REDAÇÃO. aula Fragmentos de frase

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDAÇÃO. aula Fragmentos de frase"

Transcrição

1 REDAÇÃO aula Fragmentos de frase

2 Problemas de construção frasal Frases fragmentadas Frases siamesas

3 Frase, oração, período 1. Identifiquem-se. 2. Feia como uma assombração. 3. Tem sido muito difícil. 4. Antes que seja tarde. 5. Que bom! 6. Não.

4 Frase Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Na escrita, seus limites são indicados pelas iniciais maiúsculas e pelo uso de pontuação final (. /! /? ). Exemplo As refeições oferecidas pela maioria das companhias aéreas estão mais simples.

5 Oração A frase ou membro (parte integrante) dela que se organiza ao redor de um verbo recebe o nome de oração. Os conceitos de frase e oração nem sempre coincidem. Exemplos Silêncio! (é uma frase, mas não é oração) Embora seja tarde. (é uma oração, mas não é uma frase)

6 Período Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo com sentido completo. Exemplo Não tenho jeito com crianças, pois elas me deixam embaraçado.

7 Fragmentação A frase fragmentada começa com letra maiúscula e termina com um ponto, mas o que se encontra entre essas marcas é apenas parte de uma frase.

8 Exemplo "O trabalho infantil envergonha o país. Crianças com menos de doze anos exercendo atividades de adultos. Ficando privadas da escola, das brincadeiras, do crescimento sadio. Diminuindo a imagem de uma nação, negando a esses menores a chance de um futuro digno."

9 Frase fragmentada Fragmentos de frase ocorrem mais comumente por isolamento indevido: a) de orações reduzidas: A luta do tradutor é a de dar vários sentidos ao texto. Cabendo ao leitor interpretá-lo. b) de orações adjetivas: A televisão tem apenas programas infantis violentos. Onde os heróis se matam, brigam.

10 Frase fragmentada c) do aposto: A marginalização do negro na nossa sociedade vem dos tempos da colonização do Brasil. Uma estúpida herança deixada pelos nossos antepassados. d) de orações coordenadas: Lutaremos até o fim pelos nossos direitos. Pois não admitimos o desrespeito à classe dos trabalhadores.

11 Frase fragmentada e) de orações subordinadas: Aquela foi a mais terrível experiência pela qual passei, mas não quero esquecê-la. Porque sempre se leva algum conhecimento para a vida.

12 Fragmentos intencionais "Agora era o tempo dos técnicos. Dos gerentes. Dos especialistas." "O velho tinha uma predileção especial pela Terra. Inclusive por questões familiares." "Duvido que algum outro grupo quisesse comprá-la. Mesmo um grupo árabe." "A gente dorme ouvindo o barulho do mar... E do vento entrando pelas frestas. E de animais terrestres e anfíbios tentando entrar na casa para pegar o seu pé. E, se pegar, você morre." Luís Fernando Verissimo. A Mãe do Freud.

13 Anote ATENÇÃO Portanto, não inicie frase simples por: verbos na forma nominal Gerúndio (ndo) Particípio (ido, ado) Infinitivo (r) conjunções subordinativas (quando, como, embora, ainda que...) pronomes relativos (que, o qual, cujo, onde)

14 Exercícios 01. A pobreza que assola o Terceiro Mundo agrava-se assustadoramente. Sem controle. Tendo como causas primordiais os desmandos governamentais, o despreparo dos indivíduos e o desemprego. A pobreza que assola o Terceiro Mundo agrava-se assustadora e descontroladamente. Ela tem como causas primordiais os desmandos governamentais, o despreparo dos indivíduos e o desemprego.

15 Exercícios 01. A pobreza que assola o Terceiro Mundo agrava-se assustadoramente. Sem controle. Tendo como causas primordiais os desmandos governamentais, o despreparo dos indivíduos e o desemprego. A pobreza que assola o Terceiro Mundo agrava-se assustadora e descontroladamente. Ela tem como causas primordiais os desmandos governamentais, o despreparo dos indivíduos e o desemprego.

16 Exercícios 02. Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelos anúncios publicitários. Acabando por influenciar a nossa maneira de agir e de pensar. Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelos anúncios publicitários, os quais influenciam a nossa maneira de agir e de pensar.

17 Exercícios 03. Devido à desidratação, o sangue fica mais viscoso; aumentando a probabilidade de derrame e infarto. Principalmente em indivíduos acima de 65 anos. Devido à desidratação, o sangue fica mais viscoso, o que aumenta a probabilidade de derrame e infarto, principalmente em indivíduos acima de 65 anos.

18 Exercícios 04. O Brasil é um país que apresenta grandes contrastes econômicos ao longo de seu território. O que gera uma profunda desigualdade social. O Brasil é um país que apresenta grandes contrastes econômicos ao longo de seu território, o que gera uma profunda desigualdade social.

19 Exercícios 05. Geralmente, o destino do menor abandonado é a criminalidade. Um fato que não pode deixar de ser levado em consideração. Geralmente, o destino do menor abandonado é a criminalidade, um fato que não pode deixar de ser levado em consideração.

20 Exercícios 06. Ele fez aquilo pensando em nosso bem-estar. Acreditando, honestamente, que estava certo. Ele fez aquilo pensando em nosso bem-estar, acreditando, honestamente, que estava certo.

21 Exercícios 07. É importante acabarmos com a miséria. A fim de que possamos realmente ter democracia neste país. Onde existem muitas injustiças. É importante acabarmos com a miséria, a fim de que possamos realmente ter democracia neste país, onde existem muitas injustiças.

22 Exercícios 08. É necessário resolver tão grave problema. Erradicar o mal definitivamente. Sendo que a sociedade, assim, poderá sentir-se mais segura. É necessário resolver tão grave problema e erradicar o mal definitivamente. A sociedade, assim, poderá sentir-se mais segura.

23 Exercícios 09. Feitas as contas, verificou-se que daria para pagar a dívida que foi contraída à revelia da vontade popular. Administrada, nos últimos anos com muita incompetência. Feitas as contas, verificou-se que daria para pagar a dívida que foi contraída à revelia da vontade popular, a qual foi administrada, nos últimos anos, com muita incompetência.

24 Exercícios 10. Continuamos a internar nossos velhos em asilos. Onde vivem em situação precária, morrendo, muitas vezes, de inanição. Continuamos a internar nossos velhos em asilos, onde eles vivem em situação precária, morrendo, muitas vezes, de inanição.

25 Exercícios 11. O jovem de hoje deseja encontrar soluções para os conflitos do mundo. Pois estão cansados da miséria, das guerras, da fome. O jovem de hoje deseja encontrar soluções para os conflitos do mundo, pois está cansado da miséria, das guerras, da fome.

26 Exercícios 12. Aquela foi a mais terrível experiência pela qual passei, mas não quero esquecê-la. Porque sempre se leva algum conhecimento para a vida. Aquela foi a mais terrível experiência pela qual passei, mas não quero esquecê-la; sempre se leva algum conhecimento para a vida.

27 Exercícios 13. A liberdade tornou-se, para o jovem, a principal meta a ser alcançada. Isso porque ele não mais consegue admitir qualquer tipo de opressão que possa tolher os seus ideais. A liberdade tornou-se, para o jovem, a principal meta a ser alcançada. Isso ocorre porque ele não mais consegue admitir qualquer tipo de opressão que possa tolher os seus ideais.

28 REDAÇÃO aula Fragmentos de frase

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio.

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio. A) Restritiva: é aquela que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. A restritiva funciona como adjunto adnominal de um termo da oração principal e não pode ser isolada por

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

Conteúdos de Prova 2 Bim 6 ao 9

Conteúdos de Prova 2 Bim 6 ao 9 Conteúdos de Prova 2 Bim 6 ao 9 6º ANO - PROVA ESPECÍFICA PRODUÇÃO TEXTUAL A origem da terra /As esferas terrestres / O tempo geológico e o tempo histórico / Teoria geocêntrica e teoria heliocêntrica /

Leia mais

Português. Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas. Professor Arthur Scandelari.

Português. Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas. Professor Arthur Scandelari. Português Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: RESTRITIVAS E EXPLICATIVAS 1. (FUNRIO

Leia mais

ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE Língua Portuguesa Interpretação e compreensão de textos. Figuras de linguagem. Discurso direto e discurso indireto. Frase, período e oração. Período composto por coordenação.

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

CURSO INTENSIVO MÓDULO 11 NEXOS

CURSO INTENSIVO MÓDULO 11 NEXOS 1) (I) Certo: o pronome relativo refere-se ao substantivo anterior. (II) Errado: nesse caso, LOGO é adjunto adverbial de tempo, e PORTANTO, conjunção conclusiva. (III) Certo: o sentido permaneceria igual,

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

Orações subordinadas adverbiais: principais casos. Gramática - Semi

Orações subordinadas adverbiais: principais casos. Gramática - Semi Orações subordinadas adverbiais: principais casos Gramática - Semi Orações subordinadas adverbiais I - Como identificá-las? São introduzidas por conjunções subordinativas que expressam circunstâncias (causa,

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira ORAÇÕES SUBORDINADAS Exercem função sintática sobre as outras. Oração principal, orações desenvolvidas ou reduzidas. ORAÇÕES SUBORDINADAS

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo Gramática 2º ano

Programa de Retomada de Conteúdo Gramática 2º ano Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Gramática 2º ano

Leia mais

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Funções do substantivo Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Orações desenvolvidas São introduzidas por uma conjunção integrante (que,se); ou introduzidas por pronome

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA. 1º Horário: Matemática

6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA. 1º Horário: Matemática 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Ciências Sociais Conteúdo: As várias faces do poder capitulo 9. Tarefa: Resolução exercícios págs. 173 a 2º Horário: Geografia Conteúdo: Os conceitos demográficos.

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO As orações podem ser constituídas da seguinte forma: Períodos simples» são aqueles formados por uma só oração. Exemplo: O mar estava calmo. (Aparece apenas um verbo: estava. Logo, período

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

Revisão para 2ª série. Profª Sueli Oliveira Nobre Fazenda Rio Grande

Revisão para 2ª série. Profª Sueli Oliveira Nobre Fazenda Rio Grande Revisão para 2ª série p2 Profª Sueli Oliveira Nobre Fazenda Rio Grande O que é? Aquela que exerce a função sintática de um adjetivo. Os pronomes relativos (que, o qual, a qual, os quais, as quais, quem,

Leia mais

Às vezes, também (l. 4)

Às vezes, também (l. 4) Revisão ENEM 1. Às vezes, também (l. 4) Ao estabelecer coesão entre os dois primeiros parágrafos, a palavra também, nesse contexto, expressa determinado sentido. Considerando esse sentido, também poderia

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

Diferentes gêneros narrativos Medidas de Capacidade. Elementos de coerência e coesão Medidas de Massa Ortografia Gráficos e Tabelas

Diferentes gêneros narrativos Medidas de Capacidade. Elementos de coerência e coesão Medidas de Massa Ortografia Gráficos e Tabelas Salvador 06 de Novembro de 2018 4ª UNIDADE / 6ª ANO A e B Leitura e análise de textos variados. Verbos regulares; Advérbio e Locução adverbial; Frase, oração, período; Sujeito e Predicado Emprego do X

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação e personagens Espaço e tempo Narrador e modalidades do discurso Narrativas de tradição popular Chocolate à Chuva: as férias de Mariana Chocolate

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Língua Portuguesa: Interpretação de texto. CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/2016 2º ANO Gramática: Unidade 20 Adjetivo: concordância; Unidade 21 Aumentativo e diminutivo (páginas 190 a 209). Linguagens: A letra

Leia mais

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim.

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. O modo Imperativo O modo imperativo expressa ordem, pedido ou conselho. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. Imperativo Afirmativo O Imperativo

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Adjetivo (Adjunto Adnominal)

Adjetivo (Adjunto Adnominal) PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a

Leia mais

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA Somente hoje (sábado) tive condições de aprontar esta aula. O motivo? Na quarta-feira à noite, a dengue me pegou. Chegou fraquinha, mas no dia seguinte ela se agravou e me deixou de cama. Na sexta de manhã,

Leia mais

Língua Portuguesa. Mara Rúbia

Língua Portuguesa. Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Atenção! Pare! Um vulto cresce na escuridão. Clarissa se encolhe. É Vasco. Convém que te apresses. Período Composto por Coordenação - Orações sintaticamente independentes.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Diários e memórias Narrativas de tradição popular Saga: Vig, a ilha do mar do Norte Saga:

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADJETIVAS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADJETIVAS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADJETIVAS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADJETIVAS Profª. Raquel Freitas

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 1ª Etapa 1ª Parcial Disciplina data Série Conteúdo

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 1ª Etapa 1ª Parcial Disciplina data Série Conteúdo Disciplina data Série Conteúdo Disciplina data Série Texto verbal, não verbal e misto; Conteúdo 21/03 Variedade linguística; Encontro consonantal, dígrafo e encontro vocálico; 20/03 6ºC Divisão silábica

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Interpretação textual; As vozes do verbo; Agente da passiva; Paradidático: A mala de Hana. Anúncio publicitário; Carta do leitor; Resenha crítica.

Interpretação textual; As vozes do verbo; Agente da passiva; Paradidático: A mala de Hana. Anúncio publicitário; Carta do leitor; Resenha crítica. Olinda, 16 de agosto de 2017. Interpretação textual; As vozes do verbo; Agente da passiva; Paradidático: A mala de Hana. Anúncio publicitário; Carta do leitor; Resenha crítica. Degree of adjectives (comparative

Leia mais

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Sinônimos/Antônimos 138 a 145; Substantivos comum e próprio 146 a 153; Masculino e feminino 154 a 161. Linguagens: Unidade 3 Em busca de tesouros 186

Leia mais

Professor Jailton. www. professorjailton.com.br

Professor Jailton. www. professorjailton.com.br Professor Jailton www. professorjailton.com.br Período Composto por Subordinação Oração Subordinada Substantiva Oração Subordinada Adjetiva Oração Subordinada Adverbial Funções do substantivo Sujeito Objeto

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

USo da VírGULA. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. O USo da VírGULA USo da VírGULA Observe o sentido destas duas frases: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria

Leia mais

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Comprar algo caro Sem medo de ser assaltado Ter um carro bom, Mas não para ser

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos a Bolsas de Estudos

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I

Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I Bárbara da Silva Português Aula 37 Preposições I Preposição - Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. - Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, finalidade, causa,

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Ciências Conteúdo: Destinos do lixo, usina de compostagem, doenças relacionadas ao 1º Horário: Português Conteúdo: Revisão substantivo, adjetivo e artigo. 2º

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período Língua Portuguesa Sintaxe do Período Orações Subordinadas Substantivas É necessário o seu auxílio. 1) Subjetivas: É necessário que me auxilie. Convém que me auxilie. Observou-se que foi um golpe de mestre.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização:

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização: ANEXO I-A ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PSF CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO VAGA ABERTA AGENTE ÁREA URBANA PSF 1 05 (cinco) LOCALIZAÇÃO - Todos os setores da zona ou perímetro urbano de Nova

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

CURSO INTENSIVO MÓDULO 15 PONTUAÇÃO

CURSO INTENSIVO MÓDULO 15 PONTUAÇÃO EXERCÍCIOS 1) Os empresários expuseram seus problemas com extrema objetividade. (PERÍODO NA ORDEM DIRETA). 2) Os empresários, com extrema objetividade, expuseram seus problemas. (ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO

Leia mais

Orações Subordinadas Adverbiais

Orações Subordinadas Adverbiais Orações Subordinadas Adverbiais Finitas Consoante a natureza da relação existente entre a oração subordinada e a subordinante, aquela pode ser: 1. Temporal situa um acontecimento anterior ou posterior

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL! Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e pronomes Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Cidadania e Profissionalidade. O Filme Gandhi. Trabalho elaborado por: Alexandra Valério Página 1

Cidadania e Profissionalidade. O Filme Gandhi. Trabalho elaborado por: Alexandra Valério Página 1 O Filme Gandhi Trabalho elaborado por: Alexandra Valério Página 1 Gandhi, nasceu a 2 de Outubro de 1869 na India, é conhecido com a principal personalidade da independência do seu pais, pois foi um dos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico, Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS. Lêda Corrêa

Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS. Lêda Corrêa Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS META Apresentar construções oracionais interrogativas da língua portuguesa; discriminar os tipos de construções interrogativas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

Noções de Morfossintaxe

Noções de Morfossintaxe Noções de Morfossintaxe Orações Substantivas É introduzida pelas conjunções QUE ou SE Aprenda a analisar a oração principal Oração Completiva Nominal Há a orientação de que Há a esperança de que Há o estudo

Leia mais

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO META Apresentar construções oracionais subordinadas por infinitivo, gerúndio, subjuntivo e indicativo. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

CONTEÚDOS PBs 1º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS PBs 1º BIMESTRE/ /202/203 REDAÇÃO Interpretação de texto; 201/202/203 Interpretação, características, conceitos e produção de Texto Enigmático; Adivinhas e Parlendas (Unidade 1 do livro). Elementos coesivos: escrita textual, paragrafação,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno.

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno. 2º ANO A e B Mensal: Livro do Uno págs. 6 a 32. Caderno: Sinais de pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), sinônimo e antônimo, noção de coletivo, produção de texto. Ortografia: S e SS, C e

Leia mais

A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de

A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de criatividade, pois é essa criatividade que irá prender a atenção

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II) COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS ELEMENTOS ORGANIZADORES DO DISCURSO: Para garantir a coerência de um texto são necessárias algumas expressões

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS Profª. Raquel Freitas Sampaio Prof. Raquel Sampaio PERÍODOS COMPOSTOS POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÃO PRINCIPAL Aquela que rege

Leia mais

CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019 O Colégio Madre Teresa está disponibilizando os conteúdos que serão avaliados no Concurso de Bolsa de 2019. Abaixo, você encontrará tudo que precisa estudar

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Oração adjetiva

PORTUGUÊS. aula. Oração adjetiva PORTUGUÊS aula Oração adjetiva Oração adjetiva PRONOME RELATIVO QUE O QUAL, QUEM, CUJO, ONDE Oração subordinada adjetiva RESTRITIVA AS ALUNAS QUE ADORAM PORTUGUÊS PASSARAM NA PROVA. EXPLICATIVA AS ALUNAS,

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Orações Subordinadas Adverbiais

Orações Subordinadas Adverbiais Orações Subordinadas Adverbiais A oração subordinada adverbial desempenha a função de adjunto adverbial: indica uma circunstância em que ocorre a ação do verbo da oração à qual se liga. Observe: Normalmente

Leia mais

6º s Anos. Conteúdo do III trimestre (70%)

6º s Anos. Conteúdo do III trimestre (70%) 6º s Anos O tempo meteorológico e o clima da terra. O relevo e o solo da terra. Advérbio. Modos verbais Operação com números naturais. Múltiplos e divisores. Verbos regulares en presente. There to be (there

Leia mais

Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA

Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA Ensino Médio O EMPREGO DA VÍRGULA Conceito A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. Emprego da vírgula

Leia mais

Língua Portuguesa. Professor Valber Freitas

Língua Portuguesa. Professor Valber Freitas Língua Portuguesa Professor Valber Freitas Conteúdo Programático Ementa: Banca: FGV LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos argumentativos, com destaque para métodos de raciocínio e tipologia argumentativa;

Leia mais

AVALIAÇÕES 1⁰ TRIMESTRE DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO. 1/3/16 TABUADA RELÂMPAGO Estudar tabuada de 2 à 9

AVALIAÇÕES 1⁰ TRIMESTRE DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO. 1/3/16 TABUADA RELÂMPAGO Estudar tabuada de 2 à 9 AVALIAÇÕES 1⁰ TRIMESTRE 2016 151 DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO 1/3/16 TABUADA RELÂMPAGO Estudar tabuada de 2 à 9 8/3/16 AVALIAÇÃO DE DITADO DE TEXTO Texto próprio para 5º ano 9/3/16 AVALIAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBSTANTIVAS Profª. Raquel

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 1ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 1ª Parcial Substantivo (identificação, flexão e classificação); 6ºA Artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva (identificação e classificação); Divisão silábica e ortografia; Acentuação gráfica; Português

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LINGUAGENS GRAMÁTTICA: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PROF.º PAULO SCARDUA APOSTILA 3: CAPÍTULO 11 DEFINIÇÃO Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Conteúdos para a prova do Concurso de Bolsas de Estudo 2010 Colégio Sete de Setembro Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais