SECRETARIA DE ESTADO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MINERAÇÃO SEICOM MARIA AMÉLIA RODRIGUES DA SILVA ENRIQUEZ Secretária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA DE ESTADO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MINERAÇÃO SEICOM MARIA AMÉLIA RODRIGUES DA SILVA ENRIQUEZ Secretária"

Transcrição

1 1

2 2 SECRETARIA DE ESTADO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MINERAÇÃO SEICOM MARIA AMÉLIA RODRIGUES DA SILVA ENRIQUEZ Secretária CIANE REGINA ALVES BARROS Secretária Adjunta JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO PARÁ PAULO SÉRGIO PINHEIRO Presidente DIRETORIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL - SEICOM AMBRÓZIO ICHIHARA Diretor DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA - SEICOM LUCÉLIA GUEDES Diretora DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO E SERVIÇOS - SEICOM SONIA MENDES Diretor NÚCLEO DE INFORMÁTICA SEICOM HELDER ABDON GASPAR Coordenador ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SEICOM ANDREA LIA Coordenadora NÚCLEO DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS ECONÔMICOS - SEICOM LIVIA CAVALCANTE Coordenadora EQUIPE TÉCNICA LIVIA CAVALCANTE RAQUEL ALBUQUERQUE JACIANE RODRIGUES COLABORADORES ANTONIO JUNIOR DOUGLAS GASPARETTO JULIANA PINHEIRO ISRAEL CONDE

3 3 Apresentação O Radar Empresarial do Pará é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração SEICOM e a Junta Comercial do Estado do Pará JUCEPA para disseminação das informações contidas na base de dados da JUCEPA sobre abertura e extinção de empresas. O Radar Empresarial do Pará é uma publicação que apresenta indicadores para aferir o fluxo de abertura e encerramento de atividades empresariais que revelam mudanças no comportamento empresarial e que possam apontar para as oportunidades de negócio. Além disso, o conjunto de indicadores apresentado possibilita uma orientação mais qualificada das políticas públicas para os segmentos produtivos e, principalmente, para as novas empresas que estão sendo criadas no Estado do Pará.

4 4 Sumário Apresentação... 3 Panorama Geral de Abertura e Extinção das Empresas no Pará... 5 Panorama dos Setores Produtivos...12 EMPRESAS CONSTITUÍDAS NO ESTADO DO PARÁ...21 EMPRESAS CONSTITUÍDAS POR SETOR ECONÔMICO...24 Agropecuária...24 Indústria Extrativa...26 Indústria de Transformação...27 Serviços Industriais de Utilidade Pública...33 Construção Civil...34 Comércio...37 Serviços...43 EMPRESAS EXTINTAS NO ESTADO DO PARÁ...50 EMPRESAS EXTINTAS POR SETOR ECONÔMICO...53 Agropecuária...53 Indústria Extrativa...54 Indústria de Transformação...55 Serviços Industriais de Utilidade Pública...59 Construção Civil...60 Comércio...62 Serviços...67 SALDO ENTRE AS EMPRESAS CONSTITUÍDAS E EXTINTAS NO PARÁ...72 Notas Metodológicas...75 Referências...76

5 5 Panorama Geral de Abertura e Extinção das Empresas no Pará No primeiro semestre de 2014, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Pará JUCEPA, o número de empresas constituídas no Pará superou o número de extintas, resultando em saldo positivo de empresas, em decorrência de aberturas contra encerramentos. Isso mostra que para cada 10 empresas abertas menos de duas fecharam no primeiro semestre deste ano. Movimentação das Empresas no Pará 1º semestre de Abertura Fechamento Saldo O desempenho setorial mostra que entre os sete setores pesquisados apenas três somam empresas, o que equivale a 93% das empresas constituídas, quais sejam: O comércio com novas empresas, representando 51%; Os serviços com 7.266, 34%; A indústria de transformação com 1.945, 9%. serviços. Portanto, 84% das novas empresas constituídas estão vinculadas aos setores do comércio e

6 6 Distribuição (%) das Empresas Constituídas por Setor no Estado do Pará, 1º semestre de A relevância do comércio e dos serviços para a economia do Pará torna-se mais evidente quando são abertas as informações por ramo de atividade. No setor de serviços nota-se que a forte participação dos novos negócios está associada à demanda das áreas de entretenimento, alimentação, eventos, lazer e similares. O comércio, por sua vez, apresenta características diversas quando se consideram as questões regionais. Em alguns municípios o setor vem passando por um processo de modernização, por meio da introdução de novas tecnologias, além disso o surgimento de novas tendências de consumo tem estimulado a constituição de novos negócios, tais como lojas virtuais, loja de produtos naturais, lojas de produtos tecnológicos, etc. A localização das empresas de comércio e serviços, de maneira geral, está relacionada com a distribuição espacial das densidades populacionais e setoriais, conforme ilustrado nos mapas relativos a constituição de empresas com base nos resultados do primeiro semestre de Observa-se que em apenas cinco cidades Belém, Ananindeua, Parauapebas, Santarém e Marabá - que representam 33% da população do Pará foram abertas 47% das novas empresas (Mapa 1).

7 7 Os municípios que lideraram o ranking de empresas abertas foram também os que mais fecharam. Quanto às empresas constituídas, os principais municípios foram: Belém que lidera o ranking com empresas, na sequencia o município de Ananindeua, com 2.023, e Santarém com 941 empresas. Quanto às empresas extintas, os municípios em destaque foram: Belém, com empresas extintas, seguido de Ananindeua e Santarém registrando o fechamento de 305 e 199 empresas, respectivamente.

8 8 Ranking dos 10 Municípios com Maior Número de Empresas Constituídas e Extintas no Estado do Pará 1º semestre de Adicionalmente, o comportamento setorial das empresas extintas indicou que entre as sete atividades pesquisadas, o comércio foi o segmento com maior número de empresas extintas (2.008 empresas), correspondendo 55% do total, seguido de serviços com empresas (32,40%) e indústria de transformação com 298 empresas (8,09%), juntos somam empresas (95% do total de empresas constituídas). Distribuição (%) das Empresas Extintas por Setor no Estado do Pará, 1º semestre de 2014.

9 9 Vale ressaltar que em ambos resultados, tanto na constituição quanto na extinção, o comportamento setorial seguiu a mesma ordem. Um dos fatores que ajudam a explicar esse comportamento talvez seja a limitada capacitação dos empreendedores que, tanto no comércio como nos serviços, são predominantemente formados por micro negócios. Nota-se que, em termos proporcionais, as MPEs fecharam mais do abriram, no primeiro semestre de Abertura e Extinção de Empresas por Porte A distribuição das empresas constituídas por tamanho de estabelecimento apresentou uma grande diferença entre os portes, somente as, micro e pequenas empresas MPEs - foram responsáveis por 96% do número de empresas constituídas, enquanto as empresas de médio e/ou grande apenas 4%. No entanto, quando se considera as empresas extintas por porte, verifica-se também resultado semelhante, em que a MPEs são as que mais fecham, correspondendo 96%, seguido pelas as empresas de médio e/ou grande porte com 4%. Distribuição (%) das Empresas Constituídas por Porte no Estado do Pará, 1º semestre de 2014.

10 10 Distribuição (%) das Empresas Extintas por Porte no Estado do Pará, 1º semestre de A maior participação das MPEs na constituição de novas empresas pode ser explicada, em parte, pelas mudanças tecnológicas nas grandes empresas, que vem paulatinamente reduzindo a demanda por mão de obra, o que revela a tendência deste segmento tornar-se cada vez mais representativo para a geração de emprego e renda e, portanto, para a formação do mercado empresarial no Estado (SEBRAE, 2008). Além disso, as MPEs têm maior aderência ao mercado interno, o que significa também maior oportunidade de negócios. Tempo de Permanência O indicador de tempo de permanência das empresas na atividade apontou que, de forma geral, 45% das empresas extintas atuaram somente até o primeiro ano. O estudo revelou também a existência de uma relação direta entre o porte das empresas e o seu tempo de permanência. Acima de 10 anos a taxa de permanência foi de 51% para as empresas de médio e grande porte, 23% para as pequenas empresas e de apenas 6% para as micro. Demonstrando claramente a maior resiliência das grandes empresas e o oposto no caso das pequenas. No intervalo de tempo de acima de um ano e até três anos a relação foi a seguinte: 12% para as empresas de médio e/ou grande porte, 32% para as empresas de pequeno porte e de 31% para as microempresas.

11 11 Porte Tempo de permanência Médio e/ou Micro Pequeno Total grande Até 1 ano Acima de 1 e até 3 anos Acima de 3 e até 5 anos Acima de 5 e até 10 anos Acima de 10 anos Total Distribuição das Empresas Extintas por Porte e Tempo de Permanência na Atividade, Pará 1º semestre de Apesar do potencial de geração de renda, quando se analisa a taxa de permanência das MPEs, 65% delas encerram suas atividades ainda no primeiro ano de vida. Conclui-se, portanto, que existem questões críticas na realidade das MPEs, um dos fatores relacionados é a sua baixa produtividade, tornando estas empresas menos competitivas diante de empresas maiores, além do pouco conhecimento sobre a gestão de seu negócio que também representa outro gargalo, comprometendo a capacidade de desempenho das MPEs (MDIC,2011). Natureza Jurídica No que se refere às empresas constituídas segundo a natureza jurídica, a forma jurídica Microempreendedor Individual (MEI) liderou com 76% das empresas abertas, a Sociedade Limitada (LTDA) ficou em segundo lugar, com 10%, o Empresário Individual em terceiro, com 9% e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), por último, com 5% (Tabelas). Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica, Pará - 1º semestre/2014. Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) MEI ,68% Ltda ,66% Empresário ,22% EIRELI ,98% S/A 54 0,25% Cooperativa 32 0,15% Outros 15 0,07% Total ,00% Distribuição das Empresas Extintas por Natureza Jurídica, Pará - 1º semestre/2014. Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) MEI ,30% Empresário ,49% Ltda 309 8,39% S/A 17 0,46% EIRELI 12 0,33% Outros 1 0,03% Total ,00%

12 12 O destaque do MEI é um forte indício do êxito da formalização de diversos empreendedores que antes estavam na informalidade. Note-se que depois de formalizado, o MEI paga uma taxa fixa mensal que inclui dispêndios com a Previdência Social que garante alguns benefícios ao empreendedor, além de poder vender com nota fiscal, ter acesso ao credito etc. Esses são fatores importantes que tem contribuído para o aumento da participação do MEI no ambiente de negócio formal. No caso das empresas extintas o MEI destacou-se também com 78%, o Empresário Individual com 12% e a Sociedade Limitada (LTDA) com 8%. Convém frisar que a alta taxa de extinção do MEI evidencia uma série de dificuldades do microempreendedor, que necessita ser melhor compreendida, entre as quais a baixa capacitação, as dificuldades na administração do negócio, o acesso ao crédito etc, tudo isso contribui para diminuir a eficiência da gestão do negócio, reduzindo sua permanência no mercado. Panorama dos Setores Produtivos Indústria de Transformação A indústria do Estado do Pará vem expandindo sua produção e se consolidando por meio de investimentos na verticalização da produção, como dos minérios extraídos, produtos madeireiros, alimentícios, celulose e produtos de papel e metalurgia básica, considerados fortes ramos da economia pela própria característica natural da região. Os indicadores econômicos, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, revelam que o valor adicionado da indústria de transformação foi de R$ milhões, em 2011 (Idesp/IBGE), com participação de 5% do total do valor adicionado, no mercado de trabalho o setor gerou postos de trabalho, em 2013 (RAIS/MTE), o que representa 7,3% do total de emprego, na arrecadação de ICMS contribuiu com R$ 503 milhões, em 2010 (SEFA), representando 10% do total arrecadado. As empresas constituídas na indústria de transformação, no primeiro semestre de 2014, apresentaram destaque para os municípios de Belém e Ananindeua, onde estão localizados os distritos industriais de Icoaraci e Ananindeua, e também em municípios como Castanhal, Santarém, Marabá, Parauapebas e Paragominas, que são municípios polo-regional e/ou sede de grandes indústrias

13 13 extrativas. O município de Castanhal destaca-se também com fortes ramos da economia nas indústrias alimentícias e de confecção do vestuário. Em Marabá e Parauapebas a ampliação de investimentos na extração e verticalização da produção do minério de ferro, impulsionam outros segmentos industriais que estão vinculados à cadeia de fornecedores. As indústrias madeireiras e de moveis destacaram-se em Paragominas demostrando um avanço na agregação de valor, com o polo moveleiro instalado no município, o que contribui para o surgimento de novos negócios e fornecedores de produtos e serviços. Indústria Extrativa Mineral A importância da indústria extrativa mineral para a economia pode ser verificada no seu valor adicionado, totalizou R$ 21,9 bilhões, em 2011 (Idesp/IBGE), com participação de 27% do total do valor adicionado, no mercado de trabalho o setor gerou postos de trabalho, em 2013

14 14 (RAIS/MTE), o que representa 2% do total de emprego, na arrecadação de ICMS contribuiu com R$ 196 milhões em 2010 (SEFA), representando 4% do total arrecadado. O setor mineral é uma importante fonte de divisas ao país, o Estado do Pará está entre os maiores produtores de bens minerais do Brasil e do mundo, isso se deve às suas reservas minerais, de porte internacional. Os principais minerais encontrados em solo paraense são ferro, bauxita, ouro, manganês, cobre e caulim, entre outros, além do grande potencial geológico em todas as regiões do Estado, destacando-se os municípios de Marabá, Itaituba, Paragominas e Altamira. No primeiro semestre de 2014 foram abertas 28 empresas e fechadas 4. Construção Civil A indústria da construção civil tem aumentado sua importância na economia do Estado, em função de grandes obras de infraestrutura, projetos voltados para produção de energia, projeto de extração mineral e ampliação de empreendimentos imobiliários, que representam o maior volume de investimentos nesse setor no Estado.

15 15 O valor adicionado da construção civil foi de R$ milhões, em 2011 (Idesp/IBGE), com participação de 6,3% do total do valor adicionado do Pará, no mercado de trabalho gerou postos, em 2013 (RAIS/MTE), o que representa 10% do total de emprego do Estado. Na arrecadação de ICMS o segmento da construção civil foi de R$ xx milhões, em 2010 (SEFA), representando xx% do total arrecadado. As empresas constituídas no setor da construção civil por município, no primeiro semestre de 2014, estão relacionados, principalmente às atividades de obras de alvenaria, instalação e manutenção elétrica, construção de edifícios e obras de terraplenagem, concentrando-se nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Parauapebas e Santarém. Comércio A relevância do comércio pode ser analisada pelos indicadores econômicos, o valor adicionado do setor de comércio foi de R$ milhões, em 2011 (Idesp/IBGE), com participação de 9% do total

16 16 do valor adicionado do Pará, no mercado de trabalho o setor empregou , em 2013, somente o comércio varejista gerou postos de trabalho, o que representa 14% do total de emprego, o comércio atacadista por sua vez gerou postos, o que representa 3% do total de emprego (RAIS/MTE). Na arrecadação de ICMS o setor de comércio recolheu R$ milhões, em 2010, representando 56% do total arrecadado, apenas o comércio varejista contribuiu com R$ 610 milhões, representando 12% do total arrecadado e o comércio atacadista contribuiu com R$ milhões, participando com 37% do total arrecadado (SEFA). A distribuição espacial das empresas constituídas do setor de comércio no Estado do Pará, no primeiro semestre de 2014, mostrou que a atividade tem capilaridade em todo território estadual, predominando o comércio varejista. A análise locacional também apontou que a abertura de novos negócios neste setor apresenta relativa concentração, tendo como principais polos os municípios de Belém, Ananindeua, Santarém, Parauapebas e Marabá, que juntos somaram 43% dos estabelecimentos abertos neste setor.

17 17 O mapa do comércio varejista ilustra a distribuição de estabelecimentos constituídas em todo o território paraense. A atividade apresentou maior homogeneidade na distribuição das empresas abertas por município, mesmo assim os municípios de Belém, Ananindeua, Santarém, Parauapebas e Marabá se destacaram. Ressalta-se que esses municípios concentram 33% da população do Estado. Uma das característica deste segmento é a diversidade de negócios, que pode ser verificada pela melhor distribuição das atividades por município. O mapa do comércio atacadista por sua vez revela uma distribuição espacial bastante desigual das empresas constituídas no território paraense, com concentração de novos negócios nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Castanhal e Santarém. Este segmento atende uma categoria especial de consumidor voltado para aquisição de produtos em grande escala para revenda ou para uso industrial, daí o predomínio nas regiões-polo.

18 18 Serviços Denomina-se setor de serviços um conjunto de atividades prestadoras de serviços a terceiros, seja de serviços pessoais ou empresariais. A importância do setor de serviços na economia do Estado se traduz na sua expressiva participação nas variáveis econômicas. O valor adicionado dos serviços foi de R$ milhões, em 2011 (Idesp/IBGE), com participação de 25% do total do valor adicionado, dos segmentos que compõe o setor o maior destaque foi a atividade imobiliária com R$ milhões, contribuindo com 8% do total.

19 19 No mercado de trabalho o setor gerou postos de trabalho, em 2013 (RAIS/MTE), o que representa 23% do total de emprego do Estado, entre os segmentos dos serviços o destaque foi para a atividade administrativa contribuindo com postos, o que representou 6% do total de emprego. A arrecadação de ICMS do setor de serviços foi de R$ 740 milhões, em 2010 (SEFA), representando 14% do total arrecadado. A localização das empresas constituídas no setor de serviços por município, de maneira geral, tem estrutura semelhante à do comércio, apresentando distribuição uniforme no território paraense. No entanto, algumas cidades se destacaram dentro desse setor, como Belém, Ananindeua, Marabá, Parauapebas e Santarém, evidenciando um pouco dessa grande influência regional. Entre os seguimentos predominaram na sua composição os serviços de alojamento e alimentação, outras atividades de serviços, transportes, armazenamento e correio e das atividades administrativas e complementares.

20 20 Agropecuária O setor agropecuário também possui representatividade econômica no Estado, o valor adicionado totalizou de R$ milhões, em 2011 (Idesp/IBGE), com participação de 6,1% do total do valor adicionado do Pará, no mercado de trabalho o setor gerou postos de trabalho, em 2013 (RAIS/MTE), o que representa 5% do total de emprego do Estado. Na arrecadação de ICMS do setor de serviços foi de R$ 30 milhões, em 2010 (SEFA), representando 0,6% do total arrecadado. A localização das empresas constituídas no setor da agropecuária por município está relacionado as atividades de cultivo de dendê, criação de bovinos, extração de madeira e produção florestal, mais presentes em alguns municípios paraenses, por isso sua distribuição apresenta-se bastante centralizada. Entre as cidades que se destacaram foram Tailândia, Igarapé-Miri, Marabá, Moju e Paragominas.

21 21 Empresas Constituídas no Estado do Pará Número de Empresas Constituídas no 1º semestre de 2014: Tabela 1 - Distribuição das Empresas Constituídas por Setor Setor Qtd. Part.(%) Comércio ,76% Serviços ,67% Indústria de transformação ,01% Construção civil ,69% Agropecuária 111 0,51% Serviços Industriais de Utilidade Pública 50 0,23% Indústria extrativa 28 0,13% Total ,00% Tabela 2 - Distribuição das Empresas Constituídas por Porte Porte Empresarial Qtd. Part.(%) Microempresa ,29% Empresa de pequeno porte 866 4,01% Médio e/ou Grande 797 3,69% Total ,00% Tabela 3 - Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) MEI ,68% Ltda ,66% Empresário ,22% EIRELI ,98% S/A 54 0,25% Cooperativa 32 0,15% Outros 15 0,07% Total ,00%

22 22 Tabela 4 - Ranking dos Municípios com Empresas Constituídas Ranking Município Qtd. Part.(%) Ranking Município Qtd. Part.(%) 1º Belém ,61% 44º Jacundá 89 0,41% 2º Ananindeua ,37% 45º Alenquer 87 0,40% 3º Santarém 941 4,36% 46º Capitão Poço 85 0,39% 4º Marabá 909 4,21% 47º Porto de Moz 83 0,38% 5º Parauapebas 886 4,11% 48º Mãe do Rio 76 0,35% 6º Castanhal 723 3,35% 49º Uruará 75 0,35% 7º Altamira 402 1,86% 50º Ipixuna do Pará 74 0,34% 8º Bragança 325 1,51% 51º Pacajá 68 0,32% 9º Marituba 322 1,49% 52º São Geraldo do Araguaia 65 0,30% 10º Paragominas 315 1,46% 53º Viseu 64 0,30% 11º Abaetetuba 314 1,45% 54º Monte Alegre 63 0,29% 12º Redenção 291 1,35% 55º Santa Bárbara do Pará 62 0,29% 13º Canaã dos Carajás 274 1,27% 56º Breu Branco 61 0,28% 14º Itaituba 271 1,26% 56º Vitória do Xingu 61 0,28% 15º Barcarena 256 1,19% 57º Medicilândia 59 0,27% 16º Capanema 248 1,15% 58º Itupiranga 58 0,27% 17º Tailândia 239 1,11% 59º Concórdia do Pará 57 0,26% 18º Novo Progresso 226 1,05% 60º Brasil Novo 56 0,26% 19º Portel 201 0,93% 61º Goianésia do Pará 54 0,25% 20º Tucuruí 200 0,93% 61º Igarapé-Açú 54 0,25% 21º Conceição do Araguaia 183 0,85% 62º Ulianópolis 52 0,24% 22º Breves 172 0,80% 63º Santo Antônio do Tauá 49 0,23% 23º Igarapé-Miri 167 0,77% 64º Tracuateua 48 0,22% 24º Benevides 166 0,77% 65º Anapu 46 0,21% 25º São Miguel do Guamá 164 0,76% 65º Augusto Corrêa 46 0,21% 26º Óbidos 154 0,71% 66º Eldorado dos Carajás 45 0,21% 27º Xinguara 153 0,71% 67º Curuçá 43 0,20% 28º Salinópolis 145 0,67% 67º Rio Maria 43 0,20% 28º São Félix do Xingu 145 0,67% 67º Soure 43 0,20% 29º Santa Isabel do Pará 142 0,66% 68º Curionópolis 42 0,19% 30º Oriximiná 129 0,60% 68º Salvaterra 42 0,19% 31º Cametá 126 0,58% 69º Floresta do Araguaia 41 0,19% 32º Dom Eliseu 125 0,58% 69º Nova Esperança do Piriá 41 0,19% 33º Tomé-Açú 122 0,57% 69º Santa Maria do Pará 41 0,19% 34º Moju 111 0,51% 70º Baião 37 0,17% 35º Tucumã 110 0,51% 70º Maracanã 37 0,17% 36º Rondon do Pará 106 0,49% 70º Marapanim 37 0,17% 37º Ourilândia do Norte 105 0,49% 70º Primavera 37 0,17% 38º Almeirim 102 0,47% 70º Terra Santa 37 0,17% 39º Vigia 98 0,45% 71º Aurora do Pará 36 0,17% 40º Santana do Araguaia 97 0,45% 72º Afuá 34 0,16% 41º Novo Repartimento 96 0,44% 72º Oeiras do Pará 34 0,16% 42º Juruti 93 0,43% 72º Trairão 34 0,16% 43º Acará 92 0,43% 73º Nova Ipixuna 33 0,15% 43º São João de Pirabas 92 0,43% 74º Colares 32 0,15%

23 23 74º Prainha 32 0,15% 90º Belterra 16 0,07% 75º Irituia 31 0,14% 90º Pau D'Arco 16 0,07% 76º Garrafão do Norte 30 0,14% 90º Sapucaia 16 0,07% 76º Peixe-Boi 30 0,14% 91º Bom Jesus do Tocantins 15 0,07% 77º Água Azul do Norte 29 0,13% 91º Bonito 15 0,07% 77º São Domingos do Araguaia 29 0,13% 91º Ponta de Pedras 15 0,07% 78º Anajás 28 0,13% 92º Aveiro 12 0,06% 79º Santa Luzia do Pará 27 0,13% 93º Cachoeira do Arari 11 0,05% 80º Gurupá 26 0,12% 93º Palestina do Pará 11 0,05% 80º Rurópolis 26 0,12% 94º Abel Figueiredo 10 0,05% 81º Quatipuru 25 0,12% 94º Bagre 10 0,05% 82º Melgaço 24 0,11% 94º Brejo Grande do Araguaia 10 0,05% 82º Muaná 24 0,11% 94º Cachoeira do Piriá 10 0,05% 83º Jacareacanga 23 0,11% 94º Inhangapi 10 0,05% 84º Nova Timboteua 22 0,10% 95º Mojuí dos Campos 9 0,04% 85º Bujaru 21 0,10% 96º Bannach 8 0,04% 85º São Sebastião da Boa Vista 21 0,10% 96º Cumaru do Norte 8 0,04% 86º Curuá 20 0,09% 96º Santa Cruz do Arari 8 0,04% 86º Piçarra 20 0,09% 97º Faro 7 0,03% 86º Placas 20 0,09% 98º Terra Alta 6 0,03% 86º São Domingos do Capim 20 0,09% 99º São João da Ponta 5 0,02% 86º São Francisco do Pará 20 0,09% 99º São João do Araguaia 5 0,02% 87º Senador José Porfírio 19 0,09% 100º Chaves 4 0,02% 88º Ourém 18 0,08% 101º Magalhães Barata 2 0,01% 89º Limoeiro do Ajuru 17 0,08% 101º Santarém Novo 2 0,01% 89º São Caetano de Odivelas 17 0,08% Total ,00%

24 24 Empresas Constituídas por Setor Econômico Setor: Agropecuária Tabela 5 - Distribuição das Empresas Constituídas por Atividade Econômica Atividade econômica Qtd. Part.(%) Atividades de apoio à produção florestal 9 8,11% Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 8 7,21% Criação de peixes em água doce 8 7,21% Criação de bovinos para corte 7 6,31% Pesca de peixes em água salgada 6 5,41% Produção de carvão vegetal - florestas nativas 6 5,41% Cultivo de dendê 5 4,50% Extração de madeira em florestas nativas 4 3,60% Cultivo de açaí 4 3,60% Criação de frangos para corte 4 3,60% Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 4 3,60% Criação de animais de estimação 4 3,60% Criação de peixes ornamentais em água doce 4 3,60% Coleta de prod. não-madeireiros não especif. anteriormente em florestas nativas 4 3,60% Criação de eqüinos 3 2,70% Serviço de inseminação artificial em animais 3 2,70% Atividades de pós-colheita 2 1,80% Criação de bovinos, exceto para corte e leite 2 1,80% Produção de carvão vegetal - florestas plantadas 2 1,80% Pesca de peixes em água doce 2 1,80% Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 2 1,80% Horticultura, exceto morango 1 0,90% Criação de aves, exceto galináceos 1 0,90% Atividades de apoio à pecuária não especificadas anteriormente 1 0,90% Atividades de apoio à pesca em água salgada 1 0,90% Produção de sementes certificadas, exceto de forrageiras para pasto 1 0,90% Cultivo de espécies madeireiras, exceto eucalipto, acácia-negra, pinus e teca 1 0,90% Criação de peixes ornamentais em água salgada e salobra 1 0,90% Coleta de palmito em florestas nativas 1 0,90% Apicultura 1 0,90% Atividades de apoio à aqüicultura em água doce 1 0,90% Produção de sementes certificadas de forrageiras para formação de pasto 1 0,90% Cultivo de soja 1 0,90% Cultivo de arroz 1 0,90% Criação de bovinos para leite 1 0,90% Cultivo de eucalipto 1 0,90% Cultivo de feijão 1 0,90% Criação de suínos 1 0,90% Cultivo de abacaxi 1 0,90% Total ,00%

25 25 Tabela 6 - Distribuição das Empresas Constituídas por Porte Porte empresarial Qtd. Part.(%) Microempresa 54 48,65% Empresa de pequeno porte 33 29,73% Médio e/ou Grande 24 21,62% Total ,00% Tabela 7 - Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) Ltda 46 41,44% EIRELI 26 23,42% Empresário 18 16,22% MEI 11 9,91% Cooperativa 7 6,31% S/A 3 2,70% Total ,00% Tabela 8 - Ranking dos Municípios com Empresas Constituídas Ranking Município Qtd. Part.(%) Ranking Município Qtd. Part.(%) 1º Tailândia 8 7,21% 6º Augusto Corrêa 1 0,90% 2º Igarapé-Miri 5 4,50% 6º Barcarena 1 0,90% 2º Marabá 5 4,50% 6º Belterra 1 0,90% 2º Moju 5 4,50% 6º Benevides 1 0,90% 2º Paragominas 5 4,50% 6º Bujaru 1 0,90% 3º Ananindeua 4 3,60% 6º Cametá 1 0,90% 3º Belém 4 3,60% 6º Capanema 1 0,90% 3º Bragança 4 3,60% 6º Castanhal 1 0,90% 3º Redenção 4 3,60% 6º Curuçá 1 0,90% 3º Santarém 4 3,60% 6º Floresta do Araguaia 1 0,90% 3º Vigia 4 3,60% 6º Goianésia do Pará 1 0,90% 4º Abaetetuba 3 2,70% 6º Marituba 1 0,90% 4º Capitão Poço 3 2,70% 6º Medicilândia 1 0,90% 4º Ipixuna do Pará 3 2,70% 6º Mojuí dos Campos 1 0,90% 4º Prainha 3 2,70% 6º Óbidos 1 0,90% 4º Santa Isabel do Pará 3 2,70% 6º Pacajá 1 0,90% 4º Tomé-Açú 3 2,70% 6º Parauapebas 1 0,90% 5º Acará 2 1,80% 6º Placas 1 0,90% 5º Dom Eliseu 2 1,80% 6º Rio Maria 1 0,90% 5º Igarapé-Açú 2 1,80% 6º Rondon do Pará 1 0,90% 5º Juruti 2 1,80% 6º Santa Maria do Pará 1 0,90% 5º Novo Progresso 2 1,80% 6º Santo Antônio do Tauá 1 0,90% 5º Santa Bárbara do Pará 2 1,80% 6º Viseu 1 0,90% 5º São Miguel do Guamá 2 1,80% 6º Xinguara 1 0,90% 5º Ulianópolis 2 1,80% Total ,00% 6º Altamira 1 0,90%

26 26 Setor: Indústria Extrativa Tabela 9 - Distribuição das Empresas Constituídas por Atividade Econômica Atividade Econômica Qtd. Part.(%) Extração de minério de ferro 7 25,00% Extração de minério de metais preciosos 6 21,43% Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado 6 21,43% Extração e britamento de pedras e outros mat. p/ construção e beneficiamento associado 2 7,14% Extração de calcário e dolomita e beneficiamento associado 2 7,14% Extração de argila e beneficiamento associado 1 3,57% Extração de sal marinho 1 3,57% Extr. de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos ,57% Beneficiamento de minério de manganês 1 3,57% Extração de minério de alumínio 1 3,57% Total ,00% Tabela 10 - Distribuição das Empresas Constituídas por Porte Porte Empresarial Qtd. Part.(%) Médio e/ou Grande 11 39,29% Microempresa 10 35,71% Empresa de pequeno porte 7 25,00% Total ,00% Tabela 11 - Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) Ltda 15 53,57% EIRELI 5 17,86% Empresário 4 14,29% S/A 3 10,71% MEI 1 3,57% Total ,00% Tabela 12 - Ranking dos Municípios com Empresas Constituídas Ranking Município Qtd. Part.(%) Ranking Município Qtd. Part.(%) 1º Itaituba 4 14,29% 3º Placas 1 3,57% 1º Marabá 4 14,29% 3º Santa Bárbara do Pará 1 3,57% 1º Redenção 4 14,29% 3º São Miguel do Guamá 1 3,57% 2º Altamira 2 7,14% 3º Alenquer 1 3,57% 2º Curionópolis 2 7,14% 3º Belém 1 3,57% 2º Paragominas 2 7,14% 3º Novo Progresso 1 3,57% 2º Parauapebas 2 7,14% Total ,00% 2º Santana do Araguaia 2 7,14%

27 27 Setor: Indústria de Transformação Tabela 13 - Distribuição das Empresas Constituídas por Atividade Econômica Atividade econômica Qtd. Part.(%) Fabric. de prod. de padaria e confeitaria c/ predominância de produção própria ,08% Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas 178 9,15% Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias 126 6,48% Fabricação de móveis com predominância de madeira 119 6,12% Confecção de peças do vestuário, exc. roupas íntimas e as confeccion. sob medida 112 5,76% Fabricação de prod. diversos não especificados anteriormente 80 4,11% Serviços de usinagem, tornearia e solda 65 3,34% Fabricação de conservas de frutas 62 3,19% Manut. e repar. de máq. e aparel. de refriger. e ventilação p/ uso indust. e comercial 58 2,98% Impressão de material para uso publicitário 46 2,37% Fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes, exceto concentrados 45 2,31% Serrarias com desdobramento de madeira 38 1,95% Fabricação de esquadrias de metal 29 1,49% Fabricação de letras, letreiros e placas de qualquer material, exceto luminosos 27 1,39% Fabricação de móveis de outros materiais, exceto madeira e metal 26 1,34% Fabricação de artefatos diversos de madeira, exceto móveis 25 1,29% Fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes 24 1,23% Fabricação de farinha de mandioca e derivados 22 1,13% Impressão de material para outros usos 21 1,08% Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes 21 1,08% Fabricação de outros artigos de carpintaria para construção 20 1,03% Fabricação de calçados de materiais não especificados anteriormente 18 0,93% Instalação de maq. e equip. industriais 18 0,93% Manut. e repar. de geradores, transformadores e motores elétricos 17 0,87% Estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário 17 0,87% Serviços de montagem de móveis de qualquer material 17 0,87% Fabric. de artef. de cerâmica e barro cozido p/ uso na constr., exc. azulejos e pisos 16 0,82% Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico 15 0,77% Fabricação de prod. derivados do cacau e de chocolates 14 0,72% Fabricação de estruturas metálicas 13 0,67% Facção de roupas profissionais 13 0,67% Fabricação de laticínios 12 0,62% Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas 12 0,62% Fabric. de outros artef. e prod. de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e ,62% Fabricação de massas alimentícias 11 0,57% Abate de aves 11 0,57% Fabricação de alimentos e pratos prontos 10 0,51% Fabricação de cosméticos, prod. de perfumaria e de higiene pessoal 10 0,51% Fabricação de ferramentas 10 0,51% Fabricação de gelo comum 10 0,51% Manut. e repar. de equip. e prod. não especificados anteriormente 9 0,46% Manut. e repar. de maq., aparel. e mat. elétricos não especific. anteriormente 9 0,46%

28 28 Confecção de roupas íntimas 9 0,46% Fabric. de artef. de mat. plástico p/ outros usos não especificados anteriormente 8 0,41% Fabricação de prod. de limpeza e polimento 8 0,41% Fabricação de outros prod. de metal não especificados anteriormente 8 0,41% Fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos 8 0,41% Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria 8 0,41% Outros serviços de acabamento em fios, tecidos, artef. têxteis e peças do vestuário 8 0,41% Fabricação de artefatos de cimento para uso na construção 8 0,41% Fabricação de prod. cerâmicos não-refratários não especificados anteriormente 7 0,36% Manut. e repar. de equip. hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas 7 0,36% Serrarias sem desdobramento de madeira 7 0,36% Serviços de confecção de armações metálicas para a construção 7 0,36% Manut. e repar. de maq. e equip. p/ uso geral não especificados anteriormente 6 0,31% Fabricação de escovas, pincéis e vassouras 6 0,31% Manut. e repar. de maq. motrizes não-elétricas 6 0,31% Produção de artefatos estampados de metal 6 0,31% Fabricação de prod. de carne 6 0,31% Fabricação de artigos para viagem, bolsas e semelhantes de qualquer material 6 0,31% Aparelhamento de placas e execução de trab. em mármore, granito, ardósia e ,31% Serviços de prótese dentária 6 0,31% Fabricação de artigos do vestuário, produz. em malharias e tricotagens, exc. meias 5 0,26% Manut. e repar. de outras máq. e equip. p/ usos indust. não especif. anteriormente 5 0,26% Fabricação de artefatos de borracha não especificados anteriormente 5 0,26% Facção de roupas íntimas 5 0,26% Fabricação de biscoitos e bolachas 5 0,26% Fabric. de esquadrias de mad. e de peças de madeira p/ instal. industriais e comerc. 5 0,26% Fabric. de estrut. pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda 5 0,26% Fabricação de prod. de panificação Industrial 5 0,26% Fabricação de artefatos de tapeçaria 4 0,21% Fabricação de painéis e letreiros luminosos 4 0,21% Fabricação de artefatos de couro não especificados anteriormente 4 0,21% Fabricação de artefatos para pesca e esporte 4 0,21% Manut. e repar. de maq. e equip. para agricultura e pecuária 4 0,21% Fabricação de conservas de palmito 4 0,21% Fabricação de sabões e detergentes sintéticos 4 0,21% Manut. e repar. de tratores agrícolas 4 0,21% Preparação de massa de concreto e argamassa para construção 3 0,15% Fabric. de artef. diversos de cortiça, bambu, palha, vime e outros mat. trançados, ,15% Construção de embarcações para esporte e lazer 3 0,15% Impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas 2 0,10% Fabricação de artigos de vidro 2 0,10% Curtimento e outras preparações de couro 2 0,10% Fabricação de águas envasadas 2 0,10% Frigorífico - abate de bovinos 2 0,10% Fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis 2 0,10% Serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação 2 0,10% Fabricação de chapas e de embalagens de papelão ondulado 2 0,10%

29 29 Manut. e repar. de embarcações para esporte e lazer 2 0,10% Fabricação de embalagens de papel 2 0,10% Fabricação de desinfestantes domissanitários 2 0,10% Preservação de peixes, crustáceos e moluscos 2 0,10% Fabricação de adubos e fertilizantes 2 0,10% Fabricação de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito 2 0,10% Constr. de embarcações p/ uso comercial e p/ usos especiais, exc. de grande porte 2 0,10% Fabricação de amidos e féculas de vegetais 2 0,10% Serviços de encadernação e plastificação 2 0,10% Fabricação de velas, inclusive decorativas 2 0,10% Fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes 2 0,10% Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida 2 0,10% Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores 2 0,10% Preparação de subprod. do abate 2 0,10% Fabricação de outros prod. alimentícios não especificados anteriormente 2 0,10% Manut. e repar. de máq. e equip. p/ uso na extr. mineral, exc. na extr. de petróleo 2 0,10% Fabric. de mad. laminada e de chapas de mad. compensada, prensada e aglom. 2 0,10% Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal 2 0,10% Fabricação de calçados de material sintético 1 0,05% Fabricação de equip. e acessórios para segurança pessoal e profissional 1 0,05% Fabric. de prod. de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ,05% Fabricação de cervejas e chopes 1 0,05% Fabricação de maq.-ferramenta, peças e acessórios 1 0,05% Manut. e repar. de maq., equip. e aparelhos p/ transporte e elevação de cargas 1 0,05% Fabricação de outras bebidas não-alcoólicas não especificadas anteriormente 1 0,05% Fabricação de medicamentos fitoterápicos para uso humano 1 0,05% Manut. e repar. de máq. de escrever, calc. e de outros equip. não-eletrôn. p/ escrit. 1 0,05% Decoração, lapidação, gravação, vitrificação e outros trab. em cerâmica, louça, ,05% Fabricação de equip. de transmissão para fins industriais, exc. rolamentos 1 0,05% Fabricação de partes para calçados, de qualquer material 1 0,05% Fabricação de outras aguardentes e bebidas destiladas 1 0,05% Fabricação de pólvoras, explosivos e detonantes 1 0,05% Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões 1 0,05% Fabricação de refrescos, xaropes e pós para refrescos, exceto refrescos de frutas 1 0,05% Manut. e repar. de maq., aparelhos e equip. para instalações térmicas 1 0,05% Fabricação de aviamentos para costura 1 0,05% Fabricação de prod. para infusão (chá, mate, etc.) 1 0,05% Lapidação de gemas 1 0,05% Serviços de tratamento e revestimento em metais 1 0,05% Matadouro - abate de reses sob contrato, exceto abate de suínos 1 0,05% Manut. e repar. de máq. e equip. p/ a indústria têxtil, do vest., do couro e calçados 1 0,05% Metalurgia dos metais preciosos 1 0,05% Serviço de corte e dobra de metais 1 0,05% Fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios 1 0,05% Fabricação de absorventes higiênicos 1 0,05% Fabricação de laminados planos e tubulares de material plástico 1 0,05% Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção 1 0,05%

30 30 Fabricação de colchões 1 0,05% Fabricação de aditivos de uso industrial 1 0,05% Manut. e repar. de maq.-ferramenta 1 0,05% Fabricação de calçados de couro 1 0,05% Produção de relaminados, trefilados e perfilados de aço, exceto arames 1 0,05% Fabricação de casas de madeira pré-fabricadas 1 0,05% Fabricação de artefatos de cordoaria 1 0,05% Confecção, sob medida, de roupas profissionais 1 0,05% Reforma de pneumáticos usados 1 0,05% Fabric. de outros brinquedos e jogos recreativos não especificados anteriormente 1 0,05% Reprodução de software em qualquer suporte 1 0,05% Serviços de pré-impressão 1 0,05% Manut. e repar. de aparel. eletromédicos e eletroterapêuticos e equip. de irradiação 1 0,05% Fabricação de álcool 1 0,05% Manut. e repar. de máq. e equip. de terraplen. paviment. e constr., exc. tratores 1 0,05% Manut. e repar. de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exc. para veículos 1 0,05% Fabricação de canetas, lápis e outros artigos para escritório 1 0,05% Manut. e repar. de baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos 1 0,05% Fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios 1 0,05% Fabricação de outros prod. químicos não especificados anteriormente 1 0,05% Fabric. de artefatos de mat. plástico p/ uso na construção, exc. tubos e acessórios 1 0,05% Fabricação de óleos vegetais refinados, exceto óleo de milho 1 0,05% Fabric. de motores e turbinas, peças e acessórios, exc. p/ aviões e veíc. rodoviários 1 0,05% Fabricação de outros prod. têxteis não especificados anteriormente 1 0,05% Manut. e repar. de tratores, exceto agrícolas 1 0,05% Manut. e repar. de embarcações e estruturas flutuantes 1 0,05% Construção de embarcações de grande porte 1 0,05% Impressão de jornais 1 0,05% Total ,00% Tabela 14 - Distribuição das Empresas Constituídas por Porte Porte Empresarial Qtd. Part.(%) Microempresa ,32% Empresa de pequeno porte 80 4,11% Médio e/ou Grande 50 2,57% Total ,00% Tabela 15 - Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) MEI ,70% Ltda 159 8,17% Empresário 110 5,66% EIRELI 78 4,01% S/A 5 0,26% Cooperativa 4 0,21% Total ,00%

31 31 Tabela 16 - Ranking dos Municípios com Empresas Constituídas Ranking Município Qtd. Part.(%) Ranking Município Qtd. Part.(%) 1º Belém ,96% 25º Rio Maria 7 0,36% 2º Ananindeua ,18% 25º Santa Maria do Pará 7 0,36% 3º Castanhal 90 4,63% 25º São João de Pirabas 7 0,36% 4º Santarém 89 4,58% 25º Vigia 7 0,36% 5º Marabá 70 3,60% 26º Almeirim 6 0,31% 6º Parauapebas 69 3,55% 26º Ipixuna do Pará 6 0,31% 7º Paragominas 34 1,75% 26º Juruti 6 0,31% 8º Abaetetuba 31 1,59% 26º Nova Esperança do Piriá 6 0,31% 8º Capanema 31 1,59% 26º Portel 6 0,31% 8º Redenção 31 1,59% 26º Prainha 6 0,31% 9º Altamira 29 1,49% 26º Ulianópolis 6 0,31% 9º Itaituba 29 1,49% 27º Baião 5 0,26% 10º Bragança 27 1,39% 27º Brasil Novo 5 0,26% 11º Marituba 26 1,34% 27º Breu Branco 5 0,26% 12º Novo Progresso 25 1,29% 27º Colares 5 0,26% 13º Tucuruí 24 1,23% 27º Curuçá 5 0,26% 14º Benevides 23 1,18% 27º Eldorado dos Carajás 5 0,26% 14º Tailândia 23 1,18% 27º Maracanã 5 0,26% 15º Igarapé-Miri 20 1,03% 27º Pau D'Arco 5 0,26% 16º Barcarena 18 0,93% 27º Santana do Araguaia 5 0,26% 16º Santa Isabel do Pará 18 0,93% 27º São Geraldo do Araguaia 5 0,26% 16º Tucumã 18 0,93% 27º Vitória do Xingu 5 0,26% 17º Breves 16 0,82% 28º Alenquer 4 0,21% 18º Conceição do Araguaia 15 0,77% 28º Bujaru 4 0,21% 18º Dom Eliseu 15 0,77% 28º Floresta do Araguaia 4 0,21% 18º Moju 15 0,77% 28º Igarapé-Açú 4 0,21% 18º São Miguel do Guamá 15 0,77% 28º Mãe do Rio 4 0,21% 18º Tomé-Açú 15 0,77% 28º Monte Alegre 4 0,21% 19º Acará 14 0,72% 28º Santa Bárbara do Pará 4 0,21% 19º Salinópolis 14 0,72% 28º Trairão 4 0,21% 19º Xinguara 14 0,72% 28º Viseu 4 0,21% 20º Canaã dos Carajás 13 0,67% 29º Bagre 3 0,15% 20º Óbidos 13 0,67% 29º Belterra 3 0,15% 20º Uruará 13 0,67% 29º Bom Jesus do Tocantins 3 0,15% 21º Novo Repartimento 11 0,57% 29º Goianésia do Pará 3 0,15% 21º Oriximiná 11 0,57% 29º Irituia 3 0,15% 21º Rondon do Pará 11 0,57% 29º Medicilândia 3 0,15% 22º Anapu 10 0,51% 29º Primavera 3 0,15% 22º Pacajá 10 0,51% 29º São Domingos do Araguaia 3 0,15% 22º São Félix do Xingu 10 0,51% 29º São Francisco do Pará 3 0,15% 23º Jacundá 9 0,46% 29º Terra Santa 3 0,15% 24º Porto de Moz 8 0,41% 30º Augusto Corrêa 2 0,10% 25º Cametá 7 0,36% 30º Aveiro 2 0,10% 25º Nova Ipixuna 7 0,36% 30º Anajás 2 0,10% 25º Ourilândia do Norte 7 0,36% 30º Capitão Poço 2 0,10%

32 32 30º Curuá 2 0,10% 31º Curionópolis 1 0,05% 30º Curralinho 2 0,10% 31º Inhangapi 1 0,05% 30º Garrafão do Norte 2 0,10% 31º Melgaço 1 0,05% 30º Itupiranga 2 0,10% 31º Mocajuba 1 0,05% 30º Jacareacanga 2 0,10% 31º Nova Timboteua 1 0,05% 30º Marapanim 2 0,10% 31º Oeiras do Pará 1 0,05% 30º Palestina do Pará 2 0,10% 31º Quatipuru 1 0,05% 30º Piçarra 2 0,10% 31º Salvaterra 1 0,05% 30º Rurópolis 2 0,10% 31º Santa Cruz do Arari 1 0,05% 30º Santo Antônio do Tauá 2 0,10% 31º Santa Maria das Barreiras 1 0,05% 30º São Domingos do Capim 2 0,10% 31º São João da Ponta 1 0,05% 30º Soure 2 0,10% 31º São João do Araguaia 1 0,05% 31º Afuá 1 0,05% 31º São Sebastião da Boa Vista 1 0,05% 31º Aurora do Pará 1 0,05% 31º Sapucaia 1 0,05% 31º Bannach 1 0,05% 31º Senador José Porfírio 1 0,05% 31º Bonito 1 0,05% 31º Terra Alta 1 0,05% 31º Concórdia do Pará 1 0,05% Total ,00%

33 33 Setor: Serviços Industriais de Utilidade Pública Tabela 17 - Distribuição das Empresas Constituídas por Atividade Econômica Atividade econômica Qtd. Part.(%) Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio 12 24,00% Coleta de resíduos não-perigosos 10 20,00% Recuperação de materiais plásticos 7 14,00% Recuperação de sucatas de alumínio 7 14,00% Distribuição de água por caminhões 5 10,00% Coleta de resíduos perigosos 2 4,00% Recuperação de materiais não especificados anteriormente 2 4,00% Geração de energia elétrica 2 4,00% Captação, tratamento e distribuição de água 1 2,00% Distribuição de combustíveis gasosos por redes urbanas 1 2,00% Produção e distribuição de vapor, água quente e ar condicionado 1 2,00% Total ,00% Tabela 18 - Distribuição das Empresas Constituídas por Porte Porte Empresarial Qtd. Part.(%) Microempresa 41 82,00% Médio e/ou Grande 6 12,00% Empresa de pequeno porte 3 6,00% Total ,00% Tabela 19 - Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) MEI 36 72,00% Ltda 4 8,00% Empresário 3 6,00% S/A 3 6,00% EIRELI 1 2,00% Cooperativa 3 6,00% Total ,00% Tabela 20 - Ranking dos Municípios com Empresas Constituídas Ranking Município Qtd. Part.(%) Ranking Município Qtd. Part.(%) 1º Belém 16 32,00% 4º Igarapé-Miri 1 2,00% 2º Ananindeua 6 12,00% 4º Maracanã 1 2,00% 3º Barcarena 2 4,00% 4º Marapanim 1 2,00% 3º Canaã dos Carajás 2 4,00% 4º Parauapebas 1 2,00% 3º Castanhal 2 4,00% 4º Óbidos 1 2,00% 3º Marituba 2 4,00% 4º Paragominas 1 2,00% 3º Itaituba 2 4,00% 4º Quatipuru 1 2,00% 3º Tomé-Açú 2 4,00% 4º Vitória do Xingu 1 2,00% 4º Altamira 1 2,00% 4º Santo Antônio do Tauá 1 2,00% 4º Augusto Corrêa 1 2,00% 4º São João de Pirabas 1 2,00% 4º Conceição do Araguaia 1 2,00% 4º São Félix do Xingu 1 2,00% 4º Curuçá 1 2,00% Total ,00% 4º Gurupá 1 2,00%

34 34 Setor: Construção Civil Tabela 21 - Distribuição das Empresas Constituídas por Atividade Econômica Atividade econômica Qtd. Part.(%) Obras de alvenaria ,66% Instalação e manutenção elétrica ,49% Construção de edifícios ,36% Instal. e manut. de sistemas centrais de ar condicio., de ventilação e refrigeração ,17% Serviços de pintura de edifícios em geral 83 6,76% Outras obras de acabamento da construção 36 2,93% Obras de acabamento em gesso e estuque 31 2,53% Obras de terraplenagem 28 2,28% Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás 22 1,79% Incorporação de empreendimentos imobiliários 18 1,47% Instal. de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualq. material 14 1,14% Perfuração e construção de poços de água 8 0,65% Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes 7 0,57% Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas 7 0,57% Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 6 0,49% Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 6 0,49% Administração de obras 6 0,49% Obras de montagem industrial 5 0,41% Montagem de estruturas metálicas 5 0,41% Serviços especializados para construção não especificados anteriormente 4 0,33% Tratamentos térmicos, acústicos ou de vibração 4 0,33% Montagem e instal. de sistemas e equip. de ilumin. e sinaliz. em vias públicas, ,33% Instalação de painéis publicitários 4 0,33% Instalações de sistema de prevenção contra incêndio 4 0,33% Constr. de redes de abastec. de água, coleta de esgoto e constr. correlatas, ,24% Construção de rodovias e ferrovias 3 0,24% Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores 3 0,24% Manutenção de estações e redes de telecomunicações 2 0,16% Serv. de operação e fornec. de equip. p/ transp. e elevação de cargas e pessoas p/ ,16% Obras de fundações 2 0,16% Instal. de equip. para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre 1 0,08% Demolição de edifícios e outras estruturas 1 0,08% Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica 1 0,08% Preparação de canteiro e limpeza de terreno 1 0,08% Perfurações e sondagens 1 0,08% Construção de obras-de-arte especiais 1 0,08% Total ,00%

35 35 Tabela 22 - Distribuição das Empresas Constituídas por Porte Porte Empresarial Qtd. Part.(%) Microempresa ,06% Empresa de pequeno porte 112 9,13% Médio e/ou Grande 59 4,81% Total ,00% Tabela 23 - Distribuição das Empresas Constituídas por Natureza Jurídica Natureza Jurídica Qtd. Part.(%) MEI ,93% Ltda ,95% EIRELI 107 8,72% Empresário 98 7,99% S/A 4 0,33% Cooperativa 1 0,08% Total ,00% Tabela 24 - Ranking dos Municípios com Empresas Constituídas Ranking Município Qtd. Part.(%) Ranking Município Qtd. Part.(%) 1º Belém ,18% 20º São Félix do Xingu 7 0,57% 2º Ananindeua ,68% 21º Cametá 6 0,49% 3º Marabá 68 5,54% 21º Capanema 6 0,49% 3º Parauapebas 68 5,54% 21º Tucumã 6 0,49% 4º Santarém 52 4,24% 21º Uruará 6 0,49% 5º Castanhal 46 3,75% 21º Vigia 6 0,49% 6º Altamira 30 2,44% 22º Capitão Poço 5 0,41% 7º Barcarena 25 2,04% 22º Igarapé-Açú 5 0,41% 8º Canaã dos Carajás 24 1,96% 22º Ipixuna do Pará 5 0,41% 9º Tailândia 23 1,87% 22º Juruti 5 0,41% 10º Marituba 19 1,55% 22º Medicilândia 5 0,41% 11º Bragança 18 1,47% 22º Ourilândia do Norte 5 0,41% 12º Breves 15 1,22% 22º Santa Maria do Pará 5 0,41% 12º São Miguel do Guamá 15 1,22% 23º Acará 4 0,33% 13º Itaituba 14 1,14% 23º Alenquer 4 0,33% 14º Salinópolis 13 1,06% 23º Concórdia do Pará 4 0,33% 15º Abaetetuba 12 0,98% 23º Mãe do Rio 4 0,33% 15º Oriximiná 12 0,98% 23º Santana do Araguaia 4 0,33% 15º Paragominas 12 0,98% 24º Água Azul do Norte 3 0,24% 16º Santa Isabel do Pará 11 0,90% 24º Brasil Novo 3 0,24% 17º Tucuruí 10 0,81% 24º Curionópolis 3 0,24% 18º Conceição do Araguaia 9 0,73% 24º Curuçá 3 0,24% 19º Tomé-Açú 8 0,65% 24º Dom Eliseu 3 0,24% 19º Xinguara 8 0,65% 24º Goianésia do Pará 3 0,24% 19º Benevides 8 0,65% 24º Prainha 3 0,24% 19º Novo Progresso 8 0,65% 24º Rondon do Pará 3 0,24% 20º Redenção 7 0,57% 24º Santa Bárbara do Pará 3 0,24%

36 36 24º São Domingos do 1 0,08% 3 0,24% 26º Irituia Araguaia 24º São Domingos do Capim 1 0,08% 0,24% 26º Itupiranga 3 24º Tracuateua 1 0,08% 0,24% 26º Jacareacanga 3 25º Augusto Corrêa 2 0,16% 26º Jacundá 1 0,08% 25º Aurora do Pará 2 0,16% 26º Limoeiro do Ajuru 1 0,08% 25º Breu Branco 2 0,16% 26º Marapanim 1 0,08% 25º Cachoeira do Piriá 2 0,16% 26º Melgaço 1 0,08% 25º Gurupá 2 0,16% 26º Monte Alegre 1 0,08% 25º Moju 2 0,16% 26º Muaná 1 0,08% 25º Primavera 2 0,16% 26º Nova Ipixuna 1 0,08% 25º Santo Antônio do Tauá 2 0,16% 26º Nova Timboteua 1 0,08% 24º Trairão 3 0,24% 26º Óbidos 1 0,08% 24º Ulianópolis 3 0,24% 26º Ourém 1 0,08% 24º Vitória do Xingu 3 0,24% 26º Palestina do Pará 1 0,08% 25º Almeirim 2 0,16% 26º Piçarra 1 0,08% 25º Baião 2 0,16% 26º Ponta de Pedras 1 0,08% 25º Colares 2 0,16% 26º Porto de Moz 1 0,08% 25º Igarapé-Miri 2 0,16% 26º Rio Maria 1 0,08% 25º Nova Esperança do Piriá 2 0,16% 26º Rurópolis 1 0,08% 25º Pau D'Arco 2 0,16% 26º Santa Maria das Barreiras 1 0,08% 25º Portel 2 0,16% 26º São João da Ponta 1 0,08% São Geraldo do 1 0,08% 25º 2 0,16% 26º São João de Pirabas Araguaia 26º Abel Figueiredo 1 0,08% 26º São Sebastião da Boa Vista 1 0,08% 26º Afuá 1 0,08% 26º Soure 1 0,08% 26º Bagre 1 0,08% 26º Terra Alta 1 0,08% 26º Bujaru 1 0,08% 26º Terra Santa 1 0,08% 26º Floresta do Araguaia 1 0,08% 26º Viseu 1 0,08% 26º Garrafão do Norte 1 0,08% Total ,00% 26º Inhangapi 1 0,08%

PPS-Partido Popular Socialista SECOM-Secretaria de Comunicação Votação JORDY Deputado Federal Eleições 2010 ORDEM DECRESCENTE NOS MUNICÍPIOS

PPS-Partido Popular Socialista SECOM-Secretaria de Comunicação Votação JORDY Deputado Federal Eleições 2010 ORDEM DECRESCENTE NOS MUNICÍPIOS ORDEM DECRESCENTE NOS MUNICÍPIOS Município VotaçãoNominal % VotosVálidos BELÉM 130997 18,18 ANANINDEUA 23640 12,16 TUCURUÍ 3432 7,37 BARCARENA 2658 5,7 MARITUBA 2088 4,75 CASTANHAL 1672 2,75 SANTA ISABEL

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES POR MUNICÍPIO, NA ELEIÇÃO DE 2012, SEGUNDO OS DADOS DO CENSO 2010 PARÁ

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES POR MUNICÍPIO, NA ELEIÇÃO DE 2012, SEGUNDO OS DADOS DO CENSO 2010 PARÁ NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES POR MUNICÍPIO, NA ELEIÇÃO DE 2012, SEGUNDO OS DADOS DO CENSO 2010 PARÁ François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Brasileira de Câmaras Municipais A eleição municipal

Leia mais

IMPACTOS FINANCEIROS DO SISPRENATAL NA ATENÇÃO PRÍMARIA EM SAÚDE. Enfª: Fátima Bastos

IMPACTOS FINANCEIROS DO SISPRENATAL NA ATENÇÃO PRÍMARIA EM SAÚDE. Enfª: Fátima Bastos DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE COORDENAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE DA MULHER IMPACTOS FINANCEIROS DO SISPRENATAL NA ATENÇÃO PRÍMARIA EM SAÚDE Enfª: Fátima

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 18 de novembro de 2015. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Estado do Pará, com o objetivo de consulta à população sobre avaliação da administração

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ e de e de François E. J. de Bremaeker Rio de, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ e de e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ de e e de François E. J. de Bremaeker Rio de, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ de e e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, maio de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Gestor do Observatório

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ Março, Abril e Maio de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM PARÁ Março, Abril e Maio de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO Núcleo: Bragantino Bragança Turismo Rural 04 a 08/09/2017 Bragança Artesanato em Tecidos 04 a 08/09/2017 Bragança Artesanato em Arranjos Florais 04 a 08/09/2017 Capitão Poço Trab. na Panificação 04 a 08/09/2017

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO Município Curso Período Abel Figueiredo Trab. na Doma Racional de Equinos 04 a 08/09/2017 Acará Trab. na Produção de Mudas de Sementes 04 a 08/09/2017 Acará Trab. na Olericultura Básica 04 a 08/09/2017

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO Período Município Curso 04 a 08/09/2017 Abel Figueiredo Trab. na Doma Racional de Equinos 04 a 08/09/2017 Acará Produção Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza 04 a 08/09/2017 Acará Trab. na Olericultura

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: SETEMBRO Curso Município Período Administração de empreendimentos Comunitários Oeiras do Pará 04 a 08/09/2017 Administração em Pequenas Propriedades Rurais Dom Eliseu 18 a 22/09/2017 Arranjos Florais Oeiras do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: OUTUBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: OUTUBRO Curso Município Período Administração de empreendimentos Comunitários Salvaterra 02 a 06/10/2017 Agente Vacinador Chaves 09 a 13/10/2017 Agente Vacinador Chaves 16 a 20/10/2017 Artesanato com bordados

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: OUTUBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: OUTUBRO Período Curso Município 02 a 06/10/2017 Administração de empreendimentos Comunitários Salvaterra 02 a 06/10/2017 Artesanato com Matériais Recicláveis Altamira 02 a 06/10/2017 Artesanato com Matériais Recicláveis

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: OUTUBRO

PROGRAMAÇÃO MENSAL DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO SOCIAL/2017 Mês: OUTUBRO Núcleo: Bragantino Bragança Vaqueiro 02 a 06/10/2017 Bragança Trab. na Administração Rural 02 a 06/10/2017 Bragança Costureira(o) 02 a 06/10/2017 Bragança Artesanato em Tecido 02 a 06/10/2017 Bragança

Leia mais

Governodo Estado do Pará Secretariade Estado de Educação Secretaria AdjuntadeGestão de Pessoas DiretoriadePlanejamentoe Gestão depessoas

Governodo Estado do Pará Secretariade Estado de Educação Secretaria AdjuntadeGestão de Pessoas DiretoriadePlanejamentoe Gestão depessoas A Secretaria de Estado de Educação- SEDUC, através da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, torna público o ADITIVO DE VAGAS no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2018 para contratação por prazo determinado

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº de 03/12/2007

DIÁRIO OFICIAL Nº de 03/12/2007 DIÁRIO OFICIAL Nº. 3059 de 03//007 SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL N.º 0/007 SEAD/SEDUC, DE 30 DE NOVEMBRO DE 007 - CONCURSO PÚBLICO C-30 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE

Leia mais

FONTES DE POLUIÇÃO. Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção. 18 Fabricação de meias /00 2,5

FONTES DE POLUIÇÃO. Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção. 18 Fabricação de meias /00 2,5 FONTES DE POLUIÇÃO COD. CNAE VALOR DE W 1 Fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis. 1053-8/00 3,0 2 Fabricação de biscoitos e bolachas. 1092-9/00 3,0 3 Fabricação de produtos derivados do cacau

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,2 0,0 3,8-3,8-3,4 12,2-19,1 1,3-1,6 0,7-1,3 1,4-0,5 Abate de reses, exceto suínos 10,8 12,7 7,0-4,0 1,0 27,7-10,5 10,2 6,6 10,1 7,2 8,7 6,3 Abate de suínos, aves

Leia mais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria nos Municípios Paraenses MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria nos Municípios Paraenses MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais CPS Centro de Políticas Sociais MAPA DO FIM DA FOME MAPA DO FIM DA FOME: Metas Metas Sociais Contra Miséria nos nos Municípios Paraenses Grande Belém - PME 2000 Julho 2001 Estado do Pará PNAD (1998-99)

Leia mais

Anexo 1 - Estrutura detalhada da CNAE 2.0 (seções B, C e D): códigos e denominações

Anexo 1 - Estrutura detalhada da CNAE 2.0 (seções B, C e D): códigos e denominações (continua) B INDÚSTRIAS EXTRATIVAS 05 EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL 05.0 Extração de carvão mineral 05.00-3 Extração de carvão mineral 06 EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL 06.0 Extração de petróleo e gás

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ GOVERO DO ESTADO DO PARÁ COFERÊCIA DO ORÇAMETO PARA O AO DE 2011 122 Administração Geral 0125 APOIO ADMIISTRATIVO 4534 Operacionalização das Ações Administrativas atureza da Despesa Sub-Elemento Fonte

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO AUTORIZATIVA Nº, DE DE DE 2011.

MINUTA DE RESOLUÇÃO AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO AUTORIZATIVA Nº, DE DE DE 2011. MINUTA DE RESOLUÇÃO AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO AUTORIZATIVA Nº, DE DE DE 2011. Autoriza a criação de 39 (trinta e nove) conjuntos e estabelece os limites de continuidade dos

Leia mais

Tabela 6 - Estabelecimentos com Bibliotecas, Laboratório de Informática, Sala para TV e Video por Municípios do Estado do Pará - 2007

Tabela 6 - Estabelecimentos com Bibliotecas, Laboratório de Informática, Sala para TV e Video por Municípios do Estado do Pará - 2007 Tabela 6 - Estabelecimentos com s, Laboratório de, Sala para TV e Video por do Estado do Pará - 2007 Estado do Pará 1.311 607 4.169 468 305 816 Abaetetuba 42 12 83 12 7 16 Abel Figueiredo 3 2 6 1 1 1 Acará

Leia mais

Escolas com Computadores. Esc com Lab de Informática

Escolas com Computadores. Esc com Lab de Informática Tabela 6 - Estabelecimentos com s, Laboratório de, e Acesso por Regiões Adiministrativas do Ministério Público do Estado do Pará - 2009 Acesso Estado do Pará 18.682 1.474 1.030 2.613 1.269 520 480 602

Leia mais

Plano de Ações Da Gerência de Fiscalização Ano 2017

Plano de Ações Da Gerência de Fiscalização Ano 2017 Plano de Ações Da Gerência de Fiscalização Ano 2017 Belém-PA Janeiro de 2017 Sumário Introdução 3 1. Considerações iniciais 4 1.1. Resultados 2016 4 1.2. Ordenamento dos trabalhos. 6 1.3. Demandas de fiscalização

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO Núcleo: Bragantino Trabalhador na Piscicultura Básica Cachoeira do Piriá 09 à 13/05/2016 Planejamento de cardápios com aproveitamento de alimentos seguros Cachoeira do Piriá 09 à 13/05/2016 Costureira

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS COMUNITÁRIOS MUANÁ 17.10 a 21.10.2016 ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS COMUNITÁRIOS SALVATERRA 10.10 a 14.10.2016 ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS COMUNITÁRIOS SALVATERRA

Leia mais

TRABALHADOR NA OLERICULTUR ABÁSICA ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a

TRABALHADOR NA OLERICULTUR ABÁSICA ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ 10.10 a 14.10.2016 PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ 17.10 a 21.10.2016 PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS)

Leia mais

Setor produtivo G08 - Metalurgia (3). Contém estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE /99 Extração de outros minerais não-metálicos não

Setor produtivo G08 - Metalurgia (3). Contém estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE /99 Extração de outros minerais não-metálicos não Setor produtivo G08 - Metalurgia (3). Contém 1393107 estabelecimentos. CNAE DESCRIÇÃO DO CNAE 0899-1/99 Extração de outros minerais não-metálicos não especificados anteriormente 1091-1/01 Fabricação de

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 Artesanato com Matérias

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 2003 a 2011 Engenharia de Produção - BELÉM

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 2003 a 2011 Engenharia de Produção - BELÉM Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Naturais e Tecnologia Coord. do Curso de Graduação em Engenharia de Produção RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 2003 a 2011 Engenharia de Produção

Leia mais

NOVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS

NOVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS Secretaria de Estado de Integração Regional NOVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS SANTARÉM JUNHO 2008 Sistema de Integração Regional Pilares estratégicos Integração Regional Descentralização Regional Desenvolvimento

Leia mais

Défict. Habitacional 1

Défict. Habitacional 1 Estado do Pará 1 308 511 15.705 113.827 98.099 347.927 575.558 43,99 RA/MP01 - BELÉM I 296 195 628 12.939 33.093 101.854 148.514 50,14 Belém 296 195 628 12.939 33.093 101.854 148.514 50,14 RA/MP02 - BELÉM

Leia mais

Relação CNAE. Contemplados com Isenção / Diferimento de ICMS. 2 - preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão, CNAE /00;

Relação CNAE. Contemplados com Isenção / Diferimento de ICMS. 2 - preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão, CNAE /00; Relação CNAE Contemplados com Isenção / Diferimento de ICMS 1 - preparação e fiação de fibras de algodão, CNAE 1311-1/00; 2 - preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão, CNAE 1312-0/00;

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO Trabalhador da Pecuária (bovinos corte) Alenquer 07.11 a 11.11.2016 Trabalhador na Avicultura Básica Aveiro 14.11 a 18.11.2016 Trabalhador na Bovinocultura de corte Aveiro 21.11 a 25.11.2016 Trabalhador

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO ADMINISTRAÇÃO RURAL IPIXUNA DO PARÁ 07.11 a 11.11.2016 ADMINISTRAÇÃO RURAL IRITUIA 07.11 a 11.11.2016 ADMINISTRAÇÃO RURAL IRITUIA 14.11 a 18.11.2016 ADMINISTRAÇÃO RURAL PARAGOMINAS 21.11 a 25.11.2016 APICULTURA

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO Trab na Doma Racional de Equidios [Redeas] MARABA 01.11 a 05.11.2016 TRAB NA HORTICULTURA MARABA 01.11 a 05.11.2016 Trabalhador da Pecuária (bovinos corte) Alenquer 07.11 a 11.11.2016 Trabalhador na Piscicultura

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PISCICULTURA CRIADOR DE PEIXES Almeirim 22.08 a 26.08.2016 TRABALHADOR DA PECUÁRIA (BOVINOS CORTE) Almeirim 22.08 a 26.08.2016 INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL Altamira 22.08 a 26.08.2016 PISCICULTURA BÁSICA Altamira

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO TRABALHADOR NA AVICULTURA BÁSICA Aveiro 01.08 a 05.08.2016 COSTUREIRA Bragança 01.08 a 05.08.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA Bragança 01.08 a 05.08.2016 TRABALHADOR NA PANIFICAÇÃO Bragança 01.08

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO ARTESANATO EM BISCUIT Dom Eliseu 15.08 a 19.08.2016 ARTESANATO EM BORDADO Capanema 01.08 a 05.08.2016 ARTESANATO EM MATERIAS RECICLÁVEIS (PNEUS ) Itaituba 01.08 a 05.08.2016 ARTESANATO EM MATERIAS RECICLÁVEIS

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS)

Leia mais

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a

CURSO MUNICÍPIO PERÍODO PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ a TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ a PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRISTAS) ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 TRABALHADOR NA OLERICULTURA BÁSICA ACARÁ 03.10 a 07.10.2016 Artesanato com Matérias

Leia mais

TEXTO DE ESTUDO (POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB): PRINCÍPIOS E DIRETRIZES)

TEXTO DE ESTUDO (POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB): PRINCÍPIOS E DIRETRIZES) 1 TEXTO DE ESTUDO (POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB): PRINCÍPIOS E DIRETRIZES) Socorro Castelo Branco A atuação na Atenção Primária apresenta desafios e, para fazer frente a esses, é importante

Leia mais

TABELA DE VALOR ANUAL DA TAXA DE LOCALIZAÇÃO INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO

TABELA DE VALOR ANUAL DA TAXA DE LOCALIZAÇÃO INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO EXERCICIO 2015 EXERCICIO 2016 EXERCICIO 2017 AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 1 AGRICULTURA, PECUÁRIA E SERVIÇOS RELACIONADOS 01.1 Produção de lavouras temporárias 01.11-3

Leia mais

CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADÊMICOS (CIAC UFPA)

CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADÊMICOS (CIAC UFPA) Foram convocados 7459 discentes para prescrição em duas modalidades (ultrapassou o limite de trancamentos e ultrapassou o tempo máximo de curso). Sendo um total de 95 cursos distribuídos em 61 municípios

Leia mais

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS. 23 de maio de 2018

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS. 23 de maio de 2018 EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS 23 de maio de 2018 Emprego nas atividades de Sistemas Prediais Atividades econômicas diretas no setor da construção Montagem de Instalações

Leia mais

ANEXO V TABELA DE RECEITA IV TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO - TFF ATUALIZADA PARA O EXERCÍCIO DE 2017, CONFORME DEC. Nº 28.

ANEXO V TABELA DE RECEITA IV TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO - TFF ATUALIZADA PARA O EXERCÍCIO DE 2017, CONFORME DEC. Nº 28. ANEXO V TABELA DE RECEITA IV TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO - TFF ATUALIZADA PARA O EXERCÍCIO DE 2017, CONFORME DEC. Nº 28.226/2016 CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES A AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO

Leia mais

ANEXO XIV CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SUMÁRIO

ANEXO XIV CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SUMÁRIO - Sumário ANEXO XIV CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SUMÁRIO Seção Divisões Descrição CNAE A 01-03 AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA B 05-09 INDÚSTRIAS EXTRATIVAS

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ARCON Nº 001/2015 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 Tabela Tarifária do Sistema de Transporte Convencional Rodoviário Intermunicipal

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ARCON Nº 001/2015 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 Tabela Tarifária do Sistema de Transporte Convencional Rodoviário Intermunicipal ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ARCON Nº 001/2015 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 Tabela Tarifária do Sistema de Transporte Convencional Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Pará 1) No preço da passagem

Leia mais

PESQUISA DO PREÇO UNITÁRIO DO COMBUSTÍVEL POR MUNICÍPIO E POR POSTO

PESQUISA DO PREÇO UNITÁRIO DO COMBUSTÍVEL POR MUNICÍPIO E POR POSTO Abaetetuba PEDRO PAULO DE A. E SILVA JUNIOR - COMBUSTIVEIS - EPP DIESEL COMUM 3,202 2,230 3,261 GASOLINA COMUM 3,999 3,990 4,121 POSTO MACEDÃO LTDA - EPP DIESEL COMUM 3,406 3,278 3,703 GASOLINA COMUM 4,137

Leia mais

DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DAAE ARARAQUARA DIRETORIA DE GESTÃO AMBIENTAL

DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DAAE ARARAQUARA DIRETORIA DE GESTÃO AMBIENTAL DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DAAE ARARAQUARA DIRETORIA DE GESTÃO AMBIENTAL EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES PASSÍVEIS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL Conforme Deliberação CONSEMA Normativa

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2018 1) Maio 2018: Fechamento de 140 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 4.828 contratações e 4.968 demissões; Maiores

Leia mais

R$ R$ R$ R$ AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO A

R$ R$ R$ R$ AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO A ANEXO V TABELA DE RECEITA IV TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO - TFF ATUALIZADA PARA O EXERCÍCIO DE 2011, CONFORME DEC. Nº 21.517/10 I - ATIVIDADES DE PESSOAS JURÍDICAS CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul O emprego formal na Indústria sul-mato-grossense encerrou mais um mês com redução liquida de postos de trabalho. Em abril, o conjunto

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul O emprego formal na Indústria sul-mato-grossense começou 2015 do mesmo modo que terminou 2014, com redução liquida de postos de trabalho.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DA CPRH Nº 006/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DA CPRH Nº 006/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DA CPRH Nº 006/2015 Altera o Anexo Único da Instrução Normativa CPRH nº 005/2014. A Diretora Presidente da AGÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - CPRH, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GRUPO DE TRABALHO COTA-PARTE NOTA TÉCNICA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GRUPO DE TRABALHO COTA-PARTE NOTA TÉCNICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GRUPO DE TRABALHO COTA-PARTE NOTA TÉCNICA ÍNDICES DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARAENSES NO PRODUTO DA ARRECADAÇÃO DO ICMS A VIGORAR EM 2019.

Leia mais

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS 23 de maio de 2018 Emprego nas atividades de Sistemas Prediais Atividades econômicas diretas no setor da construção Montagem de Instalações

Leia mais

IX ENCONTRO DA ABCP. Eleições e Representação Política VOTO PERSONALISTA E INDICADORES SOCIAIS NEGATIVOS: O CASO DO PARÁ

IX ENCONTRO DA ABCP. Eleições e Representação Política VOTO PERSONALISTA E INDICADORES SOCIAIS NEGATIVOS: O CASO DO PARÁ IX ENCONTRO DA ABCP Eleições e Representação Política VOTO PERSONALISTA E INDICADORES SOCIAIS NEGATIVOS: O CASO DO PARÁ Marta Maria Brasil Ferreira Universidade Federal do Pará Brasília, DF 04 a 07 de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 30/2013, de 04 de novembro de 2013.

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 30/2013, de 04 de novembro de 2013. TERMO DE REFERÊNCIA Nº 30/2013, de 04 de novembro de 2013. Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde

Leia mais

PRODUTO INTERNO BRUTO MUNICIPAL

PRODUTO INTERNO BRUTO MUNICIPAL PRODUTO INTERNO BRUTO MUNICIPAL 2010-2013 A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará FAPESPA, divulga em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE os resultados

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul Julho registrou o quinto mês consecutivo com redução de postos de trabalho na Indústria sul-matogrossense. No mês, o saldo negativo para

Leia mais

LOCALIZAÇÃO UF AGÊNCIA ENDEREÇO COMPLETO TELEFONE

LOCALIZAÇÃO UF AGÊNCIA ENDEREÇO COMPLETO TELEFONE LOCALIZAÇÃO UF AGÊNCIA ENDEREÇO COMPLETO TELEFONE PA AC CENTRAL DE BELEM AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, 498, CAMPINA, CIDADE: BELÉM CEP 66017970 (91) 2113147 PA AC TELEGRAFO SEM FIO AVENIDA SENADOR LEMOS,

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul A indústria voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos. Até o momento, em 2016, o saldo das contratações nas atividades

Leia mais

315,57 441,80 631, , Atividades de apoio à pecuária

315,57 441,80 631, , Atividades de apoio à pecuária I - ATIVIDADES DE PESSOAS JURÍDICAS CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES ANEXO V TABELA DE RECEITA IV TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO - TFF PARA VIGÊNCIA EM 2009 (EM REAL) A AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO

Leia mais

Decreto nº , (DOE de 06/06/09 - Retificado no DOE de 10/06/09)

Decreto nº , (DOE de 06/06/09 - Retificado no DOE de 10/06/09) Decreto nº 54.422, (DOE de 06/06/09 - Retificado no DOE de 10/06/09) Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de

Leia mais

A MAIOR. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - PARÁ

A MAIOR. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - PARÁ QUEM SOMOS O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre oportunidades para homens e mulheres que desejam ampliar seus conhecimentos para impulsionar a produtividade, com preservação ambiental,

Leia mais

Cultivo de algodão herbáceo e de outras fibras de lavoura temporária /01 Cultivo de algodão herbáceo /02 Cultivo de juta

Cultivo de algodão herbáceo e de outras fibras de lavoura temporária /01 Cultivo de algodão herbáceo /02 Cultivo de juta A (continua) AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01 AGRICULTURA, PECUÁRIA E SERVIÇOS RELACIONADOS 01.1 Produção de lavouras temporárias 01.11-3 Cultivo de cereais 0111-3/01 Cultivo

Leia mais

SisPAE 2016 TUCURUÍ RESULTADOS US SIGNIFICADOS WORKSHOP DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS GOVERNO DO. Secretaria de Educação

SisPAE 2016 TUCURUÍ RESULTADOS US SIGNIFICADOS WORKSHOP DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS GOVERNO DO. Secretaria de Educação SisPAE 2016 WORKSHOP DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS RESULTADOS RE ESULT SU ULT TA ADO AD DOS E SEUS SEU S US SIGNIFICADOS US SIG GN NIFI NI NIFI IF FICADOS CADO ADOS OS Secretaria de Educação GOVERNO DO

Leia mais

TABELA DE RISCOS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS - CNAE 2.0 Seção Divisão Grupo Classe Subclasse Denominação Alvará

TABELA DE RISCOS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS - CNAE 2.0 Seção Divisão Grupo Classe Subclasse Denominação Alvará TABELA DE RISCOS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS - CNAE 2.0 Seção Divisão Grupo Classe Subclasse Denominação Alvará A AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01 AGRICULTURA, PECUÁRIA E

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO ESTADO DO PARÁ

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO ESTADO DO PARÁ OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO ESTADO DO PARÁ Convênio de Cooperação Técnica efetuado entre o DIEESE e o Governo do Estado do Pará, através da Secretária de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda -

Leia mais

CNAE DEZ DE 2010

CNAE DEZ DE 2010 A AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01 AGRICULTURA, PECUÁRIA E SERVIÇOS RELACIONADOS 01.1 Produção de lavouras temporárias 01.11-3 Cultivo de cereais 0111-3/01 Cultivo de arroz

Leia mais

2.2 Estrutura detalhada da CNAE-Subclasses 2.2: seções, divisões, grupos, classes e subclasses

2.2 Estrutura detalhada da CNAE-Subclasses 2.2: seções, divisões, grupos, classes e subclasses Seção Divisão Grupo Classe Subclasse A AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01 AGRICULTURA, PECUÁRIA E SERVIÇOS RELACIONADOS 01.1 Produção de lavouras temporárias 01.11-3 Cultivo

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2017 1) Outubro 2017: Fechamento de 584 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 4.158 contratações e 4.742 demissões; Maiores

Leia mais

ANEXO XIV CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SUMÁRIO

ANEXO XIV CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SUMÁRIO ANEXO XIV CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SUMÁRIO Seção Divisões Descrição CNAE A 01-03 AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA B 05-09 INDÚSTRIAS EXTRATIVAS C 10-33

Leia mais

TABELA CNAE VALORES EXPRESSOS EM UFRM

TABELA CNAE VALORES EXPRESSOS EM UFRM TABELA CNAE VALORES EXPRESSOS EM UFRM Código Descrição Valor TLL Valor TFF A AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01 AGRICULTURA, PECUÁRIA E SERVIÇOS RELACIONADOS 011 Produção

Leia mais

Torrefação e moagem de café C Fabricação de produtos à base de café C Fabricação de produtos de panificação C-2 10.

Torrefação e moagem de café C Fabricação de produtos à base de café C Fabricação de produtos de panificação C-2 10. QUADRO III Relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE (versão 2.0), com correspondente agrupamento para dimensionamento de CIPA 05.00-3 Extração de carvão mineral 1 06.00-0 Extração

Leia mais

REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE DO ESTADO PARÁ Capítulo I DO OBJETIVO

REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE DO ESTADO PARÁ Capítulo I DO OBJETIVO REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE DO ESTADO PARÁ Capítulo I DO OBJETIVO Art. 1º - A Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Estado Pará, convocada

Leia mais

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL DE ARACAJU E DA PESQUISA NACIONAL DA CESTA BÁSICA DO DIEESE

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL DE ARACAJU E DA PESQUISA NACIONAL DA CESTA BÁSICA DO DIEESE PROJETO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL DE ARACAJU E DA PESQUISA NACIONAL DA CESTA BÁSICA DO DIEESE TABELA 2 Trabalhadores admitidos e desligados em Aracaju Janeiro de 2008 Setor

Leia mais

AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA

AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA ANEXO V TABELA DE RECEITA IV TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO - TFF ATUALIZADA PARA O EXERCÍCIO DE 2013 CONFORME DEC. Nº 23.496/12 I - ATIVIDADES DE PESSOAS JURÍDICAS CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

Leia mais

Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs

Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs DELIMITAÇÃO - ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECÂNICO E AUTOMOTIVO DA SERRA GAÚCHA DESCRIÇÃO DAS CLASSES DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, SEGUNDO AS CNAES 2.0, CONTEMPLADAS NO APL METALMECÂNICO E AUTOMOTIVO DA

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul Dezembro 2016 A indústria estadual regularmente apresenta saldos negativos de contratação no último mês do ano. E esse comportamento se

Leia mais

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M IGP-M registra variação de 0,86% em outubro O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,86%, em outubro. Em setembro, o índice variou 1,50%. Em outubro de 2012, a variação foi de 0,02%. A variação

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2018 1) Abril 2018: Abertura de 223 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 5.077 contratações e 4.854 demissões; Maiores

Leia mais

AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01

AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQÜICULTURA 01 ATIVIDADES DA CNAE RELACIONADAS AO SISTEMA CONFEA/CREA CNAE - CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONÔMICA Validade da Versão - 2015/2017, conforme Resolução Concla 01/2013 de 24/09/2013, publicada no

Leia mais

Comitê Gestor do PAC

Comitê Gestor do PAC PARÁ Apresentação Esta publicação apresenta informações regionalizadas do 4º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), referente a abril de 2008. Traz, também, dados sobre outros importantes

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul 2018 1) Março 2018: Abertura de 5 postos de trabalho na indústria estadual. Resultado de 4.852 contratações e 4.847 demissões; Maiores

Leia mais

B Indústrias extrativas Fabricação de produtos alimentícios

B Indústrias extrativas Fabricação de produtos alimentícios Tabela A.3.4.4. Número de doutores titulados no Brasil no período 1996-2006, empregados em 2008, por seção e divisão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) dos estabelecimentos empregadores

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E Pará -

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E Pará - NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E 2012 - Pará - François E. J. de Bremaeker (Estudo Técnico nº 147) Salvador, março de 2012 2 NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 E 2012 -

Leia mais

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL. Resultados de Fevereiro de 2017

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL. Resultados de Fevereiro de 2017 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL Resultados de ereiro de 2017 Data: 04/04/2017 Resumo ereiro/2017 Variação (%) Grandes Categorias Econômicas Acumulado nos ereiro 2017/eiro

Leia mais

Setor produtivo G03 - Borracha e Plástico. Contém estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE /01 Confecção de roupas profissionais, exceto sob

Setor produtivo G03 - Borracha e Plástico. Contém estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE /01 Confecção de roupas profissionais, exceto sob Setor produtivo G03 - Borracha e Plástico. Contém 1114186 estabelecimentos. CNAE DESCRIÇÃO DO CNAE 1413-4/01 Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida 1413-4/02 Confecção, sob medida, de roupas

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul A indústria registrou mais um mês com saldo positivo na geração de empregos. Até o momento, em 2016, o saldo das contratações nas atividades

Leia mais

Informações Gerais Sobre o Arquivo de Folhas de Pagamento

Informações Gerais Sobre o Arquivo de Folhas de Pagamento AEXO II DA RESOLUÇÃO º 9065/2008 Folhas de Pagamento Especificações de Arquivo Versão 2008.01 Informações Gerais Sobre o Arquivo de Folhas de Pagamento O arquivo deverá ser submetido ao analisador do TCM

Leia mais

Alameda Carlos Lacerda, 449 Sala 102 e 103 Liberdade Tel.

Alameda Carlos Lacerda, 449 Sala 102 e 103 Liberdade Tel. Tabela do Simples Nacional - Completa Confira as Atividades, CNAE e alíquotas das atividades permitidas no Simples Nacional. atualizado em 06/11/2014 Tabela Simples Nacional - Completa *Alíquota inicial

Leia mais

CD_ATIV CD_GRAU NOME ATIVIDADE GRUPO CD_ATIV_NOVO PERC_GRAVIDADE PERC_FREQUENCIA PERC_CUSTOS /01 03 Cultivo de arroz

CD_ATIV CD_GRAU NOME ATIVIDADE GRUPO CD_ATIV_NOVO PERC_GRAVIDADE PERC_FREQUENCIA PERC_CUSTOS /01 03 Cultivo de arroz CD_ATIV CD_GRAU NOME ATIVIDADE GRUPO CD_ATIV_NOVO PERC_GRAVIDADE PERC_FREQUENCIA PERC_CUSTOS 0111-3/01 03 Cultivo de arroz 0111 0111301 85.5800 88.2000 81.2900 0111-3/02 03 Cultivo de milho 0111 0111302

Leia mais

MS Produtos Vida. MS Vida Corporate MS Vida Capital Global MS Vida PME MS Acidentes Pessoais

MS Produtos Vida. MS Vida Corporate MS Vida Capital Global MS Vida PME MS Acidentes Pessoais PRODUTOS VIDA MS Produtos Vida MS Vida Corporate MS Vida Capital Global MS Vida PME MS Acidentes Pessoais MS Vida Corporate Seguro de Vida em Grupo Grupos a partir de 501 vidas Idade para adesão entre

Leia mais

IGP-M registra variação de 0,51% em março

IGP-M registra variação de 0,51% em março Segundo Decêndio Março de 2014 IGP-M registra variação de 0,51% em março O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,51%, em março. Em fevereiro, o índice variou 1,29%. Em março de 2015, a variação

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS DE MINAS GERAIS. Ago.2016 REGIÃO CENTRO-OESTE. Regional Centro-Oeste Divinópolis ANÁLISE SETORIAL

INDICADORES INDUSTRIAIS DE MINAS GERAIS. Ago.2016 REGIÃO CENTRO-OESTE. Regional Centro-Oeste Divinópolis ANÁLISE SETORIAL #8 INDICADORES INDUSTRIAIS DE MINAS GERAIS Ago.2016 REGIÃO CENTRO-OESTE Regional Centro-Oeste Divinópolis INDICADORES ANÁLISE SETORIAL TABELAS I N D I CADORES IN DUST RIAIS D A RE GIÃO LESTE FIEMG INDEX.

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ANÁLISE DE RELEVÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO

Leia mais