Nome: Lista de exercícios: Equilíbrio de ponto material.
|
|
|
- Rodrigo Marinho Gameiro
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Nome: Turma: Data: / / Lista de exercícios: Equilíbrio de ponto material. 1. Um semáforo, de massa 5,0 kg, é mantido em repouso por meio de três cabos, conforme mostra a figura seguinte. Considere g = 10 m/s². (a) 17,32 kg (b) 20 kg (c) 10 kg (d) 100 N (e) 200 N Explicar, qualitativamente, por que a tração no cabo de comprimento 0,60 m é maior do que a tração no cabo de comprimento 0,80 m. Calcular as trações nos três cabos. 4. (FUVEST-SP) Um mesmo pacote pode ser carregado com cordas amarradas de várias maneiras. A situação, entre as apresentadas, em que as cordas estão sujeitas a maior tração é 2. Durante um rali, um jipe ficou atolado em um lamaçal. Então, o piloto amarrou uma corda grossa em uma árvore robusta e puxou a corda lateralmente, como mostra a figura seguinte. (a) A. (b) B. (c) C. (d) D. (e) E. a) Explicar por que é melhor puxar a corda lateralmente do que a puxar diretamente na direção longitudinal do jipe. b) Determinar a tração que a corda deve suportar, sem se romper, para que o jipe comece a se mover quando o puxão for de 200 N e o ângulo θ for de 3. Considere que sen 3 0, (Mackenzie-SP) Utilizando-se de cordas ideais, dois garotos, exercendo forças de mesmo módulo, mantêm em equilíbrio um bloco A, como mostra a figura. Se a força de tração em cada corda tem intensidade de 20 N, a massa do bloco suspenso é 3. (FEI-SP) Sabendo-se que o sistema a seguir está em equilíbrio, qual é o valor da massa M quando os dinamômetros indicam 100 N cada um? Adote g = 10 m/s 2. (a) 1,0 kg.
2 (b) 2,0 kg. (c) 3,0 kg. (d) 4,0 kg. (e) 5,0 kg. 6. (FAAP-SP) Uma corda AB tem a sua extremidade A fixa, enquanto a outra B está ligada ao bloco M em forma de paralelepípedo de peso 120 N. Esse bloco repousa sobre um plano horizontal. O coeficiente de atrito entre o plano e o bloco é 0,30. Em um ponto C da corda, é dependurado um peso Q tal que o ângulo formado pelo trecho AC com a horizontal seja 60º; o trecho CB é horizontal. Adote g = 10 m/s 2. Em um dos fios que sustentava a esfera, ele acoplou um dinamômetro e verificou que, com o sistema em equilíbrio, ele marcava 10 N. O peso, em newtons, da esfera pendurada é de (a) 5 3 (b) 10 (c) 10 3 (d) 20 (e) (Fatec-SP) Duas pessoas carregam uma carga utilizando uma corda que passa por uma roldana, conforme ilustra a figura: a) Qual a força de atrito exercida pelo plano sobre o bloco quando o mesmo estiver na iminência de movimento? b) Qual o peso máximo que se pode pendurar em C? 7. (Unicamp-SP) Quando um homem está deitado numa rede (de massa desprezível), as forças que esta aplica na parede formam um ângulo de 30 com a horizontal, e a intensidade de cada uma é de 60 kgf (ver figura adiante). Podemos afirmar que cada uma delas exercerá força de intensidade (a) 300 N. (b) menor que 300 N. (c) superior a 300 N, mas menor que 600 N. (d) 600 N. (e) N.d.a. 10. (Mackenzie-SP) Na figura, E é uma esfera de peso N, em equilíbrio, apoiada sobre um plano horizontal indeformável. Desprezando-se os pesos dos fios (inextensíveis) e das roldanas, bem como todos os atritos, podemos afirmar que os valores da reação do apoio F e do ângulo α são, respectivamente, a) Qual é o peso do homem? b) O gancho da parede foi mal instalado e resiste apenas até 130 kgf. Quantas crianças de 30 kg a rede suporta? (Suponha que o ângulo não mude.) 8. (UNESP 2010) Um professor de Física pendurou uma pequena esfera, pelo seu centro de gravidade, ao teto da sala de aula, conforme a figura: (a) N e 60º (b) N e 90º (c) N e 30º (d) N e 60º (e) N e 45º 11. (Cescem-SP) Uma força de módulo 10 N e outra de módulo 12 N são aplicadas simultaneamente a um corpo. Qual das opções adiante apresenta uma POSSÍVEL intensidade resultante dessas forças?
3 (a) 0 (b) 1 N (c) 15 N (d) 24 N (e) 120 N 12. (ITA-SP) Um bloco de peso P é sustentado por fios, como indica a figura. Calcule o módulo da força horizontal F. (a) F = P.sen θ (b) F = P.cos θ (c) F = P.sen θ.cos θ (d) F = P.cotg θ (e) F = P.tg θ Deslocando-se o gancho para outra posição e configurando-se uma nova situação de equilíbrio, observa-se que as trações nos dois ramos do fio se alteram. Quando se varia a posição do gancho, o módulo da resultante das trações nos dois ramos do varal é (a) máximo quando o gancho se encontra no centro do varal. (b) sempre constante e não nulo, independentemente da posição do gancho. (c) mínimo quando o gancho se encontra no centro do varal. (d) sempre nulo, independentemente da posição do gancho. (e) nulo somente quando o gancho se encontra no centro do varal. 15. (UFMA 2006) O sistema ilustrado na figura a seguir encontra-se em equilíbrio. O valor de P2, em newtons, é: Considere: P1 = 140 N; sen 45 = cos 45 0, (UNESP 2007) Um vaso de flores pesando 30 N está suspenso por dois fios de aço inextensíveis, ligados a pesos iguais através de polias ideais, conforme pode ser visto na figura. (a) 200. (b) 150. (c) 160. (d) 220. (e) 180. Considerando o instante em que a tração em cada um dos fios de sustentação é de 15 N, podese afirmar que (a) o vaso de flores está em equilíbrio estático. (b) o vaso está subindo acelerado. (c) os pesos estão descendo com velocidade constante. (d) o vaso está descendo com velocidade constante. (e) os pesos estão subindo acelerados. 16. (PUCPR) Um funcionário está realizando manutenção em uma linha de transmissão de energia elétrica. Ele dispõe de um equipamento que está ligado à linha, conforme mostra a figura seguinte. 14. (UFV-MG 2007) A figura a seguir ilustra uma situação de equilíbrio de um bloco, suspenso em um varal de fio de aço por intermédio de um gancho. Desprezando o peso do cabo e considerando que o peso do conjunto funcionário-equipamento é igual a N, a tração no cabo tem módulo, aproximadamente, igual a Dado: sen 10 = 0,17. (a) N.
4 (b) N. (c) N. (d) N. (e) N. 17. (UEPG-PR) Uma corda (de peso desprezível) passa por duas roldanas, B e D, conforme a figura a seguir. Uma das extremidades é presa em A, em C é suspenso um peso P, e em E é aplicada uma força F de 200 N. As roldanas não têm atrito. A partir desses dados, assinale o que for CORRETO. Adotando g = 10 m/s 2, CALCULE as trações nos fios 1 e 2. Dados: sen 30 = cos 60 = 1/2 cos 30 = sen 60 = 3/2 20. (VUNESP) Um bloco de peso 6 N está suspenso por um fio, que se junta a dois outros num ponto P, como mostra a figura I. 01. O peso do corpo P é 300 N. 02. A força de tração exercida pela corda fixa é de 200 3/3 N. 04. O peso do corpo P é 400 N. 08. A força de tração exercida pela corda fixa é de N. 16. O peso do corpo P e a força de tração desconhecida valem, respectivamente, 500 N e 300 N. Soma ( ) 18. (UFOP-MG) O sistema mecânico representado nesta figura está em equilíbrio estático. Dois estudantes, tentando representar as forças que atuam em P e que o mantêm em equilíbrio, fizeram os seguintes diagramas vetoriais, usando a escala indicada na figura II a seguir: Em função do que foi representado, o módulo de F é igual a (a) 6,0 N. (b) 7,5 N. (c) 8,0 N. (d) 9,0 N. 19. (CEFET-CE) Um quadro de massa m = 6,0 kg se encontra em equilíbrio pendurado ao teto pelos fios 1 e 2, que fazem com a horizontal os ângulos θ1 = 60 e θ2 = 30, conforme a figura. a) Algum dos diagramas está correto? b) JUSTIFIQUE sua resposta. 21. (UFJF-MG) Uma equilibrista de massa m = 70 kg encontra-se na metade da extração de uma corda, presa na mesma altura de duas paredes A e B, como mostra a figura. A corda faz um ângulo a= 30º com a horizontal. A massa da corda é muito pequena comparada com a massa da equilibrista.
5 Para a posição em que o arco está armado, a força feita pela mão direita do arqueiro a) DESENHE setas que indiquem a direção e o sentido das forças que a corda exerce sobre as paredes A e B. b) DESENHE uma seta que indique a direção e o sentido da força que a corda exerce sobre a equilibrista. c) CALCULE o módulo da força F, exercida pela corda na parede B. 22. (Unicamp-SP) Uma das modalidades de ginástica olímpica é a das argolas. Nessa modalidade, os músculos mais solicitados são os dos braços, que suportam as cargas horizontais, e os da região dorsal, que suportam os esforços verticais. Considerando um atleta cuja massa é de 60 kg e sendo os comprimentos indicados na figura H = 3,0 m; L = 1,5 m e d = 0,5 m, responda: a) possui intensidade igual e sentido oposto ao do peso do arco, pois, estando este em repouso, a resultante de forças sobre ele dever ser igual a zero. b) possui intensidade igual e sentido oposto ao da força exercida pela mão esquerda, pois, estando o arco em repouso, a resultante de forças sobre ele vale zero. c) possui direção oblíqua, de maneira que a flecha seja lançada com uma velocidade ligeiramente voltada para baixo. d) apresenta intensidade igual à da força de tensão na corda, dependendo de o ângulo da corda em V assumir determinado valor. e) apresenta uma intensidade sempre igual a do peso do arco, independentemente do valor do ângulo da corda em V. 24. Em uma aula prática sobre equilíbrio de corpos, um professor sustentou um caderno espiral através de dois fios idênticos, como mostra a figura. Lentamente, o professor aumentou o ângulo θ entre os fios até que, para θ igual a 100, um dos fios se rompeu, pois a tração no fio atingiu o limite de ruptura. O valor dessa tração é a) Qual a tração em cada corda quando o atleta se encontra pendurado no início do exercício com os braços na vertical? b) Quando o atleta abre os braços na horizontal, qual a componente horizontal da tração em cada corda? 23. Pinturas rupestres comprovam que o uso do arco e flecha surgiu como atividade de caça e guerra ainda na Pré-história. Com o advento da pólvora e das armas de fogo, a prática do arco e flecha perdeu popularidade. Atualmente, ela é difundida em diversas competições, como as Olimpíadas. a) igual ao peso do caderno, e o ponto de ruptura ocorreu próximo à mão do professor. b) igual ao peso do caderno, e o ponto de ruptura ocorreu próximo ao caderno. c) menor que o peso do caderno, mas não é possível prever o local onde o fio se rompeu. d) menor que o peso do caderno, e o ponto de ruptura ocorreu próximo à mão do professor. e) maior que o peso do caderno, mas não é possível prever o local onde o fio se rompeu. 25. Para o sistema em equilíbrio ao lado, determine as trações nas cordas A e B sabendo que o corpo C tem 100,0 N. Ao armar um arco, a corda não é esticada. Apesar de a corda ficar em formato de V, o arco é que é flexionado, como está indicado na figura a seguir. 26. Um bloco de massa m=100 kg está suspenso pelo sistema de cordas mostrada na figura ao lado.
6 Determinar as tensões em todas as cordas. Adotar:g=10 m/s 2 para a aceleração da gravidade, sen 15 =0,259, cos 15 =0,966, sen 45 =0,707, cos 45 =0,707, sen 60 =0,866, cos 60 =0,5. com a reta de maior declive do plano um ângulo de 45. Determinar: 27. Duas esferas idênticas, A e B, estão colocadas numa caixa. A força de reação exercida pelo fundo da caixa sobre a esfera B é de 25 N. Considere g = 10 m/s 2. Determine a massa das esferas. a) A massa M; b) A força exercida pelo corpo contra o plano. 30. Uma semiesfera de peso P repousa sobre um plano horizontal liso. Na extremidade A do diâmetro AB é aplicada uma força F que obriga a semiesfera a se inclinar de maneira que AB passa formar com o plano horizontal um ângulo α. Calcular esse ângulo α sabendo que o centro de gravidade da semiesfera encontra-se a uma distância do centro O igual a 3/8 do raio. 28. Uma barra AOB homogênea de secção constante cujo peso é de 15 N é dobrada segundo um ângulo reto em O de maneira que AO = 1 m e BO = 0,5 m. Suspende-se a barra pelo ponto O, determine a tangente do ângulo α formado por AO com a vertical na posição de equilíbrio. 29. Um corpo de massa 200 kg é mantido em equilíbrio sobre um plano inclinado de 30 em relação à horizontal mediante um fio que passa por uma polia fixa e que sustenta na outra extremidade um corpo de massa M. O fio forma Gabarito: N, 40 N e 50 N 2. A) Quanto menor for o ângulo θ, maior será o módulo da tração na corda para uma dada força aplicada pelo piloto. Por isso, a corda pode exercer uma força suficientemente intensa para desatolar o carro, mesmo que a força lateral exercida pelo piloto não seja tão grande.; B) 2000 N. 3. A 4. A 5. B 6. A) 36 N; b)36 3 N 7. A) 60 kgf; B) 4 Crianças. 8. D 9. D 10. A
7 11. C 12. E 13. E 14. B 15. A 16. D B N E 30 N 20. A) Não; B) Como o ponto P está em equilíbrio, a força resultante que atua sobre ele deve ser mula. Ao realizarmos a soma vetorial em cada uma das representações, obtemos resultantes não nulas e, por isso, as representações estão incorretas. 21. A) ; B) vertical para cima; C) 700 N N; 50 N 23. D 24. C e T1=T2=517,6N; T3=267,9N; T4=379,2N 27. 1,25 kg , A) 141,4 kg; B) 1732 N 30. 8F/3P
LISTA DE EXERCÍCIOS I (EQUILÍBRIO)
LISTA DE EXERCÍCIOS I (EQUILÍBRIO) Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. 1) O sistema da figura abaixo está em equilíbrio. Se o peso equilibrado é de 400 N, determine o valor da tração nos fios AC
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 09 EQUILÍBRIO DE PONTOS MATERIAIS
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 09 EQUILÍBRIO DE PONTOS MATERIAIS Mola θ P Fio 1 2 1 T 1 F EL θ P 1 T 1 cos θ T 1 θ F EL T 1 sen θ P 1 (I) (II) T P T F P T P T F P Fixação 1) A estrutura abaixo está em equilíbrio,
ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL EXERCÍCIOS
ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL EXERCÍCIOS 1. Quando um homem está deitado numa rede (de massa desprezível), as forças que esta aplica na parede formam um angulo de 30 com a horizontal, e a intensidade de cada
COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio
COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2008 Ensino Fundamental e Ensino Médio Aluno (a): nº Classe: 2-2 Lista de exercícios para estudos de recuperação de Física Trimestre: 2º Data: / /2008 1. (Ufpr)
1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL Professor Alexandre Miranda Ferreira
1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL Professor Alexandre Miranda Ferreira www.proamfer.com.br [email protected] 1 Um professor de física pendurou uma pequena esfera, pelo seu centro de gravidade,
Exercícios sobre Equilíbrio do ponto material
PROFESSOR: Marcos Veiga BANCO DE QUESTÕES -FÍSICA- 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 2 ============================================================================================== Exercícios sobre Equilíbrio
ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 04/16/2014 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA 1-
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino Parte I - Questões de Múltipla Escolha ESTUDO DIRIGIDO 1 1- Desde
UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2
UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. Dois blocos de peso P, são mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito,
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 08 EQUILIBRIO DE PONTOS MATERIAIS
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 08 EQUILIBRIO DE ONTOS MATERIAIS y I) Estável II) Instável III) Indiferente F 4 F 1 F 3 A F 2 F 1 α β θ F 3 F 2 Como pode cair no enem? (ENEM) O mecanismo que permite articular
Lista de exercícios 4
4. O sistema da figura a seguir é composto por uma barra homogênea AB, onde está articulada em A e pesa 00 N. O objeto P pesa 50 N para que esse sistema permaneça estático. Analise os seguintes itens:
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 05 ROLDANAS E ELEVADORES
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 05 ROLDANAS E ELEVADORES T T Como pode cair no enem? (CEFET) Nos sistemas seguintes, em equilíbrio, as roldanas, os fios e as hastes têm massas desprezíveis. Os dinamômetros
Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA).
Estática Todo o nosso estudo até agora foi dedicado quase que exclusivamente ao movimento. Passamos da Cinemática - descrição matemática dos movimentos - à Dinâmica, em que essa descrição se aprofunda
Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre. Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA:
Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR(A): ANDERSON CUNHA Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA: NOME: Nº.: 1) (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força
2- Duas pessoas carregam um botijão de gás de peso P=250 N, conforme a figura a seguir.
LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 13 EQUILÍBRIO DE PONTO MATERIAL PROF. BETO E PH 1- Tendo-se em vista a primeira lei de Newton, pode-se afirmar que: a) se um objeto está em repouso, não há forças
EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA
Questão 1 - As cordas A, B e C mostradas na figura a seguir têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C no ponto P. A corda C tem preso
UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2
UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. As massas e as coordenadas dos centros de massa de três blocos de chocolate são dadas
LISTA 2 1) Sabendo que ɑ= 50, determine a força resultante das três forças mostradas.
LISTA 2 1) Sabendo que ɑ= 50, determine a força resultante das três forças mostradas. 2) Dois cabos ligados em C são carregados tal como mostra a figura. Sabendo que a tração no cabo AC é 1350 N e 675
Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado
1) figura abaixo ilustra três corpos, e C unidos por fio inextensível e de massa desprezível. s massas dos corpos são, respectivamente, iguais a 10 kg, 15 kg e 25 C kg. intensidade da força F é 100 N e
Lista 5 Leis de Newton
Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e
FÍSICA. Prof. Clinton. Recuperação 2º Bimestre
Recuperação 2º Bimestre Prof. Clinton FÍSICA 01. (PUC-SP) Os esquemas seguintes mostram um barco sendo retirado de um rio por dois homens. Em (a), são usadas cordas que transmitem ao barco forças paralelas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ Considere: g = 10 m/s 2 Lista de exercícios 5 1. As figuras abaixo mostram as forças que
Estudo Dirigido de Plano Inclinado
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Período: 1 período Data: 30/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino 1ª Etapa Estudo Dirigido de Plano Inclinado 1- O bloco representado
Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios
Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
A) 50 N B) 100 N C) 200 N D) 300 N E) 400 N
Aplicações das Leis de Newton 1) Na tabela seguinte apresentamos as acelerações adquiridas por três automóveis A, B, C quando sobre eles atuam as forças indicadas abaixo. Utilizando o princípio fundamental
b) a intensidade da força de contato entre A e B.
LISTA DE ATRITO 1. (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força de atrito entre o bloco de massa de 10 kg e o plano horizontal de apoio. Os fios e as polias são ideais e adota-se g = 10 m/s
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Força elástica; Plano inclinado. 1 Uma criança desliza em um tobogã muito longo,
Revisão Leis de Newton EsPCEx 2018 Prof. Douglão
Revisão Leis de Newton EsPCEx 018 Prof. Douglão 1. Observe a figura abaixo onde duas esferas de massas iguais a m estão eletrizadas com cargas elétricas Q, iguais em módulo, porém de sinais contrários.
Dinâmica Associação de Polias Fixas e Móveis
Dinâmica Associação de Polias Fixas e Móveis 1. (Ita 2012) O arranjo de polias da figura é preso ao teto para erguer uma massa de 24 kg, sendo os fios inextensíveis, e desprezíveis as massas das polias
Tema: Estática. Goiânia, de de Aluno (a): Série: 1º Ano Turma:
Lista de Exercícios / Disciplina: Física Goiânia, de de 017. luno (a): Série: 1º no Turma: Tema: Estática qualquer que seja a profissão da tua escolha, o meu desejo é que te faças grande e ilustre, ou
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO Como pode cair no enem? Um vagão, como o mostrado na figura abaixo, é utilizado para transportar minério de
Ciência e Tecnologia de Materiais Prof a. Msc. Patrícia Corrêa
1. (R//b) Uma barra homogênea de peso igual a 50 N está em repouso na horizontal. Ela está apoiada em seus extremos nos pontos A e B, que estão distanciados de 2 m. Uma esfera Q de peso 80 N é colocada
Dados: sen 37 0,60 e cos 37 Considere a aceleração da gravidade igual a a) 125 N b) 200 N c) 225 N d) 300 N e) 400 N. 10 m s.
1. Um bloco A de massa 100 kg sobe, em movimento retilíneo uniforme, um plano inclinado que forma um ângulo de 37 com a superfície horizontal. O bloco é puxado por um sistema de roldanas móveis e cordas,
Lista Recuperação Paralela I Unidade
Aluno(a) Turma N o Série 2 a Ensino Médio Data / / 06 Matéria Física Professores Abud/Bahiense Lista Recuperação Paralela I Unidade 01. (FEI-SP) Em uma mola foram penduradas diferentes massas e verificou-se
LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO
LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24
Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME:
Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.
Atividade de revisão
Física Atividade - Revisão 2 os anos Hugo ago/09 Nome: Nº: Turma: Atividade de revisão Esta atividade tem por objetivo revisar alguns conteúdos do primeiro semestre e ajudá-lo a se preparar para o próximo.
Lista de exercícios: Aplicações das Leis de Newton. 1. (PUC Rio 2009)
Lista de exercícios: Aplicações das Leis de Newton. 1. (PUC Rio 2009) Dois blocos A e B, cujas massas são m A = 5,0 kg e m B = 10,0 kg, estão posicionados como mostra a figura anterior. Sabendo que a superfície
LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH
LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
3 - Calcule a distância percorrida por um móvel em 35 s, sabendo que a medida da sua velocidade é 7 m/s. O movimento do corpo é retilíneo uniforme.
COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: Valor: Tema: - Movimento uniforme - Movimento uniformemente variado - Os princípios da dinâmica
Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força
Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força 1- (PUC-RIO) Uma caixa cuja velocidade inicial
LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO
LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro
INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA
INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas COMPONENTE CURRICULAR:
Prof. Márcio Marinho LEIS DE NEWTON
1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho 1 2 3 4 1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho APLICAÇÕES DAS 5 6 MAIS QUESTÕES 01-(UFB) Determine a intensidade, direção e sentido do vetor aceleração de cada corpo a seguir,
LISTA DE EXERCÍCIOS 3ª SÉRIE ESTÁTICA - TORQUE
1. (Uerj 2012) Uma balança romana consiste em uma haste horizontal sustentada por um gancho em um ponto de articulação fixo. A partir desse ponto, um pequeno corpo P pode ser deslocado na direção de uma
Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton
Leis de Newton Algumas aplicações das leis de Newton Equilíbrio Uma ginasta com massa 50,0 kg está começando a subir em uma corda presa no teto de uma ginásio. Qual é o peso da ginasta? Qual a força (módulo
Formato: utilizar o editor de equações do word, fonte arial 12. Não serão aceitas resoluções em outro formato.
APOSTILA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, 1a UNIDADE Prof. Felix Silva Barreto Data de entrega: Até às 23:59 do dia 19/07/2016. Não serão aceitas resoluções enviadas após este horário. Enviar para
2. Determine as intensidades das forças nos cabos para os seguintes casos: 60 o
urso de Tecnologia em utomação Industrial Disciplina de Mecânica plicada 1 prof. Lin Lista de eercícios nº 4 (Equilíbrio de um ponto material) 1. Um objeto de peso igual a 100 N é mantido em equilíbrio
Unidade Parque Atheneu Professor: Douglas Rezende Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II
Unidade Parque Atheneu Professor: Douglas Rezende Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 2016 1º ANO 1 2 3 4
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre Física Conteúdo: A seguir apresenta-se o conteúdo contemplado no programa de recuperação: Aplicação da 2ª Lei e Newton: Força Peso, Força
Resultante Centrípeta
Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4
Estudante: Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Período Letivo: 2/2015 Semestre: 2º Docente: MSc. Demetrius dos Santos Leão RA: Sala/ Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Decomposição de
Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico
Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico 1. (Uern 2013) A tabela apresenta a força elástica e a deformação
as forças na mesa relacionadas às interações com os blocos.
FAP151-Fundamentos de Mecânica. Junho de 2007 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das Leis de Newton em sistemas sem atrito. Para entregar: exercícios 13 e 20. Vínculos e a 3º lei de Newton 1. (Força
2. Determine as intensidades das forças nos cabos para os seguintes casos: 60 o
urso de Tecnologia em utomação Industrial Disciplina de Mecânica plicada 1 prof. Lin Lista de eercícios nº 4 (Equilíbrio de um ponto material) 1. Um objeto de peso igual a 100 N é mantido em equilíbrio
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO P T P N θ P Como pode cair no enem? Uma máquina utiliza um carrinho para retirar carvão do interior de uma mina, puxando-o, sobre um plano inclinado, por meio
3ª Série do Ensino Médio
3ª Série do Ensino Médio 21. Um bloco de peso P é suspenso por dois fios de massa desprezível, presos a paredes em A e B, como mostra a figura adiante. Pode-se afirmar que o módulo da força que tenciona
Lista11: Equilíbrio de Corpos Rígidos
Lista 11: Equilíbrio dos Corpos Rígidos NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.
Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:
Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo
EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE
1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço
Aplicações Leis Newton Básico Resoluções:
Questão 01 - (UFJF MG/2009) Considere as seguintes afirmações: I. Segundo a 1ª Lei de Newton, é necessária uma força resultante para manter com velocidade constante o movimento de um corpo se deslocando
Plano inclinado Comitê Olímpico
Plano inclinado Comitê Olímpico 1. (Ufpe) O trabalho realizado para levantar uma caixa até uma altura h, arrastando-a sobre um plano inclinado com coeficiente de atrito e inclinação de 30 relativo à horizontal,
g 10 m / s Montagem 1: A roldana está fixada numa árvore; e o cabo de aço, no tronco petrificado.
1. (Espcex (Aman) 015) Uma pessoa de massa igual a 80 kg está dentro de um elevador sobre uma balança calibrada que indica o peso em newtons, conforme desenho abaixo. Quando o elevador está acelerado para
Dinâmica aula 03 Força elástica e Peso aparente
1) (ifba) Na montagem eperimental abaio, os blocos A, B e C têm massas ma =,0 kg, mb = 3,0 kg e mc = 5,0 kg. Desprezam-se os atritos e a resistência do ar. Os fios e as polias são ideais e adote g = 10
Equilíbrio de corpos extensos
Equilíbrio de corpos extensos 1. (Uerj 2014) A figura abaixo ilustra uma ferramenta utilizada para apertar ou desapertar determinadas peças metálicas. Para apertar uma peça, aplicando-se a menor intensidade
Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual.
Física 2ª Lei de Newton I 2 os anos Hugo maio/12 Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. 1. Aplica-se uma força F de intensidade 20
gira sobre uma mesa horizontal sem atrito. Esse bloco está ligado a outro, de massa m 2
1º ANO 1. (UFMS) Um automóvel de massa 10 3 kg percorre, com velocidade escalar de 20m/s, um trecho circular de raio 80m, numa estrada plana horizontal. O mínimo coeficiente de atrito entre os pneus e
Lista de Exercícios (Profº Ito) Aplicações das Leis de Newton (Plano Inclinado)
1. A figura mostra um bloco que escorrega, a partir do repouso, ao longo de um plano inclinado. Se o atrito fosse eliminado, o bloco escorregaria na metade do tempo. Dê o valor do coeficiente de atrito
Dinâmica dos bloquinhos 2ª e3ª Leis de Newton
Dinâmica dos bloquinhos ª e3ª Leis de Newton 1. (G1 - cftmg 01) Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 0 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível. Desprezando-se
Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)
Semana 16 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 29 31 Equilíbrio
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 1) Uma pessoa puxa horizontalmente o bloco B da figura 1, fazendo com que
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA
Engenharia Civil Exercícios de Física de Física Ficha 8 Corpo Rígido Capítulo 6 Ano lectivo 010-011 Conhecimentos e capacidades a adquirir pelo aluno Aplicação das leis fundamentais da dinâmica. Aplicação
Física. Resultante Centrípeta. Questão 01 - (UNIFOR CE/2015)
! Questão 01 - (UNIFOR CE/2015) O lançamento do martelo é esporte olímpico praticado por ambos os sexos. O recorde mundial deste esporte foi batido pela alemã Betty Heidler em 2011 em Stuttgart. O esporte
GOIÂNIA, 25 / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, 25 / 02 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 2ª ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É
04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².
PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos
Desprezando todo tipo de atrito, se as esferas forem soltas em um mesmo instante, é CORRETO afirmar que:
6 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 005-007 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 0 11. Três esferas pequenas de massas e raios iguais encontram-se em repouso a uma altura (h) nas extremidades de três trilhos (I,
Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras
Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de leis de Newton 15 mar RESUMO Força Peso: É a força que o planeta (ou uma grande massa) exerce sobre um corpo. No caso comum de um objeto
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação semestral.
Nome: Nº: Ano: 3º Ensino Médio Disciplina: Física Data: / / Prof: João Vicente Nota: Roteiro de Recuperação 2ª etapa Caro aluno, Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação
Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1
Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1 1. (Tipler ex. 7- p.119) Suponha que um corpo tenha sido enviado ao espaço, na direção das galáxias, estrelas ou de outros corpos
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
Semana 8 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
GOIÂNIA, / / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Douglas Rezende DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
Aplicações de Leis de Newton
Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar
Considere g = 10m/s 2
1. (Pucmg 2009) Na montagem experimental ilustrada a seguir, os fios e a polia têm massas desprezíveis e pode-se desconsiderar o atrito no eixo da polia. Considere g = 10m/s 2 Nessas condições, é CORRETO
Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico
Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico 1. (G1 - ifpe 01) O sistema da figura é formado por um bloco de
NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE
1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO
COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.
COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: 05/08/2015 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,
Cada questão objetiva vale 0,7 ponto
Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência
FORÇA DE ATRITO 1
FORÇA DE ATRITO 1 FORÇA DE ATRITO 2 FORÇA DE ATRITO 3 FORÇA DE ATRITO 4 FORÇA DE ATRITO O que é força de atrito? Força de atrito estático e coeficiente de atrito estático µ E Força de atrito cinético e
Aula 3 Equilíbrio de uma partícula
Aula 3 Equilíbrio de uma partícula slide 1 Condição de equilíbrio de uma partícula Para manter o equilíbrio, é necessário satisfazer a primeira lei do movimento de Newton: onde ΣF é a soma vetorial de
2- Três blocos são ligados como mostra a figura abaixo, sobre uma mesa horizontal sem atrito e puxados para a direita com uma força T 3 =6,5N.
Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma
Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.
Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 1_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Força gravitacional, força normal e força de tração; Técnicas para a resolução
Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)
Semana 10 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
Parte 2 - P1 de Física I NOME: ABID LOHAN DA SILVA FERREIRA DOS SANTOS. DRE Teste 1
Assinatura: Nota Q1 Questão 1 - [1,5 ponto] Num laboratório, são lançados simultaneamente dois projéteis de dimensões desprezíveis. No instante t = 0 de lançamento, os projéteis ocupam as posições r 1
Professor: Janner Matéria: Física
Professor: Janner Matéria: Física 1. (Unicamp) Um pêndulo cônico é formado por um fio de massa desprezível e comprimento L = 1,25 m, que suporta uma massa m = 0,5 kg na sua extremidade inferior. A extremidade
(A) h = 16,2m; x = 18,0m (B) h = 16,2m; x = 9,0m (C) h = 8,1m; x = 9,0m (D) h = 10,0m; x = 18,0m (E) Nenhuma das alternativas anteriores.
FÍSICA Num dia ensolarado, com sol a pique, um jogador chuta uma bola, que descreve no ar uma parábola. O gráfico que melhor representa o valor da velocidade v da sombra da bola, projetada no solo, em
