Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente)"

Transcrição

1 Plano de Ensino DISCIPLINA: Teoria das Ciências Humanas III PRÉ-REQUISITOS: HF390 PROFESSOR: Marco Antonio Valentim CÓDIGO: HF392 SEMESTRE: 1 / 2015 C.H. TOTAL: 60 C.H. SEMANAL: 04 EMENTA (parte permanente) Discussões mais aprofundadas concernentes à teoria das Ciências Humanas (Historicismo de Dilthey, Manheim e a Sociologia do Conhecimento, Crítica da Cultura em abordagens interdisciplinares). PROGRAMA (parte variável) Título: Metafísica Guarani "O grito do pássaro kui-kui / Me assusta infalivelmente / Eu matei o rapaz / Que foi simplório / Eu percebo minhas pegadas / Sobre todos os caminhos humanos" ( A canção do Jaguar, poema Chiripá). Resumo: Pretende-se realizar um estudo introdutório daquilo que Pierre Clastres, no célebre ensaio Do Um sem o múltiplo, chamou de metafísica guarani, a propósito das palavras proferidas por Soria, velho xamã guarani, no fundo de uma floresta do Paraguai : As coisas em sua totalidade são uma: e para nós que não desejamos isso, elas são más. Segundo Clastres, Soria propõe com isso uma articulação inesperada entre unidade e incompletude, que faz tremer até à vertigem a mais longínqua aurora do pensamento ocidental, por referir um contexto ontológico em que nada do que existe pode ser dito Um, ou ainda, onde um homem é um homem, sem dúvida, mas também o outro do homem, um deus : a Terra sem Mal como região do não-um. Essa sentença guarani encerra várias tensões. Contrastada à tradição que se inicia com a metafísica grega, ela põe o problema de como é possível uma existência desdobrada sobre um horizonte liberto do Um, ou seja, transcendência sem unidade focal,

2 completude por contradição ou duplicidade. De outro lado, porém, comparada à inflexão amazônica do perspectivismo cosmológico ameríndio (Viveiros de Castro), a concepção expressa pela sentença parece implicar uma verticalização hierárquica, contrária a um regime de relações horizontais e recíprocas entre humanos e extrahumanos. Se a humanidade é uma condição ontologicamente instável e provisória, qual será, na metafísica guarani, o seu estatuto cosmológico frente à divindidade e à animalidade? Se outro do homem é um deus, ele o será por exclusão do animal enquanto sub-humano? A busca da Terra sem Mal, será ela um processo de desjaguarificação (Fausto), oposto a um devir-jaguar como seu reverso? Será o Jaguar a razão do mal da terra? Qual é, afinal, o lugar da predação na cosmologia guarani? A partir disso, como situar a metafísica guarani diante da doutrina platônica da verdade (Heidegger) e do perspectivismo ameríndio enquanto cosmologia contra o Estado (Viveiros de Castro)? Será pertinente a obscura indicação de Clastres sobre a proximidade entre a ideia heideggeriana da linguagem como morada [propriamente humana] do ser e a fala sagrada dos Guarani? Ou, pelo contrário, a ideia da continuidade virtual entre os humanos e seus outros, sejam divinos e/ou animais, implica uma cosmopolítica radicalmente divergente do (teo-)antropocentrismo característico da metafísica ocidental? Com o desenvolvimento de tais indagações visase preparar a questão a respeito de como essa possível divergência de mundo se relaciona com o problema político da territorialidade, proeminente no pensamento guarani. Pode-se entender a busca da Terra sem Mal como fuga resistente à terra ocidental que os gregos chamaram de Ser (Deleuze & Guattari)? Qual é, segundo a cataclismologia guarani (Nimuendaju, Pierri), o sentido metafísico da expropriação territorial causada pela ação predatória dos Brancos? Ao longo do estudo, recorrer-se-á a um triplo procedimento metodológico: (i) estudo de interpretações clássicas (Nimuendaju, Schaden, Pierre e Helene Clastres, Viveiros de Castro) e recentes (Chamorro, Fausto, Godoy & Carid, Pierri); (ii) comparação com referenciais filosóficos (Parmênides, Platão, Aristóteles, Heidegger); (iii) interpretação de trechos selecionados de Ayvu Rapyta (Cadogan, Clastres, Jecupé, Baptista). PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Aulas expositivas, com leitura, interpretação e discussão de textos selecionados. FORMAS DE AVALIAÇÃO Trabalho monográfico sobre o tema do curso, a ser apresentado no final do semestre.

3 BIBLIOGRAFIA MÍNIMA Clastres, P. Do Um sem o múltiplo. In: P. Clastres, A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Tradução de T. Santiago. São Paulo: Cosac Naify, Nimuendaju, C. Apontamentos sobre os Guarani. Tellus, 24: , As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocúva-Guarani. Tradução de C. Emmerich e E. Viveiros de Castro. São Paulo: HUCITEC/USP, Nimongaraí. Mana, 7(2): , Schaden, E. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo: EDUSP, A mitologia heróica de tribos indígenas do Brasil. São Paulo: EDUSP, Clastres, H. Terra sem mal. Tradução de R. J. Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, Viveiros de Castro, E. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: Zahar/ANPOCS, 1986.

4 Chamorro, G. La buena palavra: experiências y reflexiones religiosas de los grupos guaraníes. Revista de Indias, LXIV(230): , Fausto, C. Se Deus fosse jaguar: canibalismo e cristianismo entre os Guarani (séculos XVI-XX). Mana, 11(2): , Godoy, G. & Carid, M. A diferença que faz a diferença: os originais e as cópias, o caso guarani-mbya [No prelo.] Pierri, D. C. O perecível e o imperecível: lógica do sensível e corporalidade no pensamento guarani-mbya. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2013a.. Como acabará essa terra? Reflexões sobre a cataclismologia Guarani-Mbya, à luz da obra de Nimuendajú. Tellus, 24: , 2013b.. O dono da figueira e a origem de Jesus: uma crítica xamânica ao cristianismo. Revista de Antropologia, 57(1): , Platão. Timeu, Crítias. In: Platão, Timeu - Crítias - O Segundo Alcibíades - Hípias Menor. Tradução de C. A. Nunes. Belém: EDUFPA, Heidegger, M. A teoria platônica da verdade. Tradução de E. Stein. In: M. Heidegger, Marcas do caminho. Petrópolis: Vozes, 2008.

5 Viveiros de Castro, E. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. In: E. Viveiros de Castro, A inconstância da alma selvagem, e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, Lima, T. S. Para uma cartografia do poder e da diferença nas cosmopolíticas ameríndias. Revista de Antropologia, 54(2): , Cadogan, L. Ayvu Rapyta: textos míticos de los Mbyá-Guaraní del Guairá. São Paulo: Universidade de São Paulo, Clastres, P. A fala sagrada: mitos e cantos sagrados dos índios Guarani. Tradução de N. A. Bonatti. Campinas: Papirus, Jecupé, K. W. Tupã Tenondé: a criação do universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani. São Paulo: Peirópolis, Baptista, J. V. Três cantos sagrados dos Mbyá-Guarani do Guairá. In: J. V. Baptista, Roça barroca. São Paulo: Cosac Naify, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Aristóteles. Metafísica. Edición trilingüe por V. G. Yebra. Madrid: Gredos, 1998.

6 Beaufret, J. O poema de Parmênides. Tradução de H. L. de Barros e M. A. L. de Barros. In: J. C. de Souza (org.) Os pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), Benites, T. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o tekoha. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Chamorro, G. Terra madura - Yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados: Editora UFGD, Clastres, P. Crônica dos índios guayaki: o que sabem os Aché, caçadores nômades do Paraguai. Tradução de T. S. Lima e J. Caiafa. São Paulo: Editora 34, A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Tradução de T. Santiago. São Paulo: Cosac Naify, Cornford, F. M. P C g : Timaeus of Plato. Indianapolis, Cambridge: Hackett, Danowski, D. & Viveiros de Castro, E. Há mundo por vir? Ensaios sobre os medos e os fins. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie/Instituto Socioambiental, Deleuze, G. & Guattari, F. O que é a filosofia? Tradução de B. Prado Jr. e A. A. Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

7 Ladeira, M. I. Yvy marãey: renovar o eterno. Suplemento Antropológico, 34(2): , Lévi-Strauss, C. História de Lince. Tradução de B. Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, Loraux, N Notes sobre l un, le deux et le multiple. In: M. Abensour (dir.), L g : P C g politique. Paris: Éditions du Seuil, Mello, F. C. de. - Entre deuses e animais: xamanismo, C. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Moosburger, L. de B. g H gg :, comentário e notas. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: Oliveira, D. de. : g, g -C C. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Pimental, S. K. Kuarahy e Jasy em busca da origem: um olhar sobre o mito dos gêmeos entre os Guarani-Kaiowa e as relações de contato. Comunicação apresentada no 26o. Encontro da ABA. Porto Seguro: [Manuscrito.]

8 Pissolato, E. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora UNESP/ISA; Rio de de Janeiro: NuTI, Platão. Sofista. Tradução de J. Paleikat e J. C. Costa. In: Platão, Diálogos: O Banquete - Fédon - Sofista - Político. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), Silva, V. H. O. Ressonâncias de Ñanderu: um estudo sobre três diferentes versões de Ayvu Rapyta. Monografia de conclusão de curso. Curso de Graduação em Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: Sztutman, R. O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens. São Paulo: EDUSP, FAPESP, Vernant, J.-P. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Tradução de H. Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Mito e religião na Grécia Antiga. Tradução de J. A. D Ávila Melo. São Paulo: Martins Fontes, Viveiros de Castro, E. A inconstância da alma selvagem, e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, Métaphysiques cannibales. Traduit par O. Bonilla. Paris: Presses Universitaires de France, 2009.

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Humanidade e não-humanidade no perspectivismo ameríndio

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Humanidade e não-humanidade no perspectivismo ameríndio Plano de Ensino DISCIPLINA: Teoria das Ciências Humanas V PRÉ-REQUISITOS: HF390 PROFESSOR: Marco Antonio Valentim CÓDIGO: HF394 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H. SEMANAL: 04 EMENTA (parte permanente)

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Título: Guerra dos mundos : a natureza humana em questão

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Título: Guerra dos mundos : a natureza humana em questão Plano de Ensino DISCIPLINA: Teoria das Ciências Humanas I PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Marco Antonio Valentim CÓDIGO: HF390 SEMESTRE: 2 / 2013 C.H. TOTAL: 90 C.H. SEMANAL:

Leia mais

Programa do curso Antropologia III Estruturalismo (FLA0205) 1 o Semestre de 2018

Programa do curso Antropologia III Estruturalismo (FLA0205) 1 o Semestre de 2018 1 Programa do curso Antropologia III Estruturalismo (FLA0205) 1 o Semestre de 2018 Professores responsáveis: Prof. Dr. Marcio Ferreira da Silva Profa. Dra. Sylvia Caiuby Novaes Estagiários PAE: Miguel

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Marco Antonio Valentim CÓDIGO: HF391 SEMESTRE: 1 / 2014 C.H. TOTAL: 60 C.H. SEMANAL:

Leia mais

Avaliação: As formas de avaliação serão apresentadas em sala de aula.

Avaliação: As formas de avaliação serão apresentadas em sala de aula. Universidade Federal Fluminense 2018.1 Departamento de Filosofia Disciplina: Introdução à Filosofia (GFL00024) Turma: A1 Horário: terças e quintas, das 18h às 20h (a partir de 20/03*). Prof.: Frederico

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 180440 A HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 Professor responsável: ELIANE CHRISTINA DE SOUZA Objetivos gerais: Estudo sistemático e aquisição de conhecimentos acerca das filosofias

Leia mais

Disciplina: HS Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Ciméa B. Bevilaqua

Disciplina: HS Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Ciméa B. Bevilaqua Disciplina: HS 046 - Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Ciméa B. Bevilaqua Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA I.

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Luiz Repa CÓDIGO: HF396 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H.

Leia mais

PISSOLATO, Elizabeth de Paula. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora da UNESP, p.

PISSOLATO, Elizabeth de Paula. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora da UNESP, p. PISSOLATO, Elizabeth de Paula. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora da UNESP, 2007. 446p. CAMILA MAINARDI 1 UFSCar A literatura antropológica acerca

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em História

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em História 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em História Disciplina: SEMINÁRIO CULTURA E REPRESENTAÇÕES (ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA) - HIPG

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia - noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2019 PROFESSOR

Leia mais

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Turma A: 4ª feira 07:30-09:30 e 6ª feira 09:30-11:30 Turma B: 2ª feira 09:30-11:30 e 4ª

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Ciências Sociais CURSO: DISCIPLINA: Antropologia 1 CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE: 2017/1

Leia mais

Disciplina: Antropologia da Saúde - Enfermagem Código: HS 184 EMENTA

Disciplina: Antropologia da Saúde - Enfermagem Código: HS 184 EMENTA Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas Departamento de Antropologia Disciplina: Antropologia da Saúde - Enfermagem Código: HS 184 Natureza: (x) Obrigatória ( )

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina Código Denominação Carga horária AT 1 AP 2 APS

PLANO DE ENSINO. Disciplina Código Denominação Carga horária AT 1 AP 2 APS CAMPUS DE TOLEDO RUA DA FACULDADE, 645 - JD. SANTA MARIA - FONE/FAX: (45) 3379-7000/7002 - CEP 85903-000 - TOLEDO PR ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 314/2010-CEPE PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2015 ANO DO

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

E t n o e c o l o g i a

E t n o e c o l o g i a E t n o e c o l o g i a Temas: Significados culturais dos recursos naturais. Estudos de caso. Movimentos sociais e impactos ambientais nos estudos da sociologia ambiental. Gestão de conflitos culturais.

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2009 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Curso de Filosofia Disciplina: Filosofia geral e metafísica Professora: Priscila Rufinoni

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Curso de Filosofia Disciplina: Filosofia geral e metafísica Professora: Priscila Rufinoni Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Curso de Filosofia Disciplina: Filosofia geral e metafísica Professora: Priscila Rufinoni Nenhuma imediaticidade, nada fático, com o qual o pensamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: História da Filosofia Contemporânea 5 Professor responsável: Monica Loyola Stival Objetivos gerais: Ementa: Quantidade de créditos/horas: 04 créditos / 60 horas Requisitos:

Leia mais

PROGRAMA. - Prova (30 %); - Seminários (20%); - Trabalho final sobre um dos temas do curso (40 %); - Presença e participação em sala de aula (10%).

PROGRAMA. - Prova (30 %); - Seminários (20%); - Trabalho final sobre um dos temas do curso (40 %); - Presença e participação em sala de aula (10%). UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA (DAN) Disciplina: Sociedades Indígenas -135381 Semestre 2/2005 Créditos: 04 Horário: Segundas e quartas-feiras das 14.00

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Disciplina: Antropologia e Práticas Etnográficas (HS 101). Prof. Dr. Miguel Naveira Horário: Quarta-feira, 7h:30-9h:30;

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2011 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter Prof. Dr. Maurício de Carvalho

Leia mais

Etnologia Indígena. Metodologia Aulas dialogadas e debates em torno do conteúdo programático, realização de seminários e trabalhos escritos.

Etnologia Indígena. Metodologia Aulas dialogadas e debates em torno do conteúdo programático, realização de seminários e trabalhos escritos. Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Programa de Etnologia Indígena - 1º semestre de 2017 Profa. Camila Mainardi (mainardi.camila@gmail.com)

Leia mais

Antropologia Filosófica

Antropologia Filosófica Antropologia Filosófica CAMPUS: GOIABEIRAS CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: FILOSOFIA IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Gênero nas sociedades indígenas sul-americanas

PROGRAMA DE CURSO. Gênero nas sociedades indígenas sul-americanas PROGRAMA DE CURSO Gênero nas sociedades indígenas sul-americanas GAP 04089 - Antropologia do gênero GAP 00199 - Etnologia brasileira Profs: Joana Miller e Oiara Bonilla Quartas-feiras, de 14 às 18 horas

Leia mais

Conforme as normas da UnB, a frequência obrigatória mínima em 75% das aulas deve ser observada ou o aluno será reprovado.

Conforme as normas da UnB, a frequência obrigatória mínima em 75% das aulas deve ser observada ou o aluno será reprovado. 1 Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Disciplina: 135381 Sociedades Indígenas Professor: Luis Cayón E-mail: lucayon@yahoo.com ICC AT 163/8 Terça e Quinta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2018 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter Prof. Dr. Moacyr Novaes

Leia mais

VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas Canibais elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac & Naify, p. 288, 2015.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas Canibais elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac & Naify, p. 288, 2015. VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas Canibais elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac & Naify, p. 288, 2015. Matheus Henrique Pereira da Silva 1... A antropofagia é todo o contrário

Leia mais

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema 5ª. SÉRIE 1. Ethos Ser Humano. 3. Textos Sagrados, orais e escritos. Autoestima. Preconceito (etnias,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ADM 112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor: Ana Paula dos Santos Lima CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01

Leia mais

Exercícios de Revisão 1

Exercícios de Revisão 1 Exercícios de Revisão 1 1. Quando começamos a estudar, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da, mas várias. Uma primeira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES SCHLA DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES SCHLA DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Código HS 064 Carga Horária TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA Disciplina Ementa II Teóricas Práticas Estágio Total 60 - - 60 Pré-Req. Curso Ciências Sociais (Licenciatura) O presente

Leia mais

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Obras de Heidegger HEIDEGGER, Martin. A essência da linguagem. In: A caminho da linguagem. Trad. Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.. A questão da técnica.

Leia mais

EMENTA DINÂMICA DO CURSO EM CLASSE

EMENTA DINÂMICA DO CURSO EM CLASSE Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Disciplina: INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA Professora: ARIANA TIMBÓ MOTA. 1 semestre de 2004. EMENTA O curso tem por objetivo

Leia mais

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1.1 - Surgimento, evolução e classificação das Ciências Sociais no decurso histórico. 1.2 - "Ciências Sociais" versus

Leia mais

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni Ementa: Este curso trata da passagem do pensamento do medievo para a investigação

Leia mais

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo.

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo. Disciplina: Introdução à Antropologia (Antropologia I) Período: 2006/1 Profa. Sandra Jacqueline Stoll EMENTA A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo.

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Disciplina: TEMAS CLÁSSICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2º semestre de 2012

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Filosofia da Ciência I PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Ronei Clecio Mocellin C.H. SEMANAL: 05 CÓDIGO: HF315 SEMESTRE: 1 / 2016 C.H. TOTAL: 90 EMENTA

Leia mais

Análise de sociedades indígenas sul-americanas a partir de estudos monográficos.

Análise de sociedades indígenas sul-americanas a partir de estudos monográficos. HS056 ETNOLOGIA INDÍGENA 1º SEMESTRE DE 2007 Professora: Maria Inês Smiljanic EMENTA Análise de sociedades indígenas sul-americanas a partir de estudos monográficos. BIBLIOGRAFIA Da Matta, R.; Seeger,

Leia mais

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Codigo HS 099 Carga Horária Disciplina ANTROPOLOGIA E DINÂMICAS DA CULTURA Teóricas Práticas

Leia mais

Ementa: Conteúdo programático: Estratégias de ação didático-pedagógica: Metodologia de ensino: Bibliografia:

Ementa: Conteúdo programático: Estratégias de ação didático-pedagógica: Metodologia de ensino: Bibliografia: Geografia 2000 33 Carga Horária: 60 SOCIOLOGIA Ementa: Créditos: Construção da objeto; Sociologia e Geografia; Teoria e metodologia: memória social, história oral, história de vida, entrevista, pesquisa

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Ética II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Vinicius Berlendis de Figueiredo C.H. SEMANAL: 04 CÓDIGO: HF377 SEMESTRE: 2 / 2015 C.H. TOTAL: 60 EMENTA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

Curar é criar para si novas normas de vida, às vezes superiores às antigas. (Georges Cangui lhem )

Curar é criar para si novas normas de vida, às vezes superiores às antigas. (Georges Cangui lhem ) Curso de Extensão : um estudo epistemológico Professora: Monica Aiub Sábado, 26 de setembro Horário: das 9:00 às 16:00 horas Local: Instituto Interseção Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 Higienópolis São

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS233 Antropologia da Saúde

Programa Analítico de Disciplina CIS233 Antropologia da Saúde 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 'J UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PLANO DE ENSINO Ficha Nº 2 (parte variável) Disciplina: Orientação Monográfica em

Leia mais

DISCIPLINA CÓDIGO SIGLA

DISCIPLINA CÓDIGO SIGLA PG EM CIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS DEPARTAMENTO MESTRADO E DOUTORADO - 5 CRÉDITOS CARTOGRAFIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO 0 1 0 7 1 C C A DISCIPLINA CÓDIGO SIGLA EMENTA PROGRAMÁTICA Formas de conhecimento.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Luis César Oliva Prof. Marco Aurélio Werle Profa. Marilena de Souza

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Av. José de Sá Maniçoba, s/nº. Centro - Caixa Postal 252 5630-205 - Petrolina-PE ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 1º semestre de 2017 Disciplina obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0248 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Eduardo Brandão Carga horária: 120h

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO : TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Acadêmica IV COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1º Ano CARGA

Leia mais

ANT 7201 Teoria Antropológica I

ANT 7201 Teoria Antropológica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO ANTROPOLOGIA ANT 7201 Teoria Antropológica I Semestre: 2014-2 Prof. Pedro Castelo

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular CONSELHO UNIVERSITÁRIO PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM E PROGRAMAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Instância de aprovação: Colegiado do curso de Bacharelado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 34/2016 Cria as disciplinas obrigatórias Temas Sociológicos em Psicologia e Temas Antropológicos em Psicologia em substituição às Disciplinas Sociologia Geral VII e Antropologia Cultural

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter Prof. Dr. José Arthur Giannotti

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas 6.1. Bibliografia do autor GESCHÉ, Adolphe. O mal. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção Deus para pensar; 1). O ser humano. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção Deus para pensar;

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: Paulo

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO Valor: 2,0 pontos Nota: Data: / /2016 Professor: WAGNER GUEDES Disciplina: FILOSOFIA Nome: n o : SÉRIE: 2ª 4º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA 1. O nascimento do conhecimento

Leia mais

FLA 0377 Tópicos de Etnologia Indígena (Linguagem, estética e política) Proposta Conteúdo Linguagem e política em Pierre Clastres

FLA 0377 Tópicos de Etnologia Indígena (Linguagem, estética e política) Proposta Conteúdo Linguagem e política em Pierre Clastres FLA 0377 Tópicos de Etnologia Indígena (Linguagem, estética e política) Professor Responsável: Renato Sztutman 1 o Semestre de 2017 Terças-feiras, 19h30-22h45 (noturno) Quartas-feiras, 14h-18h (vespertino)

Leia mais

/1; EMENTA

/1; EMENTA Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas - SCH Tópicos Especiais em Antropologia II HS 064 Identidade, Territorialidade e Cosmopolítica. Prof. Miguel Carid Naveira (DEAN/UFPR) 2015/1; 60

Leia mais

Ementa: Análise de sociedades indígenas brasileiras a partir de estudos monográficos

Ementa: Análise de sociedades indígenas brasileiras a partir de estudos monográficos Disciplina HS056: Etnologia Indígena Período: 1º semestre 2011 Profa. Laura Pérez Gil Ementa: Análise de sociedades indígenas brasileiras a partir de estudos monográficos Objetivos: Através da leitura

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2017 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do Curso de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. Marco Aurélio Werle Prof. Dr. Moacyr Ayres Novaes Filho

Leia mais

3ª ETAPA. Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia.

3ª ETAPA. Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia. ETAPA Componente exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente Escola e Currículo Estudo geral das teorias do currículo: desde a origem do campo, as teorias tradicionais,

Leia mais

Disciplina: Leituras de Etnografias Sulamericanas: temas e questões em construção e debate.

Disciplina: Leituras de Etnografias Sulamericanas: temas e questões em construção e debate. Disciplina: Leituras de Etnografias Sulamericanas: temas e questões em construção e debate. Professor Responsável: Dr. Carlos Machado Dias Junior/PPGAS-UFAM Professores Colaboradores: Dr. Gilton Mendes

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré requisito: Nenhum Período Letivo: 2014.1 Professor:

Leia mais

4 CONTEÚDOS Número de horas-aula da unidade

4 CONTEÚDOS Número de horas-aula da unidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Curso Licenciatura em Filosofia PLANO DE ENSINO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 CURSO Licenciatura em Filosofia 1.2 DISCIPLINA Ontologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO - 2017 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS 1.2 CURSO: Técnico em Análises Químicas 1.2 UNIDADE DIDÁTICA: Artes I CH: 67 h/r DOCENTE RESPONSÁVEL: Mauricio

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1505 / 1506 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Metodologia do Ensino de História I 30 h Analisa o papel da Didática em diferentes teorias pedagógicas, buscando os fundamentos teóricos do processo de ensino-aprendizagem e suas decorrências no planejamento

Leia mais

ANEXO V REQUERIMENTO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL

ANEXO V REQUERIMENTO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL À Seção Técnica de Pós-Graduação ANEXO V REQUERIMENTO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL Araraquara, de agosto de 2017. Eu,, CPF, requeiro atendimento especial para realização do Processo Seletivo do Programa de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Laboratório de Pesquisa e Ensino em História Contemporânea II (HH 130) Créditos:

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS Cidade, trabalho e cidadania

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FILOSOFIA Código da Disciplina: NDC 141 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo das Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Disciplina requisito ou indicação de conjunto: FLA0205 Curso: Ciências Sociais Créditos - Total: 4 Professores

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

PLATÃO E O MUNDO IDEAL

PLATÃO E O MUNDO IDEAL Introdução: PLATÃO E O MUNDO IDEAL - A importância do pensamento de Platão se deve justamente por conseguir conciliar os mundos: dos Pré-Socráticos, com suas indagações sobre o surgimento do Cosmo (lê-se:

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM 1 FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA Rodovia dos Inconfidentes, km 108-35420-000 Mariana MG - Fone: 31 3558 1439 / 3557 1220 Credenciada pelo MEC pela Portaria nº 2.486, de 12 de setembro de 2003 EMENTÁRIO

Leia mais

ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA - HA 701 (PPGA/UFPR) Prof. Miguel Carid Naveira (PPGA/UFPR) Quinta-Feira, sala 617, Ed. Dom Pedro I. 14h:00-18h:00; 60 horas.

ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA - HA 701 (PPGA/UFPR) Prof. Miguel Carid Naveira (PPGA/UFPR) Quinta-Feira, sala 617, Ed. Dom Pedro I. 14h:00-18h:00; 60 horas. ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA - HA 701 (PPGA/UFPR) Prof. Miguel Carid Naveira (PPGA/UFPR) Quinta-Feira, sala 617, Ed. Dom Pedro I. 14h:00-18h:00; 60 horas. EMENTA Como se sabe, a Antropologia surge como disciplina

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Tópicos especiais (HH 069) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula Professor:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I 45h/a 3 créditos Objetivo Geral: Proporcionar aos mestrandos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa na área das ciências sociais,

Leia mais

No segundo semestre letivo tem-se as disciplinas Metodologias Avançadas em Ciências Sociais; Teoria Sociológica II e Teoria Antropológica II.

No segundo semestre letivo tem-se as disciplinas Metodologias Avançadas em Ciências Sociais; Teoria Sociológica II e Teoria Antropológica II. A estrutura curricular do PPGSA é diversificada, de acordo com os níveis (Mestrado ou Doutorado). Começando pelo mestrado, deve ser dito que existem como ocorre em outros programas, disciplinas obrigatórias

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Antropologia 2º Semestre de 2016

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Antropologia 2º Semestre de 2016 Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Antropologia 2º Semestre de 2016 Disciplina: Pesquisa de campo em Antropologia - FLA 0306 Professor responsável:

Leia mais