CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA"

Transcrição

1 CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA METODOLOGIA CIENTÍFICA Estudo do método científico incluindo revisão de literatura, bioestatística através do estudo de dados coletados pelos alunos e introdução à epidemiologia e graus de evidência científica. MÓDULO DE CIRURGIA - II Estudo, pesquisa, reflexão e análise das afecções de tratamento cirúrgico prevalentes nas áreas de Cirurgia Geral e Digestiva, Coloproctológica e Pediátrica. Construção e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas afecções. MÓDULO DE CIRURGIA III A disciplina visa ao estudo, pesquisa, reflexão e análise pelos alunos das afecções prevalentes nas áreas de angiologia e cirurgia vascular e neurocirurgia, bem como construir e desenvolver uma boa fundamentação para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas doenças. FISIOLOGIA APLICADA Estudo do funcionamento normal e integrado dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano contextualizado as situações clínicas relevante da prática médica. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I Estudo, pesquisa, reflexão e análise pelos alunos das afecções prevalentes nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Construção e desenvolvimento da fundamentação para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas doenças. MÓDULO DE MEDICINA LEGAL, DEONTOLOGIA E BIOÉTICA Estudo, pesquisa, reflexão e análise da Deontologia Médica, no conhecimento do Código de Ética Médica. Estudo e análise dos princípios da Bioética, nas aplicações na Prática Médica diária e na relação com a sociedade. Conhecimento médico na elucidação de questões da Justiça, especificamente quanto ao aspecto criminal. MÓDULO INTERDISCIPLINAR DE MORFOLOGIA APLICADA Estudo dos sistemas locomotor, ventilatório, digestório, imune, endócrino, cardiovascular, reprodutor, urinário, tegumentar e nervoso humano através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento embriofetal com interesse clínico. MÓDULO DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA I Estudo do funcionamento normal e das principais patologias da infância e da adolescência sob os pontos de vista neurológico e psiquiátrico, incluindo conceitos de neuroanatomia funcional e semiologia neurológica e psiquiátrica. Construção e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o atendimento integral aos pacientes com as principais patologias neurológicas e psiquiátricas da infância e adolescência.

2 NEUROPSIQUIATRIA II O módulo de Neuropsiquiatria (NP) II, desenvolvido no oitavo semestre do Curso de Medicina, estuda as psicopatologias psiquiátricas e as doenças neurológicas mais prevalentes no adulto. MÓDULO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Estudo integrado, pesquisa, reflexão e análise das afecções do Sistema Ósteo- Articular, assim como da recuperação funcional dos pacientes com problemas ortopédicos. Construção e desenvolvimento de fundamentação para o atendimento inicial aos pacientes. Encaminhamento destes pacientes para programas de reabilitação e avaliação de prognóstico. MÓDULO DE PATOLOGIA APLICADA Estudos em patologia humana relacionados às diversas etiologias e suas implicações morfofisiológicas, diagnósticas e terapêuticas. MÓDULO DE TRAUMA E EMERGÊNCIA A disciplina visa ao estudo das afecções prevalentes nas áreas de Trauma Adulto e Pediátrico, bem como construir e desenvolver uma boa fundamentação para o atendimento inicial a estas vitimas e ao paciente criticamente enfermo, adulto e pediátrico tanto a nível Pré-hospitalar e Intra hospitalar. MÓDULO de OTORRINOLARINGOLOGIA E OFTALMOLOGIA Estudo de patologias prevalentes na área de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Revisão anatômica do ouvido, nariz, faringe, laringe e pescoço e a prevenção do câncer de laringe e da surdez. Estudo sobre urgências e acompanhamento, sob supervisão, do atendimento ambulatorial, internação e centro cirúrgico. Ênfase para a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias comuns. Conceitos específicos de morfologia, funcionamento e patologia do aparelho visual. Conhecimentos básicos para diagnóstico e tratamento das patologias mais freqüentes do sistema visual, bem como as relacionadas a problemas sistêmicos. Atitudes preventivas e curativas na área do sistema visual nas diferentes faixas etárias. PEDIATRIA Estudo dos problemas e doenças mais comuns na infância e adolescência, com enfoque especial nos aspectos preventivos. Construção de base elementar que propicie o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes voltadas à assistência e à promoção de saúde no âmbito da Pediatria. CICLO DA VIDA I DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA Estudo da primeira infância a começar pela gravidez, levando em consideração os aspectos biopsicossociais do desenvolvimento desta etapa do ciclo vital, sem esquecer que a gestante e o bebê estão inseridos em uma família. MÓDULO: PLANTÕES I Exercício prático da atividade profissional do futuro médico nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia e de Pediatria nas atividades denominadas de plantões. Construção da fundamentação para a prática de assistência nas áreas de Atenção Terciária em Saúde.

3 PLANTÕES II A disciplina visa desenvolver o exercício prático da atividade profissional do futuro médico nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia e de Pediatria nas atividades denominadas de plantões (noturnos de 12 horas durante a semana, e diuturnos de 24 horas, durante os finais de semana e feriados) na perspectiva de construir boa fundamentação prática para a assistência nas áreas de Atenção Terciária em Saúde. PLANTÕES III Desenvolvimento do exercício prático da atividade profissional nas áreas de Clínica Médica e de Cirurgia Geral através de atividades de plantões supervisionados (noturnos de 12 horas durante a semana; diuturnos de 24 horas nos finais de semana e feriados) visando a construção e o desenvolvimento de uma boa fundamentação prática para a assistência médica nas áreas de Atenção Terciária à Saúde. MÓDULO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS Estudo, pesquisa, reflexão e análise das afecções de manejo invasivo mais prevalentes nas áreas de Cirurgia Geral, Cuidados Gerais aos Pacientes. Construção de competências, habilidades e atitudes para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas afecções SAÚDE E SOCIEDADE Estudo das relações do processo saúde-doença, dos modelos de atenção à saúde, da promoção da saúde, da estratégia saúde da família e do desenvolvimento do Sistema de Saúde Brasileiro. Estudo das bases da Atenção Primária á Saúde e da Medicina de família e Comunidade. MÓDULO DE SEMIOLOGIA MÉDICA Estudo de semiologia geral, semiologia pediátrica e puericultura, promoção de saúde da criança normal e Fundamentos do diagnóstico por imagem. Abordagem inicial ao paciente adulto e pediátrico, coleta e sistematização de dados de uma anamnese. Desenvolvimento de habilidades no aprendizado de aspectos relacionados a achados normais nas diferentes faixas etárias abordadas, da desde a criança ao adulto, bem como achados normais de exames de imagem. Fundamentos teóricos e construção de habilidades. Importância dos componentes psico-afetivos necessários para a elaboração diagnóstica, privilegiando a relação médico-paciente. TCC EM MEDICINA I Construção do projeto de pesquisa a ser executado na disciplina de TCC II, possibilitando conhecimentos e experiências em pesquisa na área da saúde e elaboração de artigo científico a ser defendido como trabalho de conclusão de curso. ESTÀGIO HPS A disciplina visa ao estágio prático nas áreas de TRAUMA e EMERGÊNCIA, para construir e desenvolver fundamentos no atendimento inicial ao politraumatizado. ESTÁGIO INTEGRADO I Capacitação de atividades denominadas de plantões (noturnos durante a semana e diuturnos durante os finais de semana e feriados) para a assistência nas áreas de Atenção Primária e Terciária em Saúde nas áreas de Medicina de Família e Comunidade e Urgências Traumáticas e Clínicas.

4 ESTÁGIO INTEGRADO II Exercício prático da atividade profissional do futuro médico nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria em seus diversos locais de atuação hospitalar - Atenção Terciária em Saúde (alojamento conjunto, ambulatórios, bloco cirúrgico, centro obstétrico, emergência/pronto-atendimento e enfermaria). ESTÁGIO INTEGRADO III Desenvolvimento do exercício prático da atividade profissional nas áreas de Clínica Médica e de Cirurgia Geral em seus diversos locais de atuação hospitalar visando à construção e o desenvolvimento de uma boa fundamentação prática para a assistência médica nas áreas de Atenção Terciária à Saúde. ESTÁGIO INTEGRADO IV Realizar o exercício prático da atividade profissional entre as áreas de Medicina de Família e Comunidade, Urgências e Emergências, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia, na perspectiva de desenvolver uma boa fundamentação para a assistência nas áreas de Atenção Primária, Secundária e Terciária em Saúde, e respeitando os interesses individuais, de acordo com a proposta de flexibilização no processo de ensino-aprendizagem. ESTUDOS EM FISIOLOGIA MÉDICA Estudo da composição e funcionamento celular sob enfoque molecular e introdução à fisiologia dos sistemas do corpo humano. Estrutura, propriedades e funções dos principais constituintes do corpo humano. Relações entre a Bioquímica, Biologia Molecular e Fisiologia no contexto de situações clínicas. Temas inseridos na prática médica, estimulando o raciocínio biológico e a capacidade de inter-relacionar conceitos biomédicos básicos. ESTUDOS EM MORFOLOGIA MÉDICA Estudo dos tecidos corporais e dos sistemas locomotor, ventilatório, digestório, cardiovascular, nervoso, reprodutor, urinário, tegumentar e nervoso humanos através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento embriofetal. ESTUDOS EM PATOLOGIA MÉDICA Em patologia humana relacionados às diversas etiologias e suas implicações morfofisiológicas. MÓDULO DE FARMACOLOGIA CLÍNICA Fornecer de forma integrada conhecimentos básicos em Farmacologia Médica, abrangendo as principais drogas de uso generalizado em Medicina, de uma maneira que abranja os aspectos básicos celulares e fisiológicos envolvidos no seu uso, seguidos dos aspectos farmacológicos propriamente ditos. ESTUDOS EM FISIOLOGIA MÉDICA Estudo da composição e funcionamento celular sob enfoque molecular e introdução à fisiologia dos sistemas do corpo humano. Estrutura, propriedades e funções dos principais constituintes do corpo humano. Relações entre a Bioquímica, Biologia Molecular e Fisiologia no contexto de situações clínicas. Temas inseridos na prática

5 médica, estimulando o raciocínio biológico e a capacidade de inter-relacionar conceitos biomédicos básicos GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II Estudo, pesquisa, reflexão e análise pelos alunos das afecções prevalentes nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Construção e desenvolvimento da fundamentação para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas doenças INFECTOLOGIA Estudo e análise das doenças infecciosas enfatizando aspectos clínicos, métodos diagnósticos, prevenção, tratamento e seu impacto epidemiológico na saúde. LIBRAS Estudo da Língua Brasileira de Sinais - Libras, através de vídeo-aula em caráter presencial e semipresencial apresentando o sujeito surdo, sua cultura, sua língua e gramática. Referencial teórico interativo como paradigma teórico / metodológico alternativo prático para entendimento da cultura surda e suas especificidades. EPIDEMIOLOGIA Revisão e detalhamento da Epidemiologia. Aprendizagem de formas adequadas para revisões da literatura, análise crítica de artigos e procedimentos para escolha da melhor evidência científica para os seus problemas clínicos e de pesquisa. MÓDULO DE CLÍNICA MÉDICA I Estudo específico de conteúdos de morfo-fisio-patologia do tecido hematológico, os principais fundamentos em oncologia básica e conhecimentos com relação à hemocomponentes e suas principais indicações. Fornece aos estudantes embasamento específico de morfo-fisio-patologia dos diferentes órgãos, estruturas e sistemas que formam o sistema imunitário humano, com especial ênfase nas características imunológicas e imunopatológicas, bem como nos diferentes mecanismos de respostas imunes das doenças auto-imunes em reumatologia e em outras especialidades médicas. MÓDULO CLÍNICA MÉDICA II Estudo, pesquisa, reflexão e análise das afecções dos sistemas pulmonar, renal e cardio-circulatório. Construção e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o atendimento inicial e tratamento das principais moléstias clínicas dos três sistemas. MÓDULO DE CLÍNICA MÉDICA III Ensino de conhecimentos nas áreas de geriatria e gerontologia e endócrinometabologia através do estudo do histórico, fisiopatologia, clínica, diagnóstico, prevenção e tratamento das patologias referentes a estas especialidades médicas com enfoque na formação do médico generalista na promoção da saúde do adulto e do idoso. Abrange também assistência, orientação para a prática da interdisciplinaridade, estímulo e orientação para a atualização permanente e busca do conhecimento. MÓDULO CLÍNICA MÉDICA IV Sistematização de conhecimentos sobre as bases de morfologia, fisiologia, diagnóstico e terapêutica das principais afecções que acometem o tubo digestivo, sistema hepático e exame endoscópico. Ênfase na importância do respeito e valorização do ser humano para o estabelecimento da relação médico-paciente.

6 MÓDULO DE CLÍNICA MÉDICA V Estudo, pesquisa, reflexão e análise das afecções prevalentes nas áreas de dermatologia, bem como a construção e desenvolvimento com uma boa fundamentação, competência, atitude e habilidades para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas doenças. CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através das principais religiões universais numa reflexão crítica dos valores humanos, sociais, éticos e espirituais. COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo dos níveis e das funções da linguagem para a expressão oral, a retextualização e adaptação contextual com ênfase nas relações interpessoais e no cuidado humano. Leitura e criação de vínculos leitor/texto para o conhecimento específico. Interpretação, paráfrase e produção escrita: parágrafo padrão, resumo e resenha. Estudo das formas de comunicação científica: pôster, apresentação oral e artigo científico. MÓDULO: MÓDULO DE CIRURGIA I Estudo, pesquisa, reflexão e análise pelos estudantes das afecções prevalentes nas áreas de cirurgia plástica e Urologia. MÓDULO DE CIRURGIA III Estudo, pesquisa, reflexão e análise das afecções prevalentes nas áreas de angiologia e cirurgia vascular e neurocirurgia. Construção e desenvolvimento de capacidades para o atendimento inicial aos pacientes portadores destas doenças. CICLO DA VIDA II Estudo do desenvolvimento normal do pré-escolar, do escolar, do adolescente, do adulto e do idoso, bem como a morte encerrando o ciclo vital; dando continuidade aos estudo iniciado em Ciclo da Vida I. Estudo da situação da criança na família, sua individualidade e inserção na comunidade. A Adolescência, período de reorganização pessoal, experiências sociais e capacitação para a idade adulta. A adultez com suas características e particularidades. A Velhice, com ênfase nas suas especificidades; e a morte, última etapa do ciclo vital. EPIDEMIOLOGIA Revisão e detalhamento da Epidemiologia. Aprendizagem de formas adequadas para revisões da literatura, análise crítica de artigos e procedimentos para escolha da melhor evidência científica para os seus problemas clínicos e de pesquisa. ESTÁGIO INTEGRADO IV Realizar o exercício prático da atividade profissional entre as áreas de Medicina de Família e Comunidade, Urgências e Emergências, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia, na perspectiva de desenvolver uma boa fundamentação para a assistência nas áreas de Atenção Primária, Secundária e Terciária em Saúde, e respeitando os interesses individuais, de acordo com a proposta de flexibilização no processo de ensino-aprendizagem.

7 INTERNATO 11O SEMESTRE / PLANTÕES III Desenvolvimento do exercício prático profissional nas áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral através de atividades de plantões supervisionados (noturnos de 12 horas durante a semana,; diuturnos de 24 horas nos finais de semana e feriados) visando a construção e o desenvolvimento de uma boa fundamentação prática para a assistência médica nas áreas de Atenção Terciária à Saúde. MÓDULO ESTÁGIO INTEGRADO II / PLANTÕES II Exercício prático da atividade profissional do futuro médico nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria em seus diversos locais de atuação ambulatorial e hospitalar - Atenção Terciária em Saúde. ESTÁGIO INTEGRADO I PLANTÕES I Estudo das atribuições do Médico de Família e Comunidade na Atenção Primária à Saúde,com ações de promoção,prevenção,recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência,bem como, a prática em urgências e emergências médicas em nível de maior complexidade. MÓDULO DE SEMIOLOGIA MÉDICA Estudo de semiologia geral, semiologia pediátrica e fundamentos do diagnóstico por imagem. Abordagem inicial ao paciente adulto e pediátrico, coleta e sistematização de dados de uma anamnese. Desenvolvimento de habilidades no aprendizado de aspectos relacionados a achados normais nas diferentes faixas etárias abordadas, da desde a criança ao adulto. Fundamentos teóricos e construção de habilidades. Importância dos componentes psico-afetivos necessários para a elaboração diagnóstica, privilegiando a relação médico-paciente. TCC II MEDICINA Construção do artigo científico da pesquisa do aluno possibilitando a defesa do TCC perante uma banca

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84 Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de 2018 - Seção I fls. 83 e 84 Resolução Unesp-20, de 10-4-2018 Estabelece a estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do câmpus

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR- CURSO DE MEDICINA DA PUC-GOIÁS

MATRIZ CURRICULAR- CURSO DE MEDICINA DA PUC-GOIÁS 6.2.1. Matriz Atual MATRIZ CURRICULAR- CURSO DE MEDICINA DA PUC-GOIÁS TOTAL DE CRÉDITOS: 544 CRÉDITOS TOTAL DE HORAS: 8.160 HORAS (67% pratica e 33% teoria) MÓDULO = PERÍODO 1 o CICLO MÓDULO I Bioquímica/Biofísica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA Ciclo Básico Ciclo Básico MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA 1º S MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 1 PRIMÁRIA I HISTÓRIA DA MEDICINA E EPISTEMOLOGIA 20 POLÍTICAS DE SAUDE 20 ESPIRITUALIDADE E TANATOLOGIA

Leia mais

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 (Alterada pela Resolução

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA 1ºPERÍODO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APS: Fundamentos e tecnologias para atenção à saúde 20 60 80 BIOQUÍMICA ESTRUTURAL CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. LEI No DE 19 DE ABRIL DE 2002, D.O.U. DE 22 DE ABRIL DE 2002

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. LEI No DE 19 DE ABRIL DE 2002, D.O.U. DE 22 DE ABRIL DE 2002 LEI No 125 DE 19 DE ABRIL DE 20, DOU DE 22 DE ABRIL DE 20 29//26 1 Curso: 65 Currículo: 26 Nome: MEDICINA - INTEGRAL Portaria : 654 Publicação: 12/12/23 Pág: 23 Lim Min Anos: 6 Lim Max Anos: 9 Carga Horária

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic

Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Em consonância com a Resolução do CNE/CES nº 02, de 18 de junho de 2007, a carga horária total do Curso de Graduação em Medicina,

Leia mais

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º PERÍODO BA045 Anatomia Humana Prática com Dissecação 4º PERÍODO

Leia mais

ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA

ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e de Saúde de Araguaína Av. Filadélfia,568 - Setor Oeste - Araguaína - TO Fone: (63) 3411

Leia mais

Matriz Curricular Medicina Funorte ICS Nova Montes Claros

Matriz Curricular Medicina Funorte ICS Nova Montes Claros 1.1 MATRIZ CURRICULAR Curso: Medicina - ICS FUNORTE GRADE NOVA- Carga horária de integralização: 9.728 horas MATRIZ CURRICULAR DO PRIMEIRO PERÍODO avaliações práticas C/H MCA: Introdução ao Curso Médico,

Leia mais

Matriz Curso de Medicina - FPS Semestres Área Temática Módulo CH. Introdução ao estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade

Matriz Curso de Medicina - FPS Semestres Área Temática Módulo CH. Introdução ao estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Matriz Curso de - FPS s Área Temática Módulo 1 estudo da Estudo da teórico prática Epidemiologia Geral Ética e bioética - bases filosóficas Fisiologia e Semiologia Médica aplicada 1 Fisiologia e Semiologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017 Currículo Integrado do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos Estrutura Curricular do curso de Medicina 2018 (Conforme Reunião do NDE em 01/12/17) Curso: Graduação em Medicina

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Habilitação: Graduação em Medicina Carga Horária:7.222 horas Regime: Semestral Turno de Aplicação: Integral Vigência: 2008 / 2 Tempo de integralização: Mínimo:

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - MD14101 - Biologia Celular - Ativa desde: MD14102 - Anatomia Humana I - Ativa desde: MD14103 - Embriologia e Histologia Humana I - Ativa desde: MD14104 - Fisiologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Estudos em Morfologia Humana Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é formada por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC Dispositivo legal Explicitação do dispositivo 1 Coerência dos conteúdos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN (Parecer CNE/CES 1.133/2001

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P)

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2014.1 PRIMEIRO PERÍODO SGB0051 FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS E BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA 120h 4T/2P SCM0053 SISTEMA LOCOMOTOR 75h 3T/1P SCF0054 SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória /1. FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1

MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória /1. FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1 MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória - 2018/1 1 2 3 FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1 130 102 231 Anatomia do Sistema Hemolinfopoietico 7 11 18 Biologia Celular e Molecular M1 14 14 Bioquímica:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ESTUDOS EM MORFOLOGIA HUMANA 136 Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40 MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina 2012 Semestres Área Temática Módulo Sem CH CH Semestre Introdução ao Estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Introdução ao Estudo Semestre 1 da Medicina Introdução

Leia mais

FASE 1 O SER HUMANO EIXOS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I BÁSICO-CLÍNICO I HUMANIDADES MÉDICAS I PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SAÚDE I ÁREAS TEMÁTICAS

FASE 1 O SER HUMANO EIXOS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I BÁSICO-CLÍNICO I HUMANIDADES MÉDICAS I PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SAÚDE I ÁREAS TEMÁTICAS UNIDADES DE FASE 1 O SER HUMANO ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I BÁSICO-CLÍNICO I HUMANIDADES MÉDICAS I PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SAÚDE I IA 184 h HISTÓRIA E BASES LEGAIS DO SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL MOLECULARES

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 Altera o Currículo Pleno do Curso de Medicina disposto pelas Deliberações CONSEP Nº 334/2002 e CONSEP Nº 001/2005. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO Período 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º CH/total Carga horária/semestre 582 659 597 615 630 532 596 545 -- -- -- -- 4756 h Estágio Supervisionado em Regime de

Leia mais

ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO.

ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO. CONEP UFSJ Parecer N o 002/2016 Aprovado em 17/02/2016 ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO PARA A DICON Modalidade: ( X ) Educação Presencial EDP ( ) Educação à Distância EAD Nome do curso:

Leia mais

Curso de Graduação em Medicina. 1. Conteúdos Básicos Profissionais. 1.1 Conteúdos Básicos Profissionais. Módulos. Carga Horária

Curso de Graduação em Medicina. 1. Conteúdos Básicos Profissionais. 1.1 Conteúdos Básicos Profissionais. Módulos. Carga Horária Curso de Graduação em Medicina 1. Conteúdos Básicos Profissionais 1.1 Conteúdos Básicos Profissionais Módulos Carga Horária MIV1 - Acolhimento ao Estudante 12 MIV2 - Saúde Coletiva 12 MIV3 - O homem Como

Leia mais

Associação Médica de Assistência I ntegrada

Associação Médica de Assistência I ntegrada Circular aos Associados (Convênio BACEN) 39/10 Comunicamos aos associados que a partir de 15 de abril de 2010 as guias de atendimento, relativas às consultas e visitas hospitalares deverão ser preenchidas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO Acupuntura - 2 anos 2 2 1,0 Anestesiologia - 3 anos 33 290 8,8 Cirurgia Geral - 2 anos 42 294 7,0 Clínica Médica - 2 anos 86 435 5,1 Dermatologia - 3 anos 10 110 11,0

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 2 anos II - Número de vagas: 15 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE POR NÚMERO DE INSCRIÇÃO 1- ACESSO DIRETO Anestesiologia 107432 107463 107594 107643 107756 107927 107935 108135 108404 108533 108550 108571 108582 Cirurgia Geral 107377

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. 1º Encontra-se anexa a relação atualizada de todas as disciplinas do curso, com respectivos objetivos e ementas.

R E S O L U Ç Ã O. 1º Encontra-se anexa a relação atualizada de todas as disciplinas do curso, com respectivos objetivos e ementas. RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2015 ALTERA EMENTAS E OBJETIVOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína Av. Filadélfia,568 - Setor Oeste - Araguaína - TO Fone: (63) 3411

Leia mais

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Grade 2016.1 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100 Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Disciplina 3 NEOC I - Morfofisiologia Fisiologia 60 Disciplina 4 NEOC I - Morfofisiologia

Leia mais

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 1. Conceituação Número médio de procedimentos diagnósticos, de patologia clínica ou de imagenologia por consulta médica, apresentados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE MEDICINA (BACHARELADO) - 2019/1(currículo 2) CAMPUS OURO PRETO BEV712 GENETICA BASICA 60 72 2 2 1 CBI001 BIOQUIMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 120 144 6 2 1 CBI002 BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA BASICA

Leia mais

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Grade 2019.2 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Disciplina 2 NEOC I -Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia 240 Disciplina 3 NEOC I - Biologia

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2016 Altera a Deliberação Consep Nº 291/2014, que dispõe sobre o Currículo do Curso de Medicina, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 1 0,5 ANESTESIOLOGIA 27 287 10,6 CIRURGIA GERAL 37 303 8,2 CLÍNICA MÉDICA 92 439 4,8 DERMATOLOGIA 10 98 9,8 INFECTOLOGIA 9 20 2,2 MEDICINA DE FAMÍLIA E

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54 Página: 1 de 6 Período 01 - - MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - Ativa desde: MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa desde: MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS Documento Retificado em 04/09/18: Correção da posição de classificação de candidatos das Especialidades de Reumatologia e Pediatria Geral. Não houve alteração de classificados. INSCRIÇÃO 1-857914 ACUPUNTURA

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Página: 1/5 0 GFIS086 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - OPTATIVA Optativa 0 GFIS089 Elaboração de Textos (Optativa) Optativa Total Disciplinas: 2 1 GFIS001/1 Anatomia Humana I 1 GFIS003/1 Citologia,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 Anos 2 8 4,00 ANESTESIOLOGIA 3 Anos 36 297 8,25 CIRURGIA CARDIOVASCULAR 5 Anos 8 29 3,63 CLÍNICA MÉDICA 2 Anos 114 405 3,55 DERMATOLOGIA 3 Anos 10 127

Leia mais

NÚCLEO COMUM DE CLÍNICA MÉDICA

NÚCLEO COMUM DE CLÍNICA MÉDICA 1 GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EDITAL DE ABERTURA 02/2011 RETIFICAÇÃO Nº 002 CONTEÚDO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA Semestre 1º Nº 1 Componente Curricular: Anatomofisiologia aplicada à Estética 136 Ementário: Estudo dos diversos sistemas orgânicos, correlacionando

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 228/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 228/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 228/2013 Altera a Deliberação CONSEP Nº 179/2012, que altera o Currículo do Curso de Medicina para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Estrutura Curricular do Curso de Medicina da Universidade Iguaçu - Itaperuna A construção da estrutura curricular do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 11/94 Altera os Artigos 2º, 7º e o Parágrafo 1º do Art. 3º da Deliberação nº 30/91 que Regula o Currículo Pleno do Curso de Graduação de Medicina.

Leia mais

ATIVIDADE CH PEDAGÓGICA TOTAL. PRÉ-REQUISITO BIOSSEGURANÇA Teórica 30 SP MORFOFUNCIONAL I. Teórica, Prática e Tutoriais

ATIVIDADE CH PEDAGÓGICA TOTAL. PRÉ-REQUISITO BIOSSEGURANÇA Teórica 30 SP MORFOFUNCIONAL I. Teórica, Prática e Tutoriais 1 2 BIOSSEGURANÇA Teórica 30 SP MORFOFUNCIONAL I 180 SP PIASC I Teórica 30 SP INICIAÇÃO AO EXAME CLÍNICO Prática 60 SP EMBRIOLOGIA Teórica 15 SP BIOLOGIA E BIOQUÍMICA Teórica 60 SP BIOÉTICA EM MEDICINA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA PRIMEIRO SEMESTRE INTRODUÇÃO À PRÁTICA MÉDICA I 45 ANATOMIA SISTÊMICA APLICADA I 90 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA I 90 SOCIOLOGIA CULTURA E ÉTICA 45 BIOLOGIA CELULAR, TECIDUAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO ATENÇÃO CAROS CANDIDATOS. CONFIRAM, NA RELAÇÃO ABAIXO, O ENDEREÇO DO PRÉDIO EM QUE V. Sa. ESTÁ LOTADO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA. 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 2 1,00 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia 1 PERÍODO e Anatomia Humana I 2 2 04 80 Citologia, Histologia 2 02 40 Embriologia 2 02 40 Metodologia da Pesquisa Científica 2-02 40 Fisioterapia em Saúde Publica

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2018 Ensino Superior Médico Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 11/03/2019 Data de Término: Número de Trancamentos: 2

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 3/3/2013 (PUBLICADOS EM 4/3/2013, 10h)

GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 3/3/2013 (PUBLICADOS EM 4/3/2013, 10h) FCACL Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí Concurso Público 3/2012 EBSERH/HU UFPI GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I 34 Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA CURRÍCULO MEDICINA

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA CURRÍCULO MEDICINA CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA CURRÍCULO MEDICINA Duração Mínima do Curso: 12 Semestres Duração Máxima do Curso: 24 Semestres Duração Média do Curso: 12 Semestres Duração Curricular do Internato:

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 17/01/2014)

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 17/01/2014) FCACL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM EMPREGOS PÚBLICOS EFETIVOS DE NÍVEL SUPERIOR GABARITO

Leia mais

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Relações Étnico-raciais, Cultura e Saúde

Leia mais

DIRETÓRIO MÉDICO GUARAPUAVA

DIRETÓRIO MÉDICO GUARAPUAVA DIRETÓRIO MÉDICO GUARAPUAVA Atualizado em 16/06/2011 Rua Paes Leme, 1107 - Londrina PR 86010-610 www.maximusassistencial.com.br info@maximusassistencial.com.br (43) 3379-9700 Guia Médico Maximus Assistencial

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 05 DE JULHO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 05 DE JULHO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.158, DE 05 DE JULHO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina.

Leia mais

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA I

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA I EMENTÁRIO 1ª Série CÉLULA I Biologia Celular, Bioquímica, Biofísica Biologia Celular: Estrutura e função da célula eucariótica. Interação Célula/Matriz Extracelular Bioquímica: Estrutura química das principais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 07/2018 Altera o Currículo Pleno do Curso de Graduação em Medicina O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do Artigo 11

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 4 de março de Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 4 de março de Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 4/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 29/2014 Altera a estrutura Departamental da Faculdade de Ciências Médicas. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: 1. RELATÓRIO 1.1 HISTÓRICO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 2075-4500 PROCESSO 1213273/2018 (Proc. CEE 093/2002) INTERESSADAS ASSUNTO RELATORA CONSELHO

Leia mais

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Resumo da Análise dos Recursos contra Gabarito e Questões Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Edital 01/2009 Acupuntura 101 39 Deferido / Anulada Alergia e Imunologia 102 40 Deferido / Alterada

Leia mais

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013.

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013. 1 de 6 01 MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA I - MD17105 - SEMINÁRIO INTEGRADOR I - Ativa desde:

Leia mais

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas (Semestre/Ano/Período/Termo/Módulo) Carga horária ATIVIDADES COMPLEMENTARES 204 INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I (405576) 34 Abordagem histórica,

Leia mais

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014)

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Edital n o 02, Área Médica, de 20/2/2014 Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia Concurso Público para Provimento de

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

Emergência. Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC

Emergência. Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC Emergência Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC Perfil do Egresso formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios pios éticos, no processo

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AN001- ANATOMIA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 60 90 4 ESTUDO DA MORFOLOGIA DOS DIVERSOS ÓRGÃOS QUE CONSTITUEM OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. BQ001- BIOQUIMICA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3

Leia mais

SUMÁRIO A...4 C...4 D... 6 E... 6 G... 6 H...7 I...7 M...7 N... 8 O... 8 P... 8 Q... 9 R... 9 T... 9 U...10

SUMÁRIO A...4 C...4 D... 6 E... 6 G... 6 H...7 I...7 M...7 N... 8 O... 8 P... 8 Q... 9 R... 9 T... 9 U...10 GLOSSÁRIO CLIENTE INTRODUÇÃO Este glossário foi desenvolvido pela Unimed Vale do Sinos com o objetivo de aproximar o cliente e a comunidade da cooperativa, por meio de esclarecimentos de diversos conceitos

Leia mais

Fixa o currículo pleno do curso de Medicina, do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná.

Fixa o currículo pleno do curso de Medicina, do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná. RESOLUÇÃO Nº 77/2009-CEPE Fixa o currículo pleno do curso de Medicina, do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná. O Conselho de Ensino de Pesquisa e Extensão, órgão normativo, consultivo

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 2 por ano III - Objetivo Geral: Capacitar médicos especialistas no atendimento

Leia mais

MÉDICO - CANCEROLOGIA CLÍNICA C A D B E C E A D A B C D A E B C D C D A D E B B MÉDICO - CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA E D D E A C D C C E E D B C E A C C E

MÉDICO - CANCEROLOGIA CLÍNICA C A D B E C E A D A B C D A E B C D C D A D E B B MÉDICO - CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA E D D E A C D C C E E D B C E A C C E Gabarito Definitivo MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - MEAC-UFC E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - HUWC-UFC CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

Biblioteca NMS FCM ORIENTAÇÃO DE ESTANTES

Biblioteca NMS FCM ORIENTAÇÃO DE ESTANTES Biblioteca NMS FCM ORIENTAÇÃO DE ESTANTES ASSUNTO Classificação Estante Prateleira ACIDENTES WA 250-292 15 2 ALERGOLOGIA veja em ANÁLISES CLÍNICAS veja em DOENÇAS ALERGOLÓGICAS PATOLOGIA CLÍNICA ANATOMIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: Integralização: ENFERMAGEM BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais