverão ser deixados na mesa à frente com o fiscal de prova. - Não será permitido ao candidato, quando da realização da prova: * Comunicar-se com outro candidato; * Retirar-se do local da prova sem autorização; - Será excluído do processo de escolha o candidato que, por qualquer motivo faltar à prova ou, durante sua realização, for flagrado comunicando-se com outro candidato ou pessoa estranha, por gestos, oralmente, por escrito, por meio eletrônico ou não. - As questões devem ser respondidas com caneta esferográfica azul ou preta na folha de resposta. - Não preencha duas opções para a mesma questão (múltipla escolha). Caso isso ocorra a questão será invalidada; - Não dobre, não amasse, nem rasure a Folha de Respostas. - Ao final da AVALIAÇÃO, devolva a Folha de Questões e a Folha de Respostas devidamente preenchida, assinada e conferida. Será automaticamente excluído do processo de escolha o candidato que não devolver a folha oficial de respostas ou devolvê-la sem assinatura. - Iniciadas as provas, os candidatos somente poderão deixar a sala, e a esta retornar, exclusivamente para uso de sanitários ou bebedouros. - Os três últimos a ficarem na sala, deverão permanecer até que o último tenha terminado e entregue a prova. Aqueles candidatos que deixarem de atingir a média de 50% (cinqüenta por cento) de acerto das questões, não terão suas candidaturas homologadas, bem como não estarão aptos para o processo de escolha. PROVA BRANCA

2 1. O processo para escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal e a fiscalização do Ministério Público. Assinale a alternativa correta: a) O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 2 (dois) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. b) O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. c) A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 1º de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha. d) No processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é permitido ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor. 2. É atribuição do Conselho Tutelar aplicar: a) Medida Sócio educativa em Meio Aberto; b) Medidas de Proteção; c) Medidas de Internação; d) Medidas Punitivas. 3. De acordo com o ECA, o Conselho Tutelar, ao tomar conhecimento de ameaça ou violação aos direitos de crianças e adolescentes, é competente, em regra, para determinar a: a) inclusão da criança e(ou) do adolescente em programa oficial de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente. b) destituição da tutela da criança e(ou) do adolescente. c) ingressar com ação de suspensão ou destituição de poder familiar. d) perda da guarda da criança e(ou) do adolescente 4. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cada município deve ter no mínimo a seguinte quantidade de Conselhos Tutelares: a) 04 (quatro). b) 05 (cinco). c) 06 (seis). d) 01 (um).

3 5. De acordo com o artigo 55 do ECA, é dever dos pais ou responsável a obrigação de: a) Matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. b) Acompanhar os filhos nas realizações das provas escolares. c) Ensinar os filhos as tarefas de casa. d) Ensinar uma profissão.. 6. São impedidos de servir no mesmo Conselho, EXCETO: a) ascendentes e descendentes. b) marido e mulher. c) irmãos. d) primo e prima. 7. De acordo com a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Art. 2º, é correto afirmar que: a) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. b) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa com até treze anos de idade completos, e adolescente aquela pessoa entre treze e vinte e um anos de idade. c) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa com até onze anos incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade. d) Considera-se criança, a pessoa com até doze anos de idade completos, e adolescentes a pessoa entre quatorze e 18 dezoito anos de idade. 8. Para proceder à adoção, é necessário que o adotante seja no mínimo: a) dezoito anos mais velho que o adotando. b) dezesseis anos mais velho do que o adotando. c) vinte anos mais velho que o adotando. d) cinco anos mais velho que o adotando. 9. Acerca do poder familiar, segundo o artigo 21 do Estatuto da Criança e Adolescente marque a alternativa correta: a) será exercido prioritariamente pela mãe. b) será exercido prioritariamente pelo pai. c) será exercido em igualdade de condições por ambos os genitores. d) será exercido prioritariamente pelo provedor.

4 10. Complete a afirmação a seguir corretamente, de acordo com o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente: Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão comunicados ao da respectiva, sem prejuízo de outras providências legais. a) obrigatoriamente / Prefeito(a) / localidade b) facultativamente / Ministério Público / comarca c) obrigatoriamente / Conselho Tutelar / localidade d) facultativamente / Conselho Tutelar / prefeitura 11. Ao tratar do direito da criança e do adolescente à educação, o ECA, em seu artigo 56, determina que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar, dentre outros, os casos de: a) maus tratos envolvendo seus alunos b) a falta de uso de uniforme reiterada pelo aluno c) atrasos injustificados do aluno d) dificuldades do aluno em acompanhar os trabalhos escolares 12. Segundo o artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente, complete a disposição a seguir: Nenhuma criança ou adolescente menor de poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa a) 12 (doze) anos / autorização judicial. b) 16 (dezesseis) / autorização judicial. c) 12 (doze) anos / autorização do Conselho Tutelar. d) 16 (dezesseis) / autorização do Conselho Tutelar. 13. O Conselho tutelar, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é composto, por no mínimo, de quantos membros: a) Por 06 (seis) membros titulares e permitida apenas 01 (uma) recondução. b) Por 06 (seis) membros titulares e permitida recondução por novos processos de escolha. c) Por 05 (cinco) membros titulares e permitida recondução por novos processos de escolha. d) Por 05 (cinco) membros titulares e permitida apenas 01 (uma) recondução.

5 14. Toda criança ou adolescente que estiver inserido no programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, segundo o artigo 19, 1 do ECA, em no máximo: a) 07 (sete) meses. b) 03 (três) meses. c) 09 (nove) meses. d) 12 (doze) meses. 15. É correto afirmar que: a) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente; b) O Conselho Tutelar é órgão permanente e submisso ao Poder Executivo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente; c) O Conselho Tutelar é órgão permanente e jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente; d) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pelo Poder Executivo e legislativo de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. 16. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem referente à prática de ato infracional. ( ) Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas previstas no art ( ) São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas na Lei 8.069/1990. ( ) Considera-se ato infracional a conduta descrita apenas como crime. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V, V, F. b) F, V, V. c) F, V, F. d) Todas as alternativas são verdadeiras.

6 17. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida entre outros, sendo que a garantia da prioridade compreende, EXCETO: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. c) exclusividade na formulação e na execução das políticas sociais públicas. d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. 18. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos, EXCETO: a) ser filiado a partido político. b) reconhecida idoneidade moral. c) idade superior a vinte e um anos. d) residir no município. 19. Assinale a opção INCORRETA. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: a) ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. b) progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. c) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. d) deixar de ofertar ensino de qualidade a criança e ao adolescente, privando-o da educação. 20. Acerca das decisões tomadas pelo Conselho Tutelar, estas poderão ser revistas: a) Pelo chefe do Poder Executivo. b) Pelo Delegado. c) Pela secretaria municipal de Assistência Social. d) Pela Autoridade Judiciária.

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! - Abra este caderno de prova somente quando for autorizado. - Esta é a Avaliação de Conhecimentos Específicos

Leia mais

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE RIO DO SUL SC PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA Instruções para realização da prova 1. Esta prova contem:

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 9 Política de Atendimento Profa. Leila Rocha Sponton 9.1 Política de Atendimento Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do : previstas, principalmente, no art. 136 do ECA. - Além destas, o CT tem o dever de fiscalizar entidades de atendimento

Leia mais

CONSELHO TUTELAR Professora Cristiane Dupret

CONSELHO TUTELAR Professora Cristiane Dupret CONSELHO TUTELAR E SUAS ALTERAÇÕES NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELA LEI 12.696/12 1.1 Natureza e formação do Conselho Tutelar O ECA dispõe acerca do Conselho Tutelar a partir do seu artigo

Leia mais

Instruções: iv. O penúltimo candidato a terminar seu teste deverá aguardar a que o último termine para sair da sala. Questões:

Instruções: iv. O penúltimo candidato a terminar seu teste deverá aguardar a que o último termine para sair da sala. Questões: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timbó - SC Teste de Qualificação para os Candidatos ao Conselho Tutelar Novembro de 2010 Número do Nota Candidato Instruções: i. Marque seu

Leia mais

Prof. Edison Luiz Devos Barlem

Prof. Edison Luiz Devos Barlem Prof. Edison Luiz Devos Barlem O artigo 227 da Constituição Federal de 1988 originou o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ( ECA ) e diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança

Leia mais

PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente)

PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) NOME LEGIVEL DO CANDIDATO: Assinatura do candidato: ORIENTAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA 01) É proibido durante

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente 01- As entidades de atendimento que desenvolvem programas de abrigo para crianças e adolescentes tem obrigação de: a) sempre que possível, providenciar a transferência

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Art. 3º do ECA: a criança e adolescente gozam de todos os inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da de que trata esta lei (...). Assinale

Leia mais

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação da Educação LEI Nº 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Prof. Stephanie Gurgel Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê: 1 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo - 227 da Constituição Federal de 1988 que prevê: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente,

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente CERT 7ª Fase Promotor de Justiça Artigos 81 ao 130, ECA Período 2006-2016 1) Com. Exam. (MPE SP) - PJ - 2015 Direito da Criança e do

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer Profª. Liz Rodrigues - Art. 205, CF/88: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Crimes e Infrações Administrativas Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Infração administrativa pode ser entendida como sendo uma conduta contrária ao direito à qual se imputa

Leia mais

Terça-feira, 12 de Maio de 2015 Edição N 928

Terça-feira, 12 de Maio de 2015 Edição N 928 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO 001/2015 1. DO PROCESSO DE ESCOLHA O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Leia mais

CONSIDERANDO que é dever todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (art.

CONSIDERANDO que é dever todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (art. familiar e comunitária (art. do ECA); CONSIDERANDO que é dever todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (art. 70, do ECA); RESOLVE: Capitulo 1- Das Disposições

Leia mais

EDITAL Nº 003, DE 10 DE ABRIL DE 2015

EDITAL Nº 003, DE 10 DE ABRIL DE 2015 EDITAL Nº 003, DE 10 DE ABRIL DE 2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO UNIFICADO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Município de Castanhal-PA

Leia mais

WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA

WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA 1. (Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN Órgão: TJ-MG) Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros Quanto à legislação especial, assinale a alternativa (ADAPTADA):

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CONSELHOS TUTELARES E DE DIREITO PI Valença do Piauí-PI

EDITAL DE ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CONSELHOS TUTELARES E DE DIREITO PI Valença do Piauí-PI EDITAL DE ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CONSELHOS TUTELARES E DE DIREITO PI Valença do Piauí-PI Edital O (a) Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Valença do Piauí-PI,

Leia mais

Aprendendo a ser Enfermeira Pediátrica. P rofª Graça P i menta UCSal

Aprendendo a ser Enfermeira Pediátrica. P rofª Graça P i menta UCSal Aprendendo a ser Enfermeira Pediátrica P rofª Graça P i menta UCSal A ssi stên ci a de Enfermagem P edi átri ca Na Assistência de Enfermagem Pediátrica torna-se necessário para a prestação de cuidados

Leia mais

- Cabe aos pais ou responsáveis que descumprirem com seus deveres em relação à criança ou adolescente

- Cabe aos pais ou responsáveis que descumprirem com seus deveres em relação à criança ou adolescente MEDIDAS PERTINENTES AOS PAIS OU RESPONSÁVEL- art. 129 - Cabe aos pais ou responsáveis que descumprirem com seus deveres em relação à criança ou adolescente - Quem pode aplicar estas medidas? - Do Inciso

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VÁRZEA DO POÇO/BA. EDITAL N 001/2019

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VÁRZEA DO POÇO/BA. EDITAL N 001/2019 Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 Edição N 1.433 Caderno I EDITAL N 001/2019 CONVOCA E REGULAMENTA O PROCESSO ELEITORAL 2019, PARA ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DO POÇO. 1.

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Mamborê - Paraná EDITAL Nº. 001/2012 O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DO MUNICÍPIO DE MAMBORÊ: CONVOCA: Os interessados

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- COMDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR- BEZERROS PE

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- COMDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR- BEZERROS PE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- COMDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR- BEZERROS PE EDITAL Nº 001/2015 de 04 de abril de 2015 A PRESIDENTE

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente Curso de 100 questões comentadas e inéditas baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). AULA 01 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à vida e à saúde Profª. Liz Rodrigues - A partir do art. 7º, a Lei n. 8.069/90 indica um rol de direitos que devem ser assegurados à criança

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 7.672-A DE 2010 EMENDA DE REDAÇÃO Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança

Leia mais

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros AULA 0 INTRODUÇÃO AO ECA Solução de questões Aula 01 Arts. 7 ao 24. Solução de questões Aula 02 Arts. 53 ao 69, 141, 143,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ituberá publica:

Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Prefeitura Municipal de Ituberá 1 Quarta-feira Ano Nº 787 Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Edital nº 01/2015. Gestor - Iramar Braga de Souza Costa / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA PROCESSO SELETIVO EDITAL N.º 001/2019/CMDCA CONSELHEIRO TUTELAR

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA PROCESSO SELETIVO EDITAL N.º 001/2019/CMDCA CONSELHEIRO TUTELAR INFORMÁTICA BÁSICA - 05 QUESTÕES QUESTÃO 1 (Valor: 0,34) O computador possui quatro tipos principais de manipulação de dados, conhecidos como unidades funcionais básicas. Os hardwares responsáveis por

Leia mais

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Thiago Flávio E-mail: thiagofgnaves@gmail.com Lei Federal que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil; A Lei está dividida em duas partes: geral e especial; A parte GERAL são

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS (AS) TUTELARES GESTÃO INSTRUÇÕES GERAIS PARA A PROVA

ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS (AS) TUTELARES GESTÃO INSTRUÇÕES GERAIS PARA A PROVA Palhoça (SC), 28 de Agosto de 2011. ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS (AS) TUTELARES GESTÃO 2011-2014 INSTRUÇÕES GERAIS PARA A PROVA Caro (a) Candidato (a): Leia com o máximo de atenção e cumpra, RIGOROSAMENTE,

Leia mais

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA ESTADO FAMÍLIA SOCIEDADE CRIANÇA E ADOLESCENTE CRIANÇA de 0 até 12 anos incompletos ADOLESCENTE de 12 ANOS COMPLETOS até 18 anos incompletos Sabe por que

Leia mais

LEI N /1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

LEI N /1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Noções iniciais A primeira previsão normativa, no sentido de se proporcionar uma proteção especial às crianças e adolescentes, foi encontrada na Convenção de Genebra,

Leia mais

Conselheira Meliane Higa Cimatti Conselho Tutelar Norte

Conselheira Meliane Higa Cimatti Conselho Tutelar Norte Conselheira Meliane Higa Cimatti Conselho Tutelar Norte O Conselho Tutelar é um instrumento fundamental de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele existe para corrigir os desvios dos que,

Leia mais

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA Página 1 ESTUDANDO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 8069/90 LDB 9394/96 TOQUES ESSENCIAIS Princípios e fins da Educação Nacional ( art.2º) A educação,

Leia mais

COMDICA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE VALE REAL/RS EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR

COMDICA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE VALE REAL/RS EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR COMDICA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE VALE REAL/RS EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, no uso de suas atribuições

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3571 Prefeitura Municipal de publica: Resolução Nº 001, de 04 de abril de 2019 - Convoca a eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020 2023, estabelece as normas

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE DESCANSO PROCESSO SELETIVO Nº 007/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE DESCANSO PROCESSO SELETIVO Nº 007/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: ASSISTENTE SOCIAL 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE DESCANSO PROCESSO SELETIVO Nº 007/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: ASSISTENTE SOCIAL Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente as INSTRUÇÕES:

Leia mais

Prova objetiva para provimento do cargo de CONSELHEIRO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA

Prova objetiva para provimento do cargo de CONSELHEIRO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA 1 CMDCA - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA SC Caderno de Provas Edital CMDA nº 001/2015 Eleições Unificadas 2015 Prova Objetiva: ECA- Estatuto da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barro Alto publica:

Prefeitura Municipal de Barro Alto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1004 Prefeitura Municipal de publica: Edital nº 001, de - Dispõe sobre eleição para novos membros do Conselho Tutelar deste Município. Gestor - Orlando Amorim Santos /

Leia mais

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA ESTADO FAMÍLIA SOCIEDADE CRIANÇA E ADOLESCENTE CRIANÇA de 0 até 12 anos incompletos ADOLESCENTE de 12 ANOS COMPLETOS até 18 anos incompletos Sabe por que

Leia mais

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Educação à Distância;

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Educação à Distância; Sou o Professor EDUARDO GALANTE; Mestre em Direito Internacional. Mestrando em Direito Público; Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Educação

Leia mais

Profa. Alik Santana

Profa. Alik Santana Profa. Alik Santana Instagram: @likeoab PLANEJAMENTO DA AULA 1 Noções preliminares 2 Direito à convivência familiar e comunitária (FAMÍLIA SUBSTITUTA) 3 Acolhimento institucional e familiar 4 Ato infracional

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DATA: 08/09/09 AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA PROFESSORAS: Suely Quixabeira Arely Soares Lúcia Helena Anastácio OBJETIVOS

Leia mais

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 01. Segundo o eca, Artigo 36, a tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até: (A) 12 anos incompletos. (B) 14 anos incompletos. (C) 16 anos incompletos.

Leia mais

RESOLUÇÃO 0044/2015. Art.3º. O candidato poderá interpor recurso contra o Gabarito Preliminar e/ou questões da Prova Objetiva.

RESOLUÇÃO 0044/2015. Art.3º. O candidato poderá interpor recurso contra o Gabarito Preliminar e/ou questões da Prova Objetiva. AMURC - Associação dos Municípios da Região do Contestado. Rua Barão do Rio Branco, 359, Centro, CEP: 89.520.000, Curitibanos, SC, Tel. (49) 3241 0292 RESOLUÇÃO 0044/2015 DIVULGA O GABARITO PRELIMINAR

Leia mais

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA CAMPINAS II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA CAMPINAS II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FIA O Estatuto da Criança e Adolescente - ECA estabelece a Política de Atendimento a Criança e Adolescente:

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR O ECA define três modalidades de família. São elas: NATURAL (art. 25, Caput) EXTENSA OU AMPLIADA (art. 25, único) SUBSTITUTA (art. 28) NATURAL Entende-se por família natural

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente Das Infrações Administrativas Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Estatuto da Criança e do Adolescente DAS INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CAPÍTULO II DAS

Leia mais

TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Conselheiro Tutelar

TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Conselheiro Tutelar 1 Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Helena/SC COMSSH Estado de Santa Catarina Edital CMDCA n º 001/2018 TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Conselheiro Tutelar

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS EDUCADOR (A) SOCIAL ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 227, CF/88: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Teresópolis

Prefeitura Municipal de Teresópolis Prefeitura Municipal de Teresópolis CADERNO: 1 C0NCURSO PÚBLICO PARA CONSELHO TUTELAR LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1. A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE DESCANSO PROCESSO SELETIVO Nº 007/2014 PROVA TIPO 04 CADERNO DE PROVAS CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE DESCANSO PROCESSO SELETIVO Nº 007/2014 PROVA TIPO 04 CADERNO DE PROVAS CARGO: ASSISTENTE SOCIAL 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE DESCANSO PROCESSO SELETIVO Nº 007/2014 PROVA TIPO 04 CADERNO DE PROVAS CARGO: ASSISTENTE SOCIAL Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente as INSTRUÇÕES:

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Encantado RS CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EDITAL Nº 01/2010 Abre inscrições para o Concurso Público para o Cargo de Conselheiro Tutelar do município de Encantado/RS. O Conselho

Leia mais

2.3 O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar deverá observar as seguintes diretrizes:

2.3 O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar deverá observar as seguintes diretrizes: A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE POÇO DAS TRINCHEIRAS/AL - CMDCA/AL, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei nº 265/2014, faz publicar o Edital de

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 3º, ECA: A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais

Leia mais

Of. nº 1215/GP. Paço dos Açorianos, 30 de setembro de Senhor Presidente:

Of. nº 1215/GP. Paço dos Açorianos, 30 de setembro de Senhor Presidente: Of. nº 1215/GP. Paço dos Açorianos, 30 de setembro de 2013. Senhor Presidente: Tenho a hora de submeter à apreciação dessa Colenda Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Complementar que Altera os caputs

Leia mais

COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de LAJEADO - RS

COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de LAJEADO - RS EDITAL Nº 06/2012 NORMAS E CONDIÇÕES DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA PARA CONSELHEIRO TUTELAR GESTÃO 2013/2015. O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, do Município de LAJEADO, Estado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 11 de outubro de 2013. MENSAGEM Nº 029/2013 DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG EXMO. SR. FRANCISCO RICARDO GATTINI Senhor Presidente, Submeto à consideração da Augusta Casa

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PINHALÃO - PARANÁ

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PINHALÃO - PARANÁ EDITAL O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA DE PINHALAO - PR CMDCA/ SIDNEI BUENO DE OLIVEIRA no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei nº 357/1998 e pelo Decreto nº 02/2008, faz publicar

Leia mais

Pessoa de 12 anos completos até 18 anos de idade. Adolescente

Pessoa de 12 anos completos até 18 anos de idade. Adolescente LEGISLAÇÃO ESPECIAL Professor: Mateus Silveira 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Com a finalidade de proteger a infância, o ECA se filia à TEORIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL. A CF/88 optou por deixar expressos

Leia mais

Edital CMDCA nº 002/2015 Dispõe sobre o processo de escolha unificado dos Conselheiros Tutelares no Município de Água Doce - SC.

Edital CMDCA nº 002/2015 Dispõe sobre o processo de escolha unificado dos Conselheiros Tutelares no Município de Água Doce - SC. CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EDITAL ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR ELEIÇÕES UNIFICADAS 2015 Edital CMDCA nº 002/2015 Dispõe sobre o processo de escolha unificado

Leia mais

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Condeúba/BA, no exercício de suas atribuições, Considerando:

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Condeúba/BA, no exercício de suas atribuições, Considerando: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Pça Santo Antonio, 376- Condeúba Bahia Criado pela Lei Municipal n.º 672/2002 RESOLUÇÃO Nº 001/2015 Dispõe sobre o processo eleitoral para a

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de LINDOLFO COLLOR - RS

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de LINDOLFO COLLOR - RS EDITAL Nº 01/2012 NORMAS E CONDIÇÕES DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA PARA CONSELHEIROS TUTELARES GESTÃO 2013/2015. O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, do Município de Lindolfo

Leia mais

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas Sigilo Médico X Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 Proteção integral, prioridade e política de atendimento à criança e ao adolescente.

Leia mais

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento Inscrição dos Programas de Atendimento Observar Requisitos Obrigatórios (Art. 11): Linhas Gerais, Atividades, Estrutura Material, Recursos Humanos, Regimento Interno, outros Estados e DF Municípios Conselho

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE PARNAMIRIM VARA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE E DO IDOSO

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE PARNAMIRIM VARA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE E DO IDOSO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE PARNAMIRIM VARA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE E DO IDOSO PORTARIA Nº 01/2012 Disciplina a participação de crianças e adolescentes

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itiruçu publica:

Prefeitura Municipal de Itiruçu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1405 Prefeitura Municipal de publica: Edital /001/2015 Gestor - Wagner Pereira Novaes / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicações Rua Juscelino Kubitscheck, nº

Leia mais

Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências.

Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências. LEI Nº 12.504, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2003. Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber que a Assembléia

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 5 DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR Prof. Diego Vale de Medeiros 5.1 PRINCÍPIOS INCORPORADOS COM A LEI 12010/09 NA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO Novos Princípios

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ato Infracional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Ato infracional: conduta descrita como crime ou contravenção penal (art. 103, ECA). - Ato previsto em lei penal (inclusive

Leia mais

Vem Pra Potere!

Vem Pra Potere! Provas de Terça Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social PREFEITURA MUNICIPAL DE MOJUÍ

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 5 A RESPEITO DA LEI Nº 6.362 DE 2018 DO RIO DE JANEIRO JULGUE O ITEM A SEGUIR: De acordo com o Art. 6º

Leia mais

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Noções do ECA 1. De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos. 2. Entende-se por família natural aquela que

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL (SEMED)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL (SEMED) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL (SEMED) Rua Dom Pedro II, 1781 Cascavel, PR VALDECIR ANTONIO NATH SECRETÁRIO DEPARTAMENTO DE ESTRUTURA E FUNICONAMENTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO Divisão

Leia mais

Ciclo de Palestras ECA - L.8069/90

Ciclo de Palestras ECA - L.8069/90 Ciclo de Palestras Formação para Coordenador Pedagógico Concurso para 628 cargos da PMSP ECA - L.8069/90 EDITAL Nº 04/2019 por Rosana Capputi Borges 2019 O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de

Leia mais

O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA

O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA CONSELHO TUTELAR 1. CONCEITO (art. 131, ECA): órgão permanente e autônomo, não

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Crimes e Infrações Administrativas Crimes Praticados contra a Criança e o Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê diversos

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

Segunda-feira, 06 de Abril de 2015 N 733

Segunda-feira, 06 de Abril de 2015 N 733 RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DO CMDCA - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUE REGULAMENTA O PROCESSO DE ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE LAJEDINHO PARA O QUATRIÊNIO 2016/2019.

Leia mais

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS Objetivo Fazer um resgate histórico do funcionamento da DEPCA como era e como

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica:

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 596 Prefeitura Municipal de publica: Edital CMDCA Nº 01/2015, de 04 de Abril de 2015 - Torna público o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano III Edição n 58 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: EDITAL Nº 001/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE BLUMENAU SC Concurso Público Edital Nº 001 / 2011

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE BLUMENAU SC Concurso Público Edital Nº 001 / 2011 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE BLUMENAU SC Concurso Público Edital Nº 001 / 2011 Cargo: CONSELHO TUTELAR II (GARCIA), GESTÃO 2012/2015 CONSELHO TUTELAR I (CENTRO), GESTÃO 2013/2016

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TESOURO/MT CMDCA,

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TESOURO/MT CMDCA, EDITAL N 02/2015, Retifica em seu inteiro teor o Edital n 01/2015 do Processo de Escolha Unificada dos membros Conselho Tutelar de Tesouro-MT. O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Leia mais

Concurso Público para Conselho Tutelar

Concurso Público para Conselho Tutelar Prefeitura Municpal de Teresópolis Conselheiro Tutelar Caderno: 2 Aplicação: Tarde Concurso Público para Conselho Tutelar LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1. A duração da prova é de 4 horas, já incluído

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 6

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 6 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 6 De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Título II, Capítulo II, art. 17, a inviolabilidade

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014 Abre inscrições para eleição dos membros do Conselho Tutelar, estabelece o calendário e da outras providências.

Leia mais

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Publicado no DO em 12 jul 2006 Altera dispositivos da Resolução nº 113/2006, que dispõe sobre os parâmetros para a institucionalização e fortalecimento do Sistema

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibicuí publica:

Prefeitura Municipal de Ibicuí publica: Prefeitura Municipal de Ibicuí 1 Terça-feira Ano IX Nº 808 Prefeitura Municipal de Ibicuí publica: Modelo de Edital001/2015. Gestor - Gilnay Cunha Santana / Secretário - Governo / Editor - Ass. de Comunicação

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MUTUÍPE- BAHIA CMDCA EDITAL N 01/2019

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MUTUÍPE- BAHIA CMDCA EDITAL N 01/2019 EDITAL N 01/2019 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE ESCOLHA EM DATA UNIFICADA PARA MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR, PARA O QUADRIÊNCIO 2020/2023 MUTUÍPE - /BA A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS

Leia mais

EDITAL Nº 03/2015 PROCESSO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES

EDITAL Nº 03/2015 PROCESSO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES EDITAL Nº 03/2015 PROCESSO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES DIVULGAÇÃO DO LOCAL PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO, DA PROVA E DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

Leia mais