Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr."

Transcrição

1 Teste de Software Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr.

2 2 Técnicas de Testes Técnica de Teste Funcional Técnica de Teste Estrutural

3 3 Testes Funcionais Teste de Especificação de Requisitos. Teste de Regressão. Teste de Tratamento de erro. Teste de Suporte Manual. Teste de Interconexão. Teste de Controle. Teste Paralelo.

4 4 Teste de Especificação de Requisitos Verifica se o sistema é executado conforme o que foi especificado. São realizados através da criação de condições de testes e cheklists de funcionalidades.

5 5 Teste de Regressão Testa se algo mudou em relação ao que já estava funcionando corretamente, ou seja, é voltar a testar segmentos já testados após uma mudança em outra parte do software. Os testes de regressão devem ser feitos tanto no software quanto na documentação.

6 6 Teste de Tratamento de Erro Determina a capacidade do software de tratar transações incorretas. Esse tipo de teste requer que o testador pense negativamente e conduza testes como: entrar com dados cadastrais impróprios, tais como preços, salários, etc., para determinar o comportamento do software na gestão desses erros.

7 7 Teste de Tratamento de Erro Produzir um conjunto de transações contendo erros e introduzi-los no sistema para determinar se este administra os problemas.

8 8 Teste de Suporte Manual Verifica se os procedimentos de suporte manual estão documentados e completos, determina se as responsabilidades pelo suporte manual foram estabelecidas.

9 9 Teste de Interconexão Garante que a interconexão entre os softwares de aplicação funcione corretamente. Pois, softwares de aplicação costumam estar conectados com outros softwares de mesmo tipo.

10 10 Teste de Controle Assegura que o processamento seja realizado conforme sua intenção. Entre os controles estão a validação de dados, a integridade dos arquivos, as trilhas de auditoria, o backup e a recuperação, a documentação, entre outros.

11 11 Teste de Paralelo Comparar os resultados do sistema atual com a versão anterior determinando se os resultados do novo sistema são consistentes com o processamento do antigo sistema ou da antiga versão.

12 12 Teste de Paralelo O teste paralelo exige que os mesmos dados de entrada rodem em duas versões da mesma aplicação. Por exemplo: caso a versão mude e os requisitos não, os dados de saída das duas versões devem ser iguais.

13 13 Testes Estruturais Teste de Execução. Teste de Estresse. Teste de Recuperação. Teste de Operação. Teste de Conformidade.

14 14 Testes Estruturais Teste de Segurança. Teste de Unidade. Teste de Interação ou Integração. Teste de Sistema. Teste de Aceitação

15 15 Teste de Execução Verifica os tempos de resposta, de processamento e o desempenho (performance), avaliando o comportamento do software no ambiente de produção e verificando se as premissas de desempenho são atendidas.

16 16 Teste de Execução Em um sistema que possui dez módulos diferentes e que foi desenvolvido por equipes diferentes, o teste de execução avalia o sistema como um todo, é como se o teste de execução fosse um play no sistema.

17 17 Teste de Estresse Avalia o comportamento do software sob condições críticas, tais como restrições significativas de memória, espaço em disco, etc., ou seja, coloca o software sob condições mínimas de operação.

18 18 Teste de Recuperação A recuperação é a capacidade de reiniciar operações após a perda da integridade de uma aplicação como, por exemplo: Ao desligar o computador, queda de energia elétrica, entre outros. O teste de recuperação garante a continuidade das operações após um desastre.

19 19 Teste de Operação Avalia o processo e sua execução, são desenhados para estabelecer se o sistema é executável durante a operação normal, é um tipo de teste muito específico, depende do software a ser testado um exemplo é o software de Call Center.

20 20 Teste de Conformidade Verifica se o software foi desenvolvido de acordo com padrões, normas, procedimentos e guias de TI.

21 21 Teste de Segurança Avalia a adequação dos procedimentos de proteção e as contramedidas projetadas, para garantir a confidencialidade das informações e a proteção dos dados contra o acesso não autorizado de terceiros.

22 22 Teste de Unidade É aplicado aos menores componentes de código, é feito pelos programadores e testa as unidades individuais: funções, objetos e componentes.

23 23 Teste de Integração ou Interação É feito ao término de cada iteração para validar a execução das funções referentes aos casos de uso, é feito normalmente pelo analista de sistemas.

24 24 Teste de Sistema Executa o sistema como um todo para validar a execução das funções acompanhando cenários elaborados (casos de teste) por um analista de testes em um ambiente de testes.

25 25 Teste de Aceitação É feito antes da implantação do software, o cliente é quem executa este tipo de teste no ambiente de homologação, tem como objetivo verificar se o software está pronto para ser utilizado pelos usuários finais.

26 26 Ciclo de Vida dos Testes Planejamento. Preparação. Especificação. Execução. Entrega.

27 27 Planejamento Nesta fase é elaborada a Estratégia de Teste e o Plano de Teste.

28 28 Preparação O objetivo desta fase é preparar o Ambiente de Teste (equipamentos, pessoal, ferramentas de automação, massa de testes) para que os testes sejam executados conforme planejados.

29 29 Especificação Nesta fase temos as seguintes atividades: Elaborar/ Revisar casos de testes e Elaborar/ Revisar roteiros de testes.

30 30 Execução Os testes são executados e os resultados obtidos são registrados.

31 31 Entrega Esta é a última fase do ciclo de vida de testes, onde o projeto é finalizado e toda documentação é finalizada e arquivada.

32 32 Fundamentos do Teste de Software Características que levam um software testável: Operabilidade. Observabilidade. Controlabilidade.

33 33 Fundamentos do Teste de Software Características que levam um software testável: Decomponibilidade. Simplicidade. Estabilidade. Compreensibilidade.

34 34 Operabilidade Quanto melhor funciona, mais eficientemente pode ser testado. Se um sistema é projetado e implementado com qualidade em mente, poucos defeitos vão bloquear a execução dos testes, permitindo que o teste progrida sem arrancos.

35 35 Observabilidade O que você vê é o que você testa. Entradas fornecidas como parte do teste produzem saídas distintas. Estados e variáveis do sistema são visíveis ou consultáveis durante a execução. Saída incorreta é facilmente identificada. Erros internos são automaticamente detectados. O código- fonte é acessível.

36 36 Controlabilidade Quanto melhor você pode controlar o software, mais o teste pode ser automatizado e otimizado. Estados e variáveis do software e do hardware podem ser controlados diretamente pelo engenheiro de teste. Testes podem ser especificados, automatizados e reproduzidos.

37 37 Decomponibilidade Controlando o escopo do teste, podemos isolar problemas mais rapidamente e realizar retestagem mais racionalmente. O sistema de software é construído por meio de módulos independentes, que podem ser testados independentemente.

38 38 Simplicidade Quanto menos houver a testar, mais rapidamente podemos testá-los. O programa deve exibir: Simplicidade Funcional: por exemplo, o conjunto de características é mínimo necessário para satisfazer aos requisitos.

39 39 Simplicidade Simplicidade Estrutural: por exemplo, a arquitetura é modularizada para limitar a propagação de defeitos. Simplicidade do código:por exemplo, uma norma de codificação é adotada para facilitar a inspeção e a manutenção.

40 40 Estabilidade Quanto menos modificações, menos interrupções no teste. Modificações no software não são frequentes, controladas quando ocorrem e não invalidam os testes existentes. O software recuperase bem das falhas.

41 41 Compreensibilidade Quanto mais informações temos, mais racionalmente vamos testar. O projeto arquitetural e as dependências entre componentes internos, externos e compartilhados são bem compreendidos.

42 42 Compreensibilidade Documentação técnica é acessível instantaneamente, bem organizada, específica, detalhada e precisa. Modificações ao projeto são comunicadas aos testadores.

43 43 Tipos de teste Teste de Caixa Preta Teste de Caixa Branca

44 44 Teste Caixa Preta Testa-se as funcionalidades verificando sua correta operação segundo uma ótica externa a implementação. É baseado no que o software faz. Teste voltado para depois do término do software.

45 45 Teste Caixa Preta Exemplo: Testar telas e resultados, entrada e saída.

46 46 Teste Caixa Branca Teste mais a nível de código. Testa os IF, WHILE e todas as estruturas de controle, acesso a dados e interface. Verificando seu correto funcionamento.

47 47 Teste Caixa Branca Exemplo: Garante que todos os caminhos foram percorridos pelo menos uma vez. Executa os loops.

48 48 Quem testa? Caixa Preta: São Analistas/ Usuários Finais/ Engenheiros de Teste/ Equipe de Teste. Caixa Branca: São os Desenvolvedores/ Programadores/ Analistas/ Engenheiros de Teste.

49 49 Porque investir em testes? Diminui o custo do retrabalho de desenvolvimento do software. Garantia da qualidade nos sistemas desenvolvidos. Maior credibilidade da empresa no mercado.

50 50 Porque investir em testes? Menor tempo para detectar defeitos (menor custo de desenvolvimento). Pessoas treinadas e capacitadas para testes. Utilização de ferramentas apropriadas para automação de teste.

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Teste de Software Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Conteúdo 1. Definição de Teste e suas Classificações 1.1 - Introdução 1.2 O que é homologação 1.3 História do teste. 1.4 A falta de teste 1.5

Leia mais

Introdução aos Testes de Software

Introdução aos Testes de Software Introdução aos Testes de Software 1 Objetivos do curso Apresentar e discutir os conceitos básicos sobre o processo de testes Entender como criar e utilizar os documentos (artefatos) gerados ao longo deste

Leia mais

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Agosto de 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaprocessoteste.odt Número de páginas: 11 Versão Data Mudanças Autor 1.0 26/12/07 Criação.

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 Verificação e Validação (V&V) S.L.Pfleeger (Cap.8 & 9) R.Pressman (Cap.13 & 14) I.Sommerville (Cap.22 & 23) Introdução Verificação

Leia mais

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 02 Conceitos de Teste de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Teste de Software Defeito, Erro ou Falha? Dimensões do Teste Níveis de Teste Tipos de Teste Técnicas de Teste Teste de Software

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software ENG SOFT - TESTES TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software A atividade de teste de software sempre foi considerada como um gasto de tempo desnecessário, uma atividade de segunda classe,

Leia mais

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds TS03 Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE COTI Informática Escola de Nerds Teste do Desenvolvedor O Teste do Desenvolvedor denota os aspectos de design e implementação de teste mais apropriados

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Introdução à Qualidade de Software

Introdução à Qualidade de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade de Software Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

ISO/IEC 12207: Verificação, Validação e Testes

ISO/IEC 12207: Verificação, Validação e Testes ISO/IEC 12207: Verificação, Validação e Testes Verificação, Validação e Testes Os processos de verificação e validação fazem parte dos processos de apoio do ciclo de vida que devem ser aplicados ao longo

Leia mais

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Estratégias de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Estratégias de Teste Tipos de Estratégias de Teste 2 Estratégias de teste Define as fases em que

Leia mais

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Planejamento de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Atividades de Teste Conceitos importante no Contexto de Teste Abordagem de Teste 2 Atividades de

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 - O teste nas fases de vida e de desenvolvimento de um software. 1.2 - O teste na engenharia de sistemas e na engenharia de

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Modernização de Legados

Modernização de Legados de Legados A Davanso Tecnologia oferece ao mercado o serviço de de Sistemas Legados. Na maioria das vezes, as empresas possuem sistemas que estão em produção, representando um investimento já efetuado,

Leia mais

Plano de Testes VideoSystem

Plano de Testes VideoSystem Plano de Testes VideoSystem Versão Histórico das Revisões Data Versão Descrição Autor 02/10/2009 1.0 06/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Início da Elaboração do Plano de Testes Revisão do Plano de Testes

Leia mais

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Teste de Software Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Processo de Testes de Software Possibilitar aos profissionais maior visibilidade e organização dos trabalhos. Representa uma estruturação de etapas,

Leia mais

Unidade 4 Teste na Implantação do Sistema

Unidade 4 Teste na Implantação do Sistema Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Teste de Unidade 4.2 Teste de Integração 4.3 Teste de Validação 4.4 Teste de Sistema 4.5 Teste na Migração Introdução O processo

Leia mais

Teste de Software Básico

Teste de Software Básico CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teste de Software Básico Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Ementa do

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Fabiano Papaiz IFRN Um Processo de Desenvolvimento de Software, ou simplesmente Processo de Software, é um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo

Leia mais

Verificação e Validação. Ewelton Yoshio Fabrício Araújo

Verificação e Validação. Ewelton Yoshio Fabrício Araújo Verificação e Validação Ewelton Yoshio Fabrício Araújo Qual a diferença entre Verificação e Validação? Diferenças Verificação se preocupa em avaliar se o produto está sendo desenvolvido corretamente, enquanto

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 01. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual é a importância dos testes de software? Exercício 01 Resposta Qual é a importância dos testes de software? Descobrir o maior número

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 3 Objetivos CONTEÚDO Se preparar para o inicio de um projeto Acompanhamento projeto Controles Métricas

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas. Prof. Alessandra Bussador

Segurança e Auditoria de Sistemas. Prof. Alessandra Bussador Segurança e Auditoria de Sistemas Prof. Alessandra Bussador Objetivos Segurança da informação Garantir a continuidade do negócio; Minimizar as perdas do negócio pela prevenção e redução do impacto de incidentes

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora TESTES DE SOFTWARE 1 Teste de software É uma atividade crítica na garantia de qualidade de software; Quatro dimensões: Estado do teste ( o momento ); Técnica do teste ( como vou testar ); Metas do testes

Leia mais

- 8ª Lista de Exercícios -

- 8ª Lista de Exercícios - - 8ª Lista de Exercícios - Teste de Software Questão 1) (FCC - 2015 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação) Os testes de software podem ser aplicados no ciclo de desenvolvimento

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade TESTE Estadual DE SOFTWARE Vale do Acaraú O que são testes? INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele

Leia mais

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software Engenharia de Software Aula 17 Desenvolvimento de Software Testes de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 7 Maio 2012 1. Especificação de requisitos 2. Projeto

Leia mais

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de:

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: a) Um erro b)

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João NÚMERO DO DOCUMENTO : VERSÃO : 1.1 ORIGEM STATUS : c:\projetos : Acesso Livre DATA DO DOCUMENTO : 22 novembro 2007 NÚMERO DE PÁGINAS : 13 ALTERADO POR : Manoel INICIAIS:

Leia mais

PDS. Aula 1.4 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.4 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.4 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Introdução Há alguns anos, o desenvolvimento de softwares era muito obsoleto; Existiam diversos problemas relacionados

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O desenvolvimento de software envolve usuários, clientes e desenvolvedores. Avalie as seguintes afirmações

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e Learning Sistema de Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Teste de Software Intermediário

Teste de Software Intermediário CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teste de Software Intermediário Carga horária: 32 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Ementa

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor Sistema de Controle de Pedidos SISCOP Estrutura Analítica do Projeto Versão 1.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 31/10/2010 1.0 Desenvolvimento da EAP Estrutura Analítica do Projeto Adriano

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos devemos levar em consideração? Exercício 01 Resposta Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

Prof. Fábio Lúcio Meira

Prof. Fábio Lúcio Meira Prof. Fábio Lúcio Meira Objetivo Transformar os requisitos no design do futuro sistema Evoluir uma arquitetura robusta do sistema Adaptar o design para adequá-lo ao ambiente de implementação O principal

Leia mais

Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)

Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP) Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP) 1 Métodos Ágeis A insatisfação com os overheads envolvidos em métodos tradicionais de desenvolvimento levou à criação dos métodos ágeis. Esses métodos: Focam no

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES LIVRO ENGENHARIA FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES WILSON PADUA PAULA FILHO CAPÍTULO REQUISITOS 1 REQUISITOS TECNICO E GERENCIAL ESCOPO (RASCUNHO) CARACTERISTICAS 2 O que são Requisitos? São objetivos ou

Leia mais

Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador

Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador Prof. Araken Medeiros araken@ufersa.edu.br O processo de resolução de um problema com um computador leva à escrita de um algoritmo ou programa e à sua execução. Mas o que é um algoritmo? Angicos, RN 15/9/2009

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: QUALIDADE DE SOFTWARE Tema: Teste de Software:

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Teste de Software. Introdução. Teste de SW -Introdução. Verificação e Validação

Teste de Software. Introdução. Teste de SW -Introdução. Verificação e Validação Introdução Teste de Software Teste é um conjunto de atividades que pode ser planejado antecipadamente e realizado sistematicamente. Luiz Alberto da Silva Filho É possível definir um template (esqueleto),

Leia mais

Qualidade de Software QUALIDADE DE SOFTWARE PRODUTO

Qualidade de Software QUALIDADE DE SOFTWARE PRODUTO Qualidade de Software QUALIDADE DE SOFTWARE PRODUTO O que é Qualidade de Software Produto? Boa fabricação. Deve durar muito. Bom desempenho. Utilizável tanto em UNIX quanto em DOS. Adaptável às minhas

Leia mais

Qualidade de software. Prof. Emiliano Monteiro

Qualidade de software. Prof. Emiliano Monteiro Qualidade de software Prof. Emiliano Monteiro Por que realizar revisões por pares? 1. Para melhorar a qualidade. 2. Captura 80% de todos os erros se feito corretamente. 3. Captura erros de codificação

Leia mais

Teste de Software. Roberta Coelho

Teste de Software. Roberta Coelho Teste de Software Roberta Coelho Agenda Desafios do Teste de Software Atividades Realizadas em 2014 Atividades Planejadas Agenda Desafios do Teste de Software Atividades Realizadas em 2014 Atividades Planejadas

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação e Validação Sistemas possuem restrições de qualidade e confiabilidade Qualidade de sw: satisfação dos requisitos funcionais, de desempenho e normas explicitamente declarados. Redução de custos

Leia mais

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é:

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: a) Cada fase do teste tem uma proposta diferente b) É mais fácil para gerência

Leia mais

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Contém as seguintes partes, sobre o título genérico de Engenharia de Software Qualidade do Produto Parte 1 Modelo de Qualidade Parte 2 Métricas Externas

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software DCC / ICEx / UFMG Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Processos Procedimentos e métodos definindo relação entre tarefas PROCESSO Pessoas com habilidades, treinadas

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

114 analista DE ti - teste E QUaliDaDE Data e horário da prova: Domingo, 20/01/2013, às 14h.

114 analista DE ti - teste E QUaliDaDE Data e horário da prova: Domingo, 20/01/2013, às 14h. EMPrEsa BrasilEira DE serviços hospitalares EDital n o 01, DE 17 DE outubro DE 2012 concurso PÚBlico 1/2012 - EBsErh/sEDE 114 analista DE ti - teste E QUaliDaDE Data e horário da prova: Domingo, 20/01/2013,

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que são testes? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados ou identificar

Leia mais

TS04. Teste de Software PLANOS DE TESTE. COTI Informática Escola de Nerds

TS04. Teste de Software PLANOS DE TESTE. COTI Informática Escola de Nerds TS04 Teste de Software PLANOS DE TESTE COTI Informática Escola de Nerds 1. PLANOS DE TESTE. Tipos de Testes de Software Teste Funcional Uma especificação funcional é uma descrição do comportamento esperado

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata Processo de Desenvolvimento Também chamado de ciclo de vida do software Reflete os passos necessários para se construir um produto de software Existem vários modelos de ciclo de vida Cascata (1956) Iterativo

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 6-10/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI - DSI Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas Informação Estudo da viabilidade Engenharia de requisitos Desenho (Modelagem) Codificação Testes e Implantação Estudo da viabilidade Estudo preliminar

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

Documento de Requisitos*

Documento de Requisitos* * Rosana T. Vaccare Braga *slides adaptados a partir do material da Profa Ellen Francine Barbosa Processo de Engenharia de Requisitos Documento de requisitos Processo de Engenharia de Requisitos Estudo

Leia mais

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO V Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses:

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

PDS. Aula 1.5 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.5 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.5 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; RAD; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário; Desenvolvimento

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software Engenharia de Software Aula 03 Perguntas da Aula 2 Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 12 Março 2012 Inconsistente: perguntei laranjas, respondeu

Leia mais

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA 5.4.1. Generalidades Os laboratórios do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) estabelecem e mantêm procedimentos documentados para os métodos de ensaios que realizam. Nesses procedimentos estão incluídos

Leia mais

CICLO DE VIDA DE SOFTWARE

CICLO DE VIDA DE SOFTWARE WESLLEYMOURA@GMAIL.COM CICLO DE VIDA DE SOFTWARE ANÁLISE DE SISTEMAS Introdução ao ciclo de vida de software Qualificar um produto é muito bom para que tenhamos certeza de que há seriedade e preocupação

Leia mais

Testes de Software. Prof. Edjandir C. Costa

Testes de Software. Prof. Edjandir C. Costa Testes de Software Prof. Edjandir C. Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Sumário - Processo de teste - Estágios de teste - Diferenças entre tipos de testes Processo de Teste Dois objetivos distintos: - Demonstrar

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 5 Técnicas de Especificação SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TÉCNICAS PARA PROJETO DE CASOS

Leia mais

Engenharia de Software. Teste de Software. Introdução. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff

Engenharia de Software. Teste de Software. Introdução. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Engenharia de Software Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Teste de Software Introdução Estratégias de teste Testes de módulo Testes de integração Teste de aceitação

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 4 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 4-03/05/2006 1 Modelos Prescritivos de Processo Modelo em cascata Modelos incrementais Modelo incremental Modelo RAD Modelos

Leia mais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Engenharia de Software Aula 02 Tópicos da Aula Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 07 Março 2012 Motivação e Conceitos

Leia mais

Título PROCESSO LABES ESPECIALIZADO PARA DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA ESTRUTURADO. Projeto. Analista; Requisitos Funcionais Escopo; Cliente;

Título PROCESSO LABES ESPECIALIZADO PARA DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA ESTRUTURADO. Projeto. Analista; Requisitos Funcionais Escopo; Cliente; 1/8 1. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO Levantamento Requisitos Análise Requisitos Projeto Implementação Testes 1.1 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 1.1.1 Intificação Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais Escopo;

Leia mais

Cadeira: Engenharia de Software

Cadeira: Engenharia de Software Cadeira: Engenharia de Software Aulas 9, 10 15/08/15 Docente: Cláudia Ivete F. Jovo cifjovo@gmail.com or cjovo@up.ac.mz M.Sc. Cláudia Jovo 2017/DI 0 Definição de Eng. Software; Eng. Software Tecnologia

Leia mais

Versão: 1.0 Doc Manager

Versão: 1.0 Doc Manager Plano de Gerenciamento de Configuração versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza 1 Data: 10/04/2016

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos;

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos; ENGENHARIA DE SOFTWARE Curso: Sistemas de Informação ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª: Janaide Nogueira O QUE SÃO? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS JOSÉ EDUARDO LIMA DOS SANTOS SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Leia mais

Estágio II. Aula 04 Testes Ágeis. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 04 Testes Ágeis. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 04 Testes Ágeis Prof. MSc. Fred Viana Agenda Manifesto dos Testes Ágeis Testes Ágeis x Testes Tradicionais Sinais de que os Testes Não São Ágeis Testador Ágil Testador Ágil em Equipe Independente

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais