Tomada de Contas Especial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tomada de Contas Especial"

Transcrição

1 Tomada de Contas Especial Perguntas e respostas Controladoria-Geral da União - CGU Secretaria Federal de Controle Interno

2 Tomada de Contas Especial Perguntas e respostas Controladoria-Geral da União Brasília, 2013

3 CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO CGU SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro Brasília-DF Jorge Hage Sobrinho Ministro De Estado Chefe Da Controladoria-Geral Da União Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo Da Controladoria-Geral Da União Valdir Agapito Teixeira Secretário Federal de Controle Interno José Eduardo Romão Ouvidor-Geral da União Waldir João Ferreira da Silva Júnior Corregedor-Geral da União Sérgio Nogueira Seabra Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas Coordenação dos Trabalhos Cláudio Antônio de Almeida Py Diretor de Auditoria de Pessoal, Previdência e Trabalho Ronald da Silva Balbe Diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle Equipe Técnica Henrique Cesar Sisterolli Kamchen Nadia Araújo Rodrigues Aneilton Donizete Nunes Emílio Carlos Borges Tomáz de Aquino Alves Duarte Robson dos Santos Cruz Capa e editoração: Ascom/CGU Disponível no sítio Permitida a reprodução parcial ou total desde que indicada a fonte.

4 Apresentação Com este manual, a Controladoria-Geral da União busca orientar os gestores e servidores públicos federais quanto à aplicação da legislação que rege a Tomada de Contas Especial (TCE) no âmbito da Administração Pública Federal do Poder Executivo. A Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) da Controladoria-Geral da União (CGU) realizou auditorias, nos exercícios de 2002 a 2012, em processos de Tomadas de Contas Especiais. Deste total, processos tiveram como resultado a confirmação das irregularidades. Esses processos foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU), para julgamento, com retorno potencial aos cofres do Tesouro Nacional da ordem de R$ 9,17 bilhões. As perguntas e respostas apresentadas neste manual têm origem, principalmente, em dúvidas que foram sanadas pela área de Auditoria de TCE, com base na legislação correlata e em pronunciamentos da Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como na jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

5 Índice das Perguntas e Respostas Conceitos básicos 9 1. O que é Tomada de Contas Especial (TCE)? 2. Qual o pressuposto para a instauração de TCE? Medidas administrativas Existe algum procedimento a ser adotado antes da instauração de TCE? 4. Todo dano ao erário gera necessariamente uma Tomada de Contas Especial? 5. O cometimento de uma ilegalidade, por si só, gera uma Tomada de Contas Especial? Prazos Há prazo para que a autoridade competente adote as medidas administrativas cabíveis? 7. Há prazo estabelecido para a instauração de Tomada de Contas Especial? 8. Existe prazo para encaminhar o processo ao Controle Interno? 9. Existe prazo para encaminhar o processo ao TCU? 10. Há prescrição para instauração de TCE?

6 Valor mínimo Existe valor mínimo estabelecido para a instauração de TCE? 12. Este valor mínimo estabelecido para a instauração de TCE aplica-se individualmente ao(s) responsável(is) ou ao dano apurado? 13. Quais medidas devem ser adotadas quando o valor do débito for inferior a R$ ,00? 14. Em que situações é aplicada a consolidação de débitos de um mesmo responsável? Instauração via determinação Poderá a CGU ou o TCU determinar a instauração de processo de Tomada de Contas Especial sobre um convênio específico? Notificações A quem compete promover as notificações ao responsável? 17. Como deve ser feita a notificação para regularização do fato? 18. Numa TCE, são válidas as notificações realizadas por publicação de Edital no D.O.U? Peças do processo do TCE Quais peças deverão integrar o processo de Tomada de Contas Especial? 20. A legislação vigente estabelece quais informações devem constar do relatório do tomador das contas?

7 Atribuições da CGU em processos de TCE Quais são as atribuições da CGU com relação aos processos de TCE? Fases O que significa fase interna e fase externa do processo de TCE? Dispensa de instauração e arquivamento de TCE Em quais situações o TCU dispensa a instauração e determina o arquivamento da TCE? Procedimentos de TCE por omissão Que procedimentos devem ser observados no caso de TCE instaurada por omissão no dever de prestar contas? 25. Que medidas adotar quando for apresentada prestação de contas posteriormente à instauração de Tomada de Contas Especial por omissão no dever de prestar contas? Procedimentos de TCE por execução parcial Qual procedimento deve ser utilizado quando a obra for executada parcialmente?

8 Procedimentos de TCE por não-atingimento dos objetivos Qual procedimento deve ser utilizado quando houver 100% de execução e nenhum objetivo alcançado? Identificação dos responsáveis Como definir o responsável solidário? Deve ser considerado o valor total? 29. A responsabilização deve ser imputada ao agente que assinou o convênio? 30. Por que, em alguns casos, o prefeito sucessor pode ser responsabilizado em uma TCE? Saldo de convênio A devolução de saldo de convênio, no caso de omissão no dever de prestar contas, deve ser obrigação do gestor atual? Diferenças entre PAD, TCE e Sindicância Os processos de TCE podem se originar de um Procedimento Administrativo Disciplinar? 33. Quais são as semelhanças e diferenças entre TCE, PAD e Sindicância? 34. Deve-se instaurar TCE para desvio de bens na Administração Pública?

9 Pagamento do débito Se o gestor ou a entidade devolver o recurso, encerra-se a TCE? 36. O débito apurado em um processo de TCE pode ser parcelado? CADIN A inscrição de responsáveis no CADIN é obrigatória em todos os processos de TCE? 38. A inscrição de responsáveis no CADIN é realizada imediatamente após a apuração do débito?

10 Tomada de Contas Especial Conceitos básicos 1. O que é Tomada de Contas Especial (TCE)? A Tomada de Contas Especial é um instrumento de que dispõe a Administração Pública para buscar o ressarcimento de eventuais prejuízos que lhe forem causados, sendo o processo revestido de rito próprio e instaurado somente depois de esgotadas as medidas administrativas para reparação do dano. A TCE tem como base a conduta do agente público que agiu em descumprimento à lei ou daquele que, agindo em nome de um ente público, deixou de atender ao interesse público. Essa conduta se dá pela não apresentação das contas (omissão no dever de prestar contas) ou pelo cometimento de irregularidades na gestão dos recursos públicos, causando o dano ao erário. A definição de TCE está contida nos seguintes normativos: Decreto-Lei n.º 200, de Art. 84. Quando se verificar que determinada conta não foi prestada, ou que ocorreu desfalque, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo para a Fazenda Pública, as autoridades administrativas, sob pena de co-responsabilidade e sem embargo dos procedimentos disciplinares, deverão tomar imediatas providências para assegurar o respectivo ressarcimento e instaurar a tomada de contas, fazendo-se as comunicações a respeito ao Tribunal de Contas. Lei nº 8.443/92, de Art. 8 Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, na forma prevista no inciso VII do art. 5 desta lei, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos, ou, ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao erário, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidária, deverá imediatamente adotar providências com vistas à instauração da tomada de contas especial para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano. Instrução Normativa TCU n 71/2012, de Art. 2º Tomada de contas especial é um processo administrativo devidamente formalizado, com 9

11 Perguntas e respostas rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal, com apuração de fatos, quantificação do dano, identificação dos responsáveis e obter o respectivo ressarcimento. Parágrafo único. Consideram-se responsáveis pessoas físicas ou jurídicas às quais possa ser imputada a obrigação de ressarcir o Erário. Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU nº 507, de Art. 82. A Tomada de Contas Especial é um processo devidamente formalizado, dotado de rito próprio, que objetiva apurar os fatos, identificar os responsáveis e quantificar o dano causado ao Erário, visando ao seu imediato ressarcimento. 2. Qual o pressuposto para a instauração de TCE? O pressuposto essencial para a instauração de TCE é a constatação da ocorrência de dano ao erário, que se dá após a necessária apuração de elementos e informações correlatos a esse dano, quais sejam: a descrição detalhada dos fatos, a quantificação do prejuízo, a identificação dos responsáveis e as medidas adotadas com vistas à obtenção do respectivo ressarcimento. A Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU nº 507, de , elencou em seu art. 82, 1º e 2º, uma série de situações em que se devem instaurar os processos de Tomada de Contas Especial, as quais denominaremos de motivos. São eles: I - a prestação de contas do convênio não for apresentada no prazo fixado no inciso I do art. 72, observado o 1º do referido artigo desta Portaria; e II - a prestação de contas do convênio não for aprovada em decorrência de: a) inexecução total ou parcial do objeto pactuado; b) desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos; c) impugnação de despesas, se realizadas em desacordo com as disposições do termo celebrado ou desta Portaria; d) não utilização, total ou parcial, da contrapartida pactuada, na hipótese de não haver sido recolhida na forma prevista no parágrafo único do art. 73 desta Portaria; 10

12 Tomada de Contas Especial e) não utilização, total ou parcial, dos rendimentos da aplicação financeira no objeto do Plano de Trabalho, quando não recolhidos na forma prevista no parágrafo único do art. 73 desta Portaria; f) inobservância do prescrito no 1º do art. 54 desta Portaria ou não devolução de rendimentos de aplicações financeiras, no caso de sua não utilização; g) não devolução de eventual saldo de recursos federais, apurado na execução do objeto, nos termos do art. 73 desta Portaria; e h) ausência de documentos exigidos na prestação de contas que comprometa o julgamento da boa e regular aplicação dos recursos. 2º A Tomada de Contas Especial será instaurada, ainda, por determinação dos órgãos de Controle Interno ou do Tribunal de Contas da União, no caso de omissão da autoridade competente em adotar essa medida. Medidas administrativas 3. Existe algum procedimento a ser adotado antes da instauração de TCE? Sim. Todas as providências administrativas a cargo do órgão ou entidade onde ocorreu o dano, com vistas ao saneamento preliminar da irregularidade, deverão ser tomadas pela autoridade federal competente. Somente depois de esgotadas todas as medidas administrativas de competência do órgão ou entidade, e não obtido o devido ressarcimento ou saneamento da irregularidade, formaliza-se um processo de TCE, que deverá ser autuado com número próprio e conter as peças estabelecidas no art. 10 da Instrução Normativa TCU nº 71/2012. Além disso, os arts. 2 e 4º da referida Instrução Normativa informam que o processo de Tomada de Contas Especial é um processo devidamente formalizado, com rito próprio, que não deverá ser constituído a partir de outro processo, exceto no caso de consolidação de diversos débitos de um mesmo responsável, conforme orientação contida no inciso IV do art. 15 da IN n 71/

13 Perguntas e respostas 4. Todo dano ao erário gera necessariamente uma Tomada de Contas Especial? Não. O dano ao erário verificado inicialmente no órgão ou entidade de origem, por exemplo, mas que foi regularizado através da adoção de medidas administrativas, não gera uma Tomada de Contas Especial. Além disso, a verificação de valor inferior ao mínimo estabelecido pelo TCU e a ausência de notificação ao responsável em prazo superior a 10 (dez) anos dispensam a instauração de Tomada de Contas Especial. 5. O cometimento de uma ilegalidade, por si só, gera uma Tomada de Contas Especial? Não. O cometimento de uma impropriedade legal, por si só, não é suficiente para demonstrar a ocorrência de dano ao erário. Faz-se necessário verificar se houve prejuízo de fato aos cofres públicos em decorrência dessa ilegalidade. Ademais, quando identificada uma impropriedade sanável, por exemplo, o gestor deverá agir no sentido de regularizá-la, mediante a adoção de medidas administrativas à sua disposição, não promovendo, no primeiro momento, a instauração de Tomada de Contas Especial. Prazos 6. Há prazo para que a autoridade competente adote as medidas administrativas cabíveis? Sim. Segundo o art. 3º da Instrução Normativa/TCU nº 71/2012, a autoridade administrativa federal competente deve adotar de imediato as medidas administrativas à sua disposição para a regularização do dano verificado em análise preliminar. 12

14 Tomada de Contas Especial 7. Há prazo estabelecido para a instauração de Tomada de Contas Especial? Segundo o art. 4º da IN/TCU nº 71/2012, a autoridade competente deve providenciar a imediata instauração de Tomada de Contas Especial, após esgotadas as medidas administrativas de sua competência para a devida caracterização ou elisão do dano ao erário. Deverá, entretanto, a autoridade administrativa federal competente observar, ainda, a legislação pertinente ao tema, em especial ao prazo estabelecido no 1º do art. 82 do Decreto-Lei n.º 200, de 25/02/1967, de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de corresponsabilidade em relação ao prejuízo apurado contra o erário. 8. Existe prazo para encaminhar o processo ao Controle Interno? Sim. Em 25 de abril de 2013 foi publicada a Portaria CGU n.º 807, que aprovou a Norma de Execução destinada a orientar os órgãos e entidades jurisdicionados à Controladoria- Geral da União sobre a instrução dos processos de tomada de contas especial e instituir modelo de Relatório do Tomador de Contas Especial. O item 3, a seguir transcrito, trata dos prazos de encaminhamento das TCE. 3 DOS PRAZOS PARA ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL AO CONTROLE INTERNO 3.1) O prazo para encaminhamento do processo de TCE ao Tribunal de Contas da União está definido no Art. 11 da IN TCU n.º 71/2012, que é de 180 (cento e oitenta dias) após encerrado o exercício financeiro em que foi instaurada a TCE ) O prazo de que trata o item anterior contempla a instauração da TCE no órgão, a análise de processo no Controle Interno, pronunciamento ministerial e a entrega do processo no TCU. 3.2) Após instaurada a TCE, os órgãos/entidades deverão dar imediato conhecimento do ato à SFC/ CGU, pelo sfcdppce@cgu.gov.br. 3.3) O processo de TCE deverá ser encaminhado ao controle interno no prazo máximo de 45 dias contados a partir de sua instauração. 3.4) Caso o órgão ou a entidade instauradora da TCE não consiga cumprir o prazo descrito no item 13

15 Perguntas e respostas 3.3, deve solicitar, de imediato, prorrogação do prazo à SFC/CGU, devidamente fundamentada. Conforme determina o art. 11 da IN/TCU n.º 71/2012, a TCE deve ser encaminhada ao Tribunal de Contas da União em até cento e oitenta dias a contar do término do exercício financeiro em que foi instaurada. No item 3.3 da Norma de Execução consta a informação de que o órgão ou entidade, após a instauração da TCE, tem 45 dias para encaminhar o processo de TCE à SFC. Caso o prazo seja insuficiente, o órgão ou entidade deve, conforme descrito no item 3.4, solicitar a prorrogação de prazo, devidamente fundamentada. EXEMPLO Processo de TCE instaurado em O órgão deve encaminhar o processo para a CGU em até 45 dias após a instauração da TCE, ou seja, neste caso, até o dia Existe prazo para encaminhar o processo ao TCU? Sim. Conforme determina o art. 11 da IN/TCU n.º 71/2012, a TCE deve ser encaminhada ao Tribunal de Contas da União em até cento e oitenta dias a contar do término do exercício financeiro em que foi instaurada. EXEMPLOS TCE instaurada em Prazo para encaminhar a TCE à SFC (45 dias após a instauração da TCE (45 dias após a instauração da TCE) Prazo para encaminhar a TCE ao TCU (180 dias findo o exercício financeiro em que foi instaurada a TCE) (180 dias findo o exercício financeiro em que foi instaurada a TCE) 14

16 Tomada de Contas Especial 10. Há prescrição para instauração de TCE? Não. Conforme expresso no 5º do art. 37 da Constituição Federal, as ações de ressarcimento ao erário são imprescritíveis. Entretanto, o Tomador das Contas deverá observar se houve o decurso de prazo superior a dez anos entre a ocorrência do fato gerador do prejuízo e a expedição da primeira notificação ao responsável, caso em que se dispensa a instauração do processo de TCE, conforme o inciso II do art. 6º da IN/TCU Nº 71. Essa situação de dispensa de instauração se aplica pelo entendimento jurídico vigente de que quando ocorre um longo decurso de tempo entre a prática de um ato e a devida notificação ao seu agente responsável, tal interstício dificulta em demasia, ou mesmo impossibilita, o pleno exercício dos direitos da ampla defesa e do contraditório, consagrados na citada Carta Magna, e aplicáveis aos litigantes em processo administrativo (inciso LV, art. 5º). Recomenda-se, contudo, verificar na documentação existente em cada TCE se eventualmente foi expedida notificação ao responsável no período de dez anos após a data provável da ocorrência do prejuízo, uma vez que tal procedimento interrompe a contagem do prazo, dando-se prosseguimento à Tomada de Contas Especial. Ressalta-se que o retorno do processo à origem para fins de arquivamento não afasta a necessidade de adoção de medidas administrativas para recomposição do dano, descritos nos incisos I a IV, do art. 15, da IN/TCU Nº 71. Valor mínimo 11. Existe valor mínimo estabelecido para a instauração de TCE? Sim. Somente deverão ser instaurados os processos cujo valor do dano atualizado monetariamente alcance a quantia de R$ ,00 (conforme consta do inciso I do art. 6 e inciso III do art. 7º, da IN/TCU n 71/2012). No caso de dano ao Erário atualizado monetariamente menor que R$ ,00, o órgão 15

17 Perguntas e respostas deve tomar todas as medidas administrativas para recuperar os valores envolvidos, mas não deve instaurar TCE (inciso I do art. 6º da IN/TCU n.º 71/2012). Se já instaurada a TCE, esta deverá ser arquivada (inciso III do art. 7º da IN/TCU n.º 71/2012), e também tomadas todas as medidas administrativas para recomposição do dano. Para verificar se o valor do débito atinge o mínimo estabelecido, deve-se aplicar sobre ele somente a atualização monetária e dispensar a aplicação de juros legais de mora. Para realizar esse cálculo, deve ser utilizado o sistema Atualização de Débito, disponível no site do TCU ( 12. Este valor mínimo estabelecido para a instauração de TCE aplica-se individualmente ao(s) responsável(is) ou ao dano apurado? O valor de R$ ,00 aplica-se a todo o valor do débito apurado como dano, dentro de um único processo, conforme o inciso I do art. 6º, da IN/TCU n.º 71/2012, e não ao(s) responsável(is) por esse débito. EXEMPLO Num processo de apuração de dano ao erário, verificou-se a atuação conjunta de quatro servidores em um órgão federal que fraudavam a concessão de diárias, obtendo mensalmente um aumento indevido em suas remunerações. Ao final da apuração, imputou-se individualmente (e não de forma solidária) os valores de R$ ,00, R$ ,00, R$ ,00 e R$ 5.000,00. Quando o Tomador das Contas promoveu a atualização do débito, verificou que nenhum desses valores, individualmente, alcançava o mínimo estabelecido de R$ ,00, mas que, se considerados em conjunto, tal mínimo seria alcançado. Nesse caso, a Tomada de Contas Especial deverá ter seu prosseguimento, considerando que o valor mínimo estabelecido pelo TCU se aplica ao valor do débito apurado dentro de um único processo, e não em relação a cada responsável identificado. 16

18 Tomada de Contas Especial 13. Quais medidas devem ser adotadas quando o valor do débito for inferior a R$ ,00? Conforme o disposto no inciso I do art. 6º da IN/TCU nº 71/2012, não deve ser instaurado processo de Tomada de Contas Especial quando o valor do dano atualizado monetariamente se mostrar inferior a R$ ,00. Entretanto, o nome do responsável deverá ser incluído nos cadastros de devedores e sistemas de informações contábeis, especialmente no CADIN (observadas as disposições contidas na Lei n , de ). O órgão onde ocorreu a irregularidade deverá verificar se o agente identificado nas presentes contas foi também responsabilizado em outro(s) processo(s) de Tomada de Contas Especial, no seu âmbito. Caso o somatório dos débitos alcance o valor mínimo, a Tomada de Contas Especial prosseguirá com os débitos consolidados em um só processo, conforme disposto no inciso IV do art. 15 da IN/TCU n.º 71/ Em que situações é aplicada a consolidação de débitos de um mesmo responsável? Conforme o inciso IV do art. 15 da IN/TCU n.º 71/2012, a consolidação deverá ser realizada quando o somatório de diversos débitos de um mesmo responsável atingir o mínimo estabelecido pelo TCU, de R$ ,00, perante o mesmo órgão ou entidade repassadora. Instauração via determinação 15. Poderá a CGU ou o TCU determinar a instauração de processo de Tomada de Contas Especial sobre um convênio específico? Sim. Conforme o disposto no parágrafo 2º do Art. 82 da Portaria Interministerial MPOG/ MF/CGU nº 507/2011, bem como no 1º do art. 8º da Lei nº 8.443/92, de (Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União). 17

19 Perguntas e respostas O não-atendimento à determinação de instauração da Tomada de Contas Especial sujeita a autoridade federal competente às penas de imposição de multa, imputação de corresponsabilidade, entre outras previstas em lei. Quando determinada pelo TCU, deverá ser procedida a instauração de Tomada de Contas Especial, ainda que se verifique a ocorrência de débito inferior ao valor de R$ ,00, ou, ainda, a não-expedição de primeira notificação válida ao responsável, no prazo de dez anos, a partir da data provável de ocorrência de dano, conforme o contido no caput do art. 6 da IN/TCU n 71/2012. Notificações 16. A quem compete promover as notificações ao responsável? Inicialmente, cabe ao ordenador de despesas adotar as providências preliminares, previstas no art. 3º da IN/TCU nº 71/2012, com vistas ao saneamento da irregularidade ou o ressarcimento do dano. Após essa fase, as providências passarão a ser encaminhadas pelo setor do órgão ou entidade que tiver essa competência. Quando o assunto estiver na fase de Tomada de Contas Especial, momento em que se encaminham novas notificações ao responsável, informando o valor do débito e solicitando o ressarcimento ou a apresentação de justificativas, a competência para tal será do Tomador das Contas, a quem tiver sido conferida a incumbência de apurar os fatos, identificar os responsáveis e levantar o dano causado ao Erário. Ressalte-se, contudo, que cabe a cada autoridade administrativa de órgão ou entidade estabelecer as competências em relação à implementação das medidas atinentes ao processo de TCE, conforme o constante de seu Regimento Interno ou em norma específica sobre o assunto. 17. Como deve ser feita a notificação para regularização do fato? A notificação deverá ser endereçada à pessoa física ou jurídica responsável pelo dano, devendo constar do processo de contas, também, a notificação à entidade beneficiária, quando for o caso, conforme previsto no parágrafo único do art. 2º da IN/TCU nº 71/

20 Tomada de Contas Especial O modo de comprovação da notificação consta do art. 26 da Lei n.º 9.784, de , e dos incisos de I a III do art. 22 da Lei 8.443/92, a seguir transcritos: Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. (...) 3º A intimação pode ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado. Art. 22. A citação, a audiência, a comunicação de diligência ou a notificação far-se-á: I - mediante ciência do responsável ou do interessado, na forma estabelecida no regimento interno; II - pelo correio, mediante carta registrada, com aviso de recebimento; III - por edital publicado no Diário Oficial da União quando o seu destinatário não for localizado Numa TCE, são válidas as notificações realizadas por publicação de Edital no D.O.U? Sim. Entretanto, as notificações realizadas via publicação de Edital no Diário Oficial da União deverão ser utilizadas somente nos casos em que o agente responsabilizado se encontre em local incerto e não sabido. A notificação expedida à entidade beneficiária deverá ser enviada à sua sede, independentemente do fato de haver ou não novo gestor à frente de sua administração. Peças do processo do TCE 19. Quais peças deverão integrar o processo de Tomada de Contas Especial? O art. 10 da IN/TCU n 71/2012 dispõe que devem integrar o processo de Tomada de Contas Especial: 19

21 Perguntas e respostas I - relatório do tomador das contas, que deve conter: a) identificação do processo administrativo que originou a tomada de contas especial; b) número do processo de tomada de contas especial na origem; c) identificação dos responsáveis; d) quantificação do débito relativamente a cada um dos responsáveis; e) relato das situações e dos fatos, com indicação dos atos ilegais, ilegítimos ou antieconômicos de cada um dos responsáveis que deram origem ao dano; f) relato das medidas administrativas adotadas com vistas à elisão do dano; g) informação sobre eventuais ações judiciais pertinentes aos fatos que deram ensejo à instauração da tomada de contas especial; h) parecer conclusivo do tomador de contas especial quanto à comprovação da ocorrência do dano, à sua quantificação e à correta imputação da obrigação de ressarcir a cada um dos responsáveis; i) outras informações consideradas necessárias. II - certificado de auditoria, acompanhado do respectivo relatório, em que o órgão de controle interno competente/cgu deve manifestar-se expressamente sobre: a) a adequação das medidas administrativas adotadas pela autoridade competente para a caracterização ou elisão do dano; e b) o cumprimento das normas pertinentes à instauração e ao desenvolvimento da tomada de contas especial; III - parecer conclusivo do dirigente do órgão de controle interno/cgu; IV - pronunciamento do Ministro de Estado supervisor da área ou da autoridade de nível hierárquico equivalente, atestando ter tomado conhecimento do relatório do tomador de contas especial e do parecer do órgão de controle interno. 1º O relatório a que se refere o inciso I deste artigo deve estar acompanhado de cópias: a) dos documentos utilizados para demonstração da ocorrência de dano; 20

22 Tomada de Contas Especial b) das notificações remetidas aos responsáveis, acompanhadas dos respectivos avisos de recebimento ou de qualquer outro documento que demonstre a ciência dos responsáveis; c) dos pareceres emitidos pelas áreas técnicas do órgão ou entidade, incluída a análise das justificativas apresentadas pelos responsáveis; e d) de outros documentos considerados necessários ao melhor julgamento da tomada de contas especial pelo Tribunal de Contas da União. 2º A identificação dos responsáveis a que se refere a alínea c do inciso I deste artigo será acompanhada de ficha de qualificação do responsável, pessoa física ou jurídica, que conterá: a) nome; b) CPF ou CNPJ; c) endereço residencial e número de telefone, atualizados; d) endereços profissional e eletrônico, se conhecidos; e) cargo, função e matrícula funcional, ou matrícula no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), se for o caso; f) período de gestão; e g) identificação do inventariante ou do administrador provisório do espólio e/ou dos herdeiros/ sucessores, no caso de responsável falecido. 3º A quantificação do débito a que se refere a alínea d do inciso I deste artigo será acompanhada de demonstrativo financeiro que indique: a) os responsáveis; b) a síntese da situação caracterizada como dano ao erário; c) o valor histórico e a data de ocorrência; d) as parcelas ressarcidas e as respectivas datas de recolhimento.. 21

23 Perguntas e respostas 20. A legislação vigente estabelece quais informações devem constar do relatório do tomador das contas? Sim. Conforme o inciso I do art. 10 da IN/TCU n 71/2012, o relatório do tomador das contas deve relatar uma série de informações que tenham como objetivo a perfeita identificação dos fatos, do responsável, do valor a ser imputado, dentre outros elementos. Além disso, o tomador das contas deverá explicitar detalhadamente em seu relatório todos os aspectos que o levaram ao entendimento pela responsabilização, de forma que não restem dúvidas acerca da situação que deu origem ao dano, e da correta imputação de responsabilidade acerca dos fatos apresentados (alínea e do inciso I da art. 10, IN/ TCU n 71/2012). Quando houver omissão ou participação de agente público para a ocorrência do prejuízo, o Relatório do Tomador de Contas deverá trazer, quando for o caso, considerações sobre as competências atribuídas ao agente responsabilizado, e os itens do Regime Jurídico/ Regimento Interno da Entidade que foram infringidos, para que não reste dúvida sobre o nexo de responsabilidade entre o agente público e o dano verificado. Com o propósito de contribuir para a melhoria da formalização dos processos de TCE, a CGU, por intermédio da Portaria nº Portaria nº 807, de 25 de abril de 2013, aprovou a Norma de Execução destinada a orientar os órgãos e entidades jurisdicionados à CGU sobre a instrução dos processos de Tomada de Contas Especial e instituiu modelos de Relatórios do Tomador de Contas Especial. Estes modelos estão disponíveis na Página da CGU na Internet - Atribuições da CGU em processos de TCE 21. Quais são as atribuições da CGU com relação aos processos de TCE? Nos Incisos II e III do art. 10 da IN/TCU n.º 71/2012 constam as peças do processo de TCE, a serem elaboradas pelo Controle Interno: 22

24 Tomada de Contas Especial II - certificado de auditoria, acompanhado do respectivo relatório, em que o órgão de controle interno competente deve manifestar-se expressamente sobre: a) a adequação das medidas administrativas adotadas pela autoridade competente para a caracterização ou elisão do dano; e b) o cumprimento das normas pertinentes à instauração e ao desenvolvimento da tomada de contas especial; III - parecer conclusivo do dirigente do órgão de controle interno; Recebido o processo pela CGU, serão analisados os seguintes aspectos: a) se está composto das peças estabelecidas no art. 10 da IN/TCU nº 71/2012; b) se há pressupostos para sua instauração, com a devida ocorrência de dano ao Erário; c) se as medidas administrativas adotadas pela autoridade competente foram adequadas; d) se foram cumpridas as normas para instauração e desenvolvimento da TCE; e) se o responsável foi devidamente identificado e notificado, se o dano está corretamente quantificado e se os fatos estão adequadamente descritos. Caso o processo não esteja devidamente formalizado, a CGU devolve o processo ao órgão instaurador, em diligência, para que sejam saneadas as inconsistências. Se os autos estiverem corretamente formalizados, o processo é remetido à Pasta Ministerial correspondente para coleta do Pronunciamento Ministerial e posterior encaminhamento ao TCU para julgamento. Fases 22. O que significa fase interna e fase externa do processo de TCE? A fase interna do processo compreende todos os procedimentos adotados, tanto no âmbito do órgão ou da entidade instauradora do processo, como no Controle Interno, anteriores à entrada dos autos no TCU. 23

25 Perguntas e respostas É nesta fase que é certificada a IRREGULARIDADE das contas e manifestado o entendimento de que o processo encontra-se em condições de ser submetido ao julgamento pelo TCU. Inicia-se a fase externa da TCE com o ingresso do processo no Tribunal de Contas da União, que, diante das evidências levantadas, julgará as contas e a conduta dos agentes, com vistas à reparação de dano ao Erário e/ou à punição dos responsáveis. A Tomada de Contas Especial, no âmbito do TCU, poderá receber os seguintes tipos de julgamento: Regular; Regular com ressalvas; ou Irregular. Dispensa de instauração e arquivamento de TCE 23. Em quais situações o TCU dispensa a instauração e determina o arquivamento da TCE? Segundo os arts. 6º e 7º da IN/TCU nº 71/2012, fica dispensado o encaminhamento ao Tribunal e autorizado o correspondente arquivamento, no órgão ou entidade de origem, de Tomada de Contas Especial já constituída nas hipóteses de: Da dispensa Art. 6º Salvo determinação em contrário do Tribunal de Contas da União, fica dispensada a instauração da tomada de contas especial, nas seguintes hipóteses: I - valor do débito atualizado monetariamente for inferior a R$ ,00; II - houver transcorrido prazo superior a dez anos entre a data provável de ocorrência do dano e a 24

26 Tomada de Contas Especial primeira notificação dos responsáveis pela autoridade administrativa competente; Seção III Do arquivamento Art. 7º Serão arquivadas as tomadas de contas especiais, antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas da União, nas hipóteses de: I - recolhimento do débito; II - comprovação da não ocorrência do dano imputado aos responsáveis; III - subsistência de débito inferior ao limite de R$ ,00, de que trata o inciso I do art. 6º desta Instrução Normativa.. Procedimentos de TCE por omissão 24. Que procedimentos devem ser observados no caso de TCE instaurada por omissão no dever de prestar contas? Quando o motivo da instauração da Tomada de Contas Especial for omissão no dever de prestar contas, devem ser observados os seguintes procedimentos: Atentar para a necessidade de se responsabilizar pela omissão o agente que tinha a competência e os meios necessários para apresentar a prestação de contas e, no entanto, deixou de fazê-lo, independentemente de ter sido ou não o gestor dos recursos; Discorrer, no Relatório do Tomador das Contas: sobre as providências adotadas pela autoridade competente, inclusive quanto aos expedientes de cobrança de débito remetidos ao responsável; se o responsável e/ou o sucessor justificaram os motivos pelos quais deixaram de apresentar a prestação de contas (como por exemplo, ausência, na Unidade/Entidade, da documentação relativa à prestação das contas); se consta cópia de documento de ação de reparação de danos e/ou busca e apreensão de documentos relativos ao Convênio (no caso do sucessor); se houve o cumprimento total ou parcial do objeto pactuado no instrumento, caso haja fiscalização/informações 25

27 Perguntas e respostas sobre o assunto; quanto ao histórico da ocorrência dos fatos irregulares; quanto à quantificação do valor do prejuízo; e quanto ao nexo de responsabilidade do agente. Discorrer, ainda, no Relatório do Tomador das Contas, se possível, sobre a existência de saldo disponível em conta corrente vinculada ao instrumento, não aplicado no objeto pactuado, bem como de valores devolvidos pelos gestores ao final da vigência do Convênio (indicando nos autos a localização do documento de devolução), informações essas que subsidiarão o julgamento do processo pelo TCU; Quando o nome do sucessor do agente responsabilizado na TCE não for incluído como responsável solidário, em razão de sua competência para a adoção do procedimento, ou seja, o encaminhamento da prestação de contas ou documentação complementar, por força do cargo que ocupa ou ocupava, verificar se ele comprovou não possuir os meios necessários para fazê-lo, a exemplo da falta da documentação comprobatória das despesas realizadas e, caso não tenha se verificado esse impedimento, incluir o nome do sucessor como responsável solidário no débito apurado ou até mesmo como responsável pela omissão, conforme o caso; e Verificar se foram efetivamente esgotadas todas as medidas administrativas para regularização das contas, tanto pelo agente responsável quanto pelo seu sucessor, em especial quando caracterizado nos autos o cumprimento do objeto pactuado, discorrendo no Relatório do Tomador das Contas sobre todas as providências adotadas com tal finalidade. 25. Que medidas adotar quando for apresentada prestação de contas posteriormente à instauração de Tomada de Contas Especial por omissão no dever de prestar contas? Conforme o contido nos artigos 83 e 84 da Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU nº 507/2011, deverá ser procedida à análise da documentação e adotados os seguintes procedimentos: Art. 83. No caso da apresentação da prestação de contas ou recolhimento integral do débito imputado, antes do encaminhamento da tomada de contas especial ao Tribunal de Contas da União, deverá ser retirado o registro da inadimplência no SICONV, procedida a análise da documentação e adotados os seguintes procedimentos: 26

28 Tomada de Contas Especial I - aprovada a prestação de contas ou comprovado o recolhimento do débito, o concedente deverá: a) registrar a aprovação no SICONV; b) comunicar a aprovação ao órgão onde se encontre a tomada de contas especial, visando o arquivamento do processo; c) registrar a baixa da responsabilidade; e d) dar conhecimento do fato ao Tribunal de Contas da União, em forma de anexo, quando da tomada ou prestação de contas anual do concedente; II - não aprovada a prestação de contas, o concedente deverá: a) comunicar o fato ao órgão onde se encontre a Tomada de Contas Especial para que adote as providências necessárias ao prosseguimento do feito, sob esse novo fundamento; e b) reinscrever a inadimplência do órgão ou entidade convenente e manter a inscrição de responsabilidade. Art. 84. No caso da apresentação da prestação de contas ou recolhimento integral do débito imputado, após o encaminhamento da tomada de contas especial ao Tribunal de Contas da União, proceder-se-á a retirada do registro da inadimplência, e: I - aprovada a prestação de contas ou comprovado o recolhimento integral do débito imputado: a) comunicar-se-á o fato à respectiva unidade de controle interno que certificou as contas para adoção de providências junto ao Tribunal de Contas da União; e b) manter-se-á a baixa da inadimplência, bem como a inscrição da responsabilidade apurada, que só poderá ser alterada mediante determinação do Tribunal; II - não sendo aprovada a prestação de contas: a) comunicar-se-á o fato à unidade de controle interno que certificou as contas para adoção de providências junto ao Tribunal de Contas da União; e b) reinscrever-se-á a inadimplência do órgão ou entidade convenente ou contratado e manter-se-á a inscrição de responsabilidade.. 27

29 Perguntas e respostas Procedimentos de TCE por execução parcial 26. Qual procedimento deve ser utilizado quando a obra for executada parcialmente? Quando houver informações suficientes a respeito desse tema, mediante fiscalizações e pareceres técnicos, tais informações deverão ser consideradas pelo Tomador na apuração do prejuízo apontado na Tomada de Contas Especial. Conforme o contido na alínea a do inciso II do 1 do art. 82 da Portaria Interministerial MP/MF/CGU n.º 507/2011, a Tomada de Contas Especial relacionada a convênios, contratos de repasse ou instrumentos congêneres será instaurada quando: II - a prestação de contas do convênio ou contrato de repasse não for aprovada em decorrência de: a) inexecução total ou parcial do objeto pactuado; (grifo acrescentado) Assim, se a obra for executada parcialmente e esse percentual executado estiver cumprindo com o objetivo do Convênio, considera-se como inexecução parcial do objeto. Cobra-se, então, o valor equivalente ao percentual não executado. Caso contrário, mesmo quando executado parcialmente o objeto, mas não cumprindo com o objetivo estabelecido, a motivação da TCE será a não consecução dos objetivos (ou o não-atingimento dos objetivos pactuados ), com a glosa total dos recursos repassados. EXEMPLOS 1: Em uma determinada localidade foi celebrado convênio cujo objeto era construir 100 banheiros nas casas da população de dada área rural. Na fiscalização verificou-se que somente 60 banheiros foram construídos, com funcionalidade. A TCE, então, deverá ser instaurada por inexecução parcial, no valor correspondente aos 40 banheiros não construídos. 2: Em outra localidade foi celebrado convênio cujo objeto era construir 100 banheiros nas casas da população de dada área rural. Na fiscalização verificou-se a execução de 40% do objeto, sendo que todos os banheiros já haviam sido iniciados. 28

30 Tomada de Contas Especial Posteriormente, entretanto, constatou-se que em nenhum deles a construção foi concluída, e o processo de deterioração começava a comprometer de forma irreversível boa parte dos módulos sanitários. Nesse caso, a TCE deve ser instaurada sob a motivação de não consecução dos objetivos, considerando que a obra não foi concluída e o percentual executado em momento algum alcançou etapa útil. Procedimentos de TCE por nãoatingimento dos objetivos 27. Qual procedimento deve ser utilizado quando houver 100% de execução e nenhum objetivo alcançado? Quando houver informações suficientes a respeito desse tema, tais informações deverão ser consideradas pelo Tomador na apuração do prejuízo apontado na Tomada de Contas Especial. O cumprimento dos objetivos pactuados é fator indispensável para a avaliação da boa gestão dos recursos públicos. Dessa forma, caso o convenente execute o objeto conveniado, mas esse objeto não atinja seu objetivo (isto é, a finalidade pactuada quando da assinatura do convênio, verificandose que tal execução não possui serventia ao público-alvo), cabe às áreas técnicas do concedente/contratante impugnar a totalidade das despesas apresentadas. EXEMPLO 1 : um determinado município necessita adquirir dois ônibus para transporte escolar de crianças da sua rede de ensino. A concedente firma um Convênio pelo qual libera integralmente o valor necessário para a aquisição dos veículos, que são comprados pela convenente conforme a legislação pertinente. Posteriormente, verificou-se 29

31 Perguntas e respostas mediante fiscalização que por falta de emplacamento dos veículos e de contratação de motoristas habilitados para a realização das viagens, preferiu a prefeitura mantêlos parados, sofrendo a ação do tempo. Nesse caso, embora adquiridos, tais ônibus não cumpriram com os objetivos pactuados, devendo ser a TCE instaurada pelo valor total liberado, sob a motivação de não atingimento dos objetivos pactuados. Identificação dos responsáveis 28. Como definir o responsável solidário? Deve ser considerado o valor total? Segundo o artigo 264 da Lei nº , de : Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda. Portanto, Se dois ou mais agentes concorrem para o mesmo prejuízo, então eles são solidários no montante do débito conjuntamente. Responsável solidário é todo aquele agente que deu causa ao dano juntamente com outra pessoa. Se dois ou mais agentes concorrem para o mesmo prejuízo, então eles são solidários no débito conjuntamente. Porém, deve-se tomar o cuidado de separar os períodos de gestão de cada agente, identificando o valor do dano gerado em cada período. Dessa maneira, haverá casos em que a solidariedade será apenas parcial, podendo ter mais de um responsável principal, conforme os períodos de gestão de cada agente. EXEMPLOS 1: o gestor A, juntamente com o ordenador de despesas B, pagou a compra de materiais não entregues. Dessa maneira os dois são solidários pelo valor total do dano. 30

32 Tomada de Contas Especial 2: um convênio teve vigência por duas ou mais gestões. A unidade concedente glosa dois valores irregulares e percebe que foram dois gestores diferentes que deram causa ao dano. Assim, verifica que o gestor C gastou um valor irregular durante a sua gestão e o gestor D pagou outro valor irregular na gestão seguinte. Instaura então a TCE, após esgotadas as medidas administrativas, imputando os débitos individuais a cada gestor pelo período de cada gestão. 29. A responsabilização deve ser imputada ao agente que assinou o convênio? Nem sempre. Deve-se observar quem realmente deu causa ao dano. Em alguns casos o agente responsável pela assinatura do Convênio não o executou, ficando a gestão dos recursos/execução sob a responsabilidade de outro agente, que então será identificado como responsável pelo dano. 30. Por que, em alguns casos, o prefeito sucessor pode ser responsabilizado em uma TCE? Quando determinado Prefeito não apresentou a prestação de contas ou o fez de forma incompleta, mas o objeto e os objetivos pactuados foram alcançados, é obrigação do gestor atual encaminhar a documentação faltante, além de prestar informações e esclarecimentos sobre o objeto e os objetivos do convênio. O TCU tem este entendimento contido na Súmula nº 230, a seguir transcrita: Compete ao prefeito sucessor apresentar as contas referentes aos recursos federais recebidos por seu antecessor, quando este não o tiver feito ou, na impossibilidade de fazê-lo, adotar as medidas legais visando ao resguardo do patrimônio público com a instauração da competente Tomada de Contas Especial, sob pena de corresponsabilidade. Assim, o prefeito sucessor ou atual tem a obrigação de encaminhar as contas de seus antecessores. Quando a documentação referente ao convênio não tiver sido deixada na prefeitura, deve-se implementar medidas tais como: ação judicial para busca e apreensão de documentos, ação de reparação de danos, ação de improbidade administrativa, entre 31

33 Perguntas e respostas outras, conforme o caso. Saldo de convênio 31. A devolução de saldo de convênio, no caso de omissão no dever de prestar contas, deve ser obrigação do gestor atual? Sim. Se o gestor dos recursos não efetuou a devolução do saldo do convênio, cabe ao seu sucessor fazê-lo, sob pena de corresponsabilidade, conforme prevê a Súmula n.º 230 do TCU. Diferenças entre PAD, TCE e Sindicância 32. Os processos de TCE podem se originar de um Procedimento Administrativo Disciplinar? Sim, no caso de se verificar dano ao erário decorrente do cometimento de infrações disciplinares. Entretanto, o objetivo primordial da TCE é o resguardo da integridade de recursos públicos, enquanto a Sindicância e o Processo Administrativo Disciplinar visam ao fiel acatamento da disciplina, isto é, à observância das normas administrativas de conduta aplicáveis aos servidores públicos, as quais poderão gerar ou não dano aos cofres públicos. No entanto, quando peças desses procedimentos ou de auditorias e fiscalizações forem úteis ao processo de TCE para a caracterização da irregularidade, quantificação do dano e a identificação de responsáveis, essas peças poderão ser aproveitadas. Assim, o PAD pode conter, por exemplo, informações referentes à irregularidade ocorrida, à quantificação do dano e à identificação do responsável. Entretanto, caso o tomador de contas disponha de outros meios para levantar as informações necessárias ao andamento do processo de TCE, poderá dar prosseguimento ao processo antes da conclusão da sindicância ou do PAD. 32

34 Tomada de Contas Especial 33. Quais são as semelhanças e diferenças entre TCE, PAD e Sindicância? A TCE, conforme o art. 2 da IN/TCU n 71/2012, tem por objetivo a apuração dos fatos, a identificação dos responsáveis, a quantificação do dano e a obtenção do respectivo ressarcimento aos cofres públicos, devendo tal processo ser instaurado somente após vencidas as medidas administrativas internas, buscando o saneamento da irregularidade ou o ressarcimento do dano. Outra característica importante é que a TCE é julgada pelo TCU e não pela autoridade administrativa que a instaura, enquanto que o julgamento do Processo Administrativo Disciplinar é feito pela autoridade instauradora ou superior, dependendo da penalidade a ser aplicada, ficando o julgamento, em quaisquer circunstâncias, adstrito à própria Administração (na esfera de cada Poder). A sindicância é procedimento administrativo sumário, de natureza investigativa, para apuração de fatos ou irregularidades, a partir da ciência das autoridades competentes. Assim, de modo geral, antes da tomada de decisão pela autoridade administrativa do órgão onde ocorreu a irregularidade quanto à instauração do processo de Tomada de Contas Especial - TCE, uma vez seguidas as orientações sobre o procedimento, chega-se ao momento em que a irregularidade já foi devidamente levantada, o dano quantificado e o responsável identificado, considerando a necessidade do conhecimento dessas informações para que se esgotem as medidas administrativas, antes da instauração do processo. 34. Deve-se instaurar TCE para desvio de bens na Administração Pública? Sim. Após verificado que o agente público foi negligente e não obtido o ressarcimento, então instaura-se TCE para valores acima de R$ ,00. Se o valor do bem for inferior a R$ 8.000,00, pode-se adotar o Termo Circunstanciado Administrativo (TCA), instituído mediante a Instrução Normativa/CGU nº 04/2009. O TCA confere à apuração do dano maior agilidade, podendo representar uma alternativa à instauração de PAD e Sindicância. Para maiores informações, a Controladoria Geral da União disponibilizou em seu site informações mais detalhadas sobre o Termo Circunstanciado Administrativo, nos links correição, perguntas frequentes e 33

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL TOMADA DE CONTAS ESPECIAL COMPARATIVO ENTRE A IN TCU Nº 13/1996 E A IN TCU Nº 56/2007 IN TCU Nº 13/1996 IN TCU Nº 56/2007 Art. 1º Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da Aplicação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS ENTIDADES VINCULADAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS ENTIDADES VINCULADAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DAS ENTIDADES VINCULADAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO TOMADA DE CONTAS ESPECIAL GT - 8 O QUE É De acordo com o art. 3º da Instrução

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 71, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 71, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 71, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a instauração, a organização e o encaminhamento ao Tribunal de Contas da União dos processos de tomada de contas especial. O TRIBUNAL

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56, DE 5 DEZEMBRO DE 2007

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56, DE 5 DEZEMBRO DE 2007 INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56, DE 5 DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre instauração e organização de processo de tomada de contas especial e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso do

Leia mais

EXEMPLO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL

EXEMPLO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL ANEXO II EXEMPLO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº XX/2013 DADOS DO CONVÊNIO PROCESSO ORIGINAL 90000.000050/2009-99 INSTRUMENTO ORIGINAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA Pró-Reitoria de Planejamento Coordenadoria de Projetos e Convênios

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA Pró-Reitoria de Planejamento Coordenadoria de Projetos e Convênios MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA Pró-Reitoria de Planejamento Coordenadoria de Projetos e Convênios CARTILHA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS Elaboração: José Joaquim

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

Fortalecimento. CONTRATOS DE REPASSE E SICONV da Gestão Pública: Operacionalização CAIXA Prestação de Contas

Fortalecimento. CONTRATOS DE REPASSE E SICONV da Gestão Pública: Operacionalização CAIXA Prestação de Contas Fortalecimento CONTRATOS DE REPASSE E SICONV da Gestão Pública: Operacionalização CAIXA Prestação de Contas Fases do Convênio Prestação de Contas Parcial Prestação de Contas Final Tomada de Contas Especial

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 497/GDGSET.GP, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 497/GDGSET.GP, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA ATO Nº 497/GDGSET.GP, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014 Institui no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho o Termo Circunstanciado Administrativo (TCA). O PRESIDENTE

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL Anexo IX MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA TOMADAS DE CONTAS ESPECIAIS QUE NÃO TRATEM DE RECURSOS REPASSADOS POR CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº 999/20XX

Leia mais

DOU de 30/07/2015 (nº 144, Seção 1, pág. 73) DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito PORTARIA Nº 95, DE 28 DE JULHO DE 2015

DOU de 30/07/2015 (nº 144, Seção 1, pág. 73) DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito PORTARIA Nº 95, DE 28 DE JULHO DE 2015 DOU de 30/07/2015 (nº 144, Seção 1, pág. 73) DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito PORTARIA Nº 95, DE 28 DE JULHO DE 2015 Estabelece regras e padronização de documentos para arrecadação de multas

Leia mais

Prestação de Contas de Convênios e Tomada de Contas Especial (TCE)

Prestação de Contas de Convênios e Tomada de Contas Especial (TCE) Prestação de Contas de Convênios e Tomada de Contas Especial (TCE) Ciclo das Transferências Voluntárias (Negociadas) Orçamentação Publicização Credenciamento Proposição Celebração Repasse Prestação de

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 016/2013

NOTA TÉCNICA Nº 016/2013 NOTA TÉCNICA Nº 016/2013 Brasília, 3 de maio de 2013. ÁREA: Educação TÍTULO: Prestação de contas na Educação. REFERÊNCIA(S): Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Lei Complementar nº 101,

Leia mais

Número: 00190.004342/2013-31 Unidade Examinada: Município de Marília/SP

Número: 00190.004342/2013-31 Unidade Examinada: Município de Marília/SP Número: 00190.004342/2013-31 Unidade Examinada: Município de Marília/SP Relatório de Demandas Externas n 00190.004342/ 2013-31 Sumário Executivo Este Relatório apresenta os resultados das ações de controle

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERROLÂNDIA BAHIA CNPJ 14.196.703/0001-41

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERROLÂNDIA BAHIA CNPJ 14.196.703/0001-41 DECRETO Nº. 075, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do exercício financeiro de 2015 no âmbito da Administração Pública Municipal e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO UNIDADE AUDITADA : NÚCLEO ESTADUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/PE CÓDIGO UG : 250029 RELATÓRIO Nº : 189831 UCI EXECUTORA : 170063 Chefe da CGU-Regional/PE, RELATÓRIO

Leia mais

Decreto nº 7.568, de 16 de setembro de 2011

Decreto nº 7.568, de 16 de setembro de 2011 Decreto nº 7.568, de 16 de setembro de 2011 Diário Oficial da União nº 180, de 19 de setembro de 2011 (segunda-feira) Seção 1 Págs. 3 / 4 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 7.568, DE 16 DE SETEMBRO DE

Leia mais

RESOLUÇÃO TC n 227, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Publicação: D.O.E: 29.08.2011 Republicação: D.O.E: 02.09.2011 Republicação: D.O.E: 05.09.

RESOLUÇÃO TC n 227, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Publicação: D.O.E: 29.08.2011 Republicação: D.O.E: 02.09.2011 Republicação: D.O.E: 05.09. RESOLUÇÃO TC n 227, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Publicação: D.O.E: 29.08.2011 Republicação: D.O.E: 02.09.2011 Republicação: D.O.E: 05.09.2011 Dispõe sobre a criação, implantação, manutenção e fiscalização

Leia mais

RESOLUÇÃO N 83/TCE/RO-2011

RESOLUÇÃO N 83/TCE/RO-2011 RESOLUÇÃO N 83/TCE/RO-2011 Dispõe sobre o exercício da fiscalização dos atos de gestão pelo Tribunal de Contas e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 003, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. Consolidada pela IN nº 03/2012 de 02/05/2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 003, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. Consolidada pela IN nº 03/2012 de 02/05/2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 003, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. Consolidada pela IN nº 03/2012 de 02/05/2012. Acresce o 7 ao artigo 9º da Instrução Normativa nº 003, de 23 de setembro de 2009, que estabelece

Leia mais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Page 1 of 5 Decreto nº 6.260, de 20 de novembro de 2007 DOU de 20.11.2007 Dispõe sobre a exclusão do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS

BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO AUDITORIA GERAL DO ESTADO BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS

Leia mais

Disciplina a concessão de auxílio-transporte às Prefeituras Municipais para garantir aos alunos acesso à escola pública estadual

Disciplina a concessão de auxílio-transporte às Prefeituras Municipais para garantir aos alunos acesso à escola pública estadual 32 São Paulo, 121 (89) Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 13 de maio de 2011 Resolução SE-28, de 12-5-2011 Disciplina a concessão de auxílio-transporte às Prefeituras Municipais para

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS SICONV APRENDIZADO QUE GERA RESULTADOS

GESTÃO DE PROJETOS SICONV APRENDIZADO QUE GERA RESULTADOS GESTÃO DE PROJETOS SICONV APRENDIZADO QUE GERA RESULTADOS ABORDAGEM Conceitos relacionados ao tema; Legislação aplicável à execução; Modelo de gestão e processo adotado pela Fundep. O que é o SICONV? CONCEITOS

Leia mais

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) RESOLUÇÃO N 2.025 Altera e consolida as normas relativas à abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna

Leia mais

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,

Leia mais

PORTARIA TC N 461, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015

PORTARIA TC N 461, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015 PORTARIA TC N 461, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015 Regulamenta a realização de inventário nos processos físicos em tramitação nas unidades organizacionais do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. O PRESIDENTE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA AGE N.º 10, DE 20 DE MAIO DE 2010.

INSTRUÇÃO NORMATIVA AGE N.º 10, DE 20 DE MAIO DE 2010. AUDITORIA GERAL DO ESTADO ATOS DO AUDITOR-GERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA AGE N.º 10, DE 20 DE MAIO DE 2010. Estabelece normas de organização e apresentação das prestações de contas de convênios que impliquem

Leia mais

NOR - PRO - 506 BAIXA DE BENS MÓVEIS EM DECORRÊNCIA DE EXTRAVIO OU DANO ADMINISTRAÇÃO DIRETA

NOR - PRO - 506 BAIXA DE BENS MÓVEIS EM DECORRÊNCIA DE EXTRAVIO OU DANO ADMINISTRAÇÃO DIRETA 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer normas e procedimentos para a baixa de bens móveis do patrimônio de um ente deste Município, em decorrência de extravio ou dano. 2. AMPLITUDE 2.1. No âmbito da Administração

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 88.076.302/0001-94

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA-TCU Nº 68, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA-TCU Nº 68, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA-TCU Nº 68, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011 Dispõe sobre o recebimento de documentos a serem protocolados junto ao Tribunal de Contas da União. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas

Leia mais

DECRETO Nº. 2.469 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009

DECRETO Nº. 2.469 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre o procedimento de fiscalização para fins de SUSPENSÃO e CANCELAMENTO de Alvará de Funcionamento e INTERDIÇÃO em estabelecimentos empresariais e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

CERTIFICADO DE AUDITORIA Nº 001/2010

CERTIFICADO DE AUDITORIA Nº 001/2010 CERTIFICADO DE AUDITORIA Nº 001/2010 UNIDADES: Senado Federal Fundo Especial do Senado Federal - FUNSEN EXERCÍCIO: 2009 Examinamos os atos de gestão dos responsáveis relacionados às fls. 95 a 97 deste

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

MANUAL DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

MANUAL DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL MANUAL DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO Abril 2013 1 CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro 70070-905

Leia mais

Anexo A MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS Nº 999/20XX

Anexo A MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS Nº 999/20XX Anexo A MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇAS ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO RELATÓRIO DO TOMADOR DE

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação. I. Portarias da Diretoria de Administração e Gestão... 05

SUMÁRIO. Apresentação. I. Portarias da Diretoria de Administração e Gestão... 05 SUMÁRIO Apresentação I. Portarias da Diretoria de Administração e Gestão... 05 SEPARATA DO BOLETIM DE SERVIÇO Nº 17 ANO XXIV Setembro - 2011 APRESENTAÇÃO Esta Separata do Boletim de Serviço destina-se

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. FGTS Débitos Dos Empregadores Regularização Procedimentos

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. FGTS Débitos Dos Empregadores Regularização Procedimentos VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Orientador Empresarial FGTS Débitos Dos Empregadores Regularização Procedimentos CIRCULAR CAIXA Nº 351, DE 04 DE ABRIL DE 2005 - DOU

Leia mais

PORTARIA Nº 126, DE 12 DE MARÇO DE 2014.

PORTARIA Nº 126, DE 12 DE MARÇO DE 2014. PORTARIA Nº 126, DE 12 DE MARÇO DE 2014. Dispõe sobre a implantação e o funcionamento do processo eletrônico no âmbito do Ministério das Comunicações. O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA SGA Nº. 007/2011 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO, REGISTRO, TRAMITAÇÃO, CONTROLE E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS NA. Versão: 01 Aprovação: 13/06/2011 Ato de aprovação: 13/06/2011

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 03/2003-GAB

ORDEM DE SERVIÇO Nº 03/2003-GAB ORDEM DE SERVIÇO Nº 03/2003-GAB Fixa normas e procedimentos administrativos relativos ao controle patrimonial do ativo imobilizado da FFFCMPA. O Diretor da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas

Leia mais

Orientações para o. Alexandre Lages Cavalcante Controlador Geral do Estado. Juliana Barros da Cruz Oliveira Superintendente de Controle Financeiro

Orientações para o. Alexandre Lages Cavalcante Controlador Geral do Estado. Juliana Barros da Cruz Oliveira Superintendente de Controle Financeiro Orientações para o Controle de Convênios Alexandre Lages Cavalcante Controlador Geral do Estado Juliana Barros da Cruz Oliveira Superintendente de Controle Financeiro Maio/2010 Devolução de recursos de

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 (Apenso: Projeto de Lei nº 4.865, de 2012) Altera o art. 20 da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, para instituir

Leia mais

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS Dispõe sobre empréstimo de valores mobiliários por entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários, altera as Instruções CVM nºs 40, de 7 de novembro de 1984 e 310, de 9 de julho

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.390/12 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.302/0001-94 APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.902145/2013-85 II - GLOSSÁRIO Subscritor

Leia mais

INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS IIP Nº 005, de 24 de agosto de 2011 (*)

INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS IIP Nº 005, de 24 de agosto de 2011 (*) INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS IIP Nº 005, de 24 de agosto de 2011 (*) Disciplina no âmbito do IFPR as Orientações acerca da Execução Orçamentária e Financeira, relativas à Concessão de Suprimentos

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 25004.005767/2007-09 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

1.3. Em quais casos é possível solicitar o parcelamento? 1.4. Como saberei se minha empresa possui débitos junto à Anvisa?

1.3. Em quais casos é possível solicitar o parcelamento? 1.4. Como saberei se minha empresa possui débitos junto à Anvisa? Atualizado: 07 / 10 / 2011 - FAQ AI 1. Parcelamento de débitos em cobrança administrativa não inscritos em dívida ativa 1.1. Tipos de parcelamento de débito 1.2. Parcelamento de débito de AFE / AE 1.3.

Leia mais

CETEM PLANO DE PROVIDÊNCIAS PERMANENTE

CETEM PLANO DE PROVIDÊNCIAS PERMANENTE 2013 CETEM PLANO DE PROVIDÊNCIAS PERMANENTE O presente documento tem por objetivo fornecer instruções básicas, na forma de perguntas e respostas, sobre o Plano de Providências Permanente PPP. Sumário das

Leia mais

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: INVEST CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 93.202.448/0001-79 (NOME FANTASIA DO PRODUTO): INVESTCAP TRAD-PU 03 (12M) MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.900283/2013-20

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 Estabelece os critérios de concessão de acesso ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse SICONV. O SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.371/11 Dispõe sobre o Registro das Entidades Empresariais de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: CAPÍTULO

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS ÍNDICE I Informações Iniciais... 4 II Glossário... 4 III Objetivo... 5 IV Natureza do Título... 5 V Vigência... 5 VI Pagamento... 5 VII Carência...

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL

CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS DO BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 BRADESCO SOLUÇÃO DE ALUGUEL PLANO PU 15/15 A - MODALIDADE:

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 01350.000002/2007-76 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Regulamenta o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, de que trata o Decreto nº 5.480, de 30 de junho de 2005. O MINISTRO DE ESTADO DO

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.166/09 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP Versão: 05/2013 Proc. SUSEP 15414.004330/2012-21 CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP SUMÁRIO I - INFORMAÇÕES

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO CÓDIGO UG : 170106 RELATÓRIO Nº : 208865 UCI EXECUTORA : 170113 RELATÓRIO DE AUDITORIA Chefe da CGU-Regional/MS, Em atendimento à determinação contida na Ordem de

Leia mais

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS A Secretaria Municipal de Educação de Anicuns, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ: 02.262.368/0001-53, por intermédio

Leia mais

Análise da Prestação de Contas apresentada pelo Convenente.

Análise da Prestação de Contas apresentada pelo Convenente. PARECER Nº.: 007/2012 PROCESSO: 59510.001420/2012-48 ASSUNTO: Análise da Prestação de Contas apresentada pelo Convenente. DATA: 09/07/2012. A - HISTÓRICO: A.1 - CONVENENTE: Instituto de Promoção do Desenvolvimento.

Leia mais

Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Juína

Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Juína CNPJ 04.709.778/000-25 SCI - 007/203 3/05/203 /8 ) DOS OBJETIVOS:.) Disciplinar e normatizar os procedimentos do Setor de Patrimônio;.2) Regulamentar o fluxo operacional de movimentação patrimonial móveis

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO N.15964, DE 14 DE JUNHO DE 2011. DIÁRIO N 1754 PUBLICADO EM 15 DE JUNHO DE 2011. Dispõe sobre a Regulamentação da Concessão de Diárias, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA,

Leia mais

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Dívida Ativa. Cartilha aos Órgãos de Origem 8/3/2013

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Dívida Ativa. Cartilha aos Órgãos de Origem 8/3/2013 2013 Procuradoria Geral da Fazenda Nacional Dívida Ativa Cartilha aos Órgãos de Origem Esta cartilha tem por fim informar e explicar o que é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN, quais créditos

Leia mais

Prestação de contas (arts.56 a 60 da Portaria Interministerial nº 127/2008)

Prestação de contas (arts.56 a 60 da Portaria Interministerial nº 127/2008) Prestação de contas (arts.56 a 60 da Portaria Interministerial nº 127/2008) No tocante aos mecanismos de controle dos convênios e contratos de repasse, o momento principal, mas não o único, é a prestação

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº : 04600.001267/2008-71 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Resolução SEADS - 8, de 5-8-2005 Dispõe sobre as Normas Operacionais Básicas para o Projeto Ação Jovem e dá providências correlatas A Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, com fundamento

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARINUS EDUARDO DE VRIES MARSICO

Representante do Ministério Público: MARINUS EDUARDO DE VRIES MARSICO Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARINUS EDUARDO DE VRIES MARSICO Assunto: Tomada de Contas Especial Acórdão: Vistos, relatados e discutidos estes autos de Tomada de Contas

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEDAS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAÇÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEDAS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAÇÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS TEXTO 2 PRESTAÇÃO DE CONTAS E SUAS ESPECIFICIDADES INTRODUÇÃO Tomando como base a definição do Tesouro Nacional que designa a Prestação Contas como: Demonstrativo organizado pelo próprio

Leia mais

DECRETO N.º 10.224, DE 30 DE JANEIRO DE 2001. (DOE n.º 5.439 de 31 de janeiro de 2001 p.3/5)

DECRETO N.º 10.224, DE 30 DE JANEIRO DE 2001. (DOE n.º 5.439 de 31 de janeiro de 2001 p.3/5) DECRETO N.º 10.224, DE 30 DE JANEIRO DE 2001. (DOE n.º 5.439 de 31 de janeiro de 2001 p.3/5) Dispõe sobre o registro diário das entradas e saídas dos servidores em exercício nos órgãos e entidades do Poder

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros

CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS Troca Premiável Bradesco Seguros SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PLANO PU 12/12 T MODALIDADE POPULAR PROCESSO SUSEP

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO PESSOA JURÍDICA PLANO PU

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

Certificado de Origem

Certificado de Origem Mercadores Certificado de Origem Coletânea (Versão Histórica) Versão 2.00 - Maio de 2010 Atualizada até: Instrução Normativa RFB nº 777, de 19 de outubro de 2007 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com www.mercadores.com.br

Leia mais

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013.

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento das ações de extensão do IFRS e dá outras providências.

Leia mais

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009.

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. Regulamenta o Capítulo VII da Lei nº 4.257, de 02 de dezembro de 2008 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RORAIMA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RORAIMA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RORAIMA TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO 1/15 A Coordenadoria do Sistema de Controle Interno do Município, considerando: - O volume de recursos recebidos pelo Município a título de repasse de outros entes da Federação via Convênio ou Contrato

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO PROCESSO Nº : 23000086135/2007-34 UNIDADE AUDITADA : CEFET/BAMBUI CÓDIGO UG : 153195 : BAMBUI RELATÓRIO Nº : 189721 UCI EXECUTORA : 170099 RELATÓRIO DE AUDITORIA

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL E TRIBUTOS

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL E TRIBUTOS VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL E TRIBUTOS Orientador Empresarial Crimes contra a Ordem Tributária Representações pela RFB - Procedimentos a

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: Nº 03.558.096/0001-04 PU 12 MESES - MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP.

EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. EDITAL Nº 02/2014, PROGEP/CDP/NUGCAP. PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Leia mais

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014 PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014 Regulamenta a Lei Complementar n 975/2013 que dispõe sobre a criação do Programa ISS Tecnológico, que institui benefícios

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 25106.000.849/2007-19 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011

PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011 Publicada no DOE de 02/04/2011 PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011 A PRESIDENTE da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA-SP, no uso de sua competência, e Considerando

Leia mais

RELATÓRIO DA EXECUÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA

RELATÓRIO DA EXECUÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA PREENCHIMENTO DO ANEXO III RELATÓRIO DA EXECUÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA FÍSICO: refere-se ao indicador físico da qualificação e quantificação do produto de cada meta e etapa executada e a executar. Não fazer

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO.1 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.30/0001-94 APLUBCAP ECO.1 MODALIDADE: INCENTIVO PROCESSO SUSEP Nº: 15414.0055/011-47

Leia mais

ICATU SEGUROS Condições Gerais Página 1

ICATU SEGUROS Condições Gerais Página 1 CONDIÇÕES GERAIS DO PU114P I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: ICATU CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 74.267.170/0001-73 PLANO PU114P MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005166/2011-99II

Leia mais

O presente Contrato fica vinculado a Apólice apresentada pela CONTRATADA.

O presente Contrato fica vinculado a Apólice apresentada pela CONTRATADA. CONTRATO Nº 003/2013 - PARANACIDADE CONTRATO DE SEGURO, POR PREÇO GLOBAL FIXO QUE ENTRE SI CELEBRAM O SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO PARANACIDADE E A EMPRESA MARÍTIMA SEGUROS S/A, NA FORMA ABAIXO: O Serviço Social

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 96, DE 16 JANEIRO DE 2012

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 96, DE 16 JANEIRO DE 2012 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 96, DE 16 JANEIRO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos para a divulgação e fiscalização do cumprimento da legislação

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO 100 II

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO 100 II CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO 100 II I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO 100 II PLANO PU 36/001 B1 - MODALIDADE:

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO N 25, DE 25 DE ABRIL DE 2008.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO N 25, DE 25 DE ABRIL DE 2008. -0> AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO N 25, DE 25 DE ABRIL DE 2008. Dispõe sobre o processo administrativo para a apuração de infrações e aplicação de penalidades, no âmbito da competência da

Leia mais

VI - PAGAMENTO 6.1 - Este Título é de pagamento único, cabendo ao Subscritor o pagamento de uma única parcela na data indicada.

VI - PAGAMENTO 6.1 - Este Título é de pagamento único, cabendo ao Subscritor o pagamento de uma única parcela na data indicada. CONDIÇÕES GERAIS DO (PU 12 MESES versão 178) I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ Nº 03.558.096/0001-04 (PU 12 MESES versão 178) - MODALIDADE:

Leia mais