DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO"

Transcrição

1 DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão. Aquisição e Perda do. Pluralidade e Ausência de Professora Raquel Perrota

2 - Hoje o Brasil adota o domicílio como elemento de conexão (antes adotava-se a nacionalidade). LINDB, Art. 7o A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

3 - A alteração se deu em virtude da Segunda Guerra Mundial, pois, na época, os países do Eixo Alemanha, Itália e Japão possuíam muitos de seus nacionais domiciliados no Brasil. - Vários foram os conflitos foram ocasionados e que envolviam o Brasil e os referidos países.

4 - A alteração do elemento de conexão vem para evitar a aplicação da legislação da nacionalidade desses agentes envolvidos nos conflitos internos. - A adoção do domicílio como elemento de conexão possibilitou a aplicação da lei brasileira nesses casos.

5 - O domicílio como elemento de conexão é da lavra de Teixeira de Freitas, que seguiu as pegadas de Savigny. - Para o Direito brasileiro, o domicílio pode ser o local onde a pessoa estabelece sua residência definitiva, ou local onde a pessoa exerce suas atividades profissionais.

6 - Maria Helena Diniz atribui grande importância ao conceito (jurídico) de domicílio, por ser o local onde a pessoa responde permanentemente por suas obrigações e negócios jurídicos, possuindo especial relevo para fixar o lugar onde se devam celebrar tais atos, exercer direitos, propor ação judicial e responder pelas obrigações.

7 - Sílvio Venosa entende que o domicílio possui um sentido metafísico, por caracterizar o local em que a pessoa vive e, em razão disso, passa a integrar o próprio sentido de sua personalidade.

8 - Segundo Venosa, o domicílio significa o lugar onde o indivíduo se estabelece com estabilidade, construindo aí o centro de suas próprias atividades, ainda que deste local se ausente temporariamente ou, ainda, possua interesses patrimoniais em outro local.

9 CC, Art. 70. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

10 - Washington de Barros Monteiro nos aponta a reconhecer ao menos dois tipos de domicílio: o residencial e o profissional. a) o residencial, onde a pessoa reside com ânimo definitivo, e no qual concentra suas atividades e relações jurídicas familiares, patrimoniais e pessoais, não relacionadas, porém, com atividade profissional; b) o domicílio profissional, onde a pessoa concentra toda as relações jurídicas dessa natureza.

11 a) voluntário - É aquele do lugar que a pessoa escolhe para morar. - É constituído por dois elementos: subjetivo (animus de morar de modo definitivo); e objetivo (a residência). - Pode o brasileiro ter mais de um domicílio, entretanto, para o Direito Internacional considera-se apenas o domicílio geral.

12 b) necessário - É o domicílio imposto por lei. - O domicílio necessário pode ser do funcionário público (lugar onde presta serviço), do militar (lugar onde serve ou presta serviço) e do preso (presídio ou cadeia onde está recolhido).

13 Art. 76. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso. Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

14 - Quanto as pessoas jurídicas, também vem a determinar os seus respectivos domicílios, como bem preceitua o art. 75 do Código Civil.

15 CC, Art. 75. Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio é: I - da União, o Distrito Federal; II - dos Estados e Territórios, as respectivas capitais; III - do Município, o lugar onde funcione a administração municipal; IV - das demais pessoas jurídicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.

16 CC, Art. 75. Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio é: (...) 1o Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados. 2o Se a administração, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se-á por domicílio da pessoa jurídica, no tocante às obrigações contraídas por cada uma das suas agências, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.

17 c) relativo - relativo é aquele do incapaz, que deve ser obrigatoriamente o do pai ou o da mãe; podendo, ainda, nas demais hipóteses, ser o domicílio do tutor ou do curador.

18 CC, Art. 76. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso. Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

19 Da pluralidade de domicílios - Importante notar que a pluralidade de domicílios é uma realidade em nosso ordenamento. Como aponta Sílvio Venosa, o princípio da unidade obrigatória de domicílio foge à realidade da atual vida em sociedade, haja vista o desenvolvimento das comunicações e dos meios de transporte.

20 - Dessa forma, é plenamente possível que uma pessoa resida com habitualidade em mais de um local, sendo apenas um o seu centro principal de negócios. - Por outro lado, contudo, uma pessoa pode, efetivamente, viver alternadamente em diversas residências, todas com ânimo definitivo, sem que possamos identificar apenas uma delas como seu centro principal.

21 - Nesse caso o Direito brasileiro nos socorre ao prever que será considerado domicílio qualquer uma dessas residências (art. 71, CC).

22 CC, Art. 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.

23 - Há, ainda, a previsão do art. 72 do Código que admite, ainda, o domicílio profissional, para as relações concernentes à profissão, no lugar onde esta é exercida. - Espelhando a realidade, ainda, o parágrafo único deste dispositivo acrescenta que se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

24 Da ausência de domicílio - A lei admite, ainda, que o indivíduo não possua um centro onde exerça suas atividades, nem residência habitual em qualquer parte, a exemplo dos ambulantes e dos circenses que, segundo previsão contida no art. 73 do CC/02, terão seu domicílio no local em que sejam encontrados.

25 CC, Art. 73. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

26 - É a consagração da teoria do domicílio aparente ou ocasional que estabelece que, sendo incerto ou desconhecido o domicílio do réu, este será demandado onde for encontrado ou no foro do domicílio do autor.

27 - Em que pese uma primeira leitura do art. 73 do CC possa nos levar a crer que o dispositivo desnatura o conceito de domicílio, que exige a intenção de permanência, a regra se justifica em razão de interesse superior, consubstanciado na exigência legal de que todos tenham um lugar em que possam ser encontrados, ainda que consagrando uma aparência, mormente a necessidade de segurança jurídica e de proteção dos direitos de terceiros.

28 Da alteração do domicílio - O domicílio pode ser alterado quando também é alterada a residência em conjunto com a manifesta intenção de o mudar. - Nesses termos a previsão do art. 74 do Código Civil.

29 CC, Art. 74. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar. Parágrafo único. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declarações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.

30 - Importante frisar que, no Brasil, adota-se o concurso sucessivo em relação ao elemento de conexão. - Em primeiro lugar, o domicílio. Na sua falta, a residência. Inexistindo esta, o lugar onde a pessoa se encontra (art. 7º, 8º da LINDB).

31 LINDB, Art. 7o A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. 8o Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de sua residência ou naquele em que se encontre.

Direito Civil. Domicílio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Domicílio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Domicílio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DOMICÍLIO Carlos Roberto Gonçalves, sobre domicílio, em Direito Civil Esquematizado, 2016: A noção de domicílio

Leia mais

Direito Civil. Da Pessoa Natural Domicílio. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Pessoa Natural Domicílio. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Pessoa Natural Domicílio Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Domicílio. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Domicílio. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Domicílio Domicílio Domicílio é a sede jurídica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde exerce ou pratica, habitualmente, seus atos e negócios jurídicos. Domicílio Domicílio

Leia mais

Direito Civil. Nome, Estado e Domicílio

Direito Civil. Nome, Estado e Domicílio Direito Civil Nome, Estado e Domicílio Individualização da Pessoa Natural O homem não vive isolado e por ser pertencente a uma sociedade, na qual, existem relações jurídicas, negociais e familiares, ele

Leia mais

DO DOMICÍLIO MORADA RESIDÊNCIA DOMICÍCIO

DO DOMICÍLIO MORADA RESIDÊNCIA DOMICÍCIO DO DOMICÍLIO Professor Harilson Araújo Vamos começar esse estudo tratando do domicílio da pessoa natural depois o domicílio da pessoa jurídica. As regras do domicílio estão situados do art. 70 ao 78 do

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte 2 Professora Raquel Perrota - No que pertine ao foro, para que se defina o local da ação, têm-se a busca por essa solução como algo pouco simples.

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação, Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte

Leia mais

CAPACIDADE E DOMICÍLIO

CAPACIDADE E DOMICÍLIO CAPACIDADE E DOMICÍLIO Aula 8 CAPACIDADE CIVIL Capacidade de direito Aptidão para ser titular de posições jurídicas Capacidade de fato Aptidão para exercer pessoalmente os atos da vida civil CAPACIDADE

Leia mais

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se:

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se: Personalidade É a aptidão genérica para ser titular de direitos contrair deveres. Pergunta-se: os animais possuem personalidade? 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º A personalidade

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt PESSOA NATURAL 1. Conceito: é o ser humano, considerado como sujeito de direitos e deveres. Tais direitos e deveres podem ser adquiridos após o início da PERSONALIDADE, ou seja, após o nascimento com vida

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL O fracasso jamais te alcançará se a tua vontade de vencer for suficientemente forte. (Og Mandino) 2019 CÓDIGO CIVIL

Leia mais

Professora Raquel Perrota

Professora Raquel Perrota DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação,Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte II

Leia mais

Conteúdo: Desconsideração da Personalidade Jurídica. Domicílio. Bens. - Pessoa Jurídica -

Conteúdo: Desconsideração da Personalidade Jurídica. Domicílio. Bens. - Pessoa Jurídica - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 10 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Desconsideração da Personalidade Jurídica. Domicílio. Bens. - Pessoa Jurídica - 6.

Leia mais

COMPETÊNCIA FUNCIONAL

COMPETÊNCIA FUNCIONAL Critérios de determinação da competência COMPETÊNCIA INTERNA (Nacional) Competência funcional Competência em razão da matéria (natureza demanda) Competência em razão do valor da causa Competência territorial

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Critérios de competência Parte 2 Prof(a). Bethania Senra - Foros especiais: - Ações reais imobiliárias: é competente o foro da situação da coisa nas ações fundadas

Leia mais

TRE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREAS ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA FCC 2017 = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR =

TRE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREAS ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA FCC 2017 = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = TRE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREAS ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA FCC 2017 DAS PROVAS DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA ADMINISTRATIVA

Leia mais

TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO

TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Professor Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Paulo Henrique de Oliveira E-mail: phdoliveira@yahoo.com.br Facebook: https://www.facebook.com/professorpaulohenriquedeoliveira

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação,Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte I

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Competência Interna Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA COMPETÊNCIA INTERNA CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICAL DE JUSTIÇA AVALIADOR

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista silviabertani.wordpress.com

Direito Empresarial e Trabalhista silviabertani.wordpress.com 1 Direito Empresarial e Trabalhista silviabertani.wordpress.com Uma leitura interessante... 2 Em meio à contemporaneidade das relações de comércio e das implementações comerciais que o mundo globalizado

Leia mais

Direito Civil Internacional:

Direito Civil Internacional: Direito Civil Internacional: : Pátrio Poder, Adoção, Alimentos, Tutela e Curatela Parte I Professora Raquel Perrota 1. Pátrio Poder - A compreensão da expressão pátrio poder permeia a sua evolução ao longo

Leia mais

5. A cessação da menoridade pelo casamento ocorre: a) em qualquer idade;

5. A cessação da menoridade pelo casamento ocorre: a) em qualquer idade; SIMULADO DIREITO CIVIL DOMICÍLIO CIVIL CAPACIDADE DIREITOS DA PERSONALIDADE 1. Felipe, que no próximo mês irá completar 16 anos de idade, embora tenha nascido surdo-mudo, aprendeu a exprimir sua vontade.

Leia mais

Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC).

Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC). Direito Civil I 1 Pessoa natural (física): Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC). 2 Personalidade : Conjunto

Leia mais

A sociedade de fato não tem ato constitutivo, ao passo que a sociedade irregular tem ato constitutivo, mas este não está registrado.

A sociedade de fato não tem ato constitutivo, ao passo que a sociedade irregular tem ato constitutivo, mas este não está registrado. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 08 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Pessoa Jurídica (continuação) 3. Entes despersonalizados:

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Professor Juliano Napoleão

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Professor Juliano Napoleão DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Professor Juliano Napoleão UNIDADE 2 Conflitos de lei no espaço e as normas de Direito Internacional Privado 2.1 Os conflitos de lei no espaço pertinentes às relações privadas

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 5 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE AÉREO.

Leia mais

Lei n.º 2/92. De 6 de Abril (*) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1º - Objecto. ARTIGO 2º - Modalidade

Lei n.º 2/92. De 6 de Abril (*) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1º - Objecto. ARTIGO 2º - Modalidade Lei n.º 2/92 De 6 de Abril (*) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º - Objecto A presente lei estabelece as condições de atribuição, aquisição, perda e requisição da Nacionalidade Guineense. ARTIGO 2º

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte I Professora Raquel Perrota - Nacionalidade é o vínculo jurídico-político de direito público interno que faz da pessoa um dos elementos componentes

Leia mais

08/04/2019 AULA 8 COMPETÊNCIA. Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO

08/04/2019 AULA 8 COMPETÊNCIA. Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO TEORIA GERAL DO PROCESSO AULA 8 COMPETÊNCIA Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO Função do Estado através da qual, com o objetivo de solucionar conflitos de interesse, aplica-se a lei geral

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fixação de Competência Prof. Luiz Dellore 1. Juiz BRASILEIRO ou juiz ESTRANGEIRO? 1.1 Competência concorrente (NCPC, 21 e 22) - réu domiciliado no Brasil; - obrigação tiver de

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica Parte II Professora Raquel Perrota - Ao estatuto pessoal da pessoa jurídica do

Leia mais

IPVA: recolhimento em Estado diverso da sede ou domicílio do contribuinte.

IPVA: recolhimento em Estado diverso da sede ou domicílio do contribuinte. IPVA: recolhimento em Estado diverso da sede ou domicílio do contribuinte. Sérgio Papini de Mendonça Uchôa Filho: Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 55 54 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 299 - Data 17 de outubro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA - IRPF De acordo com o art.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte II Professora Raquel

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Alexia Brotto Cessetti Direito Processual Civil Competência O QUE É COMPETÊNCIA? É a medida da jurisdição? Delimitação da função jurisdicional de cada órgão, definida por lei. CPC, Art. 42. As causas cíveis

Leia mais

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL 2018 DIREITO CIVIL Alcione Ferreira e Fabiana Reis Brandão Nunes Carneiro - provas aplicadas nos anos de 2012 e 2014 pela autora Alcione Ferreira. Dentre

Leia mais

P rofessor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

P rofessor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 São competente para fazerem os pronunciamentos (Sentença/Acórdãos)

Leia mais

DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita.

DOMICÍLIO = É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo RESIDÊNCIA = Local no qual a pessoa habita. UNIDADE 6 - DOMICÍLIO CONCEITOS: DOMICÍLIO = "É o local no qual a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo" RESIDÊNCIA = "Local no qual a pessoa habita." Não se confundem domicílio e residência.

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte III Pessoas

Instituições de Direito Público e Privado. Parte III Pessoas Instituições de Direito Público e Privado Parte III Pessoas 1. Pessoas Definição Personalidade A personalidade é um atributo jurídico. Todo homem tem aptidão para desempenhar na sociedade um papel jurídico,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL

INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL I INTRODUÇÃO SUMÁRIO II DESENVOLVIMENTO 1. Da pessoa natural a. conceito b. personalidade e capacidade c. incapacidade civil d. direitos da personalidade e. individualização

Leia mais

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016.

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 1 EIRELI: Análise Legal e os Resultados Práticos Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 2 Conteúdo Programático: - Análise Histórica da Introdução das EIRELI s no Direito Brasileiro; - Conceito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Conceito/competência internacional Prof(a). Bethania Senra - Conceito: a competência é exatamente o critério de distribuir entre os vários órgãos judiciários as atribuições

Leia mais

Elementos de Conexão. Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica do Estrangeiro Parte V Professora Raquel Perrota

Elementos de Conexão. Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica do Estrangeiro Parte V Professora Raquel Perrota Elementos de Conexão Parte V Professora Raquel Perrota 3.2 Condição jurídica do estrangeiro 3.2.1 Entrada e permanência - Nos moldes do art. 12 da Lei nº 13.445/2017, aquele que pretenda ingressar ou permanecer

