DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 03

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 03"

Transcrição

1 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 03

2 2 TÍTULO II CAPÍTULO I (continuação)... XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; NOTA: A função Social é a função natural que aquela propriedade foi designada à ser ou desenvolver. Ex.: Propriedade rural serve para plantio, criação de gado, etc. Imóvel urbano, tem sua função de habitação, tanto para fins comerciais, domiciliar ou assistencial... XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição; NOTA: Nessas modalidades de desapropriação N.U.I. ESTÃO CUMPRINDO A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE MAS EXISTE UMA DEMANDA URGENTE PARA QUE O PARTICULAR CEDA SUA PROPRIEDADE AO ESTADO O Estado por sua vez, indenizará o particular (dono da propriedade) de forma: *JUSTA (real valor de mercado); * PRÉVIA (antecipadamente); * EM DINHERO ( verdinhas, pecúnia). (...) ressalvados os casos previstos nesta Constituição ESTA RESSALVA EXISTE POIS A INDENIZAÇÃO NÃO SERÁ EM DINHEIRO: São estas as hipóteses: a) Desapropriação para fins de reforma agrária; Tem previsão no art. 184 da CF, ocorre quando o imóvel rural não está cumprindo sua FUNÇÃO SOCIAL Logo, dar-se-á mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei. O 1o do mesmo artigo, entretanto, faz uma ressalva: a de que as benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro. A desapropriação, nessa situação, será de competência da União.

3 3 b) Desapropriação de imóvel urbano não-edificado que não cumpriu sua função social; Tem previsão no art. 182, 4º, III da CF, que a indenização se dará mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais. A desapropriação, nessa situação, será de competência do Município. c) Desapropriação confiscatória. Existe, ainda, a possibilidade de que haja desapropriação sem indenização. É o que ocorre na expropriação de terras usadas para cultivo de plantas psicotrópicas. Tem-se, então, a chamada desapropriação confiscatória, prevista no art. 243 da Constituição. XXV no caso de eminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. NOTA: REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA ocorre quando o Poder Público REQUER ao particular um bem (é obrigatório o particular ceder) o Poder Público utiliza seu poder de império (de coação) para usar bens ou serviços de particulares. No exemplo da enchente onde várias pessoas estão desabrigadas e existe uma casa de um particular que não foi atingida pela tragédia, logo aquele imóvel servirá de abrigo para aquelas pessoas. ATENÇÃO: é assegurado indenização ULTERIOR (depois) SE HOUVER DANO!!! CUIDADO COM ESSE DETALHE! OUTRO CUIDADO que o aluno deve ter é que, o STF entende, que não pode haver REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA entre Entes Político (Estado requisitando do Município ou Município do Estado...). Essa ação afetaria o PACTO FEDERATIVO que é a autonomia entre os Entes Federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal). XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; NOTA: Por meio desse inciso, o legislador constituinte deu, à pequena propriedade rural trabalhada pela família, a garantia de impenhorabilidade. Com isso, visou à proteção dos pequenos trabalhadores rurais, que, desprovidos de seus meios de produção, não teriam condições de subsistência. Entretanto, a impenhorabilidade depende da cumulação de dois requisitos: a) exploração econômica do bem pela família; b) origem na atividade produtiva do débito que causou a penhora.

4 4 PROPRIEDADE INTELECTUAL XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; NOTA: CUIDADO caso caia na sua prova que o direito que foi transmissível aos herdeiros é por tempo INDETERMINADO? Está falsa essa hipótese! Depois que passa o tempo que a lei determinou, aquela obra passa a ser de domínio público. XXVIII - são assegurados, nos termos da lei: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas; NOTA: A participação em obra coletiva, seriam as novelas, transmissão de campeonato de futebol onde teria repercussão para aquele jogador famoso, dentre outros... O direito de fiscalização se dá, quando o autor daquela obra tem o direito de saber por exemplo: quantos livros foram vendidos, quantos cd s ou dvd s foram vendidos... XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País; NOTA: Aos autores de invento, o privilégio é temporário!!! E não exclusivo, como dos autores de obras!

5 5 Questões 1 No que se refere aos direitos e garantias fundamentais, previstos na Constituição de 1988, é INCORRETO afirmar: A) é garantido o direito de propriedade B) a propriedade atenderá a sua função social C) a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento D) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar 2 Considerando as disposições constitucionais acerca dos direitos e garantias fundamentais, considere as afirmações abaixo: I - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano II - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvada os casos previstos nesta Constituição; III- são assegurados, a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas IV- são assegurados, o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas; Marque a opção correta: A) Apenas I e II estão corretas B) apenas I,II,III estão corretas C) apenas II e III estão corretas D) III e IV E) todas estão corretas 3 No curso de um processo judicial foi determinada a penhora de pequena propriedade rural, tal como definida em lei, para pagamento de débito estranho à atividade produtiva desenvolvida no imóvel. Considerando que a dívida foi contraída pelo proprietário do imóvel penhorado, que a propriedade em questão é trabalhada pelo devedor e sua família e que o devedor possui outros imóveis, a penhora foi determinada

6 6 a) corretamente, uma vez que a propriedade rural, independentemente de sua extensão, pode ser penhorada para garantia de quaisquer débitos de seu proprietário. b) corretamente, uma vez que a pequena propriedade rural não pode ser penhorada, inclusive para pagamento de débito decorrente da sua atividade produtiva, caso não seja o único imóvel do proprietário. c) incorretamente, uma vez que a pequena propriedade rural não pode ser penhorada em qualquer hipótese. d) corretamente, pois embora a pequena propriedade rural seja trabalhada pela família, tratase de penhora para pagamento de débito estranho à atividade produtiva do imóvel. e) incorretamente, uma vez que a pequena propriedade rural, trabalhada pela família, não pode ser objeto de penhora para pagamento de qualquer débito. 4 Um estrangeiro casado com uma brasileira veio a falecer no Brasil, deixando esposa e dois filhos brasileiros, além de seus pais estrangeiros, esses residentes no exterior. Neste caso, a sucessão dos bens deixados no Brasil será regulada pela lei a) pessoal do de cujus, desde que contemple como sucessores do de cujus todos aqueles previstos na lei brasileira. b) brasileira, ainda que a lei pessoal do de cujus seja mais favorável à viúva e aos filhos. c) brasileira, desde que contemple como sucessores do de cujus todos aqueles previstos na lei estrangeira. d) pessoal do de cujus, ainda que a lei brasileira seja mais favorável à viúva e aos filhos. e) brasileira em benefício da viúva e dos filhos, caso não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus 5 No tocante à possibilidade de patenteabilidade de inventos, a Constituição Brasileira vigente estabelece regra geral, que define determinados requisitos. Com relação a estes requisitos é correto afirmar que a lei assegurará a) aos requerentes de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas brasileiras e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. b) aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. c) aos requerentes de inventos industriais e descobertas privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. d) aos autores de inventos industriais e descobertas privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. e) aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas exclusivamente brasileiras e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. 6 De acordo com a redação do art. 5º da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

7 7 a) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à dignidade da pessoa humana e à propriedade. b) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. c) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, dependendo apenas de autorização da autoridade competente. d) A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. e) A lei considerará crime inafiançável e imprescritível a prática da tortura, por ele respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-lo, se omitirem. 7 A Constituição Federal brasileira assegura, nos termos da lei: a) Privilégio permanente aos autores de inventos industriais para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos. b) A proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas. c) O direito de petição aos Poderes Públicos contra ilegalidade ou abuso de poder, mediante o pagamento de taxa administrativa fixada por Lei Complementar Estadual. d) O acesso a todos à informação sendo vedado, em qualquer hipótese resguardar o sigilo da fonte. e) A interferência estatal na criação e funcionamento de associações e cooperativas, visando o cumprimento das normas estabelecidas na Carta Magna. 8 Ao disciplinar o direito de propriedade como um direito fundamental, a Constituição da República prevê que a) desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, procede-se, em regra, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos em lei complementar. b) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização posterior, se houver dano. c) a pequena propriedade rural, assim definida em lei, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. d) a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio vitalício para sua utilização, além de proteção temporária para criações industriais, propriedade das marcas, nomes de empresas e outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. e) o direito de herança é garantido, sendo a sucessão de bens de estrangeiros situados no País sempre regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros. 9 Quanto ao direito de propriedade na CRFB/88, analise as afirmativas a seguir: I. A propriedade atenderá a sua função social. II. A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade

8 8 pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição. III. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, sempre assegurando ao proprietário indenização ulterior. IV. A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de qualquer dívida. Estão corretas as afirmativas: a) somente I, II e IV; b) somente I, III e IV; c) somente I e II; d) somente I e IV; e) todas. 10 Acerca dos direitos individuais e coletivos, é correto afirmar o seguinte: a) A propriedade particular não poderá ser usada por autoridade competente, mesmo no caso de iminente perigo público. b) A prática do racismo constitui crime inafiançável, imprescritível, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei. c) O brasileiro naturalizado não poderá ser extraditado pela prática de crime comum antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. d) O sigilo da fonte será resguardado, quando necessário ao exercício profissional e assegurado a todos o acesso à informação. e) O sigilo das informações imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado não excepciona o direito do indivíduo de receber dos órgãos públicos informações de interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, devendo ser prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade. 11 Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se apenas o julgamento em primeira instância. II. Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. III. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. IV. A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. a) Apenas I, II e III. b) Apenas II e III. c) Apenas I e II. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. 12 Gerson, ao retornar do trabalho, foi surpreendido com a presença dos bombeiros no quintal de sua casa, pois estavam realizado o resgate de cinco pessoas, que foram

9 9 soterradas pelo deslizamento de terra do morro nos fundos do seu imóvel. Os bombeiros foram obrigados a demolir parte da casa de Gerson para poder posicionar uma máquina a fim de auxiliar no resgate, causando extremo dano no valor de R$ ,00 (setenta mil reais) ao imóvel. Segundo inciso XXV do artigo 5 o da Constituição Federal, os danos causados pela autoridade competente na casa de Gerson: a) não serão indenizados porque era caso de perigo público. b) serão passíveis de indenização ulterior. c) não serão indenizados porque os Bombeiros estão autorizados, em caso de perigo público, a ingressar em qualquer imóvel. d) serão indenizados até o limite máximo de R$ ,00 (dez mil reais). e) serão indenizados até o limite máximo de R$ ,00 (cinquenta mil reais). 13 Marque a alternativa INCORRETA, conforme o Artigo 5º da Constituição Federal do Brasil. a) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. b) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. c) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. d) A propriedade atenderá a sua função social. e) No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, mesmo se não houver dano. 14 Roberval, brasileiro, ficou viúvo, pois sua esposa Amália, holandesa e que não tinha filhos, faleceu na Escócia durante um passeio turístico, cujo ascendente paterno, Arquimedes, reside na Espanha e sua ascendente materna, Hilda, reside na França. Amália era proprietária de três imóveis no Brasil e, segundo a Constituição Federal, a sucessão dos seus bens será regulada, no caso, pela lei a) francesa em benefício de Roberval, pois prevalece o domicilio de Hilda. b) holandesa em benefício de Roberval, mesmo lhe sendo mais favorável a lei brasileira. c) escocesa em benefício de Roberval, pois prevalece o local do óbito. d) espanhola em benefício de Roberval, pois prevalece o domicilio de Arquimedes. e) brasileira em benefício de Roberval, sempre que não lhe seja mais favorável a lei pessoal de Amália. 15 Lúcio, Amélia e Tito, respectivamente, pai, mãe e filho, são lavradores na pequena cidade de Amambaí, Estado do Mato Grosso do Sul, e sozinhos, sem a ajuda de funcionários, cultivam soja na sua pequena propriedade rural, assim definida em lei. Lúcio investiu todas as suas economias pessoais na compra de uma máquina específica para ajudar a sua família na colheita da soja, acreditando que seria farta e que a máquina lhes traria um excelente resultado econômico. Porém, ocorreu uma geada que estragou toda a plantação, deixando Lúcio sem condições de saldar seus débitos vencidos decorrentes da atividade produtiva, sendo processado judicialmente. Nesse caso, a referida pequena propriedade rural

10 10 a) será penhorada, porém o Juiz limitará a penhora à parte de propriedade de Lúcio, pois Amélia e Tito não compraram a máquina. b) é penhorável sempre porque deve garantir o pagamento integral das dividas decorrentes da atividade produtiva, independentemente da existência de outros bens. c) será penhorada desde que não existam outros bens penhoráveis. d) será penhorada, mas, segundo a Constituição Federal, o Juiz dará a prévia oportunidade a Lucio de pagar as dívidas em trinta e seis meses sem juros. e) é impenhorável, face a vedação constitucional. 16 No tocante aos Direitos e Garantias Fundamentais, ao autor a) compete o exercício solidário do direito de utilização de sua obra com a sociedade face o interesse público que se sobrepõe ao privado, independentemente de prazo. b) compete o exercício solidário do direito de publicação de sua obra com a sociedade face o interesse público, independentemente de prazo. c) pertence o direito exclusivo de publicação de sua obra, intransmissível aos herdeiros. d) pertence o direito exclusivo de utilização de sua obra, intransmissível aos herdeiros. e) pertence o direito exclusivo de reprodução de sua obra, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. 17 Marque a alternativa INCORRETA: a) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. b) No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. c) Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros perpetuamente. d) A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. 18 Ulisses foi obrigado a desocupar sua residência porque o Corpo de Bombeiros a requisitou para acessar e apagar um incêndio no imóvel dos fundos que se alastrava com rapidez e tomava enormes proporções, e que poderia queimar o referido imóvel, aniquilar todo o restante do quarteirão, causar a morte de um grupo indeterminado de pessoas e danos à comunidade. Porém, os bombeiros no manuseio das mangueiras de água danificaram todos os móveis e eletrodomésticos que se encontravam no interior do imóvel. Segundo a Constituição Federal, ao Ulisses a) está assegurada indenização ulterior de todos os danos causados pelo Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio.

11 11 b) não está assegurada indenização ulterior em hipótese alguma, posto que o caso se tratava de iminente perigo público. c) está assegurada indenização dos danos, limitada de até vinte salários mínimos. d) está assegurada indenização dos danos, limitada de até quarenta salários mínimos. e) não está assegurada indenização, posto que o caso se tratava de força maior, salvo se Ulisses provar que a requisição de sua casa era dispensável ao combate do incêndio. 19 A Constituição Federal Brasileira garante, dentre outros direitos e deveres individuais e coletivos, que a) é assegurado a todos e de forma plena o acesso à informação, vedado porém o sigilo da fonte, ainda quando necessário ao exercício profissional. b) a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, não sendo vedada a interferência estatal em seu funciona mento. c) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. d) não será admitida ação privada nos crimes de ação pública, ainda que esta não seja intentada no prazo legal. e) é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis, vedada nas militares, de internação coletiva. Gabarito 1C 2D 3D 4E 5B 6D 7B 8B 9C 10D 11D 12B 13E 14E 15E 16E 17C 18A 19C

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão Ato das Disposições Constitucionais Transitórias Atos decorrentes do disposto no 3º do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

TITULARIDADE DOS DIREITOS

TITULARIDADE DOS DIREITOS TITULARIDADE DOS DIREITOS Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

Comentário. Comentário EXERCÍCIOS

Comentário. Comentário EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS 1. Sobre o tema Forma de Estado, pode-se afirmar que o Estado Brasileiro é: a. Um Estado Democrático. b. Um Estado Unitário. c. Um Estado Federal. d. Um Estado de bem-estar social. e. Um Estado

Leia mais

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma;

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais Estrutura do Curso 11 aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Questões já cobradas + questões inéditas. Questões de 2016 a 2019;

Leia mais

1) Quanto aos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar:

1) Quanto aos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar: Os futuros candidatos ao concurso da Polícia Civil de Minas, que já começaram a se preparar podem contar com mais um teste da disciplina de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas pelo professor

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade é garantido: a) Somente aos brasileiros

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais.

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. QUESTÃO 46. I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. II. Errada, o direito á liberdade abrange também a liberdade de manifestação

Leia mais

DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS

DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS FCC 2014 TRT 2ªREGIÃO (SP) Técnico Judiciário Área Administrativa No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais do sistema jurídico brasileiro, é a) permitida a dissolução compulsória de associações,

Leia mais

judicial transitada em julgado. e) poderá exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que são titulares os

judicial transitada em julgado. e) poderá exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que são titulares os Direitos e garantias individuais e coletivos 1. A Constituição Federal brasileira assegura, nos termos da lei: a) Privilégio permanente aos autores de inventos industriais para sua utilização, bem como

Leia mais

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. 1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. a) A prisão civil por dívida só poderá ser decretada pelo juiz competente em duas hipóteses, quais sejam: inadimplemento

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 05/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ART. 5, CAPUT E INCISOS I A XXI... 4 2. ART. 5, INCISOS XXII A XXXII...11 3. ART. 5, INCISOS XXXIII A XLV...15 4. ART. 5, XLVI A LXIV...

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Observe os detalhes da desapropriação prevista no art. 185 da CF/88: a. A indenização, neste caso, será

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º Princípios fundamentais 1. (TRT/9ª REGIÃO/ANALISTA JUDICIÁRIO/2015) Considere os itens abaixo: I Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXV, CF/88: no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade

Leia mais

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que:

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que: 8) Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais elencados na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que: a) o acesso à informação é assegurado a todos e o sigilo da fonte não é resguardado, mesmo

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Leia mais

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: Parte I Questão 01 ESAF / Ministério do Turismo 2014 O art. 5, inciso VII, da Constituição Federal, dispõe que é assegurada,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc.

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc. VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1) (CESPE - 2013 - TRE-MS) A CF garante aos estrangeiros em trânsito pelo território

Leia mais

Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Constitucional Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Revisão da aula anterior Dimensões dos DGF: 1ª dimensão: Etd Estado Liberal 2ª dimensão:

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 03/09/2016 Prof. Luciano Dutra: autor das obras Direito Constitucional Essencial, Direito Constitucional para a OAB em Exercícios Comentados (e-book), Direito Constitucional

Leia mais

Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Prof. Alexandre Araujo (prof.aaraujo@yahoo.com.br) 1. Origem e Evolução: Característica: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração Lema: Liberdade

Leia mais

TJMG PASSANDO A LIMPO

TJMG PASSANDO A LIMPO TJMG PASSANDO A LIMPO 1. PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DIgnidade da pessoa humana VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa Pluralismo político Cidadania Soberania PRomover o bem de todos (sem preconceitos

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Prof. Alexandre Araujo (prof.aaraujo@yahoo.com.br) 1. Origem e Evolução: Característica: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração Lema: Liberdade

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 DATA 01/6/2016 DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Renata Abreu MONITOR Gabriela Mendes AULA 01/06 Ementa: Direito constitucional.

Leia mais

1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea.

1. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. Art. 5ª da CF é considerado cláusula pétrea, assim, propriedade é cláusula pétrea. 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Intervenção do Estado na Propriedade PONTO 2: Servidão Administrativa PONTO 3: Requisição Administrativa PONTO 4: Ocupação Temporária PONTO 5: Limitações Administrativas

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 12/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Exame de Ordem. Jose Aras -Coletanea de Normas Administrativas-8ed.indd 3 21/03/ :38:38

Exame de Ordem. Jose Aras -Coletanea de Normas Administrativas-8ed.indd 3 21/03/ :38:38 Exame de Ordem 2016 Jose Aras -Coletanea de Normas Administrativas-8ed.indd 3 21/03/2016 17:38:38 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. Em algumas situações, é constitucionalmente admissível o tratamento diferenciado entre homem e mulher. 2. Ninguém

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br EXERCÍCIOS ARTIGO 5º Assinale V para verdadeira ou F para falso as alternativas seguintes: 1 - ( ) é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato 2 - ( ) a casa é asilo inviolável do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXII, CF/88: é garantido o direito de propriedade. - Art. 5º, XXIII, CF/88: a propriedade atenderá

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com a Emenda Constitucional 70/2012, podemos afirmar que: a) A referida Emenda somente se refere a servidores da administração pública indireta b) O servidor da União,

Leia mais

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...10

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...10 AULA 00 Apresentação e Cronograma...02 Questões sem Comentários...05 Questões Comentadas...10 www.universodosconcursos.com Página 1 APRESENTAÇÃO E CRONOGRAMA Olá meus amigos! Sejam todos muito bem vindos

Leia mais

Direito das Coisas Continuação

Direito das Coisas Continuação Direito das Coisas Continuação Direito Real de Propriedade: é por excelência um direito real, pois os demais direitos reais são decorrentes deste. A doutrina, a partir da década de 90, com a grande quantidade

Leia mais

direito CONSTITUCIONAL

direito CONSTITUCIONAL SEFAZ direito CONSTITUCIONAL REVISÃO AULA 02 Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional REVISÃO DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS AULA 02 1. Acerca do tratamento da nacionalidade brasileira na Constituição

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais Alguns dos direitos e deveres individuais e coletivos

Direitos e Garantias Fundamentais Alguns dos direitos e deveres individuais e coletivos Direitos e Garantias Fundamentais Alguns dos direitos e deveres individuais e coletivos Link para a Constituição Federal. Direito à vida Art. 5º, caput, da CF. Existem 2 sentidos: 1. 2. Direito de continuar

Leia mais

Simulado de Direito Constitucional para TJ-RJ/Nível Médio/2014

Simulado de Direito Constitucional para TJ-RJ/Nível Médio/2014 Simulado de Direito Constitucional para TJ-RJ/Nível Médio/2014 Olá, amigo(a), tudo bem? Com o edital do TJ-RJ saindo do forno para o cargo de técnico judiciário, venho com este toque para ajudar nessa

Leia mais

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 07 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 07

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 07 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 07 Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 07 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 07 Princípio da Reserva Legal (no aspecto Constitucional Direito Penal)

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL ASSUNTO: Direitos individuais e coletivos (art. 5º, CF) Prof. MARCÍLIO FERREIRA Professor, Palestrante, Master Coach e Doutorando E-mail: contato@marcilioferreira.com / Instagram:

Leia mais

Mapa Mental de Redes e Segurança da Informação Scanner Nmap

Mapa Mental de Redes e Segurança da Informação Scanner Nmap Mapa Mental Segurança da Scanner Nmap de Redes Informação e Mapa Mental de Redes e Segurança da Informação Scanner Nmap Mapa mental do Nmap Mapa Mental de Lógica Visão Geral Mapa Mental de Lógica Visão

Leia mais

direito CONSTITUCIONAL

direito CONSTITUCIONAL SEFAZ direito CONSTITUCIONAL REVISÃO - AULA 01 Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional REVISÃO - DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1. Sobre a propriedade, na Constituição Federal, é correto afirmar

Leia mais

Redejuris.com Direito Constitucional Professor Bruno Pontes Questionário sobre art. 5º

Redejuris.com Direito Constitucional Professor Bruno Pontes Questionário sobre art. 5º Redejuris.com Direito Constitucional Professor Bruno Pontes Questionário sobre art. 5º PERGUNTAS 01. É possível o cidadão retirar certidão em repartição pública para defesa de direitos de terceiros? 02.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Desapropriação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DESAPROPRIAÇÃO Art. 5º, XXII é garantido o direito de propriedade; Art. 5º, XXIII

Leia mais

DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA

DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA 1 - Os chamados direitos de primeira geração (ou dimensão) surgiram no século XVIII, como consequência do modelo de Estado Liberal. São exemplos de direitos de primeira geração

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Garantia: é uma norma de conteúdo assecuratório.

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Garantia: é uma norma de conteúdo assecuratório. DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. Direitos e Garantias Fundamentais: a) Diferença entre Direitos e Garantias. Direitos: normas de conteúdo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 01

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 01 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 01 2 Olá Monster Guerreiro, hoje daremos início - Aos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

Aula 35 DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Aula 35 DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direitos Fundamentais: Direitos individuais e coletivos 35 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula

Leia mais

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas.

Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar a estudar as drásticas. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 11 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar as intervenções brandas do Estado na propriedade e começar

Leia mais

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Relevância do Direito de Propriedade e sua inserção nas normas

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Prof. ª Bruna Vieira

Direitos e Garantias Fundamentais. Prof. ª Bruna Vieira Direitos e Garantias Fundamentais Prof. ª Bruna Vieira 1. Direitos e garantias fundamentais Os direitos fundamentais são gênero do qual são espécies: a) os direitos individuais; b) os direitos sociais

Leia mais

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO

BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO BRUNA FERNANDES COÊLHO COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO RECIFE 2007 COMENTÁRIOS ACERCA DA DESAPROPRIAÇÃO Bruna Fernandes Coêlho * O termo desapropriação está intimamente ligado à palavra propriedade.

Leia mais

direito constitucional

direito constitucional MPU direito constitucional REVISÃO Profª Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional QUESTÕES DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1. A respeito dos direitos e garantias fundamentais

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 46. O caput do artigo 1º da Constituição Federal prescreve que A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes País

VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes País VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,

Leia mais

GABARITO (E ) Não paga taxas. Não extradita por crime político ou de opinião. Não depende de licença. Transmissível aos herdeiros. Correta.

GABARITO (E ) Não paga taxas. Não extradita por crime político ou de opinião. Não depende de licença. Transmissível aos herdeiros. Correta. Prepare-se para o concurso TJ-SP! Todas as semanas, FOLHA DIRIGIDA, em parceria com especialistas, publica um novo simulado para os seus estudos nesta seleção. Resolva abaixo algumas questões de Direito

Leia mais

Aula nº 06 (Ordem Social, Econômica e Financeira) FORMAS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA

Aula nº 06 (Ordem Social, Econômica e Financeira) FORMAS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 06 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 06 (Ordem Social,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Disposições Constitucionais Aplicáveis ao Direito Processual Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS

Leia mais

Artigo 5º da Constituição Federal

Artigo 5º da Constituição Federal Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito

Leia mais

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL MAPA DO EDITAL

INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL MAPA DO EDITAL MAPA DO EDITAL Questões comentadas CESPE Volume III DIREITO CONSTITUCIONAL 2015 A banca CESPE é cheia de peculiaridades, as provas são repletas de armadilhas, deixe que a equipe do Mapa do Edital mostre

Leia mais

Direito Empresarial e Econômico Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Direito Empresarial e Econômico Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani A Constituição Federal e o art. 5º. e incisos inerentes a Economia. A cidadania e os direitos políticos Constituição Federal Brasileira O artigo 5º da Constituição trata das garantias e direitos que cada

Leia mais

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL TRIBUNAL DO JÚRI É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados (VIII): a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência

Leia mais

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Agente Administrativo Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Questões 1. Uma criança nascida no Brasil, filha de pai coreano e mãe japonesa, será considerada: a) Apátrida; b) Brasileira

Leia mais

Técnico Apoio Técnico-Administrativo

Técnico Apoio Técnico-Administrativo Técnico Apoio Técnico-Administrativo Questões Aula 5 Direito Constitucional Prof. André Vieira Direito Constitucional 1 A prevalência dos direitos humanos, a concessão de asilo político e a solução pacífica

Leia mais

Brasileiros natos: Brasileiros naturalizados: São brasileiros naturalizados:

Brasileiros natos: Brasileiros naturalizados: São brasileiros naturalizados: Brasileiros natos: a) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro

Leia mais

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Embora a Constituição Federal em seu Título II trate do artigo 5º ao 17, Direitos e Garantias Fundamentais ( Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos direitos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Direitos Constitucionais-Penais e Garantias Constitucionais do Processo Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITOS CONSTITUCIONAIS-PENAIS

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Caráter Conceitual Polissêmico Direitos humanos fundamentais Liberdades públicas Direitos dos cidadãos Direitos da pessoa humana Direitos do Homem Direitos Fundamentais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 46. Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e garantias fundamentais: I. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade

Leia mais

TORTURA E LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO

TORTURA E LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Noções de Direito Constitucional - 10 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Pâmela Suelen de M. Guedes Aula nº. 10 TORTURA E LIBERDADE

Leia mais

LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE. Resumo de aula

LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE. Resumo de aula LIMITAÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE Resumo de aula Fundamentos Sumário Restrições administrativas Tombamento Ocupação temporária Requisição Servidão Administrativa Desapropriação Edificação ou parcelamento

Leia mais

PROVA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PM PE) SOLDADO QUESTÕES DE 1 A 15 DO CADERNO 2

PROVA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PM PE) SOLDADO QUESTÕES DE 1 A 15 DO CADERNO 2 PROVA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PM PE) SOLDADO QUESTÕES DE 1 A 15 DO CADERNO 2 Prof. Weslei Machado QUESTÃO 1 GABARITO PRELIMINAR: Letra B I Os direitos fundamentais, em regra, têm por titulares os

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS Curso: DIREITO Período: 3º Turno: Noite Sala: Disciplina: D. Constitucional I Data: 03/11/2014 (Noite) Professor: Arthur Magno e Silva Guerra Valor: 20 pontos ESTUDO DIRIGIDO Aluno(a): R.A. Instruções

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Título II Dos Direitos e Garantias Fundamentais Capítulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Capítulo II Dos Direitos Sociais Capítulo

Leia mais

Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase

Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase Nacionalidade, Estatuto Jurídico do Estrangeiro Período 1) TRF - 3ª REGIÃO Juiz Federal TRF 3ª Região (2016) Sobre as

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Parte 5 Prof. Gladstone Felippo Imissão Provisória na Posse A imissão provisória na posse se caracteriza pela transferência da posse do bem,

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado

Leia mais

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao:

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: A Constituição A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: -Poder Político e à Organização dos Estados; -Leis fundamentais dos diversos países. A Constituição Constituição

Leia mais

Comentários à prova do ISS-Natal/RN Parte I

Comentários à prova do ISS-Natal/RN Parte I Comentários à prova do ISS-Natal/RN Parte I Elias Cruz Toque de Mestre www.editoraferreira.com.br No dia 17 de agosto de 2008, foi realizado o concurso para Auditor do Tesouro Municipal da Prefeitura Municipal

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS

ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 06 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 06 Normalmente as caem questões objetivas e literais nas provas.

Leia mais