ANBIMA CONGRESSO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANBIMA CONGRESSO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO"

Transcrição

1

2 Comissão de Valores Mobiliários Protegendo quem investe no futuro do Brasil. ANBIMA CONGRESSO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO São Paulo, 10 de maio de 2017

3 Comissão de Valores Mobiliários Protegendo quem investe no futuro do Brasil. Marcus Vinicius de Carvalho Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo PLDFT Superintendência Geral

4 Comissão de Valores Mobiliários Protegendo quem investe no futuro do Brasil. As opiniões aqui externadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não vinculam a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

5 Atuação da CVM na PLDFT Interconexões Estrutura da Supervisão da CVM Controles Internos SMI Sistema Brasileiro de PLDFT Considerações Comunicações de Operações Suspeitas Política Conheça seu Cliente

6 Sistema brasileiro de PLDFT Poder Judiciário; Ministério Público e autoridades policiais; COAF; Reguladores, supervisores e demais autoridades competentes; Participantes dos segmentos econômicos elencados na Lei nº 9.613/98.

7 Interconexões A CVM possui um representante no Conselho do COAF; Membro do GGI-LD da ENCCLA Avaliação Nacional de Riscos; Atuação nos seguintes foros: GAFI/FATF; GAFILAT; CPLDFT no SGT-4, Assuntos Financeiros, MERCOSUL; Fórum Global sobre Transparência e Intercâmbio de Informações para Fins Tributários; Avaliação do Brasil pela OCDE quanto à implementação da Convenção sobre o Combate ao Suborno de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais. Participação em diversos cursos, seminários, workshops relacionados ao tema, inclusive no âmbito do PNLD da ENCCLA.

8 Estrutura de Supervisão Estrutura de supervisão Comissão de Valores Mobiliários SMI SIN Mercados de Bolsa e Balcão Organizado B3 Mercados de Fundos de Investimento

9 Estrutura de Supervisão A CVM adota um modelo de supervisão baseada em risco (SBR), destinando maior atenção a mercados, produtos e entidades supervisionadas que demonstrem maior probabilidade de apresentar falhas em sua atuação e representem potencialmente um dano maior para os investidores ou para a integridade do mercado de valores mobiliários. Com base neste modelo, a Autarquia atua nos maiores riscos ao desempenho de suas atribuições legais, racionalizando a utilização de recursos materiais e humanos e buscando uma abordagem mais preventiva do que reativa. As atividades de supervisão incluídas no SBR são conduzidas de acordo com um Plano Bienal de Supervisão e monitoradas por meio de Relatórios Semestrais. A adoção do modelo SBR foi determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio da Resolução 3.427/06 (alterada pela Resolução 3.513/07), e disciplinada pela Deliberação CVM 521/07 (alterada pela Deliberação CVM 568/09). Plano Bienal SBR: (i) 2009/2010, (ii) 2011/2012, (iii) 2013/2014, (iv) 2015/2016 e (v) 2017/2018. Desafios para o Bienio 2017/2018: Dar maior visibilidade aos trabalhos de PLDFT, identificando como melhor endereçar nas Ações Gerais da SMI e da SIN os eventos de riscos relacionados ao tema; Ações pontuais de supervisão temática na SMI e na SIN.

10 Controles Internos Lei n.º /15: Disciplina a ação de indisponibilidade de bens, direitos ou valores em decorrência de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas - CSNU. Ofício-Circular CVM/SMI/SIN 04/15: Novas rotinas na ICVM 301/99 decorrentes da Lei n.º /15; As pessoas obrigadas a que se refere o art. 2º da ICVM 301/99 devem prontamente ajustar suas regras, procedimento e controles de forma a incluir as novas obrigações decorrentes da Lei em suas rotinas de PLDFT. Ofício-Circular CVM/SMI/SIN 05/15: Lista de indivíduos e entidades submetidos às sanções do CSNU Lei n.º /16: Regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5o da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais e reformulando o conceito de organização terrorista; e altera as Leis nos 7.960, de 21 de dezembro de 1989, e , de 2 de agosto de 2013.

11 Controles Internos Lei n.º /16: Art. 6 o Receber, prover, oferecer, obter, guardar, manter em depósito, solicitar, investir, de qualquer modo, direta ou indiretamente, recursos, ativos, bens, direitos, valores ou serviços de qualquer natureza, para o planejamento, a preparação ou a execução dos crimes previstos nesta Lei: Pena - reclusão, de quinze a trinta anos. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem oferecer ou receber, obtiver, guardar, mantiver em depósito, solicitar, investir ou de qualquer modo contribuir para a obtenção de ativo, bem ou recurso financeiro, com a finalidade de financiar, total ou parcialmente, pessoa, grupo de pessoas, associação, entidade, organização criminosa que tenha como atividade principal ou secundária, mesmo em caráter eventual, a prática dos crimes previstos nesta Lei.

12 Política Conheça seu Cliente Identificação do comitente final Todas as operações com valores mobiliários têm seu comitente final (cliente) identificado no âmbito das entidades administradoras de mercados organizados. Conceito do GAFI/FATF Beneficiário Final Real beneficiário refere-se à pessoa(s) física(s) que efetivamente possua(m) ou controle(m) um cliente e/ou a pessoa física em nome de quem a transação esteja sendo conduzida. Isso inclui também as pessoas que exercem o controle efetivo final de uma pessoa jurídica ou de outra estrutura jurídica. Referências a efetivamente possua oucontrole e controle efetivo final se referem a situações em que a propriedade/controle seja exercido por meio de uma cadeia de propriedade ou por meio de um controle que não seja o controle direto. Esta definição também deverá se aplicar ao titular ou ao beneficiário de seguro de vida ou outro tipo de apólice ligada a seguros.

13 Política Conheça seu Cliente Ofício Circular nº 05/2015/CVM/SMI e Ofício Circular nº 05/2015/CVM/SMI NECESSIDADE DE ROTINAS ESPECIAIS PARA OS INVESTIDORES PREVISTOS NO ART. 6º, 1º Fundos Exclusivos: 59. Por se tratarem os fundos de investimento exclusivos de veículos de investimento que contam com um único cotista, é natural esperar que eles participem mais ativamente do processo de tomada de decisão de investimentos do fundo, desde que preservadas, em qualquer caso, as responsabilidades do administrador e do gestor nas decisões tomadas em nome do fundo, assim como as estruturas de governança exigidas pela regulação. 60. Assim, na perspectiva das rotinas de PLDFT, tais fundos apresentam contornos que exigem atenção e cuidados particulares por parte dos administradores e gestores do fundo, como, aliás, já abordado também no item NECESSIDADE DE ROTINAS ESPECIAIS PARA OS INVESTIDORES PREVISTOS NO ARTIGO 6º, 1º deste Ofício Circular. 61. Isso porque, nos fundos exclusivos não pode ser deixada de lado, a análise do perfil e objetivos de investimento pessoais de seu cotista exclusivo na verificação geral da regularidade das operações realizadas pelo fundo, diferente de um fundo de investimento com base pulverizada de cotistas, justamente em razão da possibilidade de participação do cotista na gestão do fundo.

14 Comunicação de Operações Suspeitas Quatro ações distintas: Monitorar; Detectar; Analisar, e; Comunicar (se for o caso).

15 Interpretação equivocada do alcance dos incisos I e II, artigo 11 da Lei n.º 9.613/98 Ofícios Circulares nº 05/2015/CVM SMI e SIN, ANEXO I: SOBRE A QUALIDADE DAS COMUNICAÇÕES SUSPEITAS Considerações Nessa linha, cada reporte deverá ser trabalhado individualmente e fundamentado da maneira mais detalhada possível, sendo que dele deverão constar, sempre que aplicável, as seguintes informações: Data de início de relacionamento do cliente com a instituição; Data da última atualização cadastral; Valor declarado pelo cliente da renda e do patrimônio na data da sua última atualização cadastral; Modalidades operacionais realizadas pelo cliente que ensejaram a identificação do evento atípico, quando for o caso; Valor do limite operacional no período em que foram realizadas as operações objeto da comunicação;

16 Interpretação equivocada do alcance dos incisos I e II, artigo 11 da Lei n.º 9.613/98 Ofícios Circulares nº 05/2015/CVM SMI e SIN, ANEXO I: SOBRE A QUALIDADE DAS COMUNICAÇÕES SUSPEITAS Considerações Nessa linha, cada reporte deverá ser trabalhado individualmente e fundamentado da maneira mais detalhada possível, sendo que dele deverão constar, sempre que aplicável, as seguintes informações: No âmbito da política Conheça seu Cliente, eventuais informações suplementares obtidas quando da aplicação do inciso I do art. 3º-A da Instrução CVM 301/99; Dados que permitam identificar a origem e o destino dos recursos que foram objeto dos negócios do cliente comunicado, e de sua contraparte, quando for o caso; Informações adicionais que possam melhor explicar a situação suspeita identificada (sem prejuízo da descrição do inciso do art. 6º da Instrução CVM 301/99 que guarda relação com o evento atípico detectado), ou seja, a razão pela qual o evento foi considerado atípico por parte da instituição.

17 Avaliação da Qualidade das COS Feedback ao comunicante ITEM QUESITOS PARA AVALIAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES PONTUAÇÃO I II Envolvidos e informações substancialmente idênticas a fenômenos já comunicados pela mesma instituição nos últimos seis meses? Comunicação foi motivada exclusivamente pelo recebimento de ofício judicial determinando a quebra do sigilo bancário ou por notícia de mídia, ou apresenta valor simbólico, e não apresenta detalhamento da movimentação que permita identificar a origem/destino dos recursos ou agregar outros dados relevantes? Terminativa Terminativa III IV V VI VII VIII Comunicação recepcionada no Siscoaf em período inferior a três meses da data do final da operação comunicada? Informações adicionais da comunicação apresentam compatibilidade com os enquadramentos, explicando os sinais de alerta identificados? Comunicação apresenta informações adicionais que permitam identificar a origem de parte relevante dos recursos, inclusive contrapartes? Comunicação apresenta informações adicionais que permitam identificar o destino de parte relevante dos recursos, inclusive contrapartes? Comunicação apresenta informações adicionais que permitam identificar as características da movimentação financeira informada? Comunicação apresenta elementos derivados do princípio conheça seu cliente, que permitam identificar a situação ou comportamento do cliente? A nota final da comunicação é dada pelo somatório da pontuação (P) atribuída a cada um dos quesitos III a VIII, dividida por dois, exceto no caso de resposta positiva nas questões 1 e/ou 2, quando a nota final será 1 SOMATÓRIO DA PONTUAÇÃO NOTA CONCEITO P/2 1 1 Insuficiente 1 < P/2 2 2 Insuficiente 2 < P/2 3 3 Regular 3 < P/2 5 4 Bom 5 < P/2 < 6 5 Muito Bom P/2 = 6 6 Excelente

18

19

20 Considerações Comunicar a CVM ou comunicar ao COAF? ICVM 505/11 Art. 32: O intermediário deve: (...) IV informar à CVM sempre que verifique a ocorrência ou indícios de violação da legislação que incumba à CVM fiscalizar, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis da ocorrência ou identificação;

21 Considerações Comunicar a CVM ou comunicar ao COAF? Processo de Revisão da ICVM 301/99 Principais Inovações/aprimoramentos: 1) Abordagem Baseada em Risco; 2) Escopo do beneficiário final; 3) Dimensão da responsabilidade da condução das diligências devidas; 4) Leis e

22 Comissão de Valores Mobiliários Protegendo quem investe no futuro do Brasil. Muito obrigado! Marcus Vinicius de Carvalho

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT Composição Orgãos normativos Entidades supervisoras SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Operadores Conselho Monetário Nacional - CMN Banco Central do Brasil

Leia mais

POLÍTICA DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO W. ADVISORS - ENGENHARIA FINANCEIRA LTDA.

POLÍTICA DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO W. ADVISORS - ENGENHARIA FINANCEIRA LTDA. POLÍTICA DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO W. ADVISORS - ENGENHARIA FINANCEIRA LTDA. ( Sociedade ) CAPÍTULO I - OBJETIVO Versão: Março/2018 1.1. A presente Política

Leia mais

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS Versão: outubro/2018 1. OBJETIVO Em conformidade com as diretrizes de Prevenção à Lavagem

Leia mais

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO NA GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO NA GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO NA GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS Versão: setembro/2016 1. OBJETIVO Em conformidade com as diretrizes de Prevenção à Lavagem

Leia mais

9º Congresso de Fundos de Investimento. Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo. Antonio Juan Ferreiro Cunha Maio de 2017

9º Congresso de Fundos de Investimento. Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo. Antonio Juan Ferreiro Cunha Maio de 2017 9º Congresso de Fundos de Investimento Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo Antonio Juan Ferreiro Cunha Maio de 2017 Agenda I. Normas de PLD/FT II. III. Supervisão de Conduta Pontos

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO MAIO / 2016 SUMÁRIO 1.1. Introdução... 3 1.2. Lavagem de dinheiro... 3 1.3. Conceitos... 4 1.4. Ferramentas de Combate e Prevenção aos crimes de Lavagem de Dinheiro...

Leia mais

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro Propriedade da Latitude Investment Partners Gestão e Finanças. Proibida a reprodução total ou parcial deste Código sem a devida autorização prévia.

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO A GARIN adota as melhores práticas no conhecimento de seus clientes ( Clientes ) e na prevenção e combate à Lavagem de Dinheiro. Nesse sentido, a GARIN avalia

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 13/5/2016 Informação Pública ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESCOPO... 3 3 APLICABILIDADE...

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Atualizado em 30 de Março de 2017 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 1. Manuais e políticas internas... 3 2. Segurança da Informação... 3 3. Programa de Treinamento... 4 4. Investimentos Pessoais...