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL PESSOA NATURAL Capacidade Jurídica 1 Conceito de pessoa natural Conceito de personalidade (jurídica ou civil) (patrimonial) (existencial) Conceito de capacidade 2 COMPREENDENDO A SISTEMÁTICA DO CÓDIGO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 5 Prof(a). Bethania Senra Competência em razão das pessoas: Lei 9.099/95, art. 8º - Não poderão ser partes, no processo instituído por esta Lei, o incapaz,

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO A CONCEITOS JURÍDICOS BÁSICOS DE DIREITO PRIVADO! Pessoa natural ou física! Personalidade jurídica! Capacidade de direito e de fato 1 ! Pessoa natural:

Leia mais

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DAS PESSOAS NATURAIS DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE INTRODUÇÃO Conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA. Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA. Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período COMPETÊNCIA Conceitos: Competência é a quantificação da jurisdição

Leia mais

Direito Penal Militar

Direito Penal Militar Direito Penal Militar Aplicação da Lei Penal Militar Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal Militar DECRETO-LEI Nº 1.001, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 Código Penal Militar Os

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Limites à Aplicação do Direito Estrangeiro: Professora Raquel Perrota 1. Ordem Pública - O Juiz, ao julgar uma relação jurídica de direito privado com conexão internacional,

Leia mais

LEI MARIA DA PENHA E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO AMBIENTE PROFISSIONAL. Flamingos, CEP , Apucarana Paraná.

LEI MARIA DA PENHA E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO AMBIENTE PROFISSIONAL. Flamingos, CEP , Apucarana Paraná. LEI MARIA DA PENHA E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO AMBIENTE PROFISSIONAL LIMA, A. R.S. 1 ; CUNHA, S. F. M. 1 1 Faculdade de Apucarana, Rua Osvaldo de Oliveira, 600, Jardim Flamingos, CEP 86811-500, Apucarana

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação, Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

Direito Civil. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Poder Familiar.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Poder Familiar. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/02/2018. Poder Familiar. Extinção do poder familiar é definitiva e ocorre quando: Morte do menor ou

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Especialista em Direito das

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Conflitos Bidimensionais. Conflitos Positivos. Conflitos Negativos.Teoria do Retorno ou Reenvio Professora Raquel Perrota Existem duas espécies e conflitos de normas cuja

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. Sentido Subjetivo (Jus est Facultas Agendi) A possibilidade individual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA - Parte 2 Prof(a). Bethania Senra - Quando o réu não tiver domicílio nem residência no Brasil, a ação será proposta no foro do domicílio do autor. Se este também residir

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

I) PERSONALIDADE: 2. Início da Personalidade: 1) Teoria Natalista. 2) Teoria Concepcionista. 3) Teoria da Personalidade Condicionada

I) PERSONALIDADE: 2. Início da Personalidade: 1) Teoria Natalista. 2) Teoria Concepcionista. 3) Teoria da Personalidade Condicionada Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 04 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: I) Personalidade: Início da Personalidade: Teoria Concepcionista; Teoria da Personalidade

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte 1 Professora Raquel Perrota 1. Direitos reais - Direito real é o campo do direito patrimonial cujas regras tratam do poder dos homens sobre

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Módulo 2 PRODUTOS 1- SFN 2- PRODUTOS 3- MERCADO FINANCEIRO Módulo 2 - PRODUTOS OPERAÇÕES PASSIVAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS OPERAÇÕES ATIVAS CAPTAÇÃO DE RECURSOS: DEPÓSITO À VISTA

Leia mais

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Da Curadoria dos Bens do Ausente Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE AUSÊNCIA: Iniciaremos o estudo do nosso próximo tópico

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Um Exemplo de Domicílio Civil com Percy Marcos Fernando Pagani* Estamos em pleno mar... Doudo no espaço Brinca o luar - doirada borboleta - E as vagas após ele correm... cansam Como

Leia mais

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem)

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima AULA 01 Direito Empresarial Professora Carolina Lima (facebook idem) Bibliografia: a professora recomenda ler o caderno.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, VI, CF/88: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos

Leia mais

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO Da inscrição na OAB Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 1 - Quadros da OAB a) advogados (art. 8º do EAOAB) b) estagiários

Leia mais

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO - CESED FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA DIREITO EMPRESA I Professor: Jubevan Caldas de Sousa Empresário e Empresa Abandonando os antigos conceitos

Leia mais

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL 30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL IVA- BALCÃO ÚNICO - MOSS Regime dos serviços de telecomunicações, rádio e tv e por via eletrónica Regime 1 Telecomunicações Rádio e Televisão Prestador Tributáveis em Portugal

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 6 Personalidade e direitos pessoa física e jurídica Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Pessoa Jurídica Criação do Direito, com personalidade, direitos e deveres atribuídos pelo Direito

Leia mais

Parte Geral: domicílio e bens

Parte Geral: domicílio e bens Parte Geral: domicílio e bens Domicílio O domicílio pode ser voluntário, legal (ou necessário) e convencional. O domicílio voluntário da pessoa natural é o lugar onde ela fixa sua residência (elemento

Leia mais

DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS

DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS LINDB DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. 1. (Quadrix- 2016- CRQ 18 Região PI- Advogado) Há pouco tempo, o atual Presidente da República

Leia mais

Aula 16. Competência Internacional

Aula 16. Competência Internacional Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte I) / 16 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 16 Competência Internacional Na última

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

NOÇÕES GERAIS. Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva.

NOÇÕES GERAIS. Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva. NOÇÕES GERAIS Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva. Art. 5 º do NCPC: Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

Leia mais

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1 -texto A PESSOA NATURAL: 1.1 Pessoas reconhecidas pela ordem jurídica: naturais e jurídicas. 1.2 A personalidade jurídica: modos de aquisição e perda. 1.2.1 Docimasia

Leia mais

Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI Nº 1209/XIII-4.ª

Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI Nº 1209/XIII-4.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI Nº 1209/XIII-4.ª Sobre o estabelecimento da residência alternada dos menores, em caso de divórcio separação judicial de pessoas e bens, declaração de nulidade ou anulação

Leia mais

Direitos da Personalidade

Direitos da Personalidade CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 09 DATA 12/02/16 DISCIPLINA DIREITO CIVIL PARTE GERAL (MANHÃ) PROFESSOR BRUNO ZAMPIER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 05/07 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Lei Reguladora da Capacidade. Emancipação Parte I Professora Raquel Perrota 1. Personalidade - Em direito, ser pessoa significa ter uma personalidade.

Leia mais

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO:

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO: CONCEITO: CONTRATO DE MANDATO Art. 653 Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato. Assim,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS

PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS Entes personalizados: pessoas que têm personalidade jurídica naturais e jurídicas - aplica-se o princípio da legalidade ampla (tudo é permitido, salvo o que é proibido

Leia mais

DECRETO N.º 210/XIII

DECRETO N.º 210/XIII DECRETO N.º 210/XIII Regularização do estatuto jurídico das crianças e jovens de nacionalidade estrangeira acolhidos em instituições do Estado ou equiparadas (quarta alteração à Lei de Proteção de Crianças

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Prescrição e decadência: noções gerais Existem várias formas

Leia mais

MAGISTRATURA ESTADUAL CESPE Cebraspe

MAGISTRATURA ESTADUAL CESPE Cebraspe Coordenador José Roberto Mello Porto MAGISTRATURA ESTADUAL CESPE Cebraspe 2018 1 DIREITO CIVIL 1. DAS PESSOAS 1.1. Das Pessoas Naturais 1. (Cespe/TJ/DFT/Juiz/2014) Assinale a opção correta à luz do entendimento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Agente Administrativo Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Questões 1. Uma criança nascida no Brasil, filha de pai coreano e mãe japonesa, será considerada: a) Apátrida; b) Brasileira

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: DIREITO PENAL 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO 1.1 PRINCÍPIO DA

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IV Prof. Francisco Saint Clair Neto ASPECTOS PROCESSUAIS DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NCPC CDC A desconsideração da personalidade jurídica

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (Art. 106 a 110) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção IV DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais