Mudanças de estado. Estados de agregação. Intensidade das forças de coesão e arranjo dos átomos ou moléculas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mudanças de estado. Estados de agregação. Intensidade das forças de coesão e arranjo dos átomos ou moléculas"

Transcrição

1 Mudanças de estado Estados de agregação Intensidade das forças de coesão e arranjo dos átomos ou moléculas Estado sólido: sujeito a forças de coesão de grande intensidade; vibração atômicomolecular reduzida; forma e volume constantes; incompressíveis. Estado líquido: sujeito a forças de coesão de menor intensidade que os sólidos; vibração atômico-molecular mais acentuada que os sólidos; volume constante mas a forma não; incompressíveis. Estado gasoso: sujeito a forças de coesão de pequena intensidade; vibração atômicomolecular bem acentuada; forma e volume não são constantes (grande expansibilidade e compressibilidade); compressíveis.

2 Endotérmicas Exotérmicas Obs.: trabalhamos com a fusão de sólidos cristalinos. Materiais amorfos, como o vidro (líquido de altíssima viscosidade), passam por uma espécie de fusão pastosa. quando o vidro cai as ligações entre as moléculas se rompem, provocando a quebra. O vidro se estilhaça de maneira aleatória uma vez que há partes em que as ligações entre as moléculas são mais fortes que as outras (ligações desordenadas)

3 Diagrama de fases curva de fusão curva de vaporização curva de sublimação ponto triplo: aquele em que coexistem as três fases da substância Obs.: o ponto triplo da água tem valores: temperatura de 273,16 K e pressão 0,006 atm

4 Transição sólido/líquido Substâncias que se expandem na fusão quanto maior for a pressão, maior será a temperatura de fusão Substâncias que se contraem na fusão quanto maior for a pressão, menor será a temperatura de fusão

5 Exemplos Quando a água líquida se transforma em gelo, há um aumento de volume e uma diminuição de densidade. Isso explica o fato de observamos blocos de gelo flutuando na água (iceberg) A água se contrai na fusão e se expande na solidificação. Se enchermos uma garrafa (de vidro) com água e a tamparmos, colocando-a em seguida no congelador, a água ao se transformar em gelo aumentará de volume, podendo quebrar a garrafa

6 Experiência de Tyndall: um bloco de gelo abaixo de 0 0 C é atravessado por um fio metálico tracionado por corpos em suas extremidades, sem que o bloco se parta. Isso acontece pois o gelo se funde numa temperatura menor que 0 0 C em virtude do aumento de pressão determinado pela ação do fio sobre o gelo. À medida que o fio vai atravessando a água formada, esta fica aliviada do acréscimo de pressão e volta a se congelar (regelo) quando um patinador desliza sobre uma pista de gelo, a pressão exercida pelas lâminas dos patins provoca a fusão do gelo, facilitando o deslizamento dos patins. Logo que o patinador passa, a pressão volta ao estado inicial e a água se torna gelo (regelo)

7 Sobrefusão (superfusão) Sobrefusão ou superfusão é o nome que se dá ao fenômeno pelo qual um líquido é mantido nesse estado de agregação numa temperatura inferior ao seu ponto de solidificação. Obs.: a simples agitação do sistema ou a introdução de um núcleo de solidificação produz a imediata solidificação da quantidade que já deveria ter-se solidificado

8

9 Transição líquido/vapor A passagem de uma substância do estado líquido para o estado de vapor chama-se genericamente vaporização. A curva de vaporização está definida entre os pontos triplo e crítico. temperatura crítica Obs.: o ponto crítico da água tem valores: temperatura de C e pressão 218 atm Gás é um estado da substância no qual é impossível condensá-la por uma simples compressão isotérmica.

10 Considere um recipiente fechado, em que uma substância esteja abaixo da temperatura crítica. Quando comprimida à temperatura constante, sua pressão vai aumentando até um valor máximo. A partir daí, continuando a diminuição do volume, ocorre a liquefação da substância, permanecendo constante a pressão. A pressão em que ocorre a transição para líquido é denominada pressão máxima de vapor ou pressão de saturação. Nesse momento, haverá equilíbrio dinâmico entre vapor e líquido. pressão de vapor vapor saturado Obs.: nos botijões de cozinha o que existe é líquido em presença de seu vapor saturante, exercendo a PMV. Abrindo a válvula, o vapor que sai do botijão é reposto pela vaporização do líquido em seu interior.

11 Isotermas de Andrews vapor não saturante vapor saturante

12 Resumo das isotermas de Andrews Para curvas abaixo da curva vermelha (isoterma crítica), se a pressão for aumentada gradualmente, observa-se que o volume ocupado por mol diminui até o ponto A. Desse ponto em diante, mesmo sem variação de pressão, o volume diminui até atingir o ponto B. Esse comportamento da isoterma representa o início da liquefação em A, onde algumas moléculas do vapor se condensam. Em B, termina a liquefação, todo o vapor se tornou líquido. Do ponto B em diante, mesmo que se aumente a pressão, a variação do volume é muito pequena, o que caracteriza a incompressibilidade do líquido. A curva vermelha é chamada isoterma crítica, e a temperatura correspondente é a temperatura crítica. Esse curva marca o limiar entre as isotermas onde ocorre liquefação, e as isotermas dos gases. Assim, no ponto crítico, o gás se liquefaz totalmente, sem variação de volume e pressão. A linha azul que contém os pontos A e B representa estados onde o gás e o líquido podem coexistir em equilíbrio dinâmico, e é chamada curva de saturação. Convencionou-se chamar de vapor o gás que está abaixo de sua temperatura crítica, e sua pressão de pressão de vapor. Chama-se pressão de vapor saturado a pressão em que o vapor e o líquido coexistem em equilíbrio dinâmico. A pressão de vapor saturado é a máxima (PMV) que um vapor pode exercer a determinada temperatura, menor que a crítica. Essa pressão é uma característica da substância e só depende da temperatura. Umidade relativa do ar Por definição: umidade relativa pressão parcial do vapor de água % =.100 pressão de vapor saturado ( )

13 A vaporização pode ocorrer de 3 maneiras: Calefação: é a passagem instantânea do estado líquido para o gasoso. Evaporação: é a passagem espontânea e contínua de um líquido para o estado de vapor, que ocorre em qualquer temperatura, através da superfície do líquido exposta ao ambiente. Essa transição é uma consequência da agitação térmica molecular. Devido às colisões intermoleculares, as moléculas de um líquido têm uma grande variedade de valores de rapidez. As moléculas superficiais que recebem energia cinética por estarem sendo bombardeadas pelas que estão abaixo, podem possuir energia cinética suficiente para se libertar do líquido. Essa energia cinética provém das moléculas que permaneceram no líquido, ocorrendo então uma diminuição da energia dessas a evaporação é um processo em que ocorre resfriamento.

14 1) Natureza do líquido: há líquidos que se evaporam mais rapidamente que outros, sendo denominados voláteis, e líquidos que se evaporam lentamente, sendo denominados fixos. 2) Área da superfície livre: como a evaporação ocorre na superfície do líquido exposta ao ambiente, então quanto maior for a área da superfície livre do líquido, tanto maior será a velocidade de evaporação. 3) Pressão externa: a pressão exercida sobre a superfície livre do líquido representa um obstáculo para a saída das moléculas. Então quanto maior a pressão externa, tanto menor será a velocidade com que o líquido se evapora. 4) Temperatura: o aumento da temperatura deve causar um aumento na velocidade de evaporação, pois aumenta a energia cinética das moléculas do líquido. 5) Concentração de vapor no ambiente sensação de desconforto térmico A formação de nuvens O ar quente se eleva. Ao fazê-lo, ele se expande. Quando se expande, ele se esfria. E quando esfria, as moléculas de vapor d água que existem nele tornam-se mais lentas. As colisões intermoleculares a baixas velocidades resultam na aglomeração de moléculas. Se existirem partículas ou íons presentes, maiores e mais lentas, o vapor d água se condensará sobre essas partículas e, prosseguindo por tempo suficiente, ocorrerá a formação da nuvem. A diferença entre uma neblina e uma nuvem é basicamente a altitude.

