MÉTODO DE WADE PARA ORGANISMOS ÁCIDORRESISTENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÉTODO DE WADE PARA ORGANISMOS ÁCIDORRESISTENTES"

Transcrição

1 MÉTODO DE WADE PARA ORGANISMOS ÁCIDORRESISTENTES FIXAÇÃO: Formalina a 10%, neutra, tamponada, ou Solução de Zenker. TÉCNICA: Cortes em parafina com 6 micrômetros. SOLUÇÃO DE DESPARAFINAÇÃO Terebentina retificada (C10H 6)... 2 partes Petrolato líquido pesado (óleo mineral, parafina líquida)... 1 parte Terebintina é um solvente orgânico, inflamável. Seus vapores podem irritar a pele e os olhos, causar danos aos sistemas respiratório e nervoso central, quando inalados, e insuficiência renal quando ingerida, etc. SOLUÇÃO DE CARBOL-NOVA FUCSINA Nova fucsina, Magenta III (C.I )... 0,5 grama Fenol, cristais fundidos (C6H5OH)... 5,0 mililitros Etanol a 100%... 10,0 mililitros Água destilada para completar o volume até mililitros A fucsina é tóxica e irritante e o fenol é tóxico, corrosivo e irritante. Evite inalá-los, ingeri-los, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO A 5% Ácido sulfúrico concentrado (H2SO 4)... 5,0 mililitros Água destilada... 95,0 mililitros O ácido sulfúrico é corrosivo, oxidante e tóxico. Evite inalá-lo, ingeri-lo e o contato com a pele, mucosas ou quaisquer partes do corpo. Mantenha longe de fontes de calor. ACRESCENTE O ÁCIDO NA ÁGUA E NÃO O CONTRÁRIO. CUIDADO! REAÇÃO EXOTÉRMICA! SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO A 1% Permanganato de potássio (KMnO 4)... 1,0 grama Água destilada mililitros O permanganato de potássio é oxidante e tóxico. Evite inalá-lo, ingeri-lo e o contato com a pele, mucosas ou quaisquer partes do corpo. Mantenha-o longe de fontes de calor. SOLUÇÃO DE ÁCIDO OXÁLICO A 2% Ácido oxálico (C2H2O 4)... 2 gramas Água destilada mililitros O ácido oxálico é tóxico e corrosivo. Evite inalá-lo, degluti-lo e o contato com a pele e outras partes do corpo, e com a roupa. SOLUÇÃO DE VAN GIESON MODIFICADA Fucsina ácida (C.I )... 0,01grama Ácido pícrico [(NO 2) 3 C 6 H 2 OH]... 1,0 grama A fucsina é tóxica e irritante. O ÁCIDO PÍCRICO (2,4,6-Trinitrofenol) é PERIGOSAMENTE REATIVO E EXPLOSIVO. Evite abalos, choques, fagulhas, e o contato com calor, pele, mucosas, e a roupa, além da inalação. Pode causar irritação e sensibilização. PROCEDIMENTO (Utilize lâmina controle) 1. Solução de desparafinação, duas trocas, 5 minutos cada. 2. Drene, limpe o excesso de fluido, deixe secar até ficar opaco, e coloque na água. 3. Solução de carbol- nova fucsina durante a noite. 4. Lave em água por 2 minutos. 5. Solução de formol a 37%-40%, (P.A. = para análise), por 5 minutos. Os bacilos tornam-se azuis. Os cortes podem tornar-se azuis ou permanecerem avermelhados.

2 Nota: A qualidade da formalina é crítica. Fite especificou, particularmente, formalina recentemente redestilada, porém a qualidade do reagente (P.A. = para análise) é muito mais conveniente e inteiramente confiável. A cor azul do bacilo é permanente. Se suspeitar-se que não há total demonstração dos bacilos por este método, a etapa 1 pode ser prolongada por 4 a 6 horas para a restauração dos bacilos pobremente corados. 6. Lave em água corrente por 2 minutos. 7. Solução de ácido sulfúrico por 1 minuto e, após, lave bem em água corrente por 5 minutos. 8. Solução de permanganato de potássio por 3 minutos. Enxágue em água de torneira. 9. Solução de ácido oxálico para descorar, por 30 a 60 segundos e, então, lave completamente em água corrente. Use solução de ácido oxálico a 5% para os espécimens que não descoraram de modo correto. 10. Solução modificada de van Gieson por 3 minutos. 11. Desidrate rapidamente em etanol a 95%, etanol absoluto, e clarifique em xileno, duas passagens em cada. 12. Monte com resina e lamínula. RESULTADOS Bacilos ácidorresistentes... azul ultramarinho escuro, ou azul escuro. Elementos do tecido conjuntivo... vermelho. Fundo... amarelado. REFERÊNCIA Wade, H.W. Amer. J. Path. 28: 157, Luna, L.G. (ed.) - Manual of Histological Staining Methods of the Armed Forces Institute of Pathology. New York, McGraw-Hill Book Company, 1968, pp

3 MÉTODO DE FITE PARA BACTÉRIAS ÁCIDORRESISTENTES FIXADOR: Formalina a 10%, neutra, tamponada. SECÇÕES: Parafina, 6 micrômetros. SOLUÇÃO DE ÓLEO DE AMENDOIM-XILENO Óleo de amendoim... 1 parte. Xileno... 2 partes. SOLUÇÃO DE CARBOL-FUCSINA DE ZIEHL-NEELSEN Fenol, cristais fundidos (C6H5OH)... 2,5 mililitros. Etanol absoluto... 5 mililitros. Fucsina básica (C.I )... 0,5 grama. Água destilada mililitros. BIOSSEGURANÇA: A fucsina básica é tóxica e irritante e o fenol é tóxico, corrosivo e irritante. Evite inalá-los, ingeri-los, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO DE ÁLCOOL-ÁCIDO A 1% a Ácido clorídrico (HCl)... 1 mililitro. Álcool etílico (etanol) a 70% mililitros. O ácido clorídrico (HCl) é tóxico e corrosivo. Evite inalá-lo, ingeri-lo, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO ESTOQUE DE AZUL DE METILENO Azul de metileno (C.I )... 1,4 grama. Etanol a 95% mililitros. SOLUÇÃO DE TRABALHO DE AZUL DE METILENO Solução estoque de azul de metileno mililitros. Água de torneira mililitros. PROCEDIMENTO 1. Desparafinar os cortes nas lâminas através de 2 trocas, de 2 minutos cada, em solução de óleo de amendoim-xileno. 2. Deixar os cortes secarem ao ar por 15 minutos. O filme de óleo remanescente prevenirá a retração e os danos aos cortes. b 3. Core na solução filtrada de carbol-fucsina de Ziehl-Neelsen por 30 minutos. 4. Lave em água de torneira por 10 minutos. 5. Diferencie os cortes na solução de álcool-ácido a 1% até que fiquem rosa-pálidos. 6. Lave em água corrente por 3 minutos. 7. Contracore na solução de trabalho de azul de metileno por 30 segundos a 1 minuto. 8. Enxágue, em água de torneira, o excesso de solução de trabalho de azul de metileno. c 9. Desidrate os cortes rapidamente, através de 2 trocas cada, em etanol a 95% e etanol absoluto. 10. Clarifique em xileno; 2 trocas de 2 minutos cada. 11. Monte em meio resinoso.

4 RESULTADOS d Bacilos da lepra e outros ácidorresistentes... vermelho. Fundo... azul-pálido. a A solução de álcool-ácido a 1% é preferível à solução de ácido sulfúrico a 1%, usada como descolorizadora no procedimento original. b O filme (fina camada) de óleo de amendoim se distribui mais uniformemente quando os cortes são secos ao ar, do que quando as secções são secadas com papel absorvente. Este último método pode também danificar os cortes. c Se a coloração pelo azul de metileno ficar muito clara, a identificação de outros elementos teciduais pode ficar difícil. Os cortes que são corados muito levemente com o azul de metileno podem perder a cor ao serem enxaguados com a água. Um fundo bem corado em azul irá adequadamente demonstrar os outros elementos teciduais sem obscurecer os bacilos ácidorresistentes. d Embora outros bacilos ácidorresistentes sejam corados, esta coloração é usada primariamente para a demonstração dos bacilos da lepra (Mycobacterium leprae). REFERÊNCIA FITE, G.L.; CAMBRE, P.J. & TURNER, M.H. - Procedure for demonstrating lepra bacilli in paraffin sections. Arch. Pathol., 43: 624, 1947.

5 MÉTODO DE ZIEHL-NEELSEN PARA BACTÉRIAS ÁCIDORRESISTENTES Modificação da AFIP FIXAÇÃO: Qualquer tecido bem fixado. SECÇÕES: Parafina, 4 a 6 micrômetros. SOLUÇÃO DE CARBOL-FUCSINA DE ZIEHL-NEELSEN Fenol, cristais fundidos (C6H5OH)... 2,5 mililitros. Etanol absoluto... 5 mililitros. Fucsina básica (C.I )... 0,5 grama. Água destilada mililitros. Filtre antes de usar. BIOSSEGURANÇA: A fucsina básica é tóxica e irritante e o fenol é tóxico, corrosivo e irritante. Evite inalá-los, ingeri-los, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO DE ÁLCOOL-ÁCIDO A 1% Ácido clorídrico (HCl)... 1 mililitro. Álcool etílico (etanol) a 70% mililitros. O ácido clorídrico (HCl) é tóxico e corrosivo. Evite inalá-lo, ingeri-lo, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO ESTOQUE DE AZUL DE METILENO Azul de metileno (C.I )... 1,4 grama. Etanol a 95% mililitros. SOLUÇÃO DE TRABALHO DE AZUL DE METILENO Solução estoque de azul de metileno mililitros. Água de torneira mililitros. PROCEDIMENTO 1. Desparafine e hidrate os cortes, nas lâminas, até a água destilada. 2. Core os cortes na solução de carbol-fucsina de Ziehl-Neelsen, recém-filtrada, por 30 minutos. 3. Lave bem em água corrente de torneira. 4. Descolorize as secções na solução de álcool-ácido a 1% até que fiquem rosa-pálidas. a 5. Lave completamente em água corrente por 8 minutos. 6. Contracore, mergulhando uma lâmina de cada vez, na solução de trabalho de azul de metileno. b c As secções devem ficar azul-pálidas. A coloração excessiva irá mascarar os bacilos. 7. Lave em água de torneira e, a seguir, em água destilada. d 8. Desidrate rapidamente em etanol a 95% e etanol absoluto, 2 trocas cada, e clarifique em xileno, 2 trocas de 2 minutos cada. 9. Monte em meio resinoso. RESULTADOS Bacilos ácidorresistentes...vermelho vivo. Eritrócitos...amarelo-alaranjado. Outros elementos tissulares... azul. a O descolorizador preferido é a solução de álcool-ácido a 1%. A solução de ácido sulfúrico a 1% é a usada no procedimento original.

6 b Os cortes podem ser contracorados em grupos, ao invés de o serem um a um, como o afirmado no procedimento original. c Evite uma contracoloração insuficiente com a solução de trabalho de azul de metileno, pois as outras estruturas teciduais podem não ser demonstradas. d O enxágue na água de torneira diferencia o azul de metileno da solução de trabalho. É possível que uma lavagem excessiva retire o contracorante, tornando o fundo subcorado.

7 FIXADOR: Formalina a 10%, neutra, tamponada. SECÇÕES: Parafina, 4 a 8 micrômetros. COLORAÇÃO ÁCIDORRESISTENTE (Modificada para forno de micro-ondas) SOLUÇÃO DE CARBOL-FUCSINA DE ZIEHL-NEELSEN Fenol, cristais fundidos (C6H5OH)... 2,5 mililitros. Etanol absoluto... 5 mililitros. Fucsina básica (C.I )... 0,5 grama. Água destilada mililitros. Filtre antes de usar. BIOSSEGURANÇA: A fucsina básica é tóxica e irritante e o fenol é tóxico, corrosivo e irritante. Evite inalá-los, ingeri-los, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO DE ÁLCOOL-ÁCIDO A 1% Ácido clorídrico (HCl)... 1 mililitro. Álcool etílico (etanol) a 70% mililitros. O ácido clorídrico (HCl) é tóxico e corrosivo. Evite inalá-lo, ingeri-lo, e o contato com a pele, mucosas, e quaisquer partes do corpo, além da roupa. SOLUÇÃO ESTOQUE DE AZUL DE METILENO Azul de metileno (C.I )... 1,4 grama. Etanol a 95% mililitros. SOLUÇÃO DE TRABALHO DE AZUL DE METILENO Solução estoque de azul de metileno mililitros. Água de torneira mililitros. PROCEDIMENTO 1. Desparafine e hidrate os cortes nas lâminas até a água destilada. 2. Coloque as lâminas na solução de carbol-fucsina de Ziehl-Neelsen, no forno de micro-ondas, o o com a sonda térmica ajustada para 93,3 C (200 F). 3. Deixe as lâminas permanecerem na solução quente por 5 minutos. 4. Enxágue em água de torneira. 5. Mergulhe na solução de álcool-ácido a 1% e, a seguir, enxágue repetidamente em água de torneira até que as secções fiquem rosa-pálidas. 6. Core na solução de trabalho de azul de metileno por 30 segundos. 7. Enxágue em água de torneira. 8. Desidrate, clarifique, e monte em meio resinoso. RESULTADOS Bacilos ácidorresistentes... vermelho. Fundo... azul. REFERÊNCIA HAFIZ, S.; SPENCER, R.C.; LEE, M.; GOOCH, H.& DUERDEN, B.I.- Use of microwaves for acid and alcohol fast staining. J. Clin. Pathol., 38: 1073, 1985.

MÉTODO DE MANUEL PARA RETICULINA

MÉTODO DE MANUEL PARA RETICULINA MÉTODO DE MANUEL PARA RETICULINA FIXADOR: Formalina a 10%, neutra, tamponada. SECÇÕES: Parafina, 6 micrômetros. SOLUÇÕES SOLUÇÃO DE NITRATO DE URÂNIO (URANILA) A 1% Nitrato de urânio (uranila) [UO 2 (NO

Leia mais

HEMATOXILINA & EOSINA Thomas C. Allen

HEMATOXILINA & EOSINA Thomas C. Allen HEMATOXILINA & EOSINA Thomas C. Allen A hematoxilina, um corante natural, foi primeiro usada por volta de 1863. Em combinação com sais de alumínio, ferro, cromo, cobre, ou tungstênio é um excelente corante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO (HUCFF-UFRJ) SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO (HUCFF-UFRJ) SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO (HUCFF-UFRJ) SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA PROTOCOLO PARA MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE TRANSMISSÃO MATERIAIS: Pele, rim,

Leia mais

É uma maneira de ampliar o estudo histopatológico. São utilizados métodos especiais de coloração para ressaltar parasitas como fungos, bactérias, ou

É uma maneira de ampliar o estudo histopatológico. São utilizados métodos especiais de coloração para ressaltar parasitas como fungos, bactérias, ou É uma maneira de ampliar o estudo histopatológico. São utilizados métodos especiais de coloração para ressaltar parasitas como fungos, bactérias, ou para se ressaltar estruturas das quais interessa o estudo

Leia mais

HISTOTÉCNICAS NEUROPATOLÓGICAS

HISTOTÉCNICAS NEUROPATOLÓGICAS HISTOTÉCNICAS NEUROPATOLÓGICAS As técnicas histológicas básicas para os espécimens do sistema nervoso central (SNC) são essencialmente as mesmas utilizadas para os espécimens das outras partes do corpo.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CCB LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA PROTOCOLO PADRÃO DE TÉCNICAS HISTOLÓGICAS VEGETAL PARA MICROSCOPIA DE LUZ REVISADO

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO M. LEPRAE EM CORTES EM 532 CASOS DE LEPRA. Estudo comparativo das técnicas de Ziehl-Klingmüller e Ziehl-Wade-Klingmüller *

DEMONSTRAÇÃO DO M. LEPRAE EM CORTES EM 532 CASOS DE LEPRA. Estudo comparativo das técnicas de Ziehl-Klingmüller e Ziehl-Wade-Klingmüller * DEMONSTRAÇÃO DO M. LEPRAE EM CORTES EM 532 CASOS DE LEPRA Estudo comparativo das técnicas de Ziehl-Klingmüller e Ziehl-Wade-Klingmüller * R. D. AZULAY ** LYGIA M. C. ANDRADE *** Aqueles que estão habituados

Leia mais

MÉTODOS DE COLORAÇÃO BACTERIANA. Os Métodos de Coloração Facilitam a Visualização dos Microrganismos ao Microscópio de Luz

MÉTODOS DE COLORAÇÃO BACTERIANA. Os Métodos de Coloração Facilitam a Visualização dos Microrganismos ao Microscópio de Luz 1 Os Métodos de Coloração Facilitam a Visualização dos Microrganismos ao Microscópio de Luz Preparação a fresco Preparação corada 2 MÉTODOS DE COLORAÇÃO DIFERENCIAIS: Método de Coloração Diferencial Morfologia

Leia mais

Microscopia e Métodos de Coloração Bacteriana 1

Microscopia e Métodos de Coloração Bacteriana 1 Microscopia e Métodos de Coloração Bacteriana 1 MICROSCOPIO DE LUZ: 1000 a 1500 x Até 5000 x Microscopia e Métodos de Coloração Bacteriana 2 MICROSCOPIO DE LUZ : Partes do Microscópio de Luz: Microscopia

Leia mais

Microscopia e Método de Coloração Bacteriana 1

Microscopia e Método de Coloração Bacteriana 1 Microscopia e Método de Coloração Bacteriana 1 MICROSCOPIO DE LUZ: 1000 a 1500 x Até 5000 x Microscopia e Método de Coloração Bacteriana 2 MICROSCOPIO DE LUZ : Partes do Microscópio de Luz: Microscopia

Leia mais

É importante informar-se sobre as Marcas que adotam as normas, que controlam a pureza, e de substâncias consideradas de perigos ou risco

É importante informar-se sobre as Marcas que adotam as normas, que controlam a pureza, e de substâncias consideradas de perigos ou risco Símbolos do Perigo É importante informar-se sobre as Marcas que adotam as normas, que controlam a pureza, e de substâncias consideradas de perigos ou risco Explosivo E O C F F+ Oxidante ou comburente Corrosiva

Leia mais

Preparação do acetato de isopentila

Preparação do acetato de isopentila Preparação do acetato de isopentila I - Introdução Neste experimento, será preparado um éster, acetato de isopentila. Este éster é frequentemente chamado de óleo de banana, uma vez que possui odor característico

Leia mais

CENTRO INFANTIL BOLDRINI DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLÓGICA APARECIDO PAULO DE MORAES

CENTRO INFANTIL BOLDRINI DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLÓGICA APARECIDO PAULO DE MORAES CENTRO INFANTIL BOLDRINI DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLÓGICA APARECIDO PAULO DE MORAES FIXAÇÃO A Fixação é a maneira de preservar as células e manter partes de suas estruturas que tinham no organismo vivo

Leia mais

MICROBIOLOGIA - AULAS PRÁTICAS

MICROBIOLOGIA - AULAS PRÁTICAS MICROBIOLOGIA - AULAS PRÁTICAS Execução e observação microscópica de preparações coradas Objectivos: 1 - Familiarização com pincípios básicos de microscopia de campo claro. 2 Utilização de técnicas de

Leia mais

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS OBJETIVOS: Esta prática tem como objetivo a determinação da solubilidade de compostos orgânicos através de um estudo sequencial com solventes situando

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA MARCADOR. CARACTERÍSTICA: Marcadores para quadro branco nas cores: Azul,

Leia mais

PS 31 PROFISSIONAL ASSISTENCIAL III (Profissional de Histologia) Pág. 1

PS 31 PROFISSIONAL ASSISTENCIAL III (Profissional de Histologia) Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 02/2012 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 31 PROFISSIONAL ASSISTENCIAL III (Profissional de Histologia) 01. D 11. ANULADA

Leia mais

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO Pág. 22/49 Código: NC- 5.5 Lista de Símbolos de segurança (ANEXO V) Símbolo e significado combustível Radioatividade ou Observação Inflamável (F). Extremamente Inflamável

Leia mais

Os perigos específicos a seguir apresentados estão de acordo com o Decreto-lei n.º330-a/98, de 2 de Novembro.

Os perigos específicos a seguir apresentados estão de acordo com o Decreto-lei n.º330-a/98, de 2 de Novembro. Os perigos específicos a seguir apresentados estão de acordo com o Decreto-lei n.º330-a/98, de 2 de Novembro. PERIGOS ESPECÍFICOS (RISK PHRASES) R1 Explosivo no estado seco. R2 Risco de explosão por choque,

Leia mais

9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade

9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade 9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade Existem certos riscos associados ao uso de produtos químicos: Danos materiais Danos à saúde humana Danos ambientais (seres vivos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 01/12/2016

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 01/12/2016 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 01/12/2016 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Esferográfica BP-S 0,7 mm (azul; preta e vermelha). CARACTERÍSTICA: Esferográfica

Leia mais

EXTRAÇÃO POR SOLVENTES (QUIMICAMENTE ATIVA)

EXTRAÇÃO POR SOLVENTES (QUIMICAMENTE ATIVA) INSTITUTO DE QUÍMICA ARARAQUARA QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL EXTRAÇÃO POR SOLVENTES (QUIMICAMENTE ATIVA) Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Prof. Dr. Leonardo Pezza Profª Juliana Rodrigues Grupo 6 Michelle

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do Produto:. Aplicação: Detergente Ácido para Pedras. Principio Ativo: Sulfônico e cloretos. 1.2. FABRICANTE: Stream Industria e Comércio de Produtos

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

- Endereço: Rua Ida Vanussi Puntel, 210 A - Cidade Nova São Miguel - São Paulo - SP

- Endereço: Rua Ida Vanussi Puntel, 210 A - Cidade Nova São Miguel - São Paulo - SP 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA - Nome do Produto: Chumbador Químico Bí-componente em Ampola - Código Interno de Identificação do Produto: RB - Nome da Empresa: Rock Bolt do Brasil Sistemas de

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA

BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA Ambiente amplo Paredes, teto e chão de materiais de fácil limpeza e antiderrapante Iluminação, Água e voltagem dos aparelhos Bancadas fixas, impermeáveis e resistentes Mobília

Leia mais

Remover para área ventilada. Ocorrendo parada respiratória, aplicar respiração artificial, manter a vítima deitada e aquecida, chamar o médico

Remover para área ventilada. Ocorrendo parada respiratória, aplicar respiração artificial, manter a vítima deitada e aquecida, chamar o médico Versão: 1 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA DE ACORDO Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 01/11/2010 APROVADO POR Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 01/11/2010 Descrição Nome do Documento: Sinônimos:

Leia mais

Catálogo do Grupo A

Catálogo do Grupo A Catálogo do Grupo 30.11 A CÓDIGO 3011A00001 Material químico sujeito a controle governamental Acetato de etila, aspecto físico líquido incolor, límpido, inflamável, pureza mínima pureza mínima de 99,5%,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: EK-ALCA 01 PLUS Empresa: EUROTECHNIKER LTDA Endereço: Av. Deputado Emilio Carlos, 362 Telefone: (011) 2935-4180 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Página: 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Código interno: Nome do fabricante: PRD00245 OS1 Materiais Promocionais Eireli EPP Endereço: Rua Itália, 225 Atibaia Jardim Atibaia SP - 12942-740

Leia mais

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções;

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções; AULA 5 Preparo e diluição de soluções OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM

ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa:

Leia mais

Catálogo Insumo

Catálogo Insumo Catálogo - 2016 Insumo w w w. o p a t o l o g i s t a. c o m. b r Índice: Álcool / Xilol / Formol Alcoômetro Bandeja para microscopia Berço Bomba de líquidos Caixa arquivo Caneta marcadora Cassete plástico

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA 1 de 6 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico PERMANGANATO DE POTÁSSIO

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico PERMANGANATO DE POTÁSSIO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Resimapi Produtos Químicos Ltda Endereço: Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (0XX11)

Leia mais

POLYCOL REMOVEDOR DE COLA PU

POLYCOL REMOVEDOR DE COLA PU Página 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME: Removedor de cola PU IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESA Polymetal & Mineral Com. Ind. Ltda. Rua Victória Pena Giorgi 09112-170 Santo André SP Brasil Número

Leia mais

Anti-Respingo com Silicone

Anti-Respingo com Silicone 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Anti-Respingos de Solda (Com silicone) Solvente: Cloreto de Metileno (Concentrado) Propelente: CO2 (Não Inflamável) Empresa: Heavy Duty Comércio de Ferramentas

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

DESCRIÇÃO: Aguarrás Kokar é um diluente indicado para esmaltes e vernizes.

DESCRIÇÃO: Aguarrás Kokar é um diluente indicado para esmaltes e vernizes. 2 BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS KOKAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TINTAS LTDA CÓDIGO FOLHA PRODUTOBT030 AGUARRÁS 1/ 3 1. 2. 3. 4. 5. 6. DESCRIÇÃO: Aguarrás Kokar é um diluente indicado para esmaltes e vernizes.

Leia mais

Embalagem: Frasco PET cristal, transparente, contendo 500ml de solução de coloração levemente salmão a 3% de ácido clorídrico em álcool etílico.

Embalagem: Frasco PET cristal, transparente, contendo 500ml de solução de coloração levemente salmão a 3% de ácido clorídrico em álcool etílico. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do Produto Código LB: 620532 Produto: DESCORANTE-ZIEHL-3% HCl-FR 500mL Embalagem: Frasco PET cristal, transparente, contendo 500ml de solução

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Permanganato de Potássio Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá,3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone:

Leia mais

Processamento Histológico

Processamento Histológico Universidade Estadual do Ceará UECE Faculdade de Veterinária FAVET Laboratório de Histologia de Efeitos Causados por Veneno de Serpentes - Histovesp Processamento Histológico Histologia e Embriologia Geral

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE COLORAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE COLORAÇÃO PROCEDIMENTOS DE COLORAÇÃO Microbiologia Prof. Márcia R. F. Geraldo Perdoncini 1. OBJETIVO As técnicas de coloração usadas em microbiologia se destinam à observação de estruturas morfológicas como esporos,

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES + = 1 2 F 1) M x V = M X V (x = 1) (x = 1) M b V b = M a V a 2) m x = M x V MOL (x = 1) (x = 1) m B = M a V a MOL 3) + = NaOH KOH H 2 SO 4 4) M x V M x V

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. BENZOATO DE BENZILA Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. BENZOATO DE BENZILA Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda F0LHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 / 4772-4949 Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Fax: 55

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

Métodos Cito-Histoquímicos

Métodos Cito-Histoquímicos Ciências Biomédicas Laboratoriais Métodos Cito-Histoquímicos Aula 5 2016/17 João Furtado jffurtado@ualg.pt Gab. 2.06 na ESSUAlg Sumário Tecido Conjuntivo Introdução Matriz extracelular Fibras de Colagénio

Leia mais

4 PURIFICAÇÃO DO ÉTER ETÍLICO II

4 PURIFICAÇÃO DO ÉTER ETÍLICO II UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Instituto de Química ARARAQUARA / SP 4 PURIFICAÇÃO DO ÉTER ETÍLICO II Discentes: Grupo X Bruno Estevam Amantéa Thiago Holanda de Abreu Profº. Dr. José Eduardo de Oliveira

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página 1 de 6 FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Em conformidade com NBR 14725-4/2012 FISPQ n : 111/13 Data: 15/04/13 Revisão: 1 Data Rev.: 03/02/14 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Leia mais

Arjo Liquids. Flusher Rinse FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA. Conforme: Regulamento (CE) N.º 1907/2006. Nome: Arjo Liquids Flusher Rinse

Arjo Liquids. Flusher Rinse FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA. Conforme: Regulamento (CE) N.º 1907/2006. Nome: Arjo Liquids Flusher Rinse FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Arjo Liquids Flusher Rinse Conforme: Regulamento (CE) N.º 1907/2006 Secção 1 1.1 Nome: Arjo Liquids Flusher Rinse 1.2 Flusher Rinse é uma solução alcalina suave para utilização

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 10 Produto bicomponente. Esta FISPQ está subdividida em 2 partes: Parte A (sólida)... página 2-5 Parte B (líquida)... página 6-10 DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos ACQUELLA

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos ACQUELLA 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 112020, 112022, 112024, 112028, 121500 e 121601 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico ENZYMAX 4 FISPQ: 001 Revisão:002 Data: 04/02/2016 Página 1 de 6

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico ENZYMAX 4 FISPQ: 001 Revisão:002 Data: 04/02/2016 Página 1 de 6 FISPQ: 001 Revisão:002 Data: 04/02/2016 Página 1 de 6 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: b) Código do Produto: PA 003SR c) Nome da Empresa:. d) Endereço: AV. PADRE LEO LUNDERS,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico MEGAZYME PREMIUM FISPQ: 005 Revisão:001 Data: 04/02/2016 Página 1 de 7

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico MEGAZYME PREMIUM FISPQ: 005 Revisão:001 Data: 04/02/2016 Página 1 de 7 FISPQ: 005 Revisão:001 Data: 04/02/2016 Página 1 de 7 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: b) Código do Produto: PA 004SR c) Nome da Empresa:. d) Endereço: AV. PADRE LEO LUNDERS,

Leia mais

EC Ficha de Segurança do Produto

EC Ficha de Segurança do Produto 1 Identificação do produto e fornecedor Nome do produto TESTE TITRA-LUBE TBN Aplicação / utilização Determinação do Índice de Basicidade Produtor DEXSIL CORPORATION USA Fornecedor AMBICARE INDUSTRIAL,

Leia mais

Preparação do cloreto de t-butila. Carina de Freitas Vellosa Daiane Cristina Romanini

Preparação do cloreto de t-butila. Carina de Freitas Vellosa Daiane Cristina Romanini Preparação do cloreto de t-butila Carina de Freitas Vellosa Daiane Cristina Romanini Técnicas e Materiais Utilizados Funil de separação: serve para extrair duas soluções imiscíveis. A fase orgânica pode

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 01/12/2016

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 01/12/2016 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 01/12/2016 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Caneta Esferográfica Pilot BP-1 INOX 0,7 mm. CARACTERÍSTICA: Caneta esferográfica

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DSL Solução de Oxidação DSL

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DSL Solução de Oxidação DSL 1. Identificação do Produto e Nome da Empresa Nome do produto: Solução de Oxidação DSL Sinônimos: Permanganato de Potássio Nome da Empresa: Genese Produtos Farmacêuticos e Diagnósticos Ltda. Endereço:

Leia mais

MICROBIOLOGIA. Observação de bactérias - colorações

MICROBIOLOGIA. Observação de bactérias - colorações MICROBIOLOGIA Observação de bactérias - colorações Como o índice de refração do protoplasma bacteriano difere muito pouco do meio circundante, é difícil o exame direto de preparações não coradas, a não

Leia mais

Técnicas histológicas

Técnicas histológicas Técnicas histológicas Profa Simone Marcuzzo Histologia Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais de um organismo Células e material extracelular Tecidos Macroscopia e microscopia

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 21/01/2013

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 21/01/2013 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 21/01/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA TINTA TR 37 ml e TR 500 ml. CARACTERÍSTICA: Tinta TR 37 ml nas cores: Azul,

Leia mais

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra MICROBIOLOGIA António Verissimo Paula Morais Coloração de Gram Esta técnica permite subdividir as bactérias em dois grandes grupos: as designadas Gram

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE PINHO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE PINHO 1 de 6 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

Métodos Cito-Histoquímicos

Métodos Cito-Histoquímicos Ciências Biomédicas Laboratoriais Métodos Cito-Histoquímicos Aula 6 2016/17 João Furtado jffurtado@ualg.pt Gab. 2.06 na ESSUAlg Sumário Métodos de Evidenciar Lípidos Introdução Os Métodos Corantes Lipossolúveis

Leia mais

Cloreto de Benzalc nio 80 % Cloreto de Benzalc nio 80 %

Cloreto de Benzalc nio 80 % Cloreto de Benzalc nio 80 % 1 Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto Nome da Empresa Endereço Telefone / Fax Web site 2 Identificação de Perigos Jerzza produtos Qu micos Ltda Rua Alexandre Kiss, n 65 - Parque Industrial

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC Nome do Produto Telefone FISPQ nº. Pág. Data MASTER DISH CL (34) 3311-2005 EM-2023/11 1/4 12/04/2011

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS EBRATON MI Cód. 21701 Nº FISPQ: 88 Página: 1 de 3 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código: Fornecedor: Emergências: EBRATON MI 21701 Ebram Produtos Laboratoriais Ltda. Rua Julio

Leia mais

Informação de emergência: : CEATOX

Informação de emergência: : CEATOX 1. Identificação dos produtos Nome do Produto: PX 277 TRAVA ROSCAS ALTA RESISTÊNCIA GRANDES DIÂMETROS VERMELHO 36ML Código do Item: 27740 Tipo de produto: Anaeróbico Fabricante / Fornecedor: ANAEROBICOS

Leia mais

Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas. Prof. Cristiane Oliveira

Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas. Prof. Cristiane Oliveira Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas Prof. Cristiane Oliveira Visão Geral Corpo humano organizado em 4 tecidos básicos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Visão Geral - Tecidos consistem

Leia mais

Métodos Cito-Histoquímicos

Métodos Cito-Histoquímicos Ciências Biomédicas Laboratoriais Métodos Cito-Histoquímicos Aula 4 2016/17 João Furtado jffurtado@ualg.pt Gab. 2.06 na ESSUAlg Sumário Hidratos Carbono Introdução Simples e Glicoconjugados Evidenciação

Leia mais

WD-40 Produto Multiusos Líquido Revisão:

WD-40 Produto Multiusos Líquido Revisão: Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Em conformidade com ABNT 14725-4/2014 Data: 02.05.2002 Revisão: 8 Data da Revisão: 16.11.17 Produto: WD-40 Produto Multiusos Líquido

Leia mais

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo:

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: ASSISTENTE DE LABORATÓRIO 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: a) Acelerar a

Leia mais

Colorações de Bactérias: Coloração Simples e Coloração Diferencial(Coloração de Gram)

Colorações de Bactérias: Coloração Simples e Coloração Diferencial(Coloração de Gram) Escola Secundária com 3º Ciclo D.Manuel I Beja Acção de Formação ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES Guião de actividade laboratorial versão aluno Colorações de Bactérias: Coloração Simples

Leia mais

Ficha Técnica de Segurança de Materiais MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS)

Ficha Técnica de Segurança de Materiais MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) 1. Produto e Identificação do Fabricante Probac do Brasil Produtos Bacteriológicos Ltda. Rua Jaguaribe, 35 CEP: 01224-001 São Paulo SP Brasil Fone: +55 (11) 3367-4777 http:// Fax: +55 (11) 3223-8368 probac@probac.com.br

Leia mais

HARDYLAYER MULTICAMADAS UT (AGREGADO)

HARDYLAYER MULTICAMADAS UT (AGREGADO) HARDYLAYER MULTICAMADAS UT (AGREGADO) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: AGREGADO UT - URETANO (APLICADO A TODAS AS SUAS VARIAÇÕES DE CORES) Fabricante: HARDYFLOOR Endereço: Rua

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE LAVAGEM PARA OS UNIFORMES DA PROTEGER.

RECOMENDAÇÕES DE LAVAGEM PARA OS UNIFORMES DA PROTEGER. RECOMENDAÇÕES DE LAVAGEM PARA OS UNIFORMES DA PROTEGER. - Não friccionar com força o tecido ao lavar. - Cores escuras com composê com cores claras: Quando lavadas, deve se enxaguar em abundância, até a

Leia mais

Laboratório de Citogenética Molecular de Plantas Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Laboratório de Citogenética Molecular de Plantas Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Metodologia: COLORAÇÃO PELO MÉTODO DE FEULGEN Adaptado por: Mondin, M e Aguiar-Perecin MLR 1.) Retirar o material (raízes conservadas em álcool 70%) da geladeira com antecedência, deixando atingir a temperatura

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICACÃO Nome do produto: Aplicação: Impermeabilizante polimérico, Indicado para selar a pintura em alvenaria nas partes interna e externa. Nome da empresa: Avaré Concreto Ltda. Endereço: Av. Giovanni

Leia mais

Comércio de Produtos Químicos

Comércio de Produtos Químicos 1-) Identificação do produto: Nome do produto: AETTY CT 2-) Composição e informação sobre os ingredientes: Nome químico: Cloreto de Cetil Propil Trimetil Amônio Sinônimo: Ingredientes que oferecem riscos:

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer

CQ136 Química Experimental I. Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer 1 CQ136 Química Experimental I Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer Introdução: Os elementos do grupo 2 são tipicamente metálicos, porém menos reativos que os metais alcalinos. Magnésio é um elemento

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Produto: Acrílico Standard Verde Bandeira Página 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Nome comercial NOME DO FABRICANTE Acrílico Standard Verde Bandeira Acrílico Standard Verde

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Produto: TK REMOVER ORGÂNICO A. 1. Identificação do Produto e da Empresa

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Produto: TK REMOVER ORGÂNICO A. 1. Identificação do Produto e da Empresa 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto: TK Remover Orgânico A Nome da empresa: TK Soluções para Construção Civil Ltda - EPP Endereço: Rua Pascoal Rizzo, 38. Responsável Técnico: Rafael

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 27/07/2015

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 27/07/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 27/07/2015 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA ALMOFADA PARA CARIMBO. CARACTERÍSTICA: Almofada nº 2 Série TP para carimbo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. REAGENTE GENCO ph. Revisão: 06 FISPQ nº: 076 Data: 06/2016 Página 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. REAGENTE GENCO ph. Revisão: 06 FISPQ nº: 076 Data: 06/2016 Página 1 de 6 Revisão: 06 FISPQ nº: 076 Data: 06/2016 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Nome do produto: Principais usos recomendados: Reagente GENCO PH Produto utilizado

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) POLIBRIL - POLIDOR DE METAIS FINOS

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) POLIBRIL - POLIDOR DE METAIS FINOS Pág.: 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 16400 - (12 X 200 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: Polibril é o produto

Leia mais

Deborah Vilhagra Faria Guilherme Pires de Campos Rafael Carbone Cintra Rafael Rovatti Pupin

Deborah Vilhagra Faria Guilherme Pires de Campos Rafael Carbone Cintra Rafael Rovatti Pupin Deborah Vilhagra Faria Guilherme Pires de Campos Rafael Carbone Cintra Rafael Rovatti Pupin São substâncias que dissolvem outras sem se alterarem quimicamente ou modificar as substâncias dissolvidas; São

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Vaselina líquida. nº Material: Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá,3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000

Leia mais

Prática de Laboratório 1

Prática de Laboratório 1 Prática de Laboratório 1 12 pontos Preparação do ácido 2-iodobenzóico [Tempo aprox: 1 hr] Essa prática de laboratório envolve a preparação do acido 2-iodobenzóico a partir do acido 2-aminobenzóico. O procedimento

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água.

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁCIDO CLORÍDRICO Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

Eficiente View tem maior poder de limpeza evitando a formação de estrias e embaçamentos. Não necessita de enxágue.

Eficiente View tem maior poder de limpeza evitando a formação de estrias e embaçamentos. Não necessita de enxágue. View Detergente limpa vidros Versátil View é eficiente para a limpeza de vidros e também é indicado para a limpeza de outras superfícies como fórmica, azulejos, superfícies de plástico, aparelhos de telefone,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ PRODUTO: Xp3 Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Xp3 Código interno de identificação: XP/9701-1 Nome da empresa: Xp Lab, Inc. Endereço: 946 W. Hawthorn ST. - San Diego,

Leia mais

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS AULA 3 Soluções: preparo e diluição OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais