MIXOTROFISMO (Profs. Márcia Maloso e Luiz Roberto Santiago)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MIXOTROFISMO (Profs. Márcia Maloso e Luiz Roberto Santiago)"

Transcrição

1 1. MIXOTROFIA MIXOTROFISMO (Profs. Márcia Maloso e Luiz Roberto Santiago) Mixotrofia ou nutrição mista é o nome dado às qualidades autotrófica e heterotrófica, presentes em um mesmo ser vivo. O organismo mixotrófico apresenta; I AUTOTROFIA através da produção de matéria orgânica a partir da fixação de dióxido de carbono (fotossíntese ou quimiossíntese); Organismos mixotróficos podem incorporar cloroplastos de organismos autótrofos. Esse processo é denominado cleptoplastia (gr.kléptein = roubar) sendo os cloroplastos incorporados denominados cleptoplastos. II HETEROTROFIA que pode ocorrer através da obtenção de matéria orgânica pela captura de macropartículas (fagocitose), micropartículas (pinocitose), ou através de diferentes mecanismos de absorção tais como a osmotrofia, onde ocorre a incorporação de matéria orgânica dissolvida em ambiente aquático. Observe o esquema abaixo que demonstra três mecanismos envolvidos com a mixotrofia celular :

2 2. MIXOTROFIA EM ALGAS E PROTOZOÁRIOS PLÂNCTONICOS O plâncton é representado pelo conjunto de organismos aquáticos errantes (arrastados pelo movimento da água) autotróficos, heterotróficos e mixotróficos. A maioria de suas espécies são unicelulares de tamanho nanoplanctônico (2 a 20 µm / Obs: 1 µm = milionésima parte do milímetro) e microplanctônico (20 a 200 µm), padrão observado em ecossistemas marinhos e dulcícolas. Podemos dividir o microplâncton em três categorias : MICROFITOPLÂNCTON (autotrófico), MICROZOOPLÂNCTON (heterotrófico) e MICROMIXOPLÂNCTON (autotrófico e heterotrófico = mixotrófico). TIPOS DE MICROPLÂNCTON MICROFITOPLÂNCTON MICROZOOPLÂNCTON MICROMIXOPLÂNCTON REPRESENTANTES algas protozoários algas e protozoários TROFIA autotrófico heterotrófico mixotrófico Pesquisas atuais revelaram que a maioria dos componentes microplanctônicos são mixotróficos (MICROMIXOPLÂNCTON). O comportamento mixotrófico nesses seres vivos varia. A classificação a seguir foi proposta a partir da observação desse comportamento: MIXOTROFO CONSTITUTIVO : Apresenta cloroplastos e portanto, capacidade fotossintética e captura matéria orgânica de outros unicelulares, que sofrem lise mediante ação de suas toxinas. Algas dulcícolas e marinhas do gênero Prymnesium mostram esse comportamento. MIXOTROFO NÃO CONSTITUTIVO GENERALISTA : Não apresenta cloroplastos e portanto, capacidade fotossintética. Captura matéria orgânica e fragmentos com cloroplastos de diferentes seres vivos. Esse grupo de mixotrofos não conseguem manter os cloroplastos capturados por muitos dias necessitando de novas capturas capazes de substituir os cloroplastos obtidos anteriormente. Protozoários ciliados marinhos dos gêneros Mesodinium exemplificam esses seres vivos.

3 3. MIXOTROFO NÃO CONSTITUTIVO ESPECIALIZADO : Não apresenta cloroplastos e portanto, capacidade fotossintética. Captura matéria orgânica e fragmentos com cloroplastos de uma única espécie. Esse grupo, ao contrário dos não-constitutivos generalistas integram os cloroplastos capturados em sua fisiologia mantendo-os por semanas ou meses. Protozoários ciliados marinhos dos gêneros Dinophysis integram esse grupo. MIXOTROFO NÃO CONSTITUTIVO ESPECIALIZADO ENDOSSIMBIÓTICO : Não apresenta cloroplastos e portanto, capacidade fotossintética. Captura matéria orgânica por fagocitose e mantém dentro de seu corpo uma colônia simbiótica de algas que realizam a fotossíntese. Os integrantes dessa colônia utilizam nutrientes fornecidos, desfrutam da proteção contra predadores e fornecem matéria orgânica para o anfitrião. Assim, o organismo heterotrófico marinho Noctiluca scintillans mantém uma colônia de algas da espécie Pedinomonas noctilucae. Acredita-se que a simbiose é considerada para garantir a sobrevivência do hospedeiro sob limitação alimentar. Assim, Noctiluca vive em ambiente iluminado sem obter alimento por fagocitose por várias semanas, entretanto na ausência da luz as algas simbiônticas desaparecem e a Noctiluca morre caso não seja fornecido alimento para ser fagocitado. MIXOTROFIA EM ANIMAIS CORAIS Corais são cnidários coloniais polipóides, geralmente, das classes Hidrozoa e Anthozoa. Algumas espécies de pólipos, que compõem corais, são classificadas como mixotróficas. Esses pólipos heterotróficos, apresentam microalgas (dinoflagelados) que sobrevivem incorporadas possibilitando também nutrição autotrófica para esses animais. Alguns autores chamam essas microalgas de zooxantelas e os animais que as albergam, como os cnidários por exemplo, de "zooxantelados". Outros, denominam zooxantela o produto da associação

4 4. (uma alelobiose do tipo simbiose ) entre essas duas espécies. O gênero Symbiodinium sp, por exemplo, compõem zooxantelas em cnidários que habitam a zona costeira brasileira. Os dinoflagelados são unicelulares e apresentam uma carapaça. Essas algas compõem o fitoplâncton e atuam como produtoras primárias de matéria orgânica em ambientes aquáticos. Uma zooxantela aloja-se entre as células dos tecidos do animal hospedeiro. As zooxantelas têm em seu desenvolvimento uma fase que invade os tecidos dos corais e reproduz-se assexuadamente por bipartição. Quando um coral é predado por algum organismo coralívoro (peixepapagaio, peixe-borboleta), esporos das zooxantelas alojadas são ingeridos com o tecido do coral, passando pelo trato digestivo do predador, onde sofrem o ataque de enzimas que desencadeiam o processo de ativação celular. As células então desenvolvem flagelos, passando a uma fase de vida livre, quando então são eliminadas junto com as fezes do predador. Nessa fase, ocorre a reprodução sexuada com a síntese de novas formas livres que são capturadas pelos corais e então colonizam seus tecidos. Antopólipos coloniais do gênero Madracis (M. decactis, M.asperula e M. pharensis encontrados no litoral do Rio de Janeiro, Ceará e R.G do Norte), hidropólipos coloniais do gênero Millepora alcicornis e Millepora braziliensis e Favia gravida e Siderastrea stellata (presentes no litoral de Pernambuco) que compõem o coral, secretam um exoesqueleto calcáreo responsável pelo alicerce do recife. Experimentalmente pode-se demonstrar que o processo de calcificação pode ser estimulado pelas algas (dinoflagelados) simbiônticas (Symbiodinium sp) presentes nesses invertebrados. Realizando fotossíntese e liberando para os corais compostos orgânicos nutritivos, as zooxantelas sobrevivem e crescem utilizando os produtos gerados pelo metabolismo do coral como gás carbônico, compostos nitrogenados e fósforo.

5 5. O carbono fixado, excedente às necessidades de crescimento e respiração das zooxantelas torna-se disponível para o pólipo, como suprimento energético (acima de 95% do carbono inorgânico, presente no CO2, e transformado em glicerol pela fotossíntese realizada pelas zooxantelas é transportado para o pólipo hospedeiro). Se o carbono fixado excede o requerido pela respiração da zooxantela e do pólipo, o mesmo torna-se potencialmente autotrófico não necessitando de outras fontes de alimentos, normalmente capturadas após descarga dos nematocistos presentes nos tentáculos do animal. Antopólipos (ou hidropólipos) e zooxantelas ilustram uma alelobiose de dependência entre os participantes denominada mutualismo. O branqueamento dos recifes-de-coral corresponde à morte das zooxantelas (que apresentam pigmentos fotossintetizantes e acessórios) e a exposição do esqueleto calcáreo esbranquiçado da colônia, promovida por elevações na temperatura média das águas por períodos prolongados. Diferentes espécies de Symbiodinium sp estabelecem relações ecológicas variadas em um ecossistema de recife de coral. A. Os cnidários hospedeiros podem expulsar milhões de células simbiontes por dia para o ambiente circundante (a). B. Por sua vez estes animais ingerem grandes volumes de água, capazes de fornecer oxigênio e remover dióxido de carbono para suas células ao mesmo tempo que removem excretas nitrogenados. Esse processo introduz numerosas pequenas partículas incluindo alimentos e vários outros Symbiodinium spp (b). 1,3 e 4 representam algumas espécies de Symbiodinium capturadas. Em 2. está evidenciada a captura por fagocitose da microalga estabelecendo a endossimbiose que promove a mixotrofia. MOLUSCOS Elysia sp é um gênero de lesmas marinhas (molusco gastrópode) cujos representantes sugam o conteúdo celular da alga Vaucheria sp distribuem e incorporam seus cloroplastos (gr.kléptein = roubar), tornando-se esverdeados. Elysia chlorotica, por exemplo, pode se alimentar de algas por duas semanas e sobreviver o resto de sua vida sem comer nada e fazendo uso da matéria orgânica obtida diariamente, pela fotossíntese realizada pelos cloroplastos incorporados. O tempo de vida dos cloroplastos na lesma é variável durando até doze meses. A manutenção dessas organelas é de extrema importância na nutrição do animal, uma vez que este se aproveita dos produtos resultantes da fotossíntese, influenciando assim o seu tempo de vida.

6 6. Sabe-se que os genes responsáveis pela fotossíntese continuam funcionais dentro do molusco. Os cloroplastos adquiridos, possuem DNA suficiente para codificar somente 10% das proteínas necessárias para realização do processo fotossintético. Acredita-se, que o invertebrado fornece as proteínas que não podem ser traduzidas pelo genoma do cloroplasto que compõe a alga. Bibliografia Photoautotrophic growth of Noctiluca scintillans with the endosymbiont Pedinomonas noctilucae Haruna saito, Ken furuya, Thaithaworn lirdwitayaprasit Plankton Benthos Res 1(2): , 2006 Cultivo não-fotoautotrófico de microalgas: uma visão geral Elisangela Andrade Angelo; Diva Souza Andrade; Arnaldo Colozzi Filho Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 35, n. 2, p , jul /dez Shifts between autotrophy and heterotrophy in the reef-building coral Mussismilia hispida: nan approach using fatty acid trophic markers Arthur de Albuquerque Tenório USP - Instituto Oceanográfico, 2016 The symbiotic life of Symbiodinium in the open ocean within a new species of calcifying ciliate (Tiarina sp.) Solenn Mordret, Sarah Romac, Nicolas Henry, Sébastien Colin, Margaux Carmichael, Cédric Berney, Stéphane Audic, Daniel J Richter, Xavier Pochon, Colomban de Vargas and Johan Decelle The ISME Journal advance online publication, 18 December 2015

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Eucarióticos, fotossintetizantes, uni ou multicelulares. Vivem no mar, em água doce e em terra firme, sobre superfícies úmidas. As algas microscópicas são abundantes nas camadas

Leia mais

Exercício sobre metabolismo energético. Professora: Luciana Ramalho 2017

Exercício sobre metabolismo energético. Professora: Luciana Ramalho 2017 Exercício sobre metabolismo energético Professora: Luciana Ramalho 2017 Exercício (UNICAMP 2015) O crescimento das plantas é afetado pelo balanço entre a fotossíntese e a respiração. O padrão de resposta

Leia mais

PROTOCTISTAS AS ALGAS

PROTOCTISTAS AS ALGAS PROTOCTISTAS AS ALGAS Por: Prof. Anderson Moreira ALGAS Termo sem significado taxonômico que denomina diversos tipos de organismos fotossintetizantes, uni ou multicelulares, classificados no reino Protoctista.

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Parte 1 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a biogeoquímica e ciclo do carbono: I Características gerais dos ciclos biogeoquímicos II

Leia mais

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Fotossíntese Já vimos que a fotossíntese é o processo pelo qual alguns seres vivos produzem seu próprio alimento, ou seja, sintetizam

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Fluxo de matéria e energia nos Ecossistemas II III Teias alimentares: IV Ciclo da matéria I Fluxo de matéria e energia

Leia mais

Prochlorococcus marinus, O MENOR ORGANISMO FOTOSSINTÉTICO CONHECIDO Profs. Márcia Maloso e Luiz Roberto Santiago

Prochlorococcus marinus, O MENOR ORGANISMO FOTOSSINTÉTICO CONHECIDO Profs. Márcia Maloso e Luiz Roberto Santiago Prochlorococcus marinus, O MENOR ORGANISMO FOTOSSINTÉTICO CONHECIDO Profs. Márcia Maloso e Luiz Roberto Santiago O plâncton é um conjunto de organismos que vivem à deriva dos movimentos oceânicos, sendo

Leia mais

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto Fotossíntese e Quimiossíntese Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Fotossíntese Os seres que a realizam são conhecidos como autotróficos. É processo pelo qual os seres clorofilados sintetizam

Leia mais

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares.

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 9 Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

unidade reprodutiva hifas alga hifas

unidade reprodutiva hifas alga hifas Pertencem ao reino Protoctista*; São eucariontes (presença de núcleo), fotossintetizantes (autotróficos), uni ou multicelulares; Vivem em locais úmidos sobre terra firme ou na água (ambiente marinho e

Leia mais

Vida: uma evolução química

Vida: uma evolução química Vida: uma evolução química Eis as questões... Se a vida não surge espontaneamente, então, qual teria sido a origem dos primeiros seres vivos? Em outras palavras, como teria surgido a vida na Terra? A hipótese

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes?

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Algas Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: Cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas pro/uni/autó); Reino Protista exclusivamente

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Morfologia e ultra-estrutura de algas

Morfologia e ultra-estrutura de algas Morfologia e ultra-estrutura de algas Características das algas Fotoautotróficas. Muitas algas são móveis ou possuem um estágio móvel durante o seu ciclo de vida. São geralmente classificadas conforme

Leia mais

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA Prof. Bruno Barboza de Oliveira OBJETIVO Analisar as relações entre seres vivos e energia Seres Vivos Energia??? 1 ENERGIA Energia Do grego: trabalho Conceito reducionista!!!

Leia mais

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia)

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) Professora Catarina Hipóteses: a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane. Antiguidade - séc. XIX.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes. Nome Nº Turma 1º ano Data / / Nota

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes. Nome Nº Turma 1º ano Data / / Nota ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes Nome Nº Turma 1º ano Data / / Nota Disciplina Biologia Prof. Duillio Alves Caixeta Valor Questão 1: A origem da vida

Leia mais

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Introdução Constituem um grupo heterogêneo (ap. 22.000 sp), podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicas, presentes em lagos, rios,

Leia mais

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS REINO PROTISA ALGAS Características Gerais As algas são constituídas por diversos tipos, cores, formas e tamanhos. É importante destacar que nem todas as algas possuem parentesco evolutivo com as plantas.

Leia mais

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Formado por bactérias e cianobactérias. TODOS estes são organismos muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2018 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 20 PLASTOS E FOTOSSÍNTESE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 20 PLASTOS E FOTOSSÍNTESE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 20 PLASTOS E FOTOSSÍNTESE Como pode cair no enem? Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais.

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

Reino Monera Reino Monera Características da célula Fonte de energia Reino Monera Reino Monera Fonte de matéria orgânica Reprodução

Reino Monera Reino Monera Características da célula Fonte de energia Reino Monera Reino Monera Fonte de matéria orgânica Reprodução Características da célula Procariontes Unicelulares Fonte de energia Anaeróbicos não utilizam O2 como fonte de energia Aeróbicos utilizam O2 como fonte de energia 1 2 Fonte de matéria orgânica Autótrofos

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS ALGAS CARACTERÍSTICAS GERAIS Unicelulares ou pluricelulares. Microscópicos ou macroscópicos. Coloração variável. Vivem em diferentes tipos de ambientes: lagos, rios, solos úmidos, cascas de árvores, mas

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara

RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara Série: 6º Ano RESUMO DE ECOLOGIA ASA SUL Professora Ana Clara Os organismos da Terra não vivem isolados. Interagem uns com os outros e com o meio ambiente. A palavra ecologia deriva do grego oikos, e significa

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS É o trânsito da matéria entre o meio físico e os seres vivos. Quando os organismos vivos realizam os processos vitais essenciais, eles incorporam moléculas de água, carbono, nitrogênio

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS Composição química muito complexa; Organização celular; Capacidade de nutrição; Reação a estímulos do ambiente; Capacidade de manter o seu meio interno em condições adequadas,

Leia mais

Biologia. Unicelulares e Multicelulares / Vírus. Professor Enrico Blota.

Biologia. Unicelulares e Multicelulares / Vírus. Professor Enrico Blota. Biologia Unicelulares e Multicelulares / Vírus Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ATÓTROFOS, HETERÓTROFOS, UNICELULARES, MULTICELULARES E VÍRUS Os seres vivos podem ser classificados

Leia mais

Aula 10 Fotossíntese

Aula 10 Fotossíntese Aula 10 Fotossíntese A fotossíntese é um importante processo nutritivo, que ocorre desde os seres vivos mais simples, como as algas unicelulares e cianobactérias, até os organismos complexos. O processo

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.)

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) THARCIO ADRIANO VASCONCELOS BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) PAZ NA ESCOLA 15.03.2019 Animais, plantas, micro-organismos todos são capazes de perceber as condições ambientais e de

Leia mais

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Unicelulares e Pluricelulares Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares Não possuem tecidos

Leia mais

Produtividade. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Produtividade. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Produtividade Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Estudo de energia do ecossistema Foram iniciados em 1942 por R. L. Lindeman The trophic dynamic aspect of ecology A idéia geral foi converter

Leia mais

Metabolismo Energético. Professora: Luciana Ramalho 2017

Metabolismo Energético. Professora: Luciana Ramalho 2017 Metabolismo Energético Professora: Luciana Ramalho 2017 Metabolismo Energético Respiração celular Exergônica Catabolismo Produção de energia Ocorre na Mitocôndria Fotossíntese Endergônica Anabolismo Produção

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte II Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários eucariontes, unicelulares e heterótrofos

Leia mais

Origem das células eucarióticas

Origem das células eucarióticas Origem das células eucarióticas As primeiras formas de vida foram os seres unicelulares procariontes. O registo fóssil indica-nos que as primeiras formas de vida terão surgido há cerca de 4 000 Ma. No

Leia mais

Que critérios se usam nos sistemas de classificação dos seres vivos?

Que critérios se usam nos sistemas de classificação dos seres vivos? Os Reinos da Vida Que critérios se usam nos sistemas de classificação dos seres vivos? Todos os sistemas de classificação têm subjacentes uma série de critérios. Entre os critérios usados temos: - critérios

Leia mais

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES Algas produtor primário no ecossistema aquático Algas Moneras procariontes cianobactérias Algas Protistas - eucariontes uni ou multicelulares exemplo as clorofíceas

Leia mais

Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia. Aula 3.1 Bactérias

Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia. Aula 3.1 Bactérias Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia Aula 3.1 Bactérias CLASSIFICAÇÃO: Bactérias Quanto a respiração: Aeróbicas: crescem apenas na presença de O 2. Anaeróbicas: crescem em ausência

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Fotossíntese. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Fotossíntese. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Conceitos fundamentais II Importância da fotossíntese III Como ocorre a fotossíntese? IV Fatores que influenciam a Taxa

Leia mais

Características dos seres vivos. Equipe de Ciências

Características dos seres vivos. Equipe de Ciências Características dos seres vivos Equipe de Ciências 1ª) Organização Celular A célula é o elemento fundamental que forma todos os seres vivos (exceto os vírus). A maioria das células é formada por: a) Membrana

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Ecologia I Matéria e Energia nos Ecossistemas Professora: Brenda Braga Níveis de Organização Fatores: Bióticos+Abióticos Nicho x Habitat predadores outros lobos parasitas tipo de reprodução alimento

Leia mais

Bactérias. Prof. Fernando Belan - Classe A

Bactérias. Prof. Fernando Belan - Classe A Bactérias Prof. Fernando Belan - Classe A Procariontes Seres unicelulares, sem núcleo organizado. Bactérias e cianobactérias. São agrupadas na reino monera. Os procariontes podem ser de vida livre, simbióticos,

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Visão termodinâmica Alfred J. Lotka trabalhou populações e comunidades em sistemas termodinâmicos. Cada sistema apresenta um conjunto de transformações e

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos Obtenção de matéria pelos seres autotróficos A aquisição de matéria e energia pelos sistemas vivos é feita de formas muito variadas. Ao nível da autotrofia, a fotossíntese é o principal processo, estando

Leia mais

Prof. André Araujo - Biologia. Capítulo 1.1. A diversidade da vida

Prof. André Araujo - Biologia. Capítulo 1.1. A diversidade da vida Prof. André Araujo - Biologia Capítulo 1.1 A diversidade da vida O planeta Terra pode ser dividido em Litosfera (parte Sólida), Hidrosfera (parte Líquida) e Atmosfera (Gases que envolvem a Terra). A vida

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

Lista de Exercícios (BIO-LEO)

Lista de Exercícios (BIO-LEO) Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas

Leia mais

Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos

Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos 1. Água: Componentes Abióticos: As primeiras formas de vida surgiram no ambiente aquático. É um ambiente mais estável que

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

PORÍFEROS, CNIDÁRIOS E PLATELMINTOS

PORÍFEROS, CNIDÁRIOS E PLATELMINTOS PORÍFEROS, CNIDÁRIOS E PLATELMINTOS MÓDULO 5 ZOOLOGIA PORÍFEROS, CNIDÁRIOS E PLATELMINTOS Nosso módulo de Zoologia começa com os três filos mais basais estudados no Ensino Médio: Porifera, Cnidaria e Platyhelminthes.

Leia mais

c) Monera. d) Plantae.

c) Monera. d) Plantae. Exercícios de fixação - Algas 1) Atualmente, biólogos da área de sistemática e evolução dos seres vivos incluem as algas como pertencentes ao Reino Protista, e não ao Reino Vegetal, como tradicionalmente

Leia mais

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Todos os seres vivos necessitam de compostos orgânicos (alimento) a partir dos quais obtêm a energia de que necessitam para as suas atividades. Seres vivos

Leia mais

REINO MONERA. Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

REINO MONERA. Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti REINO MONERA Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS Formado por arqueas, bactérias e cianobactérias. São seres muito simples - unicelulares e procariontes.

Leia mais

Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química;

Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química; Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química; Presente em procariotos e eucariotos; Mais de metade de toda a fotossíntese do planeta ocorre nas algas unicelulares. O

Leia mais

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Professora Priscila F Binatto Agosto/ 2015 ENERGIA Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Autótrofos Realização de fotossíntese Heterótrofos Obtenção da glicose pronta a partir de outra fonte RESPIRAÇÃO

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

Características do Ambiente

Características do Ambiente Características do Ambiente Metodologia Científica Fatores Vivos e Fatores Não-Vivos Cadeia e Teia Alimentar Fotossíntese Respiração Transpiração Decompositores Metodologia Científica É a forma na qual

Leia mais

Biologia. Fotossíntese. Professor Enrico Blota.

Biologia. Fotossíntese. Professor Enrico Blota. Biologia Fotossíntese Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia FOTOSSÍNTESE Processo de formação de matéria orgânica (principalmente a glicose) a partir de gás carbônico e água. Essa

Leia mais

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO Pertencentes ao Reino Protista, juntamente com os protozoários. O termo Alga, é empregado como designação coletiva, sem valor taxonômico. Fotossintetizantes

Leia mais

Aula III Protozoários

Aula III Protozoários ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula III Protozoários Professora: Luciana Alves de Sousa REINO PROTISTA Protozoa: grego Proto = primeiro Zoon = animal Características gerais Organismos unicelulares, eucariontes,

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - ALGAS.

REINO PROTOCTISTA - ALGAS. REINO PROTOCTISTA - ALGAS www.fabianobiologia.com.br www.fabianobiologia.com.br CARACTERÍSTICAS 1 - Não possuem tecidos verdadeiros. 2 - Uni ou multicelulares Corpo denominado TALO. 3 - Eucariontes. 4

Leia mais

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui Cadeia Alimentar Cadeia Alimentar ou Teia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se organiza de Moléculas à Biosfera, constituindo 11 níveis

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

Características dos seres vivos

Características dos seres vivos Necessidades Básicas dos Seres Vivos Módulo 1 AULA 3 Professora: Andréa Rodrigues Características dos seres vivos Composição química mais complexa Organização celular Capacidade de nutrição Reação a estímulos

Leia mais

Diminuição dos carnívoros do mundo

Diminuição dos carnívoros do mundo Propagação do efeito de uma perturbação em um determinado nível trófico para os demais níveis da cadeia alimentar. Este efeito pode aumentar ou diminuir o tamanho das populações.ado nível trófico para

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Microbiologia das águas de alimentação

Microbiologia das águas de alimentação Microbiologia das águas de alimentação Características ecológicas dos meios aquáticos naturais Processos comuns a todas as águas Processos específicos águas superficiais águas marinhas águas subterrâneas

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

Filo dos Poríferos ou Espongiários

Filo dos Poríferos ou Espongiários Filo dos Poríferos ou Espongiários Animais primitivos com poros pelo corpo (esponjas aquáticas). Habitat aquático (marinho e dulcícola). Parazoários: ausência de tecidos verdadeiros. Sésseis (fixos ao

Leia mais

Área de conhecimento CNPq - Conservação das Espécies Animais:

Área de conhecimento CNPq - Conservação das Espécies Animais: OCORRÊNCIA DO FENÔMENO DE BRANQUEAMENTO DE CORAIS NO BRASIL E SUAS CAUSAS Kevin Abmael Gomes da Silva 1, Matheus Silva de Oliveira 2, Nicoli dos Santos 3, Thavani de Jesus Santos 4, Janice Peixer 5 1.

Leia mais

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo;

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo; Características Principais dos Poríferos: Animais Pluricelulares; Apresentam poros na parede de seu corpo; Todos aquáticos; São as Esponjas. Possui uma cavidade central, chamada átrio; Abertura relativamente

Leia mais

Ecossistemas Interações seres vivos - ambiente FATORES DO AMBIENTE FATORES BIÓTICOS FATORES ABIÓTICOS Relações que os seres vivos estabelecem entre si. Fatores do ambiente que influenciam os seres vivos.

Leia mais

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Professora Priscila F Binatto Setembro/ 2016 ENERGIA Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Autótrofos Realização de fotossíntese Heterótrofos Obtenção da glicose pronta a partir de outra fonte RESPIRAÇÃO

Leia mais

Professora Priscila F Binatto

Professora Priscila F Binatto Professora Priscila F Binatto ENERGIA Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Autótrofos Heterótrofos Transformam matéria inorgânica em orgânica Obtém glicose de outra fonte ATP: moeda energética ATP

Leia mais

REINO PROTISTA MÓDULO 4 MICROBIOLOGIA

REINO PROTISTA MÓDULO 4 MICROBIOLOGIA REINO PROTISTA MÓDULO 4 MICROBIOLOGIA REINO PROTISTA O Reino Protista é composto por organismos muito diversos, unicelulares ou multicelulares, autótrofos ou heterótrofos. Para facilitar o estudo dos protistas,

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Biologia (Auxiliar de Saúde) 10.ºAno Ano Letivo 2014/2015

Planificação Anual GR Disciplina Biologia (Auxiliar de Saúde) 10.ºAno Ano Letivo 2014/2015 TURMAS 10º G NºAULAS/PERIODO 26 22 17 Planificação Anual GR 520 - Disciplina Biologia (Auxiliar de Saúde) 10.ºAno Ano Letivo 2014/2015 MÓDULO A1 Diversidade e Unidade Biológica A Biosfera é um subsistema

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 28 BIOMAS AQUÁTICOS E BIOMAS TERRESTRES

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 28 BIOMAS AQUÁTICOS E BIOMAS TERRESTRES BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 28 BIOMAS AQUÁTICOS E BIOMAS TERRESTRES Fixação 1) (UFRJ) A soma da área superficial de todas as folhas encontradas em 1m de terreno é denominada SF. O gráfico a seguir apresenta

Leia mais

ALGAS. procarióticas REINO MONERA. Algas REINO PROTISTA. eucarióticas. Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas

ALGAS. procarióticas REINO MONERA. Algas REINO PROTISTA. eucarióticas. Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas ALGAS Algas procarióticas eucarióticas REINO MONERA REINO PROTISTA Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas organismos fotossintetizantes do Reino Protista PLANTAS E ALGAS EUCARIOTOS COM PLASTÍDEOS

Leia mais

CLASSE HYDROZOA. Formas Polipóides ou Hidróides predominantes

CLASSE HYDROZOA. Formas Polipóides ou Hidróides predominantes CLASSE SCYPHOZOA CLASSE CUBOZOA Forma Predominante Medusóide Forma Polipóide Reprodutiva CLASSE HYDROZOA CLASSE ANTHOZOA Forma Predominante Polipóide Forma Medusóide Reprodutiva CLASSE HYDROZOA Formas

Leia mais

Apresentação. Jailson Bittencourt de Andrade Coordenador do projeto Pesquisando Kirimurê e da Rede Baías da Bahia

Apresentação. Jailson Bittencourt de Andrade Coordenador do projeto Pesquisando Kirimurê e da Rede Baías da Bahia Corais Apresentação Em continuidade ao Estudo Multidisciplinar Baía de Todos os Santos (Projeto BTS), estão sendo realizadas investigações com foco nas baías da Bahia, com envolvimento de pesquisadores

Leia mais

O que são as relações ecológicas?

O que são as relações ecológicas? RELAÇÕES ECOLÓGICAS O que são as relações ecológicas? Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. O que são

Leia mais