JORNADA DE TRABALHO DO ADVOGADO EMPREGADO: ANALISTA TÉCNICO, QUE DESENVOLVE ATIVIDADES DE ADVOGADO NO SEBRAE/MA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JORNADA DE TRABALHO DO ADVOGADO EMPREGADO: ANALISTA TÉCNICO, QUE DESENVOLVE ATIVIDADES DE ADVOGADO NO SEBRAE/MA."

Transcrição

1 JORNADA DE TRABALHO DO ADVOGADO EMPREGADO: ANALISTA TÉCNICO, QUE DESENVOLVE ATIVIDADES DE ADVOGADO NO SEBRAE/MA. MARISE GONÇALVES ABDALLA 1 RESUMO O presente artigo visa tratar as questões que envolvem a jornada de trabalho, dos Analistas Técnicos do SEBRAE/MA, que desenvolvem atividades de advogado, na Assessoria Jurídica da entidade frente ao que dispõe a Lei nº 8.906, de 04 de Julho de 1994, Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. A abordagem dos pontos relevantes relacionados ao assunto será feita utilizando ainda, o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, bem como o Manual de Políticas e Procedimentos Sistema de Gestão de Pessoas, editado pelo Sebrae/MA, que estabelece políticas, diretrizes e procedimentos pertinentes à sua administração. Importante frisar que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 fixa, em seu art. 7º, XIII, o direito do trabalhador rural e urbano a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horário e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Ressaltamos que algumas categorias profissionais possuem jornada de trabalho reduzida, incluindo-se nesses casos, a jornada do advogado. Para tanto, o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil estabeleceu, a partir da sua publicação no ano de 1994, que a jornada de trabalho do advogado será de quatro horas diárias e vinte horas semanais, salvo previsão em Acordo ou Convenção Coletiva nos casos de dedicação exclusiva. Palavras Chaves: Jornada de trabalho do advogado empregado. Redução da duração do trabalho normal. Estatuto da Advocacia e da OAB. Acordo e Convenção Coletiva de Trabalho. Dedicação exclusiva. Contrato de trabalho SEBRAE/MA. 1 ABDALLA, Gonçalves Marise. Analista Técnico. SEBRAE/MA. Especialização em Processo Civil e Direito Civil.

2 2 1 INTRODUÇÃO No presente trabalho pretendemos analisar a aplicabilidade do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, Lei nº 8.906, de 04 de Julho de 1994, mais especificamente no que se refere à jornada de trabalho dos advogados, nas relações de trabalho firmadas entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão - Sebrae/MA e os Analistas Técnicos, que desenvolvem atividades em sua Assessoria Jurídica. Muito se tem discutido, sobre o limite da jornada de trabalho do advogado empregado, a partir do advento da Lei nº 8.906/94 Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, que prevê a jornada de quatro horas diárias e vinte horas semanais. O estudo é de fundamental importância, para demonstrar se o Sebrae/MA ao contratar profissionais com formação em Direito, para atuarem em sua Assessoria Jurídica, deveria ou não obedecer a jornada de trabalho fixada pelo Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Ressaltamos que esse tema merece ser enfrentado, por ser constantemente questionado no âmbito do SEBRAE/MA, considerando que os seus profissionais, advogados empregados, não possuem em seus contratos individuais de trabalho, disposição de cláusula de dedicação exclusiva. Os contratos de trabalho especificam apenas, a jornada de trabalho de oito horas diárias e quarenta horas semanais. Utilizaremos, na abordagem da problemática apresentada, o Manual de Políticas e Procedimentos Sistema de Gestão de Pessoas editado pelo Sebrae Nacional, ao qual o Sebrae/MA aderiu, o Decreto Lei nº 5.452/43 Consolidação das Leis do Trabalho, o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. O objetivo deste trabalho consiste em explanar a forma de contratação de advogados, adotada pelo SEBRAE/MA e, à luz dos normativos pátrios vigentes e analisar a necessidade de adequação da forma de contratação desses profissionais. Igualmente, teceremos comentários sobre o Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre o SEBRAE/MA e o SENALBA- Sindicato os Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Maranhão, entidade sindical que representa os empregados da entidade. Abordaremos ainda, o anteprojeto de lei encaminhado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão OAB/MA, para o Governo do Estado do Maranhão, que pretende estabelecer piso salarial para advogados empregados, a exemplo de outros estados

3 3 brasileiros, vinculando-o à jornada de trabalho, de forma diferenciada, para os contratos celebrados com carga horária de vinte horas semanais ou, no caso de dedicação exclusiva, isto é, quarenta horas semanais. Esperamos contribuir com este trabalho, para eventuais adequações dos contratos de trabalho firmados entre o SEBRAE/MA e seus advogados empregados. 2 DA JORNADA E HORÁRIO DE TRABALHO Cabe registrar preliminarmente, que o advogado pode figurar na relação de emprego como empregador, empregado e profissional autônomo, sendo que abordaremos neste trabalho, apenas as situações relativas ao advogado empregado e, consequentemente a jornada de trabalho desses profissionais. A relação de emprego do advogado empregado foi definida em Acórdão do TRT 2 : RELAÇÃO DE EMPREGO. ADVOGADO. É empregado, nos termos do art. 3º da CLT, o advogado que presta serviços de consultoria jurídica à empresa, assim como de representação judicial, de forma subordinada, mediante remuneração mensal fixa. Cumpri ainda, estabelecer a diferença entre jornada e horário de trabalho. De acordo com Alice Monteiro de Barros 3, jornada e horário de trabalho são definidos como: [...] Jornada é o período, durante um dia, em que o empregado permanece à disposição do empregador, trabalhando ou aguardando ordens (art. 4º da CLT). Já o horário de trabalho abrange o período que vai do início ao término da jornada, como também os intervalos que existem durante o seu cumprimento. Para Sérgio Pinto Martins 4 jornada diz respeito ao número de horas diárias de trabalho que o trabalhador presta à empresa. À hora de entrada e saída do trabalhador no emprego determina seu horário de trabalho. Arnaldo Süssekind 5 define que horário de trabalho é a fixação dos momentos em que deve ter início e fim a jornada normal de trabalho e, se for o caso, do intervalo para descanso ou refeição [...]. Logo o horário de trabalho pode ser diurno, noturno ou envolver o dia e a noite. 2 BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho.4ª Região. Recurso ordinário nº Relatora: Juíza Nires Maciel de Oliveira. Disponível em: < Acesso em: outubro de BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 8.ed. São Paulo: LTr, 2012, p MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 13.ed.São Paulo: Atlas, 2001, p SÜSSEKIND, Arnaldo et al. Instituições de Direito do Trabalho. 19. Ed. São Paulo: LTr, 2000, v. 2, p. 808.

4 4 No caso do SEBRAE/MA os empregados iniciam o trabalho às oito horas da manhã e, às doze horas inicia o intervalo do almoço, que é de duas horas. Retomam as atividades às catorze horas e encerram às dezoito horas, totalizando jornada de trabalho de oito horas diárias. A jornada semanal do SEBRAE/MA é fixada em quarenta horas semanais. Cumpre esclarecer que, apesar de existir previsão legal, para jornada de trabalho diferenciada para algumas categorias profissionais, o SEBRAE/MA não adota nenhuma delas. 3 DA JORNA ESPECIAL DO ADVOGADO A jornada de trabalho do advogado empregado está disciplinada no art. 20, da Lei nº 8.906/94, que estabelece quatro horas diárias e vinte horas semanais, comportando as seguintes exceções: fixação de outra jornada, por meio de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho, juntamente ao Sindicato e, quando se tratar de dedicação exclusiva, sendo esta última especificada no contrato individual de trabalho, com cláusula específica. Ressalta-se que, mesmo elencada como exceção, a possibilidade da jornada de trabalho exceder as vinte horas semanais, a contratação do advogado com dedicação exclusiva deve obedecer ao dispositivo da Constituição da República Federativa do Brasil, que limita a referida jornada a oito horas diárias, sendo a hora suplementar considerada, via de regra, como hora extra. Para entender a problemática a ser analisada, o Sebrae/MA é uma entidade associativa de direito privado, instituída sob a forma de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, cujos empregados estão sujeitos ao regime de trabalho Celetista, isto é, com base no Decreto Lei nº 5.452/43, Consolidação das Leis do Trabalho. Dessa forma, os seus empregados possuem jornada de trabalho diária, de oito horas e quarenta horas semanais. O SEBRAE/MA, ao contratar os seus empregados, enquadram-se em dois espaços ocupacionais estabelecidos no Manual de Políticas e Procedimentos -Sistema de Gestão de Pessoas 6 da entidade, ou seja, Assistente (nível médio) e Analista Técnico (nível superior). Com base no disposto no Manual de Políticas e Procedimentos 7 assim está definido espaço ocupacional: Espaço ocupacional caracteriza-se pelo conjunto de responsabilidades e competências definidas de acordo com a complexidade e relevância das ações e dos respectivos resultados. É através dos espaços ocupacionais que são definidas as trajetórias, requisitos e critérios para evolução na carreira. 6 SEBRAE-MA. Sistema Gestão de Pessoas: manuais de políticas e procedimentos. São Luís: [SEBRAE], (Aprovado por meio da Resolução CDE nº 005, de Abril de 2008). 7 Ibid. p. 9.

5 5 No entanto, os Analistas Técnicos contratados e alocados na área jurídica, com habilitação de bacharel em Direito, todos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, apesar de não adotada a terminologia advogado, exercem atividades próprias e privativas desses profissionais, ou seja, aquelas elencadas no art. 1º, incisos I e II, do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, Lei nº 8.906/94 8, que estabelece: Art. 1º São atividades privativas de advocacia: I - a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais; II - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Ressalta-se, entretanto, que o SEBRAE/MA exige, desses profissionais, jornada de trabalho de oito horas diárias e semanal de quarenta horas, em cláusula disposta no contrato de trabalho firmado entre a entidade e seus empregados. É importante frisar, para análise posterior, que a entidade não impõe cláusula de exclusividade aos seus empregados, o que não impede que os advogados do seu quadro de pessoal exerçam as atividades pertinentes ao profissional do direito, para outro tomador de serviços. Analisar a expressão dedicação exclusiva, com base no art. 12 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, editado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, é de suma importância no contexto do estudo da jornada de trabalho do advogado empregado. A discussão permeia a relação de trabalho estabelecida entre o SEBRAE/MA e seus advogados empregados, pois há divergência nas regras de contratação dos Analistas Técnicos, que atuam como advogados, em todo o Sistema Sebrae integrado pelas demais unidades da federação e Distrito Federal. 4 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA LEGISLAÇÃO INFRACONSTITUCIONAL Como alhures mencionado o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão SEBRAE/MA é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, regulada por seu estatuto social, que adota as regras trabalhistas estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho, Decreto Lei nº de 1º de Maio de Nesse contexto, os contratos de trabalho da entidade, com seus empregados, são firmados, indistintamente, com jornada de trabalho diária de 08 (oito) horas, totalizando 40 8 BRASIL. Lei n , de 4 de julho de Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. LEX: coletânea de legislação: Vademecuns, 13.ed. atual.e ampl. São Paulo: Saraiva, p

6 6 (quarenta) horas semanais, guardando congruência com o art. 7º, XIII, da Constituição Federal de e art. 58 do Decreto lei 5.452/43 10, que estabelecem, respectivamente, o seguinte: Art.7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: [...] omissis XIII duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; Art.58 A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite. O fato de não contratar advogados e, de incluir estes profissionais no rol de Analistas Técnicos, como dispõe o Manual de Políticas e Procedimentos - Sistema de Gestão de Pessoas faz com que o SEBRAE/MA pratique a mesma jornada de trabalho diária e semanal, para todos os seus empregados. Apesar de estabelecer a Constituição Federal, como já mencionado, a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, há legislação infraconstitucional, que estabelece jornada de trabalho diferenciada para alguns trabalhadores. No caso em comento, a jornada diária e semanal de trabalho do advogado foi fixada pelo Estatuto do Advogado, Lei nº 8.906/94 e no Regulamento Geral da OAB, editado pelo Conselho Federal e publicado no Diário da Justiça, Seção I, de 16/11/1994, e suas alterações. 5 DO ESTATUDO DA ADVOCACIA E A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB) LEI Nº 8.906/1994 Com o advento da Lei nº 8.906, em 04 de Julho de 1994, a jornada de trabalho do advogado empregado, passou a ser regulada por esse instituto que, no seu artigo 20, estabelece a duração da jornada de 04 (quatro) horas e a semanal de 20 (vinte) horas, assim disposto: Art. 20. A jornada de trabalho do advogado empregado, no exercício da profissão, não poderá exceder a duração diária de quatro horas contínuas e a de vinte horas semanais, salvo acordo ou convenção coletiva ou em caso de dedicação exclusiva. 1º Para efeitos deste artigo, considera-se como período de trabalho o tempo em que o advogado estiver à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, no seu escritório ou em atividades externas, sendo-lhe reembolsadas as despesas feitas com transporte, hospedagem e alimentação. 9 BRASIL.Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.Organização do texto por Luiz Roberto Curia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, p SAAD, Eduardo Gabriel. Consolidação das Leis do Trabalho: comentada. 40. ed. atual e ver. e ampl. São Paulo: LTr, 2007, p.131.

7 7 2º As horas trabalhadas que excederem a jornada normal são remuneradas por um adicional não inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito. 3º As horas trabalhadas no período das vinte horas de um dia até as cinco horas do dia seguinte são remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte e cinco por cento. No entanto, o caput do supramencionado artigo prevê a possibilidade de jornada de trabalho diferente, desde que prevista em acordo ou convenção coletiva ou em caso de dedicação exclusiva. Assim, essas são as ressalvas trazidas pelo Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que possibilitam o aumento das horas, da jornada de trabalho do advogado. Para melhor entendimento, das exceções apontadas pela Lei nº 8.609/94, passamos a análise das mesmas. 5.1 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO OU CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO O caput e o parágrafo primeiro, do artigo 611 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT 11 definem, respectivamente, Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo Coletivo de Trabalho, como sendo: Art. 611 Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações,às relações de trabalho. 1º É facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica, que estipulem condições de trabalho, aplicáveis no âmbito da empresa ou das empresas acordantes às respectivas relações de trabalho. Definidos Convenção e Acordo Coletivo de Trabalho, esgotamos uma das exceções do art. 20 da Lei nº 8.906/94, que estabelece que no caso de previsão, nesses institutos, a carga horária do advogado pode ser superior àquela fixada no Estatuto dos Advogados e da Ordem dos Advogados do Brasil. O art. 11 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB 12 prevê que compete aos sindicatos, ou na falta destes, a confederação ou confederação de advogados, representá-los nas convenções ou acordos coletivos. 11 BRASIL. Decreto Lei n. 5452, de 1º de maio de Aprova a Consolidação das Leis do trabalho. LEX: coletânea de legislação: Vademecuns, 13.ed. atual.e ampl. São Paulo: Saraiva, p BRASIL. Regulamento Geral do estatuto da Advocacia e da OAB. Dispõe sobre o Regulamento Geral previsto na Lei nº 8.906, de 04 de julho de Disponível em: < Oab/RegulamentoGeral.pdf>. Acesso em: outubro de 2012.

8 8 Assim dispõe o artigo 11do referido Regulamento Geral: Art.11 Compete ao sindicato de advogados e, na sua falta, a federação ou confederação de advogados, a representação destes nas convenções coletivas celebradas com as entidades sindicais representativas dos empregadores, nos acordos coletivos celebrados com a empresa empregadora e nos dissídios coletivos perante a Justiça do Trabalho, aplicáveis às relações de trabalho. Nesse diapasão torna-se mister registrar o que são os sindicatos.trazemos à baila a definição de sindicato, dos doutrinadores Segadas Vianna e Arnaldo Süssekind 13 : [...] o sindicato recebeu a consagração ampla de órgão de defesa e coordenação dos interesses econômicos ou profissionais de empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos e profissionais liberais. Situado, com a conceituação clássica, como órgão de defesa e, portanto, de luta, a lei o definiu, também,como órgão de colaboração com o Estado, no estudo dos problemas de Interesse dos integrantes da respectiva classe. Embora a OAB Ordem dos Advogados do Brasil seja uma instituição com a função de defender a constituição, a ordem jurídica e o estado democrático de direito, não é um sindicato, que tem a atribuição de defender os interesses de uma classe. Entretanto, é permitida a representação dos advogados, por meio de sindicato, como explicita o art. 11 do Estatuto, acima mencionado, mesmo porque é uma garantia constitucional estabelecida nos arts. 5º, XVII, XVIII e XX, e 8º, incisos e parágrafos, da Constituição Federal, e nos arts. 511 e seguintes, e 570 e seguintes da CLT. Considerando não se ter conhecimento de Sindicato que, contrariando o interesse dos seus representados, tenha celebrado acordo ou convenção coletiva de trabalho, aumentando a jornada de trabalho do advogado, resta a hipótese da dedicação exclusiva. O SENALBA Sindicato os Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Maranhão representa os empregados no SEBRAE/MA nos Acordos Coletivos de Trabalho assinados desde 2011, mas nos referidos acordos coletivos não existe cláusula, com previsão de jornada de trabalho diferenciada, para os advogados empregados da entidade. O SEBRAE/MA pode fazer uso desse instrumento de negociação coletiva, para fixar a jornada de trabalho do advogado empregado, conforme preconiza o art. 20 da Lei nº 8.906/ SÜSSEKIND, Arnaldo et al, op Cit, p. 987.

9 9 5.2 DA DEDICAÇÃO EXCLUSIVA O contrato de trabalho firmado com o advogado empregado pode conter cláusula de exclusividade, de forma expressa no contrato individual de trabalho, o que valida a jornada de trabalho superior às quatro horas diárias e vinte horas semanais, dispostas no art. 20 da Lei nº 8.906/94, ou seja, de oito horas diárias e quarenta horas semanais. Convém registrar que o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, não traz em seu texto a definição do que seja dedicação exclusiva. Tal incumbência, de definir dedicação exclusiva, diante da omissão do Estatuto da OAB, coube ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que ao aprovar o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e a OAB, assim o fez no art. 12. Destarte à definição da expressão dedicação exclusiva, a que faz referência o art. 20 da Lei nº 8.906/94, trazida pelo artigo 12 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB 14, editado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a seguir descrita: Art. 12 Para os fins do art. 20 da Lei n /94, considera-se de dedicação exclusiva o regime de trabalho que for expressamente previsto em contrato individual de trabalho. Parágrafo único. Em caso de dedicação exclusiva, serão remuneradas como extraordinárias as horas trabalhadas que excederem a jornada normal de oito horas diárias. Dessa forma, considerando o disposto no artigo acima mencionado, são as partes contratantes que devem fixar no Contrato Individual de Trabalho, a adoção do regime de dedicação exclusiva, entendida como aquela em que o empregado não pode dedicar sua força laborativa, a nenhum outro tomador de serviços. Deste modo, dedicação exclusiva pode ser entendida como exclusividade. Com base no mencionado na introdução deste artigo, os contratos de trabalho celebrado entre o SEBRAE/MA e os seus empregados, Analistas Técnicos com formação em direito e que exerceram suas atividades na área jurídica, não trazem em seu bojo cláusula de exclusividade, mas mesmo assim não diferenciam a carga horária de trabalho dos advogados, da dos demais empregados, desconsiderando o disposto no art. 20 da Lei nº 8.906/94. De tal modo se posicionou o Conselho Federal da OAB 15 : 14 Ibid. p HORAS EXTRAS. JORNADA DE TRABALHO. ADVOGADO EMPREGADO. CONTRATAÇÃO ANTERIOR À EDIÇÃO DA LEI 8.906/ A jurisprudência desta Corte firmou o entendimento de que o advogado cuja contratação tenha se dado anteriormente à edição da Lei 8.906/94, para jornada de trabalho de

10 10 Dedicação Exclusiva. O Regulamento Geral supera o paradigma do direito administrativo de que a condição de dedicação exclusiva impede o exercício profissional em outras atividades. Apesar do regime de dedicação exclusiva no emprego, o advogado pode ter outras fontes de renda. O regime de dedicação exclusiva fica caracterizado, no emprego, para jornada de trabalho de até 40 horas semanais. A Jurisprudência pátria tem se posicionado assim: ADVOGADOEMPREGADO/JORNADADE TRABALHO/REGULAMENTAÇÃO PELA LEI Nº 8.906/94/ART. 5º, INCISO XXXVI, DA CF. O advogado que firmou contrato de trabalho antes da edição da Lei nº 8.906/94, não detém direito, de plano, à jornada reduzida de quatro horas, mormente quando, como no caso em tela, foi contratado, pela jornada ali estipulada de oito horas diárias, que é o regime de dedicação exclusiva. Intacto, pois, o art. 5º, inciso XXXVI, da CF. Recurso de Revista não conhecido. (TST, 4ª T. RR /97, Rel. Milton de Moura França, DJU 28/04/ Desta feita a dedicação exclusiva implica, necessariamente, em jornada de trabalho de quarenta horas semanais, devendo haver previsão expressa no contrato de trabalho. 6 DO MANUAL DE POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS - SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS DO SEBRAE/MA O SEBRAE/MA utiliza, para regular as relações de trabalho de seus empregados, Manual de Políticas e Procedimentos -Sistema de Gestão de Pessoas, a exemplo do Sebrae Nacional, aprovado pelo CDE Conselho Deliberativo Estadual, da entidade conforme Resolução CDE nº005/2008. No referido Manual, no item 3. Estrutura dos Espaços Ocupacionais, da Função Gerencial e de Assessoria, mais especificamente no subitem 3.1 Espaços Ocupacionais e Estrutura de Carreira estão especificados os espaços ocupacionais, de Assistente e Analista. quarenta horas semanais, não tem direito à jornada reduzida de quatro horas diárias, por ter restado configurada a dedicação exclusiva. Recurso de Revista de que se conhece e a que se dá provimento ( , Relator: João Batista Brito Pereira, Data de Julgamento: 03/08/2011, 5ª Turma, Data de Publicação: DEJT 12/08/2011). Disponível em: <http: // com.br/jurisprudencia/ /recurso-de-revista-rr tst>. Acesso em: outubro de ADVOGADO EMPREGADO - JORNADA DE TRABALHO - REGULAMENTAÇÃO PELA LEI Nº 8.906/94 - ART. 5º, INCISO XXXVI, DA CF ºXXXVICFO advogado que firmou contrato de trabalho antes da edição da Lei nº 8.906/94, não detém direito, de plano, à jornada reduzida de quatro horas, mormente quando, como no caso em tela, foi considerado, pela jornada ali estipulada de oito horas diárias, que o regime é de dedicação exclusiva. Intacto, pois, o art. 5º, inciso XXXVI, da CF.Recurso de revista não conhecido ºxxxvicf , Relator: Milton de Moura França, Data de Julgamento: 29/03/2000, 4ª Turma,, Data de Publicação: DJ 28/04/2000.). Disponível em: < tst>. Acesso em: outubro de 2012.

11 11 O referido Manual assim define o espaço ocupacional de Analista Técnico: É o espaço ocupacional em que se enquadram os profissionais que atuam em nível técnico, na formulação e implementação de soluções e projetos para a consecução dos objetivos do SEBRAE, independentemente do processo em que atuam. Logo, o SEBRAE/MA não contrata advogados e sim Analistas Técnicos embora estes exerçam as atividades exclusivas dos advogados. Esses profissionais trabalham oito horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais e não consta dos seus contratos individuais de trabalho, cláusula de dedicação exclusiva. Essas são as únicas disposições do citado Manual, que guardam relação com o assunto estudado, pois o mesmo restringe-se a planejar, organizar, desenvolver, acompanhar e avaliar as competências imprescindíveis à concretização do seu Direcionamento Estratégico. 7 DA JORNADA DE TRABALHO DOS ADVOGADOS EMPREGADOS, COM FUNÇÃO GERENCIAL É muita discutida, pelos doutrinadores pátrios, a jornada de trabalho dos empregados em geral, ocupantes de função gerencial e, a compatibilidade das horas trabalhadas com o percentual da gratificação de função, que recebem. A CLT 17 na Seção referente a jornada de trabalho, assim reza: Art Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo: I - os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados; II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial. Parágrafo único - O regime previsto neste capítulo será aplicável aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salário do cargo de confiança, compreendendo a gratificação de função, se houver, for inferior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento). Assim preleciona o doutrinador Maurício Godinho Delgado 18 : [...] não incidem horas extras a favor do empregado enquadrado em tal circunstância funcional (hoje, art.62, inciso II, CLT; anteriormente, alínea b do mesmo artigo. É que a lei considera que a natureza e prerrogativas do cargo de confiança o tornam incompatível com a sistemática de controle de jornada de trabalho aplicável ao conjunto dos empregados de uma organização empresarial. 17 BRASIL.Decreto Lei n. 5452, de 1º de maio de Aprova a Consolidação das Leis do trabalho. LEX: coletânea de legislação: Vademecuns, 13.ed. atual.e ampl. São Paulo: Saraiva, p DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 6. Ed. São Paulo: LTr, 2006, p.354.

12 12 Com relação ao empregado advogado, que ocupa cargo de confiança, muita divergência, igualmente, tem existido. Necessário se torna desmistificar a ideia de que, o simples fato do advogado possuir instrumento de mandato, outorgando-lhe poderes para representar o empregador, lhe confere o exercício de cargo de confiança. Para a função de confiança é preciso estar configurado o exercício da função de mando. Logo, os poderes conferidos aos advogados, por meio de instrumento de mandato,visando o exercício das atividades inerentes aos advogados, imprescindíveis ao exercício da profissão e à representação da empresa, não substituem e não se confundem com os poderes de mando, conferidos aos empregados com função gerencial. Não há como se aplicar o inciso II, do art. 62 da CCL, ao advogado empregado, simplesmente por possuir este, procuração outorgando-lhe poderes para representar a empresa em juízo. Para que a jornada de trabalho do advogado empregado, se enquadre na exceção do inciso II, do art. 62 da CLT, deve ele ocupar função de gerente, isto é, exercer cargo de gestão, a exemplo de diretores e chefes de departamento ou filial. Relevante frisar que, o parágrafo único do art. 62 explicita que, para estar submetido o advogado empregado, que ocupa função gerencial, ao controle de jornada, deverá receber a título de gratificação no mínimo 40% (quarenta por cento) do salário percebido. As funções gerenciais do SEBRAE/MA estão definidas no Manual de Políticas e Procedimentos Sistema de Gestão de Pessoas 19, que dispõe: A função gerencial e de chefia de gabinete é uma responsabilidade transitória e de caráter de confiança, não sendo considerada segmento de carreira. Ademais, todos os ocupantes de função gerencial no SEBRAE/MA são designados por Portaria, não bastando ao advogado empregado possuir procuração ad judicia, para ser considerado ocupante de função gerencial. No entanto, a entidade estabelece gratificação de função fixa, paga linearmente a todos os empregados, que exercem funções gerenciais, sem vinculá-las ao percentual mínimo de 40% (quarenta por cento), sobre o salário. 19 SEBRAE-MA. Sistema Gestão de Pessoas: manuais de políticas e procedimentos. São Luís: SEBRAE, 2008, p.9.

13 13 8 DOS CONTRATOS DE TRABALHO CELEBRADOS ANTES DO ADVENTO DA LEI Nº 8.906/94. Há divergência, na doutrina pátria, sobre a aplicabilidade do disposto no art. 20 da Lei nº 8.906/94, isto é, da jornada de trabalho reduzida, para advogados empregados, nos contratos celebrados antes da edição da lei. Alguns doutrinadores levam em conta a predominância do Princípio da Primazia, nas relações de emprego e nos contratos delas decorrentes. Vólia Bonfim Cassar 20 ensina: Para o direito do trabalho prevalecem os fatos reais sobre as formas. O princípio da primazia da realidade destina-se a proteger o trabalhador, já que seu empregador poderia, com relativa facilidade, obrigá-lo a assinar documentos contrários aos fatos e aos seus interesses. Ante o estado de sujeição permanente que o empregado se encontra durante o contrato de trabalho, algumas vezes submete-se às ordens do empregador, mesmo que contra sua vontade. O Princípio da Primazia da Realidade está disposto de forma clara, na Consolidação das Leis do Trabalho, mais precisamente em seu artigo 442, que estabelece: "Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego". Tal interpretação dá-se em virtude da norma enfrentar, igualmente ao contrato celebrado de forma expressa, àquele cebrado tacitamente, nada podendo se contrapor à verdade. Destarte, parte da doutrina entende, que mesmo aos contratos firmados antes do advento da Lei nº 8.906/94, deve-se aplicar o disposto no art. 20 do referido Estatuto. Caso o contrato, celebrado antes da publicação da norma supramencionada, não tivesse cláusula de dedicação exclusiva e, após a lei nenhum aditivo foi promovido com o objetivo de alterar a jornada e, concomitantemente a esse fato om advogado efetivamente trabalhou parapessoas estranhas à sua relação empregatícia, os fatos devem prevalecer, a realidade deve sobrepujar a estrutura contratual e reconhecer a jornada limitada, com base no art. 20 da Lei nº 8.906/94. Tal interpretação faz-se em virtude da possibilidade do empregador, diante da vontade e necessidade manter o advogado trabalhando exclusivamente para sua empresa, para evitar o pagamento da hora extra, a partir da quarta hora, deve promover a alteração contratual, determinando a dedicação exclusiva, o que subtende uma jornada de trabalho de oito horas diárias e quarenta horas semanais. 20 CASSAR, Vólia Bonfim. Direito do trabalho. 5. ed. Niterói: Impetus,2011, p.203.

14 14 Entretanto, o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho 21 é o de que, se a contratação se deu antes da edição da Lei nº 8.906/94, o advogado não tem direito a jornada reduzida. Ementa: HORAS EXTRAS. JORNADA DE TRABALHO. ADVOGADO EMPREGADO. CONTRATAÇÃO ANTERIOR À EDIÇÃO DA LEI 8.906/94.A jurisprudência desta Corte firmou o entendimento de que o advogado cuja contratação tenha se dado anteriormente à edição da Lei nº8.906/94, para jornada de trabalho de quarenta horas semanais, não tem direito à jornada reduzida de quatro horas diárias, por ter restado configurada a dedicação exclusiva. Recurso de Revista de que se conhece e a que se dá provimento. (RR , Rel. João Batista Brito Pereira, 5ª Turma, DEJT 12/08/2011). 9 ANTEPROJETO DE LEI ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL MARANHÃO Trazemos para análise, em conjunto com a legislação anteriormente citada, anteprojeto de lei, encaminhado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Maranhão, ao Governo do Estado do Maranhão, que dispõe sobre a criação de lei de piso salarial de advogado, ressaltando que cada unidade federativa possui sua peculiaridade quando o assunto é o pagamento do mínimo salarial desse profissional. A importância do tema, para a questão ora debatida, é indiscutível convergindo, inclusive, para a necessidade de adequação do Sebrae/MA, quanto a jornada de trabalho do advogado empregado, alinhada ao piso salarial fixado no anteprojeto de lei, caso aprovado. É relevante frisar que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Maranhão, no intuito de valorizar a profissão de advogado, encaminhou ao Governo do Estado do Maranhão anteprojeto de lei, que estabelece o piso salarial dos advogados empregados, na forma autorizada pelos artigos 7º, inciso V, e 22, parágrafo único, da Constituição Federal, bem como prevista pela Lei Complementar Federal nº 103/2000. O referido anteprojeto prevê remuneração mínima, para o advogado empregado atrelado a jornada de trabalho, sendo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, para jornada de até quatro horas diárias ou vinte horas semanais e de R$ 5.000,00 (cinco mil 21 HORAS EXTRAS. JORNADA DE TRABALHO. ADVOGADO EMPREGADO. CONTRATAÇÃO ANTERIOR À EDIÇÃO DA LEI 8.906/ A jurisprudência desta Corte firmou o entendimento de que o advogado cuja contratação tenha se dado anteriormente à edição da Lei 8.906/94, para jornada de trabalho de quarenta horas semanais, não tem direito à jornada reduzida de quatro horas diárias, por ter restado configurada a dedicação exclusiva. Recurso de Revista de que se conhece e a que se dá provimento ( , Relator: João Batista Brito Pereira, Data de Julgamento: 03/08/2011, 5ª Turma, Data de Publicação: DEJT 12/08/2011). Disponível em: <http: // com.br/jurisprudencia/ /recurso-de-revista-rr tst>. Acesso em: outubro de 2012.

15 15 reais) mensais, em caso de dedicação exclusiva, para jornada de até oito horas diárias ou quarenta horas semanais. Caso aprovado o anteprojeto, os ditames da lei deverão ser obedecidos, sob pena de incorrer as empresas a ela sujeita, em ilegalidade. Assim sendo, tendo em vista a natureza jurídica do SEBRAE/MA, como entidade associativa de direito privado, a discussão é relevante. A aprovação do anteprojeto ocasionará a necessidade de adequação da forma de contratação, do advogado empregado, bem como da adequação dos contratos já firmados pela entidade. 10 CONCLUSÃO Como vimos a Constituição da República Federativa do Brasil possui regras fixadas no art. 7º, inciso XIII, que dizem respeito a jornada de trabalho normal, com limite diário de oito horas e quarenta e quatro horas semanais. Algumas categorias de profissionais possuem jornada de trabalho reduzida, prevista em lei infraconstitucional, como é o caso dos advogados empregados, cuja Lei nº 8.906/94, ou seja, o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil dispõe sobre a jornada reduzida, caso não seja contratado com dedicação exclusiva, ou exista determinação expressa em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho. Tomando por base o estudo realizado, sobre a jornada de trabalho do advogado empregado é patente a urgência do SEBRAE/MA de estabelecer regras, para a contratação de tais profissionais. É premente a necessidade da entidade determinar, com base na legislação que regulamenta a matéria, qual a forma de contratação que deve obedecer, quando da admissão dos seus advogados empregados e estabelecer a jornada de trabalho que lhe for conveniente, cercando-se dos cuidados apontados neste estudo. A entidade deve observar, quando da contratação de advogados, para atuar na sua Assessoria Jurídica, a forma de elaboração do contrato individual de trabalho e fixar, ou a jornada de trabalho reduzida, com base no art. 20, do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, combinado com o art. 12 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, ou expressar no instrumento contratual cláusula de dedicação exclusiva, com jornada de trabalho de quarenta horas semanais. Conforme demonstrado, o SEBRAE/MA não distingue a jornada de trabalho de seus empregados e, os analistas técnicos com formação em direito, que prestam serviços na

16 16 Assessoria Jurídica, têm jornada de trabalho idêntica aos demais, cumprindo o limite de horas diárias estabelecido na CLT, não ultrapassando quarenta horas semanais. O SEBRAE/MA conta, na Assessoria Jurídica, com três advogados, contratados como Analistas técnicos, todos com jornada de trabalho de oito horas diárias e quarenta horas semanais. Dentre os três profissionais mencionados, um exerce função gerencial e foi contrato no ano de 1992, isto é, em data anterior a edição da Lei nº 8.906/94. Logo, em virtude da função gerencial, a jornada de trabalho desse profissional, conforme acima exposto, deve ser de oito horas diárias e quarenta horas semanais. No entanto, para que não tenha direito a hora extra, que superar as oito horas diárias, deve receber a título de gratificação, valor equivalente a 40 % (quarenta por cento) do seu salário. Não há, no entanto, em que se falar em carga horária reduzida. Os outros profissionais foram contratados em data posterior a edição da Lei nº 8.906/94 e, em seus contratos individuais de trabalho, não possui cláusula de dedicação exclusiva. Como anteriormente citado, o SEBRAE/MA possui Acordo Coletivo de Trabalho, devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego, celebrado com o SENALBA, mas não prevê em suas cláusulas, a jornada de trabalho reduzida, para o advogado empregado. Registramos que, a jornada especial de trabalho do advogado empregado, disposta no Estatuto da OAB e no Regulamento Geral, não estando presentes as exceções previstas nos referidos institutos legais, deve ser obedecida pelo SEBRAE/MA, sob pena de comprometer a segurança jurídica da entidade. Além de tudo, caso o anteprojeto de lei encaminhado ao Governo do Estado do Maranhão venha a ser aprovado, ao SEBRAE/MA, como entidade de direto privado, portanto alcançada pela lei, caberá a missão de adequar as contratações dos advogados empregados e estabelecer normas para as futuras contratações. Diante de todo o exposto, revela-se a importância do disciplinamento ora proposto, visando à regulamentar a jornada de trabalho do advogado empregado do Sebrae/MA, em cumprimento à legislação pátria.

17 17 REFERÊNCIAS ADVOGADO EMPREGADO - JORNADA DE TRABALHO - REGULAMENTAÇÃO PELA LEI Nº 8.906/94 - ART. 5º, INCISO XXXVI, DA CF ºXXXVICFO advogado que firmou contrato de trabalho antes da edição da Lei nº 8.906/94, não detém direito, de plano, à jornada reduzida de quatro horas, mormente quando, como no caso em tela, foi considerado, pela jornada ali estipulada de oito horas diárias, que o regime é de dedicação exclusiva. Intacto, pois, o art. 5º, inciso XXXVI, da CF.Recurso de revista não conhecido ºxxxvicf , Relator: Milton de Moura França, Data de Julgamento: 29/03/2000, 4ª Turma,, Data de Publicação: DJ 28/04/2000.). Disponível em: < Acesso em: outubro de BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 8.ed. São Paulo: LTr, BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.Organização do texto por Luiz Roberto Curia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Decreto Lei n. 5452, de 1º de maio de Aprova a Consolidação das Leis do trabalho. LEX: coletânea de legislação: Vademecuns, 13.ed. atual.e ampl. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Lei n , de 4 de julho de Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. LEX: coletânea de legislação: Vademecuns, 13.ed. atual.e ampl. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Regulamento Geral do estatuto da Advocacia e da OAB. Dispõe sobre o Regulamento Geral previsto na Lei nº 8.906, de 04 de julho de Disponível em: < Oab/RegulamentoGeral.pdf>. Acesso em: outubro de 2012 BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho. 4ª Região. Recurso ordinário nº Relatora: Juíza Nires Maciel de Oliveira. Disponível em: < Acesso em: outubro de CASSAR, Vólia Bonfim. Direito do trabalho. 5. ed. Niterói: Impetus, DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 6. Ed. São Paulo: LTr, HORAS EXTRAS. JORNADA DE TRABALHO. ADVOGADO EMPREGADO. CONTRATAÇÃO ANTERIOR À EDIÇÃO DA LEI 8.906/ A jurisprudência desta Corte firmou o entendimento de que o advogado cuja contratação tenha se dado anteriormente à edição da Lei 8.906/94, para jornada de trabalho de quarenta horas semanais, não tem direito à jornada reduzida de quatro horas diárias, por ter restado configurada a dedicação exclusiva. Recurso de Revista de que se conhece e a que se dá provimento ( , Relator: João Batista Brito Pereira, Data de Julgamento: 03/08/2011, 5ª Turma, Data de Publicação: DEJT 12/08/2011). Disponível

18 18 em: <http: // com.br/jurisprudencia/ /recurso-de-revista-rr tst>. Acesso em: outubro de MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 13.ed.São Paulo: Atlas, 2001 SAAD, Eduardo Gabriel. Consolidação das Leis do Trabalho: comentada. 40.ed. atual e ver. e ampl. São Paulo: LTr, 2007 SEBRAE-MA. Sistema Gestão de Pessoas: manuais de políticas e procedimentos. São Luís: [SEBRAE], (Aprovado por meio da Resolução CDE nº 005, de Abril de 2008). SÜSSEKIND, Arnaldo et al. Instituições de Direito do Trabalho. 19. Ed. São Paulo: LTr, 2000, v.2.

19 19 JORNADA DE TRABALHO DO ADVOGADO EMPREGADO: ANALISTA TÉCNICO, QUE DESENVOLVE ATIVIDADES DE ADVOGADO NO SEBRAE/MA. Abdalla, Marise Abdalla Orientador(a): Lilyan Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autonômos RESUMO ABDALLA, MG Jornada de trabalho do advogado empregado: analista técnico, que desenvolve atividades de advogado no Sebrae/MA.. Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília. O presente artigo visa tratar as questões que envolvem a jornada de trabalho, dos Analistas Técnicos do SEBRAE/MA, que desenvolvem atividades de advogado, na Assessoria Jurídica da entidade frente ao que dispõe a Lei nº 8.906, de 04 de Julho de 1994, Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. A abordagem dos pontos relevantes relacionados ao assunto será feita utilizando ainda, o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, bem como o Manual de Políticas e Procedimentos Sistema de Gestão de Pessoas, editado pelo Sebrae/MA, que estabelece políticas, diretrizes e procedimentos pertinentes à sua administração. Importante frisar que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 fixa, em seu art. 7º, XIII, o direito do trabalhador rural e urbano a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horário e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Ressaltamos que algumas categorias profissionais possuem jornada de trabalho reduzida, incluindo-se nesses casos, a jornada do advogado. Para tanto, o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil estabeleceu, a partir da sua publicação no ano de 1994, que a jornada de trabalho do advogado será de quatro horas diárias e vinte horas semanais, salvo previsão em Acordo ou Convenção Coletiva nos casos de dedicação exclusiva. Palavras Chaves: Jornada de trabalho do advogado empregado. Redução da duração do trabalho normal. Estatuto da Advocacia e da OAB. Acordo e Convenção Coletiva de Trabalho. Dedicação exclusiva. Contrato de trabalho SEBRAE/MA.

Ainda a mesma legislação prevê no artigo 34, as atribuições dos Conselhos Regionais de Engenharia, entre outras:

Ainda a mesma legislação prevê no artigo 34, as atribuições dos Conselhos Regionais de Engenharia, entre outras: A LEI 4950A NA ESFERA DOS CREAs I) Da fiscalização A Lei nº 5.194 de 24 de dezembro de 1966 que regula o exercício da profissão de engenheiro, prevê que a fiscalização do exercício e atividades das profissões

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA

JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA 1 / 5 JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA A jornada máxima de trabalho, fixada pela Constituição Federal de 1988 e confirmada pelo art. 58 do Estatuto Laboral, é de 8

Leia mais

MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL

MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL LEGISLAÇÃO BÁSICA LEI Nº 11.738, DE 16/07/2008 1 Profissionais têm direito ao piso piso. O art. 1º e o 2º do art. 2º definem quais profissionais têm direito

Leia mais

Lição 13. Direito Coletivo do Trabalho

Lição 13. Direito Coletivo do Trabalho Lição 13. Direito Coletivo do Trabalho Organização sindical: Contribuições, Convenções e Acordos Coletivos do Trabalho, Dissídio Coletivo, Direito de Greve (Lei nº 7.783, de 28/6/89). Comissões de Conciliação

Leia mais

Tolerância: art. 58, 1º da CLT.

Tolerância: art. 58, 1º da CLT. AULA 11: Tolerância: art. 58, 1º da CLT. Art. 58 da CLT 1º - Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Adicional de Periculosidade sobre horas extras e férias

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Adicional de Periculosidade sobre horas extras e férias Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Adicional de Periculosidade sobre horas extras e férias 21/02/2014 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise

Leia mais

http://www.lgncontabil.com.br/

http://www.lgncontabil.com.br/ ADICIONAL NOTURNO - PROCEDIMENTOS 1. INTRODUÇÃO O adicional noturno é devido ao empregado que trabalha a noite no período biológico em que a pessoa deve dormir. É no período noturno que o organismo humano

Leia mais

ORIENTAÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DA LEI 12.994 DE 2014

ORIENTAÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DA LEI 12.994 DE 2014 ORIENTAÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DA LEI 12.994 DE 2014 Consultam-nos as secretarias municipais de saúde acerca da aplicabilidade imediata da Lei 12.994/14 que altera a Lei 11.350/06 para instituir o piso

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção II Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante

Leia mais

ACORDO PARA FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO E FÉRIAS COLETIVAS

ACORDO PARA FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO E FÉRIAS COLETIVAS ACORDO PARA FLEXIBILIZAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO E FÉRIAS COLETIVAS Na melhor forma de direito, pelo presente instrumento de conciliação que entre si celebram, de um lado a pessoa jurídica de direito

Leia mais

E S T A D O D E M A T O G R O S S O Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D E M A T O G R O S S O Prefeitura Municipal de Jaciara DECRETO EXECUTIVO MUNICIPAL Nº 3.243/2015 25.06.2015. Altera a regulamentação da Lei 1.509/2013 de 13.03.2013 em seus artigos 22 e 23, nos termos do artigo 11 da referida Lei; dá nova nomenclatura ao cargo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA FUNDEPE (Aprovado pelo Conselho Curador em 23 de junho de 2009)

REGIMENTO INTERNO DA FUNDEPE (Aprovado pelo Conselho Curador em 23 de junho de 2009) REGIMENTO INTERNO DA FUNDEPE (Aprovado pelo Conselho Curador em 23 de junho de 2009) Artigo 1º. - FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - FUNDEPE, além das disposições constantes

Leia mais

ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 2, DE 2013.

ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 2, DE 2013. ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 2, DE 2013. Regulamenta o controle do cumprimento da jornada e do horário de trabalho pelos servidores do Senado Federal, nos termos do Ato da Comissão Diretora nº 7, de 2010. O

Leia mais

PROJETO DE LEI 4330 DISCUSSÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO

PROJETO DE LEI 4330 DISCUSSÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO PROJETO DE LEI 4330 DISCUSSÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO Análise acerca das últimas discussões sobre o Projeto de Lei 4330, que regula o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICAÇÃO Nº de 2007 (Da Senhora Andreia Zito) Sugere o encaminhamento ao Congresso Nacional de Projeto de Lei que disponha sobre a jornada de trabalho dos servidores público federais ocupantes de cargos

Leia mais

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC 1 INTRODUÇÃO Em 15 de dezembro de 2011 a Presidente da República SANCIONOU a Lei nº 12.546/2011 (decorrente

Leia mais

Contribuição Sindical. Conceito

Contribuição Sindical. Conceito Contribuição Sindical Conceito A Contribuição Sindical é um tributo federal (art. 149 da CF), descontada em folha de pagamento e que deve ser recolhida compulsoriamente pelos empregadores, conforme estabelecido

Leia mais

PARECER ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS

PARECER ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS RELATÓRIO PARECER ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS Considerando a multiplicação de solicitações encaminhadas à Comissão de Fiscalização COFI do CRESS 17ª Região a respeito de acumulação de cargos públicos,

Leia mais

Trabalho suplementar e Banco de horas

Trabalho suplementar e Banco de horas Trabalho suplementar e Banco de horas INTRODUÇÃO Sem grandes considerações jurídicas acerca do Direito do Trabalho, é consabido que esta é uma área que se encontra muito próxima do indivíduo, desenvolvendo-se,

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIATUBA, Estado de Goiás, APROVA e eu, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO a seguinte lei

A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIATUBA, Estado de Goiás, APROVA e eu, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO a seguinte lei PROJETO DE LEI N 0 1.971/06, de 21 de novembro de 2006. Cria cargos que especifica, fixa quantitativos, atribuições, vencimentos e regime jurídico, adequando-a a Emenda Constitucional Federal nº 51/06

Leia mais

Programa de Participação dos Empregados em Lucros ou Resultados

Programa de Participação dos Empregados em Lucros ou Resultados Programa de Participação dos Empregados em Lucros ou Resultados Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente: (...) j) a participação nos lucros ou resultados da empresa,

Leia mais

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º XXX, DE XX DE XXXXXX DE 2013

RESOLUÇÃO N.º XXX, DE XX DE XXXXXX DE 2013 RESOLUÇÃO N.º XXX, DE XX DE XXXXXX DE 2013 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições regulamentares e, considerando

Leia mais

AS MUDANÇAS NO ESTATUTO JURÍDICO DOS DOMÉSTICOS EC 72/13 Gáudio R. de Paula e José Gervásio Meireles

AS MUDANÇAS NO ESTATUTO JURÍDICO DOS DOMÉSTICOS EC 72/13 Gáudio R. de Paula e José Gervásio Meireles AS MUDANÇAS NO ESTATUTO JURÍDICO DOS DOMÉSTICOS EC 72/13 Gáudio R. de Paula e José Gervásio Meireles A aprovação do projeto de Emenda Constitucional 66/2012, e a subsequente edição da EC 72/13, relativo

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS Elaborado em: 05/01/2011 Autor: Borges 1.Introdução É comum entre empregadores e colaboradores que exerçam cargos de confiança a preocupação em gerir

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE JORNADA DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE JORNADA DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE JORNADA DE TRABALHO (2010/2012) QUE ENTRE SI FAZEM, DE UM LADO AS EMPRESAS Telemar Norte Leste S/A - Filial AM, TNL PCS S/A - Filial AM e Brasil Telecom S/A - Filial AM E, DO OUTRO LADO

Leia mais

Assim, caso a União não decretar feriado, existem as seguintes possibilidades:

Assim, caso a União não decretar feriado, existem as seguintes possibilidades: INFORMATIVO SOBRE A COMPENSAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO JOGOS DA COPA DO MUNDO 2014 BRASIL ESTATÍSTICAS Levantamento realizado pela Robert Half com 100 diretores de Recursos Humanos no Brasil revela que:

Leia mais

Aula Toque de Mestre

Aula Toque de Mestre Aula Toque de Mestre Trabalho Noturno Conceito: Antes de conceituar o trabalho noturno, é importante falar do aspecto desgastante que este tipo de trabalho provoca ao empregado. Sob o ponto de vista biológico,

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e, DECRETO N.º 2297 R, DE 15 DE JULHO DE 2009. (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 16/07/2009) Dispõe sobre procedimentos para concessão de licenças médicas para os servidores públicos

Leia mais

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO HOMOLOGADA pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConEPE da Universidade Potiguar, na reunião realizada no dia 24 de junho de 2010, conforme registro na respectiva Ata. Conselho de Ensino,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO Profa. Dra. Maria Rizoneide Negreiros de Araujo Dra. em Enfermagem pela EE da USP Membro da Câmara Técnica de Educação COREN-MG

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.962, DE 2012 Altera e inclui dispositivos na Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. ESTABELECE NORMAS SOBRE OS RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS E SETORIAIS DO SISTEMA JURÍDICO E REVOGA A RESOLUÇÃO PGE Nº 2.928, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011. A PROCURADORA-GERAL

Leia mais

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARA OS SUPERMERCADOS REFERENTE AO PERÍODO NATALINO ANO 2013/2014

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARA OS SUPERMERCADOS REFERENTE AO PERÍODO NATALINO ANO 2013/2014 TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO PARA OS SUPERMERCADOS REFERENTE AO PERÍODO NATALINO ANO 2013/2014 Por este instrumento e na melhor forma de direito, de um lado o SINCOMERCIÁRIOS SINDICATO

Leia mais

As alterações das Súmulas do TST e suas implicações no custo das empresas. Menezes Gadotti

As alterações das Súmulas do TST e suas implicações no custo das empresas. Menezes Gadotti Stüssi Neves Advogados As alterações das Súmulas do TST e suas implicações no custo das empresas Maria Lúcia L Menezes Gadotti Telefone : (11) 3093-6636 - 98353-1498 e-mail: marialucia.gadotti@stussinevessp.com.br

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL 1 ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL No tocante à composição e gestão da Enfam (art. 105, parágrafo único, I): Funcionarão junto ao Superior

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PARNAMIRIM Casa Antônio Lustosa de Oliveira Cabral CNPJ n.º 35.446.376/0001-09

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PARNAMIRIM Casa Antônio Lustosa de Oliveira Cabral CNPJ n.º 35.446.376/0001-09 LEI N.º 741/2009 EMENTA: Dispõe sobre a instituição do Sistema de Controle Interno SCI do Poder Legislativo Municipal, cria o Órgão Central do SCI e dá outras providências. A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

LEI Nº 13.574, DE 12 DE MAIO DE 2003. (Projeto de Lei nº 611/02, da Vereadora Claudete Alves - PT)

LEI Nº 13.574, DE 12 DE MAIO DE 2003. (Projeto de Lei nº 611/02, da Vereadora Claudete Alves - PT) LEI Nº 13.574, DE 12 DE MAIO DE 2003 (Projeto de Lei nº 611/02, da Vereadora Claudete Alves - PT) Dispõe sobre a transformação e inclusão no Quadro do Magistério Municipal, do Quadro dos Profissionais

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR / 2011

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR / 2011 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR / 2011 CLARO S/A, com sede em Porto Alegre, na Rua Gilberto Laste, nº 52, no Estado do Rio Grande do Sul, inscrita no CNPJ sob o n. 40.432.544/0101-00,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

A POSSIBILIDADE DA INCLUSÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO CONVENENTE NO PLANO DE TRABALHO A SER APRESENTADO EM CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE

A POSSIBILIDADE DA INCLUSÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO CONVENENTE NO PLANO DE TRABALHO A SER APRESENTADO EM CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE A POSSIBILIDADE DA INCLUSÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO CONVENENTE NO PLANO DE TRABALHO A SER APRESENTADO EM CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE Elaborado em: 22/09/2010 Autora: Walleska Vila Nova Maranhão

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2014

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2014 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PE000264/2013 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/03/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR005909/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46213.003630/2013-64 DATA DO

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007 2006 / 2007 O SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA SINDAG e o SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINTARGS, firmam a presente CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES PORTARIA INSTITUCIONAL Nº 08 A Direção Geral da Faculdades SPEI, no uso das suas atribuições, ouvido o Conselho Superior e aprovado pela Mantenedora, conforme Regimento Interno, RESOLVE: Estabelecer o

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016

CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016 CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016 A seguir reproduzimos as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho entre o SINPROCIM e SINDPRESP, em relação a convenção anterior. REAJUSTE SALARIAL A partir de 1º de março

Leia mais

Elaborado por RHUMO CONSULTORIA EMPRESARIAL

Elaborado por RHUMO CONSULTORIA EMPRESARIAL Elaborado por RHUMO CONSULTORIA EMPRESARIAL Página 2 de 14 1 INTRODUÇÃO O Plano de Cargos e Salários do CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MINAS GERAIS CRA-MG, cuja última versão data de maio/2014,

Leia mais

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções?

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções? LUANA ASSUNÇÃO ALBUQUERK Especialista em Direito do Trabalho Advogada Associada de Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados O CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO São as conhecidas contratações

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

1- CONTRATO DE TRABALHO

1- CONTRATO DE TRABALHO 1- CONTRATO DE TRABALHO 1.1 - ANOTAÇÕES NA CARTEIRA DE TRABALHO Quando o empregado é admitido - mesmo em contrato de experiência -, a empresa tem obrigatoriamente que fazer as anotações na carteira de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como é efetuado o cálculo das horas extras dos empregados comissionista puro

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como é efetuado o cálculo das horas extras dos empregados comissionista puro Como é efetuado o cálculo das horas extras dos empregados comissionista puro 25/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

I CLÁUSULAS ECONÔMICAS

I CLÁUSULAS ECONÔMICAS PAUTA PARA RENOVAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO CLÁUSULAS ECONÔMICAS - ENTRE O SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS E O SINDICATO NACIONAL DA EMPRESAS AEROVIÁRIAS SNEA 2011-2012 01 ABRANGÊNCIA O SINDICATO

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Florianópolis, XX de junho de 2011.

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Florianópolis, XX de junho de 2011. MINUTA DE RESOLUÇÃO Florianópolis, XX de junho de 2011. A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos artigos 10o. Paragrafo 4o e 11, da lei 11.892,

Leia mais

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público:

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Venho à presença de Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno deste Conselho, apresentar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO

COMPENSAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO COMPENSAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil - São Paulo, Brasil - 31 de janeiro de 2013 CONCEITO A compensação da jornada de trabalho ocorre quando o empregado

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2012

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2012 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ002030/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: 30/09/2010 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR054079/2010 NÚMERO DO PROCESSO: 46215.033057/2010-51 DATA

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento disciplina o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Estágio

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PROFESSOR. a.1) normal: 06 horas por dia e 30 horas por semana 224, caput e 226 CLT

MATERIAL DE APOIO PROFESSOR. a.1) normal: 06 horas por dia e 30 horas por semana 224, caput e 226 CLT TURMA EXTENSIVA SEMANAL Prof. Otavio Calvet Data: 09.11.2009 Aula nº 31 MATERIAL DE APOIO PROFESSOR Contratos de Trabalho Especiais: I. Bancário a) Duração do trabalho - art. 224 CLT a.1) normal: 06 horas

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha)

PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha) *C0054196A* C0054196A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha) Dispõe sobre a criação e a estruturação do regime jurídico de Advogado de Empresa Estatal Federal e

Leia mais

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS.

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. 1. MEUS CURSOS NO ESTRATÉGIA CONCURSOS: Estão disponíveis no site do Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br),

Leia mais

Nota Técnica nº 555 /2010/COGES/DENOP/SRH/MP. ASSUNTO: Adicional por Plantão Hospitalar. Referência: Documento nº 04500.

Nota Técnica nº 555 /2010/COGES/DENOP/SRH/MP. ASSUNTO: Adicional por Plantão Hospitalar. Referência: Documento nº 04500. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenação-Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação das Normas Nota

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR POSSIBILIDADE DO PROFISSIONAL MÉDICO EXERCER A ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR RESOLUÇÃO CFM Nº 1441/94. Referência: Protocolo CFM nº 905/95 ORIGEM:

Leia mais

I - Técnico de Apoio Fazendário e Financeiro, integrando a categoria funcional de Profissional de Apoio Operacional;

I - Técnico de Apoio Fazendário e Financeiro, integrando a categoria funcional de Profissional de Apoio Operacional; (*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais. ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DECRETO Nº 10.609,

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS SINDICATO AUX ADM ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 31.249.428/0001-04, neste ato representado (a) por seu Presidente, Sr(a). ELLES CARNEIRO PEREIRA; E ASSOCIACAO NOBREGA DE EDUCACAO E ASSISTENCIA

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 444 DE 27 DE ABRIL DE 2006. 1205 Ementa: Dispõe sobre a regulação de cursos de pós-graduação lato sensu de caráter profissional. O Conselho Federal de Farmácia, no uso das atribuições que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 41/2014, DE 10 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do regulamento

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE ITU FILIADO A FESSPMESP

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE ITU FILIADO A FESSPMESP 1 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014 - ESTATUTÁRIO Pelo presente instrumento particular de Acordo Coletivo de Trabalho de um lado o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itu, entidade

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO a ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO Despacho do Consultor-Geral da União nº 658/2011 PROCESSO: 35000.001389/2011-56 INTERESSADO: Ministro de Estado da Previdência Social ASSUNTO: Jornada

Leia mais

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 Aprova o Estatuto Social da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso

Leia mais

Referido dispositivo é aplicado aos servidores públicos por força de previsão expressa do artigo 39, parágrafo 3º, o qual dispõe o seguinte:

Referido dispositivo é aplicado aos servidores públicos por força de previsão expressa do artigo 39, parágrafo 3º, o qual dispõe o seguinte: 1. Da legislação que prevê o direito às férias - previsão constitucional e infraconstitucional Preconiza o artigo 7º da Constituição Federal que o trabalhador possui direito a férias anuais, com um adicional

Leia mais

PARECER COREN-SP 028 /2013 CT. PRCI n 100.957 e Ticket: 280.866

PARECER COREN-SP 028 /2013 CT. PRCI n 100.957 e Ticket: 280.866 PARECER COREN-SP 028 /2013 CT PRCI n 100.957 e Ticket: 280.866 Ementa: Assistência de enfermagem sem supervisão de Enfermeiro Impossibilidade. 1. Do fato Enfermeira questiona a possibilidade de realização

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

NORMA DE FÉRIAS. RES. nº 1628/09. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

NORMA DE FÉRIAS. RES. nº 1628/09. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Vinculada ao Ministério da Integração Nacional - M I. nº 1628/09 FOR-101 1/5 S U M Á R I O 1 Objetivo, 2/5 2 Definição, 2/5 3 Competências,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO.

RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO. RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO. Fixa normas de capacitação para o pessoal técnicoadministrativo. A CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional SEGURO-DESEMPREGO E ABONO SALARIAL NOVAS

Leia mais

Medida Provisória nº de de 2008

Medida Provisória nº de de 2008 Medida Provisória nº de de 008 Dispõe sobre a criação da Gratificação de Desempenho de Atividade de Controle Interno e de Apoio Técnico ao Controle Interno no âmbito das Instituições Federais vinculadas

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004.

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. Disciplina os procedimentos relativos à adoção, pelas sociedades seguradoras, das condições contratuais e das respectivas disposições tarifárias e notas

Leia mais

Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego.

Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego. INFORMA TRABALHISTA Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego. Programa de Proteção ao Emprego comparado com o Lay Off ASPECTOS GERAIS

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS Comissão Tripartida. Proposta de Nova FAQ Referente ao Regime do Descanso Compensatório por Trabalho Normal Prestado ao Domingo, Feriado e Dia de Descanso, Após a apresentação na Comissão Tripartida do

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador HERÁCLITO FORTES

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador HERÁCLITO FORTES PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 464, de 2009, do Senador Paulo Paim, que fixa o piso salarial do gari e define o grau do

Leia mais

1. Do conjunto normativo que disciplina a criação de sindicatos e a filiação dos servidores públicos

1. Do conjunto normativo que disciplina a criação de sindicatos e a filiação dos servidores públicos Nota Técnica nº 07/2008 SINASEFE. Dispositivo do Estatuto que permite a incorporação de outros sindicatos à entidade, na condição de seções sindicais. Análise da legalidade da disposição à luz da Constituição

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRESIDÊNCIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PLENO RESOLUÇÃO Nº 007/2010

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRESIDÊNCIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PLENO RESOLUÇÃO Nº 007/2010 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PLENO RESOLUÇÃO Nº 007/2010 Define a constituição do Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação strictu sensu da UNICAP, fixa os correspondentes critérios de credenciamento,

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes OAB ª Fase Direito Constitucional Meta Cristiano Lopes 0 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, arts. ; Doutrina: Poder legislativo

Leia mais

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. Dispõe acerca da Política de uso do ponto eletrônico e da jornada de trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo município de Querência - MT. atribuições,

Leia mais

Circular NPJ nº 01/2008:

Circular NPJ nº 01/2008: Rio de Janeiro, 14 de março de 2008. Circular NPJ nº 01/2008: Apresenta o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica e do Escritório Modelo. Estimados Alunos, Essa circular visa ao esclarecimento do funcionamento

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais