LINUX. Alberto Felipe Friderichs Barros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINUX. Alberto Felipe Friderichs Barros"

Transcrição

1 LINUX Alberto Felipe Friderichs Barros

2 Introdução O Linux, da mesma forma que o Windows e o Mac OS, é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários.

3 S.O Sistema operacional ou S.O é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema fornecendo de interface entre o computador e o usuário.

4 Windows Criado pela Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen em O Windows é um sistema operacional comercial mais utilizado em computadores pessoais no mundo.

5 Versões Em média a cada 3 anos, a Microsoft lança uma nova versão do Windows e a cada ano um pack de correções.

6 Linux Criado por Linus Torvalds em 1991, inspirado no sistema minix, O seu código fonte é aberto e está disponível para que qualquer pessoa possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.

7 Distribuições Pacotes de softwares combinados para um fim específico. Ex: Debian, Ubuntu e Kali.

8 Linux O Linux não foi desenvolvido para fins comerciais e seu software e desenvolvimento são feitos em código aberto, está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

9 GPL - Liberdades 0. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)

10 GPL - Liberdades 1. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

11 GPL - Liberdades 2. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

12 GPL - Liberdades 3. A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

13 GNU/Linux Linux é o núcleo do sistema operacional, O kernel é o coração do sistema. Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

14 Origem O Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia. Baseado no Minix, derivado do Unix é um Sistema Operacional de código aberto distribuído gratuitamente pela Internet. Seu código fonte é liberado como software livre, sob licença GPL.

15 Origem O sistema segue o padrão POSIX que é o mesmo usado por sistemas UNIX e suas variantes. Assim, aprendendo o Linux você não encontrará muita dificuldade em operar um sistema do tipo UNIX, FreeBSD, Minix, etc., bastando apenas aprender alguns detalhes encontrados em cada sistema.

16 Unix UNIX foi originalmente um sistema operacional desenvolvido na AT & T Bell Labs na década de 70. Ele foi modificado e essas modificações serviram de base para outros sistemas de tal forma que no momento existem muitas variantes diferentes do UNIX. No entanto, o UNIX é agora uma marca registrada de um consórcio industrial chamado Open Group. Somente o software que foi certificado pelo Open Group pode se chamar UNIX. Apesar de adotar todos os requisitos da especificação UNIX, o Linux não foi certificado, então Linux realmente não é UNIX! É apenas UNIX-like.

17 GNU/Linux Para rodar o Linux você precisa, no mínimo, de um computador 386 SX com 2 MB de memória (para um kernel até a série 2.2.x) e100mb disponíveis em seu disco rígido para uma instalação básica e funcional.

18 GNU/Linux Outro ponto em que ele se destaca é o suporte que oferece a placas, CD- ROM e outros tipos de dispositivos de última geração e mais antigos (a maioria deles já ultrapassados e sendo completamente suportados pelo sistema operacional). Este é um ponto forte para empresas que desejam manter seus micros em funcionamento e pretendem investir em avanços tecnológicos com as máquinas que possui.

19 GNU/Linux O suporte ao sistema também se destaca como sendo o mais eficiente e rápido do que qualquer programa comercial disponível no mercado. Existem centenas de consultores especializados espalhados ao redor do mundo. Você pode se inscrever em uma lista de discussão e relatar sua dúvida ou alguma falha, e sua mensagem será vista por centenas de usuários na Internet e algum irá te ajudar ou avisará as pessoas responsáveis sobre a falha encontrada para devida correção.

20 Características É livre e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers, e contribuidores espalhados ao redor do mundo; Recebe apoio de grandes empresas como IBM, Sun e HP; Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais no mesmo computador; Multitarefa; Multiusuário;

21 Características Multiplataforma; Modularização - O Linux somente carrega para a memória o que é usado durante o processamento, liberando totalmente a memória assim que o programa/dispositivo é finalizado. Não há a necessidade de se reiniciar o sistema após a modificar a configuração de qualquer periférico ou parâmetros de rede. Rede TCP/IP mais rápida que no Windows. Acessa corretamente discos formatados pelo DOS, Windows, Novell, NTFS, etc.

22 Características O Linux não é vulnerável a vírus. Suporte a diversos dispositivos e periféricos disponíveis no mercado, tanto os novos como obsoletos. O melhor servidor Web do mercado, o Apache, é distribuído gratuitamente junto com a maioria das distribuições Linux. Os sistemas de arquivos usados pelo Linux (Ext3, Ext3, reiserfs, xfs) organiza os arquivos de forma inteligente evitando a fragmentação

23 Kernel Nos primeiros anos de existência do Linux, Linus Torvalds simplesmente disponibilizava o kernel e alguns comandos bem básicos. O usuário tinha que arranjar todos os demais programas, compilá-los, configurá-los, etc.

24 KERNEL 1) Para o carro movimentar-se ele precisa de um motor; 1) Para o microcomputador funcionar, ele precisa se um programa básico, um software chamado de sistema operacional;

25 KERNEL 2) Existem vários tipos de motores: motores para carro de corrida, para carro de passeio, etc; 2) Existem vários tipos de sistemas operacionais: Linux, Windows, UNIX, etc;

26 KERNEL 3) Mesmo para um mesmo fabricante de motor, existem vários modelos para o mesmo fim, por exemplo: motor 1.0, motor 1, etc. 3) Existe um Linux para cada tipo de computador: main-frame, PC, Macintosh, Servidor.

27 KERNEL 4) Quando aprendemos a dirigir um carro de passeio, aprendemos o funcionamento básico: direção, pedais para acelerar, trocar de marcha, frear. Ou seja, não atuamos diretamente no motor, mas através de comandos para fazê-lo funcionar. 4) Quando usamos Linux, temos um outro software que faz a mediação entre o kernel e o usuário, chama-se shell. Existem vários shells: csh, bsh, bash. Mas o importante é que são os mesmos, independente do kernel afinal os pedais e direção são sempre iguais seja em um motor 1.0 ou 1.6.

28 KERNEL 5) Para alguns acessórios funcionarem em um carro, devemos adequar o motor ou algum componente dele para que isto aconteça, por exemplo: um ar-condicionado exigirá uma bateria com maior amperagem. 5) Para que o Linux funcione perfeitamente, em alguns casos é necessário instalarmos algum módulo específico, entenda módulo com um programa preparado para uma finalidade específica e que não é comum a todos os equipamentos, por exemplo: um módulo para a placa de rede de nosso microcomputador.

29 Kernel O kernel do sistema operacional é como um controlador de tráfego aéreo em um aeroporto. O kernel dita qual programa obtém que pedaços de memória, ele inicia e finaliza os programas, define prioridade de execução, etc.

30 Kernel O Kernel gerencia a memória, pois um computador terá um pequeno número de CPUs e uma quantidade finita de memória. kernel cuida de descarregar uma tarefa e carregar uma nova tarefa se houver mais tarefas do que CPUs.

31 Aplicações Como um controlador de tráfego aéreo, o kernel não é útil sem algo para controlar. Se o kernel é a torre, as aplicações são os aviões. Os aplicativos fazem solicitações ao kernel e recebem recursos, como memória, CPU e disco.

32 Aplicações O kernel também abstrai os detalhes complicados de hardware. Por exemplo o aplicativo não sabe se um bloco de disco está em uma unidade de disco ou num compartilhamento de arquivo de rede. As aplicações apenas seguem a Interface de Programação de Aplicação (API) do kernel e, em contrapartida, não têm de se preocupar com os detalhes da implementação.

33 Plataforma O Linux começou como algo que só funcionaria em um computador como o 386 com um controlador de disco rígido específico. A gama de suporte cresceu, como as pessoas construíram suporte para outros hardwares.

34 Plataforma Os tipos de hardware cresceram, dos chips Intel aos supercomputadores. Mais tarde, os chips de menor tamanho, compatíveis com Linux, foram desenvolvidos para caber em dispositivos de consumo, chamados de dispositivos embutidos.

35 Plataforma Eventualmente, telefones celulares e tablets começaram a rodar o Linux. Uma empresa, mais tarde comprada pela Google, desenvolveu a plataforma Android, que é um pacote de Linux e o software necessário para executar um telefone ou tablet.

36 Plataforma Além de telefones e tablets, o Linux pode ser encontrado em muitos dispositivos de consumo. Os roteadores sem fio geralmente executam o Linux porque ele tem um rico conjunto de recursos de rede.

37 Distros Só o kernel GNU/Linux não é suficiente para se ter uma sistema funcional, mas é o principal. Existem grupos de pessoas, empresas e organizações que decidem distribuir o Linux junto com outros programas essenciais, como por exemplo: editores gráficos, planilhas, bancos de dados, ambientes de programação, formatação de documentos, firewalls, etc. Este é o significado básico de distribuição.

38 Distros Pegue o Linux e as ferramentas GNU, adicione mais aplicativos voltados para o usuário, como um cliente de , e você tem um sistema Linux completo. As pessoas começaram a empacotar todo esse software e assim surgiu a distribuição.

39 Distros Distribuição Linux é um Sistema Operacional Unix-Like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou distros ) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo que montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.

40 Distros A distribuição cuida de configurar o armazenamento, instalar o kernel e instalar o resto do software. As distribuições também incluem ferramentas para gerenciar o sistema e um gerenciador de pacotes para ajudá-lo a adicionar e remover software.

41 Distros Como o Linux e a maior parte dos softwares incluídos em distribuições são livres, qualquer organização ou indivíduo suficientemente motivado podem criar e disponibilizar a sua própria distribuição. Isso faz com que hoje haja registro de mais de 300 distribuições, embora menos de 10 delas sejam mesmo largamente conhecidas.

42 Qual é a melhor distribuição Linux?

43 Vantagens Software Livre; Segurança; Suporte; Livre de vírus; Estável; Customizável; Multiplataforma.

44 Desvantagens Jogos; Incompatibilidade com programas Windows; Ausência de alguns drives; Complexidade em algumas distribuições.

45 Interfaces Unity Cinnamon Gnome KDE LXDE Mate XFCE

46 Live-CDs Os chamados Live-CDs, são CDs que contém uma distribuição GNU/Linux que não precisa ser instalada no HD do usuário, uma vez que o sistema operacional roda diretamente a partir do CD.

47 Comunidades Grupo de pessoas que colaboram para que a distribuição cresça, finalidades: Divulgação; Resoluções de bugs; Suporte; Traduções; Doações; Desenvolvimento.

48 Virtualização Virtualização é a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede. Reduz custos; Diminui a complexidade do ambiente; Facilita o suporte; Reduz consumo de energia.

49 Virtualização

50 Sistemas de Arquivos Para o usuário, um sistema de arquivos é uma hierarquia de diretórios e arquivos. Para o sistema operacional, um sistema de arquivos é uma estrutura criada em uma partição de disco constituída por tabelas que definem as localizações de diretórios e arquivos.

51 Sistemas de Arquivos Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas que permite o sistema operacional controlar o acesso a um dispositivo de armazenamento como disco rígido, pen drive, CD-ROM, etc. Diferentes sistemas operacionais podem usar diferentes sistemas de arquivos. Atualmente, o NTFS é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux.

52 Tipos Sistema operacional Dos Windows 95 Windows 98 Windows 2000/XP Windows 7 e posterior Linux MacOS Tipos de sistema de arquivos suportados FAT16 FAT16 FAT16, FAT32 FAT, FAT16, FAT32, NTFS NTFS Ext2, Ext3, ReiserFS, Linux Swap (FAT16, FAT32, NTFS) HFS (Hierarchical File System), MFS (Macintosh File System)

53 Exercícios 1 Crie uma máquina virtual e instale o sistema operacional Linux Debian, utilize LVM e crie as seguintes partições: /, /home, /etc, e swap.

54 Sistemas de Arquivos No Linux, um diretório (corresponde ao conceito de pasta do Windows) pode ter outros diretórios ou arquivos. Dizemos que um diretório é filho de outro diretório quando ele está logo abaixo do diretório em questão. O diretório que está um nível acima é chamado de diretório pai.

55 Sistemas de Arquivos bin - diretório com os comandos disponíveis para os usuários comuns. boot - diretório com os arquivos do boot de inicialização. dev - diretório com as definições dos dispositivos de entrada/saída. etc - diretório com os arquivos de configuração do sistema. home - diretório que armazena os diretórios dos usuários do sistema. lib - diretório com as bibliotecas e módulos do sistema. mnt - diretório usado para montagem de partições.

56 Sistemas de Arquivos proc - diretório com informações sobre os processos do sistema. root - diretório home do root. sbin - diretório com os aplicativos usados na administração do sistema. tmp - diretório com arquivos temporários. usr - diretório com aplicativos e arquivos utilizados pelos usuários var - diretório com arquivos de dados variáveis (spool, logs, etc).

57 Sistemas de Arquivos O Linux é case sensitive, ou seja, ele diferencia letras maiúsculas e minúsculas. Em um mesmo diretório, não podem existir dois arquivos com o mesmo nome ou um arquivo com mesmo nome de um subdiretório. Os diretórios no Linux são especificados por uma "/". /HOME /home

58 Login Para usar o Linux é preciso que o usuário digite seu nome e sua senha, login. No UNIX um arquivo de senha é usado para guardar informações possuindo uma linha para cada usuário no diretório /etc/passwd

59 Login Quando um terminal é acessado, uma informação aparece no campo de inserção de comandos. É importante saber interpretá-la. Para isso, veja os exemplos abaixo: Exemplo 1: Exemplo 2:

60 Login Exemplo 1: Exemplo 2: Nos exemplos, a palavra existente antes do diz qual o nome do usuário que está usando o terminal. O caractere que aparece no final indica qual o "poder" do usuário. Se o símbolo for #, significa que usuário tem privilégios de administrador (root). Por outro lado, se o símbolo for $, significa que este é um usuário comum, incapaz de acessar todos os recursos que um administrador acessa.

61 Terminais Virtuais Um terminal virtual é uma segunda sessão de trabalho completamente independente de outras que pode ser acessado no computador local ou remotamente. No Linux, em modo texto, você pode acessar outros terminais virtuais segurando a tecla <ALT> e pressionando <F1> a <F6>.

62 Comandos Programa de software que, quando executado na linha de comando, executa uma ação no computador. Quando você digita um comando, um processo é executado pelo sistema operacional que pode ler entrada, manipular dados e produzir saída. Nesta perspectiva, um comando executa um processo no sistema operacional, que faz com que o computador execute um trabalho.

63 Comando -opção /Pasta Ls -a /home

64 Opção de Ajuda ls help man ls

65 Desligando halt: desliga o computador. reboot: reinicia o sistema imediatamente. shutdown -r now: reinicia o computador shutdown -h now: desliga o computador Obs: O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;

66 Auto-completar Para facilitar a utilização do terminal, repare que as setas cima e baixo no teclado podem ser utilizadas para navegar entre os últimos comandos digitados; e, ao pressionar TAB duas vezes consecutivas, o terminal muitas vezes pode lhe oferecer opções de como auto-completar nomes de comandos e nomes de arquivos. Exemplo: Cle [TAB] [TAB] = Clear

67 Comandos de Verificação cal: exibe um calendário. date: mostra a data e a hora atual. clear: limpa a tela, apaga seu conteúdo. history: mostra os últimos comandos digitados. df: mostra as partições usadas. free: mostra utilização de memória top: mostra os processos em execução na memória.

68 Comandos de Manipulação cd: acessa uma determinada pasta. mkdir: cria um diretório. rm: remove um arquivo/diretório. ls: lista todos os arquivos do diretório. cat: abre um arquivo. vi: abre o editor vi para editar/criar arquivos

69 APT Instalar aplicativos; Remover aplicações; Mantenha seus aplicativos atualizados; Resolve problemas de dependência; Recupera pacotes solicitados de repositórios.

70 APT Para seu funcionamento, o APT utiliza-se de um arquivo que lista as fontes de onde ele obterá os pacotes. Esse arquivo é o /etc/apt/sources.list

71 APT Há ferramentas GUI para deixá-lo usar o APT sem ter que tocar a linha de comando como por exemplo o APTITUDE, SYNAPTIC. No entanto o uso mais comum é por meio da linha de comando: apt-get com as seguintes opções: update - Adquire novas listas de pacotes. upgrade - Faz uma atualização. install - Instala novos pacotes remove - Remove um pacote. upgrade - Atualiza a distribuição

72 Exercício Utilize o apt via linha de comando para Instalar os seguintes serviços: ssh, apache e dhcp server.

73 Vim Comandos de inserção de texto: i - insere texto antes da posição atual do cursor; a - insere o texto depois da posição atual do cursor; ESC - muda para o modo de visualização.

74 Vim Comandos para alteração do texto: dw - deleta a palavra, da posição atual do cursor até o final; dd - deleta a linha atual, e copia o conteúdo para área de transferência; yy - copia 1 linha para a área de transferência; cc - apaga o conteúdo da linha, e copia para área de transferência; p - cola o conteúdo da área de transferência;

75 Vim Comandos para salvar e sair: :wq - salvam o arquivo e saem do editor; :q - sair do editor; :q! - sair do editor sem salvar as alterações realizadas. :w nome_do_arquivo - salva o arquivo corrente com o nome especificado;

Linux. Alberto Felipe Friderichs Barros

Linux. Alberto Felipe Friderichs Barros Linux Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução O Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia. Baseado no Minix, derivado do Unix é um Sistema

Leia mais

SHELL. Alberto Felipe Friderichs Barros

SHELL. Alberto Felipe Friderichs Barros SHELL Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Os três componentes principais de um sistema operacional são o kernel, o shell e o sistema de arquivos. Shell A tradução de Shell para português neste

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre.

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros softwares

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa que gerencia todos os recursos da máquina, tais

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais Histórico e conceitos básicos GSO I Gestão de Sistemas Operacionais História do Linux Em 1991, Linus Benedict Torvalds, um estudante Filandês, pela necessidade de estudar melhor sistemas operacionais desenvolve

Leia mais

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa especial que gerencia todos os recursos

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 02 Introdução ao Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância do software livre

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto moises.souto@ifrn.edu.br Aula 02 Acesso ao sistema e comandos básicos Software O que torna o computador reutilizável para diferentes propósitos Sem software,

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Pós-Instalação. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Pós-Instalação. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Pós-Instalação Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Login e logout Desligando o sistema Ambiente Shell Entendendo o ambiente

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Módulo IV - Sistema Operativo Open Source Duração: 30 tempos Conteúdos (1) 2 História.

Leia mais

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Linux Software Livre Linux Software Livre - Liberdades Executar como você desejar Estudar Redistribuir cópias Modificar

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Definições Histórico Características Principais Distribuições Shell Partições Sistemas

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Prof. Diego Pereira Gerência e Configuração de Serviços para Internet Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância

Leia mais

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script Programação Aplicada a Res Computadores Shell Script Faculdas IESGO 2º Sem 2016 Definições Software Livre (Free Software) Conceito que prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, pondo

Leia mais

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição.

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /opt Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /proc Diretório virtual de informações do sistema. Linux Diretórios /root Diretório home do superusuário.

Leia mais

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO SOFTWARE LIVRE CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO 2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO 2 XÍCARAS DE AÇÚCAR 1 XÍCARA DE LEITE 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS DE CHOCOLATE EM PÓ 1 COLHER DE SOPA

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula Introdução ao Linux Marcelo Gomes de Paula O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet, criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Marcelo Gomes de Paula

Marcelo Gomes de Paula NOVA GERAÇÃO DE SEQUENCIADORES: IDENTIFICAÇÃO DE MUTAÇÕES GENÔMICAS EM LARGA ESCALA Marcelo Gomes de Paula Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet,

Leia mais

Aula de Linux Modo Texto

Aula de Linux Modo Texto Aula de Linux Modo Texto Prompt usuario@maquina:/caminho # $ - indica usuario que está logado com usuário comum # - indica que está logado com o usuário root (Administrador do Sistema) ~ - indica o diretório

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Software Livre: Código Fonte Aberto; Freeware: Gratuito; POSIX: sistema usado pelo UNIX. Convive sem conflito com outros sistemas operacionais; Multitarefa real; Multiusuário; Suporte

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell Introdução a Sistemas Abertos Ambiente shell Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de arquivos e diretório

Leia mais

Introdução aos Sistemas Abertos

Introdução aos Sistemas Abertos aos Sistemas Abertos Carlos Gustavo A. da Rocha Afinal, o que é um sistema aberto? E pra complicar o que significa Freeware? Shareware? Free software?... Freeware Licenciado por uma empresa ou pessoa Código

Leia mais

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source UNIÃO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source História do Linux Refira dois antecessores do Linux. Como se chama a fundação que tem o objetivo de proteger

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira Introdução ao Linux Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratus@lgmb.fmrp.usp.br O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA AULA 01 APRESENTAÇÃO DO LINUX Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática Roteiro Introdução Linux Históriado Linux

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Revisão de SO Linux Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um sistema operacional

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado)

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado) Sistemas Operacionais Laboratório 1 () Roteiro Linux em modo texto Acesso Interpretador de comandos Comandos Básicos Tratamento de Arquivos e Diretórios (Pasta*) Permissões Processos Editor de Texto Criação

Leia mais

Sistema Operacionais II. Linux e Software Livre

Sistema Operacionais II. Linux e Software Livre Sistema Operacionais II Linux e Software Livre Objetivos Entender o que é um software livre; Conhecer as licenças livres mais populares; Conhecer basicamente o Linux e suas principais distribuições.. O

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

Linux Introdução. Walter Fetter Lages

Linux Introdução. Walter Fetter Lages Linux Introdução Walter Fetter Lages fetter@ece.ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ENG10032 Microcontroladores

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS I N F O R M Á T I C A Sistemas Operacionais Campus Itaqui-RS Sistemas Operacionais É o software que gerencia o computador! Entre suas funções temos: inicializa o hardware do computador fornece rotinas

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

Administração de Redes Linux

Administração de Redes Linux Administração de Redes Linux Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br Users As contas de usuário são projetados para fornecer segurança no sistema operacional Linux. Cada pessoa no sistema

Leia mais

Informática básica SOFTWARE.

Informática básica SOFTWARE. Informática básica SOFTWARE isabeladamke@hotmail.com Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Capacitação Sistema Operacional Linux Parte I Introdução Quando abordamos o assunto sistema operacional, acredito que, para muitos usuários e profissionais da área de tecnologia venha a sua cabeça a imagem

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

ISA. A Interface de comando

ISA. A Interface de comando ISA A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Marcos V. O. de Assis mvoassis@gmail.com marcos.assis@ufpr.br h

Leia mais

Informática Básica Softwares

Informática Básica Softwares Informática Básica Softwares Software 2 Adquirindo Software: Maneiras Tradicionais Software customizado (personalizado) Escrito por programadores contratados pela organização Software empacotado (comercial)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade Introdução Os sistemas UNIX/Linux são caracterizados por serem: Interativo usuário requisita os comandos e obtém

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 3 Princípios de Sistemas Operacionais Prof. Belarmino Existem dezenas de Sistemas Operacionais executando nos mais variados tipos de maquinas. Os mais conhecidos

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013)

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013) Autoinstalação SACI Última atualização em 19/09/2013 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Autoinstalação SACI Revisão: 03 (19/09/2013) BELO HORIZONTE 2013 Convenções Tipográficas

Leia mais

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas Sistema Operacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2017 1/23 Introdução O que é Sistema Operacional (SO) para você? 2/23 Introdução

Leia mais

Interpretador de comandos Formas de envio de Comandos Terminal Linux Curingas Listando Placas Particularidades. Aula 02

Interpretador de comandos Formas de envio de Comandos Terminal Linux Curingas Listando Placas Particularidades. Aula 02 Aula 02 Componente do Computador e do Sistema Operacional Linux Prof. Roitier Campos Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Paracatu 21 de fevereiro de 2017 Sumário 1 Interpretador de

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

Sistemas Operacionais e Vírus

Sistemas Operacionais e Vírus Sistemas Operacionais e Vírus Em informática, Vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um VÍRUS biológico, infecta o sistema, faz copias de

Leia mais

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com Linux Rodrigo Gentini gentini@msn.com /bin - Ficam armazenados os comandos básicos que todos os usuários podem usar, como o : ls, cat, cd entre outros. /boot - Ficam todos os arquivos que a máquina precisa

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Torne-se um Sysadmin Linux. Prof. Juliano Ramos

Torne-se um Sysadmin Linux. Prof. Juliano Ramos Torne-se um Sysadmin Linux Prof. Juliano Ramos O que é o Linux? Ao pé da letra: Kernel de várias distribuições GNU ou não-gnu Só o ubuntu tem mais de 25 milhões de usuários Linux em Servidores Mais do

Leia mais

Introdução aos Sistemas Abertos

Introdução aos Sistemas Abertos Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Afinal, o que é um sistema aberto? E pra complicar o que significa Freeware? Shareware? Free software?... Introdução Freeware Licenciado por uma empresa ou pessoa

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX TÓPICO 21 TÓPICO 22 TÓPICO 23 COMANDOS GERAIS ARQUIVOS E DIRETÓRIOS USUÁRIOS TÓPICO 21 COMANDOS GERAIS man date df -h arch clear logout echo login sudo TEORIA O comando man

Leia mais

S.O.R. A Interface de comando

S.O.R. A Interface de comando S.O.R. A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

Aula 6 Introdução ao Linux

Aula 6 Introdução ao Linux Aula 6 Introdução ao Linux DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Nessa aula você verá... Introdução ao Linux Distribuições Interfaces Gráficas Operações básicas Sistema de Arquivos Introdução

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

O que é um Sistema Operacional

O que é um Sistema Operacional Informática O que é um Sistema Operacional Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário,

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva.

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva. SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva. O QUE É? Um programa que vai gerenciar os recursos do seu computador, memória, processador, agenda de tarefas, segurança das transações, autenticação

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais

Introdução a Sistemas Operacionais Introdução a Sistemas Operacionais Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 O que é um sistema? Conjunto de partes integradas com uma finalidade comum; Para identificar um sistema: Verificar se existe

Leia mais

Introdução ao Linux Prof. Pedro Filho

Introdução ao Linux Prof. Pedro Filho Introdução ao Linux Prof. Pedro Filho Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux. Iniciaremos com os fundamentos do Linux como ele surgiu e seu criador, e depois

Leia mais