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO Á LAVAGEM DE DINHEIRO E PROCEDIMENTOS DE CONHEÇA SEUS CLIENTES

POLÍTICA DE PREVENÇÃO Á LAVAGEM DE DINHEIRO E PROCEDIMENTOS DE CONHEÇA SEUS CLIENTES POLÍTICA DE PREVENÇÃO Á LAVAGEM DE DINHEIRO E PROCEDIMENTOS DE CONHEÇA SEUS CLIENTES Versão Maio/2018 1 POLÍTICA DE PREVENÇÃO Á LAVAGEM DE DINHEIRO E PROCEDIMENTOS DE CONHEÇA SEUS CLIENTES De acordo com

Leia mais

Fiduciária Instrução CVM 558/15

Fiduciária Instrução CVM 558/15 Manual de Ética e Conduta da Administração Fiduciária - Instrução CVM 558/15 27/11/2017 M.P21.001.01 M.P21.001.01 Manual de Ética e Conduta da Administração Fiduciária Instrução CVM 558/15 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO 20 Com o objetivo de alinhar e regulamentar as atividades internas da TAG de acordo com as normas de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro: Índice

Leia mais

DIRETRIZ ANBIMA DE INVESTIMENTOS NO EXTERIOR Nº [ ] CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA CAPÍTULO II REGRAS GERAIS

DIRETRIZ ANBIMA DE INVESTIMENTOS NO EXTERIOR Nº [ ] CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA CAPÍTULO II REGRAS GERAIS DIRETRIZ ANBIMA DE INVESTIMENTOS NO EXTERIOR Nº [ ] CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Art. 1º. Esta diretriz tem por objetivo estabelecer regras e procedimentos para o Fundo de Investimento que aplicar

Leia mais

Administração de Carteiras de Valores Mobiliários ICVM 558 Requisitos para o exercício da atividade Representação Institucional

Administração de Carteiras de Valores Mobiliários ICVM 558 Requisitos para o exercício da atividade Representação Institucional Administração de Carteiras de Valores Mobiliários ICVM 558 Requisitos para o exercício da atividade Representação Institucional Última atualização em 23/03/2016 Sumário/Índice SUMÁRIO/ÍNDICE... 2 ICVM

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO Julho de 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CONCEITOS... 3 4. REGULAMENTAÇÃO... 4 5. RESPONSABILIDADES... 5 6. AÇÕES DE PREVENÇÃO...

Leia mais

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: Setembro 2018 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Princípios Gerais... 3 3. O Comitê de Risco & Compliance... 4 4. Regras, Procedimentos, Políticas,

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A.

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A. POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A. Lavagem de dinheiro é a prática criminosa que consiste em converter ou transformar bens ou dinheiro, obtidos com prática de atividades

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO DA QUADRANTE INVESTIMENTOS (Documento integrante do Manual de Compliance)

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO DA QUADRANTE INVESTIMENTOS (Documento integrante do Manual de Compliance) POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO DA QUADRANTE INVESTIMENTOS (Documento integrante do Manual de Compliance) 1. Introdução A lavagem de dinheiro consiste na ocultação ou dissimulação da natureza,

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS ÍNDICE POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS... 2 I. Apresentação... 2 II. Abrangência... 2 III. Objetivos... 2 IV. Estrutura... 3 A. Sub- Comitê de Compliance...

Leia mais

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Objetivo Promover a adequação

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 463, DE 08 DE JANEIRO DE 2008.

INSTRUÇÃO CVM Nº 463, DE 08 DE JANEIRO DE 2008. Altera a Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, e dispõe acerca dos procedimentos a serem observados para o acompanhamento de operações realizadas por pessoas politicamente expostas. A PRESIDENTE

Leia mais

Manual de Compliance da Progredir Consultoria de Investimentos Ltda. Manual de Compliance

Manual de Compliance da Progredir Consultoria de Investimentos Ltda. Manual de Compliance Manual de Compliance Versão atual: novembro/2018 Pág.: 1/6 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 1.1 O Compliance visa garantir a reputação da Sociedade que é seu ativo mais valioso, por meio da apresentação,

Leia mais

REGRAS INTERNAS DE ATUAÇÃO NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM TESOURARIA JUNTO A CETIP S.A

REGRAS INTERNAS DE ATUAÇÃO NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM TESOURARIA JUNTO A CETIP S.A REGRAS INTERNAS DE ATUAÇÃO NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM TESOURARIA JUNTO A CETIP S.A 1. Conteúdo do Documento: Este documento contém as Regras Internas de Atuação nas Operações Realizadas em Tesouraria

Leia mais

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: Setembro 2017 1. Introdução Este Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos ( Manual ) foi elaborado com o intuito de garantir, por

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO - PLD

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO - PLD POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO - PLD Atualizado em 06/11/2017 1 RESUMO DESCRITIVO Esta política estabelece as diretrizes de atuação do Conglomerado Safra com relação à Prevenção

Leia mais

Polı tica de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Polı tica de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Polı tica de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Objetivo Promover a adequação das atividades operacionais e controles internos da JOURNEY CAPITAL às normas pertinentes

Leia mais

TT Investimentos Ltda.

TT Investimentos Ltda. TT Investimentos Ltda. Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Abril 2018) ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Descrição... 3 3. Identificação de Clientes... 3 4. Monitoramento... 4 5. Comunicação ao COAF...

Leia mais

LAVAGEM DE DINHEIRO NO MERCADO DE SEGUROS. Professor: Aluízio Barbosa

LAVAGEM DE DINHEIRO NO MERCADO DE SEGUROS. Professor: Aluízio Barbosa NO MERCADO DE SEGUROS Professor: Aluízio Barbosa Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente,

Leia mais

MANUAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO ALOCC GESTÃO FINANCEIRA LTDA. ( ALOCC )

MANUAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO ALOCC GESTÃO FINANCEIRA LTDA. ( ALOCC ) MANUAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO ALOCC GESTÃO FINANCEIRA LTDA. ( ALOCC ) 1. Introdução O presente Manual de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro ( Manual ) da ALOCC visa, através

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 11/08/2017 INFORMAÇÃO INTERNA SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO Sumário INTRODUÇÃO... 3 LAVAGEM DE DINHEIRO... 3 FERRAMENTAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AOS CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO... 4 KNOW YOUR CLIENT KYC... 5 MONITORAMENTO...

Leia mais

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes Palestra Quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico e sua repercussão nas cooperativas 22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes 1) NORMATIVIDADE PENAL CONTEMPORÂNEA; 2) DIREITOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos

MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos Março de 2018 SUMÁRIO INTRODUÇÃO I. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DIRETORIA DE RISCO... 4. II. TIPOLOGIA DOS RISCO... 6. II.1 RISCO DE MERCADO... 6. II.2 RISCO

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO GARDE ASSET MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF / E DA GARDE PREVIDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA.

MANUAL DE CADASTRO GARDE ASSET MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF / E DA GARDE PREVIDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. MANUAL DE CADASTRO GARDE ASSET MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 18.511.433/0001-77 E DA GARDE PREVIDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 30.701.673/0001-30 Data: 19 de junho de 2018

Leia mais

POLÍTICA PLD-FT POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO /09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance

POLÍTICA PLD-FT POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO /09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance Pág.: 1 / 5 POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA Nº DATA ALTERADAS RESPONSÁVEL DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO 01 21/09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance Aprimoramento do monitoramento de operações

Leia mais

CPLD-FT - Guia de Referência de Estudos_. Versão 002- Outubro 2018

CPLD-FT - Guia de Referência de Estudos_. Versão 002- Outubro 2018 CPLD-FT - Guia de Referência de Estudos_ Versão 002- Outubro 2018 Questões segregadas em XI Módulos_ MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO IV MÓDULO V MÓDULO VI MÓDULO VII CONHECIMENTOS GERAIS PANORAMA

Leia mais

CPLD-FT - Guia de Referência de Estudos_. Versão 001- Dezembro 2017

CPLD-FT - Guia de Referência de Estudos_. Versão 001- Dezembro 2017 CPLD-FT - Guia de Referência de Estudos_ Versão 001- Dezembro 2017 Questões segregadas em XI Módulos_ MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO IV MÓDULO V MÓDULO VI MÓDULO VII CONHECIMENTOS GERAIS PANORAMA

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Versão: II Data da Publicação: 19/05/2016 Data da Vigência: Publicação Data última revisão: janeiro 2019 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS 1. Objetivo: O objetivo desta política é formalizar o Sistema de

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.654, DE 27 DE MARÇO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.654, DE 27 DE MARÇO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.654, DE 27 DE MARÇO DE 2013 Altera a Circular nº 3.461, de 24 de julho de 2009, que consolida as regras sobre os procedimentos a serem adotados na prevenção e combate às atividades relacionadas

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE MILECH CONSULTORES LTDA. ( Sociedade )

MANUAL DE COMPLIANCE MILECH CONSULTORES LTDA. ( Sociedade ) MANUAL DE COMPLIANCE MILECH CONSULTORES LTDA. ( Sociedade ) Versão: Março/2018 1. Objetivo 1.1. Compliance é uma atividade adotada pelo mercado financeiro internacional, que com preceitos éticos e sempre

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO Julho 2018 Esta política é propriedade da É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da

Leia mais

Manual de Conformidade

Manual de Conformidade Manual de Conformidade Divisão de Conformidade BB Gestão de Recursos DTVM S.A. SUMÁRIO Introdução... 2 Definições... 3 1. Capítulo 1 - Segregação na Administração de Recursos de Terceiros... 4 2. Capítulo

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1. Compliance é uma atividade adotada pelo mercado financeiro internacional, que com preceitos éticos, e sempre em conformidade com todas as leis onde quer

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE FIERE INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade )

MANUAL DE COMPLIANCE FIERE INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade ) MANUAL DE COMPLIANCE FIERE INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade ) Versão: Dezembro/2018 1. Compliance é uma atividade adotada pelo mercado financeiro internacional, que com preceitos éticos, e sempre em conformidade

Leia mais

CTVM, DTVM e o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à LD/FT. Departamento

CTVM, DTVM e o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à LD/FT. Departamento CTVM, DTVM e o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à LD/FT Departamento Gerson Romantini São Paulo, 09 de Agosto de 2011 Agenda 1. Conceitos essenciais 2. Lei brasileira de combate à LD/FT 3. Histórico

Leia mais

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos - ICVM 558

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos - ICVM 558 Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos - ICVM 558 Última alteração: Março 2017 A administração de carteiras de valores mobiliários é o exercício profissional de atividades relacionadas, direta

Leia mais

Manual de Controles Internos e Compliance

Manual de Controles Internos e Compliance Página 1 de 5 Versão vigente: fevereiro/2019 Versão anterior: outubro/2018 1. Objetivo Este ( Manual ) visa estabelecer as diretrizes que garantam, por meio de Controles Internos adequados, o permanente

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE SERVIÇOS QUALIFICADOS AO MERCADO DE CAPITAIS DELIBERAÇÃO Nº 6

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE SERVIÇOS QUALIFICADOS AO MERCADO DE CAPITAIS DELIBERAÇÃO Nº 6 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE SERVIÇOS QUALIFICADOS AO MERCADO DE CAPITAIS DELIBERAÇÃO Nº 6 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas dos Serviços Qualificados ao Mercado de Capitais,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.530, DE 22 DE SETEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.530, DE 22 DE SETEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.530, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis para cumprimento das obrigações previstas na Lei n.º 9.613/1998

Leia mais

COAF Resolução 23 - Comercialização de JÓIAS Qua, 09 de Janeiro de :47 - Última atualização Seg, 28 de Janeiro de :57

COAF Resolução 23 - Comercialização de JÓIAS Qua, 09 de Janeiro de :47 - Última atualização Seg, 28 de Janeiro de :57 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados pelas pessoas físicas ou jurídicas que comercializam joias, pedras e metais preciosos, na forma do 1º do art. 14 da Lei nº 9.613, de 3.3.1998. O PRESIDENTE

Leia mais

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA.

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E SUPERVISÃO DE GESTORES E FUNDOS DE TERCEIROS PARA ALOCAÇÃO MAIO DE 2017 Página 1 de 5 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO 1.1. A REAG Gestora

Leia mais

SUSEP propõe alterar norma sobre controles internos e compliance. Por Ingrid Bandeira Santos, Jaqueline Suryan e Luiz Eduardo Salles

SUSEP propõe alterar norma sobre controles internos e compliance. Por Ingrid Bandeira Santos, Jaqueline Suryan e Luiz Eduardo Salles Por Ingrid Bandeira Santos, Jaqueline Suryan e Luiz Eduardo Salles A Superintendência de Seguros Privados-SUSEP submeteu a Consulta Pública (nº 8/2018) minuta de Circular que propõe alterar as normas em

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E KYC

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E KYC POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E KYC JUNHO DE 2018 Sumário POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E KYC... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Lavagem de Dinheiro... 3 1.3. Conceitos... 5 1.4.

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA SETORIAL DO PROFISSIONAL DE MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA SETORIAL DO PROFISSIONAL DE MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA SETORIAL DO PROFISSIONAL DE MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO N 01.006 Versão: 03 Atualizado: 15/06/2016 Abrangência: Departamentos, Agências, Empresas Ligadas

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

São Paulo, 11 de janeiro de 2013.

São Paulo, 11 de janeiro de 2013. São Paulo, 11 de janeiro de 2013. À Comissão de Valores Mobiliários Superintendência de Desenvolvimento de Mercado Rua Sete de Setembro, 111, 23º Andar 20050-901- Rio de Janeiro - RJ Ref.: Edital de Audiência

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE, GESTÃO DE RISCOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM n 558/15

POLÍTICA DE COMPLIANCE, GESTÃO DE RISCOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM n 558/15 POLÍTICA DE COMPLIANCE, GESTÃO DE RISCOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM n 558/15 MOSAICO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ 16.954.358/0001-93 SOMENTE PARA USO INTERNO Controle de Versões Versão 1.0

Leia mais

Data da última atualização

Data da última atualização Política Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo Data da última atualização 14.03.2017 1. Objetivo O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva do Banco Indusval

Leia mais

POLITICA DE COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO

POLITICA DE COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO A AMB Consultores Associados possui regras e diretrizes que contribuem para a excelência na condução de seus negócios. Procura manter suas atividades dentro dos mais altos padrões de conformidade, devendo

Leia mais

19 de Setembro de 2013 Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej

19 de Setembro de 2013 Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej 19 de Setembro de 2013 Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej MINISTÉRIO DA FAZENDA UNIDADE DE INTELIGÊNCIA FINANCEIRA DO BRASIL Setembro de 2013 3 Criação do COAF Art. 14 da Lei nº 9.613/98 Lei nº 9.613/98

Leia mais

Política de Controles Interno

Política de Controles Interno Política de Controles Interno 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. PRINCÍPIOS... 2 4. RESPONSABILIDADES... 3 5. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 4 6. SEGREGAÇÃO DAS ATIVIDADES... 5 7. DISPOSIÇÕES

Leia mais

SP VENTURES MANUAL DE COMPLIANCE

SP VENTURES MANUAL DE COMPLIANCE SP VENTURES MANUAL DE COMPLIANCE Junho/2016 SP VENTURES GESTORA DE RECURSOS S.A. ( Sociedade ) CNPJ: 09.594.756/0001-80 Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.485, 19ª andar, conj. 181 ala oeste Jardim Paulistano,

Leia mais

POLÍTICA DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO

POLÍTICA DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA DE COMBATE E PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO Este material foi elaborado pela DOMO INVEST Gestora de Ativos Financeiros e Valores Mobiliários Ltda. ( DOMO Invest

Leia mais

Ofício Circular nº 06/2015/ /CVM/SMI Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2015.

Ofício Circular nº 06/2015/ /CVM/SMI Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2015. Ofício Circular nº 06/2015/ /CVM/SMI Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2015. Às Instituições habilitadas a atuarem como integrantes do sistema de distribuição, por conta própria e de terceiros, na negociação

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO. Versa Gestora de Recursos Ltda.

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO. Versa Gestora de Recursos Ltda. POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO Versa Gestora de Recursos Ltda. Janeiro/2018 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO... 3 NORMAS REGULADORAS... 4 DIRETOR RESPONSÁVEL

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS Última atualização: janeiro/2019 ÍNDICE POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS... 2 1. Apresentação... 2 2. Abrangência... 2 3. Objetivos... 2 4. Estrutura...

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Fevereiro de 2019 05457-003, São Paulo, SP Controle de versão Título Código de Conduta Área responsável Compliance CRD Capital Aprovadores Diretor responsável pelo cumprimento

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM 558/15

POLÍTICA DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM 558/15 POLÍTICA DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM 558/15 SOMENTE PARA USO INTERNO Este material foi elaborado pela Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. ( Atmos Capital ou Gestora

Leia mais

Associação Brasileira de Bancos - ABBC

Associação Brasileira de Bancos - ABBC Associação Brasileira de Bancos - ABBC Lançamento do Curso de Formação de Correspondentes no País em Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (LD) e ao Financiamento do Terrorismo (FT). São Paulo, 9 de

Leia mais

Política Conheça seu Cliente e Prevenção de Lavagem de Dinheiro (PLD)

Política Conheça seu Cliente e Prevenção de Lavagem de Dinheiro (PLD) Política Conheça seu Cliente e Prevenção de Lavagem de Dinheiro (PLD) Seguindo o determinado pela Lei 9.613, de 03 de março de 1998 alterada pelas Leis nº 10.701, de 9 de julho de 2003, e nº 12.683, de

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE Junho de 2016 A Pacifico Administração de Recursos tem como único objetivo a gestão de recursos de terceiros, visando o lucro no longo prazo que advirá das taxas de administração e

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE Regras, procedimentos e controles internos. SAGA GESTÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) CAPITULO I Introdução

MANUAL DE COMPLIANCE Regras, procedimentos e controles internos. SAGA GESTÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) CAPITULO I Introdução MANUAL DE COMPLIANCE Regras, procedimentos e controles internos SAGA GESTÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) CAPITULO I Introdução 1.1. O presente Manual tem por objetivo a definição de

Leia mais

Sumário 1. Introdução Disposições Gerais Descrição das Atividades Da equipe... 5

Sumário 1. Introdução Disposições Gerais Descrição das Atividades Da equipe... 5 MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO E ANTICORRUPÇÃO Com o objetivo de alinhar e regulamentar as atividades internas da TAG de acordo com as normas de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro

Leia mais

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. São Paulo, dezembro de 2013 Versão 1

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. São Paulo, dezembro de 2013 Versão 1 São Paulo, dezembro de 2013 Versão 1 Sumário 1. Introdução... 1 2. Conceitos... 1 3. Objetivos... 1 4. Área de aplicação... 1 5. Responsabilidades... 2 6. Confidencialidade... 2 7. Comunicação... 2 8.

Leia mais

Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE

Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE 1. O presente Código de Conduta tem também como objetivo estabelecer a política de sigilo e confidencialidade e de proteção propriedade intelectual

Leia mais

Fernando Soares Vieira. Superintendente de Relações com Empresas - SEP

Fernando Soares Vieira. Superintendente de Relações com Empresas - SEP Fernando Soares Vieira Superintendente de Relações com Empresas - SEP II Seminário CODIM Melhores práticas de divulgação de informações ao mercado CODIM Desde 2008, a CVM, representada pela Superintendência

Leia mais

NÚMERO VERSÃO DATA DE PUBLICAÇÃO 15/09/2016. Descrição: 1. Introdução

NÚMERO VERSÃO DATA DE PUBLICAÇÃO 15/09/2016. Descrição: 1. Introdução TÍTULO Código de Conduta Ética Setorial do Profissional de Mercado Financeiro e de Capitais da Organização Bradesco GESTOR Banco Bradesco S.A. ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Empresas Ligadas DATA

Leia mais

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro Agosto/2018 Versão 1.0 Sumário PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO... 3 NORMAS REGULADORAS... 4 DIRETOR RESPONSÁVEL PELA PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

Leia mais

RES CFC 1.445/13 DECLARAÇÃO NEGATIVA OU DECLARAÇÃO DE INEXISTENCIA DE OPERAÇÕES AO COAF

RES CFC 1.445/13 DECLARAÇÃO NEGATIVA OU DECLARAÇÃO DE INEXISTENCIA DE OPERAÇÕES AO COAF RES CFC 1.445/13 DECLARAÇÃO NEGATIVA OU DECLARAÇÃO DE INEXISTENCIA DE OPERAÇÕES AO COAF LAVAGEM DE DINHEIRO Convenção contra o tráfico ilícito de entorpecentes e substância psicotrópicas (Convenção de

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.445/13

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.445/13 RESOLUÇÃO CFC N.º 1.445/13 Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e Organizações Contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento das obrigações previstas

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.445/13 CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.445/13 CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO RESOLUÇÃO CFC N.º 1.445/13 CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e Organizações Contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento

Leia mais

REGRAS INTERNAS DE ATUAÇÃO NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM TESOURARIA JUNTO A CETIP S.A

REGRAS INTERNAS DE ATUAÇÃO NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM TESOURARIA JUNTO A CETIP S.A REGRAS INTERNAS DE ATUAÇÃO NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM TESOURARIA JUNTO A CETIP S.A 1. Conteúdo do Documento: Este documento contém as Regras Internas de Atuação nas Operações Realizadas em Tesouraria

Leia mais

A seguir, é apresentado o volume de comunicações efetuadas pelos setores obrigados entre 1998 e 2014:

A seguir, é apresentado o volume de comunicações efetuadas pelos setores obrigados entre 1998 e 2014: As comunicações efetuadas pelos setores obrigados pela Lei nº 9.613/1998, são recebidas pelo SISCOAF que, programado com regras de inteligência pré-definidas, efetua análise sistêmica e distribui as comunicações

Leia mais

ANEXO 15-II Conteúdo do Formulário de Referência Pessoa Jurídica (informações prestadas com base nas posições de 31 de dezembro)

ANEXO 15-II Conteúdo do Formulário de Referência Pessoa Jurídica (informações prestadas com base nas posições de 31 de dezembro) ANEXO 15-II Conteúdo do Formulário de Referência Pessoa Jurídica (informações prestadas com base nas posições de 31 de dezembro) ADMINISTRADORES DE CARTEIRAS DE VALORES MOBILIÁRIOS 1. Identificação das

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS Este material foi elaborado pela Hashdex Gestora de Recursos Ltda. ( Hashdex ou Gestora ) e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem prévia e expressa

Leia mais

MANUAL DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS ADMINISTRAÇÃO FIDUCIÁRIA ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Definições... 3 3. Regras de Conduta... 3 3.1. Padrões de Conduta... 4 3.2. Deveres do Administrador

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Indice 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO E VIGÊNCIA... 3 3. REGULAMENTAÇÕES APLICÁVEIS... 3 4. DIRETRIZES... 3 4.1. FINALIDADE... 3 4.2. AMBIENTE DE CONTROLE... 3 4.3. AVALIAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO SPC Nº 26, DE 1º DE SETEMBRO DE 2008

INSTRUÇÃO SPC Nº 26, DE 1º DE SETEMBRO DE 2008 INSTRUÇÃO SPC Nº 26, DE 1º DE SETEMBRO DE 2008 Estabelece orientações e procedimentos a serem adotados pelas entidades fechadas de previdência complementar em observância ao disposto no art. 9º da Lei

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM 558/ Objetivo

POLÍTICA DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM 558/ Objetivo POLÍTICA DE COMPLIANCE, CONTROLES INTERNOS E CUMPRIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM 558/15 1. Objetivo A área de Compliance da Apex é responsável pela elaboração e manutenção do Programa de Compliance da Gestora,

Leia mais

MANUAL DE ENVIO DE INFORMAÇÕES E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE ENVIO DE INFORMAÇÕES E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE ENVIO DE INFORMAÇÕES E CONTROLES INTERNOS Atualização: 08/03/2019 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 3 2. DEFINIÇÕES 3 3. ASPECTOS GERAIS 4 3.1. Objetivo 4 3.2. Principais obrigações 4 4. RESPONSABILIDADES

Leia mais

O que faz o COAF? Brasília,julho de 2019

O que faz o COAF? Brasília,julho de 2019 O que faz o COAF? Brasília, Brasília,julho de 2019 1 ÍNDICE O COAF... 3 Origem das informações recebidas pelo COAF... 4 Destinatários dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIF)... 5 O COAF não é um

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Atualizado em 08 de Dezembro de 2018 Ultima versão: novembro de 2018 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 1. Manuais e políticas internas... 4 2. Segurança da Informação... 4 3. Programa de

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM OBJETIVO O Objetivo

Leia mais