SHELL. Alberto Felipe Friderichs Barros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SHELL. Alberto Felipe Friderichs Barros"

Transcrição

1 SHELL Alberto Felipe Friderichs Barros

2 Introdução Os três componentes principais de um sistema operacional são o kernel, o shell e o sistema de arquivos.

3 Shell A tradução de Shell para português neste caso, significa "concha" ou "casca". Na informática é a interface entre o usuário e o kernel. Refere aos interpretadores de comandos dos sistemas Unix e seus similares.

4 Shell Os dois tipos mais comuns de shells são a interface gráfica do usuário (GUI) e a interface de linha de comando (CLI).

5 Shell O Windows normalmente usa um shell GUI, principalmente usando o mouse para indicar o que você quer fazer. Embora a utilização de um sistema operacional dessa maneira possa ser considerada fácil, há muitas vantagens em usar uma CLI, incluindo: Comando Repetição: Em um shell GUI, não há nenhuma maneira fácil de repetir um comando anterior. Em uma CLI, há uma maneira fácil de repetir e também um comando anterior.

6 Shell Flexibilidade de Comando: O shell GUI fornece flexibilidade limitada na forma como o comando é executado. Em uma CLI, as opções são especificadas com comandos para fornecer uma interface muito mais flexível e poderosa. Recursos: Um shell GUI geralmente usa uma vasta quantidade de recursos (RAM, CPU, etc.). Isso ocorre porque uma grande quantidade de poder de processamento e memória é necessária para exibir gráficos. Em contrapartida, uma CLI usa recursos de sistema muito pequenos, permitindo que mais desses recursos estejam disponíveis para outros programas.

7 Shell Scripting: Em um shell GUI, concluir várias tarefas geralmente requer vários cliques do mouse. Com uma CLI, um script pode ser criado para executar muitas operações complexas digitando apenas um único "comando": o nome do script. Um script é uma série de comandos colocados em um único arquivo. Quando executado, o script executa todos os comandos no arquivo. Acesso Remoto: Embora seja possível executar comandos remotamente em um shell GUI, esse recurso geralmente não é configurado por padrão. Com um shell CLI, obter acesso a uma máquina remota é fácil e normalmente disponível por padrão.

8 Shell Desenvolvimento: Normalmente, um programa baseado em GUI leva mais tempo para os desenvolvedores criarem quando comparados aos programas baseados em CLI. Como resultado, normalmente há milhares de programas CLI em um sistema operacional Linux típico, enquanto apenas alguns centenas de programas em um sistema operacional baseado principalmente em GUI, como o Microsoft Windows. Mais programas significa mais poder e flexibilidade.

9 Shell O Windows foi projetado para usar principalmente a interface GUI por causa de sua simplicidade, embora existam várias interfaces CLI disponíveis, também. Para comandos simples, existe a caixa de diálogo Executar, onde você pode digitar ou procurar os comandos que deseja executar. Se você quiser digitar vários comandos ou se você quiser ver a saída do comando, você pode usar o prompt de comando, também chamado de shell do DOS. Recentemente, a Microsoft percebeu como é importante ter um ambiente de linha de comando e introduziu o Powershell.

10 Shell O Linux também possui uma CLI e uma GUI. Ao contrário do Windows, o Linux permite que você altere facilmente o shell GUI, também chamado de ambiente de área de trabalho que você deseja usar. Os dois ambientes de desktop mais comuns para Linux são: GNOME e KDE,

11 Gnome

12 KDE

13 Cinnamon

14 Unity

15 Xfce

16 Xlde

17 Mate

18 Shell Para acessar a CLI a partir da GUI em um sistema operacional Linux, o usuário pode abrir um programa de software chamado terminal. O Linux também pode ser configurado para executar somente a CLI sem a GUI; Isso normalmente é feito em servidores que não requerem uma GUI, principalmente para liberar recursos do sistema.

19 Shell O Linux também oferece vários shells: Bourne Shell (sh), Bourne Again Shell (Bash), Korn Shell (ksh), C Shell (csh)...

20 Shell Por padrão, muitas distribuições Linux usam bash para o shell de um novo usuário. Um administrador pode usar o comando usermod para especificar um shell padrão diferente após a criação da conta. Como usuário, você pode usar o comando chsh para alterar seu shell padrão. O local onde o sistema armazena o shell padrão para contas de usuário é o arquivo /etc/passwd.

21 Shell Muitos sistemas Linux, especialmente servidores, não estão configurados para fornecer uma GUI por padrão, o sistema executará automaticamente uma aplicação de terminal após o início de sessão.

22 Shell Se você estiver em um local remoto, conexões pseudo-terminal também podem ser feitas através da rede usando várias técnicas. protocolos como telnet e programas como rlogin e conexões seguras com o ssh.

23 Terminal Terminal é a classe de programas que traz uma interface gráfica ao shell, dentre os programas terminal, alguns dos mais conhecidos são: gnometerminal, xterm, konsole.

24 Sistemas de Arquivos Para o usuário, um sistema de arquivos é uma hierarquia de diretórios e arquivos. Para o sistema operacional, um sistema de arquivos é uma estrutura criada em uma partição de disco constituída por tabelas que definem as localizações de diretórios e arquivos.

25 Sistemas de Arquivos Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas que permite o sistema operacional controlar o acesso a um dispositivo de armazenamento como disco rígido, pen drive, CD-ROM, etc. Diferentes sistemas operacionais podem usar diferentes sistemas de arquivos. Atualmente, o NTFS é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux.

26 Tipos Sistema operacional Dos Windows 95 Windows 98 Windows 2000/XP Windows 7 e posterior Linux MacOS Tipos de sistema de arquivos suportados FAT16 FAT16 FAT16, FAT32 FAT, FAT16, FAT32, NTFS NTFS Ext2, Ext3, ReiserFS, Linux Swap (FAT16, FAT32, NTFS) HFS (Hierarchical File System), MFS (Macintosh File System)

27 Sistemas de Arquivos No Linux, um diretório (corresponde ao conceito de pasta do Windows) pode ter outros diretórios ou arquivos. Dizemos que um diretório é filho de outro diretório quando ele está logo abaixo do diretório em questão. O diretório que está um nível acima é chamado de diretório pai.

28 Sistemas de Arquivos bin - diretório com os comandos disponíveis para os usuários comuns. boot - diretório com os arquivos do boot de inicialização. dev - diretório com as definições dos dispositivos de entrada/saída. etc - diretório com os arquivos de configuração do sistema. home - diretório que armazena os diretórios dos usuários do sistema. lib - diretório com as bibliotecas e módulos do sistema. mnt - diretório usado para montagem de partições.

29 Sistemas de Arquivos proc - diretório com informações sobre os processos do sistema. root - diretório home do root. sbin - diretório com os aplicativos usados na administração do sistema. tmp - diretório com arquivos temporários. usr - diretório com aplicativos e arquivos utilizados pelos usuários var - diretório com arquivos de dados variáveis (spool, logs, etc).

30 Sistemas de Arquivos O Linux é case sensitive, ou seja, ele diferencia letras maiúsculas e minúsculas. Em um mesmo diretório, não podem existir dois arquivos com o mesmo nome ou um arquivo com mesmo nome de um subdiretório. Os diretórios no Linux são especificados por uma "/". /HOME /home

31 Login Para usar o Linux é preciso que o usuário digite seu nome e sua senha, login. No UNIX um arquivo de senha é usado para guardar informações possuindo uma linha para cada usuário no diretório /etc/passwd

32 Login Quando um terminal é acessado, uma informação aparece no campo de inserção de comandos. É importante saber interpretá-la. Para isso, veja os exemplos abaixo: Exemplo 1: Exemplo 2:

33 Login Exemplo 1: Exemplo 2: Nos exemplos, a palavra existente antes do diz qual o nome do usuário que está usando o terminal. O caractere que aparece no final indica qual o "poder" do usuário. Se o símbolo for #, significa que usuário tem privilégios de administrador (root). Por outro lado, se o símbolo for $, significa que este é um usuário comum, incapaz de acessar todos os recursos que um administrador acessa.

34 Terminais Virtuais Um terminal virtual é uma segunda sessão de trabalho completamente independente de outras que pode ser acessado no computador local ou remotamente. No Linux, em modo texto, você pode acessar outros terminais virtuais segurando a tecla <ALT> e pressionando <F1> a <F6>.

35 Comandos Programa de software que, quando executado na linha de comando, executa uma ação no computador. Quando você digita um comando, um processo é executado pelo sistema operacional que pode ler entrada, manipular dados e produzir saída. Nesta perspectiva, um comando executa um processo no sistema operacional, que faz com que o computador execute um trabalho.

36 Sintaxe: Comando -opção /Pasta Exemplo: Ls -a /home

37 Opção de Ajuda Help Exemplo: Ls --help

38 Desligando halt: desliga o computador. reboot: reinicia o sistema imediatamente. shutdown -r now: reinicia o computador shutdown -h now: desliga o computador Obs: O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;

39 Auto-completar Para facilitar a utilização do terminal, repare que as setas cima e baixo no teclado podem ser utilizadas para navegar entre os últimos comandos digitados; e, ao pressionar TAB duas vezes consecutivas, o terminal muitas vezes pode lhe oferecer opções de como auto-completar nomes de comandos e nomes de arquivos. Exemplo: Cle [TAB] [TAB] = Clear

40 Man Page A man page ou simplesmente man é um recurso valioso para se descobrir a forma correta de uso (sintaxe) de programas, suas opções ou entender o que um programa faz. Utilize as setas para navegar no manual e a tecla q para sair. Para executar este programa, basta digitar man seguido do nome do programa que se deseja inspecionar como no exemplo abaixo:

41 Comandos de Verificação cal: exibe um calendário. date: mostra a data e a hora atual. clear: limpa a tela, apaga seu conteúdo. history: mostra os últimos comandos digitados. df: mostra as partições usadas. free: mostra utilização de memória top: mostra os processos em execução na memória.

42 Comandos de Verificação fdisk: informações sobre partições hdparm: informações detalhadas sobre HDs swapon: informações sobre memória virtual (swap) cat /proc/cpuinfo: informações sobre o processador uname: informações de versão do kernel, arquitetura e outros lspci: mostra informações sobre dispositivos PCI lsusb: mostra informações sobre dispositivos USB

43 Exercício 1 Entre na pasta home de seu usuário e crie um diretório chamado Linux, dentro deste diretório abra um arquivo chamado comandos.txt em seguida edite-o e inclua o seguinte texto: Em qualquer distribuição Linux, por ser um sistema multiusuário, cada usuário possui seu login e seu diretório HOME. Esta área é privada para cada usuário, onde seus arquivos ficam armazenados.

44 Comandos de Manipulação cd: acessa uma determinada pasta. mkdir: cria um diretório. rm: remove um arquivo/diretório. ls: lista todos os arquivos do diretório. cat: abre um arquivo. vi: abre o editor vi para editar/criar arquivos

45 Exercício 2 Torne-se superusuário do sistema, renomeie o arquivo comandos.txt para exercício.doc, crie um diretório chamado bkp no raiz e realize uma cópia de segurança do arquivo exercício.doc para o diretório \bkp.

46 Permissão O sistema de arquivos no Linux trabalha com conjunto de permissões. Para cada arquivo ou diretório. A permissão é vista em três níveis: usuário dono do arquivo (user), grupo que tem privilégios sobre o arquivo (group) e outros usuários (others) root@debian:~$ ls l /home -rwxrwxrwx 1 root root 10 Abr 12 15:02 exercício.doc

47 Permissão "On a UNIX system, everything is a file; If something is not a file, it is a process."

48 Permissão chown: Modifica os donos de arquivos e diretórios chmod: Modifica as permissões dos arquivos e diretórios chgrp: modifica o grupo do arquivo. Ex: CHMOD 777 /home/exercício.doc

49 Permissão Fazendo associação com as letras r, w, x e - vamos entender cada uma: r: significa permissão de leitura (read); w: significa permissão de gravação (write); x: significa permissão de execução (execution); -: significa permissão desabilitada.

50 Permissão Atenção: ---: nenhuma permissão; r--: permissão de leitura; r-x: leitura e execução; rw-: leitura e gravação; rwx: leitura, gravação e execução.

51 Permissão Octal Permissão Binário Decimal x w wx r r-x rw rwx 111 7

52 Permissão Outra Forma: chmod u+w exercício.doc O "u" indica que a permissão será dada a um usuário. O sinal de adição (+) indica que está sendo adicionada a permissão e "w" indica que a permissão que está sendo dada é de gravação.

53 Permissão chmod g=rwx exercício.doc O g" indica que a permissão de leitura, execução e gravação será atribuída ao grupo do qual o arquivo faz parte.

54 Usuários useradd: comando utilizado para criação de um usuário. userdel: comando utilizado para remoção de um usuário. usermod: comando usado para modificar os dados de um usuário. groupadd: comando usado para criar um grupo. groupdel: comando usado para remover um grupo. groupmod: comando usado para modificar os dados de um grupo. passwd: comando usado para definir e ou modificar a senha de um usuário.

55 Exercício 3 Crie um usuário chamado linux e deixe-o como dono do arquivo exercício.doc em seguida altere a permissão deste arquivo para que somente o dono tenha acesso completo, demais usuários e grupos não terão acesso a este arquivo.

Aula de Linux Modo Texto

Aula de Linux Modo Texto Aula de Linux Modo Texto Prompt usuario@maquina:/caminho # $ - indica usuario que está logado com usuário comum # - indica que está logado com o usuário root (Administrador do Sistema) ~ - indica o diretório

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX TÓPICO 21 TÓPICO 22 TÓPICO 23 COMANDOS GERAIS ARQUIVOS E DIRETÓRIOS USUÁRIOS TÓPICO 21 COMANDOS GERAIS man date df -h arch clear logout echo login sudo TEORIA O comando man

Leia mais

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado)

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado) Sistemas Operacionais Laboratório 1 () Roteiro Linux em modo texto Acesso Interpretador de comandos Comandos Básicos Tratamento de Arquivos e Diretórios (Pasta*) Permissões Processos Editor de Texto Criação

Leia mais

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa que gerencia todos os recursos da máquina, tais

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Shell Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 Interpretador de comandos Interpreta as instruções enviadas pelo usuário e seus programas ao sistema operacional (kernel) Executa

Leia mais

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa especial que gerencia todos os recursos

Leia mais

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre.

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros softwares

Leia mais

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição.

Linux Diretórios. /opt. Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /opt Aplicativos adicionais (opcionais). Não oficiais da distribuição. Linux Diretórios /proc Diretório virtual de informações do sistema. Linux Diretórios /root Diretório home do superusuário.

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação. Software Livre. SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de Prof. Marcelo Z.

Tecnologias e Sistemas de Informação. Software Livre. SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de Prof. Marcelo Z. Tecnologias e Sistemas de Informação Software Livre SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de 2010 Prof. Marcelo Z. do Nascimento Roteiro Gerenciamento de Grupos e Usuários Comandos para gerenciamento

Leia mais

Interpretador de comandos Formas de envio de Comandos Terminal Linux Curingas Listando Placas Particularidades. Aula 02

Interpretador de comandos Formas de envio de Comandos Terminal Linux Curingas Listando Placas Particularidades. Aula 02 Aula 02 Componente do Computador e do Sistema Operacional Linux Prof. Roitier Campos Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Paracatu 21 de fevereiro de 2017 Sumário 1 Interpretador de

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell

Introdução a Sistemas Abertos. Ambiente shell Introdução a Sistemas Abertos Ambiente shell Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de arquivos e diretório

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

S.O.R. A Interface de comando

S.O.R. A Interface de comando S.O.R. A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V www.centropaulasouza.sp.gov.br Rua dos Andradas, 140 Santa Ifigênia 01208-000 São Paulo SP Tel.: (11) 3324.3300 Terminal, conhecendo e trabalhando com comandos.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX Aula Prática 01 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade Introdução Os sistemas UNIX/Linux são caracterizados por serem: Interativo usuário requisita os comandos e obtém

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script Programação Aplicada a Res Computadores Shell Script Faculdas IESGO 2º Sem 2016 Definições Software Livre (Free Software) Conceito que prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, pondo

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

LINUX. Alberto Felipe Friderichs Barros

LINUX. Alberto Felipe Friderichs Barros LINUX Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução O Linux, da mesma forma que o Windows e o Mac OS, é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores,

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Comandos de Verificação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Comandos de Verificação. Alberto Felipe Friderichs Barros Comandos de Verificação Alberto Felipe Friderichs Barros fstab fstab é um arquivo em texto puro para configuração de dispositivos de armazenamento e pontos de montagem do GNU/Linux e que pode ser editado

Leia mais

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Linux Software Livre Linux Software Livre - Liberdades Executar como você desejar Estudar Redistribuir cópias Modificar

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Permissões de arquivos e diretórios em sistemas linux.

Administração de sistemas Linux. Permissões de arquivos e diretórios em sistemas linux. Administração de sistemas Linux Permissões de arquivos e diretórios em sistemas linux. As permissões são um dos aspectos mais importantes do Linux (na verdade, de todos os sistemas baseados em Unix). Elas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES (LINUX) Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES (LINUX) Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES (LINUX) Como atualizar o Ubuntu manualmente O comportamento padrão do sistema operacional detectar a necessidade de ser atualizado automaticamente.. Contudo, suas configurações

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Objetivos: Laboratório 1 1. Conhecer o sistema operacional Linux 2. Usar a interface de linha de comando (shell) arquivos

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas Comandos Explicações Básicas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/26 Textos para leitura: Leitura GNU/Linux - Introdução Dicas

Leia mais

Programação Shell Script: como dominar seu terminal

Programação Shell Script: como dominar seu terminal Programação Shell Script: como dominar seu terminal 14 de Outubro de 2008 1 2 Sistemas Operacionais Shell 3 4 5 O que é Shell? Programa interpretador de instruções Por que utilizar o Shell? Facilidade

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

LINUX PERMISSÕES DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS

LINUX PERMISSÕES DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS LINUX PERMISSÕES DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS INTRODUÇÃO Permissões protegem o sistema e os arquivos dos usuários; Somente o super-usuário (root) tem ações irrestritas no sistema; Cabe ao root determinar o

Leia mais

Informações de usuários armazenadas no sistema

Informações de usuários armazenadas no sistema Usuários e Grupos 1. Introdução; 2. Como as informações de usuário são armazenadas no sistema; 3. Manipulando contas de usuários; 4. Manipulando grupos. Introdução O linux possui suporte a usuários e grupos,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Aula 03 características e comandos do Linux Prof. Jean Carlos da Silva Galdino IFRN - Parnamirim Características do Linux SO multitarefa, Multiplataforma e multiusuário; -

Leia mais

10. mkdir [pasta1] [pasta2] (cria pasta1 e pasta dois ao mesmo tempo) Exemplo: $ mkdir teste1 teste2

10. mkdir [pasta1] [pasta2] (cria pasta1 e pasta dois ao mesmo tempo) Exemplo: $ mkdir teste1 teste2 Principais Comandos do Terminal no LINUX Estes comandos não visam ser um compêndio completo de operação, haja vista que se possui mais comandos que esses aqui que serão listados, logo os comandos são:

Leia mais

Estudo de Caso II: LINUX. Flávia Maristela

Estudo de Caso II: LINUX. Flávia Maristela Estudo de Caso II: LINUX Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Na aula passada... Particionamento de Disco Sistema de Arquivos Estrutura de Diretórios ( básicos Terminal (comandos Manipulação

Leia mais

Entendendo e usando permissões no Linux. Orientador de Curso: Rodrigo Caetano Filgueira

Entendendo e usando permissões no Linux. Orientador de Curso: Rodrigo Caetano Filgueira Entendendo e usando permissões no Linux Orientador de Curso: Rodrigo Caetano Filgueira Como você deve saber, somente o super-usuário (root) tem ações irrestritas no sistema, justamente por ser o usuário

Leia mais

Introdução ao uso do Linux (parte 2)

Introdução ao uso do Linux (parte 2) Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia Laboratório de Engenharia Elétrica Introdução ao uso do Linux (parte 2) Autores: Elaine de Mattos Silva Raphael Guedes Orientador: Prof.

Leia mais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais 1º Ano - Técnico em Informática Integrado Sistemas Operacionais Navegação entre diretórios Antes de começar a trabalhar diretamente com os comandos do Linux, é necessário navegarmos entre os diretórios

Leia mais

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux.

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

Linux Introdução. Walter Fetter Lages

Linux Introdução. Walter Fetter Lages Linux Introdução Walter Fetter Lages fetter@ece.ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ENG10032 Microcontroladores

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V Contas de usuário Administração do Sistema e Usuários No sistema Linux Mint 17, é possível gerenciar, adicionar, remover usuários do sistema e categorizar

Leia mais

Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a

Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a UNIME Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a Respeitar ao Fazer um Script E- mail othonb@yahoo.com

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 8.1 Comandos de Hardware. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 8.1 Comandos de Hardware. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 8.1 Comandos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 COMANDOS DE HARDWARE... 3 uname... 3... 3 free... 3... 3 vmstat... 4 df... 4... 4 uptime... 4 lsusb...

Leia mais

LÉO MATOS

LÉO MATOS LÉO MATOS INFORMÁTICA @professorleomatos 1. (FCC DPE/RR) Um Técnico em Informática, como super usuário, deseja desligar um computador com o sistema operacional Linux após 30 minutos. Ele deve usar o comando

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto Sistemas Operacionais Aula 4 Comandos Básicos Linux Prof.: Roberto Franciscatto Prompt Ao iniciar o GNU/Linux, a primeira tarefa a ser executada é o login no sistema, o qual deve ser feito respondendo

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. GNU / Linux. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009. Unidade 04-002 GNU / Linux

Fundamentos de Sistemas Operacionais. GNU / Linux. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009. Unidade 04-002 GNU / Linux GNU / Linux Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009 Conceitos Básico O S.O. é case sensitive, ou seja, sensível à caixa; Exemplo: o arquivo apple.txt é diferente do arquivo Apple.txt e podem conviver juntos

Leia mais

Programação para Servidores. Cassio Diego

Programação para Servidores. Cassio Diego Programação para Servidores Cassio Diego contato@cassiodiego.com 1 Unidade 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Definição de shell script 1.2. Programação script 1.3. Scripts versus linguagens compiladas 1.4. Caracteres

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

Comandos Básicos Sistema Operacional GNU Linux

Comandos Básicos Sistema Operacional GNU Linux Básicos Sistema Operacional GNU Linux Leonardo Cabral da Rocha Soares 4 de junho de 2018 Leonardo Soares Linux 4 de junho de 2018 1 / 7 Conteúdo 1 Introdução 2 Acessando o servidor remoto 3 Miscelânea

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

ISA. A Interface de comando

ISA. A Interface de comando ISA A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Para Manipulação de Contas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Para Manipulação de Contas Comandos Para Manipulação de Contas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Agosto / 2017 1/23 Comando adduser Adiciona um usuário ou grupo no

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Redirecionamento de stream e Permissões de acesso Paulo Ricardo Lisboa de Almeida 1 Redirecionamento de stream O redirecionamento de stream permite redirecionar tanto a entrada padrão

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Gerenciamento de Usuários Aula 11 O que é uma conta Quando um computador é usado por muitas pessoas, é necessário diferencias os usuários, para,

Leia mais

AULA 3. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 3. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 3 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 L i n h a d e C o m a n d o I Terminal (Shell)

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR I

PROJETO INTERDISCIPLINAR I PROJETO INTERDISCIPLINAR I Linux e LPI 104 Dispositivos, Sistemas de e FHS www.lpi.org João Bosco Teixeira Junior boscojr@gmail.com 104.1 Particões e Sistemas de arquivos MBR - Setor de Boot (512b) Loader

Leia mais

b. Causa parada do processo c. Reinicia um processo parado d. O processo é enviado para primeiro plano e. O processo é enviado para segundo plano 5)

b. Causa parada do processo c. Reinicia um processo parado d. O processo é enviado para primeiro plano e. O processo é enviado para segundo plano 5) SENAC Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Unidade Curricular Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários Professor Eduardo Maroñas Monks Nome do Aluno: GABARITO Data: 06/05/2011

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

25/04/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

25/04/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (QUADRIX 2017 CRB 6ª REGIÃO) Considerando a memória ROM (Read Only Memory) somente leitura e a memória RAM (Random Access Memory) uma memória com permissão de leitura e escrita,

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record)

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record). Master Boot Record Primeiro setor de um HD (disco rígido) Dividido em duas áreas: Boot loader

Leia mais

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto moises.souto@ifrn.edu.br Aula 02 Acesso ao sistema e comandos básicos Software O que torna o computador reutilizável para diferentes propósitos Sem software,

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula

Introdução ao Linux. Marcelo Gomes de Paula Introdução ao Linux Marcelo Gomes de Paula O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet, criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade

Leia mais

Introdução ao Linux: Parte I

Introdução ao Linux: Parte I Data: Introdução ao Linux: Parte I Marcelo Ribeiro Xavier da Silva marceloo@inf.ufsc.br Histórico 3 Origem do GNU Linux Em 1983, Richard Stallman fundou a Free Software Foundation, com o intuito de criar

Leia mais

Laboratório de Informática III. Sistema Operativo Linux

Laboratório de Informática III. Sistema Operativo Linux Laboratório de Informática III Sistema Operativo Linux INTRODUÇÃO O Linux éum sistema operativo que foi criado em 1991 por Linus Torvalds na Universidade de Helsinki na Finlândia. Éum sistema Operativo

Leia mais

Programação para Servidores. Cassio Diego

Programação para Servidores. Cassio Diego Programação para Servidores Cassio Diego contato@cassiodiego.com Unidade 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Definição de shell script 1.2. Programação script 1.3. Scripts versus linguagens compiladas 1.4. Caracteres

Leia mais

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO

CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO SOFTWARE LIVRE CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO 2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO 2 XÍCARAS DE AÇÚCAR 1 XÍCARA DE LEITE 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS DE CHOCOLATE EM PÓ 1 COLHER DE SOPA

Leia mais

Introdução a shell scripts

Introdução a shell scripts Introdução a shell scripts O que é? O que é Windows e Linux Shell script Um script é um arquivo que guarda vários comandos e pode ser executado sempre que preciso. Os comandos de um script são exatamente

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

Linux - comando essenciais

Linux - comando essenciais Linux - comando essenciais João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 / 22 http://wiki.ubuntu-br.org/comandosbasicos http://www.uniriotec.br/ morganna/guia/introd guia.html Um guia de referência rápida em

Leia mais

Marcelo Gomes de Paula

Marcelo Gomes de Paula NOVA GERAÇÃO DE SEQUENCIADORES: IDENTIFICAÇÃO DE MUTAÇÕES GENÔMICAS EM LARGA ESCALA Marcelo Gomes de Paula Definição: Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamento pela internet,

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Processos Periódicos Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Cron O cron é um programa de agendamento

Leia mais

Comandos Básicos do Linux/Unix

Comandos Básicos do Linux/Unix Comandos Básicos do Linux/Unix Vou partir do pressuposto que você sabe o básico de um sistema Linux/Unix. É importante para qualquer usuário de sistemas baseados em Unix aprender a trabalhar no modo texto

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Programação para Servidores Aula 6 Comandos externos Sumário Comandos básicos; Comandos para manipulação de data e hora; Comandos para processamento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 07 - GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 07 - GABARITO Nome do aluno(a): Data: / / 0 LISTA DE EXERCÍCIOS 0 - GABARITO. Identifique cada elemento da Área de Trabalho do Ubuntu e escreva sua função, conforme a imagem abaixo: Ubuntu Desktop A tela inicial do

Leia mais

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1 Hierarquia de Diretórios da Família Linux 1 Conteúdo Estrutura de Diretórios; Árvore de Diretórios; Diretórios mais importantes; 2 Estrutura de Diretórios A identificação dos objetos de um sistema de arquivos

Leia mais

Programação de Scripts Considerações Gerais. Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior

Programação de Scripts Considerações Gerais. Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior Programação de Scripts Considerações Gerais Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior O que é o shell? O Shell pode ser definido como o interpretador de instruções e comandos. Quando o usuário

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

CEFET SC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES/TELEFONIA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS

CEFET SC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES/TELEFONIA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS CEFET SC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES/TELEFONIA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS Lista de Comandos: Manipulação de diretórios cd, pwd, ls, mkdir, rmdir

Leia mais

Permissões de acesso no Linux

Permissões de acesso no Linux Permissões de acesso no Linux O GNU/Linux, como todo sistema operacional robusto e estável, tem na permissão de acesso a arquivos e diretórios a principal proteção do sistema de arquivos. Essas permissões

Leia mais

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos M4 SO Open Source LINUX SO Open Source O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação com os periféricos. Responsável

Leia mais

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Aula 04 Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Prof. Roitier Campos Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde terminam um sistema de arquivos. Elas permitem

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de

Leia mais