DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação."

Transcrição

1 DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. Prazo sentença ou acórdão. DA MULTA: - Multa pecuniária - 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação, - Cobrada após 15 (quinze) dias sem que haja cumprimento espontâneo da obrigação. - Ato contínuo - expedido o mandado de penhora e avaliação. DO MANDADO DE PENHORA E AVALIAÇÃO. - Efetivada a penhora e respectiva avaliação ou ainda somente a penhora, - intimação do executado na pessoa do advogado (475-J, 1º). - Ausência de Advogado - a intimação poderá se dar pessoalmente ou por representante legal, - Intimação pelo correio, no cumprimento de sentença - amplamente aceita. - Penhora - tantos bens quantos bastem para o pagamento da divida principal, juros, custas e honorários advocatícios. - Ordem de nomeação - artigo 655 do CPC. - Avaliação pelo oficial de justiça - Conhecimentos especializados - Juiz nomeará avaliador. - Concordância pelo Exequente com a avaliação apresentada será a considerada DA COMPETÊNCIA E A ESCOLHA DO FORO PELO EXEQUENTE: Competência: Opção pelo exeqüente: (sentença de 1.º grau). - Local onde se processou a causa - Local onde se encontram bens sujeitos à expropriação; - Local atual domicílio do executado. - Para os tribunais onde se processou o processo de conhecimento.

2 DA IMPUGNAÇÃO (DEFESA DO EXECUTADO): Defesa do executado/devedor Impugnação; Prazo - 15 dias, a partir da intimação da penhora; Penhora art. 475-J, 1º - obrigatória a segurança do juízo; Matérias que são objetos de impugnação estão dispostas no 475-L; Excesso de execução - indicação do valor correto; Rejeição liminar da impugnação. Não gera efeitos suspensivos; Exceto dano irreparável ou de difícil reparação. Artigo 475-M - recurso cabível - agravo de instrumento, DAS SENTENÇAS CONDENATÓRIAS DE PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS: - Art. 475-Q do CPC Cumprimento de sentenças condenatórias - prestação de alimentos. - Constituição de capital - pagamento do valor mensal da pensão. DA APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA: Execução de título extrajudicial Art. 475-R do CPC. PROCESSO DE EXECUÇÃO FINALIDADE - Satisfazer o direito obtido por sentença condenatória. - Condenado não o tenha voluntariamente satisfeito. PARTES Exequente ou credor - quem propõe a ação; Executado ou devedor - contra quem se propõe a ação. Legitimidade ativa o Ministério Público, como parte e como fiscal da lei neste necessitará de autorização legal

3 Sujeitos Ativos Art Podem promover a execução forçada: I - o credor a quem a lei confere título executivo; II - o Ministério Público, nos casos prescritos em lei. Art Podem também promover a execução, ou nela prosseguir: I - o espólio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, Ihes for transmitido o direito resultante do título executivo; II - o cessionário, quando o direito resultante do título executivo Ihe foi transferido por ato entre vivos; III - o sub-rogado, nos casos de sub-rogação legal ou convencional. Sujeitos Passivos Art São sujeitos passivos na execução: I - o devedor, reconhecido como tal no título executivo; II - o espólio, os herdeiros ou os sucessores do devedor; III - o novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigação resultante do título executivo; IV - o fiador judicial; V - o responsável tributário, assim definido na legislação própria Art 134 CTN. Ex. I - os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores; II - os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados ou curatelados; FACULDADES DO CREDOR - Desistir de toda a execução; - Apenas algumas medidas executivas - Desistência - extintos os embargos que versarem apenas sobre questões processuais. - Credor - responsável pelo pagamento de eventuais custas - Demais situações - concordância do embargante. - Mesmo devedor várias execuções - títulos diferentes - competente o juiz e idêntica a forma do processo. Requisitos da Execução. 1. O inadimplemento do devedor - Inadimplente o devedor que não satisfaz espontaneamente: - o direito reconhecido pela sentença, ou - a obrigação - a eficácia de título executivo. 2. O título executivo - Determinação legal taxativa dos títulos dotados de força executiva.

4 Títulos Extrajudiciais 585 CPC I - a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque; II - a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou pelos advogados dos transatores; III - os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e caução, bem como os de seguro de vida; IV - o crédito decorrente de foro e laudêmio; V - o crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio; VI - o crédito de serventuário de justiça, de perito, de intérprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorários forem aprovados por decisão judicial; VII - a certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei; VIII - todos os demais títulos a que, por disposição expressa, a lei atribuir força executiva. COMPETÊNCIA Foro de eleição Ex: contrato assinado pelas partes e por duas testemunhas, Art. 111 do CPC. Foro de domicílio do réu Demais 585 CPC Art. 94 A execução fiscal - Foro do lugar em que se praticou o ato ou ocorreu o fato que deu origem à dívida - Foro da situação dos bens, quando a dívida deles se originar. - Art. 585, Vl - Foro do domicílio do réu, se não o tiver, no de sua residência ou no do lugar onde for encontrado. - Foro de qualquer um dos devedores, quando houver mais de um ou o foro de qualquer dos domicílios do réu.

5 Da Responsabilidade Patrimonial - O patrimônio do devedor será sempre a garantia do credor. - Responsabilidade Patrimonial - vínculo patrimonial de sujeição dos bens do devedor, para satisfação do credor. Exceções art.592 I - do sucessor a título singular, tratando-se de execução de sentença proferida em ação fundada em direito real; II - do sócio, nos termos da lei; III - do devedor, quando em poder de terceiros; IV - do cônjuge, nos casos em que os seus bens próprios, reservados ou de sua meação respondem pela dívida; V - alienados ou gravados com ônus real em fraude de execução. Fraude à execução: Art. 593 CPC - Fraude à execução alienação ou oneração de bens: I - quando sobre eles pender ação fundada em direito real; II - quando, ao tempo da alienação ou oneração, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo à insolvência; Das Várias Espécies de Execução Execução por quantia certa contra devedor solvente; Execução da obrigação de fazer ou não fazer; Execução para entrega de coisa. Execução por quantia certa contra devedor solvente - Expropriatória - objetivo apreender bens do patrimônio do devedor. - Penhora - venda judicial - transferência do resultado econômico ao credor. - Venda judicial - modalidade de pagamento - Adjudicação - Usufruto de imóvel. Devedor deve apresentar bens passíveis de penhora. Vários credores - princípio da prioridade - ordem de formalização da penhora que incidiu sobre um mesmo bem.

6 Procedimento/Dinâmica Apresentada inicial em termos Expedição do mandado de citação, de penhora e avaliação pagamento da obrigação no prazo de 3 (três) dias. Realizado o pagamento a verba honorária será reduzida pela metade. Devedor não efetua o pagamento da dívida; Penhora de bens pelo oficial de justiça e avaliação em momento seguinte; Perito p/ avaliação falta de conhecimento técnico pelo oficial de justiça Penhora exceção - art. 649 do CPC. - Não encontrado o executado - oficial de justiça - arresto de bens Procura do devedor - 03 ocasiões - 10 dias seguintes. Diligencias do oficial de justiça, sem sucesso Exequente deve promover a citação por meio da publicação edital. - Exequente - certidão comprobatória do ajuizamento da execução. - Penhora on-line - artigo 655-A: Esgotado prazo do edital - arresto é convertido em penhora. Juntada do mandado de citação aos autos Prazo de 15 dias para a oposição dos EMBARGOS À EXECUÇÃO Independente da segurança do juízo. Exceção: - efeito suspensivo - ocorrerá penhora e avaliação dos bens. - motivos relevantes, grave dano e de difícil reparação ATENÇÃO!!!! Citação aperfeiçoada por carta precatória Prazo - flui a partir do momento em que o juízo deprecante é comunicado - preferencialmente por meio eletrônico

7 Após o julgamento dos embargos realização da avaliação dos bens penhorados Oficial não pode realizar avaliação perito laudo - manifestação das partes. Resultado da avaliação: - manutenção, redução ou ampliação da penhora Exequente não adjudica os bens Designação data para hasta pública. Praça bens móveis Leilão bens imóveis Requisitos da hasta pública: I- Intimação do devedor - preferencialmente advogado Executado pode remir a execução - art. 651 do CPC. II - Credor - publicação em edital Ao menos uma vez; Jornal de grande circulação Antecedência mínima de 5 (cinco) dias Dispensa a publicação do edital º - Valor não exceder 60 salários mínimos - Credor beneficiário da justiça gratuita Publicação do edital no Diário Oficial. Requisitos do edital art. 686 CPC I - a descrição do bem penhorado, com suas características e, tratando-se de imóvel, a situação e divisas, com remissão à matrícula e aos registros; II - o valor do bem; III - o lugar onde estiverem os móveis, veículos e semoventes; e, sendo direito e ação, os autos do processo, em que foram penhorados; IV - o dia e a hora de realização da praça, se bem imóvel, ou o local, dia e hora de realização do leilão, se bem móvel; V - menção da existência de ônus, recurso ou causa pendente sobre os bens a serem arrematados; VI - a comunicação de que, se o bem não alcançar lanço superior à importância da avaliação, seguir-se-á, em dia e hora que forem desde logo designados entre os dez e os vinte dias seguintes, a sua alienação pelo maior lanço (art. 692).

8 Tentativas hasta pública: - Na primeira - venda por valor igual ou superior ao da avaliação; - Na segunda venda = por qualquer preço, desde que não seja vil, ou seja, simbólico. JURISPRUDÊNCIA - vil preço correspondente a menos do que 50% ou 60% do valor da avaliação. ARREMATAÇÃO Havendo arrematação o pagamento se realizará: - No instante da arrematação; - Nos 15 (quinze) dias seguintes - mediante caução. O credor tem a preferência na arrematação Arrematar os bens - não obrigado a exibir o preço. Se o valor dos bens exceder o seu crédito, depositará - dentro de 3 dias - a diferença - Após a arrematação - lavrar auto. Assinatura: pelo juiz, pelo escrivão, pelo arrematante, pelo porteiro ou pelo leiloeiro. - Arrematação - perfeita, acabada e irretratável Embargos à arrematação. - Art º do CPC. I - por vício de nulidade; II - se não for pago o preço ou se não for prestada a caução; III - quando o arrematante provar, nos 5 (cinco) dias seguintes, a existência de ônus real ou de gravame (art. 686, inciso V) não mencionado no edital; IV - a requerimento do arrematante, na hipótese de embargos à arrematação (art. 746, 1o e 2o); V - quando realizada por preço vil (art. 692); VI - nos casos previstos neste Código (art. 698). Se o credor adjudicar o bem e a avaliação for superior ao valor do crédito, o credor deve depositar diferença em juízo, sob pena de desfazimento da adjudicação.

9 DEMAIS HIPÓTESES DE ALIENAÇÃO JUDICIAL: Alienação por iniciativa particular: - Venda dos bens penhorados de forma direta e pessoal - Corretor credenciado perante a autoridade judiciária. Meio da rede mundial de computadores: - Regulamentação do Conselho de Justiça Federal e dos Tribunais de Justiça. - Publicação por meio da veiculação em páginas virtuais Execução para entrega de coisa. Execução para entrega de coisa certa Execução para entrega de coisa incerta Adimplemento da obrigação autos de origem - título judicial - satisfação nos próprios - Art. 461-A. ART A Expedição de mandado de busca e apreensão - coisa for móvel; Imissão na posse - coisa for imóvel; Fixação de multa diária Dependendo de execução Devedor - citado para entregar a coisa em 10 dias. Acatado o pedido - extinção da execução. Devedor não entrega a coisa no prazo Mandado de imissão de posse ou de busca e apreensão Juntada do mandado de citação - Prazo para a oposição dos embargos Execução substitutiva Não sendo a coisa localizada em poder do devedor, ou havendo deteriorado, abre-se ensejo para a propositura da ação de execução substitutiva - execução por quantia certa - citando-se o devedor para pagar o valor das perdas e danos no prazo de 3 (três) dias. Execução das obrigações de fazer e de não fazer - Características: 1.ª- Compelir o devedor a praticar um ato (obrigação de fazer) 2.ª - A de não fazer - abstenção.

10 3.ª - O objeto da execução - procedimento do devedor. 4ª - Prestação fungível - pode ser executada por qualquer pessoa 5ª - Prestação infungível - só pode ser executada pelo devedor) - perdas e danos. 6.ª O prazo fixado - será determinado pelo juiz varia de acordo com a natureza da obrigação. DOS EMBARGOS DO DEVEDOR: - OPOSIÇÃO DO DEVEDOR À EXECUÇÃO - Demonstrando: invalidade, ineficácia ou inexigibilidade do título HIPÓTESES: I - nulidade da execução, por não ser executivo o título apresentado; II - penhora incorreta ou avaliação errônea; III - excesso de execução ou cumulação indevida de execuções; IV - retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de título para entrega de coisa certa (art. 621); V - qualquer matéria que lhe seria lícito deduzir como defesa em processo de conhecimento. Independente da segurança do juízo Penhora, depósito ou caução. Prazo de 15 (quinze) dias - Juntada aos autos do mandado de citação devidamente cumprido (art. 738). Embargos intempestivos (fora do prazo) Rejeitados liminarmente pelo juízo (art. 739, inciso I). Ordinariamente não tem efeito suspensivo (art. 739-A), Condições necessárias - para se atribuir o efeito suspensivo aos embargos: 1) a possibilidade de dano grave e de difícil reparação; 2) a garantia do juízo por penhora, depósito ou caução.

11 ATENÇÃO: - Mais de um executado no mesmo processo, o prazo para cada um embargar é independente, individual e autônomo. - Exceção - cônjuges (art. 738, 1º). - Não se aplica a regra do artigo 241, II do CPC No prazo do embargo ARTIGO 745-A. Reconhecimento do crédito do exeqüente Depósito de 30% do valor da dívida, mais custas processuais e honorários advocatícios, Parcelamento do valor restante em até 06 (seis) parcelas mensais, com correção monetária e juros de 1% ao mês. Falta de pagamento das parcelas - Vencimento imediato das demais Prosseguimento da execução - multa de 10% sobre o saldo remanescente. Devedor não poderá mais opor embargos (art. 745-A, 2º). SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO Art. 791 I - no todo ou em parte, quando recebidos com efeito suspensivo os embargos à execução (art. 739-A); II - nas hipóteses previstas no art. 265, I a III; III - quando o devedor não possuir bens penhoráveis. Art Suspende-se o processo: I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; II - pela convenção das partes; III - quando for oposta exceção de incompetência do juízo, da câmara ou do tribunal, bem como de suspeição ou impedimento do juiz; EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO Art. 794 I - o devedor satisfaz a obrigação; II - o devedor obtém, por transação ou por qualquer outro meio, a remissão total da dívida; III - o credor renunciar ao crédito.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral Direito Processual Civil Processo de Execução: Da Execução em Geral Da Tutela Executiva Distinção entre processo de execução e cumprimento de sentença: o legislador do CPC/15 procurou ser sistemático e

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa Direito Processual Civil Da Execução por Quantia Certa Da Execução Por Quantia Certa A citação do devedor: Art. 827: Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por

Leia mais

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA SUMÁRIO I - EVOlUÇÃO HISTÓRICA E GENERALIDADES DA DÍVIDA ATIVA DA FAZENDA PÚBLICA 1. Introdução.................... 19 2. A dívida ativa da Fazenda Pública................ 25 3. Espécies de dívida ativa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de

1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de 1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de Processo Civil, não deve ser admitida a reavaliação quando:

Leia mais

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Homero Batista Mateus da Silva, Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado 10 volumes Ed. Revista dos Tribunais Protesto extrajudicial Art. 517.

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 da Obrigação de r Título Extrajudicial Procedimento 1 opõe Suspensão da execução

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 914. O executado, independentemente de penhora,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. ATENÇÃO: Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC: Art. 784. São títulos executivos

Leia mais

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Módulo 26 EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Na execução por quantia certa contra devedor, o executado quer receber determinado valor.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 736. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006). Parágrafo único.

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho FRANCISCO FERREIRA JORGE NETO Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Mestre pela PUC/SP; Professor na Escola Paulista de Direito

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Ação Civil Pública: Gerações de Direitos: com o indivíduo. 1º geração: São direitos considerados inatos,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título judicial: a) Obrigação de fazer e não fazer: Decisão transitada em julgada.

Leia mais

JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL. processodeexecução

JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL. processodeexecução JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL processodeexecução 2 a ed 2019 PROCESSO CIVIL processodeexecução JônatasLuizMoreiradePaula PROCESSO CIVIL processodeexecução 2 a ed 2019 Copyright 2019, D Plácido

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 6º DISCIPLINA: Direito Processual Civil (Execução) Ano: 2017 CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO: Direito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 11 (07.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Execução e embargos fundados em título judicial Execução e embargos

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11 SUMÁRIO 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11 INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 21 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 21 2. Caráter social da execução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/12/2018) Processo de execução extrajudicial. No código de processo civil de 1973, em seu artigo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 mandado. A palavra monitória significa ordem ou 1. Conceito de ação monitória A ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Execução... 17 1.1 Noções gerais... 17 1.2 Princípios da ação executiva... 21 1.2.1 Princípio da patrimonialidade... 21 1.2.2 Nulla executio sine titulo... 25 1.2.3 Nulla titulus sine

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana. Princípios Gerais da

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana. Princípios Gerais da PLANO DE CURSO DISCIPLINA: EXECUÇÃO CÍVEL (CÓD. ENEX 60132) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães.

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães. Da Execução Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães heitor@heitormirandaguimaraes.com.br Twitter: @advheitor A) OBJETO DA EXECUÇÃO: A) OBJETO DA EXECUÇÃO: Objetiva a expropriação de

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Noções gerais Contraditório Partes Litisconsórcio Titulo executivo Procedimento A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução à Tutela Executiva... 23

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução à Tutela Executiva... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução à Tutela Executiva... 23 1. Generalidades... 23 2. Procedimento e classificações... 23 2.1. Execução Direta e execução indireta... 24 2.2. Execução definitiva e execução provisória...

Leia mais

à Prova de Direito Processual Civil AJAJ e AJOAF FCC provas em 3/12/2016 --- Segue, abaixo, comentário das questões de Direito Processual Civil aplicadas no concurso de Analista Judiciário, áreas judiciária

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução Prof ª. Eliane Conde Embargos a Execução Constituem ação de conhecimento incidental ao processo de execução. O executado

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL...

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... SUMÁRIO 17 SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 27 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 27 2. Caráter social da execução fiscal. Princípios da igualdade e da livre concorrência...

Leia mais

NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA... 17 PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Capítulo 1 Tutela executiva e processo do trabalho... 21 1.1. A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista...

Leia mais

PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Capítulo 1 Tutela executiva e processo do trabalho... 21 1.1. A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista... 21 1.2. Fixação do marco

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO 1. EXECUÇÃO FISCAL 1.1. Natureza jurídica da execução fiscal A fase judicial de cobrança do débito tributário começa quando da sua inscrição regular, tendo em vista que, a

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE RECURSOS EM ESPÉCIE Apelação Conceito Interposição Efeitos Juízo de retratação Ação rescisória Conceito Cabimento Requisitos Ação rescisória Diferenças - Recursos Processamento Considerações

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

NOVA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS INTRODUZIDOS PELA LEI /06

NOVA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS INTRODUZIDOS PELA LEI /06 NOVA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS INTRODUZIDOS PELA LEI 11.382/06 Em vigor desde 1973, o processo de execução anteriormente vigente protegia de forma excessiva o devedor, o que tornava

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 31 ÍNDICE-SUMÁRIO

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 31 ÍNDICE-SUMÁRIO ÍNDICE-SUMÁRIO NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA À 16ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA À 15ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA À 14ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA À 13ª EDIÇÃO 10 NOTA PRÉVIA À 12ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 13 CÓDIGO DE PROCESSO

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 33 NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA DA 35ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA DA 34ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA DA 33ª EDIÇÃO 8 NOTA PRÉVIA DA 32ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA DA 31ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 15 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Leia mais

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil...

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... sumário Parte i execução Fiscal Art. 1 o... 3 1.1. Legitimidade Ativa... 3 1.2. Execução Fiscal contra a Fazenda Pública... 6 1.3. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... 7 Art. 2 o... 8 2.1.

Leia mais

índice SISTEMÁTICO Obras do Autor... Abreviaturas e Siglas Usadas... Apresentação da 2" Edição... Parte I

índice SISTEMÁTICO Obras do Autor... Abreviaturas e Siglas Usadas... Apresentação da 2 Edição... Parte I índice SISTEMÁTICO Obras do Autor............................ Abreviaturas e Siglas Usadas......... Apresentação da 2" Edição... XIII XV XVIT Parte I Cumprimento da Sentença Civil- Lei n. 11.232/2005 Capítulo

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 6º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL (EXECUÇÃO) CARGA HORÁRIA: 80

Leia mais

STJ GERALDO APARECIDO DO LIVRAMENTO

STJ GERALDO APARECIDO DO LIVRAMENTO GERALDO APARECIDO DO LIVRAMENTO oautor é Pedagogo, graduado na primeira turma da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Votuporanga (SP). Especialista em didática, teve sua vida dedicada ao magistério

Leia mais

Sumário. Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas Apresentação Parte I

Sumário. Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas Apresentação Parte I Sumário Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas... 15 Apresentação... 17 Parte I Questões preliminares Capítulo I Formação do título executivo... 21 Marilei Fortuna Godoi Introdução... 21 1. Aspectos

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 2. ESPÉCIES DE MEIOS EXECUTIVOS 2.1. QUANDO

Leia mais

Sumário SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

Sumário SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA... 17 PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA CAPÍTULO 1 TUTELA EXECUTIVA E PROCESSO DO TRABALHO... 21 1.1 A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista... 21

Leia mais

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC):

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC): - A petição inicial do processo de execução, além dos requisitos do art. 282, CPC, deve obedecer aos requisitos dos arts. 614 e 615, CPC: - I conter pedido expresso de citação do devedor; - II ser instruída

Leia mais

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros

Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Direito Processual do Trabalho Embargos à Execução e Embargos de Terceiros Os embargos são obstáculos que o devedor procura antepor à execução proposta pelo credor. Art. 884: Garantida a execução ou penhorados

Leia mais

Na doutrina, é comum se afirmar que os embargos à execução têm natureza de ação.

Na doutrina, é comum se afirmar que os embargos à execução têm natureza de ação. Natureza Jurídica Na doutrina, é comum se afirmar que os embargos à execução têm natureza de ação. Nas palavras de Daniel Amorim Assumpsão Neves: A natureza jurídica dos embargos pode ser inteiramente

Leia mais

MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS. Ministrante:Luciane Lopes Silveira

MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS. Ministrante:Luciane Lopes Silveira MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS Ministrante:Luciane Lopes Silveira Agilidade no cadastramento para assessoria jurídica intervir na cobrança Bom senso na autorização para acordos

Leia mais

OPOSIÇÕES DO EXECUTADO. Murillo Sapia Gutier 1

OPOSIÇÕES DO EXECUTADO. Murillo Sapia Gutier 1 OPOSIÇÕES DO EXECUTADO Murillo Sapia Gutier 1 1. Considerações iniciais Como salientado em outras aulas, a Tutela jurisdicional executiva visa satisfazer obrigação inadimplida em que é fundada em título

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL

CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL RONALDO VASCONCELOS Advogado em São Paulo; Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela USP; Professor Doutor em Direito Processual Civil e Comercial da

Leia mais

A EXECUÇÃO FISCAL E NOVO CPC. NATHALY CAMPITELLI ROQUE Mestre e Doutora em Direito PUC/SP Professora da PUC/SP Procuradora do Município de São Paulo

A EXECUÇÃO FISCAL E NOVO CPC. NATHALY CAMPITELLI ROQUE Mestre e Doutora em Direito PUC/SP Professora da PUC/SP Procuradora do Município de São Paulo A EXECUÇÃO FISCAL E NOVO CPC NATHALY CAMPITELLI ROQUE Mestre e Doutora em Direito PUC/SP Professora da PUC/SP Procuradora do Município de São Paulo LEI NOVA x LEI ANTIGA em que medida um diploma legal

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Especial Conceito Cabimento Pressupostos Especial Prequestionamento Efeitos Prazo Especial Preparo Agravo Considerações AÇÃO RESCISÓRIA Conceito Cabimento Requisitos Diferença de

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil Analista Judiciário TRE 1) FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRE AP (2015) Considere a seguinte situação hipotética: Marcos, advogado recém

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO O fundamento legal, está disposto no artigo 889 da CLT, o qual dispõe: Artigo 889 da CLT. Aos trâmites e incidentes

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA 01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA A Dra. Angela Maria Maues, MM. Juíza do Trabalho da 01ª Vara do Trabalho de Ananindeua/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

NOS JUIZADOS ESPECIAIS

NOS JUIZADOS ESPECIAIS STJ00096637 ARAKEN DE ASSIS E E I IL NOS JUIZADOS ESPECIAIS 5. edição revista e atualizada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' EXECUÇÃO CIVIL NOS JUIZADOS ESPECIAIS s.a edição revista e atualizada ARAKEN

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do art. 46 do CPC/73), já se admite no sistema atual, institui-se a possibilidade de limitação do litisconsórcio na fase

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE JURISDICIONAL EXE- CUTIVA... 1

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE JURISDICIONAL EXE- CUTIVA... 1 SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE JURISDICIONAL EXE- CUTIVA... 1 Capítulo I Premissas essenciais para a compreensão da execução civil... 3 1. O devido processo legal e a execução... 3 1.1 Os

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

EXTREMA EDITAL DE LEILÃO COMARCA DE EXTREMA-EDITAL DE LEILÃO JUSTIÇA GRATUITA. PROCESSO Nº 0251 12 3565-3. O DR. RICARDO ALVES CAVALCANTE, JUIZ DE DIREITO EM SUBSTITUIÇÃO DA COMARCA DE EXTREMA, MINAS GERAIS,

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO.

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO. ESPÉCIES DE EXECUÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROCESSO DE EXECUÇÃO...5 Conceito... 5 Espécies de execução... 5 Procedimentos executivos...7 Execução de título extrajudicial...7 Cumprimento de sentença...

Leia mais

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial.

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. AULA 6 Embargos à Execução Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. Não obstante seja considerado como defesa, possui natureza jurídica de ação de

Leia mais

O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL

O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL EXECUÇÃO FISCAL Legislação aplicável: Lei 6.830/80 e aplicação subsidiária do CPC. OBJETIVOS DA LEI 6.830/80: Regular a execução judicial para a cobrança da dívida ativa

Leia mais

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal Enunciado nº 1 A presunção de liquidez e certeza conferida à certidão de dívida ativa pelo art. 3º da LEF e pelo art. 204, caput, do CTN ilide a aplicação

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 28 Avaliação. Expropriação de bens. Adjudicação. Alienação. Satisfação do crédito. Execução contra a Fazenda Pública. Execução de alimentos. Embargos à execução. Da suspensão e da extinção do processo

Leia mais

02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA

02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA 02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA A Dra. Vanilza de Souza Malcher, MM. Juíza do Trabalho da 02ª Vara do Trabalho de Belém/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA 01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA A Dra. Angela Maria Maues, MM. Juíza do Trabalho da 01ª Vara do Trabalho de Ananindeua/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

================================================== TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELAÇÃO DOS EDITAIS EXTRATADOS - DIA: 21/03/2017 NR. EDITAIS : 1 COMARCA DE

================================================== TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELAÇÃO DOS EDITAIS EXTRATADOS - DIA: 21/03/2017 NR. EDITAIS : 1 COMARCA DE ================================================== TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELAÇÃO DOS EDITAIS EXTRATADOS - DIA: 21/03/2017 NR. EDITAIS : 1 COMARCA DE PALMEIRAS DE GOIAS ESCRIVANIA: FAZENDAS PUBLICAS E 2.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal Prof. Gabriel Quintanilha Trata-se de ação ajuizada pelo Fisco com a finalidade de cobrar o crédito tributário e não tributário, devidamente constituído e inscrito em

Leia mais

2ª Vara Judicial da Comarca de Tupi Paulista/SP. EDITAL DE PRAÇA e de intimação do executado TUPI PAULISTA TENIS CLUBE.

2ª Vara Judicial da Comarca de Tupi Paulista/SP. EDITAL DE PRAÇA e de intimação do executado TUPI PAULISTA TENIS CLUBE. 2ª Vara Judicial da Comarca de Tupi Paulista/SP EDITAL DE PRAÇA e de intimação do executado TUPI PAULISTA TENIS CLUBE. O MM. Juiz de Direito, Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira, da 2ª Vara Judicial

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais