Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado"

Transcrição

1 Aplicações Avançadas de Microprocessadores Professor: Marco Shawn Meireles Machado

2 Iniciação aos sistemas microcontrolados

3 Objetivos da Aula: Descrever os itens que compõem uma CPU; Detalhar a estrutura interna de um microcontrolador; Enumerar alguns periféricos internos e externos do microcontrolador; Conhecer a estrutura interna de um microcontrolador.

4 Conteúdos da Aula: Conceitos básicos Estrutura de um microcontrolador CPU Barramentos Memória Entrada Saída Periféricos

5 1. Iniciação aos sistemas microcontrolados Sabemos o que são microcontroladores e como eles surgiram, mas para entender o funcionamento, temos que conhecer sua estrutura interna.

6 2. Conceitos básicos Os microcontroladores são circuitos capazes de processar uma informação. O processador é o circuito integrado capaz de realizar funções de cálculo e tomada de decisão.

7 2. Conceitos básicos Entende-se por eletrônica embarcada o sistema que possui eletrônica com capacidade computacional, ou seja, basicamente são os sistemas que possuem algum tipo de microcontrolador ou processador

8 2. Conceitos básicos Estima-se que atualmente o mercado de sistemas embarcados é cem vezes mais promissor que o mercado de sistemas computacionais. A grande maioria dos equipamentos eletrônicos que possuímos em casa possui quase um computador no seu interior, como aparelhos de DVD, som, jogos, televisores e outros equipamentos modernos.

9 3. Estrutura de um microcontrolador Os microcontroladores possuem características distintas, segundo o fabricante e o modelo, mas basicamente operam da mesma forma e sua estrutura interna é bastante semelhante.

10 3.1. CPU CPU significa Central Processor Unit, ou unidade de processamento central. A CPU é o cérebro de um computador, controlando todo o processamento da máquina.

11 3.1. CPU As principais partes de uma CPU são a ULA, o registrador de instrução, o contador de programa, o acumulador e a unidade de controle.

12 3.2. ULA ULA significa Unidade Lógica e Aritmética. Em inglês, ALU (Aritmetics and Logic Unit). A ULA é responsável pelas operações matemáticas e lógicas executadas pelo processador.

13 3.2. ULA O símbolo genérico da ULA possui duas entradas de dados (A e B), uma saída para o resultado (R), uma entrada para a função que deve ser executada (F) e saídas de estado do processador após o último cálculo (D). Esse estado nada mais é do que uma informação sobre o resultado da operação.

14 Exemplo nulo quando a operação resulta em zero; overflow quando a operação resulta em um número maior que a capacidade de saída de dados; negativo quando a operação resulta em um número negativo, etc.

15 Símbolo genérico da ULA

16

17 3.3. Acumulador O acumulador é um registrador onde são armazenados os resultados das operações da ULA. Este registrador também é utilizado em algumas arquiteturas no lugar do registrador B.

18 Acumulador no lugar do registrador B

19 3.4. Registrador de Instrução O registrador de instrução (IR) registra a instrução a ser executada. Esta instrução informa a ULA qual operação deve ser feita.

20 3.5. Contador de programa O contador de programa (PC) guarda o endereço da próxima instrução que deve ser executada. Este registrador é usado para determinar a ordem de execução do programa.

21 3.6. Unidade de Controle A unidade de controle controla todos os componentes da CPU. As três funções de uma unidade de controle são: busca, decodificação e execução.

22 3.6. Unidade de Controle A busca, também conhecida como fetch, é o ato de ler o endereço apontado pelo contador de programa. É simplesmente ler a próxima instrução. Decodificação é extrair da instrução as informações a respeito de qual instrução deve ser executada e quais são os seus parâmetros. Execução é processar a informação através da ULA.

23 3.7. Memória A memória é o elemento responsável por armazenar informações. A memória pode armazenar dados, enquanto estão sendo processados, a isso chamamos memória de dados.

24 A memória possui inúmeras posições que podem conter um dado diferente, cada uma. Para identificar essas posições dentro da memória, é dado um identificador chamado endereço, que corresponde a um byte conjunto de bits que forma a informação.

25 As operações com a memória podem ser: de escrita - quando estamos armazenando um dado na memória, de leitura - quando estamos recuperando um dado da memória. A memória também pode armazenar programas, que são a lógica do processo enquanto está sendo executado. O programa diz para a CPU o que deve acontecer e como.

26 Na memória de programas também existem endereços. Dentro da CPU, o contador de programas os usa para informar à CPU qual a próxima instrução que deve ser executada, pois o processamento é contínuo e sequencial.

27 Modelo didático da memória

28 3.8. Barramentos Para que haja comunicação entre as diversas partes de uma CPU é preciso haver um caminho. Chamamos de barramento o caminho usado pelas informações dentro de um equipamento digital.

29 3.8. Barramentos Os dois principais barramentos de um processador são o barramento de dados e o barramento de instruções. O barramento de dados é o caminho usado para transferência de dados da memória de dados para a CPU e o barramento de instruções é o caminho usado para transferência das instruções da memória de programas para a CPU.

30

31 3.8. Barramentos Na arquitetura Von Neumann, existe um único barramento compartilhado pela memória, que é única para dados e programas, fazendo com que instruções e dados sejam acessados em tempos diferentes, pois o caminho é único.

32

33 3.8. Barramentos Na arquitetura Harvard, a memória de dados é separada da memória de programas e existem dois barramentos distintos. Desta forma, o processador pode acessar dados e instruções simultaneamente, ganhando muito tempo no processamento.

34

35 4. Entradas/saídas São os pinos dos microcontrolador usados para obter ou fornecer dados externos. Também chamado de I/O, os pinos de entrada/saída servem para o controle de dispositivos. Basicamente, estes pinos são a comunicação do microcontrolador com o mundo exterior.

36 Para executar determinada tarefa, ligamos um botão em um pino de entrada, capaz de obter informação externa e transferir para a memória do processador, para posterior processamento. São dois os tipos de entradas: Entrada digital - lê valores booleanos, como 0V e 5V, no caso da lógica TTL, ou seja, este pino lê verdadeiro (nível lógico alto) ou falso (nível lógico baixo). Entrada analógica - é um pino capaz de ler o nível de tensão e realizar a conversão para um valor binário proporcional a esse valor de tensão.

37 As entradas podem ser ligadas a qualquer dispositivo externo que forneça ao microcontrolador um sinal de controle, desde que respeitadas as tensões e correntes do microcontrolador. São exemplos de dispositivos de entrada: botões, sensores (temperatura, vazão, pressão, massa, etc.), circuitos digitais, aparelhos de áudio, encoders e todo tipo de equipamento que o programador deseja ler.

38 As saídas são usadas para comandar fisicamente os dispositivos, como motores, lâmpadas, LEDs, eletroválvulas, solenoides e outros equipamentos que o programador deseja comandar. É muito importante diferenciar entrada de saída para poder fazer o programa certo. Sinal de entrada - entra no uc, normalmente para informar uma condição. Sinal de saída - sai do uc para acionar os dispositivos.

39

40 5. Periféricos Os periféricos são dispositivos específicos que enviam ou recebem informações do microcontrolador. Estes dispositivos podem ser externos ou internos. Exemplos de periféricos são as portas de comunicação serial, o conversor A/D e D/A, os temporizadores, o módulo PWM, controladores de motores, teclados, displays e outros.

41 5.1. Comunicação Série

42 5.2. Unidade de Temporização

43 5.3. Watchdog

44 5.3. Conversor Analógico/Digital

45

46 Glossário de termos relacionados ao microcontrolador PORT : Agrupamento de pinos. Ex : PORT A : Pinos RA0 a RA5. PORT B : Pinos RB0 a RB7. PWM : Modulação por largura de pulso. Permite simular uma saída analógica através de pulsos digitais rápidos e de tamanho regulável. ADC : Conversor digital / analógico.

47 Glossário de termos relacionados ao microcontrolador ICSP : Recurso de programação serial embutida, permitindo que um gravador seja construído com custo relativamente baixo. RAM : Memória de acesso aleatório, volátil e de alta velocidade de acesso. ROM : Memória de programa, gravada quando se transfere o programa para o microcontrolador.

48 Glossário de termos relacionados ao microcontrolador EEPROM : Memória fixa que pode ser gravada e apagada em tempo de execução. SERIAL : Dispositivo de comunicação onde um bit é enviado de cada vez. I2C : Padrão de comunicação serial desenvolvido pela PHILIPS. SPI : Serial Peripheral Interface Interface periférica serial : Padrão de comunicação serial que usa 4 fios.

49 Encapsulamentos

50 6.1. Interrupções As interrupções são um mecanismo que o microcontrolador possui e que torna possível responder a alguns acontecimentos no momento em que eles ocorrem, qualquer que seja a tarefa que o microcontrolador esteja executando no momento.

51 RTCC Estouro no temporizador timer0 usando o nome RTCC RB mudança de estado no PORTB, pinos B4-B7 EXT Interrupção Externa, pino RB0 AD Conversão A/D completa TBE Buffer de transmissão RS232 vazio RDA Dado na recepção RS232 disponível TIMER1 Estouro no temporizador Timer 1 TIMER2 Estouro no temporizador Timer 2 CCP1 Captura ou Compação na unidade 1 SSP Atividade SPI ou I2C PSP Dados de entrada na porta paralela escrava BUSCOL Colisão de barramento EEPROM Escrita completa TIMER0 Estouro no temporizador timer0 usando o nome TIMER0 COMP Evento do Comparador CCP2 Captura ou Compação na unidade 2

52 Rotina de interrupção

53 6.6. Hardware mínimo Para o funcionamento do microcontrolador, é necessário prover um mínimo de recursos de hardware.

54 6.6. Hardware mínimo É necessário energizar todos os pinos VSS com a tensão mais negativa (terra) e os pinos VDD com a tensão mais positiva (+5V). O pino MCLR deve receber uma tensão igual a da fonte para o funcionamento normal e zero volt para resetar o microcontrolador.

55 6.6. Hardware mínimo

56

57 6.6. Hardware mínimo

58

59 6.7. Reset

60 Síntese da Aula: Nesta aula estudamos sobre: Conceitos básicos Estrutura de um microcontrolador CPU Barramentos Memória Entrada Saída Periféricos

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão;

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; Microprocessadores São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; CPU (Central Processing Unit Unidade Central de Processamento) CPU (Central Processing

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/ Microcontroladores Rafael Silva de Lima rafael_silvadelima@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/pensante91/ CETTPS Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante Curso Técnico em Automação/ Eletrotécnica

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conceitos Básicos Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção dos dispositivos

Leia mais

MICROCOMPUTADORES. Professor Adão de Melo Neto

MICROCOMPUTADORES. Professor Adão de Melo Neto MICROCOMPUTADORES Professor Adão de Melo Neto Sumário Organização Básica I (base) Organização Básica II (refinamento) Organização Básica III (Microcontrolador 8051) ORGANIZAÇÃO BÁSICA I Composição Unidade

Leia mais

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Microcontroladores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes CPU Memórias Dispositivos de Entrada/Saída (E/S) Input/Output (I/O) 2 CPU A CPU busca informações

Leia mais

Período Saulo O. D. Luiz

Período Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 2 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Características de um Microcontrolador 2 Saulo O. D. Luiz Características de um Microcontrolador Microcontrolador de fabricantes

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

SISTEMAS MICROCONTROLADOS

SISTEMAS MICROCONTROLADOS SISTEMAS MICROCONTROLADOS UTFPR Código: EL54E Turma: N11/E11 Prof. Sérgio Moribe Colaboração: Prof. Heitor S. Lopes Prof. Rubens Alexandre de Faria Email: smoribe@utfpr.edu.br Site: pessoal.utfpr.edu.br/smoribe

Leia mais

Organização de Computadores Aula 05

Organização de Computadores Aula 05 Organização de Computadores Aula 05 Componente Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Memória Unidades de E/S Barramentos Modelo de Von Neumann Apresentado em 1945 Conceito de programa armazenado

Leia mais

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

Microcontroladores. Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br

Microcontroladores. Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br Conceito final será constituído de duas avaliações: 1ª Conceito avaliação teórica 2ª Conceito

Leia mais

Jadsonlee da Silva Sá

Jadsonlee da Silva Sá Introdução aos Sistemas Microcontrolados Jadsonlee da Silva Sá Jadsonlee.sa@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jadsonlee.sa Introdução aos Sistemas Microcontrolados Assembly, C, java,... Circuito Reset

Leia mais

Unidade Central de Processamento UCP (CPU)

Unidade Central de Processamento UCP (CPU) Unidade Central de Processamento UCP (CPU)! Arquitetura Convencional (Von Neumann) UCP BARRAMENTO MEMÓRIA PRINCIPAL ENTRADA E SAÍDA ! Visão geral da CPU UC - UNIDADE DE CONTROLE REGISTRADORES A B C D ALU

Leia mais

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Disciplina: Arquitetura de Computadores Disciplina: Arquitetura de Computadores Estrutura e Funcionamento da CPU Prof a. Carla Katarina de Monteiro Marques UERN Introdução Responsável por: Processamento e execução de programas armazenados na

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento Microprocessadores e Microcontroladores Professor Lucas Araujo do Nascimento REVISÃO Microprocessadores e Microcontroladores Microprocessadores e Microcontroladores COMPUTADOR Microprocessadores e Microcontroladores

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR ELETRÔNICA DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br 1º SEMESTRE 2009 CONTEÚDO PROGRAMADO: 1 O que é um computador digital? 2 Como funcionam os computadores 3 O agente

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino As principais arquiteturas de processadores são: Von Neumann; Harvard. ARQUITETURAS AULA 06 28/10/2015

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais UNIDADE 1 Processador e instruções Memórias Dispositivos de Entrada e Saída Software ARQUITETURA BÁSICA UCP Unidade central de processamento MEM Memória E/S Dispositivos de entrada e saída UCP UNIDADE

Leia mais

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos de controle de redução de potência de operação do chip.

Leia mais

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto 20-05-2009 - Aula nº 121,122 Funções de um Sistema Operativo Gestão do processador ao nível da sua planificação Gestão da Memória Gestão

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

Microcontroladores PIC16 - XM 116 -

Microcontroladores PIC16 - XM 116 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC16 - XM 116 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC16 - XM 116 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 3ª Aula Visão Geral e Conceitos Básicos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Copyright William Stallings & Adrian J Pullin Tradução, revisão e

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados

Projeto de Sistemas Embarcados Projeto de Sistemas Embarcados Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Dr. Joselito A. Heerdt Joselito.heerdt@.udesc.br PLANEJAMENTO 1. Introdução 2. O projeto de sistemas 3. Projeto de hardware 4.

Leia mais

ULA. Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade.

ULA. Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade. PROCESSADOR ULA Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade. ULA Uma ULA típica pode realizar as operações artiméticas: - adição; - subtração; E lógicas: - comparação

Leia mais

LISTA 01 DE EXERCÍCIOS DO 4º BIMESTRE PARA ESTUDO NOME: NOME:

LISTA 01 DE EXERCÍCIOS DO 4º BIMESTRE PARA ESTUDO NOME: NOME: LISTA 01 DE EXERCÍCIOS DO 4º BIMESTRE PARA ESTUDO NOME: NOME: 01. COMPLETAMENTO DE LACUNAS Complete os espaços em branco de forma a explicar os passos relativos à operação de LEITURA do conteúdo do endereço

Leia mais

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Componentes dos computadores CPU; Memórias; Dispositivos de Entrada e Saída (E/S) - Input/Output

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Professor: Clayton Rodrigues da Siva

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Professor: Clayton Rodrigues da Siva ARQUITETURA DE COMPUTADORES Professor: Clayton Rodrigues da Siva OBJETIVO DA AULA Objetivo: Conhecer a estrutura da arquitetura da Máquina de Von Neumann. Saber quais as funcionalidades de cada componente

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique

Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique Microprocessadores CPU Unidade de Controle Prof. Henrique Roteiro Registradores; Unidade de Controle Níveis de Complexidade Introdução Um sistema microprocessado conta com diversos dispositivos para um

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Hardware, Processador e Memória

Hardware, Processador e Memória Referências: STALLINGS, ZELENOVSKY, BERENGER Prof. Fabio D. Rocha, UTFPR CAMPO MOURÃO 1 Berenger, Stallings Um sistema embarcado computacional, é um conjunto de Hardware ( coponentes físicos) e Software

Leia mais

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão Arquitetura do 8051 Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Objetivo fim Entender as noções básicas de microprocessadores, microcontroladores e sistemas embarcados Estudar a arquitetura

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento Agenda: 1. O que é o computador 2. Como funciona um computador 3.

Leia mais

Arquitetura e organização de computadores

Arquitetura e organização de computadores Arquitetura e organização de computadores 3º. Semestre - Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Classificação de computadores Grande porte: Supercomputadores e Mainframes Médio porte: Minicomputadores

Leia mais

Organização de Sistemas Computacionais Processadores: Organização da CPU

Organização de Sistemas Computacionais Processadores: Organização da CPU Universidade Paulista UNIP Curso: Ciências da Computação Turma: CCP30 Turno: Noturno Disciplina: Arquitetura de Computadores Professor: Ricardo Loiola Alunos: Thiago Gomes dos Santos Matrícula: C63873-0

Leia mais

Introdução à Organização de Computadores. Aula 8

Introdução à Organização de Computadores. Aula 8 SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Set de Instruções Modelos de Arquiteturas Aula 8 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INSTRUÇÕES n Padrão de código binário armazenado em um dispositivo

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Prof. Adilson Gonzaga Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos

Leia mais

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 2 Estrutura de um processador Prof. Leonardo Augusto Casillo Arquitetura de Von Neumann: Conceito de programa armazenado; Dados

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Microcontroladores I Objetivos 2 Microcontroladores PIC Famílias PIC PIC 16F877A Tipos de Encapsulamentos Requisitos de Hardware Prof. Mauricio 1 Microcontroladores

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR Prof. Filippo Valiante Filho http://prof.valiante.info Estrutura do Computador Computador CPU (Central Processing Unit) Sistema de Armazenamento (Memórias) Sistema

Leia mais

Modelo de Von Neumann

Modelo de Von Neumann 1 Modelo de Von Neumann Memória UC ALU Entrada Saída ACC 2 Arquitetura de Von Neumann 3 O Computador 4 Processador Microprocessadores São processadores contidos em um único encapsulamento (CI). Microcontroladores

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Unidade 2 Conteúdo Programático Componentes

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

KIT DIDÁTICO PIC-2377

KIT DIDÁTICO PIC-2377 KIT DIDÁTICO PIC-77... Módulo PIC-77 Recursos internos da MCU Encapsulamento DIP40. 5 instruções (RISC). pinos de I/O configuráveis. 56 bytes de EEPROM para dados de 8 bits. 8k de memória flash para o

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: lsousa@id.uff.br site: http://www.ic.uff.br/~lsousa

Leia mais

Palestra de Tecnologia. Assunto: Microcontroladores.

Palestra de Tecnologia. Assunto: Microcontroladores. Palestra de Tecnologia Assunto: Microcontroladores www.cerne-tec.com.br Apresentação Apresentação Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia: Localização: Rio de Janeiro Áreas de atuação:

Leia mais

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais. Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM)

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais. Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Tópicos: Conceitos gerais Evolução dos Microprocessadores Arquiteturas Principais características

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I BARRAMENTO Slide 1 Sumário Introdução Componentes de Computador Funções dos Computadores Estruturas de Interconexão Interconexão de Barramentos Slide 2 Introdução

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014-1 1 CONCEITOS ASSUNTOS DESTA AULA: Funcionalidades de um computador; Hardware e Software; Componentes de um computador: o CPU

Leia mais

AULA 01: APRESENTAÇÃO

AULA 01: APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 01: APRESENTAÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAIS OS OBJETIVOS DESSA DISCIPLINA?

Leia mais

Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11

Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11 Circuito Eletrônico Entendendo o circuito eletrônico na robótica Circuito Integrado Um circuito integrado híbrido é um circuito eletrônico miniaturizado constituído de dispositivos semicondutores individuais,

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo

Leia mais

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes Gustavo Queiroz Fernandes Atualizado em: 18/02/2019 Sumário Objetivos... 1 Pré-requisitos... 1 Recursos e Materiais... 1 Última Atualização... 1 1. Memória primária... 1 2. Memória secundária... 2 3. Unidade

Leia mais

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Conteúdo 01 Arquitetura de microcontroladores AVR Mayara de Sousa Prof. Leandro Schwarz Tempo Estimado 2 h.a. Projeto de Placas de Circuito Impresso

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE PROCESSADOR A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa pode ser executada por meio de

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa Organização e Arquitetura de Computadores Leslier S. Corrêa O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até hoje. Entretanto,

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para o PIC16F628A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe:

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 3 Visão de alto nível da função e interconexão do computador slide 1 Conceito de programa Sistemas hardwired são inflexíveis.

Leia mais

COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto

COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto COMPUTADOR 2 Professor Adão de Melo Neto Modelo Barramento de Sistema É uma evolução do Modelo de Von Newman. Os dispositivos (processador, memória e dispositivos de E/S) são interligados por barramentos.

Leia mais

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores?

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores? ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 13/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia

Leia mais

Descrição dos pinos de entrada e saída e de funções especiais. Descrição dos modos de acesso: individual e por porto

Descrição dos pinos de entrada e saída e de funções especiais. Descrição dos modos de acesso: individual e por porto Tópicos Descrição dos pinos de entrada e saída e de funções especiais Descrição dos modos de acesso: individual e por porto Acesso individual aos pinos Objetivos Compreender o que são periféricos em um

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Exemplo de Projeto com Microcontrolador MCS-51 Prof. Adilson Gonzaga Definições Iniciais: Microcontrolador Tamanho da Memória de Programa Interna define o tamanho da Memória de Programa Externa a ser utilizada.

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Arquitetura de Von Newmann Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho Email: daves.martins@ifsudestemg.edu.br Vídeos Vídeo aula RNP http://edad.rnp.br/rioflashclient.php?xmlfile=/ufjf/licenciatura_com

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 6ª Aula Entrada e Saída Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Estrutura da máquina de von Neumann Dispositivos Periféricos Interface com o mundo exterior

Leia mais

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES ESSA APRESENTAÇÃO POSSUI QRCODE PARA ACESSAR INFORMAÇÕES ADICIONAIS AOS SLIDES. Código QR Reader Código QR INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES Qual

Leia mais

Microcontrolador 8051:

Microcontrolador 8051: Microcontrolador 8051: Fonte: CORRADI 2009 O Microcontrolador 8051: Começou a ser produzido no início da década de 80, pela Intel; Hoje é fabricado por várias empresas e com muitas variações; Atualmente,

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

AAAA AAAA SEL Aplicação de Microprocessadores I. Aula 5 Temporização e Interrupção. Marcelo Andrade da Costa Vieira

AAAA AAAA SEL Aplicação de Microprocessadores I. Aula 5 Temporização e Interrupção. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL 0629 Aplicação de Microprocessadores I Aula 5 Temporização e Interrupção Marcelo Andrade da Costa Vieira Contagem de Tempo Contando tempo Existem 3 maneiras de contarmos tempo com os microcontroladores

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

Organização de computadores. Prof. Moisés Souto

Organização de computadores. Prof. Moisés Souto Organização de computadores Prof. Moisés Souto Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto professor.moisessouto.com.br moises,souto@ifrn.edu.br @moises_souto Aula 06 CICLO DE INSTRUÇÕES Unidade Central

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro airton.ribeiros@gmail.com Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de

Leia mais

MSP430 - Arquitertura

MSP430 - Arquitertura Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kovalhuk

Leia mais

4 Sistema Computacional:

4 Sistema Computacional: 4 Sistema Computacional: Hardware: são os componentes e dispositivos eletrônicos / eletromecânicos que operando em conjunto com outros componentes ou mesmo individualmente realizam uma das funções de um

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Professor: Vilson Heck Junior (Material: Douglas Juliani)

Arquitetura de Computadores. Professor: Vilson Heck Junior (Material: Douglas Juliani) Arquitetura de Computadores Professor: Vilson Heck Junior (Material: Douglas Juliani) Agenda Conceitos Componentes Funcionamento ou tarefas Otimização e desempenho Conceitos Componente de Hardware que

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Curso de Engenharia Mecatrônica Disciplina: Microprocessadores e Microcontroladores (MM) LISTA III Orientações: Esta lista de Exercícios deve ser entregue juntamente com a

Leia mais