PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE SERVIDORES DA EMPRESA EDELBRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE SERVIDORES DA EMPRESA EDELBRA"

Transcrição

1 PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE SERVIDORES DA EMPRESA EDELBRA LOSS, André ¹ BRAMBATTI, Marcel ² BÜHLER, Leslie Vieira ³ RESUMO: Para entender perfeitamente o que é virtualização, deve-se traçar primeiramente um paralelo entre o que é real e o que é virtual. Seguindo essa linha de raciocínio, algo real pode ser caracterizado como um objeto físico, ocupando um lugar no ambiente, já o virtual está associado àquilo que é simulado. Dessa forma a virtualização pode ser definida como a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão hospedados. É a reorganização de um ambiente operacional de servidores físicos para um ambiente de servidores virtualizados. A adoção de tecnologias como a computação em nuvens só colabora para seu inevitável progresso, assim buscou-se fazer uma análise na empresa Edelbra para implantação e incremento da virtualização de seu sistema operacional buscando maior economia e praticidade nas operações. Palavras-chave: Virtualização. Reorganização. Economia. ABSTRACT: To understand perfectly what is virtualization, it should first draw a parallel between what is real and what is virtual. Following this line of reasoning, something real can be characterized as a physical object, taking a place in the background, the virtual is already associated to what is simulated. Therefore virtualization can be defined as the creation of a virtual background that simulates a real background, providing the utilization of several systems and applications without the necessity for physical access to the machine in which they are hosted. It is the reorganizing of the operational background of the physical servers into a virtualized server background. The adoption of technologies such as cloud computing only contributes to its inevitable progress, and then it sought to analyze the company Edelbra for a implantation and development of the virtualization of its operational system seeking greater economy and practicality in the operations. Keywords: Virtualization. Reorganization. Economy. ¹ Qualificação do autor: Acadêmico do Curso de Tecnologia em Análise em Desenvolvimento de Sistemas Faculdades IDEAU 2 Orientador: Marcel Brambatti, Especialista, Professor do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdades IDEAU. 3 Co-orientador: Professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas- Faculdades IDEAU.

2 2 1 INTRODUÇÃO Para Somasudaram (2011), a virtualização é uma técnica de mascarar ou abstrair recursos físicos, o que simplifica a infraestrutura e acomoda a velocidade cada vez maior das mudanças nos negócios e na tecnologia. Ela aumenta a utilização e a capacidade dos recursos de TI, como servidores, redes ou dispositivos de armazenamento, além de seus limites físicos. A virtualização simplifica o gerenciamento de recursos agrupando-os e compartilhando-os para uma máxima utilização e os faz parecer recursos lógicos com capacidade ampliada. A virtualização acontece de diferentes formas, como por exemplo, a virtualização de memória, de rede, de servidores e de armazenamento. Mas a virtualização de servidores é a mais fácil de ser justificada. Segundo Veras (2009), a virtualização é um conceito bem conhecido na área de TI. E os benefícios da virtualização tornam-se fáceis de serem entendidos pelo pessoal de TI. A dificuldade é convencer os níveis superiores sobre a real vantagem do ambiente virtualizado, considerando que o paradigma de comprar servidores físicos a cada nova demanda está sendo quebrado por uma nova forma de aquisição que implica em maior custo inicial, mas que á longo prazo, trará uma série de facilidades no atendimento de novas demandas computacionais. A virtualização de servidores trata da consolidação de vários servidores físicos e substituindo em um único servidor com alto grau de utilização, reduzindo a complexidade do gerenciamento, o espaço físico e os requisitos de energia e refrigeração. Nesse sentido um dos problemas a serem enfrentados pelo setor de TI da empresa Edelbra Gráfica Ltda consiste no projeto de virtualização do seus servidores a fim de permitir uma melhor utilização de recursos da empresa, pois com o aumento significativo de serviços e aplicações, há necessidade de compra e alocação de novos computadores acarretando gastos com infraestrutura e em um gerenciamento descentralizado. Para resolver esse problema apresenta-se uma solução que vem sendo largamente utilizada. Na virtualização de servidores uma técnica de execução paralela de sistemas operacionais com serviços distintos em um mesmo processador é utilizada. A virtualização de servidor também permite vários sistemas operacionais e aplicativos sejam executados

3 3 simultaneamente em diferentes máquinas virtuais, criadas no mesmo servidor físico. As máquinas virtuais fornecem uma camada de abstração entre o sistema operacional e o hardware correspondente. Dentro de um servidor físico, qualquer número de servidores virtuais pode ser estabelecido, dependendo da capacidade do hardware, cada servidor, parece uma máquina física para o sistema operacional, embora todos os servidores virtuais compartilhem o mesmo hardware físico. A memória física é compartilhada entre os servidores virtuais, mas o espaço endereçado não. (SOMASUDARAM, 2011) Assim, este projeto visa reduzir gastos com infraestrutura, tempo de gerenciamento, centralizar os processos de gerência evitando gargalos de serviços por computadores e não utilização de recursos ociosos, além de facilitar o aperfeiçoamento e testes de novos sistemas operacionais, gerando diminuição de custos e rapidez nos processos. E mais, propor melhorias da estrutura e reorganização dos servidores físicos para um ambiente de servidores virtualizados e padronizar suas atividades de gerenciamento dos serviços, de modo que haja alta disponibilidade de serviço aos colaboradores. De acordo com Veras (2009), a alta disponibilidade pode acontecer no nível do hardware com a utilização de componentes redundantes e tolerantes a falhas. Também acontece no nível de sistema operacional e no nível da aplicação. Significa que a aplicação ou serviço está permanentemente disponível, capacidade de executar suas funções de forma contínua (sem interrupção) por um período de tempo significativo, independentemente do momento ou fatores que possam influenciar a disponibilidade de tal recurso. 2 DESENVOLVIMENTO A empresa Edelbra Gráfica, tem sede no município de Erechim/RS, dentre suas tarefas, encontra-se a impressão de livros para todos os Estados do Brasil, atendendo grandes editoras. Possui escritórios em Porto Alegre/RS e em São Paulo S/P, e representantes comerciais, espalhados pelo país. Além da qualidade e produtividade, a empresa sempre busca criar novos processos e atender ainda mais as necessidades de seus clientes. Reorganizar o ambiente atual da empresa, apresentando uma proposta de estrutura a fim de realizar a migração dos servidores físicos, para um ambiente de servidores virtualizados, buscando aprofundar o conhecimento em virtualização de servidores, apresentando uma proposta de melhoria para a empresa, bem como flexibilizar e facilitar o gerenciamento dos processos de TI, além de proporcionar a alta disponibilidade aos servidores da empresa.

4 4 As informações necessárias para a elaboração do projeto, junto à empresa, foram devidamente repassadas pelo responsável do setor de TI, Adilmar Morandi. No ato, foi apresentada a estrutura completa da empresa, detalhando cada servidor, bem como cada serviço que a empresa possui. Também, como ponto principal de conversa, os problemas enfrentados no período atual pela TI. A estrutura atual de servidores da Edelbra encontra-se em dois cenários distintos, sendo que na figura 1, estão representados os servidores que estão localizados na bancada, sendo seis máquinas físicas (CPU). Essas máquinas físicas são ligadas aos nobreaks via cabo de energia. Figura 01: Estrutura de servidores Fonte: Autor Servidor da Central telefônica: Servidor responsável pelo serviço de telefonia da empresa, tendo como sistema operacional Windows XP. São 50 ramais, sedo um com acesso direto com a central. Servidor AD Secundário: Antivírus; Servidor Optiplex 380; Firewall Slave. Seu sistema operacional é o Windows Server 2008 com aproximadamente 110 usuários conectados. Match Print: Sistema de Imagens Pré Impressão, gerenciando as impressões e as provas de cores. O sistemas operacional é o Windows XP, com 7 usuários conectados. Servidor Zabbix: Gerenciamento de rede, tendo como seu sistema operacional Debian 6. Servidor Openfire: Comunicação Interna da empresa tendo como sistema operacional o Debian possuindo 100 usuários conectados. PagFor: Software bancário utilizado pelo setor financeiro, possuindo 1 usuário conectado. Seu sistema operacional é o Windows XP. A figura 2, representa os servidores que estão localizados no Rack, sendo oito servidores responsáveis pelos serviços.

5 5 Figura 02: Estrutura de servidores Fonte: Autor Servidor Terciário: Responsável por armazenar arquivos, armazena os backups no qual são gravados em unidades de fita com configuração LTO5. Seu sistema operacional é Windows Server Servidor Secundário: Servidor responsável de backup do servidor primário, tendo como sistema operacional Windows Server Servidor Primário: Software que gerencia e edita os trabalhos dos clientes de forma automatizadas. Possui 14 usuários conectados. Seu sistema operacional é o Windows Server Insite: Responsável pela visualização e carregamento do livro, para que a gráfica consiga trabalhar no mesmo. Possuindo aproximadamente de 300 usuários conectados. Seu sistema operacional é o Windows Server NAC: Responsável pelo gerenciamento da rede Squid, DNS, possui algumas VM s em KVM, além de FTP e . Seu sistema operacional é RedHat 5. Servidor AD: Responsável pelo serviço de diretório, armazenando as informações sobre o objeto em rede disponibilizando para os usuários e administradores de rede. Faz redundância com o AD secundário Seu Sistema operacional é Windows Server Métrics: Responsável pelo Banco de Dados do sistema Métrics e Sênior além de seus aplicativos. Possui aproximadamente 160 usuários conectados. Seu sistema operacional é Windows Server 2008.

6 6 NAS (Servidor de Arquivos): Armazenamento de Dados que são acessados via rede pelos clientes internos, além de possuir alguns backups de dados da TI, que após um tempo são backupeados para as fitas. Nos dois cenários, as estruturas estão ligadas aos nobreaks que asseguram a operação em caso de queda de energia. Observando os dados coletados na empresa observou-se as seguintes condições: Difícil Gerenciamento Gerenciamento de diversos servidores físicos; Com o grande número de servidores físicos, a um trabalho dobrado, pois tem que dar a garantia que os mesmos não vão falhar, jáque a queda de serviço traz prejuízo para toda empresa. Barreiras para Expansão 79% dos orçamentos da TI para manter os servidores funcionando; Perda de tempo para garantir a disponibilidade dos serviços, ao invés de se dedicar mais para projetar novos serviços. Novos serviços Substituição de hardware; Se optar por rodar um novo serviço na estrutura atual, alguns fatores irão barrar, como por exemplo, o pouco espaço para a nova máquina, muito processamento, falta de memória disponível, não terá uma garantia de disponibilidade. Hoje o Métrics está em um único servidor, se esse cai, toda a empresa pára. Alto TCO Consumo de energia, espaço físico, equipe técnica; Quanto mais estrutura, servidores físicos, por exemplo, mais gente para garantir o serviço.

7 7 Disponibilidade do serviço de TS (Terminal Server) -Aumento nos serviços com o Métrics, Métrics Planner, JOBTRACK, quando se implantou esses serviços, não se pensou na redundância, pois todas as máquinas da produção acessam via TS, aproximadamente, 23 máquinas acessando ao mesmo tempo, se este serviço cair, produção em toda a empresa para. Servidor Métrics Ponto de Falha Único - Sem controle da produção. Se esse serviço falhar, todos os setores da empresa são afetados, não havendo apontamento do JOBTRACK pela produção, sem emissão de nota fiscal, sem monitoramento de horas pelo RH. Servidor de Impressão Ponto de Falha Único - Sem impressão para todos os setores da empresa, em caso de falha. Servidor de Arquivos Ponto de Falha Único - Caso haja falha nesse serviço, a empresa fica sem , sem navegação interna, sem contato interno, sem FTP e sem sistema de chamados. A ocorrência de problemas diários na estrutura atual de servidores, representam significativamente um grande atraso nas operações cotidianas, pois determinados serviços necessitam de máxima disponibilidade e, nesses casos, o restabelecimento do serviço pode levar um tempo maior que o desejado devido a falta de pessoal disponível em virtude a outros atendimentos, por não serem detectados no momento exato ou pela dificuldade de encontrar o motivo desses problemas. A reorganização dos ambientes operacionais de servidores físicos para ambiente de servidores virtualizado, permite particionar um único sistema computacional em vários outros denominados de máquinas virtuais. Isso é possível através de ferramentas de hardware e software, obtendo assim as VM s (Virtual Machines). Cada máquina virtual (VM) oferece um ambiente completo, similar ao de um servidor físico. O software utilizada na virtualização denomina-se VMware EssentialPlus. Ele permite três hosts (servidores físicos) em um pool de virtualização com até 6 processadores. O ambiente da Edelbra com três hosts é suficiente. Esses terão sistema operacional (Windows Server Datacenter) e memória RAM de 96 GB. A escolha do sistema operacional é fator importante. Segundo Veras (2009), um Sistema Operacional (SO) é um software que atua como intermediário entre a aplicação e o hardware de um computador. Um SO tem os seguintes principais componentes: gerência dos processos,

8 8 gerência da memória, gerencia do I/O e gerência de arquivos. Para o usuário o sistema de arquivos é a parte mais visível do SO. Assim, o sistema operacional Windows Datacenter demonstra ser o mais adequado para o ambiente proposto e, ainda permite a possibilidade de usar várias máquinas virtuais sob apenas uma licença, sem a necessidade da compra de licença para cada serviço. Para garantir a Alta Disponibilidade que Segundo Veras (2009) pode acontecer no nível do hardware com a utilização de componentes redundantes e tolerantes a falhas. Também acontece no nível de sistema operacional e no nível da aplicação. Nesses sentido, a Alta Disponibilidade (HA - High Availability) segundo para Pitanga (2003) pode assumir modelos de clusterização (clusters) construídos para prover uma disponibilidade de serviços e recursos de maneira ininterrupta, através do uso da redundância implícita ao sistema, onde se um nó do cluster vier a falhar (failover), aplicações ou serviços estarão disponíveis em outro nó. Estes tipos de cluster são utilizados para base de dados de missões críticas, correio, servidores de arquivos e aplicações. Assim, cada host vai alocar várias VMs, divididas automaticamente. Assim, se o servidor A apresentar algum problema, o serviço é automaticamente assumido pelos demais servidores ( B e C ). Esses três hosts ficarão em ligamento cruzado através do uso dois switches e, também, fornecendo acesso ao Storage por duas vias (Figura 04). O terceiro switch da figura, apenas simula o ligamento cruzado, facilitando o entendimento. Figura 04: Estrutura de servidores Fonte: Estrutura montada juntamente com a DELL

9 9 É possível observar na Figura 4 que serão três hosts trabalhando em conjunto. Esses terão cargas divididas igualmente entre os três: quinze serviços em cada host, mas cada um com responsabilidade de executar cinco deles. Esse processo de montagem na nova estrutura de servidores para a virtualização, traz vários benefícios ao funcionamento da TI junto a empresa. Agilidade e Flexibilidade da TI - Com o crescimento da empresa, não precisará comprar novos servidores para serviços futuros, o que vai precisar, apenas, é criar uma máquina virtual. Escalabilidade para acrescer dinamicamente, acompanhando os negócios da empresa - Disponibilidade para elaborar a melhor solução para as necessidades de seus negócios e implantá-la no menor espaço de tempo. Melhor estratégia de recuperação de desastres - Níveis de disponibilidade, tolerância a falhas e proteção contra desastres que tornam a virtualização adequada até mesmo para cargas de trabalho de missão crítica. Aumento de disponibilidade de aplicações e sistema - Buscar uma forma de manter os serviços prestados por um sistema a outros elementos, mesmo que o sistema em si venha a se modificar internamente por causa de uma falha. Consolidação de servidores e datacenter - Reduz os custos da TI e aumenta o controle. Maior utilização de recursos físicos - Adequação de memória a cada serviço, sem que algum sobre ou venha a faltar memória. Promove a centralização e a segurança - Fácil gerenciamento da estrutura, deixando o controle e a manutenção desses serviços mais fáceis, do que gerenciar todos os servidores físicos. Quadro 01: Vantagens e desvantagens da virtualização VANTAGENS Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do datacenter da empresa Segurança: Usando máquinas virtuais, pode-se definir qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança, ferramentas diferentes e o sistema operacional mais adequado para cada serviço. Além disso, cada máquina virtual é isolada das demais. Adaptação às diferentes cargas de trabalho: A carga de trabalho pode ser tratada de forma simples. Normalmente os softwares de virtualização realocam os recursos de hardware dinamicamente entre uma máquina virtual para a outra. Balanceamento de carga: Toda a máquina virtual está encapsulada, assim é fácil trocar a máquina virtual de plataforma e aumentar o seu desempenho. DESVANTAGENS Dificuldade no acesso direto a hardware, como por exemplo, placas específicas ou dispositivos USB. Desempenho: a introdução de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualização. Grande consumo de memória RAM dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma. Grande uso de espaço em disco, já que é preciso de todos os arquivos para cada sistema operacional instalado em cada máquina virtual.

10 10 Suporte a aplicações legadas: Quando uma empresa decide migrar para um novo Sistema Operacional, é possível manter o sistema operacional antigo sendo executado em uma máquina virtual, o que reduz os custos com a migração. Vale ainda lembrar que a virtualização pode ser útil para aplicações que são executadas em hardware legado, que está sujeito a falhas e tem altos custos de manutenção. Com a virtualização desse hardware, é possível executar essas aplicações em hardwares mais novos, com custo de manutenção mais baixo e maior confiabilidade. Pode-se utilizar sistemas operacionais que não possuam compatibilidade com o hardware, utilizando os recursos de virtualização de hardware. Possibilitando assim economia com a compra de hardware de menores custos. Utilização de uma VM como ambiente de desenvolvimento: possibilita testes em SO s distintos evita que falhas na configuração, ou vírus, danifiquem o hardware da máquina. Fonte: Devel Sistemas (2013) Segurança: As máquinas virtuais podem ser menos seguras que as máquinas físicas justamente por causa do seu host. Este ponto é interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis. Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Não se sabe exatamente quantas máquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuízo da qualidade de serviço. CONCLUSÃO Após estudos e pesquisas realizados ao longo do período de estudo, afirma-se que o trabalho trouxe conhecimentos mais aprofundados sobre a temática de virtualização, tema de grande relevância aos profissionais da área de tecnologia da informação, além de propor uma melhor forma de trabalho, possibilitando o fácil gerenciamento pelos colaboradores do setor de Tecnologia da Informação, e proporcionar a disponibilidade dos serviços aos demais colabores da empresa. Projeto esse, que possibilitou o entendimento do conceito e funcionamento da virtualização, além de proporcionar a qualificação do ambiente de servidores da empresa Edelbra, realizar a análise do problema atual da empresa e, juntamente com consultores, elaborar um projeto de estrutura a fim de garantir todos os serviços atuais da empresa, bem como proporcionar a redundância e a alta disponibilidade, constituem a eficiência e eficácia organizacional. Diante do exposto, pensou-se na expansão da empresa, uma vez que, para disponibilizar um novo serviço, não necessitará a compra de uma nova máquina física, apenas a criação de uma nova máquina virtual. O fácil gerenciamento proporciona a agilidade no atendimento aos colaboradores da empresa, a resolução de problemas e um maior tempo para pensar e projetar novos serviços suprindo a necessidade da empresa. A proposta teve uma excelente aceitação pela direção da empresa e após apresentação detalhada do funcionamento, teve sua implementação aprovada para o ano de 2014.

11 11 Portanto, os resultados desse estudo, proporcionaram a percepção da importância do perfeito funcionamento dos serviços de Tecnologia da Informação em uma empresa de médio porte. Nesse sentido, todos os colaboradores poderão perceber com essa estrutura um melhora significativa na agilidade de execução em seus trabalhos. Já o setor de TI obterá um fácil gerenciamento e promoção de alta disponibilidade dos recursos de TI. E, isso pode ser traduzido em eficiência e a eficácia organizacional. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Lucas. Visão geral sobre virtualização. Amitecno Disponível em: Acessado em: 20 de nov CLARK, C., FRASER, K., HAND, S., et al. Live migration of virtual machines. In: Proceedings of the 2nd conference on Symposium on Network ed Systems Design & Implementation-Volume 2. USENIX Association, DEVEL SISTEMAS. Disponível em : content /article/111.html. Acesso em: 10 de nov Guia no Servidor Conectiva Linux, Disponível em: online/9.0/servidor/ha.html. Acesso em 10 de nov IBM. Servidores Blade. Disponível em: servers/index.phtml. Acessado em 10nov LEAL, Adailton A.; GOMES, Helena M.; LUIS, Ricardo.; GOMES, Marcio; BEZERRA, Ricardo; VELOSO, Raphael. Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Hardware. SEBRAE, ONGARO, D., COX, A. L., RIXNER, S. Scheduling I/O in virtual machine monitors. In: Proceedings of the fourth ACM SIGPLAN/SIGOPS international conference on Virtual execution environments, VEE 08, Seattle, WA, USA, PITANGA, Marcos. Computação em cluster. Disponível em: com.br/artigos /153. Acesso em: 10 de nov. de TANENBAUM, Andrew S. Distributed Operating Systems. Prentice-Hall, ISBN, SUMASUDARAM, G. Armazenamento e gerenciamento de informações. Bookman, Porto Alegre, VERAS, Manuel DATACENTER - Componentes Central de Infraestrutura de TI - BRASPORT, Rio de Janeiro, 2009.

Professor Esp.: Douglas Diego de Paiva douglas.ddp@gmail.com

Professor Esp.: Douglas Diego de Paiva douglas.ddp@gmail.com VIRTUALIZAÇÃO Professor Esp.: Douglas Diego de Paiva douglas.ddp@gmail.com Virtualização o que é? É uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos usuários, emulando

Leia mais

Virtualização de Sistemas Operacionais

Virtualização de Sistemas Operacionais Virtualização de Sistemas Operacionais Felipe Antonio de Sousa 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil felipeantoniodesousa@gmail.com, juliocesarp@unipar.br Resumo.

Leia mais

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo:

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo: INFRAESTRUTURA Para que as empresas alcancem os seus objetivos de negócio, torna-se cada vez mais preponderante o papel da área de tecnologia da informação (TI). Desempenho e disponibilidade são importantes

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Rivolta Cloud Backup

Rivolta Cloud Backup Rivolta Cloud Backup Apresentação O que é o cloud backup? Cloud backup ou backup na nuvem é a forma mais economica e segura de manter as informações da sua empresa segura e sempre atualizada, caso haja

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Maquinas Virtuais e Emuladores

SISTEMAS OPERACIONAIS. Maquinas Virtuais e Emuladores SISTEMAS OPERACIONAIS Maquinas Virtuais e Emuladores Plano de Aula Máquinas virtuais Emuladores Propriedades Benefícios Futuro Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente

Leia mais

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Rogério Schueroff Vandresen¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense(UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil rogeriovandresen@gmail.com, wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO INSTITUTO POLITÉCNICO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas Operacionais Notas de Aulas: Tópico 33 e 34 Virtualização São Paulo 2009 Virtualização Ao falar em virtualização,

Leia mais

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS Quando falamos em arquitetura, normalmente utilizamos esse termo para referenciar a forma como os aplicativos computacionais são estruturados e os hardwares

Leia mais

Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br. Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado

Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br. Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado de TI. Apresentar alguns conceitos e técnicas sobre a tecnologia

Leia mais

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Agenda A UTAD Virtualização Uma definição Introdução e abrangência

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

Virtualização Gerencia de Redes Redes de Computadores II

Virtualização Gerencia de Redes Redes de Computadores II Virtualização Gerencia de Redes Redes de Computadores II *Créditos: baseado no material do Prof. Eduardo Zagari Virtualização - Introdução Introduzido nos anos 60 em Mainframes Em 1980 os microcomputadores

Leia mais

Benefícios e processos relacionados à migração e servidores dedicados para cloud servers. Juliano Simões. Diretor de Tecnologia

Benefícios e processos relacionados à migração e servidores dedicados para cloud servers. Juliano Simões. Diretor de Tecnologia Benefícios e processos relacionados à migração e servidores dedicados para cloud servers Juliano Simões Diretor de Tecnologia Agenda Comparar o modelo de servidor dedicado, orientado ao hardware, com os

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES tassiogoncalvesg@gmail.com MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 TÁSSIO GONÇALVES - TASSIOGONCALVESG@GMAIL.COM 1 CONTEÚDO Arquitetura

Leia mais

Classificação::Modelo de implantação

Classificação::Modelo de implantação Classificação::Modelo de implantação Modelo de implantação::privado Operada unicamente por uma organização; A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente por uma organização: Nuvem local ou remota;

Leia mais

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu. Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Agenda Classificação de SO quanto a: Interface Processamento Tarefas

Leia mais

Virtualização. Roberto de Beauclair Seixas rbs@impa.br

Virtualização. Roberto de Beauclair Seixas rbs@impa.br Virtualização Roberto de Beauclair Seixas rbs@impa.br News De acordo com a IDC, ela está a caminho de se tornar uma prática padrão entre as mil maiores empresas do mundo, listadas no ranking Fortune 1000.

Leia mais

Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Anatomia de uma máquina virtual Cada máquina virtual é um sistema completo encapsulado em um

Leia mais

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÃO 01 - Analise as seguintes afirmações relativas a cópias de segurança. I. No Windows é possível fazer automaticamente um backup, em um servidor de rede, dos arquivos que estão

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS. Prof. Victor Halla

Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS. Prof. Victor Halla Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Arquitetura de Processadores: Modo Operacional; Velocidade; Cache; Barramento; Etc. Virtualização: Maquinas virtuais; Gerenciamento

Leia mais

Visão do Sistema Operacional

Visão do Sistema Operacional Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas, sistemas e aplicativos Usuários Sistema Operacional memória discos Hardware UCP fitas impressoras monitores O que é um Sistema

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Relatório de Progresso

Relatório de Progresso Luís Filipe Félix Martins Relatório de Progresso Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Preparação para a Dissertação Índice Introdução... 2 Motivação... 2 Cloud Computing (Computação

Leia mais

MONITORAMENTO DO AMBIENTE TECNOLÓGICO FoccoMONITOR

MONITORAMENTO DO AMBIENTE TECNOLÓGICO FoccoMONITOR MONITORAMENTO DO AMBIENTE TECNOLÓGICO FoccoMONITOR Fevereiro/2012 Índice APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É ESSE SERVIÇO?... 3 POR QUE MONITORAR?... 3 QUAL A ABRANGÊNCIA?... 4 MÉTRICAS... 4 PERÍODO DO MONITORAMENTO...

Leia mais

A Academia Brasileira de Letras diz que este verbete não existe.

A Academia Brasileira de Letras diz que este verbete não existe. Virtualização Virtualização? A Academia Brasileira de Letras diz que este verbete não existe. Virtual: Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, significa: adj (lat virtuale) 1- Que não existe como realidade,

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Senado Federal Questões 2012

Senado Federal Questões 2012 Senado Federal Questões 2012 Sistemas Operacionais Prova de Analista de Sistemas Prof. Gustavo Van Erven Senado Federal Questões 2012 Rede Social ITnerante http://www.itnerante.com.br/ Vídeo Aulas http://www.provasdeti.com.br/

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel 1 4 Estrutura do Sistema Operacional 4.1 - Kernel O kernel é o núcleo do sistema operacional, sendo responsável direto por controlar tudo ao seu redor. Desde os dispositivos usuais, como unidades de disco,

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de:

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: Soluções Completas Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: - Conexões compartilhada (.IP) e dedicada (.LINK); - Data Center com servidores virtuais

Leia mais

Universidade Utiliza Virtualização para Criar Data Center Com Melhor Custo-Benefício e Desempenho

Universidade Utiliza Virtualização para Criar Data Center Com Melhor Custo-Benefício e Desempenho Virtualização Microsoft: Data Center a Estação de Trabalho Estudo de Caso de Solução para Cliente Universidade Utiliza Virtualização para Criar Data Center Com Melhor Custo-Benefício e Desempenho Visão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA INE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA INE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA INE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Xen Hypervisor Glauco Neves 07132022 Guilherme Pacheco 07232063 INE 5412-0432

Leia mais

ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO

ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO OBJETIVO Objetivo do deste trabalho é o autoaprendizado e a disseminação do conhecimento empregado no conceito de virtualização. Assim como a demostração de seu uso em conjunto

Leia mais

Projeto de Redes Físico e Lógico. Prof. MSc. Jeferson Bussula Pinheiro

Projeto de Redes Físico e Lógico. Prof. MSc. Jeferson Bussula Pinheiro Projeto de Redes Físico e Lógico Prof. MSc. Jeferson Bussula Pinheiro Gerência de redes ou gerenciamento de redes. É o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos

Leia mais

Sistemas Operacionais 1/66

Sistemas Operacionais 1/66 Sistemas Operacionais 1/66 Roteiro Máquinas virtuais Emuladores Propriedades Benefícios Futuro 2/66 Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: hardware

Leia mais

Sistemas Operacionais. Roteiro. Sistemas de Computadores. Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: Marcos Laureano

Sistemas Operacionais. Roteiro. Sistemas de Computadores. Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3 componentes: Marcos Laureano Sistemas Operacionais Marcos Laureano 1/66 Roteiro Máquinas virtuais Emuladores Propriedades Benefícios Futuro 2/66 Sistemas de Computadores Os sistemas de computadores são projetados com basicamente 3

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS Relatório Nº 03/2013 Porto Alegre, 22 de Agosto de 2013. ANÁLISE DE SOLUÇÕES: # RAID 1: O que é: RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento

Leia mais

Material 5 Administração de Recursos de HW e SW. Prof. Edson Ceroni

Material 5 Administração de Recursos de HW e SW. Prof. Edson Ceroni Material 5 Administração de Recursos de HW e SW Prof. Edson Ceroni Desafios para a Administração Centralização X Descentralização Operação interna x Outsourcing Hardware Hardware de um Computador Armazenamento

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008 Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008 ÍNDICE 3 4 RECOMENDAÇÕES DE HARDWARE PARA O TRACEGP TRACEMONITOR - ATUALIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE LICENÇAS 2 1. Recomendações de Hardware para Instalação do TraceGP Este

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira

Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira Desafios da Industria de TI Os fornecedores de impressão estão procurando maneiras de reduzir os custos associados: Manipulação de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de um Sistema Operacional

Sistemas Operacionais. Conceitos de um Sistema Operacional Sistemas Operacionais Conceitos de um Sistema Operacional Modo usuário e Modo Kernel Como já vimos são ambientes de execução diferentes no processador Há um conjunto de funções privilegiadas acessadas

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE ARQUIVO DIGITAL DE INFRA-ESTRUTURAS DE IT O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato

Leia mais

Motivos para você ter um servidor

Motivos para você ter um servidor Motivos para você ter um servidor Com a centralização de dados em um servidor, você poderá gerenciar melhor informações comerciais críticas. Você pode proteger seus dados tornando o backup mais fácil.

Leia mais

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com Cloud Computing Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing O

Leia mais

Prof. José Maurício S. Pinheiro UniFOA 2009-2

Prof. José Maurício S. Pinheiro UniFOA 2009-2 Tecnologias WEB Virtualização de Sistemas Prof. José Maurício S. Pinheiro UniFOA 2009-2 Conceitos Virtualização pode ser definida como técnica que combina ou divide recursos computacionais para prover

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

Introdução. Sistemas Operacionais. Introdução. Roteiro (1 / 2) Por que Máquinas Virtuais Existem? Roteiro (2 / 2)

Introdução. Sistemas Operacionais. Introdução. Roteiro (1 / 2) Por que Máquinas Virtuais Existem? Roteiro (2 / 2) Sistemas Operacionais O termo máquina virtual foi descrito na década de 60 como uma abstração de software que enxerga um sistema físico. Aula 7 Máquinas Virtuais Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre

Leia mais

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Conceitos principais Nuvem Local Dados (informações) Profissional Pessoal Procedimento padrão (modelo) Produzir Armazenar Como era... Como

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

A SALA DE AULA é meu paraíso. Nela me realizo, nela exercito minha cidadania e nela me sinto útil.

A SALA DE AULA é meu paraíso. Nela me realizo, nela exercito minha cidadania e nela me sinto útil. Virtualização Meu nome: Nome de guerra: Meu e-mail: Marcos Vinicios Bueno Marques Professor Cidão marcos@cidao.com.br Quem sou? Professor e coordenador de cursos de TI do Senac Informática em Porto Alegre,

Leia mais

Varnish-Cache: Velocidade e disponibilidade para aplicações WEB

Varnish-Cache: Velocidade e disponibilidade para aplicações WEB CESUMAR Centro Universitário de Maringá Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet PROJETO INTEGRADOR Varnish-Cache: Velocidade e disponibilidade para aplicações WEB Rafael Vaz Pinto Toledo

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 3 Virtualização de Sistemas 1. Conceito Virtualização pode ser definida

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II Servidores Definição Servidores História Servidores Tipos Servidores Hardware Servidores Software Evolução do Windows Server Windows Server 2003 Introdução Windows Server

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS TERMO DE REFERÊNCIA Serviços de informática Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS 1 I VISITA IN LOCO No dia 24 de junho de 2014 na sede da Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS realizamos

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS AEJ - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JAÚ CNPJ 05.311.136/0001-36 FACULDADE JAUENSE PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS JAÚ/2012 MANUTENÇÃO E ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DA FAJAU

Leia mais

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br 1 Agenda Introdução; Software Aging; Software Rejuvenation; Laboratório MoDCS Cloud; Dúvidas?

Leia mais

SERVIDORES REDES E SR1

SERVIDORES REDES E SR1 SERVIDORES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ HARDWARE Você pode instalar um sistema operacional para servidores em qualquer computador, ao menos na teoria tudo irá funcionar sem grandes dificuldades. Só

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO ENTRE SOFTWARES VIRTUALIZADORES

ANÁLISE DE DESEMPENHO ENTRE SOFTWARES VIRTUALIZADORES ANÁLISE DE DESEMPENHO ENTRE SOFTWARES VIRTUALIZADORES Vitor Rodrigues Tanamachi 1, Weber Poli de Oliveira 1, Alexandre Galvani 1. 1 Departamento de Informática Faculdade de Tecnologia de Bauru (FATEC)

Leia mais

as qualidades do banco de dados SQL Server 2000 a documentação é constantemente atualizada e de fácil acesso.

as qualidades do banco de dados SQL Server 2000 a documentação é constantemente atualizada e de fácil acesso. Índice Resumo de suportes com problemas em base de dados...2 Recomendações de banco de dados...2 Uso de servidores dedicados com excelente desempenho...3 Banco de dados corrompidos em Interbase e Firebird...4

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 6 Estrutura de Sistemas Operacionais Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso

Leia mais

Consolidação inteligente de servidores com o System Center

Consolidação inteligente de servidores com o System Center Consolidação de servidores por meio da virtualização Determinação do local dos sistemas convidados: a necessidade de determinar o melhor host de virtualização que possa lidar com os requisitos do sistema

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM Pedro Victor Fortunato Lima, Ricardo Ribeiro Rufino Universidade Paranaense UNIPAR Paranavaí Paraná Brasil pedrin_victor@hotmail.com, ricardo@unipar.br

Leia mais

1 http://www.google.com

1 http://www.google.com 1 Introdução A computação em grade se caracteriza pelo uso de recursos computacionais distribuídos em várias redes. Os diversos nós contribuem com capacidade de processamento, armazenamento de dados ou

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB

Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB Sumário Introdução... 3 Windows Server 2008 R2 Hyper-V... 3 Live Migration... 3 Volumes compartilhados do Cluster... 3 Modo de Compatibilidade de Processador...

Leia mais

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar?

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 03/04/2015 Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Paulo Fernando Martins Kreppel Analista de Sistemas

Leia mais

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA GERENCIAMENTO DE PROJETOS PRONIM, IMPLANTAÇÃO SQL SERVER GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA Cliente GOVBR, UEM-MARINGA / Prefeitura Municipal de PEROLA Data 10/09/2015 Versão 1.0 Objeto:

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01 Prof. André Lucio Competências do modulo Introdução ao sistema operacional Windows Instalação e configuração do sistema

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas de Computação O sistema operacional precisa garantir a operação correta do sistema de computação. Operação

Leia mais

ETEC RAPOSO TAVARES GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I. Máquina Virtual. Instalação de S.O. em dual boot. 1º Semestre 2010 PROF.

ETEC RAPOSO TAVARES GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I. Máquina Virtual. Instalação de S.O. em dual boot. 1º Semestre 2010 PROF. ETEC RAPOSO TAVARES GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I Máquina Virtual Instalação de S.O. em dual boot 1º Semestre 2010 PROF. AMARAL Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina,

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008.

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008. O texto é um pouco longo, porém com informações importantíssimas para gestores de empresas que desejam um servidor seguro para hospedar um software LSoft. Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais