PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 1 / 14 LÍNGUA PORTUGUESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 1 / 14 LÍNGUA PORTUGUESA"

Transcrição

1 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 1 / 14 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO LÍNGUA PORTUGUESA O texto abaixo é um poema de autoria de Gonçalves Dias, cujas características literárias estão fundamentadas no estilo de época Romantismo. Leito de Folhas Verdes 1 Por que tardas, Jatir, que tanto a custo À voz do meu amor moves teus passos? Da noite a viração, movendo as folhas, Já nos cimos do bosque rumoreja. 5 Eu sob a copa da mangueira altiva Nosso leito gentil, cobri zelosa Com mimoso tapiz de folhas brandas, Onde o frouxo luar brinca entre flores. 9 Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco, Já solta o bogari mais doce aroma! Como prece de amor, como estas preces, No silêncio da noite, o bosque exala. 13 Brilha a lua no céu, brilham estrelas, Correm perfumes no correr da brisa, A cujo influxo mágico respira-se Um quebranto de amor, melhor que a vida! 17 A flor que desabrocha ao romper d alva Um só giro do sol, não mais, vegeta: Eu sou aquela flor que espera ainda Doce raio do sol que me dê vida. 21 Sejam vales ou monte, lago ou terra, Onde quer que tu vás, ou dia ou noite, Vai seguindo após ti meu pensamento; Outro amor nunca tive: és meu, sou tua! 25 Meus olhos outros olhos nunca viram, Não sentiram meus lábios outros lábios, Nem outras mãos, Jatir, que não as tuas A arazóia na cinta me apertaram. 29 Do tamarindo a flor jaz entreaberta, Já solta o bogari mais doce aroma; Também meu coração, como estas flores, Melhor perfume ao pé da noite exala! 33 Não me escutas, Jatir! nem tardo acodes À voz do meu amor, que em vão te chama. Tupã! lá rompe o sol! Do leito inútil A brisa da manhã sacuda as flores! ( Gonçalves Dias, Últimos Contos )

2 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 2 / 14 1ª QUESTÃO - Marque a alternativa CORRETA. No texto se conta que: A. Jatir estava sendo esperado para um encontro amoroso; entretanto, por motivos ignorados, não apareceu; daí as queixas da amada que o busca em vão por todos os recantos. B. A amada aguardava ansiosa a chegada de Jatir para um encontro de amor; a noite passa e Jatir não aparece; ao romper do dia a amada desilude-se. C. Jatir espera a amada e para ela prepara um leito de folhas; a noite desce e a amada não vem; o desespero toma conta do amado. D. Desesperada pela deslealdade do amado, a noiva o aguarda pela noite adentro; pela manhã, pede a Tupã que destrua os sonhos acalentados e faça com que Jatir nunca mais volte. 2ª QUESTÃO Marque a alternativa CORRETA. Enquanto aguarda Jatir, a amada: A. Mostra-se ansiosa porque o amado se acha atrasado. B. Dirige-se à natureza e a ela pede ajuda. C. Distrai-se calmamente, contemplando a natureza. D. Comporta-se freneticamente à espera do amado. 3ª QUESTÃO No primeiro verso a pergunta direta Por que tardas, o vocativo Jatir, a suposição de que o amado se mova a custo, o fato de a hora aprazada para o encontro estar-se escoando, são recursos de estilo que comunicam o sentimento que caracteriza o estado de espírito da amada. Que sentimento é esse? Marque a alternativa CORRETA. A. Serenidade. B. Desilusão. C. Frenesi. D. Ansiedade. 4ª QUESTÃO Na Segunda estrofe que sentimento se esconde nas palavras do segundo verso: Nosso leito gentil, cobri zelosa? Marque a alternativa CORRETA. A. Conformismo em dividir o seu amado com outra. B. Renúncia diante da ausência do amado. C. Exclusividade no amor. D. Exclusividade de Jatir.

3 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 3 / 14 5ª QUESTÃO Na terceira estrofe há dois importantes símbolos femininos. Um representa a amada, o outro o seu amor. Marque a alternativa CORRETA que representa esses símbolos. A. O silêncio da noite e o bosque. B. A flor do tamarindo e as preces. C. O silêncio da noite e o aroma da flor. D. A flor do tamarindo e o aroma da flor. 6ª QUESTÃO Na quarta estrofe as delícias do amor com que a amada acena ao seu amado vêm envolvidas num encantamento mágico e embriagador de que a natureza também participa. Marque a alternativa CORRETA cujo sentido mais intensamente comunica essa atmosfera. A. Brilha a lua no céu, brilham estrelas ; respira-se ; melhor que a vida. B. Influxo que respira melhor que a vida. C. Correm perfumes no correr da brisa ; influxo mágico ; quebranto de amor. D. Brilha a lua no céu ; quebranto ; melhor que a vida. 7ª QUESTÃO Na sexta e na sétima estrofes a amada descreve sua grande paixão por Jatir. Mas, no calor de suas palavras apaixonadas, sente-se também o desespero que começa a tomar conta dela. Marque a alternativa CORRETA que melhor retrata esse último sentimento, que é uma verdadeira cobrança de compromisso assumido por Jatir. A. Onde quer que tu vás, ou dia ou noite, vai seguindo após ti meu pensamento. B. Nem outras mãos, Jatir, que não as tuas a arazóia na cinta me apertaram. C. Meus olhos outros olhos nunca viram, não sentiram meus lábios outros lábios. D. Outro amor nunca tive: és meu, sou tua.

4 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 4 / 14 8ª QUESTÃO Comparando a quarta estrofe com a oitava, marque a alternativa CORRETA. Os elementos da natureza evocados pela amada para caracterizá-la como centro de atração amorosa, como se situam agora, tendo em vista o seu novo estado psicológico? A. Na quarta estrofe, aqueles elementos representaram, primeiramente, o pano de fundo do poema, buscando uma forma interativa entre a amada e seu amor por Jatir; na quinta estrofe ratifica essa situação e devaneia nos prazeres da carne. B. Na quarta estrofe, os elementos são representativos do espírito indomável da personagem, que busca o seu amor a qualquer preço; na oitava estrofe suaviza sua alma que repousa, satisfatoriamente, no espírito combativo do ser humano, sofredor por natureza. C. Na quarta estrofe, aqueles elementos ajudaram a compor uma atmosfera de grande atração amorosa; na oitava estrofe simbolizam a amada que se vai desiludindo e seu amor perdendo o ímpeto inicial. D. Na quarta estrofe, os elementos da natureza refazem o percurso do pensamento anômalo e paradoxal da amada, ardentemente enamorada; na oitava estrofe, esse frenesi repentino e desconexo, se confirma com a chegada do novo dia. 9ª QUESTÃO - É perfeitamente significativo o ritmo exclamativo da nona estrofe. Há três etapas: Jatir!, Tupã! lá rompe o sol! e A brisa da manhã sacuda as folhas!. Essas etapas parecem marcar três sentimentos que se sucedem e sugerem o tema. Diríamos que os três sentimentos são a decepção, a desilusão e a revolta. Com que palavra se pode definir esse tema? Marque a resposta CORRETA. A. Frustração. B. Revolta. C. Conformismo. D. Desespero. CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS 10ª QUESTÃO - Assinale a alternativa CORRETA em que todas as palavras estão grafadas corretamente: A. ( ) Alteza, enchovia, francesa, xuxu. B. ( ) Cuscus, chuchu, enxarcar, enxovia. C. ( ) Enxurrada, enchovia, xuxu, champu. D. ( ) Paralisar, pesquisar, chuchu, enxovia.

5 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 5 / 14 11ª QUESTÃO - Marque a alternativa CORRETA que apresenta erro de regência verbal ou regência nominal. A. As aulas a que assisti foram proveitosas. B. As aulas que assisti foram proveitosas. C. Ele chamou o filho da vizinha, a qual veio correndo. D. Ele chamou o filho da vizinha, o qual veio correndo. 12ª QUESTÃO - Marque a alternativa INCORRETA. São palavras cognatas: A. Alma, animar, almejar. B. Beleza, belo, embelezar. C. Facção, facínora, fácil. D. Puro, juro, impuro. 13ª QUESTÃO - Marque a alternativa CORRETA. Na frase Em Minas, o que se respira é liberdade., o termo sublinhado é: A. Artigo. B. Pronome possessivo. C. Pronome demonstrativo. D. Pronome relativo. 14ª QUESTÃO Marque a alternativa CORRETA. A. Foi através do latim vulgar que os soldados, colonos e funcionários romanos levaram para as regiões conquistadas e, sob o influxo de múltiplos fatores, a língua diversificou-se com o tempo nas chamadas línguas românicas. B. O latim literário não diferenciava do latim vulgar, haja vista todos, à época, falarem o mesmo idioma padronizado. C. A língua portuguesa, embora não originária do latim, conserva palavras etimologicamente latinas. D. A língua portuguesa, embora originária do latim, perdeu sua origem ao deixar de referenciar-se à sua etimologia. 15ª QUESTÃO - Marque a opção INCORRETA. Fazem parte do mesmo ramo etimológico da língua portuguesa: A. Italiano, espanhol, romeno. B. Catalão, sardo, rético. C. Francês, Provençal, dalmático. D. Inglês, alemão, russo.

6 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 6 / 14 16ª QUESTÃO Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do trecho abaixo: Em resposta ao Of. 13/90, comunicamos a Vossa Senhoria que Excelência, o Secretário de Viação, comparacerá às solenidades de inauguração dessa Empresa. Por este motivo, solicitiamos a Vossa Senhoria a presença de secretária na reunião que realizaremos, no dia 10/09/90, com a finalidade de elaborarmos, conjuntamente, o cronograma das festividades. A. Sua, sua. B. Sua, vossa. C. Vossa, Vossa. D. Vossa, sua. 17ª QUESTÃO Assinale o item em que HÁ ERRO quanto à flexão verbal. A. Quando eu vir o resultado, ficarei tranqüilo. B. Requeiro-lhe um atestado de bons antecedentes. C. Ainda que você aja, eu não agirei. D. Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito. 18ª QUESTÃO Indique a alternativa INCORRETA considerando a concordância verbal. A. Quinze dias é pouco para a conclusão deste trabalho. B. Naquele momento batia dez horas no relógio da sala. C. Trinta por cento dos candidatos aprovados serão contratados. D. Eram três horas da madrugada quando saíram. 19ª QUESTÃO Assinale a opção em que o termo destacado tem valor de advérbio. A. Achei-o meio triste, com ar abatido. B. Não há meio mais fácil de estudar. C. Só preciso de meio metro dessa renda. D. Encarou-nos, esboçando um meio sorriso.

7 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 7 / 14 20ª QUESTÃO Marque a opção que preenche corretamente o período: Se os professores o apoio dos alunos e o Ministério não se com o Reitor, a Universidade sua normalidade brevemente. A. obtêm - indispõe - reouveria; B. obtessem - indispusesse - teria reavido; C. obtivessem - indisposse - teria reavido; D. obtiverem - indispuser - reaverá. 21ª QUESTÃO Assinale a alternativa que apresenta ERRO de concordância nominal. A. Entregou intactosa documentação e a bagagem. B. Falei do seu entusiasmo e alegria contagiante. C. Aquela foi uma amizade e dedicação duradouras. D. Comunica-se nas línguas inglesa, francesa e alemã. 22ª QUESTÃO Assinale a frase em que a pontuação está INCORRETA. A. Cansado, o motorista levou o táxi de volta. B. Pai e fliho, desceram do ônibus rapidamente. C. Naquele dia, muitos pais não foram trabalhar. D. Ao chegar ao colégio, o menino ficou emocionado. 23ª QUESTÃO Assinale a alternativa CORRETA quanto à frase do texto e sua classificação. "Felizmente, para Voltaire, sua vida toda foi um desmentido a isso, e até hoje nos admiramos de sua corajosa parcialidade." A. período simples; B. período composto por subordinação; C. período composto por coordenação; D. período composto por coordenação e subordinação.

8 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 8 / 14 24ª QUESTÃO Marque a opção do valor semântico (figura de linguagem) da seguinte frase. "Auriverde pendão da minha terra, que a brisa do Brasil beija e balança." A. Sinestesia B. Metáfora C. Metonímia D. Aliteração 25ª QUESTÃO Em qual das alternativas colocaríamos o artigo definido feminino para todos os substantivos? A. sósia - doente - lança-perfume B. dó - telefonema - diabete C. clã - eclipse - pijama D. cal - elipse dinamite MATEMÁTICA 26ª QUESTÃO O conjunto imagem da função f(x) = x ( x 4) é A. {2} B. {2, - 2} C. R + D. R - 27ª QUESTÃO Se sen x cos x = 1, o valor de sen x + cos x é : 2 A. 3 4 B C. 3 8 D. -3 4

9 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 9 / 14 28ª QUESTÃO é igual a: 1 + sen 2 x 1 + cos 2 x 1 + sec 2 x 1 + cossec 2 x A. 3 B. 1 C. 4 D. 2 29ª QUESTÃO (40, x, y, 5,...) é uma P.G. de razão q e (q, 8 a, 7,... ) uma P.A. o valor de a é: 2 A. 7 B. 5 C. 6 D ª QUESTÃO No plano Cartesiano, os pontos (1,0) e ( 1, 0 ) são vértices de um quadrado cujo centro é a origem. Qual a área do quadrado? A. 2 B. 3 C. 4 D. 5 31ª QUESTÃO A distância entre os pontos (2, 1) e ( 1, 3) é igual a: A. 5 B. C. D

10 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 10 / 14 32ª QUESTÃO O valor de 9% é: A. 30 % B. 30 C. 3 D. 3% 33ª QUESTÃO A hipotenusa e um dos catetos de um triângulo retângulo medem respectivamente 2 3 cm e 3 cm. A medida do ângulo oposto ao cateto dado é: A. 30 o B. 60 o C. 45 o D. 15 o 34ª QUESTÃO A expressão sen x cos x é igual a: 1 + cos x sen x A. 2 sec x B. 2 cossec x C. 2 cos x D. 2 sen x 35ª QUESTÃO Quatro carros e uma caminhoneta formam uma fila no estacionamento. De quantas maneiras esta fila pode ser formada, de modo que a caminhoneta fique sempre em 1º lugar? A. 24 B. 8 C. 12 D ª QUESTÃO O conjunto solução da equação log x (10 + 3x) = 2, em R, é: A. B. { 5 } C. { -2 } D. { -2,5 }

11 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 11 / 14 37ª QUESTÃO O conjunto solução da equação (n 1)! = 1, é: (n + 1)! 4 n A. S = B. S = { 0 } C. S = { 3 } D. S = { - 3 } 38ª QUESTÃO Numa P.A. de 21 termos o 3º termo é 1 e o 7º termo é 41. O termo médio dessa P.A. é: A. 80 B. 81 C. 82 D ª QUESTÃO O valor de m para que a equação mx y 3m + 6 = 0 represente a reta que passa pelo ponto (5, 0) é: A. 9 B. 3 C. 3 D. 9 40ª QUESTÃO O triângulo equilátero de 4 cm de lado, sua altura é: A. 2 3 cm B. 2 cm C. 4 cm D. 3 2 cm

12 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 12 / 14 DIREITOS HUMANOS 41ª QUESTÃO A entidade supranacional denominada Organização das Nações Unidas (ONU), teve seus objetivos definidos na chamada "Carta da ONU". Marque a opção que NÃO TEM RELAÇÃO com os objetivos da ONU: A. legislar sobre a segurança pública nacional. B. defender o respeito aos direitos humanos. C. defender o respeito às liberdades fundamentais de todos. D. obter cooperação internacional na solução de problemas internacionais. 42ª QUESTÃO Com relação aos Direitos Civis e Políticos, É FALSA a seguinte afirmativa: A. todo indivíduo tem direito à liberdade e à segurança de sua pessoa. B. todo indivíduo preso será informado, no momento do fato, das razões dessa detenção. C. ninguém pode ser objeto de prisão ou detenção arbitrária. D. todo indivíduo ilegalmente preso não terá o direito a compensação. 43ª QUESTÃO Assinale a opção FALSA no que se refere às principais características dos direitos fundamentais: A. os direitos humanos fundamentais não se perdem com o passar do tempo. B. os direitos fundamentais não se transferem de uma pessoa para outra. C. os direitos fundamentais não podem ser desrespeitados por nenhuma lei ou autoridade. D. os direitos fundamentais aplicam-se apenas a alguns indivíduos representantes do Estado. 44ª QUESTÃO É CORRETO AFIRMAR que segurança pública é: A. dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. B. um método de controle das ações dos cidadãos com a finalidade de proteção de seus direitos individuais. C. um dever do Estado, não podendo serem atribuídas responsabilidades aos cidadãos. D. um sistema de proteção do indivíduo que tem por objetivo eliminar todos os tipos de ameaças contra a seguridade social.

13 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 13 / 14 45ª QUESTÃO Quanto ao papel da polícia face aos direitos fundamentais É FALSA a afirmativa: A. a polícia é uma instituição de serviço à cidadania. B. direitos humanos, segurança pública e cidadania são temas antagônicos. C. a polícia é necessária para manutenção e preservação do estado democrático. D. direitos humanos, cada vez mais, está relacionado à polícia. 46ª QUESTÃO A Constituição do Brasil prevê que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...", com base nesta premissa, É ERRADO AFIRMAR que: A. os homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição. B. o direito à moradia não será concedido aos estrangeiros residentes no país. C. ninguém será submetido a tratamento desumano. D. e assegurado o livre exercício de cultos religiosos. 47ª QUESTÃO A assistência à saúde é dever do Estado QUE IMPLICA na garantia de: A. valorização do profissional da educação. B. dignidade, gratuidade e boa qualidade no atendimento e tratamento de saúde. C. participação exclusiva de instituições estrangeiras no sistema único de saúde SUS. D. integralidade na prestação de contas relativas a tratamentos particulares. 48ª QUESTÃO CONSTITUI objetivo fundamental da República Federativa do Brasil: A. garantir o desenvolvimento internacional. B. radicar a pobreza e a marginalização. C. reduzir as desigualdades sociais e regionais. D. promover cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

14 PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 FL. 14 / 14 49ª QUESTÃO Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e ao Estado e à coletividade é imposto o dever de defendê-lo e conservá-lo para as gerações presentes e futuras. Para tanto É ATRIBUIÇÃO do Estado: A. promover a educação ambiental a partir do ensino superior. B. criar parques industriais. C. preservar os recursos bioterapêuticos regionais. D. proibir a poluição. 50ª QUESTÃO Toda criança e adolescente têm o direito à educação, DEVENDO ao Estado ASSEGURAR: A. ensino supletivo, obrigatório e gratuito. B. atendimento em creche às criança de zero a seis anos de idade. C. vaga em escolas particulares quando a rede pública não puder atender a todos. D. atendimento educacional especializado às crianças super-dotadas.

Consternação. Beija-me mais uma vez. Tudo e nada Eu quero Um dilema Em que vivo!

Consternação. Beija-me mais uma vez. Tudo e nada Eu quero Um dilema Em que vivo! Amor perfeito À noite, o mar desponta Nos teus olhos doces No teu corpo, O doce brilho do luar Mexe a brisa Em teus cabelos negros E nessas mãos Tão cheias de carinho Encontro esse amor perfeito Que tens

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 8 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU ESCOLHA DO CURSO, NOTA DE CORTE PARA A APROVAÇÃO, LISTAS DE ESPERA, RECLASSIFICAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU ESCOLHA DO CURSO, NOTA DE CORTE PARA A APROVAÇÃO, LISTAS DE ESPERA, RECLASSIFICAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU ESCOLHA DO CURSO, NOTA DE CORTE PARA A APROVAÇÃO, LISTAS DE ESPERA, RECLASSIFICAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA Olá, Caro Aluno do PVS! Para começar, vamos lembrar que,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Vinho Novo Viver de Verdade

Vinho Novo Viver de Verdade Vinho Novo Viver de Verdade 1 - FILHOS DE DEUS - BR-LR5-11-00023 LUIZ CARLOS CARDOSO QUERO SUBIR AO MONTE DO SENHOR QUERO PERMANECER NO SANTO LUGAR QUERO LEVAR A ARCA DA ADORAÇÃO QUERO HABITAR NA CASA

Leia mais

Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.

Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. Convite Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam.

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Dicas para Ganhar Dinheiro Online

Dicas para Ganhar Dinheiro Online 1 Dicas para Ganhar Dinheiro Online Como ganhar dinheiro na internet José Guimarães Dezembro de 2013 2 Dedicatória Este livro é dedicado a você: Que sonha trabalhar em casa e ganhar dinheiro através de

Leia mais

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA PRIMEIRA PARTE: CONCORDÂNCIA NOMINAL I. Regra Geral II. Casos Particulares I) Regra Geral: Exemplo:

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

LEI SECA de trânsito

LEI SECA de trânsito LEI SECA de trânsito Tire algumas dúvidas sobre a nova Lei Seca no trânsito O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, está apresentando em sua edição desta segunda-feira (23) um interessante serviço público.

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Exame de Seleção 2009

Exame de Seleção 2009 2 PARTE II Leia atentamente o texto abaixo, O adolescente, de Mário Quintana, para responder à questão 1. A vida é tão bela que chega a dar medo. Não o medo que paralisa e gela, estátua súbita, mas esse

Leia mais

I ANTOLOGIA DE POETAS LUSÓFONOS. Fantasias

I ANTOLOGIA DE POETAS LUSÓFONOS. Fantasias Fantasias Acordar dos sonhos, Se é que se chama sonho. Pois, nas noites de insônia tudo é verdadeiro, Na tortura, na incerteza Uma fantasia dentro de um veleiro. Sonhos na madrugada nevando, A loucura

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B 1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira

Leia mais

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal: 207. Complete com eu ou mim : CLASSES DE PALAVRAS PRONOME: - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios; - para, viajar

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

COLÉGIO SHALOM 1 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº.

COLÉGIO SHALOM 1 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº. COLÉGIO SHALOM 1 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria Aluno(a):. Nº. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO E a receita é uma só: fazer as pazes com você mesmo, diminuir a expectativa e entender que felicidade

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10.

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10. Question 1 Question Question LETRA: E Fácil Question 4 LETRA: A Fácil Question 5 Gabarito de Inglês Question 6 LETRA: D Difícil Question 7 LETRA: A Média Question 8 LETRA: C Difícil Question 9 Question

Leia mais

Feira Literária. Todo dia é dia de ser criança! Banca de trocas de livros e gibis. 12/10, 2ª feira Feriado da Padroeira do Brasil

Feira Literária. Todo dia é dia de ser criança! Banca de trocas de livros e gibis. 12/10, 2ª feira Feriado da Padroeira do Brasil Outubro/2015 Parabenizamos também aos adultos que no auge da maturidade ainda conservam o sorriso e o olhar puro para a humanidade. 12/10, 2ª feira Feriado da Padroeira do Brasil Feira Literária Todo dia

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA TEXTO: 1 SAMUEL CAPITULO 3 HOJE NÃO É SOBRE SAMUEL QUE VAMOS CONHECER, SABEMOS QUE SAMUEL foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele foi comissionado para ungir asaul, o primeiro rei, e a David,

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. Leia o texto a seguir para realizar as lições de Matemática da semana. Os alunos do 3º ano foram

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

OLIMPVS.NET. Capítulo Áreas / Disciplinas

OLIMPVS.NET. Capítulo Áreas / Disciplinas VOLUME 1 GUIÕES INTERDISCIPLINARES Capítulo Áreas / Disciplinas 1 Psicólogos e diretores de turma 2 História; Geografia 3 Psicólogos e Diretores de Turma ; Geografia 4 Matemática; História 5 História 6

Leia mais

AO VIVO EM LISBOA convida a uma viagem muito especial A ESTRELA DA VIDA UM REENCONTRO DE ALMA - WORKSHOP DE ESTRATÉGIA E ORIENTAÇÃO PESSOAL -

AO VIVO EM LISBOA convida a uma viagem muito especial A ESTRELA DA VIDA UM REENCONTRO DE ALMA - WORKSHOP DE ESTRATÉGIA E ORIENTAÇÃO PESSOAL - UM REENCONTRO DE ALMA - WORKSHOP DE ESTRATÉGIA E ORIENTAÇÃO PESSOAL - AO VIVO EM LISBOA convida a uma viagem muito especial A ESTRELA DA VIDA A ESTRELA DA VIDA é um processo de desenvolvimento e orientação

Leia mais

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos à maneira adequada do padrão da língua materna;

Leia mais

Um Segredo Pouco Usado Que Pode Melhorar A Vida de Homens e Mulheres - Casados ou Solteiros

Um Segredo Pouco Usado Que Pode Melhorar A Vida de Homens e Mulheres - Casados ou Solteiros Um Segredo Pouco Usado Que Pode Melhorar A Vida de Homens e Mulheres - Casados ou Solteiros Existe um segredo pouco conhecido que pode mudar para sempre seus relacionamentos. Se estiver solteiro, irá querer

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 18 TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS (LIBRAS) 2014 Universidade Federal

Leia mais

Processo Seletivo Salesiano

Processo Seletivo Salesiano COLÉGIO SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA Processo Seletivo Salesiano Concurso de Bolsas de Estudos Nome do(a) aluno(a): Número de Inscrição: Série: 7º Ano Ensino Fundamental II ORIENTAÇÕES Ao receber

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESSOAL Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso IMPORTANTE O edital regulador do concurso e seus anexos, todos disponíveis no sitio

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA Cargos 01 a 05

PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA Cargos 01 a 05 9 PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA Cargos 01 a 05 QUESTÃO 26 José tem um sítio e lá ele colheu 25 laranjas. Vai reparti-las entre seus amigos João e Maria, de tal modo que Maria receba 5 laranjas

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: matemática

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: matemática Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 04 Disciplina: matemática Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 (OBEMEP- ADAPTADO) Laura e sua avó Ana acabaram de descobrir que,

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA Amanda Resende Piassi Estudante do curso de Licenciatura em Física Bolsista do Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS. GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS. GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades Marília Lidiane Chaves da Costa marilialidiane@gmail.com Izamara

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão

MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão Concurso dos Escoteiros do Brasil Região do Rio grande do Sul MISSÃO A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

CARREIRA E CONCURSO CHAN

CARREIRA E CONCURSO CHAN CARREIRA E CONCURSO OF CHAN ÍNDICE 3... INTRODUÇÃO 5... O CONCURSO 10... ENTREVISTAS CURSO SAPIENTIA 3 INTRODUÇÃO. No mundo dos concursos públicos, poucas pessoas conhecem os concursos para o Serviço Exterior

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 59 Discurso em ato comemorativo do

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA Emanuel Carvalho 1 SUMÁRIO Dedicatória 03 Agradecimentos 04 Prefácio 05 Mensagens de otimismo 08 até 94 2 Dedicatória Dedico este meu e-book a todas as pessoas

Leia mais

SAUDAÇÃO À BANDEIRA NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL

SAUDAÇÃO À BANDEIRA NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL SAUDAÇÃO À BANDEIRA 2008 NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL Quando Dom Pedro I ergueu a espada E independência pediu O povo gritou com força E liberdade conseguiu. Foram feitas outras bandeiras Para o

Leia mais

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 17 Discurso após a cerimónia de assinatura

Leia mais

PROVA ESCRITA PARTE A e B

PROVA ESCRITA PARTE A e B PROCESSO DE SELEÇÃO INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2012 PROVA ESCRITA PARTE A e B INSCRIÇÃO Nº CAMPO GRANDE MS, 07 DE NOVEMBRO DE 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre O CASO DA CALÇADA DO JASMIM UM CRIME? Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo:

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo: Honestidade Honestidade Esta é a qualidade de honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério. Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível. Quando

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

"Não quer sair comigo?! - então, foda-se!" "Vai querer mesmo decidir essa merda sozinho(a)?! - então, foda-se!"

Não quer sair comigo?! - então, foda-se! Vai querer mesmo decidir essa merda sozinho(a)?! - então, foda-se! (adaptado) O nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de "foda-se!" que ela diz. Existe algo mais libertário do que o conceito do "foda-se!"? O "foda-se!" aumenta a minha

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

claudia houdelier - maternidade maternidade

claudia houdelier - maternidade maternidade claudia houdelier - maternidade maternidade dedicatória para alexandre, meu único filho. de fora para dentro Tudo começa no ventre materno com certeza, a nossa história começa aqui. Uma história de uma

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1

QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1 QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1 Parabéns! Você foi aprovado no vestibular da FGV e durante os quatro primeiros semestres do curso stacou-se com boas notas. Agora, no final do quinto semestre, tenta conseguir

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

Escola Municipal Professora Zezé Ribas. Premio Afago de Literatura. A política brasileira

Escola Municipal Professora Zezé Ribas. Premio Afago de Literatura. A política brasileira Aluno: Camila Aparecida Pinto Serie: 7º ano A política brasileira Na política brasileira, existe uma grande chaga aberta e crescente já se tornou grande praga. Doença maldita, domina e contamina a toda

Leia mais

RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 14.12.14

RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 14.12.14 FGV Administração - 1.1.1 VESTIBULAR FGV 015 1/1/01 RESOLUÇÃO DAS 10 QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA PROVA DA TARDE MÓDULO DISCURSIVO QUESTÃO 1 Um mapa de um pequeno parque é uma região em forma de quadrilátero,

Leia mais

Todos os dias Leitura: atividades

Todos os dias Leitura: atividades Todos os dias Leitura: atividades 1. Escreva Certo (C) ou Errado (E) para as afirmações a seguir. A) O marido acorda a esposa todos os dias de manhã. ( ) B) Às seis da tarde ele volta para casa depois

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 1 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Português e de História 3º ano 3º A e B 3º C 3º D Semana de 7 a 11 de outubro quarta-feira segunda-feira terça-feira Leia o texto abaixo para realizar

Leia mais

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação?

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Deus é o CRIADOR. A Bíblia diz em GÊNESIS 1:1 No princípio criou Deus os CÉUS e a terra. DEUS revela-se a si mesmo através da criação. A Bíblia diz em SALMOS 19:1

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Organização espacial cadeia de tarefas. Referencias do PMEB Propósito principal de ensino Desenvolver nos

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 1 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 1 - I Pronomes pessoais Eu Tu 1 Você 2 / ele/ela A gente 3 Nós Vós 4 Eles/ elas

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais