Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros."

Transcrição

1 Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros. 9º ANO OU MAIS Relativamente à quantidade de líquido de cada tubo e à média aritmética das quantidades de líquido dos 6 tubos apresentados assinale, de entre as seguintes afirmações, a afirmação verdadeira: (A) O valor da média aritmética das quantidades de líquido dos 6 tubos é inferior à quantidade de líquido que cada tubo tem. (B) O valor da média aritmética das quantidades de líquido dos 6 tubos é igual ao valor da quantidade de líquido em cada tubo, de modo a todos os tubos terem igual nível. (C) O valor da média aritmética das quantidades de líquido dos 6 tubos é superior à quantidade de líquido que cada tubo tem. (D) Nada se pode concluir sobre a relação entre o valor da média aritmética das quantidades de líquido dos 6 tubos e o valor da quantidade de líquido em cada tubo, se todos os tubos tivessem o mesmo nível. Relativamente à quantidade de líquido de cada um dos 6 tubos apresentados e as respectivas distâncias para o valor da média, assinale, de entre as seguintes afirmações, a afirmação verdadeira: (A) A soma dos valores das diferenças das distâncias do líquido para o valor da média é zero, pelo que esses valores têm que se elevar ao quadrado, para se determinar uma das medidas de dispersão. (B) A soma dos valores das diferenças das distâncias do líquido para o valor da média é superior a zero, pelo que esses valores têm que se elevar ao quadrado, para se determinar uma das medidas de dispersão. (C) A soma dos valores das diferenças das distâncias do líquido para o valor da média é inferior a zero, pelo que esses valores têm que se elevar ao quadrado, para se determinar uma das medidas de dispersão. (D) Nada se pode concluir sobre a soma dos valores das diferenças das distâncias do líquido para o valor da média, pelo que não se podem calcular medidas de dispersão.

2 Considera a seguinte tabela de contingência que mostra a distribuição conjunta da idade com o género, da população da região Pinhal Interior Norte: Faixa etária Sexo(X) Total Homens Mulheres Total Das seguintes afirmações, e para os dados apresentados na tabela anterior, assinala a afirmação verdadeira: (A) Mais de metade desta população são homens. (B) Há mais homens que mulheres na faixa etária dos 0 aos 24 anos. (C) Há mais população com 75 anos ou mais do que população com menos de 25 anos. (D) Mais de metade da população feminina tem entre 25 e 64 anos. Das seguintes afirmações, e para os dados apresentados na tabela anterior, assinala a afirmação verdadeira: (A) Escolhido um elemento ao acaso desta população, a probabilidade deste ser do sexo feminino é menor do que ser do sexo masculino. (B) Escolhido um elemento ao acaso desta população que esteja na faixa etária dos 0 aos 24 anos, a probabilidade deste ser do sexo masculino é maior do que ser do sexo feminino. (C) Escolhido um elemento ao acaso desta população, a probabilidade deste ter 75 anos ou mais é maior do que ter menos de 25 anos. (D) Escolhido um elemento ao acaso desta população que seja do sexo feminino, a probabilidade desta ter entre 25 e 64 anos é superior a 0,5. 12º ANO Das seguintes afirmações, e para os dados apresentados na tabela anterior, assinala a afirmação verdadeira: (A) Sabendo-se que um elemento escolhido ao acaso é uma mulher, a probabilidade desta mulher ter entre 24 e 64 anos é nula. (B) Sabendo-se que um elemento escolhido ao acaso é um homem, a probabilidade deste homem ter 75 ou mais anos é nula. (C) Sabendo-se que um elemento escolhido ao acaso tem mais do que 75 anos, a probabilidade deste elemento ser homem ou ser mulher é de 90%. (D) Sabendo-se que um elemento escolhido ao acaso tem mais do que 75 anos, a probabilidade deste elemento ser homem ou ser mulher é igual à probabilidade do acontecimento certo.

3 Considera o seguinte gráfico retirado da brochura A Península Ibérica em Números 2007, INE Portugal e INE Espanha: 9º ANO OU MAIS Com base no gráfico anterior, qual das afirmações é a afirmação verdadeira: (A) Em 2005, Portugal teve mais 2% de mulheres desempregadas que a Espanha. (B) A União Europeia com 25 países (EU 25) tem taxas de desemprego iguais para as mulheres e para os homens. (C) Em percentagem, as taxas de desemprego em Portugal e Espanha foram maiores que as da EU 25. (D) Em Portugal 6,5% das mulheres estavam desempregadas.

4 Considera o seguinte gráfico Fonte: Boletim Mensal de Estatística Junho de 2008, INE Com base na informação do gráfico anterior, assinala a afirmação verdadeira: (A) Houve, em todo o período de análise, mais dormidas de portugueses que de estrangeiros. (B) O Inverno é o período estudado com mais dormidas. (C) Nas dormidas de estrangeiros a variação negativa mais acentuada verificou-se de Outubro para Novembro. (D) Em Dezembro de 2007, a percentagem de dormidas de portugueses é superior à percentagem de dormidas de estrangeiros.

5 Pretende-se estudar o desempenho de certos automóveis, relacionando o seu peso (em toneladas, x) com o consumo de gasolina (em milhas por galão, y). Para tal obteve-se o seguinte quadro para a amostra recolhida: Automóvel nº Peso (x) Consumo de gasolina (y) 1 1,35 16,5 2 1,9 16,5 3 1,7 16,5 4 1,8 17,9 5 1,3 15,5 6 2,05 19,2 7 1,6 16,8 8 1,8 16,5 9 1,85 16,8 10 1,4 15,9 11 1,7 16,5 Nos Gráficos A e B seguinte apresentam-se os dados dos pesos dos automóveis da amostra, x, (em toneladas) e dos respectivos consumos de gasolina, y (em milhas por galão). Gráfico A Gráfico B Consumo de gasolina (em milhas por galão) y = 3,0086x + 11, ,5 1 1,5 2 2,5 Pesos (em toneladas) y = 3,0086x + 11, ,2 1,4 1,6 1,8 2 2,2 De acordo com a informação fornecida nos Gráficos A e B anteriores, assinala a opção correcta: Se a tendência destes dados é crescente isso significa que (A) O declive da recta é negativo. (B) A ordenada na origem é nula. (C) Se o peso dos automóveis aumenta o seu consumo da gasolina também aumenta. (D) Se o peso dos automóveis aumenta o seu consumo da gasolina diminui. De acordo com a informação fornecida nos Gráficos A e B anteriores, assinala a opção correcta: (A) O gráfico B representa o conjunto de dados unidimensionais e destaca-se a inclinação da recta. (B) Tanto no Gráfico A, como no Gráfico B, verifica-se que o consumo de gasolina do automóvel aumenta com a diminuição do seu peso. (C) Neste conjunto de dados, o peso do automóvel para que se verificou o maior consumo de gasolina foi o de 1,4 toneladas. (D) No Gráfico A percebe-se a tendência crescente do conjunto de dados bidimensionais.

