Comportamento do mercado de trabalho formal em Montes Claros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comportamento do mercado de trabalho formal em Montes Claros"

Transcrição

1 0 Comportamento do mercado de trabalho formal em Montes Claros Montes Claros (MG) Janeiro de 2018

2 1 Faculdades Santo Agostinho (FASA) Faculdade de Direito Santo Agostinho (FADISA) Observatório do Acesso ao Trabalho e Justiça (OATJUS) Prof. Dr. Antonio Augusto Moura Diretor-Geral Faculdades Santo Agostinho Profª Tilde Miranda Sarmento Coordenadora de Ensino Rahyan de Carvalho Alves Coordenador de Extensão Profª Drª Emanuelle Ferreira Melo de Pinho Coordenadora de Pesquisa Prof. Dr. Rafael Soares Duarte de Moura Coordenador do Curso de Direito Profª Cyntia Mirella Cangussu Fernandes Salles Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Profª Ma.Tatiana de Souza Araújo Antunes Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Prof. Dr. Gilson Cássio de Oliveira Santos Coordenador do Observatório do Acesso ao Trabalho e a Justiça (OATJUS) Yara Emanuele Gomes Ribeiro Membro (OATJUS) Pedro Henrique Monteiro de Brito Membro (OATJUS) Antônio Luiz Fagundes Meireles Júnior Membro (OATJUS) Pedro Henrique de Jesus Santos Membro (OATJUS)

3 2 Comportamento do mercado de trabalho formal em Montes Claros Gilson Cássio de Oliveira Santos 1 Introdução O presente estudo tem como principal objetivo observar os fluxos do mercado de trabalho formal em Montes Claros (MG) no curso do ano Tentou-se atender a tal objetivo com a observação da variação contratual através da comparação entre os números de admitidos e demitidos a cada mês. Para tanto, foram avaliados os dados fornecidos pelo Castro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. Os dados foram monitorados em relação ao saldo de trabalhadores a cada mês, estratificando-se por Grande Setor de Atividade Econômica, sexo do trabalhador, idade, salário, escolaridade, renda e tempo de duração do contrato. Tais informações foram apresentadas a partir da utilização de estatística descritiva, com a instrumentalização de distribuição de frequência e médias aritméticas. As análises postas aqui levaram a constatação da diminuição do estoque de trabalhadores formais pelo terceiro ano consecutivo em Montes Claros, embora seja também evidente a redução no déficit no mercado de trabalho local a cada ano, na mesma série histórica, como será explicitado a seguir. Resultados e discussões Segundo informações do Ministério do Trabalho, na comparação entre o número de trabalhadores admitidos e desligados, registrou-se déficit na 1 Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sociólogo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor das Faculdades Santo Agostinho (FASA) e coordenador do Observatório do Acesso ao Trabalho e a Justiça (OATJUS/FASA).

4 3 contratação formal em Montes Claros por três anos consecutivos. Em 2017 verificou-se uma redução de 233 vagas formais, contudo, o período mencionado aponta diminuição do déficit do mercado de trabalho local, já que em 2015 foram fechadas 296 vagas e em 2016 ocorreu uma perda de 270 trabalhadores formais. Gráfico 1 Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos em Montes Claros (MG) 2015, 2016 e 2017 Fonte: CAGED O setor da construção civil liderou as perdas de trabalhadores no ano Nesse setor ocorreu uma diminuição de 603 vagas de trabalho, a indústria perdeu 244 e a agropecuária evidenciou 10 a menos. De outra forma, os setores do comércio e de serviços destacaram-se com saldo positivo de trabalhadores, evitando que a perda no mercado de trabalho formal em Montes fosse ainda maior. O setor de serviços liderou em número de contratações, apresentando um superávit de 564 postos de trabalho e o comércio expandiu o número de trabalhadores com 60 vagas. Março foi o mês de maiores perdas, denotando uma redução de 488 trabalhadores, ficando dezembro em segundo lugar com 233 vagas de trabalho a menos no cômputo anual. Tanto no mês de março quanto em dezembro, apenas o setor da agropecuária apontou saldo positivo. De outro modo, abril e janeiro evidenciaram as maiores elevações na variação entre os contratados e os demitidos, tendo aumentado 529 postos formais de trabalho em abril e 494 no mês de janeiro.

5 4 Gráfico 2 - Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos em Montes Claros (MG) 2017 As profissões que tiveram maior número de contratos efetivados foram: operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista, servente de obras, auxiliar de escritório, faxineiro, assistente administrativo, operador de caixa e pedreiro. E as que registraram mais demissões foram: operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista, servente de obras, auxiliar de escritório em geral, pedreiro, faxineiro, assistente administrativo, operador de caixa, atendente de lanchonete e recepcionista em geral. Tabela 1 Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos segundo Grande-setor de atividade econômica em Montes Claros (MG) 2017 Setores Jan fev mar abr mai jun jul Ago set out nov dez Ano Industria Construção Civil Comércio Serviços Agropecuária Total Deve-se ressaltar que essas profissões denotam grande rotatividade. Elas estão entre as que mais se contratam e as que mais se demitem, contudo,

6 5 as profissões que apresentaram saldos mais elevados no comparativo entre admitidos e desligados foram: cozinheiro industrial, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, agente de vendas de serviços, gelador profissional, produtor de flores de corte, produtor de cultura de dendê, atleta profissional de luta, coordenador de provas (concurso, avaliação, exame), operador de linha de montagem (parelhos elétricos) e supervisor de bombeiros. Tabela 2 Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos segundo sexo em Montes Claros (MG) 2017 Total jan fev mar Abr mai jun jul ago set out nov dez Ano Masculino Feminino Total Na avaliação de sexo verifica-se perda de trabalhadores do sexo masculino em 495 vagas. Quanto às mulheres houve criação de 262 contratos de trabalho no cômputo do ano 2017, de acordo o evidenciado pela Tabela 2. Gráfico 3 - Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos segundo escolaridade em Montes Claros (MG) 2017

7 6 Quanto à idade dos trabalhadores, os dados mostram que o mercado de trabalho local foi mais favorável aos mais jovens. Das sete faixas etárias avaliadas somente duas apresentaram saldo positivo, elas são exatamente as de menos idade. Na faixa de até 17 anos houve crescimento de 255 postos de trabalho e entre os trabalhadores com 18 a 24 anos ocorreu uma expansão de vagas de empregos. Todas as outras faixas etárias superiores e essas demonstraram déficit. Aquela que evidenciou maiores perdas de trabalhadores foi a de 30 a 39 anos. Em se tratando de escolaridade, pode-se afirmar que o déficit do emprego formal em Montes Claros no ano 2017 se deu entre os trabalhadores com menor instrução. No grupo daqueles que possuem escolaridade até o ensino fundamental completo ocorreu uma redução de 584 contratos. De outro modo, entre os que possuem formação até o ensino médio completo houve estabilidade, tendo um pequeno superávit de sete contratos. Na faixa de escolaridade dos que possuem curso superior incompleto ou completo o crescimento se deu de forma mais expressiva ostentando 344 postos de emprego. Pode-se também afirmar que o saldo negativo dos empregos na localidade foi impulsionado por empregos com rendimento entre dois sete salários. De forma contrária, entre as faixas salariais menores houve crescimento das contratações. É o caso dos que recebem até um salário mínimo, tendo expansão de 294 vagas formais, e, em menor medida, dos que ganham até dois salários, com aumento de 17 vagas formas. A maior redução de contratos ocorreu entre os trabalhadores que ganham de dois a três salários. Nessa faixa a diminuição contratual foi registrada em 262 postos de emprego. Em segundo lugar no ranking negativo desponta a faixa de três a cinco salários com perda de 193 trabalhadores. Já as faixas salariais mais elevadas se mostraram estáveis, evidenciando pequenas reduções de vagas, como é explicitado no Gráfico 4. É importante ressaltar, porém, que a movimentação dos contratos superiores a sete salários é muito baixa. Demite-se pouco, mas contrata-se pouco. Isso ajuda a explicar o fato de haver saldo negativo pequeno nas faixas salariais superiores.

8 7 Gráfico 4 - Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos segundo faixa salarial em Montes Claros (MG) 2017 No que tange a tempo de duração de contratos, percebe-se que os contratos que sofreram as maiores perdas na comparação entre os admitidos e os desligados foram os que duraram entre seis meses e dois anos. Aqueles contratos mais estáveis tiveram menos perdas. A faixa de tempo de serviço que liderou as perdas foi três a seis meses incompletos, com redução de 424 vagas. A faixa de tempo contratual de 120 meses (dez anos) ou mais apontou uma redução menor de 92 posto de emprego. O Gráfico 5 evidencia um declínio da diminuição de vagas a medida que se eleva a faixa de tempo no emprego a partir da faixa entre 12,0 e 23,9 meses (um a dois anos de trabalho). Tal fato denota que o déficit apresentado pelo mercado de trabalho de Montes Claros ocorreu prevalentemente entre os trabalhadores com menor tempo de atividade em sua respectiva vaga. Em suma, as empresas optam por poupar os funcionários que estão a maior tempo na empresa, preferindo demitir aqueles que possuem contratos mais recentes. Tal opção não se relaciona com a idade do trabalhador, já que foi demonstrada a redução mais acentuada entre os trabalhadores com mais idade.

9 8 Gráfico 5 - Variação absoluta entre os trabalhadores admitidos e demitidos segundo faixa de tempo no emprego em Montes Claros (MG) 2017 Considerações Finais O déficit dos empregos formais em 2017 não é homogêneo. O correu diferentemente entre homens e mulheres, entre jovens e pessoas de mais idade, entre trabalhadores menos escolarizados e aqueles mais qualificados e também há diferença em relação aos que ganham menos comparados aos que possuem salários mais elevados. O perfil do déficit é de homens, de menor escolaridade, com idade superior aos trinta anos, remuneração entre dois e sete salários e que tiveram contratos curtos na empresa de onde foram demitidos. Esse perfil geral não representa uma regra geral inviolável, contudo, uma tendência no ano em análise. Ainda assim, pode-se dizer que as mulheres tiveram maiores chances de serem contratadas em 2017, do mesmo modo, pessoas mais jovens e indivíduos com maior escolaridade. Pode-se afirmar também que trabalhadores com mais de cinco anos de contrato tiveram maiores condições de permanecerem na mesma empresa.

Boletim do mercado de trabalho formal de Montes Claros (MG): Competência outubro de 2017

Boletim do mercado de trabalho formal de Montes Claros (MG): Competência outubro de 2017 0 Boletim do mercado de trabalho formal de Montes Claros (MG): Competência outubro de 2017 Montes Claros (MG) Novembro de 2017 1 Faculdades Santo Agostinho (FASA) Faculdade de Direito Santo Agostinho (FADISA)

Leia mais

Boletim do mercado de trabalho formal de Montes Claros MG

Boletim do mercado de trabalho formal de Montes Claros MG 0 Boletim do mercado de trabalho formal de Montes Claros MG Montes Claros (MG) Setembro de 2017 1 Faculdades Santo Agostinho (FASA) Faculdade de Direito Santo Agostinho (FADISA) Observatório do Acesso

Leia mais

Balanço do Emprego Formal no Espírito Santo Dados de Julho de 2008

Balanço do Emprego Formal no Espírito Santo Dados de Julho de 2008 Balanço do Emprego Formal no Espírito Santo Dados de Julho de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESPÍRITO SANTO Contrato de Prestação de Serviços N. 28/2008 SETADES / DIEESE VITÓRIA,

Leia mais

Balanço do Emprego Formal no Espírito Santo Dados de Setembro de 2008

Balanço do Emprego Formal no Espírito Santo Dados de Setembro de 2008 Balanço do Emprego Formal no Espírito Santo Dados de Setembro de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESPÍRITO SANTO Contrato de Prestação de Serviços N. 28/2008 SETADES / DIEESE VITÓRIA,

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA

BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais CEPES Ano 2 - Nº 6 - Jan./214 APRESENTAÇÃO O Boletim do Emprego de Uberlândia - MG, elaborado pelo CEPES, tem

Leia mais

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 NOVEMBRO de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

Leia mais

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Agosto de 2008

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Agosto de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Agosto de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 OUTUBRO de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

Leia mais

PESQUISA DO EMPREGO BANCÁRIO

PESQUISA DO EMPREGO BANCÁRIO PESQUISA DO EMPREGO BANCÁRIO Ano 2 No. 5 - junho de 2010 CONTRAF DIEESE SETOR BANCÁRIO GERA 2.840 NOVOS POSTOS DE TRABALHO NO 1º. TRIMESTRE DE 2010 No primeiro trimestre de 2010, o saldo nacional de empregos

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Março de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 MAIO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Tocantins Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Paraná Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Pernambuco Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Pará Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

Mercado de Trabalho Formal do Recife

Mercado de Trabalho Formal do Recife Boletim Informativo Janeiro 2012 Mercado de Trabalho Formal do Recife Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Em dezembro, o Brasil apresentou um saldo negativo de 408 mil postos

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED Março de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em março de 2014... 1.767.969 Total de Desligamentos

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Piauí Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

SÍNTESE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM ALAGOAS ABRIL DE 2015

SÍNTESE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM ALAGOAS ABRIL DE 2015 SÍNTESE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM ALAGOAS ABRIL DE 2015 Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC) Diretoria de Estatística e Indicadores Analisando os

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Rio Grande do Norte

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Rio Grande do Norte Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Rio Grande do Norte Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas

Leia mais

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Setembro / 2018 N o 2 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA (): Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em agosto

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Sergipe Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Sergipe Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL SOBRE O MERCADO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE OSASCO - ABRIL A JUNHO DE

RELATÓRIO TRIMESTRAL SOBRE O MERCADO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE OSASCO - ABRIL A JUNHO DE PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E INCLUSÃO (SDTI) DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE) PROGRAMA OSASCO DIGITAL OBSERVATÓRIO

Leia mais

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Laboratório de Mercado de Trabalho LMT Membros: Marcos Elias Magno Nogueira Rafael Sant Anna Monteiro Gomes Hannah Nacif Schlaucher

Leia mais

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE MACEIÓ (AL) - AGOSTO

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE MACEIÓ (AL) - AGOSTO EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE MACEIÓ (AL) - AGOSTO 2010 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico AD HOC Revisão Técnica: José Varela Donato SUMÁRIO 1. RESULTADOS SINTÉTICOS DA

Leia mais

Universidade Federal da Integração latino Americana. Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon. Cepecon.com.

Universidade Federal da Integração latino Americana. Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon. Cepecon.com. Universidade Federal da Integração latino Americana Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon Cepecon.com Corpo Científico Henique Coelho Kawamura, Dr. Coodenador cientíífico Cepecon/Unila Responsável

Leia mais

Agosto/ ª edição

Agosto/ ª edição Agosto/2017-53ª edição Agosto/2017-53ª Edição 1 ANÁLISE SETORIAL 1.1 Análise das atividades do segmento 1.2 Inflação do segmento A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, revela a evolução recente

Leia mais

Confira o perfil de cada um dos setores segundo a divisão adotada pela CNM/CUT/CUT:

Confira o perfil de cada um dos setores segundo a divisão adotada pela CNM/CUT/CUT: Mapeamento do Emprego e Desempenho da Indústria Metalúrgica do Brasil 1 O presente trabalho, elaborado pelos Técnicos da Subseção do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos),

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Santa Catarina Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO NACIONAL DO EMPREGO NO SEGMENTO DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA

MOVIMENTAÇÃO NACIONAL DO EMPREGO NO SEGMENTO DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA MOVIMENTAÇÃO NACIONAL DO EMPREGO NO SEGMENTO DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA São Paulo 211 Conteúdo INTRODUÇÃO... 3 1. MOVIMENTAÇÃO NACIONAL DO EMPREGO NO SEGMENTO DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA

Leia mais

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE SALVADOR (BA) - AGOSTO

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE SALVADOR (BA) - AGOSTO EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE SALVADOR (BA) - AGOSTO 2010 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico AD HOC Revisão Técnica: José Varela Donato SUMÁRIO 1. RESULTADOS SINTÉTICOS

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO METALÚRGICO BALANÇO DO NÚMERO DE METALÚRGICOS ABRIL DE 2010

O MERCADO DE TRABALHO METALÚRGICO BALANÇO DO NÚMERO DE METALÚRGICOS ABRIL DE 2010 O MERCADO DE TRABALHO METALÚRGICO BALANÇO DO NÚMERO DE METALÚRGICOS ABRIL DE 2010 SOROCABA E REGIÃO MAIO DE 2010 Balanço do número de metalúrgicos Abril de 2010 Introdução Conforme destacado em estudos

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO São Paulo Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Rondônia Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA - MG. Ano 5 - Nº 15 - Dezembro/2016

BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA - MG. Ano 5 - Nº 15 - Dezembro/2016 BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA - MG Ano 5 - Nº 15 - Dezembro/2016 Publicação - Março/2017 APRESENTAÇÃO O Boletim do Emprego de Uberlândia, elaborado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Distrito Federal Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/2017 1. Brasil segue Gerando novos Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/217 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês

Leia mais

Setor de transporte e comunicações tem queda de 15,61% em junho comparado ao mês anterior na Mesorregião Oeste Catarinense

Setor de transporte e comunicações tem queda de 15,61% em junho comparado ao mês anterior na Mesorregião Oeste Catarinense Publicação Mensal do Observa pelo Curso de Ciências Econômicas Unochapecó. V.06, Ano: 02 Setor de transporte e tem queda de 15,61% em junho comparado ao anterior na Mesorregião Catarinense Dada a importância

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL SOBRE O MERCADO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE OSASCO - JULHO A SETEMBRO DE

RELATÓRIO TRIMESTRAL SOBRE O MERCADO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE OSASCO - JULHO A SETEMBRO DE PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E INCLUSÃO (SDTI) DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE) PROGRAMA OSASCO DIGITAL OBSERVATÓRIO

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Santa Catarina Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Santa Catarina Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de

Leia mais

Mercado de Trabalho do Espírito Santo

Mercado de Trabalho do Espírito Santo Mercado de Trabalho do Espírito Santo Prof. Dr. Marcelo Lima marcelolima@ufes.br professordoutormarcelolima@gmail.com Teoria do Valor (Capital Produtivo) D (Dinheiro Investido) M (Mercadorias) Matérias

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Rio Grande do Sul Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Sergipe Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018 CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018 De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o emprego formal no Brasil

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA

BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA BOLETIM DO EMPREGO DE UBERLÂNDIA Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais CEPES Ano 1 - Nº 3 - Dez/212 APRESENTAÇÃO O Boletim do Emprego de Uberlândia - MG, elaborado pelo CEPES, tem como

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 12, dezembro de 2012

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 12, dezembro de 2012 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 12, dezembro

Leia mais

PESQUISA EMPREGO E SALÁRIO NO COMÉRCIO VAREJISTA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ

PESQUISA EMPREGO E SALÁRIO NO COMÉRCIO VAREJISTA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ PESQUISA EMPREGO E SALÁRIO NO COMÉRCIO VAREJISTA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ Maio/2010 Presidente do Sistema Fecomércio-AL. Wilton Malta de Almeida Diretor Executivo do Instituto Fecomércio-AL Prof.

Leia mais

AGETRAB Agencia de Trabalho, Educação Profissional e Renda Dezembro -2015

AGETRAB Agencia de Trabalho, Educação Profissional e Renda Dezembro -2015 Análise Emprego Formal Macaé AGETRAB Agencia de Trabalho, Educação Profissional e Renda Dezembro -2015 Movimentação de pessoal - Macaé De acordo com os dados do CAGED em dezembro de 2015, foram admitidos

Leia mais

Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018

Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018 Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018 No1 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA: Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em julho de 2018

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Roraima Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

Mercado de Trabalho Formal do Recife

Mercado de Trabalho Formal do Recife Boletim Informativo Dezembro 2011 Mercado de Trabalho Formal do Recife Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Em novembro, foram gerados 42 mil postos de trabalho formais no Brasil

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPINAS

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPINAS OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPINAS Relatório Mensal: Análise do Mercado de Trabalho Formal da Região Metropolitana de Campinas 2003 a 2007 e junho de 2008 a maio de 2009 JULHO DE 2009 Termo de Contrato

Leia mais

Ano 6 - Nº 17 Setembro/2017

Ano 6 - Nº 17 Setembro/2017 Ano 6 - Nº 17 Setembro/2017 APRESENTAÇÃO O Boletim do Emprego de Uberlândia, elaborado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES) do Instituto de Economia e Relações Internacionais

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM ABRIL. O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 0,7%

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte 1998-2007 Termo de Contrato Nº. 23/2008 Dezembro de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 I. ANÁLISE

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Rio de Janeiro Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/2017 Saldo de Emprego (admissão - desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/217 1. Brasil termina o ano de 217 com fechamento de Postos de Trabalho O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou

Leia mais

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado Brasil inicia o ano de 2019 com criação de empregos formais Os dados de janeiro de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no Estado

Leia mais

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO

BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO O EMPREGO NO SEU TERRITÓRIO: RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO Estado: Apresentação BOLETIM MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Paraíba Dada a constância e intensidade da movimentação do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, as políticas públicas de emprego,

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO EM UBERLÂNDIA. Ano 3 Nº 8 Setembro/2014

BOLETIM DO EMPREGO EM UBERLÂNDIA. Ano 3 Nº 8 Setembro/2014 Ano 3 Nº 8 Setembro/2014 Apresentação O Boletim do Emprego em Uberlândia, elaborado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (CEPES) do Instituto de Economia da Universidade Federal

Leia mais

Universidade Federal da Integração latino Americana. Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon. Cepecon.com.

Universidade Federal da Integração latino Americana. Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon. Cepecon.com. Universidade Federal da Integração latino Americana Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon Cepecon.com Corpo Científico Henique Coelho Kawamura, Dr. Coodenador científico Cepecon/Unila Responsável

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Jul Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 25/08/16

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Jul Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 25/08/16 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Jan-Jul 2016 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração: 25/08/16 Estoque de Empregos RAIS Brasil Estoque de emprego, setor de atividade - Brasil Setores

Leia mais

Comércio Varejista tem destaque na geração de emprego em setembro na Mesorregião Oeste Catarinense

Comércio Varejista tem destaque na geração de emprego em setembro na Mesorregião Oeste Catarinense Publicação Mensal do Observa pelo Curso de Ciências Econômicas Unochapecó. V.09, Ano: 02 Varejista tem destaque na geração de emprego em setembro na Mesorregião Oeste Catarinense Dada a importância de

Leia mais

Mercado de trabalho enfrentou cenário difícil durante todo o ano de 2015

Mercado de trabalho enfrentou cenário difícil durante todo o ano de 2015 Mercado de trabalho enfrentou cenário difícil durante todo o ano de 2015 Neste edição especial do boletim Mercado de trabalho do CEPER-FUNDACE, serão comparados dados do Cadastro Geral de Empregados e

Leia mais

Geração de empregos no mês de novembro registra saldo de novas vagas na Mesorregião Oeste Catarinense

Geração de empregos no mês de novembro registra saldo de novas vagas na Mesorregião Oeste Catarinense Publicação Mensal do Observa pelo Curso de Ciências Econômicas Unochapecó. V.11, Ano: 02 Geração de empregos no de novembro registra saldo de 2.059 novas vagas na Mesorregião Oeste Catarinense Dada a importância

Leia mais

Setor de Serviços continua sendo o destaque, apresentando o melhor desempenho em 2019

Setor de Serviços continua sendo o destaque, apresentando o melhor desempenho em 2019 Brasil gera empregos formais em todos os setores e atinge melhor resultado para o mês de Abril em seis anos Os dados de abril de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam criação

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO - PERNAMBUCO

BOLETIM DO EMPREGO - PERNAMBUCO BOLETIM DO EMPREGO - RNAMBUCO E REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Observatório do Mercado de Trabalho de Pernambuco OMT- Ano 1 - Nº 2 Junho/2017 APRESENTAÇÃO O Boletim do Emprego de Pernambuco, elaborado

Leia mais

Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Indústria Janeiro/2014

Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Indústria Janeiro/2014 EMPREGO INDUSTRIAL Janeiro de 2014 Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO APRESENTOU O MELHOR DESEMPENHO

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO FEVEREIRO DE Eego industrial FEVEREIRO DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO FEVEREIRO DE Eego industrial FEVEREIRO DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL FEVEREIRO DE 2013 FEVEREIRO DE 2013 Eego industrial SUMÁRIO EXECUTIVO O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 1,50% em fevereiro

Leia mais

Mesorregião Oeste Catarinense retoma crescimento na geração de empregos no mês de agosto

Mesorregião Oeste Catarinense retoma crescimento na geração de empregos no mês de agosto Publicação Mensal do Observa pelo Curso de Ciências Econômicas Unochapecó. V.08, Ano: 02 Mesorregião Oeste Catarinense retoma crescimento na geração de empregos no de agosto Dada a importância de avaliar

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 10, outubro de 2012

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 10, outubro de 2012 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 10, outubro

Leia mais

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar. Edição nº 16. Data-base: jul/18

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar. Edição nº 16. Data-base: jul/18 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar Edição nº 16. Data-base: jul/18 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar sumário 1. Estoque de emprego 2. Emprego setorial 3. Fluxo de emprego

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov 2014 - Brasil 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério

Leia mais

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018 N o 1 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA (): Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em julho de

Leia mais

Santa Catarina gera novos empregos formais em setembro

Santa Catarina gera novos empregos formais em setembro 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 SINE/SC - SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO Informativo Caged nº 10/2011 18/10/2011 Santa Catarina gera 10.297 novos empregos formais

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE SANTA ROSA

BOLETIM DO EMPREGO DE SANTA ROSA BOLETIM DO EMPREGO DE SANTA ROSA Ano 3 - N 9 Setembro 216 Curso de Ciências Econômicas Laboratório de Economia Aplicada Projeto de Extensão: Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais Este

Leia mais

D E Z E M B R O D E

D E Z E M B R O D E * D E Z E M B R O D E 2 0 1 8 ORGANIZA DORE S: MARLAN A PORTI LHO ROD RIG UES LAURA REGIN A CARNEIRO EVAN DRO SOUZA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS Edivaldo Holanda Braga Júnior - Prefeito SECRETARIA

Leia mais

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL JANEIRO DE 2007

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL JANEIRO DE 2007 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL JANEIRO DE 2007 Taxa de desemprego registra variação negativa, devido a saída de pessoas do mercado de trabalho. As informações captadas pela Pesquisa

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE CRUZ ALTA Ano 3 - N 02 Fevereiro 2016

BOLETIM DO EMPREGO DE CRUZ ALTA Ano 3 - N 02 Fevereiro 2016 BOLETIM DO EMPREGO DE CRUZ ALTA Ano 3 - N 2 Fevereiro 216 Curso de Ciências Econômicas Laboratório de Economia Aplicada Projeto de Extensão: Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais Este

Leia mais

Geração de empregos no mês de outubro registra saldo de novas vagas na Mesorregião Oeste Catarinense

Geração de empregos no mês de outubro registra saldo de novas vagas na Mesorregião Oeste Catarinense Publicação Mensal do Observa pelo Curso de Ciências Econômicas Unochapecó. V.10, Ano: 02 Geração de empregos no de outubro registra saldo de 1.782 novas vagas na Mesorregião Oeste Catarinense Dada a importância

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

ESTUDOS MUNICIPAIS. Setor de Serviços lidera demissões em Araraquara

ESTUDOS MUNICIPAIS. Setor de Serviços lidera demissões em Araraquara ESTUDOS MUNICIPAIS Setor de Serviços lidera demissões em Araraquara Délis Isabelle Magalhães do Núcleo de Economia do SINCOMÉRCIO O mês de Julho segue a tendência de resultados negativos, com fechamento

Leia mais

22 de maio de

22 de maio de 22 de maio de 2018 1 Nos primeiros quatro meses de 2018, a economia brasileira abriu 184,7 mil postos de trabalho em relação a igual período de 2017. O setor de serviços privados não financeiros foi responsável

Leia mais

Abril/ BRASIL. Análise do emprego. Brasil Abril/2013

Abril/ BRASIL. Análise do emprego. Brasil Abril/2013 Abril/2013 - BRASIL Análise do emprego Brasil Abril/2013 2013. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

16 de fevereiro de 2018

16 de fevereiro de 2018 16 de fevereiro de 2018 1 Em 2017, a economia brasileira fechou 370,5 mil postos de trabalho em relação a 2016. O setor de serviços privados não financeiros foi responsável por uma parte do desempenho

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Maio de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 JUNHO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE TRÊS PASSOS Ano 2 - N 12 Dezembro 2015

BOLETIM DO EMPREGO DE TRÊS PASSOS Ano 2 - N 12 Dezembro 2015 BOLETIM DO EMPREGO DE TRÊS PASSOS Ano 2 - N 12 Dezembro 215 Curso de Ciências Econômicas Laboratório de Economia Aplicada Projeto de Extensão: Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais Este

Leia mais

Boletim informativo do Mercado de Trabalho Formal de Manaus

Boletim informativo do Mercado de Trabalho Formal de Manaus Boletim informativo do Mercado de Trabalho Formal de Manaus Dezembro 211 Foto: Valéria Bolognini PÁGINA 2 BOLETIM INFORMATIVO DEZ/11 O saldo acumulado no Brasil em 211 foi de 1.566 mil vagas. Segundo o

Leia mais

ÍNDICE ASCENSÃO DAS MULHERES NO SETOR EMPREGO FORMAL... 03

ÍNDICE ASCENSÃO DAS MULHERES NO SETOR EMPREGO FORMAL... 03 CONSTRUÇÃO CIVIL EM ANÁLISE Nº 04 ABRIL 2016 1 ÍNDICE ASCENSÃO DAS MULHERES NO SETOR... 02 1 EMPREGO FORMAL... 03 1.1 SALDO MENSAL DE EMPREGO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO PARÁ... 04 1.2 SALDO ANUAL

Leia mais

ÍNDICE PARÁ TEM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM SETEMBRO EMPREGO FORMAL... 03

ÍNDICE PARÁ TEM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM SETEMBRO EMPREGO FORMAL... 03 CONSTRUÇÃO CIVIL EM ANÁLISE Nº 09 SETEMBRO 2017 1 ÍNDICE PARÁ TEM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM SETEMBRO... 02 1 EMPREGO FORMAL... 03 1.1 SALDO MENSAL DE EMPREGO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO PARÁ...

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED FEVEREIRO de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em fevereiro de 2014... 1.989.181 Total

Leia mais

Queda expressiva no saldo de vagas no mercado de trabalho da Mesorregião Oeste em julho de 2015

Queda expressiva no saldo de vagas no mercado de trabalho da Mesorregião Oeste em julho de 2015 Publicação Mensal do Observa pelo Curso de Ciências Econômicas Unochapecó. V.07, Ano: 03 Queda expressiva no saldo de vagas no mercado de trabalho da Mesorregião Oeste em julho de 2015 Dada a importância

Leia mais

SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002

SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002 Informação e Análise do Mercado de Trabalho Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 07/2012 1 23/07/2012 SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002 Os dados

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar. Edição nº 21. Data-base: dez/18

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar. Edição nº 21. Data-base: dez/18 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar Edição nº 21. Data-base: dez/18 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar sumário 1. Estoque de emprego 2. Emprego setorial 3. Fluxo de emprego

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 1, janeiro de 2013 Mês de referência: dezembro de 2012

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 1, janeiro de 2013 Mês de referência: dezembro de 2012 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED Nº 1, janeiro

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE IJUÍ

BOLETIM DO EMPREGO DE IJUÍ BOLETIM DO EMPREGO DE IJUÍ Ano 2 - N 12 Dezembro 215 Curso de Ciências Econômicas Laboratório de Economia Aplicada Projeto de Extensão: Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais Este boletim

Leia mais