ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO"

Transcrição

1 ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES - ANO JULHO 2013

2 REALIZAÇÕES MÊS FEVEREIRO 01. AULA INAUGURAL DO EMAJ Foto 01 Acadêmicos do curso de direito da FEST. O EMAJ Escritório Modelo de Assistência Jurídica é o Núcleo de Prática Jurídica da FEST, órgão vinculado ao Curso de Direito, composto por um coordenador (profª Marilene Santos), por professores orientadores (profºs Daniel Keny, James dos Anjos, Paulo Thiago e Rebeca Camacho), além dos acadêmicos que estiverem cumprindo os programas dos estágios curriculares do Curso de Direito. A aula inaugural do EMAJ aconteceu no dia nos 7º, 8º, 9º e 10º do curso de direito. Na oportunidade foi feita a apresentação do núcleo de prática jurídicada FEST e da sistemática de avaliação, além da cartilha do estagiário na qual estão as normas do regimento interno do escritório modelo. O EMAJ tem como finalidade proporcionar acesso à justiça, oportunizandoserviços a pessoas de baixa renda da cidade de Imperatriz-MA e para tanto realiza atendimento jurídico nas áreas de direito de família, cível e penal, por intermédio dos acadêmicos do Curso de Direito, orientados por advogados que são professores-orientadores do EMAJ. Aos acadêmicos, o EMAJ oportuniza a prática jurídica, na qual o estudante poderá rever o conteúdo teórico aprendido no decorrer do curso, bem como interagir com a sociedade imperatrizense na relação ensino aprendizagem. O EMAJ funciona de segunda a sexta-feira, nos horários de 08:00 às 12:00 h e de 14:00 às 18:00 h.

3 REALIZAÇÕES MÊS MARÇO 02. Acadêmicos do 7º período de direito visitam o Fórum Henrique de La Roque Foto 01 Profº James dos Anjos e profª Marilene Santos com os acadêmicos-estagiários de direito do 7º período. Os estudantes do 7 período do curso de Direito da FEST - Faculdade de Educação Santa Terezinhaestiveram no Fórum Ministro Henrique de La Rocque Almeida nesta sexta (8) e segunda-feira (11) para realizar uma visita técnica, promovida pela disciplina Prática Jurídica. De acordo com o professor da disciplina, James dos Anjos, a finalidade da visita é conhecer a dinâmica de funcionamento do Fórum na prática. Os alunos estudam a teoria e precisam ver na prática. Justificou, ainda, o Docente que a junção entre teoria e prática é postura de vanguarda na filosofia da FEST. Durante a visita, os estudantes receberam orientações do secretário judicial da 2 Vara de Família, Aguinaldo Reinaldo Gama Oliveira e do Juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da 2ª Vara de Família e Diretor do Fórum. O Discente Jozé Almy Gomes da Silva aprovou a iniciativa do curso. Acho bem proveitoso e importante termos momentos como esse para a formação profissional. Além do Fórum, os estudantes também visitaram a CCPJ (Central de Custódia de Presos de Justiça) de Imperatriz na companhia da Professora Marilene Santos.

4 03. Projeto NAV-Núcleo de Advocacia Voluntária Palestra sobre prevenção de drogas Foto 01 - NAV/EMAJ realiza palestra sobre prevenção de drogas na CCPJ. De forma geral, todo o sistema prisionalencontra dificuldades, quanto a infraestrutura e a ressocialização dosdetentos,entre outros, e são essas mesmas dificuldades que levam o Estado a permitir que a administração local firme parcerias com voluntários, entidades não governamentais e igrejas com intuito de promover as condições necessárias para cumprimento da normativa prevista na atual Constituição Federal em seu art. 5, que trata dados Direitos e Garantias Fundamentais. A Constituição Federal de 1988 no inciso XLIX, é assegurado aos presos o respeito á integridade física e moral. A Faculdade de Educação Santa Terezinha, FEST, com base na Constituição Federal e consciente do seu mister com relação a responsabilidade social, emprenha-se em contribuir, através de seu Escritório Modelo de Assistência Jurídica Dom Felipe Gregory para que tal previsão constitucional seja cumprida e consequentemente a sua finalidade de ensinar com qualidade seja alcançada, desenvolvendo o projeto NAV-Núcleo de Advocacia Voluntária, que além dos atendimentos, proporcionou no dia 06.03, uma palestra sobre prevenção de drogas ministrada por um funcionário da Faculdade, Bento Antunes, que explanou sobre o tema para os internos da CCPJ. O encerramento foi feito pelo Projeto Cristo Liberta coordenado pelo Pastor Paulo Roberto, com a ministração da palavra e o louvor com a dupla de cantores Ed e Aldoraya.

5 04. EMAJ REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER NA CCPJ Foto 01-acadêmicas Olivia Pereira e Ivaneide Lima com as internas da CCPJ. O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Educação Santa Terezinha (EMAJ), coordenado pela Professora Marilene Santos realizou, nodia (sexta-feira), um cronograma de atividades na ala feminina da Central de Custódia de Presos da Justiça CCPJde Imperatriz. As atividades consistiram em um momento espiritual com o Pastor Paulo Roberto (Projeto Cristo Liberta); café da manhã patrocinado pela mantenedora da FEST;Palestra sobre os Direitos da Mulher Encarcerada ministrada pela defensora Pública Dra. Izabela; distribuição de brindesdoados pelos patrocinadores: Sr.Jorlan, representante da empresa Tri fil; salão Harzagada; Salão de Cabelereiro Sara; D aguia Cabelereiros,; Maria Cosméticos; Dele e Dela moda íntima. A programação faz parte do projeto Valorização da Mulher Encarcerada tendo em vista o Dia Internacional da Mulher realizado pela FEST, cujo objetivo é, através de parcerias, valorizar a mulher encarcerada de forma integral no sentido de torná-la consciente dos seus

6 direitos, baseado no princípio da dignidade humana como um dos meios de ressocialização das internas. O projeto Valorização da Mulher Encarcerada tem como principio básico a dignidade da pessoa humana,busca através dessa ação oportunizar às mulheres encarceradas informações atualizadas sobre os processos, penas, e benefícios penais, por intermédio dos acadêmicosestagiários do Escritório Modelo de Assistência Jurídica da FEST, disse a Professora Marilene Santos, coordenadora do EMAJ. Essa ação foi desenvolvida dentro do Projeto Valorização da Mulher Encarcerada, que busca executar medidas eficazes para valorização do gênero feminino encarcerado como uma das formas de ressocialização. Foto 02 Profª Marilene Santos, acadêmicas de direito Jessica Rodrigues e Arigene, pregadora do Projeto Cristo Liberta e internas da CCPJ. Foto 03 acadêmica Camila Barreto com interna da CCPJ.

7 05.PROGRAMA EMAJ EM AÇÃO/Projeto EMAJ Itinerante atende comunidade do Bairro Vila Davi II e comunidade de São José do Egito Foto 01 profa. Marilene Santos com os acadêmicos-estagiários no EMAJ Itinerante na comunidade São José do Egito. No dia 16/03, o projeto EMAJ Itinerante esteve no período da manhã na Escola Vital Brasil no bairro Vila Davi II(iniciativa do acadêmico Danilo-7º período vespertino) e a noite no Festejo da Igreja São José do Egito (iniciativa da acadêmica Raylene Costa). Na oportunidade os acadêmicos-estagiários de direito, supervisionados pela profª. Marilene Santos,fizeram o atendimentos jurídico gratuito às pessoas carentes das comunidades. Nos locais, o EMAJmontou uma estrutura com mesas e cadeiras e realizou a prestação de orientações e assistência jurídica à população carente, ou seja, aquele que percebe renda familiar de até três salários mínimos. O EMAJ Itinerante é um projeto que podeser implantado em igrejas, festejos, comunidades carentes, praças, escolas, dentre outros locais que possibilitem assistência jurídica gratuita a pessoas hipossuficientes, ou seja, àquelas que não possuem recursos para arcar com custas processuais e honorários advocatícios. Na oportunidade o maior número de consultas versaram sobre questões da área de família, como pensão alimentícia, divórcio e retificação de registro.

8 Foto 02 acadêmica Celismar atendendo a um assistido. Foto 03 - profª Marilene Santos com os estagiários na Vila Davi II

9 06Os acadêmicos-estagiários do EMAJ participam do projeto Núcleo de Advocacia Juridica-NAV na Central de Custódia de Presos CCPJ Foto 01 Camila Barreto, Antonio José e Ciro(acadêmicos-estagiários), Dra. Marilene Aranha, em momento de atendimento a um interno da CCPJ. Os estagiários do EMAJ participaram na semana de 18 a do projeto NAV na CCPJ acompanhados da coordenadora do projeto no Estado do Maranhão,Dra. Marilene Aranha, que esteve em Imperatriz realizando visita as unidades prisionais e atendimento aos detentos. O projeto presta orientação, esclarecimento de dúvidas, ajuizamento de pedidos e acompanhamento das demandas judiciais dos internos da CCPJ e atende também os seus familiares, com assistência judiciária gratuita. O Núcleo de Advocacia Voluntária é uma extensão de prática forense para o acadêmico de direito e para o detento um dos meios de política de ressocialização. O projeto é resultado de parceria entre Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Secretaria de Segurança e Faculdade de Educação Santa Terezinha- FEST.

10 Foto 02 Camila Barreto, Antonio José e Ciro(acadêmicos-estagiários), em momento de atendimento a interno da CCPJ.

11 07 FEST/EMAJ/Centro de Soluções de Conflitosrecebe visita de desembargador José Luis de Almeida e Dr. Nelson Melo (Tribunal de Justiça do Maranhão). Foto 01 Dr. Marco Antonio de Oliveira (juiz 1º JEC), Desembargador José Luis Almeida, Dr. Nelson Melo (juiz),dr. Aristeu Guimarães(coordenador do Centro de Solução), profa. Marilene Santos w acadêmica mediadora Yohana Leal. No dia 19.03, a FEST/EMAJ recebeu a visitade desembargador José Luis de Almeida e Dr. Nelson Melo (Tribunal de Justiça do Maranhão), que vieram verificar in locu a atuação do Projeto Centro de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão. O centro foi implantado no final do ano de 2011, dentro das instalações da FEST, mais precisamente no Escritório Modelo de Assistência Jurídica-EMAJ, onde atuam os mediadores (acadêmicos do curso de direito que participaram do curso de Mediação) e o servidor Aristeu F.Guimarães, que coordena os trabalhos. A sistemática de trabalho do centro é bem simples, nas situações de problemas de ordem cível é marcada uma reunião para tentativa de conciliação, em data pré-agendada. Havendo acordo, é feita a homologação pelo juiz supervisor, Dr. Marco Antonio de Oliveira. O ato tem força judicial, cabendo no caso de descumprimento a execução. A mediação é uma alternativa célere e econômica de compor os litígios para as partese para o Poder Judiciário.

12 REALIZAÇÕES MÊS ABRIL 08 EMAJ NA MIDIA no dia as 12h00,no programa Fidelis Uchoa na Band entrevista com a professora Marilene Santos, coordenadora do núcleo de prática. Foto 01 profª Marilene Santos e o repórter Fidelis Uchoa

13 REALIZAÇÕES MÊS MAIO 09 Acadêmicos da FEST visitam CCPJ no dia das mães Foto 01 Profª Marilene Santos com as internas da CCPJ. Os estagiários do Escritório Modelo de Assistência Jurídica da FEST visitaram, no último dia 12/05, as mães que se encontram cumprindo pena na CCPJ, na ocasião, acompanhados da Coordenadora do Escritório Modelo (EMAJ), Professora Marilene Santos. Na oportunidade a Faculdade de Educação Santa Terezinha ofereceu um lanche edistribuiu brindes para as mulheres encarceradas e seus familiares. Participaram do evento o pastor Paulo Roberto (Projeto Cristo Liberta) com a dupla Ed e Aldoraya, além da equipe multidisciplinar da Central de Custódia de Presos e a Secretaria damulher, representada pela Sra. Conceição Formiga.

14 Foto 02 Profª Conceição Formiga, profº Marilene Santos,acadêmcia Raylene Bananeira com funcionárias da CCPJ. Compreendemos que práticas dessa natureza muito enriquecerão a formação dos estudantes, ao tempo em que ameniza o tratamento que o aparelho jurídico-penal confere às mulheres encarceradas. Diz a Professora Marilene Santos. Tendo como eixo norteador da prática docente a harmônica relação entre teoria e prática, os trabalhos de campo são uma constante no processo pedagógico da FEST, pois revelam um aprendizado focado na realidade que rodeia o acadêmico.

15 10-3º Curso de Capacitação de Conciliadores Foto 01 Drª Sarah Gama (juíza da Vara da Mulher), Dr. Nelson (juiz), Sr. Aristeu (coordenador do Centro Centro) Foi realizado o 3º curso de capacitação de cconciliadores voluntários,, com intuito de atuarem junto ao Centro de Conciliação do 1 Juizado Especial Cível de Imperatriz-Tribunal Tribunal de Justiça do Maranhão, que funciona dentro das instalações da FEST, mais precisamente no EMAJ. O primeiro modulo-introdução Introdução aos meios alternativos de solução de conflitos (ministrante Dr. Nelson Melo-Juiz Juiz de Direito da Comarca de São Luis/MA) teve início cio no dia 06.05, sendo que o do segundo e terceiro módulos conciliação, mediação e suas técnicas foram ministrados pelo Dr. AndréBogéa, juiz de direito. O curso teve carga horária total de 44hs com emissão missão de certificado vinculado ao estágio mínimo nas audiências. RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - fest@fest.edu.br CEP IMPERATRIZ - TELEFONE: (99) MARANHÃO

16 REALIZAÇÕES MÊS JULHO 11 Projeto EMAJ Itinerante no mutirão da Igreja Assembleia de Deus Foto 01 - Acadêmicos Vanessa e Salvador, profa. Marilene Santos, acadêmica Maria Erismar e Dr. Wertson Jorge (advogado voluntário) No dia , os acadêmicos-estagiários do Curso de Direito da FEST participaram do projeto EMAJ Itinerante no mutirão da Igreja Assembleia de Deus Congregação Evangelho Pleno, no bairro Nova Imperatriz, realizando o atendimento jurídico a comunidade carente. A maioria dos casos atendidos versaram sobre a área da família (divórcio, pensão alimentícia, retificação de registro e adoção). A realização do projeto EMAJ Itinerante tem por finalidadepromover o aperfeiçoamento e treinamento profissional do estagiário e consequentemente a interação de acadêmicos e professores com a comunidade.

17 Durante o mutirão mais de 100 pessoas foram atendidas pelo evento beneficente comatendimento odontológico, médico e jurídico. Houve ainda a distribuição de medicamentos e teste de glicemia. Foto 02 Acadêmicos de direito da FEST.

ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDÍCA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO

ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDÍCA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDÍCA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO 2011.1 Dezembro 2011 REALIZAÇÕES MÊS DE MARÇO 01. Projeto Valorização da Mulher

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES - ANO 2014.

ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES - ANO 2014. ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES - ANO 2014 Dezembro 2014 REALIZAÇÕES MÊS FEVEREIRO 01. Aula Inaugural do EMAJ 2014.1

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO

ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFFONSO FELIPPE GREGORY EMAJ/FEST CURSO DE DIREITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO 2011.2 Dezembro 2011 REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO 01.NAV - Capacitação sobre requerimento

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior

Leia mais

REALIZAÇÕES MÊS DE MARÇO

REALIZAÇÕES MÊS DE MARÇO REALIZAÇÕES MÊS DE MARÇO SEMANA DA MULHER 02 A 08 DE MARÇO DE 2010 Iniciando as comemorações do Dia da Mulher, no dia 02 de março foi realizada uma Blitz na Praça de Fátima promovida pela Secretaria da

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. 20-02-16 Sábado 08:30h 02-04-16 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses

Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento - Administração Judiciária (Semipresencial) Público-alvo: magistrados catarinenses Capacitação em Competências de Mediação Judicial Joinville Público-alvo: servidores e voluntários/conveniados que atuam nas varas cíveis, juizados especiais e nos serviços não adversariais implantados

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da FCHPE destina-se ao treinamento de

Leia mais

Professora Zélia Prates Aguiar

Professora Zélia Prates Aguiar Professora Zélia Prates Aguiar SEJAM BEM-VINDOS!!! http://lattes.cnpq.br/ Início das aulas: 03/02/2016 Veteranos Início das aulas: 11/02/2016 Calouros AV1: 04 08/04/2016 AV2: 09-13/05/2016 AV3: 06 10/06/2016

Leia mais

ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES

ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES ASSISTÊNCIA JURÍDICA ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTES PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA INTERDISCIPLINAR ATENDIMENTO JURÍDICO ITINERANTE ÀS COMUNIDADES HIPOSSUFICIENTE INSERINDO PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO,

Leia mais

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS

JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS JULIANA MARIA POLLONI BARROS DOS SANTOS Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2013). Tese de Doutorado Mediação familiar: diálogo interdisciplinar. Mestre em Direito pela

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA FEST CURSO DE DIREITO ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFONSO FELIPE GREGORY EMAJ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA FEST CURSO DE DIREITO ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFONSO FELIPE GREGORY EMAJ FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA FEST CURSO DE DIREITO ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURIDICA DOM AFONSO FELIPE GREGORY EMAJ PROGRAMA EMAJ EM AÇÃO Imperatriz MA 2010 ROZA MARIA SOARES DA SILVA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Capítulo I: Da Natureza e dos objetivos: Artigo 1º - O presente regulamento disciplina o aproveitamento de 360 horas do Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito da FADIP Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga,

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO

PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica Estágio IV CÓDIGO: DIR-582 CH Total: 60H PRÉ-REQUISITO: - PERÍODO LETIVO: 2016.1 Turma: 10º semestre PROFESSORA: LUANA VALÉRIO SANTANA

Leia mais

ESTADO DO PARÁ DEFENSORIA PÚBLICA GABINETE DO DEFENSOR GERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2011

ESTADO DO PARÁ DEFENSORIA PÚBLICA GABINETE DO DEFENSOR GERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2011 ESTADO DO PARÁ DEFENSORIA PÚBLICA GABINETE DO DEFENSOR GERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2011 Dispõe sobre procedimentos para atendimento cível ao assistido nos núcleos setoriais vinculados

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica SAJ II PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica SAJ II PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica SAJ II CÓDIGO: DIR-482 Carga Horária: 30h PRÉ-REQUISITO: - PERÍODO LETIVO: 2016.2 Turma: 8º semestre PROFESSOR: - TITULAÇÃO:

Leia mais

EDITAL N. 03/2009 I DAS VAGAS DE ESTÁGIO:

EDITAL N. 03/2009 I DAS VAGAS DE ESTÁGIO: EDITAL N. 03/2009 PROVA DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS A Coordenadoria Geral de Estágios, através de sua Coordenadora Prof ª. Dra.

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA. - Curso de Direito Currículo 2014/01

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA. - Curso de Direito Currículo 2014/01 Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA - Curso de Direito Currículo 2014/01 Descrição do Curso: O curso de Direito é baseado na formação geral,

Leia mais

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada APRESENTAÇÃO Prezado Aluno, O Caderno de Prática Jurídica, compõe a estrutura do curso de Direito da Faculdade Metropolitana

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este regulamento rege as atividades de estágio no Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Faculdade Cesmac do

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO CAPÍTULO III ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Art. 50. Este Regulamento rege as atividades relativas aos estágios supervisionados do Curso de Direito.

Leia mais

REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO

REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO MEDIAÇÃO NO EMAJ Visa-se com a implementação do PROJETO DE MEDIAÇÃO a efetivação de uma verdadeira educação jurídica, onde se coloca o estudante não só

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAMPUS CAMPINAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, subordinado

Leia mais

CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR:

CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Serviço de Assistência Jurídica Estágio III CÓDIGO: DIR-580 PRÉ-REQUISITO: SAJ II PERÍODO LETIVO: 2016.1 PROFESSORA: Luana Valério Santana da Silva TITULAÇÃO: ESPECIALISTA

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior (CES), nº

Leia mais

C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.145 Componente Curricular: Serviço de Assistência Jurídica Estágio IV Código: DIR-480 Pré-requisito:

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA NORMATIVA SOBRE ACOMPANHAMENTO DISCENTE DE AUDIÊNCIAS E SESSÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo de Prática

Leia mais

SALAS DE AULAS ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

SALAS DE AULAS ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA INFRAESTRUTURA As instalações físicas da Faculdade Dinâmica estão construídas em área privilegiada na entrada da cidade, de fácil acesso tanto para quem vem do centro da cidade, como para quem vem de cidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ PROJETO VISITAS TÉCNICAS EM BRASÍLIA/DF EDITAL NAC DE SELEÇÃO nº06/2016 A Coordenadoria Geral do Curso de Direito da Universidade Ceuma, através de seu Núcleo de Atividades Complementares NAC e do Núcleo

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento rege as Atividades de Assistência Jurídica do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA

CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA O Centro de Extensão e Pesquisa, além de contribuir para a formação integral do aluno, tem como objetivo geral desenvolver projetos de pesquisa e extensão e como objetivos

Leia mais

XII CONGRESSO NACIONAL DE DEFENSORES PÚBLICOS CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS

XII CONGRESSO NACIONAL DE DEFENSORES PÚBLICOS CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS XII CONGRESSO NACIONAL DE DEFENSORES PÚBLICOS CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE (CIACA) DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS BRUNA RAFAELA CAVALCANTE PAIS DE LIMA

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS - NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS Agosto/2016 I. Missão O NPJ tem por finalidade a supervisão, articulação e promoção de atividades de Prática Jurídica pelos estudantes do Curso de Direito, sob a forma real

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e do Estágio Supervisionado no Curso de Direito da Faculdade

Leia mais

DISCIPLINA DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS

DISCIPLINA DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA PLANO DE ENSINO UNIDADE ESCOLA

Leia mais

EDITAL N.º 1, de 30 de junho de SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES PARA AUTAR NO 1º CEJUSC TIMON 2017

EDITAL N.º 1, de 30 de junho de SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES PARA AUTAR NO 1º CEJUSC TIMON 2017 EDT-1CJSCCTIMON - 12017 Código de validação: 7AB90F67A4 EDITAL N.º 1, de 30 de junho de 2017. SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES PARA AUTAR NO 1º CEJUSC TIMON 2017 Em cumprimento

Leia mais

RESOLUÇÃO DPGE Nº 045/2013, DE 31 DE JANEIRO DE 2013.

RESOLUÇÃO DPGE Nº 045/2013, DE 31 DE JANEIRO DE 2013. Publicado no D.O.E. nº 8.370, de 8 de fevereiro de 2013 REPUBLICA-SE POR INCORREÇÃO a Resolução DPGE nº 045, de 31 de janeiro de 2013, publicada no Diário Oficial do Estado nº 8.365, de 1º de fevereiro

Leia mais

LOCAL ACADEMICO TÌTULO BANCA EXAMINADORA

LOCAL ACADEMICO TÌTULO BANCA EXAMINADORA PORTARIA N 0 /24.1/DIREITO/FEST A COORDENADORA DO CURSO DE DIREITO, da Faculdade de Educação Santa Terezinha, no uso de suas atribuições legais e regimentais conferidas, R E S O L V E: I - Em conformidade

Leia mais

Curso de Direito - Unidade Guará

Curso de Direito - Unidade Guará Curso de Direito - Unidade Guará Infraestrutura da instituição A Faculdade Projeção do Guará está localizada na Área Especial nº 10 Lote C guara II DF, dispõe de instalações administrativas adequadas,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR Rua Professora Amazília, 780 - União da Vitória/PR - CEP: 84.600-000 - Fone: (42) 3523-8859 TERMO DE CONVÊNIO MINUTA 06/12/2016 O TRIBUNAL

Leia mais

Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores

Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores e Mediadores ATIVIDADES DE ESTÁGIO 1ª Fase 30 horas de observações de sessões de mediação / conciliação. 10 horas de observação e assistência ao mediador

Leia mais

2012/2013 MANUAL DO NPJ NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICAS. Versão I - ABRIL de 2013

2012/2013 MANUAL DO NPJ NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICAS. Versão I - ABRIL de 2013 2012/2013 MANUAL DO NPJ NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICAS Versão I - ABRIL de 2013 1 SUMÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS... 3 DAS ATIVIDADES... 4 DA EXECUÇÃO... 6 DA ESTRUTURA... 7 DA ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO... 7 CONCLUSÕES...

Leia mais

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração O QUE É PACE? O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração dos conflitos por intermédio de procedimentos simplificados e

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza todas as atividades de estágio da FACULDADE MARIO SCHENBERG, em especial o

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Janda Thibes Mediação, Técnicas e Ambiente da Mediação Advogada, Membro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Leia mais

LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES

LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES LUCIANA DE FIGUEIREDO SILVA MEIRELLES Formação Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências São Marcos SP - CRP 10845. Especialização em Psicoterapia Clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae

Leia mais

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e a vivência no que diz respeito ao trâmite

Leia mais

EDITAL N. 02 /2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

EDITAL N. 02 /2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EDITAL N. 02 /2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS Área de TUTELA COLETIVA - Projetos Sociais

Leia mais

ATIVIDADES REALIZADAS PELA S ESCOLAS MUNICIPAIS DE COIMBRA

ATIVIDADES REALIZADAS PELA S ESCOLAS MUNICIPAIS DE COIMBRA ATIVIDADES REALIZADAS PELA S ESCOLAS MUNICIPAIS DE COIMBRA GRITO DE CARNAVAL O Departamento de Educação realizou uma Matinê no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, para os alunos das Escolas Municipais Padre

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ANO DE 2010

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ANO DE 2010 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ANO DE 2010 I SALA DA ORDEM / SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS SALA DA ORDEM: Aquisição das seguintes obras para a Biblioteca: Código Civil; Código de Processo Civil; Código Penal;

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV e V PRÁTICA JURÍDICA REAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV e V PRÁTICA JURÍDICA REAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV e V PRÁTICA JURÍDICA REAL Delineia Estágio Supervisionado IV e V, compreendendo realização de prática jurídica real pelos acadêmicos matriculados no 9º e 10º período

Leia mais

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO)

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) Dispõe sobre a reorganização e consolidação da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

Curso de Direito - Unidade Taguatinga

Curso de Direito - Unidade Taguatinga Curso de Direito - Unidade Taguatinga Infraestrutura da instituição O espaço físico do UniProjeção, na Unidade Sede de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Art. 1º. As Atividades Complementares Obrigatórias para o Curso de Graduação em Direito totalizam 240

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - SAJULBRA - REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - SAJULBRA DOS

Leia mais

REVISTA DE DIREITO DOS MONITORES DA UFF Ano 2 n.º 6 Setembro - Dezembro de 2009 PESQUISAS, RESENHAS E DEMAIS ATIVIDADES

REVISTA DE DIREITO DOS MONITORES DA UFF Ano 2 n.º 6 Setembro - Dezembro de 2009 PESQUISAS, RESENHAS E DEMAIS ATIVIDADES Ano 2 n.º 6 Setembro - Dezembro de 2009 PESQUISAS, RESENHAS E DEMAIS ATIVIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO O CENTRO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Leia mais

MARCELLA PEIXOTO SMITH JUNHO/2017

MARCELLA PEIXOTO SMITH JUNHO/2017 CURRICULUM VITAE MARCELLA PEIXOTO SMITH JUNHO/2017 1. DADOS PESSOAIS Nome: Marcella Peixoto Smith Data de Nascimento: 08/07/1978 Naturalidade: Paraense Nacionalidade: Brasileira Estado Civil: Casada Filiação:

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO Nº01/2012 Abertura do 1º Processo Seletivo para Estágio em Direito Vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica

EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO Nº01/2012 Abertura do 1º Processo Seletivo para Estágio em Direito Vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO Nº01/2012 Abertura do 1º Processo Seletivo para Estágio em Direito Vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica I DAS CONDIÇÕES RELATIVAS À EXECUÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º. O estágio

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil PORTARIA 03/2017 ANEXO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES Horas ( de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica

Leia mais

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FATEC-CARAPICUÍBA Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO ASTI (Jogos, Segurança, Bacharel, SI) CURSO ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 2 1. DA NATUREZA DO ESTÁGIO 1.1 O estágio curricular

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL UNIESP - FAPREV

REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL UNIESP - FAPREV FACULDADE DE PRESIDENTE VENCESLAU Mantenedora: IESP - Instituto Educacional do Estado de São Paulo Credenciamento: Portaria nº. 4.523 de 23/12/2005. Unificação: Portaria nº. 840 de 14/11/2008. REGIMENTO

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS UNIVILLE Campus Joinville Universidade da Região de Joinville ADMINISTRAÇÃO Empresas (146) Noturno 74 Decreto Federal nº 76.148/75 ARQUITETURA E URBANISMO (147) Noturno

Leia mais

EDITAL Nº 010/2014/DF

EDITAL Nº 010/2014/DF EDITAL Nº 010/2014/DF O DOUTOR ANDERSON GOMES JUNQUEIRA, MERITÍSSIMO JUIZ DE DIREITO DIRETOR DO FORO DESTA COMARCA DE ÁGUA BOA, ESTADO DE MATO GROSSO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, E NA FORMA DA LEI,

Leia mais

Categorias/ Questões. Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana 1 UNIDADE I -

Categorias/ Questões. Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana 1 UNIDADE I - PLANO DE CURSO DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA II - FAMÍLIA (CÓD. ORES 60158) ETAPA: 8ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA. Estrutura Funcional

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA. Estrutura Funcional NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Estrutura Funcional Sumário 1 Apresentação...3 2 Aspectos Legais...3 3 Dinâmica de funcionamento...4 3.1 Freqüência...4 3.2 Procedimentos de Avaliação...4 3.3 Distribuição de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PORTARIA Nº08/2010 Aprovar o Regulamento do Estágio de Prática Jurídica. O Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: UNID. ACAD. ESP/LETRAS-HUMANAS-SOCIAIS Curso: Direito Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Carga horária semestral: 64H/AULA. Teórica: 43hs.. Prática:

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSPEÇÃO

FORMULÁRIO DE INSPEÇÃO FORMULÁRIO DE INSPEÇÃO Estabelecimento Prisional Nome: CADEIA PUBLICA DE SANTOS DO 5 DISTRITO POLICIAL Endereço: Rua Comandante Bucão Vianna, 811, Areia Branca-Jardim Bom Retiro, Santos -SP Fone: 013-3299-3889

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Gabinete de Aconselhamento Psicológico MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO DO GAP-SASUC GAP-SASUC - Sede Rua Dr. Guilherme Moreira, 12 3000-210 Coimbra

Leia mais

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA , Mantenedora: Escola Tecnológica de Curitiba ETC Rua Itacolomi, 450 Portão CEP: 81070-150 - Curitiba-PR Telefone: 3246-7722 - Fax: 3248-0246 MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. O Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo vem, por meio do Defensor

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

QUER RESOLVER SEUS CONFLITOS DE FORMA FÁCIL, RÁPIDA E SEM CUSTO? CONHEÇA A MEDIAÇÃO.

QUER RESOLVER SEUS CONFLITOS DE FORMA FÁCIL, RÁPIDA E SEM CUSTO? CONHEÇA A MEDIAÇÃO. QUER RESOLVER SEUS CONFLITOS DE FORMA FÁCIL, RÁPIDA E SEM CUSTO? CONHEÇA A MEDIAÇÃO. Elaborada por: Clínica de Mediação e Facilitação de Diálogos DIREITO GV Professora: Daniela Monteiro Gabbay Ilustrações:

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: ESTÁGIO IV CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2011 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 10 DIN OBJETIVOS O objetivo precípuo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos Superiores da FAC FUNAM, realizado em módulos determinados em seus

Leia mais

NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO A AESGA no uso de suas atribuições regimentais vem regulamentar o funcionamento do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas. TÍTULO

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO: O ATENDIMENTO DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO: O ATENDIMENTO DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CURSO DE EXTENSÃO: O ATENDIMENTO DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PROJETO AVON Realização: Instituto Brasileiro de Ciências Criminais IBCCRIM e Instituo AVON 1. OBJETIVO DO CURSO O curso tem

Leia mais

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER)

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER) Atividades complementares As atividades complementares permeiam todo o currículo do curso, dando-lhe maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção da interdisciplinaridade.

Leia mais

Filme marca 10 anos do programa de Justiça Terapêutica desenvolvido pelo MP

Filme marca 10 anos do programa de Justiça Terapêutica desenvolvido pelo MP Filme marca 10 anos do programa de Justiça Terapêutica desenvolvido pelo MP O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça Criminal do Fórum de Santana, lançou, na manhã

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO 2015.

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO 2015. FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO 2015.1 PRÁTICA SIMULADA A P R E S E N T A Ç Ã O Visando uma completa integração dos acadêmicos

Leia mais

Procurador de Justiça, Dr. Rogério Greco falou sobre os aspectos controvertidos do Direito Penal em palestra em Assis

Procurador de Justiça, Dr. Rogério Greco falou sobre os aspectos controvertidos do Direito Penal em palestra em Assis Procurador de Justiça, Dr. Rogério Greco falou sobre os aspectos controvertidos do Direito Penal em palestra em Assis Na palestra realizada por meio da parceria entre a Escola Paulista de Magistratura

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS.

SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS. SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS. O GOVERNO DE PERNAMBUCO REALIZARÁ NAS 12 REGIÕES DE DESENVOLVIMENTO DO NOSSO ESTADO AS SEMANAS DE DIREITOS HUMANOS. A INICIATIVA FORTALECE A DEFESA

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I VISITAS ORIENTADAS 2015_2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I VISITAS ORIENTADAS 2015_2 2015 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I VISITAS ORIENTADAS 2015_2 * * * REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Dispõe sobre o Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Graduação

Leia mais

Acesse o site e mantenha-se atualizado!

Acesse o site e mantenha-se atualizado! SEJAM BEM-VINDOS! www.saocamilo-sp.br Acesse o site e mantenha-se atualizado! CAMPUS POMPEIA Rua Raul Pompeia, 144 CAMPUS IPIRANGA Av. Nazaré, 1.501 Formação Acadêmica: MULTIDISCIPLINAR 1) Eixo Inter 2)

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL 2016

PROJETO FIP/MAGSUL 2016 1 PROJETO FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br

Leia mais

D E C R E T A. a) dos cursos de licenciaturas; b) das residências pedagógicas; c) das práticas pedagógicas curriculares;

D E C R E T A. a) dos cursos de licenciaturas; b) das residências pedagógicas; c) das práticas pedagógicas curriculares; Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." DECRETO Nº 16.718 DE 11 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre a instituição e organização dos Complexos Integrados de Educação, no âmbito

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº 23232.000141/2017-51 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé, do Instituto Federal

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 PENAS ALTERNATIVAS E A COMUNIDADE

Mostra de Projetos 2011 PENAS ALTERNATIVAS E A COMUNIDADE Mostra de Projetos 2011 PENAS ALTERNATIVAS E A COMUNIDADE Mostra Local de: Cornélio Procópio. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo

Leia mais

Reuniões com Delegações O Conselho Distrital empreendeu 2 reuniões distritais com o conjunto das Delegações de Comarca.

Reuniões com Delegações O Conselho Distrital empreendeu 2 reuniões distritais com o conjunto das Delegações de Comarca. RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO CONSELHO DISTRITAL DE FARO I - Órgãos Reuniões no Conselho Geral O Conselho Distrital participou em 12 reuniões com o Sr. Bastonário e/ou membros do Conselho Geral da Ordem

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016 Regulamenta a proposição, a aprovação, a certificação e o funcionamento das ações de extensão universitária. A CÂMARA DE EXTENSÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais

Unidade 1 - Princípios dos Direitos Humanos aplicados ao direito processual do trabalho

Unidade 1 - Princípios dos Direitos Humanos aplicados ao direito processual do trabalho 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 37 PERÍODO: 7 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais