Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho"

Transcrição

1 Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho FRANCISCO FERREIRA JORGE NETO Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Mestre pela PUC/SP; Professor na Escola Paulista de Direito EPD; Autor de livros na área trabalhista. Impugnação à expropriação pelo novo CPC e o processo do trabalho.

2 CURSO DE FÉRIAS: ATUALIDADES EM PROCESSO DO TRABALHO TEMA DA AULA: IMPUGNAÇÃO À EXPROPRIAÇÃO PELO NOVO CPC E O PROCESSO DO TRABALHO PALESTRANTE FRANCISCO FERREIRA JORGE NETO

3 EMBARGOS À ARREMATAÇÃO E À ADJUDICAÇÃO OS EMBARGOS À ARREMATAÇÃO E À ADJUDICAÇÃO (TAMBÉM DENOMINADOS DE EMBARGOS À EXPROPRIAÇÃO) ENCONTRAVAM PREVISÃO NO ART. 746 DO CPC/73.

4 EMBARGOS À ARREMATAÇÃO E À ADJUDICAÇÃO MANOEL ANTONIO TEIXEIRA FILHO INDICAVA QUE OS EMBARGOS À EXPROPRIAÇÃO, COMO OCORRE COM OS EMBARGOS À EXECUÇÃO, SÃO UMA AÇÃO DE NATUREZA CONSTITUTIVA, VISTO QUE OBJETIVAM À OBTENÇÃO DE UMA SENTENÇA QUE, DESFAZENDO A EFICÁCIA DO ATO EXPROPRIATÓRIO, CONSTITUA AO DEVEDOR EM SENTIDO AMPLO O DIREITO DE NÃO MAIS SE VER COMPELIDO A PAGAR A QUANTIA ESPELHADA NO TÍTULO EXECUTIVO.

5 SISTEMÁTICA DO CPC/2015 E A IMPUGNAÇÃO A ARREMATAÇÃO PELA SISTEMÁTICA DO CPC/2015, O JUIZ DECIDIRÁ A RESPEITO DAS HIPÓTESES DO ART. 903, 1º, CPC (DESCONSTITUIÇÃO DA ARREMATAÇÃO), SE FOR PROVOCADO EM ATÉ DEZ DIAS APÓS O APERFEIÇOAMENTO DA ARREMATAÇÃO (ART. 903, 2º).

6 SISTEMÁTICA DO CPC/2015 E A IMPUGNAÇÃO A ARREMATAÇÃO DECORRIDO O PRAZO, SEM QUE TENHA OCORRIDO A PROVOCAÇÃO JUDICIAL, HAVERÁ A EXPEDIÇÃO DE CARTA ARREMATAÇÃO (BEM IMÓVEL) E, CONFORME O CASO, A ORDEM DE ENTREGA (BEM MÓVEL) OU MANDADO DE IMISSÃO NA POSSE (ART. 903, 3º).

7 SISTEMÁTICA DO CPC/2015 E A IMPUGNAÇÃO A ARREMATAÇÃO SE A PARTE NÃO IMPUGNAR NO PRAZO DE DEZ DIAS, PODERÁ INVALIDAR A ARREMATAÇÃO POR MEIO DE AÇÃO AUTÔNOMA, EM CUJO PROCESSO O ARREMATANTE SERÁ LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO (ART. 903, 4º, CPC; ART. 966, 4º, CPC).

8 AÇÃO ANULATÓRIA ART. 966, 4º, CPC OS ATOS DE DISPOSIÇÃO DE DIREITOS, PRATICADOS PELAS PARTES OU POR OUTROS PARTICIPANTES DO PROCESSO E HOMOLOGADOS PELO JUÍZO, BEM COMO OS ATOS HOMOLOGATÓRIOS PRATICADOS NO CURSO DA EXECUÇÃO, ESTÃO SUJEITOS À ANULAÇÃO, NOS TERMOS DA LEI.

9 PRAZO PARA O AJUIZAMENTO DA AÇÃO ANULATÓRIA ART. 179, CC QUANDO A LEI DISPUSER QUE DETERMINADO ATO É ANULÁVEL, SEM ESTABELECER PRAZO PARA PLEITEAR-SE A ANULAÇÃO, SERÁ ESTE DE DOIS ANOS, A CONTAR DA DATA DA CONCLUSÃO DO ATO.

10 PRAZO PARA O AJUIZAMENTO DA AÇÃO ANULATÓRIA ART. 975, CAPUT, CPC O PRAZO É DE DOIS ANOS.

11 COMPETÊNCIA PARA AÇÃO ANULATÓRIA OJ 129, SDI-II, TST EM SE TRATANDO DE AÇÃO ANULATÓRIA, A COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA SE DÁ NO MESMO JUÍZO EM QUE PRATICADO O ATO SUPOSTAMENTE EIVADO DE VÍCIO.

12 PREJUÍZOS PARA A ARREMATAÇÃO A ARREMATAÇÃO PODERÁ SER (ART. 903, 1º, CPC): (A) INVALIDADA, QUANDO REALIZADA POR PREÇO VIL (ART. 885 E ART. 891, CPC) OU COM OUTRO VÍCIO (EXEMPLOS: IMPEDIMENTOS LEGAIS RELATIVOS AO ARREMATANTE ART. 890, CPC; NÃO INTIMAÇÃO DO EXECUTADO ART. 889, I, CPC).

13 PREJUÍZOS PARA A ARREMATAÇÃO (B) CONSIDERADA INEFICAZ, SE NÃO OBSERVADO O DISPOSTO NO ART. 804, CPC (NÃO HOUVER A CIÊNCIA DA ALIENAÇÃO PARA O CREDOR PIGNORATÍCIO, HIPOTECÁRIO OU ANTICRÉTICO);

14 PREJUÍZOS PARA A ARREMATAÇÃO (C) RESOLVIDA, SE NÃO FOR PAGO O PREÇO OU SE NÃO FOR PRESTADA A CAUÇÃO. PELO NÃO PAGAMENTO DO PREÇO OU SE NÃO FOR PRESTADA A CAUÇÃO: SE O ARREMATANTE OU SEU FIADOR NÃO PAGAR DENTRO DE 24 HORAS O PREÇO DA ARREMATAÇÃO, PERDERÁ, EM BENEFÍCIO DA EXECUÇÃO, O SINAL DE 20%, VOLTANDO À PRAÇA OS BENS EXECUTADOS (ART. 888, 4º, CLT). NÃO SERÃO ADMITIDOS A LANÇAR EM NOVA PRAÇA OU LEILÃO O ARREMATANTE E O FIADOR (ART. 897, CPC).

15 PREJUÍZOS PARA A ARREMATAÇÃO TRATA-SE DE UMA SANÇÃO MORAL. O FIADOR DO ARREMATANTE QUE PAGAR O PREÇO DO LANÇO E A MULTA PODERÁ REQUERER QUE A ARREMATAÇÃO LHE SEJA TRANSFERIDA (ART. 898, CPC).

16 PREJUÍZOS PARA A ARREMATAÇÃO (D) PELA DESISTÊNCIA DO ARREMATANTE EM CASO DE IMPUGNAÇÃO À ARREMATAÇÃO (ART. 903, 2º E 3º, CPC). É DISCUTÍVEL A APLICAÇÃO DESSE ARTIGO AO PROCESSO TRABALHISTA DIANTE DA LITERALIDADE DO ART. 888, 4º DA CLT, QUE INDICA A PERDA DO VALOR DE 20% EM BENEFÍCIO DA EXECUÇÃO QUANDO O ARREMATANTE NÃO COMPLEMENTA O VALOR TOTAL DO LANCE. A NOSSO VER, O DISPOSITIVO APLICA- SE AO PROCESSO LABORAL, VISTO QUE A CLT É OMISSA NESSE ASPECTO.

17 ADJUDICAÇÃO. IMPUGNAÇÃO DE QUESTÕES COM O TRANSCURSO DE CINCO DIAS, A CONTAR DA ÚLTIMA INTIMAÇÃO, COM A DECISÃO DE EVENTUAIS NULIDADES QUANTO A ADJUDICAÇÃO, O MAGISTRADO DETERMINARÁ A LAVRATURA DO AUTO DE ADJUDICAÇÃO (ART. 877, CAPUT, CPC). A IMPUGNAÇÃO A QUALQUER INCIDENTE DA ADJUDICAÇÃO DEVE OCORRER NO CURSO DA PRÓPRIA ADJUDICAÇÃO.

18 ADJUDICAÇÃO A ADJUDICAÇÃO CONSIDERA-SE PERFEITA E ACABADA COM A LAVRATURA E ASSINATURA DO AUTO PELO JUIZ, PELO ADJUDICANTE, PELO ESCRIVÃO OU CHEFE DE SECRETARIA E, SE FOR PRESENTE, PELO EXECUTADO, EXPEDINDO-SE A RESPECTIVA CARTA (COM O MANDADO DE IMISSÃO NA POSSE), SE BEM IMÓVEL OU ORDEM DE ENTREGA AO ADJUDICANTE, SE BEM MÓVEL (ART. 877, 2º, CPC).

19 ADJUDICAÇÃO APÓS A ASSINATURA DO AUTO DE ADJUDICAÇÃO, O CREDOR NÃO PODERÁ DESISTIR DO PEDIDO (ART. 877, 1º, CPC). ESSE ATO SOMENTE PODERÁ SER DESFEITO POR INTERMÉDIO DE AÇÃO ANULATÓRIA (ART. 966, 4º, CPC).

20 ADJUDICAÇÃO PELA JURISPRUDÊNCIA DO TST, É INCABÍVEL AÇÃO RESCISÓRIA PARA IMPUGNAR DECISÃO HOMOLOGATÓRIA DE ADJUDICAÇÃO (SÚM. 399, I, TST).

21 ADJUDICAÇÃO É RAZOÁVEL O ENTENDIMENTO DE QUE DA CIÊNCIA DA ASSINATURA AUTO DE ADJUDICAÇÃO, COMO AS QUESTÕES ARGÜIDAS DA IMPUGNAÇÃO FORAM REJEITADAS, A PARTE TENHA O DIREITO DE INTERPOSIÇÃO QUANTO AO AGRAVO DE PETIÇÃO (ART. 897, A, CLT).

22 CABIMENTO DA IMPUGNAÇÃO A EXPROPRIAÇÃO NO PROCESSO DO TRABALHO OJ. 66, SDI-II, TST I SOB A ÉGIDE DO CPC DE 1973 É INCABÍVEL O MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA SENTENÇA HOMOLOGATÓRIA DE ADJUDICAÇÃO, UMA VEZ QUE EXISTE MEIO PRÓPRIO PARA IMPUGNAR O ATO JUDICIAL, CONSISTENTE NOS EMBARGOS À ADJUDICAÇÃO (CPC DE 1973, ART. 746).

23 CABIMENTO DA IMPUGNAÇÃO A EXPROPRIAÇÃO NO PROCESSO DO TRABALHO OJ. 66, SDI-II, TST II NA VIGÊNCIA DO CPC DE 2015 TAMBÉM NÃO CABE MANDADO DE SEGURANÇA, POIS O ATO JUDICIAL PODE SER IMPUGNADO POR SIMPLES PETIÇÃO, NA FORMA DO ARTIGO 877, CAPUT, DO CPC DE 2015.

24 CABIMENTO DA IMPUGNAÇÃO A EXPROPRIAÇÃO NO PROCESSO DO TRABALHO NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE AS IMPUGNAÇÕES QUANTO A ADJUDICAÇÃO E A ARREMATAÇÃO SÃO ADMISSÍVEIS NA EXECUÇÃO TRABALHISTA, CONTUDO, SÃO PROCESSADAS EM MOMENTOS DIFERENTES. NA ADJUDICAÇÃO, OCORRE ANTES DA ASSINATURA DO AUTO.

25 PRAZO PARA IMPUGNAÇÃO NA ARREMATAÇÃO NO PRAZO DE DEZ DIAS, CONTADOS DA ARREMATAÇÃO, O EXECUTADO PODE OFERECER A IMPUGNAÇÃO. O PRAZO CONTA- SE A PARTIR DO MOMENTO DA ASSINATURA DO AUTO DE ARREMATAÇÃO.

26 PRAZO PARA IMPUGNAÇÃO NA ADJUDICAÇÃO PARA A ADJUDICAÇÃO, A PARTIR DA ÚLTIMA INTIMAÇÃO NO PROCEDIMENTO, A PARTE TEM O PRAZO DE CINCO DIAS PARA ALEGAÇÃO DE EVENTUAIS QUESTÕES, PARA QUE, NA SEQUÊNCIA, SE TENHA A ASSINATURA DA ADJUDICAÇÃO.

27 ALIENAÇÃO POR INICIATIVA PARTICULAR ART. 880, CPC NÃO EFETIVADA A ADJUDICAÇÃO, O EXEQUENTE PODERÁ REQUERER A ALIENAÇÃO POR SUA PRÓPRIA INICIATIVA OU POR INTERMÉDIO DE CORRETOR OU LEILOEIRO PÚBLICO CREDENCIADO PERANTE O ÓRGÃO JUDICIÁRIO.

28 EFEITOS DA IMPUGNAÇÃO NA ARREMATAÇÃO COM A IMPUGNAÇÃO, TEM-SE A SUSPENSÃO QUANTO AOS EFEITOS DA ARREMATAÇÃO. SE A IMPUGNAÇÃO FOR PARCIAL, A EXECUÇÃO PROSSEGUIRÁ QUANTO À PARTE NÃO EMBARGADA.

29 EFEITOS DA IMPUGNAÇÃO NA ARREMATAÇÃO EM HAVENDO DIVERSOS DEVEDORES E APENAS UM DELES OFERECER A IMPUGNAÇÃO CUJA MATÉRIA DISSER RESPEITO APENAS AO IMPUGNANTE, HAVERÁ O PROSSEGUIMENTO DA EXECUÇÃO QUANTO AOS DEMAIS.

30 PROCEDIMENTO DA IMPUGNAÇÃO NA ARREMATAÇÃO OFERECIDA A IMPUGNAÇÃO, O ARREMATANTE PODERÁ DESISTIR DA AQUISIÇÃO (ART. 903, 2º, CPC). NESSE CASO, O JUIZ DEFERIRÁ DE PLANO O REQUERIMENTO, COM A IMEDIATA LIBERAÇÃO DO DEPÓSITO FEITO PELO ADQUIRENTE. A APLICAÇÃO LITERAL DA DESISTÊNCIA DA AQUISIÇÃO PELO ARREMATANTE, APÓS A IMPUGNAÇÃO PELO EXECUTADO, É DISCUTÍVEL NO PROCESSO TRABALHISTA, EM FACE DO CARÁTER SALARIAL DO CRÉDITO TRABALHISTA.

31 PROCEDIMENTO DA IMPUGNAÇÃO NA ARREMATAÇÃO DECORRIDO O PRAZO DE DEZ DIAS PARA MANIFESTAÇÃO DA PARTE CONTRÁRIA, A IMPUGNAÇÃO SERÁ JULGADA. CASO SEJA DECLARADA MANIFESTAMENTE PROTELATÓRIA, O JUIZ IMPORÁ MULTA AO IMPUGNANTE, NÃO SUPERIOR A 20% DO VALOR A EXECUÇÃO, EM FAVOR DE QUEM DESISTIU DA AQUISIÇÃO.

32 PROCEDIMENTO DA IMPUGNAÇÃO NA ARREMATAÇÃO DA DECISÃO DA IMPUGNAÇÃO À ARREMATAÇÃO, É CABÍVEL O AGRAVO DE PETIÇÃO (ART. 897, A DA CLT).

33 ALIENAÇÃO POR INICIATIVA PARTICULAR ART. 880, CPC O JUIZ FIXARÁ O PRAZO EM QUE A ALIENAÇÃO DEVE SER EFETIVADA, A FORMA DE PUBLICIDADE, O PREÇO MÍNIMO, AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, AS GARANTIAS E, SE FOR O CASO, A COMISSÃO DE CORRETAGEM.

34 ALIENAÇÃO POR INICIATIVA PARTICULAR ART. 880, CPC A ALIENAÇÃO SERÁ FORMALIZADA POR TERMO NOS AUTOS, COM A ASSINATURA DO JUIZ, DO EXEQUENTE, DO ADQUIRENTE E, SE ESTIVER PRESENTE, DO EXECUTADO, EXPEDINDO-SE: I - A CARTA DE ALIENAÇÃO E O MANDADO DE IMISSÃO NA POSSE, QUANDO SE TRATAR DE BEM IMÓVEL; II - A ORDEM DE ENTREGA AO ADQUIRENTE, QUANDO SE TRATAR DE BEM MÓVEL.

35 IMPUGNAÇÃO À ALIENAÇÃO POR INICIATIVA PARTICULAR - CABERÁ O PEDIDO DO SEU DESFAZIMENTO COM BASE NO ART. 903, 1º, CPC. DESTA DECISÃO É CABÍVEL O AGRAVO DE PETIÇÃO. - O AJUIZAMENTO DE AÇÃO ANULATÓRIA (ART. 966, 4º, CPC).

OPOSIÇÕES DO EXECUTADO. Murillo Sapia Gutier 1

OPOSIÇÕES DO EXECUTADO. Murillo Sapia Gutier 1 OPOSIÇÕES DO EXECUTADO Murillo Sapia Gutier 1 1. Considerações iniciais Como salientado em outras aulas, a Tutela jurisdicional executiva visa satisfazer obrigação inadimplida em que é fundada em título

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

Sumário SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

Sumário SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA... 17 PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA CAPÍTULO 1 TUTELA EXECUTIVA E PROCESSO DO TRABALHO... 21 1.1 A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista... 21

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

I iiim uni mil mil um um um um mi m

I iiim uni mil mil um um um um mi m PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A) SOB N I iiim uni mil mil um um um um mi m Vistos, relatados e discutidos

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 11 (07.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Execução e embargos fundados em título judicial Execução e embargos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

ACÓRDÃO AP Fl. 1. DESEMBARGADOR LUIZ ALBERTO DE VARGAS Órgão Julgador: 3ª Turma. 4ª Vara do Trabalho de Pelotas E M E N T A

ACÓRDÃO AP Fl. 1. DESEMBARGADOR LUIZ ALBERTO DE VARGAS Órgão Julgador: 3ª Turma. 4ª Vara do Trabalho de Pelotas E M E N T A 0000259-89.2010.5.04.0104 AP Fl. 1 DESEMBARGADOR LUIZ ALBERTO DE VARGAS Órgão Julgador: 3ª Turma Agravante: WILSON SANTANA ANDRADE (SUCESSÃO DE) - Adv. Ailson de Moraes Andrade Agravante: CRISTIANO WACHHOLZ

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA GABINETE DO DESEMBARGADOR JOÃO ALVES DA SILVA DECISÃO MONOCRÁTICA AGRAVO DE INSTRUMENTO NQ 001.2007.032862-8/001 RELATORA : Vanda Elizabeth Marinho juíza Convocada AGRAVANTE

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Ato TRT GP nº 120/2012 Seg, 04 de junho de :51 -

Ato TRT GP nº 120/2012 Seg, 04 de junho de :51 - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 13ª REGIÃO PARAÍBA DOC: ATO NUM: 120 ANO: 2012 DATA: 07-05-2012 DEJT DATA: 08-05-2012 ATO TRT GP Nº 120/2012 João Pessoa, 07 de maio de 2012 Modifica o Projeto Negócio Legal,

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho CARLA TERESA MARTINS ROMAR Advogada trabalhista; Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela

Leia mais

Alienação por iniciativa particular.

Alienação por iniciativa particular. Alienação por iniciativa particular. Leonel Falcão. 1 Introdução Disciplina o artigo 685-C do Código de Processo Civil Brasileiro: Art. 685-C. Não realizada a adjudicação dos bens penhorados, o exeqüente

Leia mais

Leilões judiciais de imóveis de acordo com o NCPC

Leilões judiciais de imóveis de acordo com o NCPC Leilões judiciais de imóveis de acordo com o NCPC AASP 17/05/2017 Fernando Sacco Neto fernando@vivaleiloes.com.br Expropriação de Bens (art. 647 CPC/73 art. 825 NCPC) Adjudicação (art. 685-A do CPC/73

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Nova execução de título extrajudicial: possibilidade de parcelamento da dívida e a extensão do benefício ao devedor de título judicial Sandra Aparecida Sá dos Santos NOVA EXECUÇÃO

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação.

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art. 475 - Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. Prazo sentença ou acórdão. DA MULTA: - Multa pecuniária - 10% (dez por

Leia mais

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil...

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... sumário Parte i execução Fiscal Art. 1 o... 3 1.1. Legitimidade Ativa... 3 1.2. Execução Fiscal contra a Fazenda Pública... 6 1.3. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... 7 Art. 2 o... 8 2.1.

Leia mais

Módulo Direito e Processo do Trabalho

Módulo Direito e Processo do Trabalho Material Teórico Carreiras Militares Módulo Direito e Processo do Trabalho Aula 5 Parte II A execução e a finalização do Processo do Trabalho Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod DPTrabCDSG1108_MilitarPII_a05

Leia mais

AÇÃO MONITORIA. Elan Marcos de Matos TEIXEIRA¹ Priscila Moreira MARCONDES² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO.

AÇÃO MONITORIA. Elan Marcos de Matos TEIXEIRA¹ Priscila Moreira MARCONDES² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. AÇÃO MONITORIA Elan Marcos de Matos TEIXEIRA¹ Priscila Moreira MARCONDES² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. O Presente artigo tem como finalidade discutir o processo monitório e seu respective

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita ao terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas: a) Espontânea: terceiro

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO 1. EXECUÇÃO FISCAL 1.1. Natureza jurídica da execução fiscal A fase judicial de cobrança do débito tributário começa quando da sua inscrição regular, tendo em vista que, a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC)

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC) Turma e Ano: Magistratura Estadual 2015/2016 Matéria / Aula: Processo Civil 03 Professor: Raphael Corrêa Monitor: Yasmin Aula 03 Execução Panorama Histórico da Execução A Execução teve relevantes mudanças

Leia mais

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães.

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães. Da Execução Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães heitor@heitormirandaguimaraes.com.br Twitter: @advheitor A) OBJETO DA EXECUÇÃO: A) OBJETO DA EXECUÇÃO: Objetiva a expropriação de

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento TEXTO LEGAL COMPARADO TÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS- CAPÍTULO I DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Art. 539 Nos casos previstos em lei, poderá o devedor

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

1 O que é leilão? 2 Como se fica sabendo sobre as datas e os locais dos leilões? 3 Quais são os tipos de leilão:

1 O que é leilão? 2 Como se fica sabendo sobre as datas e os locais dos leilões? 3 Quais são os tipos de leilão: 1 O que é leilão? Nada mais é do que uma maneira de se adquirir bens. A opção é diferente da compra e venda normal ou da que é praticada no mercado porque a aquisição por leilão não é feita entre as partes.

Leia mais

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : AULA 23 12.7) Competência

Leia mais

AUTOMÓVEIS A SEREM ALIENADOS. 3ª Vara Federal - João Pessoa-PB PROCESSO(S) EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL

AUTOMÓVEIS A SEREM ALIENADOS. 3ª Vara Federal - João Pessoa-PB PROCESSO(S) EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DA PARAÍBA 3ª Vara Rua João Teixeira de Carvalho, 480 Pedro Gondim João Pessoa-PB CEP: 58.031-220 Fone: 2108-4099 EDITAL DE VENDA EM LEILÃO

Leia mais

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL SUMÁRIO Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 15 Cabimento... 15 Espécies de ritos do processo do trabalho... 16 Rito sumário... 16 Rito sumaríssimo... 16

Leia mais

Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins INSTA: Professor Guilherme Martins

Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins INSTA: Professor Guilherme Martins Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins Periscope: @ProfGuilherm INSTA: Professor Guilherme Martins E-mail: g.martins.borges@hotmail.com Ação de Cobrança Ação de Obrigação de

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

Embargos de Declaração 1

Embargos de Declaração 1 Embargos de Declaração 1 1. Noções introdutórias Como expõe Leite (2014) a prestação jurisdicional deve ser completa e clara, nesse sentido repousa a existência dos embargos de declaração que tem como

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL...

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... SUMÁRIO 17 SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 27 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 27 2. Caráter social da execução fiscal. Princípios da igualdade e da livre concorrência...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O procedimento na execução por quantia certa por título extrajudicial contra devedor solvente Nazareno César Moreira Reis 1º Introdução A execução por quantia certa tem por objetivo

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS Processo nº 1003336-40.2015.8.26.0011 VIP GESTÃO E LOGÍSTICA LTDA., por sua advogada infraassinada, nos autos

Leia mais

Sumário. Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas Apresentação Parte I

Sumário. Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas Apresentação Parte I Sumário Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas... 15 Apresentação... 17 Parte I Questões preliminares Capítulo I Formação do título executivo... 21 Marilei Fortuna Godoi Introdução... 21 1. Aspectos

Leia mais

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE CORUMBÁ ALAMEDA JOAQUIM ALCIDES PEREIRA, N. 16 CEP. 79.303-060 FONE: (0**67) 3231-3977 - E-MAIL: corumba@trt24.jus.br

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Recursos em espécie Embargos de declaração Prof. Hermes Cramacon MAPA PROCESSUAL - FASE RECURSAL 2ª Instância TRT Relator Turma Acórdão E.D. A.I. Sentença R.O. C.R.R.O. 1ª

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO O fundamento legal, está disposto no artigo 889 da CLT, o qual dispõe: Artigo 889 da CLT. Aos trâmites e incidentes

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO. 1º PRAÇA/LEILÃO: DATA: Dia 13/11/2015, a partir das 13:00 horas, por preço igual ou superior ao valor da avaliação.

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO. 1º PRAÇA/LEILÃO: DATA: Dia 13/11/2015, a partir das 13:00 horas, por preço igual ou superior ao valor da avaliação. 3ª VARA FEDERAL Rua Coronel Gomes Machado, 73, 6º andar, Centro, Niterói/RJ - CEP: 24.020-067 - Telefone: (21) 3218-6033 e-mail: 03vf-ni@jfrj.jus.br EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO O Excelentíssimo Senhor

Leia mais

EXTREMA EDITAL DE LEILÃO COMARCA DE EXTREMA-EDITAL DE LEILÃO JUSTIÇA GRATUITA. PROCESSO Nº 0251 12 3565-3. O DR. RICARDO ALVES CAVALCANTE, JUIZ DE DIREITO EM SUBSTITUIÇÃO DA COMARCA DE EXTREMA, MINAS GERAIS,

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Programa Teoria geral da execução o Conceito, natureza e finalidade da

Leia mais

TERMO DE HABILITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO LEILÃO ELETRÔNICO

TERMO DE HABILITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO LEILÃO ELETRÔNICO TERMO DE HABILITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO LEILÃO ELETRÔNICO Prezado Arrematante, para participar do leilão eletrônico leia com atenção as informações abaixo: O sistema de compra através do leilão eletrônico

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.382/2006 A REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A NOVA EXECUÇÃO DE TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS Ary Jorge Almeida Soares Advogado Após

Leia mais

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC):

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC): - A petição inicial do processo de execução, além dos requisitos do art. 282, CPC, deve obedecer aos requisitos dos arts. 614 e 615, CPC: - I conter pedido expresso de citação do devedor; - II ser instruída

Leia mais

EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL

EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL PROCESSO: 0000601-70.2015.5.14.0032 Reclamante: MARIA LUCIA SANTOS DE SOUZA Reclamado: SASACE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS E TERMOPLÁSTICOS LTDA. E OUTROS

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL Pelo presente contrato de prestação de serviços de Leilão Online, que entre si fazem (dados do credor), neste ato representado por seu advogado (dados

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO x FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

PROCESSO DE EXECUÇÃO x FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA PROCESSO DE EXECUÇÃO x FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA A partir das reformas processuais implementadas pela Lei 11.232/2005 e Lei 11.382/2006, há que se distinguir os dois procedimentos existentes para

Leia mais

VII Congresso de Direito Tributário em Questão

VII Congresso de Direito Tributário em Questão VII Congresso de Direito Tributário em Questão As alterações do processo de civil e a execução fiscal PGFN, junho de 2008 Novo sistema da Lei 11.386, de 2006 Confere maior prerrogativa ao credor Favorece

Leia mais

RECLAMADA: INDUSTRIA E COMERCIO DE ARTEFATOS DE MADEIRA LTDA, PORT & MOVEIS ESQUADRIAS E MADEIRAS LTDA - ME

RECLAMADA: INDUSTRIA E COMERCIO DE ARTEFATOS DE MADEIRA LTDA, PORT & MOVEIS ESQUADRIAS E MADEIRAS LTDA - ME EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO BEM MÓVEL PROCESSO: 0000691-78.2015.5.14.0032 RECLAMANTE: ERINEU DE SOUZA RECLAMADA: INDUSTRIA E COMERCIO DE ARTEFATOS DE MADEIRA LTDA, PORT & MOVEIS ESQUADRIAS E MADEIRAS

Leia mais

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO 1) Após tramitar perante juízo criminal competente, Maria foi condenada pela prática de crime de dano. A sentença penal

Leia mais

CONDIÇÕES DE VENDA LUT 08ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONDIÇÕES DE VENDA LUT 08ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO DO ESTADO DE SÃO PAULO CONDIÇÕES DE VENDA LUT 08ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO DO ESTADO DE SÃO PAULO DAS REGRAS DA PRAÇA - As regras aqui dispostas pelo MM. Juiz de Direito Wilson Lima da Silva, da 08ª Vara Cível da Comarca

Leia mais

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas.

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Efetividade, Momento do Requerimento; Revogação e Modificação; Fungibilidade;

Leia mais

Processo do Trabalho. Professor Fagner Sandes. 1. Conforme regra contida na Consolidação das Leis do Trabalho, contam-se os prazos processuais com a

Processo do Trabalho. Professor Fagner Sandes. 1. Conforme regra contida na Consolidação das Leis do Trabalho, contam-se os prazos processuais com a Processo do Trabalho Professor Fagner Sandes 1. Conforme regra contida na Consolidação das Leis do Trabalho, contam-se os prazos processuais com a (A) inclusão do dia do vencimento e são contínuos. (B)

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE MONTE ALTO FORO MONTE ALTO 1ª VARA Praça da Bandeira, nº. 17, Monte Alto/SP CEP: 15.910-000 EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO O Excelentíssimo Sr. Dr. Juiz

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMA: 10DM

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF

EDITAL DE LEILÃO. Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF fls. 112 EDITAL DE LEILÃO Importante: Os horários previstos neste Edital tomam por base o horário oficial de Brasília/DF 2ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Dourados-MS. EDITAL de 1º e 2º LEILÃO

Leia mais

DA EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE EM FACE DA LEI Nº /06

DA EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE EM FACE DA LEI Nº /06 DA EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE EM FACE DA LEI Nº 11.382/06 A exceção de pré-executividade não é mais novidade no mundo jurídico do direito brasileiro, já tendo sua aplicabilidade sido exaustivamente tratada

Leia mais

1.1. Qual é a previsão legal, prazo e forma para apresentação da resposta do réu (defesa) no processo do trabalho?

1.1. Qual é a previsão legal, prazo e forma para apresentação da resposta do réu (defesa) no processo do trabalho? Complexo de Ensino Damásio de Jesus Profa. Ana Karina Bloch Buso VI Exame Unificado da OAB 2ª Fase Direito do Trabalho Perguntas da 1ª semana: 1. Contestação. 2. Embargos de Declaração. 3. Prescrição.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

Jaldemiro Rodrigues de Ataíde Jr. Doutorando pela PUC-SP e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pernambuco UNICAP

Jaldemiro Rodrigues de Ataíde Jr. Doutorando pela PUC-SP e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pernambuco UNICAP 1) A aplicabilidade subsidiária do CPC ao processo do trabalho requer a omissão da CLT + a compatibilidade entre os sistemas e também quanto ao princípio da proteção. Art. 769. Nos casos omissos, o direito

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Prof. Luis Fernando CPC, 475-L Art. 475-I. O cumprimento da sentença far-se-á conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigação por quantia

Leia mais

LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE TUNTUM-MA 1ª VARA DE TUNTUM-MA Dia às 10:00h

LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DE TUNTUM-MA 1ª VARA DE TUNTUM-MA Dia às 10:00h LEILÃO JUDICIAL PODER JUDICIÁRIO - -MA 1ª VARA DE TUNTUM-MA Dia 29.08.16 às 10:00h Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão CONDIÇÕES GERAIS DE ARREMATAÇÃO - LEILÃO VIP 290816J O Dr. EDMILSON DA COSTA

Leia mais

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido.

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. GARANTIAS JUDICIAIS 1 OBJETIVO DA GARANTIA JUDICIAL Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. 2 Código de Processo

Leia mais

1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BOITUVA SP EDITAL DA PRAÇA

1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BOITUVA SP EDITAL DA PRAÇA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BOITUVA SP EDITAL DA PRAÇA O MM. Juíz de Direito da 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BOITUVA SP, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital vir ou dele conhecimento tiverem

Leia mais

Gabaritando Execução Trabalhista OAB

Gabaritando Execução Trabalhista OAB Gabaritando Execução Trabalhista OAB 1) (FGV OAB/2012) De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a afirmativa correta. a) não há citação para a execução, uma vez que a fase executiva

Leia mais

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do Sumário Manual de Prática Trabalhista Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 19 Cabimento... 19 Espécies de ritos do processo do trabalho... 19 Rito sumário...

Leia mais

Lei nº. 11.382 de 06/12/06 DOU: 07/12/06

Lei nº. 11.382 de 06/12/06 DOU: 07/12/06 Lei nº. 11.382 de 06/12/06 DOU: 07/12/06 Altera dispositivos da Lei nº. 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, relativos ao processo de execução e a outros assuntos. O PRESIDENTE DA

Leia mais

DA RESPOSTA DO RÉU. ESPÉCIES Contestação (Art. 300 a 303 do CPC); Reconvenção (Art. 315 a 318 do CPC); Exceção (Art. 304 a 314 do CPC).

DA RESPOSTA DO RÉU. ESPÉCIES Contestação (Art. 300 a 303 do CPC); Reconvenção (Art. 315 a 318 do CPC); Exceção (Art. 304 a 314 do CPC). DA RESPOSTA DO RÉU DISPOSIÇÕES GERAIS Uma vez efetuada a citação válida, a relação jurídica processual está completa, surgindo o ônus do réu de oferecer a defesa contra fatos e direitos sustentados pelo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 17 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.382, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Altera dispositivos da Lei n o 5.869, de 11 de janeiro de 1973

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

AGRAVO DE PETIÇÃO TRT/AP RTOrd Acórdão 7ª Turma

AGRAVO DE PETIÇÃO TRT/AP RTOrd Acórdão 7ª Turma ARREMATAÇÃO. PREÇO VIL. NÃO CARACTERIZAÇÃO. O preço vil refere-se a conceito jurídico indeterminado, cabendo ao intérprete decidir se os valores do bens penhorados são extremamente inferiores ao valor

Leia mais

Cursos Jurídicos. Prática Trabalhista Prof. Carlos Gonçalves da Cruz

Cursos Jurídicos. Prática Trabalhista Prof. Carlos Gonçalves da Cruz Do Fluxograma dos Recursos Sentença Há omissão, obscuridade ou contradição? Embargos de declaração Prazo: 5 dias Sentença dos ED Recurso Ordinário 1 Recurso Ordinário 2? de Instrumento Prazo ultâneo Contra-razões

Leia mais

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Programa Teoria geral da execução o Conceito, natureza e finalidade da

Leia mais

PARTE I DA TEORIA GERAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

PARTE I DA TEORIA GERAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS PARTE I DA TEORIA GERAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS 1 Introdução: a contextualização histórica da gênese da Lei nº 9.099/95 2 As características básicas dos Juizados Especiais Cíveis 2.1 A estrutura

Leia mais

Novo CPC Processo Civil IV Questões

Novo CPC Processo Civil IV Questões Novo CPC Processo Civil IV Questões Novo CPC Processo Civil IV Questões Banco de Questões com as Respostas Fontes: Universidade Estácio de Sá e AjudaJuridica.com Questão 1: Em ação civil pública, promovida

Leia mais

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 1. Para que servem os cálculos trabalhistas? O objetivo é liquidar a sentença Sentença líquida e sentença ilíquida

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores PEREIRA CALÇAS (Presidente), ENIO ZULIANI E TEIXEIRA LEITE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores PEREIRA CALÇAS (Presidente), ENIO ZULIANI E TEIXEIRA LEITE. PODER JUDICIÁRIO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000263205 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 0071641-34.2012.8.26.0000, da Comarca de Osasco, em que é agravante INTELIGÊNCIA

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

Direito Processual do Trabalho em exercícios FCC (Analista e Técnico) TRT 23ª Região. Para aqueles que ainda não me conhecem, vou me apresentar!

Direito Processual do Trabalho em exercícios FCC (Analista e Técnico) TRT 23ª Região. Para aqueles que ainda não me conhecem, vou me apresentar! Direito Processual do Trabalho em exercícios FCC (Analista e Técnico) TRT 23ª Região Queridos alunos, Para aqueles que ainda não me conhecem, vou me apresentar! Sou Déborah Paiva, professora de Direito

Leia mais

E D I T A L D E P R A Ç A E L E I L Ã O

E D I T A L D E P R A Ç A E L E I L Ã O 1 de 3 04/12/2015 13:52 PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 18ª REGIÃO 1ª VARA DO TRABALHO DE ANÁPOLIS Rua Quatorze de Julho, 971, Setor Central, Anápolis - GO, CEP 75024-050 Telefone:

Leia mais