NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE"

Transcrição

1 NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) 1. A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (CCP-PPGPE) será constituída por 4 (quatro) membros titulares e seus respectivos suplentes, credenciados no programa e vinculados à EEL-USP, conforme disposto no Artigo 37 do Regimento de Pós-Graduação da USP. Como Membros Titulares comporão a CCP: - o Coordenador do PPGPE; - o suplente do Coordenador do PPGPE; USP; - um docente credenciado como orientador no PPGPE e vinculado à EEL- - um representante discente regularmente matriculado no PPGPE. 2. Os Membros Suplentes da CCP serão 3 (três) docentes credenciados como orientador e 1 (um) discente regularmente matriculado, todos do PPGPE. II CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1. O exame de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado Profissional será aplicado por uma comissão, indicada pela CCP-PPGPE.

2 2. Os critérios do exame de seleção adotados pelo PPGPE para Mestrado Profissional deverão estar em consonância com o que dispõe o artigo 41 do regimento de Pós-Graduação da USP e deverão compreender: 2.1. Análise do Currículo Vitae e do Histórico Escolar da Graduação (com peso de 30% da nota final) Desempenho em prova escrita (com peso de 70% na nota final) A CCP-PPGPE será responsável pelo estabelecimento dos critérios específicos de seleção e pela coordenação do processo seletivo A nota final mínima exigida para aprovação será de 5,0 (cinco). 3. Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, a relação de orientadores, os critérios de avaliação, os temas e a bibliografia indicados para a prova escrita do exame de seleção, constarão em edital específico, a ser divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) e na página da internet do programa III PRAZOS 1. No curso de Mestrado Profissional o prazo máximo para depósito do trabalho de conclusão é de 36 (trinta e seis) meses. IV CRÉDITOS MÍNIMOS 1. O candidato ao título de Mestre Profissional em Projetos Educacionais de Ciências deverá integralizar, pelo menos, 96 (noventa e seis) unidades de créditos, sendo, no mínimo, 48 (quarenta e oito) créditos em disciplinas e 48 (quarenta e oito) créditos na elaboração do trabalho de conclusão.

3 2. Poderão ser atribuídos no máximo 08 (oito) créditos especiais, a pedido do aluno e do orientador, para os alunos que desenvolverem uma ou mais das atividades descritas na Tabela apresentada no item XIV destas normas, durante o período em que estiver regularmente matriculado no PPGPE. V LÍNGUA ESTRANGEIRA LÍNGUA PORTUGUESA 1. A proficiência em língua inglesa é obrigatória aos alunos de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências. 2. A demonstração de proficiência em língua inglesa para brasileiros ou língua portuguesa e inglesa para estrangeiros é obrigatória e será exigida, após o ingresso no PPGPE. 3. Os exames de língua estrangeira e portuguesa serão oferecidos a cada quadrimestre (três vezes por ano), cabendo a CCP-PPGPE indicar os professores responsáveis. 4. Para o Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências, exige-se aprovação com nota mínima de 5,0 (cinco) em exame escrito de proficiência em língua inglesa que envolverá tradução e compreensão de texto em tópicos da área de ciências exatas ou biológicas. 5. O prazo máximo após o ingresso, para a aprovação no exame de línguas inglesa/portuguesa é de 18 (dezoito) meses para o aluno de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências. 6. Caso não seja aprovado no exame de proficiência o aluno poderá refazer o exame tantas vezes quanto permitirem os critérios estabelecidos pelos itens 4 e 5 dentro do prazo estabelecido no item IV acima.

4 7. O aluno poderá apresentar documento comprobatório de outros centros de línguas (TOEFL ou ESLAT) para obtenção de proficiência em línguas, desde o rendimento seja igual ou superior a 70%. 8. O exame de proficiência em língua portuguesa será aplicado por comissão designada pela CCP-PPGPE, sendo considerado aprovado no exame o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco). VI DISCIPLINAS 1. A(s) proposta(s) de nova(s) disciplina(s) deverá(ão) ser apresentada(s) pelo(s) professore(s) à CCP-PPGPE para análise e aprovação. Os critérios para credenciamento de disciplina são: 1.1. O(s) professor(es) solicitante(s) responsável(is) deverá(ão) ser participante(s) ativo(s) do PPGPE; 1.2. O(s) professor(es) responsável(is) deve(m) apresentar proposta de ementa contendo bibliografia atualizada, critérios de avaliação; justificativa que denote a importância e a coerência com as linhas de pesquisa do Programa; objetivos claros e bem definidos para a formação do aluno. 2. A CCP-PPGPE deverá indicar um professor credenciado no Programa para emitir parecer circunstanciado sobre o credenciamento da disciplina, o qual deverá avaliar: - o conteúdo da disciplina; - o mérito e relevância da disciplina dentro do programa de Pós-Graduação; - a atualidade e a relevância da bibliografia, bem como a capacitação do(s) professor(es) responsável(is) para ministrar (em) a disciplina.

5 3. Para o recredenciamento da disciplina, além dos critérios anteriores, o(s) responsável(is) deverá(ão) demonstrar a atualização da disciplina no contexto do Programa, regularidade de oferta e demanda de inscritos. VII CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS 1. Será permitido o cancelamento de turma(s) de disciplina(s) para um dado período nas seguintes situações: 1.1. Solicitação do ministrante por motivo de força maior, devidamente justificada e aprovada pela CCP-PPGPE Quando não atingir o número mínimo de 1 (um) aluno regular por turma. 2. O prazo máximo para a deliberação da CCP-PPGPE será de 30 (trinta) dias após o recebimento do pedido de cancelamento. VIII EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ) 1. O objetivo do Exame de Qualificação (EQ) é avaliar a maturidade do aluno e os progressos até então obtidos em seu trabalho de Mestrado Profissional. 2. O EQ será obrigatório para os alunos de Mestrado Profissional de Ciências havendo a exigência de terem completado, no mínimo, 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas até a data da realização do EQ. 3. O prazo máximo para a realização do EQ no PPGPE será de: 14 (quatorze) meses após o início da contagem do prazo.

6 4. A inscrição para o EQ deverá acontecer com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência da data do exame, apresentando os seguintes documentos na secretaria do PPGPE: - Requerimento assinado pelo orientador - 4 (quatro) exemplares impressos do material referente ao seu exame de qualificação que serão encaminhados aos membros da banca. 5. O EQ consiste na apresentação oral, perante uma banca examinadora, do projeto de pesquisa e dos resultados referentes ao trabalho de conclusão do mestrado e obtidos pelo aluno até a época do exame. 6. Os procedimentos para realização do EQ no Mestrado Profissional são os seguintes: 6.1. O aluno disporá de, no máximo, 60 (sessenta) minutos para fazer a apresentação oral do projeto; 6.2. A arguição por Banca Examinadora constituída por três membros doutores será realizada em sessão pública, não podendo exceder o prazo de uma hora por avaliador, incluindo o tempo necessário para as respostas do candidato A ata do EQ deverá ser assinada por todos os examinadores e o resultado deverá ser preenchido como aprovado ou reprovado. Será considerado aprovado o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da banca. 7. Para avaliação do EQ serão considerados: adequação do projeto, viabilidade de sua execução, avaliação da metodologia e do cronograma proposto; resultados obtidos; desempenho do candidato na apresentação e defesa do projeto. 8. Caso o aluno seja reprovado no exame de qualificação, ele deverá se submeter a um segundo e último exame de qualificação num prazo máximo de 90 (noventa) dias.

7 IX PASSAGEM DE MESTRADO PROFISSIONAL PARA DOUTORADO 1. Não se aplica para esse programa. X DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INFATISFATÓRIO 1. As atividades acadêmicas e científicas a serem cumpridas no curso são estabelecidas no início do curso pelo orientador, junto com o aluno e com o aval da CCP-PPGPE (Plano de trabalho). Para desligamento de pós-graduandos com desempenhos acadêmico e científico insatisfatórios, o orientador deve encaminhar à CCP PPGPE o seguinte documento: - Justificativas circunstanciadas sobre a improdutividade do aluno e/ou o não cumprimento das atividades acadêmicas e científicas por dedicação insuficiente, tendo como documento base o Plano de Estudo. 2. Compete à CCP-PPGPE deliberar sobre a aprovação do desligamento do aluno. 3. O aluno será desligado do PPGPE se tiver dois relatórios de atividades, consecutivos ou não, reprovados pelo orientador e pela CCP. 4. Fica garantido o amplo direito de defesa por parte do aluno ao que se refere as justificativas circunstanciadas sobre o desempenho acadêmico e científico insatisfatório do aluno, previamente ao seu desligamento. XI ORIENTADORES

8 1. O credenciamento de orientadores no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências será válido pelo prazo de 5 (cinco) anos. 2. No credenciamento para orientação de Mestrado Profissional o interessado deve possuir 3 (três) artigos completos publicados em periódicos internacionais com arbitragem e seletiva política editorial, em áreas de Engenharia e Ciências ou correlatas, nos últimos 3 anos. 3. O credenciamento de pesquisadores externos à USP, pós-doutorandos, jovens pesquisadores, professores visitantes e docentes de Instituições de outras unidades da USP, para orientação de aluno de Mestrado Profissional no PPGPE deverá ser solicitado como credenciamento de orientador específico Os requisitos para credenciamento serão os mesmos aplicados aos de orientadores plenos como estabelecido pelo subitem 2 deste item O solicitante deverá apresentar demonstração detalhada da infraestrutura (física, material e de equipamentos) e dos recursos financeiros existentes para o desenvolvimento do projeto proposto O solicitante deverá identificar a linha de pesquisa, o vínculo do candidato e respectiva vigência pertinentes ao programa de PPGPE. 4. O recredenciamento deverá ser solicitado ao PPGPE a cada 5 (cinco) anos e levará em conta a produção científica e acadêmica do docente/pesquisador no período de 60 meses anteriores à data da solicitação. 5. Somente portadores do título de Doutor em áreas correlatas à Engenharia e Ciências poderão ser credenciados para atuar como orientadores no PPGPE. 6. O limite máximo total de orientações no PPGPE por orientador é 7 (sete).

9 7. As solicitações de credenciamento e recredenciamento, incluindo credenciamento específico, serão analisadas pela CCP-PPGPE, instruídas de: - Carta do interessado solicitando o credenciamento ou recredenciamento; - Currículo Lattes atualizado; - Plano de Pesquisa Simplificado, descrevendo as linhas de atuação; - Parecer circunstanciado de um relator ad hoc ao Programa (apenas para orientação específica); - No caso de credenciamento específico, o interessado deverá também apresentar o Plano de Estudo do aluno. XII PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO 1. Mediante aprovação por escrito do orientador, o aluno deverá depositar no Serviço Geral de Pós-Graduação da EEL, 9 (nove) exemplares da dissertação de mestrado profissional. 2. Deve ser incluída carta do orientador à CPG, com sugestões de nomes para composição da Comissão Julgadora, e a versão eletrônica da dissertação. 3. Cabe ainda ao aluno entregar no ato do depósito, a versão eletrônica da dissertação para divulgação junto à Biblioteca Digital de Dissertações e Teses. XIII NOMENCLATURA DO TÍTULO 1. O título acadêmico conferido pelo PPGPE será: Mestre Profissional em Projetos Educacionais de Ciências obtido no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências na Área Multidisciplinar.

10 XIV OUTRAS NORMAS 1. Poderão ser atribuídos no máximo 08 (oito) créditos especiais para o aluno de mestrado que desenvolver uma ou mais das atividades, descritas na Tabela a seguir, durante o período em que estiver regularmente matriculado no PPGPE. Tipo de atividade 1. Publicação de artigo na área de Projetos Educacionais Ciências ou correlatas, em periódico internacional com arbitragem. 2. Publicação de artigo em periódico nacional na área de Projetos Educacionais Ciências ou correlatas, com arbitragem. 3. Publicação de trabalho completo em Anais de Congressos nacionais ou internacionais na área de Projetos Educacionais Ciências e Ciências ou correlatas. 4. Publicação de capítulo de livro de reconhecido mérito na área de Projetos Educacionais Ciências e Ciências ou correlatas. Número de créditos por atividade

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

Leia mais

Normas do Programa Biotecnologia Industrial

Normas do Programa Biotecnologia Industrial Normas do Programa Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa é constituída da seguinte forma: Coordenador do Programa; Suplente

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO CORRDENADORA DE PROGRAMA CCP A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados no

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Engenharia de Transportes da Escola Politécnica

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS I - II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Definir a composição da CCP conforme disposto nos artigos 37 e 38 do novo Regimento. CRITÉRIOS DE

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP 1 NORMAS DO PROGRAMA IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA DA FMRP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP-Prod) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA Instituto de Física,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA CCP A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Matemática do

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Sistemas Logísticos

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Sistemas Logísticos Normas Específicas do Programa de PG em Engenharia de Sistemas Logísticos I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos é constituída por 3 (três)

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa em Lingüística será constituída de 05 membros docentes titulares

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa único, a CCP tem a mesma composição da CPG do CENA, de acordo com

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída por 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes que sejam orientadores credenciados

Leia mais

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA será constituída pelo Coordenador do

Leia mais

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS /USP NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) constitui-se

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura

Leia mais

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia será constituída pelo Coordenador

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Por se tratar de Programa único, a CCP será a própria CPG. II- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do (Mestrado e Doutorado) 25 de maio de 2009 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP), DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS:

Leia mais

Nefrologia Normas Específicas

Nefrologia Normas Específicas Nefrologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em NEFROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação Universidade de São Paulo I. Composição da Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, suplente do coordenador, um docente credenciado no programa e respectivos suplentes,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - FFLCH I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - FFLCH I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - FFLCH I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social será composta de dez

Leia mais

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) I.1 Por se tratar de Programa único a Comissão Coordenadora do Programa é a própria CPG. II - CRITÉRIOS DE

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador do Programa, Suplente

Leia mais

PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS

PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por ser tratar de Programa único, a CCP do Programa

Leia mais

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas Fisiopatologia Experimental Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental será constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A CCP é composta da seguinte forma. Coordenador do programa. Suplente do coordenador do programa. Dois docentes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL EM CUIDADO E GESTÃO EM PESQUISA CLÍNICA EM ONCOLOGIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)...

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I - (CCP) COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Culturas e Identidades Brasileiras é a própria Comissão

Leia mais

Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Epidemiologia Experimental Aplicada

Leia mais

Normas Específicas do Programa de Oceanografia

Normas Específicas do Programa de Oceanografia Normas Específicas do Programa de Oceanografia I Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa Único, a CCP corresponde à CPG. II Critérios de Seleção: Os documentos necessários

Leia mais

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP 1 Normas do Programa de Economia da FEARP - USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão Coordenadora de Programa será composta da seguinte forma: Coordenador do Programa;

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

OFTALMOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OFTALMOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OFTALMOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em OFTALMOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES (CCP-ET)

I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES (CCP-ET) PROPOSTAS DE NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador, 1 docente credenciado no programa e seus

Leia mais

Normas do Programa Interunidades Nutrição Humana Aplicada PRONUT/USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Normas do Programa Interunidades Nutrição Humana Aplicada PRONUT/USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA Normas do Programa Interunidades Nutrição Humana Aplicada PRONUT/USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA Por se tratar de programa único, a Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do será

Leia mais

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP Universidade de São Paulo Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A

Leia mais

Oncologia Normas Específicas

Oncologia Normas Específicas Oncologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ONCOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente; mais 1

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE CIÊNCIA POLÍTICA DA FFLCH COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE CIÊNCIA POLÍTICA DA FFLCH COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE CIÊNCIA POLÍTICA DA FFLCH I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será composta por sete docentes (o coordenador, o suplente

Leia mais

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR será constituída pelo

Leia mais

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CARDIOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos é constituída

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química. Normas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Tecnologia em Química e Bioquímica

Universidade de São Paulo Instituto de Química. Normas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Tecnologia em Química e Bioquímica Universidade de São Paulo Instituto de Química Normas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Tecnologia em Química e Bioquímica 1 I Composição da Comissão Coordenadora do Programa 1. A Comissão

Leia mais

NORMA ESPECÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL, NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL DA FZEA/USP

NORMA ESPECÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL, NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL DA FZEA/USP NORMA ESPECÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL, NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL DA FZEA/USP I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) 1. A CCP

Leia mais

Pneumologia - Normas Específicas

Pneumologia - Normas Específicas Pneumologia - Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em Pneumologia será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

Leia mais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais Alergia e Imunopatologia Normas Especiais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) deverá ser composta por quatro membros

Leia mais

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR será constituída

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Alunos Matriculados até dezembro de 2013 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CLÍNICA MÉDICA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CLÍNICA MÉDICA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CLÍNICA MÉDICA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo Coordenador, o suplente do coordenador, 4 orientadores credenciados no programa e

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos

Leia mais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais Alergia e Imunopatologia Normas Especiais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa

Leia mais

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa

Leia mais

UROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

UROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS UROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em UROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu suplente, mais 1

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ODONTOLOGIA (MATERIAIS DENTÁRIOS) FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA ODONTOLOGIA (MATERIAIS DENTÁRIOS) FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA ODONTOLOGIA (MATERIAIS DENTÁRIOS) FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas)

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 6 (seis) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Normas do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída por 4 membros titulares

Leia mais

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do PPG em Recursos Florestais ESALQ-USP (aprovado CCP em 26.05.2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA DA FMRP-USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo

Leia mais

Ciências Médicas Normas Específicas

Ciências Médicas Normas Específicas Ciências Médicas Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas será constituída pelo Coordenador do Programa e seu

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia Civil é constituída por 8 (oito) membros docentes titulares

Leia mais

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe conta com uma Comissão

Leia mais

OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em OTORRINOLARINGOLOGIA será constituída por 3 membros vinculados ao Programa

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais