EMENTÁRIO BIOQUÍMICA 60

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTÁRIO BIOQUÍMICA 60"

Transcrição

1 EMENTÁRIO ANATOMIA HUMANA I 60 Relacionar as principais estruturas anatômo-topograficas do corpo humano abordando aspectos teóricos e práticos na construção geral do corpo humano, explorando fundamentalmente as noções de forma e relações entre estruturas dos sistemas tegumentar, ósseo, articular, muscular e nervoso. BIOQUÍMICA 60 Estudo da estrutura química e função de: biomoléculas, água e soluções tampão, PH, tampões fisiológicos, Sistemas energéticos, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, metabolismo de carboidratos, metabolismo de lipídios, metabolismo de aminoácidos, integração metabólica. Bioquímica da contração muscular. HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA 60 Processo histórico de formação e regulamentação do fisioterapeuta no Brasil e no mundo. Perfil profissional e áreas de atuação do fisioterapeuta, Criação e estruturação dos ógãos e conselhos de classe deliberativos, sindicatos e associações. Preceitos legal e ético da relação fisioterapeuta paciente. POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA 30 Conceitos básicos, extensões e funções da saúde pública. Sistema de saúde brasileiro. Introdução à atenção básica de saúde na comunidade e a inclusão do fisioterapeuta nesse contexto. Humanização do cuidado em saúde. Níveis de atenção em saúde. Programa nacional de saúde indígena. BIOLOGIA CELULAR 60 Estudo da célula e organelas. Composição química e fisiologia das organelas e membranas. Tipos celulares. Divisão celular. Mecanismo de regulação das atividades celulares, transporte ativo e passivo. Vírus. Estruturas do DNA e RNA. Princípios da biologia molecular. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60 Fundamentação do Método Científico com base no nível de conhecimento, sua verdade e processos. Principais tipos de pesquisa em Fisioterapia. Orientação das normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos e de apresentação. Leitura, interpretação e elaboração de artigos científicos. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 30 Tópicos gramaticais necessários ao uso da norma padrão. Leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais. Linguagem, estrutura e características para a produção de textos acadêmicos: resumo, resenha e artigo científico.

2 ANATOMIA HUMANA II 60 Relacionar as principais estruturas anatômo-topograficas do corpo humano abordando aspectos teóricos e práticos na construção geral do corpo humano, explorando fundamentalmente as noções de forma e relações entre estruturas dos sitemas respiratório, cardiovascular, sanguíneo, linfático, urinário, endócrino, digestório, genital masculino e feminino. FISIOLOGIA HUMANA I 60 Estudo dos princípios fisiológicos gerais nos sistemas tegumentar, ósseo, articular, muscular e nervoso abordando a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostase. DIMENSÕES FILOSÓFICAS, ANTROPOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS 60 Aplicações dos princípios filosóficos, sociológicos e antropológicos relevantes às Ciências da Saúde. Os elementos condicionantes de grupos, classes sociais e étnico-raciais. Principais tendências filosóficas, sociológicas e antropológicas do pensamento cientifico aplicadas à Fisioterapia. HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 60 Estudo dos aspectos fundamentais que permitem identificar os diferentes tecidos e as suas associações morfofuncionais na constituição dos órgãos. Identificação dos tecidos básicos utilizando preparados histológicos específicos. A Embriologia como ciência fundamental para o entendimento da organização dos seres vivos e as relações dos mesmos durante o processo evolutivo além de ferramenta para os estudos de clonagem. GENÉTICA HUMANA 30 Conceitos fundamentais em genética humana, bases químicas da hereditariedade e sua aplicabilidade clínica. Genética e evolução. Genética Mendeliana, molecular e de populações. Anomalias cromossômicas. Malformações congênitas e consequências. Alterações genéticas. Herança Multifatorial. Mutações gênicas e cromossômicas. Probabilidade. O aconselhamento genético sob a perspectiva moral e ética. ÉTICA E DEONTOLOGIA EM FISIOTERAPIA 30 Estuda a formação profissional do fisioterapeuta, os dispositivos legais e os princípios éticos e científicos, comportamentais para o exercício profissional, buscando desenvolver uma atitude científica nas ações do fisioterapeuta e sua relação com os pacientes. Abordagem das relações éticas entre o fisioterapeuta e a saúde indígena. FISIOLOGIA HUMANA II 60 Estudo dos princípios fisiológicos gerais nos sistemas endócrinos, respiratório, cardiovascular, sanguíneo, linfático, urinário, digestório, genital feminino e masculino abordando a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostase.

3 EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA 60 Bases conceituais e operacionais da epidemiologia e da bioestatística, como método de investigação cientifica indispensáveis ao estudo da origem, evolução e controle dos indicadores de saúde. Fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica. Análise exploratória dos dados bioestatísticos e apresentação tabular e gráfica dos dados. PATOLOGIA E IMUNOLOGIA 60 Estudo geral dos mecanismos das doenças. Dano celular: lesão bioquímica, funcional e morfológica. Degeneração e necrose. Fenômenos inflamatórios, reparativos e cicatrização. Distúrbios do crescimento: atrofia, hipertrofia e hiperplasia. Metaplasia, displasia e neoplasia. Principais mecanismos de defesa (específicos e inespecíficos) frente aos diversos agentes agressores da natureza. Utilização dos conhecimentos imunológicos nos processos de tratamento e profilaxia de certas enfermidades humanas. Reconhecimento das principais alterações dos mecanismos imunitários. Imunidade inata, adquirida, resposta imune, hipersensibilidade, doença autoimune. FISIOTERAPIA PREVENTIVA 60 Estudo da atuação profissional junto à comunidade, evidenciando as necessidades básicas da população que podem ser atendidas pelo fisioterapeuta para promoção e prevenção de doenças, incluindo as necessidades de acessibilidade dos portadores de deficiência. Humanização pelo paciente. Abordagem das intervenções terapêuticas individuais e a coerência da prática preventiva e curadora em grupos. Indicações e contraindicações destas atuações. Doenças transmissíveis e não transmissíveis crônicas. Abordagem dos programas governamentais, a congruência da participação do fisioterapeuta e do estudante de fisioterapia, bem como os destaques para a interdisciplinaridade, evidenciando assim os centros comunitários de saúde (unidade básica de saúde) e abordagem étnico-racial das politícas de saúde pública. NEUROANATOMIA 30 Generalidades do sistema nervoso central, divisões, classificações, morfologia funcional do encéfalo e medula espinhal, envoltórios, vascularização, circulação liquorica, barreiras encefálicas, grandes vias aferentes e eferentes e suas relações anatomoclínicas. FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 30 Relações entre a Fisiologia do Exercício e a Educação Física. Os mecanismos de respostas agudas dos diferentes sistemas (sistema cardiovascular, respiratório, neuromuscular e endócrino) à execução de diferentes tipos de exercício físico: aeróbio, anaeróbio e de força. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação funcional. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício. CINESIOLOGIA 60 Noções básicas de cinesiologia e biomecânica, osteocinemática, artrocinemática, cinética, torque, alavancas, polias, peso e centro de gravidade; biomecânica dos tecidos muscular, conjuntivo, nervoso e ósseo. Provas de função muscular e observação dos movimentos.

4 CINESIOTERAPIA I 60 Conhecimento sobre o movimento humano de forma terapêutica, por meio de técnicas de manuseio aplicadas nas disfunções cinético-funcionais, envolvendo a coordenação e equilíbrio, postura, marcha, força, alongamento e flexibilidade. Atua na educação e reeducação sensóriomotora, nas adaptações do aparelho locomotor e na reeducação funcional, promovendo correlações clínicas sobre os efeitos fisiológicos decorrentes das técnicas cinesioterápicas aplicadas aos órgãos e sistemas. SEMIOLOGIA FISIOTERAPÊUTICA I 60 Introdução à avaliação antropométrica e clínica. Anamnese, exame físico geral e específico, avaliação cinéticofuncional, antrometria, avaliação da dor, avaliação da postura, avaliação da marcha. RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS 60 Efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações da massagem terapêutica clássica. Avaliação do paciente para aplicação da massagem terapêutica. Técnicas de massagem clássica terapêutica. Reflexologia. Criomassagem. Massagem no desportista. Noções de Shantala. Quick massage. Pompage. Vivência prática sob supervisão docente. FARMACOLOGIA 60 Princípios gerais e conceitos básicos em farmacologia e a aplicação deste conhecimento para a Fisioterapia. Estudo da classificação dos fármacos, farmacocinética e farmacodinâmica nos diversos sistemas do corpo humano, indicações, contra-indicações, efeitos terapêuticos, toxicidade e interações medicamentosas. SOCORROS DE URGÊNCIA 60 Perfil epidemiológico das urgências e emergências. Modalidades, competência e atribuições no atendimento às urgências e emergências: aspectos éticos e legais. Situações de risco. Importância da prevenção de acidentes. Atendimento pré-hospitalar básico nas emergências traumáticas e não traumáticas. Ferimentos. Choque. Hemorragia. Cinemática do trauma. Emergências clínicas mais comuns. SEMIOLOGIA FISIOTERAPÊUTICA II 60 Avaliação cinéticofuncional. Conhecimento de métodos e técnicas específicos de programas de reabilitação. Conhecimento teórico e experiência prática e clínica para avaliação de diversos sistemas do corpo humano. ELETROTERMOFOTOTERAPIA I 60 Estudar os princípios físicos da eletricidade, termoterapia, fototerapia e os seus efeitos fisiológicos nas disfunções dos diversos sistemas do corpo humano. Sua aplicabilidade clínica, indicações e contra-indicações.

5 CINESIOTERAPIA II 60 Conhecimento específico teórico-prático de várias modalidades de recursos cinesioterapêuticos. Reeducação Funcional Geral e Específica. Estudo de Métodos Posturais Corretivos. Aplicação dos exercícios terapêuticos com várias técnicas ou métodos de tratamento em diversas áreas clínicas. MECANOTERAPIA 30 Estudo dos princípios mecânicos dos aparelhos utilizados em fisioterapia, tipos de aparelhos, funções, valores clínico-fisioterápicos da terapia mecânica. Análise, discriminação, prescrição, dosimetria e aplicações clínicas da mecanoterapia. INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS 30 Estudo dos exames laboratoriais nas áreas diversas de atuação do fisioterapeuta; Conhecimento das indicações, leitura e interpretação dos exames complementares solicitados. PSICOLOGIA NA SAÚDE 60 Fundamentos e abordagens psicológicas na promoção, prevenção e reabilitação em saúde, considerando a tríade paciente, família e profissional de saúde. Humanização na saúde. Humanização no parto. Relação profissional x paciente. O paciente e a hospitalização. IMAGENOLOGIA 60 Estudo das modalidades de imagens utilizadas na semiologia clínica, aplicada às diferentes áreas de atuação da Fisioterapia. Diagnóstico diferencial por imagem. ELETROTERMOFOTOTERAPIA II 60 Raciocínio clínico em fisioterapia para aplicação da termoeletrofototerapia. Embasamento científico na prescrição das correntes direta terapêutica, interferênciais e dia dinâmicas. Importância da termoeletrofototerapia no contexto da fisioterapia. Contextualização de tratamento eletrofotermoterápico baseado em evidências. FISIOTERAPIA NEUROLOGICA I 60 Estuda os problemas fisioterapêuticos nas patologias neurológicas, com ênfase na avaliação, prevenção ou minimização de sequelas integrando os aspectos biopsíquicos e sociais do indivíduo. Orienta a avalia o exame neurofuncional e recursos aplicados em pacientes neurológicos adultos e pediátricos. FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I 60 Estudo clínico das disfunções ortopédicas e traumatológicas e suas sequelas. Intervenção, avaliação e atuação fisioterapêutica na reabilitação do sistema locomotor de adultos e crianças.

6 FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA I 60 Estudar e analisar as principais patologias pediátricas e neonatais, desenvolvimento neuropsicomotor normal e patológico e disfunções motoras do sistema musculoesquelético, neurológicas e respiratórias. Estimular o raciocínio e a tomada de decisão das condutas fisioterapêuticas aplicadas à pediatria e neonatologia. FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 60 Estuda e analisa a atuação da Fisioterapia no ciclo gravídico-puerperal, nas disfunções e alterações do sistema genito-urinário e nas demais patologias que comprometem a saúde da mulher em ginecologia no pré e pósoperatório. Desenvolve as habilidades de avaliar, planejar, intervir na saúde da mulher, por meio da aplicação de recursos e técnicas fisioterapêuticas específicas. Promove a interação terapeuta-paciente, terapeutafamília e a integração entre os diversos profissionais envolvidos no processo de habilitação ou reabilitação. ÓRTESE E PRÓTESE 30 Estudo das anomalias congênitas, amputações: etiologias e níveis, avaliação funcional dos pacientes amputados, reabilitação funcional e treino protético. Órteses e suas aplicações. Próteses. Desvio da marcha: causas protéticas e biológicas. Avaliar e reabilitar o uso de órteses e próteses e suas aplicações clínicas. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS ELETIVA I 30 Língua de Sinais Brasileira e seu conhecimento básico para aplicação na fisioterapia. MOTRICIDADE HUMANA ELETIVA I 30 Estuda as teorias do controle motor. Aprendizado motor. Reorganização funcional. Modelo teórico para a prática clínica. Mecanismos de controle da motricidade normal. Controle da postura e do equilíbrio no adulto e no idoso. Influências biológicas, ambientais e emocionais no controle motor do adulto e do idoso. Instrumentos de avaliação motora e funcional. FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA II 60 Analisa e avalia do ponto de vista disfuncional, as alterações ortopédicas e traumatológicas, propondo recursos fisioterapêuticos para cada tipo de disfunção presentada pelo paciente, objetivando a reabilitação e adaptação funcional. FISIOTERAPIA NEUROLOGICA II 60 Estuda dos principais grupos sindrômicos neurológicos do adulto e das desordens do controle motor no paciente neurológico; aplicação dos principais métodos e técnicas de tratamento fisioterapêutico conforme avaliação específica. Estabelece diagnóstico disfuncional em patologias neurológicas do adulto e da criança. FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA II 60 Estudar e analisar as principais patologias pediátricas e neonatais com enfoque hospitalar nas disfunções musculoesqueléticas, neurológicas e respiratórias. Estimular o raciocínio e a tomada de decisão das condutas fisioterapêuticas aplicadas à pediatria e neonatologia hospitalar.

7 FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA I 60 Estudo das patologias cardiovasculares adultas e pediatricas. Critérios de avaliação e técnicas de fisioterapia cardiopulmonar. Avaliação de exames complementares em cardiologia. FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA I 60 Estudo dos aspectos específicos da atuação fisioterapêutica nas disfunções respiratórias; conhecimentos da avaliação fisioterapêutica respiratória, dos recursos e técnicas desobstrutivas, expansivas, reeducativas e recursos auxiliares que serão aplicados na prevenção e tratamento das alterações e disfunções respiratórias. FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA 60 Fundamentação teórica sobre as patologias reumáticas e suas complicações nos sistemas orgânicos, associanda a aplicação das condutas fisioterapêuticas como estratégia de reabilitação do sistema musculoesquelético. FISIOTERAPIA AQUÁTICA 60 Estuda os princípios físicos da água e seus efeitos fisiológicos como recurso terapêutico nas formas hidrotérmicas, hidroquímicas e hidrocinéticas. Aplicações e procedimentos da Fisioterapia Aquática nas diferentes patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, geriátrica, obstétrica e pediátrica. Noções dos métodos Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. Vivência prática sob a supervisão docente. FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA II 60 Atuação da fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias cárdicas adulto e pediátrica, ventilação mecânica nas patologias cardiovasculares e fisioterapia nas emergências cardiológicas. Avaliação e prescrição de exercícios na reabilitação cardíaca. FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA II 60 Abordagem, avaliação e conduta fisioterapêutica respiratória na UTI e paciente crítico. Aspectos, parâmetros e condutas na Ventilação mecânica e desmame ventilatório. SAÚDE E MEIO AMBIENTE 30 Estuda os fatores ambientais que interferem nas condições da saúde humana. Manejo do saneamento básico e ambiental para a promoção da saúde e sua interação com o meio ambiente. Analisa o impacto ambiental causado pelos resíduos hospitalares, lixo hospitalar e legislação pertinente. FISIOTERAPIA DESPORTIVA 60 Estudo dos efeitos fisiológicos produzidos pelo esporte, prescrição adequada de exercícios terapêuticos para o tratamento e prevenção das lesões desportivas. Propriocepçao das articulações como fase final no tratamento de lesões desportivas. Biomecânica dos esportes.

8 PROJETO DE PESQUISA 30 Desenvolver habilidades para a análise crítica de investigações da área para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Tipos de pesquisa: concepções, processos metodológicos e normas técnicas. Projeto de Pesquisa: elaboração, socialização e avaliação. Redação do relatório de pesquisa. FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL 60 Estuda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo-esqueléticos visando a funcionalidade e a saúde humana em seu aspecto mais amplo. FISIOTERAPIA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA 60 Noções de envelhecimento humano. Fundamentação dos conhecimentos das técnicas específicas fisioterapêuticas nas afecções mais comuns e patologias associadas em geriatria e gerontologia. Estado nutricional do idoso. Bases farmacológicas. Planejamento e programas de tratamentos para pacientes idosos; prevenção e intervenções comuns. Controle da dor e da mobilidade. Avaliação, objetivos do tratamento fisioterapêutico e condutas para tratamento de pacientes idosos e de risco. FISIOTERAPIA DO TRABALHO E FORENSE 60 Estuda as condições ergonômicas, de higiene e segurança no trabalho, as doenças ocupacionais e as ações fisioterapêuticas preventivas e reabilitadoras na saúde do trabalhador. Diagnóstico cinesiológico-funcional. Aspectos jurídicos da perícia judicial e extrajudicial para fisioterapeutas no sistema estatal e previado e laudos judicias, pareceres técnicos. ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E MARKETING EM FISIOTERAPIA 30 Administração, gestão, organização, planejamento e gerenciamento de clínicas da área da saúde. Acessibilidade em edificações. Estratégias de motivação. Trabalho em equipe. Credenciamento junto ao Conselho de Fisioterapia. Markinting em fisioterapia. Aspectos da gestão hospitalar. FISIOTERAPIA APLICADA AO PARADESPORTO ELETIVA II 60 Estudo dos princípios mecânicos dos aparelhos utilizados em fisioterapia, tipos de aparelhos, funções, valores clínico-fisioterápicos da terapia mecânica. Análise, discriminação, prescrição, dosimetria e aplicações clínicas da mecanoterapia. NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 30 Estudo dos princípios nutritivos e das necessidades nutricionais considerando o ciclo de desenvolvimento humano. Conhecimento dos problemas alimentares da comunidade. Enfatiza as dietas hospitalares e a dietoterapia. Suplementação nutricional no esporte e para pacientes graves. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30

9 Pesquisa: coleta, análise e interpretação dos dados. Produção escrita. Socialização dos resultados.

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas (Semestre/Ano/Período/Termo/Módulo) Carga horária ATIVIDADES COMPLEMENTARES 204 INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I (405576) 34 Abordagem histórica,

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia 1 PERÍODO e Anatomia Humana I 2 2 04 80 Citologia, Histologia 2 02 40 Embriologia 2 02 40 Metodologia da Pesquisa Científica 2-02 40 Fisioterapia em Saúde Publica

Leia mais

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina 1 ano - 1 Semestre Anatomia Humana I 60 4 Estudo da Genética e da Evolução 60 4 Necessidades Educacionais Especiais 60 4 História e Fundamentos da Fisioterapia 45 3 Antropologia 30 2 Fisiologia 60 4 Saúde

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas Esquelético

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas Esquelético

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AN001- ANATOMIA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 60 90 4 ESTUDO DA MORFOLOGIA DOS DIVERSOS ÓRGÃOS QUE CONSTITUEM OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. BQ001- BIOQUIMICA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Biologia Celular e Microbiologia

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Biologia Celular e Microbiologia CURSO DE FISIOTERAPIA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 13/93 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 72/1999 e renovado pelo Decreto Estadual nº 171/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 5 anos / Máximo: 8 anos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. FIS181M - Fisioterapia Bacharelado 2018_1 M CARGA HORÁRIA SEMESTRAL. Primeiro Período

MATRIZ CURRICULAR. FIS181M - Fisioterapia Bacharelado 2018_1 M CARGA HORÁRIA SEMESTRAL. Primeiro Período CÓDIGO FIS0001 FIS0003 FIS0004 FIS0005 FIS0062 FIS0063 FIS0007 FIS0008 FIS0009 FIS0010 FIS0011 FIS0012 FIS0013 FIS0014 FIS0015 FIS0016 FIS0017 FIS0018 FIS0019 FIS00 FIS0021 FIS0022 FIS0023 FIS0024 FIS0025

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 1 1150027 Anatomia Humana 80 1 1150029 Bases e História da Fisioterapia 20 20 1 1150038 Ciências Sociais em Saúde 30 10 1 1150219 Citologia e Genética 20 1 1150009 Fundamentos de Ética Profissional

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA

CURSO DE FISIOTERAPIA CURSO DE FISIOTERAPIA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 13/93 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 72/1999 e renovado pelo Decreto Estadual nº 1870/2013 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 5 anos / Máximo: 8

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 4 de março de Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 4 de março de Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 4/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE FISOTERAPIA 1º SEMESTRE

EMENTAS DO CURSO DE FISOTERAPIA 1º SEMESTRE EMENTAS DO CURSO DE FISOTERAPIA ANATOMIA HUMANA 1º SEMESTRE Considerações gerais da Anatomia. Reconhecimento das nomenclaturas, posição anatômica, planos e eixos do corpo humano. Anatomia do Sistema Tegumentar,

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM)

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I 34 Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica BACHARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Prática Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos da

Leia mais

1. MATRIZ CURRICULAR. C/H SEMESTRAL Pré-Requisito. C/H Sem. Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE

1. MATRIZ CURRICULAR. C/H SEMESTRAL Pré-Requisito. C/H Sem. Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE INÍCIO DO CURSO: 01/02/2011 AUTORIZAÇÃO: N 1.562 de 24 de setembro de 2010. DURAÇÃO DO CURSO: 5 anos TURNOS: Diurno TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Fisioterapeuta O perfil do profissional a ser formado é de um fisioterapeuta

Leia mais

FISIOTERAPIA PREVENTIVA E ERGONOMIA C/H 136 (2410) Conceitos, normas e fundamentos para a aplicação da Fisioterapia Preventiva.

FISIOTERAPIA PREVENTIVA E ERGONOMIA C/H 136 (2410) Conceitos, normas e fundamentos para a aplicação da Fisioterapia Preventiva. EMENTÁRIO DAS DISICIPLINAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Currículo iniciado em 2010) ADMINISTRAÇÃO EM FISIOTERAPIA C/H 68 (2435) Introdução, princípios, bases legais e elementos da administração. Atuação da

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5401-1 Anatomia I

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE FISIOTERAPIA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE FISIOTERAPIA 2019.1 1º Período 1 Biofísica PR IE 33,3 0,0 0 33,3 2 2 Anatomia Humana I HB IA 25,0 25,0 17 66,6 4 Fundamentos de 3 PR 33,3 0,0 0 33,3 2 4 Citologia/Histologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

C.H. Teórica. Carga Horária Semanal. C.H. Prática

C.H. Teórica. Carga Horária Semanal. C.H. Prática BAARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Extensão 1 e A/C Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos

Leia mais

FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA A PARTIR DE JANEIRO DE 2016 PRIMEIRO PERÍODO

FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA A PARTIR DE JANEIRO DE 2016 PRIMEIRO PERÍODO PRIMEIRO PERÍODO CBS002 CHS009 CBS004 CBS005 FIS001 CHS012 CHS006 CHS015 FIS043 Anatomia Humana I 20 20 40 Português I 40-40 Genética 40-40 Biologia Celular 40-40 História da Fisioterapia 40-40 Métodos

Leia mais

Disciplinas e Professores do 2º semestre Letivo (2014.2)

Disciplinas e Professores do 2º semestre Letivo (2014.2) ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR- APES. CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ CHRISFAPI. COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA Disciplinas e es do 2º semestre Letivo (204.2) DISCIPLINA II PERÍODO anal Prát.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO EMENTA NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO DISCIPLINA: Adaptações neuromusculares ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares

Leia mais

* 2º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Epidemiologia, Saúde Pública e o Sistema Único de Saúde

* 2º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Epidemiologia, Saúde Pública e o Sistema Único de Saúde * 1º PERÍODO* Leitura e conhecimento -------- 30 Citologia e Genética -------- Anatomia Humana I -------- Histologia e Embriologia -------- Psicologia na Avaliação, Prevenção e Reabilitação -------- 30

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Semiologia Geral ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Generalidades sobre diagnóstico e avaliação AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA EM II - Avaliação da coluna (postura) -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AN001- ANATOMIA 1 OBRIG 30 60 90 4.0 ESTUDO DA MORFOLOGIA DOS DIVERSOS ÓRGÃOS QUE CONSTITUEM OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. BQ001- BIOQUIMICA 1 OBRIG 30 30 60 3.0 Fórmula: BQ313 OU BQ318 BQ313-

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Página: 1/5 0 GFIS086 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - OPTATIVA Optativa 0 GFIS089 Elaboração de Textos (Optativa) Optativa Total Disciplinas: 2 1 GFIS001/1 Anatomia Humana I 1 GFIS003/1 Citologia,

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Fisioterapia Silvia Helena Morais 10 períodos Bacharel Manhã 90 vagas GRADE CURRICULAR

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Fisioterapia Silvia Helena Morais 10 períodos Bacharel Manhã 90 vagas GRADE CURRICULAR FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE FISIOTERAPIA

CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE FISIOTERAPIA 2018.2 CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE FISIOTERAPIA AS AVALIAÇÕES OCORRERÃO DE ACORDO COM OS HORÁRIOS DAS AULAS. DTI MANHÃ 1ª SEMESTRE - TURMA 124.1 26/11 BIOQUÍMICA 05/12 IMUNOLOGIA 06/12 FISIOLOGIA HUMANA

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE FISIOTERAPIA

CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE FISIOTERAPIA 2018.2 CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE FISIOTERAPIA AS AVALIAÇÕES OCORRERÃO DE ACORDO COM OS HORÁRIOS DAS AULAS. DTI MANHÃ 1ª SEMESTRE - TURMA 124.1 26/11 BIOQUÍMICA 2ª SEMESTRE - TURMA 123-2 26/11 BIOFÍSICA

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

Matriz 1 - Fisioterapia Semipresencial

Matriz 1 - Fisioterapia Semipresencial Matriz 1 - Fisioterapia Semipresencial 1º PERÍODO Pré-requisito Projeto Integrador I 20 1 0 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Primeiros Socorros 40 2 1 1 Sociologia e Antropologia 40 2 1 1 Ética e Bioética

Leia mais

EXIN FISIOTERAPIA

EXIN FISIOTERAPIA EXIN FISIOTERAPIA 2016.2 SÉRIE 4MA e 4MB Assuntos Avaliação do Tônus e Força Muscular. Avaliação da Marcha. Noções de Avaliação em Fisioterapia Neurológica. ADF 3 Avaliação da Coordenação e Equilíbrio.

Leia mais

Matriz 1 - Fisioterapia

Matriz 1 - Fisioterapia Matriz 1 - Fisioterapia Nivelamento Português 20 - - - 1º PERÍODO Projeto Integrador I 20 1 0 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Primeiros Socorros 40 2 1 1 Sociologia e Antropologia 40 2 2 0 Ética e Bioética

Leia mais

Fisioterapia. BIO S-20 - Fisiologia Humana II ,67

Fisioterapia. BIO S-20 - Fisiologia Humana II ,67 Página 0001 de 0004 12:01:44 Não 1º Período ODT 0475-04S-20 - Anatomia Humana I 80 - - 066,67 BIO 0262-03S-20 - Citologia, Histologia e Embriologia 60 - - 050,00 8545-04S-20 - Educação Ambiental e Cidadania

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - FISIOTERAPIA

MATRIZ CURRICULAR - FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR - FISIOTERAPIA SEMESTRE I Ciências da vida e da saúde 1.1 Fisioterapia: Fundamentos e Ética 60h 60h -- UCP 1.2 Anatomia Humana 100h 60h 40h UCF 1.3 Citologia e Histologia Humana 80h 50h

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA CRONOGRAMA DE PROVAS 1º,2º BIMESTRE E EXAMES FINAIS DE

CURSO DE FISIOTERAPIA CRONOGRAMA DE PROVAS 1º,2º BIMESTRE E EXAMES FINAIS DE DATA 1 PERIODO 2 PERIODO DATA 1 PERIODO 2 PERIODO Língua Portuguesa (Florisbete) Biofísica (Munelar) Língua Portuguesa (Florisbete) Biofísica (Munelar) Fund. de Anatomia Humana II (João Paulo) Fund. de

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: FISIOTERAPIA Campus: JOÃO UCHÔA Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionados na sociedade como agentes

Leia mais

FISIOTERAPIA 1º PERÍODO

FISIOTERAPIA 1º PERÍODO FISIOTERAPIA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Fisioterapia Geral B108516 02 1º 40 Introdução aos aspectos gerais da Fisioterapia como: história, conceito, perfil profissional, campos de atuação, noções quanto à

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

EDITAL Nº 05 DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA AESA/ESSA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS

EDITAL Nº 05 DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA AESA/ESSA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS EDITAL Nº 05 DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA AESA/ESSA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA CPF VAGAS PONTUAÇÃO Bioestatística

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Fisioterapia Campus: Nova Iguaçu Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionado na sociedade como agente

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR

Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR Alteração aprovada na reunião do Colegiado do Curso, dia XXXXXXX e no CONSUPE dia XXXXXXXX de acordo com

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Fisioterapia Campus: Macaé Missão O curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, através de uma estrutura embasada em princípios contemporâneos, tem por missão

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO ANATOMIA PALPATÓRIA FUNCIONAL

PRIMEIRO PERÍODO ANATOMIA PALPATÓRIA FUNCIONAL PRIMEIRO PERÍODO ANATOMIA PALPATÓRIA FUNCIONAL Apresentação e o estudo das estruturas anatômicas formadoras do corpo humano, relacionadas aos ossos, articulações e músculos. Este estudo deverá proporcionar

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA METODOLOGIA CIENTÍFICA Estudo do método científico incluindo revisão de literatura, bioestatística através do estudo de dados coletados pelos alunos e introdução à epidemiologia

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

6CIF035 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

6CIF035 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA 1ª Série 6MOR020 ANATOMIA I Estudo dos sistemas: ósseo, articular, muscular, digestório, respiratório, urinário, genital masculino, genital feminino e circulatório. Noções dos órgãos do sentido. 6CIF035

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

6CIF035 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

6CIF035 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA 1ª Série 6MOR020 ANATOMIA I Estudo dos sistemas: ósseo, articular, muscular, digestório, respiratório, urinário, genital masculino, genital feminino e circulatório. Noções dos órgãos do sentido. 6MOR025

Leia mais

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 (Alterada pela Resolução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória /1. FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1

MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória /1. FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1 MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória - 2018/1 1 2 3 FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1 130 102 231 Anatomia do Sistema Hemolinfopoietico 7 11 18 Biologia Celular e Molecular M1 14 14 Bioquímica:

Leia mais

FISIOTERAPIA BELÉM/SANTARÉM (Desenho Nº 61)

FISIOTERAPIA BELÉM/SANTARÉM (Desenho Nº 61) FISIOTERAPIA BELÉM/SANTARÉM (Desenho Nº 61) 1º ANO EIXO CENTRAL: HOMEM SER BIOLÓGICO E SOCIAL 1º Semestre Semestral Total Semanal Total Semestral Total Anatomia Humana I DMCF0112 60 60 3 3 3 3 Biofísica

Leia mais

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA. Desenvolvimento Humano I

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA. Desenvolvimento Humano I FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 Citologia e Embriologia Edson Luis Maistro Anatomia Geral Vitor Engrácia Desenvolvimento Humano I Rossana Sade Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Simone

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84 Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de 2018 - Seção I fls. 83 e 84 Resolução Unesp-20, de 10-4-2018 Estabelece a estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do câmpus

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Administração de Produção I Administração de Produção II Administração de Recursos Humanos I Administração de Recursos Materiais Administração Financeira e Orçamentária I Administração

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA CENTRO UNIIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO EMENTÁRIO CURSO DE FISIOTERAPIA

CURSO DE FISIOTERAPIA CENTRO UNIIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO EMENTÁRIO CURSO DE FISIOTERAPIA CURSO DE FISIOTERAPIA CENTRO UNIIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO EMENTÁRIO CURSO DE FISIOTERAPIA PATROCÍNIO 2013 1 I PERÍODO DISCIPLINA : ANATOMIA HUMANA I EMENTA: Investiga e descreve estruturas anatômicas

Leia mais

1º PERÍODO. Ciências Biofuncionais I( Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia. 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia)

1º PERÍODO. Ciências Biofuncionais I( Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia. 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia) 1º PERÍODO Ciências Biofuncionais I( Citologia, Biologia, Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia) Saúde Pública e Epidemiologia 4h/a 80 h/a Comunicação e

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Identificação e reprodução dos diversos tipos de tecidos e órgãos humanos, por meio de estruturas microscópicas.

Identificação e reprodução dos diversos tipos de tecidos e órgãos humanos, por meio de estruturas microscópicas. Disciplina Ementas Anatomia I Introdução a Anatomia Humana. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. Sistema Circulatório. Sistema Respiratório. Sistema Urinário. Sistema Genital Masculino

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

HOSPITAL DA CIDADE DE PASSO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE MATO CASTELHANO

HOSPITAL DA CIDADE DE PASSO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE MATO CASTELHANO HOSPITAL DA CIDADE DE PASSO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE MATO CASTELHANO RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Modalidade Multiprofissional PROCESSO SELETIVO 2018

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Turno: INTEGRAL Reconhecido pelo Decreto n.º 6.067, de 31.01.06, DOE. de 31.01.06. Para completar o currículo pleno

Leia mais

II EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO PROGRAMA DE MONITORIA

II EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO PROGRAMA DE MONITORIA II EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO PROGRAMA DE MONITORIA - 2016 A Direção do Centro de Ciências da Saúde faz saber aos interessados os dias, horários e locais das provas de ingresso e seleção para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRICULO PLENO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRICULO PLENO 1838 DEFISIO/G Anatomia Humana 4 136 2382 DEFAR/G Bioquímica 2 68 2383 DEBIO/G Citologia e Histologia 2 68 2384 DEFISIO/G Fisiologia Humana 4 136 2386 DEFIS/G Fundamentos de Biofísica para Recursos Fisioterapêuticos

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017 Currículo Integrado do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos Estrutura Curricular do curso de Medicina 2018 (Conforme Reunião do NDE em 01/12/17) Curso: Graduação em Medicina

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE MEDICINA (BACHARELADO) - 2019/1(currículo 2) CAMPUS OURO PRETO BEV712 GENETICA BASICA 60 72 2 2 1 CBI001 BIOQUIMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 120 144 6 2 1 CBI002 BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA BASICA

Leia mais

Curso: Administração. Componente Curricular

Curso: Administração. Componente Curricular INDICAÇÃO DE VAGAS PARA 208.2 Curso: Administração Gestão e Orçamento estratégico 4 Estatística I 2 Estatística II 2 Administração de Produção e Logística 2 Matemática 2 Curso: Educação Física Anatomia

Leia mais

Matriz Curricular Medicina Funorte ICS Nova Montes Claros

Matriz Curricular Medicina Funorte ICS Nova Montes Claros 1.1 MATRIZ CURRICULAR Curso: Medicina - ICS FUNORTE GRADE NOVA- Carga horária de integralização: 9.728 horas MATRIZ CURRICULAR DO PRIMEIRO PERÍODO avaliações práticas C/H MCA: Introdução ao Curso Médico,

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Métodos de estudo da célula animal e vegetal, composição química e estrutural, estudo da morfologia, funções exercidas

Leia mais

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre SALA 02 - PN PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre SALA 02 - PN PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 - SALA 02 - PN Citologia e Embriologia Edson Luis Maistro Anatomia Geral Vitor Engrácia Desenvolvimento Humano I Rossana Sade Fundamentos de Genética e Biologia

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE FISIOTERAPIA - MATUTINO E NOTURNO DISCIPLINAS OFERTADAS NO 2º SEMESTRE DE º PERÍODO

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE FISIOTERAPIA - MATUTINO E NOTURNO DISCIPLINAS OFERTADAS NO 2º SEMESTRE DE º PERÍODO FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE FISIOTERAPIA MATUTINO E NOTURNO DISCIPLINAS OFERTADAS NO 2º SEMESTRE DE 2015 4º PERÍODO GER040001 Educação e Diversidade (EaD) 40 2 FTM4 Matutino

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA 1ºPERÍODO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APS: Fundamentos e tecnologias para atenção à saúde 20 60 80 BIOQUÍMICA ESTRUTURAL CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA

CURSO DE FISIOTERAPIA CURSO DE FISIOTERAPIA 1º PERÍODO A PROVA REGIMENTAL 23/05 BIOESTATÍSTICA 24/05 METODOLOGIA CIENTÍFICA 13h00 24/05 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 17h00 26/05 SOCIOLOGIA 27/05 MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 28/05 BIOLOGIA

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À SAÚDE E AO CONDICIONAMENTO FÍSICO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À SAÚDE E AO CONDICIONAMENTO FÍSICO EMENTA FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À SAÚDE E AO CONDICIONAMENTO FÍSICO DISCIPLINA: Fisiologia neural: estrutura, funcionamento e adaptações ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PER. COD. DISCIPLINAS TEÓRICA PRÁTICA TOTAL Biofísica Biologia Humana

MATRIZ CURRICULAR PER. COD. DISCIPLINAS TEÓRICA PRÁTICA TOTAL Biofísica Biologia Humana MATRIZ CURRICULAR O Curso de Bacharelado em Fisioterapia - Campus Nova Iguaçu é oferecido com carga horária total de 4.200 horas a serem integralizadas em, no mínimo, 5 (cinco) anos, em conformidade com

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR 2013

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR 2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º Período 01 Anatomia Humana I 80 02 Biologia Celular, Molecular e Genética 60 20 80 03 Bioquímica Geral - 04 Biofísica - 05 Histologia

Leia mais

Relação de Pré-Requisitos

Relação de Pré-Requisitos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional - CGCO Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA CDARA - COORDENADORIA DE ASSUNTOS E REGISTROS ACADÊMICOS

Leia mais

Disciplinas do currículo

Disciplinas do currículo Disciplinas do currículo PRIMEIRO SEMESTRE ANATOMIA I Visa fornecer a conceituação e reconhecimento dos tecidos fundamentais, relacionados ao aparelho locomotor, bem como sua relação com os sistemas que

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA 1/15 CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA Todas as UNIDADES CURRICULARES do curso de Enfermagem têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0

Leia mais

Disciplinas da Primeira Fase

Disciplinas da Primeira Fase ALTERAÇÕES CURRICULARES Estrutura da situação vigente e da situação proposta, objeto da solicitação e justificativa Disciplinas da Primeira Fase Biologia (2 créditos = 1 teórico + 1 prático) Ementa: Biologia

Leia mais

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos.

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos. Enfermagem 1º Semestre Biologia, 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultra-estrutura e função da célula e de seus componente. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais