Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015"

Transcrição

1 Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015 Dispõe sobre a obtenção e adição de habilitação na Categoria B e trata dos requisitos de integração de simuladores de direção veicular com o processo de aprendizagem O Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte DETRAN/RN, no uso das suas atribuições legais que lhe são conferidas e, Considerando as disposições normativas da Resolução CONTRAN nº 543, de 15 de julho de 2015, que altera a Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos; Considerando a imperiosa necessidade de adequação das novas determinações voltadas à implantação e uso de simuladores de direção veicular no processo de formação de condutores, implantado por força das disposições contidas na Resolução CONTRAN nº 493, de 05 de junho de 2014; Considerando a necessidade de integração das atuais rotinas relacionadas com o processo de aprendizagem, permitindo adequada abordagem do conteúdo didáticopedagógico e, simultaneamente, o acompanhamento e fiscalização das atividades exercidas pelas entidades responsáveis pela formação dos pretendentes à obtenção da categoria B, resolve: Capítulo I Das Disposições Gerais Artigo 1º - Ficam estabelecidas as diretrizes referentes às aulas de direção em simulador de direção veicular para os candidatos à obtenção e adição da habilitação na categoria B. 1º - As disposições contidas nesta Portaria não se aplicam aos candidatos que apresentarem as restrições constantes das letras C à S do Anexo XV, de que tratam o art. 8º e seu parágrafo único, da Resolução CONTRAN nº 425, de 27 de novembro de º - A realização de aulas em simuladores de direção veicular para os portadores de necessidades especiais, cujo veículo dependa de adaptação especial, será exigida após regulamentação do Conselho Nacional de Transito CONTRAN. Artigo 2º - As aulas ministradas em simuladores de direção veicular poderão ser ministradas pelos Centros de Formação de Condutores classificados nas categorias A, B e A/B, credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito, observadas as exigências previstas nesta Portaria.

2 Capítulo II Dos Equipamentos Artigo 3º - Os Centros de Formação de Condutores somente poderão utilizar simuladores de direção veicular fornecidos por empresas certificadas pelo DENATRAN especificamente para tal finalidade e cadastradas pelo DETRAN. 1º Para o cadastramento de que trata o caput do artigo, as empresas fabricantes deverão apresentar os seguintes documentos: I - portaria de homologação/certificação expedida pelo DENATRAN; II - relação dos simuladores de direção veicular e respectivos números de identificação fornecidos para cada Centro de Formação de Condutores; III - declaração de aceitação das regras de cadastramento junto ao DETRAN e em conformidade com o seu sistema de gerenciamento; IV - estrutura curricular do curso de capacitação a ser ministrado, obedecidas às disposições previstas na Resolução CONTRAN nº 168/04, com suas alterações. V filial no Estado com infraestrutura de atendimento aos CFCs incluindo estoque de peças em quantidade proporcional ao numero de simuladores instalados; VI comprovar através de registro funcional a disponibilidade de técnico no estado para realização de manutenção preventiva/corretiva em simuladores de direção veicular. 2º - Serão consideradas nulas as aulas de direção veicular ministradas em equipamentos fornecidos por empresas não certificadas e não cadastradas nos termos do caput deste artigo, sob pena de responsabilidade da entidade de ensino envolvida e de seu respectivo corpo diretivo e técnico. Artigo 4º - As empresas certificadas pelo DENATRAN para o fornecimento de simuladores de direção veicular deverão: I - ministrar curso de capacitação ao diretor geral, ao diretor de ensino ou aos instrutores de trânsito, pelo menos a um deles, dos Centros de Formação de Condutores adquirentes dos seus equipamentos, bem como, aos técnicos do DETRAN-RN de forma a transmitir o conhecimento técnico/pedagógico de aulas em simulador de direção veicular, devendo ao final do treinamento emitir o certificado de participação; II - manter banco de dados atualizado com foto e biometria dos profissionais certificados para fins de cotejo antes do início de cada aula prática em simulador de direção veicular; III - armazenar, pelo prazo de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado de conclusão das aulas ministradas no equipamento de simulação de direção veicular, as biometrias cadastradas no simulador de direção veicular e as fotografias por ele capturadas.

3 IV fornecer relação contendo a localização de técnicos e equipamentos no Estado, conforme item V, parágrafo 1º, artigo 7º do capítulo III Dos Equipamentos. V fornecer monitoramento das aulas simuladas em tempo real via Internet, e ou portal da empresa, utilizando a câmara instalada do simulador. Artigo 5º - O Centro de Formação de Condutores deverá manter os respectivos simuladores de direção veicular em perfeito estado de funcionamento e conservação, devendo observar as regras de manutenção preventiva estipuladas pelas empresas fornecedoras do equipamento. Capítulo III Dos Centros de Formação de Condutores Artigo 6º - A entidade de ensino deverá requerer autorização de funcionamento, mediante prévia apresentação dos seguintes documentos: I - requerimento solicitando aprovação das instalações físicas em que serão instalados os equipamentos previstos nesta Portaria, indicando, expressamente, os números das portarias de credenciamento e de renovação do alvará de funcionamento da entidade de ensino; II - relação de equipamentos que serão utilizados para ministrar as aulas em simulador de direção veicular, com indicação da empresa certificada pelo DENATRAN para fabricação ou fornecimento dos equipamentos, responsável pela transmissão e armazenamento dos dados das aulas ministradas; III- certificado de participação em curso de capacitação ministrado pela empresa fornecedora do equipamento de simulação de direção veicular em nome de seu diretor geral ou de ensino ou de um de seus instrutores de trânsito, devidamente credenciados pelo DETRAN; IV Planejamento das aulas contemplando o Conteúdo didático-pedagógico, observado o conteúdo mínimo exigido no Art. 2 da Resolução CONTRAN nº 543/2015(anexo); V - Declaração de que possui espaço adequado para instalação do simulador de direção veicular, permitindo acomodação do aluno e do instrutor, ou do Diretor Geral ou do Diretor de Ensino, e de que cumpre os requisitos de infraestrutura física previstos nas normas vigentes. Artigo 7º - O local de instalação do(s) equipamento(s) deverá permitir a reprodução de cenários e ambientes assemelhados aos das aulas noturnas reais, devendo observar o conteúdo didático-pedagógico previsto na Resolução CONTRAN nº 168/04, com a redação dada pela Resolução CONTRAN nº 543/15, incluindo situações adversas e de risco no período noturno. 1º - As instalações físicas deverão garantir a segurança, comodidade, conectividade de rede.

4 Artigo 8º - A apresentação da documentação de forma incompleta ou incorreta implicará cancelamento do pedido, com automático arquivamento do processo, ficando o DETRAN isento de qualquer responsabilidade pelo ônus dos investimentos porventura realizados. 1º - Novo pedido poderá ser formulado a qualquer tempo pela entidade de ensino, desde que obedecidas às exigências previstas nesta Portaria. 3º - Fica facultado ao DETRAN, em qualquer fase do procedimento de autorização, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução processual. Artigo 9º - Atendidas as exigências previstas nesta Portaria, será expedida autorização de funcionamento. Artigo 10º - Os Centros de Formação de Condutores que não cumprirem as exigências estabelecidas nessa Portaria, ficaram impedidos de realizarem as aulas práticas. Capítulo IV Da Aprendizagem Prática Categoria B" Artigo 11º - O candidato para habilitação na categoria B somente poderá prestar exame de prática de direção veicular depois de cumprida a seguinte carga horária de aulas: I obtenção da CNH na categoria B : mínimo de 25 (vinte e cinco) horas/aula, distribuídas na seguinte conformidade: a) 20 (vinte) horas/aula em veículo de aprendizagem, das quais 04 (quatro) no período noturno; b) 05 (cinco) horas/aula em simulador de direção veicular, das quais 01 (uma) com conteúdo noturno; II adição para a categoria B : mínimo de 20 (vinte) horas/aula, distribuídas na seguinte conformidade: a) 15 (quinze) horas/aula em veículo de aprendizagem, das quais 03 (três) no período noturno; b) 05 (cinco) horas/aula em simulador de direção veicular, das quais 01 (uma) com conteúdo noturno. Artigo 12º - As aulas práticas realizadas no período noturno poderão ser substituídas, por aulas ministradas em simulador de direção veicular, desde que o aluno realize pelo menos 02 (duas) aula de prática de direção veicular noturna na via pública para categoria B e 1 (uma) para adição da categoria B. Artigo 13º - As aulas realizadas em simulador de direção veicular deverão observar o conteúdo didático-pedagógico e demais regras previstas no Anexo desta Portaria.

5 Artigo 14º - As aulas ministradas em simulador de direção veicular poderão ser realizadas de segunda a sexta feiras, das 7h (sete horas) às 22h (vinte e duas horas), e aos sábados, das 7h (sete horas) às 12h (doze horas). Artigo 15º - Para realização das aulas em simuladores de direção veicular será exigida a verificação e confirmação da biometria do aluno e do instrutor, sempre no início e fim de cada aula. 1º - O equipamento deverá capturar 05 (cinco) fotos com foco direcionado ao aluno em momentos aleatórios durante cada uma das aulas ministradas. 2º - Os dados referentes à verificação e confirmação da biometria e as fotografias capturadas serão armazenadas pela empresa homologada pelo DENATRAN, pelo prazo de 05 (cinco) anos, incumbindo à essa a disponibilização ao DETRAN/RN, de relatórios mensais das aulas realizadas em simulador, contendo: registro de digital do instrutor e do aluno, registro fotográfico do aluno, horário inicial e final da aula e período de realização das aulas. Artigo 16º - O Instrutor e, ou o Diretor de Ensino do Centro de Formação de Condutores realizarão a supervisão do aluno durante as aulas ministradas no simulador de direção veicular, prestando-lhe todos os esclarecimentos solicitados, sem ausentar-se da sala do simulador. Artigo 17º - Será permitida a supervisão simultânea de no máximo 3 (três) alunos, deste que em simuladores distintos e no interior de um único ambiente. Artigo 18º - Cada aluno poderá realizar no máximo 02 horas/aulas diárias no simulador com intervalo de 20 minutos entre as aulas. Artigo 19º - Não será permitido o uso compartilhado de simuladores de direção veicular por Centros de Formação de Condutores. Artigo 20º - Não serão permitidas aulas itinerantes em simulares de direção veicular. Capítulo V Das Responsabilidades dos Centros de Formação de Condutores e da Fiscalização pelo DETRAN Artigo 21º - O não cumprimento das disposições previstas nesta Portaria sujeitará os Centros de Formação de Condutores e seus integrantes às sanções administrativas previstas na legislação aplicável, em especial as disposições contidas na Resolução CONTRAN nº 358/10. Artigo 22º - As relações comerciais e de trabalho entre os credenciados, seus empregados e prestadores de serviços serão ajustadas livremente entre as partes, respeitadas as disposições legais pertinentes, ficando o DETRAN isento de todo e qualquer ônus decorrente das mesmas. Artigo 23º - A autorização não implica em nenhum vínculo empregatício com o DETRAN.

6 Artigo 24º - O DETRAN fiscalizará e acompanhará a execução das atividades dos Centros de Formação de Condutores autorizados, utilizando-se de todos os meios administrativos e legais necessários para este fim, inclusive a comunicação eletrônica entre os seus sistemas e os equipamentos utilizados pelas entidades de ensino. 1º A ação ou omissão da fiscalização não exclui nem reduz a responsabilidade da entidade de ensino por quaisquer irregularidades, ainda que resultante de imperfeições técnicas, vícios redibitórios e, na ocorrência destes, não implica em corresponsabilidade do DETRAN ou de seus prepostos. 2º A utilização do simulador de direção veicular ficará por conta do Centro de Formação de Condutores autorizado, sem qualquer ônus para o DETRAN, devendo aquele arcar com todos os equipamentos, acessórios, custos e pessoal especializado para a adequada execução das atividades de ensino. Capítulo VI Das Disposições Finais Artigo 25º - As aulas em simuladores de direção veicular só poderão acontecer após aprovação do aluno na prova teórica e emissão da Licença de Aprendizagem para Direção Veicular (LADV). As aulas práticas nas vias públicas só poderão ocorrer após a conclusão das aulas no simulador de direção veicular. Artigo 26º - O uso do simulador será opcional até o dia 31/12/2015, sendo permitido para os CFC s que possuírem simulador cadastrado e habilitado no sistema de cadastro de entidades. Artigo 27º - Os simuladores de direção veicular fabricados ou fornecidos pelas empresas certificadas pelo DENATRAN, adquiridos por Centros de Formação de Condutores anteriormente à publicação desta Portaria, poderão ser utilizados desde que atendam ao conteúdo didático-pedagógico estabelecido na Resolução CONTRAN nº 168/04, com a redação da pela Resolução CONTRAN nº 543/15. Artigo 28º - A nova estrutura curricular do processo de aprendizagem e demais exigências, de que trata a Resolução CONTRAN nº 168/04, com a redação dada pela Resolução CONTRAN nº 543/15, deverá ser implantada até 31 de dezembro de º O disposto no caput deste artigo aplica-se ao processo de habilitação a se iniciar, assim considerado aquele cuja data da geração do Registro Nacional de Carteira de Habilitação - RENACH ocorra a partir de 01 de janeiro de º Enquanto não implantada a nova estrutura curricular e demais exigências previstas nesta Portaria, prevalecerão às regras dispostas na Resolução CONTRAN nº 493/14, que alterou a Resolução CONTRAN nº 168/04, e as disposições preteritamente constantes de portaria do DETRAN. Artigo 29º - Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

7 ANEXO DAS AULAS EM SIMULADOR DE DIREÇÃO VEICULAR I - As aulas realizadas em simuladores de direção veicular, ministradas em qualquer horário após a conclusão das aulas teóricas e limitadas a 50 (cinquenta) minutos cada, serão distribuídas da seguinte forma e ordem: a) preparação para que o aluno (s) receba (m) orientações gerais e conceitos que serão abordados durante a aula; b) realização da aula no simulador de direção veicular, fixado em 30 (trinta) minutos, reproduzindo cenários que atendam o seguinte conteúdo didático-pedagógico; c) conclusão da aula com a apresentação do resultado obtido, correção didática das falhas porventura cometidas e esclarecimentos sobre eventuais dúvidas apresentadas pelo (s) aluno(s). II - As aulas ministradas no simulador de direção veicular deverão observar o seguinte conteúdo didático-pedagógico: a) Aulas Obrigatórias: 1. DIURNA: Conceitos Básicos: 1.1. Comprovações gerais do veículo, para segurança ao dirigir; 1.2. Verificação das condições dos equipamentos obrigatórios e da manutenção de um veículo; 1.3. Tomada de contato com o veículo; 1.4. Acomodação e regulagem; 1.5. Localização e conhecimento dos comandos de um veículo; 1.6. Controle dos faróis; 1.7. Ligando o motor; 1.8. Dando a partida no veículo. 2. DIURNA: Aprendendo a Conduzir: 2.1. Funcionamento mecânico do conjunto motor / embreagem / acelerador; curva; 2.2. Aprendendo a controlar o volante, o posicionamento do veículo na via e realizar 2.3. Direção em aclives e declives.

8 3. DIURNA: Condução eficiente e segura, observação do trânsito, a entrada no fluxo do tráfego de veículos na via, domínio do veículo em marcha à ré, parada e estacionamento: 3.1. Aperfeiçoando o uso da alavanca de câmbio e da embreagem; 3.2. Uso dos pedais, circulação e velocidade, elevação e redução de marchas; 3.3. Uso do Freio Motor; 3.4. Mudança de faixa; 3.5. Manobra em marcha a ré; 3.6. Parada no ponto de estacionamento; 3.7. Estacionamento alinhado, em paralelo e em diagonal. 4. DIURNA: Movimento lateral e transposição de faixa de rolamento, aperfeiçoando o uso do freio: 4.1. Ultrapassagem: Técnicas para realizar ultrapassagem com segurança; 4.2. Controlando a posição e velocidade, observando os retrovisores, sinalização e manobras; 4.3. Aprendendo a dirigir nas rotatórias; 4.4. Passagem em interseções (cruzamentos). 5. NOTURNA: Condução noturna, direção em cidade, direção em rodovia, obstáculos na via e condução em condições adversas: 5.1. Condução e circulação na noite: controle dos faróis; 5.2. Direção e Circulação por uma estrada secundária e estrada de terra; 5.3. Condução e circulação em condições atmosféricas adversas: Chuva, neblina, pista molhada com situação de aquaplanagem; 5.4. Situações de risco com pedestres e ciclistas na cidade; 5.5 Situações de risco com outros carros na cidade e congestionamento; 5.6. Entrando na rodovia; 5.7 Circulação pela rodovia; 5.8. Saindo da rodovia; 5.9. Dirigindo sob o efeito do álcool. b) Aulas Opcionais:

9 1. NOTURNA: Controles e circulação: 1.1. Mudança de faixa; 1.2 Condução e circulação por vias urbanas; 1.3. Interação de outros agentes (pedestres, ciclistas e outros veículos); 1.4. Parada no ponto de estacionamento; 1.5. Estacionamento alinhado, em paralelo e em diagonal. 2. NOTURNA: Condução segura 2.1. Ultrapassagem: Técnicas para realizar ultrapassagem com segurança; 2.2. Aplicação o controle de posição, velocidade e observação; 2.3. Aprendendo a dirigir nas rotatórias; 2.4. Passagem em interseções (cruzamentos). 3. NOTURNA: Situações de risco 3.1. Obstáculos na via, freada com desvio da trajetória, em situação de difícil manobra; 3.2. Técnicas para condução segura em situações de aquaplanagem; 3.3. Curvas, aclives e declives com visibilidade reduzida; 3.4. Ofuscamento e obstáculos inesperados na vida. 4. DIURNA: Treino para exame prático e revisão de conteúdo 4.1. Manobras na pista; 4.2. Zigue-zague entre os cones; 4.3. Parada em cruzamentos; 4.4. Arranque em rampa; 4.5. Manobra em marcha a ré; 4.6. Zigue-zague entre os cones em alta velocidade; 4.7. Estacionamento; 4.8. Condução pela cidade: 4.9. Interação de outros agentes (pedestres, ciclistas e veículos) com comportamento semelhante às grandes metrópoles; Condução em rodovia:

10 4.11 Condução e circulação em serra, curvas e outros veículos; III - A cada aula ministrada no simulador de direção veicular, o software nele instalado, obrigatoriamente deverá prever, no mínimo, 10 (dez) situações que retratem as normas gerais de circulação e conduta previstas no Capítulo III, associadas às correspondentes infrações de trânsito previstas no Capítulo XV, ambos do Código de Trânsito Brasileiro. IV - Durante a realização das aulas em simulador de direção veicular, o equipamento deverá registrar no monitor, em local que não prejudique a continuidade da atividade de ensino, as infrações de trânsito porventura cometidas pelo aluno e, ao final de cada aula, o equipamento deverá relacionar as infrações de trânsito, com transcrição completa do dispositivo legal previsto no Código de Trânsito Brasileiro. 1. Para a realização das aulas em simulador de direção veicular, o aluno deverá ser previamente cadastrado no sistema do DETRAN, sendo obrigatória a validação da biometria da digital no simulador de direção veicular, na abertura da aula ou do bloco de aulas; 1.1. Durante a realização das aulas em simuladores de direção veicular, em momentos aleatórios, fotos do condutor serão capturadas, ficando à disposição do DETRAN de forma online; PUBLIQUE-SE JÚLIO CÉSAR SOARES CÂMARA Diretor Geral DETRAN/RN

PORTARIA Nº 1173/2015-GAB/DETRAN-RR

PORTARIA Nº 1173/2015-GAB/DETRAN-RR PORTARIA Nº 1173/2015-GAB/DETRAN-RR Boa Vista, 18 de dezembro de 2015. O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima DETRAN-RR, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo

Leia mais

PORTARIA Nº. 320/2014/GAB/DETRAN/MT Dispõe sobre a regulamentação do uso do simulador de direção veicular.

PORTARIA Nº. 320/2014/GAB/DETRAN/MT Dispõe sobre a regulamentação do uso do simulador de direção veicular. PORTARIA Nº. 320/2014/GAB/DETRAN/MT Dispõe sobre a regulamentação do uso do simulador de direção veicular. O Presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso DETRAN/MT, no uso de

Leia mais

PORTARIA Nº 1.207, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015

PORTARIA Nº 1.207, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015 PORTARIA Nº 1.207, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a regulamentação do uso de simuladores pelos Centros de Formação de Condutores, de que trata o art. 13 da Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro

Leia mais

RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013

RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013 RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013 Altera dispositivos da Resolução CONTRAN nᵒ 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores

Leia mais

PORTARIA N.º 643/2016 DG

PORTARIA N.º 643/2016 DG PORTARIA N.º 643/2016 DG O Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Paraná no uso de suas atribuições legais e considerando a necessidade de disciplinar os procedimentos para a realização

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação do uso facultativo do simulador de direção veicular.

Dispõe sobre a regulamentação do uso facultativo do simulador de direção veicular. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/PB Portaria nº 495/2014-DS João Pessoa, 15 de setembro de 2014. (Publicada no Diário Oficial de 19 de setembro de 2014) Dispõe sobre a regulamentação do uso facultativo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Altera a Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO-DETRAN/PE O Diretor Presidente do DETRAN/PE assinou a seguinte Portaria: PORTARIA DP Nº 7345/2015, de

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO-DETRAN/PE O Diretor Presidente do DETRAN/PE assinou a seguinte Portaria: PORTARIA DP Nº 7345/2015, de DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO-DETRAN/PE O Diretor Presidente do DETRAN/PE assinou a seguinte Portaria: PORTARIA DP Nº 7345/2015, de 29.12.15 Disciplina a nova estrutura curricular do

Leia mais

PORTARIA N.º 486/2015 DG

PORTARIA N.º 486/2015 DG PORTARIA N.º 486/2015 DG O Diretor-Geral do Departamento de Trânsito no uso de suas atribuições legais e considerando a necessidade de disciplinar a utilização de simuladores de direção veicular pelos

Leia mais

PORTARIA Nº 016/GP/2016/DETRAN-MT

PORTARIA Nº 016/GP/2016/DETRAN-MT PORTARIA Nº 016/GP/2016/DETRAN-MT Disciplina a nova estrutura curricular do processo de aprendizagem para a formação de condutores da categoria B e dá outras providências. O PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório do simulador de direção veicular.

Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório do simulador de direção veicular. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/PB Portaria nº 496/2014-DS João Pessoa, 15 de setembro de 2014. (Publicada no Diário Oficial de 19 de setembro de 2014) Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório

Leia mais

Portaria DETRAN/ASJUR Nº 1164 DE 30/11/2015

Portaria DETRAN/ASJUR Nº 1164 DE 30/11/2015 Portaria DETRAN/ASJUR Nº 1164 DE 30/11/2015 Publicado no DOE em 3 dez 2015 Dispõe as diretrizes para as aulas de prática de direção veicular nos processos abertos no sistema Renach/DetranNet a partir de

Leia mais

Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - BA

Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - BA Salvador, Quarta-feira 23 de dezembro de 2015 Ano C N o 21.843 Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - BA PORTARIA N. 2302 DE 22 DE dezembro DE 2015. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO

Leia mais

DETRAN BAHIA PORTARIA DE Nº 156 DE 30 DE JANEIRO DE 2014.

DETRAN BAHIA PORTARIA DE Nº 156 DE 30 DE JANEIRO DE 2014. DETRAN BAHIA PORTARIA DE Nº 156 DE 30 DE JANEIRO DE 2014. Dispõe sobre a utilização do Simulador de Direção Veicular na obtenção da categoria B nos processos de primeira habilitação, reinicio de processo

Leia mais

PORTARIA/DETRAN/GAB/PRES/Nº 126, de 1º de Março de 2016.

PORTARIA/DETRAN/GAB/PRES/Nº 126, de 1º de Março de 2016. PORTARIA/DETRAN/GAB/PRES/Nº 126, de 1º de Março de 2016. Dispõe sobre a autorização para utilização do simulador de direção veicular pelos Centros de Formação de Condutores e dá outras providências. O

Leia mais

CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15

CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15 Ç CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15 2 SUMÁRIO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS... 3 Aula 1: Diurna Conceitos Básicos... 3 Exercício 1.1 Comprovações e Regulagens

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 543, DE 15 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 543, DE 15 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 543, DE 15 DE JULHO DE 2015 Altera a Resolução CONTRAN nº168, de 14 de dezembro de 2004, com a redação dada pela Resolução CONTRAN nº 493, de 05 de junho de 2014, que trata das normas e procedimentos

Leia mais

Simuladores de Direção Veicular. DETRAN/RS Diretoria Técnica

Simuladores de Direção Veicular. DETRAN/RS Diretoria Técnica Simuladores de Direção Veicular DETRAN/RS Diretoria Técnica Aspectos relevantes e mudanças: As aulas realizadas em simuladores de direção veicular serão de 5 (cinco) horas aulas de 30 (trinta) minutos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO RESOLUÇÃO N. 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera o Anexo II da Resolução CONTRAN n. 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata dos cursos para habilitação de condutores de

Leia mais

- Considerando a Lei Federal Nº 9.503/ Código de Trânsito Brasileiro;

- Considerando a Lei Federal Nº 9.503/ Código de Trânsito Brasileiro; PORTARIA N. 1587 DE 13 DE OUTUBRO DE 2016. Altera dispositivos na Portaria DETRAN Nº 1.981/2008. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/BA, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera o Anexo II da Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004 do CONTRAN, que trata dos cursos para habilitação de condutores de veículos automotores e dá

Leia mais

PROJETO DE LEI. Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI. Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010. DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO Comunicado 6, de 21-9-2010 Considerando a publicação a Lei Federal nº

Leia mais

PORTARIA N DE 14 DE OUTUBRO DE 2016.

PORTARIA N DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. PORTARIA N. 1593 DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DA BAHIA - DETRAN/BA no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Interno deste Departamento,

Leia mais

ANEXO I HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DO CONDUTOR DO VLT 1. TREINAMENTOS DE OPERAÇÃO PARA CONDUTOR DE VLT

ANEXO I HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DO CONDUTOR DO VLT 1. TREINAMENTOS DE OPERAÇÃO PARA CONDUTOR DE VLT ANEXO I HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DO CONDUTOR DO VLT 1. TREINAMENTOS DE OPERAÇÃO PARA CONDUTOR DE VLT O objetivo da formação é transmitir o conhecimento com qualidade, a fim de permitir que os condutores

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 583, DE 23 DE MARÇO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 583, DE 23 DE MARÇO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 583, DE 23 DE MARÇO DE 2016 Altera a Resolução CONTRAN nº 425, de 27 de novembro de 2012, que dispõe sobre o exame de aptidão física e mental, a avaliação psicológica e o credenciamento das

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Habilitação Parte 3 Prof. Denis Brasileiro Art. 150. Ao renovar os exames previstos no artigo anterior, o condutor que não tenha curso de direção defensiva e primeiros socorros deverá

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 145, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015

DELIBERAÇÃO Nº 145, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015 DELIBERAÇÃO Nº 145, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera a Resolução CONTRAN nº 425, de 27 de novembro de 2012, que dispõe sobre o exame de aptidão física e mental, a avaliação psicológica e o credenciamento

Leia mais

Regulamenta o credenciamento dos serviços de formação e processo de habilitação de condutores de veículos.

Regulamenta o credenciamento dos serviços de formação e processo de habilitação de condutores de veículos. RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 74, de 19/11/1998 Regulamenta o credenciamento dos serviços de formação e processo de habilitação de condutores de veículos. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUÍS

PREFEITURA DE SÃO LUÍS PORTARIA Nº 0790 de 09 de outubro de 2015. Estabelece normas relativas à obtenção de cadastramento dos condutores autônomos e empresas exploradoras do serviço de transporte escolar no âmbito do Município

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Veículos: Segurança Professor Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Matéria Trânsito Aula XX VEÍCULOS: SEGURANÇA DA SEGURANÇA DOS VEÍCULOS Art. 103. O veículo

Leia mais

Rodovia MS 80, Km 10 Campo Grande, MS CEP: fone: 0XX

Rodovia MS 80, Km 10 Campo Grande, MS CEP: fone: 0XX EDITAL N. 09 DETRAN-MS O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, atendendo o disposto na Resolução n. 358, de 13 de agosto de 2010,

Leia mais

Comunicado DH-1, de O Diretor de Habilitação do Detran-SP, Considerando o disposto no artigo 35 da Portaria Detran-SP 101/16, e o que dispõe

Comunicado DH-1, de O Diretor de Habilitação do Detran-SP, Considerando o disposto no artigo 35 da Portaria Detran-SP 101/16, e o que dispõe Comunicado DH-1, de 5-2-2018 O Diretor de Habilitação do Detran-SP, Considerando o disposto no artigo 35 da Portaria Detran-SP 101/16, e o que dispõe a Resolução Contran 358/10; Considerando o prazo previsto

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

Veja adiante a Resolução 684/17 inserida na Resolução 598/16.

Veja adiante a Resolução 684/17 inserida na Resolução 598/16. CNH DIGITAL A Resolução 684/17 do CONTRAN veio trazer uma nova realidade ao documento do condutor brasileiro, instituindo a CNH digital. Essa Resolução alterou a Resolução 598/16, que já regulamentava

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO Page 1 of 5 CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO RESOLUÇÃO Nº 680, DE 13 DE MAIO DE 1987 Resumo Descritivo: Estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e de sinalização de veículos. O Conselho

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Habilitação Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 140. A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao

Leia mais

PORTARIA DETRAN Nº 667, DE

PORTARIA DETRAN Nº 667, DE PORTARIA DETRAN Nº 667, DE 22-08-2016 DOE 23-08-2016 Estabelece Normas e Procedimentos Para Captação Biométrica de Candidatos/Condutores perante o DETRAN/RR visando cumprimento das Resoluções nº 287/2008,

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 2239 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº.015 de 20 de março de 2018-Regulamenta a Propaganda Volante e Propaganda Fixa em Estabelecimentos Comerciais. Gestor

Leia mais

Cursos EAD. Reciclagem Mototáxi Motofrete

Cursos EAD. Reciclagem Mototáxi Motofrete Cursos EAD Reciclagem Mototáxi Motofrete CONTRAN Legislação Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, que Estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores

Leia mais

INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC.

INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC. INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC. PREFEITO MUNICIPAL DE PONTE SERRADA, Estado do Santa Catarina, Senhor Alceu Alberto Wrubel FAZ SABER, no uso das atribuições

Leia mais

FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO

FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO É ATRIBUIÇÃO DOS PCL SOMENTE A ATIVIDADE DE COLETA, SENDO VEDADA A REVENDA DOS EXAMES TOXICOLÓGICOS, BEM COMO A COBRANÇA AO CONDUTOR, DIRETA OU INDIRETAMENTE 3º - II - É atribuição

Leia mais

"NO TRÂNSITO, EDUQUE SEUS FILHOS E NETOS COM BONS GESTOS, NÃO APENAS COM PALAVRAS"

NO TRÂNSITO, EDUQUE SEUS FILHOS E NETOS COM BONS GESTOS, NÃO APENAS COM PALAVRAS "NO TRÂNSITO, EDUQUE SEUS FILHOS E NETOS COM BONS GESTOS, NÃO APENAS COM PALAVRAS" RENOVAÇÃO DA CNH Vá a um despachante e certifique-se da documentação necessária. Feito isso existem duas formas para a

Leia mais

Publicações Câmara de Mariana

Publicações Câmara de Mariana DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO DO MUNICÍPIO DE MARIANA Instituído pela Lei 2.972 de 17 de Junho de 2015 Edição nº 623 de 01 de Janeiro de 2018 Autor da publicação: Kíria Ribeiro dos Santos - Assessoria de Comunicação

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CTB e Resoluções. Prof. Carlos Maximo

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CTB e Resoluções. Prof. Carlos Maximo LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CTB e Resoluções Prof. Carlos Maximo Art. 120 Art.130 Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque: deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito

Leia mais

PORTARIA DETRAN Nº 41, DE

PORTARIA DETRAN Nº 41, DE PORTARIA DETRAN Nº 41, DE 26-04-2016 DOE 26-04-2016 O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO PIAUÍ -DETRAN/PI, no uso das atribuições legais e: Considerando a Lei nº 13.146, de 6 de julho

Leia mais

<!ID410643-0> PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011

<!ID410643-0> PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições legais, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art.

Leia mais

Biometria não coletada do Aluno

Biometria não coletada do Aluno ANEXO II TABELAS Tabela de Tipo de Eventos Cód Descrição 01 Dados Biométricos Aluno 02 Dados Biométricos Instrutor 10 Percurso 50 Comportamento Aluno 60 Avaliação do Aluno - Cuidados e Ajustes Iniciais

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1 - OBJETO: Aquisição de VEÍCULO AUTOMOTIVO TIPO TRICICLO BAÚ, para atender a demanda do Departamento Regional do Sesc no Pará. 2 - JUSTIFICATIVA: O Veículo será utilizado

Leia mais

Prefeitura de Júlio de Castilhos

Prefeitura de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 6.012 DE 15 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta a Lei 3.112 de 16 de outubro de 2013 que dispõe sobre o exercício das atividades de mototáxi e motofrete no município de Júlio de Castilhos e da outras

Leia mais

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 277, DE

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 277, DE RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 277, DE 28-05-2008 Dispõe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículos. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 350, DE

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 350, DE RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 350, DE 14-06-2010 DOU 18-06-2010 Institui curso especializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxista) e em entrega de mercadorias (motofretista)

Leia mais

PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017

PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017 PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017 Altera a Portaria DENATRAN nº 15, de 18 de janeiro de 2016. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições que lhe foram conferidas

Leia mais

Ao Ilmo Senhor Eudes Missio DD. Diretor de Operações e Concessões do DAER/RS Porto Alegre RS

Ao Ilmo Senhor Eudes Missio DD. Diretor de Operações e Concessões do DAER/RS Porto Alegre RS CARTA SINDIPESA 0053/2006 Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais Rua Batataes, 391 CEP: 01423-902 São Paulo - SP TEL/FAX: 11 3051-4320 E-MAIL: sindipesa@uol.com.br

Leia mais

Dê-se ao projeto a seguinte redação: O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Dê-se ao projeto a seguinte redação: O CONGRESSO NACIONAL decreta: Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar nº 441-D de 2017 do Senado Federal (PLS nº 212/2017 na Casa de origem), que Altera a Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001,

Leia mais

1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS

1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS 1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS a) requerimento conforme Anexo A, preenchido e protocolado na Diretoria de Atividades f) Documento que comprove a adimplência junto ao

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas- Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 162. Dirigir veículo: V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Penalidade -

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.036, DE 2007 Dispõe sobre a profissão de Instrutor de Formação de Condutores de Veículos Automotores ora denominado de Instrutor

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014. Altera a Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos

Leia mais

PORTARIA Nº 123 DE 16 DE JUNHO DE 2017

PORTARIA Nº 123 DE 16 DE JUNHO DE 2017 PORTARIA Nº DE 6 DE JUNHO DE 07 Define os valores a serem cobrados pelo acesso aos dados dos sistemas e subsistemas informatizados do Departamento Nacional de Trânsito DENATRAN, e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC) RESOLUÇÃO 01/PPGC/2017, de 22 de setembro de 2017. Dispõe sobre a realização de Estágio Pós-Doutoral

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA E GERENCIAMENTO DE RISCOS

DIREÇÃO DEFENSIVA E GERENCIAMENTO DE RISCOS DIREÇÃO DEFENSIVA E GERENCIAMENTO DE RISCOS 55 (11) 5561-4599 55 (11) 3657-8947 luizfonseca@defensiva.com.br 1A - Curso Teórico 55 (11) 5561-4599 55 (11) 3657-8947 luizfonseca@defensiva.com.br Objetivo:

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 9.628, DE 13 DE OUTUBRO DE D.O

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 9.628, DE 13 DE OUTUBRO DE D.O Autor: Poder Executivo LEI Nº 9.628, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011 - D.O. 13.10.11. Institui a Tabela Única de Taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/MT e dá outras providências. A ASSEMBLEIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 358, DE 13 DE AGOSTO DE 2010 (*)

RESOLUÇÃO Nº 358, DE 13 DE AGOSTO DE 2010 (*) ASSESSORIA TÉCNICA PUBLICADO NO DOU DE 30//08/2010 (*) Republicada por ter saído no DOU nº 159, de 19-8-10, Seção 1, pág. 39, com incorreções do original. Com retificação do DOE de 31/08/2010 Alterada

Leia mais

Características dos simuladores de condução

Características dos simuladores de condução Deliberação Características dos simuladores de condução Considerando que o n. 6 do artigo 6. 0 do Regime Jurídico do Ensino da Condução, aprovado pela Lei n. 141/ 2014, de 18 de março, estabelece que,

Leia mais

Considerando a necessidade de estabelecer os limites de pesos e dimensões para a circulação de veículos, resolve:

Considerando a necessidade de estabelecer os limites de pesos e dimensões para a circulação de veículos, resolve: Resolução CONTRAN nº 210 de 13/11/2006 Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. 1 O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no

Leia mais

LEI Nº 982, DE 18 DE MAIO DE 2015.

LEI Nº 982, DE 18 DE MAIO DE 2015. LEI Nº 982, DE 18 DE MAIO DE 2015. DÁ NOVA REDAÇÃO E INCLUI DISPOSITIVOS CONTIDOS NA LEI 746/2010 (CÓDIGO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE EUNÁPOLIS), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE

Leia mais

1º Pessoas Físicas: I - requerimento dirigido ao Prefeito Municipal, indicando o estabelecimento,

1º Pessoas Físicas: I - requerimento dirigido ao Prefeito Municipal, indicando o estabelecimento, PROJETO DE LEI Nº 034/2013. Regula o Serviço de Transporte Escolar no Município de Vera Cruz, e dá outras providências. Art. 1º A exploração do serviço de Transporte Coletivo Escolar, no território do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 5.197, DE 21 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o uso das vagas de estacionamento nas vias e logradouros do Município de Júlio de Castilhos destinadas aos idosos e às pessoas com deficiência que

Leia mais

Art.3º Os motoristas e veículos cadastrados nas OTTCs devem possuir CONDUAPP e o CSVAPP.

Art.3º Os motoristas e veículos cadastrados nas OTTCs devem possuir CONDUAPP e o CSVAPP. COMITÊ MUNICIPAL DE USO DO VIÁRIO RESOLUÇÃO Nº 16, DE 07 DE JULHO DE 2017 Regulamenta os requisitos mínimos exigidos para cadastramento de condutores nas Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE Altera o Decreto nº 56.981, de 10 de maio de 2016, dispondo sobre requisitos mínimos a serem exigidos dos condutores e veículos para a exploração de atividade econômica privada de transporte individual

Leia mais

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO - 1 - Definições Auditoria de Processos de Manutenção É a verificação sistemática e documentada que permite avaliar o grau de adequação dos

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 3.961/2015. REGULAMENTA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE DE MERCADORIAS MOTO- FRETE, E CONTÉM OUTRAS DISPOSIÇÕES.

LEI MUNICIPAL Nº 3.961/2015. REGULAMENTA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE DE MERCADORIAS MOTO- FRETE, E CONTÉM OUTRAS DISPOSIÇÕES. LEI MUNICIPAL Nº 3.961/2015. REGULAMENTA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE DE MERCADORIAS MOTO- FRETE, E CONTÉM OUTRAS DISPOSIÇÕES. RENATO GEMELLI BONADIMAN, Prefeito Municipal de Seberi, Estado do

Leia mais

III - Processo de atualização e reciclagem de condutores de veículos automotores e elétricos Centros de Formação de Condutores CFC;

III - Processo de atualização e reciclagem de condutores de veículos automotores e elétricos Centros de Formação de Condutores CFC; RESOLUÇÃO Nº 358. DE 13 DE AGOSTO DE 2010 Regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Segurança dos Veículos Requisitos, Condições e Equipamentos Obrigatórios - Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 103. O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA FORNECIMENTO E ADEQUAÇÃO DE SEMIRREBOQUE FURGÃO CARGA SECA, COM AVANÇO LATERAL,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A monitoria é entendida pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) como instrumento para melhoria do ensino nos

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

EDITAL 12/2016/ FORMAÇÃO EM TAXISTAS

EDITAL 12/2016/ FORMAÇÃO EM TAXISTAS 1 GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN DIRETORIA TECNICA E EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO - DETET ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO - EPTRAN EDITAL 12/2016/ FORMAÇÃO EM TAXISTAS O Diretor

Leia mais

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1. Os candidatos convocados para realização de Prova Prática de Motorista deverão, OBRIGATORIAMENTE, apresentar, no dia e horário marcado

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.588, DE 2011 (Do Sr. Jilmar Tatto)

PROJETO DE LEI N.º 1.588, DE 2011 (Do Sr. Jilmar Tatto) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.588, DE 2011 (Do Sr. Jilmar Tatto) Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para dispor sobre pontuação

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 402 DE 25 DE AGOSTO DE 2003 (Revogada pela Resolução nº 421/04) 1036 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos de pós-graduação latu sensu de caráter profissional. O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

ANEXO II PROVAS PRÁTICAS

ANEXO II PROVAS PRÁTICAS ANEXO II PROVAS PRÁTICAS O valor máximo da prova prática, para todos os cargos, será de 30 (trinta) pontos. Para obtenção da nota de classificação no cargo, far-se-á regra de três, considerando os parâmetros

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Regulamenta a profissão de taxista; altera a Lei nº 6.094, de 30 de agosto de 1974; e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Fica reconhecida, em todo o território nacional, a profissão

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 964, de 22 de Dezembro de 2017.

LEI MUNICIPAL Nº 964, de 22 de Dezembro de 2017. LEI MUNICIPAL Nº 964, de 22 de Dezembro de 2017. Dispõe sobre a regulamentação da Lei Municipal nº 958, de 02 de outubro de 2017, que altera a Lei Municipal nº 596, de 21 de dezembro de 1999 Código Tributário

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

REQUERIMENTO Nº, de 2009 (Do Sr. Hugo Leal)

REQUERIMENTO Nº, de 2009 (Do Sr. Hugo Leal) REQUERIMENTO Nº, de 2009 (Do Sr. Hugo Leal) Requer o envio de Indicação ao Ministério das Cidades, sugerindo que o Departamento Nacional de Trânsito DENATRAN e o seu representante no Conselho Nacional

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 5, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019 DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS NO ESTACIONAMENTO DO IFRS - CAMPUS IBIRUBÁ PARA USO DE DISCENTES EM 2019 O, Campus Ibirubá, de acordo com os ordenamentos internos da Instituição,

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 7 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 Todas as questões são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posteriores). QUESTÃO 16: Segundo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Sistema Nacional de Trânsito Competência dos Órgãos e Entidades que Compõem o SNT Parte 3 Prof. Denis Brasileiro DETRAN Executar a fiscalização de trânsito; Autuar, multar e arrecadar;

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de Eunápolis 1 Segunda-feira Ano VI Nº 2077 Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Republicação por Correção da Lei nº 982, de 18 de Maio de 2015 - Dá nova redação e inclui dispositivos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011 CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui o Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino ou Pesquisa CIAEP;

Leia mais

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Atualização de Requisitos para Regularização de Produtos REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUTOS MÉDICOS RDC Nº 40/2015 GEMAT Gerência de Tecnologia de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 Pág.:1/6 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 O Diretor do Instituto Superior de Educação de São Paulo ISESP/Singularidades, autorizado e credenciado pela Portaria Ministerial nº 2.361, de 5

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais