- NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS-

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS-"

Transcrição

1

2 - NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS- Edital Câmara 2014 (Polícia) item 13 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão

3 Edital Bacen 2013

4

5 Edital Câmara 2014 Edital PRF 20134

6 CONCEITOS INICIAIS

7 DIREITOS HUMANOS - CONCEITO HUMANO é o indivíduo que pertence à espécie homo-sapiens (ou seja, homens, mulheres e crianças) DIREITO é tudo aquilo que se garante a determinado grupo, uma prerrogativa. DIREITOS HUMANOS são todas as garantias e ações permitidas às pessoas pelo simples fato de pertencerem à espécie humana.

8 DIREITOS HUMANOS - CONCEITO DIREITOS HUMANOS : correspondem ao somatório de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. é um conjunto mínimo de direitos necessários para assegurar uma vida aos ser humano baseada na liberdade e na dignidade. (André Carvalho Ramos, Direitos humanos em Juízo, p.27).

9 DIREITOS HUMANOS - CONCEITO DIREITOS HUMANOS : Um conjunto de direitos, positivados ou não, cuja finalidade é ASSEGURAR O RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, por meio da limitação do arbítrio estatal e do estabelecimento da igualdade nos pontos de partida dos indivíduos, em um dado momento histórico. (Napoleão Casado)

10 DIREITOS HUMANOS - CONCEITO

11 DIREITOS HUMANOS - CONCEITO

12 DIREITOS HUMANOS - HISTÓRIA Carta Magna de 1215 Petition of Rights Habeas Corpus Act 1679 Resolução ONU nº 217 A (III) Resolução ONU nº 217 A (III)

13 DIREITOS HUMANOS - HISTÓRIA Em 1215, o Rei João Sem Terra foi obrigado a assinar a Magna Carta, um documento que, basicamente, LIMITOU o poder monárquico. Esse é o primeiro instrumento de defesa dos indivíduos que pode ser considerado referência para os futuros tratados sobre direitos humanos.

14 DIREITOS HUMANOS - HISTÓRIA Assinado em 1628, na Inglaterra, a Petition of Rights impunha ao soberano restrições específicas como: a cobrança e/ou aumento de impostos com a necessária autorização parlamentar; a prisão de indivíduos vinculada a um julgamento justo e; restrições à lei marcial. Os pontos insertos na Petition of Rights submetiam e condicionavam a autoridade do rei ao controle e autorização do parlamento inglês. O embrião do Sistema de Freios e Contrapesos.

15 DIREITOS HUMANOS - HISTÓRIA O Habeas Corpus Act, de 1679, visava proteger a liberdade de locomoção encontrando-se presente no ordenamento jurídico de diversos países até os dias atuais. Segundo esse documento, a reclamação ou requerimento escrito de determinado indivíduo - ou a favor de algum súdito preso (ou acusado da autoria de algum crime) - era submetida à apreciação do magistrado.

16 DIREITOS HUMANOS - HISTÓRIA Paris, 10 de dezembro de 1948) Resolução ONU nº 217 A (III)

17 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

18 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Em que pese a DECLARAÇÃO UNIVERSAL ser formalmente uma resolução, parcela expressiva de doutrinadores considera a Declaração uma norma IMPERATIVA, OBRIGATÓRIA e VINCULANTE por meio da qual os Estados devem se comprometer a garantir - a todas as pessoas - os direitos ali dispostos. Seu cunho vinculante pode ser comprovado internacionalmente e nacionalmente. o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, já citou, por diversas vezes, a Declaração como sustentáculo para suas decisões.

19 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Em que pese a DECLARAÇÃO UNIVERSAL ser formalmente uma resolução, parcela expressiva de doutrinadores considera a Declaração uma norma IMPERATIVA, OBRIGATÓRIA e VINCULANTE por meio da qual os Estados devem se comprometer a garantir - a todas as pessoas - os direitos ali dispostos. Seu cunho vinculante pode ser comprovado internacionalmente e nacionalmente. o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, já citou, por diversas vezes, a Declaração como sustentáculo para suas decisões.

20 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

21 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Direitos de 1ª GERAÇÃO Direitos de 2ª GERAÇÃO Quanto aos direitos de 3ª geração/dimensão, deve-se associá-los ao desejo que a humanidade possui de não sofrer mais por conta de danos ao meio ambiente que implicam na diminuição de sua qualidade de vida.

22 DIREITOS HUMANOS PRINCIPIOS

23 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da UNIVERSALIDADE Os Direitos Humanos alcançam a TODOS OS SERES HUMANOS, indistintamente, independente de sua raça, sexo, cor, nacionalidade, credo ou convicção. Todo e qualquer ser humano é SUJEITO ATIVO desses direitos, podendo pleiteá-lo em qualquer foro nacional ou internacional. (Generalidade / Impessoalidade)

24 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da INDIVISIBILIDADE Os direitos humanos NÃO PODEM SER ANALISADOS SEPARADAMENTE (isoladamente). Compõem um ÚNICO conjunto de direitos. Princípio da INTERDEPENDÊNCIA Tais direitos estão VINCULADOS UNS AOS OUTROS.

25 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da INTER-RELACIONARIDADE Os direitos humanos e os sistemas de proteção SE INTER-RELACIONAM, possibilitando às pessoas escolherem entre o mecanismo de proteção global ou regional, pois NÃO HÁ HIERARQUIA ENTRE ELES. Princípio da INDIVIDUALIDADE Esses direitos podem ser exercidos por APENAS UM INDIVÍDUO.

26 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da IMPRESCRITIBILIDADE Os direitos humanos não sofrem alterações com o decurso do tempo, pois TÊM CARÁTER ETERNO. São anteriores, concomitantes e posteriores aos indivíduos.

27 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da COMPLEMENTARIDADE Os direitos humanos DEVEM SER INTERPRETADOS EM CONJUNTO, não havendo hierarquia entre eles. Princípio da RELATIVIDADE Os direitos humanos PODEM SER EXERCIDOS SIMULTANEAMENTE, não encontrando limitações nos demais direitos. Havendo conflito entre direitos, é necessária uma solução que ajuste os direitos envolvidos.

28 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da INDISPONIBILIDADE NÃO SE PODE DISPOR desses direitos (abrir mão, renunciar). Princípio da INALIENABILIDADE Os direitos humanos NÃO PODEM SER VENDIDOS, TRANSFERIDOS OU, DE QUALQUER FORMA NEGOCIADOS.

29 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da HISTORICIDADE Os direitos humanos APRESENTAM NATUREZA HISTÓRICA, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais. Estão vinculados ao desenvolvimento histórico e cultural do ser humano. Princípio da VEDAÇÃO DO RETROCESSO O Estado NÃO PODE proteger menos do que já protege. Uma vez estabelecidos os direitos humanos, NÃO SE ADMITE O RETROCESSO visando a sua limitação ou diminuição.

30 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da INVIOLABILIDADE Esses direitos NÃO PODEM SER VIOLADOS por leis infraconstitucionais, nem por ato de autoridade do Poder Público, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa. Tais direitos NÃO PODEM SER DESCUMPRIDOS OU VIOLADOS por nenhuma pessoa ou autoridade. Princípio da INERÊNCIA Os direitos humanos são INERENTES ou INATOS (naturalmente ligados) aos seres humanos.

31 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da IRRENUNCIABILIDADE NÃO SE PODE RENUNCIAR aos direitos humanos. Eles são inerentes à pessoa humana. Princípio da EFETIVIDADE O Estado DEVE GARANTIR A EFETIVAÇÃO dos direitos humanos (no mínimo, os direitos civis e políticos). O Poder Público constituído deve criar mecanismos coercitivos para a garantia dos direitos humanos.

32 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da ESSENCIALIDADE Os direitos humanos são ESSENCIAIS POR EXCELÊNCIA, na medida em que são inerentes ao ser humano, tendo por base os valores supremos do homem e sua dignidade (aspecto material), assumindo posição normativa de destaque (aspecto formal). Podem ser divididos em: MATERIAIS (constituem a dignidade da pessoa humana) e; FORMAIS (prevalecem em face da legislação interna para proteger as pessoas).

33 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da LIMITABILIDADE Os direitos humanos NÃO SÃO ABSOLUTOS, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise e também frente aos interesses ou direitos que, acaso confrontados, sejam mais importantes (princípio da ponderação). Princípio da CONCORRÊNCIA Os direitos fundamentais PODEM SER EXERCIDOS DE FORMA ACUMULADA. É possível o seu exercício concomitante ou simultaneamente.

34 DIREITOS HUMANOS - PRINCÍPIOS Princípio da INESGOTABILIDADE São inesgotáveis no sentido de que podem ser EXPANDIDOS, AMPLIADOS e a QUALQUER TEMPO PODEM SURGIR NOVOS DIREITOS. Nesse sentido, NÃO CONSTITUEM UM ROL FECHADO OU LIMITADO, podendo ser ampliados de acordo com a evolução histórica da sociedade. (Inexauribilidade)

35 Resolução ONU nº 217 A (III) / 1948

36 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - ESTRUTURA

37 PREÂMBULO E SEUS CONSIDERANDOS

38 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - PREÂMBULO

39 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - PREÂMBULO

40 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - PREÂMBULO

41 A DECLARAÇÃO PROPRIAMENTE DITA

42 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

43 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

44 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) LXII - a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei.

45 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

46 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

47 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença;

48 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

49 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

50 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. (...) LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

51 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, (...); XI: a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, (...); XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telefônicas, (...).

52 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

53 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) X - concessão de asilo político.

54 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

55 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Código Civil: Art O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil. Art A celebração do casamento será imediatamente suspensa se algum dos contraentes: I - recusar a solene afirmação da sua vontade; II - declarar que esta não é livre e espontânea; III - manifestar-se arrependido.

56 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) XXII - é garantido o direito de propriedade;

57 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

58 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

59 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 5º. (...) XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento; XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

60 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

61 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

62 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

63 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

64 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

65 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS CF/88: Art O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

66 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

67 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

68 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

69 Obrigado Grande abraço e bons estudos! - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ART. 5, CAPUT E INCISOS I A XXI... 4 2. ART. 5, INCISOS XXII A XXXII...11 3. ART. 5, INCISOS XXXIII A XLV...15 4. ART. 5, XLVI A LXIV...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 12/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

Direito. Constitucional. Dicas de Estudo

Direito. Constitucional. Dicas de Estudo Direito Constitucional Dicas de Estudo Dicas de Estudo - Aprendizagem Efetiva Dicas de Estudo - O Conhecimento O Saber - É possível ter prazer com o conhecimento? - O sucesso é apenas uma consequência

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 DATA 01/6/2016 DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Renata Abreu MONITOR Gabriela Mendes AULA 01/06 Ementa: Direito constitucional.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1) (CESPE - 2013 - TRE-MS) A CF garante aos estrangeiros em trânsito pelo território

Leia mais

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: Parte I Questão 01 ESAF / Ministério do Turismo 2014 O art. 5, inciso VII, da Constituição Federal, dispõe que é assegurada,

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos... Parágrafo

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 03/09/2016 Prof. Luciano Dutra: autor das obras Direito Constitucional Essencial, Direito Constitucional para a OAB em Exercícios Comentados (e-book), Direito Constitucional

Leia mais

Os Direitos Humanos correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna.

Os Direitos Humanos correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula e breve resumo 1. Conceito de. Os correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. 2. Breve Evolução dos. Existem três

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Artigo I: Todas as pessoas nascem livres

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando

Leia mais

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. 1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. a) A prisão civil por dívida só poderá ser decretada pelo juiz competente em duas hipóteses, quais sejam: inadimplemento

Leia mais

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Características dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Direitos humanos: direitos derivados do reconhecimento e da proteção da

Leia mais

Reflexões introdutórias

Reflexões introdutórias Reflexões introdutórias Escola de Governo 07/03/2014 O que são Direitos Humanos? Perspectivas dos Direitos Humanos Jusnaturalista Direitos Naturais Técnica Direitos emanam do Estado Histórica Direitos

Leia mais

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Normas aplicáveis à extradição Art. 5º LI

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 46. Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e garantias fundamentais: I. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade

Leia mais

Direitos Humanos Noções

Direitos Humanos Noções Professor: Rodrigo Belmonte Matéria DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos Noções Teoria Geral Pacto de São José da Costa Rica Divisão didática necessária para melhor aproveitamento e-mail: rodrigoabelmonte@terra.com.br

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade,

Leia mais

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc.

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc. VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,

Leia mais

TJMG PASSANDO A LIMPO

TJMG PASSANDO A LIMPO TJMG PASSANDO A LIMPO 1. PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DIgnidade da pessoa humana VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa Pluralismo político Cidadania Soberania PRomover o bem de todos (sem preconceitos

Leia mais

PROCESSO PENAL. Profª Priscila Souto

PROCESSO PENAL. Profª Priscila Souto PROCESSO PENAL Profª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante e Escritora. @prof.priscila.souto fb.com/prof.priscila.souto

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão Ato das Disposições Constitucionais Transitórias Atos decorrentes do disposto no 3º do

Leia mais

01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais,

01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais, Para ajudar os seus estudos na disciplina de Direito Constitucional, FOLHA DIRIGIDA disponibiliza um teste especial. Logo abaixo você poderá praticar a disciplina, com tudo o que já leu ou assistiu, com

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Forças Armadas Professor: André Vieira Direito Constitucional CAPÍTULO II DAS FORÇAS ARMADAS Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica,

Leia mais

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL TRIBUNAL DO JÚRI É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados (VIII): a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com a Emenda Constitucional 70/2012, podemos afirmar que: a) A referida Emenda somente se refere a servidores da administração pública indireta b) O servidor da União,

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Caráter Conceitual Polissêmico Direitos humanos fundamentais Liberdades públicas Direitos dos cidadãos Direitos da pessoa humana Direitos do Homem Direitos Fundamentais

Leia mais

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que:

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que: 8) Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais elencados na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que: a) o acesso à informação é assegurado a todos e o sigilo da fonte não é resguardado, mesmo

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 01 - INTRODUÇÃO Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 01

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 01 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 01 2 Olá Monster Guerreiro, hoje daremos início - Aos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

Direitos Humanos. Noções de Direitos Humanos. Professora Franciele Rieffel.

Direitos Humanos. Noções de Direitos Humanos. Professora Franciele Rieffel. Direitos Humanos Noções de Direitos Humanos Professora Franciele Rieffel www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br EXERCÍCIOS ARTIGO 5º Assinale V para verdadeira ou F para falso as alternativas seguintes: 1 - ( ) é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato 2 - ( ) a casa é asilo inviolável do

Leia mais

Monster. Direito Constitucional 1º ENCONTRO. Concursos. Olá queridos amigos,

Monster. Direito Constitucional 1º ENCONTRO. Concursos. Olá queridos amigos, Monster Concursos Direito Constitucional 1º ENCONTRO Olá queridos amigos, 2 É com imenso prazer que iniciamos este curso voltado especificamente para Técnico da Seguridade Social INSS com foco nas questões

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 01 Apontar bases tecnológicas relacionadas VOCÊ CONCORDA COM ISSO? 1 CONTEXTUALIZAÇÃO O homem como ser social. O papel das organizações na vida em sociedade. As relações

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

Faculdade Integrada Cantareira 5 ano/2010 Profa. Thais Cavalcanti. Professora Thais Cavalcanti

Faculdade Integrada Cantareira 5 ano/2010 Profa. Thais Cavalcanti. Professora Thais Cavalcanti Faculdade Integrada Cantareira 5 ano/2010 Profa. Thais Cavalcanti 1 Direitos humanos Direitos naturais Direitos do homem Direitos individuais Direitos públicos Direitos fundamentais Direitos subjetivos

Leia mais

SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM

SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM COLETÂNEA DE NORMAS ADMINISTRATIVAS SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM SÚMULAS DO STF, STJ E TST (CORRELATAS

Leia mais

INTELIGÊNCIA. 1 Prof. Antonio Lobo

INTELIGÊNCIA. 1 Prof. Antonio Lobo INTELIGÊNCIA 1 Prof. Antonio Lobo Módulo III Teorias e práticas investigativas Unidade Didática II Uso dos (setores) da inteligência na investigação 2 Assunto Importância da Atividade de Inteligência para

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Direitos Constitucionais-Penais e Garantias Constitucionais do Processo Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITOS CONSTITUCIONAIS-PENAIS

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, Direitos sociais,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA CIEE

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA CIEE CADERNO DE QUESTÕES Data: 2/07/2016 Horário: 08:00 Duração: 03 (três) horas 20 Questões Específicas de Direito - 01 Questão Subjetiva Nome Completo: R.G.: C.P.F.: Número Inscrição: Assinatura: Data: CONHECIMENTOS

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 1. Introdução... 13 2. Características... 17 2.1. Inalienabilidade... 18 2.2. Irrenunciabilidade... 18 2.3. Indisponibilidade... 19 2.4.

Leia mais

Características dos direitos fundamentais

Características dos direitos fundamentais Características dos direitos fundamentais Cinthia Gomes Dias 1 INTRODUÇÃO A doutrina ao demonstrar a sucessão geracional dos direitos humanos o fez com o propósito didático de trazer a historicidade e

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade é garantido: a) Somente aos brasileiros

Leia mais

TITULARIDADE DOS DIREITOS

TITULARIDADE DOS DIREITOS TITULARIDADE DOS DIREITOS Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 05/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

Direitos Humanos e Cidadania Polícia Rodoviária Federal Professor: Rodrigo Mesquita Aulas: 4 aulas

Direitos Humanos e Cidadania Polícia Rodoviária Federal Professor: Rodrigo Mesquita Aulas: 4 aulas Direitos Humanos e Cidadania Polícia Rodoviária Federal Professor: Rodrigo Mesquita Aulas: 4 aulas Prof. Rodrigo Mesquita www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 Apresentação Rodrigo Mesquita é Advogado.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, VI, CF/88: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Constitucionalismo moderno: limitação jurídica do poder do Estado em favor da liberdade individual. É uma

Leia mais

Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA

Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA PRINCÍPIOS DE REGÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª Edição JUN 2013

FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª Edição JUN 2013 FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 325 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof. Flávio Alencar Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013

Leia mais

1. De acordo com Lenza (2012) Normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas:

1. De acordo com Lenza (2012) Normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas: DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÕES Ano: 2017 Banca: Instituto Excelência Órgão: SAAE de Barra Bonita - SP Prova: Procurador Jurídico 1. De acordo com Lenza (2012) Normas constitucionais de eficácia plena

Leia mais

Professor Wisley Aula 15

Professor Wisley Aula 15 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 PRISÕES 1. INTRODUÇÃO Prisão é a privação da liberdade de locomoção em virtude do

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos Universalidade Alcança qualquer pessoa, seja pessoa natural ou pessoa jurídica. * Desde compatível com a sua natureza CESPE/UNB

Leia mais

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL ASSUNTO: Direitos individuais e coletivos (art. 5º, CF) Prof. MARCÍLIO FERREIRA Professor, Palestrante, Master Coach e Doutorando E-mail: contato@marcilioferreira.com / Instagram:

Leia mais

Delegado Polícia Federal Direito Internacional Nacionalidade Paulo Portela

Delegado Polícia Federal Direito Internacional Nacionalidade Paulo Portela Delegado Polícia Federal Direito Internacional Nacionalidade Paulo Portela Nacionalidade Ponto 3.3. População; nacionalidade; tratados multilaterais; estatuto da igualdade. Professor: Paulo Henrique Gonçalves

Leia mais

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao:

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: A Constituição A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: -Poder Político e à Organização dos Estados; -Leis fundamentais dos diversos países. A Constituição Constituição

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA

DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA 1 - Os chamados direitos de primeira geração (ou dimensão) surgiram no século XVIII, como consequência do modelo de Estado Liberal. São exemplos de direitos de primeira geração

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Restrições legais ao exercício de direitos fundamentais: Teoria dos limites: a limitação de direitos não pode afetar o seu núcleo essencial. Reserva

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Princípios de Direito Constitucional Internacional Profª. Liz Rodrigues - Art. 4º, CF/88: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da Liberdade Provisória Medidas cautelares pessoais: normas fundamentais, pressupostos e - Parte I Prof. Gisela Esposel - O Código de processo penal contempla medidas

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Declaração Universal dos Direitos do Homem Declaração Universal dos Direitos do Homem Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - A ideia dos direitos humanos é, assim, tão antiga como a própria história

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus Direitos iguais e inalienáveis é o fundamento

Leia mais

ADM1, 1ª e 2ª. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

ADM1, 1ª e 2ª. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Turma(s) Etapa(s) ADM1, 1ª e 2ª ROTEIRO DE ESTUDOS Recuperação Semestral Professor Leandro José de Souza Martins Disciplina Introdução ao Direito Conteúdo 1) Noção de Direito; 2) Direito Público e Direito

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

Processo mnemônico: SO CI DI VAL PLU

Processo mnemônico: SO CI DI VAL PLU Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Princípios Fundamentais: Noções Gerais Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 42 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS: Noções

Leia mais

EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ PALESTRA em 09 de novembro de 2018-6f das 14h às 17h- na Sala 205 Bloco do Curso de Direito/UNIVALI. EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ CESAR LUIZ PASOLD V CONGRESSO CATARINENSE DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

ART. 3º 3.1 Objetivos fundamentais da República

ART. 3º 3.1 Objetivos fundamentais da República Sumário PARTE I: TEORIA GERAL 1 Direitos humanos fundamentais e constitucionalismo 2 Direitos humanos fundamentais Finalidades 3 Interpretação das normas constitucionais Aplicação aos direitos humanos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 46. O caput do artigo 1º da Constituição Federal prescreve que A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE 1948 Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 5/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 5/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 5/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais