A maioria dos pioneiros e líderes do Movimento Adventista eram não trinitarianos. Hoje, a Igreja Adventista do Sétimo Dia oficialmente é trinitária.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A maioria dos pioneiros e líderes do Movimento Adventista eram não trinitarianos. Hoje, a Igreja Adventista do Sétimo Dia oficialmente é trinitária."

Transcrição

1

2 A maioria dos pioneiros e líderes do Movimento Adventista eram não trinitarianos. Hoje, a Igreja Adventista do Sétimo Dia oficialmente é trinitária.

3 Pergunta-se como introdução para aguçar o pensamento. Eles estavam errados e nós estamos certos, ou eles estavam certos e nós estamos na linha da apostasia Ômega como dizem os opositores da trindade?

4 Veremos neste breve histórico, se os adventistas cresceram em sua compreensão a respeito da trindade, ou se eles perderam o rumo.

5 Segundo a história Adventista, o assunto da trindade ocupa cinco distintos capítulos na vida da Igreja. Cada capítulo desta história está marcado por atos claros e definidos. (Trinity, págs ) são eles:

6 1 Período onde o pensamento anti-trinitariano era dominante Nesse período, a maioria dos líderes e escritores da Igreja [José Bates, Tiago White, Uriah Smith, mais tarde E.J.Waggoner, e outros] eram anti-trinitarianos, ou pelo menos pensavam assim.

7 Apenas alguns deles advogavam e aceitavam o conceito de trindade. Não eram totalmente incrédulos com respeito a obra de Jesus e do Espírito Santo. Mas não conseguiam vê-los como pessoas distintas no trio celestial. Eles apresentavam seis razões porque não conseguiam ser trinitarianos.

8 Eles não viam evidência bíblica de três pessoas na trindade. Eles não conseguiam ver a coerência na afirmação de que Jesus era o poderoso Deus e igual com o Pai.

9 Eles achavam que acreditar na trindade era acreditar em três deuses. Por isso rejeitavam a idéia completa.

10 Achavam que o conceito de trindade diminuiria a expiação de Cristo feita na cruz ao morrer pela humanidade. Pensavam que se Cristo era Deus eterno, então como Deus Ele não morreu. E se o divino não morreu, concluíam, Seu sacrifício não foi completo.

11 Compreendiam que as citações: Ele é o começo da criação de Deus e Cristo o Filho de Deus deviam indicar que Ele não era eterno.

12 Achavam que as citações que dizem que o Espírito Santo foi derramado sobre toda carne ou derramado em nossos corações indicavam que Ele não podia ser uma pessoa.

13 Obs: Se você analisar todas estas objeções, verá que embora sejam baseadas em textos bíblicos, nenhuma delas é contraditória a respeito da crença da trindade. (Ver The Trinity, pág )

14 2 O Começo da Insatisfação com o anti-trinitarianismo A conferência geral de Mineápolis tratou do assunto da justificação pela fé. Mas, ao tratar do assunto, é claro, tiveram que lidar com o assunto da pessoa de Jesus.

15 2 O Começo da Insatisfação com o anti-trinitarianismo Portanto, uma das tarefas de Waggoner foi apresentar um Cristo diferente daquele que até então eles conheciam. (Lembrese que eram arianos ou semi arianos).

16 2 O Começo da Insatisfação com o anti-trinitarianismo E.J. Waggoner um dos principais oradores deste evento, embora não fosse totalmente trinitariano escreveu:

17 Cristo tinha vida em Si mesmo [João 10:17] Ele possui imortalidade em Si mesmo. Há uma divina unidade entre o Pai e o Filho. Cristo é por natureza da mesma substância de Deus. Ele tem vida em Si mesmo. Ele é chamado de Jeová, e existe por Si mesmo.

18 Ele é chamado de Jeová, e existe por Si mesmo. Ele é igual ao Pai e tem os atributos de Deus. (Citado em Trinity, pág. 195) Neste período, em 1892, Samuel T. Spear escreveu um panfleto esclarecendo que a crença na trindade não era crer em três deuses. E apresentou uma linha de raciocínio semelhante a que

19 advogamos hoje. No mesmo período Uriah Smith, que era também anti-trinitariano, escreveu o livro Looking Unto Jesus, rejeitando suas idéias anteriores de que Cristo fora criado. Embora continuasse crendo que unicamente Deus não teve começo,

20 e que Jesus veio à existência por algum meio não conhecido. Mas não criado. Neste livro, Smith reconhece, embora parcialmente a existência da trindade.

21 3 O Paradigma Mudado Neste período, aconteceu a maior virada do pensamento Adventista sobre a trindade. A mudança se deu pela publicação do Desejado de Todas as Nações em Ellen começa falando de Jesus, e no terceiro parágrafo solta a bomba:

22 Desde os dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai. DN, pág. 19. Ao comentar a ressurreição de Lázaro, vem outra afirmação inesperada: Em Cristo há vida, original, não emprestada, não derivada DN, pág Mais na frente ela diz: O Salvador veio da sepultura pela vida que havia em Si mesmo. DN pág. 785.

23 A mudança parecia tão grande e chocante que M.L. Andreasen que tinha se tornado Adventista há apenas quatro anos aos 18 anos e estava no Seminário preparandose para ser um pastor não acreditou que Ellen White tivesse escrito estas declarações. Ao entrar para o ministério em 1902,

24 ele viajou até a Califórnia para conferir pessoalmente com a irmã White se aquelas declarações eram suas mesmo. Tudo foi confirmado dela para ele. No mesmo livro, Ellen White reconhece o Espírito Santo como a Terceira pessoa da Divindade e O chama de Ele (Ver DN. págs )

25 Sem sobra de dúvida, O Desejado de Todas as Nações foi um divisor de águas na compreensão do assunto da Trindade.

26 Aqui neste ponto, quero acrescentar alguns comentários sobre a posição de Ellen White sobre a questão da trindade. Muitos dos críticos atuais sobre o assunto, usam afirmar que Ellen White nunca apoiou a doutrina da trindade e, que os ASD têm violado suas declarações nas traduções e com isso tem forçado Ellen White

27 a dizer o que ela nunca disse. Dizem mais que as mudanças do pensamento anti-trinitariano para trinitariano, se deram após sua morte. Especialmente após a conferência bíblica de Seria isso verdade? Em que se baseiam para afirmarem isso? Vejamos um pouco mais de história:

28 Nesse período de mudança de pensamento, [ ] aparece a figura do Dr. J.H. Kellogg. Ele escreveu o livro The Living Temple com a proposta de vender 500 mil cópias e empregar os recursos na reconstrução do Hospital que tinha sido destruído pelo fogo.

29 A liderança da igreja a princípio aceitou a proposta, mas ao tomarem conhecimento do conteúdo do livro, o assunto pegou fogo. Ellen White a princípio, esteve calada. Mas chegou o momento de falar e falou como sempre com autoridade e bases bíblicas dizendo que o livro de Kellogg

30 era uma negação da fé, era uma heresia espiritualista.(ver Trinity, pág. 217) O livro é uma defesa aberta do panteísmo. Então, veja algumas das mais fortes citações da irmã White sobre a questão da trindade escritas exatamente neste momento de crise. Observe a seqüência de datas.

31 O obreiro de Deus é o agente através do qual a comunicação celestial é dada, e o Espírito Santo dá autoridade divina para a palavra da verdade. RH, Abril 4, 1893 (SDABC, Vol. 6. pág ) As três grandes potestades do céu são testemunhas, são invisíveis, mas estão presentes. MS, 57, 1900 (SDABC, Vol. 6, pág. 1074)

32 A obra é delineada frente a cada alma que tem confessado sua fé em Jesus Cristo mediante o batismo, e se tem convertido em um receptáculo da promessa que procede das três pessoas da divindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. MS, 57, (SDABC, Vol. 6, pág. 1074)

33 O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem aqueles que verdadeiramente entram em relação de concerto com Deus. Eles estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que tem renunciado o mundo e tem recebido Cristo no templo da alma. MS 27 ½ (SDABC, Vol 6, pág. 1075)

34 Quando aceitamos a Cristo, e no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo prometemos servir a Deus, o Pai, Cristo e o Espírito Santo Os três dignitários e poderes do céu empenham-se a Si mesmos de que todas as facilidades nos serão proporcionadas,

35 se cumprirmos nosso voto batismal... MS 85, 1901 ( SDABC, Vol ) O Pai, o Filho e o Espírito Santo, os três santos dignitários do céu, declararam que eles fortalecerão os homens para vencer os poderes das trevas... MS 92, (SDABC, vol. 5, pág. 1110)

36 Ele (Cristo) determinou dar Seu representante, a terceira pessoa da Divindade. Este dom não seria excedido... SW Nov (SDABC, Vol. 6. pág. 1053) Note o que ela escreveu quando o assunto do panteísmo de Kelloggs estava em pauta:

37 Fui instruída a dizer: Os sentimentos dos que andam em busca de avançadas idéias científicas não são para confiar. Fazem-se definições como essas: O Pai é como a Luz invisível: O Filho é como a luz corporificada, o Espírito é a luz derramada. O Pai é como o orvalho, vapor invisível; O Filho é como o orvalho condensado

38 em uma bela forma; e o Espírito é como o orvalho caído sobre a sede da vida. Outra apresentação: O Pai é como o vapor invisível, o Filho como a nuvem plúmbea, e o Espírito é a chuva caída e operando em poder refrigerante. Todas estas definições espiritualistas são simplesmente nada. São imperfeitas, inverídicas...

39 Deus não pode ser comparado a coisas feitas por Suas mãos. Estas são meras coisas terrenas...o Pai não pode ser definido por coisas da terra. O Pai é toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisível aos olhos mortais. O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada....

40 ...O Consolador que Cristo prometeu depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celeste, em nome

41 destes três grandes poderes O Pai, o Filho e o Espírito Santo os que recebem a Cristo por fé viva são batizados... (Grifos acrescidos) (Special Testemunies, Série B, No. 7, págs. 62 e 63. (1905)).

42 Virtualmente, tomamos um solene voto, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que desde então, nossa vida se uniria na vida destas três grandes Agencias, que a vida que viveríamos na carne, deveria ser vivida em fiel obediência à sagrada lei de Deus. MS 67, (SDABC Vol. 1, pág )

43 Neste período um dos destacados líderes e editor da mais importante revista dos ASD, a Review and Herald, F. M. Wilcox - um dos cinco depositários indicados por Ellen White para cuidar do patrimônio literário dela, escreveu uma síntese das crenças dos ASD.

44 E no ano de 1913 [Note que Ellen White estava viva e não contradisse o que ele escreveu] Wilcox escreveu na Review: Os Adventistas do Sétimo Dia crêem na Divina Trindade. Esta Trindade consiste do eterno Pai...O Senhor Jesus Cristo,...e o Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade (Grifos acrescidos) (Trinity, Pág. 218)

45 Penso que Ellen White desde o começo tinha uma mentalidade trinitariana, uma vez que ela era um fiel Metodista e os Metodistas são trinitarinos, [mas os Metodistas não têm a mesma compreensão do assunto como o temos hoje.] Mas creio também que sua compreensão sobre o assunto foi se aprofundando

46 à medida que Deus ia lhe proporcionando as visões. Assim como ela cresceu na compreensão do sábado, da porta fechada, da alimentação e de outros pontos fundamentais de nossa fé, ela cresceu também na compreensão da trindade. Creio também que embora Ellen White tivesse alguma idéia

47 diferente sobre determinado assunto, ela se submetia à vontade de Deus. Veja o que ela disse sobre isso: Nessas cartas que escrevo e nos testemunhos que dou, eu apresento para vocês aquilo que o Senhor me apresentou. Não escrevo um artigo sequer,

48 expressando minhas próprias idéias. Elas são o que Deus tem aberto para mim em visão. Selected Messages, book 1, p. (27).

49 4 O declínio do antitrinitarianismo Talvez por causa da declaração de Wilcox, o debate a respeito da trindade entrou pelo século XX provocando acaloradas discussões entre os ASD. Em 1919 o assunto da Cristologia e da relação de Cristo com Deus

50 assumiram ligar de destaque. Note que apesar da declaração de Ellen White de que em Cristo há vida original, não emprestada e não derivada, alguns continuaram afirmando que Cristo era de alguma maneira derivado do Pai. (Ver Merlin Burt, Monografia da Andrews, 1996 págs. 26,27 e 31)

51 Em 1930 os irmãos da Divisão Africana solicitaram que a Conferência Geral enviasse um documento para que eles pudessem apresentar ao governo nossas crenças. A associação Geral enviou 22 crenças fundamentais que apareceram no Year Book de 1931.

52 Entre as crenças aparece: A Divindade ou Trindade Jesus é verdadeiramente Deus Em 1946 a Conferência Geral tomou um voto dizendo que nenhuma mudança de nossas crenças como aparecia no Manual da Igreja deveria ser feita a não ser por voto da Sessão da Conferência Geral. Isto era uma aceitação oficial da trindade pelos ASD.

53 5 O domínio da Crença da Trindade até o presente. Em 1957 com a publicação de Questions on Doctrine a questão do uso de O trio celestial foi aceita e propagada pelos ASD. L.E.Froom publicou em 1971 o livro Movement of Destiny.

54 Talvez podemos dizer que Froom foi o campeão de defesa da Trindade. Mais recentemente, Fernando Canale escreveu um pequeno livro no qual ele defende que a compreensão que os ASD têm sobre Deus e a trindade, está baseada somente na Bíblia e não mesclada com a filosofia grega.

55 Finalmente em 1980 a Conferência Geral realizada em Dallas, votou as 27 crenças fundamentais dos ASD como aparecem no livro Nisto Cremos, dentre as quais está esboçada de forma clara, concisa e Bíblica a doutrina da trindade.

56 Um outro argumento que devemos apresentar àqueles que nos acusam de termos formalizado nossa apostasia como Igreja com o voto e a aceitação oficial da trindade em Dallas pelos ASD em 1980, é a seqüência histórica sobre a aceitação oficial da doutrina da trindade pelos ASD, que talvez os não conhecem.

57 O primeiro documento das crenças fundamentais dos ASD foi elaborado por Uriah Smith em Note que Smith era antitrinitariano e neste período o pensamento da maioria era antitrinitariano. Mas, assim mesmo houve fortes oposições e o documento não recebeu a aprovação oficial da Igreja.

58 Um segundo documento foi preparado em 1889, também por Uriah Smith. Como já estavam num estágio mais avançado de compreensão do assunto veja a data e Smith também tinha crescido, o documento agradou aos dois grupos: Os anti e os trinitarianos.

59 O terceiro documento de nossas crenças foi escrito por F.M Wilcox em Este foi o primeiro documento a receber o status oficial da Igreja. Em 1946 a Conferência Geral em sessão geral votou que o documento de nossas crenças de 1931 somente poderia ser mudado em sessão da Conferência Geral.

60 Sendo assim, o documento de Dallas foi o quarto documento produzido pelos ASD, mas foi o segundo a receber a aprovação oficial da Igreja.

61 Percebemos que temos a resposta para a pergunta formulada no começo deste breve histórico. Notamos claramente que a rejeição que eles tinham da doutrina da trindade, derivava da mão de Deus guiando-os para longe de uma doutrina da trindade mesclada com idéias pagãs. Hoje, após diversos passos na direção certa,

62 podemos afirmar que os ASD não estão cumprindo a profecia da apostasia ômega por crerem na trindade. Mas, pelo contrário, temos visto a mão de Deus guiando seus líderes, estudiosos, escritores e administradores na compreensão mais clara a respeito da trindade com base estritamente bíblica. Louvado seja o Senhor por isso. Amém.

EGW, A TRINDADE E A IASD

EGW, A TRINDADE E A IASD EGW, A TRINDADE E A IASD SITES PARA PESQUISA www.ellenwhitebooks.com www.egwwritings.org docs.adventistarchives.org Marcos Martins de Oliveira (27) 99875-3468 (VIVO) - advento@gmail.com www.eusouadventista.com.br

Leia mais

Uma Pequena Biografia

Uma Pequena Biografia Thiago Springer White, 1821-1881 Uma Pequena Biografia Quando jovem James White (ou Thiago White) era um professor escolar. Mais tarde ele se tornou um ministro Cristão em Maine. Ele aceitou a visão de

Leia mais

A Trindade e a IASD. Um estudo histórico e profético sobre o desenvolvimento da Trindade na IASD

A Trindade e a IASD. Um estudo histórico e profético sobre o desenvolvimento da Trindade na IASD A Trindade e a IASD Um estudo histórico e profético sobre o desenvolvimento da Trindade na IASD Os Pioneiros Adventistas e a Fórmula Batismal Perguntas: Como batizavam os primeiros pastores adventistas

Leia mais

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida

Leia mais

A DOUTRINA DA TRINDADE

A DOUTRINA DA TRINDADE A DOUTRINA DA TRINDADE A Trindade, Ensinamento doutrinal de domínio no cristianismo, diz que, o Único Deus, revela-se em três pessoas divinas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Que a mesma divindade

Leia mais

A REJEIÇÃO DO FILHO DE DEUS JESUS CRISTO

A REJEIÇÃO DO FILHO DE DEUS JESUS CRISTO A REJEIÇÃO DO FILHO DE DEUS JESUS CRISTO A IRA DE DEUS ESTÁ SOBRE OS QUE NÃO ACEITAM A JESUS O FILHO DE DEUS Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida,

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

A Igreja Adventista é uma seita ou não?

A Igreja Adventista é uma seita ou não? A Igreja Adventista é uma seita ou não? No dicionário formal Seita entre outras coisas é definida como 3 doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral. Olhando por esse conceito não apenas

Leia mais

A Trindade e a IASD. Um estudo histórico e profético sobre o desenvolvimento da Trindade na IASD

A Trindade e a IASD. Um estudo histórico e profético sobre o desenvolvimento da Trindade na IASD A Trindade e a IASD Um estudo histórico e profético sobre o desenvolvimento da Trindade na IASD Prof. Marcos Martins de Oliveira FORMAÇÃO ACADÊMICA Mestrando em Administração de Empresas - FUCAPE; Pós-graduado

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A Lição 2 para 14 de julho de 2018 1. Atos 2:1-3. A chuva temporã. 2. Atos 2:4-13. O dom de línguas. 3. Atos 2:14-32. O primeiro sermão. 4. Atos 2:33-36. A exaltação de Jesus. 5. Atos 2:37-41. As primícias.

Leia mais

Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20?

Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20? Resposta bereana: Quem é o verdadeiro Deus de I João 5:20? Gostaria de colaborar com um comentário sobre 1 João 5:20, pois muitos que defendem a doutrina da trindade usam-no para confundir a cabeça das

Leia mais

DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO

DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO Desde os mais remotos tempos da existência humana, sempre houve no coração dos homens, o desejo de saber qual seria o nome do Deus Todo poderoso. Desde

Leia mais

02 DOUTRINA DE CRISTO

02 DOUTRINA DE CRISTO 02 DOUTRINA DE CRISTO Curso de Teologia VnBteo Este material é de uso exclusivo do aluno. 02. Doutrina de Cristo Por Eguinaldo Hélio de Souza A cristologia englobando os títulos pelos quais Cristo é revelado

Leia mais

A suficiência da Bíblia

A suficiência da Bíblia A suficiência da Bíblia Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente

Leia mais

Sumário. O método 5 Os resultados 5

Sumário. O método 5 Os resultados 5 Sumário O método 5 Os resultados 5 Lição 1 Novo nascimento 7 Lição 2 Arrependimento do pecado 14 Lição 3 Fé e perdão 20 Lição 4 Obediência 26 Lição 5 A família de Deus 34 Lição 6 Cheios do Espírito Santo

Leia mais

Texto base: Cl 2:4-11 (NVI) Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes.

Texto base: Cl 2:4-11 (NVI) Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. Texto base: Cl 2:4-11 (NVI) Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. 5 Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente, e me

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

UNICISTAS, UNITÁRIOS E DEIDADE

UNICISTAS, UNITÁRIOS E DEIDADE UNICISTAS, UNITÁRIOS E DEIDADE A Doutrina Unicista ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são apenas manifestações diferentes do mesmo Deus. Os Unicistas crêem em um Deus único e Excluem a Existência

Leia mais

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. OS ATRIBUTOS DE DEUS TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO ATIVIDADE: IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. SIGNIFICADO

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se

Leia mais

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo João 20.1-10 20.1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 20.2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio

Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio O Creio ou a Profissão de Fé é um ato de expressão da doutrina preservada e ensinada pela Igreja desde a Igreja Primitiva. É no Creio de proclamamos

Leia mais

O batismo nas águas. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Mc 1:8)

O batismo nas águas. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Mc 1:8) O batismo nas águas Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Mc 1:8) OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender corretamente e defender o batismo no

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático Pneumatologia Estudo Sistemático Podemos confessar a divindade do Espírito Santo, afirmando: Ao Espírito são atribuídos nomes divinos; Ao Espírito Santo são concedidos os atributos divinos, como a onipresença,

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão A SEMENTE REAL de Abraão William Soto Santiago Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de 2014 Comunicando sempre - Jesus, a fonte da água viva AReformaLuterana MartinhoLutero Martinho Lutero nasceu na pequena cidade de Eisleben, na Alemanha, no

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRISTOLÓGICO NA IASD

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRISTOLÓGICO NA IASD DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRISTOLÓGICO NA IASD Luiz Nunes Mestre em Teologia. Doutorando em Teologia Pastoral, IAE ct., Eng, Coelho, SP. Diretor e professor do SALT-IAENE, em licença. A divindade e

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

O QUE É CRISTIANISMO? (CITAÇÕES DE: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO - J. MC DOWELL) Revisão, diagramação, comentários e versos acrescentados por:

O QUE É CRISTIANISMO? (CITAÇÕES DE: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO - J. MC DOWELL) Revisão, diagramação, comentários e versos acrescentados por: O QUE É CRISTIANISMO? (CITAÇÕES DE: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO - J. MC DOWELL) Revisão, diagramação, comentários e versos acrescentados por: Helio Clemente O cristianismo é visto hoje, mais que nunca,

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Lição 3 Jesus Cristo: a garantia da justificação! Texto bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática

Lição 3 Jesus Cristo: a garantia da justificação! Texto bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática Lição 3 Jesus Cristo: a garantia da justificação! Texto bíblico: Romanos 3.21-30 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Mostra o processo histórico do amor de Deus pelo homem. b-compreender

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Citações: Ser confiável é um elogio maior do que ser amado. George Macdonald

Citações: Ser confiável é um elogio maior do que ser amado. George Macdonald Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel

Leia mais

Doutrinas E Princípios A Compreender

Doutrinas E Princípios A Compreender Doutrinas E Princípios A Compreender Ao virem a Cristo e prepararem-se para tornar-se membros da Igreja, os pesquisadores precisam compreender os convênios relacionados às ordenanças salvadoras e estar

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: / ESTUDOS JANEIRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Texto Bíblico: Jo 16.7, 8 e 13 O Espírito Santo não é uma mera energia ou influência de Deus. O Espírito Santo é Deus, é uma das

Leia mais

A Igreja. Ellen White

A Igreja. Ellen White A igreja é um instrumento apontado por Deus para a salvação de homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo... Maravilhosa é a obra que o Senhor se propõe a realizar por

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais

Um Exame das Doutrinas da Bíblia

Um Exame das Doutrinas da Bíblia Um Exame das Doutrinas da Bíblia 1A-Introdução à Doutrina 1- A Doutrina dos Apóstolos Atos 2:42 2-Heresia Tito 3:10 3-Dupla Verificação João 21:18 4-Fé-Definição Romanos 1:17 5-Negligência da Fé Romanos

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

A EXCLUSÃO DO FILHO DE DEUS

A EXCLUSÃO DO FILHO DE DEUS A EXCLUSÃO DO FILHO DE DEUS O Ensino de um Bispo Católico Existe um ensinamento, que diz que o Filho de Deus, foi somente um oficio de Deus, e que depois de sua morte, este ser chamado filho de Deus deixou

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Os Três Momentos da Salvação:

Os Três Momentos da Salvação: Os Três Momentos da Salvação: Justificação, Tito 2:11 / 3:5-7 Santificação e Glorificação. Tito 2:12 / I Cor. 1:18 Tito 2:13 / Rom. 5:9 II Cor. 1:10 na ação ou no processo Divino para salvar a cada um

Leia mais

O SÉTIMO SELO E A TRANSFORMAÇÃO DAS CRIANÇAS. Sábado, 9 de maio de 1998 Villahermosa, Tabasco, México

O SÉTIMO SELO E A TRANSFORMAÇÃO DAS CRIANÇAS. Sábado, 9 de maio de 1998 Villahermosa, Tabasco, México O SÉTIMO SELO E A TRANSFORMAÇÃO DAS CRIANÇAS Sábado, 9 de maio de 1998 Villahermosa, Tabasco, México O SétimO SelO e a transformação das CriançaS 11 Que as bênçãos de Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, sejam

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 I Aquecimento Versículos para memorizar João 1: 1 e 14 Como vai a memorização? Revisão

Leia mais

A BUSCA DA PERFEIÇÃO: SERMÃO

A BUSCA DA PERFEIÇÃO: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU A BUSCA DA PERFEIÇÃO: SERMÃO Cachoeira 2006 A BUSCA DA PERFEIÇÃO:

Leia mais

Jesus Cristo e o Evangelho Eterno

Jesus Cristo e o Evangelho Eterno Alicerces da Restauração Lição 4 Jesus Cristo e o Evangelho Eterno Filme a Primeira Visão Eventos 1820 - Primeira Visão 1823 - Início aparições de Moroni 1829 - Restauração do Sacerdócio Junho 1829 - Termina

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária... Sumário O propósito de Atos...17 Primeiro princípio A obra missionária é a prioridade da igreja...31 Segundo princípio O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...39 Terceiro princípio A oração

Leia mais

Muitos procuram a paz duradoura.

Muitos procuram a paz duradoura. Muitos procuram a paz duradoura. O homem rejeitou a paz no Jardim do Éden. Deus deu o primeiro passo, nos amando primeiro. O amor nos motiva à ação. A compaixão de Deus nos coloca em paz com Ele. Cristo

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas North A meric an Divisio n Portuguese Mi nistry Treinamento de Instrutores Bíblicos Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Objetivo Uma compreensão clara

Leia mais

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22 As Promessas de Deus a Israel! 29/03/2015 08:22 Texto Bíblico: Rom. 9 As Promessas de Deus a Israel 29/03/2015 08:23 29/03/2015 08:24 Introdução # Esta é a resposta a uma segunda objeção!!nos capítulos

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

Deus Nasceu? Quem Era O Pequeno Jeová?

Deus Nasceu? Quem Era O Pequeno Jeová? Deus nasceu? Author : admin Deus Nasceu? Quem Era O Pequeno Jeová? Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23 Pois,

Leia mais

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Leia mais

O corpo físico é mau e inferior à alma?

O corpo físico é mau e inferior à alma? O corpo físico é mau e inferior à alma? Compreendendo a natureza humana por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Conforme a teoria das idéias (ou teoria das formas ) do filósofo grego Platão (428-347 a.c.),

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo TESTEMUNHAS DE JEOVÁ INTRODUÇÃO Nome Impronunciável Nome Impronunciável Ex 3. 13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

Quem é o Pai do Filho de Deus?

Quem é o Pai do Filho de Deus? Quem é o Pai do Filho de Deus? O que significa a palavra Deus para você? Poderia alguém dizer que essa palavra DEUS é um nome próprio de alguém? Não, as escrituras deixam claro que não é o nome de alguém,

Leia mais

TERMO DE PARCERIA 2012 à distância (para igrejas a mais de 500 km de Atibaia)

TERMO DE PARCERIA 2012 à distância (para igrejas a mais de 500 km de Atibaia) TERMO DE PARCERIA 2012 à distância (para igrejas a mais de 500 km de Atibaia) Responsabilidades da PALAVRA DA VIDA 1. TREINAMENTOS Orientação inicial (Treinamento Básico) de aproximadamente 12 horas aos

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome TRÊS EM UM A Trindade, 1ª Parte Era a noite da festa da Páscoa, e os discípulos estavam reunidos com Jesus no cenáculo. Deus havia enviado Seu Filho Jesus à terra para contar as boas novas da salvação

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Prezado (a) Irmão (ã):

Prezado (a) Irmão (ã): Prezado (a) Irmão (ã): Que a graça de Cristo Jesus esteja contigo. Sabemos que o movimento adventista do sétimo dia, que originou-se da pregação inicialmente efetuada por Guilherme Miller relativamente

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Santa Marta - João 11, 19-27 - EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração João 11, 19-27- SANTA MARTA Ó Deus, sede generoso

Leia mais

O que Marcelo nos fala? Hebreus Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis. Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus

O que Marcelo nos fala? Hebreus Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis. Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus O que Marcelo nos fala? Hebreus 11.1-6 Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 24/06/2012 Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus 11.1-6. 2 Ora, a fé é a

Leia mais