PORTARIA/DETRAN/GAB/PRES/Nº 126, de 1º de Março de 2016.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTARIA/DETRAN/GAB/PRES/Nº 126, de 1º de Março de 2016."

Transcrição

1 PORTARIA/DETRAN/GAB/PRES/Nº 126, de 1º de Março de Dispõe sobre a autorização para utilização do simulador de direção veicular pelos Centros de Formação de Condutores e dá outras providências. O PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/TO, no uso das atribuições legais, conforme o que consta no 1º, inciso IV, do art. 42 da Constituição do Estado do Tocantins, consoante o disposto no Ato nº 22 NM de 1º de janeiro de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado nº 4.289/2015. CONSIDERANDO os princípios que regem a Administração Pública, encartados no art. 37, da Constituição da República Federativa do Brasil; CONSIDERANDO as competências estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB aos órgãos executivos estaduais de trânsito, disciplinadas no art. 22. CONSIDERANDO as disposições contidas na Resolução nº 493/2014 do CONTRAN, que implantou o uso de simuladores de direção veicular no processo de formação de condutores; CONSIDERANDO as disposições contidas na Portaria nº 125, de 1º de março de 2016, do DETRAN/TO, que disciplina nova estrutura curricular do processo para a obtenção ou adição da Carteira Nacional de Habilitação - CNH na categoria B, e dá outras providências. CONSIDERANDO a obrigação de estabelecer normas mínimas para a integração dos simuladores de direção veicular a serem utilizados no processo de habilitação de condutores de veículos automotores, no âmbito do DETRAN/TO. RESOLVE: Art. 1º Estabelecer os procedimentos para emissão de autorização de uso de simuladores de direção veicular. Art. 2º A solicitação de autorização deverá ser protocolada na Gerência de Protocolo do DETRAN/TO, acompanhada, obrigatoriamente, dos documentos sequenciados abaixo, em original ou cópia autenticada: I - Requerimento subscrito pelo representante legal (ANEXO I), com identificação do Centro de Formação de Condutores e empresas credenciadas e comprovação do registro e/ou da renovação anual do registro de credenciamento, solicitando a autorização; II - Prova de que a empresa fornecedora do equipamento foi regularmente homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito -DENATRAN e cadastrada pelo DETRAN-TO; III - Relação individualizando a quantidade de simuladores de direção veicular que serão utilizados para ministrar as aulas; IV - Comprovação que pelo menos um dos integrantes do corpo docente do CFC tenha participado de curso de capacitação realizado pela empresa fornecedora do equipamento;

2 V - Declaração de que dispõe de corpo técnico capacitado e de espaço suficiente e adequado para instalação do(s) simulador(es) de direção veicular (ANEXO II), permitindo a perfeita acomodação do aluno e do instrutor, ou do Diretor Geral ou do Diretor de Ensino; VI - Declaração de que cumpre os requisitos de (ANEXO III): a) infraestrutura física: instruído com planta baixa do imóvel com medidas, fotografias da sala e do simulador; b) sistema de identificação biométrica, como instrumento para controle e verificação de dados dos instrutores, candidatos e condutores; c) sistema tecnológico que permita interligação com o sistema operacional do DETRAN-TO, para acompanhamento e controle das atividades didático-pedagógicas, frequência de aulas e agendamento de exames; 1 Caberá a Gerência de Atendimento, Credenciamento e Controle a responsabilidade de análise da documentação exigida, emitindo relatório técnico; 2 Aprovada a autorização, o processo completo será encaminhado à Presidência do DETRAN/TO, com relatório técnico exarado pela Coordenadoria, para fins de expedição da Portaria de Autorização, e a respectiva publicação, no Diário Oficial do Estado. 3 Da Portaria de Autorização (ANEXO IV) constarão: I - Indicação do Centro de Formação ou empresas credenciadas, sua classificação, nome do Diretor Geral e Diretor de Ensino. II - Local de funcionamento. III - Termo de Validade, de acordo com o especificado no Termo de Credenciamento e/ou de renovação anual do registro de credenciamento. 4 A apresentação da documentação de forma incompleta ou incorreta implicará cancelamento do pedido, com automático arquivamento do processo, ficando o DETRAN/TO isento de qualquer responsabilidade pelo ônus dos investimentos porventura realizados. 5º Fica facultado ao DETRAN/TO, em qualquer fase do procedimento, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução processual. Art. 3º Para utilização de simulador será disponibilizada infraestrutura física seguinte: a) quando o equipamento for instalado no CFC: a.1. Sala destinada ao simulador de direção, com o tamanho que abrigue o(s) equipamento(s), com área de circulação de no mínimo 1 (um) metro entre os equipamentos ou paredes, tendo no mínimo 7m² (sete metros quadrados). a.2. Poderá no mesmo ambiente ser adicionado mais de 1 (um) equipamento, até o máximo de 3 (três). A cada 3 (três) equipamentos a sala deve oferecer isolamento visual e acústico; b) quando o equipamento for instalado em Centro de Simulação:

3 b.1 - Sala destinada a secretaria/recepção com mobiliário adequado, com no mínimo 15 m² (quinze metros quadrados quando o local dispor de até 3 (três) simuladores, devendo ser acrescido de 5 m² (cinco metros quadrados) para cada aparelho adicional; b.2 - Sala destinada ao simulador de direção, com o tamanho que abrigue o(s) equipamento(s), com área de circulação de no mínimo 1 (um) metro entre os equipamentos ou paredes, tendo no mínimo 7m² (sete metros quadrados). Poderá no mesmo ambiente ser adicionado mais de 1 (um) equipamento, Art. 4º Entende-se por uso compartilhado quando o CFC utiliza o equipamento de outro CFC do mesmo município, mediante prévia autorização e vinculação do equipamento pelo DETRAN/TO. 1º Para obter a autorização, deverá o proprietário do CFC encaminhar Requerimento para uso compartilhado à Gerência de Atendimento, Credenciamento e Controle nos termos do ANEXO V. 2º No caso de uso compartilhado do equipamento, a supervisão do aluno deverá ser feita pelo Instrutor de Trânsito, Diretor-Geral ou Diretor de Ensino. 1º Para criação do Centro de Simulação fixo, deverá o local dispor de acessibilidade conforme legislação vigente, banheiros para os usuários, conectividade com a rede do Detran/TO e identificação visual do Detran/TO, cujos requisitos serão objeto de verificação quando da vistoria, devendo o administrador encaminhar à Gerência de Atendimento, Credenciamento e Controle I - requerimento para solicitação de vistoria, conforme ANEXO VI; II - cópia do contrato de locação ou do registro de propriedade em nome doresponsável ou da entidade; III - Alvará da Prefeitura, Alvará Sanitário e Atestado de vistoria do corpo de bombeiros; IV - planta baixa do imóvel com medidas; V - fotografias da sala e do simulador; VI - cópia da nota fiscal, contendo o número de série do equipamento, emitida por empresa certificada e homologada pelo Denatran e cadastrada no DETRAN/TO. Art. 6º Os simuladores de direção veicular deverão dispor de funcionalidades que permitam a conexão com o sistema informatizado do DETRAN/TO. Art. 7º O prazo para protocolo do requerimento de autorização é de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicação desta Portaria. Art. 8º Os casos omissos nesta portaria serão resolvidos pela Gerência de Atendimento, Credenciamento e Controle do DETRAN/TO. Art. 9º Esta Portaria entra em vigor na data desuapublicação. Gabinete do Presidente do DETRAN/TO, em Palmas/TO, ao primeiro dia do mês de março de dois mil e dezesseis.

4 ANEXO I REQUERIMENTO DE AUTORIZAÇÃO E VISTORIA CFC / SALA NOME DO CFC, CNPJ, credencial, SIMULADOR classificação com endereço a nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, telefone, , por intermédio de nome e cargo do requerente, REQUER liberação para o uso do simulador de direção veicular, nos termos das Resoluções Contran nº 168/2004, 444/2013 e 473/2014 e da Portaria referente á autorização a ser sancionada pelo DETRAN/TO, juntando a documentação abaixo relacionada em via original ou fotocópia autenticada: Planta baixa do imóvel (com medidas); Fotografias da sala e do simulador; Comprovação do registro e/ou da renovação anual do registro de credenciamento; Nota fiscal, contendo o número de série do equipamento, emitida por empresa certificada e homologada pelo Denatran e cadastrada no Detran - TO; Comprovação de pelo menos um dos integrantes do corpo docente do CFC que tenha participado de curso de capacitação realizado pela empresa fornecedora do equipamento; Relação individualizando a quantidade de simuladores de direção veicular que serão utilizados para ministrar as aulas; Declaração de que dispõe de corpo técnico capacitado e de espaço suficiente e adequado para instalação do(s) simulador(es) de direção veicular, permitindo a perfeita acomodação do aluno e do instrutor, ou do Diretor Geral ou do Diretor de Ensino; Estou ciente de que será agendada uma inspeção no CFC após a conferência da documentação acima relacionada, e que somente será autorizado o funcionamento após a inspeção e aprovação do local.

5 ANEXO II DECLARAÇÃO O CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, NOME DO CFC, CNPJ, credencial, classificação com endereço a nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, telefone, , por intermédio de nome e cargo do requerente, DECLARA para fins de emissão de Autorização de uso de simuladores junto ao DETRAN-TO, que dispõe de corpo técnico capacitado e de espaço suficiente e adequado para instalação do(s) simulador(es) de direção veicular, permitindo a perfeita acomodação do aluno e doinstrutor, ou do Diretor Geral ou do Diretor de Ensino. Por ser verdade, firmo a presente. ANEXO III DECLARAÇÃO O CENTRO DE FORMAÇÃODE CONDUTORES, NOME DO CFC, CNPJ, credencial, classificação com endereço a nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, telefone, , por intermédio de nome e cargo do requerente, DECLARA para fins de emissão de Autorização de uso de simuladores junto ao DETRAN-TO, que atende aos requisitos de: a) infraestrutura física: instruído com planta baixa do imóvel com medidas, fotografias da sala e do simulador; b) sistema de identificação biométrica, como instrumento para controle e verificação de dados dos instrutores, candidatos e condutores; c) sistema tecnológico que permita interligação com o sistema operacional do DETRAN-TO, para acompanhamento e controle das atividades didático-pedagógicas, frequência de aulas e agendamento de exames; Por ser verdade, firmo a presente.

6 Anexo IV PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO O PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/TO, no uso das atribuições legais, conforme o que consta no 1º, inciso IV, do art. 42 da Constituição do Estado do Tocantins, consoante o disposto no Ato nº 22 NM, de 1º de janeiro de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado nº 4.289/2015. Considerando (...) Art. 1º Esta Portaria trata de Autorização para utilização do simulador de direção veicular pelos Centros de Formação de Condutores e dá outras providências. Art. 2º (...) Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. CFC REQUERENTE ANEXO V REQUERIMENTO PARA USO COMPARTILHADO DE SIMULADOR NOME DO CFC, CNPJ, credencial, classificação, com endereço a nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, telefone, , por intermédio de nome e cargo do requerente, nos termos das Resoluções Contran nº 168/2004, 444/2013 e 473/2014 e da Portaria nº/detran/to/2016, REQUER autorização para o uso do simulador de direção veicular instalado no NOME DO CFC, com sede no endereço nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, ciente de que o uso compartilhado somente ocorrerá após a autorização expressa do Detran/TO. CFC DETENTOR DO EQUIPAMENTO NOME DO CFC, CNPJ, credencial, classificação, por intermédio de nome e cargo do

7 requerente, detentor de simulador de direção veicular, declaro que estou de acordo com o uso compartilhado do equipamento instalado a nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, com o CFC acima nominado, e ciente de que o uso compartilhado somente ocorrerá após a autorização expressa do Detran/TO. ANEXO VI REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO E VISTORIA - CENTRO DE SIMULAÇÃO FIXO NOME DO CFC/ENTIDADE, CNPJ, com endereço a nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, telefone, , por intermédio de nome e cargo do requerente, REQUER a Autorização para utilização de simuladores para o Centro de Simulação fixo no endereço nome da rua ou avenida, número, bairro, cidade, nos termos das Resoluções Contran nº 168/2004, 444/2013 e 473/2014 e da Portaria referente á autorização a ser sancionada pelo DETRAN/TO, juntando a documentação abaixo relacionada em via original ou fotocópia autenticada: Contrato de locação ou registro de propriedade em nome do responsável pelo Centro de Simulação devidamente credenciado no Detran TO; Alvará da Prefeitura; Alvará sanitário; Atestado de vistoria do corpo de bombeiros; Planta baixa do imóvel (com medidas); Fotografias da sala e do simulador; Nota fiscal, contendo o número de série do equipamento, emitida por empresa certificada e homologada pelo Denatran e cadastrada no Detran-TO. Estou ciente de que será agendada uma inspeção no local indicado após a conferência da documentação acima relacionada, e que somente será autorizado o funcionamento após a inspeção e aprovação do local. IGEPREv-TOCANTINS Presidente: JACQUES SILvA de SOUSA

Dispõe sobre a regulamentação do uso facultativo do simulador de direção veicular.

Dispõe sobre a regulamentação do uso facultativo do simulador de direção veicular. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/PB Portaria nº 495/2014-DS João Pessoa, 15 de setembro de 2014. (Publicada no Diário Oficial de 19 de setembro de 2014) Dispõe sobre a regulamentação do uso facultativo

Leia mais

PORTARIA Nº. 320/2014/GAB/DETRAN/MT Dispõe sobre a regulamentação do uso do simulador de direção veicular.

PORTARIA Nº. 320/2014/GAB/DETRAN/MT Dispõe sobre a regulamentação do uso do simulador de direção veicular. PORTARIA Nº. 320/2014/GAB/DETRAN/MT Dispõe sobre a regulamentação do uso do simulador de direção veicular. O Presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso DETRAN/MT, no uso de

Leia mais

PORTARIA N.º 643/2016 DG

PORTARIA N.º 643/2016 DG PORTARIA N.º 643/2016 DG O Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Paraná no uso de suas atribuições legais e considerando a necessidade de disciplinar os procedimentos para a realização

Leia mais

Portaria DETRAN/ASJUR Nº 1164 DE 30/11/2015

Portaria DETRAN/ASJUR Nº 1164 DE 30/11/2015 Portaria DETRAN/ASJUR Nº 1164 DE 30/11/2015 Publicado no DOE em 3 dez 2015 Dispõe as diretrizes para as aulas de prática de direção veicular nos processos abertos no sistema Renach/DetranNet a partir de

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório do simulador de direção veicular.

Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório do simulador de direção veicular. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/PB Portaria nº 496/2014-DS João Pessoa, 15 de setembro de 2014. (Publicada no Diário Oficial de 19 de setembro de 2014) Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório

Leia mais

PORTARIA N.º 486/2015 DG

PORTARIA N.º 486/2015 DG PORTARIA N.º 486/2015 DG O Diretor-Geral do Departamento de Trânsito no uso de suas atribuições legais e considerando a necessidade de disciplinar a utilização de simuladores de direção veicular pelos

Leia mais

DETRAN BAHIA PORTARIA DE Nº 156 DE 30 DE JANEIRO DE 2014.

DETRAN BAHIA PORTARIA DE Nº 156 DE 30 DE JANEIRO DE 2014. DETRAN BAHIA PORTARIA DE Nº 156 DE 30 DE JANEIRO DE 2014. Dispõe sobre a utilização do Simulador de Direção Veicular na obtenção da categoria B nos processos de primeira habilitação, reinicio de processo

Leia mais

PORTARIA Nº 1.207, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015

PORTARIA Nº 1.207, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015 PORTARIA Nº 1.207, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a regulamentação do uso de simuladores pelos Centros de Formação de Condutores, de que trata o art. 13 da Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO-DETRAN/PE O Diretor Presidente do DETRAN/PE assinou a seguinte Portaria: PORTARIA DP Nº 7345/2015, de

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO-DETRAN/PE O Diretor Presidente do DETRAN/PE assinou a seguinte Portaria: PORTARIA DP Nº 7345/2015, de DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO-DETRAN/PE O Diretor Presidente do DETRAN/PE assinou a seguinte Portaria: PORTARIA DP Nº 7345/2015, de 29.12.15 Disciplina a nova estrutura curricular do

Leia mais

Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - BA

Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - BA Salvador, Quarta-feira 23 de dezembro de 2015 Ano C N o 21.843 Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - BA PORTARIA N. 2302 DE 22 DE dezembro DE 2015. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO

Leia mais

PORTARIA Nº 016/GP/2016/DETRAN-MT

PORTARIA Nº 016/GP/2016/DETRAN-MT PORTARIA Nº 016/GP/2016/DETRAN-MT Disciplina a nova estrutura curricular do processo de aprendizagem para a formação de condutores da categoria B e dá outras providências. O PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Comunicado DH-1, de O Diretor de Habilitação do Detran-SP, Considerando o disposto no artigo 35 da Portaria Detran-SP 101/16, e o que dispõe

Comunicado DH-1, de O Diretor de Habilitação do Detran-SP, Considerando o disposto no artigo 35 da Portaria Detran-SP 101/16, e o que dispõe Comunicado DH-1, de 5-2-2018 O Diretor de Habilitação do Detran-SP, Considerando o disposto no artigo 35 da Portaria Detran-SP 101/16, e o que dispõe a Resolução Contran 358/10; Considerando o prazo previsto

Leia mais

PORTARIA Nº 1173/2015-GAB/DETRAN-RR

PORTARIA Nº 1173/2015-GAB/DETRAN-RR PORTARIA Nº 1173/2015-GAB/DETRAN-RR Boa Vista, 18 de dezembro de 2015. O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima DETRAN-RR, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo

Leia mais

PORTARIA N 017/2010- DG. O DIRETOR GERAL do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná -DETRAN/PR usando de suas competências na forma da lei e;

PORTARIA N 017/2010- DG. O DIRETOR GERAL do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná -DETRAN/PR usando de suas competências na forma da lei e; PORTARIA N 017/2010- DG O DIRETOR GERAL do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná -DETRAN/PR usando de suas competências na forma da lei e; CONSIDERANDO a competência estabelecida no Art. 22, inciso

Leia mais

- Considerando a Lei Federal Nº 9.503/ Código de Trânsito Brasileiro;

- Considerando a Lei Federal Nº 9.503/ Código de Trânsito Brasileiro; PORTARIA N. 1587 DE 13 DE OUTUBRO DE 2016. Altera dispositivos na Portaria DETRAN Nº 1.981/2008. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/BA, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010. DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO Comunicado 6, de 21-9-2010 Considerando a publicação a Lei Federal nº

Leia mais

1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS

1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS 1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS a) requerimento conforme Anexo A, preenchido e protocolado na Diretoria de Atividades f) Documento que comprove a adimplência junto ao

Leia mais

PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017

PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017 PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017 Altera a Portaria DENATRAN nº 15, de 18 de janeiro de 2016. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições que lhe foram conferidas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE MINAS GERAIS GABINETE

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE MINAS GERAIS GABINETE PUBLICAÇÃO MINAS GERAIS DIA 20/03/2008 PÁGINAS 7 E 8 PORTARIA Nº 1.330, DE 14 DE MARÇO DE 2008. Regulamenta os procedimentos para credenciamento de Centros de Formação de Condutores de âmbito municipal,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 5.197, DE 21 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o uso das vagas de estacionamento nas vias e logradouros do Município de Júlio de Castilhos destinadas aos idosos e às pessoas com deficiência que

Leia mais

RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013

RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013 RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013 Altera dispositivos da Resolução CONTRAN nᵒ 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores

Leia mais

PORTARIA N 655/DETRAN/ASJUR/2014 O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SANTA CATARINA - Detran/SC, por seu Diretor, no uso de suas atribuições

PORTARIA N 655/DETRAN/ASJUR/2014 O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SANTA CATARINA - Detran/SC, por seu Diretor, no uso de suas atribuições PORTARIA N 655/DETRAN/ASJUR/2014 O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SANTA CATARINA - Detran/SC, por seu Diretor, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO as disposições do artigo 22, incisos

Leia mais

ANEXO II MODELOS DOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS LOGOMARCA DO CFC COM TELEFONE E

ANEXO II MODELOS DOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS LOGOMARCA DO CFC COM TELEFONE E ANEXO II MODELOS DOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS 1 - Modelo de requerimento para concessão de autorização para curso especializado: LOGOMARCA DO CFC COM TELEFONE E E-MAIL REQUERIMENTO PARA CONCESSÃO DE

Leia mais

PORTARIA DETRAN Nº 667, DE

PORTARIA DETRAN Nº 667, DE PORTARIA DETRAN Nº 667, DE 22-08-2016 DOE 23-08-2016 Estabelece Normas e Procedimentos Para Captação Biométrica de Candidatos/Condutores perante o DETRAN/RR visando cumprimento das Resoluções nº 287/2008,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS RESOLUÇÃO Nº 003/2007 DP/SUSER Estabelece e regulamenta o Programa de Estacionamento Especial para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e dá outras providências O DIRETOR PRESIDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO (Centro de Formação de Condutores) MATRIZ FILIAL

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO (Centro de Formação de Condutores) MATRIZ FILIAL REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO (Centro de Formação de Condutores) MATRIZ FILIAL NOME DE FANTASIA: RAZÃO SOCIAL: REGIÃO: MUNICÍPIO: CIRETRAN: E-mail do CFC: O Centro de Formação de Condutores

Leia mais

EDITAL Nº 3/2019/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE JANEIRO DE

EDITAL Nº 3/2019/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE JANEIRO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS EDITAL Nº 3/2019/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE JANEIRO

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUÍS

PREFEITURA DE SÃO LUÍS PORTARIA Nº 0790 de 09 de outubro de 2015. Estabelece normas relativas à obtenção de cadastramento dos condutores autônomos e empresas exploradoras do serviço de transporte escolar no âmbito do Município

Leia mais

Prefeitura de Júlio de Castilhos

Prefeitura de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 6.012 DE 15 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta a Lei 3.112 de 16 de outubro de 2013 que dispõe sobre o exercício das atividades de mototáxi e motofrete no município de Júlio de Castilhos e da outras

Leia mais

Diário Oficial da União, nº 164, Seção I, p. 63,

Diário Oficial da União, nº 164, Seção I, p. 63, Diário Oficial da União, nº 164, Seção I, p. 63, 27.08.2009 Portaria Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo SURTE / SP nº 43 de 24.08.2009 Dispõe sobre as informações fornecidas

Leia mais

Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015

Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015 Portaria n. 2.126/2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015 Dispõe sobre a obtenção e adição de habilitação na Categoria B e trata dos requisitos de integração de simuladores de direção veicular com o processo

Leia mais

2. DAS VAGAS 2.1. Serão distribuídas 25 vagas, válidas para o 2º semestre letivo de 2018, conforme o quadro abaixo: CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA

2. DAS VAGAS 2.1. Serão distribuídas 25 vagas, válidas para o 2º semestre letivo de 2018, conforme o quadro abaixo: CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS EDITAL N.º 20/2018/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE AGOSTO

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL N 08/2016

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL N 08/2016 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL N 08/2016 A Diretora-Geral de Implantação do Instituto Federal Goiano Campus Posse, no uso de suas atribuições conferidas pela Portaria N 1.058 de 01.08.16

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 004/2019

ATO ADMINISTRATIVO Nº 004/2019 ATO ADMINISTRATIVO Nº 004/2019 "Dispõe sobre a tramitação interna dos pedidos de isenção da Tarifa de Manejo de Resíduos (TMR) conferida pela Lei Municipal 3.234 de 06 de fevereiro de 2019, e dá outras

Leia mais

PORTARIA N DE 14 DE OUTUBRO DE 2016.

PORTARIA N DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. PORTARIA N. 1593 DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DA BAHIA - DETRAN/BA no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Interno deste Departamento,

Leia mais

2. DAS VAGAS 2.1. Serão distribuídas 26 vagas, válidas para o 1º semestre letivo de 2018, conforme o quadro abaixo: CURSO: Bacharelado em Agronomia

2. DAS VAGAS 2.1. Serão distribuídas 26 vagas, válidas para o 1º semestre letivo de 2018, conforme o quadro abaixo: CURSO: Bacharelado em Agronomia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL EDITAL 4/2018 PROCESSO

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS FOI APRESEN TADO (A)? Nº ÍTEM 1 ANÁLISE DOCUMENTAL Preencher o Requerimento (formulário de solicitação),

Leia mais

DA AUTORIZAÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DO VEÍCULO

DA AUTORIZAÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DO VEÍCULO Circular Jurídica nº 115 RESOLUÇÃO Nº 712 Institui o Certificado Eletrônico de Registro de Veículo e Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 9.628, DE 13 DE OUTUBRO DE D.O

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 9.628, DE 13 DE OUTUBRO DE D.O Autor: Poder Executivo LEI Nº 9.628, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011 - D.O. 13.10.11. Institui a Tabela Única de Taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/MT e dá outras providências. A ASSEMBLEIA

Leia mais

Simuladores de Direção Veicular. DETRAN/RS Diretoria Técnica

Simuladores de Direção Veicular. DETRAN/RS Diretoria Técnica Simuladores de Direção Veicular DETRAN/RS Diretoria Técnica Aspectos relevantes e mudanças: As aulas realizadas em simuladores de direção veicular serão de 5 (cinco) horas aulas de 30 (trinta) minutos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE 02-03-2017 Dispõe sobre o arquivamento de atos de empresas, sociedades ou cooperativas de que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas físicas,

Leia mais

contrato social, comprovando que o requerente está legalmente constituído para o exercício da atividade de transporte de pessoas;

contrato social, comprovando que o requerente está legalmente constituído para o exercício da atividade de transporte de pessoas; Relação de documentos exigidos para empresa: contrato social, comprovando que o requerente está legalmente constituído para o exercício da atividade de transporte de pessoas; comprovante de inscrição no

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EDITAL Nº 036/2017/IFTO/, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017. SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR O DIRETOR GERAL EM EXERCÍCIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado pela

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (Preenchido por Analista na

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL EDITAL DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL Nº 005/2019 Edital de Convocação de Pessoas Físicas e Jurídicas para Inscrição ou Renovação no Cadastro de Fornecedores da Prefeitura Municipal de Coqueiros

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PORTARIA Nº 14/2016 DE 04 DE AGOSTO DE 2016.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PORTARIA Nº 14/2016 DE 04 DE AGOSTO DE 2016. PORTARIA Nº 14/2016 DE 04 DE AGOSTO DE 2016. Dispõe sobre a regulamentação de expedição de Diplomas dos Cursos Graduação da UFCA. A PRÓ-REITORA DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, Ana Candida

Leia mais

Anexo I Análise Técnica (POI nº 27) Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Coleta de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado.

Anexo I Análise Técnica (POI nº 27) Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Coleta de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado. Anexo I Análise Técnica (POI nº 7) Legislação: Resolução ANP nº 0, de 9/06/009. Requerente: CNPJ: Processo nº: Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Coleta de Óleo Lubrificante Usado ou

Leia mais

PORTARIA N.º 034/2008-DG

PORTARIA N.º 034/2008-DG PORTARIA N.º 034/2008-DG Disciplina o processo de substituição das placas de identificação de veículos automotores clonados. O DIRETOR GERAL do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná, no uso de suas

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 742, DE 2 DE AGOSTO DE 2018

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 742, DE 2 DE AGOSTO DE 2018 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 742, DE 2 DE AGOSTO DE 2018 Altera a Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017, que dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento

Leia mais

RESOLUÇÃO 712, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017

RESOLUÇÃO 712, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 RESOLUÇÃO 712, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Institui o Certificado Eletrônico de Registro de Veículo - CRVe, a Autorização Eletrô- nica para Transferência de Propriedade de Veículo - ATPVe e estabelece orientações

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INÍCIO DE OBRAS

ORIENTAÇÕES PARA INÍCIO DE OBRAS 1. ROTEIRO PARA APROVAÇÃO E LIBERAÇÃO DE PROJETOS E OBRAS: PROJETOS A. Aprovação do Projetos pelo Depto. Técnico da Associação B. Aprovação do Projeto e Solicitação de Alvará de Construção na Prefeitura

Leia mais

PORTARIA ANP Nº 202, DE DOU REPUBLICADA DOU

PORTARIA ANP Nº 202, DE DOU REPUBLICADA DOU PORTARIA ANP Nº 202, DE 30.12.1999 - DOU 31.12.1999 - REPUBLICADA DOU 3.5.2004 Estabelece os requisitos a serem cumpridos para acesso a atividade de distribuição de combustíveis líquidos derivados de petróleo,

Leia mais

Anexo I Análise Técnica (POI nº 26) Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Rerrefino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado.

Anexo I Análise Técnica (POI nº 26) Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Rerrefino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado. Anexo I Análise Técnica (POI nº 26) Legislação: Resolução ANP nº 9, de 9/06/2009. Requerente: CNPJ: Processo nº: Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Rerrefino de Óleo Lubrificante Usado

Leia mais

NÚMERO DA PÁGINA 01/06

NÚMERO DA PÁGINA 01/06 01/06 JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO GONÇALVES NUNES, Diretor Presidente da ÁGUAS E ESGOTOS DO PIAUÍ S/A - AGESPISA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social da Empresa e, CONSIDERANDO a conveniência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Altera a Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 071/18 ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL. ARMANDO CARLOS ROOS, PREFEITO MUNICIPAL DE NÃO-ME-TOQUE, no uso de

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 071/18 ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL. ARMANDO CARLOS ROOS, PREFEITO MUNICIPAL DE NÃO-ME-TOQUE, no uso de EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 071/18 ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL ARMANDO CARLOS ROOS, PREFEITO MUNICIPAL DE NÃO-ME-TOQUE, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados que está

Leia mais

Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão ou renovação do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual.

Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão ou renovação do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual. PORTARIA N 126, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2009 Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão ou renovação do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual. A SECRETÁRIA

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008.

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a Lei nº 1.160, de 20 de dezembro de 2006, alterada pela Lei n 1.308, de 11 de abril de 2008, que dispõe sobre Benefícios Fiscais Seletivos às entidades

Leia mais

EDITAL Nº 030/2011-GRE

EDITAL Nº 030/2011-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 030/2011-GRE CONVOCA CANDIDATOS APROVADOS NO 2º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/ 2009 DA UNIOESTE, PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR PRAZO DETERMINADO, EM REGIME ESPECIAL, PARA

Leia mais

1. DA BASE LEGAL 1.1. O presente Comunicado está fundamentado:

1. DA BASE LEGAL 1.1. O presente Comunicado está fundamentado: EDITAL Nº 104/2016 PROENS/IFPR REFERENTE AO EDITAL IFPR Nº 19/2016 PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ORIUNDOS DO MERCOSUL: ARGENTINA, PARAGUAI, URUGUAI E VENEZUELA O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMTR N.º EM 14 DE ABRIL DE 2010. ABERTURA DE TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA O MODAL ESCOLAR. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Anexo I Análise Técnica (POI nº 12) Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Produção de Óleo Lubrificante acabado.

Anexo I Análise Técnica (POI nº 12) Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de Produção de Óleo Lubrificante acabado. Anexo I Análise Técnica (POI nº ) Legislação: Resolução ANP nº 8, de 9/06/009. Requerente: IQ Soluções & Química S/A CNPJ: 6.7.509/000-9 Processo nº: 4860.00966/008-78 Objetivo: Autorização para o exercício

Leia mais

FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO

FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO É ATRIBUIÇÃO DOS PCL SOMENTE A ATIVIDADE DE COLETA, SENDO VEDADA A REVENDA DOS EXAMES TOXICOLÓGICOS, BEM COMO A COBRANÇA AO CONDUTOR, DIRETA OU INDIRETAMENTE 3º - II - É atribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO EDITAL 02/28 EXAME PARA RECONHECIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS 1. APRESENTAÇÃO 1.1. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, no uso de suas atribuições e de acordo com as normas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº x.xxx, DE xx DE xxxx DE 2013

RESOLUÇÃO Nº x.xxx, DE xx DE xxxx DE 2013 RESOLUÇÃO Nº x.xxx, DE xx DE xxxx DE 2013 Dispõe sobre as normas para a padronização, implementação e operação do sistema de Arrecadação Eletrônica de Pedágio nas rodovias federais reguladas pela ANTT.

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social

Assessoria de Comunicação Social Departamento Estadual de Trânsito DETRAN Extrato de Portarias de 14 de fevereiro de 2014 Diretoria-Geral Salvador, Bahia Sábado e domingo 15 e 16 de Fevereiro de 2014 Ano XCVIII N o 21.359 e 21360 Substituição

Leia mais

IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS SUMÁRIO APÊNDICES 1 - Objetivo A - Solicitação de Cadastro de Pessoa Jurídica 2 - Referências normativas B - Solicitação de Cadastro de Pessoa

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/RS

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/RS Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/RS Procedimentos para solicitação do desbloqueio de cancelamento de gravame. (Versão Atualizada 2015) De acordo com a portaria

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 453, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 (D.O.U. de 01/12/ Seção 1)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 453, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 (D.O.U. de 01/12/ Seção 1) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 453, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 (D.O.U. de 01/12/2014 - Seção 1) Estabelece procedimentos para o credenciamento de laboratórios

Leia mais

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 Institui o Código de Trânsito Brasileiro. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO XIV DA HABILITAÇÃO

Leia mais

AV. GLAYCON DE PAIVA, 2496 PRICUMÃ- CEP: FONE: (95) EDITAL N 002/2017

AV. GLAYCON DE PAIVA, 2496 PRICUMÃ- CEP: FONE: (95) EDITAL N 002/2017 EDITAL N 002/2017 CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DE ENSINO MÉDIO E DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA ENEM/2016 A DIRETORA GERAL DO CAMPUS BOA VISTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro das organizações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, R E S

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará Comissão Executiva do Vestibular CEV

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará Comissão Executiva do Vestibular CEV Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará Comissão Executiva do Vestibular CEV EDITAL N o 034/2009-CEV, DE 19 DE AGOSTO DE 2009. Estabelece

Leia mais

EDITAL SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA 1º/2018

EDITAL SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA 1º/2018 EDITAL SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA 1º/2018 O DIRETOR GERAL, da FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FIA), no uso de suas atribuições regimentais, através do presente, DIVULGA as datas e os procedimentos

Leia mais

Anexo I Análise Técnica (POI nº 5)

Anexo I Análise Técnica (POI nº 5) Anexo I Análise Técnica (POI nº 5) Legislação: Resolução ANP nº 8, de 08/0/007. Requerente:. CNPJ: Processo nº: Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de TRR O processo de autorização para

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional de Rondônia

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional de Rondônia EDITAL DE CREDENCIAMENTO INSTRUTORIA N.º 001/2012 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR Administração Regional Rondônia, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 04.293.236/0001-14, com sede na Avenida Getúlio

Leia mais

Considerando a necessidade de estabelecer os exames exigidos no artigo 160 e seus parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro;

Considerando a necessidade de estabelecer os exames exigidos no artigo 160 e seus parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro; RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 300, de 04/12/2008 Estabelece procedimento administrativo para submissão do condutor a novos exames para que possa voltar a dirigir quando condenado por crime de trânsito, ou quando

Leia mais

IPVA Forma de Pagamento Vencimento em Desconto de Parcelado

IPVA Forma de Pagamento Vencimento em Desconto de Parcelado IPVA 2016 Estamos enviando o que ficou definido sobre o pagamento de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) referente ao exercício de 2016. Conforme Lei 13.296 de dezembro 2008. Vencimento

Leia mais

Considerando a necessidade de estabelecer os exames exigidos no artigo 160 e seus parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro;

Considerando a necessidade de estabelecer os exames exigidos no artigo 160 e seus parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro; RESOLUÇÃO Nº 300, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008. Estabelece procedimento administrativo para submissão do condutor a novos exames para que possa voltar a dirigir quando condenado por crime de trânsito, ou

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, no uso da atribuição

Leia mais

LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE 2017. Autoriza ao Poder Executivo a conceder Ajuda de Custo a título de bolsa de estudo aos estudantes de nível superior, residentes no Município de Comendador Levy Gasparian

Leia mais

Portaria 99, de 1º de junho de Considerando o que consta do processo administrativo nº / , resolve:

Portaria 99, de 1º de junho de Considerando o que consta do processo administrativo nº / , resolve: Portaria 99, de 1º de junho de 2017 Estabelece os requisitos técnicos, especificações e condições para homologação de sistema informatizado (software) do Talão Eletrônico, e regulamenta o procedimento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CRO-MS 001/2016 de 02 de maio de 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA CRO-MS 001/2016 de 02 de maio de 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA CRO-MS 001/2016 de 02 de maio de 2016 Dispõe sobre pedidos de isenção de pagamento de anuidades e/ou cancelamento de débito por profissionais inscritos no CRO-MS. O Presidente do Conselho

Leia mais

Boletim SNG/SIRCOF DETRAN/AC REGISTRO DE CONTRATOS DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

Boletim SNG/SIRCOF DETRAN/AC REGISTRO DE CONTRATOS DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS Boletim SNG/SIRCOF Edição: 461 Rio de Janeiro - RJ 31/08/2012 DETRAN/AC REGISTRO DE CONTRATOS DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS Por solicitação do DETRAN/AC, comunicamos que foi implantado o Sistema Informatizado

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO CONCEA Nº 21/ 2015 RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014 Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento

Leia mais

IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS SUMÁRIO APÊNDICES 1 - Objetivo A - Solicitação de Cadastro de Pessoa Jurídica 2 - Referências normativas B - Solicitação de Cadastro de Pessoa

Leia mais

II - ANÁLISE O processo foi autuado com os seguintes documentos:

II - ANÁLISE O processo foi autuado com os seguintes documentos: Homologado em 23/9/2010, DODF nº 186 de 28/9/2010, pag. 05. Portaria nº 177 de 28/9/ 2010, DODF nº 189 de 1/10/2010, pag. 29 PARECER nº 222/2010-CEDF Processo nº 460.000345/2010 Interessado: Colégio Pódion

Leia mais

PORTARIA DETRAN Nº 41, DE

PORTARIA DETRAN Nº 41, DE PORTARIA DETRAN Nº 41, DE 26-04-2016 DOE 26-04-2016 O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO PIAUÍ -DETRAN/PI, no uso das atribuições legais e: Considerando a Lei nº 13.146, de 6 de julho

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 2017. DECRETO Nº 19.700, DE 13 DE MARÇO DE 2017. Regulamenta a Lei Municipal nº 12.162, de 9 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros. O PREFEITO

Leia mais

DECRETO Nº , DE

DECRETO Nº , DE DECRETO Nº 13.919, DE 02-12-2016 Dispõe sobre o Credenciamento de transportadores de resíduos sólidos recicláveis e de produtos e embalagens objetos de logística reversa e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Prefeitura de São José do Rio Preto, 25 de Outubro de Ano VIII nº 2342 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº.

Prefeitura de São José do Rio Preto, 25 de Outubro de Ano VIII nº 2342 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº. Prefeitura de, 25 de Outubro de 2011. Ano VIII nº 2342 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº. 12/2011 Regulamenta o processo de Remoção por títulos dos titulares de Cargos ou Empregos

Leia mais