Treinamento sobre SQL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento sobre SQL"

Transcrição

1 Treinamento sobre SQL

2 Como Usar o SQL Os dois programas que você mais utilizara no SQL Server são: Enterprise Manager e Query Analyzer. No Enterprise Manager, você pode visualizar e fazer alterações na base de uma forma gráfica No Query Analizer, você pode alterar a base a partir de comandos(query s) na linguagem SQL

3 Enterprise Manager Vá em Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server > Enterprise Manager. Do lado esquerdo da tela, ira aparecer uma tela em arvore, você devera abrir a seguinte estrutura: Console Root > Microsoft SQL Servers > SQL Server Group > <Nome do Servidor> > Databases > Treinamento_<seu nome> Ao clicar no banco Treinamento_<seu nome>, no lado direito da tela, ira aparecer a lista de todas as tabelas que contém essa base de dados As tabelas do tipo System são as estruturais do SQL, e as do tipo User são as criados pelos usuários. Você sempre ira trabalhar com as tabelas do tipo User No banco Treinamento_<seu nome> existem as seguintes tabelas do tipo User: Cliente, Orcamento, Orcamento_Produto, Produto.

4 Query Analyzer Vá em Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server > Query Analyzer Ao abrir será mostrada a seguinte tela: Connect to SQL Server Em SQL Server, você deve colocar o nome do servidor Em Connect Using, selecione SQL Server authentication Em Login Name digite sa Clique em OK Ira abrir uma tela para você digitar as query s Para executar os comandos, aperte a tecla F5

5 Instrução Use Sintaxe: Use <Nome do banco de dados> A instrução Use serve definir o banco de dados que sera utilizado. Nesta apostila você ira utilizar um banco chamado Treinamento_<seu nome> Depois de abrir o Query Analyzer, na tela digite use Treinamento_<seu nome> e execute o comando. O SQL mostrara a mensagem The command(s) completed successfully., o que indica que o comando foi executado e você já esta utilizando o banco que Treinamento_<seu nome>. Caso o SQL retorne um erro, verifique se a sintaxe esta correta.

6 Instrução Select O comando mais usado no SQL é o Select, ele permite fazer consultas simples ou complexas nas tabelas de um banco de dados. Aqui você vai aprender 9 níveis do Select Select Simples Select com Order By Select Count Select com Where Select com And Select com Left Join Select com Inner Join Select com Group By Select com Sum Select com Having

7 Na parte de cima, o SQL mostra a sintaxe que você digitou. Neste exemplo, você esta selecionando os campos Codigo e Nome da tabela produto, o nome dos campos tem que estarem separados por,. Ao executar o comando, o SQL retorna os dados selecionados dos registros que estão na tabela produto Select Simples Sintaxe: Select <campos> From <tabela> Um exemplo de Select Simples seria:

8 Exercício: 1. Faça um select que pegue os campos Codigo, Nome e Endereco da tabela Cliente 2. Faça um select que pegue apenas o nome do produto 3. Faça um select que pegue o nome e o fone da tabela cliente Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

9 Resolução exercício 1

10 Resolução exercício 2

11 Resolução exercício 3

12 Select com Order By Sintaxe: Select <campos> From <tabela> Order By <campo> <ordenação> As Ordenações possiveis são Asc (do menor para o maior) ou Desc (do maior para o menor) Um exemplo de Select com Order By seria: Neste exemplo, você esta selecionando os campos Codigo e Nome da tabela produto, ordenando ascendentemente pelo Nome;

13 Exercício: 1. Faça um select que pegue os campos Codigo, Nome da tabela Produto ordenando pelo Codigo do maior para o menor. 2. Faça um select que pegue o campo Nome da tabela cliente ordenando pelo Nome do menor para o maior Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

14 Resolução exercício 1

15 Resolução exercício 2

16 Select Count Sintaxe: Select Count(<campo>) From <tabela> O Count serve para retornar a quantidade de registros que foram selecionados, você pode usar o Count(*), que retorna a soma de todos os registros, ou o Count(<campo>) que retorna quantos registros tem aquele campo excluindo os nulos. Um exemplo de Select Count seria: Neste exemplo, você esta selecionando a quantidade de registros que tem na tabela Cliente.

17 Select Count Um outro exemplo de Select Count seria: Neste exemplo, você esta selecionando a quantidade de registros que tem no campo Fone da tabela Cliente, mesmo tendo 3 clientes cadastrados, ele retorna 1, pois 2 clientes estão com o telefone Nulo.

18 Exercício: 1. Faça um select count que pegue todos os registros da tabela produto Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

19 Resolução exercício 1

20 Clausulas de Comparação São as clausulas usadas nos comandos que fazem a comparação de alguns campos, elas são: = Igual, pega todos os dados iguais ao informado > Maior, pega todos os dados que são maiores que o informado < Menor, pega todos os dados que são menores que o informado >= Maior Igual, pega todos os dados que são maiores ou igual ao informado <= Menor Igual, pega todos os dados que são menores ou igual ao informado <> Diferente, pega todos os dados que são diferente do informado In() Pega todos os dados que são iguais aos informados, por exemplo: In(1, 2, 3), pegara todos que são iguais a 1, ou a 2 ou a 3 Is Null Pega todos os registros em que o campo comparado é nulo Not Is Null Pega todos os registros em que o campo comparado não é nulo

21 Select com Where Sintaxe: Select <campos> From <Tabela> Where <campo> <clausula de comparação> <valor a ser comparado> Um exemplo de Select com Where seria: Neste exemplo, você esta selecionando os campos Codigo e Nome da tabela produto, em que o campo Codigo seja Maior ou Igual a 3

22 Select com Where Um outro exemplo de select com where seria: Neste exemplo, você esta selecionando os campos Codigo e Nome da tabela produto, em que o campo Codigo seja igual a 2, ou a 3, ou a 5.

23 Exercício: 1. Faça um select que pegue os campos Codigo, Nome da tabela Produto em que o Codigo seja maior que 2 2. Faça um select que pegue os campos Nome da tabela Cliente quando o Fone for nulo 3. Faça um select que pegue o nome e o fone da tabela cliente quando o Codigo for 1 ou 2 Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

24 Resolução exercício 1

25 Resolução exercício 2

26 Resolução exercício 3

27 Select com And Sintaxe: Select <campos> From <Tabela> Where <campo> <clausula de comparação> <valor a ser comparado> And <campo> <clausula de comparação> <valor a ser comparado> O And é uma continuação do Where, quando você quer criar mais que uma clausula de comparação, a primeira clausula você coloca com Where e as demais com And Um exemplo de Select com And seria: Neste exemplo, você esta selecionando os campos Codigo e Nome da tabela Cliente, em que o campo Codigo seja Maior que 1 e o Fone não seja nulo. Como não existe registros nestas condições, ele não retornou nada.

28 Exercício: 1. Faça um select que pegue os campos Codigo, Nome da tabela Produto em que o Codigo seja maior que 2 2. Faça um select que pegue os campos Nome da tabela Cliente quando o Fone for nulo 3. Faça um select que pegue o nome e o fone da tabela cliente quando o Codigo for 1 ou 2 Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

29 Select com INNER JOIN Sintaxe: Select <campos> From <Tabela1> T1 Inner Join <Tabela2> T2 On <t2.chave_estrangeira> = <t1.chave_primaria> O Inner Join possibilita trazer informações relacionadas em mais de uma tabela. Isso é possível quando temos tabela com chave primária e tabelas filho com chaves estrangeiras. Um exemplo de Select com Inner Join seria: Neste exemplo, você esta selecionando os campos Codigo, Servico_Descricao da Tabela Orcamento e os campos Produto, Qtde e Total da Tabela Orcamento_Produto. Continua...

30 Select com INNER JOIN O Inner Join traz apenas os registros que coincidirem nas tabelas comparadas. No exemplo anterior, vimos que o campo Codigo da tabela Orcamento era 1, e na tabela Orcamento_Item tinha o campo Orcamento com valor 1. Caso um deles não existisse, a seleção deste registro seria anulada. Perceba que a tabel Orcamento foi chamada pelo apelido O e Orcamento_Produto pelo apelido OP. Estes apelidos facilitam na hora de escrever o Inner Join, o Where e o Order By, pois ao invés de digitar <tabela>.<campo>, você digita <apelido>.<campo>, sendo que este apelido pode ter no mínimo 1 letra.

31 Exercício: 1. Faça um select que pegue os campos Codigo, Servico_Descricao da tabela Orcamento e a somatória do campo Total da tabela Orcamento_Produto, mostrando os registros de cada orçamento. 2. Faça um select que pegue os campos Codigo, Servico_Descricao da tabela Orcamento e o campo Nome da tabela Cliente. (Mostrar o nome dos clientes de cada orçamento em 1 select apenas). 3. Faça um select que pegue todos os campos da tabela produto, dos produtos contidos no orçamento com Codigo = Faça um select que pegue o campo Nome da tabela Cliente, do orçamento com Codigo = 5 Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

32 Resolução exercício 1

33 Resolução exercício 2

34 Resolução exercício 3

35 Resolução exercício 4

36 Informações sobre manipulação de dados Ao passar os valores nos comandos SQL, alguns detalhes deverão ser observados: Cada valor devera ter um campo correspondente. (Ex: Insert Into Tabela(Campo1, Campo2) Values( Valor 1, ) No caso do Insert, os valores deverão ser separados por virgula(,) entre eles. Ainda no caso do Insert, os valores tem que estar na mesma seqüência que foram digitados os campos. Em campos que os valores serão textos(varchar, text) o valor devera ser passado entre apóstrofos( ). Caso o campo seja data, o valor devera ser passado entre apóstrofos e ser formatado no padrão americano(mm/dd/yyyy). Caso o valor seja um numero com casas decimais, ao invés de virgula devera ser passado o ponto.(ex: ) Caso não precise ser inserido valor em algum campo ou for preciso atualizar o campo para um valor inexistente, devera passado o valor dele como Null(sem apóstrofos) Os campos marcados como Identity não podem ser adicionados ou atualizados no Insert/Update, pois o SQL preenche este campo automaticamente.

37 Instrução Insert A instrução Insert permite fazer a inclusão de registros em uma tabela de um banco de dados Aqui você vai aprender 2 níveis do Insert Insert Simples Usado quando é preciso inserir dados em que os valores ainda não estão no banco, ou serão passados manualmente. Insert Select Usado para inserir dados através de resultados de uma consulta

38 Insert Simples Sintaxe: Insert Into <tabela>(<campos>) Values(<valores>) Um exemplo de Insert Simples seria: Ao executar o comando, o SQL retorna a quantidade de registros afetados (cada Insert Simples é um registro afetado) Neste exemplo estamos inserindo um registro na tabela Produto com o campo Nome igual a Luminaria p/ fluorescente Plus

39 Exercício: 1. Insira um registro na tabela Produto com o campo Nome como Lampada de Mercúrio 2. Insira um registro na tabela Cliente com os seus dados. Para conferir se o registro foi adicionado de um Select na tabela correspondente. Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

40 Resolução exercício 1

41 Resolução exercício 2

42 Insert Select Sintaxe: Insert Into <tabela>(<campos>) Select <campos> From <tabela> Um exemplo de Insert Select seria: Ao executar o comando, o SQL retorna a quantidade de registros afetados (cada registro encontrado no Select é um registro afetado) No Insert Select, você pode misturar campos de uma consulta com campos fixos, como no exemplo.

43 Exercício 1. Insira na tabela Cliente_Teste o cliente com o Código 1 da tabela Cliente 2. Insira na tabela Cliente_Teste o cliente com o Código 2 da tabela cliente, mudando o nome do mesmo para Moura Informática. Para conferir se o registro foi adicionado de um Select na tabela correspondente. Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

44 Resolução exercício 1

45 Resolução exercício 2

46 Instrução Update A instrução Update permite fazer a alteração de registros em uma tabela de um banco de dados Aqui você vai aprender 2 níveis do Update. Update Simples Usado quando é preciso atualizar dados manualmente. Update Select Usado para atualizar dados através de resultados de uma consulta

47 Update Simples Sintaxe: Update <tabela> Set <campo> = <valor> Um exemplo de Update Simples seria: Ao executar o comando, o SQL retorna a quantidade de registros afetados (cada linha atualizada é um registro afetado) Neste exemplo estamos atualizando um registro na tabela Cliente com o campo Fone igual a onde o campo Código seja igual a 1. É possivel fazer um Update em que o resultado seja uma operação entre dois campos. Ex: Update Tabela Set Campo3 = Campo1 + Campo2

48 Exercícios: 1. Altere o campo Fone da tabela Cliente para onde o campo Codigo seja igual a Altere o campo Servico_Valor da tabela Orcamento para 152,68 e o campo Valor_Total para a soma dos campos Servico_Valor e Produto_Valor onde o campo Codigo seja igual a 1. Para conferir se o registro foi atualizado de um Select na tabela correspondente. Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

49 Resolução exercício 1

50 Resolução exercício 2 OBS: ao fazer este Update, note que o SQL não altera o campo Valor_Total para a soma do valor atualizado no campo Servico_Valor.

51 Update Select Sintaxe: Update <tabela> Set <campo> = (Select <campo> From <tabela 2> Where <tabela>.<campo> = <tabela2>.<campo>) Um exemplo de Update Select seria: Ao executar o comando, o SQL retorna a quantidade de registros afetados (cada linha atualizada é um registro afetado) Neste exemplo estamos atualizando um registro na tabela Orcamento em que o campo Cliente_Fone da tabela seja igualado ao campo Fone da tabela Cliente.

52 Exercícios: 1. Atualize o campo Produto_Valor da tabela Orcamento para ser a soma de todos os campos Total da tabela Orcamento_Item, para aquele orçamento, com o campo Codigo da tabela Orcamento sendo igual a 6. Para conferir se o registro foi atualizado de um Select na tabela correspondente. Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

53 Resolução exercício 1

54 Instrução Delete A instrução Delete permite fazer a exclusão de registros em uma tabela de um banco de dados Aqui você vai aprender 2 níveis do Delete. Delete Simples Usado quando é preciso excluir os dados manualmente. Delete Select Usado para excluir dados através de resultados de uma consulta

55 Delete Simples Sintaxe: Delete From <tabela> Um exemplo de Delete Simples seria: Ao executar o comando, o SQL retorna a quantidade de registros afetados (cada linha excluida é um registro afetado) Neste exemplo estamos deletando um registro na tabela Orcamento em que o campo Codigo da tabela seja igual a 6.

56 Exercícios: Delete da tabela Cliente todos os registros com o campo Código maior que 3 Delete da tabela Orcamento todos os registros em que o campo Codigo seja igual a 3, 4 e 5. Para conferir se o registro foi atualizado de um Select na tabela correspondente. Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

57 Resolução exercício 1

58 Resolução exercício 2

59 Delete Select Sintaxe: Delete From <tabela> Where <campo> In (Select <campo> From <tabela2>) Um exemplo de Delete Select seria: Ao executar o comando, o SQL retorna a quantidade de registros afetados (cada linha deletada é um registro afetado) Neste exemplo estamos excluindo registros na tabela Orcamento_Produto em que o campo Codigo da tabela Orcamento seja Nulo, ao ser relacionado com a tabela Orcamento_Produto.

60 Exercícios: Delete os registros da tabela Cliente que não tenham Orçamento cadastrado. Você terá que montar uma lógica para criar este comando, o exemplo dado no slide anterior poderá te ajudar. Para conferir se o registro foi atualizado de um Select na tabela correspondente. Ao terminar de fazer estes exemplos, de um clique que os próximos slides mostram estes exercícios já resolvidos. MAS SÓ CLIQUE APÓS TERMINAR DE FAZER SOZINHO!!!

61 Resolução exercício 1

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Para efetuar com sucesso os exemplos que serão mostrados a seguir é necessário que exista no SQL Server uma pessoa que se conecte como Administrador,

Leia mais

Structured Query Language (SQL)

Structured Query Language (SQL) SQL Histórico Structured Query Language (SQL) Foi desenvolvido pela IBM em meados dos anos 70 como uma linguagem de manipulação de dados (DML - Data Manipulation Language) para suas primeiras tentativas

Leia mais

Introdução à Engenharia da Computação. Banco de Dados Professor Machado

Introdução à Engenharia da Computação. Banco de Dados Professor Machado Introdução à Engenharia da Computação Banco de Dados Professor Machado 1 Sistemas isolados Produção Vendas Compras Banco de Dados Produtos... Banco de Dados Produtos... Banco de Dados Produtos... Desvantagens:

Leia mais

Introdução à linguagem SQL

Introdução à linguagem SQL Introdução à linguagem SQL 1 Histórico A linguagem de consulta estruturada (SQL - Structured Query Language) foi desenvolvida pela empresa IBM, no final dos anos 70. O primeiro banco de dados comercial

Leia mais

Comandos de Manipulação

Comandos de Manipulação SQL - Avançado Inserção de dados; Atualização de dados; Remoção de dados; Projeção; Seleção; Junções; Operadores: aritméticos, de comparação,de agregação e lógicos; Outros comandos relacionados. SQL SQL

Leia mais

Banco de Dados. Conversão para o Banco de Dados SisMoura

Banco de Dados. Conversão para o Banco de Dados SisMoura Banco de Dados Conversão para o Banco de Dados SisMoura Objetivo : Converter as informações contidas em um determinado banco de dados para o banco de dados do Sismoura. Restaurar Banco de Dados em branco

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS POSTGRESQL O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados dos mais robustos e avançados do mundo. Seu código é aberto e é totalmente gratuito,

Leia mais

SQL Linguagem de Manipulação de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

SQL Linguagem de Manipulação de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Linguagem de Manipulação de Dados Banco de Dados SQL DML SELECT... FROM... WHERE... lista atributos de uma ou mais tabelas de acordo com alguma condição INSERT INTO... insere dados em uma tabela DELETE

Leia mais

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 4 O Componente Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Ano: 03/2011

Leia mais

Linguagem de Consulta Estruturada SQL- DML

Linguagem de Consulta Estruturada SQL- DML Linguagem de Consulta Estruturada SQL- DML INTRODUÇÃO A SQL - Structured Query Language, foi desenvolvido pela IBM em meados dos anos 70 como uma linguagem de manipulação de dados (DML - Data Manipulation

Leia mais

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA. Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA. Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel Competências a serem trabalhadas nessa aula Criação da Base de Dados (MySQL) Criação de Tabelas Tipo de Dados Chave Primária

Leia mais

2008.1 SQL. Autor: Renata Viegas

2008.1 SQL. Autor: Renata Viegas SQL Autor: Renata Viegas A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua

Leia mais

1. SQL Instrumental...2 1.1 Select...3 1.2 Delete...13 1.3 Update... 1.4 Insert... 1.5 Group by... 1.6 Having... 1.7 Unnion All...

1. SQL Instrumental...2 1.1 Select...3 1.2 Delete...13 1.3 Update... 1.4 Insert... 1.5 Group by... 1.6 Having... 1.7 Unnion All... SQL 1. SQL Instrumental...2 1.1 Select...3 1.2 Delete...13 1.3 Update... 1.4 Insert... 1.5 Group by... 1.6 Having... 1.7 Unnion All... 2. Servidor... 2.1 Ativando log no Broker... 2.2 Leitura do log no

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

SQL comando SELECT. SELECT [DISTINCT] <campos> FROM <tabela> [condição] [ ; ] Paulo Damico - MDK Informática Ltda.

SQL comando SELECT. SELECT [DISTINCT] <campos> FROM <tabela> [condição] [ ; ] Paulo Damico - MDK Informática Ltda. SQL comando SELECT Uma das tarefas mais requisitadas em qualquer banco de dados é obter uma listagem de registros armazenados. Estas tarefas são executadas pelo comando SELECT Sintaxe: SELECT [DISTINCT]

Leia mais

Tarefa Orientada 15 Manipulação de dados

Tarefa Orientada 15 Manipulação de dados Tarefa Orientada 15 Manipulação de dados Objectivos: Criação de tabelas teste Comando INSERT INTO Inserção de dados Comando INSERT Actualização de dados Comando UPDATE Eliminação de dados Comando DELETE

Leia mais

Prof. Carlos Majer Aplicações Corporativas UNICID

Prof. Carlos Majer Aplicações Corporativas UNICID Este material pertence a Carlos A. Majer, Professor da Unidade Curricular: Aplicações Corporativas da Universidade Cidade de São Paulo UNICID Licença de Uso Este trabalho está licenciado sob uma Licença

Leia mais

3) Palavra-chave distinct (select-from). Obter apenas os pibs distintos entre si.

3) Palavra-chave distinct (select-from). Obter apenas os pibs distintos entre si. NOME: BRUNO BRUNELI BANCO DE DADOS - ADS create database ProducaoMinerais use ProducaoMinerais create table Mineral( nome varchar(15) primary key, preco real) create table Pais( nome varchar(30) primary

Leia mais

Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 5 SELECT * FROM Minha_memoria Revisando Sintaxes SQL e Criando programa de Pesquisa Ano:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ EAJ - PRONATEC / REDE etec MÓDULO III DESENVOLVIMENTO PROFESSOR ADDSON COSTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ EAJ - PRONATEC / REDE etec MÓDULO III DESENVOLVIMENTO PROFESSOR ADDSON COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ EAJ - PRONATEC / REDE etec MÓDULO III DESENVOLVIMENTO PROFESSOR ADDSON COSTA RESUMO DE AULA CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

Criação Visual de Consultas. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.

Criação Visual de Consultas. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu. Criação Visual de Consultas Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Introdução A complexidade dos sistemas informatizados atuais

Leia mais

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS POSTGRESQL O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados dos mais robustos e avançados do mundo. Seu código é aberto e é totalmente gratuito,

Leia mais

2008.1. A linguagem SQL

2008.1. A linguagem SQL SQL 2008.1 A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Cadastros e Acessos. Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0

Cadastros e Acessos. Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Cadastros e Acessos Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Histórico das versões VER DATA AUTOR DESCRIÇÃO DA MODIFICAÇÃO 1.0 18/08/2010 MT Versão Inicial Índice

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Projeto de Banco de Dados: Empresa X

Projeto de Banco de Dados: Empresa X Projeto de Banco de Dados: Empresa X Modelo de negócio: Empresa X Competências: Analisar e aplicar o resultado da modelagem de dados; Habilidades: Implementar as estruturas modeladas usando banco de dados;

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Banco de Dados. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br. Exercícios SQL

Banco de Dados. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br. Exercícios SQL Banco de Dados Exercícios SQL 1 TRF (ESAF 2006) 32. Analise as seguintes afirmações relacionadas a Bancos de Dados e à linguagem SQL: I. A cláusula GROUP BY do comando SELECT é utilizada para dividir colunas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN BANCO DE DADOS II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN BANCO DE DADOS II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN BANCO DE DADOS II BANCO DE DADOS II AULA 3 Linguagem SQL Linguagem de manipulação de dados (DML) DISCIPLINA: Banco de

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

SQL (Structured Querie Language) Escola Secundária de Emídio Navarro 2001/2002 Estruturas, Tratamento e Organização de Dados

SQL (Structured Querie Language) Escola Secundária de Emídio Navarro 2001/2002 Estruturas, Tratamento e Organização de Dados SQL (Structured Querie Language) SQL é mais que uma linguagem de interrogação estruturada. Inclui características para a definição da estrutura de dados, para alterar os dados de uma base de dados, e para

Leia mais

Principais Instruções em SQL

Principais Instruções em SQL Instrução Principais Instruções em SQL Instrui o programa principal do banco de dados para retornar a informação como um conjunto de registros. Sintaxe [predicado { * tabela.* [tabela.]campo1 [AS alias1]

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Principais Comandos SQL Usados no MySql

Principais Comandos SQL Usados no MySql Principais Comandos SQL Usados no MySql O que é um SGBD? Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (como no Brasil) ou Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares)

Leia mais

LINGUAGEM SQL. SQL Server 2008 Comandos iniciais

LINGUAGEM SQL. SQL Server 2008 Comandos iniciais 1 LINGUAGEM SQL SQL Server 2008 Comandos iniciais SQL - STRUCTURED QUERY LANGUAGE Quando os Bancos de Dados Relacionais estavam sendo desenvolvidos, foram criadas linguagens destinadas à sua manipulação.

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One.

Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One. Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a criar consultas SQL utilizando as ferramentas de consulta do SAP Business One Assistente de consultas e Gerador

Leia mais

Principais Instruções em SQL. Contidas nesta apostila as principais instruções em SQL para a manutenção em Bancos de Dados.

Principais Instruções em SQL. Contidas nesta apostila as principais instruções em SQL para a manutenção em Bancos de Dados. Principais Instruções em SQL Contidas nesta apostila as principais instruções em SQL para a manutenção em Bancos de Dados. Atenção: Esta apostila foi desenvolvida com o auxílio on-line do banco MS-ACCESS,

Leia mais

CRIANDO, ALTERADO E EXCLUINDO TABELAS, INSERINDO, SELECIONANDO, ALTERANDO E EXCLUINDO DADOS

CRIANDO, ALTERADO E EXCLUINDO TABELAS, INSERINDO, SELECIONANDO, ALTERANDO E EXCLUINDO DADOS CRIANDO, ALTERADO E EXCLUINDO TABELAS, INSERINDO, SELECIONANDO, ALTERANDO E EXCLUINDO DADOS Prof. Me. Hélio Esperidião SQL - STRUCTURED QUERY LANGUAGE SQL é uma linguagem padronizada para a definição e

Leia mais

Linguagem de Consulta - SQL

Linguagem de Consulta - SQL Complementos da Linguagem SQL - Eliminando Tuplas Repetidas Exemplo: Obter o código das editoras que têm livros publicados CodEditora Titulo Publicacao... 04 Banco de Dados 1989 02 Análise 2000 01 XML

Leia mais

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR 8VDQGRSDUkPHWURV

8VDQGR5HSRUW0DQDJHUFRP&ODULRQH3RVWJUH64/ -XOLR&HVDU3HGURVR 8VDQGRSDUkPHWURV 8VDQGRSDUkPHWURV O envio de parâmetros para um relatório é uma das funções mais úteis do Report Manager, com eles você pode: Permitir que o usuário final altere palavras ou sentenças de um relatório; Atribuir

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal...

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal... Sumário 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02 2. Tela do e-mail...02 3. Login...03 4. Página pessoal...04 5. Dados pessoais...05 6. Contatos...06 7. Telefone...14 8. Foto...16

Leia mais

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 1 Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 (1 Passo) Vamos digitar os dados na planilha. Para isso temos três banco de dados (Dados 1, Dados 2 e Dados 3), no qual irão gerar três Boxplot. Figura 1

Leia mais

Ex.: INSERT INTO tmpautor (CDAUTOR, NMAUTOR) VALUES (1, Renato Araújo )

Ex.: INSERT INTO tmpautor (CDAUTOR, NMAUTOR) VALUES (1, Renato Araújo ) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: B1SGB - Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Memória de aula Aula 10 1) Incluindo linhas nas tabelas a. Para incluir linhas em tabelas

Leia mais

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo. Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C

Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C Resumo da Matéria de Linguagem de Programação Linguagem C Vitor H. Migoto de Gouvêa 2011 Sumário Como instalar um programa para executar o C...3 Sintaxe inicial da Linguagem de Programação C...4 Variáveis

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO:

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: Sumário NA AGENDA COMO FAÇO PARA VER PACIENTES COM TRATAMENTO EM ABERTO MAIS SEM AGENDAMENTO?... 2 COMO FAÇO PARA PROCURAR UM PACIENTE E IMPRIMIR

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

CRIANDO UM BANCO DE DADOS

CRIANDO UM BANCO DE DADOS CRIANDO UM BANCO DE DADOS Bem, antes de iniciarmos propriamente no delphi, devemos aprender a usar sua ferramentas, sendo uma das mais importantes o Database Desktop, pois é com esta que construímos nossos

Leia mais

Tarefa Orientada 16 Vistas

Tarefa Orientada 16 Vistas Tarefa Orientada 16 Vistas Objectivos: Vistas só de leitura Vistas de manipulação de dados Uma vista consiste numa instrução de SELECT que é armazenada como um objecto na base de dados. Deste modo, um

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

AULA 8 CRIANDO UMA CLASSE EM PHP INTERAGINDO COM BANCO DE DADOS - COM RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS

AULA 8 CRIANDO UMA CLASSE EM PHP INTERAGINDO COM BANCO DE DADOS - COM RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS AULA 8 CRIANDO UMA CLASSE EM PHP INTERAGINDO COM BANCO DE DADOS - COM RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS Na grande maioria dos sistemas, faz-se necessário utilizar informações que estão armazenadas em uma determinada

Leia mais

LINGUAGEM SQL PARA CONSULTAS EM MICROSOFT ACCESS

LINGUAGEM SQL PARA CONSULTAS EM MICROSOFT ACCESS LINGUAGEM SQL PARA CSULTAS EM MICROSOFT ACCESS Objetivos: Neste tutorial serão apresentados os principais elementos da linguagem SQL (Structured Query Language). Serão apresentados diversos exemplos práticos

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET PROJETO DE BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET PROJETO DE BANCO DE DADOS Exemplos de Scripts SQL (PostgreSQL) Pizzaria 1 2 Criação de BANCO DE DADOS CREATE DATABASE nome_do_banco; CREATE DATABASE pizzaria; Criação de TABELAS SOMENTE COM CHAVE PRIMÁRIA CREATE TABLE nome_da_tabela

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br Os comandos SQL podem ser agrupados em 3 classes: DDL Data Definition Language Comandos para a Definição

Leia mais

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Código escola Ao abrir o aplicativo, será exibida tela solicitando o código da escola que utilizará o sistema. Para acessar, basta digitar o código fornecido

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

SQL UMA ABORDAGEM INTERESSANTE

SQL UMA ABORDAGEM INTERESSANTE SQL é uma linguagem de consulta estruturada, do inglês Structured Query Language. É uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (base de dados relacional). Muitas das características

Leia mais

Tarefa Orientada 13 Agrupamento e sumário de dados

Tarefa Orientada 13 Agrupamento e sumário de dados Tarefa Orientada 13 Agrupamento e sumário de dados Objectivos: Funções de agregação Agrupamento e sumário de dados Funções de agregação Nesta tarefa orientada iremos formular consultas que sumariam os

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 3 Sumário 1 Cadastros Básicos3 11 Documento3 111 Modelo3 112 Tipo6 12 Pessoa10 121 Conciliador10

Leia mais

EXERCÍCIOS PRÁTICOS. Banco de Dados

EXERCÍCIOS PRÁTICOS. Banco de Dados EXERCÍCIOS PRÁTICOS Banco de Dados Introdução ao uso do SQL Structured Query Language, considerando tanto DDL Data Definition Language quanto DML Data Manipulation Language. Banco de Dados selecionado:

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Tarefa Orientada 12 Junção Externa, Auto-Junção e União

Tarefa Orientada 12 Junção Externa, Auto-Junção e União Tarefa Orientada 12 Junção Externa, Auto-Junção e União Objectivos: Junção externa (Outer JOIN) Junção externa à esquerda (LEFT Outer JOIN) Junção externa à direita (RIGHT Outer JOIN) Junção externa completa

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Profº Aldo Rocha. Banco de Dados

Profº Aldo Rocha. Banco de Dados Profº Aldo Rocha Banco de Dados HOJE! CREATE TABLE com uma Chave primária Primeiramente façam um SELECT na tabela pessoa. Percebam que não há NENHUMA CHAVE PRIMÁRIA. utilizem o comando SHOW CREATE TABLE

Leia mais

SQL DML. Frederico D. Bortoloti freddb@ltc.ufes.br

SQL DML. Frederico D. Bortoloti freddb@ltc.ufes.br Banco de Dados I SQL DML Frederico D. Bortoloti freddb@ltc.ufes.br SQL - DML Os exemplos da aula serão elaborados para o esquema de dados a seguir: Empregado(matricula, nome, endereco, salario, supervisor,

Leia mais

Escrito por Sex, 14 de Outubro de 2011 23:12 - Última atualização Seg, 26 de Março de 2012 03:33

Escrito por Sex, 14 de Outubro de 2011 23:12 - Última atualização Seg, 26 de Março de 2012 03:33 Preço R$ 129.00 Compre aqui SUPER PACOTÃO 3 EM 1: 186 Vídeoaulas - 3 dvd's - 10.5 Gybabyte. 1) SQL 2) Banco de Dados (Oracle 10g, SQL Server 2005, PostgreSQL 8.2, Firebird 2.0, MySQL5.0) 3) Análise e Modelagem

Leia mais

Índice. 1. Introdução... 02. 2. Objetivo... 02. 3. Clonagem do Sistema... 03. 4. Configuração dos Campos... 06

Índice. 1. Introdução... 02. 2. Objetivo... 02. 3. Clonagem do Sistema... 03. 4. Configuração dos Campos... 06 Índice 1. Introdução... 02 2. Objetivo... 02 3. Clonagem do Sistema... 03 4. Configuração dos Campos... 06 5. Realização de Testes na Versão 2.0... 07 6. Realização de Testes em ambiente de Produção...

Leia mais

Introdução à Banco de Dados. Nathalia Sautchuk Patrício

Introdução à Banco de Dados. Nathalia Sautchuk Patrício Introdução à Banco de Dados Nathalia Sautchuk Patrício Histórico Início da computação: dados guardados em arquivos de texto Problemas nesse modelo: redundância não-controlada de dados aplicações devem

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade.

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Pré-requisitos. 1 - Antes de iniciar a integração com

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO 1. Acesse através do navegador (preferencialmente Mozilla Firefox ou Google Chrome) o endereço web do sistema:

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1 IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1 Banco de Dados Fundamentos de SQL Structured Query Language Aula2 Apresentado por: Robson do Nascimento Fidalgo rdnf@cin.ufpe.br IF685

Leia mais

Junções e Índices em Tabelas

Junções e Índices em Tabelas Junções e Índices em Tabelas Prof. Fernanda Baião fernanda.baiao@uniriotec.com.br SGBD Considerados MySQL (http://www.mysql.org) SGBD gratuito e simples, sem muitos recursos avançados Fácil de instalar

Leia mais

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes E&L Compras, Licitações e Contratos Perguntas Frequentes 1. Como consolidar itens na pesquisa de preço ou licitação? Os itens deveram ter o mesmo código, unidade e descrição. 2. É possível reutilizar os

Leia mais