Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura"

Transcrição

1 Engenharia de Software Projeto de Arquitetura

2 O que já vimos? Introdução a Engenharia de Software Processos de Software Desenvolvimento Ágil de Software Engenharia de Requisitos Modelagem de sistemas (outra disciplina) Projeto de Arquitetura

3 Modelagem de sistemas (relembrando) É o processo de desenvolvimento de modelos abstratos de um sistema, em que cada modelo apresenta uma visão ou perspectiva diferente do sistema. Os modelos são usados durante o processo de engenharia de requisitos para ajudar a extrair os requisitos do sistema; durante o processo de projeto, são usados para descrever o sistema para os engenheiros que o implementam; e, após isso, são usados para documentar a estrutura e a operação dos sistema.

4 O projeto de arquitetura é o elo crítico entre o projeto e a engenharia de requisitos...

5 O que significa projetar a arquitetura? Está preocupado com a compreensão de como um sistema deve ser organizado e com a estrutura geral desse sistema. O resultado do processo de projeto de arquitetura é um modelo de arquitetura que descreve como o sistema está organizado em um conjunto de componentes de comunicação.

6 E em processos ágeis? Geralmente, se aceita que um estágio inicial do processo de desenvolvimento se preocupe com o estabelecimento de uma arquitetura global do sistema. Refatoração é cara!

7 Níveis de abstração Você pode projetar a arquitetura de um sistema em dois níveis de abstração: Arquitetura em pequena escala Arquitetura em grande escala

8 Arquitetura em pequena escala Está preocupada com a arquitetura de programas individuais. Nesse nível estamos preocupados com a maneira como um programa individual é decomposto em componentes.

9 Arquitetura em grande escala Preocupa-se com a arquitetura de sistemas corporativos complexos que incluem outros sistemas, programas e componentes de programas. Esses sistemas estão distribuídos por diversos computadores, que podem pertencer por e ser geridos por diferentes empresas.

10 Por que é importante projetar a arquitetura de um sistema? É importante pois afeta o desempenho e a robustez, bem como a capacidade de distribuição e manutenibilidade de um sistema. Construir uma casa sem a planta Ilusão de simplicidade

11 A relação entre o projeto de arquitetura e a engenharia de requisitos Os requisitos não funcionais dependem da arquitetura do sistema a forma como esses componentes são organizados e como se comunicam. Em muitos sistemas, os requisitos não funcionais são também influenciados por componentes individuais, mas não há dúvida de que a arquitetura de sistema é a influência dominante. Na prática, existe uma considerável sobreposição entre os processos de engenharia de requisitos e de projeto de arquitetura. A decomposição da arquitetura é normalmente necessária para estruturar e organizar a especificação. Portanto, como parte do processo de engenharia de requisitos pode-se propor uma arquitetura abstrata do sistema.

12 Vantagens Comunicação de stakeholders Pode ser usada como um foco de discussão por uma série de diferentes stakeholders. Análise de sistemas Tornar explícita a arquitetura do sistema, em um estágio inicial de desenvolvimento, requer alguma análise. As decisões de projeto de arquitetura têm um efeito profundo sobre a possibilidade de o sistema atender ou não os requisitos críticos como desempenho, confiabilidade e manutenibilidade. Reúso em larga escala Um modelo de projeto de arquitetura de sistema é uma descrição compacta e gerenciável de como um sistema é organizado e como os componentes interoperam. Geralmente, a arquitetura é a mesma para sistemas com requisitos semelhantes.

13 Como modelar a arquitetura? Em geral, as arquiteturas de um sistema são modeladas por meio de diagrama de blocos simples. Cada caixa representa um componente. Caixas dentro de caixas indicam que o componente foi decomposto em subcomponentes. As setas significam que os dados e/ou sinais de controle são passados de um componente a outro na direção das setas.

14 Diagrama de blocos simples Apresenta uma imagem de alto nível da estrutura do sistema, de forma que as pessoas de diferentes disciplinas, envolvidas no processo de desenvolvimento do sistema, possam compreender facilmente.

15 Modelo abstrato de um sistema de controle robotizado de empacotamento

16 Uso de um modelo de arquitetura Duas maneiras de usar um modelo de arquitetura: Para facilitar a discussão sobre o projeto do sistema; e Como forma de documentar uma arquitetura que foi projetada.

17 Decisões de projeto de arquitetura O projeto de arquitetura é um processo criativo no qual você projeta uma organização de sistema para satisfazer os requisitos funcionais e não funcionais de um sistema. Durante o processo de projeto de arquitetura, os arquitetos de sistema precisam tomar uma série de decisões estruturais que afetam profundamente o sistema e seu processo de desenvolvimento.

18 Questões fundamentais sobre o sistema Existe uma arquitetura genérica de aplicação que pode atuar como um modelo para o sistema que está sendo projetado? Como o sistema será distribuído por meio de um número de núcleos ou processadores? Que padrões ou estilos de arquitetura podem ser usados? Qual será a abordagem fundamental para se estruturar o sistema? Como os componentes estruturais do sistema são decompostos em subcomponentes?

19 Questões fundamentais sobre o sistema (2) Que estratégia será usada para controlar o funcionamento dos componentes do sistema? Qual a melhor organização de arquitetura para satisfazer os requisitos não funcionais do sistema? Como o projeto de arquitetura será avaliado? Como a arquitetura do sistema deve ser documentada?

20 Devido a estreita relação entre os requisitos não funcionais e a arquitetura do software, o estilo e a estrutura da arquitetura particular que você escolhe para um sistema devem depender dos requisitos não funcionais do sistema...

21 Desempenho Se o desempenho for um requisito crítico, a arquitetura deve ser projetada para localizar as operações críticas dentre os componentes, com todos os componentes implantados no mesmo computador, em vez de distribuídos pela rede. Isso pode significar o uso de alguns componentes relativamente grandes, em vez de pequenos de baixa granularidade, que reduzem o número de comunicações entre eles.

22 Proteção Se a proteção for um requisito crítico, deve ser usada uma estrutura em camadas para a arquitetura, com os ativos mais críticos protegidos em camadas mais internas, com alto nível de validação de proteção aplicado a essas camadas.

23 Segurança Se a segurança for um requisito crítico, a arquitetura deve ser concebida de modo que as operações relacionadas com a segurança estejam localizadas em um único componente ou em um pequeno número de componentes. Isso reduz os custos e os problemas de validação de segurança e torna possível fornecer sistemas de proteção relacionados que podem desligar o sistema de maneira segura em caso de falha.

24 Disponibilidade Se a disponibilidade é um requisito crítico, a arquitetura deve ser projetada para incluir componentes redundantes, de modo que seja possível substituir e atualizar componentes sem parar o sistema.

25 Manutenção Se a manutenção é um requisito crítico, a arquitetura do sistema deve ser projetada a partir de componentes autocontidos de baixa granularidade que podem ser rapidamente alterados. Os produtores de dados devem ser separados dos consumidores, e as estruturas de dados compartilhados devem ser evitadas.

26 Obviamente, há um conflito potencial entre algumas dessas arquiteturas...

27 Visões de arquitetura Que visões ou perspectivas são úteis ao se projetar e documentar uma arquitetura de sistema? Quais notações devem ser usadas para se descrever modelos de arquitetura?

28 É impossível representar todas as informações relevantes sobre a arquitetura de um sistema em um único modelo de arquitetura, pois cada modelo mostra apenas uma visão ou perspectiva do sistema. Tudo isso é útil em momentos diferentes; por isso, para ambos, projeto e documentação, geralmente você precisa apresentar múltiplas visões da arquitetura de software

29 Modelo de visão 4+1 de arquitetura de software (Kruchten, 1995) Visão Lógica: mostra as abstrações fundamentais do sistema como objetos ou classes de objetos. Nessa visão, deveria ser possível relacionar os requisitos de sistema com as entidades. Visão de Processo: mostra como, no tempo de execução, o sistema é composto de processos interativos. É útil para fazer julgamentos sobre as características não funcionais do sistema.

30 Modelo de visão 4+1 (continuação...) Visão de Desenvolvimento: mostra como o software é decomposto para o desenvolvimento, ou seja, apresenta a distribuição do software em componentes que são implementados por um único desenvolvedor ou por uma equipe de desenvolvimento. É útil para gerentes de software e programadores. Visão Física: mostra o hardware do sistema e como os componentes de software são distribuídos entre os processadores. É útil para os engenheiros que estão planejando uma implantação do sistema.

31 Hofmeister et al. (2000) Sugere o uso de visões de arquitetura semelhantes, mas acrescentam a noção de uma visão conceitual. Essa é uma visão abstrata do sistema que pode ser a base para a decomposição de requisitos de alto nível em especificações detalhadas. Na prática, as visões conceituais são, quase sempre, desenvolvidas durante o processo de projeto e são usadas para apoiar a tomada de decisões de arquitetura. Elas são uma maneira de comunicar a essência de um sistema para os diferentes stakeholders.

32 A respeito do uso da UML para descrições de arquitetura...

33

34

35

36 Padrões de arquitetura A ideia de padrões como uma forma de apresentar, compartilhar e reusar o conhecimento sobre sistemas de software é hoje amplamente usada. Você pode pensar em padrões como uma descrição abstrata, estilizada, de boas práticas experimentadas e testadas em diferentes sistemas e ambientes.

37 Padrões de arquitetura (2) Padrão MVC (Model-View-Control) Arquitetura em camadas Arquitetura de repositório Arquitetura cliente-servidor

38 Padrão MVC (modelo-visão-controlador, do inglês, model-view-controller) Esse padrão separa os elementos do sistema, permitindo mudá-los de forma independente.

39 Nome Descrição Quando é usado Vantagens MVC Separa a apresentação e a interação dos dados do sistema. Sistema é estruturado em três componentes lógicos que interagem entre si. Model (modelo) gerencia o sistema de dados e operações associadas a esses dados. View (visão) gerencia como os dados serão apresentados ao usuário. Controller (controlador) gerencia a interação do usuário, e passa essas interações para a visão e o modelo. Usado quando existem diferentes maneiras de se visualizar e interagir com os dados. Permite que os dados sejam alterados de forma independente de sua representação, e vice-versa. Apoia apresentação dos mesmos dados de maneiras diferentes, com as alterações feitas em uma representação aparecendo em todas elas. Desvantagem Quando o modelo de dados e as interações são simples, pode envolver código adicional e complexidade ao código.

40

41

42 Arquitetura em camadas As noções de separação e independência são fundamentais para o projeto de arquitetura, pois permitem que alterações sejam localizadas. Cada funcionalidade do sistema é organizada em camadas, e cada camada depende de recursos e serviços oferecidos pela camada imediatamente abaixo dela. Vantagens: desde que a interface seja mantida, permite a substituição de camadas inteiras. Desvantagens: na prática, é difícil proporcionar uma clara separação entre as camadas. Desempenho pode ser problema por causa dos múltiplos níveis de interpretação de uma solicitação de serviço, uma vez que são processados em cada camadas.

43 Arquitetura genérica em camadas

44 Arquitetura de repositório Descreve como um conjunto de componentes que interagem podem compartilham dados. A maioria dos sistemas que usam grandes quantidades de dados é organizada em torno de um banco de dados ou repositório compartilhado. Esse modelo é, portanto, adequado para aplicações nas quais os dados são gerados por um componente e usados por outro.

45 Nome Descrição Repositório Todos os dados em um sistema são gerenciados em um repositório central, acessível a todos os componentes do sistema. Os componentes não interagem diretamente, apenas por meio do repositório. Quando é usado Usado quando existe um grande volume de informações gerados e precisam ser armazenados por um longo tempo. Vantagens Os componentes podem ser independentes não precisam saber da existência do outro. As alterações feitas a um componente podem propagar-se para todos os outros. Todos os dados podem ser gerenciados de forma consistente. Desvantagem O repositório é ponto único de falha, assim, problemas no repositório podem afetar todo sistema. Pode haver ineficiência na organização de toda a comunicação através do repositório.

46

47 Arquitetura cliente-servidor Muito usada em sistemas distribuídos. Um sistema que segue o padrão cliente-servidor é organizado como um conjunto de serviços e servidores associados, e clientes que acessam e usam os serviços. Um conjunto de servidores que oferecem serviços a outros componentes; Um conjunto de clientes que podem chamar os serviços oferecidos pelos servidores; Uma rede que permite aos clientes acessar esses serviços.

48 Nome Descrição Quando é usado Vantagens Desvantagem Cliente-Servidor A funcionalidade do sistema está organizada em serviços cada serviço é prestado por um servidor. Os cliente são os usuários desses serviços e acessam os servidores para fazer uso deles. É usado quando os dados em um banco de dados compartilhado precisam ser acessados a partir de uma série de locais. A principal vantagem desse modelo é que os servidores podem ser distribuídos através de uma rede. A funcionalidade geral pode estar disponível para todos os clientes e não precisa ser implementada por todos os serviços. Cada serviço é ponto único de falha suscetível a ataques de negação de serviço ou de falha no servidor. O desempenho, bem como o sistema, pode ser imprevisível, pois depende da rede.

49

Análise e Projeto de Software

Análise e Projeto de Software Análise e Projeto de Software Proj. Desenvolvimento de Software Prof. Cleverton Hentz cleverton.hentz@ifrn.edu.br 8 de junho de 2017 Material Apresentado Sumário de Aula 1 Introdução 2 Estruturação do

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Capítulo 6 Design da Arquitectura

Capítulo 6 Design da Arquitectura Capítulo 6 Design da Arquitectura Capítulo 6 Design da Arquitetura 1 Assuntos abordados Decisões de design de arquitectura Visões de arquitetura Padrões de arquitetura Arquiteturas de aplicativos Capítulo

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 06 Tema:

Leia mais

Capítulo 6. Projeto de arquitetura. 2011 Pearson Pren0ce Hall. Todos os direitos reservados. 1. slide 1

Capítulo 6. Projeto de arquitetura. 2011 Pearson Pren0ce Hall. Todos os direitos reservados. 1. slide 1 Capítulo 6 Projeto de arquitetura slide 1 2011 Pearson Pren0ce Hall. Todos os direitos reservados. 1 Os tópicos abordados Decisões de projeto de arquitetura Visões de arquitetura Padrões de arquitetura

Leia mais

Agenda da Aula. Arquitetura de Software e Padrões Arquiteturais. Elementos de um Padrão. Arquitetura de Software. Arquitetura de Software

Agenda da Aula. Arquitetura de Software e Padrões Arquiteturais. Elementos de um Padrão. Arquitetura de Software. Arquitetura de Software Reuso de Software Aula 04 Agenda da Aula Arquitetura de Software e Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com 14 Março 2012 Arquitetura de Software Padrões arquiteturais

Leia mais

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura Projeto de Arquitetura Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 11 Slide 1 Objetivos Apresentar projeto de arquitetura e discutir sua importância Explicar as decisões de projeto

Leia mais

Princípios de Engenharia de Software. Aula 6 Projeto de Software

Princípios de Engenharia de Software. Aula 6 Projeto de Software Princípios de Engenharia de Software Aula 6 Projeto de Software Projeto de Software Um projeto de software é uma descrição de estrutura de software a ser implementada, dos dados que são parte do sistema,

Leia mais

ARCHITECTURAL DESIGN. Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 11 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ARCHITECTURAL DESIGN. Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 11 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ARCHITECTURAL DESIGN Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 11 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos Tópicos abordados Arquitetura de Software Projeto de arquitetura Vantagens de arquitetura

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE CMP1280/CMP1250 Prof. Me. Fábio Assunção Introdução à Engenharia de Requisitos REQUISITOS Descrições do que o sistema deve fazer, os serviços oferecidos pelo

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS Prof. Fabiano Papaiz IFRN O RUP recomenda as seguintes práticas que devem ser utilizadas no desenvolvimento de um software: 1. Desenvolver de forma iterativa

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

As Visões. Visões arquiteturais (revisão)

As Visões. Visões arquiteturais (revisão) As 4 + 1 Visões Jair C Leite Visões arquiteturais (revisão) Separar diferentes aspectos em visões separadas com o objetivo de gerenciar complexidade. Cada visão descreve diferentes conceitos da engenharia.

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Parte 7 Evolução e Legados 4 Fontes Enfoque Tópicos abordados... 6 Assuntos abordados Evolução Manutenção Legados

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Engenharia de requisitos Requisitos de Software Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 03 Processos de Software

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 03 Processos de Software ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 03 Processos de Software AGENDA Modelos de processo de software Atividades do processo Lidando com mudanças Rational Unified Process (RUP) 14/03/2017 IFPR QUEDAS DO IGUAÇU -

Leia mais

Manutenção Leitura: Sommerville; Pressman

Manutenção Leitura: Sommerville; Pressman Manutenção Leitura: Sommerville; Pressman Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 6º - 8º Edição / Ian Sommerville 2000-2007 Slide 1 Manutenção de software É modificar um programa depois que ele

Leia mais

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Capítulo 5 Modelação do Sistema Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Assuntos abordados Modelos de contexto Modelos de interação Modelos estruturais Modelos comportamentais Engenharia orientada a modelos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software Engenharia de Software Aula 02 Introdução a Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br ou disciplina.eduardo@gmail.com 7 Março de 2018 Bibliografia

Leia mais

3 Arquitetura para a Coordenação e a Composição de Artefatos de Software

3 Arquitetura para a Coordenação e a Composição de Artefatos de Software Uma Arquitetura para a Coordenação e a de Artefatos de 23 3 Arquitetura para a Coordenação e a de Artefatos de Resumo Este capítulo apresenta a arquitetura ACCA, que é a parte central deste trabalho. A

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Estilos Arquiteturais

Estilos Arquiteturais Estilos Arquiteturais Estilos Arquiteturais A arquitetura de um sistema pode aderir a um ou mais estilos arquiteturais Um estilo define os tipos de elementos que podem aparecer em uma arquitetura e as

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 28 Março 2012 A

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

Leitura: Cap : Sommerville; cap20: Pressman

Leitura: Cap : Sommerville; cap20: Pressman Leitura: Cap26-27 - 28: Sommerville; cap20: Pressman Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 6º Edição / Ian Sommerville 2000 Slide 1/47 Manutenção de software É modificar um programa depois que

Leia mais

Agenda da Aula. Reuso de Software. Tipos de Reuso. Potenciais Problemas. Vantagens de Reuso. Introdução a Reuso de Software

Agenda da Aula. Reuso de Software. Tipos de Reuso. Potenciais Problemas. Vantagens de Reuso. Introdução a Reuso de Software Reuso de Software Aula 02 Agenda da Aula Introdução a Reuso de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com Introdução a Reuso de Software Abordagens de Reuso

Leia mais

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados.

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. 2

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

2 Fluxos no Ciclo de Vida do Processo Unificado. O Processo Unificado consiste da repetição de uma série de ciclos durante a vida de um sistema.

2 Fluxos no Ciclo de Vida do Processo Unificado. O Processo Unificado consiste da repetição de uma série de ciclos durante a vida de um sistema. Processo Unificado Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Ciclo de Vida - Fluxos Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Modelo

Leia mais

Agenda do Curso. Reuso de Software. Agenda da Aula. Tipos de Reuso. Vantagens de Reuso. Reuso de Software. Eduardo Figueiredo

Agenda do Curso. Reuso de Software. Agenda da Aula. Tipos de Reuso. Vantagens de Reuso. Reuso de Software. Eduardo Figueiredo Engenharia de Software Aula 21 Agenda do Curso Reuso de Software Aula 23 Data 28/05 Assunto Desenv. Orientado a Aspectos 24 30/05 Laboratório 25 04/06 Apresentações do TP (1) Eduardo Figueiredo 26 06/06

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Reúso de Software. Adaptado de. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide by Pearson Education

Reúso de Software. Adaptado de. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide by Pearson Education Reúso de Software Adaptado de Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide 1 Reúso de Software Na maioria das disciplinas de engenharia, os sistemas são projetados por meio

Leia mais

Por que é importante?

Por que é importante? Disciplina: Engenharia de Software 3 Bimestre Aula 5: ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM COMPONENTES Para o desenvolvimento de softwares customizados, a engenharia de software baseada em componentes é uma

Leia mais

Reuso de Software Aula Maio 2012

Reuso de Software Aula Maio 2012 Reuso de Software Aula 19 Tópicos da Aula Engenharia de Software baseada em Componentes (CBSE) Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com Componentes Modelos de Componentes

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Engenharia de Software.

Engenharia de Software. Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que é (Rational Unified Process)? É um modelo de processo moderno derivado do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Arquitetura de Software visão emergente

Arquitetura de Software visão emergente Arquitetura de Software visão emergente Objetivos Visão abstrata do software através de componentes e interfaces Independência de plataforma Independência de paradigma de programação Técnicas Estilos Arquiteturais

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Introdução à I. O Que vamos fazer na Disciplina? Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO) Isto é, Análise

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Engenharia de Software Tópicos O que é Engenharia de Software? Engenharia de Software em camadas Processo

Leia mais

Aula 3 - Modelos de Processo - cascata, iterativo e incremental e ágil

Aula 3 - Modelos de Processo - cascata, iterativo e incremental e ágil Aula 3 - Modelos de Processo - cascata, iterativo e incremental e ágil Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br 2 Vale a pena ver de novo Modelo de Processo:

Leia mais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais Visões Arquiteturais Separar diferentes aspectos em visões separadas com o objetivo de gerenciar complexidade. Cada visão descreve diferentes conceitos da Engenharia. Visões permitem reduzir a quantidade

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Comportamento do Sistema Refere-se às funcionalidades do sistema Requisitos funcionais; O comportamento

Leia mais

Projeto de arquitetura

Projeto de arquitetura é A; J, ~~8EmlEtiQM~.::.J~ [ V. '~A~(r~~Q Projeto de arquitetura é "r:~ ~ A arquitetura de um ;-stema de controle robotizado de empacotamento,-í~ Na prática existe uma considerável sobreposição entre os

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 UML Linguagem Unificada de Modelagem Projeto de Software Introdução O que é projeto em software? O termo projeto é um tanto

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE 2016-1 ENGENHARIA DE SOFTWARE Histórico Produtos de software Tipos de aplicações de software Mitos do software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com HISTÓRICO (ERA PRÉ-ES) 1940s: Primeiro computador

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

PDS. Aula 1.6 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.6 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.6 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; RAD; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário; Desenvolvimento

Leia mais

Especificação de Sistemas de Software e a UML

Especificação de Sistemas de Software e a UML Modelagem de sistema Especificação de Sistemas de Software e a UML A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema Modelo => visão simplificada e abstrata de um sistema

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O desenvolvimento de software envolve usuários, clientes e desenvolvedores. Avalie as seguintes afirmações

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Engenharia de Software 2012/3 Aula 5 Modelagem de Sistemas

Engenharia de Software 2012/3 Aula 5 Modelagem de Sistemas Engenharia de Software Engenharia de Software 2012/3 Aula 5 Modelagem de Sistemas Thiago P. da Silva thiagosilva@ufmt.br Agenda Modelagem de Sistemas Modelos de contexto Diagramas de Atividades Modelos

Leia mais

Estilos Arquiteturais. Prof. Fellipe Aleixo

Estilos Arquiteturais. Prof. Fellipe Aleixo Estilos Arquiteturais Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Como Definir Arquiteturas? Dois tipos de elementos podem ser utilizados para a definição de uma arquitetura: Componentes à blocos

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010 1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Engenharia de Software I Informática 2006 Profa. Dra. Itana Gimenes RUP: Projeto Artefatos Modelo de Projeto: Lista de classes de

Leia mais

Modelos de design arquitetural

Modelos de design arquitetural Modelos de design arquitetural Jair C Leite Modelos de design arquitetural Objetivo Guiar o arquiteto nas etapas para desenhar a arquitetura Deve considerar diferentes visões arquiteturais Atualmente existem

Leia mais

UML (Unified Modelling Language)

UML (Unified Modelling Language) UML (Unified Modelling Language) Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide

Leia mais

PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados

PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados Aula 23 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Acoplamento! Indica dependência entre classes.! Deve ser o menor possível.! Direcionar associações

Leia mais

22/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias RUP e Modelos Ágeis

22/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias RUP e Modelos Ágeis Professor Ariel da Silva Dias RUP e Modelos Ágeis Modelo de processo de software proprietário. Desenvolvido pela empresa Rational Software Corporation. Em 2003 a empresa foi adquirida pela IBM. Então O

Leia mais

Desenvolvimento ágil de software

Desenvolvimento ágil de software Desenvolvimento ágil de software Prof. Cristiane Aparecida Lana slide 1 Bibliografia utilizada: Mais opções visite meu site, clique aqui para acessá-lo. slide 2 2011 Pearson 2011 Pearson Prentice Prentice

Leia mais

Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Paulo C. Masiero

Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Paulo C. Masiero Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes Paulo C. Masiero 1 Introdução Frustração com as promessas da Orientação a objetos em relação ao reuso de classes. Frameworks são uma solução para um domínio

Leia mais

5 Processo de Reificação e de Desenvolvimento com ACCA

5 Processo de Reificação e de Desenvolvimento com ACCA Uma Arquitetura para a Coordenação e a Composição de Artefatos de Software 53 5 Processo de Reificação e de Desenvolvimento com ACCA Resumo Este capítulo visa esclarecer e descrever atividades existentes

Leia mais

Aula 1.7 Introdução a APOO e UML

Aula 1.7 Introdução a APOO e UML APOO Aula 1.7 Introdução a APOO e UML Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Possuir um lápis e uma régua não te tornam um arquiteto 2 Você pode conhecer toda a API Java, C++ ou qualquer LPOO. 3 Mas

Leia mais

Exemplos de Estilos Arquiteturais. Estilos Arquiteturais. Estilos Arquiteturais. Estilo: Pipe e Filtros

Exemplos de Estilos Arquiteturais. Estilos Arquiteturais. Estilos Arquiteturais. Estilo: Pipe e Filtros Estilos Arquiteturais Em geral sistemas seguem um estilo, ou padrão, de organização estrutural Os estilos diferem: nos tipos de componentes que usa na maneira como os componentes interagem com os outros

Leia mais

UML Diagramas Estruturais Diagrama de Componentes

UML Diagramas Estruturais Diagrama de Componentes UML Diagramas Estruturais Diagrama de Componentes Representa um modelamento físico dos componentes de software de um determinado Sistema Um componente realiza um conjunto de interfaces e contém em seu

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

14/11/2013. Capítulo 2. Processos de Software. Tópicos apresentados. Oprocessodesoftware. Modelos de processo de software. Atividades de processo.

14/11/2013. Capítulo 2. Processos de Software. Tópicos apresentados. Oprocessodesoftware. Modelos de processo de software. Atividades de processo. Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

APOSTILA 1 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS

APOSTILA 1 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS APOSTILA 1 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS Objetivos Existe uma grande distância entre os circuitos eletrônicos e dispositivos de hardware e os programas aplicativos em software. Os circuitos são complexos,

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I. Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp.

Análise e Projeto de Sistemas I. Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp. Análise e Projeto de Sistemas I Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2018 2 1 Técnica que orienta a análise de sistemas para a essência do negócio ao qual

Leia mais

O Processo Unificado: Workflow de Análise. Graduação em Informática Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes 2009

O Processo Unificado: Workflow de Análise. Graduação em Informática Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes 2009 O Processo Unificado: Workflow de Análise Graduação em Informática Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes 2009 Workflow de Análise Objetivos da análise: manter uma especificação precisa dos requisitos

Leia mais

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem?

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem? DCC / ICEx / UFMG A Linguagem UML A Linguagem UML Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo UML (Linguagem de Modelagem Unificada) É uma notação gráfica (visual) para projetar sistemas OO Não

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso. Sistemas de Informação

Modelagem de Casos de Uso. Sistemas de Informação Modelagem de Casos de Uso Sistemas de Informação 1 Introdução O modelo de casos de uso é uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software DCC / ICEx / UFMG Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Processos Procedimentos e métodos definindo relação entre tarefas PROCESSO Pessoas com habilidades, treinadas

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

Projeto Integrador II. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (livro de Eduardo Bezerra)

Projeto Integrador II. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (livro de Eduardo Bezerra) Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (livro de Eduardo Bezerra) Prof. Arliones Hoeller Prof. Eraldo Silveira e Silva arliones.hoeller@ifsc.edu.br eraldo@ifsc.edu.br 1 Cap.4 Modelagem de

Leia mais

Desenvolvimento de Projetos

Desenvolvimento de Projetos Desenvolvimento de Projetos Aula 1.3 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário;

Leia mais

6 Considerações Finais

6 Considerações Finais 6 Considerações Finais Este capítulo apresenta as contribuições desta tese e os trabalhos que podem dar continuidade à pesquisa nela apresentada. 6.1 Contribuições Este trabalho tinha como objetivo propor,

Leia mais

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo Ciência da Computação Análise e Projeto Orientado a Objetos UML Anderson Belgamo 1 Evolução do Software O rápido crescimento da capacidade computacional das máquinas resultou na demanda por sistemas de

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

- Engenharia Reversa - Evolução de Sofware. Desenvolvimento como. Requisitos o que. Sistema porque. Profa. Dra. Sandra Fabbri. operacional.

- Engenharia Reversa - Evolução de Sofware. Desenvolvimento como. Requisitos o que. Sistema porque. Profa. Dra. Sandra Fabbri. operacional. Unidade V Evolução de Sofware - Engenharia Reversa - Profa. Dra. Sandra Fabbri Fases Genéricas do Ciclo de Vida Engenharia Sistemas Análise Projeto Codificação Manutenção Teste Sistema Requisitos Desenvolvimento

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 6 Slide 1 Objetivos Apresentar os conceitos de requisitos de usuário e de sistema Descrever requisitos funcionais

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

Resumo de TCC: MAGIC: Um framework para jogos de cartas. Ademir Coelho

Resumo de TCC: MAGIC: Um framework para jogos de cartas.  Ademir Coelho Resumo de TCC: MAGIC: Um framework para jogos de cartas http://www.lisha.ufsc.br/~robert/tcc/relatorio.pdf Autores: André Luís Knabben Thiago Robert Orientador: Professor Doutor Ricardo Pereira e Silva

Leia mais

Engenharia de software distribuído. Artur Sampaio Lívia Castro Degrossi

Engenharia de software distribuído. Artur Sampaio Lívia Castro Degrossi Engenharia de software distribuído Artur Sampaio Lívia Castro Degrossi 1 Roteiro O que é um sistema distribuído; Questões sobre sistemas distribuídos; Computação cliente-servidor; Padrões de arquitetura

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais