MIGUEL ANDRÉ DUARTE MARTINS CURRICULUM VITÆ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MIGUEL ANDRÉ DUARTE MARTINS CURRICULUM VITÆ"

Transcrição

1 MIGUEL ANDRÉ DUARTE MARTINS CURRICULUM VITÆ COIMBRA 2010

2 ÍNDICE Página I NOTAS BIOGRÁFICAS... 3 II ACTIVIDADE PÓS-GRADUAÇÃO... 3 II.1 EXERCÍCIO DE FUNÇÕES DE ASSISTENTE HOSPITALAR... 3 II.2 GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES E OUTROS... 4 II.3 DESEMPENHO DE FUNÇÕES E CARGOS MÉDICOS... 4 III ACTIVIDADE DOCENTE E DE INVESTIGAÇÃO... 6 III.1 ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO... 6 III.2 ACTIVIDADE DOCENTE... 6 III.3 ACTIVIDADES FORMATIVAS... 7 III.4 TESES DE MESTRADO INTEGRADO DE MEDICINA DENTÁRIA IV TRABALHOS PUBLICADOS E COMUNICADOS IV.1 LIVROS IV.2 ARTIGOS IV.3 COMUNICAÇÕES IV.4 CONFERÊNCIAS IV5 FILMES IV 6 POSTERS V VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIEDADES CIENTÍFICAS... 24

3 3 I NOTAS BIOGRÁFICAS MIGUEL ANDRÉ DUARTE MARTINS Filho de Miguel António João do Rosário Martins e de Lucinda Duarte Rodrigues Martins, nasceu em Angola, a 14 de Março de Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e portador da Cédula Profissional 6519 da Ordem dos Médicos. II ACTIVIDADE PÓS-GRADUAÇÃO II.1 EXERCÍCIO DE FUNÇÕES DE ASSISTENTE HOSPITALAR ACTIVIDADE NO SERVIÇO DE ESTOMATOLOGIA E CIRURGIA MAXILO-FACIAL DOS HUC Desde Janeiro de 1987 mantém a sua actividade no âmbito das diversas áreas da especialidade, prestando assistência aos doentes da Consulta Externa do Serviço, bem como aos doentes internados que são regularmente enviados a essa consulta. De 1989 a 1995, esteve integrado com funções assistenciais nas consultas de Estomatologia dos H.U.C., para doentes internados e funcionários hospitalares, funções que retomou em Foi-lhe atribuída a responsabilidade referente ao ensino teórico e prático na área de Endodoncia aos médicos internos do Internato Complementar de Estomatologia, procedendo desde 1986 até 2004 à sua orientação directa e ao apoio na clínica. De 1995 a 2004 esteve adstrito às consultas da Escola de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

4 4 II.2 GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES E OUTROS Em Julho de 1992, a pedido do Director de Serviço, propôs o funcionamento de uma Unidade de Consulta para doentes de risco tendo desde então colaborado na mesma. Chefiou desde Fevereiro de 1988 a Março de 2004 a consulta de Endodoncia dos HUC no Departamento de Medicina Dentária entretanto criado. Foi membro da gerência da empresa Clinesto Clínica Estomatológica, Lda. de Outubro de 1988 a Julho de Desde Julho de 1994 a Agosto de 2003 exerceu as funções de gerente da empresa CLISEME Clínica de Serviços Médico-Cirúrgicos, Lda. Actualmente desempenha as funções de gerente na firma ergonúcleo, em Coimbra. II.3 DESEMPENHO DE FUNÇÕES E CARGOS MÉDICOS ARS Leiria Como Médico Tarefeiro, durante os anos de 1980 e 1981, prestou serviço no Serviço de Urgência do Hospital das Caldas da Rainha. ARS Coimbra No período de 11 de Outubro de 1982 a 08 de Abril de 1983, desempenhou funções de Clínica Geral, com a categoria de Médico Visitador em Serviço Domiciliário em regime de 12 horas semanais, na Administração Regional de Saúde de Coimbra S.M.S. da Figueira da Foz. (Doc. 13/14) É Assistente Hospitalar desde 25/01/87. Em 1998 participou no VII Claide Congresso da Associação Iberolatinoamericana de Endodoncia como Membro Activo em representação Nacional. De 1996 a 1998 foi Vice-presidente da Secção de Endodoncia da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD). De 1998 a 2000 foi nomeado Presidente da Secção de Endodoncia da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD). Ocupa o lugar de Assistente Hospitalar de Estomatologia no Quadro de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 1 de Março de 1999.

5 5 Obteve o grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar de Estomatologia em 5 de Junho de Participa regularmente como formador das assistentes de consultório nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Tem participado nas Reuniões de Serviço destinadas a melhorar a organização e funcionamento do mesmo. No período 2000/2006 desempenhou as funções de Vice-presidente para a Região Centro da Sociedade Portuguesa de Endodontologia. Colaborador científico da Sociedade Portuguesa Interdisciplinar de Laser Médico, tendo participado em diversas acções de formação. Desde 2005, como docente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa tem promovido os Colóquios, que se têm vindo a impor como um espaço de debates, conferências, mesas-redondas e Workshops. Pertence desde Junho de 2010 á Mesa da Assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Endodontologia.

6 6 III ACTIVIDADE DOCENTE E DE INVESTIGAÇÃO III.1 ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO Está empenhado de momento, na elaboração de um trabalho de Investigação sobre os dados Anatómicos da População Portuguesa, no referente aos valores médios de Odontometria encontrados na Clínica da Faculdade de Medicina, em função dos quais elaborou Protocolo Operatório e Ficha Clínica de Endodoncia em uso experimental e cujas conclusões deverão abarcar os seguintes items: Distribuição dos tratamentos endodônticos efectuados pelos diversos grupos de dentes; A relação entre a distribuição canalar encontrada e sexo dos doentes; Valores médios para odontometria de referência na população estudada com generalização à população portuguesa; Comparação de valores obtidos com os valores das diversas literaturas. Este estudo tem também a finalidade de determinar as variações canalares presentes na população estudada. III.2 ACTIVIDADE DOCENTE Tem efectuado actividades de formação nos internatos médicos e outras acções de formação e educação médica. Desde 1986 colaborou na formação dos internos do Internato Complementar na área de Endodoncia, mantendo desde 1987 a 2004 a responsabilidade da orientação Teórico-Prática na área De 1 de Fevereiro de 1989 a 17 de Maio de 2004, por proposta do Professor. Doutor João Luís Maló de Abreu, exerceu funções de Assistente Convidado da Faculdade de Medicina Licenciatura em Medicina Dentária na área de Dentisteria-Operatória e Endodoncia. Organizou como regente da disciplina de Endodoncia dessa Faculdade, o ensino teórico e prático do pré-clínico ao 4º ano do curso e o ensino teórico e prática clínica ao 5º e 6º ano da licenciatura e coordenou a actividade dos seus colaboradores.

7 7 Posteriormente, assumiu as funções de co-regente quando a disciplina foi integrada na área de Dentisteria e Endodoncia, até 17 de Maio de 2004, altura em que renunciou a estas funções. Em 1 de Outubro de 2004 aceita a proposta do Prof. Doutor António Cabrita, tendo ingressado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa - CRB - Pólo de Viseu, como Professor convidado, tendo acumulado a regência das áreas de Endodoncia, Ergonomia e Prótese Removível, até Setembro de Desde o ano lectivo de 2007/2008 que mantem a regência de Endodoncia e Ergonomia. Desde 2005 tem organizado e coordenado os Colóquios anuais promovidos na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa -CRB- Viseu, participando como moderador em mesas redondas e formador nos diversos cursos de instrumentação assistida. Colaborador científico do Curso de Especialización Universitaria en Implantología Oral, na Universidade de Santiago de Compostela, desde o ano lectivo de 2006/2007. III.3 ACTIVIDADES FORMATIVAS A partir de Outubro de 1988, a responsabilidade docente na disciplina de Endodoncia aos médicos internos do Internato Complementar do Serviço, foi conjugada com as responsabilidades de docência da mesma disciplina como Assistente convidado, no âmbito da Licenciatura em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina de Coimbra, dada a integração verificada desde essa data, dos internos do Complementar no ensino teórico-prático ministrado na Faculdade. Promoveu e participou na apresentação e publicação conjunta de trabalhos em Reuniões e Congressos Científicos, com os médicos internos da especialidade de Estomatologia e com a equipa de assistentes da Faculdade de Medicina Dentária sob a sua orientação. Pertenceu à Comissão Organizadora do Curso de Endodoncia do Prof. Dr. Angel Lasalla. Em Abril de 1989 como responsável da Disciplina de Endodoncia, colaborou com o Prof. Dr. Carlos Alberto Leite da Silva, tanto na organização e apoio a este curso, como intervindo nos debates respeitantes aos temas versados durante o mesmo, pelo ilustre conferencista.

8 8 Integrou Mesa Moderadora no âmbito das 3 as Jornadas Hospitalares de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-facial que decorreram nos HUC em 22 de Novembro de Em Maio de 1993 no âmbito da II Reunião Anual ministrou o I Curso de Assistentes Dentárias, dirigido principalmente ao pessoal técnico do Serviço sobre a temática de Endodoncia. Em Maio de 1999 promoveu o Curso de Instrumentação Mecânica Sistema HERO 642. Em Outubro de 1999, organizou e moderou a reunião da Secção de Endodoncia da SPEMD,com o Dr Allan Helfer "Laser Utilization in Dentistry and the Oral Cavity" e "Endodontic Diagnosis and Treatment of Unusual Clinical Cases". Curso Prático de Endodoncia, integrado no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu em Dezembro de Participou na organização e docência do II Curso teórico-prático de Instrumentação Mecânica, Sistema Hero 642 que decorreu em Maio de III Curso teórico-prático de Instrumentação Mecânica e Obturação Termoplástica, que de correu em Junho de Novembro 2002 I Encontro Endodôntico IV Curso Teórico-Prático de Instrumentação assistida. Curso teórico-prático de Endodoncia Contemporânea, integrado no XII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra, que decorreu em Fevereiro de Foi formador na 3ª Reunião da SPILM, que decorreu em Dezembro 2003 II Encontro Endodôntico V Curso Teórico-Prático de Instrumentação assistida.

9 9 Curso teórico-prático de Endodoncia ministrado em colaboração com o Professor Doutor. Guillermo Raiden integrado no XIII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra, que decorreu em Março de Colóquios 2005 Curso de Instrumentação Assistida em Endodoncia, conferências e mesa redonda na palestra do Prof. Doutor Fernando Goldberg em Outubro e Novembro de Foi formador na 5ª Reunião da SPILM, que decorreu em 2005 Curso prático de Instrumentação assistida em Endodoncia integrado nas I Jornadas de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Pólo de Viseu, em Maio de Integrou a Comissão Científica das I Jornadas de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Pólo de Viseu, que decorreu em Maio de Colóquios 2006 Curso de Instrumentação Assistida em Endodoncia, conferências e debates integrados no programa de Endodoncia dos Colóquios, decorridos em Maio, Junho e Novembro de Curso de Instrumentação Assistida em Endodoncia e Obturação Sistema Mtwo, que decorreu em Coimbra em Fevereiro de Fez parte da Comissão Científica no 1º Encontro Endodôntico, organizado pela Secção de Endodoncia da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, que decorreu em Coimbra, em Setembro de Colóquios 2007 Curso de Instrumentação Assistida em Endodoncia, conferências e debates integrados no programa de Endodoncia dos Colóquios, decorridos em Março, Junho e Novembro de Fevereiro 2008 Curso Teórico-Prático Endodoncia Mecanizada Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

10 10 Curso prático de Instrumentação assistida em Endodoncia integrado nas III Jornadas de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Pólo de Viseu, em Maio de Curso de Instrumentação Assistida em Endodoncia, conferências e debates integrados no programa das IV Jornadas de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Pólo de Viseu, em Maio de Maio 2010 X Congresso da Sociedade Espanhola de Gerodontologia e I Congresso Ibérico de Gerodontologia. - Porto Curso de Endodontia Mecanizada

11 11 III.4 - FOI CO-ORIENTADOR NAS SEGUINTES TESES DE MESTRADO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA - CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS: Setembro de 2008 Orientador: Professor. Dr. Armandino Alves Mestrando: João Sengo da Costa Lesões endo periodontais: A propósito de um caso clínico Setembro 2009 Orientador: Professor. Dr. Armandino Alves Mestrando: António Ricardo Soares Costa Albuquerque O diâmetro apical de preparo e o limite apical de obturação no prognóstico do tratamento endodôntico.- Um estudo retrospectivo. Setembro 2009 Orientador: Professor. Dr. Armandino Alves Mestrando: Filipe de Arruda Policarpo Estudo sobre a capacidade de desobturação de canais radiculares de dois sistemas operatórios Ni-Ti: Profile e Protaper. Julho de 2010 Orientador: Professor Dr. Manuel Paulo. Mestranda: Mariana Rita Lopes da Silva Traumatismos dentários:uma perspectiva endodôntica a propósito de dois casos clínicos

12 12 FREQUENTOU AS SEGUINTES ACTIVIDADES: Maio 1987 Reunião Científica sob o tema: "Combate à Infecção no Serviço de Estomatologia". Novembro 1987 I Jornadas Hospitalares de Estomatologia. Curso "As Disfunções do Sistema Mastigador". (Prof. Dr. L. Bazotti) Maio 1988 Curso de Estética e Cerâmica em Prostodoncia Fixa. (Prof. Francisco J. Gascon Mayordomo) Outubro 1988 Cirurgia Peri-Apical. Fevereiro 1989 Ciclo de Ensino Contínuo. Abril 1989 Curso de Endodoncia (Prof. Doutor Angel Lasalla). Sisos Inclusos. Simposium "Cárie Dentária". Maio 1989 I Curso Teórico-Prático de Prótese Parcial Removível. Março 1990 Ciclo de Ensino Contínuo. Novembro as Jornadas Hospitalares de Estomatologia e Cirurgia Maxilo- Facial. Curso de Reabilitação Oral (Prof. Doutor Juan Salsench Cabré) Março 1992 I Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Curso Síndrome disfuncional da ATM. (Prof. Doutor Juan Salsench Cabré) Dezembro 1992 XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Congresso Anual da APMD 92. Abril 1993 II Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária.

13 13 Junho 1993 Premier Congres International d Endodontie Paris. Dezembro 1993 Congresso Anual da APMD 93. Março 1994 III Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Curso de Endodoncia (Prof. Doutor J. M. Laurichesse) Abril 1995 IV Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. II Congresso Nacional sobre Sida/95. Março 1996 V Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Novembro 1996 Congresso Anual da APMD 96. Fevereiro 1997 Curso de Endodoncia (Prof. Dr. Leif Tronstad) Novembro 1997 I Seminário de Dentistaria Operatória. Outubro 1998 XVIII Congresso da SPEMD. VII CLAIDE Congreso da Asociación Ibero Latino Americana de Endodoncia, Cochide 98, Chile. Dezembro 1998 Congresso Anual da APMD 98. Março 1999 XIII Jornadas de Medicina Oral. Maio 1999 VII Jornadas Internacionais da Saúde. Outubro th Biennial Congress of The European Society of Endodontics, Zagreb, Croátia. XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Reunião da Secção de Endodoncia da SPEMD. Dezembro 1999 Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas Abril 2000 IX Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Maio 2000 Curso de Educação Contínua pela Academia Portuguesa de Medicina Oral e European Association of Oral Medicine.

14 14 Junho 2000 Curso Teórico de Prótese Total. Curso Teórico de Endodoncia. XI World Congress on Dental Trauma. Agosto 2000 X Congreso de La Sociedad Argentina de Endodoncia. Outubro 2000 Workshop Rotary Instruments as Profile and/or Rotary Files. Dezembro 2000 Surgery & Re-Treatment Lecture, Royal College of Physicians, London. Março 2001 X Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia De Coimbra. Maio 2001 Curso de Prótese Removível. Junho th Endodontic World Congress. 2 th Spanish National Congress. 3º Curso Pós-Graduado de Laser Médico. Março 2002 XI Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia Curso Teórico-Prático de Dentistaria Operatória. Junho 2002 I Reunião Científica Anual da Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses. Fevereiro 2003 XII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Dezembro º Curso Laser e Segurança 3ª Reunião de Laser Médico. Março 2004 XIII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra. Maio 2006 I Jornadas de Medicina Dentária Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras Pólo de Viseu. Fevereiro 2007 Curso Teórico Sistemas Avançados em Endodoncia 2º Endo-Forum Maillefer. Setembro º Encontro Endodontico 2007 da Secção de Endodoncia da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária - Coimbra.

15 15 Fevereiro 2008 Alternativas en Implantología Oral Curso de Especialización en Implantologia Oral, Universidad de Santiago de Compostela. Outubro 2008 XXVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Maio 2009 IV Jornadas de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Pólo de Viseu. Outubro de 2009 XXIX Congresso da SPEMD Maio de 2010 Sessão Clínica com o Prof. Dr. Luis Herrera, Uso de antissépticos nas doenças periodontais Como seleccionar o mais adequado. Maio 2010 X Congresso da Sociedade Espanhola de Gerodontologia e I Congresso Ibérico de Gerodontologia, Porto.

16 16 IV TRABALHOS PUBLICADOS E COMUNICADOS IV.1 LIVROS: - TRAUMATOLOGIA EM ENDODONTIA (EDITORIAL AMOLCA 2002) Em 2000, aceitou o convite do saudoso e distinto Professor Doutor Enrique Basrani da Universidade Maimónides em Buenos Aires, Argentina, para participar no seu livro Traumatologia em Endodontia publicado em 2002 pela Editorial Amolca - MANUAL DE PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS (EDIÇÃO ALTER 2002) Um guia útil para Uma visão de conjunto sobre as técnicas assistidas em procedimentos endodônticos. IV 2 ARTIGOS: A Arte Dentária de Carácter Étnico A Propósito de Mutilações dento -maxilares intencionais - publicado na Revista Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial, vol.xxvii nº 3, Aspectos da Cicatrização Peri-Apical - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária, vol. I nº 1, Stop Endodôntico Normas para conduta operatória - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária, vol. I nº 1, Conduta Clínica para reconstrução de dentes desvitalizados - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. I nº 1, Calcificações Pulpares - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. II nº 1, Relações Endo-Ortodonticas - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 2 nº 3, 1994.

17 17 Obturação Termomecânica (Mc Spadden) publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 3 nº 1, Reabsorção Post-Traumática em Dentes Anteriores - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 3 nº 2, Esterilização na Medicina Dentária - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 3 nº 3/4, Instrumentação Mecânica - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 4 nº 1/2, Do atendimento de doentes seropositivos (Parte I) - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 4 nº 1/2, Semiologia e Diagnóstico (Parte I) - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 4 nº 1/2, Do atendimento de doentes seropositivos (Parte II)- publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 4 nº 3/4, Semiologia e Diagnóstico (Parte II) - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 5 nº 1/2, Repercussões Tróficas Pilosas de Origem Focal - publicado nos Cadernos de Estomatologia e Medicina Dentária e Cirurgia Maxilo-Facial, vol. 5 nº 1/2, MTA A review - publicado na Oral Sciences Technycal & Research, Part I (Viseu 2007).

18 18 IV.3 COMUNICAÇÕES Fevereiro 1989 Ciclos de ensino contínuo de Coimbra. Comunicação: Utilidade dos Stops em Endodoncia. Março 1990 Ciclos de ensino contínuo de Coimbra. Comunicação: Calcificações Pulpares. Novembro as Jornadas Hospitalares de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial. Comunicação: Enfisema Sub-cutâneo (um caso clínico). Comunicação: Aspectos da Cicatrização Peri-Apical. Março 1992 I Reunião anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Com.Conjunta: Sobreobturação/Sobreinstrumentação - Um Caso Clínico. Co-autor: Dr. Manuel Francisco. Com. Conjunta: Férula em Endodoncia. Considerações Clínicas. Co-autor: Dr.Álvaro Banaco. Dezembro 1992 XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Com. conjunta: Conduta Clínica para reconstrução de dentes desvitalizados. Co-autor: Dr. Marques Ferreira. Com. Conjunta: Transfixação Endodôntica. Co-autores: Drs. Paulo Cardoso e Francisco Sanches. Abril 1993 II Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Comunicação: Lesões à distância de origem foca.l Comunicação: Obturação e condensação termo-mecânica de guta. Com. Conjunta: Reimplante dentário. Co-autores: Drs. José Pedro Figueiredo e Fernando Mendes. Com. Conjunta: Urgências endodônticas. Co-autor: Drª Margarida Gabriel. Comunicação: Aspectos gerais da instrumentação mecânica - Canal Finder.

19 19 Março 1994 III Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Com. Conjunta: Endodoncia Ortodoncia. Co-autor: Dr. Marques Ferreira. Com. Conjunta: Insucessos em Endodoncia. Co-autor: Drª Margarida Gabriel. Com. Conjunta: Endodoncia em Molares Decíduos - complicações. Co-autor: Dr. António Fonseca. Comunicação: Reabsorção Radicular Pós-Traumática em Dentes Anteriores. Comunicação: Procedimento Endodôntico Múltiplo em Cirurgia Apical de Quistos Mandibulares Extenso. Co-autores: Prof. Dr. Carlos Alberto Ribeiro e Dr. Artur Ferreira. Março 2000 IX Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Com. conjunta: A técnica normalizada no manuseamento de canais curvos. Co-Autores: Osvaldo Silva, Rui Salgueiro Com. conjunta: Hidróxido de cálcio: Critérios de escolha para uso clínico. Co-autor: Tony Rolo. IV.4 CONFERÊNCIAS A convite das organizações dos respectivos Congressos proferiu as seguintes Conferências: Dezembro de 1992 XII Congresso da SPEMD Figueira da Foz. Stop Endodôntico Normas para conduta operatória. Protocolo Operatório em Endodoncia Ficha Clínica. Março 1994 III Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Sistemática em Endodoncia. Valores Ponderados a Propósito de Odontometrias de Referência.

20 20 Março 1996 V Reunião Anual de Estomatologia e Medicina Dentária. Odontometrias de trabalho e de referência. Novembro 1996 Congresso Anual da APMD 96. Guta multifase na obturação canalar. Outubro 1998 XVIII Congresso da SPEMD. Instrumentação Mecânica e Técnicas de Obturação. Outubro 1998 VII CLAIDE Congreso da Asociación Ibero Latino Americana de Endodoncia e Cochide 98. Protocolo Operatório. Março 1999 XIII Jornadas de Medicina Oral. Novos materiais e técnicas em endodoncia. Maio 1999 VII Jornadas Internacionais de Saúde Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul. Instrumentação e obturação mecânica. Dezembro 1999 Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas. Instrumentação e obturação mecânica em endodoncia sistema Quantec 2000 Abril 2000 IX Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. A técnica normalizada no manuseamento de canais curvos. Hidróxido de cálcio: critérios de escolha para uso clínico. Junho 2000 Curso Teórico-Prático de Endodoncia Convergência standard iso/fdi e convergência variável dos sistemas mecanizados actuais. Março 2001 X Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Esterilização e desinfecção em medicina dentária. Intrusão dentária múltipla caso clínico. Instrumentação mecânica em endodoncia. Junho 2001 III Curso Teórico-Prático de Instrumentação mecânica e Obturação termoplástica. Relações instrumentais e obturação termoplástica. Normas iso e sua adaptação ao instrumental mecanizado.

21 21 Março 2002 XI Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Efeito da doença periodontal sobre a polpa. Fracasso da anestesia local em situações de infecção/inflamação. Junho 2002 I Reunião Científica Anual da Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses. Instrumentação mecanizada. Variação das normas iso. Novembro 2002 IV Curso Teórico-Prático de Instrumentação mecânica e Obturação termoplástica. Normalização instrumental. Particularidades da técnica crown-down. Sistema protaper. Março 2004 XIII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Há esterilização em meio líquido? Procedimento clínico em caso de avulsão dentária. Patologia periapical semiologia e clínica em endodoncia. Outubro 2005 Cursos de Instrumentação assistida em Endodoncia. Normalização instrumental e ni-ti... O que há de novo. Laser em endodoncia. Maio 2006 I Jornadas de Medicina Dentária UCP-CRB - Viseu Hi-tech e laser em endodoncia. Fevereiro 2007 Curso de Instrumentação assistida em Endodoncia e Obturação sistema Mtwo Coimbra. Instrumentação e obturação mecânica critérios de normalização. Fevereiro 2008 Curso de Especialización en Implantología oral. Alternativas en implantología oral. Fevereiro 2008 Curso teórico-prático Endodoncia Mecanizada. Materiais de obturação: estado da arte. Sistema de obturação Thermafil. Dezembro 2008 Encontro Anual da Sociedade Portuguesa de Endodontologia Laser em Endodontia

22 22 Maio 2009 IV Jornadas de Medicina Dentária UCP-CRB Viseu. - Controvérsias em Endodoncia IV 5 FILMES Em 1999, integrou um documentário sobre o Sistema Quantec 2000, juntamente com o saudoso Dr Paulo Cardoso, Francisco Sanches e o Dr. Manuel Marques Ferreira. IV 6 - POSTERS Em 2001, publicou um Poster de divulgação de normas a seguir em caso de avulsão dentária, adaptado de um programa de Saúde pública Brasileiro conjuntamente com o Prof. Clóvis Monteiro Bramante da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, fazendo este parte de uma campanha publicitária com a colaboração da Lácer Farmacêutica. Outubro 1998 VII CLAIDE Congreso da Asociación Ibero Latino Americana de Endodoncia e Cochide 98. Poster: A técnica do "apical-plug". Co-Autor: João Miguel Santos. Dezembro 1998 Associação Profissional dos Médicos Dentistas. Poster: Abordagem multidisciplinar de um caso clínico complexo. Março 2004 XII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia. Poster: Sobreinstrumentação e sensibilidade pós-obturação. Maio 2006 I Jornadas de Medicina Dentária UCP-CRB Viseu. Poster: Apicectomia com obturação simultânea. Co-Autores: Artur Ferreira, Osvaldo Silva.

23 23 Maio 2008 III Jornadas de Medicina Dentária UCP-CRB Viseu. Poster: Fractura do terço médio da raiz um caso clínico. Co-Autores: A. Oliveira, J. Vilaça, O. Silva. Poster: Rizectomia mesio-vestibular em 16 por fractura instrumental. Co-Autores: A. Macedo, I. Pinho, O. Silva. Maio 2009 IV Jornadas de Medicina Dentária UCP-CRB Viseu. Poster: Abordagem por cirurgia endodôntica do dente 22 por extravazamento. Co-Autores: C. Pais, A. Figeuiredo Osvaldo Silva Poster: Reabsorção pós-tramática em dente anterior - Case report Co-Autores:C. Pais, O. Silva. Poster:Cirurgia peri-apical, a propósito de um caso clínico. Co-Autores:C. Pais, O. Silva. Maio V Jornadas de Medicina Dentária UCP-CRB Viseu. Poster: Obturação de canais radiculares amplos.- A propósito de um caso clínico. Co-Autores: Albuqueque D, Batista L, Figueredo A., Cardoso M., Paulo M.F.

24 24 V VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIEDADES CIENTÍFICAS Está inscrito na Ordem dos Médicos desde Julho de 1978, tendo a cédula profissional nº Está inscrito no Colégio da Especialidade desde Dezembro de É sócio da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária com o nº 484, desde É sócio da Sociedade de Endodontologia da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. É perito em Medicina Legal pelo Instituto Nacional de Medicina Legal. É Membro Activo da AILAE Associação Iberolatinoamericana de Endodoncia desde Outubro de Foi representante da Sociedade Portuguesa de Endodontologia junto da European Society of Endodontology como Country Representative para as reuniões do Council of Representatives no biénio 1998/1999. Obteve o grau de Competência de Gestão de Serviços de Saúde, da Ordem dos Médicos, em Janeiro de Colaborador científico do Curso de Especialización Universitaria en Implantología Oral, na Universidade de Santiago de Compostela, desde o ano lectivo de 2006/2007. Membro eleito do conselho científico da Sociedade Portuguesa Interdisciplinar de Laser Médico Presidente da Mesa da Assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Endodontologia desde Junho de 2010.

MIGUEL AGOSTINHO BECO PINTO CARDOSO CURRICULUM VITAE

MIGUEL AGOSTINHO BECO PINTO CARDOSO CURRICULUM VITAE MIGUEL AGOSTINHO BECO PINTO CARDOSO CURRICULUM VITAE Viseu, 2011 ÍNDICE Pág 1. Identificação 2. Formação Académica 3. Actividade Profissional 4. Actividade Docente 5. Actividade de Pesquisa e Inovação

Leia mais

Rute Patrícia Alves do Rio Pereira de Sousa

Rute Patrícia Alves do Rio Pereira de Sousa Rute Patrícia Alves do Rio Pereira de Sousa Curriculum Vitae 2012 Rute Patrícia Alves do Rio Pereira de Sousa Página 1 ÍNDICE 1. Identificação Pág.3 2. Habilitações académicas Pág.4 3. Experiência profissional

Leia mais

CMR Clínica Médica de Cuidados Regulares Rua Raimundo Carvalho 110-4430-184 Vila Nova de Gaia (Desde Fevereiro de 2011 até à data actual)

CMR Clínica Médica de Cuidados Regulares Rua Raimundo Carvalho 110-4430-184 Vila Nova de Gaia (Desde Fevereiro de 2011 até à data actual) IDENTIFICAÇÃO Nome: Carina Raquel Lemos Coelho Data de nascimento: 27.03.1982 Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Solteira Membro da Ordem dos Médicos Dentista n.º6391 HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Junho

Leia mais

Licenciatura em Medicina Dentária, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul em 24 de Julho de 1995, com a média final de 14 valores.

Licenciatura em Medicina Dentária, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul em 24 de Julho de 1995, com a média final de 14 valores. Resumo de Curriculum Vitae Nome: Ana Isabel Concha Bernardo Morada: Rua de S. José, nº 5 1º Dtº, 2620 077 Póvoa de Stº Adrião Telefone: 219384062/967098727 Telemóvel: 967098727 Fax: 219382005 Cédula Profissional:

Leia mais

Curriculum Vitae. Filipa Alexandra dos Santos Bexiga

Curriculum Vitae. Filipa Alexandra dos Santos Bexiga Filipa Alexandra dos Santos Bexiga Fevereiro de 2011 Índice Formação académica e profissional... 4 Formação académica.... 4 Formação profissional..... 4 Actividade docente e profissional..5 Instituto de

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome MENDES, CLÁUDIA SOFIA DA SILVA Morada RUA DR. FRANCISCO PISSARRA DE MATOS, Nº9, 1º DTO 6300-693 GUARDA Telefone 96 47 20 566 / 271 22 30 27 Correio

Leia mais

Curriculum vitae. Ilda Maria Pimentel Bastos. Curriculum Vitae. Ilda Maria Pimentel Bastos. 2011, Viseu. Página 1 de 11

Curriculum vitae. Ilda Maria Pimentel Bastos. Curriculum Vitae. Ilda Maria Pimentel Bastos. 2011, Viseu. Página 1 de 11 Curriculum Vitae 2011, Viseu Página 1 de 11 Índice A - Elementos de identificação ----------------------------------------------------------------------------------------------------- 3 B - Percurso académico

Leia mais

Licenciatura em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da. Saúde do Sul (I.S.C.S.-SUL) Monte da Caparica, 1994-2000.

Licenciatura em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da. Saúde do Sul (I.S.C.S.-SUL) Monte da Caparica, 1994-2000. Vanda Martins Ventura Nome: Vanda Martins Ventura Natural de: Setúbal, Portugal Formação Académica : Licenciatura em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Sul (I.S.C.S.-SUL)

Leia mais

Participou em 20 cursos de actualização e formação contínua e Reuniões Científicas entre 1995 e 2007, em Portugal e no estrangeiro.

Participou em 20 cursos de actualização e formação contínua e Reuniões Científicas entre 1995 e 2007, em Portugal e no estrangeiro. RESUMO DE DADOS CURRICULARES 1. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Filipa Fernandes Soares Franco Borges de Lemos Nome profissional: Filipa Soares Franco Nascida a 31 de Agosto de 1973 Nacionalidade Portuguesa

Leia mais

m.cruz@posgraduacao.eu

m.cruz@posgraduacao.eu Curso de Endodontia Prof. Dr. Miguel Albuquerque Matos Director Científico Prof. Dr.Luís França Martins 4 Módulos - Início em. de 2013 www.posgraduacao.eu Informações e inscrições: m.cruz@posgraduacao.eu

Leia mais

Curriculum Vitae CURRICULUM VITAE CARLA FRIAS

Curriculum Vitae CURRICULUM VITAE CARLA FRIAS CURRICULUM VITAE Identificação Pessoal Nome completo: Morada: Contactos: Carla Maria Candoso Frias Fernandes R. de Grijó 100, 2º Drt. 4150 384 Porto 91 9200197 telemóvel pessoal B. Identidade: N.º 10045971,

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumido

CURRICULUM VITAE Resumido Paulo Amado CURRICULUM VITAE Resumido Dr. PAULO AMADO Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto desde 1986 Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia desde 1998 Inscrito na Ordem

Leia mais

III curso intensivo em periodontologia

III curso intensivo em periodontologia Porto, Dezembro 2011 / Março 2012 III curso intensivo em periodontologia Com a colaboração da Inscrições abertas III curso intensivo em periodontologia Lugar de realização Centro de Estudos do Amial Clínica

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Endodontia Clínica, Curso Teórico-Prático de Actualização Clínica Pedro Cruz Janeiro a Maio de 2008

CURRICULUM VITAE. Endodontia Clínica, Curso Teórico-Prático de Actualização Clínica Pedro Cruz Janeiro a Maio de 2008 CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: JOSÉ Manuel da Costa Rodrigues de OLIVEIRA Data de Nascimento: 24 de Dezembro de 1967 Morada: Rua Pêro Longa, Nº 7, C/v Dto 2745-315 Queluz Telefone (Casa): +351 21

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar à disposição de clínicos gerais, a oportunidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO De acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 74.º-A do ECDU, a avaliação dos docentes deve considerar as quatro vertentes de actividade académica: a) Investigação; b) Ensino;

Leia mais

ANA CARLA DE ARAÚJO PATRÍCIO

ANA CARLA DE ARAÚJO PATRÍCIO ANA CARLA DE ARAÚJO PATRÍCIO Parede, Janeiro de 2006 CURRICULUM VITAE INDICE - INDICE 2 - DADOS PESSOAIS 3 - FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA 4 - EXPERIENCIA PROFISSIONAL 5 - ESTÁGIOS ACADÉMICOS 6 - CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA CURRICULUM VITAE Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves Domicílio profissional: Rua 14 de Outubro, 629, 4º. Esqº. Tras., 4430-051 Vila Nova de Gaia; Tel.: 223708985; Fax: 223708988. E Mail: rchaves@net.sapo.pt

Leia mais

Rui Manuel Silva Rocha

Rui Manuel Silva Rocha Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Rui Manuel Silva Rocha Endereço de correio electrónico ruirocha.md@gmail.com Nacionalidade Portuguesa Data Nascimento 14/ 02/ 1974 Formação Académica 2012-2014

Leia mais

Cursos Hands on MARIA APARECIDA

Cursos Hands on MARIA APARECIDA Cursos Hands on 20 OUTUBRO quinta-feira Hotel Tryp - Sala Serra da Lousã 09h-18h MARIA APARECIDA Formada em 1981 pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, titulou-se como Mestre

Leia mais

ODONTOLOGIA ENDODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas

ODONTOLOGIA ENDODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas ODONTOLOGIA ENDODONTIA I 5º Período / Carga Horária: 90 horas 1. PRÉ-REQUISITOS: Diagnóstico por Imagem; Patologia Buco-Dental. 2. EMENTA: Durante o curso de Endodontia Pré-Clínica os alunos irão adquirir

Leia mais

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER NOVO PROGRAMA [Revisto & Atualizado] CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER CURSO MODULAR DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES DENTÁRIOS 6.ª edição Início a 21 de novembro de 2015 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DESCRIÇÃO

Leia mais

UNITAU UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ AUTARQUIA MUNICIPAL DE REGIME ESPECIAL RECONHECIDA PELO DEC. FED. Nº 78.924/76 REITORIA RUA 4 DE MARÇO, 432

UNITAU UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ AUTARQUIA MUNICIPAL DE REGIME ESPECIAL RECONHECIDA PELO DEC. FED. Nº 78.924/76 REITORIA RUA 4 DE MARÇO, 432 DELIBERAÇÃO CONSEP N 105/2002 Altera a Deliberação CONSEP N 025/99 que dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, em nível de Doutorado. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Identificação Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre (nome clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra. Graus Académicos e Profissionais Licenciada em Medicina pela Faculdade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A

C U R S O O D O N T O L O G I A C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: CLÍNICA INTEGRADA III Código: Pré-requisito: ODONTOLOGIA

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE Informação Pessoal Nome JORGE, NUNO MIGUEL ROCHA orada URB. JANELAS DE FARO LOTE 13 LOJA A/B 8005-547 FARO Telefone 289815792 Correio electrónico nunojorge@riafaro.pt

Leia mais

Editorial 3 Alexandre Castro Caldas. Dor Total nos doentes com metastização óssea 7 Manuel Luís Vila Capelas

Editorial 3 Alexandre Castro Caldas. Dor Total nos doentes com metastização óssea 7 Manuel Luís Vila Capelas Cadernos de Saúde Volume 1 N.º 1 Editorial 3 Alexandre Castro Caldas Dor Total nos doentes com metastização óssea 7 Manuel Luís Vila Capelas O ensino médico pós-graduado baseado em competências: reflexão

Leia mais

X curso em implantologia integral

X curso em implantologia integral Porto, Janeiro/Junho 2012 X curso em implantologia integral Com a colaboração da Inscrições abertas X curso em implantologia integral Lugar de realização Centro de Estudos de Medicina Dentária do Amial

Leia mais

de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE CLÍNICA

de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE CLÍNICA UNL Universidade Nova de Lisboa IPO-CROL SA Instituto Português de Oncologia Centro Regional de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE

Leia mais

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores.

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Curriculum Vitae António Barros Veloso António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Carreira hospitalar Internato Geral

Leia mais

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão CURRICULUM VITAE 1. Licenciatura no curso de Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 19 de Fevereiro de 1975,com a informação final de 16 valores. 2. Mestrado em Ciências Jurídicas, em 12 de Novembro

Leia mais

RESUMO DE DADOS CURRICULARES

RESUMO DE DADOS CURRICULARES DADOS PESSOAIS Nome: Luis M. Martins Estado Civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 19/03/1973 FORMAÇÃO ACADÉMICA 2004-2005 PÓS-GRADUAÇÃO Sociedades Comerciais Instituto Superior de

Leia mais

- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, promovido pela PUCRS, Porto Alegre, setembro de 1979.

- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, promovido pela PUCRS, Porto Alegre, setembro de 1979. PARTICIPAÇÃO EM CURSOS - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, promovido pela PUCRS, Porto Alegre, setembro de 1979. - Prótese Fixa; Prótese Removível, promovido pela ABO/RS, em Porto Alegre, julho,

Leia mais

Av. Júlio de Castilhos, 2101, sala 51, Centro 95010-005. Caxias do Sul-RS (54) 32239207 (54) 99012424 ncguerra@terra.com.br

Av. Júlio de Castilhos, 2101, sala 51, Centro 95010-005. Caxias do Sul-RS (54) 32239207 (54) 99012424 ncguerra@terra.com.br Currículo Natalia Comerlato Guerra Hecher Cirurgiã Dentista Especialista em Dentística Restauradora Av. Júlio de Castilhos, 2101, sala 51, Centro 95010-005. Caxias do Sul-RS (54) 32239207 (54) 99012424

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I E II

INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I E II Licenciatura no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I E II NORMAS DE FUNCIONAMENTO / NORMAS DE AVALIAÇÃO Disciplinas Opcionais Nº Índice Página Normas de Funcionamento

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC

CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 1 CURRICULUM VITAE MANUEL MARQUES DA COSTA FIGUEIREDO ECONOMISTA - ROC 2 ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Manuel Marques da Costa Figueiredo Filho de : Armando da Costa Figueiredo e de : Maria da Anunciação

Leia mais

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais.

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais. 2013 1ª Conferência 20 de Março, das 14:30 às 17:00 h Cidadania em tempos de crise: Implicações para a intervenção educativa, social e comunitária Isabel Menezes. Professora Associada com Agregação da

Leia mais

TABELA DE Preços Particular

TABELA DE Preços Particular TABELA DE Preços Particular 01 CONSULTA A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária 20,00 A1.01.01.05 Consulta de urgência 02 MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA A2.01.01.01 Selamento de fissuras A2.02.01.DD

Leia mais

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco 1_ DADOS BIOGRÁFICOS E FORMAÇÃO ESCOLAR JAIME DA CUNHA BRANCO, filho de Francisco Rodrigues Branco e de Dorinda Maria da Cunha Claro Branco( ), nasceu em Lisboa,

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

Normas: uma ponte para a inovação

Normas: uma ponte para a inovação Normas: uma ponte para a inovação Workshop 12 de novembro de 2014 Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica Rua Luís Reis Santos Polo 2 da Universidade de Coimbra Entrada livre Programa 14:30 14:40

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2011 A Direção da SPMA, no sentido de alcançar os objetivos propostos e expressos na sua carta de candidatura para este triénio desenvolveu e concretizou diversos projetos.

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ODONTOLOGIA PRÉ-CLÍNICA II Código: ODO-028 Pré-requisito:

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes de Spínola Av. Conde Valbom, nº.18 3º.B 1050-068 Lisboa Telefone 21 357 26 47 Correio electrónico

Leia mais

NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS

NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS Art. 1 - O Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, também designado abreviadamente por N. M. I. H. D., é uma Associação sem fins lucrativos

Leia mais

Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Ano de 2008/2009

Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água. Ano de 2008/2009 Relatório do Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água Ano de 2008/2009 Comissão Coordenadora Maria da Natividade Ribeiro Vieira Directora de Curso Vítor Manuel Oliveira Vasconcelos Luís Filipe

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995.

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995. LINO TORGAL Data e local de nascimento: 1970, Lisboa Cédula Profissional: 12177L Correio eletrónico: lt@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Leadership in Law Firms, Harvard Law School, em 2013. Admitido

Leia mais

REGULAMENTO ODONTOLÓGICO

REGULAMENTO ODONTOLÓGICO REGULAMENTO ODONTOLÓGICO Regulamento Vigente REGULAMENTO ODONTOLÓGICO ARTIGO 1º - A Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo - AFRESP - prestará a seus associados inscritos na Administração

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES

REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES 1. FINALIDADE O Curso de Especialização em Prótese sobre Implantes tem uma duração de 3 semestres e tem por finalidade a formação de técnicos

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO RESUMO (PAINEL E COMUNICAÇÃO ORAL)

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO RESUMO (PAINEL E COMUNICAÇÃO ORAL) NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS 1- REGRAS GERAIS: SERÃO ACEITOS TRABALHOS EM DUAS CATEGORIAS: - Painel: Poderão concorrer pesquisas científicas, relatos de caso e revisão de literatura. - Comunicação oral:

Leia mais

Partido Popular. CDS-PP Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 195/X. Inclusão dos Médicos Dentistas na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde

Partido Popular. CDS-PP Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 195/X. Inclusão dos Médicos Dentistas na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar Projecto de Lei nº 195/X Inclusão dos Médicos Dentistas na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde A situação da saúde oral em Portugal é preocupante, encontrando-se

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC)

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC) O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC) Cronológica e contextualmente as raízes do actual IHEC foram lançadas em 1994, ano em que na Universidade Independente (UnI) se deu início à formação nas

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Cálculo Automático

Regulamento do Laboratório de Cálculo Automático Regulamento do Laboratório de Cálculo Automático Artigo 1 o (Definição) O Laboratório de Cálculo Automático, adiante designado por Lc, é um dos laboratórios do Departamento de Matemática da Faculdade de

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas

Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas Centro de Ciências Matemáticas Campus Universitário da Penteada P 9000-390 Funchal Tel + 351 291 705181 /Fax+ 351 291 705189 ccm@uma.pt Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas I Disposições gerais

Leia mais

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço.

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Notas curriculares Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Licenciado em História, pela Universidade do Porto. Doutorando em Políticas Públicas, na Universidade de Aveiro. Especialista

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa DADOS PESSOAIS Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros Data e local de nascimento: 1963, Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Correio eletrónico: rm@servulo.com 2 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito

Leia mais

Curriculum Vitae. Informação pessoal. Experiência profissional. Datas Desde 2013. Datas Desde 2009. Datas De 2009 a 2013. Datas De 2010 a 2013

Curriculum Vitae. Informação pessoal. Experiência profissional. Datas Desde 2013. Datas Desde 2009. Datas De 2009 a 2013. Datas De 2010 a 2013 Curriculum Vitae Informação pessoal Nome completo Nacionalidade Sandra Balseiro Portuguesa Data de nascimento 08/03/1978 Experiência profissional Função ou cargo ocupado Datas Desde 2013 Consultora Marcação

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

Rua Faria Guimarães, 494 2º Esq. 4000-205 Porto +351 965 371 568 olinda@mdemaria.com www.mdemaria.com

Rua Faria Guimarães, 494 2º Esq. 4000-205 Porto +351 965 371 568 olinda@mdemaria.com www.mdemaria.com CURRICULUM VITAE olinda martins 01.junho.2012 INFORMAÇÃO PESSOAL nome filiação data de nascimento naturalidade bilhete de identidade contribuinte estado civil carta de condução Maria Olinda Carneiro Martins

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE Nome Completo: Lino Manuel Martins Gonçalves. Local e Data de Nascimento: Loulé - Portugal, 23 de Setembro de 1960. Estado civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia-geral. Não Aplicável. Conselho de Administração

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia-geral. Não Aplicável. Conselho de Administração Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Presidente Vice-Presidente Secretário Mesa da Assembleia-geral Não Aplicável Presidente Conselho de Administração Izabel Maria Nunes Rodrigues Daniel

Leia mais

CURSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA PERIIMPLANTAR

CURSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA PERIIMPLANTAR CURSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA PERIIMPLANTAR 2012 2013 INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Rose Cabral Telemóvel 935 014 972 e-mail: rose.cabral@signovinces.com.br Daniele Siqueira Telefones:

Leia mais

Formação profissional. Licenciatura em Medicina Dentária (2001), no Instituto de Ciências da Saúde Norte. Cursos

Formação profissional. Licenciatura em Medicina Dentária (2001), no Instituto de Ciências da Saúde Norte. Cursos CURRICULUM VITÆ Ricardo Capelas Morais 2008 Formação profissional Licenciatura em Medicina Dentária (2001), no Instituto de Ciências da Saúde Norte. Cursos - Curso de Dentisteria Operatória Prof. Luís

Leia mais

ESTATUTOS DO CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Artigo 1.º (Natureza, Membros)

ESTATUTOS DO CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Artigo 1.º (Natureza, Membros) ESTATUTOS DO CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Artigo 1.º (Natureza, Membros) 1. O Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, também designado abreviadamente como

Leia mais

Cristina Paula Barbosa Arteiro Romero Antelo

Cristina Paula Barbosa Arteiro Romero Antelo - A informação introduzida nas fichas individuais é da inteira responsabilidade do autor - Cristina Paula Barbosa Arteiro Romero Antelo Assistente convidada a 50% Habilitações Académicas Formação Pré-Graduada

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015. Série. Número 223

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015. Série. Número 223 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Despacho n.º 470/2015 Nomeação em regime de substituição do Licenciado João Manuel

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal

CURRICULUM VITAE. Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal CURRICULUM VITAE Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal Albergaria-a-Velha, Fevereiro de 2015 INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal Correio electrónico: tf.mmvidal@gmail.com EXPERIÊNCIA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO E EXTERNO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA N 2014/4 03 DE FEVEREIRO DE 2015 A 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o TESTE SELETIVO INTERNO E EXTERNO para PROFESSOR integrante

Leia mais

Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento B-LEARNING EM ENDODONTIA

Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento B-LEARNING EM ENDODONTIA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento B-LEARNING EM ENDODONTIA (2013-2015) 1. FINALIDADE O Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento B-LEARNING EM ENDODONTIA

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores C U R R I C U L U M V I T A E HABILITAÇÕES ACADÉMICAS - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores - Licenciatura em Direito, concluída

Leia mais

Curso Livre Online. 3.ª edição. Gestão e Valorização de Coleções Paleontológicas e Arqueológicas em Museus PLANO MODULAR

Curso Livre Online. 3.ª edição. Gestão e Valorização de Coleções Paleontológicas e Arqueológicas em Museus PLANO MODULAR Curso Livre Online 3.ª edição Gestão e Valorização de Coleções Paleontológicas e Arqueológicas em Museus PLANO MODULAR Apresentação da entidade organizadora Centro Português de Geo História e Pré-História

Leia mais

MEDIA TRAINNING. Programa

MEDIA TRAINNING. Programa MEDIA TRAINNING Comunicar em saúde Local HUC Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE Data 5 de Maio, 2012 Horário Manhã

Leia mais

European Curriculum Vitae

European Curriculum Vitae European Curriculum Vitae Informação Pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Paula Alexandra Gonçalves de Oliveira Guimarães Rua de Santa Justa nº 109 5º (Fundação Montepio) 213223170 Fax(es)

Leia mais

7) Providenciar e estimular a publicação de estudos sobre o Direito de Macau;

7) Providenciar e estimular a publicação de estudos sobre o Direito de Macau; REGULAMENTO DO CENTRO DE REFLEXÃO, ESTUDO, E DIFUSÃO DO DIREITO DE MACAU DA FUNDAÇÃO RUI CUNHA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO E OBJECTIVOS Artigo 1º - Definição O Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito

Leia mais

I Curso Pós-Graduado de Atualização

I Curso Pós-Graduado de Atualização I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre DIREITO DA MEDICINA & JUSTIÇA PENAL Coordenadores: JOÃO LOBO ANTUNES (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da MARIA FERNANDA PALMA (Professora Catedrática

Leia mais

Regulamento Comum para os Cursos de 1º Ciclo da Escola Superior Agrária de Coimbra

Regulamento Comum para os Cursos de 1º Ciclo da Escola Superior Agrária de Coimbra E SCOLA S UPERIOR A GRÁRIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Regulamento Comum para os Cursos de 1º Ciclo da Escola Superior Agrária de Coimbra (Documento alterado pelo Conselho Científico na Comissão Permanente

Leia mais

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO Aprovado em reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico em 22/11/2006 Aprovado em reunião de Plenário do Conselho Directivo em 13/12/2006 PREÂMBULO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO EDITAL N 0/06 O Diretor do Centro de Ciências,

Leia mais

Notas Biobibliográficas

Notas Biobibliográficas Guião de educação. Género e cidadania. Notas Biobibliográficas 333 Guião de Educação. Género e Cidadania 3 ciclo 334 Lisboa, CIG, 2009 NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS Ângela Rodrigues é doutorada em Ciências da

Leia mais

. Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Processuais, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

. Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Processuais, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS. Mestre em Direito, desde 02 de Junho de 2003, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na área de especialização das Ciências Jurídico-Processuais, tendo obtido, com

Leia mais

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6 CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA Junho de 2013 Página 1 de 6 Página 2 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Jorge Manuel Dias Sequeira Data de nascimento 27 de Dezembro de 1966 Morada Rua Dom Jorge da

Leia mais

- Critérios- 1. Introdução. 2. Procedimentos da Prova de Discussão Curricular

- Critérios- 1. Introdução. 2. Procedimentos da Prova de Discussão Curricular Avaliação Final do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar - Critérios- 1. Introdução O presente documento tem como finalidade dotar os júris constituídos para a Avaliação Final do Internato Médico

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

Manual do Aluno. Escola de Engenharia Kennedy. Faculdade Kennedy. Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato

Manual do Aluno. Escola de Engenharia Kennedy. Faculdade Kennedy. Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato Manual do Aluno Escola de Engenharia Kennedy Faculdade Kennedy Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato Apresentação 01 Missão Escola de Engenharia e Faculdade Kennedy Missão Faculdade de

Leia mais

TABELA PARA O AGREGADO FAMILIAR. Tabela 2011

TABELA PARA O AGREGADO FAMILIAR. Tabela 2011 Dental Clinic New Generaction www.newgeneraction.com.pt Os sócios, colaboradores e familiares do SIT, poderão usufruir do Plano de Medicina Oral - DentalClinic New Generaction, mediante o pagamento de

Leia mais

O CHCB emprega mais de 1400 colaboradores;

O CHCB emprega mais de 1400 colaboradores; Inaugurado em 17 Janeiro de 2000, o CHCB foi construído segundo padrões de alta qualidade, sujeito às mais rigorosas exigências tecnológicas. É a maior e mais sofisticada Unidade de Saúde de toda a Região

Leia mais

XVII PROGRAMA CIENTÍFICO. 10 e 11. outubro. 2014 Casa do Médico, Porto. Jornadas Regionais PC A melhor prática clínica para o médico atual

XVII PROGRAMA CIENTÍFICO. 10 e 11. outubro. 2014 Casa do Médico, Porto. Jornadas Regionais PC A melhor prática clínica para o médico atual XVII Jornadas Regionais PC A melhor prática clínica para o médico atual 10 e 11. outubro. 2014 Casa do Médico, Porto Presidente de Honra: Prof. Doutor João Barreto Presidente: Dr. José Canas da Silva Secretário

Leia mais