MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA"

Transcrição

1 Data: 01 de Dezembro de 2016 (quinta-feira). Horário: das 09:00h às 12:00h Local: MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA Participantes: Steven Udsen / Agristar; Alécio / Syngenta; Inês / CGO; Alison / Vilmorin; Eduardo/ Hm Clause; Fabiane / Incotec; Marcia / Takii; Diana/Isla; Fabiana e Marcelo /. Pauta: 1. Fechamento contábil parcial Novembro/2016/Previsão de Fechamento 2016; 2. Apresentação da 2ª versão do Orçamento para 2017; 3. Calendário 2017; 4. Atualização de status das Normativas em revisão; 5. Levantamento de Dados da Cadeia de Hortaliças (CNA e Markstrat); 6.III Workshop de Transito Internacional de Material Propagativo; 7. Outros assuntos. Deliberações: 1. Previsão de Fechamento 2016: A previsão fora apresentada, onde não ocorreram duvidas nem a necessidade de maiores esclarecimentos.

2 2. Apresentação da 2ª versão do Orçamento para 2017; A previsão orçamentária e de Projetos apresentada e aprovada por todos para apresentação na AGO de 09/12/2016.

3 3.Calendário 2017 CALENDÁRIO Mês Janeiro Fevereiro Evento ASTA - 56TH VEGETABLE & FLOWER SEED CONFERENCE Responsável Data Prevista Dia da Semana Início Horário Término Eventos do Setor 28 a 31 Sábado a Terça Orlando Conhecimento Pesquisa de Mercado Seg. Sementes 2 09:00 18:00 16 Local Previsto Observações Feriado Carnaval Feriado 27 a 28 Segunda a Quarta Conhecimento Março AGO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA Diretoria 9 09:00 12:00 Câmara de Flores Câmara de Flores 14:00 18:00 Nova Chapa e Prestação de contas Workshop Trânsito Internacional de Material Propagativo 22 Quarta 08:00 18:00 Feriado - Sexta Feira da Paixão Feriado 14 Sexta Conhecimento Abril Maio Feriado Tiradentes Feriado 21 Sexta Conhecimento 27 Dia do Trabalho Feriado 1 Segunda Conhecimento ISF Eventos do Setor 22 a 24 Segunda a Quarta Budapeste Conhecimento Câmara de Flores Câmara de Flores Quarta 14:00 18:00 Junho 8 Feriado Corpus Christi Feriado 15 e 16 e Sexta Conhecimento Hortitec 2015 Eventos do Setor 21 a 23 Quarta a Sexta Holambra Julho Workshop DFIA 09:00 18:00 24ª Enflor & 12ª Garden Fair Eventos do Setor 16 a 18 Holambra Conhecimento 10 Agosto 2º Seminário Nacional de Folhosas WIN Eventos & 17 Quarta 09:00 18:00 Rio de Janeiro CNA Comissão Nacional de Hortaliças e Flores Quarta 09:00 18:00 Conhecimento Câmara de Flores Câmara de Flores Quarta 14:00 18:00 Conhecimento Câmara de Hortaliças Câmara de Hortaliças 2 Conhecimento Independência do Brasil Feriado 7 e 8 e Sexta Conhecimento Setembro SAA Eventos do Setor Conhecimento 7 Seminário Nacional de Tomate de Mesa Quarta e 09:00 18:00 Feriado Nossa Senhora Aparecida Feriado 12 e 13 e Sexta Conhecimento Outubro 19 II Encontro de Viveiristas 26 09:00 18:00 Finados Feriado 2 e 3 e Sexta Conhecimento Câmara de Hortaliças Câmara de Hortaliças 8 Conhecimento Novembro 9 à confirmar Proclamação da República Feriado 15 Quarta Conhecimento I Encontro de Viveiristas 23 09:00 18:00 7 Sexta ; Dezembro Diretoria Aniversário da Padroeira Feriado 8 Sexta Conhecimento Câmara de Flores Câmara de Flores 14:00 18:00 Conhecimento Reunião Ordinária & Confraternização Diretoria 15 Sexta 09:00 12:00 Eventos da Comitê de Projetos (MKT) Recesso Comitê de Olerícolas, Flores e Ornamentais Eventos do setor Reuniões Câmaras e Ibrahort 25/12 a 01/01 Conhecimento

4 Ficou definido que o calendário será complementado com mais eventos ligados ao nosso setor e disponibilizado por à todos os associados. 4.Atualização de status das Normativas em revisão; IN-16/2015 Estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de sementes, de diferentes espécies e países, destinadas à propagação. Será realizado pela ofício a ser encaminhado à Divisão de Sanidade Vegetal do MAPA com as principais dúvidas relativas à IN que entrará em vigor em fevereiro; Será solicitado à ASTA,ISF e Plantum posicionamento no mesmo sentido da ; Será realizado no dia 22 de março de 2017, o III Workshop sobre trânsito de Material Propagativo (Temas: Amostragem, pequenos lotes, requisitos fitossanitários, IN16 etc...) onde será destinado um painel específico para tratar juntamente com os representantes do MAPA sobre a IN 16/2015; IN 50/2006 Estabelece as Normas para Importação e Exportação de Sementes e de Mudas O Grupo de trabalho da após diversas reuniões revisou a norma e, em atendimento a demanda do Coordenador de Sementes e Mudas do MAPA, desenvolveu uma normativa voltada para a praticidade, reduzindo requerimentos e prazos, revisando processos e adotando como base conceitual para as importações o sistema eletrônico LI Licenciamento de Importação da Receita Federal/SISCOMEX.A norma foi debatida dentro no Comitê de Legislação da ABRASEM, onde uma proposta de revisão fora encaminhada ao MAPA. Atualmente a norma encontra-se no DFIA, para revisão final e encaminhamento à Consultoria Jurídica do MAPA nesta semana. IN 29/2013 Estabelece os procedimentos e os critérios para emissão do Certificado Fitossanitário - CF e do Certificado Fitossanitário de Reexportação - CFR, por solicitação de exportador. O Grupo de trabalho da após diversas reuniões revisou a norma, excluindo obrigatoriedades tais como: Tradução juramentada, Declaração de intenção de reexportação, entre outros. Atualmente a proposta de normativa revisão da norma encontra-se no Departamento de Sanidade Vegetal, para apreciação e retorno IN01/98 Aprovar as normas para importação de material destinado a pesquisa científica. A normativa no ano de 2014 foi colocada em processo de revisão através de consulta pública (Portaria 59/14) e dentre as propostas encaminhadas pela, destaca-se a separação do material de origem autorizada, cujos requerimentos passariam a ser emitidos pelos Estados, reduzindo o tempo de análise e emissão para 15 dias úteis. A, solicitou também um tratamento diferenciado para o trânsito de pequenas quantidades de material para pesquisa, nivelamento de protocolos de análise, avaliação agronômica e VCU. Atualmente a Norma encontra-se no MAPA e ainda não foi publicada.

5 DECRETO 5.153/2004 Aprova o Regulamento da Lei nº , de 5 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas - SNSM, e dá outras providências. Em 2016, a juntamente com a ABRASEM, revisaram novamente o decreto, o qual em suma ficou formatado remetendo muitos procedimentos a serem definidos através de Normas Específicas. Neste ano foi realizada um encontro de 3 dias entre o MAPA e iniciativa privada para discussão e deliberações quanto a redação do Decreto. Atualmente o DECRETO encontra-se no DFIA, prestes a ser encaminhado à Consultoria Jurídica do MAPA. AVANÇOS DO DECRETO 5.153/2004 Nome fantasia; Semente de uso domiciliar; Sementes infestadas; Inscrição de comerciante de sementes de uso domiciliar; Dispensa de VCU para ornamentais; Amostragem e sua dispensa; Sementes reembaladas; Termo de Conformidade; Operações de exportação e reexportação; Uso próprio. NORMA ESPECÍFICA PARA HORTALIÇAS Em 2015, a através de seu grupo de trabalho, iniciou o processo de revisão da norma, que deve ser finalizada ainda este ano, para encaminhamento à Coordenação de Sementes e Mudas do Ministério. Para efetivação da norma específica após sua redação final, necessita-se da aprovação do DECRETO 5153, o qual encontra-se no DFIA, a programação é de reunirmos o GT da entre dezembro e janeiro/17, para finalização de proposta a ser encaminhada ao MAPA. ANÁLISE DE RISCOS DE PRAGAS Dos 980 processos de solicitação de ARP, 741 foram equacionados através da IN 16/2015 e mais outros 17 através de normativas específicas, restando 222 processos em aberto. Estes dados referem-se aos processos instaurados até o mês de janeiro de Acompanhamento dos processos de ARP s em andamento a pedido dos associados; Prezado Dr. Marcelo, agradeço o reenvio das solicitações, estamos cientes e já planejando a atualização destas informações para enviá-las. Entretanto, estamos com algumas ações emergenciais pendentes que nos tem tomado toda a dedicação da equipe, e por isso peço sua compreensão caso não receba resposta de pronto ; Busca de alternativas de agilização do processo de ARP s: (Realização de Workshop entre ONPF do Brasil e da Holanda / ARP EXPRESS ); EMBRAPA iniciou a análise e emissão de pareceres quanto aos relatórios feitos pelos centros colaboradores; A avaliação de impacto econômico das pragas são atualmente verificados na Fase I, anteriormente eram na Fase II, com esta medida o processo de ARP ganha mais celeridade e foco.

6 REGISTRO DE DEFENSIVOS MINOR CROPS Final de 2015: 500 Limites Máximos de Resíduos (LMR); Final de 2016: 881 Limites Máximos de Resíduos (LMR); As inclusões permitirão ao produtor proteger a produção com mais eficiência e segurança. Reunião realizada com o diretor de registro da ANVISA, em dezembro/2015 sobre a problemática causada pela disseminação na mídia de forma incompleta sobre os resultados do programa PARA. RELATÓRIO DO PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA) É DIVULGADO PELA ANVISA COM MAIS TRANSPARÊNCIA A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou na sexta-feira (25) o relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) relativo ao período 2013/ O programa analisou amostras nos 26 estados e no Distrito Federal, constatando que 99% das amostras analisadas não representam risco a saúde humana. A novidade do Programa é que a Anvisa passou a monitorar o risco agudo para saúde relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos. Esse tipo de avaliação leva em consideração a quantidade de consumo de determinado alimento pelo brasileiro, modelo já adotado na Europa, Estados Unidos, Canadá, entre outros. Na edição e comunicação dos resultados do PARA em 2016, a Anvisa deu mais transparência às informações divulgadas à sociedade. Como resultado das análises, o programa mostrou que, apesar de algumas detecções desconformes com esses parâmetros agronômicos nos alimentos analisados, 99% dos testes mostraram alimentos seguros e que não causariam prejuízos à saúde do consumidor. Em anos anteriores os índices agronômicos como Limite Máximo de Resíduo (LMR) eram interpretados erroneamente como parâmetros de saúde da população, provocando conclusões equivocadas de que vários alimentos eram impróprios para o consumo seguro. TRATAMENTO DE SEMENTES Elaboração de ofício questionando o MAPA sobre a posição quanto a importação e comercialização de sementes tratadas no exterior com produtos químicos não registrados no Brasil; De: André Peralta [mailto:andre.peralta@agricultura.gov.br] Enviada em: sexta-feira, 4 de março de :17 Para: marcelo.pacotte@abcsem.com.br Assunto: RES: Ofício sobre tratamento de sementes Marcelo, A minha posição (portanto, posição do DFIA) é que a semente pode vir tratada com um agrotóxico não registrado no Brasil. Isso não é uso de agrotóxico (que seria competência do Estado). Muito menos cabe ao MAPA exigir registro na CGA pra essa semente, pois a importação é da semente e não do agrotóxico. Afinal, a NCM usada não é da semente? Bem, esse tema será discutido no Enfisa, em junho próximo. A menos que venham com um argumento muito forte pra derrubar minha tese, essa será a posição oficial que vocês receberão por escrito, no Ofício que vou encaminhar à. AMOSTRAGEM DE SEMENTES E MUDAS IMPORTADAS (Qualidade) Após uma série de reuniões entre e o MAPA sobre o desgaste que o processo de coleta de amostras em excesso traz para os associados da, tratando exclusivamente do quesito qualidade, fora previsto na revisão do Decreto de Sementes e na IN50 (Norma de importação e exportação), pelo MAPA o seguinte: poderá ser dispensada a amostragem da semente importada quando este ato estiver previsto em acordos e

7 tratados internacionais ou quando acompanhada de Boletim de Análise de Semente, emitido por laboratório que utiliza metodologia da International Seed Testing Association ISTA ou da Association of Official Seed Analysts - AOSA, sem prejuízo do previsto na legislação fitossanitária. AMOSTRAGEM DE SEMENTES E MUDAS IMPORTADAS (Fitossanidade) Após reunião entre, CGAL e o Secretário da Agricultura, ficou comprometido que a pesquisará junto às embaixadas, dentre outros contatos, quais são os métodos utilizados por outros países para a realização de amostragem para fins fitossanitários, visando apoiar o CGAL na definição de um critério o qual especifica a forma e a quantidade de sementes necessárias para a avaliação de diagnóstico fitossanitário, desta forma o CGAL determinará aos fiscais um limite para a amostragem, minimizando retiradas demasiadas. PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE Foi disponibilizado para a, minuta de norma que estabelece os padrões de identidade e qualidade para a produção e a comercialização de sementes de espécies olerícolas, condimentares, medicinais e aromáticas, definido pelo MAPA. Esta consulta pública é de Levantamento de Dados da Cadeia de Hortaliças (CNA e Markstrat); Segundo Marcelo, o estudo será realizado em 2017, sendo realizado pela Markestrat onde a previsão de conclusão será entre os meses de abril e maio, o [custo total ficou em R$130 mil, onde a CNA custeará R$100mil e a R$30 mil. O contrato será encaminhado para a nos próximos dias. 6. III Workshop de Transito Internacional de Material Propagativo Apresentado ao programa, o qual sofreu revisões e será encaminhado aos parceiros internacionais, tais como ISF,ASTA, ISHI entre outros. 7. Outros assuntos. Considerar projeto para revisão das pragas A1,F2 e Brotos Reunir associados para tratar da praga zebra chips em 2017; Apresentar pacote de eventos Sem mais,

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COMITÊ OFO

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COMITÊ OFO Data: 01 de dezembro de 2016 (quinta-feira). Horário: das 14:00h às 16:00h Local: ABCSEM MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COMITÊ OFO Participantes: Mariana Ceratti/Projeto Agro, Inês / CGO, Eloir / Feltrin, Luciana

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE OLERÍCOLAS, FLORES E ORNAMENTAIS ABCSEM/ABRASEM

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE OLERÍCOLAS, FLORES E ORNAMENTAIS ABCSEM/ABRASEM MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE OLERÍCOLAS, FLORES E ORNAMENTAIS ABCSEM/ABRASEM Data: 04 de dezembro de 2015 Horário: das 10:00h às 12:00h Local: sede da ABCSEM Participantes: Alécio / Syngenta; Adriana

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMÉRCIO DE SEMENTES E MUDAS ABCSEM CNPJ / ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 09 DE DEZEMBRO DE 2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMÉRCIO DE SEMENTES E MUDAS ABCSEM CNPJ / ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 09 DE DEZEMBRO DE 2016 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMÉRCIO DE SEMENTES E MUDAS ABCSEM CNPJ-43.195.312/0001-00 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 09 DE DEZEMBRO DE 2016 Aos nove dias do mês de dezembro de 2016, às nove horas em primeira

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA

MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA Data: 21 de Outubro de 2016 (quinta-feira). Horário: das 09:00h às 12:00h Local: ABCSEM MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA Participantes: Steven Udsen / Agristar; Alécio / Syngenta; Inês / CGO; Alison / Vilmorin;

Leia mais

III Workshop DFIA & VIGIAGRO IN MAPA 39/2017

III Workshop DFIA & VIGIAGRO IN MAPA 39/2017 SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SDA III Workshop DFIA & VIGIAGRO IN MAPA 39/2017 André Minoru Okubo Serviço de Vigilância Agropecuária no Porto de Santos Coordenação-Geral do VIGIAGRO Campinas, 18 de

Leia mais

A Defesa fitossanitária Brasileira e o Comércio Internacional de Material Propagativo: Análise Empresarial

A Defesa fitossanitária Brasileira e o Comércio Internacional de Material Propagativo: Análise Empresarial Workshop: Trânsito Internacional de Material Propagativo A Defesa fitossanitária Brasileira e o Comércio Internacional de Material Propagativo: Análise Empresarial Eng.ª Agr.ª Adriana Pontes Vice-Presidente

Leia mais

REUNIÃO TÉCNICA VIVEIRISTAS FARROUPILHA/RS

REUNIÃO TÉCNICA VIVEIRISTAS FARROUPILHA/RS REUNIÃO TÉCNICA VIVEIRISTAS FARROUPILHA/RS 13/03/2019 Marcelo Rodrigues Pacotte Diretor Executivo da ABCSEM Experiência de 25 anos em Entidades de Classe, atuando nas áreas de Gestão Empresarial & Relações

Leia mais

III Workshop Sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo Promovendo melhorias no trânsito internacional através do intercâmbio de informações

III Workshop Sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo Promovendo melhorias no trânsito internacional através do intercâmbio de informações III Workshop Sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo Promovendo melhorias no trânsito internacional através do intercâmbio de informações III Workshop on International Trade of Propagating

Leia mais

Ofício n.º 011/2013 Campinas, 27 de fevereiro de 2013.

Ofício n.º 011/2013 Campinas, 27 de fevereiro de 2013. Ofício n.º 011/2013 Campinas, 27 de fevereiro de 2013. AO DR. NATANIEL DINIZ NOGUEIRA GERENTE DE DEFESA SANITÁRIA VEGETAL INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA - IMA Assunto: Apresentação Secretário Executivo

Leia mais

MAIO 2015 JUNHO 2015

MAIO 2015 JUNHO 2015 Calendário 205 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio MAIO 205 2 3 4 5 6 7 8 9 0 2 3 4 5 6 7 8 9 20 2 22 23 24 25 26 27 28 29 30 3 25 a 29 25 a 29 Dia do Trabalho; Jornada Pedagógica 205; Matrículas

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA. Participantes: Steven Udsen / Agristar; Paulo / Sakata; Alécio / Syngenta; Theo Breg e Fabiana Ceratti / ABCSEM.

MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA. Participantes: Steven Udsen / Agristar; Paulo / Sakata; Alécio / Syngenta; Theo Breg e Fabiana Ceratti / ABCSEM. Data: 03 de dezembro de 2015 (quinta-feira). Horário: das 09:00h às 12:00h Local: ABCSEM MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA Participantes: Steven Udsen / Agristar; Paulo / Sakata; Alécio / Syngenta; Theo

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Aparecida de Goiânia

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Aparecida de Goiânia 2017 MARÇO Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S Data Atividades de Março 01 Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) 10 29 Férias Docentes (2ª Parcela de 2017 20 dias) 13 15

Leia mais

FEVEREIRO Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T

FEVEREIRO Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE: 0 Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 01 28 Finalização do

Leia mais

DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0

DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0 Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 02 15 Férias Docentes

Leia mais

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Itumbiara

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Itumbiara 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T DIAS LETIVOS: - 1º SEMESTRE: - Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 02 31 Férias Docentes

Leia mais

CALENDÁRIO LETIVO CAMPUS JARDIM

CALENDÁRIO LETIVO CAMPUS JARDIM Feriado Nacional CALENDÁRIO LETIVO 2016 - CAMPUS JARDIM Recesso Início / Término de aulas Planejamento Férias Feriado local Sábado letivo Entrega de notas/diários e relatórios Ponto Facultativo Dia letivo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 17, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº. 17, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº. 17, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2018. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2018 PROFMAT-UFOP

RESOLUÇÃO Nº 07/2018 PROFMAT-UFOP RESOLUÇÃO Nº 07/2018 -UFOP Ouro Preto, 12 de Dezembro de 2018. Aprova o Calendário Acadêmico, referente ao ano letivo de 2019, para o -UFOP. O colegiado do -UFOP, em sua 36ª reunião ordinária, realizada

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itacaré publica:

Prefeitura Municipal de Itacaré publica: 1 Ano Nº 1018 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CME nº 02/2017, de 10 de maio de 2017 - Dispõe sobre as aulas de reposição no Calendário Escolar da Educação Pública Municipal para o Ano Letivo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 148, DE 21 DE JUNHO DE Prof.ª Liane Maria Calarge Presidente

RESOLUÇÃO Nº. 148, DE 21 DE JUNHO DE Prof.ª Liane Maria Calarge Presidente RESOLUÇÃO Nº. 148, DE 21 DE JUNHO DE. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 47/ da

Leia mais

RESOLUÇÃO UNIV N o 028, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO UNIV N o 028, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 028, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. FL. 0 DE 4 RESOLUÇÃO UNIV N o 028, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. Aprova o Calendário Universitário dos Cursos de Educação a Distância, da UEPG,

Leia mais

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Aparecida de Goiânia

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Aparecida de Goiânia 2017 Calendário Acadêmico Graduação- 2017 MARÇO Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S Data Atividades de Março 01 Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) 10 29 Férias Docentes

Leia mais

Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) Férias Docentes

Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) Férias Docentes 2018 JANEIRO S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q DIAS LETIVOS: 00 1º SEMESTRE: 00 Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 02 31 Férias Docentes

Leia mais

Campus Corumbá Primeiro semestre

Campus Corumbá Primeiro semestre Primeiro semestre - 2016 Março - 2016 Dias letivos: 19 02 e 03. Matrículas dos estudantes veteranos 01 a 04. Planejamento de ensino 04. Data limite para entrega dos planos de ensino 07. Início das aulas

Leia mais

Assunto: Proposta de temas para agenda positiva entre SDA e ABCSEM: resolução de entraves ao comércio de sementes e mudas de hortícolas

Assunto: Proposta de temas para agenda positiva entre SDA e ABCSEM: resolução de entraves ao comércio de sementes e mudas de hortícolas Ofício n.º 061/2010 Campinas, 24 de agosto de 2010. ILMOS DR. FRANCISCO SÉRGIO FERREIRA JARDIM SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA - SDA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA DR. JOSÉ

Leia mais

MAIO 2015 JUNHO 2015

MAIO 2015 JUNHO 2015 Calendário 205 Cursos Superiores MAIO 205 2 3 4 5 6 7 8 9 0 2 3 4 5 6 7 8 9 20 2 22 23 24 25 26 27 28 29 30 3 25 a 29 25 a 29 Dia do Trabalho; Jornada Pedagógica 205; Matrículas 205. (Alunos da casa),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 09/2001

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 09/2001 RESOLUÇÃO N 09/2001 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo Nº 869/01-11 Pró-Reitoria de Graduação; CONSIDERANDO

Leia mais

Comércio Internacional de Sementes e Mudas

Comércio Internacional de Sementes e Mudas Comércio Internacional de Sementes e Mudas CAMILA DOS SANTOS VIEIRA AUDITORA FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIA SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS SEFIA/DDA/SFA-PR Panorama do Estado do Paraná - 2017

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019 DISCENTES DA LECAMPO

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019 DISCENTES DA LECAMPO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019 DISCENTES DA LECAMPO DATA ATIVIDADES ACADÊMICAS JANEIRO 04/01 Término do recesso. Até 06/01 07 a 10/01 A partir de 10/01 * MATRÍCULA: Solicitação via web de matrícula referente

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2016 Aprovado na Congregação de 8/10/2015

CALENDÁRIO ESCOLAR 2016 Aprovado na Congregação de 8/10/2015 CALENDÁRIO ESCOLAR 2016 Aprovado na Congregação de 8/10/2015 JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 - Feriado - Confraternização Universal 4 a 9 Período

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 IFMT - CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 IFMT - CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE 2 3 4 5 6 7 8 9 0 2 3 4 5 6 7 8 9 20 2 22 23 24 25 26 27 28 29 30 3 9 a 3 3 23 a 26 23 a 3 30/0 a 03/02 2 3 4 5 6 7 8 9 0 2 3 4 5 6 7 8 9 20 2 22 23 24 25 26 27 28 6 0 3 3 a 5 3 CALENDÁRIO ACADÊMICO 207

Leia mais

Assunto: Esclarecimentos sobre a emissão do Termo de Conformidade para sementes importadas.

Assunto: Esclarecimentos sobre a emissão do Termo de Conformidade para sementes importadas. Ofício n.º 041/2009 Campinas, 18 de junho de 2009. A/C: SR. NATANIEL DINIZ NOGUEIRA GERENTE DE DEFESA SANITÁRIA VEGETAL INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA - IMA Av. dos Andradas, 1220 - Centro - Belo Horizonte/MG

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA. Data: 08 de Junho de 2017 (quinta-feira). Horário: das 09:00h às 12:00h Local: ABCSEM

MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA. Data: 08 de Junho de 2017 (quinta-feira). Horário: das 09:00h às 12:00h Local: ABCSEM MEMÓRIA DA REUNIÃO DE DIRETORIA Data: 08 de Junho de 2017 (quinta-feira). Horário: das 09:00h às 12:00h Local: ABCSEM Participantes: Steven Udsen / Agristar; Inês / CGO; Fernando / Monsanto; Alison / Vilmorin;

Leia mais

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Jataí

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Jataí MARÇO Calendário Acadêmico Graduação- 2017 2017 Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S Data Atividades de Março 01 Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) Data limite para os

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus VALPARAÍSO

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus VALPARAÍSO 2018 JANEIRO S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE: 0 Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 2 31 Férias Docentes

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Itumbiara

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Itumbiara 2018 JANEIRO S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q DIAS LETIVOS: - 1º SEMESTRE: - Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (Feriado Nacional) 02 31 Férias Docentes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07-CEPE, DE 14 DE JUNHO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 07-CEPE, DE 14 DE JUNHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Avenida João da Mata, nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 219, DE 22 DE OUTUBRO DE 2010. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 292ª Reunião Ordinária, realizada

Leia mais

Calendário Acadêmico 2016 Reposição de Greve Câmpus Jataí

Calendário Acadêmico 2016 Reposição de Greve Câmpus Jataí 2016 MARÇO T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q 11 1º SEMESTRE: 11 10 1º SEMESTRE: 10 Data Atividades de Março 01 14 Férias docentes 02 31 Período de inscrições para os alunos

Leia mais

DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0

DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0 2018 JANEIRO S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 25 31 Férias Docentes DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE

Leia mais

Seção Técnica de Graduação Calendário Escolar

Seção Técnica de Graduação Calendário Escolar Seção Técnica de Graduação Calendário Escolar - 2019 Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Dias letivos: 0 Fevereiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Leia mais

Janeiro D S T Q Q S S

Janeiro D S T Q Q S S Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 - Confraternização Universal (feriado) 02 a 04 - Período de matrículas on-line para 2019/1 02 a 05 - Período

Leia mais

REUNIÃO ORDINÁRIA ABCSEM. Campinas, 03 de dezembro de 2010.

REUNIÃO ORDINÁRIA ABCSEM. Campinas, 03 de dezembro de 2010. REUNIÃO ORDINÁRIA ABCSEM Campinas, 03 de dezembro de 2010. Programação: Das 14:00h às 18:00h Reunião Ordinária de encerramento de ano. 14:00h - Abertura da reunião - Presidente; 14:15h - Apresentação dos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 054, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 054, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 054, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 31/2016

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 369, DE DE 04 DEZEMBRO DE 2009

DELIBERAÇÃO Nº 369, DE DE 04 DEZEMBRO DE 2009 DELIBERAÇÃO Nº 369, DE DE 04 DEZEMBRO DE 2009 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 282ª Reunião Ordinária, realizada em 04 de dezembro de 2009, e considerando

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica CALENDÁRIO ESCOLAR - ANO LETIVO DE 2018

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica CALENDÁRIO ESCOLAR - ANO LETIVO DE 2018 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica CALENDÁRIO ESCOLAR - ANO LETIVO DE 2018 1. Período de Matrículas 1º Semestre 2º Semestre 1.1. Divulgação do horário escolar Até 20/12/2017 Até 30/05/2018

Leia mais

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado.

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado. RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 29, DE 06 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre aprovação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017 para os Câmpus de Sinop. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Itumbiara

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Itumbiara 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE: 0 Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 02 31 Férias Docentes

Leia mais

DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0

DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE 0 Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 02 15 Férias Docentes

Leia mais

RESOLUÇÃO UNIV N o 029, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNIV N o 029, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018. ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 029, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018. FL. 0 DE 4 RESOLUÇÃO UNIV N o 029, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018. Aprova o Calendário Universitário dos Cursos de Educação a Distância, para o ano

Leia mais

e Cursos Subsequentes. CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro Esperança - PB

e Cursos Subsequentes. CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro Esperança - PB Calendário Acadêmico 2018.1 e 2018.2 Cursos Subsequentes CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro 58135-000 - Esperança - PB http://www.ifpb.edu.br/esperanca Janeiro/2018 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Leia mais

Calendário Acadêmico PPGC Janeiro Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

Calendário Acadêmico PPGC Janeiro Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Calendário Acadêmico PPGC 2018 Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 Confraternização Universal 2 Fim do recesso das atividades acadêmicas e administrativas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 142, DE 18 DE SETEMBRO DE 2014 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 329ª Reunião ordinária, realizada em 18 de setembro de 2014, R E

Leia mais

Calendário Acadêmico Câmpus Jataí

Calendário Acadêmico Câmpus Jataí 2016 MARÇO T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q 11 1º SEMESTRE: 11 10 1º SEMESTRE: 10 Data Atividades de Março 01 14 Férias docentes 02 31 Período de inscrições para os alunos

Leia mais

o Parecer CEPE n o 078/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 27 de setembro de 2016;

o Parecer CEPE n o 078/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 27 de setembro de 2016; DE 5 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 037, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. FL. 0 RESOLUÇÃO UNIV N o 037, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. Aprova o Calendário Universitário dos Cursos de Educação a Distância EaD da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/2017

RESOLUÇÃO Nº 12/2017 RESOLUÇÃO Nº 12/2017 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade Federal de Viçosa, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

o Parecer CEPE n o 089/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 29 de novembro de 2016;

o Parecer CEPE n o 089/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 29 de novembro de 2016; DE 5 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 038, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. FL. 0 RESOLUÇÃO UNIV N o 038, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. Aprova o Calendário Universitário dos Cursos de Educação a Distância EaD da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.028, de 31 de outubro de 2018. Aprova o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2019 para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

Calendário Acadêmico Graduação 2018 Câmpus Formosa

Calendário Acadêmico Graduação 2018 Câmpus Formosa 2018 FEVEREIRO Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 DIAS LETIVOS: 00 1º SEMESTRE: 00 Data Atividades de Fevereiro

Leia mais

NÍVEL SUPERIOR BACHARELADOS E LICENCIATURAS

NÍVEL SUPERIOR BACHARELADOS E LICENCIATURAS Calendário Ano 2019 NÍVEL SUPERIOR BACHARELADOS E LICENCIATURAS JANEIRO 2019/1 T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q 01 Dia Internacional da Paz Feriado Nacional 02/01 01/02 Férias

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS ASMEC - OURO FINO ISE - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO ACADÊMICO

FACULDADES INTEGRADAS ASMEC - OURO FINO ISE - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO ACADÊMICO FACULDADES INTEGRADAS ASMEC - OURO FINO ISE - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO ACADÊMICO - 28 JANEIRO 2 3 4 6 7 8 9 2 3 4 6 7 8 9 2 2 22 23 24 2 26 27 3 28 29 3 JANEIRO - 28 -Feriado Nacional:

Leia mais

Calendário Ano Início Término Semestre Férias Feriado Recesso Greve

Calendário Ano Início Término Semestre Férias Feriado Recesso Greve Calendário Ano 2019 NÍVEL SUPERIOR BACHARELADOS - Aulas aos Sábados Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Química, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geoprocessamento JANEIRO 2019/1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 003, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 332ª Reunião Ordinária, realizada em 23 de fevereiro de 2015, R

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR º BIMESTRE

CALENDÁRIO ESCOLAR º BIMESTRE CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 1º BIMESTRE Período: 24/01 a 31/03 Dias letivos: 45 dias 22/02 (quarta-feira) Assembleia dos professores 27/02 (segunda-feira) Recesso do Carnaval 28/02 (terça-feira) Carnaval 01/03

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2018 aprovado na Congregação de 4/10/2017

CALENDÁRIO ESCOLAR 2018 aprovado na Congregação de 4/10/2017 CALENDÁRIO ESCOLAR 2018 aprovado na Congregação de 4/10/2017 JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 - Feriado - Confraternização Universal 11 Matrícula

Leia mais

DETALHAMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR 2012

DETALHAMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR 2012 DETALHAMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR 2012 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE PERÍODO LETIVO PERÍODO LETIVO INÍCIO: 27/02/2012 INÍCIO: 31/07/2012 TÉRMINO: 14/07/2012 TÉRMINO: 15/12/2012 Nº. DE DIAS LETIVOS: Sede: 113

Leia mais

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO CALENDÁRIO ACADÊMICO Confraternização Universal. Dias letivos: 0. Férias. 2 a 31. Colação de grau.

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO CALENDÁRIO ACADÊMICO Confraternização Universal. Dias letivos: 0. Férias. 2 a 31. Colação de grau. JANEIRO : 0 0 0 0 FEVEREIRO : 0 0 MARÇO : 0 0 0 a 0 Confraternização Universal Colação de grau e a Planejamento a Recesso carnaval Início das Aulas Sábado letivo Colação de grau Sábado letivo (sexta) e

Leia mais

Calendário Acadêmico. Janeiro Fevereiro Campus Veranópolis. 1º Semestre (colocar a marca do campus)

Calendário Acadêmico. Janeiro Fevereiro Campus Veranópolis. 1º Semestre (colocar a marca do campus) 2018 Calendário Acadêmico Janeiro 2018 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Confraternização Universal 08 a 11/01 Período de rematrículas 15 a 19 Matrículas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CEPE Nº 034, DE 15 DE MARÇO DE 2017. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Campinas, 11 de dezembro de 2014.

Campinas, 11 de dezembro de 2014. Campinas, 11 de dezembro de 2014. ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 15/12/2017 PROGRAMAÇÃO 09:00h Primeira chamada e Recepção; 09:30h - Segunda Chamada e Abertura da AGO - Presidente da ABCSEM Steven Udsen;

Leia mais

Calendário Acadêmico-administrativo Graduação

Calendário Acadêmico-administrativo Graduação Calendário Acadêmico-administrativo 2015 Graduação Legendas BÁS. Bloco Básico do Curso Processos Gerenciais GCO Bloco de Gestão Contemporânea do Curso Processos Gerenciais OPE Bloco de Operações do Curso

Leia mais

CALENDÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO 2017 CAMPUS FLORESTAL ANO LETIVO 2017 PRIMEIRO SEMESTRE JANEIRO

CALENDÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO 2017 CAMPUS FLORESTAL ANO LETIVO 2017 PRIMEIRO SEMESTRE JANEIRO ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 02/2017 CEPE CALENDÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO 2017 CAMPUS FLORESTAL ANO LETIVO 2017 PRIMEIRO SEMESTRE - 2017 JANEIRO 03 e 04 - Matrícula nas disciplinas do período de verão, 03 a 20

Leia mais

Calendário Ano 2018 NÍVEL MÉDIO

Calendário Ano 2018 NÍVEL MÉDIO Calendário Ano 2018 NÍVEL MÉDIO MARÇO 2018 Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S Dias Letivos 4 1º Semestre 4 05 09 Período para realização de Provas Finais e lançamentos de notas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 989 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 03/2019, de 02 de janeiro de 2019 - Institui o Calendário Administrativo do Poder Público Municipal para o Exercício

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR º BIMESTRE

CALENDÁRIO ESCOLAR º BIMESTRE CALENDÁRIO ESCOLAR 2018 1º BIMESTRE Período: 24/01 a 28/03 Dias letivos: 41 dias 12/02 (segunda-feira) Recesso do Carnaval 13/02 (terça-feira) Carnaval 14/02 (quarta-feira) Cinzas 14/03 (quarta-feira)

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR º BIMESTRE

CALENDÁRIO ESCOLAR º BIMESTRE CALENDÁRIO ESCOLAR 2019 1º BIMESTRE Período: 21/01 a 29/03 Dias letivos: 47 dias 16/02 (sábado) Assembleia dos professores 04/03 (segunda-feira) Recesso do Carnaval 05/03 (terça-feira) Carnaval 06/03 (quarta-feira)

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - SEMESTRAL

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - SEMESTRAL JANEIRO 31 FEVEREIRO 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 MARÇO 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JANEIRO

Leia mais

Calendário Acadêmico. Integrado e Concomitante

Calendário Acadêmico. Integrado e Concomitante 2019 Calendário Acadêmico Integrado e Concomitante Janeiro 2019 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Confraternização Universal 14 a 18 - Período de inscrições

Leia mais

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Anápolis

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Anápolis 2018 Calendário Acadêmico Graduação- 2018 JANEIRO S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q DIAS LETIVOS: 1º SEMESTRE: Data Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Luziânia

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Luziânia 2017 JANEIRO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 39 31 DIAS LETIVOS: 0 1º SEMESTRE: 0 Data Atividades

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 Ensino de Graduação. SEMESTRE LETIVO (1 o ) Final de 2014/2 e 2015/1

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 Ensino de Graduação. SEMESTRE LETIVO (1 o ) Final de 2014/2 e 2015/1 CALENDÁRIO ACADÊMICO 205 Ensino de Graduação SEMESTRE LETIVO ( o ) Final de 204/2 e 205/ APROVADO RESOLUÇAO N.º 32/205/CONSUP/IFTO JANEIRO 2 3 4 5 6 7 8 9 0 9 20 2 22 23 24 25 26 27 28 29 30 3 /- Confraternização

Leia mais

Cursos Integrados. CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro Esperança - PB

Cursos Integrados. CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro Esperança - PB Calendário Acadêmico 2018 Cursos Integrados CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro 58135-000 - Esperança - PB http://www.ifpb.edu.br/esperanca Janeiro/2018 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

Mesa Redonda: Os desafios da produção comercial de flores e plantas ornamentais

Mesa Redonda: Os desafios da produção comercial de flores e plantas ornamentais Mesa Redonda: Os desafios da produção comercial de flores e plantas ornamentais Eng. Agrônoma Ana Paula Sá Leitão IBRAFLOR / Flortec Holambra SP Mesa Redonda: Os desafios da produção comercial de flores

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Uruaçu

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Uruaçu 2018 JANEIRO S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Data Atividades de Janeiro DIAS LETIVOS: 00 1º SEMESTRE: 00 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 02 31 Férias Docentes

Leia mais

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO CALENDÁRIO ACADÊMICO Confraternização Universal. Dias letivos: 0. Férias. 2 a 31. Colação de grau.

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO CALENDÁRIO ACADÊMICO Confraternização Universal. Dias letivos: 0. Férias. 2 a 31. Colação de grau. CALENDÁRIO ACADÊMICO JANEIRO : 0 0 0 FEVEREIRO : 0 MARÇO : 0 0 a Confraternização Universal Colação de grau e a Planejamento a Recesso carnaval Início das Aulas Sábado letivo Colação de grau Sábado letivo

Leia mais

e Cursos Subsequentes. CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro Esperança - PB

e Cursos Subsequentes. CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro Esperança - PB Calendário Acadêmico 2019.1 e 2019.2 Cursos Subsequentes CAMPUS ESPERANÇA Rua Joaquim Virgolino, s/n, Centro 58135-000 - Esperança - PB http://www.ifpb.edu.br/esperanca Janeiro/2019 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO campus UFV ANO LETIVO 2014 PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2014 JANEIRO/2014 FEVEREIRO/2014

CALENDÁRIO ESCOLAR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO campus UFV ANO LETIVO 2014 PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2014 JANEIRO/2014 FEVEREIRO/2014 CALENDÁRIO ESCOLAR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO campus UFV ANO LETIVO 2014 PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2014 JANEIRO/2014 01 - Feriado (Confraternização Universal). 09 e 10 - Matrícula nas disciplinas do período

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 18/2016, DO CONSELHO DE PESQUISA E DE PÓS-GRADUAÇÃO Aprova o Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano letivo de 2017. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 159, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015.

DELIBERAÇÃO Nº 159, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. DELIBERAÇÃO Nº 159, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 339ª Reunião Ordinária, realizada em 20 de outubro de 2015, e considerando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO N o 08/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2017, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas. O CONSELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 131, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2008 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 270ª Reunião Ordinária, realizada em 06 de novembro de 2008, e considerando

Leia mais

FERIADOS NACIONAIS E PONTOS FACULTATIVOS

FERIADOS NACIONAIS E PONTOS FACULTATIVOS FERIADOS NACIONAIS E PONTOS FACULTATIVOS 2017 (conforme portaria n. 369, de 29 de novembro de 2016) FN feriado nacional / PF ponto facultativo / FM feriado municipal / FE feriado estadual DATA DIA DA SEMANA

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2018

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2018 CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2018 Primeiro Semestre Janeiro 1º Confraternização Universal (Feriado). 04 Término do período de matrícula, por estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CALENDÁRIO ACADÊMICO DAS GRADUAÇÕES UAB E LETRAS LIBRAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA /UFGD JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Dias letivos: 0 01 - Confraternização

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 072/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 072/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR CURSOS DE GRADUAÇÃO CAMPUS FLORESTAL ANO LETIVO 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2016 JANEIRO 2016

CALENDÁRIO ESCOLAR CURSOS DE GRADUAÇÃO CAMPUS FLORESTAL ANO LETIVO 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2016 JANEIRO 2016 CALENDÁRIO ESCOLAR CURSOS DE GRADUAÇÃO CAMPUS FLORESTAL ANO LETIVO 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2016 JANEIRO 2016 01 Feriado Confraternização Universal. 05 Matrícula nas disciplinas do Período de Verão,

Leia mais