CURSO DE Farmácia. MANUAL DE ESTÁGIO Análises clínicas. Coordenador de estágio: Prof. Murilo Resende Andrade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE Farmácia. MANUAL DE ESTÁGIO Análises clínicas. Coordenador de estágio: Prof. Murilo Resende Andrade resendemurilobio@yahoo.com."

Transcrição

1 1 CURSO DE Farmácia MANUAL DE ESTÁGIO Análises clínicas Coordenador de estágio: Prof. Murilo Resende Andrade

2 2 Prezado Aluno, A Faculdade Pitágoras, através da Coordenação de Estágio, informa que os estagiários somente poderão iniciar as atividades de estágio, junto à concedente, com toda a documentação regularizada, sendo que os estágios iniciados sem a autorização e assinatura do FAP não serão reconhecidos. Documentação para efetivação do estágio -Carta de apresentação do aluno regularmente matriculado Convênio Celebrado e assinado pela CONCEDENTE de estágio e pela FAP Termo de Compromisso de Estágio Celebrado e assinado pelo ESTAGIÁRIO, pela CONCEDENTE e pela FAP. Plano de Estágio Elaborado e assinado pelo supervisor de estágio da CONCEDENTE, ESTAGIÁRIO e ORIENTADOR DE ESTAGIO DA FAP Em caso de dúvidas, favor solicitar à empresa que entre em contato com o coordenador de estágio da FAP. Atenciosamente, Coordenação de Estágio

3 3 Índice Apresentação O que é estágio? Regulamentação do estágio Participação da escola Orientação Ao Estagiário Como agir Relatório De Estágio Roteiro Para Elaboração do Relatório Organização de um relatório Orientação para elaboração do relatório parcial Orientação para elaboração do relatório final Considerações Finais ANEXOS: Modelo de Relatório Parcial Carta de Apresentação Escola Curso Declaração de Presença (modelo) Ficha de Avaliação do Estagiário Pela Empresa (modelo) Auto Avaliação Termo de convênio de Estágio (modelo) Termo de compromisso de Estágio (modelo)

4 4 APRESENTAÇÃO O Manual do Estagiário consiste numa proposta delineadora dos procedimentos e bases para execução de um estágio supervisionado satisfatório. O QUE É ESTÁGIO? É um treino prático de caráter curricular, social, cultural e de comportamento, que permite aplicar conhecimentos teóricos através da vivência em situações reais do exercício da futura profissão. Por isso mesmo, o estágio é uma situação transitória de aprendizagem, diferente de emprego. Os estágios são realizados em empresas públicas e privados, em parceria com a faculdade. REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO A atividade de estágio está regulamentada pela Lei /09/2008 Para todo estágio é assinado um Termo de Compromisso no qual estão estabelecidas as condições do estágio. Segundo a Lei de Estágio, todo estagiário deve estar incluído na cobertura de uma apólice de seguros contra acidentes pessoais (morte ou invalidez permanente). PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA A responsabilidade pela supervisão e pelo controle da qualidade do seu estágio é da faculdade em parceria com o campo de estágio Isso é feito por meio de análise dos relatórios elaborados pelos estagiários e validados pelo supervisor na empresa ou campo de estágio, tendo em vista as atividades desenvolvidas e descritas no plano de trabalho.

5 5 ORIENTAÇÕES AO ESTAGIÁRIO COMO AGIR Conheça os objetivos da empresa; Saiba a importância de seu trabalho em todo o processo produtivo; Não faça comparação com outras empresas; Conheça os superiores imediatos e colegas; cultive um bom relacionamento; Não destoe do ambiente de trabalho observe hábitos e roupas consideradas normais pela empresa, seja assíduo, pontual e organizado; Seja ético; Não se omita tire dúvidas e observe problemas que atrapalhem seu ; Desempenho (relatando-os ao supervisor do estágio); Tenha espírito participativo, receptivo e bom humor; Seja criativo. RELATÓRIO DE ESTÁGIO Uma das ferramentas importantes para o desenvolvimento do estagiário é a elaboração periódica de um relatório descrevendo as atividades realizadas, orientações recebidas, dificuldades encontradas, sugestões, críticas, observações e relato de adaptações feitas por conta própria. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO No relatório o estagiário deverá avaliar todo o seu trajeto, enumerar os acertos, potencialidades e pontos a serem reajustados para então, traçar o seu caminho de entrada efetiva no mercado de trabalho.

6 6 ORGANIZAÇÃO DE UM RELATÓRIO Tenha sempre consigo um caderno de anotações; Durante o desempenho das diversas funções anote as observações, sugestões e idéias importantes, seja objetivo; Dê mais ênfase ao trabalho realizado do que à simples observação e descrição; Não faça afirmativa sem comprovação; O relatório deverá ser redigido de maneira direta e objetiva, informando todas as atividades importantes realizadas durante o estágio. Trata-se de uma descrição do estágio envolvendo uma introdução, o local, atividades desenvolvidas, revisão de literatura técnico-científica de assuntos vivenciados no estágio e discussão dos mesmos, caso pertinentes enriquecendo o relatório e conclusões (resumo das principais atividades) e/ou sugestões. A redação deve seguir uma estética com boa estrutura e aparência geral, correta e clara: use parágrafos curtos, voz ativa, evite adjetivos, empregue a terminologia técnica adequada, apresente dados numéricos sempre que possível, no lugar das expressões muito, pouco, alguns. Não sobrecarregue o relatório com material desnecessário Durante o estágio supervisionado deverá ser entregue dois relatórios, sendo um parcial e um final. Cada um deles deverá ser digitado em fonte Arial, espaço 1,5 tamanho 12 impresso em folha A4 O relatório final deverá conter no mínimo 15 folhas constando de três vias, uma para o aluno, uma para a Empresa e outra para a Instituição de Ensino. As margens deverão obedecer aos seguintes critérios conforme ABNT: Superior - 2,5cm Esquerda - 3cm Inferior - 2,5cm Direita 2,5 cm Orientação para elaboração do relatório parcial Este relatório deverá ser entregue assim que o aluno completar 20 % das horas previstas no termo de compromisso Capa: com o título ( Relatório Parcial) e nome do curso com logomarca da faculdade e da empresa Folha de rosto deve conter os seguintes dados: Instituição de ensino Nome: Curso: Coordenador de estagio e orientado e Período: / / a / / Apresentação da empresa (nome, localização, porte, descrição de seu espaço físico e outros), incluindo um breve relato sobre sua principal atividade nome do supervisor do estágio na empresa com telefone; Descrição da adaptação do estagiário na empresa; Descrição das atividades realizadas pelo estagiário neste período; Descrição de como o estagiário está sendo monitorado; Informação sobre novos conhecimentos adquiridos, novos equipamentos, tecnologia ou métodos que por ventura possa ter conhecido no estágio;

7 7 Baseado nos relatos contidos nos itens anteriores deste relatório, fazer uma análise geral sobre todas as atividades desenvolvidas, destacando os pontos que podem ser melhorados; Assinatura do aluno na última folha do relatório. Roteiro para elaboração do Relatório Final: Este relatório deverá ser entregue assim que o aluno completar 100% da quantidade de horas prevista no termo de compromisso Capa: deve constar o título e nome do curso Folha de rosto, deve conter os seguintes dados: Instituição de ensino: Nome: Curso: Local de realização do estágio: (empresa, setor endereço) Supervisor: Período: / / a / / Sumário: é o índice do relatório. Relaciona os títulos e subtítulos Apresentação: Tratam em linhas gerais da descrição das atividades exercidas, citando as limitações ou problemas gerais relacionados com o programa de trabalho; Corpo do relatório: resumo das atividades desenvolvidas durante o estágio (métodos empregados, equipamentos e dispositivos utilizados, resultados obtidos, análise desses resultados, dificuldades encontradas e sugestões); Em que aspectos você avalia ter melhorado o seu desempenho desde o último relatório; Faça um paralelo entre as aulas desenvolvidas na faculdade e o estágio realizado; Sugestões: descreva sugestões que você daria para melhora aperfeiçoamento do curso; Conclusão: faça uma conclusão sobre seu estágio e o que você espera para o futuro dentro de sua profissão; Faça um trabalho técnico científico, sobre uma das áreas desenvolvidas durante o estágio. Sendo o tema principal de sua apresentação no seminário. Exemplo escolha uma área ou setor do estagio e faça um levantamento estatístico das normalidades e alterações pertinentes a um dos exames desse setor, associado ao tipo de patologia que poderá manifestar,seguindo como referência a formatação de um artigo científico - com introdução,objetivo,materiais e métodos,resultado discussão e conclusão e referências bibliográficas. Observações do supervisor (Empresa); Assinatura do estagiário; Assinatura do supervisor (Empresa); Carimbo de CNPJ da empresa contratante (obrigatório).

8 8 ANEXOS

9 9 Relatório Parcial ( Deve ser digitado ) 1. Período avaliativo: / / à / / Estagiário: Nome Endereço CPF OU CARTEIRA DE IDENTIDADE Telefone- fixo Telefone celular Instituição de ensino Curso: Ano de conclusão Início do estágio Término do estágio Horário de Estágio Nome da empresa Supervisor de Estágio Telefone Setor de Estágio Cargo E- mail O estágio foi feito na área de formação? ( ) Sim ( ) Não Descrição das atividades exercidas : Dificuldades Encontradas: Sugestões:

10 10 Desenvolvimento do estágio: Em qual nível o conhecimento recebido na escola tem auxiliado no desenvolvimento do estágio? Qual o conteúdo aprendido na escola que está auxiliando no desenvolvimento do estágio e qual o conteúdos que o estágio está implementando: Classifique seu desempenho conforme os seguintes parâmetros 1. Fraco 2. Regular 3. Bom 4. Ótimo ( )Assiduidade ( ) Dinamismo ( ) Pontualidade ( ) Precisão na realização dos trabalhos ( ) Iniciativa ( ) Integração com a equipe de trabalho ( ) Sigilo com relação as informações recebidas Em que aspecto você avalia ter melhorado seu desempenho:

11 11 Resultados alcançados em termos de complementação do ensino e da aprendizagem assinale SIM ou NÃO em cada item abaixo. O estágio tem me proporcionado experiências práticas, favorecendo minha formação profissional O estágio tem incentivado meus estudos e contribuído para uma melhor percepção das finalidades dos conteúdos curriculares, permitindo-me, inclusive melhor assimilação dos conhecimentos. O estágio tem me propiciado o desenvolvimento de uma atitude de trabalho sistemático e a consciência de produtividade. O estágio tem me permitido conhecer a filosofia, diretrizes, organização e funcionamento da empresa, propiciando-me experiências que serão úteis no exercício profissional. O estágio tem permitido perceber minhas reais possibilidades e limitações contribuindo para confirmar ou redimensionar minhas escolhas profissionais. O estágio tem me permitido aprimorar meu relacionamento humano, desenvolvendo minha percepção de funções, valores e motivos operacionais. SIM NÃO Observações do Supervisor no campo de estagio : Assinatura do estagiário Carimbo e assinatura da Empresa

12 12 Logomarca da Empresa( CAMPO DE ESTÁGIO) Declaração de Presença Nome da Empresa: Responsável/ Supervisor: Cargo: Venho por meio desta declarar a presença do estagiário nesta empresa exercendo atividades de (...) ligadas ao estágio curricular supervisionado. O estagiário integralizou horas de atividade exercidas no período de / / a / /. Como prova da verdade assino. Assinatura sob carimbo com registro no respectivo conselho. Data: / / Carimbo com CNPJ da Empresa

13 13 Ficha de Avaliação do estagiário no campo de estágio Período Termo: Turno: Data: Nome do Aluno: Nome da Instituição: Nome do Orientador: Setor: DATA DA AVALIAÇÃO ASPECTOS AVALIADOS (PONTUAÇÃO 1-10) AVALIAÇÃO 1. Qualidade do trabalho (considerar a qualidade do trabalho desenvolvido com relação ao que seria desejável) 2. Engenhosidade e espírito inquisitivo (capacidade de sugerir e executar inovações úteis, curiosidade científica e disposição para aprender) 3. Cumprimento das tarefas (padrão de qualidade das tarefas executadas e cumprimento do prazo estabelecido) 4. Iniciativa (realização das atividades sem influência externa) 5. Conhecimento (capacidade técnica no desenvolvimento das atividades) 6. Assiduidade (avaliar a quantidade de faltas durante o estágio) 7. Pontualidade (cumprimento do horário estabelecido) 8. Sociabilidade (facilidade de integração com a equipe no ambiente de estágio) 9. Cooperação (disposição para atender prontamente as atividades solicitadas 10. Disciplina e responsabilidade (observância às normas e zelo pelo patrimônio da empresa) 11. Interesse (comprometimento com as tarefas propostas) MÉDIA DA AVALIAÇÃO ASSINATURA E CARIMBO DO SUPERVISOR OBSERVAÇÕES: Assinatura do Orientador do estágio:

14 14 Auto Avaliação do Aluno Nome: - Curso: Data: / / Classifique seu desempenho conforme os seguintes parâmetros: 1- SIM 2- Não 3- Ás Vezes Contribui, oferecendo à equipe idéias e sugestões. ( ) Programei, executei e entreguei os trabalhos dentro do prazo ( ) Participei do planejamento dos trabalhos ( ) Compareci com pontualidade e iniciativa ao serviço e participei ( ) De todas as atividades programadas ( ) Demostrei capacidade, iniciativa e objetividade na execução dos trabalhos ( ) Trabalhei com método, organização e senso de responsabilidade ( ) Recorri à leitura específica para solução de problemas ( ) Busquei os conhecimentos gerais técnicos adquiridos no meio acadêmico ( ( ) ) Disponibilizei-me a fazer tarefas diversas ( ) Com base na reflexão anterior, atribua de 0 a 5 pontos, o seu desempenho no estágio. Nota Assinatura do aluno

15 15 FOLHA DE FREQUENCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Período: Termo: Turno: Nome do Aluno: Nome da Instituição: Nome do Supervisor: Setor: DATA ENTRADA HORÁRIO SAÍDA C.H. ASSINATURA DO ALUNO Carga horária total Assinatura do Supervisor do estágio:

16 16 MODELO CARTA DE APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO Prezado(a) Farmacêutico(a), A coordenação do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras agradece a sua preciosa colaboração na supervisão das atividades de estágio do aluno, matrícula, dada a importância da prática profissional na complementação da formação do graduando em Farmácia. Atenciosamente, Betim, ---- de de

17 17 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO PITÁGORAS SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOCIEDADE LTDA. CNPJ: / Inscrição Estadual isenta - Inscrição Municipal: /001-1 Endereço de Correspondência: Av. Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG. EMPRESA CONCEDENTE RAZÃO SOCIAL: ENDEREÇO: CIDADE: CNPJ: RESPONSÁVEL LEGAL: BAIRRO: CEP: TELEFONE: ALUNO NOME: ENDEREÇO: CIDADE: CPF: CURSO: FARMÁCIA RG: BAIRRO: CEP: TELEFONE: PERÍODO: ATIVIDADES Como proposta da disciplina Estágio Supervisionado em Análises Clínicas, estabelecida no Guia de Estágio, através da sua ementa, o aluno deverá desenvolver atividade prática supervisionada que possibilite a sua vivência no laboratório de Análises Clínicas, em todas as suas etapas, ou seja, pré-analítica, analítica e pós-analítica. Em relação à fase pré-analítica, devem ser vivenciados os procedimentos de preparo do paciente, coleta, acondicionamento e transporte do material biológico. O estudante deverá entender o processo de entrada, separação e direcionamento do material biológico, de acordo com as particularidades de cada setor analítico. Participar do processo de análise nos setores de Bioquímica Clínica e Hormônios, Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Urinálise e Microbiologia. Acompanhar os critérios e os procedimentos de liberação de resultados e os demais serviços desempenhados na fase pós-analítica. Quando possível, conhecer, acompanhar e participar dos programas de Sistema de Gestão da Qualidade, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Plano de

18 18 Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde e demais atividades administrativogerenciais a serem desenvolvidas pelos profissionais Farmacêuticos, no âmbito das Análises Clínicas sendo que estas atividades deverão constar no plano de trabalho ou plano de estágio. Pelo presente Termo de Compromisso de Estágio, as partes acima qualificadas, de comum acordo, resolvem prestar cooperação mútua para a concessão de estágio obrigatório e/ou não obrigatório ao aluno acima identificado e nas dependências da empresa, conforme as cláusulas e condições abaixo descritas. 1. O aluno deverá cumprir a programação estabelecida, atender às normas internas da Empresa, elaborar e entregar relatórios sobre suas atividades, quando solicitado, bem como exercer demais atividades compatíveis com sua condição de estagiário, visando ao aprimoramento e crescimento profissional e pessoal. SÃO OBRIGAÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, EM RELAÇÃO AOS ESTÁGIOS DE SEUS EDUCANDOS: 2. Indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário 3. Exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a 6 (seis) meses, de relatório das atividades 4. Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local, em caso de descumprimento de suas normas 5. Comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas. 6. Contratar, em favor do estagiário, seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, em nome da seguradora Apólice número, conforme estabelecido no Termo de Compromisso. SÃO OBRIGAÇÕES DA EMPRESA CONCEDENTE: 7. A Empresa Concedente deverá proporcionar ao aluno condições adequadas de treinamento prático e profissional, aperfeiçoamento técnico-cultural e relacionamento humano, bem como cumprir com o estabelecido neste Termo de Compromisso de Estágio, bem como formalizar a Instituição pedido de cancelamento do Termo de Compromisso. 8. A Empresa Concedente indica o(s) funcionário(s) de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente.

19 19 DISPOSIÇÕES GERAIS 9. O horário de estágio do aluno compreenderá das às horas, de segunda a sexta-feira, perfazendo uma carga horária de horas semanais. A jornada deverá ser compatível com o horário escolar do estudante. 10. O presente Termo de Compromisso de Estágio é celebrado para vigorar pelo prazo de / / com término previsto para / /, totalizando uma carga horária de horas. Poderá, porém, ser denunciado por quaisquer das partes, a qualquer tempo, inclusive pelo aluno beneficiário, sem que a parte denunciante e/ou denunciada tenha de pagar multa e/ou indenização à parte contrária, mediante Aviso Prévio de 05 (cinco) dias úteis. 11. Ficam as partes cientificadas de que o presente Termo de Compromisso de Estágio não implica em vínculo de natureza trabalhista entre o aluno e a Empresa Concedente. 12. O presente Termo de Compromisso de Estágio se rescindirá de pleno direito caso o aluno abandone o curso e/ou tranque matrícula na Instituição, bem como se encerrará quando o aluno se graduar. 13. As partes elegem o Foro da Comarca de Belo Horizonte para dirimir quaisquer questões que envolvam o presente instrumento, renunciando qualquer outro por mais privilegiado que seja. 14. E, por estarem justos e acordados, as partes assinam o presente em 3 (três) vias de igual teor e como parte interveniente, a Instituição de Ensino acima qualificada, nos termos do Art. 7º da LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE Betim, de 20. (NOME DA EMPRESA CONCEDENTE) Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade LTDA. TESTEMUNHAS: 1- INSTITUIÇÃO (Carimbo e assinatura) 2- EMPRESA (Carimbo e assinatura)

20 20 CONVÊNIO DE ESTÁGIO CONVÊNIO DE ESTÁGIO que, entre si, celebram a doravante denominada CONCEDENTE situada na, neste ato por seu representante legal, e a Instituição de Ensino Superior Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade Ltda., inscrita no CNPJ sob o nº / , com sede na Avenida Juscelino Kubstcheck, 229 Centro Betim -MG, neste ato representada por quem de direito, doravante denominada PROPONENTE, em conformidade com a Lei nº /2008, e as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA A CONCEDENTE, a seu critério, poderá conceder estágio a estudantes regularmente matriculados nos cursos da Faculdade Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade LTDA. CLÁUSULA SEGUNDA O Estágio aqui tratado deverá proporcionar ao estagiário complementação profissional, social e cultural, sempre em conformidade com os Currículos, Programas e calendários Escolares, devidamente acompanhados pela Supervisão da Faculdade Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade LTDA. CLÁUSULA TERCEIRA Os estagiários serão escolhidos a partir de critérios estabelecidos pela CONCEDENTE. CLÁUSULA QUARTA Os estagiários não terão qualquer vínculo empregatício com a CONCEDENTE, conforme determina o Artigo 3º da Lei nº /2008. CLÁUSULA QUINTA A CONCEDENTE assume a obrigação de fazer, em favor dos estagiários, Seguro de Vida e Acidentes Pessoais que tenham como causa direta, dentre outros, o desempenho das atividades decorrentes do estágio. CLÁUSULA SEXTA A jornada de atividades dos estagiários será estabelecida pela CONCEDENTE, sem prejuízo das atividades escolares, não podendo ultrapassar o limite de 30 horas semanais. CLÁUSULA SÉTIMA A duração do estágio será estabelecida pela CONCEDENTE e aprovada pela Faculdade Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade LTDA, limitada a permanência do estagiário junto à CONCEDENTE por no máximo 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. PARÁGRAFO ÚNICO: Fica assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

21 21 CLÁUSULA OITAVA Será celebrado o Termo de Compromisso entre o educando, a parte CONCEDENTE e a INSTITUIÇÃO DE ENSINO, de acordo com o inciso II, do Art. 3º, da Lei /08, onde serão estabelecidas as condições do estágio entre a CONCEDENTE e o estagiário. CLÁUSULA NONA Este convênio não representará ônus pecuniário para as partes envolvidas, ressalvados o pagamento pela CONCEDENTE de bolsa de complementação de estudo ao estagiário, quando estabelecido entre as partes, e o cumprimento da obrigação prevista na Cláusula Quinta do presente instrumento. CLÁUSULA DÉCIMA O presente convênio vigorará por 5 (cinco) anos a partir de sua assinatura, podendo ser rescindido desde que quaisquer das partes convenentes notifiquem à outra com antecedência mínima de trinta dias. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA Fica eleito o foro da cidade de Betim, Estado de Minas Gerais, para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste convênio. E, por estarem de pleno acordo, foi o presente instrumento, assinado pelas partes, em duas vias de igual teor, para que produza todos os efeitos legais., de de 20 (NOME DA EMPRESA CONCEDENTE) Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade LTDA. TESTEMUNHAS: 1- INSTITUIÇÃO (Carimbo e assinatura) 2- EMPRESA (Carimbo e assinatura)

22 22 Plano de trabalho Estágio supervisionado Coordenador de estágio: Prof. Murilo Resende de Andrade AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

23 23 ESTÁGIO SUPERVISIONADO PLANO DE TRABALHO Instituição de Ensino Faculdade Pitágoras Betim Nome do Estudante: Curso: Farmácia Campo de Estágio: Supervisor de estágio no campo de estágio :Análises Clinicas Contato: Orientador de estágio em análises Clínicas na Faculdade: Prof. Murilo Resende De Andrade - Contato: Tel resendemurilobio@yahoo.com.br Coordenadora do curso de Farmácia. Prof. Cristina Amaral Calixto Início e término de Estágio: / / a / /. Duração: 06 Horas diárias,30 horas semanais, e o mínimo obrigatório de 200 horas para integralização do estágio supervisionado curricular. 1- ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Os estudantes serão orientados a executar o estágio em áreas compatíveis com sua formação acadêmica, em instituições governamentais, não governamentais, onde executará, sob a supervisão de um profissional habilitado, um plano de atividades, compatíveis com as características individuais de cada empresa ou instituição. Estágio Supervisionado em Análises Clínicas, estabelecida no Guia de Estágio, através da sua ementa, o aluno deverá desenvolver atividade prática supervisionada que possibilite a sua vivência no laboratório de Análises Clínicas, em todas as suas etapas, ou seja, pré-analítica, analítica e pós-analítica. Em relação à fase pré-analítica, devem ser vivenciados os procedimentos de preparo do paciente, coleta, acondicionamento e transporte do material biológico. O estudante deverá entender o processo de entrada, separação e direcionamento do material biológico, de acordo com as particularidades de cada setor analítico. Participar do processo de análise nos setores de Bioquímica Clínica e Hormônios, Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Urinálise e Microbiologia. Acompanhar os critérios e os procedimentos de liberação de resultados e os demais serviços desempenhados na fase pós-analítica. Quando possível, conhecer, acompanhar e participar dos programas de Sistema de Gestão da Qualidade, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde e demais atividades administrativo-gerenciais a serem desenvolvidas pelos profissionais Farmacêuticos, no âmbito das Análises Clínicas sendo que estas atividades deverão constar no plano de trabalho ou plano de estágio. AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

24 24 2- OBJETIVOS PRETENDIDOS COM O ESTÁGIO Aprofundar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso; Vivenciar o fluxo de funcionamento da instituição Desenvolver e contribuir para um bom relacionamento interpessoal no trabalho; Exercitar habilidades e favorecer processos de comunicação; Desenvolver e aprimorar o espírito crítico profissional; Contribuir, de todas as formas possíveis, para o crescimento da empresa; Atuar de forma efetiva com espírito empreendedor. 3-JUSTIFICATIVAS A participação do estagiário no funcionamento da empresa, são essenciais para complementar os conhecimentos adquiridos no curso, bem como facilitar sua inserção no mercado de trabalho, tendo em vista a exigência de experiência comprovada geralmente imposta pelas empresas para admissão pessoal. 4- METAS A SEREM ATINGIDAS Vivenciar atividades, propostas pelo capacitação para o exercício profissional. plano de estágio, complementando sua 5- METODOLOGIAS A realização do estágio deverá compreender as seguintes etapas: Participação do momento de apresentação da empresa ou instituição; Atividades de integração com os funcionários da empresa ou instituição: Visita às diversas áreas produtivas da empresas ou instituição: Leitura de documentos relativos às normas e atividades dos diversos setores da instituição: Realização de atividades específicas em uma ou mais áreas de atuação dentre as citadas no item 1(atividades a serem desenvolvidas); Desenvolvimento, quando possível, de um projeto de interesse da área de atuação: Elaboração de relatórios técnico-científicos, parcial e final, sobre as atividades desenvolvidas no estágio, para análise da coordenação de estágio conforme manual de estágio; Preparação de seminário a ser apresentado no final do curso para a coordenação de estágio e equipe técnica AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

25 25 6- FORMA DE ORIENTAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO As atividades serão acompanhadas, no campo de estágio, por um supervisor e na faculdade pela coordenação de estágio. O estagiário deverá elaborar relatórios técnicos que serão assinados pelo orientador e avaliados pela coordenação de estágio. Ao final do estágio o aluno participará de um seminário público discorrendo sobre atividades desenvolvidas durante o estágio. A essa apresentação serão atribuídos conceitos. O supervisor, no campo de estágio, também avaliará o desempenho de estagiário pelo preenchimento de uma ficha de avaliação, levando em conta os conhecimentos demonstrados, o cumprimento das atividades programadas, a qualidade do trabalho executado, a disposição para aprender e a atender as solicitações, a capacidade de sugerir, projetar ou executar inovações, a assiduidade e pontualidade, a disciplina quanto às normas internas da empresa o zelo pelos bens da empresa e a facilidade de contato e integração no trabalho. Todo o processo avaliativo será conceitual. 7- CRONOGRAMA O cronograma das atividades ficará a cargo do supervisor, no campo de estágio, considerando as peculiaridades de cada área de atuação e obedecendo as etapas mínimas sugeridas no item 5, relativo à Metodologia e Etapas. Betim, de de. Estagiário Orientador de Estágio Faculdade Supervisor de Estágio empresa AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

26 26 Estágio Curricular Supervisionado Modelo de Relatório Cristina Calixto Coordenador do Curso de Farmácia Murilo Resende de Andrade Coordenador Estágio do Curso de Farmácia Orientador de estágio FAP Supervisor estágio na empresa AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

27 27 FACULDADE PITAGORAS - BETIM Curso de Farmacia NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO APRESENTAÇÃO CAPA: Deve ser feita conforme modelo em anexo. Não esquecer que o relatório deverá ser encadernado. FOLHA-DE-ROSTO: Deve conter o nome do aluno, área do estágio, local com endereço, período, carga horária realizada, nome do Supervisor, nome do Orientador, local e a data da elaboração do Relatório (exemplo em anexo). ÍNDICE: O índice deve dar condições de localizar os assuntos que fazem parte do Relatório, como títulos, subtítulos, etc., através do número da página onde se encontram. LISTAS DE TABELAS E FIGURAS: Deverá conter o título esclarecedor do assunto com a respectiva paginação. As tabelas e figuras deverão ser escritas em inicial maiúsculas normal, tanto nas tabelas e figuras como no texto, seguindo a numeração com algarismos arábicos. Ex.: Tabela 1; Tabela 2; Figura 1; Figura 2, etc. TÓPICOS: Os tópicos, a seguir, constituirão os capítulos do Relatório. Estes deverão encabeçar a página e receber numeração correspondente (Exemplo: 1. INTRODUÇÃO; 2. DESCRIÇÃO DO LOCAL; 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, etc.). Os títulos devem ser escritos em letras maiúsculas e os subtítulos apenas a letra inicial maiúscula. Em nenhum caso, sublinhar ou usar ponto final. A paginação do Relatório deve ser feita em números arábicos na borda superior direita da folha, a partir da INTRODUÇÃO. AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

28 28 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo, o aluno deve posicionar a área objeto do estágio no âmbito, a importância da realização do estágio, suas perspectivas em relação a profissão, e outros assuntos pertinentes ao estágio como instrumentos legais correspondentes ao ramo de atividade do estágio. 2. DESCRIÇÃO DO LOCAL/ ADMINISTRATIVO 2.1 A descrição deve, abranger o local, instalações, equipamentos, laboratórios, fazer uma planta ( não precisa especificar medidas) etc. 2.2 Organograma e fluxograma 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O relatório das práticas que constituíram o estágio, deverá ser feito de forma clara. Poderão ser utilizadas tabelas, gráficos, etc. Em qualquer situação, é recomendável que se faça uma análise pessoal das atividades desenvolvidas, baseada nos conhecimentos do estagiário e/ou revisão de literatura. Faça um trabalho técnico científico, sobre uma das áreas desenvolvidas durante o estágio. Sendo o tema principal de sua apresentação no seminário. Exemplo escolha uma área ou setor do estagio e faça um levantamento estatístico das normalidades e alterações pertinentes a um dos exames desse setor, associado ao tipo de patologia que poderá manifestar, seguindo como referência a formatação de um artigo científico - com introdução, objetivo, materiais e métodos, resultado discussão e conclusão e referências bibliográficas. 4. CONCLUSÕES E/OU SUGESTÕES A apresentação de conclusões sobre o estágio deverá ser o mais sincera possível, podendo ter sugestões, que poderão ser utilizadas como alternativas para possibilitar capacitação para o exercício de uma efetiva prestação de assistência farmacêutica e proporcionar oportunidade de retro-alimentação aos docentes, buscando atualização dos conteúdos programáticos do Curso. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Os autores e as obras citadas devem aparecer por ordem alfabética do sobrenome, no capítulo REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, de acordo com as normas da ABNT. 6. ANEXOS Os anexos não pertencem propriamente ao Relatório, mas podem servir como subsídios para esclarecimento eventual. AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

29 29 EXEMPLO DE CAPA Faculdade Pitágoras - Betim Curso de Farmácia Relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em análises clínicas Nome completo Betim / MG - Brasil mês/ano AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

30 30 EXEMPLO DA FOLHA DE ROSTO Faculdade Pitágoras - Betim Curso de Farmácia NOME:... ÁREA DO ESTÁGIO: bioquímica, microbiologia, parasitologia, coleta de material etc. LOCAL:... em.../mg PERÍODO:.../.../ à.../.../ CARGA HORÁRIA:... horas ( total de horas) RESPONSÁVEL TÉCNICO :... REGISTRO NO CONSELHO SOB Nº... PROFESSOR ORIENTADOR RESENDE DE ANDRADE. RESPONSÁVEL PELOS ESTÁGIOS NA FAP PROF. MSC. MURILO Betim / MG - Brasil Mês /ano AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

31 31 EXEMPLO DE ÍNDICE ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DO LOCAL ATIVIDADES DESENVOLVIDAS CONCLUSÕES E/OU SUGESTÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS... 7.TRABALHO TÉCNICO CIENTÍFICO... AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

32 32 EXEMPLO DAS ÚLTIMAS PÁGINAS DECLARAÇÃO AVALIAÇÃO DA EMPRESA AUTO AVALIAÇÃO LISTA DE PRESENÇA Aluno : Estágio em:... Parecer da Comissão: Aprovado ( ) Reprovado ( ) Nota: Observação: AV.Juscelino Kubitscheck, nº 229, Bairro Centro, CEP Betim, MG.

CURSO DE Farmácia MANUAL DE ESTÁGIO Assistência farmacêutica

CURSO DE Farmácia MANUAL DE ESTÁGIO Assistência farmacêutica 1 CURSO DE Farmácia MANUAL DE ESTÁGIO Assistência farmacêutica Orientador de estágio: Prof. Lidiane Andrade Vieira lidianefarma@yahoo.com.br Coordenador de estágio Prof. Murilo Resende De Andrade resendemurilobio@yahoo.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CONCEDENTE: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, organização filantrópica inscrita no CNPJ sob o nº 17.209.891/0001-93, situada na Avenida Francisco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE COMPROMISSO Termo de Compromisso que entre si celebram e o(a) (Pessoa Jurídica)... e o(a) estudante... com a interveniência da Universidade

Leia mais

As partes acima qualificadas celebram entre si o presente convênio de estágio para estudantes, mediante as seguintes condições:

As partes acima qualificadas celebram entre si o presente convênio de estágio para estudantes, mediante as seguintes condições: CONVÊNIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO PROFISSIONAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, COM A LEI Nº 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 LEI DE DIRETRIZES

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO Apresentação...03 Regulamentação de estágio Estágio...04 Matrícula de estágio...05 Carga Horária e prazo para conclusão...05

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O presente Regulamento estabelece as políticas

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO-LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO-LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO-LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS O presente termo de Compromisso é firmado entre a Coordenação do Curso de Letras das FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS, a UNIDADE CONCEDENTE

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Manual ora apresentado visa orientar os alunos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO

Leia mais

Colegiado do Curso de Graduação em Administração

Colegiado do Curso de Graduação em Administração Colegiado do Curso de Graduação em Administração Resolução nº 03/2012 de 08 de novembro de 2012 Fundamentada na LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Regulamenta os procedimentos de Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os estágios curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 186/2001-CAD/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 186/2001-CAD/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 186/2001-CAD/UNICENTRO Celebra Termo de Convênio firmado entre a UNICENTRO e a COPACOL. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO: Faço saber que o Conselho de Administração,

Leia mais

TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO ( IES x ENTIDADE CONCEDENTE)

TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO ( IES x ENTIDADE CONCEDENTE) TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO ( IES x ENTIDADE CONCEDENTE) PARTES ESSENCIAIS: I- QUALIFICAÇÃO DAS PARTE; II- INFORMAÇÕES RELEVANTES; III- CLÁUSULAS; IV- ASSINATURAS: das partes através de seus representantes

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

ANEXO III DA PORTARIA Nº 0946, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE COMPROMISSO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

ANEXO III DA PORTARIA Nº 0946, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE COMPROMISSO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ANEXO III DA PORTARIA Nº 0946, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE COMPROMISSO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Pelo presente instrumento, de um lado, (NOME DA CONCEDENTE), inscrita no (TIPO E NÚMERO DO DOCUMENTO),

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SERTÃOZINHO

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SERTÃOZINHO CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE QUE ENTRE SI CELEBRAM.E O CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA, POR INTERMÉDIO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SERTÃOZINHO. Pelo presente

Leia mais

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS VOTO CONSU 2009-02 de 23/04/2009 2011-03 de 24/03/2011 2012-19 de 14/06/2012 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios

Leia mais

CONVÊNIO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

CONVÊNIO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CONVÊNIO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIÃO SOCIAL CAMILIANA - CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO - ESPIRITO SANTO E, VISANDO A CONCESSÃO DE CAMPO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES (11.788, DE 25/09/2008) Definição Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo

Leia mais

Faculdade Decisão Faculdade Decisão FADEC - CNPJ. 82.103.292/0001-52 Credenciada Pela Portaria MEC Nº 1029/2000 DOU: 21.07.2000

Faculdade Decisão Faculdade Decisão FADEC - CNPJ. 82.103.292/0001-52 Credenciada Pela Portaria MEC Nº 1029/2000 DOU: 21.07.2000 TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO CURRICULAR FADEC/EMPRESA TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO CURRICULAR QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO A FACULDADE DECISÃO E DE OUTRO LADO, A EMPRESA, VISANDO À REALIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Art.1º. O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Administração da FASIP que visa a proporcionar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID) CRONOGRAMA ENTREGA DE DOCUMENTOS Ficha de Estágio Termo de compromisso Controle de frequência Plano de trabalho Relatório final Seminário do Relatório final Avaliação e autoavaliação DATA PREVISTA Antes

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO KIT ALUNO ESTÁGIO PASSO A PASSO

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO KIT ALUNO ESTÁGIO PASSO A PASSO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO KIT ALUNO ESTÁGIO PASSO A PASSO Maceió/2014 1º PASSO: PREENCHIMENTO DO CADASTRO DO ALUNO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS CADASTRO DO ALUNO Curso: Período que Cursa: Matrícula: Nome Completo:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 88/2009

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 88/2009 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 88/2009 O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado na 80ª. Reunião Ordinária do CONSEPE, realizada

Leia mais

CONTRATO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

CONTRATO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR CONTRATO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR Pelo presente instrumento particular e na melhor forma de direito, de um lado,, com sede a, nº, na cidade de Pelotas, inscrita no CNPJ sob o nº, doravante

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais

APEC - Associação Piauiense de Educação e Cultura CESVALE Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba TERMO DE CONVÊNIO

APEC - Associação Piauiense de Educação e Cultura CESVALE Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba TERMO DE CONVÊNIO TERMO DE CONVÊNIO TERMO DE CONVÊNIO que celebram entre si, de um lado a Empresa doravante denominada UNIDADE CONCENDENTE e do outro lado, o CENTRO DE ENSINO SUPERIOR VALE DO PARNAIBA CESVALE, visando a

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA BACHARELADO COM ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS (OPCIONAL)

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA BACHARELADO COM ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS (OPCIONAL) APÊNDICE IV - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O Relatório de Estágio deverá ser confeccionado conforme descrição deste modelo e entregue impresso e em três vias à Comissão de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO E LICENCIATURA)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO E LICENCIATURA) 1 REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO E LICENCIATURA) Resolução nº 015/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) Capítulo

Leia mais

Escola SENAI Anchieta

Escola SENAI Anchieta REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO Versão 02 1. Do estágio O diploma de técnico só será conferido ao aluno que realizar, no país, a complementação curricular obrigatória, na forma de estágio supervisionado prevista

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O estágio

Leia mais

Devem constar do Termo de Compromisso, dentre outras disposições: - qualificação da empresa concedente, do estagiário e da instituição de ensino;

Devem constar do Termo de Compromisso, dentre outras disposições: - qualificação da empresa concedente, do estagiário e da instituição de ensino; ESTÁGIO O Estágio de Estudantes é regido pela Lei nº 6.494, de 07/12/1977, regulamentada pelo Decreto nº 87.497, de 18/08/1982, com posteriores alterações do Decreto nº 89.467/84. Define-se como estagiários,

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório do Bacharelado em Ciências Biológicas 1 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Leia mais

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 12/2010 Aprova o Regulamento das Atividades de Estágio do Curso de Engenharia de Produção da FSSS e dá outras Providências. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-

Leia mais

Regulamento Interno. de Estágios

Regulamento Interno. de Estágios Regulamento Interno de Estágios Índice Apresentação... 3 Capítulo 1 Caracterização e objetivo do estágio... 3 Capítulo 2 - Oferta de vagas de estágio... 4 Capítulo 3 - Duração do estágio... 5 Capítulo

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 Normas para o Estágio 1) Considerando a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, que trata de Estágios de Estudantes; 2) Considerando a não existência de resolução geral que normatize

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ARACRUZ 201 1. APRESENTAÇÃO A coordenação do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA Das

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º- O presente Regulamento destina-se a fixar diretrizes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 064/2011 CEPE ANEXO ÚNICO NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RESOLUÇÃO Nº 064/2011 CEPE ANEXO ÚNICO NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO RESOLUÇÃO Nº 064/2011 CEPE ANEXO ÚNICO NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Art. 1º O Estágio Curricular Obrigatório é ato educativo supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio Departamento de Estágios FACCAMP Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO. Solicitar na Secretaria Geral da FACCAMP declaração de autorização para

Leia mais

CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO Nº / EM FORMA DE BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008

CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO Nº / EM FORMA DE BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO Nº / EM FORMA DE BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Pelo presente instrumento, de um lado o (a) situado (a) à

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Coordenador: Prof. M.Sc. André Weizmann União da Vitória/PR 2012 1 O Estágio no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação das Faculdades Integradas

Leia mais

PROTOCOLO DE ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL

PROTOCOLO DE ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO (informar I ou II) SEMESTRE LETIVO: (informar 1º ou 2º semestre de 20 ) PROTOCOLO DE ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL DADOS GERAIS ALUNO: RA: COORDENADOR DE ESTÁGIO: Prof.

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ 2013 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo, possui a exigência

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

1. Normas para Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Gastronomia

1. Normas para Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Gastronomia 1. Normas para Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Gastronomia Apresentação: o O estágio constitui a oportunidade de complementar a formação profissional do estudante, colocando-o frente a situações

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE QUÍMICA NORMAS DE FUNCIONAMENTO 1. Identificação da atividade acadêmica Caracterização: Atividades acadêmicas curricular optativa, do tipo estágio, conforme Arts. 2 0 e

Leia mais

FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Manual do Estágio Supervisionado

FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Manual do Estágio Supervisionado FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual do Estágio Supervisionado Santa Rita do Sapucaí-MG Janeiro/2011 Sumário 1. Introdução 3 2. O que é

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GRADE CURRICULAR 2008-2010 RIO CLARO 2010 1 REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I Da Origem, Finalidades e das Modalidades Art. 1º -

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR ANEXO C UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fone: (31) 3899-2526. E-mail: cobio@ufv.br NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CESUBE

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CESUBE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CESUBE Considerando o significado e a importância do Estágio como parte fundamental da formação profissional, define-se

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA.

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO São Paulo 2010 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º - O Estágio

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 214 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 214 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 214 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

Normas Estágio Supervisionado (I e II) Curso de Graduação Bacharelado em Ciências Ambientais

Normas Estágio Supervisionado (I e II) Curso de Graduação Bacharelado em Ciências Ambientais Normas Estágio Supervisionado (I e II) Curso de Graduação Bacharelado em Ciências Ambientais Os estágios supervisionados constam de atividade de prát pr -profissional, exercidas em situações reais de trabalho,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES Das

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Câmara Municipal de Pinheiral

Câmara Municipal de Pinheiral LEI Nº 282, DE 25 DE MARÇO DE 2004. Dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para celebrar convênio com a UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF. Faço saber que -RJ, aprova e eu sanciono a seguinte Lei:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA Convênio n 07/2014/MPGO CONVÊNIO CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS E O CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE BRASÍLIA UNICEUB, POR INTERMÉDIO DA, VISANDO A CONCESSÃO DE ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo mantém

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado NEP Manual de Estágio Supervisionado Sumário Apresentação.................................................................... 3 Considerações Iniciais............................................................

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais