Testes de Software. Prof. Edjandir C. Costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Testes de Software. Prof. Edjandir C. Costa"

Transcrição

1 Testes de Software Prof. Edjandir C. Costa

2 Sumário - Processo de teste - Estágios de teste - Diferenças entre tipos de testes

3 Processo de Teste Dois objetivos distintos: - Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos; - Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

4 Verificação e Validação Segundo Dijkstra: os testes podem mostrar apenas a presença de erros, e não sua ausência. O teste é parte de um amplo processo de verificação e validação (v&v). Para Boehm: - Validação: estamos construindo o produto certo? - Verificação: estamos construindo o produto da maneira certa?

5 Verificação e Validação O objetivo final dos processos de verificação e validação é estabelecer a confiança de que o software está pronto para seu propósito. O nível de confiança exigido depende: - Finalidade do software; - Expectativa de usuários; - Ambiente de marketing.

6 Verificação e Validação O processo V&V pode incluir inspeções e revisões. São chamadas de técnicas estáticas, pois você não precisa executar o software para verificá-lo. Incluem: inspeções e revisões de requisitos, modelos de projeto, código-fonte e até mesmo testes de sistema.

7 Verificação e Validação Existem três vantagens da inspeção de software sobre testes: -Durante o teste, erros podem mascarar outros erros. Uma sessão única de inspeção pode descobrir muitos erros no sistema; -Versões incompletas do sistema podem ser inspecionadas sem custos adicionais; -Além da procura por defeitos, uma inspeção pode considerar outros atributos de qualidade, como a conformidade a padrões, portabilidade e manutenibilidade.

8 Verificação e Validação Inspeções não podem substituir os testes. As inspeções não são boas para descobrir defeitos que surgem devido a interações inesperadas entre diferentes partes de um programa, problemas de timing ou com desempenho de sitema.

9 Um modelo do processo de teste de software Casos de teste Dados de teste Resultados de teste Relatórios de teste Projetar casos de teste Preparar dados de teste Executar programa com dados de teste Comparar resultados para os casos de testes

10 Estágios de teste O software tem de passar por três estágios de teste: - Testes em desenvolvimento: o sistema é testado durante o desenvolvimento para descobrir bugs e defeitos; - Testes de release: uma equipe independente testa uma versão completa do sistema antes que seja liberado para os usuários; - Testes de usuário: usuários testam o sistema em seu próprio ambiente. Testes de aceitação entram nesse estágio.

11 Testes de desenvolvimento O testador do software geralmente é o programador que o desenvolveu, porém alguns processos usam programadores/testadores em pares, nos quais cada programador tem um testador. São essencialmente um processo de teste de defeitos, em que o objetivo é descobrir bugs no software e normalmente são intercalados com depuração.

12 Testes de desenvolvimento Durante este estágio o teste pode ocorrer em três níveis de granularidade: - Teste unitário: unidades individuais ou classes são testadas individualmente; - Teste de componente: várias unidades são integradas para criar componentes. Os testes devem testar as interfaces dos componentes; - Teste de sistema: deve concentrar-se em testar interações entre componentes.

13 Testes de desenvolvimento Teste Unitário O teste deve ser projetado para cobrir todas as características da classe/objeto: - Testar todas as operações associadas ao objeto; - Definir e verificar o valor de todos os atributos associados ao objeto; - Colocar o objeto em todos os estados possíveis,ou seja, simular todos os eventos que causam mudanças de estado.

14 Testes de desenvolvimento Teste Unitário Um teste automatizado tem três partes: - Uma parte de configuração, em que você inicia o sistema com o caso de teste, ou seja, as entradas e saídas esperadas; - Uma parte de chamada, quando você chama o objeto ou método a ser testado; - Uma parte de afirmação, em que você compara o resultado da chamada com o resultado esperado. Se a afirmação for verdadeira, o teste foi bem-sucedido, se for falsa, ele falhou.

15 Testes de desenvolvimento Teste de componente Partindo da premissa que os testes unitários já foram concluídos, os testes de componentes exploram a interação de cada objeto no sentindo de garantir que o conjunto se comporta de acordo com o esperado. O teste se preocupa com a interface do componente, ou seja as operações visíveis do componente para o sistema. Essas operações vão por sua vez dispara operações das unidades e combinar o resultado de suas chamadas.

16 Testes de desenvolvimento Teste de componente Caso de teste A B C

17 Testes de desenvolvimento Teste de sistema Durante o teste de sistema, os componentes são integrados e o sistema completo é testado. Nesse estágio, o processo é coletivo e não individual, ou seja componentes desenvolvidos por equipes diferentes são testados a fim de garantir a funcionalidade do sistema.

18 Testes de desenvolvimento Teste de sistema Recomendações: - Todas as funções do sistema acessadas por meio de menus devem ser testadas; - Combinações de funções (por exemplo, a formatação do texto) acessadas por meio de menu devem ser testadas; - Nos casos em que a entrada de dados é fornecida, todas as funções devem ser testadas com entradas corretas e incorretas.

19 Testes de release É o processo de testar um release particular de um sistema que se destina para uso fora da equipe de desenvolvimento. Existem duas diferenças entre o teste de release e o teste de sistema: - Uma equipe separada, que não esteve envolvida no projeto deve ser a responsável; - O objetivo é verificar se o sistema atende a seus requisitos e não encontrar bugs.

20 Testes de release Teste baseados em requisitos Um princípio de boa prática da engenharia de requisitos é que os requisitos devem ser testáveis, ou seja, deve ser escrito de modo que um teste possa ser projetado para ele. Nesse caso, a partir de um requisito é derivado um conjunto de testes é um teste de validação.

21 Testes de release Testes de cenário Imaginam-se cenários típicos de uso do sistema e desenvolvem-se casos de testes para o sistema. Um cenário é uma estória que descreve uma maneira de usar o sistema. Podem ser usados casos de uso ou estórias de usuário para a criação dos casos de testes.

22 Testes de release Testes de desempenho - Verificam a sobrecarga do sistema que pode fazer com que ele caia. - Estressam o sistema e trazem à luz defeitos que normalmente não são descobertos. - São relevantes para sistemas distribuídos, pois esses sistemas podem apresentar degradação severa quando estão muito carregados. Os processos tornam-se mais lentos à medida que aguardam os dados requisitados a outros processos.

23 Testes de usuário É praticamente impossível para um desenvolvedor replicar o ambiente de trabalho do sistema. Por exemplo, um sistema que se destina a ser usado em um hospital é usado em um ambiente clínico em que outras coisas estão acontecendo, como emergências de pacientes, conversas com parentes, etc. Isso tudo afeta o uso de um sistema, e dificilmente o desenvolvedor consegue replicar esse cenário em seu ambiente de desenvolvimento.

24 Testes de usuário Na prática, existem três tipos de testes de usuário: - Teste alfa: os futuros usuários trabalham com os equipe para testar o software no local de desenvolvimento; - Teste beta: o release é liberado aos usuários para que possam experimentar e levantar e reportar os problemas para os desenvolvedores; - Teste de aceitação: os clientes testam o sistema para decidir se está pronto ou não para ser aceito e implantado.

25 Testes de usuário Existem seis estágios no teste de aceitação: - Definição dos critérios de aceitação; - Planejamento dos testes; - Derivação dos testes (projeto dos testes); - Execução dos testes; - Negociação de resultados; - Rejeitar/aceitar o sistema.

26 Atividades 1. Por que os testes podem apenas detectar a presença de erros e não a sua ausência? 2. Considere um sistema (Biblioteca, Locadora, Flowernet, Estacionamento ou Livraria Virtual) e elabore: - Uma lista de critérios de aceitação; - Um plano para execução dos testes de aceitação; 3. Pesquise uma ferramenta de testes unitários e tente construir um teste com essa ferramenta.

27 Bibliografia SOMMERVILLE, I.; Engenharia de Software. 9 a. Edição. São Paulo: Pearson, 2011.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste de Software Verificação e validação Testes de desenvolvimento Testes de release Testes de usuário Desenvolvimento dirigido a testes Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 12 Testes de software

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 12 Testes de software ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 12 Testes de software OBJETIVOS Compreender os estágios de teste durante o desenvolvimento para os testes de aceitação por parte dos usuários de sistema; Apresentar as técnicas

Leia mais

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software Engenharia de Software Aula 17 Desenvolvimento de Software Testes de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 7 Maio 2012 1. Especificação de requisitos 2. Projeto

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: QUALIDADE DE SOFTWARE Aula N : 16 Tema:

Leia mais

Capítulo 8 Teste de Software 1

Capítulo 8 Teste de Software 1 Capítulo 8 - Teste de Software Capítulo 8 Teste de Software 1 Assuntos abordados Testes de desenvolvimento Desenvolvimento orientado a testes Testes de liberação Testes com utilizadores Capítulo 8 Teste

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software ENG SOFT - TESTES TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software A atividade de teste de software sempre foi considerada como um gasto de tempo desnecessário, uma atividade de segunda classe,

Leia mais

Capítulo 8. Testes de Software Pearson. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 8. Testes de Software Pearson. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 8 Testes de Software slide 1 Tópicos abordados Testes de desenvolvimento Desenvolvimento dirigido a testes Testes derelease Testes de usuário slide 2 Testes de programa Os testes são destinados

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora TESTES DE SOFTWARE 1 Teste de software É uma atividade crítica na garantia de qualidade de software; Quatro dimensões: Estado do teste ( o momento ); Técnica do teste ( como vou testar ); Metas do testes

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVO Compreender uma série de técnicas de testes, que são utilizadas para descobrir defeitos em programas Conhecer as diretrizes que

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação vs Validação Verificação e Validação Verificação: Estamos construindo o produto corretamente? O software deve estar de acordo com sua especificação. Validação: Estamos construindo o produto

Leia mais

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses:

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Processo de Desenvolvimento. Edjandir Corrêa Costa

Processo de Desenvolvimento. Edjandir Corrêa Costa Processo de Desenvolvimento Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Processo de Desenvolvimento Definição: É um roteiro que determina quais são as tarefas necessárias e em que ordem elas devem

Leia mais

Engenharia de Software Aula 21. Revisão da Prova 2. Eduardo Figueiredo.

Engenharia de Software Aula 21. Revisão da Prova 2. Eduardo Figueiredo. Engenharia de Software Aula 21 Revisão da Prova 2 Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br 16 Maio 2018 Aula 16: POO Um programa OO é geralmente constituído de várias classes

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é:

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: a) Cada fase do teste tem uma proposta diferente b) É mais fácil para gerência

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 - O teste nas fases de vida e de desenvolvimento de um software. 1.2 - O teste na engenharia de sistemas e na engenharia de

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 03 Processos de Software

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 03 Processos de Software ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 03 Processos de Software AGENDA Modelos de processo de software Atividades do processo Lidando com mudanças Rational Unified Process (RUP) 14/03/2017 IFPR QUEDAS DO IGUAÇU -

Leia mais

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Estratégias de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Estratégias de Teste Tipos de Estratégias de Teste 2 Estratégias de teste Define as fases em que

Leia mais

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Teste de Software Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Processo de Testes de Software Possibilitar aos profissionais maior visibilidade e organização dos trabalhos. Representa uma estruturação de etapas,

Leia mais

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds TS03 Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE COTI Informática Escola de Nerds Teste do Desenvolvedor O Teste do Desenvolvedor denota os aspectos de design e implementação de teste mais apropriados

Leia mais

Falta Erro Falha. Motivação. Teste de Software. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro 6/6/11

Falta Erro Falha. Motivação. Teste de Software. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro 6/6/11 Motivação Teste de Software Ocorrência de falhas humanas no processo de desenvolvimento de software é considerável Processo de testes é indispensável na garantia de qualidade de software Custos associados

Leia mais

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Teste de Software Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Conteúdo 1. Definição de Teste e suas Classificações 1.1 - Introdução 1.2 O que é homologação 1.3 História do teste. 1.4 A falta de teste 1.5

Leia mais

Introdução aos Testes de Software

Introdução aos Testes de Software Introdução aos Testes de Software 1 Objetivos do curso Apresentar e discutir os conceitos básicos sobre o processo de testes Entender como criar e utilizar os documentos (artefatos) gerados ao longo deste

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação e Validação Sistemas possuem restrições de qualidade e confiabilidade Qualidade de sw: satisfação dos requisitos funcionais, de desempenho e normas explicitamente declarados. Redução de custos

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 01. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual é a importância dos testes de software? Exercício 01 Resposta Qual é a importância dos testes de software? Descobrir o maior número

Leia mais

Estágio II. Aula 04 Testes Ágeis. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 04 Testes Ágeis. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 04 Testes Ágeis Prof. MSc. Fred Viana Agenda Manifesto dos Testes Ágeis Testes Ágeis x Testes Tradicionais Sinais de que os Testes Não São Ágeis Testador Ágil Testador Ágil em Equipe Independente

Leia mais

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de:

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: a) Um erro b)

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 Verificação e Validação (V&V) S.L.Pfleeger (Cap.8 & 9) R.Pressman (Cap.13 & 14) I.Sommerville (Cap.22 & 23) Introdução Verificação

Leia mais

7. Testes de Software

7. Testes de Software 7. Testes de Software O teste é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e para descobrir os defeitos do programa antes do uso. Quando se testa o software, o programa é executado

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade TESTE Estadual DE SOFTWARE Vale do Acaraú O que são testes? INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO Validação: Estamos construindo o produto certo? Verificação envolve checar se o software cumpre com suas especificações. Verificação: Estamos construindo certo o produto? Validação

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos;

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos; ENGENHARIA DE SOFTWARE Curso: Sistemas de Informação ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª: Janaide Nogueira O QUE SÃO? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se

Leia mais

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software Engenharia de Software Aula 03 Perguntas da Aula 2 Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 12 Março 2012 Inconsistente: perguntei laranjas, respondeu

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Engenharia de Software. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino

Engenharia de Software. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino Engenharia de Software Prof. Me. Clodoaldo Brasilino clodoaldo.neto@ifpi.edu.br Acompanhamento da Disciplina 1. Introdução à Engenharia de Software 2. Processos de Software e Projetos 3. Projeto de Software

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

Engenharia de Software. Teste de Software. Introdução. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff

Engenharia de Software. Teste de Software. Introdução. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Engenharia de Software Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Teste de Software Introdução Estratégias de teste Testes de módulo Testes de integração Teste de aceitação

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software

Desenvolvimento Ágil de Software DCC / ICEx / UFMG Desenvolvimento Ágil de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Agenda Métodos ágeis Histórico e Motivação Manifesto ágil Desenvolvimento dirigido a planos e ágil

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Desenvolvimento Ágil de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa Desenvolvimento Ágil de Software Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Métodos Ágeis História Na início da década de 90 havia uma visão de que a melhor maneira para se criar software era

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: QUALIDADE DE SOFTWARE Tema: Teste de Software:

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Luiz Antonio do Nascimento Espec. sistema / Eng. sistemas Modelagem do processo de negócios Análise de requisitos O que tem que ser feito Projeto Como deve ser feito Construção

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O desenvolvimento de software envolve usuários, clientes e desenvolvedores. Avalie as seguintes afirmações

Leia mais

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. Teste de Software Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Técnicas de Testes Técnica de Teste Funcional Técnica de Teste Estrutural 3 Testes Funcionais Teste de Especificação de Requisitos. Teste de

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Teste de Software. Proj. Desenvolvimento de Software. Prof. Cleverton Hentz. 30 de agosto de Material Apresentado

Teste de Software. Proj. Desenvolvimento de Software. Prof. Cleverton Hentz. 30 de agosto de Material Apresentado Teste de Software Proj. Desenvolvimento de Software Prof. Cleverton Hentz cleverton.hentz@ifrn.edu.br 30 de agosto de 2017 Material Apresentado Sumário de Aula 1 Introdução 2 Níveis de Teste 3 Terminologia

Leia mais

Teste de Software. Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos. Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento

Teste de Software. Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos. Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento Teste de Software 3 Teste de Software Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento 2 Teste de Software Defeito (fault, defects)

Leia mais

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura Engenharia de Software Projeto de Arquitetura O que já vimos? Introdução a Engenharia de Software Processos de Software Desenvolvimento Ágil de Software Engenharia de Requisitos Modelagem de sistemas (outra

Leia mais

Estratégias de Testes Parte I

Estratégias de Testes Parte I Engenharia de Software III 5º. Semestre ADS Capítulo 9 Estratégias de Testes Parte I Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Prof. Ms. Edson Saraiva de Almeida Agenda Exercício Profa. Dra. Ana Paula G. Serra

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação e Validação Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Engenharia da Computação Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br Slides elaborados pelo professor Marcio Cornélio O autor permite o

Leia mais

Teste de Software Intermediário

Teste de Software Intermediário CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teste de Software Intermediário Carga horária: 32 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Ementa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Teste de Software Engenharia de Software 2o. Semestre de 2006 Slide

Leia mais

Desenvolvimento ágil de software

Desenvolvimento ágil de software Desenvolvimento ágil de software Prof. Cristiane Aparecida Lana slide 1 Bibliografia utilizada: Mais opções visite meu site, clique aqui para acessá-lo. slide 2 2011 Pearson 2011 Pearson Prentice Prentice

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Processos de Software Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br Slides originais elaborados por Ian Sommerville e adaptado pelos profs. Márcio Cornélio, Vinicius

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que são testes? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados ou identificar

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos devemos levar em consideração? Exercício 01 Resposta Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos

Leia mais

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Agosto de 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaprocessoteste.odt Número de páginas: 11 Versão Data Mudanças Autor 1.0 26/12/07 Criação.

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

JUnit. Facilitando o desenvolvimento e execução de testes unitários em código java. Peterson Rodrigues

JUnit. Facilitando o desenvolvimento e execução de testes unitários em código java. Peterson Rodrigues JUnit Facilitando o desenvolvimento e execução de testes unitários em código java. Peterson Rodrigues Roteiro Teste Unitário: O que? Por quê? Quando? Quem? O que testar? Teste Funcional: O que é? JUnit:

Leia mais

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Planejamento de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Atividades de Teste Conceitos importante no Contexto de Teste Abordagem de Teste 2 Atividades de

Leia mais

Capítulo 25. Gerenciamento de Configuração Pearson PrenticeHall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 25. Gerenciamento de Configuração Pearson PrenticeHall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 25 Gerenciamento de Configuração slide 1 Tópicos abordados Gerenciamento de mudanças Gerenciamento de versões Construção de sistemas Gerenciamento de releases slide 2 Gerenciamento de configuração

Leia mais

- 8ª Lista de Exercícios -

- 8ª Lista de Exercícios - - 8ª Lista de Exercícios - Teste de Software Questão 1) (FCC - 2015 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação) Os testes de software podem ser aplicados no ciclo de desenvolvimento

Leia mais

Verificação e validação

Verificação e validação Verificação e validação Verificação e validação Capítulo 22 Versão 8 do Sommerville Asseguram que o software cumpra com suas especificações e atenda às necessidades dos usuários Ian Sommerville 2000 Software

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio. Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio. Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia Professor: Kleber Manrique Trevisani Alunos : Érico, Murillo Thomazini, Vitória Lina Engenharia

Leia mais

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE 1 2 FATORES DE QUALIDADE OPERAÇÃO DO PRODUTO CORRETITUDE (FAZ O QUE EU QUERO?) CONFIABILIDADE (SE COMPORTA COM PRECISÃO?) EFICIÊNCIA (RODARÁ TÃO BEM QUANTO POSSÍVEL?) INTEGRIDADE

Leia mais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Engenharia de Software Aula 02 Tópicos da Aula Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 07 Março 2012 Motivação e Conceitos

Leia mais

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo.

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo. DCC / ICEx / UFMG O Modelo CMMI Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Um pouco de história Na década de 80, o Instituto de Engenharia de Software (SEI) foi criado Objetivos Fornecer software

Leia mais

Garantia de Qualidade: Inspeção em DR

Garantia de Qualidade: Inspeção em DR : Profa. Ellen Francine Barbosa francine@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC/USP Roteiro (SQA Software Quality Assurance) I Análise Estática Análise Dinâmica Conjunto de

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata Processo de Desenvolvimento Também chamado de ciclo de vida do software Reflete os passos necessários para se construir um produto de software Existem vários modelos de ciclo de vida Cascata (1956) Iterativo

Leia mais

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Campus: Data: / / Nome:

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Campus: Data: / / Nome: ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome: RA: Turma: Questão 1: Assinale a função correta de engenharia de requisitos:

Leia mais

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 02 Conceitos de Teste de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Teste de Software Defeito, Erro ou Falha? Dimensões do Teste Níveis de Teste Tipos de Teste Técnicas de Teste Teste de Software

Leia mais

2. Quais dos seguintes testes não é um teste do tipo funcional?

2. Quais dos seguintes testes não é um teste do tipo funcional? Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 30 minutos 1. Um campo de entrada (input field) referente ao ano de aniversário aceita valores de 1900 até 2004. Utilizando a análise do valor limite o teste usaria

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Especialização em Gerência de Projetos de Software Verificação e Validação Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br Qualidade de Software 2009 Instituto de Ciências Exatas e Naturais Universidade

Leia mais

Teste de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Teste de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Teste de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Tópicos da Aula Ø Teste de Software Ø Terminologia e Conceitos Básicos Ø Técnicas e Critérios de Teste Ø Técnicas

Leia mais

Atividades de Desenvolvimento. Desenvolvimento de Software. Especificação de Requisitos. Atividades de Desenvolvimento. Especificação de Requisitos

Atividades de Desenvolvimento. Desenvolvimento de Software. Especificação de Requisitos. Atividades de Desenvolvimento. Especificação de Requisitos DCC / ICEx / UFMG Desenvolvimento de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Especificação de Requisitos Um sistema de software deve satisfazer as necessidades de seus usuários Tais

Leia mais

Capítulo 2 - Processos de Software

Capítulo 2 - Processos de Software Capítulo 2 - Processos de Software Capítulo 2 Processos Software 1 Assuntos abordados Modelos de processo de software Atividades no processo de software Mudança no processo de software Melhoria de processos

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 4 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 4-03/05/2006 1 Modelos Prescritivos de Processo Modelo em cascata Modelos incrementais Modelo incremental Modelo RAD Modelos

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 7 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 7-12/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Riscos Processos de Software Gidevaldo Novais (gidevaldo.vic@ftc.br) Muitos problemas no desenvolvimento de software provêm de riscos Seriam problemas potenciais que poderão ocorrer em um futuro próximo

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

Verificação e Validação. Ewelton Yoshio Fabrício Araújo

Verificação e Validação. Ewelton Yoshio Fabrício Araújo Verificação e Validação Ewelton Yoshio Fabrício Araújo Qual a diferença entre Verificação e Validação? Diferenças Verificação se preocupa em avaliar se o produto está sendo desenvolvido corretamente, enquanto

Leia mais

ACEITE DE SOFTWARE NA VISÃO DO CLIENTE: GARANTINDO A QUALIDADE DOS PROJETOS DE SOFTWARE. Resp:Marcelo Nascimento Costa, MSc

ACEITE DE SOFTWARE NA VISÃO DO CLIENTE: GARANTINDO A QUALIDADE DOS PROJETOS DE SOFTWARE. Resp:Marcelo Nascimento Costa, MSc ACEITE DE SOFTWARE NA VISÃO DO CLIENTE: GARANTINDO A QUALIDADE DOS PROJETOS DE SOFTWARE Resp:Marcelo Nascimento Costa, MSc Sejam Todos Bem-Vindos 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS Dê preferência ao uso de uma conexão

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

Capítulo 24. Gerenciamento de Qualidade Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 24. Gerenciamento de Qualidade Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 24 Gerenciamento de Qualidade slide 1 Tópicos abordados Qualidade de software Padrões de software Revisões e inspeções Medições e métricas de software slide 2 Gerenciamento de qualidade de software

Leia mais

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade

Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade DCC / ICEx / UFMG Eng. de Requisitos: Atividades Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo Inclui quatro fases principais Estudo de viabilidade Elicitação (ou análise) de Especificação de Validação dos

Leia mais

MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA

MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA Quando falamos para os alunos sobre projeto e desenvolvimento de sistemas de informação eles pensam logo em programar. A programação

Leia mais

Teste de Software Básico

Teste de Software Básico CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teste de Software Básico Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Ementa do

Leia mais