Topologias Reduntantes com o STP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Topologias Reduntantes com o STP"

Transcrição

1 Topologias Reduntantes com o STP Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE gurgel@secrel.net.br

2 Topologias Redundântes Uma topologia redundante elimina pontos de falha. Topologias redundantes causam tempestades de broadcast, várias cópias dos frames e problemas de instabilidade de tabela de endereços MAC.

3 Broadcast de Frames Estação D envia um broadcast frame. O broadcast é enviado para todas as portas, exceto a porta de origem.

4 Broadcast Storms Host X envia um broadcast. Switches continuam a propagar o broadcast cada vez mais e mais.

5 Multiplas Cópias do Frame Host X envia um frame unicast para o roteador Y. Os switches não conhecem o MAC do roteador Y. Roteador Y receberá duas cópias do mesmo frame.

6 Instabilidade da tabela MAC Host X envia um frame unicast para o roteador Y. Os switches não conhecem o MAC do roteador Y. Switches A e B aprendem o endereço MAC do host X na porta 1. O frame para o roteador Y é encaminhado para todas as portas. Switches A e B aprendem de forme errada o endereço MAC do host X na porta 2.

7 Resolvendo Loops com o STP Fornece uma topologia de rede redundante, sem loop, colocando determinadas portas no estado de bloqueio Publicado a especificação no IEEE 802.1D Implementação melhorada com o Cisco PVST+

8 Spanning-Tree Uma root-bridge por domínio de broadcast. Uma root-port por não-root-bridge Uma porta designada em cada segmento (anunciam BPDUs). Portas não designadas não são usadas

9 Custos do Spanning-Tree Velocidade Custo (Nova específicação IEEE) Custo (Específicação antiga IEEE) 10 Gb/s Gb/s Mb/s Mb/s O custo da root brigde é 0 (zero). O custo é simplesmente um número inteiro atribuído a uma interface com a finalidade de fornecer uma medida objetiva.

10 Alterando os Custos do Spanning-Tree (config-if)# spanning-tree port-priority <valor> <0-192> port priority in increments of 64 (config-if)# spanning-tree vlan <id> port-priority OU Faz o switch enviar BPDUs superiores por uma porta específica. O id de vlans pode ser configurado conforme o exemplo: 1,3-5,7,9-11

11 Alterando os Custos do Spanning-Tree S11(config-if)# spanning-tree cost <custo> < > port path cost OU S11(config-if)# spanning-tree vlan <id> cost <custo> < > Change an interface's per VLAN STP path cost Altera o custo de saída de uma interface ou vlan. O id de vlans pode ser configurado conforme o exemplo: 1,3-5,7,9-11

12 Alterando os Custos do Spanning-Tree S11# show spanning-tree interface e1/1 detail Port 34 (Ethernet1/1) of VLAN0001 is root forwarding Port path cost 100, Port priority 128, Port Identifier Designated root has priority 32769, address aabb.cc Designated bridge has priority 32769, address aabb.cc00.0a00 Designated port id is 64.34, designated path cost 100 Timers: message age 2, forward delay 0, hold 0 Number of transitions to forwarding state: 1 Link type is shared by default BPDU: sent 2, received 242 Verifica a prioridade da porta local e recebida pelo porta designada

13 Alterando os Custos do Spanning-Tree Switch# show spanning-tree vlan 1 <Output omited> Interface Role Sts Cost Prio.Nbr Type Fa0/1 Desg FWD P2p Fa0/2 Desg FWD P2p Verifica os custos de saída do switch local e a prioridade da porta.

14 Eleição da Root Bridge BPDU (default = enviadas a cada 2 segundos) Root bridge = bridge com o menor Bridge ID Bridge ID = Bridge Priority MAC Address

15 Eleição da Root Bridge Por padrão, o switch com o menor endereço MAC será a root bridge (Prioridade padrão de todos os switches é ou 8000 em hexadecimal). Um switch quando recebe um Hello (BPDU) com um Bridge ID Melhor (menor), ele para de se anunciar como ROOT e começa a encaminhar o Hello Superior. Somente a Root Bridge envia Hellos no STP. Havendo empate no custo das portas designadas, o critério de desempate será o que tiver menor Bridge ID (ID+MAC), havendo ainda empate, o switch irá escolher o menor interface ID (quando uma ou mais interfaces estão conectadas ao mesmo segmento).

16 BPDU - Bridge Protocol Data Unit BPDU são as mensagens trocadas entre os switches. Eles são usados para identificar loops na rede, bem como ajudar a impedi-los. Dois tipos de BPDU estão disponível: Topology Change (TC): Quando um switch inicia o processo de eleição, ele utiliza uma BPDU de configuração (root bridge). Topology Change Notification (TCN): Quando uma alteração (TC) na topologia acontece, o switch envia uma BPDU de Notificação de Topologia para a root bridge para que ocorra a convergência.

17 Estados das Portas no Spanning-Tree O Spanning-tree faz a interface ter vários estados diferentes: Estado da Porta Tempo Ação Blocking Max Age (20 seg) Recebe BPDUs, mas não encaminha Listening Learning Forward Delay (15 seg) Forward Delay (15 seg) Forwarding - Recebe BPDUs para criar caminhos até a root bridge Recebe e transmite BPDUs, criação da tabela MAC Encaminha Frames, aprende MAC, recebe e transmite BPDUs Hello é o anúncio de BPDUs criados pela root bridge O padrão é 2 segundos Usando os tempos padrão do STP, o tempo que a porta leva para ir do Estado de bloqueio para o Estado de encaminhamento é 50 segundos ( ).

18 Estados das Portas no Spanning-Tree Estado da Porta Encaminha Frames? Aprende MAC Address? Estato Blocking Não Não Estável Listening Não Não Transitório Learning Não Sim Transitório Forwarding Sim Sim Estável Após o não recebimento de Hellos/BPDUs o processo se inicia, com o switch esperando o Max Age antes de tentar alterar a topologia STP. Convergência é a mudança de estado de toda a rede após a detecção de um evento ou falha.

19 Exemplo de Operação com o Spanning-Tree

20 Spanning-Tree - Recálculo Após o não recebimento de Hellos/BPDUs o processo se inicia, com o switch esperando o Max Age antes de tentar alterar a topologia STP. Convergência é a mudança de estado de toda a rede após a detecção de um evento ou falha.

21 Per VLAN Spanning Tree Plus PVSTP é a versão proprietária do STP que permite que dispositivos interoperem com o PVST e CST (Common Spanning Tree). Em redes onde o PVST e CST coexistem, ocorrem problemas de interoperabilidade porque cada um exige um método diferente de Trunk (802.1q e ISL). O PVST+ é baseado no padrão IEEE802.1D e inclui extensões proprietárias da Cisco, como BackboneFast, UplinkFast e PortFast. Possui a mesmas funcionalidades do PVST, com as especificações do 802.1Q, porém, suportado apenas em equipamentos Cisco.

22 PVST+ Extend Bridge ID Bridge ID sem o system ID estendido Bridge ID estendido com o system ID System ID = VLAN

23 Per VLAN Spanning Tree Plus

24 PortFast O PortFast é configurado nas portas de acesso, NÃO em portas trunk

25 Configurando e Verificando o PortFast SwitchX(config-if)# spanning-tree portfast Configure o PortFast na interface OU SwitchX(config)# spanning-tree portfast default Habilita o PortFast em todas as portas em mode access SwitchX# show running-config interface interface Verifica se o PortFast está configurado na interface

26 Recursos Adicionais do PVSTP+ BPDU Guard: Desabilita uma interface (normalmente uma porta de acesso), caso uma BPDU sejá recebida. SwitchX(config-if)# spanning-tree bpduguard [ enable disable ] Habilita o BPDU Guard na interface Root Guard: Bloqueia (root-inconsistent STP state) a interface quando um switch malcriado tenta se tornar a root bridge. SwitchX(config-if)# spanning-tree guard root Habilita o BPDU Guard na interface

27 Configurando a Root Bridge e a Bridge Secundária

28 Root Bridge e a Bridge Secundária: Switch A SwitchA(config)# spanning-tree vlan 1 root primary Configura o switch para ser a root para VLAN1 SwitchA(config)# spanning-tree vlan 2 root secondary O comando configura o switch para ser uma root secondária para VLAN 2 OU SwitchA(config)# spanning-tree vlan id priority priority Configura estáticamente a prioridade (incrementos de 4096)

29 Root Bridge e a Bridge Secundária: Switch B SwitchB(config)# spanning-tree vlan 2 root primary O comando força o switch a ser root bridge para VLAN 2 SwitchB(config)# spanning-tree vlan 1 root secondary Configura o switch para ser um root secundário da VLAN 1 OU SwitchB(config)# spanning-tree vlan id priority priority Configura estáticamente a prioridade (incrementos de 4096)

30 RSTP 802.1w Idem ao PVSTP+, mas funcionando em Rapid STP (IEEE 802.1w). Regra RSTP Definição Root Port O mesmo que a Root Port no 802.1d Designated Port O mesmo que a Porta Designada no 802.1d Alternate Port Backup Port O mesmo conceito de Uplink Fast, root port alternativa. O mesmo que um backup para a Designed Port no mesmo segmento. A maioria dos parâmetros não foram alterados e o mesmo fornece compatibilidade com o Spanning-Tree Original (802.1D). Os recursos adicionais são proprietários.

31 RSTP 802.1w - Funções das Portas Existe ainda o estado Disabling, ou seja, administrativamente em shutdown.

32 RSTP 802.1w - Funções das Portas Alternate: Porta alternativa com a função de Root Port, caso haja uma queda, o RTSP habilita a interface imediatamente. Também visto como uma interface que não recebe BPDUS tão boas. Backup: Dois links no mesmo domínio de colisão/segmento, uma interface fica como Designed Port (Encaminhando) e a outra na função de Backup (Discarding). SW2 envia BPDUs pela DP e recebe o mesmo BPDU pela porta Backup, ou seja, possui uma conexão extra. Se a DP falhar, a interface de Backup passa para o estado de Aprendizado (Learning) e depois para Encaminhamento (Forwarding).

33 RSTP 802.1w - Estados das Portas Estado Administrativo Estado 802.1d Estado 802.1w Encaminha Frames Disabled Disabled Discarding Não Enabled Blocking Discarding Não Enabled Listening Discarding Não Enabled Learning Learning Não, apenas aprende Enabled Forwarding Forwarding Sim

34 RSTP 802.1w Max Age: 3 x Hello = 6 segundos, de acordo com o padrão Apenas 3 estados: Discarding, Learning, Forwarding O estado Listening foi removido e o switch entra em estado Forwarding imediatamente após receber BPDUs. Tempo de convergência geralmente menor do que 10 segundos, e em alguns casos, entre 1 ou 2 segundos. RSTP caracteriza os tipos de conectividade física na LAN em 03 diferentes tipos: Tipo link Ponto-a-Ponto Tipo link Compartilhado (HUBS/Shared) Tipo Edge

35 RSTP 802.1w

36 Tipos de Link - RSTP 802.1w O tipo de link determina o papel ativo que a porta desempenha para transitar rapidamente para o estado forwarding. RSTP imediatamente coloca uma porta tipo P2P/Edge (Full Duplex) em Forwarding (PortFast).

37 Tipos de Link - RSTP 802.1w Link shared são conexões entre HUBS operam em half duplex. RSTP não faz distinção entre links ponto-a-ponto e links compartilhados

38 RSTP 802.1w - Guia de Configuração 1. Habilite o PVRST+. 2. Designar e configurar um switch para ser a root bridge. 3. Designar e configurar um switch para ser a root bridge secundária. 4. Verificar a configuração

39 RSTP 802.1w - Comandos SwitchX(config)# spanning-tree mode rapid-pvst Configura PVRST+ SwitchX# show spanning-tree vlan vlan-id [detail] Verifica a configuração do spanning-tree SwitchX# debug spanning-tree pvst+ Exibe mensagens de debug e eventos do PVST+

40 Verificando o RSTP 802.1w Switch# show spanning-tree vlan 1 VLAN0001 Spanning tree enabled protocol rstp Root ID Priority 4097 Address FB0.99C2 This bridge is the root Hello Time 2 sec Max Age 20 sec Forward Delay 15 sec Bridge ID Priority 4097 (priority 4096 sys-id-ext 1) Address FB0.99C2 Hello Time 2 sec Max Age 20 sec Forward Delay 15 sec Aging Time 20 Interface Role Sts Cost Prio.Nbr Type Fa0/1 Desg FWD P2p Fa0/2 Desg FWD P2p O spanning-tree está definido para PVRST. O Priority fica em 4097 porque o Bridge ID é igual a prioridade 4096+VLAN ID.

41 Configuração Padrão do Spanning-Tree Os switches Cisco Catalyst suportam três tipos de STPs: PVST+ (802.1d) PVRST+ (802.1w) MSTP (802.1s) O padrão STP para switches Cisco Catalyst é o PVST+ : Uma instância separada do STP para cada VLAN Uma root bridge para todas as VLANs Não faz balanceamento

42

Configuração do Par-interruptor do nexo 7000 (instalação híbrida)

Configuração do Par-interruptor do nexo 7000 (instalação híbrida) Configuração do Par-interruptor do nexo 7000 (instalação híbrida) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Comportamento normal do vpc para a instalação híbrida Permita

Leia mais

Simulação PVST no Switches MST

Simulação PVST no Switches MST Simulação PVST no Switches MST Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Topologia Configuração básica no Switches MST Configurações de MST no SW2, no SW3,

Leia mais

RCO2. Redes Locais: Interligação de LANs e STP

RCO2. Redes Locais: Interligação de LANs e STP RCO2 Redes Locais: Interligação de LANs e STP 1 Pontes e switches: ativos de camada de enlace 2 Pontes e switches: aprendem que estações estão em cada porta Mas pode haver problemas! Considere a existência

Leia mais

Medida - árvore do PVST+ ao exemplo de configuração da migração Rápido-PVST

Medida - árvore do PVST+ ao exemplo de configuração da migração Rápido-PVST Medida - árvore do PVST+ ao exemplo de configuração da migração Rápido-PVST Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede

Leia mais

Laboratório Criação de uma Rede Comutada com Links Redundantes

Laboratório Criação de uma Rede Comutada com Links Redundantes Laboratório Criação de uma Rede Comutada com Links Redundantes Topologia Tabela de Endereçamento Dispositivo Interface Endereço IP Máscara de Sub-Rede Objetivos S1 VLAN 1 192.168.1.1 255.255.255.0 S2 VLAN

Leia mais

Mudança da prioridade do STP do nexo 7000 na avaliação do impacto e no exemplo de configuração do ajuste de switch do par

Mudança da prioridade do STP do nexo 7000 na avaliação do impacto e no exemplo de configuração do ajuste de switch do par Mudança da prioridade do STP do nexo 7000 na avaliação do impacto e no exemplo de configuração do ajuste de switch do par Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Que

Leia mais

Spanning Tree Protocol: Evoluções

Spanning Tree Protocol: Evoluções Spanning Tree Protocol: Evoluções Fast Switching PVST Per VLAN Spanning Tree (Cisco) PVST+ Per VLAN Spanning Tree plus (Cisco) MSTP Multiple Spanning Tree Protocol - IEEE 802.1s RSTP Rapid Spanning Tree

Leia mais

Aprimoramento do Protetor de BPDU do PortFast de Spanning Tree

Aprimoramento do Protetor de BPDU do PortFast de Spanning Tree Aprimoramento do Protetor de BPDU do PortFast de Spanning Tree Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Descrição do recurso Figura 1 Figura 2 Configuração Monitoramento

Leia mais

Ficha nº 1 VLA e Spanning Tree (STP)

Ficha nº 1 VLA e Spanning Tree (STP) Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores (ADEETC) Redes de Internet (RI) 2017/2018 Ficha nº 1 VLA e Spanning Tree

Leia mais

Balanceamento de Carga da VLAN entre Troncos Usando a Prioridade de Portas do Protocolo Spanning-Tree

Balanceamento de Carga da VLAN entre Troncos Usando a Prioridade de Portas do Protocolo Spanning-Tree Balanceamento de Carga da VLAN entre Troncos Usando a Prioridade de Portas do Protocolo Spanning-Tree Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Introdução ao balanceamento

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 12 Protocolo STP (Redundância em Redes Locais) Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Redundância de rede é primordial para a manutenção da

Leia mais

Problemas Relacionados ao Inter-VLAN Bridging

Problemas Relacionados ao Inter-VLAN Bridging Problemas Relacionados ao Inter-VLAN Bridging Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Preocupações de topologia de spanning-tree Uso recomendado da Spanning Tree hierárquica

Leia mais

Spanning Tree Protocol Root Guard Enhancement

Spanning Tree Protocol Root Guard Enhancement Spanning Tree Protocol Root Guard Enhancement Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Descrição do recurso Disponibilidade Configuração Configuração de CatOS Configuração

Leia mais

Problemas comuns do 9000 Series ASR com Spanning Tree Protocol

Problemas comuns do 9000 Series ASR com Spanning Tree Protocol Problemas comuns do 9000 Series ASR com Spanning Tree Protocol Índice Introdução Inconsistência identificação da porta do problema VLAN (PVID) Filtro BPDU no Switches Bloco PVST+ BPDU em ASR 9000 Problema

Leia mais

Compreendendo e configurando os recursos uplinkfast de Cisco

Compreendendo e configurando os recursos uplinkfast de Cisco Compreendendo e configurando os recursos uplinkfast de Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Falha de uplink sem o Uplink Fast habilitado

Leia mais

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados BPDUs e como compará-los Como o STP se recupera de uma falha indireta de enlace Melhorias de Backbone Fast no STP padrão Detecte falhas

Leia mais

Configurar o protocolo multiple spanning-tree (MSTP) em um interruptor

Configurar o protocolo multiple spanning-tree (MSTP) em um interruptor Configurar o protocolo multiple spanning-tree (MSTP) em um interruptor Objetivo O Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo de rede que assegure uma topologia sem loop para uma rede de área local (LAN)

Leia mais

Aperfeiçoamentos do protocolo de extensão de árvore usando os recursos proteção de circuito e detecção de desvio BPDU

Aperfeiçoamentos do protocolo de extensão de árvore usando os recursos proteção de circuito e detecção de desvio BPDU Aperfeiçoamentos do protocolo de extensão de árvore usando os recursos proteção de circuito e detecção de desvio BPDU Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Disponibilidade

Leia mais

Curso de extensão em Administração de Redes

Curso de extensão em Administração de Redes Curso de extensão em Administração de Redes Italo Valcy da Silva Brito1,2 1 Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia 2 Ponto de Presença

Leia mais

Entendendo e configurando o protocolo de árvore de abrangência (STP) em Switches Catalyst

Entendendo e configurando o protocolo de árvore de abrangência (STP) em Switches Catalyst Entendendo e configurando o protocolo de árvore de abrangência (STP) em Switches Catalyst Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Material de Suporte Diagrama de Rede

Leia mais

Ana Francisca Carvalho de Almeida Sampaio e Melo. Engenharia de Tráfego de Redes Ethernet baseadas em Árvores de Suporte

Ana Francisca Carvalho de Almeida Sampaio e Melo. Engenharia de Tráfego de Redes Ethernet baseadas em Árvores de Suporte Universidade de Aveiro 2009 Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática Ana Francisca Carvalho de Almeida Sampaio e Melo Engenharia de Tráfego de Redes Ethernet baseadas em Árvores de Suporte

Leia mais

Configurando o EtherChannel entre os Switches Catalyst 2900XL/3500XL e os Switches CatOS

Configurando o EtherChannel entre os Switches Catalyst 2900XL/3500XL e os Switches CatOS Configurando o EtherChannel entre os Switches Catalyst 2900XL/3500XL e os Switches CatOS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama

Leia mais

Nome: Nº de aluno: 1ª Ficha de Avaliação Teórica 14/10/2012

Nome: Nº de aluno: 1ª Ficha de Avaliação Teórica 14/10/2012 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet (LEIC/LEETC/LERCM) Nome: Nº de aluno: 1ª Ficha de Avaliação

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet - Repetição do 1º Teste 24/01/2013 As perguntas de escolha

Leia mais

Redes e Conectividade

Redes e Conectividade Redes e Conectividade Operação e funcionamento de switch e bridge, conceitos básicos de LAN, VLAN e STP Versão 1.0 Setembro de 2016 Prof. Jairo jairo@uni9.pro.br professor@jairo.pro.br http://www.jairo.pro.br/

Leia mais

Configurar e valide o representante com STP

Configurar e valide o representante com STP Configurar e valide o representante com STP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Diretrizes

Leia mais

Switches do 3550/3560 Series do catalizador usando o exemplo de configuração com base na porta do controle de tráfego

Switches do 3550/3560 Series do catalizador usando o exemplo de configuração com base na porta do controle de tráfego Switches do 3550/3560 Series do catalizador usando o exemplo de configuração com base na porta do controle de tráfego Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Vista

Leia mais

Medida de pesquisa de defeitos - árvore PVID- e Tipo-inconsistências

Medida de pesquisa de defeitos - árvore PVID- e Tipo-inconsistências Medida de pesquisa de defeitos - árvore PVID- e Tipo-inconsistências Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Teoria por trás das inconsistências de PVID e de tipo

Leia mais

OSPF Open Shortest Path First

OSPF Open Shortest Path First OSPF Open Shortest Path First Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE gurgel@secrel.net.br OSPF Visão Geral Cria uma relação com vizinhos através da troca (envia e recebe) de pacotes hello (224.0.0.5) Os roteadores

Leia mais

Exemplo de Configuração do GLBP em Catalyst 6500 Switches

Exemplo de Configuração do GLBP em Catalyst 6500 Switches Exemplo de Configuração do GLBP em Catalyst 6500 Switches Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Conceitos do GLBP Visão Geral do GLBP Gateway

Leia mais

entroncamento 802.1q no exemplo de configuração CSS 11x00

entroncamento 802.1q no exemplo de configuração CSS 11x00 entroncamento 802.1q no exemplo de configuração CSS 11x00 Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Aplicativo do host de web Que é 802.1Q?

Leia mais

CCNA 1 Comutação Ethernet. Kraemer

CCNA 1 Comutação Ethernet. Kraemer CCNA 1 Comutação Ethernet Comutação Ethernet Introdução a comutação Protocolo STP Domínios de colisão Domínios de broadcast Introdução a comutação Quando o número de dispositivos que tentam acessar a rede

Leia mais

Entendendo e ajustando os cronômetros de protocolo da árvore de abrangência

Entendendo e ajustando os cronômetros de protocolo da árvore de abrangência Entendendo e ajustando os cronômetros de protocolo da árvore de abrangência Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Cronômetros de protocolo de extensão de árvore

Leia mais

Exemplo da configuração de HSRP do IPv6

Exemplo da configuração de HSRP do IPv6 Exemplo da configuração de HSRP do IPv6 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Informações Relacionadas

Leia mais

Configurando ajustes da relação STP no SG350XG e no SG550XG

Configurando ajustes da relação STP no SG350XG e no SG550XG Configurando ajustes da relação STP no SG350XG e no SG550XG Objetivo O Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo de rede que impeça a ocorrência dos laços na topologia. Estes laços fazem com que o Switches

Leia mais

Compreendendo e configurando o recurso do protocolo de detecção de enlace unidirecional

Compreendendo e configurando o recurso do protocolo de detecção de enlace unidirecional Compreendendo e configurando o recurso do protocolo de detecção de enlace unidirecional Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Definição do problema Como funciona

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 05 Introdução as VLANs Prof: Jéferson Mendonça de Limas O que é uma VLAN? Uma VLAN é um agrupamento lógico de usuários e recursos de rede conectados

Leia mais

Compreendendo e Configurando VLAN Routing e Bridging em um Roteador Usando o Recurso IRB

Compreendendo e Configurando VLAN Routing e Bridging em um Roteador Usando o Recurso IRB Compreendendo e Configurando VLAN Routing e Bridging em um Roteador Usando o Recurso IRB Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Conceito

Leia mais

Reconstruindo as entradas multicast com CGMP e alterações na topologia de árvore de abrangência

Reconstruindo as entradas multicast com CGMP e alterações na topologia de árvore de abrangência Reconstruindo as entradas multicast com CGMP e alterações na topologia de árvore de abrangência Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Alterações de CGMP e de topologia

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Spanning Tree Protocol O STP é executado em bridges e switches compatíveis com 802.1D. O STP foi projetado para contornar os problemas de bridging em redes redundantes. O objetivo

Leia mais

Troubleshooting do Spanning Tree Protocol em um 5000 Series Switch do nexo

Troubleshooting do Spanning Tree Protocol em um 5000 Series Switch do nexo Troubleshooting do Spanning Tree Protocol em um 5000 Series Switch do nexo Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Troubleshooting Raiz STP Relação STP Investigação BPDU com

Leia mais

Switches do 2960/2950 Series do catalizador usando o exemplo da configuração de VLAN da Voz

Switches do 2960/2950 Series do catalizador usando o exemplo da configuração de VLAN da Voz Switches do 2960/2950 Series do catalizador usando o exemplo da configuração de VLAN da Voz Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Vista geral da Voz VLAN Configurar

Leia mais

VLANs e Redes IP (segundo trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela

VLANs e Redes IP (segundo trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela VLANs e Redes IP (segundo trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela Bancada de trabalho Virtual LANs (VLANs) No primeiro trabalho laboratorial foi configurada uma única

Leia mais

Entendendo o Spanning Tree Protocol (802.1w)

Entendendo o Spanning Tree Protocol (802.1w) Entendendo o Spanning Tree Protocol (802.1w) Índice Introdução Suporte de RSTP em Switches Catalyst Novos Estados e Funções de Porta Estados de Porta Funções da porta Novo Formato BPDU Novo Manuseio de

Leia mais

Gestão de Sistemas e Redes

Gestão de Sistemas e Redes Gestão de Sistemas e Redes Comutação em Redes Locais Paulo Coelho 005 Versão.0 Comutação em LANs Sumário Comutadores Store-and-Forward Comutação de circuitos vs Datagramas Bridges e segmentação de LANs

Leia mais

Compreendendo o protocolo de abrangência de árvore rápida (802.1w)

Compreendendo o protocolo de abrangência de árvore rápida (802.1w) Compreendendo o protocolo de abrangência de árvore rápida (802.1w) Índice Introdução Suporte de RSTP nos Switches Catalyst Novos estados de porta e funções de porta Estados da porta Funções de porta Novo

Leia mais

OSPFv3 Open Shortest Path First para redes IPv6

OSPFv3 Open Shortest Path First para redes IPv6 OSPFv3 Open Shortest Path First para redes IPv6 Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE gurgel@secrel.net.br Como OSPF funciona? OSPF é um protocolo de roteamento link-state, ou seja, ele toma as suas decisões

Leia mais

Configurando o Transparent Bridging

Configurando o Transparent Bridging Configurando o Transparent Bridging Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Bridging Bridging Transparente Exemplos de configuração Exemplo 1: Transparent Bridging

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Prática 06/10/2010. Figura 1. Switch 2950.

1ª Ficha de Avaliação Prática 06/10/2010. Figura 1. Switch 2950. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet (LEIC/LEETC/LERCM) 1ª Ficha de Avaliação Prática 06/10/2010 1

Leia mais

Exemplo de configuração da característica da Auto-recuperação do vpc do nexo 7000

Exemplo de configuração da característica da Auto-recuperação do vpc do nexo 7000 Exemplo de configuração da característica da Auto-recuperação do vpc do nexo 7000 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configuração Verificar Troubleshooting

Leia mais

Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs

Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs Roteamento e Switching Material adaptado pelo Prof. Kleber Rezende Presentation_ID 1 Capítulo 3 3.1 Segmentação de VLAN 3.2 Implementação de VLAN 3.3

Leia mais

Redes de Automação VLan s. Robson Manfredi Outubro/2010

Redes de Automação VLan s. Robson Manfredi Outubro/2010 Redes de Automação VLan s Robson Manfredi Outubro/2010 Evolução das Redes Depois do cabo coaxial surgiram os Hubs, Evolução das Redes Introdução de Switches Domínio de Colisão Domínios de colisão correspondem

Leia mais

Configurar o Multicast na mobilidade AP expressos de Cisco

Configurar o Multicast na mobilidade AP expressos de Cisco Configurar o Multicast na mobilidade AP expressos de Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Permita o Multicast na mobilidade expressa Mecanismo de entrega

Leia mais

Capítulo 8: OSPF de Área Única

Capítulo 8: OSPF de Área Única Capítulo 8: OSPF de Área Única Protocolos de roteamento 1 Capítulo 8 8.1 Características do OSPF 8.2 Configuração da área única do OSPFv2 8.3 Configurar OSPFv3 de área única 2 Capítulo 8: Objetivos 3 8.1

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF Cronograma Introdução Encapsulamento de mensagens Protocolos Hello Algoritmo OSPF Distância administrativa Autenticação Configuração básica

Leia mais

Laboratório 1. Laboratório 1

Laboratório 1. Laboratório 1 Laboratório 1 Abra o Lab01.pkt Clique no roteador Laboratório 1 Observe as guias Physical e CLI Na Physical temos a simulação da interface física de um roteador Na CLI temos acesso ao software do roteador

Leia mais

Compreenda o campo de endereço MAC de origem na medida - a árvore PDU em Series Switch do nexo

Compreenda o campo de endereço MAC de origem na medida - a árvore PDU em Series Switch do nexo Compreenda o campo de endereço MAC de origem na medida - a árvore PDU em Series Switch do nexo Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Descrição do problema Diagrama de Rede

Leia mais

PGRE Trabalho de VLANs

PGRE Trabalho de VLANs LAB-VLANs 1 PGRE Trabalho de VLANs Manuel P. Ricardo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto LAB-VLANs 2 1. Computadores ligados ao Switch Bancada x, computador y Computadores gnuxy da bancada

Leia mais

Tecnólogo em Redes de Computadores. Laboratório de Redes Locais

Tecnólogo em Redes de Computadores. Laboratório de Redes Locais Tecnólogo em Redes de Computadores Laboratório de Redes Locais Objetivos Apresentar os equipamentos de redes Revisar a divisão de endereços IP em redes Instalar/configurar o SAMBA Criar scripts de login

Leia mais

Entendendo e Configurando o Spanning Tree Protocol (STP) em Switches Catalyst

Entendendo e Configurando o Spanning Tree Protocol (STP) em Switches Catalyst Entendendo e Configurando o Spanning Tree Protocol (STP) em Switches Catalyst Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Teoria complementar Diagrama de Rede Conceitos Descrição

Leia mais

A configuração do protocolo rapid spanning-tree (RSTP) no 300 Series controlou o Switches

A configuração do protocolo rapid spanning-tree (RSTP) no 300 Series controlou o Switches A configuração do protocolo rapid spanning-tree (RSTP) no 300 Series controlou o Switches Objetivo Os laços em uma rede ocorrem quando as rotas alternativa existem entre anfitriões. Os laços em uma rede

Leia mais

PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS CAR. 48 Hosts Link C 6 Hosts

PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS CAR. 48 Hosts Link C 6 Hosts CTRA C U R S O SUPERIOR EM REDES E AMBIENTES OPERACIONAIS CAR Componentes Ativos de Rede Prof.: Roberto J.L. Mendonça PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS CAR 1. De acordo com a figura abaixo determine os endereços

Leia mais

Protocolos básicos de LANs IP (primeiro trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela

Protocolos básicos de LANs IP (primeiro trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela Protocolos básicos de LANs IP (primeiro trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela Bancada de trabalho Bancada de trabalho equipamento Existem seis bancadas no laboratório

Leia mais

Para obter mais informações sobre convenções de documento, consulte as Convenções de dicas técnicas Cisco.

Para obter mais informações sobre convenções de documento, consulte as Convenções de dicas técnicas Cisco. Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Bridging Bridging Transparente Exemplos de configuração Exemplo 1: Transparent Bridging Simples Exemplo 2: Transparent

Leia mais

Trabalho de VLANs e Redes IP. FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2008/09 José Ruela

Trabalho de VLANs e Redes IP. FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2008/09 José Ruela Trabalho de VLANs e Redes IP FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2008/09 José Ruela Bancada de trabalho Configuração inicial Inicialmente todos os computadores gnuxy devem estar configurados na mesma

Leia mais

Cisco Networking Academy Program. Spanning Tree Protocol

Cisco Networking Academy Program. Spanning Tree Protocol Caminhos redundantes e nenhum Spanning Tree. Então, qual é o problema? Portas 10BaseT (12) Hub Portas 10BaseT (12) 0 0-9 0-2 7-7 6-5 D - F E 0 0-9 0-2 7-7 6-9 6-9 3 Host PC2 SW_A Host PC1 SW_B Portas 100BaseT

Leia mais

Tronco entre um Catalyst 2948G-L3 e um exemplo de configuração do Catalyst 6500 Series Switch

Tronco entre um Catalyst 2948G-L3 e um exemplo de configuração do Catalyst 6500 Series Switch Tronco entre um Catalyst 2948G-L3 e um exemplo de configuração do Catalyst 6500 Series Switch Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar

Leia mais

OSPF. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved.

OSPF. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved. OSPF Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11 1 Objetivos Descrever os recursos fundamentais e básicos do OSPF Identificar e aplicar comandos básicos de configuração do OSPF Descrever, modificar

Leia mais

O padrão IEEE que define o Ethernet faz parte a uma família de padrões mais ampla denominado IEEE 802.

O padrão IEEE que define o Ethernet faz parte a uma família de padrões mais ampla denominado IEEE 802. O objetivo deste módulo é apresentar o conceito de VLANs (Redes LANs Virtuais) e sua aplicação tanto com o objetivo de melhorar o desempenho quanto a segurança de uma rede IP. A fim de facilitar a compreensão

Leia mais

What Do EIGRP "Not On Common Subnet" Messages Mean?

What Do EIGRP Not On Common Subnet Messages Mean? What Do EIGRP "Not On Common Subnet" Messages Mean? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Não

Leia mais

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede Nível de enlace Enlace Físico Delimitação da informação Detecção de erros de transmissão Controle de acesso ao Meio Físico Endereçamento

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede I Aula 03 Básico de Switches Prof: Jéferson Mendonça de Limas O que é um Switch? Dispositivos que filtram e encaminham pacotes entre segmentos de redes

Leia mais

Configurações iniciais para OSPF sobre meios de transmissão

Configurações iniciais para OSPF sobre meios de transmissão Configurações iniciais para OSPF sobre meios de transmissão Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações

Leia mais

Inter-Switch Link e formato de quadro IEEE 802.1Q

Inter-Switch Link e formato de quadro IEEE 802.1Q Inter-Switch Link e formato de quadro IEEE 802.1Q Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Material de Suporte Quadro ISL Descrições de campo Quadro do IEEE 802.1Q

Leia mais

Como Utilizar o HSRP para Fornecer Redundância em uma Rede BGP Multihomed

Como Utilizar o HSRP para Fornecer Redundância em uma Rede BGP Multihomed Como Utilizar o HSRP para Fornecer Redundância em uma Rede BGP Multihomed Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Informações Complementares Configurar Diagrama de Rede

Leia mais

Interligação de Redes Repetidores. Switching de nível 2. Grupo de Redes de Comunicação

Interligação de Redes Repetidores. Switching de nível 2. Grupo de Redes de Comunicação Interligação de Redes Repetidores. Switching de nível 2. Grupo de Redes de Comunicação Sumário: Switching de nível 2. Bridge/Switch Arquitectura interna das Bridges Modos de comutação das Bridges Processo

Leia mais

Perguntas freqüentes sobre qualidade de serviço nos Switches da série Catalyst 2900 XL e 3500 XL

Perguntas freqüentes sobre qualidade de serviço nos Switches da série Catalyst 2900 XL e 3500 XL Perguntas freqüentes sobre qualidade de serviço nos Switches da série Catalyst 2900 XL e 3500 XL Índice Introdução Que características de QoS o Catalyst 2900 XL e as 3500 XL series switch apoiam? Que é

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Packet Tracer Configuração de switches e roteadores

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Packet Tracer Configuração de switches e roteadores Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Packet Tracer Configuração de switches e roteadores 1 Configuração de um switch No Packet Tracer, insira um switch e

Leia mais

SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE REDUNDÂNCIA EM LANS

SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE REDUNDÂNCIA EM LANS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES BENETH SANTANA TORQUATO JEFFERSON DA CRUZ SIMULAÇÃO E ANÁLISE

Leia mais

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet.

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet. Proxy ARP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o Proxy ARP Funciona? Diagrama de Rede Vantagens do Proxy ARP Desvantagens do Proxy ARP Introdução Este documento

Leia mais

LANs, VLANs e redes IP (2º trabalho laboratorial)

LANs, VLANs e redes IP (2º trabalho laboratorial) 1 LANs, VLANs e redes IP (2º trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Computadores MIEEC 2010/11 José Ruela Laboratório I 321 bancada de trabalho 2 Bancada de trabalho (lab I 321) equipamento 3 Existem

Leia mais

Noções básicas sobre a detecção de inconsistência EtherChannel

Noções básicas sobre a detecção de inconsistência EtherChannel Noções básicas sobre a detecção de inconsistência EtherChannel Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Como funciona a detecção de inconsistência Troubleshooting

Leia mais

Administração de Redes

Administração de Redes Administração de Redes Rui Prior 2012 Introdução às VLAN Este documento pretende dar uma breve introdução às Virtual LAN (VLAN), um conceito fundamental nas redes locais da actualidade. Conceito Por razões

Leia mais

Administração de Sistemas

Administração de Sistemas Administração de Sistemas Orlando Sousa Aula 5 EIGRP VLANs EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) - Protocolo de encaminhamento da Cisco. Uma versão melhorada do IGRP - Pode ser utilizado com

Leia mais

Cisco recomenda-o tem o conhecimento de controladores de LAN do Cisco Wireless

Cisco recomenda-o tem o conhecimento de controladores de LAN do Cisco Wireless Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Vista geral da porta do serviço Controladores autônomos Preste serviços de manutenção a características da porta Alcançabilidade da mesma

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Roteamento Estático

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Roteamento Estático CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Roteamento Estático Cronograma Introdução Roteadores e rede Examinando as conexões do roteador Examinando as interfaces Interrupção por mensagens

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. VLANs, Switching e Padrões IEEE 802

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. VLANs, Switching e Padrões IEEE 802 Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour VLANs, Switching e Padrões IEEE 802 Cenário 1: Considere a seguinte configuração de rede estruturada em VLANs 220.0.0.2/24 C VLAN 2 B VLAN 1 A

Leia mais

Policy Routing with Catalyst 3550 Series Switch Configuration Example

Policy Routing with Catalyst 3550 Series Switch Configuration Example Policy Routing with Catalyst 3550 Series Switch Configuration Example Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting

Leia mais

O que o comando show ip ospf interface revela?

O que o comando show ip ospf interface revela? O que o comando show ip ospf interface revela? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Exemplo da estrutura de dados da interface Estado da interface Endereço IP e

Leia mais

FAQ sobre a Quality of Service (QoS) nos Catalyst 2950 Series Switches

FAQ sobre a Quality of Service (QoS) nos Catalyst 2950 Series Switches FAQ sobre a Quality of Service (QoS) nos Catalyst 2950 Series Switches Perguntas Introdução Quais são os requisitos de versão de software dos recursos de QoS nos Catalyst 2950 Series Switches? Que recursos

Leia mais

Configurando Catalyst Switches para telefones da conferência de Polycom

Configurando Catalyst Switches para telefones da conferência de Polycom Configurando Catalyst Switches para telefones da conferência de Polycom Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Informações de Apoio Configurar

Leia mais

Estendendo, Segmentando e Interligando Redes

Estendendo, Segmentando e Interligando Redes Departamento de Ciência da Computação - UFF Estendendo, Segmentando e Interligando Redes Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br 1 Estendendo, Segmentando e Interligando Redes Rede

Leia mais

Tópicos em Redes I. Professor Marco Antonio Ruiz Cardoso

Tópicos em Redes I. Professor Marco Antonio Ruiz Cardoso Tópicos em Redes I Professor Marco Antonio Ruiz Cardoso ÍNDICE ÍNDICE... 2 1 CONCEITOS DE LAN... 5 1.1 CSMA/CD... 5 1.2 Mac Address... 7 1.3 Bridging... 9 1.4 Switching...11 1.5 Métodos de Switching...14

Leia mais