vigésimos JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA REGULAMENTO GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "vigésimos JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA REGULAMENTO GERAL"

Transcrição

1 REGULAMENTO GERAL 1.INTRODUÇÃO O desporto constitui-se como fator importante no equilíbrio, bem-estar e desenvolvimento dos cidadãos contribuindo, de forma decisiva, para a sua formação integral. Assente nestes valores, o Município de Tondela, tem produzido e estimulado diversos projetos de grande significado e envolvência. Os «Jogos Desportivos do Concelho» enquadram-se nesse espírito mobilizador através da participação das diferentes Instituições Associativas, enquanto coordenadoras de modalidade desportiva ou potenciadoras de forte motivação participativa dos cidadãos. Projeto direcionado para a prática desportiva generalizada envolvendo milhares de crianças e jovens, sem excluir os mais idosos, numa perspetiva de inclusão desportiva e social capaz de abranger os menos dotados e os cidadãos "diferentes" proporcionando, a todos, novas experiências de vida e um crescimento mais harmonioso e saudável, num conceito intergeracional e propiciador da inclusão. Nestas duas décadas de história e de crescimento desportivo encontramos, atualmente, muitos dos jovens praticantes de outrora, a orientar e a dirigir as Associações e Clubes que lhes proporcionaram as vivências desportivas da sua infância e juventude. Com um percurso de vida longo e consolidado, os "Jogos Desportivos do Concelho" continuam a despertar vontades, a mobilizar recursos e a dinamizar o Movimento Associativo do Concelho. A sua forte implantação associativa, enquanto potenciador de novas dinâmicas locais e aglutinador de praticantes e colaboradores, constitui a grande razão da sua enorme vitalidade. Os "Jogos Desportivos do Concelho", mais que um projeto desportivo é, sem dúvida alguma, um fator de desenvolvimento social, um forte contributo para a dinâmica Associativa de muitas dezenas de Instituições locais e, assim, um enorme fator motivacional para a envolvência e a participação cívica de largas centenas de crianças e jovens de todo o Concelho. Vamos dar continuidade a esta aprendizagem reforçando os bons exemplos, aqueles que os mais velhos têm a obrigação de proporcionar. Tanto mais que continua a crescer, também, o número dos que participam com mais idade, o que permite ganhar ainda mais maturidade e valor, pela especial envolvência entre gerações. Um Concelho com mais atividades e praticantes desportivos é, também, um Concelho mais saudável e com mais qualidade de vida. Façamos da 20.ª edição, uma grande bandeira do Desporto Associativo do nosso Concelho. Desporto Faz Bem!

2 2. COMISSÃO ORGANIZADORA E COMISSÕES EXECUTIVAS 2.1 A Comissão Organizadora é composta por representantes da Câmara Municipal de Tondela, das Associações e Clubes coordenadores de Modalidade Desportiva, cabendo a presidência à Autarquia. 2.2 A Comissão Executiva é composta por Técnicos da Câmara Municipal, Associações e Clubes coordenadores de modalidade, cabendo a cada um deles a organização técnica, calendários, marcação de provas, qualificação de atletas e designação de juízes (árbitros), em conformidade com regulamentos aprovados pela comissão organizadora. 2.3 A Comissão Disciplinar é composta por 5 elementos, 2 técnicos do Município de Tondela e 3 representantes das Associações Coordenadoras de Modalidade Os representantes das Associações Coordenadoras de Modalidade serão indicados ou em última instância, sorteados, pelas respetivas associações que coordenam as modalidades dos JDCT, na reunião de aprovação do Regulamento Geral dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela (JDCT) As decisões da Comissão de Disciplina dos JDCT tornam-se vinculativas após ratificação por parte da Associação Coordenadora de Modalidade à qual o assunto analisado e decidido diga respeito. 3. MODALIDADES 3.1 As modalidades desportivas propostas, serão coordenadas pelas Associações distritais da respetiva modalidade ou por Associações/Clubes do Concelho de Tondela assumindo, neste caso, as mesmas responsabilidades que caberiam à Associação de modalidade distrital A atribuição da coordenação das modalidades desportivas ficará definida na reunião de aprovação do regulamento geral dos JDCT cabendo a cada uma das Associações Coordenadoras um apoio financeiro do Município, como se define no anexo IV As Coletividades/Instituições que coordenem modalidades de âmbito competitivo ficam impedidas de poder inscrever atletas nas modalidades que coordenam (exceto as referidas no ponto 3.3 e seguintes, caso o projeto especial inclua atletas portadores de deficiência). 3.2 Os jogos e concentrações, disputam-se nas modalidades de âmbito competitivo e recreativo, estando a sua participação condicionada aos escalões constantes nos respetivos regulamentos específicos: A Modalidades Recreativas, sem quadros competitivos: Aquadanse e Cicloturismo; B Modalidades Recreativas, com quadros competitivos, mas sem lugar a atribuição de prémios de classificação: Damas e Xadrez. C Modalidades Competitivas, com lugar a atribuição de prémios de classificação: Andebol, Basquetebol, BTT XCO, Futebol de 7, Futsal, Jogos Tradicionais, Natação, Orientação Pedestre, Ori-Btt, Pétanca, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro ao Alvo e Trail Running.

3 3.3 Poderão desenvolver-se outras modalidades não incluídas no ponto anterior, caso não se enquadrem nas normas gerais do presente regulamento, nomeadamente no que se refere aos escalões definidos Para serem consideradas, deverão os proponentes elaborar e apresentar ao Município um Projeto Especial de Modalidade, o qual após análise e aprovação, o encaminhará à Comissão Organizadora dos JDCT para enquadramento na edição desse ano Para esta edição dos JDCT foi aprovado o Projeto Especial Modalidade de Boccia Neste caso considera-se que a Instituição proponente conhece e assume as regras gerais deste regulamento ficando sujeita ao mesmo e em especial ao que se define, especificamente, nos pontos 3.1 e 3.1.1, exceto no que definem os pontos: 4.2; 5.1; 5.2; 11; 4. PARTICIPANTES Podem participar equipas e atletas representantes do Movimento Associativo (Clubes Desportivos; Associações Culturais/Recreativas/Outras; Casas do Povo; Ranchos Folclóricos, IPSS- Instituições Solidariedade Social; Outras), cuja representação se situe na área de qualquer Freguesia do Concelho de Tondela Cada Atleta fica obrigado a inscrever-se em mais do que uma modalidade Não é permitida a inscrição a Juntas de Freguesias ou Uniões de Freguesias e Estabelecimentos de Ensino - Agrupamentos de Escolas Em representação das Escolas podem ser inscritas as respetivas Associações de Estudantes, Associações de Pais ou outras, desde que formalmente constituídas. 5. ESCALÕES ETÁRIOS Os Jogos e concentrações, compreendem provas distintas e destinam-se a praticantes, federados ou não, masculinos e femininos, segundo os Regulamentos Específicos e nascidos em: Escalão V: Nascidos a 1982 e anteriores Escalão S: Nascidos a 2000 e até 1983 Escalão J: Nascidos a 2001, 2002 e 2003 Escalão A: Nascidos em 2004, 2005 e 2006 Escalão B: Nascidos em 2007, 2008 e 2009 Escalão C: Nascidos em 2010, 2011 e 2012 [ + 35 anos] [ + 17 a 35 anos] [15, 16 e 17 anos] [12, 13 e 14 anos] [9, 10 e 11 anos] [6, 7 e 8 anos] Em cada modalidade só poderão ser inscritos, em escalões diferentes do correspondente à sua idade, atletas do escalão imediatamente anterior, podendo o Atleta jogar por ambos os escalões Os Jovens portadores de deficiência não estão sujeitos ao limite de idade nos escalões definidos.

4 6. INSCRIÇÕES As inscrições das coletividades/instituições nos Jogos Desportivos, são efetuadas através do preenchimento de impresso próprio, o qual deverá ser devidamente assinado e autenticado com carimbo ou selo branco em uso pela coletividade e remetido, por esta, ao Gabinete do Desporto do Município de Tondela até à data indicada para o efeito No ato desta inscrição serão entregues, a cada coletividade/instituição, os dados de acesso à plataforma de inscrições online de Atletas. 6.2 As inscrições dos atletas terão que ser efetuadas obrigatoriamente na plataforma, alojada no sítio do Município de Tondela. 6.3 Devem ser entregues no Gabinete do Desporto do Município de Tondela, uma fotografia e documento de identificação, bilhete de identidade, cartão de cidadão, passaporte, assento de nascimento ou outro, de todos os Atletas, Técnicos e Dirigentes que se inscrevam pela primeira vez. NOTA: Não é possível a inscrição de qualquer atleta, técnico ou dirigente sem a apresentação dos documentos de identificação, constantes no ponto Os inscritos nos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela, autorizam a divulgação da sua imagem e dados pessoais para uso exclusivo do Município de Tondela. 7.LIMITAÇÃO de INSCRIÇÕES 7.1 Nas modalidades coletivas e individuais, cada associação/clube ou instituição, somente poderá inscrever um número máximo de Equipas e Atletas Federados, conforme Anexo III do presente regulamento. 7.2 A limitação de inscrições aplica-se somente aos Atletas (federados) que se encontram inscritos em associações ou federações desportivas e que pretendam nos jogos desportivos inscrever-se na mesma modalidade pela qual se encontram a desenvolver a sua atividade federada. 8. FORMAS DE COMPETIÇÃO E REGULAMENTO 8.1 As competições, provas, concentrações, bem como a organização dos quadros competitivos, são da total responsabilidade das respetivas Associações Coordenadoras de modalidade. 8.2 As provas a realizar regem-se pelos Regulamentos Específicos de cada uma das modalidades. 9. CALENDARIZAÇÃO GERAL 9.1 As provas são realizadas, em princípio, aos Sábados e Domingos e disputadas em espaços que obedeçam às condições definidas nos Regulamentos Específicos de cada modalidade.

5 9.2 Na modalidade, que se justifique, as provas podem ser realizadas noutros dias da semana. 9.3 Na cerimónia de abertura e de encerramento dos jogos, devem participar todos os atletas inscritos, bem como os responsáveis das suas Coletividades/Instituições. 9.4 A calendarização geral prevista, constará do Anexo I do presente Regulamento Geral, podendo a mesma ser alterada, sempre e quando exista essa mesma necessidade Sempre que se verifique uma alteração na calendarização, esta será de imediato comunicada a todos os interessados. 10. PRÉMIOS DE CLASSIFICAÇÃO 10.1 Os sistemas e formas de classificação são definidos pelos Regulamentos Específicos de cada uma das modalidades Nas Modalidades Coletivas Competitivas (Andebol, Basquetebol, Futebol e Futsal), somente a primeira equipa classificada de cada escalão/sexo receberá o Troféu dos Jogos Desportivos Na modalidade de Pétanca e Boccia será atribuído um Troféu à melhor Coletividade participante, a encontrar pelo respetiva Associação Coordenadora de Modalidade, segundo o regulamento específico As primeiras três equipas classificadas de cada escalão/sexo receberão uma medalha, correspondente à posição obtida, por cada um dos participantes na respetiva modalidade, limitado ao número máximo permitido pelo regulamento específico de cada modalidade Nas Modalidades Individuais Competitivas (BTT XCO, Jogos Tradicionais, Natação, Orientação Pedestre, Ori-BTT, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro ao Alvo e Trail Running) os primeiros três classificados de cada escalão/sexo receberão uma medalha Será atribuído um Troféu à melhor Coletividade participante nas modalidades individuais de caráter competitivo, a encontrar pelas respetivas Associações Coordenadoras de Modalidade, conforme respetivos regulamentos específicos O Troféu atribuído ficará sob inteira responsabilidade da instituição vencedora, entre a sua atribuição e a abertura oficial dos Jogos Desportivos do ano seguinte, data em que regressará à Comissão Organizadora (Câmara Municipal de Tondela), em bom estado de conservação, contra a entrega de diploma. O não cumprimento do estipulado implica o pagamento da verba correspondente à aquisição de novo Troféu Só serão atribuídos prémios de classificação, quando efetivamente se verificar o devido enquadramento competitivo Será atribuído o prémio FAIR-PLAY à Coletividade ou participante individual que o justifique Poderão vir a ser atribuídos outros prémios, a definir posteriormente pela Organização.

6 11. PRÉMIOS de PARTICIPAÇÃO: CRÉDITOS vigésimos JOGOS DESPORTIVOS 11.1 Os créditos, positivos ou negativos, são acumuláveis e transitam para o ano seguinte Os créditos, neste enquadramento, correspondem a apoio financeiro complementar, previsto no montante a atribuir no âmbito do apoio financeiro/espécie, anual, ao movimento associativo concelhio A tabela de atribuição de Créditos constará do Anexo II do presente Regulamento Geral. 12. SEGURO Todos os intervenientes, devidamente inscritos nos Jogos Desportivos, estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, conforme respetiva apólice, disponível para consulta Consideram-se seguros pela apólice todos os atletas, técnicos e dirigentes devidamente inscritos de acordo com o estipulado no presente regulamento dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela A incorreta inscrição dos Atletas, Técnicos e Dirigentes é da única e exclusiva responsabilidade dos mesmos. 13. CREDENCIAÇÃO DOS ATLETAS, TREINADORES E DIRIGENTES Em cada prova das modalidades competitivas é obrigatório a apresentação da Credencial da Modalidade A Credencial de Modalidade estará disponível, para impressão, na plataforma online dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela, alojada no sitio do Município em: [ ] 14. IRREGULARIDADES 14.1 As coletividades, seus representantes, que cometerem irregularidades, que desvirtuem o espírito dos Jogos e deste regulamento, serão imediatamente excluídas dos Jogos Desportivos As decisões serão tomadas pela Comissão de Disciplina que, após envio ao Município (Gabinete de Desporto) as remeterá aos visados (Instituição enquadradora) e à Associação da modalidade desportiva, se for o caso A decisão oriunda da Comissão de Disciplina poderá ser sujeita à apreciação da Comissão Organizadora, a qual decidirá sobre a melhor estratégia para aplicação da mesma Os castigos e sanções disciplinares transitam para o ano seguinte. 15. CASOS OMISSOS Os casos omissos neste Regulamento, serão resolvidos pela Comissão Organizadora, não havendo lugar a qualquer recurso.

7 JOGOS DESPORTIVOS REGULAMENTO GERAL ANEXO II Modalidades Competitivas SISTEMA de CRÉDITOS ANDEBOL 2 Créditos Por cada jogo que o Atleta participe BASQUETEBOL 3 X 3 2 Créditos Por cada jogo que o Atleta participe BTT - MARATONA 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração BOCCIA - PROJETO ESPECIAL 4 Créditos Pela participação do Atleta na concentração FUTEBOL de 7 2 Créditos Por cada jogo que o Atleta participe FUTSAL 2 Créditos Por cada jogo que o Atleta participe NATAÇÃO 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração JOGOS TRADICIONAIS - MALHA 4 Créditos Pela participação do Atleta na concentração ORIENTAÇÃO FORMAL 4 Créditos Pela participação do Atleta em cada uma das provas ORIENTAÇÃO COM BTT 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração PÉTANCA 4 Créditos Pela participação do Atleta na concentração TÉNIS 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração TÉNIS DE MESA 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração TIRO COM CARABINA 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração TRAIL RUNNING 8 Créditos Pela participação do Atleta na concentração O limite de créditos a atribuir a cada coletividade na participação de cada edição dos Jogos Desportivos é de Modalidades Recreativas [ Todas as outras que não 2 Créditos De 1 a 5 Atletas Participantes por modalidade Competitivas ] 3 Créditos De 6 a 10 Atletas Participantes por modalidade 5 Créditos 11 ou mais Atletas Participantes por modalidade a) a) - Com o limite de 60 créditos Troca de Troféu PONTO 10.4 Reg.Geral 10 Créditos Aquando da Entrega do Troféu Penalizações Falta de Comparência do Atleta -1 Crédito À prova na qual préviamente se inscreveu Reuniões de Trabalho -20 Créditos Por cada não comparência às reuniões Cerimónia de Abertura -30 Créditos Pela não comparência no desfile e cerimónia Cerimónia de Encerramento -30 Créditos Pela não comparência no desfile e cerimónia Fim de Semana dos Jogos -15 Créditos Falha a refeição, após inscrição prévia Diciplina: De -250 a -500 Créditos Comportamento Anti-desportivo

8 ANEXO III JOGOS DESPORTIVOS do CONCELHO de TONDELA LIMITAÇÃO ao NÚMERO de INSCRIÇÕES ESCALÕES LIMITE DE INSCRIÇÃO MODALIDADE C B A J S V N.º ATLETAS M F M F M F M F M F M F EQUIPAS FEDERADOS ANDEBOL X X X X X X 1 EQUIPA b) 2/3 ATLETAS a) AQUADANSE não se aplica não se aplica BASQUETEBOL 3X3 X X X X X X 2 EQUIPAS b) 1 ATLETA BTT XCO não se aplica 1 ATLETA CICLOTURISMO não se aplica não se aplica DAMAS não se aplica não se aplica FUTEBOL de 7 X X X X X X 1 EQUIPA b) 3 ATLETAS FUTSAL X X X X X X 1 EQUIPA b) 2 ATLETAS JOGO da MALHA X X não se aplica 1 ATLETA NATAÇÃO não se aplica b) 1 ATLETA ORIENTAÇÃO não se aplica b) 1 ATLETA ORIENTAÇÃO COM BTT X X não se aplica b) 1 ATLETA PÉTANCA não se aplica não se aplica TÉNIS não se aplica não se aplica TÉNIS de MESA não se aplica b) 1 ATLETA TIRO ao ALVO X X X X X X não se aplica b) 1 ATLETA TRAIL RUNNING X X X X não se aplica b) 1 ATLETA XADREZ não se aplica não se aplica Legenda X O Atleta deste escalão pode participar O Atleta deste não pode participar Observações a) - No Andebol de 5 - Limite de 2 Atletas Federados a) - No Andebol de 7 - Limite de 3 Atletas Federados b) - Por escalão e género

JOGOS DESPORTIVOS DE SÃO PEDRO DO SUL 3G 2017 REGULAMENTO GERAL. de 10 de junho a 22 de Julho 2

JOGOS DESPORTIVOS DE SÃO PEDRO DO SUL 3G 2017 REGULAMENTO GERAL. de 10 de junho a 22 de Julho 2 REGULAMENTO GERAL de 10 de junho a 22 de Julho 2 1. INTRODUÇÃO Uns Jogos 3G Há muito que as sociedades contemporâneas assimilaram a importância do desporto e da actividade física e o seu contributo indubitável

Leia mais

As modalidades são: andebol, natação, polo aquático, boccia, ténis de mesa, gira-volei, atletismo (kids athletics) e futsal.

As modalidades são: andebol, natação, polo aquático, boccia, ténis de mesa, gira-volei, atletismo (kids athletics) e futsal. REGULAMENTO GERAL 1. INTRODUÇÃO A realização dos I Jogos Desportivos do Município de Armamar visa promover a continuação da prática desportiva nos jovens, bem como continuar a procurar fomentar e dinamizar

Leia mais

JOGOS DESPORTIVOS DE VISEU 2012 Regulamento Geral

JOGOS DESPORTIVOS DE VISEU 2012 Regulamento Geral JOGOS DESPORTIVOS DE VISEU 2012 21os. JOGOS DESPORTIVOS DE VISEU 2012 1. Introdução A 21ª edição dos Jogos Desportivos de Viseu visa, à semelhança do que se tem verificado nos últimos anos, propiciar aos

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Câmara Municipal de Coimbra. Juntas de Freguesia do Concelho de Coimbra. Associações Distritais da Modalidade

REGULAMENTO GERAL. Câmara Municipal de Coimbra. Juntas de Freguesia do Concelho de Coimbra. Associações Distritais da Modalidade REGULAMENTO GERAL Câmara Municipal de Coimbra Juntas de Freguesia do Concelho de Coimbra Associações Distritais da Modalidade Federações Nacionais da Modalidade 2 NOTA JUSTIFICATIVA É função do Município

Leia mais

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL REGULAMENTO DESPORTIVO CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA 2012 Art.º 1 OBJETO 1. O presente regulamento estabelece as regras e normas aplicáveis ao Andebol de Praia

Leia mais

Normas do XI Inter-Freguesias de Futsal do Município de Mogadouro

Normas do XI Inter-Freguesias de Futsal do Município de Mogadouro Normas do XI Inter-Freguesias de Futsal do Município de Mogadouro Artigo 1º (Âmbito) As presentes normas definem as linhas gerais do XI Inter-Freguesias de Futsal 2017 do concelho de Mogadouro. Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DE ANDEBOL DE PRAIA DA FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL E ASSOCIAÇÕES * CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA REGULAMENTO DA PROVA

REGULAMENTO DE ANDEBOL DE PRAIA DA FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL E ASSOCIAÇÕES * CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA REGULAMENTO DA PROVA REGULAMENTO DE ANDEBOL DE PRAIA DA FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL E ASSOCIAÇÕES * CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA REGULAMENTO DA PROVA Art.º 1 Objeto 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MINIBASQUETEBOL XIRA 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MINIBASQUETEBOL XIRA 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MINIBASQUETEBOL XIRA 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 INSCRIÇÕES... 4 ESCALÕES ETÁRIOS/DURAÇÃO DE JOGO... 4 CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 5 ARBITRAGEM... 6 CLASSIFICAÇÃO... 7 PRÉMIOS...

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR (a que se refere o Despacho nº 9332-A/2013 de 16 de julho)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR (a que se refere o Despacho nº 9332-A/2013 de 16 de julho) REGULAMENTO DO PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2014 (a que se refere o Despacho nº 9332-A/2013 de 16 de julho) 1. ÂMBITO O presente regulamento define as normas e procedimentos de participação dos agrupamentos

Leia mais

Normas do X Inter-Freguesias de Futsal do Município de Mogadouro

Normas do X Inter-Freguesias de Futsal do Município de Mogadouro Normas do X Inter-Freguesias de Futsal do Município de Mogadouro Artigo 1º (Âmbito) As presentes normas definem as linhas gerais do X Inter-Freguesias de Futsal 2016 do concelho de Mogadouro. Artigo 2º

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL XIRA 2017

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL XIRA 2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL XIRA 2017 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 INSCRIÇÕES... 4 ESCALÕES ETÁRIOS... 4 CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 6 ARBITRAGEM... 7 CLASSIFICAÇÃO... 8 PRÉMIOS... 8 OUTRAS INFORMAÇÕES...

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011

REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011 REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011 I COMPETIÇÃO Art.º 1.º - A competição Circuito Nacional de Andebol de Praia deverá compreender os Circuitos Regionais de Andebol de Praia (da responsabilidade

Leia mais

O V Torneio de Futsal S. Pedro 2017 realizar-se-á de 1 de Junho a 24 de Junho de 2017, no pavilhão Municipal de Porto de Mós.

O V Torneio de Futsal S. Pedro 2017 realizar-se-á de 1 de Junho a 24 de Junho de 2017, no pavilhão Municipal de Porto de Mós. V TORNEIO DE FUTSAL S. PEDRO 2017 Beneficiando da crescente popularidade do Futsal na região e no país, o V Torneio de Futsal S. Pedro 2017, visa a participação da população natural e residente do concelho

Leia mais

REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS SALESIANOS

REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS SALESIANOS REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS SALESIANOS ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO I... 4 QUALIFICAÇÃO DOS PRATICANTES DESPORTIVOS SALESIANOS... 4 CAPÍTULO II... 5 IDENTIFICAÇÃO DOS PRATICANTES DO JOGO / PROVA...

Leia mais

5º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS. Normas de Funcionamento

5º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS. Normas de Funcionamento 5º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS Normas de Funcionamento Normas de Funcionamento Considerando a importância que a promoção da dinâmica desportiva assume no concelho, a Câmara Municipal da Lourinhã,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA p. 3 2. PARTICIPAÇÃO p. 4 3. INSCRIÇÃO p. 4 4. RECEÇÃO E ACREDITAÇÃO p. 4 5. REUNIÃO TÉCNICA p. 4 6. COMISSÃO TÉCNICA DA MODALIDADE p. 5 7. ALOJAMENTO p. 5 8. ALIMENTAÇÃO p.

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO REGULAMENTO Época 2014 / 2015 Informação de 22 de abril de 2015 Os Campeonatos Nacionais de Jovens, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 (CNJ), organizado pela Federação Portuguesa de

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

JOGOS MUNICIPAIS 2012

JOGOS MUNICIPAIS 2012 R E G U L A M E N T O de modalidades 2012 JOGOS MUNICIPAIS 2012 REGULAMENTO DE MODALIDADES :: PARTICIPAÇÃO Podem participar munícipes federados ou populares, quer em representação de clubes ou equipas

Leia mais

DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS REGULAMENTO NOTA JUSTIFICATIVA A promoção e generalização da prática desportiva junto da população é um fator essencial de melhoria da qualidade de vida e de formação pessoal, social e desportiva. Neste

Leia mais

Regulamento Torneio de Futsal Ser Caetano

Regulamento Torneio de Futsal Ser Caetano Regulamento Torneio de Futsal Ser Caetano 1. Enquadramento e Objetivo O Torneio de Futsal do Grupo Salvador Caetano surge com o intuito de promover a cooperação e espírito de equipa entre Empresas e Colaboradores

Leia mais

Normas. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Núcleo de Actividades Desportivas

Normas. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Núcleo de Actividades Desportivas Normas Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Núcleo de Actividades Desportivas Índice 1 Organização... 3 2 Calendarização e Local de Realização dos Jogos... 3 3 Inscrição... 3 3.1 Período de Inscrição...

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO REGULAMENTO Época 2013 / 2014 Informação de 16 de maio de 2014 Os Campeonatos Nacionais de Jovens, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 (CNJ), organizado pela Federação Portuguesa de

Leia mais

JOGOS MUNICIPAIS 2013

JOGOS MUNICIPAIS 2013 REGULAMENTO de modalidades 2013 JOGOS MUNICIPAIS 2013 REGULAMENTO DE MODALIDADES :: PARTICIPAÇÃO Podem participar munícipes federados ou populares, quer em representação de clubes ou equipas quer em representação

Leia mais

18º TORNEIO CONCELHIO DE FUTSAL SUB-13 GONDOMAR 2015

18º TORNEIO CONCELHIO DE FUTSAL SUB-13 GONDOMAR 2015 A Escola Desportiva e Cultural de Gondomar vai, uma vez mais e pelo 18º ano consecutivo, em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, levar a efeito o 18º. Torneio Concelhio de Futsal Sub-13 (Jovens

Leia mais

I ORGANIZAÇÃO.3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS.4 VI FORMA DE DISPUTA.5 VIII ARBITRAGENS.

I ORGANIZAÇÃO.3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS.4 VI FORMA DE DISPUTA.5 VIII ARBITRAGENS. REGULAMENTO ÍNDICE I ORGANIZAÇÃO..3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS..4 VI FORMA DE DISPUTA..4 VII RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES..5 VIII ARBITRAGENS..5 IX COMISSÃO

Leia mais

Junta de Freguesia de Ançã

Junta de Freguesia de Ançã III TORNEIO FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE CANTANHEDE REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO 1.1 O presente regulamento aplica-se ao III Torneio de Futsal Inter-Freguesias do concelho de Cantanhede. 1.2. A

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 FUTSAL MASCULINO REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Futsal masculino nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade

Leia mais

MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto

MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto 5º CAMPEONATO CONCELHIO DE FUTSAL 2009/10 (Seniores Masculinos) Normas de Participação 1- PARTICIPAÇÃO 1.1- Todas Associações

Leia mais

I ORGANIZAÇÃO.3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS.4 VI FORMA DE DISPUTA.5 VIII ARBITRAGENS.

I ORGANIZAÇÃO.3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS.4 VI FORMA DE DISPUTA.5 VIII ARBITRAGENS. ÍNDICE I ORGANIZAÇÃO..3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS..4 VI FORMA DE DISPUTA..4 VII RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES..5 VIII ARBITRAGENS..5 IX COMISSÃO DISCIPLINAR..5

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2018

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2018 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2018 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CATEGORIAS DE ATLETAS... 4 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO... 4 INSCRIÇÕES... 5 TRANSFERÊNCIA DE ATLETAS...

Leia mais

Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5

Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5 Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5 I Enquadramento 1. O Torneio Carnaval de Faro enquadra-se na estratégia da Associação de Andebol do Algarve e do Município de Faro que pretende dinamizar

Leia mais

GDG REGULAMENTO GAFANHA CUP 2016

GDG REGULAMENTO GAFANHA CUP 2016 ART.º 1 - APRESENTAÇÃO O Gafanha Cup 2016 será o segundo torneio internacional organizado pelo Grupo Desportivo da Gafanha e realizar-se-á no Complexo Desportivo da Gafanha. O objetivo deste torneio será

Leia mais

Gala do Desporto 2012

Gala do Desporto 2012 Gala do Desporto 2012 Reunião de Câmara 05-Nov-2012 Índice 1. Introdução... 3 2. Destinatários... 3 3. Processo e prazo de candidatura... 3 4. Processo de seleção... 3 5. Critérios de seleção... 4 7. Exceções...

Leia mais

XVIII TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL 2015

XVIII TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL 2015 XVIII TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL 2015 Montemor-o-Velho, Maio de 2015 Índice 1. ORGANIZAÇÃO... 3 2. DESTINATÁRIOS/ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. INSCRIÇÕES... 3 4. LOCAL DO TORNEIO... 3 5. COMPETIÇÃO... 4 6.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2015

REGULAMENTO ESPECIFICO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2015 REGULAMENTO ESPECIFICO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CATEGORIAS DE ATLETAS... 4 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO... 4 INSCRIÇÕES... 5 TRANSFERÊNCIA DE

Leia mais

Época 2014/15. Associação de Futebol da Guarda Gabinete Técnico e de Formação. Regulamento e normas de conduta

Época 2014/15. Associação de Futebol da Guarda Gabinete Técnico e de Formação. Regulamento e normas de conduta Época 2014/15 Associação de Futebol da Guarda Regulamento e normas de conduta FILOSOFIA: As Escolas de Futebol, deverão ter como principal objetivo, proporcionar momentos lúdicodesportivos orientados e

Leia mais

REGULAMENTO DO 11.º TORNEIO DE FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE TORNEIO PAULO CRUZ

REGULAMENTO DO 11.º TORNEIO DE FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE TORNEIO PAULO CRUZ REGULAMENTO DO 11.º TORNEIO DE FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE TORNEIO PAULO CRUZ 1. INTRODUÇÃO O 11.º Torneio de Futsal Inter-Freguesias do concelho de Ferreira do Zêzere Torneio

Leia mais

Índice Apresentação Regulamentação Sub

Índice Apresentação Regulamentação Sub 2 Indice Índice... 3 1. Apresentação... 6 2. Regulamentação... 6 3. Sub 13... 7 Data... 7 Horário... 7 Local da realização dos jogos... 7 Pontuação... 7 Quadro Competitivo... 7 Duração dos jogos e intervalos...

Leia mais

1. Índice Apresentação Regulamentação Nascidos em 2003/ Data e Horário Local da realização dos jogos...

1. Índice Apresentação Regulamentação Nascidos em 2003/ Data e Horário Local da realização dos jogos... Regulamento 1 2 1. Índice 1. Índice... 3 2. Apresentação... 6 3. Regulamentação... 7 4. Nascidos em 2003/2004... 7 Data e Horário... 7 Local da realização dos jogos... 7 Quadro Competitivo... 7 Duração

Leia mais

NORMAS ESPECIFICAS NATAÇÃO.

NORMAS ESPECIFICAS NATAÇÃO. NORMAS ESPECIFICAS NATAÇÃO www.inatel.pt NATAÇÃO NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2017

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2017 ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA Regulamento da Componente Desportiva Guarda 2017 ÍNDICE 1.INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÕES... 2 1.1.INSCRIÇÕES DE EQUIPAS... 2 1.2.INSCRIÇÃO DE

Leia mais

Época 2017/18. Associação de Futebol da Guarda Gabinete Técnico e de Formação. Regulamento e normas de conduta

Época 2017/18. Associação de Futebol da Guarda Gabinete Técnico e de Formação. Regulamento e normas de conduta Época 2017/18 Associação de Futebol da Guarda Regulamento e normas de conduta FILOSOFIA: As Escolas de Futebol têm como principal objetivo, proporcionar momentos lúdico-desportivos orientados e organizados

Leia mais

Campeonatos Regionais Iniciados / Juvenis. Évora e Vendas Novas. 29 abril 2015

Campeonatos Regionais Iniciados / Juvenis. Évora e Vendas Novas. 29 abril 2015 Campeonatos Regionais Iniciados / Juvenis Évora e Vendas Novas 29 abril 2015 1. Organização DGEstE Direção de Serviços da Região Alentejo Coordenação Regional do Desporto Escolar Coordenação Local do Desporto

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2017

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2017 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO XIRA2017 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CATEGORIAS DE ATLETAS... 4 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO... 4 INSCRIÇÕES... 5 TRANSFERÊNCIA DE ATLETAS...

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO FUTEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO FUTEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO FUTEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

Regulamento Campeonato Regional Ar Comprimido Centro 2008

Regulamento Campeonato Regional Ar Comprimido Centro 2008 Regulamento Campeonato Regional Ar Comprimido Centro 2008 1º. Por delegação da FPT, o Campeonato Regional de Ar Comprimido Centro 2008, é organizado pela Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da

Leia mais

II Torneio Vila A-dos-Francos Juniores Feminino Fut9

II Torneio Vila A-dos-Francos Juniores Feminino Fut9 II Torneio Vila A-dos-Francos Juniores Feminino Fut9 Artigo nº1 Apresentação Regulamento O 2º Torneio Feminino Sub/19, a realizar no dia 11 de Junho de 2017, é uma organização do Grupo Desportivo e Cultural

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE REMO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE REMO REGULAMENTO ESPECÍFICO DE REMO 2017-2018 Índice 1. Introdução 2 2. Participação 2 3. Escalões etários 2 4. Competições encontros/escolares 2 5. Regulamento técnico 5 6. Casos omissos 5 Regulamento Específico

Leia mais

AND PRAIA ª Edição REGULAMENTO DO CIRCUITO

AND PRAIA ª Edição REGULAMENTO DO CIRCUITO AND PRAIA 2016 18ª Edição REGULAMENTO DO CIRCUITO 1 Organização: A organização deste conjunto de eventos é da responsabilidade da Associação de Andebol do Porto, em colaboração com diversas entidades.

Leia mais

1º Grande Prémio de São Martinho - Almada

1º Grande Prémio de São Martinho - Almada 1º Grande Prémio de São Martinho - Almada (Prova do Troféu Almada Atletismo 2017/2018) 1 - ORGANIZAÇAO A organização desta prova de atletismo é da responsabilidade do Clube de Praças da Armada - CPA e

Leia mais

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TORNEIO DE BOCCIA REGULAMENTO 1. Organização A organização do torneio de boccia, integrado nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017, é da responsabilidade

Leia mais

JOGOS MUNICIPAIS 2017 REGULAMENTO

JOGOS MUNICIPAIS 2017 REGULAMENTO JOGOS MUNICIPAIS 2017 REGULAMENTO PARTICIPAÇÃO Podem participar munícipes federados ou não federados, em representação de clubes, grupos informais e a título individual, de acordo com o regulamento específico

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução Escalões Etários e variantes da Modalidade Constituição das Equipas 3

ÍNDICE. 1. Introdução Escalões Etários e variantes da Modalidade Constituição das Equipas 3 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ 2017-2018 ÍNDICE 1. Introdução 2 2. Escalões Etários e variantes da Modalidade 3 3. Constituição das Equipas 3 4. Condições de participação/ Inscrição nas provas 4 4.1.

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 SKATE REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 SKATE REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 SKATE REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Skate dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da Câmara Municipal de

Leia mais

JOGOS MUNICIPAIS 2010

JOGOS MUNICIPAIS 2010 R E G U L A M E N T O de modalidades 2010 JOGOS MUNICIPAIS 2010 REGULAMENTO DE MODALIDADES :: PARTICIPAÇÃO Podem participar munícipes federados ou populares, quer em representação de clubes ou equipas,

Leia mais

CAPÍTULO I (NORMAS GERAIS)

CAPÍTULO I (NORMAS GERAIS) ATLETISMOITA Época Desportiva 2015/2016 CAPÍTULO I (NORMAS GERAIS) ARTIGO 1º (Definição) 1 - O Torneio das Colectividades do Município da Moita em Atletismo ATLETISMOITA, é uma iniciativa do Movimento

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO REMO (Revisto em setembro de 2015)

REGULAMENTO ESPECÍFICO REMO (Revisto em setembro de 2015) REGULAMENTO ESPECÍFICO REMO 2014-2017 (Revisto em setembro de 2015) Índice 1. Introdução 2 2. Participação 2 3. Escalões Etários 2 4. Competições Encontros/Escolares 2 5. Regulamento Técnico 5 6. Casos

Leia mais

Regulamento do 29.º Troféu de Atletismo do Seixal 2016

Regulamento do 29.º Troféu de Atletismo do Seixal 2016 Regulamento do 29.º Troféu de Atletismo do Seixal 2016 1. Definição O Troféu de Atletismo do Seixal (também designado por T.A.S. ), compreende um conjunto de provas organizadas, no ano 2016, pelas Coletividades

Leia mais

XIX TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL 2016 DOCUMENTO ORIENTADOR

XIX TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL 2016 DOCUMENTO ORIENTADOR XIX TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL 2016 DOCUMENTO ORIENTADOR Montemor-o-Velho, Abril de 2016 Índice 1. ORGANIZAÇÃO... 3 2. DESTINATÁRIOS/ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. INSCRIÇÕES... 3 4. LOCAL DO TORNEIO... 3 5.

Leia mais

ÉPOCA 2016/2017 PO20 TAÇA DE PORTUGAL - SENIORES MASCULINOS REGULAMENTO DA PROVA. Artigo 1 Prémios

ÉPOCA 2016/2017 PO20 TAÇA DE PORTUGAL - SENIORES MASCULINOS REGULAMENTO DA PROVA. Artigo 1 Prémios PO20 TAÇA DE PORTUGAL - SENIORES MASCULINOS (Regulamento aprovado em Reunião de Direção de 21-06-2016) REGULAMENTO DA PROVA Artigo 1 Prémios 1. Ao vencedor da competição será atribuída uma Taça ou troféu

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO REGULAMENTO Os Campeonatos Nacionais de Jovens, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 (CNJ), organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do

Leia mais

Programa do Desporto Escolar Ano III. 11 nov 2015 AE D. Maria II - Braga

Programa do Desporto Escolar Ano III. 11 nov 2015 AE D. Maria II - Braga Programa do Desporto Escolar 2013-2017 Ano III 11 nov 2015 AE D. Maria II - Braga Reunião de Coordenação de Professores/Responsáveis Natação Ano letivo 2015 / 2016 EQUIPA DA CLDE Luís Covas Carlos Dias

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da, da

Leia mais

1ª CRONO ESCALADA AO CERRO DE SÃO MIGUEL ESTRADA / BTT 29 DE ABRIL DE 2018 REGULAMENTO PARTICULAR

1ª CRONO ESCALADA AO CERRO DE SÃO MIGUEL ESTRADA / BTT 29 DE ABRIL DE 2018 REGULAMENTO PARTICULAR 1ª CRONO ESCALADA AO CERRO DE SÃO MIGUEL ESTRADA / BTT 29 DE ABRIL DE 2018 REGULAMENTO PARTICULAR 1. ORGANIZAÇÃO 1.1. Clube Desportivo Marítimo Olhanense Team Bora Mó, organiza o evento desportivo sem

Leia mais

REGULAMENTO 1 ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO 1 ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO 1 ORGANIZAÇÃO A organização é da Responsabilidade da Escolinha de Futebol Os Pirralhos da Casa do Benfica de Vendas Novas, em colaboração com o Serviço de Desporto da Câmara Municipal de Vendas

Leia mais

31.º TORNEIO CIDADE DA AMADORA NORMAS REGULAMENTARES

31.º TORNEIO CIDADE DA AMADORA NORMAS REGULAMENTARES 2016 31.º TORNEIO CIDADE DA AMADORA NORMAS REGULAMENTARES Câmara Municipal da Amadora DEDS - Gabinete de Desporto e Juventude Complexo Desportivo Municipal do Monte da Galega R. Seara de Trigo 2700-020

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU. R egula mento Específico Futebol de Sete

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU. R egula mento Específico Futebol de Sete ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU R egula mento Específico Futebol de Sete 2016 2 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE SETE REGULAMENTO DA PROVA NORMAS ORIENTADORAS DOS JOGOS DESPORTIVOS DE TONDELA CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL Época 2010/11 Masculino e Feminino Página 1 de 9 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO REMO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REMO REGULAMENTO ESPECÍFICO REMO 2014-2017 Índice 1. Introdução 2 2. Participação 2 3. Escalões Etários 2 4. Competições Encontros/Escolares 2 5. Regulamento Técnico 5 6. Casos Omissos 5 Regulamento Específico

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA 2009 2013 (Reformulado 2011 Dez) ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 CAPÍTULO I - Qualificação dos praticantes desportivos escolares 3 CAPÍTULO II - Identificação dos praticantes do jogo

Leia mais

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA p. 3 2. PARTICIPAÇÃO p. 4 3. INSCRIÇÃO p. 4 4. RECEÇÃO E ACREDITAÇÃO p. 4 5. REUNIÃO TÉCNICA p. 4 6. COMISSÃO TÉCNICA DA MODALIDADE p. 5 7. ALOJAMENTO p. 5 8. ALIMENTAÇÃO p.

Leia mais

9ª Milha Urbana de São Marcos

9ª Milha Urbana de São Marcos 9ª Milha Urbana de São Marcos 19 DE MARÇO DE 2016 UNIÃO DAS FREGUESIAS DO CACÉM E SÃO MARCOS Tel.: 21 912 93 80 Fax: 21 912 93 89 E-mail: secretariageral@uf-cacemsmarcos.pt 1 ORGANIZAÇÃO A União das Freguesias

Leia mais

I ETAPA Circuito Nacional SURF. Desporto Escolar 2018

I ETAPA Circuito Nacional SURF. Desporto Escolar 2018 I ETAPA Circuito Nacional SURF Desporto Escolar 2018 Costa de Caparica Março 2018 I ETAPA CIRCUITO NACIONAL SURF DESPORTO ESCOLAR 2017/2018 ORGANIZAÇÃO www.desportoescolar.dge.mec.pt DSR Norte 1. Comissão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 10ª COPA UNIVATES/DCE 2017 REGULAMENTO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 10ª COPA UNIVATES/DCE 2017 REGULAMENTO GERAL CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 10ª COPA UNIVATES/DCE 2017 REGULAMENTO GERAL DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO A promoção e a organização são do Centro Universitário UNIVATES/Complexo Esportivo

Leia mais

Município de Bombarral

Município de Bombarral Município de Bombarral II Jogos Desportivos do Concelho de Bombarral NORMAS ORIENTADORAS DO FUTSAL CAPÍTULO I ORGANIZAÇÃO TÉCNICA 01 - GENERALIDADES 1. A elaboração do calendário, organização e administração

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO XADREZ. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO XADREZ. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO XADREZ Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo Artigo 1.º Participação Artigo 2.º Escalões Etários Artigo 3.º Constituição das Equipas

Leia mais

Corta Mato Morávia Moreira a Correr

Corta Mato Morávia Moreira a Correr Corta Mato Morávia Moreira a Correr Artigo 1.º Introdução 1. O Corta Mato Morávia Moreira a Correr é uma iniciativa organizada pela Morávia Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, com a parceria da Run4Fun

Leia mais

18º TROFÉU MUNICIPAL DE B.T.T.

18º TROFÉU MUNICIPAL DE B.T.T. 18º TROFÉU MUNICIPAL DE B.T.T. 18º Troféu Municipal de B.T.T. Normas de Funcionamento Considerando a importância que a promoção da dinâmica desportiva assume no concelho, a Câmara Municipal da Lourinhã,

Leia mais

JOGOS MUNICIPAIS 2016 REGULAMENTO

JOGOS MUNICIPAIS 2016 REGULAMENTO JOGOS MUNICIPAIS 2016 REGULAMENTO PARTICIPAÇÃO Podem participar munícipes federados ou não federados, em representação de clubes, grupos informais e a título individual, de acordo com o regulamento específico

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 9ª COPA UNIVATES/DCE 2016 REGULAMENTO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 9ª COPA UNIVATES/DCE 2016 REGULAMENTO GERAL CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 9ª COPA UNIVATES/DCE 2016 REGULAMENTO GERAL DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e a organização são do Centro Universitário UNIVATES/Complexo Esportivo

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL Época 2010/11 Voleibol Feminino e Masculino Página 1 de 8 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo

Leia mais

XIV TERRAS do INFANTE - LAGOS dos DESCOBRIMENTOS TAÇA da EUROPA 1ª Etapa 2017 REGULAMENTO

XIV TERRAS do INFANTE - LAGOS dos DESCOBRIMENTOS TAÇA da EUROPA 1ª Etapa 2017 REGULAMENTO 1. ORGANIZAÇÃO XIV TERRAS do INFANTE - LAGOS dos DESCOBRIMENTOS TAÇA da EUROPA 1ª Etapa 2017 REGULAMENTO O Torneio de Patinagem de Velocidade Terras do Infante é uma organização do Roller Clube de Patinagem.

Leia mais

Regulamento Geral Vila Real, 8, 9 e 10 julho 2016

Regulamento Geral Vila Real, 8, 9 e 10 julho 2016 Regulamento Geral Vila Real, 8, 9 e 10 julho 2016 1 Quadro Competitivo Torneio a desenrolar-se, em cada uma das modalidades, num sistema de dupla eliminatória, exceto a final, que independentemente do

Leia mais

33º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES"

33º TROFÉU CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES 33º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES" iniciativa Divisão de Desporto Freguesias do Concelho de Loures Associações desportivas do Concelho de Loures 2017 Introdução e objetivos O

Leia mais

I ORGANIZAÇÃO.3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS.4 VI FORMA DE DISPUTA.5 VIII ARBITRAGENS.

I ORGANIZAÇÃO.3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS.4 VI FORMA DE DISPUTA.5 VIII ARBITRAGENS. ÍNDICE I ORGANIZAÇÃO..3 II LOCAIS DE JOGO. 3 III PARTICIPANTES. 3 IV IDENTIFICAÇÃO.3 V DURAÇÃO DE JOGOS..4 VI FORMA DE DISPUTA..4 VII RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES..5 VIII ARBITRAGENS..5 IX COMISSÃO DISCIPLINAR..5

Leia mais

ORGANIZAÇÃO Comissão Organizadora Local (COL) 2. Receção das Comitivas

ORGANIZAÇÃO Comissão Organizadora Local (COL) 2. Receção das Comitivas ORGANIZAÇÃO www.desportoescolar.dge.mec.pt DSR Norte www.dgeste.mec.pt/nacionais2017 1. Comissão Organizadora Local (COL) Coordenador Nacional da Modalidade João Ferreira Professor de apoio à Modalidade

Leia mais

III TORNEIO ABERTO TRANSMONTANO

III TORNEIO ABERTO TRANSMONTANO ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA VILA REAL III TORNEIO ABERTO TRANSMONTANO VILA REAL 11-12/MARÇO/2017 REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO Associação de Ténis de Mesa Vila Real Artigo 1º Vai a Associação de Ténis de Mesa

Leia mais

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude. Documento Orientador

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude. Documento Orientador SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16 Documento Orientador Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Índice 1. Introdução... 2. Destinatários 3. Processo de candidatura.....

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS REGULAMENTO REGULAMENTO Luso, 24 a 28 de Março de 2018 Época 2017 / 2018 Informação de 17 de Janeiro 2018 Os Campeonato Nacional de Jovens, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 (CNJ), organizado

Leia mais

6ª CORRIDA DE MONTANHA - TRILHOS DO LINCE CORRIDA POPULAR JOVEM MALCATA - SABUGAL

6ª CORRIDA DE MONTANHA - TRILHOS DO LINCE CORRIDA POPULAR JOVEM MALCATA - SABUGAL 6ª CORRIDA DE MONTANHA - TRILHOS DO LINCE CORRIDA POPULAR JOVEM MALCATA - SABUGAL 14 de MAIO de 2017 1. A 6ª Corrida de Montanha Trilhos do Lince da Malcata - Sabugal (com Partida e Chegada em Malcata

Leia mais

38ª Corrida de São Silvestre de Braga 2015

38ª Corrida de São Silvestre de Braga 2015 38ª Corrida de São Silvestre de Braga 2015 20 de dezembro de 2015 1. ORGANIZAÇÃO E DATA Numa organização da Câmara Municipal de Braga, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga; Regimento de Cavalaria

Leia mais

COPA UNIMED ESCOLAR 2016 MODALIDADES PARALÍMPICAS

COPA UNIMED ESCOLAR 2016 MODALIDADES PARALÍMPICAS COPA UNIMED ESCOLAR 2016 MODALIDADES PARALÍMPICAS 01 - REGULAMENTO GERAL Ø Das Disposições Preliminares Ø Dos Objetivos Ø Da Organização Desportiva Ø Da Comissão de Disciplina Desportiva Ø Das Participações

Leia mais

REGULAMENTO. 3. O MT será constituído por 8 (oito) provas, bem como pelo Campeonato Regional por Equipas de Sub10 (Interclubes).

REGULAMENTO. 3. O MT será constituído por 8 (oito) provas, bem como pelo Campeonato Regional por Equipas de Sub10 (Interclubes). REGULAMENTO 1. O ATL MINI TOUR 2016 (MT) é um circuito de provas para os escalões de Sub8 e Sub10, promovido pela Associação de Ténis de Lisboa (ATL), havendo uma calendarização das provas através de um

Leia mais

MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto

MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto 2018 MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto INDICE 1- PARTICIPAÇÃO 03 2- INSCRIÇÕES 04 3- CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS 05 4 REALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO 06 5 REGRAS 06

Leia mais