RELATÓRIO ANPOLL BIÊNIO GRUPO DE TRABALHO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO ANPOLL BIÊNIO GRUPO DE TRABALHO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS"

Transcrição

1 RELATÓRIO ANPOLL BIÊNIO GRUPO DE TRABALHO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS Coordenadora: Profª Drª Maria Beatriz Nascimento Decat (UFMG) Vice-coordenadora: Profª Drª Margarida Maria de Paula Basílio (PUC-RJ) I- INTRODUÇÃO O GT Descrição do Português manteve, no biênio , a organização interna em subgrupos de trabalho, identificados por temáticas determinadas anteriormente e surgidas do interesse dos membros do grupo em função das pesquisas que vinham sendo desenvolvidas. Tais grupos agregam membros do GT pertencentes a diferentes universidades do país, o que os caracteriza como grupos de trabalho interinstitucionais. A manutenção dessa estrutura originou-se de decisão de Assembléia do GT realizada no XVIII Encontro da ANPOLL em Gramado, RS, junho de No início do biênio , estavam em atividade, sob a coordenação de um de seus membros, os seguintes subgrupos: Subgrupo 1 Combinação de orações Coord.: Mª Beatriz N. Decat (UFMG) e, posteriormente, Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara) Subgrupo 2 Referenciação Coord.: Márcia Teixeira Nogueira (UFC) Subgrupo 3 Modalização Coord.: Marize Mattos Dall Aglio Hattnher (UNESP São José do Rio Preto) Subgrupo 4 - Lexicalização Coord.: Margarida Basílio (PUC-RJ) Subgrupo 5 Construções gramaticais Coord.: Lílian Ferrari (UFRJ) Em reunião intermediária do GT, realizada em 12/12/03 na UFMG, foi aprovada uma alteração na constituição dos subgrupos. Partindo-se: a) do princípio de que os subgrupos são funcionais estando, portanto, sua manutenção condicionada à existência de trabalhos em desenvolvimento; b) da necessidade de uma organização temática mais coerente; e c) do fato de estar inativo o subgrupo Conexão, por

2 dificuldades de diferentes naturezas, resolveu-se reunir esse subgrupo com o de Combinação de orações, dada a afinidade temática entre eles. Essa reorganização deu origem ao subgrupo JUNÇÃO, que passou a ser coordenado pela Profª Drª Maria Helena de Moura Neves. Assim, os subgrupos temáticos do GT passaram a ser: Junção, Referenciação, Modalização, Lexicalização e Construções gramaticais. Ressalte-se que os integrantes desse último subgrupo estavam pretendendo formar um novo GT, para o que já vinham tomando as providências cabíveis, nos termos do Estatuto da ANPOLL. Foi mantida a homepage do GT, dessa feita hospedada na homepage da Faculdade de Letras da UFMG, onde a coordenadora exerce suas atividades. O endereço é: Também foi realizada a atualização da lista de membros do GT, lista essa enviada à ANPOLL quando da organização do XIX ENANPOLL, em Maceió, AL. II ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO BIÊNIO De modo geral, os subgrupos em atividade promoviam reuniões periódicas entre seus membros, dentro das possibilidades de cada subgrupo, tendo em vista o caráter interinstitucional dos mesmos. Assim, algumas vezes foram necessárias reuniões virtuais, dada a dificuldade de deslocamento dos pesquisadores por força dos compromissos de trabalho em suas instituições de origem. As reuniões dos subgrupos caracterizaram-se, principalmente, pela apresentação e debate de resenhas críticas de textos teóricos, bem como pela discussão de textos de análises elaboradas pelos membros do subgrupo. Além disso, eram discutidas questões de planejamento e normas internas de cada subgrupo. As discussões teóricas e as pesquisas desenvolvidas no interior dos subgrupos acima mencionados contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado nos diferentes programas de pósgraduação a que pertencem os membros do GT. Segue-se a relação das atividades realizadas pelo GT no biênio , vinculadas, ou não, a eventos locais e/ou nacionais: 1. Seminário Anual de Debates Teóricos sobre o Léxico - no Deptº de Letras da PUC-RJ, nos dias 12 e 13 de março de 2003, por ocasião do III Congresso Internacional da ABRALIN, UFRJ, com a participação dos membros do subgrupo Lexicalização.

3 2. Mesa-redonda Linguagem e Cognição, por ocasião do Simpósio Língua, Lingüística e Literatura, na UFJF, abril de 2003, com a participação de professores do subgrupo Construções gramaticais. 3. Curso Introdução à Lingüística Cognitiva, ministrado por membros do subgrupo Construções gramaticais, no III Congresso Internacional da ABRALIN, UFRJ, março de Comunicação coordenada intitulada O processo de referenciação: uma visão integradora, no III Congresso Internacional da ABRALIN, UFRJ, março de Dessa sessão coordenada participaram integrantes do subgrupo Referenciação, com os seguintes trabalhos: Estratégias de categorização em narrativas orais, Referenciação discursiva: o uso da anáfora em redações de vestibulandos, Uma análise das estratégias de referenciação em narrativas orais e O uso de construções apositivas em gêneros jurídicos. 5. Mesa-redonda intitulada Evidencialidade e modalidade epistêmica: relações semânticas e gramaticais, no II Encontro Nacional do GELCO, UFG, 2003, com a participação de membros do subgrupo Modalização. 6. Workshop Modality in Brazilian Portuguese, coordenado pelo Prof. Dr. Kees Hengeveld, da Universidade de Amsterdã, organizado pelos membros do subgrupo Modalização, com data de realização marcada para 19 de julho a 02 de agosto de 2004, na UNESP, São José do Rio Preto. 7. Participação de membros dos subgrupos Combinação de orações e Conexão (posteriormente reunidos como JUNÇÃO ) no Iº Encontro do GREF Grupo de Estudos Funcionalistas da Linguagem, UFMG, dezembro de A participação se deu nas seguintes atividades: a) Mesa-redonda Conversa com funcionalistas: caminhos teóricos, em que o Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho apresentou o trabalho Multifuncionalidade e níveis de análise: interface sintaxe e discurso na gramática funcional ;

4 b) Palestra Proposta funcionalista de mudança lingüística, pelo Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho; c) Palestra Funcionalismo e processamento textual, pela Profª Drª Maria Helena de Moura Neves; d) Mesa-redonda A gramaticalização no português, em que a Profª Drª Vanda de Oliveira Bittencourt apresentou o trabalho Gramaticalização e auxiliaridade ; e) Palestra Enunciados apositivos: uma visão funcionalista, pela Profª Drª Nilza Barrozo Dias. 8. Reunião intermediária do GT, por ocasião do Iº Encontro do GREF, UFMG, dia 12 de dezembro de 2003, em que foram discutidos e deliberados aspectos relacionados a: a) filiação ao GT; questão de membros não assíduos; b) necessidade de a ANPOLL criar uma página própria na Internet; c) reorganização dos subgrupos, com a fusão dos subgrupos Combinação de orações e Conexão, passando a existir o subgrupo JUNÇÃO, sob a coordenação da professora Maria Helena de Moura Neves; d) proposta de formato de participação do GT no encontro da ANPOLL, em Maceió: uma primeira reunião geral do GT para avaliação do biênio; reuniões específicas de cada subgrupo para discussões de trabalhos; segunda reunião geral do GT para planejamento das atividades para o próximo biênio ( ) e eleição de coordenador e vice-coordenador do GT; e) sugestão de que os textos do GT a serem apresentados no Encontro da ANPOLL fossem distribuídos, com um mês de antecedência, aos coordenadores de subgrupos, que determinariam o leitor/debatedor para cada texto; sugerida também a disponibilização dos textos na homepage do GT, propiciando o acesso a todos os membros. (OBSERVAÇÃO: isso tornou-se inviável, em conseqüência da forma como foram organizadas as inscrições para o XIX ENANPOLL, o que foi alvo de muitas reclamações pela maioria dos coordenadores de GT durante o evento em Maceió); f) sugestão de manutenção da tentativa de publicação dos trabalhos do GT, com base numa seqüenciação temática e com linguagem acessível ao público-alvo (alunos de graduação, pós-graduação e profissionais do magistério); g) recadastramento, pelos coordenadores de cada subgrupo, dos membros filiados e encaminhamento dessa listagem à coordenadora do GT.

5 9. Participação do GT no XIX ENANPOLL, de 28/06 a 02/07 de 2004, em Maceió, AL: a) participação da coordenadora do GT nas atividades previstas na Programação Geral do XIX ENANPOLL, em especial nas reuniões que envolviam os Coordenadores de GTs e Coordenadores de Curso; b) participação da coordenadora na Reunião dos Coordenadores de GT, no XIX ENANPOLL, no dia 02/07/2004; c) Primeira Reunião Geral do GT, no dia 30/06, em que foram discutidos os seguintes aspectos: (i) o descontentamento quanto à maneira como foi organizado o XIX ENANPOLL, cuja sistemática de inscrições levou à manutenção, ainda que parcial, do formato congressão, já recusado anteriormente; (ii) necessidade de redefinição do modo de filiação ao GT (ingresso e reingresso); (iii) não manutenção, no próximo biênio, dos subgrupos, tendo em vista já estar se manifestando tendência à cristalização dos mesmos, provocando seu isolamento, prejudicando o intercâmbio entre os subgrupos e descaracterizando, de alguma forma, o próprio GT; (iv) necessidade, em conseqüência de (iii), da reorganização do GT a partir de temáticas a serem definidas na segunda reunião geral do GT durante o XIX ENANPOLL; (v) necessidade de reforçar, junto à diretoria da ANPOLL, a criação de uma página própria da ANPOLL na Internet (algo como independente de qualquer universidade, definitiva, permanecendo após a mudança de Diretoria, na qual se hospedem definitivamente os GTs e onde possam ser disponibilizados os textos dos pesquisadores filiados à ANPOLL. d) Reuniões dos subgrupos temáticos, em mesas simultâneas e continuadas, e sessões de comunicações sobre temas variados (conforme programação do Encontro); e) Mesa-redonda intergt: Funcionalismo e processamento textual, num intercâmbio com o GT Lingüística do Texto e Análise da Conversação, com palestrantes e debatedores dos dois GTs envolvidos; f) Segunda Reunião Geral do GT e Assembléia de Eleição I- Organização do GT:

6 1. extinção dos atuais subgrupos 2. estabelecimento de temas na reunião bienal, em torno dos quais os membros do GT deverão promover estudos e discussões na medida de seus interesses. Foram estabelecidos, inicialmente, quatro temas; outros dois temas deverão ser definidos posteriormente, a partir de indicações de grupos de filiados interessados; 3. antes da reunião fechada da ANPOLL (da qual só o coordenador participa), os membros do GT, na medida do possível, deverão encaminhar, ao coordenador, notícias do andamento dos trabalhos que venham sendo desenvolvidos, bem como problemas que tenham surgido e sugestões relacionadas ao funcionamento do GT, como forma de subsidiá-lo para a referida reunião; 4. até 6 (seis) meses antes da reunião bienal do GT na ANPOLL, os trabalhos completos deverão ser publicados no site do GT. Se for o caso, o coordenador escolherá, entre os membros efetivos, um relator e um debatedor para cada tema. Os relatórios temáticos serão encaminhados para todos os membros do GT, ou mesmo disponibilizados no site, em preparação para a reunião bienal aberta; 5. a reunião bienal aberta não terá, como meta primordial, a discussão de trabalhos, mas deverá privilegiar a discussão de questões temáticas (a serem posteriormente definidas) e questões relacionadas ao funcionamento do GT e planejamento de atividades e temas para o biênio seguinte. II- Filiação ao GT 1. atendidas as condições estatutárias, foi mantida a forma de ingresso no GT a partir do interesse do pesquisador pela temática estabelecida (não necessariamente em sua totalidade); 2. para controle interno do GT, os filiados serão considerados membro ativo se interessado nos temas do biênio; e membro inativo quando não interessado nos temas daquele biênio. Em qualquer dos casos, o membro deverá encaminhar manifestação formal a partir de consulta que será encaminhada a todos os atuais membros pelo coordenador; 3. Participação de alunos: permitida somente a doutorandos, desde que orientados por docentes filiados ao GT. A participação será na qualidade de CONVIDADO, por tempo determinado (por exemplo, o biênio), com justificativa do orientador e desde que o doutorando tenha sido aprovado em exame de qualificação. Cada professor-orientador só poderá indicar 1 (um) orientando por vez, sendo que o total não poderá exceder a 25% do total dos membros ativos do GT. Ficou decidido que os doutorandos que já

7 faziam parte do GT antes dessa nova sistemática terão sua permanência garantida. A indicação de novos doutorandos fica, no entanto, condicionada ao que foi estabelecido na reunião do GT em Maceió. III- Discussão da agenda do GT para o próximo biênio ( ), conforme consta do Plano de Trabalho enviado juntamente com este relatório. IV- Eleição de coordenador e vice-coordenador para o biênio Por aclamação, foram reeleitas as professoras Maria Beatriz Nascimento Decat (UFMG) e Margarida Maria de Paula Basílio (PUC-RJ), respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do GT para o biênio xxxxxxxxxxxxxxxx - Agosto de 2004

RELATÓRIO ANPOLL BIÊNIO GRUPO DE TRABALHO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS

RELATÓRIO ANPOLL BIÊNIO GRUPO DE TRABALHO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS RELATÓRIO ANPOLL BIÊNIO 2004-2006 GRUPO DE TRABALHO DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS Coordenação no biênio: Coordenadora: Profª Drª Maria Beatriz Nascimento Decat (UFMG) Vice-coordenadora: Profª Drª Margarida Maria

Leia mais

ENCONTRO DA ANPOLL

ENCONTRO DA ANPOLL ENCONTRO DA ANPOLL - 2000 PROGRAMAÇÃO DO GT dia 6/6 - manhã das 8 e 30 h às 10 e 30 h: Apresentação dos subgrupos 1 e 4 (concomitantes) das 11 h às 13 h: Apresentação dos subgrupos 2 e 6 (concomitantes)

Leia mais

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH NA PRIMEIRA PÁGINA, COLOCAR O NOME E A FINALIDADE DO MEMORIAL ( Memorial de José Ribeiro, apresentado para o concurso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ANPUH

REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ANPUH REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ANPUH CAPÍTULO I DAS ANUIDADES ARTIGO. 1º A fixação do valor da anuidade, sua correção e sua distribuição entre a ANPUH Nacional e as Seções Estaduais

Leia mais

EDITAL N 005/2016 PPGSOF 1ª CHAMADA III SISOF V ABRAPSO N-ND

EDITAL N 005/2016 PPGSOF 1ª CHAMADA III SISOF V ABRAPSO N-ND EDITAL N 005/2016 PPGSOF 1ª CHAMADA III SISOF V ABRAPSO N-ND Boa Vista RR, 13 de junho de 2016 EDITAL DE CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE GRUPOS DE TRABALHO E MINICURSOS NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Leia mais

Universidade Federal do Pará IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística XXII Instituto da Associação Brasileira de Linguística

Universidade Federal do Pará IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística XXII Instituto da Associação Brasileira de Linguística Universidade Federal do Pará IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística XXII Instituto da Associação Brasileira de Linguística Primeira Circular Belém, 26 de março de 2014 A Associação

Leia mais

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) GT de Literatura Comparada. Plano de Trabalho Biênio

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) GT de Literatura Comparada. Plano de Trabalho Biênio Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) GT de Literatura Comparada Plano de Trabalho Biênio 2014-2016 Anderson Bastos Martins (Coordenador) anderbas@ufsj.edu.br

Leia mais

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS Primeira Convocatória A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a

Leia mais

III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS Primeira Convocatória A Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), junto com o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade

Leia mais

I SEMINARIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIBRASIL, UNOESC E PUCRS (MESTRADO E DOUTORADO) DAS LINHAS DE PESQUISA EM DIREITOS FUNDAMENTAIS

I SEMINARIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIBRASIL, UNOESC E PUCRS (MESTRADO E DOUTORADO) DAS LINHAS DE PESQUISA EM DIREITOS FUNDAMENTAIS I SEMINARIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIBRASIL, UNOESC E PUCRS (MESTRADO E DOUTORADO) DAS LINHAS DE PESQUISA EM DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. JUSTIFICATIVA E FINALIDADE DO PROJETO O evento tem

Leia mais

GT de Literatura Oral e Popular. Relatório Biênio

GT de Literatura Oral e Popular. Relatório Biênio GT de Literatura Oral e Popular Relatório Biênio 2010-2012 A atual coordenação do GT (biênio 2011-2012) é composta por Edil Silva Costa (Coordenadora), Ana Lúcia Liberato Tettamazy (Vice-coordenadora)

Leia mais

EDITAL 01/ CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL 01/ CHAMADA DE TRABALHOS EDITAL 01/2017 - CHAMADA DE TRABALHOS (artigos e pôsteres) 13 Colóquio de Moda 10ª Edição Internacional 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda Abepem Associação Brasileira de

Leia mais

REGIMENTO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS I - DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA

REGIMENTO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS I - DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA REGIMENTO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS I - DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA Art 1º. A Revista História & Perspectivas foi criada em 1988, pelo Curso de Graduação em História e atualmente

Leia mais

IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA

IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA IV FIPED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI Campus de Parnaíba 19 a Departamento de Educação - DE 21 de junho de 2012 - Parnaíba/PI 1ª CIRCULAR O Departamento de Educação

Leia mais

A Economia Brasileira entre Crises e Reformas CONVOCATÓRIA

A Economia Brasileira entre Crises e Reformas CONVOCATÓRIA CONVOCATÓRIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES O Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) e o Programa de Apoio aos Egressos do Curso de Economia da UESC (PAECE), em conjunto com o Colegiado do Curso de Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica, Bl.G

Leia mais

VEREDAS. Conexão de orações. revista de estudos lingüísticos ISSN

VEREDAS. Conexão de orações. revista de estudos lingüísticos ISSN VEREDAS revista de estudos lingüísticos Conexão de orações ISSN 1415-2533 VEREDAS - Rev. Est. Ling. Juiz de Fora v.8 n.1e n.2 p.1-262 jan./dez. 2004 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências

Leia mais

REVISTA DO GEL GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

REVISTA DO GEL GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO REVISTA DO GEL GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO REVISTA DO GEL GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO Nº. 1, 2004 Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de

Leia mais

anped Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação

anped Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação RESOLUÇÃO N º01 /2010-ANPED, de 19 de outubro de 2010 Aprova texto do Regulamento do Comitê Científico da ANPEd A Presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. DISPOSIÇÕES GERAIS: O I Ciclo de Estudos e Debates sobre Cidades Médias e Redes de Empresas busca oferecer oportunidades a docentes, discentes e pesquisadores vinculados

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA 1 EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA n o. 005/2012 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de 23 de fevereiro de 2012. Cria normas para Sustentação de Dissertação no MAENF/UFMA O Colegiado do Curso de

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA A Diretoria Acadêmica e a Comissão Organizadora da XII Semana Acadêmica da FAMETRO, tornam público a realização da CONEXÃO Fametro a realizar-se na Unidade I da Fametro, Rua Conselheira Estelita, 500,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS,

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º Este regulamento se

Leia mais

1ª CIRCULAR 17, 18 e 19 de maio de de março de 2017 (

1ª CIRCULAR 17, 18 e 19 de maio de de março de 2017 ( 1ª CIRCULAR O II SEVALING coloca-se com o propósito de reunir estudos sociovariacionistas e (sócio)funcionalistas, bem como pesquisadores que tenham realizado descrições e análises de fenômenos linguísticos

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTROFÍSICA TÍTULO I

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTROFÍSICA TÍTULO I REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTROFÍSICA TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Artigo 1º - O Curso de Pós-graduação em Astrofísica conduz programas de Mestrado e Doutorado, visando à formação de especialistas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 01/2015 INCLUSÃO Nº 11/2015 Área de Conhecimento: Gestão de Operações,Tecnologia e Inovação BAREMA PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DOS CANDIDATOS

Leia mais

Faculdade de Educação Superior do Paraná Centro de Extensão Iniciação Científica - CEIC

Faculdade de Educação Superior do Paraná Centro de Extensão Iniciação Científica - CEIC DIRETRIZES DA Iª MOSTRA FESP para FESP - 2015 O Centro de Extensão e Iniciação Científica CEIC têm como um de seus eixos de atuação promover o desenvolvimento de atividades tecnocientíficas e é nesse contexto

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE E GESTÃO DO TRABALHO Área de Concentração: Saúde da Família. NORMAS PARA EXAMES DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO Aprovadas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO QUE NORMATIZA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI

Leia mais

Site do Evento:

Site do Evento: Site do Evento: http://www.wix.com/dehisuepg/sdh Email: semanadehistoriadehisuepg@yahoo.com.br Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades (ANPUH/PR e ANPUH /SC) & 40ª. Semana de História -

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do curso de graduação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE PSICOLOGIA

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Institui regulamento para Atividades Complementares no curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da PUCRS FAPSI. Art. 1º - Consideram-se "Atividades Complementares"

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Aprovado pelo Conselho da Faculdade de Direito em reunião extraordinário de 16/08/2013, Ata n. 11/2013 com as alterações aprovadas na reunião ordinário

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICEP

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICEP Centro Universitário Central Paulista Cursos de Engenharia REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICEP Considerando que as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade

Leia mais

2 - DA ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

2 - DA ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital Específico para realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. O Pró Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

1. A apresentação do Projeto de Tese é uma atividade obrigatória aplicada aos alunos de doutorado;

1. A apresentação do Projeto de Tese é uma atividade obrigatória aplicada aos alunos de doutorado; NORMAS INTERNAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UFRJ Aprovadas em reuniões da Comissão Plena (30/04/2009 e 07/05/2009) Apresentação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 03/2014, DE 27 DE MARÇO DE 2014 Aprova o Regimento do Museu de História Natural e Jardim Botânico e revoga a Resolução n o 14/2009, de 01/12/2009. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Regulamento. 1.Da participação. 2.Dos encontros temáticos. 3.Das modalidades de apresentação

Regulamento. 1.Da participação. 2.Dos encontros temáticos. 3.Das modalidades de apresentação Regulamento 1.Da participação O Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) é um evento gratuito, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e visa divulgar os trabalhos realizados pelos extensionistas dessa

Leia mais

Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Farmácia

Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Farmácia U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O Departamento de Farmácia Ilma.Sra. Profa.Dra. Primavera Borelli Garcia Diretora da USP São Paulo, 06 de março de 07 Prezada Professora A Comissão de Atividades

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS Resolução UNESP nº de / /2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

ROTEIRO E RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA PROCESSOS SELETIVOS E CONCURSOS DA CARREIRA DOCENTE NA FFCLRP/USP.

ROTEIRO E RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA PROCESSOS SELETIVOS E CONCURSOS DA CARREIRA DOCENTE NA FFCLRP/USP. O roteiro e recomendações abaixo discriminados foram Aprovados pela Congregação da FFCLRP/USP em 04/03/2004 ROTEIRO E RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA PROCESSOS SELETIVOS E CONCURSOS

Leia mais

Relação Lattes/ Avaliação Cultura e Extensão Pesquisa em processo*

Relação Lattes/ Avaliação Cultura e Extensão Pesquisa em processo* Relação Lattes/ Avaliação Pesquisa em processo* Comissão de Universitária FAU/USP * Dúvidas ou sugestões nos envie um e-mail Detalhamento. (Atividades externas à USP e da especialidade em docência e pesquisa

Leia mais

II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS

II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E L A V R A S Departamento de Ciências Humanas - DCH LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS Tema O ensino de Língua

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SACS ano 2013 SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO 1. Orientações Gerais 1.1. A Coordenação Geral da SACS ano 2013 - Semana Acadêmica de Ciências Sociais torna público o presente edital

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Período de : 2004 a 2006 Etapa: Trienal 2007 Área de : 36 - GEOGRAFIA IES: 32008015 - PUC/MG - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa: 32008015003P4 - INFORMAÇÃO ESPACIAL Modalidade:

Leia mais

Número do Documento:

Número do Documento: Número do Documento: 1323910 Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva - SODC RESOLUÇÃO

Leia mais

SABERES LOCAIS E EXPERIÊNCIAS TRANSNACIONAIS: INTERFACES DO FAZER ANTROPOLÓGICO

SABERES LOCAIS E EXPERIÊNCIAS TRANSNACIONAIS: INTERFACES DO FAZER ANTROPOLÓGICO IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE SABERES LOCAIS E EXPERIÊNCIAS TRANSNACIONAIS: Fortaleza, 04 a 07 de agosto de 2013 Edital de convocação para propostas

Leia mais

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO REGIMENTO INTERNO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CmPOS) da Escola Paulista de Política, Economia

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (PPG-FARMATEC)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (PPG-FARMATEC) INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017-PPG-FARMATEC/SPG/IBB/UNESP Dispõe sobre os critérios que regem as atividades do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Biotecnologia, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE PORTARIA RCC Nº 49, de 15 de agosto de 2013. (Alterada pela Portaria RCC Nº 64) Estabelece normas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, para alunos do curso de Ciências Contábeis, e Monografia,

Leia mais

REVALIDAÇÃO TÍTULO DE ESPECIALISTA

REVALIDAÇÃO TÍTULO DE ESPECIALISTA REVALIDAÇÃO TÍTULO DE ESPECIALISTA Revalidação do Título de Especialista pela SOBECC em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização 2017. Para os associados que obtiveram

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS /USP NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) constitui-se

Leia mais

3. NORMAS PARA SUBMISSÃO: 3.1 Serão admitidos trabalhos inéditos que contribuam para o avanço dos estudos na área de Relações Internacionais.

3. NORMAS PARA SUBMISSÃO: 3.1 Serão admitidos trabalhos inéditos que contribuam para o avanço dos estudos na área de Relações Internacionais. IV WORKSHOP DO NÚCLEO DE PESQUISA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFPR 22, 23 E 24 NOVEMBRO DE 2017 1. DO EVENTO O IV Workshop de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade Federal do Paraná reunirá

Leia mais

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 A coordenadora

Leia mais

EDITAL 01/ CREDENCIAMENTO DE DOCENTES

EDITAL 01/ CREDENCIAMENTO DE DOCENTES EDITAL 01/2016 - CREDENCIAMENTO DE DOCENTES O Conselho de Curso do Programa de Pós-Graduação em Docência Para a Educação Básica, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Campus

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: Critérios para avaliação Pontuação Máxima 1. Forma 3.0 1.1 Introdução 1.0 1.2 Desenvolvimento

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS XI JORNADA CIENTÍFICA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (JORNAP)

CHAMADA DE TRABALHOS XI JORNADA CIENTÍFICA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (JORNAP) Edital 01/2017 CHAMADA DE TRABALHOS XI JORNADA CIENTÍFICA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (JORNAP) A Comissão Organizadora da XI Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP) convida estudantes de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL EDITAL nº 01/2017-PPGEI/ITEC/UFPA, 04 janeiro de 2017 Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009)

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Av. Bento Gonçalves 9500 - Agronomia - 91509-900 Porto Alegre - RS - BRASIL Tel: (051) 3308-6189/3308-6225 FAX: (051) 3308-7301 e-mail:

Leia mais

EDITAL DO V CONGRESSO DO DIREITO (Conidir) UBM. Tema: Cidadania e Estado Democrático de Direito

EDITAL DO V CONGRESSO DO DIREITO (Conidir) UBM. Tema: Cidadania e Estado Democrático de Direito EDITAL DO V CONGRESSO DO DIREITO (Conidir) UBM Tema: Cidadania e Estado Democrático de Direito 1 APRESENTAÇÃO O Centro Universitário de Barra Mansa - UBM convida os profissionais da área do Direito, professores,

Leia mais

XI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA PUC MINAS CHAMADA PARA A SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS PARA OS GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

XI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA PUC MINAS CHAMADA PARA A SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS PARA OS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) XI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA PUC MINAS CHAMADA PARA A SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS PARA OS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) 1. OS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) Os grupos de trabalho serão realizados no

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento complementa

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA (Resolução Nº 008/2013 da Pró-Reitoria de Graduação) CAPÍTULO I - DO CONCEITO, DA CARGA HORÁRIA E DA MODALIDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC será o resultado do desenvolvimento de projeto

Leia mais

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇAO E ARTES CLCA CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO E JACAREZINHO

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇAO E ARTES CLCA CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO E JACAREZINHO Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇAO E ARTES CLCA CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO E JACAREZINHO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) 1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM)

IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM) IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM) I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa,

Leia mais

Art. 1 o Definir o perfil de Professor Titular desejado pela Instituição, bem como os critérios e a rotina operacional para provimento de vagas.

Art. 1 o Definir o perfil de Professor Titular desejado pela Instituição, bem como os critérios e a rotina operacional para provimento de vagas. RESOLUÇÃO N o 07/2000, DE 17 DE AGOSTO DE 2000 Define o perfil de Professor Titular da UFMG e estabelece critérios e rotina operacional para atribuição de vagas. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

São José dos Campos, SP 4 a 7 de outubro de 2016 CONVITE

São José dos Campos, SP 4 a 7 de outubro de 2016 CONVITE SIBGRAPI 2016 Conference on Graphics, XXIX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens http://gibis.unifesp.br/sibgrapi16 CONVITE Apresentação e Convite O Simpósio Brasileiro de

Leia mais

Neurologia Normas Específicas

Neurologia Normas Específicas Neurologia Normas Específicas I-COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em NEUROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. Realização: Curso de Graduação e Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria - Univali.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. Realização: Curso de Graduação e Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria - Univali. FCGTURH IV FÓRUM CIENTÍFICO DE GASTRONOMIA, TURISMO E HOTELARIA BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC 23 a 25 DE NOVEMBRO DE 2016 Tema: GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA GASTRONOMIA, TURISMO E HOTELARIA NORMAS

Leia mais

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREAS DE PERIODONTIA, ENDODONTIA E IMPLANTODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS

QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 CEP 70040-020 - Brasília, DF 41.letr@capes.gov.br QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS

Leia mais

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I)

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I) Identificação do Projeto OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I) Rede de Cooperação Técnica em Saúde da União de Nações

Leia mais

Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de Conclusão de Curso. Regulamento Interno

Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de Conclusão de Curso. Regulamento Interno Curso de Licenciatura em Artes Cênicas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento Interno 1. Apresentação Os Trabalhos de Conclusão de Curso caracterizam-se pelo aprofundamento teórico e prático-artístico

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Modifica a Resolução 01/2014 que regulamenta o ingresso e a permanência de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. O Colegiado

Leia mais

2.1 - Disciplinas a serem ministradas: Hidrogeografia, Geomorfologia II e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade.

2.1 - Disciplinas a serem ministradas: Hidrogeografia, Geomorfologia II e quaisquer outras disciplinas determinadas pela Unidade. Edital Específico para realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

SOBRE. Apresentação TRABALHOS. Inscrição de Trabalhos Científicos

SOBRE. Apresentação TRABALHOS. Inscrição de Trabalhos Científicos SOBRE Apresentação A neuropsicologia clínica é uma área da psicologia que vem se destacando na pesquisa clínica e experimental nos últimos anos. Alguns programas de pós-graduação recebem de forma crescente

Leia mais

XIX Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP

XIX Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP XIX Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 1) Os grupos de trabalho do XIX Congresso Internacional de Direito

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. INTRODUÇÃO Vanessa Oliveira de Macêdo Cavalcanti PPGEP-IFRN

Leia mais

4º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 2º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

4º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 2º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 4º Congresso de e de Educação, Ciência e Cultura: Expandindo as Fronteiras do Saber 1ª Circular O UDF - Centro Universitário, por meio do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, têm a

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CENTRO DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UFMG (CAPI ICB/UFMG) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO CENTRO DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UFMG (CAPI ICB/UFMG) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES 1 REGIMENTO INTERNO CENTRO DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UFMG (CAPI ICB/UFMG) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - O Centro de Aquisição e Processamento de

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA CAMPUS DE ARARAS. Normas para o Estágio Supervisionado

CURSO DE BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA CAMPUS DE ARARAS. Normas para o Estágio Supervisionado 1 CURSO DE BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA CAMPUS DE ARARAS Normas para o Estágio Supervisionado 1- Objetivos O objetivo do estágio curricular é oferecer aos alunos a experiência no campo profissional, visando

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA DA BAHIA FATEC/BA ATIVIDADES COMPLEMENTARES Alagoinhas/BA 2014 1 SUMÁRIO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 2 II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 2 III - CRITÉRIOS PARA

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 906/2012

RESOLUÇÃO N.º 906/2012 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO N.º 906/2012 Publicada no D.O.E. de 07-06-2012, p. 56/57 Estabelece normas para distribuição da carga horária, acompanhamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA EDITAL 01/2017 - PPGEO CREDENCIAMENTO / RECREDENCIAMENTO O Programa de Pós-Graduação em Geografia, em níveis de Mestrado e Doutorado, torna público Edital 001/2017 para Credenciamento e Recredenciamento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

4 5 AÇÃO LOCAL PERÍODO Reuniões periódicas da Diretoria Executiva Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho de Administração Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho Fiscal Durante

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU USJT REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO CEPE 23/10/2013 I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Curso de Mestrado

Leia mais

Políticas Públicas Educacionais 02

Políticas Públicas Educacionais 02 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2016 EDITAL DE INSCRIÇÃO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO QUADRO

Leia mais

IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNESP. 2 a Circular

IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNESP. 2 a Circular IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNESP Pesquisas em Linguística: questões epistemológicas e políticas Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - São José do Rio Preto 23, 24 e

Leia mais

A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando que:

A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando que: PORTARIA Estabelece critérios e escalas para aferição de na avaliação de títulos em concursos para Professor Adjunto do Instituto de Biologia da UFBA. A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS PLANO DE CURSO DISCIPLINAS: SEMINÁRIOS CIENTÍFICOS DO MESTRADO I, II E III SEMINÁRI OS CIENTÍFICOS DO DOUTORADO I, II E III

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 02/2014, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS Regulamenta o processo de credenciamento, recredenciamento

Leia mais

Artigo 2 - O Curso de Letras habilitará o aluno em Português e uma Língua Estrangeira e suas respectivas literaturas.

Artigo 2 - O Curso de Letras habilitará o aluno em Português e uma Língua Estrangeira e suas respectivas literaturas. Resolução Unesp-41, de 12-7-2007 Publicada no D.O.E. de 13/07/2007 - Seção I pag 53 (Alterada pela Resolução UNESP 20 de 31-3-2009 Publicada no D.O.E. de 01/04/2009, Seção I, página 42 e Resolução UNESP

Leia mais