REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO"

Transcrição

1 REALIZAÇÕES MÊS DE JULHO

2 IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO MEDIAÇÃO NO EMAJ Visa-se com a implementação do PROJETO DE MEDIAÇÃO a efetivação de uma verdadeira educação jurídica, onde se coloca o estudante não só frente a um corpo de normas, conferindo-lhe um caráter lógico, mas prioritariamente, em face às controvérsias, conflitos de interesses e busca de soluções alternativas que realizem de forma integral a Justiça e preserve a dignidade da pessoa humana. O projeto tem como objetivos específicos a diminuição do número de processos judiciais, colaborando assim com a celeridade processual e a realização de uma prestação jurisdicional satisfatória, além de proporcionar ao acadêmico práticas jurisdicionais e alternativas de resolução de conflitos, bem como ressaltar a importância da advocacia preventiva.. Os procedimentos para execução do projeto são: antes do protocolo da ação no Judiciário, as partes são convidadas para uma reunião no EMAJ. Em principio o estagiário e o monitor ouviram as partes, controlaram os ânimos, sem sugerir, opinar ou concluir a resolução do conflito, buscando levar as partes a discutirem entre si e chegarem a uma solução consensual. Caso o estagiário perceba a dificuldade de celebrar um acordo, deverá opinar, sugerindo melhores formas de soluções para as partes. Aceitando as partes as sugestões oferecidas, o referido acordo será formalizado e remetido para manifestação do Ministério Público, quando o caso exigir a participação do representante ministerial e, por conseguinte homologação do Juiz competente.

3 RECEPÇÃO DO EMAJ PROFESSOR ORIENTADOR GUSTAVO CARVALHO E ACADÊMICOS DE DIREITO

4 PROFESSORA ORIENTADORA ROSÉRIKA DAMASCENO

5 PROJETO EMAJ ITINERANTE NO MUTIRÃO SOCIAL DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS Com o objetivo de proporcionar uma formação jurídica cidadã, o EMAJ/FEST mais uma vez através do PROJETO EMAJ ITINERANTE através dos acadêmicos do Curso de Direito participou, pelo 3º(terceiro) ano consecutivo do Mutirão Social da Igreja Assembléia de Deus, realizado dia 14 de agosto do ano de 2010, na Escola Municipal Pedro Abreu na Vila Fiquene, prestando assistência jurídica e esclarecendo dúvidas dos cidadãos presentes, aproximando assim o corpo docente e discente da realidade social, além do incentivo ao exercício da cidadania.

6 EQUIPE DO EMAJ COORDENADORA E ACADÊMICOS

7 SEMANA DO ENCARCERADO NA CCPJ UMA PALAVRA AO ENCARCERADO A Semana dos Encarcerados de Imperatriz foi realizada no período de 13 a 20 de agosto do ano de 2010, na Central de Custódia de Presos de Justiça - CCPJ, tendo como parceiros Poder Judiciário, Núcleo de Advocacia Voluntária, Faculdade de Educação Santa Teresinha - FEST, Pastoral Carcerária, Conselho da Comunidade, bem como a participação do Coordenador do Projeto Cristo Liberta. A Semana do Encarcerado, idealizada pelo Poder Judiciário, trouxe como tema Cidadania e Justiça também se aprende na prisão, contou com a participação de 50 internos da unidade prisional, com a presença do Desembargador Fróes Sobrinho, Presidente do Núcleo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Maranhão, Dra. Catarina Bacelar, Secretária Estadual da Mulher, Domingos Eduardo da Silva, Promotor de Justiça da Vara de Execuções e Tribunal do Júri, além de representantes das entidades parceiras. O evento foi realizado no pátio da Central de Custódia, presidido pela Juíza Samira Heluy, Juíza Titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz. O evento foi marcado pela realização de atividades culturais, com apresentação de uma dupla de violinistas, seguido de show de uma dupla sertaneja local, com a participação especial do interno Jardel de Sousa Fontenele que, na oportunidade, demonstrou o seu talento artístico. Ao final da manhã, foram distribuídas para todos os internos da CCPJ de Imperatriz cartilhas do Reeducando, elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça. À tarde foi ministrada uma palestra pela Dra. Catarina Bacelar, Secretária Estadual da Mulher, com o tema: "Justiça Social para as encarceradas", se fizeram presentes as 17(dezessete) internas da CCPJ.

8 O EMAJ/FEST em parceira com o Projeto Cristo Liberta ficaram responsáveis pelas atividades que seriam realizadas no dia 16 de agosto do ano de 2010, tendo como tema central "Uma palavra ao encarcerado. No período da manhã a acadêmica de Direito Rosalina da Silva Marinho fez uma homenagem ao Dia dos Pais e ao dia do encarcerado, seguindo com uma palestra proferida pelo Prof. Alberto Sérgio Maia, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FEST, com o tema O empreendedorismo vence a crise. O encerramento do período matutino ficou por conta da dupla Ed e Aldoraia, que fizeram um momento de louvor e depois foi servido um lanche. No período da tarde o Prof. Luis Fernando, da FEST, ministrou a palestra: Direitos Humanos: uma luta de ontem, hoje e sempre. Ao final foi servido sorvete para os encarcerados. Durante toda semana foram realizadas diversas atividades, principalmente palestras e momentos culturais.

9 DRª Samira Heluy, Juíza Titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz.

10 DUPLA SERTANEJA BRUNO SAMPAIO E JOSUÉ PROF. ALBERTO SÉRGIO MAIA DA SILVA COORDENADOR DO CURSO DE ECONOMIA DA FEST

11 PROF. LUIS FERNANDO PINTO CURSO DE DIREITO DA FEST

12 VISITA TÉCNICA ORIENTADA Compreender e valorizar as esferas de repartição, competência jurisdicional, os papéis de seus atores e das vias de manejo e consecução adequada à aplicação do Direito constitui-se em uma das várias competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelo acadêmico de Direito. Buscando possibilitar o desenvolvimento de tais habilidades é que o EMAJ/FEST proporciona aos acadêmicos - estagiários do 7º período do curso a realização de visitas técnicas aos vários órgãos e setores que atuam na prestação jurisdicional do nosso Município. Dessa forma no dia 27 de agosto de 2010, os estagiários do 7º período do Curso de Direito, acompanhados pelas professoras Marilene Sousa Santos e Natalia Freire visitaram o Fórum Henrique de La Roque, sendo recebidos pelo serventuário Aguinaldo e pelo Diretor do Fórum Dr. Adolfo Pires da Fonseca, que atenciosamente expôs a cerca da Jurisdição da Justiça Comum, sua competência, os procedimentos necessários para distribuição das demandas judiciais, a forma de realização dos protocolos, acompanhamento processual, entre outros. Os alunos conheceram as instalações do Fórum, visitaram as Secretarias Judiciais, observaram como é realizado o arquivamento de processos findos e em andamento, e demais dependências. Aproveitando a oportunidade visitaram as instalações da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/Subseção de Imperatriz, onde tiveram a chance de participarem de uma palestra com o Dr. Vandir Fialho Jr, Presidente da Subseção sobre As prerrogativas do advogado e do estagiário de Direito. Essa atividade foi incluída definitivamente na proposta metodológica da disciplina em 2009, sendo a Professora Marilene Sousa Santos a idealizadora do projeto.

13 EQUIPE DO EMAJ COORDENADORA, PROFESSORA ORIENTADORA NATÁLIA FREIRE E ACADÊMICOS

14 Dr. Adolfo Pires da Fonseca, Juiz Titular da Vara de Família

15 Dr. Vandir Fialho Presidente da Subseção da OAB de Imperatriz - MA

16 REALIZAÇÕES MÊS DE SETEMBRO

17 SESSÃO DO TRIBUNAL DE JURI COMARCA DE IMPERATRIZ/MA. Desenvolver a compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática jurídica que se dá em diferentes âmbitos e especialidades constitui-se uma competência e habilidade que deve ser proporcionada ao acadêmico do Curso de Direito da FEST. Buscando efetivar um processo de ensino-aprendizagem contextualizado é que no dia 15 de setembro de 2010, 28 (vinte e oito) acadêmicos assistiram à uma sessão de Tribunal do Júri, com o julgamento do processo nº 032/1986, onde constavam como réus Osvaldino Teodoro da Silva e Nazaré Teodoro da Silva, pela prática do crime previsto no art. 121, parágrafo 2º, I e II do Código Penal. Participaram dos trabalhos na Tribuna, Dra. Samira Barros Heluy, Juíza da Comarca, Dr. Domingos Eduardo da Silva Promotor de Justiça, e os advogados Dr. Aton Fon Filho e Vanderlita Fernandes de Sousa, como assistentes de acusação e Dr. Jose Clebis dos Santos, Luis Gomes de Lima e Luis Gomes de Lima Junior, Francisco das Chagas Sousa Sarmento e Almir Coelho Cardoso, além do corpo de jurados, onde tiveram oportunidade de compreender os conhecimentos teóricos construídos em sal de aula, aplicados à prática na Tribuna.

18 EMAJ NO ENSINO RESPONSÁVEL ER2010/PROFEST APRESENTAÇÃO DO PROJETO MEDIAÇÃO COMO PREVENÇÃO DE CONFLITOS Proporcionar condições para o desenvolvimento da compreensão dos processos de construção, deflagração, emergência, desenvolvimento e solução dos conflitos sociais, em seus diversos níveis, utilizando as vias alternativas de composição é uma preocupação constante do desenvolvimento das atividades acadêmicas do Curso de Direito da FEST. Assim sendo, o EMAJ tem desenvolvidos atividades pedagógicas buscando envolver os acadêmicos das séries iniciais do curso, de maneira interdisciplinar, proporcionando aos acadêmicos um contato incipiente com a prática jurídica desenvolvida dentro do EMAJ. A primeira etapa desse processo consiste em favorecer a visita dos alunos do 3º. Período do Curso de Direito ao EMAJ, onde tomaram conhecimento de todas as etapas do processo de assistência jurídica prestada à comunidade carente do Município de Imperatriz, inclusive permitindo que os mesmos possam assistir as reuniões de mediações conduzidas pelos estagiários e professore orientadores. Na segunda etapa os discentes do 3º período, devidamente orientados pelos docentes, realizaram a encenação de peça teatral contendo temas que envolvam conflitos sobre várias temáticas: Divórcio, União Estável e Alimentos, e outras.

19 PROJETO DE VALORIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURIDICA AO IDOSO NO ER2010/PROFEST A FEST através do PROGRAMA EMAJ EM AÇÃO vem proporcionando a elaboração e realização de ações sociais de construção do saber e da prática jurídica voltada para realidade concreta em que o acadêmico de Direito esteja inserido, visando torná-la mais justa e igualitária. Para tanto no dia 25 de setembro de 2010, no Evento Ensino Responsável, em parceria com a Associação Brasileira das Mantenedoras da Educação Superior ABMES, na III Mostra da FEST de Responsabilidade Social referente ao Programa FEST de Responsabilidade Social PROFEST, o EMAJ/FEST por meio do PROJETO DE VALORIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURÍDICA AO IDOSO em parceria com a Casa do Idoso realizou uma palestra sobre Câncer de Próstata, ministrada pelo acadêmico de Direito e médico Urologista Dr. Marcelo Gomes Pacheco Mota, para os idosos e pessoas da comunidade. A metodologia utilizada foi a exposição do tema por meio de palestra e apresentação de fotos dos vários estágios da doença, ao final abriu-se um momento para realização de perguntas da platéia. PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER DETENTA NO ER2010/PROFEST O EMAJ/FEST sempre que firma parcerias para realizar ou participar de ações sociais, leva consigo o artesanato produzidos pelas detentas da CCPJ, como forma de divulgar o trabalho por elas realizado e facilitar a venda desses produtos, contribuindo assim para melhoria de vida das presas e de sua família.

20 EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO FABRICADO PELAS DETENTAS DA CCPJ NO ER2010/PROFEST

21

22 PALESTRA DO NÚCLEO DE APOIO PISCOPEDAGÓGICO (NAPS/FEST) PARA DETENTAS NA CCPJ/IMPERATRIZ Com o objetivo de proporcionar uma formação jurídica cidadã, o EMAJ/FEST através do PROJETO VALORIZAÇÃO DA MULHER DETENTA e dos acadêmicos do Curso de Direito em parceria com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico NAPS/FEST realizou no dia 30 de Setembro de 2010 uma palestra com o tema: Sexualidade Feminina, ministrada pelas Professoras Rosilene Silva (coordenadora do núcleo - psicóloga) e Nádia Borges (componente da equipe do núcleo psicóloga) às encarceradas do Centro de Custódia de Presos de Justiça - CCPJ. Teve como metodologia a exposição dialogada da temática e aplicação de técnicas de Dinâmica de Grupo. Ao final, houve uma confraternização onde foi servido um coffee-break aos presentes. PROFESSORA ROSILENE PEREIRA COORDENADORA DO NAPS

23 EQUIPE DO NAPS, COORDENADORA DO EMAJ

24 PROJETO VALORIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURIDICA AO IDOSO O PROGRAMA EMAJ EM AÇÃO através do PROJETO VALORIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURIDICA AO IDOSO no dia 27 de setembro do ano de 2010 por meio dos acadêmicos do 8º período do Curso de Direito prestaram assessoria jurídica na Praça da União aos idosos presentes, distribuíram brindes e se confraternizaram num momento de lazer dos idosos de Imperatriz/MA. No dia 29/09 houve a realização de um festival de verão, onde os acadêmicos foram convidados a compor o júri que elegeria a garota verão do festival, afirmando dessa forma que o EMAJ/FEST tem compromisso com as políticas voltadas para o idoso, buscando a justiça, a inclusão social e o respeito às diferenças. COORDENADORA DO EMAJ, PROFESSORA CONCEIÇÃO FORMIGA SECRETÁRIA DA MULHER E COLABORADORA NA CASA DO IDOSO

25 ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA FEST EM PREMIAÇÃO AOS IDOSOS

26 COORDENADORA DO EMAJ E ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA FEST NO JÚRI DA GAROTA VERÃO DO FESTIVAL

27 REALIZAÇÕES MÊS DE OUTUBRO

28 PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER DETENTA O EMAJ/FEST por meio do PROGRAMA EMAJ EM AÇÃO através do PROJETO D EVALORIZAÇÃO DA MULHER DETENTA realizou no dia 09 de outubro do ano de 2010, nas instalações da FEST uma festa em comemoração ao dia das crianças para os filhos dos detentos e detentas da Central de Presos de Justiça CCPJ em Imperatriz. Para realização do evento o EMAJ contou com a colaboração direta do Dr. Juarez Júnior, Diretor da CCPJ, os acadêmicos do Curso de Direito da FEST que angariaram e preparam todo o evento. A programação foi iniciada pela manhã e se prolongou até o meio dia. Contou com a colaboração das acadêmicas do Curso de Pedagogia que organizaram uma atividade especial para as crianças, por meio do PROJETO A FEST NA TENDA ENCANTADA, de autoria da professora Inácia Neta de Sousa, onde desenvolveram atividades lúdicas com as crianças. Aproximadamente 50(cinqüenta) crianças, entre meninos e meninas, filhos dos encarcerados e encarceradas da CCPJ participaram do evento. Houve brincadeiras, gincanas, momentos de espiritualidade e distribuição de brinquedos e lanches. A quantidade de brinquedos arrecada foi tão superior à demanda que foram enviados cerca de 60(sessenta) brinquedos para doação às crianças que não puderam comparecer, e mais 170(cento e setenta) brinquedos foram doados para as crianças da tribo indígena Krikati, localizada no Município de Montes Altos -MA.

29 ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEST

30

31

32 REALIZAÇÕES MÊS DE NOVEMBRO

33 PARTICIPAÇÃO NO MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO DO 1º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE IMPERATRIZ Proporcionar ao acadêmico experiências de gestão democrática nas instituições jurídicas em geral, em especial como suporte à atuação do Judiciário para fazê-lo capaz de articular os sujeitos de direito entre si na aplicação fiel do princípio da Justiça constitui-se num dos objetivos específicos previstos no Projeto Pedagógico do Curso de Direito da FEST. Para favorecer a concretização desse objetivo é que o EMAJ/FEST realiza parcerias com o Poder Judiciário para realização dos Mutirões de Audiências de Conciliação na busca de oferecer ao cidadão uma prestação jurisdicional adequada, célere e eficaz. A realização do Mutirão do 1º JEC teve o apoio da Faculdade de Educação Santa Terezinha -FEST por meio dos estagiários, que tiveram oportunidade de realizar uma aprendizagem prática. O Mutirão foi coordenado pelo Dr. Marco Antonio Oliveira, Juiz Titular do 1º JEC e também professor da FEST.