15 Ebulição ou fervura: ocorre numa temperatura bem definida para cada substância, de acordo com a pressão sob a qual ocorre o processo. Sob certas condições, a evaporação pode ocorrer abaixo da superfície de um líquido, formando bolhas de vapor que são empurradas para a superfície pelo empuxo, onde escapam. Essa mudança, que ocorre ao longo de todo o líquido ao invés de apenas na superfície, é chamada de ebulição. Só podem se formar bolhas dentro do líquido quando a pressão de vapor no interior da bolha for suficientemente grande para resistir à pressão exercida sobre ela pelo líquido circundante. Se isso não acontecer, qualquer bolha que se formar será esmagada.

16 quanto maior for a pressão, maior será a temperatura de ebulição no pico de Everest, a pressão atmosférica vale 240 mmhg e a temperatura de ebulição de água é de 71 0 C

17 (ENEM-2015) Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudos mostram que a parte de gelo que fica emersa durante a flutuação corresponde a aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho. Com base nessa simulação, verifica-se que o nível da água no recipiente a) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível subirá ainda mais. b) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível descerá, voltando ao seu valor inicial. c) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível permanecerá sem alteração. d) não sofrerá alteração com a introdução do bloquinho de gelo, porém, após seu derretimento, o nível subirá devido a um aumento em torno de 10% no volume de água. e) subirá em torno de 90% do seu valor inicial com a introdução do bloquinho de gelo e, após seu derretimento, o nível descerá apenas 10% do valor inicial.

18 No equilíbrio, temos: E P dgelov E = P dlíquidovsubg = mg dáguavsub = dgelovgelo Vsub = d água gelo Derretendo todo o gelo, a massa de água formada será igual à massa de gelo: m = m d V = d V V = água gelo água água gelo gelo água d gelo d V água gelo

19 Névoa e noveiro

20 Ocorrência de geadas

21 Ocorrência de neve

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade C 6 Capítulo Diagramas de fases Seções: 61 Diagrama de fases 62 Equilíbrio sólido-líquido Fusão e solidificação 63 Equilíbrio líquido- Ebulição e condensação 64 Pressão máxima de Isotermas

Leia mais

Forças intermoleculares

Forças intermoleculares Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio As ligações de hidrogênio são responsáveis pela: Flutuação do gelo

Leia mais

Professor: Rodrigo Rocha Monteiro

Professor: Rodrigo Rocha Monteiro Professor: Rodrigo Rocha Monteiro Pressão Máxima de Vapor Definição Vamos imaginar um cilindro munido de um êmbolo totalmente apoiado em um líquido puro contido no seu interior. Se elevarmos o êmbolo,

Leia mais

FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Diagrama de Fase

FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Diagrama de Fase Estuda as fases em que uma substância pura pode se apresentar, de acordo com as condições de pressão e de temperatura a que está submetida. A neblina que se observa na foto resulta da transformação do

Leia mais

Estados Físicos da Matéria. Prof. Henrique Dantas

Estados Físicos da Matéria. Prof. Henrique Dantas Estados Físicos da Matéria Prof. Henrique Dantas 2016 Introdução A matéria pode se apresentar basicamente, na natureza, em três estados: o estado líquido; o estado sólido; o estado gasoso. Introdução ESTADO

Leia mais

a) Pressão e volume. b) Volume e temperatura. c) Volume e pressão. d) Temperatura e pressão. e) Temperatura e volume.

a) Pressão e volume. b) Volume e temperatura. c) Volume e pressão. d) Temperatura e pressão. e) Temperatura e volume. 1. Quando se fornece calor a uma substância, podem ocorrer diversas modificações decorrentes de propriedades térmicas da matéria e de processos que envolvem a energia térmica. Considere as afirmações abaixo,

Leia mais

Propriedades dos Materiais

Propriedades dos Materiais Propriedades dos Materiais Matéria O universo é composto de átomos, que ao se unirem formam a Matéria que pode ser denominado como tudo que ocupa lugar no espaço. Os Estados Físicos A matéria pode apresentar-se

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Professor: Fábio Silva

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Professor: Fábio Silva PROPRIEDADES COLIGATIVAS Professor: Fábio Silva PROPRIEDADES COLIGATIVAS São as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil. PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR Moléculas da superfície

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.109 p a) AB corresponde a uma fusão (passagem da Sólido F fase sólida para a fase líquida). A B Líquido G b) B corresponde a uma vaporização E (passagem da fase líquida para a fase de D Vapor vapor).

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos 1 T.102 Resposta: Soma 28 (04 08 16) (01) Incorreta. O estado X corresponde à região onde a substância está na fase sólida e o estado Y à região onde a substância está na fase líquida. Portanto, a passagem

Leia mais

Propriedades dos Materiais

Propriedades dos Materiais Propriedades dos Materiais Matéria O universo é composto de átomos, que ao se unirem formam a Matéria que pode ser denominado como tudo que ocupa lugar no espaço. Os Estados Físicos A matéria pode apresentar-se

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) 1. Em uma flauta, as notas musicais possuem frequência e comprimento de onda (λλ) muito bem definidos. As figuras mostram esquematicamente

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

Físico-Química Farmácia 2014/02

Físico-Química Farmácia 2014/02 Físico-Química Farmácia 2014/02 1 2 Aspectos termodinâmicos das transições de fase A descrição termodinâmica das misturas Referência: Peter Atkins, Julio de Paula, Físico-Química Biológica 3 Condição de

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Substância pura Princípio de estado Equilíbrio de fases Diagramas de fases Substância Pura Substância pura é a aquela que tem composição química invariável

Leia mais

Aula 2 Termodinâmica de substâncias puras: diagramas de fase

Aula 2 Termodinâmica de substâncias puras: diagramas de fase Uniersidade Federal do ABC P O S M E C Aula 2 Termodinâmica de substâncias puras: diagramas de fase MEC202 Susbtância Pura Uma substancia que tem uma única composição. Exemplo: N 2, álcool, CO 2. Pode

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

Aula 15 Diagramas de Fase

Aula 15 Diagramas de Fase Aula 15 Diagramas de Fase 1. Introdução O diagrama de fases de uma substância é um mapeamento que mostra as condições de temperatura e pressão em que as diferentes fases são termodinamicamente mais estáveis.

Leia mais

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F 1. Considere um bloco de gelo de massa 300g encontra-se a 0 C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0 C são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo. 2. Considere um

Leia mais

Aula 6. Forças Intermoleculares

Aula 6. Forças Intermoleculares ACH5521 - Química Geral Aula 6. Forças Intermoleculares Profa Káthia M. Honório (kmhonorio@usp.br) Quais são as forças envolvidas em cada caso? Questões Por que a água é encontrada na forma líquida e não

Leia mais

1. Algumas Propriedades dos Líquidos

1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1.1 Viscosidade Alguns líquidos, como o melaço e o óleo de motor, fluem lentamente; enquanto que outros, como a água e a gasolina, fluem rapidamente. A resistência

Leia mais

Estudo Físico-Químico dos Gases

Estudo Físico-Químico dos Gases Estudo Físico-Químico dos Gases Prof. Alex Fabiano C. Campos Fases de Agregação da Matéria Sublimação (sólido em gás ou gás em sólido) Gás Evaporação (líquido em gás) Condensação (gás em líquido) Sólido

Leia mais

MEDINDO TRABALHO E CALOR

MEDINDO TRABALHO E CALOR MEDINDO TRABALHO E CALOR 1 Eixo III: Energia - Aplicações Tema 7: Calculando a energia térmica Tópicos / Habilidades 18 Medindo Trabalho e Calor 18.1 Saber distinguir situações em que há transferência

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

Os estado )sicos da matéria. Prof. Marco Simões

Os estado )sicos da matéria. Prof. Marco Simões Os estado )sicos da matéria Prof. Marco Simões Estados )sicos Os estados 3sicos relacionam-se com o grau de agitação das moléculas que cons=tuem o material. No nosso ambiente, os mais comuns são: Sólido:

Leia mais

Física 3 aulas 11 e 12

Física 3 aulas 11 e 12 www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Mudança de Estado Processos Q > 0 Q < 0 Calor e Mudança de Estado Curva de Aquecimento Temperatura e Calor Exercício 1 Um calorímetro ideal possui em

Leia mais

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj A teoria do calórico (~1779) Para atingir o estado de equilíbrio térmico, T 1 T 2 T 1 > T 2 -Substância fluida - invisível - peso desprezível T a quantidade de calórico Esta teoria explicava um grande

Leia mais

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

EM 524 : aula 3. Capítulo 3 : Propriedades das. Substâncias Puras

EM 524 : aula 3. Capítulo 3 : Propriedades das. Substâncias Puras EM 524 : aula 3 Capítulo 3 : Propriedades das 1. Definições; Substâncias Puras 2. Equilíbrio de fase; Diagrama temperatura volume; Título de uma mistura líquido-vapor; Diagrama pressão temperatura; Diagrama

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Calorimetria. Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria.

Calorimetria. Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria. Calorimetria Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria. a troca de calor não é infinita Calor é energia em trânsito que vai espontaneamente do corpo mais

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Matéria Formada por s tipos de átomos Elementos químicos que se diferenciam pelo Z Elemento

Leia mais

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes AC33F AGROCLIMATOLOGIA TEMPERATURA DO AR E DO SOLO PROF. DR. FREDERICO M. C. VIEIRA Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes Temperatura Conceito 1: no aquecimento de um corpo, a energia cinética

Leia mais

Unidade A: Introdução À Termologia Capítulo 1: Conceitos fundamentais de termologia Controlar as variações de temperatura no ambiente onde vivem é

Unidade A: Introdução À Termologia Capítulo 1: Conceitos fundamentais de termologia Controlar as variações de temperatura no ambiente onde vivem é Unidade A: Introdução À Termologia Capítulo 1: Conceitos fundamentais de termologia Controlar as variações de temperatura no ambiente onde vivem é uma preocupação dos seres humanos desde quando habitavam

Leia mais

Diagramas de fases. Capítulo

Diagramas de fases. Capítulo unidade c Capítulo 6 Diagramas de fases A fase na qual uma substância pura se encontra ou a ocorrência de mudanças de fases podem ser analisadas por meio do diagrama de fases, que é a representação gráfica

Leia mais

DILATAÇÃO TÉRMICA (INTRODUÇÃO)

DILATAÇÃO TÉRMICA (INTRODUÇÃO) 1 DILATAÇÃO TÉRMICA (INTRODUÇÃO) 2 COMO OCORRE A DILATAÇÃO (SIMULADOR) 3 DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS 4 LÂMINA BIMETÁLICA 5 DILATAÇÃO SUPERFICIAL DOS SÓLIDOS 6 DILATAÇÃO EM CHAPAS FURADAS 7 DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA

Leia mais

Apostila de Química 12 A Matéria

Apostila de Química 12 A Matéria Apostila de Química 12 A Matéria 1.0 Átomo x Elemento Átomo é uma partícula fundamental que compõe toda a matéria. Elemento químico é um conjunto de átomos quimicamente iguais (com o mesmo número atômico).

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Termodinâmica - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Caracterizado por estados de equilíbrio termodinâmico. Num estado de equilíbrio todas as propriedades macroscópicas físicas do sistema (definem

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 9º EF EXERCÍCIOS Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 1 Quantas calorias são necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é, inicialmente, igual a

Leia mais

Exercícios 4 Diagramas de Fase

Exercícios 4 Diagramas de Fase Exercícios 4 Diagramas de Fase 1. É dado o diagrama de fases de uma substância: 10 a) O que representam os pontos x, y, w e z assinalados no gráfico? b) Sob pressão normal (1 atm) e à temperatura ambiente

Leia mais

LISTA DE QUÍMICA ESTADOS FÍSICOS

LISTA DE QUÍMICA ESTADOS FÍSICOS LISTA DE QUÍMICA ESTADOS FÍSICOS 01. (IFGO) Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que: a) todas as substâncias no estado sólido possuem

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que

PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que LISTA: 02 1ª série Ensino Médio Professor(a): Leonardo Gomes Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: PROPRIEDADES DA MATÉRIA DIA: MÊS: 02 2017 Questão 01 - (IFGO/2015) Em relação aos três estados

Leia mais

O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS

O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS Estado Gasoso O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS Os gases sempre tendem a ocupar todo o volume do recipiente que os contém (capacidade de expansão) Os gases têm massa (Volumes iguais de gases diferentes

Leia mais

Física 3 aulas 11 e

Física 3 aulas 11 e www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Mudança de Estado Processos Q > 0 Q < 0 Calor e Mudança de Estado Curva de Aquecimento Calor e Mudança de Estado A vaporização (passagem do estado líquido

Leia mais

Exercícios - Propriedades coligativas

Exercícios - Propriedades coligativas Exercícios - Propriedades coligativas 1) A solução aquosa que apresenta menor ponto de congelamento é a de: a) CaBr 2 de concentração 0,10 mol/l b) KBr de concentração 0,20 mol/l c) Na 2 SO 4 de concentração

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Rodrigo Pova

Quí. Quí. Monitor: Rodrigo Pova Quí. Professor: Xandão Monitor: Rodrigo Pova Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase: aprofundamento 22 fev RESUMO As propriedades físicas das substâncias dependem do seu estado físico

Leia mais

Lista de exercícios Termoquímica

Lista de exercícios Termoquímica Lista de exercícios Termoquímica Ludmila Ferreira, Miguel Almeida e Eliane de Sá Cavalcante Problema 1 (ITA - 2008) Assinale a opção ERRADA que apresenta (em kj/mol) a entalpia de formação ( H f ) da substância

Leia mais

2º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho DIAGRAMA DE FASES E GASES PERFEITOS

2º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho DIAGRAMA DE FASES E GASES PERFEITOS DIAGRAMA DE FASES 1º) Uma determinada porção de uma substância passa do estado líquido para o estado sólido. A porção de sólido obtida flutua sobre a parte que ainda está líquida. Pode-se afirmar que:

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇõES

PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇõES PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇõES Propriedades coligativas são propriedades de uma solução que dependem exclusivamente do número de partículas do soluto dissolvido e não da sua natureza. Cada uma dessas

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

A Matéria. Profº André Montillo

A Matéria. Profº André Montillo A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 2

TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 2 TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 2 PROPRIEDADES DAS SUBSTÂNCIAS PURAS SUMÁRIO Neste capítulo o conceito de substância pura é introduzido e as várias fases, bem como as propriedades físicas dos processos

Leia mais

ENERGIA = ENTALPIA (H)

ENERGIA = ENTALPIA (H) Cinética Química ENERGIA = ENTALPIA (H) Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes. Quando ocorre absorção de energia, a quantidade

Leia mais

1ª série FÍSICA CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor: SANDRO SANTANA DIA: MÊS: 04. Segmento temático :

1ª série FÍSICA CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor: SANDRO SANTANA DIA: MÊS: 04. Segmento temático : CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSICA 03 1ª série Ensino Médio Professor: SANDRO SANTANA Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático : DIAGRAMAS DE FASES DIA: MÊS: 04 2017 Questão 01 - (PUCCAMP SP) POUCA

Leia mais

Os estados físicos da matéria e suas transformações

Os estados físicos da matéria e suas transformações Os estados físicos da matéria e suas transformações Letícia Silva 1 Estados Físicos A matéria é formada por partículas extremamente pequenas como os átomos que interagem entre si formando ligações químicas,

Leia mais

Propriedades Coligativas. Tecnologia de Alimentos Prof a. Msc. Fernanda Caspers Zimmer

Propriedades Coligativas. Tecnologia de Alimentos Prof a. Msc. Fernanda Caspers Zimmer Propriedades Coligativas Tecnologia de Alimentos Prof a. Msc. Fernanda Caspers Zimmer Propriedades Coligativas: São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. Quando comparamos, em análise química,

Leia mais

Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo. Aula 2 Propriedades Termodinâmicas

Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo. Aula 2 Propriedades Termodinâmicas Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo Aula 2 Propriedades Termodinâmicas Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Líquido comprimido Considere-se um dispositivo de cilindropistão contendo água na fase

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente Fluxo de calor frio BTU = British Thermal Unit

Leia mais

DISCIPLINA AMB30093 TERMODINÂMICA - Aula 4 Capítulo 3 Propriedades de uma Substância Pura 24/10/2013

DISCIPLINA AMB30093 TERMODINÂMICA - Aula 4 Capítulo 3 Propriedades de uma Substância Pura 24/10/2013 DISCIPLINA AMB30093 TERMODINÂMICA - Aula 4 Capítulo 3 Propriedades de uma Substância Pura 24/10/2013 Prof. Robson Alves de Oliveira robson.aoliveira@gmail.com.br robson.oliveira@unir.br Ji-Paraná - 2013

Leia mais

Propriedades de uma substância pura

Propriedades de uma substância pura Propriedades de uma substância pura Substância pura possui composição química invariável e homogênea, independentemente da fase em que está. Ex.: água Equilíbrio de fases em uma substância pura, as fases

Leia mais

Calcule o valor mínimo de M para permitir o degelo (e recongelação) do bloco à medida que é atravessado pela barra.

Calcule o valor mínimo de M para permitir o degelo (e recongelação) do bloco à medida que é atravessado pela barra. Termodinâmica Aplicada (PF: comunicar eventuais erros para pmmiranda@fc.ul.pt) Exercícios 7. Uma barra metálica rectangular fina, com 0 cm de comprimento e mm de largura, está assente num bloco de gelo

Leia mais

Curvas de aquecimento e diagrama de fases

Curvas de aquecimento e diagrama de fases Curvas de aquecimento e diagrama de fases PROF : JOSÉ LUCAS FÍSICA B Curvas de aquecimento Curva de aquecimento e resfriamento é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Substância pura Princípio de estado Equilíbrio de fases Diagramas de fases Equação de estado do gás ideal Outras equações de estado Outras propriedades termodinâmicas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA PROFESSOR(A): KLICIA REGATEIRO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: / /2019 Unidade 1 Os materiais outras. Essa organização está relacionada as propriedades da matéria

Leia mais

Descrição Macroscópica de um Gás ideal

Descrição Macroscópica de um Gás ideal Descrição Macroscópica de um Gás ideal O gás não tem volume fixo ou uma pressão fixa O volume do gás é o volume do recipiente A pressão do gás depende do tamanho do recipiente A equação de estado relaciona

Leia mais

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas.

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas. PROVA DE FÍSIA 2º ANO - 3ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A 01) onsidere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA Nome: nº: Ensino: ano/série: Componente Curricular: Professor(a): Data: / / Nota: AVALIAÇÃO DE QUÍMICA Instruções: (1) Preencha por completo o cabeçalho da avaliação. (2) Responda às questões dissertativas

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br DEFINIÇÃO: Um fluído consiste numa substância não sólida

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 4

Disciplina : Termodinâmica. Aula 4 Disciplina : Termodinâmica Aula 4 Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. SUBSTÂNCIA PURA Uma substância que tem a mesma composição química em toda a sua extensão é chamada de substância pura. A água, o

Leia mais

Volume e forma - não são tão fixos como na teoria. Os sólidos sofrem dilatação com o aumento da temperatura, embora outros se contraem.

Volume e forma - não são tão fixos como na teoria. Os sólidos sofrem dilatação com o aumento da temperatura, embora outros se contraem. Roberto Márcio Assinado de forma digital por Roberto Márcio DN: CN = Roberto Márcio, C = BR, O = Área 1, OU = Faculdade de Ciência e Tecnologia Motivo: Sou o autor deste documento Dados: 2004.08.10 21:56:32-03'00'

Leia mais

UTFPR Termodinâmica 1 Avaliando Propriedades

UTFPR Termodinâmica 1 Avaliando Propriedades UTFPR Termodinâmica 1 Avaliando Propriedades Moran e Shapiro - Cap. 3 Çengel e Boles - Cap. 3 Van Wylen e Sonntag - Cap. 3 Fase Refere-se a uma quantidade de matéria que é homegênea como um todo, tanto

Leia mais

Por que desaparecem as poças de água depois de um certo tempo? Como se explica que a roupa molhada seca quando pendurada?

Por que desaparecem as poças de água depois de um certo tempo? Como se explica que a roupa molhada seca quando pendurada? Por que desaparecem as poças de água depois de um certo tempo? Como se explica que a roupa molhada seca quando pendurada? 1 Por que é que essa evaporação ocorre se a água somente ferve a 100ºC? O que aconteceu?

Leia mais

Professor Marco Antonio

Professor Marco Antonio Professor Marco Antonio observações macroscópicas interpretações microscópicas Termologia Quente ou frio? Termologia Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.83 Dados: m 1 g (gelo a θ 2 C); θ 6 C; θ fusão C; c gelo,5 cal/g C; L F 8 cal/g; c água 1 cal/g C 1 a etapa Aquecimento do gelo de 2 C até C ( θ 2 C): Q 1 m c gelo θ Q 1 1,5 2 Q 1 1. cal 1 1 3 cal

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES INTRODUÇÃO À QUÍMICA

TRANSFORMAÇÕES INTRODUÇÃO À QUÍMICA TRANSFORMAÇÕES Transformaçoes QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA A Química é a ciência que estuda a composição, as propriedades da matéria e suas transformações. As transformações que a matéria pode sofrer são

Leia mais

Soluções e Gases III. Gases

Soluções e Gases III. Gases Soluções e Gases III Gases Gases Gás é um material que preenche todo o espaço ou volume do recipiente em que se encontra, independentemente do tamanho do recipiente. Ar 78 % de N 2 21% de O 2 1% de outros

Leia mais

3º Trimestre Sala de estudo Química Data: 26/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Sala de estudo Química Data: 26/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Sala de estudo Química Data: 26/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Gases (equação geral dos gases) Questão 01 - (Mackenzie SP/2018) Certa massa fixa de um

Leia mais

Sistemas de Refrigeração Parte I

Sistemas de Refrigeração Parte I Sistemas de Refrigeração Parte I 1 Tópicos da Aula de Hoje Introdução / definições sobre sistemas de refrigeração Ciclo de refrigeração por compressão Fatores que influenciam o desempenho do sistema de

Leia mais

Introdução ao conceito de propriedades coligativas

Introdução ao conceito de propriedades coligativas Introdução ao conceito de propriedades coligativas Em países quentes, é costume adicionar à água do radiador dos automóveis o etilenoglicol, que eleva a temperatura de ebulição da água. Evita-se assim

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Tonoscopia Pg. 320

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Tonoscopia Pg. 320 PROPRIEDADES COLIGATIVAS Tonoscopia Pg. 320 O que é estudado em propriedades coligativas? É estudado a alteração de algumas propriedades devido à adição de um soluto não volátil a um solvente. As variações

Leia mais

Profª Luiza P. R. Martins EEB Presidente Médici

Profª Luiza P. R. Martins EEB Presidente Médici Profª Luiza P. R. Martins EEB Presidente Médici Slides podem ser baixados no site perfumesequimica.wordpress.com 2 Algumas perguntas... Por que a água ferve a 71 C no Monte Everest? Por que o sal ou o

Leia mais

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (IFCE 2011) Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água:

Leia mais

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS Faculdade Sudoeste Paulista Engenharia Civil/Produção Notas de aula: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS PROPRIEDADES TÉRMICAS Prof. Msc. Patrícia Corrêa Avaré, 2014 Propriedades de materiais: 1. Térmica

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES Calor e Temperatura Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

Professora : Elisângela Moraes

Professora : Elisângela Moraes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA -EEL Professora : Elisângela Moraes 02/03/2012 PROGRAMA RESUMIDO 1. Gases Ideais; 2. Gases Reais; 3. Termodinâmica; 4. Termoquímica; 5. Entropia;

Leia mais

Atenção: Leia o texto a seguir e responda à questão 1.

Atenção: Leia o texto a seguir e responda à questão 1. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Capítulo 2 Propriedades de uma Substância Pura

Capítulo 2 Propriedades de uma Substância Pura Capítulo 2 Propriedades de uma Substância Pura 2.1 - Definição Uma substância pura é aquela que tem composição química invariável e homogênea. Pode existir em mais de uma fase Composição química é igual

Leia mais

01) (UPE-2011-Q1) Em relação à teoria cinética molecular dos gases, é CORRETO afirmar que:

01) (UPE-2011-Q1) Em relação à teoria cinética molecular dos gases, é CORRETO afirmar que: 01) (UPE-2011-Q1) Em relação à teoria cinética molecular dos gases, é CORRETO afirmar que: a) a energia cinética média de um conjunto de moléculas de um gás depende, apenas e exclusivamente, das massas

Leia mais

Dados. = 1, W/m 2 v som ar = 343 m/s v luz vácuo = c = m/s k B. = 1, J/mol K u massa

Dados. = 1, W/m 2 v som ar = 343 m/s v luz vácuo = c = m/s k B. = 1, J/mol K u massa Física 3 1 a prova 04/06/2016 A Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1 Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2 Leia os enunciados com atenção. 3 Analise sua

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

PROPRIEDADES COLIGATIVAS Química 2ª série EM Apostila 2 página 1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS Os solventes puros apresentam propriedades específicas que os identificam. A água pura, por exemplo, congela a 0ºC e ferve a 100ºC ao nível

Leia mais

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO As mudanças de estado físico não ocorrem em qualquer temperatura, mas sim em temperaturas específicas de cada substância. E sempre é valida a seguinte

Leia mais