1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de"

Transcrição

1 1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de Processo Civil, não deve ser admitida a reavaliação quando: a) o exequente arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação; b) o executado arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação; c) se verificar, posteriormente à avaliação, que houve majoração ou diminuição no valor do bem; d) o juiz tiver fundada dúvida sobre o valor atribuído ao bem na primeira avaliação; e) houver alegação simples de qualquer das partes acerca de dolo do avaliador.

2 Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de Processo Civil, não deve ser admitida a reavaliação quando: a) o exequente arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação; b) o executado arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação; c) se verificar, posteriormente à avaliação, que houve majoração ou diminuição no valor do bem; d) o juiz tiver fundada dúvida sobre o valor atribuído ao bem na primeira avaliação; e) houver alegação simples de qualquer das partes acerca de dolo do avaliador.

3 GABARITO LETRA E a) INCORRETA Art É admitida nova avaliação quando: I - qualquer das partes arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação ou dolo do avaliador; b) INCORRETA Art É admitida nova avaliação quando:i - qualquer das partes arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação ou dolo do avaliador; c) INCORRETA Art É admitida nova avaliação quando: II - se verificar, posteriormente à avaliação, que houve majoração ou diminuição no valor do bem; d) INCORRETA Art É admitida nova avaliação quando: III - o juiz tiver fundada dúvida sobre o valor atribuído ao bem na primeira avaliação. Art O juiz determinará, de ofício ou a requerimento da parte, a realização de nova perícia quando a matéria não estiver suficientemente esclarecida. 1o A segunda perícia tem por objeto os mesmos fatos sobre os quais recaiu a primeira e destina-se a corrigir eventual omissão ou inexatidão dos resultados a que esta conduziu. 2o A segunda perícia rege-se pelas disposições estabelecidas para a primeira. 3o A segunda perícia não substitui a primeira, cabendo ao juiz apreciar o valor de uma e de outra. e) CORRETA Art É admitida nova avaliação quando: I - qualquer das partes arguir, fundamentadamente, a ocorrência de erro na avaliação ou dolo do avaliador;

4 2) Ano: 2017 Banca: FMP Concursos Órgão: PGE-AC Prova: Procurador do Estado Considere as seguintes afirmativas sobre o tema do processo de execução no âmbito do Código de Processo Civil. Assinale a alternativa INCORRETA. a) O exequente tem o direito de desistir de toda a execução, não podendo, porém, desistir de apenas alguma medida executiva. b) Pode promover a execução forçada o credor a quem a lei confere título executivo. c) O sub-rogado, nos casos de sub-rogação legal ou convencional, pode promover a execução forçada ou nela prosseguir, em sucessão ao exequente originário. d)o exequente pode cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, quando o executado for o mesmo e desde que para todas elas seja competente o mesmo juízo e idêntico o procedimento. e) O exequente ressarcirá ao executado os danos que este sofreu, quando a sentença, transitada em julgado, declarar inexistente, no todo ou em parte, a obrigação que ensejou a execução.

5 2) Ano: 2017 Banca: FMP Concursos Órgão: PGE-AC Prova: Procurador do Estado Considere as seguintes afirmativas sobre o tema do processo de execução no âmbito do Código de Processo Civil. Assinale a alternativa INCORRETA. a) O exequente tem o direito de desistir de toda a execução, não podendo, porém, desistir de apenas alguma medida executiva. b) Pode promover a execução forçada o credor a quem a lei confere título executivo. c) O sub-rogado, nos casos de sub-rogação legal ou convencional, pode promover a execução forçada ou nela prosseguir, em sucessão ao exequente originário. d)o exequente pode cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, quando o executado for o mesmo e desde que para todas elas seja competente o mesmo juízo e idêntico o procedimento. e) O exequente ressarcirá ao executado os danos que este sofreu, quando a sentença, transitada em julgado, declarar inexistente, no todo ou em parte, a obrigação que ensejou a execução.

6 a) O exequente tem o direito de desistir de toda a execução, não podendo, porém, desistir de apenas alguma medida executiva. FALSO Art O exequente tem o direito de desistir de toda a execução ou de apenas alguma medida executiva. b) Pode promover a execução forçada o credor a quem a lei confere título executivo. CERTO Art Pode promover a execução forçada o credor a quem a lei confere título executivo. c) O sub-rogado, nos casos de sub-rogação legal ou convencional, pode promover a execução forçada ou nela prosseguir, em sucessão ao exequente originário. CERTO Art o Podem promover a execução forçada ou nela prosseguir, em sucessão ao exequente originário: IV - o sub-rogado, nos casos de sub-rogação legal ou convencional. d) O exequente pode cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, quando o executado for o mesmo e desde que para todas elas seja competente o mesmo juízo e idêntico o procedimento. CERTO Art O exequente pode cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, quando o executado for o mesmo e desde que para todas elas seja competente o mesmo juízo e idêntico o procedimento. e) O exequente ressarcirá ao executado os danos que este sofreu, quando a sentença, transitada em julgado, declarar inexistente, no todo ou em parte, a obrigação que ensejou a execução. CERTO Art O exequente ressarcirá ao executado os danos que este sofreu, quando a sentença, transitada em julgado, declarar inexistente, no todo ou em parte, a obrigação que ensejou a execução.

7 3) Ano: 2017 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: CRM MG Prova: Advogado São títulos executivos extrajudiciais, EXCETO: a) Crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio. b) Documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas. c) Instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela Advocacia Pública, pelos advogados dos transatores ou por conciliador ou mediador credenciado pelo tribunal. d) Decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza.

8 Ano: 2017 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: CRM MG Prova: Advogado São títulos executivos extrajudiciais, EXCETO: a) Crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio. b) Documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas. c) Instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela Advocacia Pública, pelos advogados dos transatores ou por conciliador ou mediador credenciado pelo tribunal. d) Decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza.

9 a) Crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio. CPC, Art São títulos executivos extrajudiciais: - VIII - o crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio; b) Documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas. CPC, Art São títulos executivos extrajudiciais: - III - o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas; c) Instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela Advocacia Pública, pelos advogados dos transatores ou por conciliador ou mediador credenciado pelo tribunal. CPC, Art São títulos executivos extrajudiciais: - IV - o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela Advocacia Pública, pelos advogados dos transatores ou por conciliador ou mediador credenciado por tribunal; d) Decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza. CPC, Art São títulos executivos judiciais, cujo cumprimento dar-se-á de acordo com os artigos previstos neste Título: - III - a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza;

10 4) Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Órgão: TJ-MG Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção Com relação à alienação em leilão judicial, assinale a única afirmativa correta: a) A alienação será realizada através de leilão judicial, ainda que o exequente requeira a adjudicação do bem penhorado. b) Havendo necessidade de leilão presencial, o local será indicado pelo exequente. c) Há preferência pela alienação por meio eletrônico. d) Caberá ao juiz a designação do leiloeiro público, que não poderá ser indicado pelo exequente.

11 Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Órgão: TJ-MG Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção Com relação à alienação em leilão judicial, assinale a única afirmativa correta: a) A alienação será realizada através de leilão judicial, ainda que o exequente requeira a adjudicação do bem penhorado. b) Havendo necessidade de leilão presencial, o local será indicado pelo exequente. c) Há preferência pela alienação por meio eletrônico. d) Caberá ao juiz a designação do leiloeiro público, que não poderá ser indicado pelo exequente.

12 a) ERRADO: Art A alienação far-se-á: I - por iniciativa particular; II - em leilão judicial eletrônico ou presencial. Art Não efetivada a adjudicação, o exequente poderá requerer a alienação por sua própria iniciativa ou por intermédio de corretor ou leiloeiro público credenciado perante o órgão judiciário. b) ERRADO: Art o O leilão presencial será realizado no local designado pelo juiz. c) CORRETO: Art Não sendo possível a sua realização por meio eletrônico, o leilão será presencial. d) ERRADO: Art Caberá ao juiz a designação do leiloeiro público, que poderá ser indicado pelo exequente.

13 5) Ano: 2017 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: Promotor de Justiça - Reaplicação Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema da execução, segundo disposto no Código de Processo Civil. a) Considera-se atentatória à dignidade da justiça a conduta comissiva ou omissiva do executado que, intimado, não indica ao juiz quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e os respectivos valores, nem exibe prova de sua propriedade e, se for o caso, certidão negativa de ônus. b) A execução pode ser promovida contra o responsável titular do bem vinculado por garantia real ao pagamento do débito. c) Se a execução tiver por objeto obrigação de que seja sujeito passivo o proprietário de terreno submetido ao regime do direito de superfície, ou o superficiário, responderá pela dívida, exclusivamente, o direito real do qual é titular o executado, recaindo a penhora ou outros atos de constrição exclusivamente sobre o terreno, no primeiro caso, ou sobre a construção ou a plantação, no segundo caso. d) Na execução de obrigação de fazer ou de não fazer fundada em título extrajudicial, ao despachar a inicial, o juiz fixará multa por período de atraso no cumprimento da obrigação e a data a partir da qual será devida. e) A cobrança de multas ou de indenizações decorrentes de litigância de má-fé ou de prática de ato atentatório à dignidade da justiça será promovida em autos apartados.

14 Ano: 2017 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: Promotor de Justiça - Reaplicação Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema da execução, segundo disposto no Código de Processo Civil. a) Considera-se atentatória à dignidade da justiça a conduta comissiva ou omissiva do executado que, intimado, não indica ao juiz quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e os respectivos valores, nem exibe prova de sua propriedade e, se for o caso, certidão negativa de ônus. b) A execução pode ser promovida contra o responsável titular do bem vinculado por garantia real ao pagamento do débito. c) Se a execução tiver por objeto obrigação de que seja sujeito passivo o proprietário de terreno submetido ao regime do direito de superfície, ou o superficiário, responderá pela dívida, exclusivamente, o direito real do qual é titular o executado, recaindo a penhora ou outros atos de constrição exclusivamente sobre o terreno, no primeiro caso, ou sobre a construção ou a plantação, no segundo caso. d) Na execução de obrigação de fazer ou de não fazer fundada em título extrajudicial, ao despachar a inicial, o juiz fixará multa por período de atraso no cumprimento da obrigação e a data a partir da qual será devida. e) A cobrança de multas ou de indenizações decorrentes de litigância de má-fé ou de prática de ato atentatório à dignidade da justiça será promovida em autos apartados.

15 De acordo com o CPC/2015: A) CORRETA. Art Considera-se atentatória à dignidade da justiça a conduta comissiva ou omissiva do executado que: I - frauda a execução; II - se opõe maliciosamente à execução, empregando ardis e meios artificiosos; III - dificulta ou embaraça a realização da penhora; IV - resiste injustificadamente às ordens judiciais; V - intimado, não indica ao juiz quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e os respectivos valores, nem exibe prova de sua propriedade e, se for o caso, certidão negativa de ônus. B) CORRETA. Art A execução pode ser promovida contra: I - o devedor, reconhecido como tal no título executivo; II - o espólio, os herdeiros ou os sucessores do devedor; III - o novo devedor que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigação resultante do título executivo; IV - o fiador do débito constante em título extrajudicial; V - o responsável titular do bem vinculado por garantia real ao pagamento do débito; VI - o responsável tributário, assim definido em lei. C) CORRETA. Art Se a execução tiver por objeto obrigação de que seja sujeito passivo o proprietário de terreno submetido ao regime do direito de superfície, ou o superficiário, responderá pela dívida, exclusivamente, o direito real do qual é titular o executado, recaindo a penhora ou outros atos de constrição exclusivamente sobre o terreno, no primeiro caso, ou sobre a construção ou a plantação, no segundo caso. D) CORRETA. Art Na execução de obrigação de fazer ou de não fazer fundada em título extrajudicial, ao despachar a inicial, o juiz fixará multa por período de atraso no cumprimento da obrigação e a data a partir da qual será devida. E) ERRADA. Art. 774, parágrafo único. Nos casos previstos neste artigo, o juiz fixará multa em montante não superior a vinte por cento do valor atualizado do débito em execução, a qual será revertida em proveito do exequente, exigível nos próprios autos do processo, sem prejuízo de outras sanções de natureza processual ou material.

16 6) Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal José é credor de Joaquim da quantia de R$ ,00 decorrente de contrato de empréstimo particular assinado pelas partes e por duas testemunhas. Vencido o prazo de um ano estabelecido para pagamento e inadimplida a obrigação José propõe ação de execução de quantia certa contra Joaquim com o escopo de receber o seu crédito, com juros e correção monetária. Ao despachar a inicial o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de a) 10%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento da dívida no prazo de 5 dias. b) 10% a 20%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento da dívida no prazo de 5 dias. c) 20%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento no prazo de 5 dias. d) 20%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento no prazo de 3 dias. e) 10%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento da dívida no prazo de 3 dias.

17 6) Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal José é credor de Joaquim da quantia de R$ ,00 decorrente de contrato de empréstimo particular assinado pelas partes e por duas testemunhas. Vencido o prazo de um ano estabelecido para pagamento e inadimplida a obrigação José propõe ação de execução de quantia certa contra Joaquim com o escopo de receber o seu crédito, com juros e correção monetária. Ao despachar a inicial o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de a) 10%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento da dívida no prazo de 5 dias. b) 10% a 20%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento da dívida no prazo de 5 dias. c) 20%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento no prazo de 5 dias. d) 20%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento no prazo de 3 dias. e) 10%, a serem pagos pelo executado, que serão reduzidos pela metade no caso de integral pagamento da dívida no prazo de 3 dias.

18 Gabarito Letra E Art São títulos executivos extrajudiciais:... III - o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas; CAPÍTULO IV DA EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA Art Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por cento, a serem pagos pelo executado. 1o No caso de integral pagamento no prazo de 3 (três) dias, o valor dos honorários advocatícios será reduzido pela metade

19 7) Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE) Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal Na execução por quantia certa, a) a expropriação consistirá em adjudicação e alienação, bem como apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens. b) antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode remir a execução, pagando ou consignando a importância histórica da dívida, sem acréscimo de juros ou honorários advocatícios. c) o executado será citado para pagar a dívida no prazo de quinze dias, contado da citação ou da juntada do último mandado aos autos, em caso de mais de um executado, sob pena de multa de 10% sobre o valor da execução. d) ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, independentemente da oposição de embargos, honorários advocatícios de vinte por cento sobre o valor da causa, a serem pagos pelo executado, os quais são reduzidos à metade em caso de pagamento espontâneo da dívida. e) se o oficial não encontrar o executado, arrestar-lhe-á tantos bens quantos bastem para garantir a execução, os quais serão convertidos em penhora, dispensando-se a citação do devedor.

20 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE) Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal Na execução por quantia certa, a) a expropriação consistirá em adjudicação e alienação, bem como apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens. b) antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode remir a execução, pagando ou consignando a importância histórica da dívida, sem acréscimo de juros ou honorários advocatícios. c) o executado será citado para pagar a dívida no prazo de quinze dias, contado da citação ou da juntada do último mandado aos autos, em caso de mais de um executado, sob pena de multa de 10% sobre o valor da execução. d) ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, independentemente da oposição de embargos, honorários advocatícios de vinte por cento sobre o valor da causa, a serem pagos pelo executado, os quais são reduzidos à metade em caso de pagamento espontâneo da dívida. e) se o oficial não encontrar o executado, arrestar-lhe-á tantos bens quantos bastem para garantir a execução, os quais serão convertidos em penhora, dispensando-se a citação do devedor.

21 a) CORRETA - art. 825 CPC --> a expropriação consistirá em adjudicação e alienação, bem como apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens. b) ERRADA - art. 826 CPC --> antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode remir a execução, pagando ou consignando a importância histórica da dívida, sem acréscimo de juros ou honorários advocatícios (COM O ACRÉSCIMO). c) ERRADA - art. 829 CPC --> o executado será citado para pagar a dívida no prazo de quinze dias, contado da citação ou da juntada do último mandado aos autos, em caso de mais de um executado, sob pena de multa de 10% sobre o valor da execução (3 DIAS) d) ERRADA - art. 827 CPC --> ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, independentemente da oposição de embargos, honorários advocatícios de vinte por cento sobre o valor da causa, a serem pagos pelo executado, os quais são reduzidos à metade em caso de pagamento espontâneo da dívida. (10%) e) ERRADA - art. 830 CPC --> se o oficial não encontrar o executado, arrestar-lhe-á tantos bens quantos bastem para garantir a execução, os quais serão convertidos em penhora, dispensando-se a citação do devedor.

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral Direito Processual Civil Processo de Execução: Da Execução em Geral Da Tutela Executiva Distinção entre processo de execução e cumprimento de sentença: o legislador do CPC/15 procurou ser sistemático e

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO O fundamento legal, está disposto no artigo 889 da CLT, o qual dispõe: Artigo 889 da CLT. Aos trâmites e incidentes

Leia mais

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa Direito Processual Civil Da Execução por Quantia Certa Da Execução Por Quantia Certa A citação do devedor: Art. 827: Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

à Prova de Direito Processual Civil AJAJ e AJOAF FCC provas em 3/12/2016 --- Segue, abaixo, comentário das questões de Direito Processual Civil aplicadas no concurso de Analista Judiciário, áreas judiciária

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos de acordo com o novo CPC

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos de acordo com o novo CPC Ações judiciais na locação de imóveis urbanos de acordo com o novo CPC Alessandro Schirrmeister Segalla Denis Donoso Aleksander Mendes Zakimi Pedro Luiz Nigro Kurbhi 14-17 de Setembro de 2015 @kurbhi kurbhi.blogspot.com

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Módulo 26 EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Na execução por quantia certa contra devedor, o executado quer receber determinado valor.

Leia mais

Direito Processual Civil PROCESSO DE EXECUÇÃO

Direito Processual Civil PROCESSO DE EXECUÇÃO Direito Processual Civil PROCESSO DE EXECUÇÃO Prof. Giuliano Tamagno Titulo judicial Tutela executiva Busca satisfação do direito Competência Titulo extrajudicial Ação executiva Princípios Patrimonialidade

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Ação Civil Pública: Gerações de Direitos: com o indivíduo. 1º geração: São direitos considerados inatos,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/12/2018) Processo de execução extrajudicial. No código de processo civil de 1973, em seu artigo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 15 Prof(a). Bethania Senra Inclusão dos honorários advocatícios no ressarcimento de perdas e danos: CC, art. 389. Não cumprida a obrigação,

Leia mais

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Homero Batista Mateus da Silva, Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado 10 volumes Ed. Revista dos Tribunais Protesto extrajudicial Art. 517.

Leia mais

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Direito Processual do Trabalho Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Os embargos são obstáculos que o devedor procura antepor à execução proposta pelo credor. Art. 884: Garantida a execução ou penhorados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título judicial: a) Obrigação de fazer e não fazer: Decisão transitada em julgada.

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 06/09/2018 Número: 0800980-80.2017.8.15.0241 Classe: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Órgão julgador: 1ª Vara Mista

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. ATENÇÃO: Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC: Art. 784. São títulos executivos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Princípios Prof ª. Eliane Conde Princípios da Execução Trabalhista Princípio da igualdade de tratamento das partes Será assegurada a igualdade entre

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Das Diversas Espécies de Execução Disposições Gerais Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO DISPOSIÇÕES

Leia mais

CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL

CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL RONALDO VASCONCELOS Advogado em São Paulo; Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela USP; Professor Doutor em Direito Processual Civil e Comercial da

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Processos judiciais tributários A Fazenda poderá promover ação judicial em face do contribuinte devedor por meio das médias: Execução fiscal. Ação cautelar fiscal.

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho FRANCISCO FERREIRA JORGE NETO Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Mestre pela PUC/SP; Professor na Escola Paulista de Direito

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães.

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães. Da Execução Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães heitor@heitormirandaguimaraes.com.br Twitter: @advheitor A) OBJETO DA EXECUÇÃO: A) OBJETO DA EXECUÇÃO: Objetiva a expropriação de

Leia mais

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE CORUMBÁ ALAMEDA JOAQUIM ALCIDES PEREIRA, N. 16 CEP. 79.303-060 FONE: (0**67) 3231-3977 - E-MAIL: corumba@trt24.jus.br

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

Novo CPC Processo Civil IV Questões

Novo CPC Processo Civil IV Questões Novo CPC Processo Civil IV Questões Novo CPC Processo Civil IV Questões Banco de Questões com as Respostas Fontes: Universidade Estácio de Sá e AjudaJuridica.com Questão 1: Em ação civil pública, promovida

Leia mais

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação.

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art. 475 - Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. Prazo sentença ou acórdão. DA MULTA: - Multa pecuniária - 10% (dez por

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Execução Trabalhista: aula 1. Professora: Maria Inês Gerardo Site:

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Execução Trabalhista: aula 1. Professora: Maria Inês Gerardo Site: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista: aula 1 Professora: Maria Inês Gerardo Site: Facebook: Maria Inês Gerardo MARIA INÊS GERARDO Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas. Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br

Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas. Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br Das Despesas Ônus do pagamento Salvo a justiça gratuita é dever das partes antecipar o pagamento, até

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 14 Professor : Mauro Lopes Monitor : Virgilio Frederich Aula 14 PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL 1. Petição

Leia mais

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal Enunciado nº 1 A presunção de liquidez e certeza conferida à certidão de dívida ativa pelo art. 3º da LEF e pelo art. 204, caput, do CTN ilide a aplicação

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_0003368-16.2015.5.10.0801 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd 0003368-16.2015.5.10.0801 PARA

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

EXTREMA EDITAL DE LEILÃO COMARCA DE EXTREMA-EDITAL DE LEILÃO JUSTIÇA GRATUITA. PROCESSO Nº 0251 12 3565-3. O DR. RICARDO ALVES CAVALCANTE, JUIZ DE DIREITO EM SUBSTITUIÇÃO DA COMARCA DE EXTREMA, MINAS GERAIS,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 da Obrigação de r Título Extrajudicial Procedimento 1 opõe Suspensão da execução

Leia mais

PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Capítulo 1 Tutela executiva e processo do trabalho... 21 1.1. A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista... 21 1.2. Fixação do marco

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PAGAR EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA - Execução por título judicial

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV Prof ª. Eliane Conde A Fazenda Pública, nos termos do artigo 910 do CPC, estará dispensada de garantir

Leia mais

Sumário SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

Sumário SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA... 17 PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA CAPÍTULO 1 TUTELA EXECUTIVA E PROCESSO DO TRABALHO... 21 1.1 A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista... 21

Leia mais

EDITAL Nº EDITAL DE LEILÃO

EDITAL Nº EDITAL DE LEILÃO Disponibilizado no D.E.: 22/09/2017 Avenida Pedro Basso, 920 - Bairro: Alto São Francisco - CEP: 85863756 - Fone: (45)3576-1162 - www.jfpr.jus.br - Email: prfoz01@jfpr.jus.br EXECUÇÃO FISCAL Nº 5010738-94.2016.4.04.7002/PR

Leia mais

1ª VARA DO TRABALHO DE NITERÓI/RJ

1ª VARA DO TRABALHO DE NITERÓI/RJ 1ª VARA DO TRABALHO DE NITERÓI/RJ A Dra. Najla Rodrigues Abbude, MM. Juíza do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Niterói/RJ, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

1 of 5 2/23/2018, 1:02 PM

1 of 5 2/23/2018, 1:02 PM 1 of 5 2/23/2018, 1:02 PM 2 of 5 2/23/2018, 1:02 PM EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO 3 of 5 2/23/2018, 1:02 PM Processo: 0000191-58.2017.5.14.0091 Exequente: EDUARDO DA SILVA CARVALHO Executado(a):

Leia mais

DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Sentença autossuficiente Declaratória obtenção de uma certeza Constitutiva alterar situação pré existente - divórcio Sentença não autossuficientes

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.382/2006 A REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A NOVA EXECUÇÃO DE TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS Ary Jorge Almeida Soares Advogado Após

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

Resolução de Questões TJ-SC Parte - III

Resolução de Questões TJ-SC Parte - III Direito Processual Civil Resolução de Questões TJ-SC Parte - III 21) Em sede de ação indenizatória movida em face do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito de suas fases de saneamento e de instrução, é correto

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 2. ESPÉCIES DE MEIOS EXECUTIVOS 2.1. QUANDO

Leia mais

NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA... 17 PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Capítulo 1 Tutela executiva e processo do trabalho... 21 1.1. A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Processo de Execução Aula 34 Prof. Marcelo Barbi Concurso de Preferências entre os quirografários Art. 908. Havendo pluralidade de credores ou exequentes, o dinheiro lhes será

Leia mais

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO.

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO. ESPÉCIES DE EXECUÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROCESSO DE EXECUÇÃO...5 Conceito... 5 Espécies de execução... 5 Procedimentos executivos...7 Execução de título extrajudicial...7 Cumprimento de sentença...

Leia mais

Enunciados FONEF I AO IV

Enunciados FONEF I AO IV Enunciados FONEF I AO IV ENUNCIADO Nº 1 A presunção de liquidez e certeza conferida à certidão de dívida ativa pelo art. 3º da LEF e pelo art. 204, caput, do CTN ilide a aplicação do art. 373, 1º, do novo

Leia mais

29ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO REGIONAL DE BANGU DA COMARCA DA CAPITAL/RJ

29ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO REGIONAL DE BANGU DA COMARCA DA CAPITAL/RJ 29ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO REGIONAL DE BANGU DA COMARCA DA CAPITAL/RJ O Drª. Daniela Reetz de Paiva, MM. Juíza de Direito da 29ª Juizado Especial Cível do Foro Regional de Bangu da Comarca da Capital/RJ,

Leia mais

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO LEILÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL DE MINEIROS/GO ESCRIVANIA DE FAMÍLIA, SUCESSÕES E 3º CÍVEL 1º LEILÃO: 29/06/18 (SEXTA-FEIRA), A PARTIR DAS 09:00 HORAS COM ENCERRAMENTO ÀS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Aula 27 Prof. Marcelo Barbi II - quando tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do art. 828; CUIDADO: registro de protesto contra

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal Prof. Gabriel Quintanilha Trata-se de ação ajuizada pelo Fisco com a finalidade de cobrar o crédito tributário e não tributário, devidamente constituído e inscrito em

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO 1ª VARA DO TRABALHO DE TRÊS LAGOAS AV. CLODOALDO GARCIA, N 350 CEP. 7

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO 1ª VARA DO TRABALHO DE TRÊS LAGOAS AV. CLODOALDO GARCIA, N 350 CEP. 7 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO 1ª VARA DO TRABALHO DE TRÊS LAGOAS AV. CLODOALDO GARCIA, N 350 CEP. 79630-000 FONE: (0**67) 2105-9604 - E-MAIL: tres_lagoas_vt1@trt24.jus.br

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 9112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais PRINCÍPIO DA INÉRCIA LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 914. O executado, independentemente de penhora,

Leia mais

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 736. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006). Parágrafo único.

Leia mais

TJRJ Oficial de Justiça

TJRJ Oficial de Justiça TJRJ Oficial de Justiça - Dicas para a prova discursiva Professora Claudete Pessôa TEMA: CAUTELAS FUNCIONAIS NO DESEMPENHO DO CARGO DE OFICIAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO CGJ Nº 22, de 13/03/2009 Identificado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE SANTA CATARINA VARA DA F. PÚB E. FISC. A. DO TRAB. E REG. PÚBLICA

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE SANTA CATARINA VARA DA F. PÚB E. FISC. A. DO TRAB. E REG. PÚBLICA PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE SANTA CATARINA VARA DA F. PÚB E. FISC. A. DO TRAB. E REG. PÚBLICA EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO LEILÃO PRESENCIAL E ONLINE 2017/001 SONIA MARIA MAZZETTO MOROSO TERRES, JUÍZA DE

Leia mais

Tributário Março de 2018

Tributário Março de 2018 Tributário Março de 2018 CIRCULAR PUBLICADO DECRETO QUE CRIA O PROGRAMA COMPENSA RS Foi publicado, em 22 de março de 2018, o Decreto n 53.974/2018, que regulamenta a compensação de débitos de natureza

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE SOROCABA SP

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE SOROCABA SP fls. 1 0 2 3 7 0 0 0 3 - G o l d M e d i c a l x S a n t a C a s a d e S o r o c a b a - i n i c i a l e x e c u ç ã o EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE SOROCABA SP GOLD

Leia mais

MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS. Ministrante:Luciane Lopes Silveira

MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS. Ministrante:Luciane Lopes Silveira MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS Ministrante:Luciane Lopes Silveira Agilidade no cadastramento para assessoria jurídica intervir na cobrança Bom senso na autorização para acordos

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 CONSULPLAN - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre os Juizados Especiais Cíveis, instituídos pela Lei nº 9.099/95: As pessoas jurídicas

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES. INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE

CADERNO DE QUESTÕES. INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE DIREITO 8º PERÍODO NÚCLEO 1 CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale

Leia mais

1ª VARA DO TRABALHO DE MAGÉ/RJ

1ª VARA DO TRABALHO DE MAGÉ/RJ 1ª VARA DO TRABALHO DE MAGÉ/RJ A DRA. VALERIA COURIEL GOMES VALLADARES, MM. Juíza do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Magé/RJ, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE TIMON-MA JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DE TIMON-MA Dia às 11h:00min.

LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE TIMON-MA JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DE TIMON-MA Dia às 11h:00min. EDT-JECECT - 42018 Código de validação: E52F4D69E8 ESTADO DO MARANHÃO LEILÃO JUDICIAL - COMARCA DE TIMON-MA JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DE TIMON-MA Dia 13.08.2018 às 11h:00min. O Dr. ROGERIO MONTELES

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Penhora. Expropriação e suas Modalidades. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Penhora. Expropriação e suas Modalidades. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Penhora. Expropriação e suas Modalidades Prof ª. Eliane Conde Penhora Ato de apreensão e depósito de bens para satisfação do crédito do executado Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

1ª VARA DO TRABALHO DE NILÓPOLIS/RJ

1ª VARA DO TRABALHO DE NILÓPOLIS/RJ 1ª VARA DO TRABALHO DE NILÓPOLIS/RJ O Dr. Fernando Reis de Abreu, MM. Juiz do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Nilópolis/RJ, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil Analista Judiciário TRE 1) FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRE AP (2015) Considere a seguinte situação hipotética: Marcos, advogado recém

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente 1 de 5 27/09/2017 07:47 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente Processo: 0010140-75.2015.5.15.0115 AUTOR: AURO PINHEIRO

Leia mais

DECISÃO. Fábio Hibrahin Brandão e outro

DECISÃO. Fábio Hibrahin Brandão e outro fls. 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO PAULO FORO REGIONAL II - SANTO AMARO 4ª VARA CÍVEL Avenida das Nações Unidas, 22939, Torre Brigadeiro, 11º andar, sala 17 - Vila Almeida

Leia mais