6 Visão de 27/11/2008, Nº 821, p.118 GERAL Relativamente à figura da Visão de 27/11/2008, Nº 821, p.118, Petisco Nacional, assinala a afirmação verdadeira: (A) Desde 2004 até 2007 o nível dos recursos do carapau tem vindo a aumentar. (B) Desde 2004 até 2007 o nível dos recursos da pescada aumentou sempre. (C) Desde 2004 até 2007 o nível dos recursos da sardinha aumentou sempre. (D) Desde 1983 até 2004 o nível dos recursos da pescada diminuiu todos os anos. 7º ANO OU MAIS Relativamente à figura da Visão de 27/11/2008, Nº 821, p.118, Petisco Nacional, assinala a afirmação verdadeira: (A) Em Portugal, a produção em aquicultura do robalo foi o dobro da produção do robalo. (B) Em Portugal, a importação em aquicultura do robalo foi o triplo da produção do robalo. (C) Em Portugal, a produção em aquicultura do robalo corresponde a 97,6% da produção em aquicultura da dourada em aquicultura. (D) Em Portugal, a importação em aquicultura da dourada corresponde a 32,8% da produção do robalo em aquicultura. 8º ANO OU MAIS Relativamente à figura da Visão de 27/11/2008, Nº 821, p.118, Petisco Nacional, assinala a afirmação verdadeira: (A) Em Portugal, as capturas, em toneladas, de 2007 são directamente proporcionais à espécie capturada. (B) Em Portugal, do total das capturas de 2007 a maior tonelagem de captura é a de pescada. (C) Em Portugal, das capturas de 2007, 82,5% das toneladas pescadas foi de sardinha. (D) Em Portugal, a média das capturas de 2007 é de cerca de 23507,7 toneladas.

7 Retirado em do endereço 78 anos é a esperança média de vida em Portugal Terça-Feira, 27 Maio de 2008 O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, pela primeira vez, as tábuas completas de mortalidade e os valores para a esperança de vida à nascença e aos 65 anos, para ambos os sexos, relativos ao triénio Segundo indicação do INE, "os desenvolvimentos demográficos das últimas décadas, em particular a redução da natalidade, a diminuição acentuada da natalidade nas idades jovens e o aumento da longevidade, determinaram a adopção de uma nova metodologia para a avaliação do fenómeno da mortalidade, especialmente relevante para a realização de cálculos à escala regional". Os dados indicam que a esperança de vida à nascença em Portugal, no período em análise, se situou nos 78,17 anos, sendo de 74,84 anos para os homens e de 81,3 para as mulheres. A esperança de vida aos 65 anos manteve a mesma tendência, fixando-se nos 17,89 anos, sendo a média de 15,97 anos para os homens e de 19,37 anos para as mulheres. Mais no Norte e no Centro...menos no Sul e Ilhas De acordo com os dados do INE, é na região Centro que tanto os homens como as mulheres têm maior esperança de vida à nascença (75,52 e 81,57 anos, respectivamente) e aos 65 anos (16,33 e 19,6 anos, respectivamente). No lado oposto está a Região Autónoma da Madeira, onde a esperança de vida à nascença é de 69,14 anos, no caso dos homens, e de 78,16 anos, no caso das mulheres. O mesmo se passa aos 65 anos: 13,64 e 17,06 anos, respectivamente. Em Portugal Continental, a região do Algarve é a que regista a menor esperança de vida à nascença para homens e mulheres (77,31 anos). O Alentejo é a que regista e menor esperança de vida aos 65 anos, com uma média (17,55 anos). Na região Norte, a esperança de vida à nascença para ambos os sexos é de 78,41 anos, em Lisboa é de 78,22, no Alentejo é de 77,92 e na Região Autónoma dos Açores é de 74,62 anos. Entre 2000 e 2006, a esperança de vida à nascença aumentou em Portugal 1,8 anos para os homens e 1,4 anos para as mulheres, sendo o ritmo de crescimento da longevidade mais rápido entre os homens (2,4 por cento) do que nas mulheres (1,7 por cento). Isto atenuou o fenómeno da sobre-mortalidade masculina, à semelhança do verificado em outros países, referiu o INE. Por outro lado, a taxa de mortalidade desceu em todo país, registando-se óbitos em Portugal em 2006, menos 5,1 por cento do que no ano anterior. No que respeita à taxa de mortalidade infantil, esta baixou de 6,9 óbitos por mil nados vivos, em 1996, para 3,3 óbitos por mil nados vivos, em º ANO OU MAIS De acordo com as informações do texto retirado da internet e intitulado 78 anos é a esperança média de vida em Portugal, assinala a opção correcta: (A) o INE refere que a taxa de mortalidade masculina aumentou em relação à taxa de mortalidade feminina. (B) o INE refere que a taxa de mortalidade masculina diminuiu em relação à taxa de mortalidade feminina. (C) o INE refere que a sobremortalidade não variou. (D) o INE refere que a sobremortalidade masculina aumentou, contrariando o que aconteceu nos outros países.

8 9º ANO OU MAIS De acordo com as informações do texto retirado da internet e intitulado 78 anos é a esperança média de vida em Portugal, assinala a opção correcta: (A) o INE estima que de 2006 até 2046 haja uma diminuição de cerca de 10% da população residente. (B) o INE estima que de 2006 até 2046 haja um aumento de cerca de 10% da população residente. (C) o INE estima que de 2006 até 2046 haja uma diminuição de cerca de 90% da população residente. (D) o INE estima que de 2006 até 2046 haja uma diminuição de cerca de 100% da população residente. 9º ANO OU MAIS De acordo com as informações do texto retirado da internet e intitulado 78 anos é a esperança média de vida em Portugal, assinala a opção correcta: (A) de acordo com o INE, a taxa de mortalidade infantil aumentou. (B) de acordo com o INE, de 1996 para 2006 de 690 óbitos por dez mil nados vivos diminuiu para 3,3 óbitos por dez mil nados vivos. (C) de acordo com o INE, de 1996 para 2006 de 69 óbitos por dez mil nados vivos diminuiu para 33 óbitos por dez mil nados vivos. (D) de acordo com o INE, de 2006 para 1996 a taxa de mortalidade infantil não variou. Relativamente ao texto retirado da internet e intitulado 78 anos é a esperança média de vida em Portugal, supõe que nasceste nos Açores e aos 15 anos foste viver para o Alentejo. Assinala a opção correcta: (A) A tua esperança de vida aumenta. (B) A tua esperança de vida diminui. (C) A tua esperança de vida mantém-se porque é independente de qualquer média. (D) A tua esperança de vida mantém-se apenas se viveres até aos 65 anos. De acordo com as informações do texto retirado da internet e intitulado 78 anos é a esperança média de vida em Portugal, assinala a opção correcta: (A) o INE estima que o índice de envelhecimento diminuirá. (B) o INE estima que o índice de envelhecimento de idosos por cada jovem será de 2,4. (C) o INE estima que o índice de envelhecimento aumentará. (D) o INE estima que o índice de envelhecimento de idosos por cada jovem será de 5,1%.

9 GERAL De acordo com a informação fornecida no gráfico da Visão Nº 791, assinala a opção correcta: O título comércio prefere a estrada deveu-se ao facto de (A) Em Portugal não haver comércio que use o caminho de ferro. (B) Em Portugal, em percentagem, se usa mais o caminho de ferro. (C) Em Portugal, em percentagem, não se usa a estrada, nem as águas interiores. (D) Em Portugal, em percentagem, se usam mais os transportes por estrada. GERAL De acordo com a informação fornecida no gráfico da Visão Nº 791, assinala a opção correcta: Na União Europeia o título comércio prefere a estrada justifica-se devido ao facto de: (A) Na Estónia preferem-se os caminhos-de-ferro em 65% dos transportes efectuados. (B) Em percentagem, na Holanda usam-se as águas interiores em 34% dos transportes efectuados. (C) Em percentagem, não se usa a estrada, nem as águas interiores. (D) Em percentagem, usam-se mais os transportes por estrada. 7º ANO OU MAIS De acordo com a informação fornecida no gráfico da Visão Nº 791, assinala a opção correcta: Na União Europeia o título comércio prefere a estrada justifica-se devido ao facto de: (A) Não se usar o caminho-de-ferro. (B) Em percentagem, usam-se mais os transportes de produtos comerciais pelo caminho-deferro. (C) Em percentagem, 73% dos produtos comerciais foram transportados por estrada. (D) Em percentagem, 92% dos produtos comerciais da Espanha foram transportados por estrada.

10 Retirado em da página com o endereço 7º ANO OU MAIS De acordo com a informação fornecida no gráfico, assinala a opção correcta: (A) Numa casa a maior parte das perdas dá-se pelo telhado. (B) Numa casa metade das perdas dá-se pelos solos, janelas e portas e pelas pontes térmicas. (C) Numa casa, em média, 18% das perdas dá-se pelos muros e pela renovação do ar. (D) Numa casa 16,6% são perdas por todos os lados. 8º ANO OU MAIS De acordo com a informação fornecida no gráfico anterior, assinala a opção correcta: (A) O número de nascimentos duplicou entre os meses de Junho e Julho. (B) O número de nascimentos desceu para metade entre os meses de Junho e Julho. (C) O mês em que se verificou maior número de nascimentos foi o de Julho. (D) O número de nascimentos desceu para metade entre os meses de Junho e Setembro.

11 Expresso de 17 de Maio de 2008, p. 37 De acordo com a informação contida no gráfico do jornal Expresso de 17 de Maio de 2008, p. 37, foram construídos os quatro gráficos seguintes, Gráficos A, B (nesta página), C e D (no início da página seguinte): Gráfico A Afeganistão Bangladesh (inundações Jul/Ago) Birmânia China (inundações Jun/Jul) Coreia Hungria Índia Paquistão Peru Gráfico B 1110 Afeganistão Bangladesh (inundações Jul/Ago) Birmânia China (inundações Jun/Jul) Coreia Hungria Índia Paquistão Peru

12 Gráfico C Peru Paquistão Índia Hungria Coreia China (inundações Jun/Jul) Birmânia Bangladesh (inundações Jul/Ago) Afeganistão Gráfico D Afeganistão Bangladesh (inundações Jul/Ago) China (inundações Jun/Jul) Coreia Hungria Índia Paquistão Peru 7º ANO OU MAIS De acordo com a informação fornecida no gráfico do Expresso e com os gráficos construídos, assinala a opção correcta: (A) Sem contar com os terramotos ou ciclones, os gráficos correctos para o número de mortos em cada catástrofe natural desde Janeiro de 2007 são os gráficos B e D. (B) Os gráficos correctos para o número de mortos em cada catástrofe natural desde Janeiro de 2007 são os gráficos A e C. (C) Os gráficos correctos para o número de mortos em cada catástrofe natural desde Janeiro de 2007 são os gráficos A e B. (D) Os gráficos correctos para o número de mortos em cada catástrofe natural desde Janeiro de 2007 são os gráficos A e D. 7º ANO OU MAIS De acordo com a informação fornecida no gráfico do Expresso e com os gráficos construídos, assinala a opção correcta: (A) Sem contar com os terramotos ou ciclones, o maior número de mortos numa catástrofe natural, desde Janeiro de 2007, foi no Afeganistão. (B) Sem contar com os terramotos ou ciclones, o número médio de mortos numa catástrofe natural, desde Janeiro de 2007, foi de 600. (C) O número médio de mortos numa catástrofe natural, desde Janeiro de 2007, foi de 4928,3333. (D) A mediana do número de mortos numa catástrofe natural, desde Janeiro de 2007, foi de 610.

13 Na tabela seguinte (retirada do endereço em ) apresenta-se a distribuição do consumo de tabaco no início da gravidez em função do grupo etário da mãe: De acordo com a informação fornecida na tabela anterior, assinala a opção correcta: (A) 297 mães têm idade entre 21 e 30 anos e não fumaram no início da gravidez. (B) 252 mães têm idade entre 21 e 30 anos e não fumaram no início da gravidez. (C) 45 mães têm idade entre 21 e 30 anos e não fumaram no início da gravidez. (D) 594 mães têm idade entre 21 e 30 anos e não fumaram no início da gravidez. De acordo com a informação fornecida na tabela anterior, assinala a opção correcta: (A) No total de mães, há mais probabilidade de haver mães que fumaram no início da gravidez do que mães que não o fizeram. (B) No total de mães, há mais mães que fumaram no início da gravidez do aquelas que não fumaram (C) No total de mães, há mais mães que não fumaram no início da gravidez do que aquelas que fumaram (D) No total de mães, há mais mães que não fumaram no início da gravidez com 21 a 30 anos do que aquelas da mesma idade que fumaram 12º ANO OU MAIS De acordo com a informação fornecida na tabela anterior, assinala a opção correcta: (A) Sabendo que a mãe fumou no início da gravidez, a probabilidade de estar no grupo etário dos 21 a 30 anos é de cerca de 61%. (B) Sabendo que a mãe fumou no início da gravidez, a probabilidade de estar no grupo etário dos 21 a 30 anos é de cerca de 73,7% (C) Sabendo que a mãe não fumou no início da gravidez, a probabilidade de estar no grupo etário dos 21 a 30 anos é de cerca de 73,7% (D) A probabilidade da mãe ter fumado no início da gravidez e de estar no grupo etário dos 21 a 30 anos é de cerca de 73,7%

ATLAS DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE

ATLAS DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE ATLAS DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE 06 Como se Nasce, Vive e Morre 090 06. Como se Nasce, Vive e Morre? Atlas do Plano Nacional de Saúde Como se Nasce, Vive e Morre? Considerações Gerais A Esperança de Vida

Leia mais

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012 Estatísticas Demográficas 29 de outubro de 2013 Número de nados vivos volta a diminuir em O número de nados vivos desceu para 89 841 (96 856 em 2011) e o número de óbitos aumentou para 107 612 (102 848

Leia mais

envelhecimento demográfico

envelhecimento demográfico Em, Portugal manteve a tendência de envelhecimento demográfico A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população residente em Portugal (10 463), para o qual foi essencial

Leia mais

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre Estatísticas Demográficas 2017 15 de novembro de 2018 Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre A situação demográfica

Leia mais

Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016

Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016 Estatísticas Demográficas 2016 31 de outubro de 2017 Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016 A situação demográfica em Portugal continua a caracterizar-se pelo decréscimo da população

Leia mais

Saldo natural negativo pelo nono ano consecutivo

Saldo natural negativo pelo nono ano consecutivo Estatísticas Vitais 217 3 de abril de 218 Saldo natural negativo pelo nono ano consecutivo Em 217, nasceram com vida (nados-vivos), de mães residentes em Portugal, 86 154 crianças. Este valor traduz um

Leia mais

Número médio de crianças por mulher aumentou ligeiramente

Número médio de crianças por mulher aumentou ligeiramente Estatísticas Demográficas 2010 16 de dezembro de 2011 Número médio de crianças por mulher aumentou ligeiramente De acordo com os factos demográficos registados, em 2010 o número de nados vivos aumentou

Leia mais

QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 2003

QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 2003 Estatísticas Vitais - Natalidade Resultados provisórios de 23 8 de Junho de 24 QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 23 Em 23, a natalidade decresce ligeiramente no país, o número de nados-vivos fora do casamento continua

Leia mais

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas milhares 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 1 375 1 341 Estimativas de População Residente em Portugal 215 16 de junho de 216 Em 215 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Leia mais

Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios

Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios Estimativas de População Residente 09 de Junho 2010 Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população

Leia mais

Nasceram mais crianças mas saldo natural manteve-se negativo

Nasceram mais crianças mas saldo natural manteve-se negativo 27 de abril de 2017 Estatísticas Vitais 2016 Nasceram mais crianças mas saldo natural manteve-se negativo Em 2016, nasceram com vida (nados-vivos) 87 126 crianças, de mães residentes em Portugal. Este

Leia mais

Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas

Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas Estimativas de População Residente em Portugal 216 16 de junho de 217 Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas Em 31 de dezembro de 216, a população residente em Portugal foi estimada

Leia mais

A redução da população residente atenuou-se em 2017

A redução da população residente atenuou-se em 2017 Estimativas de População Residente em Portugal 217 15 de junho de 218 A redução da população residente atenuou-se em 217 Em 31 de dezembro de 217, a população residente em Portugal foi estimada em 1 291

Leia mais

Estimativas de População Residente em Portugal 2013

Estimativas de População Residente em Portugal 2013 milhares 1 473 1 495 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 Estimativas de População Residente em Portugal 213 16 de junho de 214 Em 213 a população residente reduziu-se em 6 mil pessoas

Leia mais

Número de nados-vivos aumentou mas saldo natural manteve-se negativo

Número de nados-vivos aumentou mas saldo natural manteve-se negativo Estatísticas Vitais 215 28 de abril de 216 Número de nados-vivos aumentou mas saldo natural manteve-se negativo Em 215, nasceram com vida (nados-vivos) 85 5 crianças, de mães residentes em Portugal. Este

Leia mais

Esperança de vida atingiu 80,78 anos à nascença e 19,45 anos aos 65 anos

Esperança de vida atingiu 80,78 anos à nascença e 19,45 anos aos 65 anos Tábuas de Mortalidade para Portugal 2015-2017 29 de maio de 2018 atingiu 80,78 anos à nascença e 19,45 anos aos 65 anos A esperança de à nascença foi estimada em 80,78 anos para o total da população, sendo

Leia mais

Nome da equipa: Trivium Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves Zona: Centro Categoria A

Nome da equipa: Trivium Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves Zona: Centro Categoria A Nome da equipa: Trivium Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves Zona: Centro Categoria A Objetivos da exploração/análise da base de dados Objetivos e Métodos de Trabalho Estudar as camadas mais idosas

Leia mais

ENVELHECIMENTO, EVOLUÇÃO

ENVELHECIMENTO, EVOLUÇÃO ENVELHECIMENTO, EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 26 DE OUTUBRO DE 2016 CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA SECÇÃO PERMANENTE DE ESTATÍSTICAS DE BASE TERRITORIAL ÂNGELA GOUVEIA

Leia mais

Numa década, homens ganham perto de 3 anos e mulheres 2 anos, na esperança de vida à nascença

Numa década, homens ganham perto de 3 anos e mulheres 2 anos, na esperança de vida à nascença Tábuas de Mortalidade para Portugal 2014-2016 29 de maio de 2017 Numa década, homens ganham perto de 3 anos e mulheres 2 anos, na esperança de à nascença A esperança de à nascença foi estimada em 80,62

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO Dia Internacional do Idoso 2005 28 de Setembro de 2005 DIA INTERNACIONAL DO IDOSO A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1 de Outubro como Dia Internacional do Idoso, pela resolução 45/106

Leia mais

A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro

A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro + A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro + Estrutura da apresentação 2 1. Evolução da Estrutura Populacional;

Leia mais

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Dia Mundial da População 11 julho de 214 1 de julho de 214 População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Para assinalar o Dia Mundial da População (11 de julho), o Instituto

Leia mais

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012 9 95 29 9 954 958 9 974 391 1 8 659 1 43 693 1 84 196 1 133 758 1 186 634 1 249 22 1 33 774 1 394 669 1 444 592 1 473 5 1 494 672 1 511 988 1 532 588 1 553 339 1 563 14 1 573 479 1 572 721 1 542 398 1

Leia mais

A população: evolução e contrastes regionais. As estruturas e os comportamentos demográficos

A população: evolução e contrastes regionais. As estruturas e os comportamentos demográficos A população: evolução e contrastes regionais As estruturas e os comportamentos demográficos A evolução demográfica, em Portugal, sobretudo no que se refere ao crescimento natural, refletiu-se na sua estrutura

Leia mais

Direção Regional de Estatística da Madeira

Direção Regional de Estatística da Madeira 03 de outubro de 2014 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2013 A presente publicação compila os diferentes indicadores divulgados ao longo do ano relativos ao comportamento demográfico

Leia mais

OS MEDIA E AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2012

OS MEDIA E AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2012 OS MEDIA E AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2012 Número de emigrantes em 2012 foi superior ao total de nascimentos Público.pt - 30/10/2013 Num só ano, mais de 120 mil portugueses deixaram o país. São ordens

Leia mais

Novas Estimativas Intercensitárias, Portugal, NUTS II, NUTS III e Concelhos,

Novas Estimativas Intercensitárias, Portugal, NUTS II, NUTS III e Concelhos, Informação à Comunicação Social 9 de Maio de 2002 Novas Estimativas Intercensitárias, Portugal, NUTS II, NUTS III e Concelhos, 1991-2000 INTRODUÇÃO Tem sido prática do INE reestimar os efectivos populacionais

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 4 de Março de 2004 Dia Internacional da Mulher DIA INTERNACIONAL DA MULHER O Instituto Nacional de Estatística não quis deixar de se associar à comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, apresentando

Leia mais

A taxa de desemprego situou-se em 10,5% no 4.º trimestre e em 11,1% no ano de 2016

A taxa de desemprego situou-se em 10,5% no 4.º trimestre e em 11,1% no ano de 2016 8 de fevereiro de 217 Estatísticas do Emprego 4.º trimestre de 216 A taxa de desemprego situou-se em 1,5 no 4.º trimestre e em 11,1 no ano de 216 A taxa de desemprego do 4.º trimestre de 216 foi de 1,5.

Leia mais

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: AS ÚLTIMAS DÉCADAS Cláudia Pina, Graça Magalhães

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: AS ÚLTIMAS DÉCADAS Cláudia Pina, Graça Magalhães Cláudia Pina, Graça Magalhães A desaceleração do crescimento demográfico e, mais recentemente, o decréscimo dos volumes populacionais a par com um continuado processo de envelhecimento demográfico consubstanciam

Leia mais

Estatísticas Demográficas 30 de Setembro de

Estatísticas Demográficas 30 de Setembro de Estatísticas Demográficas 3 de Setembro de 24 23 Em 23, e face ao ano anterior, a natalidade decresceu 1,6%, enquanto que a mortalidade aumentou 2,3%. A mortalidade infantil e fetal continuaram em queda.

Leia mais

Perfil de Saúde. Arco Ribeirinho. Alcochete Barreiro Moita Montijo Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos

Perfil de Saúde. Arco Ribeirinho. Alcochete Barreiro Moita Montijo Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos Arco Ribeirinho Perfil de Saúde Anna Maria Island, 2017 Alcochete Barreiro Moita Montijo 2018 Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos 0 Quem somos? O Arco Ribeirinho tem uma população

Leia mais

Equipa: r_euclides 2ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA - 2ª AVALIAÇÃO 1

Equipa: r_euclides 2ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA - 2ª AVALIAÇÃO 1 Equipa: r_euclides FASE NACIONAL 2ª AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOÃO DE ARAÚJO CORREIA CATEGORIA B REGIÃO DO DOURO 2ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA - 2ª AVALIAÇÃO 1 Atualmente sabemos que há uma

Leia mais

Índice. Indicadores Demográficos

Índice. Indicadores Demográficos NUT III Península de Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24 anos... 4 Estrutura

Leia mais

Indicadores Demográficos. Índice

Indicadores Demográficos. Índice Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24 anos... 4 Estrutura Etária da População

Leia mais

Natalidade aumentou mas saldo natural manteve-se negativo

Natalidade aumentou mas saldo natural manteve-se negativo 29 de abril de 219 Estatísticas Vitais 218 Natalidade aumentou mas saldo natural manteve-se negativo Em 218, nasceram com vida 87 2 crianças de mães residentes em Portugal. Este valor traduz um acréscimo

Leia mais

10º ANIVERSÁRIO DO DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

10º ANIVERSÁRIO DO DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA 13 de Maio de 2004 Dia Internacional da Família 15 de Maio 10º ANIVERSÁRIO DO DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA O Instituto Nacional de Estatística associa-se a esta comemoração, apresentando uma breve caracterização

Leia mais

Indicadores Demográficos. Índice

Indicadores Demográficos. Índice Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Esperança de vida aos 65 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24

Leia mais

Taxa de desemprego de 14,9%

Taxa de desemprego de 14,9% 16 de maio de 2012 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 14,9% A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2012 foi de 14,9%. Este valor é superior em 2,5 pontos percentuais

Leia mais

Demografia e Educação em Portugal

Demografia e Educação em Portugal Demografia e Educação em Portugal European Statistics Competition 218 2ª fase Equipa: Tatistica 3 Escola Amélia Rey Colaço Oeiras Categoria B Objetivos Densidade populacional N.º/km2 168,4 79,6 Este trabalho

Leia mais

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015 11 de outubro 2016 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015 População residente Em 31 de dezembro de 2015, a população residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) foi estimada em

Leia mais

CAPÍTULO I - Demografia

CAPÍTULO I - Demografia 18 Diagnóstico Social do Município de Fornos de Algodres CAPÍTULO I - Demografia Conteúdo População Residente Distribuição Populacional Densidade Populacional Estrutura Populacional Distribuição da População

Leia mais

Notas sobre a população a vulgarização estatística das mortes em Portugal

Notas sobre a população a vulgarização estatística das mortes em Portugal Maria João Valente Rosa* Análise Social vol. xxxiii (146-147), 1998 (2. -3. ), 585-589 Notas sobre a população a vulgarização estatística das mortes em Portugal À partida, parece lógico que, se os níveis

Leia mais

demografia 26 Direcção Municipal de Administração do Território Departamento de Planeamento Divisão de Ordenamento e Estratégia

demografia 26 Direcção Municipal de Administração do Território Departamento de Planeamento Divisão de Ordenamento e Estratégia Coimbra, com uma população residente em 2001, de 148 443 habitantes e uma área de 319,4 km2, evidencia-se na rede dos municípios portugueses, como município de dimensão demográfica destacada. É o único

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2008 17 de Fevereiro de 2009 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2008 foi de 7,8%. Este

Leia mais

Tábuas Completas de Mortalidade para Portugal

Tábuas Completas de Mortalidade para Portugal 1982-1984 1984-1986 1986-1988 1988-1990 1990-1992 1992-1994 1994-1996 1996-1998 1998-2000 2000-2002 2002-2004 2004-2006 2006-2008 2008-2010 2010-2012 2012-2014 1982-1984 1984-1986 1986-1988 1988-1990 1990-1992

Leia mais

Indicadores Demográficos. Índice

Indicadores Demográficos. Índice Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Esperança de vida aos 65 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24

Leia mais

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 15 de Fevereiro de 2007 A TAXA DE DESEMPREGO DO 4º TRIMESTRE DE 2006 FOI DE 8,2 A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2006 foi de 8,2. Este valor

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de 2007 15 de Fevereiro 2008 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2007 foi de 7,8%. Este valor

Leia mais

L_AO_CUBO. Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª avaliação Categoria B

L_AO_CUBO. Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª avaliação Categoria B L_AO_CUBO Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª avaliação Categoria B Statistics is the grammar of science -Karl Pearson 1 A assimetria entre o litoral

Leia mais

Nos últimos dois anos o aumento da quota de pesca e as trocas de quotas com Espanha quase duplicaram as possibilidades de pesca do biquerão

Nos últimos dois anos o aumento da quota de pesca e as trocas de quotas com Espanha quase duplicaram as possibilidades de pesca do biquerão Estatísticas da Pesca 2017 30 de maio de 2018 Nos últimos dois anos o aumento da quota de pesca e as trocas de quotas com Espanha quase duplicaram as possibilidades de pesca do biquerão Em 2017 a frota

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2017 Nº 01/2018 Março 2018 Reino Unido Dinamarca Itália Noruega Luxemburgo Grécia Bélgica Suiça Croácia Finlândia UE28 Alemanha Portugal

Leia mais

A taxa de desemprego do 3º trimestre de 2008 foi de 7,7%

A taxa de desemprego do 3º trimestre de 2008 foi de 7,7% Estatísticas do Emprego 3º trimestre de 2008 18 de Novembro de 2008 A taxa de desemprego do 3º trimestre de 2008 foi de 7,7 A taxa de desemprego estimada para o 3º trimestre de 2008 foi de 7,7. Este valor

Leia mais

16 de fevereiro de 2012 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de Taxa de desemprego de 14,0%

16 de fevereiro de 2012 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de Taxa de desemprego de 14,0% 16 de fevereiro de 2012 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de 2011 Taxa de desemprego de 14,0% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2011 foi de 14,0%. Este valor é superior em 1,6 pontos

Leia mais

Estatísticas Demográficas 2004

Estatísticas Demográficas 2004 Estatísticas Demográficas 2004 28 de Novembro de 2005 A população residente em Portugal, em 31/12/2004, estimou-se em 10 529 255 indivíduos. Os nascimentos decresceram 2,9% e os óbitos 6,2%, face a 2003.

Leia mais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais 1 Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais Quais as mudanças e as continuidades ocorridas nestas famílias entre 1991-2011? Qual o impacto das mudanças na conjugalidade e na parentalidade,

Leia mais

DINÂMICAS DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO DO FUNCHAL

DINÂMICAS DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO DO FUNCHAL DINÂMICAS DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO DO FUNCHAL Abril de 2012 Índice Geral Índice Geral... 1 Índice de Figuras... 2 Nota Introdutória... 4 1. Indicadores e Taxas de Movimento da População...

Leia mais

Estatísticas Demográficas 2014

Estatísticas Demográficas 2014 Estatísticas Demográficas 214 3 de outubro de 215 Saldos natural e migratório negativos atenuam-se face ao ano anterior Em 214 verificou-se uma diminuição da população residente, mantendo a tendência observada

Leia mais

AS CRIANÇAS EM PORTUGAL - ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS

AS CRIANÇAS EM PORTUGAL - ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Dia Mundial da Criança 1 de Junho 30 de Maio de 2005 AS CRIANÇAS EM PORTUGAL - ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS O conteúdo do presente Destaque está alterado na página 2, relativamente ao divulgado em 30-05-2005.

Leia mais

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL MODERA CRESCIMENTO

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL MODERA CRESCIMENTO População Estrangeira Residente em Portugal Resultados provisórios 2002 2 de Julho de 2003 POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL MODERA CRESCIMENTO Em 2002, a população estrangeira com a situação regularizada,

Leia mais

Taxa de desemprego de 15,0%

Taxa de desemprego de 15,0% 14 de agosto de 2012 Estatísticas do Emprego (versão corrigida em 17-08-2012, às 11.10H) 2º trimestre de 2012 Retificação, no Quadro 3, da informação relativa a inativos à procura de emprego mas não disponíveis

Leia mais

Redução da população residente em 2018 menor que a de 2017

Redução da população residente em 2018 menor que a de 2017 Estimativas de População Residente em Portugal 218 14 de junho de 219 Redução da população residente em 218 menor que a de 217 Em 31 de dezembro de 218, a população residente em Portugal foi estimada em

Leia mais

Equipa: m.m.c. Categoria B Região Douro. Escola Secundária João de Araújo Correia. Competição Europeia de Estatística 2ª Fase

Equipa: m.m.c. Categoria B Região Douro. Escola Secundária João de Araújo Correia. Competição Europeia de Estatística 2ª Fase Equipa: m.m.c. Categoria B Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª Fase Objetivo da exploração: É um facto que, a demografia, os estilos de vida e até

Leia mais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais A População e o Território 1 A População e o Território Parte 1 2 Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais 1 Uma ocupação progressivamente mais intensa do território nacional: 3 A ocupação do solo em

Leia mais

se-á a tendência de envelhecimento demográfico, project ando-se que em 2060 residam no território nacional cerca de 3 idosos por cada jovem.

se-á a tendência de envelhecimento demográfico, project ando-se que em 2060 residam no território nacional cerca de 3 idosos por cada jovem. Projecções de população residente em Portugal 2008-2060 19 de Março 2009 Nos próximos 50 anos, Portugal poderá continuar com cerca de 10 milhões de residentes, mas manter-se se-á a tendência de envelhecimento

Leia mais

ESPERANÇAS DE VIDA SEM INCAPACIDADES FÍSICAS DE LONGA DURAÇÃO

ESPERANÇAS DE VIDA SEM INCAPACIDADES FÍSICAS DE LONGA DURAÇÃO Informação à Comunicação Social 22 de Setembro de 2000 ESPERANÇAS DE VIDA SEM INCAPACIDADES FÍSICAS DE LONGA DURAÇÃO Nas últimas décadas tem-se assistido a um aumento significativo na esperança de vida

Leia mais

BOLETIMESTATÍSTICO Nº39 3º QUADRIMESTRE DE 2017 MAIS INFORMAÇÃO / MAIOR CONHECIMENTO / MELHOR DECISÃO

BOLETIMESTATÍSTICO Nº39 3º QUADRIMESTRE DE 2017 MAIS INFORMAÇÃO / MAIOR CONHECIMENTO / MELHOR DECISÃO BOLETIMESTATÍSTICO Nº39 3º QUADRIMESTRE DE 1 MAIS INFORMAÇÃO / MAIOR CONHECIMENTO / MELHOR DECISÃO BOLETIM ESTATÍSTICO Município de Vila Real de Stº António POPULAÇÃO Movimentos da população em VRSA /

Leia mais

EMPREGO E EMPREENDEDORISMO Carta Social de São Brás de Alportel

EMPREGO E EMPREENDEDORISMO Carta Social de São Brás de Alportel FÓRUM COMUNITÁRIO EMPREGO E EMPREENDEDORISMO Carta Social de São Brás de Alportel 2014-2020 22 de Janeiro de 2014 Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Tendência de crescimento da população

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2016 Nº 04/2016 Dezembro 2016 Noruega Letónia Itália Reino Unido França Dinamarca Aústria Bélgica Estónia Suiça Alemanha Portugal Republica

Leia mais

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX

EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A tendência do número de nascimentos em Portugal neste período é de um decréscimo. O período de 1975 a 1977 contraria esta evolução devido a fatores

Leia mais

Taxa de desemprego estimada em 12,4%

Taxa de desemprego estimada em 12,4% 11 de maio de 216 Estatísticas do Emprego 1.º trimestre de 216 Taxa de desemprego estimada em 12,4 A taxa de desemprego no 1.º trimestre de 216 foi 12,4. Este valor é superior em,2 pontos percentuais (p.p.)

Leia mais

Dia Internacional da Família 15 de maio

Dia Internacional da Família 15 de maio Dia Internacional da Família 15 de maio 14 de maio de 14 (versão corrigida às 16.3H) Na 1ª página, 5º parágrafo, 3ª linha, onde se lia 15-65 anos deve ler-se 15-64 anos Famílias em Portugal As famílias

Leia mais

A taxa de desemprego situou-se em 6,7%

A taxa de desemprego situou-se em 6,7% 8 de agosto de 218 Estatísticas do Emprego 2.º trimestre de 218 A taxa de desemprego situou-se em 6,7 A taxa de desemprego do 2.º trimestre de 218 desceu para 6,7, correspondendo ao valor mais baixo da

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ESTRUTURA FAMILIAR NA REGIÃO NORTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: MUDANÇA E CONTINUIDADE

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ESTRUTURA FAMILIAR NA REGIÃO NORTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: MUDANÇA E CONTINUIDADE CAPÍTULO II Sérgio Bacelar EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ESTRUTURA FAMILIAR NA REGIÃO NORTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: MUDANÇA E CONTINUIDADE A análise da evolução da população e da estrutura familiar da Região

Leia mais

Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade

Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2017 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Taxa de desemprego de 16,9%

Taxa de desemprego de 16,9% 13 de fevereiro de 2013 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 16,9% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2012 foi de 16,9%. Este valor é superior em 2,9 pontos

Leia mais

Geografia 8.º. População e povoamento - 1

Geografia 8.º. População e povoamento - 1 Geografia 8.º População e povoamento - 1 GRUPO I A figura 1 representa as fases da evolução da população mundial, entre o ano 500 e 2050* (*estimativa). A figura 2 representa a repartição da taxa bruta

Leia mais

Resultados Provisórios POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL 2001

Resultados Provisórios POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL 2001 Informação à Comunicação Social 24 de Julho de 2002 Resultados Provisórios POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL 2001 1. População Estrangeira Residente Os dados estatísticos, reportados a 31 de Dezembro de

Leia mais

Portugal e Espanha: Realidade ibérica e comparações no contexto europeu

Portugal e Espanha: Realidade ibérica e comparações no contexto europeu Península Ibérica em Números 2017 29 de março de 2018 Portugal e Espanha: Realidade ibérica e comparações no contexto europeu Entre 2007 e 2016, o movimento de passageiros nos aeroportos aumentou, quer

Leia mais

BOLETIM ESTATÍSTICO MAIS INFORMAÇÃO/MAIOR CONHECIMENTO/MELHOR DECISÃO Nº 13 - DEZEMBRO 2009

BOLETIM ESTATÍSTICO MAIS INFORMAÇÃO/MAIOR CONHECIMENTO/MELHOR DECISÃO Nº 13 - DEZEMBRO 2009 BOLETIM ESTATÍSTICO Nº 13 - DEZEMBRO 29 MAIS INFORMAÇÃO/MAIOR CONHECIMENTO/MELHOR DECISÃO População População residente em VRSA, 21 Município Freguesias Monte Gordo V.N. de Cacela VRSA a 14 anos 2 753

Leia mais

A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9%

A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9% 5 de agosto de 2014 Estatísticas do Emprego (corrigido às 16:40) 2º trimestre de 2014 (substituição do gráfico 1, na página 2, e do gráfico 3, na página 3, por existir um erro nos eixos das ordenadas)

Leia mais

Censos 2001: Resultados Provisórios

Censos 2001: Resultados Provisórios Censos 2001: Resultados Provisórios As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EVIDENCIADAS PELOS RESULTADOS PROVISÓRIOS DOS CENSOS 2001 Na População A 12

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 A Monoparentalidade em Portugal Breve caracterização através dos Censos Graça Magalhães núcleos familiares monoparentais Evolução

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2015 Nº 02/2015 Dezembro 2015 Grécia Finlândia Dinamarca Estónia Suiça Itália Aústria França Bélgica Portugal Zona Euro Alemanha Lituânia

Leia mais

Demografia e População

Demografia e População População Residente Total Anos de 2001 e 2011 População Residente Total Portugal 10 356 117 10 562 178 Continente 9 869 343 10 047 621 Norte 3 687 293 3 689 682 Entre Douro e Vouga 276 812 274 859 Santa

Leia mais

PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS... 1 PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS DA R.A.A... 2 ÍNDICE DE PREÇO NO CONSUMIDOR... 3

PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS... 1 PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS DA R.A.A... 2 ÍNDICE DE PREÇO NO CONSUMIDOR... 3 Índice PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS... 1 PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS DA R.A.A.... 2 ÍNDICE DE PREÇO NO CONSUMIDOR... 3 TAXA DE INFLAÇÃO MÉDIA... 3 EMPREGO... 3 ATIVIDADE SETORIAL... 5 TURÍSTICA...5

Leia mais

tigo 4º_ página Quem vive só em Portugal People living alone in Portugal Autora: Maria da Graça Magalhães

tigo 4º_ página Quem vive só em Portugal People living alone in Portugal Autora: Maria da Graça Magalhães Artig tigo 4º_ página 55 Quem vive só em Portugal Autora: Maria da Graça Magalhães - Técnica Superior no Departamento de Estatísticas Censitárias e da População/Serviço de Estudos sobre a População do

Leia mais

Licenciatura em GRH Tratamento de informação

Licenciatura em GRH Tratamento de informação Licenciatura em GRH Tratamento de informação 2010-2011 TI-GRH : Exercícios Docente: Margarida Cardoso NÚMEROS ÍNDICES 1. (ex. 4, pág. 298) Considerando a evolução dos efectivos totais da Caixa Geral de

Leia mais

Projecções da População Residente,NUTSIII

Projecções da População Residente,NUTSIII População e Sociedade Bema PORTUGAL ISS 1645-7633 Projecções da População Residente,UTSIII 2000-2050 Ano de edição 2005 PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDETE, PORTUGAL E I, 2000-2050 I. METODOLOGIA E AÁLISE...

Leia mais

PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AGRAVA-SE NO FUTURO

PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AGRAVA-SE NO FUTURO 12 DE Junho de 23 PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL 2-25 ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AGRAVA-SE NO FUTURO As Projecções de População Residente em Portugal, no horizonte 2-25, revelam um envelhecimento

Leia mais

Determinantes de saúde

Determinantes de saúde 1ª Conferência do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico: um olhar atento à saúde dos portugueses Determinantes de saúde Eugénio Cordeiro 1 J Santos 2, L Antunes 2,S Namorado 2, AJ Santos 2, I Kislaya

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2016 Nº 01/2017 Março 2017 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO 1. ACTIVIDADE ECONÓMICA De acordo com o Eurostat, no 4º trimestre de 2016, o PIB

Leia mais

2012: Uma nova vaga de desempregados da Construção

2012: Uma nova vaga de desempregados da Construção (milhares) 2012: Uma nova vaga de desempregados da Construção Durante a última década (2002-2012), o setor da Construção viveu a crise mais prolongada e intensa da sua história recente, com o ano de 2012

Leia mais

Regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa com valores de esperança de vida superiores aos nacionais

Regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa com valores de esperança de vida superiores aos nacionais Tábuas de Mortalidade 2015-2017 27 de setembro de 2018 Regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa com valores de esperança de vida superiores aos nacionais A esperança de vida à nascença em Portugal

Leia mais

A taxa de desemprego estimada foi de 15,6%

A taxa de desemprego estimada foi de 15,6% 7 de novembro de 2013 Estatísticas do Emprego 3º trimestre de 2013 A taxa de desemprego estimada foi de 15,6% A taxa de desemprego estimada para o 3º trimestre de 2013 foi de 15,6%. Este valor é inferior

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS EDIÇÃO DE 2004

INDICADORES SOCIAIS EDIÇÃO DE 2004 Indicadores Sociais 24 27 de dezembro de 25 INDICADORES SOCIAIS EDIÇÃO DE 24 Encontra-se disponível, a partir desta data, a publicação Indicadores Sociais 24, cujo objectivo é a actualização anual da principal

Leia mais

Taxa de desemprego de 15,8%

Taxa de desemprego de 15,8% 14 de novembro de 2012 Estatísticas do Emprego 3º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 15,8% A taxa de desemprego estimada para o 3º trimestre de 2012 foi de 15,8%. Este valor é superior em 3,4 pontos

Leia mais