CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO"

Transcrição

1 SOFTWARE LIVRE

2 CÓDIGO FONTE CÓDIGO FONTE DO BOLO DE CHOCOLATE MOLHADINHO 2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO 2 XÍCARAS DE AÇÚCAR 1 XÍCARA DE LEITE 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS DE CHOCOLATE EM PÓ 1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ 6 OVOS BATA AS CLARAS EM NEVE ACRESCENTE AS GEMAS E BATE NOVAMENTE COLOQUE O AÇÚCAR E BATA OUTRA VEZ COLOQUE A FARINHA, O CHOCOLATE EM PÓ COLOCAR PARA ASSAR POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS EM FORNO MÉDIO

3 Como surgiu o software livre???

4 SOFTWARE LIVRE Por que refazer todo um programa quando você tinha programas parecidos com o que você queria desenvolver? Por que não ajudar em um programa que você achava que estava rodando lento e que possivelmente saberia como deixá-lo mais rápido contribuindo assim para o seu código fonte? Essas perguntas não faziam sentido para um programador, e por essas e outras ele deu início ao projeto GNU. Eu (criador do projeto GNU) me perguntei: haveria algum programa ou programas que eu pudesse escrever, para tornar comunidade possível mais uma vez? (fonte: Apostila Introdução ao Linux A resposta era clara: a primeira coisa necessária era um sistema operacional. Este é o software crucial para começar a usar um computador. Com um sistema operacional você pode fazer muitas coisas; sem um, não consegue nem fazer funcionar o computador. Com um sistema operacional livre, nós poderíamos ter uma comunidade de hackers cooperando novamente - e convidar qualquer um para unir-se a nós. (fonte: publicado originalmente no livro ``open sources' ) Projeto GNU: O Projeto foi lançado em 1984 para desenvolver um sistema operacional completo compatível com Unix que seja software livre: o sistema GNU (Gnu is Not Unix Gnu não é Unix ). Foi criado por Richard Stallman que fundou a Free Software Foundation(FSF)em (fonte: Apostila Introdução ao Linux

5 SOFTWARE LIVRE COPYRIGHT: defende os direitos autorais, a propriedade intelectual e material. COPYLEFT: O copyleft garante que todos os usuários tem liberdade. ou seja: se você recebeu um software com uma licença livre que inclua cláusulas de copyleft, e se optar por redistribui-lo (modificado ou não), terá que mantê-lo com a mesma licença com que o recebeu. (Fonte:

6 SOFTWARE LIVRE Projeto GNU(A ídeia): O software livre é uma questão de garantir aos usuários a liberdade de executar, estudar, distribuir e melhorar o software. Mais precisamente, isto se refere a quatro tipos de liberdades para os usuários de software: GPL: é a designação da licença para software livre no âmbito do projeto GNU. Define 4 regras do software livre: 1º) Liberdade de executar o programa, da forma como quiser. 2º) Liberdade de estudar o funcionamento do programa podendo inclusive modificá-lo de acordo com sua necessidade (acesso ao código fonte - Open Source). 3º) Liberdade de redistribuir cópias do programa livremente, contanto que inclua o código fonte. 4º) Liberdade de melhorar o programa e tornar estas melhorias públicas de forma a beneficiar o próximo (acesso ao código fonte). (Fonte:

7 Dúvidas e enganos comuns sobre software livre sob a licença GPL Posso distribuir comercialmente ou cobrar por software livre, de minha autoria ou de terceiros? software livre não necessariamente precisa ser gratuito. Se eu faço melhorias em um software livre, tenho que fornecer cópias a qualquer interessado, ou mesmo disponibilizá-lo para download público? Não. Mesmo se você fizer alterações em um software GPL e guardá-las para seu próprio uso, você não estará infringindo a licença. (Fonte:

8 L I N U X

9 Afinal de contas o que é o linux?

10 Mas você pode ter ficado confuso agora. O que é o Linux então? O que é GNU? Simplesmente, várias pessoas usam uma versão modificada do sistema GNU, pensando que é o Linux em si. Os programadores que trabalham com ele, sabem que o Linux, é basicamente o kernel, mas todos, chamam esse conjunto de Linux (há quem defenda o uso de GNU/Linux). Finalizando, o projeto GNU é um dos responsáveis pelo sucesso do Linux, pois graças à mistura de seus programas com o kernel desenvolvido por Linus Torvalds, o Linux vem mostrando porque é um sistema operacional digno de habilidades insuperáveis por qualquer outro sistema.(fonte ) Em 1994, a versão 1.0 do kernel foi disponibilizada e em 1995, surgiram as primeiras distribuições Linux, advindas da união entre o kernel de Torvalds e as ferramentas desenvolvidas pelo projeto GNU. Esta união fez com que o sistema fosse reconhecido pela FSF como GNU/Linux, mas esta denominação não é uma regra. (Fonte: A computação pessoal e o sistema operacional Linux 18)

11

12 Principais características do Linux e Windows Multiusuário Multitarefa O que o Linux / Windows fazem na máquina: - Gerenciam a memória; - Gerenciam o Processamento; - Gerenciam os arquivos; - Controlam os periféricos de Entrada e Saída de informação; - Criam uma plataforma comum entre os programas.

13 Kernel: O Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste. Ele representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. (Fonte:

14 Shell: É o nome genérico de uma classe de programas que funcionam como interpretador de comandos e linguagem de programação script (interpretada).

15

16 USUÁRIOS Existe um superusuário denominado "root", ele é o único usuário que inicialmente tem acesso a todos os arquivos do sistema. Ele tem permissão para cadastrar no sistema usuários "comuns", que terão acesso limitado jeferson@jeff-note:~$ usuário@nome_da_máquina: $ -> usuário normal # -> usuário root

17

18

19 Conceitos sobre Diretórios. Todos os arquivos fazem parte de um mesmo diretório chamado Diretório Raiz ou /. Dentro deste diretório temos não apenas todos arquivos e as partições de disco, mas também o CD-ROM, drive de disquete e outros dispositivos, formando a estrutura como descrito na Figura abaixo. (fonte Prof. Wagner Bugs

20 Quando instalamos o Linux, este cria algumas pastas, com os seguintes conteúdos: /bin Contém os arquivos executáveis que são freqüentemente usados pelos sistemas, exemplo: kill, pwd, ls, etc. /boot Contém arquivos necessários à inicialização do sistema. /cdrom Ponto de montagem da unidade de CD ROM. /dev Contém arquivos necessários para acessar dispositivos(periféricos do computador). /var Contém arquivos com informações variáveis que estão sempre em constante mudança, como arquivos de logs, travamentos, informações, etc. /etc Contém arquivos de configuração do sistema. /floppy ponto de montagem da unidade de disquete. /home Diretório contendo os arquivos dos usuários. Cada usuário tem um diretório dentro deste diretório. /lib Arquivos essenciais para o funcionamento do Linux e também para os módulos do kernel. /usr Um dos maiores diretórios. Contém as bibliotecas e arquivos dos vários programas instalados no sistema. /mnt Ponto de montagem temporário. /proc Sistema de arquivos do kernel. /root É um diretório HOME do superusuário(administrador root). /sbin Diretório de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do sistema. Neste diretório, encontram se programas para checar e criar sistemas de arquivos, otimizar o disco rígido, configurar dispositivos, gerenciar módulos do kernel, etc. /tmp Diretório de arquivos temporários.

