HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE"

Transcrição

1 HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE

2 Compromisso com a sustentabilidade O conceito de sustentabilidade vem transformando o comportamento e os hábitos de consumo em todo o mundo. E essa mudança está presente em nossas escolhas diárias. Pensando nisso, a Oxiteno investe em tecnologia, desenvolve produtos com base em matérias-primas renováveis e promove o uso consciente de recursos naturais. Para expressar esse compromisso, a Oxiteno criou o conceito Greenformance, que associa o uso de recursos renováveis, cuidado com o meio ambiente, saúde e bem-estar, mantendo a qualidade e o desempenho em sua linha de produtos para atender às necessidades dos clientes. Por meio de ações individuais e consciência coletiva, é possível preservar o patrimônio natural para as futuras gerações e melhorar a qualidade de vida. Baseado em três pilares de sustentabilidade, o conceito Greenformance traduz o desenvolvimento de produtos Oxiteno para o mercado de Home Care and Industrial and Institutional. O uso de matérias-primas de fontes renováveis, substituindo insumos sintéticos e derivados petroquímicos por insumos de origem vegetal; O cuidado com o meio ambiente reflete-se nos produtos concentrados e biodegradáveis que reduzem o uso de energia, água e de embalagens; Promover a saúde e o bem-estar por meio de formulações de alto desempenho, suaves e de baixa irritabilidade. Formulações de alto desempenho A Oxiteno utiliza matérias-primas de fontes vegetais e renováveis em sua linha Home Care and I&I, a qual oferece produtos multifuncionais e biodegradáveis. Os produtos multifuncionais permitem obter formulações eficientes em diferentes aplicações de Home Care and I&I. Entre elas, detergentes lava-roupas e lava-louças, limpadores multiusos, detergentes líquidos para limpeza de carpetes e vidros e linha de produtos profissionais.

3 TENSOATIVOS ANIÔNICOS Linha ALKOPON - Álcoois graxos sulfatados / Álcoois graxos etoxilados sulfatados Os produtos da linha ALKOPON são produzidos com álcool laurílico natural derivado de óleo de palmiste (PKO Palm Kernel Oil), obtido de fonte renovável e totalmente biodegradável. Apresentam excelente solubilidade em água, alto poder detergente e espumante, além de características como emulsionante e espessante na presença de eletrólitos. Essas propriedades fazem desses produtos os principais tensoativos em formulações de detergentes lava-roupas e lava-louças, limpadores multi usos e linha de produtos profissionais. Classificação da linha de produtos Home Care and I&I da Oxiteno. RECURSOS DE FONTES RENOVÁVEIS Alto teor de carbono derivado de fonte renovável e baixo teor de carbono de origem mineral/petroquímica; Proporções equivalentes de carbono renovável e carbono de origem mineral/petroquímica; Baixa proporção de carbono de fonte renovável e predominância de carbono de origem mineral/petroquímica; Proveniente de fontes sintéticas. CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE Biodegradável, multifuncional, alta concentração de ativos, adequado para formulações concentradas e permite incorporação a frio; Biodegradável, multifuncional, alta concentração de ativos e adequado para formulações concentradas; Biodegradável, de fácil incorporação à formulação; Sem atributos diferenciados. SAÚDE E BEM-ESTAR Produtos que permitem formulações suaves, de baixo odor e isentas de dioxana; Produtos que permitem formulações suaves e de baixo odor; Produtos que permitem formulações suaves ou de baixo odor ou isentas de dioxana; Sem atributos diferenciados. ALKOPON 70 ECO Descrição Química: Lauril éter (2) sulfato de sódio pasta 70% O ALKOPON 70 ECO possui 100% de carbono proveniente de fonte renovável, é biodegradável e adequado às formulações orgânicas e naturais. Aliando desempenho, facilidade de manuseio e custo-benefício às demandas do consumidor por produtos de limpeza que respeitem a natureza, o ALKOPON 70 ECO é a melhor escolha como tensoativo primário ou base detergente para xampus automotivos, sabonetes líquidos desengraxantes, detergentes líquidos para limpeza de carpetes e vidros, limpadores multiusos, detergentes líquidos para lavagem de roupas e louças, entre outros. O produto apresenta excelente detergência, elevado poder espumante, excelente solubilidade em água e boa tolerância à dureza da água. Trata-se de um produto concentrado que não necessita de aquecimento para ser incorporado às formulações, o que representa uma economia de recursos energéticos. Além disso, produtos concentrados também apresentam redução de custos com transporte e de área para estocagem.

4 ALKOPON NS Descrição Química: Lauril sulfato de sódio 30% ALKOPON NS é produzido com álcool laurílico de óleo de palmiste e possui 100% de carbono proveniente de fonte renovável. É um produto biodegradável adequado às formulações orgânicas e naturais.

5 TENSOATIVOS ANFOTÉRICOS TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS Linha ALKOLAN - Tensoativos anfotéricos Essa linha é composta por tensoativos anfotéricos e alcanolamidas. São biodegradáveis e apresentam propriedades sinérgicas quando utilizados em associação com tensoativos ALKOLAN CB 30 aniônicos da linha ALKOPON, permitindo o desenvolvimento de formulações extremamente suaves, com formação de espuma rica, abundante e cremosa, além de excelente sensorial. Linha ALKONAT L - Álcool laurílico etoxilado Os produtos da linha ALKONAT L podem ser utilizados como desengraxantes, detergentes, emulsionantes, co-emulsionates, solubilizantes, espessantes, espumantes e dispersantes. Podem também ser aplicados em formulações de detergentes para lavagem de roupas, desengraxantes para peças automotivas e tecidos, e, ainda, na mistura de carnaúba e parafina em ceras líquidas base água. Devido ao seu poder de detergência e redução da tensão superficial, os produtos dessa linha são indicados também como componentes em formulações de detergentes líquidos e pós para lavagem de roupas, detergentes multiuso e xampus para automóveis, conferindo estabilização à espuma, mesmo na presença de água dura. Devido a compatibilidade com tensoativos aniônicos e catiônicos, a linha ALKONAT L é um excelente detergente para formulações de desinfetantes à base de óleo de pinho e d-limoneno. Descrição Química: Coco betaína O ALKOLAN CB 30 possui maior teor de carbono vegetal de fonte renovável quando comparado a outros tipos de betaínas, como a cocoamidopropil betaína. É considerado um produto especialmente recomendado para formulações de limpadores de superfície para uso doméstico e para a área institucional e industrial, nas quais se deseja formação de espuma, não só por ser um tensoativo estável em meio ácido ou básico, mas também por ser estável na presença de agentes de bleaching. PRODUTOS DE PERFORMANCE Linha ALKEST L, E, O - Ésteres de sorbitan Os produtos da linha ALKEST L20M, E60MF, O80M são livres de dioxana, sulfato e conservantes. Apresentam baixa toxicidade e não são irritantes para a pele. A linha ALKEST L, E, O é composta por ésteres de sorbitan obtidos pela reação de sorbitol com ácidos graxos de fonte vegetal renovável. Quando aplicados, os produtos da linha ALKEST L, E, O proporcionam formulações estáveis, devido às suas excelentes características como emulsionantes para sistemas água em óleo (A/O). Além disso, podem também ser utilizados como co-emulsionantes para emulsões óleo em água (O/A). Linha GLICEPOL - Glicepol Excelentes emulsionantes, os produtos da linha GLICEPOL são compostos por ésteres de glicerila, obtidos pela reação de glicerina com óleos ou ácidos graxos, ambos de fontes vegetais renováveis. São livres de conservantes e isentos de dioxana e sulfato. Não são irritantes à pele e apresentam baixa toxicidade.

6 A Oxiteno é membro da RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), organização sem fins lucrativos que promove o crescimento sustentável da produção de óleo de palma e palmiste e que congrega toda a cadeia produtiva. PRODUTOS OLEOQUÍMICOS A empresa é também signatária do Programa Atuação Responsável, iniciativa que promove o aperfeiçoamento da gestão, assegurando a sustentabilidade ambiental, econômica e social de seus processos e produtos, bem como contribui para a permanente melhoria da qualidade de vida da sociedade. GLICENAT Descrição Química: Glicerina Umectante biodegradável compatível com tensoativos aniônicos, não iônicos, catiônicos e anfotéricos, permitindo o desenvolvimento de formulações extremamente suaves. Produto derivado de matérias-primas de origem vegetal COALESCENTE VERDE ULTRAFILM HC ECO Descrição Química: Éster oleoquímico O ULTRAFILM HC ECO possui alto teor de carbono proveniente de fonte renovável, esse coalescente verde apresenta baixo odor e é classificado como HAP1 Free e isento VOC2. É uma excelente escolha para formulações de ceras de fontes renováveis, utilizado como umectante, lubrificante e veículo em formulações de detergentes lava-roupas líquidos, lava-louças, sabonetes líquidos e sabões em barra. auto-brilho e limpadores com brilho, pois possui elevada capacidade de reduzir a TMFF3 de vários tipos de resinas, conferindo performance similar ou superior às formulações que utilizam coalescentes de origem petroquímica. O Sistema Integrado de Gestão Oxiteno (SIGO) para a qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social, adota como referência os requisitos de normas internacionais ISO 9001, ISO TS e ISO 14001, nos quais a empresa é certificada, bem como os das instituições ISE, SOX, CCPS e GRI. 1: HAP, Hazardous Air Pollutant) EPA, section 112 2: VOC, Volatile Organic Coumpounds) segundo Diretiva Européia 2004/42/EC (2010) 3: TMFF, temperatura mínima de formação de filme

7 oxiteno.com TINTAS COSMÉTICOS AGROQUÍMICOS

8 Classificação da linha de produtos Home Care and I&I da Oxiteno. RECURSOS DE FONTES RENOVÁVEIS Alto teor de carbono derivado de fonte renovável e baixo teor de carbono de origem mineral/petroquímica; Proporções equivalentes de carbono renovável e carbono de origem mineral/petroquímica; Baixa proporção de carbono de fonte renovável e predominância de carbono de origem mineral/petroquímica; Proveniente de fontes sintéticas. Baseado em três pilares de sustentabilidade, o conceito Greenformance traduz o desenvolvimento de produtos Oxiteno para o mercado de Home Care and I&I. O uso de matérias-primas de fontes renováveis, substituindo insumos sintéticos e derivados petroquímicos, por insumos de origem vegetal; O cuidado com o meio ambiente reflete-se nos produtos concentrados e biodegradáveis que reduzem o uso de energia, água e de embalagens; Promover a saúde e o bem-estar por meio de formulações de alto desempenho, suaves e de baixa irritabilidade. CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE Biodegradável, multifuncional, alta concentração de ativos, adequado para formulações concentradas e permite incorporação a frio; Biodegradável, multifuncional, alta concentração de ativos e adequado para formulações concentradas; Biodegradável, de fácil incorporação à formulação; Sem atributos diferenciados. SAÚDE E BEM-ESTAR Produtos que permitem formulações suaves, de baixo odor e isentas de dioxana; Produtos que permitem formulações suaves e de baixo odor; Produtos que permitem formulações suaves ou de baixo odor ou isentas de dioxana; Sem atributos diferenciados.

9 Recursos de Fontes Renováveis Cuidado com o Meio Ambiente Saúde e Bem-Estar NOME COMERCIAL DESCRIÇÃO QUÍMICA %* Carbono Renovável Produtos e Fórmulas Concentradas Redução no Consumo de Energia Eficiente e Multifuncional Isento de Dioxana Baixo Odor Formulação Suave TENSOATIVOS ANIÔNICOS ALKOPON 28 ECO Lauril éter (2) sulfato de sódio líquido 28% 100 ALKOPON 70 ECO Lauril éter (2) sulfato de sódio líquido 70% 100 ALKOPON NS Lauril sulfato de sódio 30% 100 LACTIPOL SSL Lactilato 100 TENSOATIVOS ANFOTÉRICOS ALKOLAN CB 30 ALKOLAN CP 30 Coco betaina 76 Cocoamidopropil betaína 63 ALKONAT L 70 Álcool laurílico etoxilado 7EO 47 ALKONAT CE 200 F Alcool cetoestearílico 20EO 30 ALKEST TW 20 Monolaurato de sorbitan com 20 EO 31 ALKEST TW 60 Monoestearato de sorbitan com 20 EO 37 ALKEST TW 80 Monooleato de sorbitan com 20 EO 37 TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS ULTRADET R 540 Óleo de mamona etoxilado com 54 EO 35 ALKONAT L Álcool laurílico etoxilado 42 ALKOLAN CD 60 Dietanolamida de ácido graxo de coco 60% 54 ALKOLAN CD 80 Dietanolamida de ácido graxo de coco 80% 75 ALKOLAN CM F Cocamida MEA 87 ALKOLAN CMA 50 Cocamida MEA 5 EO 52 ALKOMOL L 306 Álcool laurílico etoxilado (3EO) e propoxilado (6PO) 34 ALKEST L 20 M Monolaurato de sorbitan 100 PRODUTOS DE PERFORMANCE ALKEST E 60 MF ALKEST O 80 M GLICEPOL Monoestearato de sorbitan 100 Monooleato de sorbitan 100 Éster de glicerol 100 GLICEPOL PGE Éster de poliglicerol 100 PRODUTOS OLEOQUÍMICOS GLICENAT ALKONAT ULTRACID 810 Glicerina 100 Álcool graxo 100 Ácido graxo 100 COALESCENTE VERDE ULTRAFILM HC ECO Éster oleoquímico 60 marca registrada OXITENO * Valores de referência

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo HOME CARE AND I&I Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Home Care and I&I, a Oxiteno oferece inovações que promovem praticidade, maior detergência e poder de

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo HOME CARE AND I&I Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Home Care and I&I, a Oxiteno oferece inovações que promovem praticidade, maior detergência e poder de

Leia mais

Tintas. Compromisso com a qualidade

Tintas. Compromisso com a qualidade s Soluções para melhorar a qualidade dos seus produtos. Tintas Compromisso com a qualidade A Oxiteno produz tensoativos e especialidades químicas que melhoram ou contribuem para a qualidade de produtos

Leia mais

ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO

ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO TM PERSONAL CARE Evolution by chemistry Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece inovações que promovem a beleza e o bem-estar por meio de produtos suaves e sustentáveis.

Leia mais

www.oxiteno.com PERFIL INSTITUCIONAL AGO/2014 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA

www.oxiteno.com PERFIL INSTITUCIONAL AGO/2014 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA www.oxiteno.com PERFIL INSTITUCIONAL ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA AGO/2014 Criando soluções que promovem a evolução do mundo. INOVAÇÃO para transformar a vida das pessoas. Com atuação no

Leia mais

COSMÉTICOS GREENFORMANCE

COSMÉTICOS GREENFORMANCE COSMÉTICOS GREENFORMANCE Compromisso com a sustentabilidade O conceito de sustentabilidade vem transformando o comportamento e os hábitos de consumo em todo o mundo. E essa mudança está presente em nossas

Leia mais

Álcoois Graxos Sulfatados Álcoois Graxos Etoxilados Sulfatados

Álcoois Graxos Sulfatados Álcoois Graxos Etoxilados Sulfatados DESCRIÇÃO A linha de produtos ALKOPON é composta por tensoativos aniônicos obtidos através da reação de alcoóis graxos ou alcoóis graxos etoxilados com SO 3, seguida de neutralização com álcalis. A linha

Leia mais

OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES

OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Oil & Gas, a Oxiteno oferece tecnologias que vão da perfuração de poços até o refino, com

Leia mais

CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE

CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE Evolution by chemistry Há 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece inovações que promovem a beleza e o bem-estar

Leia mais

Lauril éter sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável DCB/ DCI: 05177 - lauriletersulfato de sódio CAS: 1335-72-4 INCI: Sodium laureth-2 sulfate Sinonímia: LESS

Leia mais

Boletim Técnico. M + em que: R = cadeia graxa de álcool laurílico n = número médio de mols de óxido de eteno M = tipo de sal (sódio ou amônio)

Boletim Técnico. M + em que: R = cadeia graxa de álcool laurílico n = número médio de mols de óxido de eteno M = tipo de sal (sódio ou amônio) DESCRIÇÃO A linha de produtos é composta por tensoativos aniônicos obtidos através da reação de álcoois graxos ou álcoois graxos etoxilados com trióxido de enxofre seguido da neutralização com álcalis,

Leia mais

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares Tensão superficial Força existente na superfície de líquidos em repouso. Fortes

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

Inovações Croda para um futuro sustentável

Inovações Croda para um futuro sustentável Inovações Croda para um futuro sustentável Croda do Brasil Household Histórico Profissional Matheus W. N. Coldibelli Formação: Pós-Graduação em Gerenciamento de Projeto, INPG, 2014 Bacharelado em Química

Leia mais

MODIFICADORES DE REOLOGIA:

MODIFICADORES DE REOLOGIA: MODIFICADORES DE REOLOGIA: Os modificadores de reologia ACUSOL oferecem uma série de características e benefícios em produtos saneantes domésticos e institucionais. CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS: Concedem

Leia mais

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo 1 Objetivos deste livro no âmbito dos cursos técnicos de química, farmácia e áreas afins... 4 2 Aspecto econômico da indústria

Leia mais

CRESCIMENTO DE VOLUME

CRESCIMENTO DE VOLUME CRESCIMENTO DE VOLUME 12% EM 2009 42 A Oxiteno iniciou 2009 com uma escala significativamente maior, como resultado do programa de investimentos em ampliação de sua capacidade produtiva conduzido nos últimos

Leia mais

LÍQUIDO F. coesão = F. repulsão

LÍQUIDO F. coesão = F. repulsão Tensoativos Tensoativos 1 Forças Tensões - Força de coesão: força que tende a reunir as moléculas. - Força de repulsão: força que tende a separar as moléculas. SÓLIDO F. coesão > F. repulsão LÍQUIDO F.

Leia mais

LOWCOST. Qualidade e design num conceito económico. Made in Portugal

LOWCOST. Qualidade e design num conceito económico. Made in Portugal LOWCOST Qualidade e design num conceito económico Made in Portugal distribuidor d Estética do fogo www.herkell.pt Qualidade e design num conceito económico A HERKELL desenvolveu uma linha de produtos LOWCOST,

Leia mais

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Conteúdo Agente de Lubricidade Polimérico para Óleos Integrais de Usinagem Agente de Lubricidade Não-Polimérico para Fluidos Hidráulicos

Leia mais

Natural&Orgânico. Beleza&Bem Estar. Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia

Natural&Orgânico. Beleza&Bem Estar. Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia Natural&Orgânico Equilíbrio Harmonia Beleza&Bem Estar Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia Bem vindos a Beleza Natural! Na Arte dos Aromas, a natureza é a nossa fonte de inspiração. Acreditamos

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente

limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente novo limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente mais de 50 anos em casa, durante mais de 50 anos, a Amway tem desenvolvido produtos de limpeza efetivos, concentrados e biodegradáveis que não desrespeitam

Leia mais

VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA! www.greensun.com.br

VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA! www.greensun.com.br VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA! www.greensun.com.br LINHA INDUSTRIAL DESENGORDURANTE INDUSTRIAL DETERGENTE INDUSTRIAL DESENGRAXANTES INDUSTRIAIS DESENGRAXANTE P/ ROUPAS LINHA AUTOMOTIVA DETERGENTE AUTOMOTIVO

Leia mais

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis.

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis. Optimum Floral Detergente Limpa Pisos Eficiente e prático Possui em sua formulação detergentes e ceras que possibilitam realizar em uma só operação a limpeza e conservação de pisos / acabamentos. Versatilidade

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

FUNDAMENTOS DA GESTÃO Inovação e sustentabilidade são pilares da cultura empresarial da Ultrapar, permeando todas as iniciativas adotadas nas suas diferentes frentes de atuação. A criatividade na adoção de novas ideias e procedimentos

Leia mais

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos PROCESSOS VERDES Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos anteriormente, mas podemos iniciar o processo

Leia mais

NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS. Rev: 01.08.15

NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS. Rev: 01.08.15 NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS Rev: 01.08.15 NANOCLEAN TÊXTIL PROTEGE QUALQUER TIPO DE TECIDO. Nanotecnologia Têxtil. Nanotecnologia e Nano Produtos são consideradas tecnologias chave do século 21.

Leia mais

ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA

ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA ABR 15 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA catalogo_cosmeticos_pt_maio.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1) 20/05/15 15:49 catalogo_cosmeticos_pt_maio.indd Spread 2 of 6 - Pages(2, 11) 20/05/15 15:49

Leia mais

Fração. Página 2 de 6

Fração. Página 2 de 6 1. (Fgv 2014) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas

Leia mais

Limpeza de superfícies

Limpeza de superfícies Limpeza de superfícies Gama de produtos de limpeza neutros e potentes para uma limpeza profunda de casas de banho / instalações sanitárias e que proporcionam um acabamento com brilho. Uma empresa do GRUPO

Leia mais

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO GERAL

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO GERAL R LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO GERAL R DIAGNÓSTICO SOLUÇÕES Produtos Serviços Equipamentos PÓS VENDA Assistência Técnica Novas Soluções MODELO DE GESTÃO BECKPLATER PLUS - Poderoso detergente e desengordurante

Leia mais

«Solução em produtos de limpeza e higienização» CATÁLOGO DE PRODUTOS

«Solução em produtos de limpeza e higienização» CATÁLOGO DE PRODUTOS «Solução em produtos de limpeza e higienização» CATÁLOGO DE PRODUTOS Apresentamos a seguir, nossa linha de produtos, desenvolvidos para atender suas necessidades e proporcionando à sua empresa economia

Leia mais

O uso de matérias-primas renováveis no desenvolvimento de especialidades químicas. Suas conexões com Sustentabilidade e Química Verde

O uso de matérias-primas renováveis no desenvolvimento de especialidades químicas. Suas conexões com Sustentabilidade e Química Verde Making a Difference by Being Different O uso de matérias-primas renováveis no desenvolvimento de especialidades químicas. Suas conexões com Sustentabilidade e Química Verde Campinas, 20 de Outubro de 2015

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. STAR - Impermeabilizante

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. STAR - Impermeabilizante 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STAR Impermeabilizante. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Ltda. Endereço: Estrada Nova dos Godóis, 87 Potuverá CEP: 06882-300 - Itapecerica da

Leia mais

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa. SEÇÃO 2 - Composição e informações sobre os ingredientes

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa. SEÇÃO 2 - Composição e informações sobre os ingredientes SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa NOME DO PRODUTO SABONETE LÍQUIDO DESENGRAXANTE CITRIC POWER PARA AS NOME DO FABRICANTE TELEFONE DE EMERGÊNCIA NUTRIEX INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS LTDA 193 ENDEREÇO

Leia mais

FORMAS COSMÉTICAS FORMAS COSMÉTICAS SOLUÇÕES SOLUÇÕES SOLUÇÕES CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA COSMÉTICA

FORMAS COSMÉTICAS FORMAS COSMÉTICAS SOLUÇÕES SOLUÇÕES SOLUÇÕES CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA COSMÉTICA FORMAS COSMÉTICAS FORMAS COSMÉTICAS Os produtos cosméticos contêm grande diversidade de matérias-primas, que podem ser naturais, semisintéticas ou sintéticas. Esses materiais apresentam-se em consistências

Leia mais

COLOCANDO O ASSUNTO EM PRATOS LIMPOS: O mercado de Home Care no Brasil fechou 2013 valendo R$ 17 bilhões! (Euromonitor 2014)

COLOCANDO O ASSUNTO EM PRATOS LIMPOS: O mercado de Home Care no Brasil fechou 2013 valendo R$ 17 bilhões! (Euromonitor 2014) COLOCANDO O ASSUNTO EM PRATOS LIMPOS: O mercado de Home Care no Brasil fechou 2013 valendo R$ 17 bilhões! (Euromonitor 2014) Cresceu 33,5% entre 2009 e 2013. DISHWASHING cresceu 60% no mesmo período, chegando

Leia mais

ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável. Educação Infantil

ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável. Educação Infantil ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável Educação Infantil Objetivos Gerais : 1. Instigar a sensibilização para os problemas relacionados à saúde do planeta,

Leia mais

O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade

O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade Instrumentos de Gestão Empresarial: Buscando se inserir os princípios relacionados à sustentabilidade no âmbito e na realidade empresarial, diversos instrumentos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Limpa Vidros Nome da Empresa: Guimarães Produtos Químicos e de Limpeza Ltda Contato da Empresa: Fone: (48) 3623-1175 e-mail: guimaraespl@terra.com.br

Leia mais

As certificações internacionais, normativa ANVISA e a análise de degradação detalhada, atestam a veracidade e qualidade de todos os produtos da Eco

As certificações internacionais, normativa ANVISA e a análise de degradação detalhada, atestam a veracidade e qualidade de todos os produtos da Eco As certificações internacionais, normativa ANVISA e a análise de degradação detalhada, atestam a veracidade e qualidade de todos os produtos da Eco Ventures Bioplastics, que oferece um serviço excepcional

Leia mais

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita.

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita. JohnsonDiversey Suma Supersol LG Detergente em pó para limpeza geral. Versátil A formulação balanceada permite que o detergente Supersol LG seja utilizado tanto para limpeza geral, quanto para lavagem

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: AMACIANTE DE ROUPAS. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ

Leia mais

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado.

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. LOC Limpador Multiuso 1 litro R$22,96 de R$ 54,00 Multiuso Limpeza Pesada 500 ml 20 x

Leia mais

ISOGEN STP 10 - Espessante tensoativo sequestrante e coadjuvante Ficha Técnica

ISOGEN STP 10 - Espessante tensoativo sequestrante e coadjuvante Ficha Técnica ISOGEN STP 10 - Espessante tensoativo sequestrante e coadjuvante Ficha Técnica DESCRIÇÃO: Isogen STP 10 é um espessante tensoativo com ação coadjuvante. Tem a capacidade de aumentar significativamente

Leia mais

REZYMOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CREMES LTDA. NOME COMERCIAL: Creme Protetor para Mãos REZYMOM 3 x 1

REZYMOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CREMES LTDA. NOME COMERCIAL: Creme Protetor para Mãos REZYMOM 3 x 1 FABRICANTE: REZYMOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CREMES LTDA. NOME COMERCIAL: Creme Protetor para Mãos REZYMOM 3 x 1 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/COMPANHIA RESPONSÁVEL Descrição química: Creme preparado Responsável

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TRIS PLUS CONCENTRADO Detergente Neutro. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Eireli.

Leia mais

DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos

DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial:

Leia mais

Linha de Produtos 2011

Linha de Produtos 2011 Linha de Produtos 2011 Brilhou, é Prin. A Prin é uma das marcas que mais surpreende e cresce no mercado de produtos de limpeza. Produzida pela WA Produtos de Limpeza e Higiene, a linha conta com catálogo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO Megaplasma Comercial Ltda. Rua Dom Joaquim de Melo, 274 - Moóca CEP 03122-050 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 2601-5502 - Fax: (11) 2601-0512 megaplasma@megaplasma.com.br www.megaplasma.com.br SPATTER

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. TRIS M.JOB Shampoo Automotivo

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. TRIS M.JOB Shampoo Automotivo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TRIS M.JOB. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Ltda. Endereço: Estrada Nova dos Godóis, 87 Potuverá CEP: 06882-300 - Itapecerica da Serra SP Tel.:

Leia mais

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa Índice 3 Resultados da pesquisa 17 Conclusão 19 Questionário utilizado na pesquisa Esta pesquisa é uma das ações previstas no Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense,

Leia mais

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUSTENTÁVEIS

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUSTENTÁVEIS OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUSTENTÁVEIS Objetivos da Gestão Sustentável 1 Manter o padrão de excelência para a qual foi projetada 2 Conforto e saúde dos ocupantes e usuários 3 Custos operacionais reduzidos

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Limpador de Uso Geral Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : 3.2599.0103.001-4 Aceita

Leia mais

SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS

SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS A embalagem flexível está ganhando o mercado de líquidos de maneira significativa devido às suas inúmeras vantagens em relação às rígidas,

Leia mais

SURFACTANTES. Prof. Harley P. Martins Filho. Sabões, detergentes, álcoois de cadeia longa e outras moléculas relacionadas são anfifílicas.

SURFACTANTES. Prof. Harley P. Martins Filho. Sabões, detergentes, álcoois de cadeia longa e outras moléculas relacionadas são anfifílicas. SURFTNTES Prof. Harley P. Martins Filho Surfactantes Sabões, detergentes, álcoois de cadeia longa e outras moléculas relacionadas são anfifílicas. Estrutura básica: Grupo polar hidrófilo (SO 3-, OO -,

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies.

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies. TASKI Tapi 101 Detergente para limpeza de tapetes e carpetes. Alto nível de espuma. F71a Detergente neutro TASKI Tapi 101 é um detergente neutro específico para a limpeza de tapetes, carpetes e revestimentos

Leia mais

Certificação de Cosméticos Orgânicos e Naturais

Certificação de Cosméticos Orgânicos e Naturais Certificação de Cosméticos Orgânicos e Naturais 1 No processo de certificação o foco é a garantia da rastreabilidade orgânica da cadeia produtiva INSTITUIÇÃO CREDENCIADORA CERTIFICADORAS VIG./INSP. SANITARIA

Leia mais

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES SUSPENSÕES E SOLUÇÕES Definições SUSPENSÃO Mistura heterogênea de substâncias Ex.: sangue (suspensão de plasma e células) água e óleo; água e areia, água e açúcar SOLUÇÃO Mistura homogênea de substâncias

Leia mais

Produtos Naturais. Baixo Impacto Ambiental. Neutralização de Odores

Produtos Naturais. Baixo Impacto Ambiental. Neutralização de Odores O DNA da Terpenoil Produtos Naturais Sem Risco à Saúde Inovação Baixo Impacto Ambiental Sustentabilidade Tecnologia P&D Química Fina dos Terpenos Nossa Missão: Melhorar a qualidade de vida das pessoas

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

BASES COSMECÊUTICAS. A linha BIOBASE tem a função de facilitar o dia-a-dia da farmácia de manipulação, e estabelecer a padronização das formulações.

BASES COSMECÊUTICAS. A linha BIOBASE tem a função de facilitar o dia-a-dia da farmácia de manipulação, e estabelecer a padronização das formulações. BASES COSMECÊUTICAS 1. Introdução: as bases cosmecêuticas (Biobases) foram desenvolvidas especialmente para incorporação dos princípios ativos freqüentemente utilizados em farmácias de manipulação. Apresentamos

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

SKINCARESYSTEMS. Para Universidades. Smarter Wellness* *(Bem-estar inteligente)

SKINCARESYSTEMS. Para Universidades. Smarter Wellness* *(Bem-estar inteligente) SKINCARESYSTEMS Para Universidades Smarter Wellness* *(Bem-estar inteligente) Cuidado inteligente da pele. Com mais de 20 anos de experiência em cuidados da pele, pode confiar nos sistemas de cuidado da

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Tecnologia e Sustentabilidade

Tecnologia e Sustentabilidade Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade Robério Fernandes Alves de Oliveira 1 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade As dimensões da sustentabilidade Econômica Social AMBIENTAL 2 Painel 2 Tecnologia e Sustentabilidade

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Produto:DETERGENTE NEUTRO Natureza Química:Detergente Lava Louça Autorização de Funcionamento / MSNº: 3.04500.8 GEVISA SDNº:99.007.04 Embalagens:Embalagens

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PÁGINA: 1/5 SEÇÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: BIOCLEANER CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO: 0120/5521 NOME DO FABRICANTE: BIOCHEMICAL PRODUTOS QUIMICOS LTDA ENDEREÇO: RUA: PAPA SÃO

Leia mais

Informação de Imprensa

Informação de Imprensa Informação de Imprensa Estudo aponta alternativa de chuveiro mais ecoeficiente para banho quente Análise de Ecoeficiência desenvolvida pela Fundação Espaço ECO comparou o desempenho econômico e ambiental

Leia mais

PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA

PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA A natureza trabalha o tempo todo para promover a Vida. Podemos notar isso facilmente observando o que se passa à nossa volta, com plantas nascendo

Leia mais

ÓLEO DE CHIA REGISTRO:

ÓLEO DE CHIA REGISTRO: Ficha técnica ÓLEO DE CHIA REGISTRO: Registro no M.S. nº 6.5204.0100.001-9 CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286926 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA: Embalagem de lata metálica

Leia mais

OXISMOOTH PERSONAL CARE

OXISMOOTH PERSONAL CARE OXMOOTH PERONAL CARE Evolution by chemistry Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece formulações que promovem a beleza e o bem-estar

Leia mais

QUEM TRATA BEM DOS SEUS RESÍDUOS É BEM TRATADO PELO MERCADO!

QUEM TRATA BEM DOS SEUS RESÍDUOS É BEM TRATADO PELO MERCADO! QUEM TRATA BEM DOS SEUS RESÍDUOS É BEM TRATADO PELO MERCADO! É crescente a preocupação brasileira com as questões ambientais, principalmente quando constatamos que os níveis de poluição e de produção de

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS DESENVOLVER COM RESPONSABILIDADE ESTA É A SOLUÇÃO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA

CATÁLOGO DE PRODUTOS DESENVOLVER COM RESPONSABILIDADE ESTA É A SOLUÇÃO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA CATÁLOGO DE PRODUTOS DESENVOLVER COM RESPONSABILIDADE ESTA É A SOLUÇÃO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA NEGÓCIO Inovações e soluções inteligentes que respeitam o meio ambiente. Há mais de

Leia mais

Relatório 4 Tensoativos

Relatório 4 Tensoativos Relatório 4 Tensoativos Este trabalho foi realizado com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES (FEP), no âmbito da Chamada Pública BNDES/FEP No. 03/2011. Disponível com mais detalhes em

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo IDHEA Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica www.idhea.com.br idhea@idhea.com.br (disponível na íntegra para clientes) Introdução O conceito

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Impermeabilizante. Empresa: L.M. Indústria de Tintas Ltda. - ME Endereço: : Av. Pitágoras,

Leia mais

Guia de Referência de Produtos

Guia de Referência de Produtos MWV Specialty Chemicals Guia de Referência de Produtos A MWV é líder mundial em especialidades químicas. Nosso negócio é construído com base em recursos renováveis e a sustentabilidade é prática em todos

Leia mais

PRODUTO: PEROX BECKER Limpador concentrado

PRODUTO: PEROX BECKER Limpador concentrado FICHA TÉCNICA DE PRODUTO PRODUTO: PEROX BECKER Limpador concentrado FT-0316 Folha: 01 Revisão: 00 Emissão: 13/01/2014 1. CARACTERÍSTICAS É um eficiente limpador concentrado com peróxido de hidrogênio e

Leia mais

Formulações de Adjuvantes Agrícolas

Formulações de Adjuvantes Agrícolas ADJUVANTES Formulações de Adjuvantes Agrícolas ADJUVANTES: - Substância inerte adicionados à formulação ou à calda para melhorar a eficiência da aplicação. Podem ser divididos em 2 grupos: a) Surfatantes:

Leia mais

IVAN P RAMOS PRODUTOS QUÍMICOS

IVAN P RAMOS PRODUTOS QUÍMICOS Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ Limpa Carpetes Worker 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Limpa Carpetes Worker Aplicação: Limpador de carpetes e tapetes

Leia mais

Certificação ambiental a) Sistema de Gestão Ambiental

Certificação ambiental a) Sistema de Gestão Ambiental Certificação ambiental A certificação dos sistemas de gestão atesta a conformidade do modelo de gestão de fabricantes e prestadores de serviço em relação a requisitos normativos. Os sistemas clássicos

Leia mais

Lubrificantes a Granel Tecnologia e performance ajudando a preservar o meio-ambiente

Lubrificantes a Granel Tecnologia e performance ajudando a preservar o meio-ambiente Lubrificantes a Granel Tecnologia e performance ajudando a preservar o meio-ambiente GRANEL. UM NOVO NEGÓCIO. UMA GRANDE OPORTUNIDADE. O lubrificante Estrutura do Programa Etapa 1 Origem FÁBRICA Lubrificante

Leia mais

Sabonetes líquidos. Sintéticos e naturais

Sabonetes líquidos. Sintéticos e naturais Sabonetes líquidos Sintéticos e naturais Revisã o 2010 Massa base para sabonetes / Ricardo Mercadante e Lucilaine de Assumpçã o. Sabonetes líquidos Sintéticos e naturais Nesta apostila será visto o processo

Leia mais

Secretariado. em Foco: Sustentabilidade da Profissão. Eliane Wamser

Secretariado. em Foco: Sustentabilidade da Profissão. Eliane Wamser Secretariado em Foco: Sustentabilidade da Profissão Eliane Wamser Em 1960... Por que jogar fora se ainda pode ser útil? desperdício zero Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Dr. Ubiratan D`Ambrósio

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA FRANQUEADOR MASTER

PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA FRANQUEADOR MASTER PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 Seus Dados CATEGORIA FRANQUEADOR MASTER Nome empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda. Data de fundação Dezembro de 2008 Número de funcionários

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS A Tecnologia de Alimentos (T.A.) é das mais novas especialidades da necessidade da obtenção de mais fartas e constantes fontes alimentares. FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Nome do produto: BIOCOMPOSTO BLF. Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5

Nome do produto: BIOCOMPOSTO BLF. Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5 Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Biocomposto BLF - Código interno de identificação do produto: 020 - Nome da empresa: Biotecma Biotecnologia

Leia mais

Paraná - Rio Grande do Sul

Paraná - Rio Grande do Sul COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE Paraná - Rio Grande do Sul Missão Oferecer as melhores soluções em serviços e produtos, visando se adequar aos altos padrões de satisfação de nossos clientes e parceiros

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para aquisição de materiais de limpeza para uso nas

Leia mais

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO TAREFAS ESTRUTURA PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA ÊNFASE NAS TAREFAS Novos mercados e novos conhecimentos ÊNFASE

Leia mais

O GRUPO The Group. Household. Diferenciais Distinctions

O GRUPO The Group. Household. Diferenciais Distinctions Household O GRUPO The Group Há 85 anos no mercado brasileiro, o Grupo M.CASSAB possui três grandes áreas de negócios: Distribuição, Consumo e Incorporação que englobam 15 áreas de atuação e três mil colaboradores

Leia mais

ECODISBOX LIMPEZA PROFISSIONAL. Sistema de limpeza concentrado

ECODISBOX LIMPEZA PROFISSIONAL. Sistema de limpeza concentrado ECODISBOX LIMPEZA PROFISSIONAL Sistema de limpeza concentrado POUPANÇA EM EMBALAGENS MENOR CARGA DE PRODUTOS C100 ECODISBOX DOSEADOR DETERGENTE ECODISBOX PT40000895 DETERGENTE LAVAGEM MECÂNICA DE LOUÇA

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais