Que critérios se usam nos sistemas de classificação dos seres vivos?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Que critérios se usam nos sistemas de classificação dos seres vivos?"

Transcrição

1 Os Reinos da Vida

2 Que critérios se usam nos sistemas de classificação dos seres vivos? Todos os sistemas de classificação têm subjacentes uma série de critérios. Entre os critérios usados temos: - critérios morfológicos. Ex: simetria - critérios fisiológicos. Ex: tipo de respiração - critérios paleontológicos. Ex: Archaeopterix - Modo de nutrição Ex: fotoautotrofismo, - Embriologia. Ex: semelhança de embriões - Cariologia. Ex: o cariótipo de cada espécie tem o mesmo nº de cromossomas.(há contudo excepções) -Etologia(estudo do comportamento animal). Ex: comportamento migratório de certas aves - Critérios bioquímicos. Ex: estudo comparativo das biomoléculas comoodna. - Organização estrutural. Ex: diferenças estruturais a nível celular.

3 Sistemas de Classificação dos Seres Vivos em Reinos O Reino é a categoria taxonómica mais ampla, inclui maior número de espécies que as restantes categorias e as semelhanças entre elas são menores. Ao longo do tempo, a classificação dos seres vivos em reinos sofreu diversas modificações, de acordo com os critérios seguidos na classificação dos seres vivos.

4 Sistema de classificação em dois reinos (Aristóteles)

5 Quais foram os critérios de classificação seguidos por Aristóteles? A distinção dos seres vivos é feita com base no seu aspecto e na sua capacidade de movimento. Deste modo existem dois reinos: - Reino das Plantas Abrange uma grande diversidade de organismos seres fotossintéticos sem locomoção e sem ingestão e, também bactérias e fungos. - Reino dos Animais Inclui seres vivos não fotossintéticos que têm locomoção e que obtêm alimentos por ingestão, tanto os unicelulares (protozoários) como os pluricelulares.

6 Quais as limitações do sistema de classificação em dois reinos de Aristóteles? A posição das bactérias e dos fungos não está bem esclarecida. Por ex: os fungos são incluídos nas plantas mas não são fotossintéticos e a sua parede celular é de natureza diferente. As bactérias também são incluídas apenas porque têm parede celular. Este modelo de Aristóteles não consegue explicar a posição de certos organismos como a Euglena, que tem locomoção e é fotossintética.

7 Sistema de classificação em três reinos de Haeckel

8 Com o desenvolvimento da microscopia óptica e da tecnologia bioquímica, surgiu o Reino Protista onde foram incluídos os seres mais primitivos e de classificação duvidosa, com características de plantas e de animais como as bactérias, as algas unicelulares, os protozoários e os fungos. Os seres deste reino têm características pouco definidas e não se incluem nos animais nem nas plantas.

9 Sistema de classificação em quatro reinos de Copeland

10 Com o desenvolvimento do microscópio electrónico, Copeland reparou nas grandes diferenças estruturais entre seres eucariontes e procariontes e criou o Reino Monera que inclui os seres procariontes, ficando o Reino Protista com os fungos, algas vermelhas e castanhas e os protozoários. As algas verdes continuam a pertencer ao reino das plantas, apesar de serem estruturalmente mais semelhantes às algas vermelhas e castanhas que estão no Reino Protista.

11 Sistema de classificação em cinco reinos de Wittaker (1969)

12 Quais os critérios de classificação em que Wittaker se baseia? São três os critérios em que Wittaker se baseia: 1. Níveis de organização estrutural considera essencialmente o tipo de célula procariótico ou eucariótico e se há unicelularidade ou multicelularidade. 2. Tipos de nutrição tem como base o processo de obtenção do alimento. 3. Interacções nos ecossistemas os tipos de nutrição relacionam-se com as interacções alimentares que os organismos estabelecem no ecossistema.

13 Quais as limitações do sistema de Wittaker (1969)? O sistema de classificação de Wittaker, apresentado por este em 1969, apresenta algumas limitações que o próprio reconhece. Um dos principais problemas é relativo à possível separação entre eucariontes unicelulares e multicelulares. Por exemplo, as algas verdes incluem seres eucariontes unicelulares, coloniais e multicelulares. Deste modo deveriam estar incluídas quer no Reino Protista quer no Reino Plantae. Também em relação ao Reino Monera, surgem estudos realizados por Carl R. Woese, que, utilizando novas técnicas moleculares, determinou a estrutura e composição química de várias bactérias. A partir destes dados, estabeleceu relações filogenéticas entre as bactérias. Surgem assim dois grupos de bactérias dentro do Reino Monera: as Arqueobactéria (que sobrevivem em condições extremas como salinas, águas sulfurosas, ácidas ou ferventes) e as Eubactéria que não conseguem sobreviver nessas condições extremas.

14 Classificação em cinco reinos de Witaker modificada(1979)

15 Em 1979 Wittaker altera o seu anterior sistema de classificação e coloca no Reino Protista todas as algas quer sejam unicelulares ou multicelulares. Também divide o reino Monera em dois grupos: o das arqueobactérias e o das eubactérias.

16 Quais os critérios de classificação subjacentes à classificação de Wittaker modificada (1979)?

17 Critérios de classificação: Tipo de célula: -Procariótica: sem compartimentação membranar interna, logo, sem núcleo nem organitos membranares. Apenas possui ribossomas porque estes não são membranares. -Eucariótica: com compartimentação membranar interna, logo, com núcleo e organelos não membranares e membranares como cloroplastos e mitocôndrias.

18 Organização celular: -Unicelulares: seres vivos constituídos por uma só célula, procariótica (bactérias) ou eucariótica (protozoários, algas unicelulares e fungos unicelulares). Solitários ou formando colónias. -Multicelulares: Seres vivos constituídos por mais do que uma célula. Podem apresentar tecidos formados de células com reduzida diferenciação celular (algas e fungos multicelulares) ou elevada diferenciação celular (plantas e animais).

19 Tipos de nutrição: Os microrganismos que obtêm energia através da luz podem ser: Fotoautotróficos:são organismos que usam a luz como fonte de energia e o carbono inorgânico (CO2) como fonte de carbono. São representados pelas bactérias fotossintetizantes (cianobactérias), bactérias sulfurosas púrpura (exemplo: Chromatium) e bactérias sulfurosas verdes (exemplo: Chlorobium), algas e plantas verdes. Existem cerca de 60 espécies de bactérias fotoautotróficas. Fotoheterotróficos:usam luz como fonte de energia e compostos orgânicos (álcool, carboidratos, ácidos orgânicos, etc.) como fonte de carbono. São as bactérias verdes não sulfurosas (exemplo: Chloroflexus) e as bactérias púrpuras não sulfurosas (exemplo: Rhodopseudomonas ). Os microrganismos que obtêm energia através da oxidação de compostos orgânicos ou inorgânicos podem ser classificados em: Quimioautotróficos: usam os compostos químicos (gás sulfídrico (H2S), enxofre elementar (S), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2), nitrato (NO3- ), nitrito (NO2-) e ferro (Fe2+) como fonte de energia e usam o CO2 como fonte de carbono. Ex: bactérias nitrificantes Quimioheterotróficos: são organismos que usam compostos orgânicos como fonte de energia e de carbono. Este grupo inclui a maioria das bactérias, fungos e protozoários.

20 Fonte de energia (para produzir matéria orgânica) Autotróficos (utilizam CO2 ou CO) produtores Fonte de carbono Heterotróficos (utilizam compostos orgânicos) consumidores Fototróficos (utilizam luz solar) Fotoautotróficos (CO2) Ex: plantas, algas e algumas bactérias como as cianobactérias Fotoheterotróficos (compostos orgânicos como álcool) Ex: algumas bactérias como as bactérias verdes não sulfurosas Quimiotróficos (utilizam a energia de compostos químicos) Quimioautotróficos (CO) Ex: algumas bactérias, como as bactérias nitrificantes Quimioeterotróficos (Compostos orgânicos) Ex: animais, fungos e a maioria das bactérias

21 Interacções nos ecossistemas: os tipos de nutrição relacionam-se com as interacções alimentares que osorganismos estabelecem no ecossistema. Segundo as interacções alimentares, consideram-se: -Produtores seres autotróficos (plantas, algas e cianobactérias) -Macroconsumidores seres heterotróficos que se nutrem por ingestão (animais, alguns protozoários como a amiba) -Microconsumidores seres heterotróficos que se nutrem por absorção. Também podem ser chamados decompositores ou saprófitas (bactérias heterotróficas, fungos e alguns protistas como as paramécias).

22

23 Exercícios: 1. Designe o taxon que considera ser mais natural. Justifique. 2. Tendo presente a classificação de Whittaker modificada distinga: a) Os seres dos Reinos Fungi e Animalia com base no modo de nutrição; b) Os seres dos Reinos Plantae e Animalia com base na interacção nos ecossistemas; c) Os seres dos Reinos Fungi e Monera com base na organização celular. 3. Distinga cada um dos seres vivos seguintes quanto: a) Tipo de célula b) Organização celular c) Tipo de nutrição d) Interacção nos ecossistemas Cianobactérias; Polipódio; Espirogira; minhoca; bactérias verdes não sulfurosas; bactérias sulfurosas; fungos; Amiba; paramécia.

24 Bibliografia e webliografia: typeimagejpeg.jpg princesa_995_1.jpg Silva,A. ; e outros (2004). Terra, Universo de Vida. 1ªedição. Porto Editora. Porto. Amabis,J.; Martho, G. (1994). Biologia dos organismos. Editora Moderna. São Paulo. Matias, O.; Martins, P. (2004).Biologia. 1ª edição. Areal Editores. Lisboa.

- Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos.

- Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos. Aristóteles Antiguidade Clássica - Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos. Lineu Sec. XVIII Lineu reforçou

Leia mais

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 Sistemas de Classificação Classificação dos Seres Vivos Sistemática Estuda os seres vivos e as suas relações

Leia mais

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

DIVERSIDADE NA BIOSFERA Escola Secundária de Lousada Biologia - Geologia (10º ano) DIVERSIDADE NA BIOSFERA A Biosfera A Biosfera Mesmo nas condições ambientais mais adversas (elevadíssimos ou reduzidos valores de temperatura,

Leia mais

Sistemática tica dos seres vivos. Evolução dos sistemas de classificação:

Sistemática tica dos seres vivos. Evolução dos sistemas de classificação: Evolução dos sistemas de classificação: Definição de conceitos: Taxonomia: área da Biologia que trata da classificação, da identificação e da atribuição de nomes aos grupos de seres vivos. Nomenclatura:

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

SISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS

SISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO Ciências da Classificação SISTEMÁTICA Trata da Identificação, Nomenclatura e Classificação dos seres vivos, tendo em conta as suas características

Leia mais

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS?

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMPLEXIDADE CELULAR Ser unicelular: organismo formado por uma única célula. Bactérias e protistas são unicelulares, apesar de muitas vezes formarem colônias - no entanto,

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação.

Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação. Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação. A ciência que classifica os seres vivos chama-se taxonomia.

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. latim práticas racional. Lineu reino espécie. animais Aristóteles plantas

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. latim práticas racional. Lineu reino espécie. animais Aristóteles plantas Conteúdo: Classificação dos Seres Vivos FICHA DE TRABALHO 1 latim práticas racional Lineu reino espécie animais Aristóteles plantas As primeiras classificações dos seres vivos basearam-se na utilidade

Leia mais

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA Prof. Bruno Barboza de Oliveira OBJETIVO Analisar as relações entre seres vivos e energia Seres Vivos Energia??? 1 ENERGIA Energia Do grego: trabalho Conceito reducionista!!!

Leia mais

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Cinco Reinos Animalia Cinco Reinos Plantae Cinco Reinos Fungi Cinco Reinos Protista Cinco Reinos Monera Características/ reino MONERA PROTOCTISTA FUNGI PLANTAE

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA Designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. Estes agrupamentos foram alterados múltiplas

Leia mais

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas Zoologia de invertebrados I Classificação biológica Prof: Biólogo Luiz A.B. Mello Lula 2º semestre 2011 1. Classificação Classificar = agrupar em classes.

Leia mais

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

DIVERSIDADE NA BIOSFERA DIVERSIDADE NA BIOSFERA A BIOSFERA - Diversidade Organização biológica Extinção e conservação A CÉLULA - Unidade estrutural e funcional dos seres vivos Constituintes básicos Biologia e Geologia 10º ano

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

Microbiologia Básica. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna

Microbiologia Básica. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Microbiologia Básica Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Terças (1º semestre) Quartas (2º semestre) Disciplina 1ª aula Microbiologia Básica 2ª aula Microbiologia Básica Intervalo \0/ 3ª aula Química 4ª aula

Leia mais

Classificação dos Seres Vivos

Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Uma obra em eterna construção Dois reinos ou mais? A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Metazoa Protista Metaphyta Protista

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA CLASSIFICAR Dividir em grupos ou classes que possuam características parecidas. Determinar a classe de alguma coisa dentro de determinado grupo ou conjunto. Ordenar.

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner Uma obra em eterna construção Dois reinos ou mais? A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Protista

Leia mais

1. Identificar a sistemática como a ciência da classificação e um ciência em evolução

1. Identificar a sistemática como a ciência da classificação e um ciência em evolução 1. Identificar a sistemática como a ciência da classificação e um ciência em evolução Sistemática é a ciência responsável pela classificação dos seres vivos, uma vez que esta estuda as relações entre os

Leia mais

SISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS

SISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA: Ciência baseada na Biologia evolutiva e na Taxonomia, que se dedica ao estudo da diversidade biológica e da história evolutiva dos seres vivos, pretendendo descobrir

Leia mais

Microscopia, técnicas de coloração, manuseio de culturas, semeadura, morfologia e fisiologias de bactérias e fungos, esterilização e desinfecção,

Microscopia, técnicas de coloração, manuseio de culturas, semeadura, morfologia e fisiologias de bactérias e fungos, esterilização e desinfecção, Microscopia, técnicas de coloração, manuseio de culturas, semeadura, morfologia e fisiologias de bactérias e fungos, esterilização e desinfecção, isolamento e identificação de bactérias. REFERÊNCIAS BÁSICAS

Leia mais

Terra um planeta com Vida

Terra um planeta com Vida Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva.

Leia mais

Organismos do Solo. Prof. Everlon Cid Rigobelo

Organismos do Solo. Prof. Everlon Cid Rigobelo Organismos do Solo Prof. Everlon Cid Rigobelo Atividades Microbianas Decomposição da Matéria Orgânica Produção de húmus Atividades Microbianas Ciclagem de nutrientes Atividades Microbianas Fixação Biológica

Leia mais

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner Uma obra em eterna construção A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Protista Metazoa Protista

Leia mais

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Teste de avaliação Nome ----------------------------------------------------------------------- Numero -------------------------------

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

1.2.1.Biodiversidade e a Célula

1.2.1.Biodiversidade e a Célula 1.2.1.iodiversidade e a élula 1. Ponto: biodiversidade... é a diversidade de espécies de seres vivos existentes no nosso Planeta. é a enorme quantidade de seres vivos que existe no nosso Planeta. manifesta-se

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Seres vivos são muito diversos e complexos, e tentar estudar tudo de uma vez pode dar uma baita dor de cabeça.

Leia mais

UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE

UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE Constituição bioquímica Código genético Processos básicos da vida Procariontes e Eucariontes Cada indivíduo provêm dos seus progenitores, todos provimos

Leia mais

Microbiologia de Alimentos

Microbiologia de Alimentos Microbiologia de Alimentos 1) Introdução à Microbiologia de Alimentos A Microbiologia de Alimentos é um ramo da biologia que estuda os microrganismos e suas atividades, envolvendo a análise das características

Leia mais

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos).

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos). TAXONOMIA A sistemática é considerada uma ciência que tem por objetivo inventariar e descrever a biodiversidade, também busca compreender as relações filogenéticas entre os diferentes seres vivos. TAXONOMIA

Leia mais

Sistema de Classificação de Whittaker modificado. Aula nº52 e e 16 Fev 09 Prof. Ana Reis

Sistema de Classificação de Whittaker modificado. Aula nº52 e e 16 Fev 09 Prof. Ana Reis Sistema de Classificação de Whittaker modificado Aula nº52 e 54 11 e 16 Fev 09 Prof. Ana Reis Há mais de 24 séculos, os seres vivos foram classificados por Aristóteles e por Teofrasto, um discípulo seu,

Leia mais

TAXONOMIA ZOOLÓGICA. Fernanda Jacobus de Moraes 2º Semestre Zoologia Geral

TAXONOMIA ZOOLÓGICA. Fernanda Jacobus de Moraes 2º Semestre Zoologia Geral TAXONOMIA ZOOLÓGICA Fernanda Jacobus de Moraes 2º Semestre Zoologia Geral Classificação dos seres vivos Reinos: Animal e Vegetal; Bactéria: organismo unicelular, desprovido de envoltório nuclear e de estruturas

Leia mais

Sistemática dos Seres Vivos

Sistemática dos Seres Vivos Sistemática dos Seres Vivos Sistemas de Classificação Face à diversidade, que critérios para sustentar um sistema de classificação dos seres vivos? Se não se conhecem os nomes das coisas, perde-se também

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

A classificação dos seres vivos mais atual os divide em 3 grupos chamados domínios: Bacteria, Archaea e Eucarya

A classificação dos seres vivos mais atual os divide em 3 grupos chamados domínios: Bacteria, Archaea e Eucarya Monera A classificação dos seres vivos mais atual os divide em 3 grupos chamados domínios: Bacteria, Archaea e Eucarya Reino MONERA Reinos PROTISTA FUNGI ANIMALIA PLANTAE Domínio Archaea arqueobactérias

Leia mais

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Todos os seres vivos necessitam de compostos orgânicos (alimento) a partir dos quais obtêm a energia de que necessitam para as suas atividades. Seres vivos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Sistemática inventariar, descrever e classificar a biodiversidade, e estabelecer as relações de parentesco entre as espécies. Taxonomia descrição e classificação das espécies.

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano Dezembro 2015

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano Dezembro 2015 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2015/2016 Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia

Leia mais

Teste Sumativo Nº 4 Biologia e Geologia 10º

Teste Sumativo Nº 4 Biologia e Geologia 10º Ano letivo: 2012-2013 Teste Sumativo Nº 4 Biologia e Geologia 10º Versão 1 Grupo I Diversidade Biológica, ou Biodiversidade, refere-se à variedade de Vida no planeta Terra, incluindo: a variedade genética

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Formado por bactérias e cianobactérias. TODOS estes são organismos muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Profa. Dra. Bernadete de Medeiros

Profa. Dra. Bernadete de Medeiros ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP CURSO ENGENHARIA BIOQUÍMICA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA - 2016 AULA 1 - PROTEOBACTÉRIA Profa. Dra. Bernadete de Medeiros RELAÇÃO EVOLUCIONÁRIO DOS ORGANISMOS ORIGEM DAS

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA Conjunto dos processos biológicos, geológicos, químicos e físicos responsáveis pela circulação da matéria (entrada, transferência e reciclagem). Profº. Moisés

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA CICLOS BIOGEOQUÍMICOS OU CICLOS DA MATÉRIA Conjunto dos processos biológicos, geológicos, químicos e físicos responsáveis pela circulação da matéria (entrada, transferência e reciclagem). Profº. Moisés

Leia mais

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4 Biologia 21. Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

Gabi Rabelo facebook whatsapp

Gabi Rabelo facebook whatsapp Gabi Rabelo facebook whatsapp 35 9 99087226 e-mail: s.gabiv@hotmail.com Organismos vivos Células Formas: simples unicelulares (se multiplicam por bipartição) e complexas pluricelulares (grupo de células

Leia mais

Formação da Terra 4600 Milhões de anos. Primeiros procariontes 3800 Milhões de anos. Primeiras células eucarióticas 1500 Milhões de anos

Formação da Terra 4600 Milhões de anos. Primeiros procariontes 3800 Milhões de anos. Primeiras células eucarióticas 1500 Milhões de anos Formação da Terra 4600 Milhões de anos Primeiros procariontes 3800 Milhões de anos Primeiras células eucarióticas 1500 Milhões de anos Animais primitivos Plantas terrestres Primeiros vertebrados Período

Leia mais

Cada indivíduo provém dos seus progenitores que, por sua vez, provieram de outros progenitores, e o processo repete-se através dos tempos, de geração

Cada indivíduo provém dos seus progenitores que, por sua vez, provieram de outros progenitores, e o processo repete-se através dos tempos, de geração Cada indivíduo provém dos seus progenitores que, por sua vez, provieram de outros progenitores, e o processo repete-se através dos tempos, de geração em geração. Neste regresso ao passado somos conduzidos,

Leia mais

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos - 2012 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

TEÓRICA 2 DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático)

TEÓRICA 2 DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático) TEÓRICA 2 DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático) Programa 1. Aula Teórica 1.1 Conceitos e definições 1.2 Dominíos de Woese e 8 novos reinos

Leia mais

Reino Monera Reino Monera Características da célula Fonte de energia Reino Monera Reino Monera Fonte de matéria orgânica Reprodução

Reino Monera Reino Monera Características da célula Fonte de energia Reino Monera Reino Monera Fonte de matéria orgânica Reprodução Características da célula Procariontes Unicelulares Fonte de energia Anaeróbicos não utilizam O2 como fonte de energia Aeróbicos utilizam O2 como fonte de energia 1 2 Fonte de matéria orgânica Autótrofos

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista P2 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio. Free Powerpoint Templates

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio. Free Powerpoint Templates Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio Free Powerpoint Templates 2015 https://www.youtube.com/watch?v=xe0xvlmm4ru Free Powerpoint Templates 2015 Ecossistemas ALGA LAPA ESTRELA-DO-MAR GAIVOTA Sol Fonte

Leia mais

Bactérias. Prof. Fernando Belan - Classe A

Bactérias. Prof. Fernando Belan - Classe A Bactérias Prof. Fernando Belan - Classe A Procariontes Seres unicelulares, sem núcleo organizado. Bactérias e cianobactérias. São agrupadas na reino monera. Os procariontes podem ser de vida livre, simbióticos,

Leia mais

Classificação dos seres vivos. Professor: André Resende de Senna

Classificação dos seres vivos. Professor: André Resende de Senna Classificação dos seres vivos Professor: André Resende de Senna Taxonomia ( taxis = ordem / nomo = lei ) Sistemática ou Classificação Biológica Conceito: É a parte da Biologia que identifica, nomeia e

Leia mais

Evolução biológica. De onde provém, então, a diversidade de formas que manifestam?

Evolução biológica. De onde provém, então, a diversidade de formas que manifestam? Evolução biológica Porque razão todos osorganismos vivos estão ligados comoquepor umarede universal que torna os mecanismos da vida profundamente idênticos? De onde provém, então, a diversidade de formas

Leia mais

A BASE CELULAR DA VIDA

A BASE CELULAR DA VIDA A BASE CELULAR DA VIDA Célula: unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. Seres unicelulares: constituídos por uma só célula Seres pluricelulares ou multicelulares: constituídos por

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Taxonomia e Sistemática

Taxonomia e Sistemática DISCIPLINA: Biologia II DATA: 22/02/2017 Taxonomia e Sistemática 01 - Um estudante de biologia anotou em uma tabela algumas características de quatro espécies vegetais: A partir desses dados, pode-se dizer

Leia mais

Revisão - Biologia Genética

Revisão - Biologia Genética Profº Leonardo Eduardo Ferreira Fozdo Iguaçu, 28 de Outubro, 2017. Revisão - Biologia Genética Embriologia, Classificação e Sistemática Filogenética. Sistemática inventariar, descrever e classificar a

Leia mais

Para nossa conveniência, esta aula mistura as seguintes aulas do nosso material de revisão:

Para nossa conveniência, esta aula mistura as seguintes aulas do nosso material de revisão: Aula Mix Para nossa conveniência, esta aula mistura as seguintes aulas do nosso material de revisão: Sistemática e classificação biológica: caderno 2, pgs 8 a 13; Desenvolvimento dos animais: caderno complementar.

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

André Fioravante Guerra Filogenia e Taxonomia dos Organismos e Microrganismos Valença, 1ª Edição, 2016, 9p. Disponível em:

André Fioravante Guerra Filogenia e Taxonomia dos Organismos e Microrganismos Valença, 1ª Edição, 2016, 9p. Disponível em: André Fioravante Guerra Filogenia e Taxonomia dos Organismos e Microrganismos Valença, 1ª Edição, 2016, 9p. Disponível em: www.microbiologia-de-alimentos.com çã FILOGENIA SEGUNDO ARISTO TELES, 350 a.c.

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

ORIGEM EVOLUTIVA DAS CÉLULAS. Prof a Cristiane Oliveira

ORIGEM EVOLUTIVA DAS CÉLULAS. Prof a Cristiane Oliveira ORIGEM EVOLUTIVA DAS CÉLULAS Prof a Cristiane Oliveira COMO SURGIU A VIDA NA TERRA? Idade da Terra: 4,6 bilhões de anos. COMO SURGIU A VIDA NA TERRA? Primeiras evidências de vida: 3,5 bilhões de anos atrás.

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Texto Base: Aula 11 Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria

Texto Base: Aula 11 Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria Texto Base: Aula 11 Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria Sônia Lopes 1. Procariontes na árvore da vida No final da década de 1970, o pesquisador Carl Woese foi um dos pioneiros nos

Leia mais

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 A Origem da Vida Dos procariontes aos eucariontes A célula procariótica Sem membrana nuclear Sem organitos membranares

Leia mais

REINO MONERA (Procariontes)

REINO MONERA (Procariontes) REINO MONERA (Procariontes) REINO MONERA (Procariontes) São as células mais simples, chamadas PROCARIONTES. São desprovidas de carioteca e da maioria das organelas (possuem apenas ribossomo). CAPSULA CITOPLASMA

Leia mais

REINO MONERA (Procariontes)

REINO MONERA (Procariontes) Reino Monera REINO MONERA (Procariontes) REINO MONERA (Procariontes) São as células mais simples, chamadas PROCARIONTES. São desprovidas de carioteca e da maioria das organelas (possuem apenas ribossomo).

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Divisão dos organismos em reinos Inicialmente divididos em dois grandes reinos: Animale Vegetal. Depois, três reinos: Protista,Plantae

Leia mais

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e Embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.f@hotmail.com . EMENTA UNIDADE I Aspectos gerais da estrutura celular Microscopias Métodos empregados no estudo

Leia mais

CONSULTAR. Classificação dos microrganismos 18/6/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS. Antes da existência dos microrganismos ser conhecida

CONSULTAR. Classificação dos microrganismos 18/6/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS. Antes da existência dos microrganismos ser conhecida CONSULTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS Microbiologia Tortora,

Leia mais

Microbiologia ambiental Engenharia do Ambiente. Escola Superior Agrária Instituto Politécnico de Coimbra

Microbiologia ambiental Engenharia do Ambiente. Escola Superior Agrária Instituto Politécnico de Coimbra Microbiologia ambiental Engenharia do Ambiente Escola Superior Agrária Instituto Politécnico de Coimbra abelho@esac.pt www.esac.pt/abelho Módulo 1.Ecologia microbiana Parte 2. Ecologia microbiana 2.3 ACTIVIDADES

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Microbiologia Florestal. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc.

Microbiologia Florestal. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Microbiologia Florestal Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Carga horária 60 h Estudo da microbiologia como ciência e as áreas de aplicação O controle de microrganismos EMENTA Estudo dos microrganismos:

Leia mais

Origem das células eucarióticas

Origem das células eucarióticas Origem das células eucarióticas As primeiras formas de vida foram os seres unicelulares procariontes. O registo fóssil indica-nos que as primeiras formas de vida terão surgido há cerca de 4 000 Ma. No

Leia mais

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. Departamento de Fitopatologia e Nematologia

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. Departamento de Fitopatologia e Nematologia MICROBIOLOGIA AMBIENTAL Departamento de Fitopatologia e Nematologia MICROBIOLOGIA AMBIENTAL Programa da disciplina - 2015 Agosto 07- Semana discussão sobre reforma grade curricular 14- Fungos 21- Histórico

Leia mais

Os representantes e sua importância

Os representantes e sua importância Os representantes e sua importância Bactéria(do grego bakteria = bastão), foram observadas pela primeira vez por Antonie van Leeuwenhoek(1632-1723), final do século XVI ; O reino é formado por Bactérias

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Ecologia I Matéria e Energia nos Ecossistemas Professora: Brenda Braga Níveis de Organização Fatores: Bióticos+Abióticos Nicho x Habitat predadores outros lobos parasitas tipo de reprodução alimento

Leia mais

) UA1g UNIVERSiDADE DO ALGARVE

) UA1g UNIVERSiDADE DO ALGARVE ) UA1g UNIVERSiDADE DO ALGARVE PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2015/2016 Instituto Superior de Engenharia Licenciatura em Tecnologia e Segurança

Leia mais

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos.

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos. EXERCÍCIO 1. PUCRIO - De acordo com a Hipótese Endossimbionte, as células dos animais e plantas superiores se originaram de microrganismos que entraram em simbiose obrigatória com seres unicelulares primitivos.

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COLÉGIO PEDRO II CSCII CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2017 DISCIPLINA: CIÊNCIAS CERTIFICAÇÃO: 1ª X 2ª 3ª COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Solos: formação / composição / tipos

Leia mais

Biologia (LOT2045) 14/03/2016. Tópicos. Origem da Vida. Bibliografia Atualizada. Curso: Engenharia Ambiental

Biologia (LOT2045) 14/03/2016. Tópicos. Origem da Vida. Bibliografia Atualizada. Curso: Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Biologia (LOT2045) Prof: Tatiane da Franca Silva tatianedafranca@usp.br Tópicos Origem

Leia mais

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES Algas produtor primário no ecossistema aquático Algas Moneras procariontes cianobactérias Algas Protistas - eucariontes uni ou multicelulares exemplo as clorofíceas

Leia mais

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto Fotossíntese e Quimiossíntese Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Fotossíntese Os seres que a realizam são conhecidos como autotróficos. É processo pelo qual os seres clorofilados sintetizam

Leia mais