21 SISTEMA DE PRIVILÉGIOS Para prover segurança e integridade ao sistema, Linux possui um esquema de permissões de acesso para cada arquivo ou diretório, que são especificadas separadamente para três categorias de usuários: o usuário que é dono do arquivo (user); usuários que fazem parte do grupo ao qual o arquivo pertence (group); todos os outros usuários (other). Para os diretório, cada permissão correspondente possibilita: ler: para listar o conteúdo do diretório (r); escrever: para adicionar ou remover arquivos no diretório (w); executar: para acessar arquivos no diretório (x). Para arquivos, cada permissão correspondente possibilita: ler (read): para examinar o conteúdo do arquivo (r); escrever (write): para modificar o arquivo (w); executar (execution): para executar o arquivo como um comando (x). (Fonte: Livro A computação pessoal e o sistema operacional Linux)

22 SISTEMA DE PRIVILÉGIOS Cada permissão, vista anteriormente, possui um número: 4 : Leitura (r) 2 : Escrita (w) 1 : Execução (x) Você simplesmente soma estes números para ter o número referente ao conjunto de permissões que deseja: 0 : Sem permissão alguma, se for uma pasta o usuário sequer pode ver o conteúdo 1 : Só execução (não é possível ler o arquivo ou alterá-lo, apenas executar um programa) 4 : Apenas leitura 6 (4+2) : Leitura + gravação 7 (4+2+1): Controle total: leitura + gravação + execução (fonte: Apostila Entendendo e Dominando o Linux - Carlos E. Morimoto)

23 SISTEMA DE PRIVILÉGIOS Prof. Jeferson

24 SISTEMA DE PRIVILÉGIOS

25

26

27 KDE Principais Interfaces Gráficas

28 GNOME Principais Interfaces Gráficas

29 Turbolinux Conectiva Kurumin Debian Fedora Gentoo Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubuntu. Principais Distribuições do Linux

30 Principais diferenças do Linux e Windows A principal diferença entre os dois sistemas operacionais está no acesso ao código fonte. A Microsoft não disponibiliza acesso ao código fonte já o Linux sim, o que possibilita realizar alterações em qualquer parte do sistema. Ou seja no no Linux eu tenho acesso a receita do bolo (código fonte) e no Windows apenas ao bolo já pronto.

31 CARACTERÍSTICAS WINDOWS LINUX LICENÇA SOFTWARE PROPRIETÁRIO SOFTWARE LIVRE KERNEL SHELL Principais diferenças do Linux e Windows NÃO PODE SER ALTERADO PELO USUÁRIO PROMPT DE COMANDO. NÃO PODE SER ALTERADO PELO USUÁRIO. PODE SER ALTERADO PELO USUÁRIO EXISTEM VÁRIOS. EX. XTERM. PODEM SER ALTERADOS PELO USUÁRIO. DIRETÓRIO RAIZ C:\ / INTERFACES GRÁFICAS APENAS UMA. POSSUI VÁRIAS. EX. KDE e GNOME ADMINISTRADOR VÁRIOS. APENAS UM (ROOT). GERENCIADOR DE ARQUIVOS WINDOWS EXPLORER. KONQUEROR.

32 INTERAÇÃO ENTRE O LINUX E WINDOWS INSTALAÇÃO NA MESMA MÁQUINA EXECUÇÃO NA MESMA MÁQUINA É POSSÍVEL, PORÉM EM PARTIÇÕES OU EM HDS DISTINTOS. APENAS UM DE CADA VEZ. ACESSO AOS ARQUIVOS NA MESMA MÁQUINA DO LINUX É POSSÍVEL ACESSAR ARQUIVOS DO WINDOWS POR PADRÃO. DO WINDOWS PARA ACESSAR ARQUIVOS DO LINUX É NECESSÁRIO INSTALAR UM SOFTWARE. ACESSO A ARQUIVOS NA REDE É NECESSÁRIO INSTALAR NO LINUX UM SOFTWARE. EX.: SAMBA HARDWARE É POSSÍVEL UTILIZAR O MESMO EQUIPAMENTO DESDE QUE EXISTA DRIVER PARA AMBOS SISTEMAS OPERACIONAIS.

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais Histórico e conceitos básicos GSO I Gestão de Sistemas Operacionais História do Linux Em 1991, Linus Benedict Torvalds, um estudante Filandês, pela necessidade de estudar melhor sistemas operacionais desenvolve

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 02 Introdução ao Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância do software livre

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Definições Histórico Características Principais Distribuições Shell Partições Sistemas

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com Linux Rodrigo Gentini gentini@msn.com /bin - Ficam armazenados os comandos básicos que todos os usuários podem usar, como o : ls, cat, cd entre outros. /boot - Ficam todos os arquivos que a máquina precisa

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto

Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto Moisés Souto docente.ifrn.edu.br/moisessouto moises.souto@ifrn.edu.br Aula 02 Acesso ao sistema e comandos básicos Software O que torna o computador reutilizável para diferentes propósitos Sem software,

Leia mais

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Prof. Diego Pereira Gerência e Configuração de Serviços para Internet Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Revisão de SO Linux Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um sistema operacional

Leia mais

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre.

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros softwares

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

13:22:21. Introdução à Informática com Software Livre

13:22:21. Introdução à Informática com Software Livre 13:22:21 Introdução à Informática com Software Livre 13:22:22 Montagem da Sala de Informática 13:22:22 Montagem da Sala de Informática Critérios na montagem 1- Reaproveitamento de Computadores e periféricos

Leia mais

Linux Introdução. Walter Fetter Lages

Linux Introdução. Walter Fetter Lages Linux Introdução Walter Fetter Lages fetter@ece.ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ENG10032 Microcontroladores

Leia mais

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado)

Sistemas Operacionais. Laboratório 1 (Ambiente de Aprendizado) Sistemas Operacionais Laboratório 1 () Roteiro Linux em modo texto Acesso Interpretador de comandos Comandos Básicos Tratamento de Arquivos e Diretórios (Pasta*) Permissões Processos Editor de Texto Criação

Leia mais

Introdução aos Sistemas Abertos

Introdução aos Sistemas Abertos aos Sistemas Abertos Carlos Gustavo A. da Rocha Afinal, o que é um sistema aberto? E pra complicar o que significa Freeware? Shareware? Free software?... Freeware Licenciado por uma empresa ou pessoa Código

Leia mais

Informática. Windows 7 e Linux. Professor Marcelo Leal.

Informática. Windows 7 e Linux. Professor Marcelo Leal. Informática Windows 7 e Linux Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática SISTEMAS OPERACIONAIS É o Software responsável por manter o computador em funcionamento. Não é possível um

Leia mais

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script Programação Aplicada a Res Computadores Shell Script Faculdas IESGO 2º Sem 2016 Definições Software Livre (Free Software) Conceito que prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, pondo

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira Introdução ao Linux Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratus@lgmb.fmrp.usp.br O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia.

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Software Livre: Código Fonte Aberto; Freeware: Gratuito; POSIX: sistema usado pelo UNIX. Convive sem conflito com outros sistemas operacionais; Multitarefa real; Multiusuário; Suporte

Leia mais

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários.

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários. INFORMÁTICA 01. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura

Leia mais

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1 Informática I Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 1

Sistemas Operacionais Aula 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sistemas Operacionais Aula 1 Igor Augusto de Carvalho Alves Igor.alves@ifrn.edu.br Apodi, Maio de 2012 Sistemas Operacionais Conceitos Programa que realiza

Leia mais

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa que gerencia todos os recursos da máquina, tais

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa especial que gerencia todos os recursos

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Módulo IV - Sistema Operativo Open Source Duração: 30 tempos Conteúdos (1) 2 História.

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Capacitação Sistema Operacional Linux Parte I Introdução Quando abordamos o assunto sistema operacional, acredito que, para muitos usuários e profissionais da área de tecnologia venha a sua cabeça a imagem

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Estrutura e Funções do Sistema Operacional Sistemas Operacionais existentes

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

Introdução aos Sistemas Abertos

Introdução aos Sistemas Abertos Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Afinal, o que é um sistema aberto? E pra complicar o que significa Freeware? Shareware? Free software?... Introdução Freeware Licenciado por uma empresa ou pessoa

Leia mais

Lógica para programação II Seção 1 - Histórico e Introdução Primeiros Programas

Lógica para programação II Seção 1 - Histórico e Introdução Primeiros Programas Lógica para programação II Seção 1 - Histórico e Introdução Primeiros Programas Prof. Me. Hélio Esperidião Ferreira Objetivos: (Entender os principais conceitos atuais e históricos sobre o desenvolvimento

Leia mais

Curso de Linux Básico com o Linux Educacional

Curso de Linux Básico com o Linux Educacional Curso de Linux Básico com o Felipe Buarque de Queiroz felipe.buarque@gmail.com Unidade Gestora de Tecnologia da Informação - UGTI Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL Maio de 2009

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 2 3 SISTEMA OPERACIONAL(SO) DEFINIÇÃO É um conjunto de rotinas ou processos (executado pelo processador) que controla o funcionamento do computador

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7

Sistema operacional. Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Windows 7 Sistema operacional Linux Debian 8 Linux Software Livre Linux Software Livre - Liberdades Executar como você desejar Estudar Redistribuir cópias Modificar

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

Projeto de extensão Linux no Campus

Projeto de extensão Linux no Campus Projeto de extensão Linux no Campus Universidade Federal de Santa Maria Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação Evandro Bolzan Contatos: ebolzan@inf.ufsm.br, http://www.inf.ufsm.br/~ebolzan BUG BUG

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 1 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece

Leia mais

Waldemar Dibiazi Junior Engenheiro de Computação Especialista em Banco de Dados

Waldemar Dibiazi Junior Engenheiro de Computação Especialista em Banco de Dados Waldemar Dibiazi Junior Engenheiro de Computação Especialista em Banco de Dados Objetivos da Palestra Entender o que é uma distribuição Linux Visão geral sobre algumas distribuições Linux existentes Evolução

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Aula 04 Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Prof. Roitier Campos Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde terminam um sistema de arquivos. Elas permitem

Leia mais

Estudo de Caso II: LINUX

Estudo de Caso II: LINUX Estudo de Caso II: LINUX AULA 9 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) ( romildo@romildo.net ) Romildo Martins Na aula de hoje Histórico do Linux Personagens Características Licença Distribuição

Leia mais

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1 Hierarquia de Diretórios da Família Linux 1 Conteúdo Estrutura de Diretórios; Árvore de Diretórios; Diretórios mais importantes; 2 Estrutura de Diretórios A identificação dos objetos de um sistema de arquivos

Leia mais

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux.

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Linux Essentials. Managing Package and Process

Linux Essentials. Managing Package and Process Linux Essentials Managing Package and Process Tópicos abordados: 4.3 Onde os dados são armazenados Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux.

Leia mais

NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux. www.ncd.ufes.br

NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux. www.ncd.ufes.br NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux www.ncd.ufes.br Licença Este trabalho é licenciado sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial-ShareAlike

Leia mais

Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório

Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório Características para desktop 1) 2) 3) 4) 5) Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório Execução de binários Windows e DOS A

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE SOFTWARE. Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares

Informática Básica CONCEITOS DE SOFTWARE. Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Informática Básica CONCEITOS DE SOFTWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Aviso! Avaliação bimestral em: 08/07/15 https://www.youtube.com/watch?v=0koosyqo2hk&feature=related

Leia mais

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

M4 SO Open Source LINUX. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos M4 SO Open Source LINUX SO Open Source O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação com os periféricos. Responsável

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA AULA 01 APRESENTAÇÃO DO LINUX Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática Roteiro Introdução Linux Históriado Linux

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação A1 - LINUX O sistema operativo Linux O sistema operativo é um programa (software) que: controla a atividade do processador (CPU); gere as memórias; assegura a interação

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier

SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier INTRODUÇÃO O software livre vem conquistando a cada dia mais adeptos em todo mundo: características técnicas como disponibilidade de seus códigos fontes, possibilidade

Leia mais

Laboratório de Informática III. Sistema Operativo Linux

Laboratório de Informática III. Sistema Operativo Linux Laboratório de Informática III Sistema Operativo Linux INTRODUÇÃO O Linux éum sistema operativo que foi criado em 1991 por Linus Torvalds na Universidade de Helsinki na Finlândia. Éum sistema Operativo

Leia mais

Práticas de Desenvolvimento de Software

Práticas de Desenvolvimento de Software Aula 1. 23/02/2015. Práticas de Desenvolvimento de Software Aula 1 Unix, Linux e a linha de comando Oferecimento Ambiente de desenvolvimento Computador (hardware) Sistema operacional Idealmente: iguais

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas Comandos Explicações Básicas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/26 Textos para leitura: Leitura GNU/Linux - Introdução Dicas

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR

SOFTWARE LIVRE. Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR SOFTWARE LIVRE Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR Software Livre x Software Proprietário Software Proprietário O que é? Copyright; Cópia é proibida; Redistribuição é proibida; Modificação é proibida;

Leia mais

SHELL. Alberto Felipe Friderichs Barros

SHELL. Alberto Felipe Friderichs Barros SHELL Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Os três componentes principais de um sistema operacional são o kernel, o shell e o sistema de arquivos. Shell A tradução de Shell para português neste

Leia mais

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source UNIÃO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source História do Linux Refira dois antecessores do Linux. Como se chama a fundação que tem o objetivo de proteger

Leia mais

SISTEMASOPERACIONAISLINUX. IsmaelSouzaAraujo

SISTEMASOPERACIONAISLINUX. IsmaelSouzaAraujo SISTEMASOPERACIONAISLINUX IsmaelSouzaAraujo INFORMAÇÃOECOMUNICAÇÃO Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP.

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS I N F O R M Á T I C A Sistemas Operacionais Campus Itaqui-RS Sistemas Operacionais É o software que gerencia o computador! Entre suas funções temos: inicializa o hardware do computador fornece rotinas

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Laboratório - Linux Linux Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo

Leia mais

http://introcomp.pet.inf.ufes.br

http://introcomp.pet.inf.ufes.br O SITE http://introcomp.pet.inf.ufes.br http://introcomp.pet.inf.ufes.br http://introcomp.pet.inf.ufes.br http://introcomp.pet.inf.ufes.br O MOODLE http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle

Leia mais

LINUX. Alberto Felipe Friderichs Barros

LINUX. Alberto Felipe Friderichs Barros LINUX Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução O Linux, da mesma forma que o Windows e o Mac OS, é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores,

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Servidores Linux. Conceitos Básicos do Linux. Instalando Servidor Linux.

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Sumário Visão Geral de um sistema linux Conceitos básicos Histórico do Linux Kernel Principais

Leia mais

Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer

Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Fundamentos e Prática em Informática Ensino Médio Integrado em Informática Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Interface amigável e de fácil instalação; Maior compatibilidade de programas

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

Informática Fácil NOÇÕES DE LINUX. Prof.: Adelson Gomes Ferraz Antonio Carlos Reis

Informática Fácil NOÇÕES DE LINUX. Prof.: Adelson Gomes Ferraz Antonio Carlos Reis Informática Fácil NOÇÕES DE LINUX Prof.: Adelson Gomes Ferraz Antonio Carlos Reis Cronologia 1. 1969 Univ Berkeley, Califórnia, cria-se o SO UNIX para uso geral em grandes computadores 1. Década de 70

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Aula 02 - Introdução aos Sistemas Abertos Prof. Jean Carlos da Silva Galdino IFRN - Parnamirim Introdução Todo computador precisa de um sistema operacional para funcionar.

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

Aula 6 Introdução ao Linux

Aula 6 Introdução ao Linux Aula 6 Introdução ao Linux DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Nessa aula você verá... Introdução ao Linux Distribuições Interfaces Gráficas Operações básicas Sistema de Arquivos Introdução

Leia mais