AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais. Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais. Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM)"

Transcrição

1 AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM)

2 Tópicos: Conceitos gerais Evolução dos Microprocessadores Arquiteturas Principais características dos Microprocessadores Critérios para escolha de um microprocessador Perguntas

3 CONCEITOS GERAIS: Microprocessador? Microcomputador? Microcontrolador? DSP (Digital Signal Processor)? DSC (Digital Signal Controller)?

4 CONCEITOS GERAIS: Microprocessador? Incorpora num único CI LSI (100 a 999 portas) as funções de uma CPU. Processamento complexo, alto custo. Ex.: Microcomputadores, aparelhos eletrônicos em geral. Microcomputador? Membro da família de computadores que consiste de um CI de microprocessador, CIs de memória, e CIs de interfaces de I/O.

5 CONCEITOS GERAIS: Microcontrolador ((µc, uc or MCU)? => CPU + memória + vários periféricos em um único CI, usado para controle. Microcontrolador dedicado ou embarcado? => Microcontrolador que está embutido em um produto comercial que pode ser um dispositivo ou sistema específico.

6 1.4. Processadores Sinais Digitais (DSP) Diferem dos microprocessadores na arquitetura de hardware, software e no conjunto de instruções, o qual é otimizado para o tratamento digital de sinais. São empregados em aplicações que exigem processamento de sinais em tempo real, tais como: áudio, imagem, temperatura, intensidade luminosa, pressão, sinais biomédicos, etc. São capazes de realizar operações MAC (Multiplica e ACumula em um único ciclo de instrução), permitindo o processamento em tempo real.

7 CONCEITOS GERAIS: Principais características dos DSPs: Processadores para tratamento de dados em ponto fixo ou flutuante Arquitetura otimizada para computação intensiva. Modos de endereçamento especiais para suporte eficiente a operações de processamento de sinais (endereçamento circular para tratamento de filtros, endereçamento bit-reverse para transformada rápida de Fourier...) Formato de dados (16 ou 32 bits típicos) Muitos periféricos especializados on chip (portas seriais, memória, timers, conversores A/D e D/A, geradores de PWM, etc) Baixo custo Baixo consumo

8 CONCEITOS GERAIS: Surgimento dos DSPs: Em 1983 surgiu o primeiro processador digital de sinais. Lançado pela Texas Instruments, o TMS320C10 foi especificamente projetado para resolver problemas de processamento digital de sinais, até esta época, feito totalmente no domínio da eletrônica analógica. O Processamento digital de sinais além de muito pouco utilizado, requeria máquinas muito complexas, restritivas às áreas militares, aeroespaciais e de exploração do petróleo.

9 Controladores de Sinais Digitais (DSCs) É um componente recente que integra as características de controle em tempo real de um MCU com as características de processamento em tempo real de um DSP. DSC = controle MCU + processamento DSP São designados para aplicações de áudio e controle de movimentos (motores, encoders, etc.), em particular, aquelas aplicações as quais os microcontroladores não são capazes de atender. Possuem tamanho, custo e periféricos internos tais como os microcontroladores, aliado à capacidade de operação MAC dos DSPs.

10 CONCEITOS GERAIS: Hardware e Software? "hardware" é o conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de E/S ou seja, é composto de objetos tangíveis - circuitos integrados, placas de circuito impresso, cabos, fontes de alimentação, memórias, impressoras, terminais de vídeo, teclados, etc. O "software", ao contrário, consiste em algoritmos e suas representações para o computador ou seja, os programas. Firmware?

11 CONCEITOS GERAIS: Firmware? programa ou conjunto de programas (constituintes do "software" básico de um computador) que orientam: a sua partida, a sua inicialização ("bootstraps programs") e a sua operação. Por esta razão são softwares permanentemente residentes em ROM.

12 CONCEITOS GERAIS: Memória principal? bloco de memória interno do microcomputador responsável pelo armazenamento de programas e de dados que podem ser imediatamente acessados pela CPU. Fisicamente é implementada através do uso de pastilhas semicondutoras de memória ROM ("read only memory"), não voláteis e RAM ("random access memory"), voláteis. Memória secundária ou de massa? memória auxiliar, externa, onde possam ser armazenados maior quantidade de dados e programas os quais, não sejam imediatamente necessários a CPU. Embora de acesso mais lento, este tipo de memória é relativamente mais econômico para o sistema do que a memória principal. Exemplos deste tipo de memória são os discos magnéticos e os ópticos.

13 CONCEITOS GERAIS: Memória CACHE? A memória cache surgiu quando percebeu-se que as memórias não eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar esperando os dados serem liberados pela memória RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho.

14 CONCEITOS GERAIS: Para solucionar este problema, começou a ser usada a memória cache, um tipo ultra-rápido de memória que serve para armazenar os dados mais frequentemente usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer à comparativamente lenta memória RAM. Enfim, é como se fosse um memória auxiliar a RAM.

15 CONCEITOS GERAIS: São usados dois tipos de cache, chamados de cache primário, ou cache L1 (level 1), e cache secundário, ou cache L2 (level 2). O cache primário é embutido no próprio processador e é rápido o bastante para acompanhá-lo em velocidade.

16 CONCEITOS GERAIS: Sempre que um novo processador é desenvolvido, é preciso desenvolver também um tipo mais rápido de memória cache para acompanhá-lo. Como este tipo de memória é extremamente caro (chega a ser algumas centenas de vezes mais cara que a memória RAM convencional) usamos apenas uma pequena quantidade dela. Para complementar, usamos também um tipo um pouco mais lento de memória cache na forma do cache secundário, que por ser muito mais barato, permite que seja usada uma quantidade muito maior.

17 CONCEITOS GERAIS: Caches nos microprocessadores

18 CONCEITOS GERAIS: Caches nos microprocessadores

19 Evolução dos Microprocessadores O primeiro microprocessador utilizado em um computador pessoal foi o Intel 8080 (8 bits ) lançado em 1974; O primeiro microprocessador realmente popular foi o Intel 8088, lançado em 1979 e incorporado a um PC IBM - que apareceu em O 8088 evoluiu para o 80286, depois para o 80386, 80486, Pentium, Pentium II, Pentium III e Pentium 4, Celeron, Xeon, Itanium, Core2 (Duo 2 núcleos e Quad 4 núcleos), i3, i5 e i7 extreme... Seu principal concorrente, a AMD, evoluiu paralelamente, com o 286A, o 386, 486, 586, K5, K6-3, Athlon, Duron, Sempron, Athlon MX, AMD64, Phenom e Turion.

20 ARQUITETURAS: Como são definidas as arquiteturas dos computadores? Escolha do conjunto de instruções que lhes serão atribuídas e; Escolha do modelo que será usado para acesso a dados e programas.

21 ARQUITETURAS: 1) Pela escolha do seu conjunto de instruções podemos ter: Arquiteturas CISC (Complex Instruction Set Computer) Quando apresentam um conjunto muito grande e complexo de instruções. As máquinas CISC apresentam um conjunto muito grande de instruções (acima de 100 por exemplo) e algumas delas, dado sua complexidade, apresentam formatos diferenciados e são executadas em múltiplos ciclos de relógio. Arquiteturas RISC(Reduced Instruction Set Computer) Quando apresentam um conjunto específico de instruções, sendo de mesmo tamanho e são normalmente processadas em um único ciclo.

22 ARQUITETURAS: Implementações CISC e RISC vem se tornando cada vez mais similares; Arquiteturas RISC da atualidade possuem um número de instruções equivalente as arquiteturas CISC de gerações anteriores; Com o aumento da velocidade da tecnologia atual, arquiteturas CISC passaram a executar mais de uma instrução por ciclo, utilizando pipeline.

23 ARQUITETURAS: Com esses avanços tecnológicos, CISC e RISC passaram a possuir diversas similaridades, e a distinção entre as mesmas deixa de ser tão relevante; Porém, apesar do aumento no conjunto de instruções, RISC continua utilizando instruções de um ciclo, com um grande número de registradores.

24 ARQUITETURAS: 2) Pela escolha do modelo que será usado para acesso a dados e programas podemos ter: Computadores com arquitetura segundo o modelo proposto pelo Instituto de Estudos Avançados de Princeton (atribuído a Von Neumann) máquina de Von Neumann Computadores com arquitetura segundo o modelo proposto pela universidade de Harvard máquina de Harvard.

25 ARQUITETURAS: Modelo von Neumann: Os dados e instruções são armazenados em uma única memória de leitura e escrita, mais simples, menos restritivo, menos eficiente, execução sequencial de instruções.

26 Modelo von Neumann: Dados e instruções armazenados em uma única memória de leitura e escrita. Endereçamento da memória por posição e não pelo tipo; Execução seqüencial de instruções ; e Único caminho entre memória e CPU.

27 Modelo von Neumann: - Arquitetura mais simples; - Mais lento pois não permite acesso simultâneo às memórias.

28 ARQUITETURAS: Modelo Harvard: Variação da arquitura von Neumann; Barramentos separados para instruções e dados, portanto trafegam em barramentos diferentes => paralelismo; Memórias separadas para instruções e dados.

29 ARQUITETURAS: Modelo Harvard:

30 ARQUITETURAS: Modelo Harvard:

31 ARQUITETURAS: Idéia de pipeline:

32 ARQUITETURAS: Pipeline é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória(dentro da CPU) onde aguardam o momento de serem executadas. A técnica de pipeline é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada dentro da CPU e não precisa ser buscada da memória, normalmente muito mais lenta que a CPU.

33 ARQUITETURAS: O modelo de Von Neumann é usado pela maioria dos microprocessadores tradicionais e o modelo de Harvard é usado pela grande maioria dos microcontroladores e DSPs.

34 ARQUITETURAS: Beneficiados pelos avanços da tecnologia de fabricação e pelo elevado grau de miniaturização dos chips, muitas inclusões foram feitas aos modelos de Von Neumann e de Harvard, no entanto, a essência de suas proposições estão mantidas até os dias de hoje.

35 Principais características dos Microprocessadores: Largura de bus de endereços elevada (permite o gerenciamento de grande quantidade de memória) Unidade de gerenciamento de memória integrada Co-processador matemático e unidade lógica e aritmética com suporte à operações numéricas complexas tais como multiplicação em ponto flutuante. Sofisticados modos de endereçamento para eficiente suporte as funções de linguagens de alto nível. Alto custo Alto consumo de energia.

36 Critérios para escolha de um microprocessador: Funcionalidade do conjunto de instruções Arquitetura e modos de endereçamento Velocidade de execução (não exatamente a freqüência do clock) Capacidade aritmética e lógica Capacidade de endereçamento Consumo de energia Tamanho Presença de periféricos necessários a aplicação.

37 Ponto Fixo: Em computação, uma representação de número de ponto fixo é um tipo de dados real para um número que tem um número fixo de dígitos depois (e às vezes também antes) do ponto decimal. Por exemplo, uma representação de ponto fixo que tem sete dígitos decimais com duas casas decimais pode representar os números de 12345,67, 123,45, 1,23, etc

38 Ponto Flutuante: Em computação, uma representação de números reais em ponto flutuante, refere-se ao fato de que o ponto decimal pode "flutuar", isto é, ele pode ser colocado em qualquer lugar em relação aos algarismos significativos do número.

39 Ponto Flutuante:

40

41 Ponto Flutuante:

42 PERGUNTAS: 1) Qual a diferença básica entre microprocessador e microcontrolador? 2) O que é memória cache? Qual a sua finalidade? 3) Quais as diferenças entre software e firmware? 4) Como são definidas as arquiteturas dos computadores? Explique. 5) Quais as principais características dos Microprocessadores? 6) Quais as principais características dos DSPs? 7) Qual a diferença fundamental entre a arquitetura von Neumann e a Harvard? Qual é a mais rápida? Justifique. 8) O que é pipeline? Qual a vantagem? 9) Qual a diferença entre CISC e RISC? 10) O que são em computação ponto fixo e flutuante de números reais?

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Prof. Eduardo Henrique Couto ehcouto@hotmail.com 2014/1 Apresentação do Professor: Cronograma:

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão;

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; Microprocessadores São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; CPU (Central Processing Unit Unidade Central de Processamento) CPU (Central Processing

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Modelo de Von Neumann

Modelo de Von Neumann 1 Modelo de Von Neumann Memória UC ALU Entrada Saída ACC 2 Arquitetura de Von Neumann 3 O Computador 4 Processador Microprocessadores São processadores contidos em um único encapsulamento (CI). Microcontroladores

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware Sistemas Operacionais Conceitos de Hardware Sumário 1. Introdução 7. RISC e CISC 2. Processador 1. Operações de Processamento 2. Unidade de Controle 3. Ciclos de uma Instrução 3. Memória 1. Memória Principal

Leia mais

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Introdução à Para Engenharias Estrutura de um Computador GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino As principais arquiteturas de processadores são: Von Neumann; Harvard. ARQUITETURAS AULA 06 28/10/2015

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 1

Introdução à Informática. Aula 1 Introdução à Informática Aula 1 Site da disciplina sites.google.com/site/ifbagustavo/ Ementa Introdução ao HARDWARE; Conceitos e operacionais; utilização de sistemas Utilização de Processador de texto;

Leia mais

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conceitos Básicos Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção dos dispositivos

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Fundamentos de Computação

Fundamentos de Computação Campus: Jequié Fundamentos de Computação Professor: Dr. Robson Cipriano 1 Hardware para Microcomputadores 1 O Computador... funciona executando o programa ou a sequência de operações que está armazenada

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados

Projeto de Sistemas Embarcados Projeto de Sistemas Embarcados Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Dr. Joselito A. Heerdt Joselito.heerdt@.udesc.br PLANEJAMENTO 1. Introdução 2. O projeto de sistemas 3. Projeto de hardware 4.

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes Gustavo Queiroz Fernandes Atualizado em: 18/02/2019 Sumário Objetivos... 1 Pré-requisitos... 1 Recursos e Materiais... 1 Última Atualização... 1 1. Memória primária... 1 2. Memória secundária... 2 3. Unidade

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Introdução A atividade de um computador pode ser definida por um modelo simples: Introdução Na etapa de processamento

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE PROCESSADOR A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa pode ser executada por meio de

Leia mais

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register PROCESSADORES Um computador digital consiste em um sistema interconectado de processadores, memória e dispositivos de entrada e saída. A CPU é o cérebro do computador. Sua função é executar programas armazenados

Leia mais

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 1. Introdução Arquitetura e Organização

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 1. Introdução Arquitetura e Organização Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Arquitetura e Organização de Processadores Aula 1 Introdução Arquitetura e Organização 1. Arquitetura

Leia mais

Aula 03 Organização de computadores PROCESSADORES INTRODUÇÃO. 18/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1

Aula 03 Organização de computadores PROCESSADORES INTRODUÇÃO. 18/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores PROCESSADORES INTRODUÇÃO 18/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 PROCESSADOR O processador é o cérebro do micro; Processa a maior parte das

Leia mais

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 CPU CPU Funções: Processamento; Controle Componentes: UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 Processador A função de um computador é executar tarefas

Leia mais

SISTEMAS MICROCONTROLADOS

SISTEMAS MICROCONTROLADOS SISTEMAS MICROCONTROLADOS UTFPR Código: EL54E Turma: N11/E11 Prof. Sérgio Moribe Colaboração: Prof. Heitor S. Lopes Prof. Rubens Alexandre de Faria Email: smoribe@utfpr.edu.br Site: pessoal.utfpr.edu.br/smoribe

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM Professor: Francisco Ary Alves de Souza Processadores Processadores: Microprocessador: 2 Processadores Processadores: Trabalha em altas

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Processadores Prof. Sergio Ribeiro Composição básica de um computador eletrônico digital: Processador Memória Memória Principal Memória Secundária Dispositivos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Computador Digital (Hardware) 2 Computador Digital Constituído por um conjunto de componentes interligados (hardware): processadores, memórias, registradores,

Leia mais

Barramentos internos/externos

Barramentos internos/externos Barramentos Uma das características principais de um processador são os seus barramentos. Os barramentos são auto-estradas por onde circula a informação, seja no interior do CPU ou do interior para o exterior,

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Arquitetura e organização de computadores Uma visão geral

Arquitetura e organização de computadores Uma visão geral Arquitetura e organização de computadores Uma visão geral MAC 344 - Arquitetura de Computadores Prof. Siang Wun Song Baseado em W. Stallings - Computer Organization and Architecture Objetivo do disciplina

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores

Microcontroladores e Microprocessadores Microcontroladores e Microprocessadores Prof. Alison Lins Microcontrolador Agenda - Histórico da Evolução da Eletrônica - Microprocessadores - Memórias - Microcontroladores - Microcontrolador x Microprocessador

Leia mais

Arquitetura de Microcontroladores Microcontroladores e Microprocessadores Especialização em Automação Industrial

Arquitetura de Microcontroladores Microcontroladores e Microprocessadores Especialização em Automação Industrial Arquitetura de Microcontroladores Microcontroladores e Microprocessadores Especialização em Automação Industrial 1 Componentes de um computador MEMÓRIA PROCESSADOR DISPOSITIVOS DE E/S BARRAMENTO 2 Memórias

Leia mais

Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas

Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas IFBA Instituto Federal de Educ. Ciencia e Tec Bahia Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas Arquitetura de Computadores 9 e 10/40 Prof.

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores?

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores? ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 13/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia

Leia mais

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo?

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo? ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 14/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia

Leia mais

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

Sistemas Embebidos I , Tiago Miguel Dias ADEETC - Secção de Arquitecturas e Sistemas Operativos

Sistemas Embebidos I , Tiago Miguel Dias ADEETC - Secção de Arquitecturas e Sistemas Operativos Sistemas Embebidos I Licenciatura em Eng. de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache Departamento de Ciência da Computação - UFF Principal Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Principal ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 B / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Microcontroladores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes CPU Memórias Dispositivos de Entrada/Saída (E/S) Input/Output (I/O) 2 CPU A CPU busca informações

Leia mais

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Componentes principais de um computador Introdução*à*Informática 15 Hardware Conceitos Básicos CPU (Unidade Central de

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura Introdução Organização e Arquitetura INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Eduardo Max Amaro Amaral Arquitetura são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número

Leia mais

MICROPROCESSADORES. Aula 10

MICROPROCESSADORES. Aula 10 MICROPROCESSADORES Aula 10 Conteúdo 1. O QUE É UM PROCESSADOR? 2. HISTÓRICO 3. COMPONENTES 4. INFORMAÇÕES IMPORTANTES 5. LINHA DE PROCESSADORES DA INTEL 6. LINHA DE PROCESSADORES DA AMD 7. REFERÊNCIAS

Leia mais

Microprocessadores II - ELE 1084

Microprocessadores II - ELE 1084 Microprocessadores II - ELE 1084 CAPÍTULO III PROCESSADORES P5 3.1 Gerações de Processadores 3.1 Gerações de Processadores Quinta Geração (P5) Pentium (586) 32 bits; Instruções MMX; Concorrente K5 (AMD).

Leia mais

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Componentes dos computadores CPU; Memórias; Dispositivos de Entrada e Saída (E/S) - Input/Output

Leia mais

ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral. William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003)

ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral. William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003) William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003) ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral Electronic Numerical Integrator And Computer Chapter 2 Computer Evolution and Performance

Leia mais

Hardware, Processador e Memória

Hardware, Processador e Memória Referências: STALLINGS, ZELENOVSKY, BERENGER Prof. Fabio D. Rocha, UTFPR CAMPO MOURÃO 1 Berenger, Stallings Um sistema embarcado computacional, é um conjunto de Hardware ( coponentes físicos) e Software

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira Memória Principal Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Memória Principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Conceitos Básicos Processador

Conceitos Básicos Processador Infra-Estrutura de Hardware Conceitos Básicos Processador Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceitos básicos Organização da CPU Execução das Instruções RISC x CISC Paralelismo

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Aula 2 Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte2.pdf Organização de Computadores I Aula 2 1/29 Tópicos de Computação. de um Sistema de Computação..

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

Montagem e manutenção de computadores

Montagem e manutenção de computadores Montagem e manutenção de computadores Processadores Prof. Patrícia Lucas Processadores 1 O processador é o responsável por executar instruções de máquina. A CPU (Unidade central de processamento): é o

Leia mais

MSP430 - Arquitertura

MSP430 - Arquitertura Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kovalhuk

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Conhecida como Processador ou é o cerebro do computador Unifica todo sistema e

Leia mais

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 25 de março de 2014 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador DCC IME USP 1

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de 27-02-2019 Sumário FSB e Além; Tipo de microprocessadores; Organização do Sistema de E/S; Hierarquia da memória; North Bridge A CPU Bus, Front Side

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão Arquitetura do 8051 Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Objetivo fim Entender as noções básicas de microprocessadores, microcontroladores e sistemas embarcados Estudar a arquitetura

Leia mais

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/ Microcontroladores Rafael Silva de Lima rafael_silvadelima@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/pensante91/ CETTPS Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante Curso Técnico em Automação/ Eletrotécnica

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante

Leia mais

HARDWARE Componentes do Computador

HARDWARE Componentes do Computador 2009 HARDWARE 1 HARDWARE Componentes do Computador Breve descrição dos componentes físicos do computador Maria João Bastos 07-09-2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO-HARDUARE... 3 2. MOTHERBOARDS ou PLACA

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Revisão Volnys Bernal. Agenda. Revisão: Arquitetura de Computadores. Sobre esta apresentação

Arquitetura de Computadores. Revisão Volnys Bernal. Agenda. Revisão: Arquitetura de Computadores. Sobre esta apresentação 1998-2010 - Volnys Bernal 1 1998-2010 - Volnys Bernal 2 Agenda Revisão: Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Arquitetura Geral Espaço de Endereçamento Processador e s Laboratório

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho 2

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

Circuitos Lógicos. Prof. Odilson Tadeu Valle

Circuitos Lógicos. Prof. Odilson Tadeu Valle Introdução Circuitos Lógicos Prof. Odilson Tadeu Valle Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Campus São José odilson@ifsc.edu.br 1/44 Sumário 1 Introdução 2 Analógico Versus Digital 3 Bits, Bytes e

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino PROCESSADOR AULA 05 O processador é o cérebro do micro; Processa a maior parte das informações;

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I Sistemas Operacionais I Revisão de conceitos Sistemas Operacionais I Dionisio Gava Junior Componentes básicos Componentes Básicos da Tecnologia da Informação Hardware CPU, Memória e Periféricos de E/S.

Leia mais

2 Arquitetura de Computadores

2 Arquitetura de Computadores 2 Arquitetura de Computadores Definição 1. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer

Leia mais