Texto e figuras: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Texto e figuras: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002."

Transcrição

1 Texto e figuras: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, Receptores sensoriais gustativos TRANSDUÇÃO SENSORIAL Alguns sistemas sensoriais possuem um único tipo de receptor celular que utiliza um mecanismo de transdução (ex. sistema auditivo). Entretanto, a transdução gustativa envolve muitos processos e cada sabor básico pode usar um ou mais desses mecanismos. Estímulos gustativos podem (1) passar diretamente através de canais iônicos (estímulos salgado e azedo), (2) ligar e bloquear canais iônicos (estímulos azedo ou amargo), (3) ligar e abrir canais iônicos (alguns aminoácidos), ou (4) ligar-se a receptores de membranas que ativam sistemas de segundos mensageiros que, por sua vez, abrem ou fecham canais iônicos (estímulos doce, amargo e umami). Estes são processos familiares, peças funcionais básicas da sinalização em todos os neurônios e sinapses. O sabor salgado O protótipo da substância química salgada é o sal - NaCI, o qual, sem contar a água, é o principal componente dos oceanos e também do nosso sangue. O sabor de sal é principalmente o gosto do cátion Na +. Células gustativas sensíveis para salgado possuem um canal seletivo ao Na +, que é encontrado em outras células epiteliais e que é bloqueável pelo fármaco amilorida (Figura 1). Os canais de sódio sensíveis à amilorida são bastante diferentes dos canais de sódio que geram potenciais de ação; o canal gustativo é insensível à voltagem e permanece aberto o tempo todo. Quando se sorve uma colher de sopa de caldo de galinha, a concentração de Na + aumenta no lado de fora do receptor e o gradiente de Na + através da membrana fica maior. O Na + então, difunde-se a favor do gradiente, quer dizer, para dentro da célula, e a corrente de entrada leva a membrana a despolarizar-se. Este processo é similar à fase de ascensão do potencial de ação, exceto que, naquele caso, o gradiente de concentração do Na+ permanece constante, enquanto que a condutância para o Na + (o número de canais de sódio abertos) aumenta temporariamente. Os ânions dos sais afetam o sabor dos cátions. Por exemplo, o NaCI tem um sabor mais salgado que o acetato de sódio, aparentemente porque quanto maior for um ânion, mais ele inibirá o sabor salgado do cátion. O mecanismo de inibição dos ânions é pouco compreendido. Uma outra complicação é que estes ânions, quando se tomam maiores, tendem a impor seu próprio sabor. A sacarina sódica tem um sabor doce porque a concentração de sódio é muito baixa para provocar um estímulo salgado e a sacarina ativa, com mais potência, os receptores para o sabor doce. Figura 1: Os estímulos podem interagir diretamente com os canais iônicos, passando através deles. Assim, os potenciais de membrana influenciam os canais de Ca 2+ na membrana basal, os quais, por sua vez, influenciam o cálcio intracelular e a liberação de neurotransmissores.

2 O Sabor Azedo (Ácido) Um alimento tem sabor azedo devido à sua alta acidez (ex. baixo ph). Ácidos, tais como HCl, dissolvem-se em água e liberam prótons (H + ). Portanto os prótons são os agentes causadores da sensação de acidez e azedume sabe-se que afetam seus receptores gustativos de duas maneiras (Figura 2). Primeiro, H + pode entrar pelos canais de sódio sensíveis à amilorida, aquele mesmo canal que medeia o sabor salgado. Isto causa uma entrada de corrente de H + que despolarizaria a célula. (A célula não seria capaz de distinguir o Na + do H + se este fosse o único mecanismo de transdução disponível.) Segundo, o H + pode se ligar e bloquear canais seletivos para K +. Quando a permeabilidade de membrana ao K + decresce, a célula despolariza. Estes podem não ser os únicos mecanismos para transdução do sabor azedo, já que mudanças no ph podem afetar virtualmente todos os processos celulares. Figura 2: Os estímulos podem interagir diretamente com os canais iônicos, tanto passando através deles (H + ) ou bloqueando-os (bloqueio do canal de potássio por H + ). Assim, os potenciais de membrana influenciam os canais de Ca 2+ na membrana basal, os quais, por sua vez, influenciam o cálcio intracelular e a liberação de neurotransmissores.

3 O Sabor Doce Há muitos estímulos doces e vários mecanismos são sensíveis a eles. Algumas moléculas são doces porque se ligam a receptores específicos e ativam uma cascata de segundos mensageiros em determinadas células gustativas (Figura 3). Em um caso, a cascata é similar à causada pela ativação dos receptores de noradrenalina em determinados neurônios. Ela envolve um receptor acoplado à proteína G desencadeando a formação de AMPc no citoplasma, o qual ativa a proteína quinase A (PKA), que fosforila um canal de potássio - aparentemente diferente daquele envolvido na transdução do sabor azedo -, causando um bloqueio. Uma vez mais, o bloqueio dos canais de potássio causa a despolarização dos receptores gustativos. Alguns estímulos doces podem ativar uma via de segundos mensageiros envolvendo o IP 3, similar ao mecanismo de transdução para o sabor amargo (descrito a seguir). Finalmente, também há um outro mecanismo de transdução para o estímulo doce sem envolver segundos mensageiros. Neste caso, um conjunto de canais de cátions podem ser regulados diretamente pelos açúcares. Figura 3: Mecanismos de transdução para estímulos doces. Os estímulos doces ligamse a receptores acoplados a proteínas G e desencadeiam a síntese de AMPc, que promove o bloqueio de um canal de potássio, com as consequentes despolarização, entrada de Ca 2+ e liberação de neurotransmissor.

4 O Sabor Amargo Receptores para o sabor amargo são detectores de venenos. Talvez porque venenos são quimicamente diversos, há vários mecanismos para transdução do gosto amargo (Figura 4). Alguns compostos amargos, tais como cálcio e quinino (substâncias amargas do tipo l, como exemplificados na Figura 4), podem se ligar diretamente aos canais de potássio, bloqueado-os (de maneira similar ao mecanismo para o estímulo azedo/ácido). Há também receptores específicos para substâncias amargas do tipo 2, os quais ativam cascatas de segundos mensageiros acoplados a proteínas G, que são diferentes daqueles do mecanismo para transdução do sabor doce. Um tipo de receptor para substâncias amargas desencadeia um aumento intracelular de inositol trifosfato (IP 3 ). As vias envolvendo a formação de IP 3, são sistemas de sinalização celular presentes por todo o corpo. Um aspecto incomum do sistema envolvendo IP, é que ele modula a liberação de transmissor sem mudar o potencial de membrana do receptor, pois desencadeia diretamente a liberação de Ca 2+ a partir de estoques intracelulares. Há, ainda, um outro sistema para transdução do sinal amargo que parece operar reduzindo os níveis de AMPc mediante o estímulo da enzima que o hidrolisa. Figura 4: Mecanismos de transdução para estímulos amargos. Estímulos amargos tanto podem bloquear um canal de potássio (substância amarga 1) ou podem ligar-se diretamente a um receptor acoplado a proteínas G (substância amarga 2) que desencadeie a síntese de IP 3 e a liberação de Ca 2+ de estoques intracelulares. PIP 2 é o fosfolipídio de membrana fosfatidil-inositol-4,5-bisfosfato.

5 Aminoácidos Aminoácidos podem não ser a resposta que você terá na ponta da língua quando lhe perguntarem qual a sua lista de sabores favoritos, mas lembre-se de que proteínas são feitas de aminoácidos, e estes são excelentes fontes de energia. Muitos aminoácidos também têm gosto bom, embora alguns sejam amargos. Não surpreende que hajam numerosos mecanismos de transduçã para o sabor dos aminoácidos. Os mais estudados são aqueles mecanismos para o sabor umami, que provém do glutamato ou do aspartato. Parecem ser, pelo menos, dois mecanismos. O glutamato pode ativar diretamente um canal iônico que é permeável aos cátions de Na + e Ca 2+ (Figura 5). A corrente de entrada resultante causa a despolarização, a qual abre canais de Ca 2+ dependentes de voltagem e desencadeia a liberação de transmissores; o Ca 2+ que flui diretamente por meio dos canais de glutamato também pode contribuir para a liberação de transmissores. Este é outro processo bem conhecido, pois os canais regulados por glutamato são predominantes nos sistemas de neurotransmissão excitatórios no SNC. No segundo caminho para o sabor umami, o glutamato liga-se a um receptor acoplado a uma proteína G (um subtipo particular do receptor glutamatérgico metabotrópico). Este receptor provavelmente causa o decréscimo nos níveis de AMPc, o qual, por sua vez, modifica um canal que ainda desconhecemos. Há aminoácidos que possuem ainda outros mecanismos de transdução. Por exemplo, arginina e prolina podem abrir seus próprios canais. Aminoácidos que têm gosto amargo (por exemplo, a leucina) podem desencadear outros sistemas mediados por segundos mensageiros. Figura 5: Mecanismos de transdução para o sabor umami do glutamato. Alguns aminoácidos ligam-se a canais permeáveis a cátions, levando a uma mudança nas correntes e no potencial de membrana e, portanto, na entrada de Ca 2+.

6 Transdução olfativa Embora receptores gustativos usem muitos sistemas moleculares de transdução, os receptores olfativos empregam apenas um (Figura 6). Todas as moléculas de transdução estão nos cílios. O caminho olfativo pode ser sumarizado assim: Substâncias odoríferas Ligação aos receptores odoríferos Estimulação de uma proteína G (G olf ) Ativação da adenilato ciclase Formação do AMPc Ligação do AMPc aos canais catiônicos específicos Abertura dos canais catiônicos e influxo de Na + e Ca 2+ Abertura de canais de cloreto regulados por Ca 2+ Despolarização de membrana (potencial do receptor) Figura 6: Mecanismo de transdução em receptores olfativos de vertebrados. Este esquema mostra um único cílio de um receptor olfativo e as moléculas sinalizadoras da transdução olfativa nele contidas. G olf é uma forma de proteína G encontrada apenas nas células olfativas. Uma vez que os canais catiônicos regulados por AMPc estejam abertos a corrente flui para dentro e a membrana do neurônio olfativo despolariza (Figura 7). Além do Na +, o canal iônico regulado por AMPc permite que o Ca 2+ entre no cílio. Por sua vez, o Ca 2+ ativa canais de cloreto que podem amplificar o potencial do receptor olfativo. (Isto é diferente do efeito usual das correntes de Cl que inibem neurônios; em células olfativas, a concentração interna de Cl deve ser tão anormalmente alta que a corrente de Cl tende a despolarizar em vez de hiperpolarizar a membrana.) Se o potencial resultante do receptor for suficientemente grande, ele poderá exceder o limiar para o potencial de ação no corpo celular e ondas irão se propagar ao longo dos axônios até o SNC. Figura 7: Registros de voltagem de um receptor olfativo durante a estimulação. Substâncias odoríferas geram um potencial lento no cílio; o potencial do receptor propaga-se para o dendrito e desencadeia uma série de potenciais de ação no corpo celular do receptor. Finalmente, potenciais de ação (mas não potenciais do receptor) propagam-se continuamente até o axônio olfativo. A resposta olfativa pode terminar por várias razões. Substâncias odoríferas difundem-se para longe, enzimas no muco pode hidrolisá-las, ou o AMPc pode ativar outras vias de sinalização que terminam o processo de transduçao. Mesmo na presença contínua da substância odorífera, a resposta olfativa diminui, pois a resposta do receptor em si adapta-se à substância odorífera em de cerca de um minuto. Este caminho de sinalização tem dois aspectos incomuns: o receptor de substâncias odoríferas no começo e os canais regulados por AMPc próximo do fim. As proteínas receptoras têm sítios de ligação para odorantes em sua superfície extracelular. Uma vez que se pode discriminar milhares de substâncias odoríferas poder-se-ia achar que há muitos tipos de receptores para elas. O palpite estaria certo. De fato, há um grande número de proteínas receptoras. Os pesquisadores Linda Buck e Richard Axel, da Universidade de Columbia, encontraram, em 1991, que há cerca de genes para proteínas de receptores odoríferos, fazendo dela a maior família de genes já descoberta. Cada gene tem uma estrutura ligeiramente diferente do seguinte, portanto cada receptor codificado por

7 estes genes difere na sua habilidade para ligar substâncias odoríferas. Outro fato surpreendente é que cada célula receptora olfativa expressa apenas um dos tipos de receptores. Disto resulta que há aproximadamente de tipos de células receptoras olfativas, cada uma identificada pelo gene receptor que ela escolheu expressar. O epitélio olfativo está organizado em algumas grandes zonas e cada uma contém diferentes células receptoras que expressam um diferente subconjunto de genes receptores. Dentro de cada zona, os receptores individuais estão espalhados aleatoriamente. Proteínas receptoras olfativas pertencem a uma superfamília cujos membros possuem sete -hélices transmembrana. Esta superfamília também inclui uma variedade de receptores para neurotransmissores. Todas as proteínas da superfamília são acopladas às proteínas G, as quais, por sua vez, retransmitem um sinal para um outro sistema de segundos mensageiros (as células receptoras olfativas usam um tipo particular de proteína G denominada G olf ). Há crescentes evidências de que apenas um único segundo mensageiro medeia a transdução olfativa em vertebrados, o AMPc. Alguns dos mais convincentes estudos têm usado a engenharia genética para produzir camundongos, nos quais proteínas cruciais no caminho olfativo do AMPc foram deletados (G olf por exemplo); este camundongos são inevitavelmente anósmicos (perda total do olfato) para uma grande variedade de estímulos odoríferos. Em neurônios, o AMPc é o mais comum segundo mensageiro, mas a maneira como age na transdução olfativa é bastante incomum. Tadashi Nakamura e Geoffrey Gold, trabalhando na Universidade de Yale, em 1987, mostraram que uma população de canais nos cílios respondem diretamente ao AMPc; isto é, os canais são regulados por AMPc. Canais regulados por nucleotídeos cíclicos são também usados na transdução visual. Esta é outra demonstração de que a biologia é conservadora e que a evolução recicla boas ideias: cheirar e ver usam mecanismos moleculares similares.

8 Fototransdução Os fotorreceptores convertem, ou transduzem, energia luminosa em alterações do potencial de membrana. Apesar dos bastonetes excederem em número os cones na retina humana na proporção de 20 para 1, muito do que sabemos sobre a fototransdução nos bastonetes também é aplicável para os cones. Fototransdução nos bastonetes Uma forma pela qual a informação é representada no sistema nervoso é por meio de modificações no potencial de membrana dos neurônios. Assim sendo, procuramos por um mecanismo pelo qual a absorção de energia luminosa possa ser transduzida em uma alteração no potencial de membrana dó fotorreceptor. Sob muitos aspectos, esse processo é análogo à transdução de sinais químicos em sinais elétricos que ocorre durante a transmissão sináptica. Em um receptor de neurotransmissor acoplado à proteína. G, por exemplo, a ligação do transmissor ao receptor ativa proteínas G na membrana, as quais, por sua vez, estimulam várias enzimas efetoras (Figura 8a). Essas enzimas modificam a concentração intracelular de moléculas de segundos mensageiros citoplasmáticos, que, direta ou indiretamente, mudam a condutância de canais iônicos na membrana, assim, variando o potencial de membrana. De uma forma semelhante, no fotorreceptor, a estimulação luminosa do fotopigmento ativa proteínas G, as quais, por sua vez, ativam uma enzima efetora que altera a concentração citoplasmática de um segundo mensageiro. Essa alteração determina o fechamento de um canal iônico na membrana e o potencial de membrana é, então, alterado (Figura 8b). Figura 8: Uma comparação dos eventos disparados pela ativação de (a) um receptor para neurotransmissor acoplado à proteína G e (b) um fotopigmento. Lembre-se de que um neurônio típico em repouso tem um potencial de membrana de cerca de 65 mv, próximo ao potencial de equilíbrio para o K +. Por sua vez, quando em completa escuridão, o potencial de membrana do segmento externo do bastonete é de cerca de 30 mv. Tal despolarização é causada pelo influxo constante de Na + através de canais especiais na membrana do segmento externo (Figura 9a). Esse movimento de cargas positivas através da membrana é chamado de corrente do escuro (dark current). Em 1985, uma equipe-de cientistas russos, liderada por Evgeniy Fesenko, descobriu que esses canais de sódio têm sua abertura estimulada por - são ativados (gated) a - um segundo mensageiro intracelular chamado guanosina monofosfato cíclico, ou GMPc. Evidentemente, o GMPc é produzido continuamente no fotorreceptor pela enzima guanilato ciclase, mantendo os canais de Na + abertos. A luz reduz a quantidade de GMPc, o que determina o fechamento dos canais de Na + e toma o potencial de membrana mais negativo (Figura 9b). Dessa forma, os/fotorreceptores são hiperpolarizados em resposta à luz.

9 Figura 9: A hiperpolarização dos fotorreceptores em resposta à luz. Os fotorreceptores estão continuamente despolarizados no escuro devido a uma corrente de sódio que entra na célula, a corrente do escuro, (a) O sódio penetra no fotorreceptor através de um canal ativado por GMPc. (b) A luz leva à ativação de uma enzima que destrói o GMPc, assim cancelando a corrente de Na + e hiperpolarizando a célula. A resposta hiperpolarizante à luz é iniciada pela absorção da radiação eletromagnética pelo fotopigmento localizado nas membranas dos discos empilhados no segmento externo dos bastonetes. Nos bastonetes, esse pigmento é denominado rodopsina (também conhecido como púrpura visual pela sua cor característica), podendo ser imaginado como uma proteína receptora que possui um agonista previamente ligado. A proteína receptora é denominada opsina, e, assim como no resto do organismo, apresenta os sete segmentos de hélices transmembrana típicos dos receptores acoplados a proteínas G. O agonista previamente ligado é denominado retinal e deriva-se dá vitamina A. A absorção de luz determina uma alteração na conformação do retinal, de forma que a opsina é ativada (Figura 10). Figura 10: A ativação da rodopsina pela luz. A rodopsina consiste de uma proteína com sete segmentos -hélices transmembrana, chamada de opsina, e de uma pequena molécula conjugada derivada da vitamina A, denominada retina!. O retinal, quando absorve luz, sofre uma mudança em sua configuração molecular e ativa a opsina. Esse processo é um tipo de alvejamento (bleach), pois altera os comprimentos de luz que a rodopsina é capaz de absorver (o fotopigmento literalmente muda da cor púrpura para a amarelo). O alvejamento da rodopsina estimula uma proteína G denominada transducina, presente no disco membranoso, a qual, por sua vez, ativa a enzima efetora fosfodiesterase (PDE). A PDE hidrolisa o GMPc normalmente presente no citoplasma dos bastonetes (no escuro). A redução nas concentrações de GMPc determina o fechamento dos canais de Na + e a hiperpolarização da membrana. Uma consequência funcional bastante interessante da utilização de uma cascata bioquímica para a transdução é a amplificação do sinal. Muitas moléculas de proteína G são ativadas para cada molécula de fotopigmento e cada enzima PDE ativada hidrolisa mais de uma molécula de GMPc. Essa amplificação confere ao nosso sistema visual a capacidade de detectar até mesmo fótons individuais, as unidades elementares da energia luminosa. A sequência completa dos eventos da fototransdução nos bastonetes está ilustrada na Figura 11.

10 Figura 11: A cascata bioquímica ativada pela luz em um fotorreceptor. (a) No escuro, GMPc ativa um canal de sódio, causando uma corrente de entrada de Na + e, consequentemente a despolarização da célula, (b) A ativação da rodopsina pela energia luminosa faz com que uma proteína G (transducina) troque GDP por GTP, por sua vez ative a enzima fosfodiesterase (PDE). A PDE hidrolisa o GMPc e cancela as correntes do escuro.

11 Transdução auditiva pelas Células Ciliadas do órgão de Corti Figura 12: Órgão de Corti. A membrana basilar sustenta otecido que inclui as células ciliadas internas, as externas e os pilares de Corti. A membrana tectorial estende-se do modíolo para cobrir os estereocílios que protraem da porção apical das células ciliadas. Quando a membrana basilar move-se em resposta a um movimento do estribo, toda a estrutura que sustenta as células ciliadas movimenta-se, pois a membrana basilar, os pilares de Corti, a lâmina reticular e as células ciliadas estão rigidamente conectadas. Estas estruturas movem-se como uma unidade, como um pivotante em direção à membrana tectorial ou passando da posição desta/quando a membrana basilar movese para cima, à lâmina reticular move-se para cima e em direção ao modíolo. Inversamente, o movimento para baixo da membrana basilar faz com que a lâmina reticular mova-se para baixo, afastando-se do modíolo. Quando a membrana reticular se move, aproximando-se ou se afastando do modíolo, também o faz igualmente com relação à membrana tectorial. Pelo fato de a membrana tectorial firmar as extremidades dos estereocílios das células ciliadas, a movimentação lateral da lâmina reticular em relação à membrana tectorial desloca os estereocílios das células ciliadas externas para um lado ou para o outro (Figura 13). As extremidades dos esterocílios das células ciliadas internas também são deslocadas de maneira similar, provavelmente por serem empurradas pela endolinfa em movimento. Os estereocílios contêm filamentos de actina alinhados que os enrijecem, de modo que se inclinam como bastões rígidos. Filamentos transversais conectam os esterocílios de cada célula ciliada, permitindo que todos os cílios de uma célula ciliada se movam juntos, como uma unidade. Considerando-se tudo isso, você pode imaginar uma onda sonora fazendo com que a membrana basilar movimente-se entre as duas posições mostradas na (Figura 13a e b) e os cílios das células ciliadas, então, oscilem para um lado ou para outro com relação à membrana tectorial. Figura 13: Deslocamento dos estereocílios produzido pelo movimento para cima da membrana basilar, (a) Em repouso, as células ciliadas estão mantidas entre a lâmina reticular e a membrana basilar e as extremidades dos estereocílios das células ciliadas externas estão ligados à membrana tectorial. (b) Quando o som promove a deflexão para cima da membrana basilar, a lâmina reticular move-se para cima e se aproxima do modíolo, fazendo com que os estereocílios se curvem no sentido oposto.

12 Até recentemente, o avanço de nossa compreensão sobre como as células ciliadas convertem o deslocamento dos estereocílios em sinal neural era lento. Pelo fato de a cóclea estar em um envoltório ósseo, fica muito difícil a obtenção do o registro eletrofisiológico das células ciliadas. Na década de 1980, A.J.Hudspeth e colaboradores, no Instituto de Tecnologia da Califórnia, foram pioneiros em uma nova abordagem, na qual as células ciliadas são isoladas do ouvido interno e estudadas in vitro. As técnicas in vitro revelaram muito sobre os mecanismos de transdução. Os registros das células ciliadas indicam que quando os estereocílios deslocam-se em uma direção, a célula ciliada despolariza e quando se deslocam na outra, a célula hiperpolariza (Figura 14a). Quando uma onda sonora causa o deslocamento dos cílios para um lado e para o outro, as células ciliadas geram um potencial de receptor que despolariza e hiperpolariza alternadamente a partir do potencial de repouso de -70 mv (Figura 14b). Figura 14: Potenciais de receptor das células ciliadas. (a) As células ciliadas despolarizam ou hiperpolarizam, dependendo da direção para a qual os estereocílios se curvam, (b) O potencial de receptor da célula ciliada acompanha com precisão as variações da pressão do ar durante um som de baixa frequência. Para avaliar exatamente a eficiente maneira como funcionam os ouvidos, examine com atenção a escala do eixo das abscissas na Figura 14a. Sua unidade está em nanômetros. Lembre-se de que 1 nm equivale a 10 9 m. O gráfico mostra que o potencial de receptor da célula ciliada está saturado no momento em que as extremidades de seus estereocílios se deslocam aproximadamente 20 nm para o lado; isto é o que um som extremamente alto pode fazer. Mas o som mais delicado que podemos ouvir pode mover os estereocílios apenas 0,3 nm para cada lado. Esta é uma distância espantosamente pequena - o diâmetro aproximado de um átomo grande! Uma vez que cada estereocílio tem cerca de 500 nm (ou 0,5 m) de diâmetro, este som delicado moverá os estereocílios apenas cerca de um milésimo de seu diâmetro com a finalidade de produzir um ruído perceptível. Como as células ciliadas transduzem tais quantidades infinitesimais de energia sonora? Alterações no potencial de receptor da célula ciliada resultam da abertura dos canais de potássio nas extremidades dos estereocílios quando os cílios se deslocam. A Figura 15 mostra como se supõe que esses interessantes canais funcionem. Cada canal está ligado por um filamento elástico, à parede do cílio adjacente. Quando os cílios estão aprumados, a tensão sobre esse filamento mantém o canal em um estado parcialmente aberto, permitindo um pequeno escoamento de K + da endolinfa para dentro da célula ciliada. O deslocamento dos cílios em uma direção aumenta a tensão sobre o filamento de ligação, aumentando a corrente de entrada de K +. O deslocamento dos cílios na direção oposta libera a tensão sobre o filamento de ligação, permitindo, assim, que o canal feche-se completamente; prevenindo o influxo de K +. A entrada de K + na célula ciliada causa uma despolarização, a qual, por sua vez, ativa os canais de cálcio dependentes de voltagem (Figura15b). A entrada de Ca 2+ dispara a liberação do neurotransmissor; provavelmente o glutamato, o qual ativa as fibras do gânglio espiral que se situam em posição pós-sináptica com relação às células ciliadas.

13 Figura 15: Despolarização de uma célula ciliada. (a) Os canais de potássio das extremidades dos estereocílios abrem-se quando os ligamentos das extremidades que unem os estereocílios são estirados, (b) A entrada de potássio despolariza a célula ciliada, abrindo canais de Ca 2+ dependentes de voltagem. O influxo de cálcio leva à liberação de neurotransmissor das vesículas sinápticas, os quais se difundem às terminações pós-sinápticas do gânglio espiral. O fato interessante é que a abertura dos canais de K+ produz1 uma despolarização na célula ciliada, enquanto que a abertura dos canais de K + hiperpolariza a maioria dos neurônios. A razão para as células ciliadas responderem diferentemente dos neurônios está na alta concentração de K + na endolinfa, a qual produz um potencial de equilíbrio de K + de 0 mv, comparado com o potencial de equilíbrio de 80 mv nos neurônios típicos. Outra razão para o K + ser conduzido para dentro da célula ciliada é o potencial endococlear de +80 mv, o qual auxilia a criar um gradiente de 125 mv através da membrana dos estereocílios. A Inervação das Células Ciliadas. O nervo auditivo consiste de axônios cujos corpos celulares estão localizados no gânglio espiral. Assim, os neurônios do gânglio espiral, que são os primeiros na via auditiva a disparar potenciais de ação, fornecem toda a informação auditiva enviada ao encéfalo.

Texto e figuras: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002.

Texto e figuras: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002. Texto e figuras: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002. Receptores sensoriais gustativos TRANSDUÇÃO SENSORIAL

Leia mais

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de 1 As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de impulso nervoso. 2 As informações acerca do ambiente, como

Leia mais

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de 1 As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de impulso nervoso. 2 As informações acerca do ambiente, como

Leia mais

NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO

NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Departamento de Fisiologia NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO Prof. Guilherme Lucas ESTRUTURA DO OLHO Renovado 12 vezes ao dia - Vasta Rede Capilar

Leia mais

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de 1 As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptoressensoriais transmitemos estímulos ao encéfalo através de impulso nervoso. 2 As informações acerca do ambiente, como

Leia mais

POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AÇÃO

POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AÇÃO POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AÇÃO AULA 3 DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Potencial de membrana Separação de cargas opostas ao longo da membrana plasmática celular

Leia mais

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Aula 1

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Aula 1 Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno Aula 1 Introdução das Bases Moleculares e Celulares: Sinalização Intracelular Prof. Rodrigo A. P. Martins ICB - LaNCE - HUCFF - UFRJ Objetivos Ao final desta aula

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO. Neurofisiologia. Profa. Ana Lucia Cecconello

CURSO DE EXTENSÃO. Neurofisiologia. Profa. Ana Lucia Cecconello CURSO DE EXTENSÃO Neurofisiologia Profa. Ana Lucia Cecconello Transmissão Sináptica Informação sensorial (dor) é codificada Comportamento: erguer o pé Neurônio pré-sináptico Neurônio pós-sináptico sinapse

Leia mais

GÊNESE E PROPAGAÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO

GÊNESE E PROPAGAÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO GÊNESE E PROPAGAÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO Comunicação entre os neurônios no sistema nervoso Introdução Mesmo para um simples reflexo é necessário que o SN, colete, distribua e integre a informação que

Leia mais

Papel das Sinapses no processamento de informações

Papel das Sinapses no processamento de informações Papel das Sinapses no processamento de informações Impulsos Nervosos Pequenas correntes elétricas passando ao longo dos neurônios Resultam do movimento de íons (partículas carregadas eletricamente) para

Leia mais

NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO

NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Departamento de Fisiologia NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO Prof. Guilherme Lucas ESTRUTURA DO OLHO Renovado 12 vezes ao dia - Vasta Rede Capilar

Leia mais

TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO

TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO Capítulo 3: Parte 2 1 TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO Quando um neurônio recebe um estímulo, se este é forte o suficiente, leva a produção de um impulso nervoso. O impulso nervoso corresponde a uma corrente

Leia mais

13/08/2016. Movimento. 1. Receptores sensoriais 2. Engrama motor

13/08/2016. Movimento. 1. Receptores sensoriais 2. Engrama motor Movimento 1. Receptores sensoriais 2. Engrama motor 1 Movimento Componentes Celulares e Funcionamento do Sistema Nervoso 2 O Sistema nervoso desempenha importantes funções, como controlar funções orgânicas

Leia mais

5.COMUNICAÇÃO CELULAR

5.COMUNICAÇÃO CELULAR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS-DFS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA HUMANA 5.COMUNICAÇÃO CELULAR PROF. DRA. MARIA IDA B.R. SPEZIALI UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-UEM Comunicação célula-célula

Leia mais

A comunicação celular permite a integração e harmonização de funcionamento entre células do mesmo tecido e de tecidos/órgãos diferentes.

A comunicação celular permite a integração e harmonização de funcionamento entre células do mesmo tecido e de tecidos/órgãos diferentes. Comunicação celular é o processo pelo qual as células de um organismo influenciam umas às outras por meio de moléculas, conhecidas como sinalizadores. A comunicação celular permite a integração e harmonização

Leia mais

Eletrofisiologia 13/03/2012. Canais Iônicos. Proteínas Integrais: abertas permitem a passagem de íons

Eletrofisiologia 13/03/2012. Canais Iônicos. Proteínas Integrais: abertas permitem a passagem de íons Eletrofisiologia Proteínas Integrais: abertas permitem a passagem de íons Seletividade Alguns íons podem passar outros não Tamanho do canal Distribuição de cargas Aberto ou fechado Proteínas Integrais:

Leia mais

Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC?

Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? Controle Nervoso do Movimento Muscular Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? 1 SNC Encéfalo Medula espinhal Encéfalo - Divisão anatômica Cérebro Cerebelo Tronco encefálico 2 Condução: Vias ascendentes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA. Hormônios. Disciplina: Bioquímica 7 Turma: Medicina

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA. Hormônios. Disciplina: Bioquímica 7 Turma: Medicina UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA Hormônios Disciplina: Bioquímica 7 Turma: Medicina Profa. Dra. Nereide Magalhães Recife, 2004 Interação

Leia mais

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Musculatura corporal Músculo Liso Fibras menores Revestimento de órgãos: Trato gastrointestinal Vasos sanguíneos

Leia mais

Aspectos moleculares

Aspectos moleculares FARMACOLOGIA I DOCENTE: Msc. ROSALINA COELHO JÁCOME Aspectos moleculares FARMACOLOGIA O que o organismo faz com o fármaco? O que o fármaco faz no organismo? FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA CORRELAÇÃO FARMACOCINÉTICA/FARMACODINÂMICA

Leia mais

SENTIDOS ESPECIAIS: VISÃO. - Metade de todo o córtex cerebral esta de alguma forma envolvido com a visão.

SENTIDOS ESPECIAIS: VISÃO. - Metade de todo o córtex cerebral esta de alguma forma envolvido com a visão. SENTIDOS ESPECIAIS: VISÃO - Metade de todo o córtex cerebral esta de alguma forma envolvido com a visão. - O fundo do olho contém a retina que, por sua vez, possui fotorreceptores com capacidade de converter

Leia mais

Potencial de Repouso e Potencial de Ação. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP

Potencial de Repouso e Potencial de Ação. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP Potencial de Repouso e Potencial de Ação Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP ROTEIRO: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO 1. Potencial de Membrana de Repouso Papel da bomba de

Leia mais

POTENCIAIS DE MEMBRANA: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO. MARIANA SILVEIRA

POTENCIAIS DE MEMBRANA: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO. MARIANA SILVEIRA POTENCIAIS DE MEMBRANA: POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO. MARIANA SILVEIRA COLETA, DISTRIBUIÇÃO E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO Para o cérebro Medula espinhal Corpo celular do neurônio motor Corpo celular

Leia mais

1) Neurônios: Geram impulsos nervosos quando estimulados;

1) Neurônios: Geram impulsos nervosos quando estimulados; 1) Neurônios: Geram impulsos nervosos quando estimulados; Partes de um neurônio: Dendritos (captam estímulos do meio ambiente); Corpo celular (centro metabólico); Axônio (conduz impulsos nervosos). Estrato

Leia mais

MEMBRANAS PLASMÁTICAS

MEMBRANAS PLASMÁTICAS MEMBRANAS PLASMÁTICAS Essenciais para a vida da célula https://www.youtube.com/watch?v=qdo5il1ncy4 Funções: Forma da célula. Intercâmbio célula-meio. Delimita conteúdo celular. Reconhecimento celular.

Leia mais

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Transferência citoplasmática direta de sinais elétricos e químicos Como as

Leia mais

Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP

Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP Neurotransmissão ROTEIRO DE AULA TEÓRICA: NEUROTRANSMISSÃO 1. Definição de sinapse a. sinápse elétrica b. sinápse química 2. Princípios da Transmissão

Leia mais

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Transferência citoplasmática direta de sinais elétricos e químicos Como as

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS AULA 4 DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Divisão sensorial do sistema nervoso Receptores

Leia mais

Audição. Profa. Dra. Eliane Comoli Departamento de Fisiologia da FMRP

Audição. Profa. Dra. Eliane Comoli Departamento de Fisiologia da FMRP Audição Profa. Dra. Eliane Comoli Departamento de Fisiologia da FMRP ROTEIRO DE AULA TEÓRICA: AUDIÇÃO 1. O que é o som? Características da onda sonora: a. Comprimento da onda; b. Velocidade da onda e c.

Leia mais

Sistema Nervoso e Potencial de ação

Sistema Nervoso e Potencial de ação Sistema Nervoso e Potencial de ação ELYZABETH DA CRUZ CARDOSO. PROFA TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF INSTITUTO DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO. DISCIPLINAS DE FISIOLOGIA HUMANA CURSOS DE ODONTOLOGIA

Leia mais

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo celular I celular I Objetivo Conhecer os aspectos relacionados a manutenção da homeostasia e sinalização celular Conteúdo Ambiente interno da célula Os meios de comunicação e sinalização As bases moleculares

Leia mais

SINAPSE: PONTO DE CONTATO ENTRE DOIS NEURONIOS SINAPSE QUIMICA COM A FENDA SINAPTICA SINAPSE ELETRICA COM GAP JUNCTIONS

SINAPSE: PONTO DE CONTATO ENTRE DOIS NEURONIOS SINAPSE QUIMICA COM A FENDA SINAPTICA SINAPSE ELETRICA COM GAP JUNCTIONS SINAPSE: PONTO DE CONTATO ENTRE DOIS NEURONIOS SINAPSE QUIMICA COM A FENDA SINAPTICA POTENCIAL DE REPOUSO E SUAS ALTERAÇÕES DESPOLARIZAÇÃO REPOLARIZAÇÃO HIPERPOLARIZAÇÃO POTENCIAL DE ACAO SINAPSE ELETRICA

Leia mais

FISIOLOGIA Est s ud u o do fu f n u cio i nam a en e to no n rm r a m l a l d e d e um u

FISIOLOGIA Est s ud u o do fu f n u cio i nam a en e to no n rm r a m l a l d e d e um u FISIOLOGIA Estudo do funcionamento normal de um organismo vivo e de suas partes componentes, incluindo todos os seus processos físicos e químicos O objetivo da Fisiologia é explicar os fatores físicos

Leia mais

BIOELETROGÊNESE. Propriedade de certas células (neurônios e células musculares) gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana.

BIOELETROGÊNESE. Propriedade de certas células (neurônios e células musculares) gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana. Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia BIOELETROGÊNESE Propriedade de certas células (neurônios e células musculares) gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana. Afinal

Leia mais

O POTENCIAL DE AÇÃO 21/03/2017. Por serem muito evidentes nos neurônios, os potenciais de ação são também denominados IMPULSOS NERVOSOS.

O POTENCIAL DE AÇÃO 21/03/2017. Por serem muito evidentes nos neurônios, os potenciais de ação são também denominados IMPULSOS NERVOSOS. O POTENCIAL DE AÇÃO 1 2 0 amplitude duração tempo 0 repouso 1 2 Por serem muito evidentes nos neurônios, os potenciais de ação são também denominados IMPULSOS NERVOSOS. O potencial de ação é causado pela

Leia mais

Um mesmo ligante pode desencadear mais de uma reação, dependendo do receptor ao qual se associe. Em geral, o receptor celular se une à molécula

Um mesmo ligante pode desencadear mais de uma reação, dependendo do receptor ao qual se associe. Em geral, o receptor celular se une à molécula 1 2 Um mesmo ligante pode desencadear mais de uma reação, dependendo do receptor ao qual se associe. Em geral, o receptor celular se une à molécula sinalizadora e então dá início a uma cadeia de reações

Leia mais

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos FARMACODINÂMICA Mecanismo de ação de fármacos AÇÃO DAS DROGAS Substâncias de origem natural 1920 Estudos farmacológicos * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos

Leia mais

FARMACODINÂMICA. da droga. Componente da célula c. (ou organismo) que interage com a droga e

FARMACODINÂMICA. da droga. Componente da célula c. (ou organismo) que interage com a droga e FARMACODINÂMICA Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Princípio básicob A droga deve se ligar a um constituinte celular (proteína - alvo) para produzir uma resposta farmacológica. Proteínas alvos para ligação

Leia mais

Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular

Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular Algumas medidas elétricas Potencial (E,V) V (volt) Carga C (coulomb) Corrente (I) A (ampere = C/s) Resistência (R) W (ohm = V/A) Condutância (G)

Leia mais

Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular

Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular Origens do potencial de membrana Excitabilidade celular Origens do potencial de repouso Todas as células apresentam uma diferença de potencial elétrico (voltagem) através da membrana. Alterações na permeabilidade

Leia mais

SINAPSE E TRANSMISSÃO SINÁPTICA

SINAPSE E TRANSMISSÃO SINÁPTICA SINAPSE E TRANSMISSÃO SINÁPTICA Prof. João M. Bernardes Uma vez que o sistema nervoso é composto por células distintas, torna-se necessário que os neurônios estejam conectados de alguma forma, a fim de

Leia mais

Sistema Nervoso Central - SNC Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC?

Sistema Nervoso Central - SNC Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? Sistema Nervoso Central - SNC Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? 1 Divisão funcional do SN SNC Encéfalo Medula espinhal 2 Composição do sistema nervoso central HEMISFÉRIOS CEREBRAIS O Encéfalo

Leia mais

Regulação nervosa e hormonal nos animais

Regulação nervosa e hormonal nos animais HOMEOSTASIA Todos os seres vivos são sistemas abertos As trocas que os organismos estabelecem com o meio conduzem a mudanças constantes nos deus componentes No entanto, os seres vivos possuem mecanismos

Leia mais

Análise Sensorial GOSTO. Prof ª Drª Janaína Fernandes de Medeiros Burkert

Análise Sensorial GOSTO. Prof ª Drª Janaína Fernandes de Medeiros Burkert Análise Sensorial GOSTO Prof ª Drª Janaína Fernandes de Medeiros Burkert Sentido do gosto Gosto Sensação percebida pelos quimioreceptores gustativos e que produzem resposta dos nervos gustativos. Sabor

Leia mais

POTENCIAIS ELÉTRICOS DAS CÉLULAS

POTENCIAIS ELÉTRICOS DAS CÉLULAS POTENCIAIS ELÉTRICOS DAS CÉLULAS ESTRUTURA DO NEURÔNIO POTENCIAIS ELÉTRICOS DAS CÉLULAS POTENCIAL DE REPOUSO - Conceito; - Origem do potencial de repouso; POTENCIAL DE AÇÃO - Conceito; - Fases do potencial

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR. Sinalização Celular SALVADOR - BA 2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR. Sinalização Celular SALVADOR - BA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR Sinalização Celular PROFª POLYANNA CARÔZO DE OLIVEIRA SALVADOR - BA 2016 Introdução Evolução da multicelularidade

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto A habilidade mais marcante do sistema nervoso baseiam-se nas interações entre os neurônios conectados. O grande número de neurônios e interações entre estas

Leia mais

SINAPSE. Sinapse é um tipo de junção especializada, em que um neurônio faz contato com outro neurônio ou tipo celular.

SINAPSE. Sinapse é um tipo de junção especializada, em que um neurônio faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Disciplina: Fundamentos em Neurociências Profa. Norma M. Salgado Franco SINAPSE Sinapse é um tipo de junção especializada, em que um neurônio faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Podem ser:

Leia mais

EXCITABILIDADE I POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO

EXCITABILIDADE I POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO EXCITABILIDADE I 1 - Introdução 1.1 Objetivo da aula: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelos potenciais elétricos através das membranas celulares 1.2 Roteiro da aula: 1.2.1- Estudar o potencial

Leia mais

29/03/2015 LOCAL DE AÇÃO MECANISMO DE AÇÃO EFEITOS. Fármaco Princípio Ativo. Receptor: componente de uma célula

29/03/2015 LOCAL DE AÇÃO MECANISMO DE AÇÃO EFEITOS. Fármaco Princípio Ativo. Receptor: componente de uma célula LOCAL DE AÇÃO MECANISMO DE AÇÃO Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia EFEITOS Fármaco Princípio Ativo Receptor: componente de uma célula interação com um fármaco início de uma cadeia

Leia mais

Bioeletricidade e Bioeletrogênese

Bioeletricidade e Bioeletrogênese Bioeletricidade e Bioeletrogênese Física e Biofísica Prof. Patrícia Costa Eletricidade A eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas paradas, ou em movimento, e por sua interação.

Leia mais

Sinapse. Permitem a comunicação e funcionamento do sistema nervoso. Neurónio pré-sináptico (envia a informação)

Sinapse. Permitem a comunicação e funcionamento do sistema nervoso. Neurónio pré-sináptico (envia a informação) Sinapse Medeia a transferência de informação de um neurónio para o seguinte, ou de um neurónio para uma célula efectora (ex.: célula muscular ou glandular); Permitem a comunicação e funcionamento do sistema

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO. Neurofisiologia I. Giana Blume Corssac

CURSO DE EXTENSÃO. Neurofisiologia I. Giana Blume Corssac 2017 CURSO DE EXTENSÃO Neurofisiologia I Giana Blume Corssac Tópicos da aula: Bioeletrogênese Potenciais de membrana Transmissão sináptica Sinapses Neurotransmissores Sistema nervoso autônomo Bioeletrogênese

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso 1B

Fisiologia do Sistema Nervoso 1B Fisiologia do Sistema Nervoso 1B Células da Glia Neuroglia Células da Glia / Neuroglia Diversos tipos celulares: 1. Oligodendrócitos 2. Células de Schwann 3. Astrócitos 4. Células ependimárias 5. Microglia

Leia mais

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases)

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Sinalização celular Importância dos processos de sinalização Seres unicelulares Seres multicelulares Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Receptores Proteínas -

Leia mais

BIOELETROGÊNESE. Capacidade de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana. - Neurônios. esqueléticas lisas cardíacas

BIOELETROGÊNESE. Capacidade de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana. - Neurônios. esqueléticas lisas cardíacas BIOELETROGÊNESE Capacidade de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana - Neurônios - células musculares esqueléticas lisas cardíacas Membrana citoplasmática Os neurônios geram

Leia mais

Objetivos. Princípios Farmacodinâmicos. Farmacodinâmica. Farmacodinâmica

Objetivos. Princípios Farmacodinâmicos. Farmacodinâmica. Farmacodinâmica Objetivos Princípios Farmacodinâmicos Marcos Moreira Definição. Categorias de Receptores. Processo de Ação do Fármaco. Biofase. Eficácia Intrínseca. Agonistas & Antagonistas. Farmacodinâmica Estudo dos

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE II: SISTEMA NERVOSO

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE II: SISTEMA NERVOSO FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE II: SISTEMA NERVOSO ORGANIZAÇÃO MORFOFUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO CANAIS IÔNICOS E BOMBAS CONDUÇÃO DE IMPULSOS NERVOSOS (SINÁPSES QUÍMICAS E ELÉTRICAS) SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Olfato e gosto Olfato: sentido com

Leia mais

Transmissão sináptica

Transmissão sináptica Transmissão sináptica Lembrando que: Distribuição iônica através da membrana de um neurônio em repouso: Íon [i] mm [e] mm Pot. Equ. (mv) K + 400 20-75 Na + 50 440 +55 Cl - 52 560-60 A - 385 - - No Potencial

Leia mais

FISIOLOGIA I. Potencial de Membrana e Potencial de Ação. Introdução

FISIOLOGIA I. Potencial de Membrana e Potencial de Ação. Introdução FISIOLOGIA I Potencial de Membrana e Potencial de Ação Introdução Existem potenciais elétricos através das membranas de, praticamente, todas as células do corpo. Além disso, algumas células, como as nervosas

Leia mais

Introdução ao estudo de neurofisiologia

Introdução ao estudo de neurofisiologia Introdução ao estudo de neurofisiologia Introdução ao estudo de neurofisiologia Peixe Réptil Ave Boi Humano Por que os cérebros são diferentes entre as espécies? Introdução ao estudo de neurofisiologia

Leia mais

Integração. Sistema Nervoso. Glândula Endócrina. Hormônio. Órgão ou Tecido alvo

Integração. Sistema Nervoso. Glândula Endócrina. Hormônio. Órgão ou Tecido alvo Integração Sistema Nervoso Sinal Nervosa Sinal Química Glândula Endócrina Hormônio Órgão ou Tecido alvo Nível Corporal Regulação e integração de: -Balanço de íons e líquidos -Balanço de energia (metabolismo)

Leia mais

Olfato e visão. Dependem de GPCRs!!

Olfato e visão. Dependem de GPCRs!! Sinalização celular Olfato e visão Dependem de GPCRs!! Olfato e Visão Dependem de GPCRs que regulam canais iônicos controlados por AMPc/GMPc Humanos: distinguem ~350 grupos odorantes (sinais) Detecção

Leia mais

Neurônio. Neurônio 15/08/2017 TECIDO NERVOSO. corpo celular, dendrito e axônio

Neurônio. Neurônio 15/08/2017 TECIDO NERVOSO. corpo celular, dendrito e axônio TECIDO NERVOSO Neurônio corpo celular, dendrito e axônio Neurônio Corpos celulares (pericário) se concentram no Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula) e em pequenas concentrações ao longo do corpo

Leia mais

Tema 07: Propriedades Elétricas das Membranas

Tema 07: Propriedades Elétricas das Membranas Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Tema 07: Propriedades Elétricas das Membranas Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Permeabilidade da Membrana

Leia mais

Farmacodinâmica. Definição: É a ciência que estuda a inter-relação da concentração

Farmacodinâmica. Definição: É a ciência que estuda a inter-relação da concentração Definição: É a ciência que estuda a inter-relação da concentração de um fármaco e a estrutura alvo, bem como o respectivo Mecanismo de Ação. É a Ação do fármaco no Organismo. Alguns medicamentos são relativamente

Leia mais

Funções do Sistema Nervoso Integração e regulação das funções dos diversos órgãos e sistemas corporais Trabalha em íntima associação com o sistema end

Funções do Sistema Nervoso Integração e regulação das funções dos diversos órgãos e sistemas corporais Trabalha em íntima associação com o sistema end FISIOLOGIA DO SISTEMA S NERVOSO Funções do Sistema Nervoso Integração e regulação das funções dos diversos órgãos e sistemas corporais Trabalha em íntima associação com o sistema endócrino (neuroendócrino)

Leia mais

Olfato. Quimio-receptores no epitélio olfativo (pequena região superior da cavidade nasal recesso olfativo);

Olfato. Quimio-receptores no epitélio olfativo (pequena região superior da cavidade nasal recesso olfativo); Funções sensoriais Sistema olfativo Olfato Papel importante na definição agradável / desagradável; Deteta substâncias químicas odorantes em solução; Quimio-receptores no epitélio olfativo (pequena região

Leia mais

Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras

Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras Sinalização celular Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras Etapas da Sinalização 1) Síntese e liberação da molécula sinalizadora pela célula sinalizadora

Leia mais

BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO

BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Ciência Biológicas Matéria Biofísica BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO -Bianca Mendes Maciel - Objetivo da aula Compreender os fenômenos biofísicos necessários

Leia mais

Propriedades eléctricas dos neurónios

Propriedades eléctricas dos neurónios Propriedades eléctricas dos neurónios Estímulo Impulso nervoso (impulso eléctrico ou potencial de acção) Corrente eléctrica fluxo de iões através da membrana Importância dos canais iónicos e transportadores

Leia mais

Tecidos nervoso e muscular. Capítulos 9 e 10 Histologia Básica Junqueira e Carneiro

Tecidos nervoso e muscular. Capítulos 9 e 10 Histologia Básica Junqueira e Carneiro Tecidos nervoso e muscular Capítulos 9 e 10 Histologia Básica Junqueira e Carneiro Tecido nervoso Divisão anatômica do sistema nervoso central e periférico Neurônios Corpo celular- Contêm uma massa de

Leia mais

Neurofisiologia da Audição

Neurofisiologia da Audição Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Fisiologia Humana - RFM 0006 Neurofisiologia da Audição Willian Lazarini Lopes, MSc. Doutorando em Neurologia/Neurociências Laboratório

Leia mais

Bioeletrogênese 21/03/2017. Potencial de membrana de repouso. Profa. Rosângela Batista de Vasconcelos

Bioeletrogênese 21/03/2017. Potencial de membrana de repouso. Profa. Rosângela Batista de Vasconcelos Bioeletrogênese CONCEITO: É o estudo dos mecanismos de transporte dos eletrólitos e de outras substâncias nos líquidos intra e extracelular através das membranas celulares dos organismos vivos. Profa.

Leia mais

FISIOLOGIA DA RETINA MORENO-CARMONA, FM

FISIOLOGIA DA RETINA MORENO-CARMONA, FM FISIOLOGIA DA RETINA Percepção Sistemas Sensoriais A sensação tem sido o ponto de partida para o estudo dos processos mentais Filósofos do século XIX (Auguste Comte) influenciados por empiricistas britânicos

Leia mais

Células da Glia Funções das células da Glia

Células da Glia Funções das células da Glia Estrutura e Função do Sistema Nervoso Controle Nervoso do Movimento Células do Sistema Nervoso Células da glia (gliais ou neuróglias) Células neurais (neurônios) 2 Células da Glia Funções das células da

Leia mais

Tecido Nervoso. 1) Introdução

Tecido Nervoso. 1) Introdução 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Gametogênese a Implantação

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Gametogênese a Implantação Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno 1 o Bloco Gametogênese a Implantação Rodrigo A. P. Martins ICB - LaNCE - HUCFF - UFRJ Pra que estudar embriologia?! Fascinante: todos nós já fomos um embrião um

Leia mais

Sinapses. Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso

Sinapses. Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso Sinapses Comunicação entre neurônios Transmissão de sinais no sistema nervoso Biofísica 2018 / Ciências Biológicas / FCAV UNESP Recordando... Transmissão de sinais em um neurônio Fases: Estímulo alteração

Leia mais

Membrana celular: Transporte Processos de Transporte

Membrana celular: Transporte Processos de Transporte Membrana celular: Transporte Transporte em grande quantidade Qual a importância da manutenção de concentrações iônicas diferentes dentro e fora da célula? MOLÉCULAS HIDROFÓBICAS Concentrações iônicas dentro

Leia mais

Potencial de membrana e potencial de ação

Potencial de membrana e potencial de ação Potencial de membrana e potencial de ação Curso de Nutrição Disciplina Fisiologia Humana I Prof. Dr. Leandro Cattelan leandrocattelan@hotmail.com Agosto 2017 Conteúdos a serem abordados O potencial de

Leia mais

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) ANATOMIA DA ORELHA ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média

Leia mais

Fisiologia Humana. Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça

Fisiologia Humana. Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça Fisiologia Humana Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça Organização Geral do Corpo Humano Átomos Moléculas Células Tecidos Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Órgãos Sistemas Compartimentos Líquidos

Leia mais

Tema 07: Propriedades Elétricas das Membranas

Tema 07: Propriedades Elétricas das Membranas Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Tema 07: Propriedades Elétricas das Membranas Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Permeabilidade da Membrana

Leia mais

Bioeletricidade. Bioeletrogênese. Atividade elétrica na célula animal

Bioeletricidade. Bioeletrogênese. Atividade elétrica na célula animal Bioeletricidade Bioeletrogênese Atividade elétrica na célula animal Papel fisiológico dos eventos elétricos Células excitáveis: neurônios células musculares células sensoriais Importância na área biológica:

Leia mais

Fisiologia. Vias aferentes. Sistema Nervoso

Fisiologia. Vias aferentes. Sistema Nervoso Fisiologia 2 Sistema Nervoso Vias aferentes Os sistemas sensoriais Os sistemas sensoriais compõem parte das vias aferentes do sistema nervoso periférico e podem ser classificados em três funções principais:

Leia mais

9) A capacitância de membrana influencia o processo de despolarização da membrana plasmática em resposta a um estimulo de corrente. Como?

9) A capacitância de membrana influencia o processo de despolarização da membrana plasmática em resposta a um estimulo de corrente. Como? Perguntas 1) Membrana plasmática e capilar fenestrado são duas barreiras importantes que separam os compartimentos do organismo. A membrana plasmática é muito mais seletiva e determina uma composição iônica

Leia mais

SISTEMA NERVOSO MARCOS WESLEY. Função Integradora Coordenação das funções do vários órgãos / PA / TFG / FR

SISTEMA NERVOSO MARCOS WESLEY. Função Integradora Coordenação das funções do vários órgãos / PA / TFG / FR SISTEMA NERVOSO MARCOS WESLEY FUNÇÕES BÁSICAS Função Integradora Coordenação das funções do vários órgãos / PA / TFG / FR Função Sensorial Sensações gerais e especiais. Função Motora Contrações musculares

Leia mais

UNIFACISA Faculdade de Ciências Médicas Curso: Medicina Disciplina: Fisiologia Médica I Professor: Diego Neves Araújo Prova Unidade I

UNIFACISA Faculdade de Ciências Médicas Curso: Medicina Disciplina: Fisiologia Médica I Professor: Diego Neves Araújo Prova Unidade I UNIFACISA Faculdade de Ciências Médicas Curso: Medicina Disciplina: Fisiologia Médica I Professor: Diego Neves Araújo Prova Unidade I 1. O paciente R.S.C, de 18 anos, chegou ao serviço de emergência de

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto O meio extracelular e intracelular apresenta concentrações diferentes de eletrólitos; Líquido extracelular contém grande quantidade de sódio Na + ; Grande

Leia mais

Excitabilidade elétrica

Excitabilidade elétrica Excitabilidade elétrica O que é uma célula excitável? É uma célula que altera ativamente o potencial da membrana em resposta a algum estímulo (elétrico, físico ou químico). Exemplos: Neurônios e células

Leia mais

TECIDO NERVOSO HISTOLOGIA NUTRIÇÃO UNIPAMPA

TECIDO NERVOSO HISTOLOGIA NUTRIÇÃO UNIPAMPA TECIDO NERVOSO HISTOLOGIA NUTRIÇÃO UNIPAMPA TECIDO NERVOSO: DISTRIBUIÇÃO SNP Gânglios e Nervos SNC SNP Gânglios e Nervos DIVISÕES ESQUEMÁTICAS DO SISTEMA NERVOSO TECIDO NERVOSO Nervos: constituídos por

Leia mais

Excitabilidade elétrica

Excitabilidade elétrica Excitabilidade elétrica O que é uma célula excitável? É uma célula que altera ativamente o potencial da membrana em resposta a algum estímulo (elétrico, físico ou químico). Exemplos: Neurônios e células

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 COMUNICAÇÃO ENTRE AS CÉLULAS NERVOSAS Silvia Helena Cardoso, PhD. Psicobióloga, mestre e doutora em Ciências. Fundadorae editora-chefe da revista Cérebro & Mente. Universidade Estadual de Campinas. http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores

Leia mais

Neurofisiologia. Profª Grace Schenatto Pereira Núcleo de Neurociências NNc Bloco A4, sala 168 Departamento de Fisiologia e Biofísica ICB-UFMG

Neurofisiologia. Profª Grace Schenatto Pereira Núcleo de Neurociências NNc Bloco A4, sala 168 Departamento de Fisiologia e Biofísica ICB-UFMG Neurofisiologia Profª Grace Schenatto Pereira Núcleo de Neurociências NNc Bloco A4, sala 168 Departamento de Fisiologia e Biofísica ICB-UFMG www.nnc.icb.ufmg.br link: apoio à graduação ciências biológicas

Leia mais

HORMÔNIOS VEGETAIS. Katia Christina Zuffellato-Ribas

HORMÔNIOS VEGETAIS. Katia Christina Zuffellato-Ribas HORMÔNIOS VEGETAIS Katia Christina Zuffellato-Ribas HORMÔNIO VEGETAL COMPOSTO ORGÂNICO, NÃO NUTRIENTE, DE OCORRÊNCIA NATURAL, PRODUZIDO NA PLANTA, O QUAL, EM BAIXAS CONCENTRAÇÕES (10-4 A 10-6 M), PROMOVE,

Leia mais

Sistema nervoso. Cérebro, espinha, nervos e órgãos do sentido

Sistema nervoso. Cérebro, espinha, nervos e órgãos do sentido Tecido nervoso Sistema nervoso Cérebro, espinha, nervos e órgãos do sentido Função Detectar mudanças, receber e interpretar informação sensorial, estimular músculos e glândulas Sist. Nervoso central (SNC):

Leia mais